4
 23 Lições Aprendidas - Todo Mundo Todo D ia - Resumo de Livro - O Gerente Lean - Cap. II Segue 23 lições aprendidas no segundo capítulo do livro O Gerente Lean de Michael Ballé e Freddy Ballé. Nesta parte do livro, já com a ajuda de Amy (uma consultora Lean) temos as principais orientações de como todos na fábrica devem ir ao gemba, analisar os problemas e desenvolver uma organização de solução de problemas para todos na fábrica. TODO MUNDO TODO DIA 1. Devemos olhar e analisar os defeitos e refugos (caixas vermelhas) todos os dias no mesmo horário. Ao contrário, a equipe não se sentirá comprometida a resolver os problemas por completo. 2. Antes de investimentos. Kaizen. 3. Kaizen ás vezes é feito pela alta gerencia para descobrir talentos. 4. Se fossemos bons o bastante nunca precisaríamos reinvestir dinheiro em processos existentes. Investimentos somente para produtos e instalações novas. 5. '5 Por quê' para tudo. Temos que definir qual é o nosso verdadeiro problema 6. Saber o que não sabe é metade do caminho. 7. PDCA serve para testar hipóteses e resolver problemas >>Plan, Do, Check and Adjust (melhor que Act). 8. Num plano de resolução de problemas (melhorias) devemos fazer de forma sustentável. Ou seja, ao resolver um problema não podemos criar outros. 9. Na curva de Pareto (gráfico ABC) a equipe especializada (engenharia e manutenção) deve focar nos 80% que são os problemas mais complexos. Os outros 20% (problemas menores mas em maior número) são os operadores que devem resolver sozinhos através da organização de resolução de problemas. 10. A fábrica é como uma floresta que está cheio de gente e as brasas são os pequenos problemas que podem virar incêndios. A organização de resolução de problemas deve garantir as pessoas chamem o bombeiro antes que o fogo se alastre ou mais ainda... Os próprios operadores podem apagar o fogo, jogando um copo com água e/ou evitando que a fonte da chama apareça novamente (causa raiz).

23 Lições Aprendidas

Embed Size (px)

DESCRIPTION

aprender

Citation preview

  • 23 Lies Aprendidas - Todo Mundo Todo Dia - Resumo de Livro - O Gerente Lean - Cap. II Segue 23 lies aprendidas no segundo captulo do livro O Gerente Lean de Michael Ball e Freddy Ball. Nesta parte do livro, j com a ajuda de Amy (uma consultora Lean) temos as principais orientaes de como todos na fbrica devem ir ao gemba, analisar os problemas e desenvolver uma organizao de soluo de problemas para todos na fbrica.

    TODO MUNDO TODO DIA 1. Devemos olhar e analisar os defeitos e refugos (caixas vermelhas) todos os dias no mesmo horrio. Ao contrrio, a equipe no se sentir comprometida a resolver os problemas por completo.

    2. Antes de investimentos. Kaizen.

    3. Kaizen s vezes feito pela alta gerencia para descobrir talentos.

    4. Se fossemos bons o bastante nunca precisaramos reinvestir dinheiro em processos existentes. Investimentos somente para produtos e instalaes novas.

    5. '5 Por qu' para tudo. Temos que definir qual o nosso verdadeiro problema

    6. Saber o que no sabe j metade do caminho.

    7. PDCA serve para testar hipteses e resolver problemas >>Plan, Do, Check and Adjust (melhor que Act).

    8. Num plano de resoluo de problemas (melhorias) devemos fazer de forma sustentvel. Ou seja, ao resolver um problema no podemos criar outros.

    9. Na curva de Pareto (grfico ABC) a equipe especializada (engenharia e manuteno) deve focar nos 80% que so os problemas mais complexos. Os outros 20% (problemas menores mas em maior nmero) so os operadores que devem resolver sozinhos atravs da organizao de resoluo de problemas.

    10. A fbrica como uma floresta que est cheio de gente e as brasas so os pequenos problemas que podem virar incndios. A organizao de resoluo de problemas deve garantir as pessoas chamem o bombeiro antes que o fogo se alastre ou mais ainda... Os prprios operadores podem apagar o fogo, jogando um copo com gua e/ou evitando que a fonte da chama aparea novamente (causa raiz).

  • Analogia - Floresta - Organizao de soluo de problemas

    11. Para os operadores conhecerem os problemas devemos garantir a estabilidade bsica do processo. Que seria a equipe trabalhar sempre que possvel com os mesmos produtos e os mesmos equipamento nas mesmas reas. Interessante correlacionar equipamento x produto (pea) e determinar a equipe. Uma equipe formada em torno de 5 pessoas.

    12. Lean um mtodo de gesto. Lean aprender fazendo, no h expertise em Lean apenas experincias.

    13. Quanto a logstica o primeiro passo definir localizaes nicas fixas para cada referncia.

    14. Por o estoque no lugar certo, estabelecer o lead time, reduzir o lead, otimizar custos de manuseio e transporte.

    15. Pedidos mais frequente, estocar. Menos frequentes, sob encomenda.

    16. 5 a 10% das referncias do estoque corresponde a 50% do volume.

    17. A gerncia de linha deve assumir seus problemas e ter uma oportunidade diria para discutir o que realmente est acontecendo.

    18. Kaizen de 3 dias. Numa semana preparao, noutra evento.

    19. Cada gerente de linha deve participar de 2 evento Kaizen ao ano. E todo operador ao menos de um.

    20. Obsesses Lean Gerais

    1. Resolver problemas de qualidade.

    2. Dois reduzir inventrio.

    3. Diminuir custo eliminando o desperdcio que revelou fazendo o 1 e o 2.

    21. Obsesses especficas Lean / Toyota

    1. Gerenciar locais de produo por meio de equipes estveis de trabalhadores com mltiplas habilidades.

    2. Fazer tudo mundo se envolver com qualidade.

    3. Controle de processo JIT reduzindo o lead time.

    4. Reduzir desperdcio

  • 22. O empecilho maior na aprendizagem lean que o gerente da fbrica tinha que aprender a coisa por ele mesmo.

    23. O Segredo no tentar fazer tudo sozinho. preciso envolver todo mundo, todo dia, seno voc fracassa.

    Os 7 Desperdcios. Produo em excesso: Produzir de acordo com Takt Time, nem cedo, nem tarde.

    Espera: Espera em tempos de ciclo morto. Ex: Ficar de frente para a injetora, aguardando a pea cair. Transporte: Andar com carrinhos pela fbrica. Deslocamento desnecessrio. Ex: Uma vez o palete cheio o funcionrio deve dar a volta nele para colocar a ltima caixa.

    Processamento em excesso: Etapas do processo desnecessrios. Ex: Testar 2 vezes a mesma pea Estoque: Ter mais do que precisa: Ex: Segurar 3 peas com uma mo sendo que na verdade s precisa de uma.

    Movimentao: O operador despender mais dos seus recursos fsicos do que necessita. Ex: Muitas movimentaes com a mo, ps e olhos.

    Correo: No fazer certo na primeira vez. Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest Marcadores: Lean, O Gerente Lean, Produo Enxuta, Resumo de livro

    Nenhum comentrio:

  • Postar um comentrio

    Se agregou valor (ou no), opine!