12
Ano da Fé 2012 2013 Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 757 - governador valadares - Julho/ 2013- distribuição gratuita A Voz da Ilha Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para sal- var o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e Nele, proclamas- sem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no ros- to de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio. Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corco- vado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 encontro filial com o Pai. Os jovens, que se ali- mentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua in- finita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização. Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jo- vens para que, impul- sionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro can- tos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo. Amém!

A Voz da Ilha - julho 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares-MG - junho 2013

Citation preview

Page 1: A Voz da Ilha - julho 2013

Ano d

a F

é2012

2013

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 757 - governador valadares - Julho/ 2013- distribuição gratuita

A Voz da Ilha

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para sal-var o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e Nele, proclamas-sem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no ros-to de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corco-vado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao

Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

encontro filial com o Pai. Os jovens, que se ali-mentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua in-finita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jo-

vens para que, impul-sionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro can-tos do mundo a fé, a

esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!

Page 2: A Voz da Ilha - julho 2013

2 Julho/ 2013A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domin-gos: 19h30/Domingo: 9h com crianças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 16h. Na primeira quinta-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Segunda à sex-ta-feira, das 8h às 18h.

- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das 09 às 11h.

- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha – 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br – E-mail: [email protected]

agenda PaROQUIaL

palavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

Estamos em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude, e o A Voz da Ilha do mês de julho par-ticipa desta expectativa convidando a todos a fazê-lo em oração, daí termos colocado na primeira página a oração completa para Jornada. Reze-a sempre ao longo destes dias que antecipam a JMJ e principalmente durante a jorna-

da. Receba o nosso jornal e que ele leve a vocês queridos leitores, com suas in-formações e formação o nosso abraço e as bênçãos da Mãe aparecida.

Fraternalmente Pe. Paulo

julhO / AgOstO

Julho

De 01 a 04 – Aconteceu o Retiro do Clero no CENTREL (GV) – Pregador Dom Leonardo (Bispo emérito de Paracatu MG)

Dia 04 – 26 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Paulo

Dia 05 – 1ª sexta feira _ Missa do Coração de Jesus ás 19:30

Dia 06 – Receberam o Sacramento do Matrimônio às 21h os noivos Ormando Leocádio e Áida Belz.

Dia 07 – Missas Dominicais – Manhã de Espiritualidade com o Professor Felipe Aquino - 2ª Etapa do ECC

Dia 16 – Festa de Nossa Senhora do Carmo

Dia 17 – Às 19:30 - Celebração em Ação de Graças pela recuperação da saúde do Sr. Sebastião Almeida e seu retorno a GV

Dia 20 – Às 19:30 - Bodas de Ouro do casal Roque de Assis e Maria da Glória de Assis

Dia 21 – Batizados às 9h (Dentro da Missa)

Dia 25 – festa de São Tiago – Apóstolo

Dia 26 – Dias dos avós- São Joaquim e Sta’Ana

Dia 27 – Às 21h Casamento de Frederico Augusto Rodrigues Caldeira e Gabriela Chaves Vilar Guimarães

agosTo

Dia 01 – Adoração aos Santíssimo às 15:30 – Missa às 16:15

Dia 02 – Missa às 06:15 (Novo horário)

Dia 04 – Dia do Padre

Jornada Mundial da Juventude

É no contexto do Ano da Fé que neste mês acontece a Jornada Mundial da Ju-ventude no Rio de Janeiro, com abraço do Cristo Redentor.

O papa João Paulo II, que iniciou a ce-lebração das Jornadas com a juventude, começou o seu pontificado convidando a Igreja e a humanidade a “abrir as portas ao Redentor”.

No Rio de Janeiro, o Cristo, cuja ima-gem de braços abertos domina a cidade, quer acolher a juventude do mundo, para enviá-la a anunciar e testemunhar a fé: “Ide e fazei discípulos entre as nações!” É hora de ser fermento na massa! É hora de deixar a generosidade dar espaço ao sonho de que todos tenham um encontro pessoal com o Senhor!

O Cristo abre os baços para a juventude! A juventude abre os braços para o mundo! O Brasil, pelo Rio de Janeiro, abre as por-tas para o Cristo e para a juventude! Este encontro com o Nosso Senhor vai desper-

A esperança que nasce da fétar o que temos de melhor dentro de nós! É hora de celebrar a alegria e a beleza de ser discípulo do Senhor Jesus!

Na homilia de abertura do Ano da Fé (11 de outubro de 2012), o hoje papa emérito Bento XVI refletia que temos verificado uma “desertificação” espiritu-al. E afirmou: “O vazio se espalhou. No entanto, é precisamente a partir da ex-periência deste deserto, deste vazio, que podemos redescobrir a alegria de crer, a sua importância vital para nós, homens e mulheres. No deserto é possível redesco-brir o valor daquilo que é essencial para a vida; assim sendo, no mundo de hoje, há inúmeros sinais de Deus, do sentido último da vida, ainda que muitas vezes expressos implícita ou negativamente”.

