12
Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 776 - governador valadares - abril/2015 - distribuição gratuita A Voz da Ilha Removida a pedra, Cristo ressurgiu glorioso… Removida a pedra, resta-nos caminhar… É preciso remover as pedras que foram soterrando a vida dentro de nós e romper os muros que cercam nosso coração. Viver como ressuscitados é reconhecer que nossa vida está “estreita” e que precisamos nos situar num horizonte diferente. Viver é “re-criar-se”. Ressurreição Página 03 Programação da Semana Santa:

A voz da Ilha - abril 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: A voz da Ilha - abril 2015

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 776 - governador valadares - abril/2015 - distribuição gratuita

A Voz da IlhaRemovida a pedra, Cristo ressurgiu glorioso…

Removida a pedra, resta-nos caminhar…É preciso remover as pedras que foram soterrando a vida dentro de nós e romper os muros

que cercam nosso coração. Viver como ressuscitados é reconhecer que nossa vida está “estreita”e que precisamos nos situar num horizonte diferente. Viver é “re-criar-se”.

Ressurreição

Página 03Programação da Semana Santa:

Page 2: A voz da Ilha - abril 2015

2 ABRIL/ 2015A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domingos: 19h30/Domingo: 9h com crianças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 15:30h. - Atendimento Paroquial (Secretaria): de Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: padre euler sebastião rodriguesCoordenação geral: maria lúcia cotta soares

Diagramação e Impressão: inforgraf (3275-5444)

Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha - 3275-1720Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos –

Site: www.paroquiadailha.com.br - E-mail: [email protected]

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

“Viver como ressuscitados”: esta é a pai-xão que não nos dá repouso. Somos seres vis-ceralmente “pascais”. Páscoa é ter diante de si os desafios da vida. É preciso remover as pedras que foram soterrando a vida dentro de nós e romper os muros que cercam nosso coração. Viver como ressuscitados é reconhe-cer que nossa vida está “estreita” e que pre-cisamos nos situar num horizonte diferente. Viver é “re-criar-se”.

Em Jesus acontece algo totalmente novo; Ele traz uma nova maneira de viver que não cabe nos nossos esque-mas... A ressurreição é uma novidade que rompe velhos barris. A mudança de mente, de coração, de paradigmas... exige de nós que, de tempos em tempos, revisemos nossas vidas, conservando umas coisas, alterando outras, derru-bado idéias fixas, convicções absolutas, modos fechados de viver... que impe-dem a entrada da luz da ressurreição.

Nada mais contrário ao espírito pascal que a vida instalada e uma exis-tência estabilizada de uma vez para sempre, tendo pontos de referência fixos, definitivos, tranquilizadores... na ressurreição, a vida é um fenôme-no que emerge de forma misteriosa; ela se impõe, simplesmente. Tal rea-lidade desperta fascinação, provoca admiração e veneração... porque a vida é sempre sagrada. Diante dela ficamos extasiados, boquiabertos, es-cancarados os olhos e afiados os ou-vidos. Ela nos atrai por sua força in-terna. A vida é sempre emergência do novo e do surpreendente. Sequer nos é permitido tocá-la de qualquer jeito. Ela exige certo rito; é proibido passar por cima dela. Somente podemos es-tabelecer um diálogo com ela: assim abriremos horizontes e viveremos na verdade. “Viver como ressuscitados” é viver como aquelas pessoas que tive-ram uma experiência limite da morte (por enfermidade, acidente...); elas

experimentam uma mudança radical em suas vidas. Sua atitude diante da vida é totalmente diferente; veem-na com olhos novos.

Marcadas pela ressurreição, as pes-soas captam muitos detalhes que antes não haviam percebido, vivem intensa-mente, amam com mais paixão, pres-tam atenção a muitas coisas que antes lhes passavam despercebidas. Tem um comportamento diferente para com os outros; há, nestas pessoas, mais ternu-ra, são mais sensíveis à dor e à injustiça. Ao saborear o presente da vida, vivem como se fossem ressuscitadas. Creem que, amando mais a vida, se afastarão mais da morte e resistirão às hostilida-des do mundo presente.

E, no entanto, continuam vivendo na mesma casa, no mesmo trabalho, fazendo as mesmas coisas..., mas seu olhar audacioso desperta as consciên-cias, sacode as velhas estruturas, derru-ba os muros da exclusão. Olhar que se desgruda do saudosismo, do passado re-moído... Olhar que rompe ataduras, des-mancha condicionamentos, arranca do fatalismo... Olhar inquietante que sonda a verdade, que suscita comunhão.

Todos sabemos que o ser humano, embora extremamente limitado e frágil, é potencialidade de vida. E a vida não se define biologicamente pela quantida-de de batidas do coração ou ondas ce-rebrais. Portador de uma vida inesgotá-vel, o ser humano vive para mergulhar em algo diferente, novo e melhor.

Nossa vida não é um problema a re-solver, mas uma experiência a acolher, uma aventura a amar e um mistério a celebrar. Ela tem a dimensão do mila-gre e carrega no seu interior o destino da ressurreição. A vida, desde o mais íntimo da pessoa humana, deseja ser despertada e iluminada em plenitude.

Fonte: Pe. Adroaldo Palaouro, SJ

‘‘Viver como ressuscitados’’

Page 3: A voz da Ilha - abril 2015

ABRIL/ 2015 3

DIA 29/03 - DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

MISSAS às 9h00 e às 19h30 - (Pedimos a todos que tragam ramos para a bênção)

Celebramos este domingo, fazendo memória da entrada de Jesus em Jerusalém e sendo aclamado pe-las multidões, que em festa e empunhando ramos nas mãos aclamavam: “Hosana ao Filho de Davi, bendito o que vem em nome do Senhor.”

Qual o sentido de nós repetirmos este gesto? - Como cristãos batizados e crismados, temos o direi-to e o dever de anunciar e testemunhar Jesus Cristo morto e ressuscitado todos os dias de nossas vidas. O ramo em nossa mão é sinal da Vitória de Cristo e também da nossa vitória nele, por ele e com ele, não apenas depois da morte, mas no dia a dia do nosso existir.

