4
Bento Gonçalves :: Sábado :: 23 de novembro de 2013 R gional a Cultivo de amoras TUIUTY FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES Darci Cavalca possui cerca de 30 pés em sua propriedade na localidade Pág. 3 Audiência com representantes da empresa foi realizada em Porto Alegre Pág. 2 Município solicita melhorias na telefonia PINTO BANDEIRA Atividades alusivas à data estão sendo realizadas pela comunidade escolar Pág. 2 Escola Ângelo Salton completa cinco décadas EDUCAÇÃO

23/11/2013 - Regional - Edição 2980

Embed Size (px)

DESCRIPTION

23/11/2013 - Regional - Edição 2980 - Bento Gonçalves/RS

Citation preview

Page 1: 23/11/2013 - Regional - Edição 2980

Bento Gonçalves :: Sábado :: 23 de novembro de 2013

R gionala

Cultivo de amoras

TUIUTY

FOTO

S ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Darci Cavalca possui cerca de 30 pés em sua propriedade na localidade Pág. 3

Audiência com representantes da empresa foi realizada em Porto Alegre

Pág. 2

Município solicita melhorias na telefonia

PINTO BANDEIRA

Atividades alusivas à data estão sendo realizadas pela comunidade escolar

Pág. 2

Escola Ângelo Salton completa cinco décadas

EDUCAÇÃO

Page 2: 23/11/2013 - Regional - Edição 2980

2 R gionalSábado | 23 de novembro de 2013

a

A Escola Estadual Ângelo Salton estará completan-

do no dia 3 de dezembro cin-co décadas de fundação. Para marcar a data foi realizada no decorrer do ano uma série de atividades que irão culminar com o almoço festivo que acontece no sábado, 30 de no-vembro, no salão da comuni-dade. Antes, às 10h30min, será celebrada uma missa festiva para marcar a data.

A diretora do colégio, Iva-nia Araldi, explica que no mês de março se iniciaram as ações voltadas aos 50 anos da escola. “Tudo contou com a participa-ção dos alunos e dos pais”, resal-ta. Foram os estudantes que ela-boram o slogan do aniversário e também colaboraram com a proposta da criação da camiseta.

Durante o ano, foi realizada uma gincana na qual foram dadas atividades voltadas à his-tória da escola. “Eles tiveram que pesquisar dados sobre o colégio, quem são os ex-alu-nos e trazer relatos, além de identificar os pais de estudan-tes que frequentaram a esco-

A Secretaria do Meio Ambien-te de Garibaldi promove hoje, 23, mais uma coleta de resíduos eletrônicos. A campanha acon-tece das 8h às 11h30min, e os resíduos deverão ser entregues na frente da sede da Secretaria.

A coleta de resíduos eletrô-nicos é realizada com o obje-tivo de dar a correta destina-

A Serra Gaúcha foi castigada por granizo, chuva forte e ven-tanias em diferentes momentos no inicio da segunda semana do mês de novembro. Agora, os agricultores precisam é ado-tar uma série de práticas, para evitar prejuízos ainda maiores diante dos estragos causados pelas intempéries. Nos casos da viticultura e da fruticultura de clima temperado (pêssego, ameixa etc.), o procedimento específico depende do grau de danos provocados aos vi-nhedos e pomares, diz o pes-quisador em fitopatologia da Embrapa Uva e Vinho Lucas Garrido, também chefe-geral da unidade de pesquisa.

De acordo com ele, nas situa-ções de perdas altas, próximas de 100%, os produtores deverão

Deputado Postal mediou encontro com representantes da Oi, em Porto Alegre

Estudantes do educandário elaboraram de forma conjunta um painel comemorativo

Resíduos eletrônicos serão recolhidos hoje no município

Melhorias na telefonia é tema de audiência

GARIBALDI

PINTO BANDEIRA

CHUVA DE GRANIZO

DIVULGAÇÃO

ESTEFANIA V. LINHARES

Escola Ângelo Salton comemora 50 anos

O deputado Alexandre Postal (PMDB) e representação de Pinto Bandeira reuniram-se, na manhã de quarta-feira, 20, com diretores da empresa de tele-fonia Oi, em Porto Alegre, em audiência solicitada pelo par-lamentar. “Quando da nossa visita ao município, em 19 de outubro, realizamos encontro com lideranças da cidade. Na oportunidade, houve a solici-tação para que marcássemos esta reunião com a Oi, pleito mais que justo, tendo em vista as imensas dificuldades para a utilização da telefonia móvel por parte da comunidade”, re-latou Postal.