A Jornada Mundial da Juventude é uma convocação aos jovens para que se-jam indicadores do caminho para Terra Prometida!

D. Geraldo Majjela AgneloCardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Page 3: A Voz da Ilha - julho 2013

Julho/ 2013 3

Ao comemorarmos os 50 anos do Jor-nal a Voz da Ilha, conheçamos um pouco da história dos seus idealizadores. Segue a do primeiro tipógrafo, Daniel Mathias de Almeida.

Um dos veteranos na profissão de ti-pógrafo, em Valadares, amigo da classe estudantil, bem identificado nos meios esportivos, nasceu no dia 21 de julho de 1919.

Filho de Etelvina Mathias e Cezário Mathias de Almeida (Fundador de sua cidade natal, Águas Formosas, MG), fa-leceu dia 14 de fevereiro de 1993.

No início dos anos 50 montou uma ti-pografia na rua Israel Pinheiro, e ali con-feccionava os jornais:“Voz do Estudan-te”, “O Olho”, “Kaolho” e “ A Voz da Ilha”, sendo este o informativo da Paró-quia Nossa Senhora Aparecida, do bair-ro que residia e tanto amava.

Nos jornais estudantis, ele incentiva-va muito os jovens às par ticipa-ções cultu-rais e polí-ticas.

No es-porte, cola-borou com a Liga de F u t e b o l A m a d o r GV, tendo sido dire-tor do de-partamen-to técnico da Junta Disciplinar Despor t i -

A VOZ DA ILHA PARABENIZA A TODOS OS VOVÔS E VOVÓS, PELO SEU DIA, 26 DIA JULHO DIA DE SÃO JOAQUIM E SANTANA (avós de Jesus) E OFERECE ESTE LINDO POEMA DE CORA CORALINACora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. *1889,Goiás + 1985.

va, onde era rigoroso na disciplina.Organizador do futebol dente-de-leite

(que era o seu forte), nas solenidades de abertura dos torneios, exigia que as crian-ças cantassem o Hino Nacional Brasileiro e somente poderiam participar dos jogos, as que tirassem boas notas na escola.

Esposo da Senhora Maria Isabel de Almeida, ( dona Belinha), ainda residen-te na Ilha na Av. Piracicaba, com quem teve sete filhos: Desidério, Danilo, Délia, Dóris, Daniel Filho (falecido), Dirceu e Denise.

Marido fiel, pai amoroso, cidadão exemplar, honesto ao extremo, amigo e responsável.

Que o Deus da ternura e misericórdia, o abrace sempre por nós, que mesmo de-pois de tanto tempo de sua ausência ainda o amamos muito e o guardamos com ca-rinho e orgulho em nossos corações e na história do nosso Jornal a Voz da Ilha.

(Dados fornecidos pelos familiares)

Não sei ... se a vida é curtaou longa demais pra nós,Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:Colo que acolhe,Braço que envolve,Palavra que conforta,Silêncio que respeita.

Alegria que contagia,Lágrima que corre,Olhar que acaricia,Desejo que sacia,Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,é o que dá sentido à vida.É o que faz com que elanão seja curta,nem longa demaisMas que seja intensaVerdadeira, pura ...Enquanto durar.

Não seiCora Coralina

Daniel Mathias de Almeida

Page 4: A Voz da Ilha - julho 2013

4 Julho/ 2013A Voz da Ilha

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Estamos no tempo das tradicio-nais festas caipiras, juninas e juli-nas, que pipocam nos vários bair-ros da cidade, a maioria delas em homenagem aos santos populares: Santo Antônio, São João, São Pe-dro e Santana, entre outros.

Têm sua origem na Europa e vieram para o Brasil na época em que o país era colônia de Portugal. Inicialmente eram consideradas festas pagãs, mais ligadas ao tem-po e à colheita, ganhando, depois, o significado religioso e, hoje, são conhecidas como “Santas Festas”, embora apresentem forte influên-cia folclórica, principalmente nas vestes e nas danças.

As festas juninas começam no dia 13 de junho, com Santo An-tônio e fecham no dia 29, Dia de São Pedro e São Paulo. Depois continuam como festas julinas, to-das celebradas com muita alegria, muita música e animação. Os “ar-raiás” enfeitados com bandeiro-las coloridas oferecem comidas típicas p’ra ninguém botar defeito.