DIA 30/03 – SEGUNDA-FEIRA

MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE E CONFISSÃO PARA OS PADRES.ÀS 19h30 - MISSA DO CRISMA NA CATEDRAL

ÀS 19H30 RETIRO QUARESMAL Qual o sentido desta Missa? - É também chamada

a missa da unidade, porque o Bispo reúne em torno de si todos os sacerdotes e nesta ocasião eles fazem a renovação das promessas sacerdotais. Nesta missa o bispo abençoa os Santos Óleos que serão usados nos Sacramentos do batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.

DIA 31/03 –TERÇA-FEIRA ÀS 19h30 CELEBRAÇÃO PENITENCIAL COMUNITÁRIA

DIA 01/04 – QUARTA-FEIRA ÀS 19h30 CERIMÔNIA DO ENCONTRO DE NOS-SO SENHOR DOS PASSOS COM NOSSA SENHO-RA DAS DORES (DENTRO DA MISSA)

DIA 02/04 – QUINTA-FEIRA SANTA - INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL

(O Tríduo Pascal é uma grande celebração única, que começa hoje e só termina com a Vigília do sábado. Ele é a festa mais importante da Igreja.)

Às 19h30 - MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SE-NHOR - COM A CERIMÔNIA DO LAVA PÉS - TRANSLA-DAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO – VIGÍLIA

Qual o sentido desta celebração? – Aqui começa a celebração da Páscoa, pois sabendo que iria morrer, Jesus celebrou a última ceia com os seus apóstolos e nela ele institui os Sacramentos do Sacerdócio cristão e da Eucaristia. (simbolizados, um na bênção e par-tilha do pão e do vinho e o outro no lava-pés como serviço). Um não existe sem o outro e os dois juntos se tornam a vivência do mandamento novo que o Mes-tre deixou.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTATerminada a Missa, o Santíssimo será levado para uma

capela especial e os fiéis são convidados a entrar em Vi-gília de Adoração.

HORÁRIO PARA A VIGÍLIA DE ADORAÇÃODe 21 às 22h00 – Apostolado da Oração e Pastoral do

DízimoDe 22 às 23h00 – Vicentinos - Ministros da EucaristiaDe 23 às 00h00 – Grupo Arrarai e Jovens em geral

DIA 03/04 – SEXTA-FEIRA SANTA (Dia de jejum e abstinência de carne e de vícios)Lembre-se do que diz o salmista no salmo 50: “Meu

sacrifício é minha alma penitente, um coração arrependi-do, ó meu Deus não desprezais.”

Às 15h00 – SOLENE AÇÃO LITÚRGICA DA MORTE DO SENHOR

Realizada em 4 momentos: 1- Liturgia da Palavra 2- Oração Universal 3- Adoração e beijo da Cruz 4- Distri-buição da Comunhão Eucarística

(este é o momento mais importante do dia, esta cele-bração substitui a Missa, pois este é o único dia do ano em que não se celebra missa em lugar nenhum do mundo)

OFERTA PARA A TERRA SANTATraga a sua oferta para ajudar no cuidado dos lugares

Sagrados na terra Santa – penso que você gostaria que o lugar onde Jesus nasceu, realizou milagres, celebrou a última Ceia, foi crucificado, sepultado, ressuscitou e subiu ao céu etc. Estejam sempre bem cuidados e tratados com a dignidade e o respeito que merecem. Esta sua oferta se destina a este cuidado.

DIA 04/04 – SÁBADO SANTO (Dia de silêncio e oração. A capela do Santíssimo es-

tará aberta a partir das 06h00 para visita, oração pessoal e silenciosa até às 18h00 – Ainda não é Sábado de Aleluia e de festa. É sábado da expectativa, do silêncio da Igreja que aguarda pela Ressurreição do Senhor.

O ALELUIA PASCAL será proclamado somente à noite, na celebração da Vigília Pascal.

Ás 19h30 – SOLENE VIGÍLIA PASCAL – É a celebração mais especial da Igreja, onde cantamos:

Entenda que esta celebração é muito mais do que uma missa; é a noite da nossa Páscoa Cristã.

Se quiser, venha de roupa branca ou clara festiva, re-cordando a nossa veste batismal).

Após a Vigília, Confraternização de Páscoa, no pátio interno, para os que participaram da celebração.

A celebração da vigília Pascal acontece em quatro mo-mentos solenes, a saber:

I MOMENTO: CELEBRAÇÃO DA LUZOBS: TRAZER VELA COM PROTEÇÃO (poderão ser ad-

quiridas no local da celebração)

• A comunidade vai se reunir na área atrás da igreja, onde

vamos iniciar a liturgia com a acolhida, preparação do círio pascal e a bênção do fogo.

• Em seguida, faremos a caminhada da luz com Círio Pascal para a igreja (símbolo do Cristo luz do mun-do) aclamando: Eis a luz de Cristo: Demos graças a Deus!

• Chegando à igreja entoaremos solenemente a procla-mação da Páscoa.

II MOMENTO: LITURGIA DA PALAVRA• A liturgia da palavra nesta noite é especial, começa-

se com a proclamação da Palavra de Deus, desde a criação, passando pelos momentos mais importantes da história da salvação. São ao todo sete leituras do Primeiro Testamento, uma Epístola (carta) do Segun-do Testamento, acompanhadas de um salmo respon-sorial e proclamação de um trecho do Evangelho.

• Para a nossa espiritualidade, vale a pena tomar a bí-blia e já lê-los antecipadamente em casa, para ouvi-los com o coração bem aberto e feliz: (Seguem as citações)

• I LEITURA - (Gênesis, 1,1. 26-31) - (Forma breve) - Acompanha-se o Salmo 104/103

• II LEITURA - (Gênesis, 22,1-2.9-13.15-18) (Forma breve) - Acompanha-se o Salmo 16/15

• III LEITUA - (Êxodo 14,15-15,1) - Acompanha-se o cântico do Ex 15.