Participaram do encontro, o vice-prefeito de Pinto Bandei-ra, Loris Franceschini, e os ve-readores Adilso Antônio Salini, Ivo de Toni e Valdir Antônio Coghetto. O grupo foi recebido pelo diretor de Relações Insti-tucionais da Região Sul da Oi, Gabriel Ribeiro de Campos, e pelo diretor de Relações Insti-tucionais da Oi no Rio Grande do Sul, Jaime Borim.

Segundo informou Postal,

Tuiuty Instituição atende 214 estudantes da zona rural do município

Práticas culturais podem evitar perdas

os dirigentes comprometeram--se em apresentar, nos próxi-mos dias, estudo de viabilidade técnica para a ampliação do sinal na área. “Temos a expec-tativa de uma solução a curto prazo”, disse o deputado, que foi vice-presidente da CPI da Telefonia, instalada na As-sembleia para apurar os pro-blemas constantes que atin-gem os consumidores.

Conforme recordou Ale-xandre Postal, as operadoras assinaram Termo de Ajusta-mento de Conduta (TAC), construído em conjunto en-tre os parlamentares e no Mi-nistério Público, por meio do qual deverão cumprir ações de qualificação. Entre os com-promissos estão: obrigação de instalação de mais antenas para melhorar o sinal dos aparelhos, ampliação das unidades de call center, mais lojas de atendi-mento pessoal nas cidades de maior porte e divulgação dos planos de ligações em acordo com as leis de defesa do con-sumidor, sem margem à pro-paganda enganosa.

efetuar uma poda de formação, igual à feita no inverno passado. A seguir, precisarão aplicar fun-gicidas de contato, para proteção dos ferimentos nas plantas e ci-catrização daqueles decorrentes do granizo. Também uma nova adubação é necessária, para que a planta tenha nutrientes sufi-cientes para a brotação e acúmu-lo de novas reservas, pensando--se na próxima safra.

Para os vinhedos e pomares que apresentam um nível menor de estragos, a recomendação, assinala Garrido, é a aplicação de fungicidas de contato, para proteção dos ferimentos ocasio-nados nas plantas pelo granizo. As frutas danificadas também devem receber uma ou duas pulverizações com fungicidas de contato, para evitar que fungos

causem o apodrecimento das mesmas, a partir dos ferimentos.

O pesquisador anota que, em ambos os casos (maior ou me-nor perda), é importante a ma-nutenção de pulverizações com fungicidas, para que as plantas possam manter as folhas e no-vas brotações com boa sanida-de. “Sem a produção de novas brotações e folhas, a videira estará mais sujeita a não entrar adequadamente em dormên-cia no próximo inverno, o que poderá aumentar os problemas de morte de plantas por escu-recimento da casca”, observa Garrido. Em caso de qualquer dúvida, os produtores deverão consultar os técnicos de exten-são rural ou de vinícolas a que entregam sua produção ou são associados, acrescenta ele.

ção dos resíduos, integrando o programa contínuo de educa-ção ambiental. Também é im-portante que os resíduos des-cartados estejam inteiros, pois não serão aceitas apenas partes dos aparelhos, como o tubo de imagem removido de um tele-visor. Também será recolhido óleo de cozinha usado.

la”, relata a diretora. Uma festa junina foi promo-

vida, na qual os alunos tiveram que arrecadar os brindes. Ivania esclarece que eles conseguiram diversos itens que acabaram so-brando e utilizando para o rifão que está sendo comercializado. Foram confeccionadas agen-das para os professores e as camisetas serão destinadas aos alunos e aos pais.

No decorrer do ano foram realizadas diversas obras. Se-gundo a diretora, na próxima semana será iniciada a troca das grades. Além disso, neste

ano foi construída a caixa para o elevador que será implanta-do posteriormente.

Atualmente, a escola possui 214 estudantes que frequentam o ensino fundamental. Destes, 22 alunos do jardim fazem par-te da escola de São Valentim, e utilizam toda infraestrutura do educandário estadual.

A comunidade pode partici-par desta festa adquirindo os convites que estão sendo co-mercializados na escola ao pre-ço de R$ 25. O cardápio será churrasco, galeto, salsichão, maionese, salada verde e pão.

