8
1

09 01 09 Ermis Resumo

Embed Size (px)

DESCRIPTION

As boas práticas do município de Penela no fomento do empreendedorismo e da inovação valeram o reconhecimento e convite do Instituto Pedro Nunes (IPN) para a participação conjunta no projecto ERMIS, no âmbito de uma candidatura ao programa INTERREG IVC. A candidatura foi aprovada e agora seguem-se acções que vão permitir o intercâmbio de boas práticas entre nove países da União Europeia, envolvendo 15 parceiros.O INTERREG IVC é um programa de cooperação inter-regional que visa a partilha de conhecimento e experiência entre parceiros de diferentes países, com objectivos de desenvolvimento comuns. Além dos 27 estados da União Europeia, o programa abrange também a Suíça e Noruega e encontra-se estruturado em duas áreas prioritárias: “Ambiente e protecção de riscos” e “Inovação e sociedade do conhecimento”. É nesta última que se insere o projecto ERMIS e a candidatura do IPN e do município de Penela. O IPN, como incubadora de empresas de renome mundial foi convidado a ser parceiro do ERMIS, mas precisava também ele de ter um parceiro, uma entidade pública da área da administração local. Penela foi o município escolhido, por ser considerado como «exemplo de boas práticas no fomento do empreendedorismo e inovação em territórios de baixa densidade demográfica e de pequena dimensão», lê-se numa nota da Câmara de Penela.O presidente da autarquia mostra-se satisfeito pela escolha, sinal do reconhecimento do trabalho que o município tem vindo a desenvolver no sentido de promover a competitividade, a inovação e o empreendedorismo, em especial junto das Pequenas e Médias Empresas (PME). E a partir de agora, diz Paulo Júlio, vai ser possível melhorar ainda mais esse trabalho. «Vamos partilhar experiências e aprender com os bons exemplos», adianta. «A participação acaba por ser um reconhecimento, mas, acima de tudo, uma oportunidade de perceber outras políticas de desenvolvimento local que se fazem noutros países», explica ainda o autarca.Com duração prevista de 36 meses, o ERMIS irá, segundo a autarquia de Penela, «contribuir para melhorar a eficiência das políticas públicas, métodos e capacidade de apoio às PME, de forma a incentivar a inovação, que levará a um crescimento sustentável e contribuirá para o desenvolvimento sustentável». Envolvidos estão 15 parceiros de França, Itália, Holanda, Portugal, Hungria, Espanha, Grécia, Dinamarca e Roménia. As acções a desenvolver são variadas, tendo sempre em vista a partilha de experiências. Tanto podem ser, exemplifica o autarca, visitas aos territórios onde há desde zonas industriais a incubadoras, percebendo «o resultado que isso deu», como conferências gerais entre os 15 parceiros ou reuniões sectoriais. «O objectivo é partilhar modos de saber e afinar as acções de modo a que sejam melhores no futuro», resume o autarca.O programa ERMIS foi apresentado a 29/01/10 no salão nobre da Câmara de Penela.

Citation preview

Page 1: 09 01 09 Ermis Resumo

1

Page 2: 09 01 09 Ermis Resumo

2

INTERREG IVC

ERMIS« Effective Regional and Local

Management of Innovation Systems »

Project Outline

Page 3: 09 01 09 Ermis Resumo

3

ERMIS PARTNERSHIPPaís  Instituição

 França  Chamber of Commerce French RivieraSophia Antipolis Comunauty Agglomeration

 Itália  Cesena Municipality CISE

 Holanda  Eindhoven Municipality Portugal  Penela Municipality

IPN Incubator – Ideas and Business Incubator

 Hungria  Miskolc MunicipalityMiskolc Holding Plc.

 Espanha  ADEuropa Foundation Grécia  Region of North Aegean

North Aegean Chamber of Commerce

 Dinamarca  The Municipality of HørsholmCopenhagen Regional Agency (Erhvervnet)

 Roménia  Iasi Municipality

Page 4: 09 01 09 Ermis Resumo

4

Problem description/issues addressed

ERMIS will tackle two major issues:

1. How to create value innovation leading to sustainable growth within SMEs (Technological Innovation - product/process, Marketing oriented Innovation and Organizational Innovation)?

2. What makes a Local Innovation System effective?

Page 5: 09 01 09 Ermis Resumo

5

Objectives of the project

General objective:

To develop an effective model of governance for Local Innovation Systems (LIS) dedicated to fostering innovation within SMEs.

Page 6: 09 01 09 Ermis Resumo

6

Objectives of the project

Sub-objectives:

1. Interregional cooperation between business support organizations, knowledge centers and policy makers

2. Exchange best practices of Innovation Governance Models

3. To involve throughout the project relevant local, regional and European stakeholders outside the project for exchange, input and dissemination of project outputs (EC, Regional Programme Managers…)

Page 7: 09 01 09 Ermis Resumo

7

Objectives of the project

The innovation process in 3 dimensions of the development strategy of a firm:

1. Focus and/or diversify?

2. Internationalization and/or domestic market?

3. Endogenous development and/or collaboration and strategic alliances with partners (R&D, suppliers, knowledge centers, large size firms…)

Page 8: 09 01 09 Ermis Resumo

8

EXPECTED RESULTS

Adjustable model of LIS to be implemented and tested by partners in their respective territories.