• IV LEITURA– (Isaías 54,5-14) - Acompanha-se o Sal-mo 30/29

• V LEITURA – (Isaías 55,1-11) - Acompanha-se o cân-tico de Is 12

• VI LEITURA– (Baruc 3,9-15.32-44) - Acompanha-se o Salmo 19/18B

• VII LEITURA (Ezequiel 36,16-28) - Acompanha-se o Salmo 42/41

• VIII LEITURAS – (Carta de Paulo aos Romanos 6,3-11) - Acompanha-se o Salmo 118/117

EVANGELHO -(Mc 16,1-7)

III MOMENTO – LITURGIA BATISMAL(Quando há batismo realiza-os neste momento,

quando não há, faz-se a BÊNÇÃO DA ÁGUA E A RENO-VAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS da comunidade presente e a aspersão com a água)

IV MOMENTO – LITURGIA EUCARÍSTICAQue segue normalmente como na missa com a

apresentação das oferendas

Dia 05/04 - DOMINGO DE PÁSCOA: Às 09h00 – Missa da catequese

Às 19h30 – Missa da juventude e de toda a comu-nidade.

A todos desejamos uma Feliz e Santa Páscoa!

Page 4: A voz da Ilha - abril 2015

4 ABRIL/ 2015A Voz da Ilhacedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Foi assim a nossa festa:

Às 19:30h missa de Ação de Graças, cele-brada pelo nosso pároco, Padre Euler, na Igreja Nossa Senhora Aparecida da Ilha;

Às 21:00 h - Confra-ternização no salão de festas do CEDES/Creche da Ilha. Aniversariantes e representantes da comu-nidade festejando com muita alegria, muita mú-sica, premiação e bolo de aniversário, regado a es-pumante, marcando esses momentos felizes. Em destaque a apresentação do Hino dos 30 anos do Grupo “ELAS”, cantado a capela (sem acompanha-mento instrumental), pelas suas integrantes.

Março, mês de muitas comemorações e, entre elas, a equipe pedagógica da Cre-che da Ilha, escolheu para dar ênfase ao “Circo” (data que é comemorada no dia 27 de março) e, hoje, não tão comum às nossas crianças como foi na nossa infância. Resgatar essa alegria, magia e encanto ficou a cargo das professoras que realizaram atividades que envolveram nossos pequeninos na eterna magia circense, transfor-mando o ambiente das salas em um circo espetacular.

Contamos também com a participação dos estagiá-rios de pedagogia da UNI-VALE (Plínio, Maurício e Ariadne), que abraçaram o projeto e se dispuseram em providenciar o espetáculo na culminância das atividades.

Foi mágico o momento

Hino do Grupo “ELAS” (Lili)

Salve, salve, mulheres benditas!que uma idéia brilhante as tocou.Da união de talentos, vontade, Grupo “ELAS” nasceu e Deus abençoou.

Fez do sonho o ideal que queria,promover a mulher compromisso:mais completa, segura no Entrosamento, no Lazer, Atualização, Serviço.

Em seus feitos um grande legado,em favor da criança, a família.Com ajuda da comunidadedeu ao bairro o CEDES-Creche da Ilha.

Trinta anos, então se passaramde conquistas, histórias tão belas.Salve, salve, mulheres benditas!Parabéns, parabéns, Grupo “ELAS”.

Sete de março de 2015 Um brinde aos 30 anos do grupo “ELAS

Fazendo e Acontecendo...do espetáculo! Preparado com muito esmero o ambien-te trouxe o colorido e o brilho de um verdadeiro circo.

As crianças interagiram com o mestre de cerimônia “Mister Magu”, que apresen-tou o tão esperado palhaço Picolé, que arrancava garga-lhadas das crianças e (choros também).

Circo que se presa não pode faltar mágico, bailari-na e suspense. E o suspense veio da caixa do Mágico de onde surgiu uma Boneca que ganhava vida ao som do violão do Palhaço Picolé. Era só parar de tocar e ela se desmontava toda.

Para levar um pouco da magia do Circo, as crianças foram para casa, caracteriza-das de palhaço.

Foi divertido! Foi fantástico!

Page 5: A voz da Ilha - abril 2015

ABRIL/ 2015 5

Aniversariantes do mês ABRIL

Parabéns! Felicidades!Abril: 04 – Eny Carvalho Gomes05 – Maria Aurora Almeida09 – Deniara Ferreira Santos24 – Ligia Soalheiro Ferreira

Tenham um aniversário de muitas bênçãos divinas e de felicidade!

apostoladodaoração

Notícias do Apostolado da Oração MêS de MARço:

s 07/03 – O AO da Ilha se fez pre-sente à missas das 17h, da posse da nova presidente diocesana: Eva de Jesus Araú-jo, na paróquia São Raimundo, presidida pelo nosso Diretor Espiritual Pe. Ricardo Mendes e concelebrada pelo Pe. Hernan-des Manuel Camargo.

Marcaram presença; representantes do AO de vários bairros da cidade.

Após a missa houve lanche, quando fo-ram servidos deliciosos pastéis.

Parabéns à nova Diretoria Diocesana!

s 10/03 – Participou da Reunião de Presidentes e vices-presidentes, com a equipe Diocesana, dos setores, em uma das salas da Catedral de Santo Antônio.

A reunião foi conduzida pela presi-dente Eva de Jesus e Pe. Ricardo Mendes nosso Diretor Espiritual Diocesano, que apresentou as metas a seguir, fez votação sobre datas, horários e local das próximas reuniões. Ressaltou que espera muita atu-ação do AO, que será elaborado posterior-mente nosso estatuto, tendo como base o

Estatuto Nacional do AO. Pe. Ricardo demonstrou seu grande inte-

resse e motivação pelo AO.

s 24/03 – Compareceu à reunião do setor V (presidentes e vices), no sa-lão comunitário da igreja de Lourdes, presidida por Sacratíssima Barbosa Marques, nova coordenadora do Setor V do qual fazemos parte.

De acordo com a nova direção feita pela nossa diocese, as 13 (treze) paró-quias, que compõem nosso setor, são: Cristo Redentor, Santa Rosa de Lima, Santa Helena, Nossa Senhora das Gra-ças, Catedral de Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, São José Operário, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Tere-zinha, São Judas Tadeu, São Francisco Xavier, Divino Espírito Santo (Divino das Laranjeiras) e Santa Luzia (Mathias Lobato).

s 29/03 – Reunião mensal, anteci-pada (de abril), por motivo da Páscoa.