Page 3: 23/11/2013 - Regional - Edição 2980

R gional 3Sábado | 23 de novembro de 2013

a

Fruticultor Darci Cavalca explica que a colheita das frutas segue nos próximos 20 dias em sua propriedade no distrito de Tuiuty

Amoras pretas colorem pomares ESTEFANIA V. LINHARES

Tuiuty Frutas são cultivadas para a fabricação de geleias que são destinadas ao consumo próprio da família

Em uma pequena área, o fruticultor Darci Cavalca

se dedica ao cultivo de amoras. São cerca de 30 pés localizados próximos a Estrada Buarque de Macedo, principal rota tu-rística no Distrito de Tuiuty. Os frutos são destinados à fa-bricação de geleias para consu-mo próprio da família.

A produção iniciou há cer-ca de cinco anos, e desde lá se dedica à variedade preta. Cavalca explica que também existe a branca, porém possui o gosto um pouco mais amar-go, assim o tipo que cultiva é a mais indicada para doces.

As frutas são colhidas sema-nalmente e a produção é con-siderada boa pelo produtor. As mudas foram adquiridas no município de Caí e planta-das. Ele relata que seus vizi-nhos cultivavam essa varieda-de e ele se interessou. “Quase ninguém planta porque é mui-to trabalhoso porque você

vem tirar e tem os espinhos e acaba se arranhando”, co-menta. Após, Cavalca achou duas mudas da variedade de

mato e acabou plantando para fazer um teste. Conforme ele, o tipo do mato é mais fino e a outra é um pouco mais

graúda. O fruticultor desta-ca que um produtor do Vale dos Vinhedos também culti-va amoras, porém destinada

à comercialização de geleias. Os pés são organizados

como parreirais e os cuida-dos são poucos. No entanto, o fruticultor orienta que todos os anos é necessário que se pe-gue os brotos que nascem dos próprios pés e amarre con-forme vai crescendo. “Após produzir os galhos secam, daí todo o ano tem que renovar”, comenta, complementando que dá bastante trabalho to-dos os anos e tem que puxar devagar para não estragar as plantas.

A colheita deve seguir mais um mês. Os primeiros frutos começaram a amadurecer há cerca de 20 dias. Assim, são aproximadamente dois meses de retirada das frutas maduras. O sistema de desenvolvimento é simples, no inverno as folhas caem e no mês de novembro volta a produzir novamente. Para garantir a renda familiar, Cavalca se dedica à viticultura.

Page 4: 23/11/2013 - Regional - Edição 2980

4 R gionalSábado | 23 de novembro de 2013

a

FOTOS DIVULGAÇÃO

Delegação italianaUma delegação da cidade italiana de Vigo di Cadore esteve nesta semana em Pinto

Bandeira. O grupo formado por 14 italianos conheceu o município e buscou informações para firmar um Gemellagio (cidades-irmãs) com o município brasileiro. O roteiro contou com visitas a prefeitura, a Igreja de Nossa

Senhora do Rosário de Pompéia, a sede da Proamb e as vinícolas do município.

A comitiva foi chefiada por Oscar De Bona, presidente da Associação Bellunesi nel

Mondo e também da Longarone Fieri, que realiza várias feiras na região do Vêneto, entre elas a Arredamont de móveis de montanha,

Fiera del Gellatto – sorvetes, Feira Agrimont de equipamentos para agricultura de montanha. Ainda teve Orlando Dal Farra, presidente da

Comunità Montana Bellunese Arch e Germano De Bortoli, presidente da Cooperativa

Lattebuche de Cesiomagiore, uma das maiores do Vêneto e que produz queijos de

altíssima qualidade. O grupo foi acompanhado pelo consultor da Regione del Vêneto para o Rio Grande do Sul, César Augusto Prezzi.

No próximo ano, uma comitiva de Pinto Bandeira deve visitar a cidade italiana.

Doação O 1º Jantar Beneficente da Associação do Comércio,

Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa

comercializou um total de 255 ingressos. A entrega e divulgação do valor para

a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

(APAE) ocorre na segunda-feira, dia 25, às 19h, na

sede da ACI.

Seleção de Vinhos

Os premiados da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha

serão conhecidos hoje, 23. A divulgação dos vencedores será a partir das 19h30min, no Clube

Santa Rita, em Farroupilha. Serão agraciadas, conforme normas internacionais, 30%

das 163 amostras inscritas por dez vinícolas nesta edição. Os produtos foram avaliados por meio de análise sensorial no

começo do mês de outubro, em 13 categorias.