Zeladora: Maria de Lourdes Aranda Queiroz

Intenção Universal:• Respeitar e cuidar da Criação.Para que as pessoas aprendam a

respeitar a criação como dom de Deus.Intenção pela Evangelização• Cristãos perseguidos.Para que os cristãos perseguidos

sintam a presença reconfortante do Se-nhor Ressuscitado e solidariedade de toda a igreja.

Muitos cristãos estão sendo perse-guidos, torturados, escravizados e mor-tos por causa de sua fé.

O Papa Francisco tem falado que há mais mártires hoje, do que nos primei-ros séculos da igreja. Em suas viagens internacionais e pronunciamentos, tem defendido a liberdade religiosa e o diá-logo inter-religioso.

Intenções: (Mês de abril)

Curiosidade:Como surgiu o nome de Ao?Resp.: Surgiu o no dia de sua fundação inspirado nas palavras do Pe. Fran-

cisco Xavier Goutrelet, SJ. Disse aos jovens: “Sejam agora missionários por sua oração, pela oferta de sua vida cotidiana. Sua missão encontra-se aqui, em seus estudos e nas coisas simples de cada dia.

Realizando com disponibilidade a vontade de Deus, vocês serão apóstolos, que ajudam toda a igreja. Orem pelos homens que encontrarão amanhã.”

ReFLItA:

Após nos prepararmos durante a Quaresma (Orando, jejuando, fazendo penitência, praticando a caridade, parti-cipando das vias-sacras, sacramento da penitência e outros), voltados ao tema da Campanha da Fraternidade 2015, “Fra-ternidade: Igreja e sociedade”, e o lema: “Eu vim para servir”, chega a Páscoa!

Páscoa motivo de alegra, renovação, de esperança, de vida nova, de vitória, quando comemoramos a RESSUR-Representantes do AO dia 07-03-15, igreja

São Raimundo, Posse da nova presidente Diocesana Eva de Jesus Araújo.

AO Presente dia 11-01-15, missa presidida pelo Pe. Maurício Martins

Páscoa:REIÇÃO de JESUS CRISTO. “Crer na ressurreição de Cristo significa ter a convicção de que Ele está vivo. Por Ele ter ressuscitado, nos dispomos a escutar seus ensinamentos, a viver como Ele vi-veu e a segui-lo dia após dia”.

O AO deseja-lhe e a toda família feliz e abençoada Páscoa da Ressurrei-ção. Que a mensagem de amor deixada por Cristo nos torne mais fraternos.

ANIVERSARIANTES COROINHAS Parabéns a ANIVERSARIANTE COROINHA, que

Deus derrame sobre você muitas bênçãos pela interces-são de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentan-do-lhe a piedade e o desejo sincero de Servi-los sempre com alegria.

● 12/04 – Anna Luiza Oliveira Barros

• A Tecnologia nos aproxima de quem está longe e nos afasta de quem está perto. (Anônimo).

• Uma pequena fé levará sua alma para o céu; uma grade fé trará o céu para sua alma. (Charles Spurgeon).

Page 6: A voz da Ilha - abril 2015

6 ABRIL/ 2015A Voz da Ilha

teLe-JÓIAS - CoNSeRtoS

e também NaturaPronta entrega

Praça Itatiaia, 344 Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho Aviário da Ilha

MERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

Nos últimos anos o número de pa-cientes renais crônicos cresceu mui-to em todo mundo. O Brasil não foi exceção. Hoje, cerca de 10% dos adultos tem doença renal em diferentes estágios de evolução.

Uma das principais dificuldades para se lidar com o problema é que po-demos ter a doença renal e não apresentarmos sinais ou sintomas que nos alertem. As-sim, um número muito grande de pessoas só descobre a doença numa fase avançada, em que as alterações são irreversíveis.

No Dia Mundial do Rim, especialis-tas e entidades representativas dos pa-cientes renais alertam para o aumento cada vez maior no país do número de pessoas com doenças renais crônicas. O número não acompanha, na mesma proporção, a divulgação de campanhas de prevenção e ofertas de médicos e serviços.

A presidenta da So-ciedade Brasileira de Ne-frologia (SBN), Carmen Tzanno, disse que o Bra-sil está entre os cinco pa-íses com mais pacientes renais que fazem diálise. O tratamento substitui as funções de filtragem do rim e é vital, enquanto o paciente aguarda um transplante.

As recomendações para diagnostico precoce dirigem-se a todos, mas

Com a autorização do Bispo Dom Felix, a ACOLHEVIDA esta percorrendo todas as paróquias da Diocese divulgando o trabalho da instituição e convidando as pessoas para

fazer parte do projeto de captação de recursos denominado “Amigos de Valor”, uma vez que a instituição ainda não recebe recursos públicos

e também optou por não realizar operações de telemarketing. Cuidado!!! Existem outras instituições ligando em nome da ACOLHE-

VIDA e/ou usando o nome do Presidente João Carlos Curtinhas.

AGRADECEMOS DE FORMA ESPECIAL AO Pe. EULER QUE ABRIU AS PORTAS DA PAROQUIA DA ILHA DIA

01/03/15 PARA REALIZARMOS ESTE TRABALHO.

Uma terapia ainda pouco conhecida é alternativa para pacientes com pro-blemas renais crônicos que precisam de hemodiálise, método em que o paciente tem que ir ao hospital três vezes por se-mana, onde o sangue é filtrado em uma máquina, procedimento que dura cerca de quatro horas.

A Diálise Peritoneal elimina as agu-lhadas e as horas gastas em uma unida-de hospitalar, o que garante ao paciente mais qualidade de vida. De acordo com o diretor do Núcleo de Nefrologia de Belo Horizonte e membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia, José Augusto Meneses, esse tratamento é feito por meio de um catéter inserido no abdô-mem do paciente.

VIdA NoVAEm fevereiro do ano passado, o pro-

fessor universitário João Carlos Curti-nhas, de 56 anos, começou a Diálise Pe-ritoneal. Portador de problemas renais há mais de 20, ele já passou por várias fases. “Perdi os dois rins, precisei fazer hemodiálise e consegui fazer o trans-plante pois minha esposa é compatível. Mas anos depois eu tive leishmaniose e perdi o órgão novamente”, contou.

Após muita pesquisa, ele descobriu a terapia e começou a se submeter a ela. Inicialmente a manual e depois a auto-mática. “É uma terapia que não depen-de de terceiros. Além disso, o impacto não é tão acentuado quanto na hemodi-álise. Sintomas como queda de pressão, febre ou dores de cabeça não existem com a peritoneal”, disse.

A mudança de vida foi significan-te, segundo João Carlos. Com a nova terapia, ele realiza o procedimento de retirada das toxinas durante a noite,

Tratamento que substitui a hemodiálise dá mais qualidade de vida a pacientes renais

enquanto dorme, e de dia pode levar a vida normalmente.

“Consigo fazer absolutamente tudo. Tenho o dia todo para ficar por conta da minha rotina. Até mesmo viajar eu posso. Basta levar a máquina e realizar o procedimento quando eu for dormir”, afirmou o professor que mora em Go-vernador Valadares, no Vale do Rio Doce, e vem a Belo Horizonte uma vez por mês para realizar exames e acompa-nhamento médico.

Ter um problema renal crônico ins-pirou o professor a criar uma casa de acolhimento para paciente renais, que a partir de 2014, recebe também pacien-tes com câncer. “Acho importante aju-dar”, definiu.

A ACOLHEVIDA participou em Brasília do III Seminário dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados vol-tado à conscientização da população e autoridades para o problema, bem como as formas de preveni-lo e tratá-lo.

sobretudo aos indivíduos de maior ris-co. Estes devem ser submetidos perio-dicamente a triagem para doença renal por meio de exames de urina (e nos ca-sos de diabetes a pesquisa de microalbu-minúria) e outras avaliações de função (ressaltando-se a dosagem de creatinina sérica, num primeiro momento).

Page 7: A voz da Ilha - abril 2015

ABRIL/ 2015 7

amaiamai

Informativo AMAI - Associação dos moradores e amigos da Ilha

GESTÃO EU AMO A ILHASegurança Pública

1 - Reunião da AMAI e Polícia MilitarConforme convocado e com regu-

laridade mensal, aconteceu no ultimo dia 26 de fevereiro, às 19h30min horas no Salão Paroquial da Igreja católica uma reunião entre a comunidade e o Pelotão de Polícia do Bairro. Foi enfatizado pelo Sargento Wlair a im-portância da Rede de Vizinhança Pro-tegida. A criminalidade apesar de ter caído em nosso bairro cresceu em mui-to na cidade. O efetivo policial presen-te no município não está conseguindo atender a toda cidade e zona rural. Visando potencializar a ação policial a PMMG tem adotado uma política de maior participação do cidadão nas questões de segurança pública. Esta ação da PMMG vem ao encontro das ações da AMAI que além de se pre-ocupar com um ambiente limpo e sa-dio as ações adotadas também são de segurança pública como: Limpeza da Orla (evitou que o matagal fosse usa-do como esconderijo de marginais e de produtos roubados); Revitalização das praças (evitou que as praças fossem ocupadas por andarilhos e possibilitou uma maior presença dos moradores nos espaços públicos, afastando crimi-nosos); retirada de moradores de ruas da orla (dando o devido acolhimento aos moradores de rua evitou o que era comum entre eles, que são criminosos e usuários de drogas que praticavam pequenos furtos no bairro); e final-mente a implantação do pelotão de polícia no bairro.

2 – Câmeras de Monitoramento Comunicamos que já está em fase

de teste à primeira câmera instalada do sistema de monitoramento – Olho Vivo - AMAI. A idéia é instalarmos em todas as balsas como a que está em tes-te (foto). Precisamos de recursos para a instalação das demais câmeras e para isso contamos com a colaboração dos moradores e empresários do bairro.

Reflorestamento da orla Apesar das poucas chuvas as mu-

das de árvores frutíferas e nativas da mata atlântica plantadas em dezem-bro de 2013 estão em pleno desen-volvimento. Contamos com os mora-dores na preservação e vigilância de nossa orla.

Pastoral Familiar

Limpeza da orlaFomos contemplados com mais

uma limpeza da orla, esta manuten-ção visa a continuidade do projeto ambiental que objetiva retirar as es-pécimes invasoras possibilitando que as mudas da mata atlântica possam se desenvolver, se transformando em uma mata urbana.

Dentro de um clima de grande partilha e espiritualidade realizamos no final de semana dos dias 20-21 e 22 mais um Encontro de Preparação para a vida Matrimonial de nossa pa-róquia. Nós agentes da Pastoral Fa-miliar só temos que agradecer a cons-tante presença do Espírito Santo entre nós durante estes 3 dias. Resolvemos externar alguns depoimentos dos ca-sais de noivos que participaram des-te encontro, quando depositaram na Pastoral Familiar total confiança .

Realmente foi muito especial! Meu cora-ção neste momento é de gratidão, por tantas experiências compartilhadas, pelo amor es-cancarado de todos os envolvidos na coorde-nação do curso. Amor de casais que vivem literalmente o amor de Cristo. Esse amor é diferente de qualquer outro sentimento.

Abraços a todos! Daniela

Muito bom participar desse momento tão mágico e importante em nossas vidas. Realmente, foi um fds diferente dos tradi-cionais, pois saímos de lá com uma visão diferente do que imaginamos sobre o casa-mento. Não é um mar de rosas, mas é uns dos sacramentos mais perfeitos que possa existir. Deus une duas pessoas totalmente diferentes, pelo coração! Muito obrigada a todos por compartilharmos nossas experi-ências. Polyana

Com certeza final de se-mana foi especial. Quem di-ria, falando por mim é lógico, sexta feira à noite “preguiça” de ir ao curso de noivos... qua-se estava brigando com a Ele-na...depois de três dias, mi-nha opinião é completamente diferente. Ontem estava con-versando com a Elena após a missa, poderíamos participar dos encontros e da vida na pa-róquia Nossa Senhora Apare-

cida. Foi um prazer conhecer todos. Um grande abraço. Marcus

Quero agradecer primeiro a Deus por ter me dado a oportunidade de ter participado do encontro de noivos na Paroquia Nossa Senhora Aparecida aprendi muito com os exemplos dos casais que nos passaram todas as in-formações e ensinamentos que uma família cristã necessita para ter uma vida melhor! Terminei o encontro com minha fé em Cristo renovada e tendo uma base muito mais sólida para ini-ciar uma nova etapa na minha vida!