A Feira do Livro de Garibaldi se encerra amanhã, 24. Esta edição tem como slogan, Provoque sua mente... leia regularmente”. O

evento acontece das 9h às 21h, na Praça Loureiro da Silva.

Estefania V. Linhares

[email protected]

Com a produção e a participação do vinho brasileiro no mercado interno em alta, uma das missões do Instituto Brasileiro do Vinho

(Ibravin), com o apoio do Governo Estado, é popularizar o consumo. Em coletiva de imprensa na quinta-feira, 21), o secretário estadual da

Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e o diretor-executivo do Instituto, Carlos Paviani, apresentaram números que confirmam o crescimento da produção e uma campanha publicitária que pretende, a partir do

slogan “Beba com descontração”, incentivar os brasileiros a beber mais vinho, simplificando e tornando o ato mais rotineiro, a exemplo da

cerveja. Financiada com recursos do Fundo para o Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) destinados ao Ibravin, no valor de R$

700 mil, mais o aporte de R$ 300 mil da Secretaria da Agricultura, tota-lizando R$ 1 milhão, a campanha vai entrar no ar na próxima semana

em rádio, TV e internet. Embora seja de promoção do vinho brasileiro, ela será veiculada nos meios de comunicação gaúchos. Esta é a maior

campanha de promoção do produto no Rio Grande do Sul.

Incentivo ao vinho

NatalO projeto I Belo Natal

tem por objetivo resgatar o verdadeiro sentido do Natal através da união da comu-nidade, com a celebração da Vida. A ação prevê o

Concurso de Presépios das Comunidades na Praça Padre Ferlin, Concurso de Decora-ção das Residências , Concur-so de Decoração de Vitrines, além da Festa Natalina com chegada do Papai Noel! A

campanha é da Prefeitura de Monte Belo do Sul e CDL.

Lançamento (2)A cultivar se enquadra na

perspectiva de promoção da agro sustentabilidade – concei-to dentre os prioritários para

o Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa,

no qual a nova variedade foi de-senvolvida. Segundo a pesquisa-dora da Embrapa Uva e Vinho

Patricia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa

de Melhoramento, a resistência da BRS Isis foi registrada em

diversos experimentos.

MáquinasA Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura através dos programas de incentivo aos agricultores, visando melhorar as condições de produção e sua permanência no campo, está rece-

bendo inscrições para o programa de máquinas terceirizadas para o próximo ano. As solicitações podem ser feitas com as lideranças

dos Distritos, nas Subprefeituras ou na Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura até o dia 20 de dezembro. Para ter

acesso a este programa, os interessados deverão possuir talão de produtor rural.

EstradasO secretário estadual de Infraes-trutura e Logística, João Victor Domingues, anunciou medidas

para dar mais segurança aos usuá-rios da Rota do Sol. O documen-to prevê a instalação de lombadas

eletrônicas, tachões, pintura de eixo e bordas e sinalização no km 118, próximo ao acesso a Farrou-pilha, e a reformulação do trevo entre a RSC-453 e a ERS-444,

no Km 107, próximo ao acesso a Bento Gonçalves, com a previsão de duplicação do trecho e cons-

trução de viaduto.

Lançamento (1)A Embrapa lança na terça-

-feira, 26, a cultivar BRS Isis, uva de mesa vermelha, sem se-mentes e resistente ao míldio, a mais danosa doença da videira em condições tropicais brasi-leiras. O lançamento acontece em Petrolina, em Pernambuco. A resistência da BRS Isis ao míldio pode significar uma

redução no número de aplica-ções de fungicidas tradicional-mente adotado para uvas finas

de mesa.

Agenda

Santa LúciaA festa em honra a Santa Lúcia ocorre no dia 14

de dezembro, sábado. Os festejos na comunidade que leva o nome da padroeira

iniciam às 19h.

Santa TerezaA festa de São Roque será realizada no sábado, 30. O Jantar acontece na paróquia

em Santa Tereza.

Cristo ReiA festa em honra a Cristo Rei acontece amanhã, 24, a partir das 10h30min, no bairro Bairro Bela Vista II,

em Garibadi.

ApresentaçãoMais um pocket show será realizado pelos alunos da

Escola Pública de Música hoje, 23, às 18h no Centro Municipal

de Cultura, em Farroupilha.

Festas no interior