Felipe Dias Carvalho

Para nós também é sempre experiên-cia nova em cada encontro de noivos que acontece, e olha que foram muitos. É mui-to gratificante ouvir os depoimentos, sinal que o trabalho vale a pena. Um abraço a todos. Renaldo

Mais noticia – EccNo dia 13 de Março Padre Eu-

ler esteve com um grupo de casais e membros da Pastoral Familiar na re-sidência do casal Heldo e Inez numa agradável reunião, para conhecer os casais participantes e avaliar a reto-mada das atividades do ECC – En-contro de Casais com Cristo, em nos-sa Paróquia.

O ECC é um Serviço de Igreja que além de inspirar um maior relaciona-mento entre os cônjuges, e destes com os filhos, incentiva o espírito comuni-tário do “Servir”, através da inserção dos casaisnas diversas pastorais.

Brevemente informaremos a res-peito e contamos com a colaboração dos casais que já vivenciaram o ECC, para que juntos possamos avançar com esta proposta que possibilitará que inúmeros casais da nossa comu-nidade também desfrutem dessa boa experiência cristã. Aguardem!

Page 8: A voz da Ilha - abril 2015

8 ABRIL/ 2015A Voz da Ilha

ANIVeRSARIANteS dIZIMIStAS

ABRIl01- Selma Batista Pires 02- Thaynara Moreira de Assis 02- Lédia Maria Castro de Oliveira03- Marilene Pereira da Cunha 03- Juliana Oss dos Santos 03- Angelina Soaresda Silva 04- Regina Cele Silva Xavier 04- Pedro Macedo 04- Ricardo Soares Dias 05- Alecsandra Maria Couto Campos05- Maria Aurora de Almeida 05- Sebastiana Rebelode Aguiar05- Marília Valesca Damásio Agostini06- Fernando Silva Braga 08- Geilda Costa Ferreira 09- Maria do Socorro R. Gomes09- Solangede Kássia M. Machado10- Marco Polo Ferrari 11- Vanilton Sena de Souza 11- Izabela da Silva Lobo 11- Nilde Antunes Almeida 11- Rosângela Maria Onério 12- Anna Luiza Oliveira Barros 12- Idercydo Carmo M. Vilela 12- Magno Maurício de Moraes 12- Ana Paula Laender L. Rocha 13- Maria Helena de Souza 13- Mariade Lourdes Souza 13- Juliana Fernandes Teixeira 13- Meire Eloíse Braga Fava 13- José Teixeira Martins 13- Thais Pimenta Augusto Amaral14- Leonardo Henrique C. Macedo14- Sabrina M. Silva de Oliveira 14- Léa Lucia Maria Coelho Costa

15- HelianaFalci Mota 15- Ana Cristina A. J. Martins 15- Yuri Gomes de Souza 15- Carmem Juliana Pereira 17- Tatiane Araújo 17- Maria Izabel Rodrigues Fróes 18- Eunice Almeida Moreno 19- Arminda Santosdo Nascimento 20- Geraldo Alberto Garajau 20- Terezinha Dias Rezende 21- Maria da Glória C. de Magalhães22- Marilene Ribas de Aquino 22- Maria Aparecida P. de C. Andrade23- Adriana Barbosa Fonseca 23- Rúbia Giorgiana P. de Freitas 23- Ana Langier de Souza 23- Maria Lúcia Cotta Soares 23- Maurício Ramos Freire 24- Céa Godinho de Oliveira 24- Lígia Soalheiro Ferreira 25- Elisa Pereira de Souza 25- José Luciano R. Lopes 25- HeliomarFalci Mota Amaral 26- Sérgio Rodrigues Machado 26- João Carlos Curtinhas 27- Lorenzo B. de Freitas Maciel 29- Andresa Alvesda Silva 30- Sandra Pitanga

a vocês, queridos e queridas dizimistas, parabéns e que as bênçãos Deus sejam

abundantes em suas vidas!(Equipe da pastoral do dízimo)

dízimodízimodízimo

AniversAriAntes dA PAstorAl:

● 03/04 – Marilene Pereira da Cunha

● 05/04 – Alecsandra Maria Couto Campos

PaSTORaL DO DÍZIMO - INFORMa● Reunião da pastoral do dízimo toda 2ª terça-feira do mês.● As missas de responsabilidade da pastoral do dízimo

acontecem todo 3° sábado e domingo do mês. Agende para não esquecer.

● Se você deseja conhecer a pastoral venha participar conosco.

Feliz

Aniversário

Querem se casar● 02/05 – Luiz Felipe Martins Soares e Poliana Oliveira Coelho ● 02/05 – Henrique Martins Terra e Vivian Lopes Cangussu● 18/05 – Paulo Vitor Duarte Damasceno e Roberta Vieira de Paula

São Paulo diz-nos que a oferta não pode ser coisa im-provisada... E não é mesmo, não pode ser mesmo algo im-provisado. Antes que se rea-lize no gesto da entrega, ela já foi concebida e aconteceu no coração. O ato de entrega na procissão das oferendas é simples manifestação públi-ca, testemunho público dian-te da comunidade de fé, de algo que já aconteceu diante de Deus, na intimidade do coração, no gesto de amor e gratidão a Deus. É durante a semana, nos afazeres do dia a dia, nas distrações, nos en-volvimentos dos compromis-sos, que flui o amor a Deus na escolha do que oferecer. Não é na contemplação mís-tica, no espírito elevado, na necessidade de sentimentos explícitos, de elevação espiri-tual, em êxtase, mas na sim-plicidade, na naturalidade, que brota a oferta genuína. A escolha do que ofertar deve ser algo tão simples e natural como andar, respirar, sem es-forço nem ressentimento. É simplesmente apanhar algo de bom dos bens que temos. Simples assim deve ser nossa oferta a Deus. Mas o que ofe-recerei no altar do Senhor? Deve ser a entrega de nós mesmos. Como foi a oferta de Jesus, sem resevas. Esta entrega não se improvisa,

dÍZIMo e oFeRtAacontece no viver. Se duran-te a semana a oferta não se materializou, na missa não acontecerá. Não importa o quanto, mas o que ela signifi-ca. Jesus olhou ricos colocan-do seus tesouros no cofre do templo. Observou também a viúva pobre colocando apenas duas moedinhas. Foi para ela o elogio de Jesus. Deu tudo o que tinha sem reservas, deu a si mesma.

Esta disposição que já ti-nha acontecido antes de ir ao templo, foi decisão radical, pensada, decisão do coração para um bem maior. Sua ati-tude permitiu um encontro pessoal com Jesus. Ele a ob-servou, olhou para ela, viu sua atitude, mas viu além do gesto, viu seu coração bater de gratidão naquela sim-ples mas total entrega. Esta é a essência da oferta, não seu valor econômico, mas seu valor real, entrega de si mesmo. Se já me decidi por ser entrega de mim mesmo, integral, sem reservas, com minhas misérias, ações fra-cas, minhas míseras “duas moedinhas” que sou diante de Deus, qual a dificuldade de entregar também a ofer-ta material, fruto de minhas conquistas no trabalho? Se decidi que eu sou a oferen-da principal, não terei difi-culdade de entregar o que é

menos importante, meu dízi-mo, minha oferta que separei enquanto recolhia no campo do meu trabalho.

Esta separação acontece de forma simples, sem cálcu-los, sem prioridades porque é uma necessidade natural como beber água na sede. Após o ato, a saciedade. Nada é improvisado, tudo é natural, consequência do resultado do trabalho que realizamos, dom de Deus.

Na África, ao passarem com a cesta recolhendo as ofertas, um menino pulou dentro da cesta. É isso mes-mo, pular dentro da cesta, entrega total de nós mesmos, simbolizada na oferta mate-rial colocada junto ao altar, oferecida com o pão e vinho.

A Missa é um encontro pessoal com Jesus. Nossa oferta representará nossa dis-posição de querer partilhar este encontro.

Fonte: Editora O RecadoArtigo de Antoninho Tatto

“O dízimo não visa lucro nem vantagem material de nenhum tipo – não é

investimento – é partilha, participação, comunhão; é

louvor, culto, agradecimento, testemunho de nosso amor a Deus e à nossa comunidade.

Page 9: A voz da Ilha - abril 2015

ABRIL/ 2015 9

Feliz

Aniversário

DENG

UESE

VOCÊ

AGI

R,

PODE

MOS

EVITA

R. Ballet Márcia Paiva(33) 3271-1696 / 9191-1441

Ballet Clássico/ Ballet Moderno

Local: Colégio Lourdinas

Vicentinos em ação

Todas as quintas-feiras às 19h, recitamos o terço, e logo após te-mos a reunião para tratarmos de assuntos relativos aos assistidos entre outros.

Convidamos a todos. Vamos visitar os pobres de São Vicente? Fazer-lhes uma visita de carinho, oferecer-lhes um alimento? Parti-cipe do convívio dos vicentinos...

Adolfo Baudon, do Conselho Geral Internacional da França, orava sempre e lia a regra para que a conferência permanecesse de pé e prosperasse.

Ler a regra é manter-se dentro do regulamento para não correr o risco de acabar ou enfraquecer.

O Vicentino que se preocupa ou desinquieta em vésperas de reu-nião deve fazer uma revisão, pois alguma coisa pode estar errada.

Lembrando as palavras do Papa Francisco no Documento de Apa-recida: “A alegria é um sacramen-to, portanto devemos ser alegres”. A igreja não pode ser “carrancu-da”, e com estruturas caducas ou em retrocesso.

SSVP eficáciae Renovação

OBS.: Para atendermos os pedidos de “cestas básicas”, precisamos de voluntário para ajudar nas campanhas de arrecadação de alimentos, uma vez que temos poucos membros realizando este trabalho. Obrigado pela compreensão.

Élcio Fava, Presidente da Conferência Nossa Sra. do Carmo Maria da Penha Neves, Vice

Presidente Alfa Maria Peixoto, SecretáriaMaria Alice Lopes, Tesoureira

LSNSJC

Idade FelizGrupo

Para comemorar os 12 anos do grupo, participamos de uma missa em que recebemos uma benção espe-cial através do Pe. Euler.Nossos agra-decimentos a todos que estiveram co-nosco neste momento especial.

Hidroginástica Lourdinas e Gru-po Idade Feliz no Parque Rio Doce.

Foi maravilhoso o dia que passa-mos no parque Rio Doce.

Fizemos um delicioso piquenique à sombra das árvores e apreciando a natureza.

Valadares possui muitos luga-

12 Anosres maravilhosos que precisam ser aproveitados e conservados por seus moradores.Todos deve-riam se programar para passar o dia no parque é grátis e muito agradável.

Turismo com oGrupo Idade Feliz

Convidamos a todos que apre-ciam conhecer lugares muito espe-ciais para viajar conosco.

Iremos conhecer o Parque Eco-lógico INHOTIM e o VALE VER-DE, próximos a Belo Horizonte.

Sairemos de Governador Vala-dares no dia 11 de maio e retorna-remos no dia 14/05.

Ficaremos hospedados no SESC Contagem.

Para Maiores informações fale com conosco pelo telefone: (33)3273-3310 ou procure qual-quer membro do grupo.

Reserve já o seu lugar e vamos juntos viver este momento tão es-pecial.

Page 10: A voz da Ilha - abril 2015

10 ABRIL/ 2015A Voz da Ilha

Estamos na quaresma, um período de renovação espiritu-al, onde o ser humano volta-se para o dentro de si e faz uma reflexão sobre a caminhada vivida de modo a se preparar para a Páscoa, onde Jesus Cris-to triunfa sobre a morte e res-suscita dos mortos.

No dia 20 de março de 2015, o EAC e o mini-jovem, reviven-ciaram um momento de deser-to espiritual. Nessa experiên-cia, o jovem refletiu sobre o que o impedia de seguir o caminho de Deus, e através da adoração ao Santíssimo, o adolescente sentiu a misericórdia divina e se dispôs a ter uma conversão e uma vida com Cristo.

Na semana que antecede a semana Santa, vivenciamos as dores de Nossa Senhora. A pri-meira dor de Nossa Senhora é a profecia de Simeão; a segunda é a fuga para o Egito; a terceira dor é a procura de Jesus perdi-do em Jerusalém; a quarta dor é o encontro de Jesus a cami-

EACEis o tempo de conversão

nho do Calvário; a quinta dor é Maria estando ao pé da cruz de Cristo; a sexta dor é receber Jesus morto na cruz e a sétima dor é a deposição de Jesus no sepulcro. Muitas mães sabem o que é vivenciar uma dor de Maria por causa do filho que as vezes se rende as coisas erradas, porém Maria foi extremamente forte ao sofrer essas dores e hoje é um exemplo para nós não nos intimidar com a ameaça e sem-pre sermos fiéis ao projeto de Deus, pois ele sabe o que é me-lhor para cada um de nós.

“Jesus sempre nos ama e sua cruz é a maior prova”, esse foi o tema de uma canção canta-da no dia do deserto espiritual. Deus sempre estará ao lado de nós e nos ajudará a realizarmos os nossos sonhos, porém deve-mos sempre fazer a nossa par-te. Que você leitor lembre-se que Cristo é o seu maior amigo e consolidar e que Deus esteja sempre contigo.

Boa Páscoa!!!

Grupo Arrarai

tempo PascalO tempo quaresmal tornou mais

profundo e envolvente a experiência do arrependimento, da renúncia dos pecados, da luta espiritual contra os verdugos do inimigo, e da proximidade da paixão do Senhor por nós. A com-preensão sobre os pilares quaresmais, - oração, jejum e caridade - reconhecen-do que nenhum deles deve ser vivido de forma isolada, nos fez entender o que de fato é viver o cristianismo.

Jesus jejuou e orou por 40 dias no deserto e não teve de enfrentar so-mente as fraquezas da carne. De fato, a vida daqueles que optam por Deus, por seguir seus mandamentos, viver em plena comunhão com Ele, exige renúncias de carne e espírito, pois sa-bemos da força atrativa do mundo.

Eis que é chegado o tempo da res-surreição, o tempo prometido pelo Senhor ao dizer que destruiria e le-vantaria o templo em três dias. Com sua morte e ressurreição, Cristo nos compra e nos liberta. Nos liberta de nossos pecados, de nossos erros, de nossas fraquezas e limitações. Somos livres para resistir às tentações, não estamos sob poder do inimigo. Jesus ressuscitou e nós também esperamos a nossa ressurreição.

Sejamos firmes nos propósitos do Senhor, no nosso compromisso com a salvação. Somos gratos Jesus por teu gesto de amor, por teu divino sacrifí-cio, louvado sejas Tu.

GRUPO DE JOVENS ARRARAI

Os trabalhos Pastorais da Crisma estiveram em evidência neste início das atividades. no dia 22 durante a missa dominical, os jovens catecúmenos fo-ram ungidos e em seguida receberam a bíblia, verbo que se encarnou entre nós através do cristo.

A palavra é luz para a caminha-da do cristão e traduz a razão da existência humana na missão do ressuscitado. Não nos basta ler, mas vivermos esta palavra e guardá-la no coração, uma vez que se constitui no caminho para a vida eterna.

Na unção, o óleo representa a presença do espírito santo em cujos dons nos coloca a serviço do irmão.

CrismaNo domingo de ramos, os jovens

receberam a cruz, símbolo do sacrifício do cordeiro imolado para remissão do pecado humano.

Page 11: A voz da Ilha - abril 2015

ABRIL/ 2015 11

AniversAriAntes

catequese

09 – 20hs - Reunião da Coordenação18 – Reunião Equipe Diocesana de Catequese22 a 24 – Tríduo em Preparação para a Assembleia Paroquial25 e 26 – 14 hs – Assembleia Paroquial

ABRIL

PRé CAteCuMeNAto euCARÍStICo:02- Daniel Barreto Denadai18 – Matheus Alves de Oliveira20 – Danny Lopes Cruz Silva

CAteCuMeNAto euCARÍStICo:15 - Giovana Cabral Abelha17 - Sofia Pereira de Carvalho Oliveira18 - Ana Luiza Muniz Feliciano25 – Igor Emídio dos Reis

PeRSeVeRANçA:08 - Giovanna Ferreira Marques10 - Kayky Freire Cardoso15 - Ana Cristina Alcântara Jaegger Martins15 – Ana Cristina de Souza17 - Maria Izabel Rodrigues Fróes20 - Geraldo Magella de Carvalho Filho20 - Pedro Philippe Coelho Costa21 - Giovanna Andrade Santos30 – Lívia Lopes Leal

MINI JoVeM:06 – Camilo Peixoto Soares

Parabéns,

Felicidades!!

Aconteceu na catequese....

Que seu aniversário seja um dia de comemorações e muitas bênçãos para você. Feliz aniversário!

AgendA dA CAtequese

CAteCuMeNAto CRISMAL:12 – Anna Luiza Oliveira Barros24 – João Vittor B. Magalhães25 – Júlia Rossi Aguiar25 – Lara Ribeiro Alvim10 - Gabriela de F. M.de Alvarenga

CAtequIStAS30 – Sandra Pitanga

EIS-ME AQUI, SENHOR!

01 de Março – Missa de Envio dos Catequistas à missão que nos foi confiada por Jesus Cristo.

Dia 08 de Março Acolhida aos catequizandos,Que alegria! A catequese começou!

Dia 15 de Março – Rito de Entrada: Unção “Unge-me Senhor com teu Espírito!”

Dia 22 de Março – Rito de Entrada: Entrega da Bíblia –

“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra Senhor”!

Dia 29 de Março – Rito de Entrada Entrega da Cruz- “No peito eu levo uma cruz...”.

E assim a Catequese encerra o mês de Março desejando a todos

uma Feliz e Santa Páscoa!

Page 12: A voz da Ilha - abril 2015

12 ABRIL/ 2015A Voz da Ilha

Galeria InfantilGaleria Infantil

Divertindo!

Nova Unidade: Av. JK, 1275 - Bairro São Paulo - Fone: 3021-3316

“Credibilidade não é obra do acaso”

Catequese