Alguns costumes e tradições

Festas juninas - tempo de Festejar

vieram de Portugal e outros paí-ses como a França com a imper-dível quadrilha: “Balancê! An avant! Anarriê” e outros termos já em português: “Olha a grande roda! Olha a chuva! É mentira”... E nada é melhor que curtir essas santas festas, dançando quadrilha e muito forró.

Da China veio o uso dos fogos de artifício: foguetes de lágrimas, rojões, bombinhas e busca-pés que não devem ser manuseados por crianças. Outra famosa tradição são as roupas caipiras: calça re-

mendada, camisa xadrez, cigarro de palha e bigode para os meninos; para as meninas, saia rodada de chita, laços de fita, maquiagem de pintinhas no rosto... Indispensável, para ambos, o chapéu de palha .

No dia 05 de julho, o CEDES realizou, com muito sucesso, a sua festa julina, o tradicional “Arraiá da Creche da Ilha”, neste ano ar-mado na área livre atrás da igreja católica da Ilha, na Avenida Pira-cicaba, com muitas atrações e brin-cadeiras: barraquinhas decoradas com muito bom gosto, deliciosas

Faltam poucos dias! E são, também, poucos dias para fazer tantas coisas que vão sendo adia-das, no período letivo. Agora, em pleno inverno, com a temperatura mais amena, e alguns dias de mui-to frio, ficar em casa cai bem no gosto das crianças.

Podem acordar mais tarde, to-mar o café da manhã sem pressa, no aconchego da família. Podem

comidas típicas, pescaria, muita música e a tão esperada quadrilha das crianças.

Se você comprou o bingo, para-béns! Além de se divertir e encon-trar os amigos, você teve a chance de contribuir para o desenvolvi-mento dos projetos sociais da ins-tituição. Jornal de agosto, cobertu-ra geral da festa.

Lembre-se : O “Arraiá da Cre-che da Ilha” é a festa da nossa co-munidade - a sua festa . Sinceros agradecimentos pela presença e sucesso do nosso evento.

Férias!... Elas estão chegando ...contar, principalmente, com o cari-nho e atenção dos pais, no acompa-nhamento de suas atividades indi-viduais ou em grupo, reforçando as práticas de boas maneiras, alimen-tação saudável, respeito às pessoas, aos horários e programas de TV que lhes são apropriados, sem esquecer dos limites, para não ficarem mal habituados.

Para manter os dias de férias

bem animados, podem reunir os amiguinhos para jogar bola, vídeo-game, quebra cabeça, ver filminhos comendo pipocas ou ainda ouvir e contar histórias. As férias podem ser uma oportunidade para passear com os familiares: ir ao shopping, a um sítio, clube esportivo, praças da cidade; aproveitar os programas culturais como teatro infantil, expo-sições de fores (expoflores), de ani-

mais ( agropecuária ) com parques de diversão que recebem as crian-ças, nesse tempo.

De qualquer maneira as férias representam um tempo mágico de alegria e diversão garantida, onde as crianças estiverem. Feliz férias a todas! Bom descanso aos educa-dores!

A direção.

Page 5: A Voz da Ilha - julho 2013

Julho/ 2013 5

Juventud

e e Fé

Arcebispo do Rio de Janeiro fala sobre preparação para acolher os jovens católi-cos do mundo na primeira JMJ brasileira

Em entrevista exclusiva à Revista Ave Maria, Dom Orani João Tempesta, ar-cebispo do Rio de Janeiro, fala sobre as expectativas com relação à Jornada, a preparação para o evento e o legado que o encontro deve deixar para o país e tam-bém para o mundo.

- Além de acontecer no maior país católi-ca do mundo, a Jornada Mundial da Juven-tude Rio 2013 será a primeira viagem inter-nacional do Papa Francisco. Quais são suas expectativa para essa edição da JMJ?

Dom Orani: Temos uma grande mis-são a cumprir ao acolher o mundo em nosso país. A principal expectativa é mar-car a vida de cada pessoa que participará dessa Jornada. Espero que todos sejam acolhidos com alegria, fraternidade e solidariedade, como o grande abraço de Jesus Redentor.

Quanto ao Papa Francisco, acredito que a emoção de a Jornada ser o primeiro compromisso público internacional com o Santo Padre ficará marcada na memó-ria de Sua Santidade. Sobretudo por se tratar de um evento voltado para a juven-tude, um dos grandes cuidados da Igreja em nosso tempo, e também pela vinda ao Brasil, onde experimentará o calor e o en-tusiasmo do povo latino-americano que ele já conhece bem. A grande preparação que temos dedicado para o Papa Francis-co é justamente o acolhimento filial que queremos lhe dedicar.

- O que os jovens brasileiros podem e de-vem esperar da Igreja? E o que a Igreja pode esperar dos jovens, com esse impulso dado pela JMJ?

Dom Orani: A igreja quer caminhar com o jovem e se preocupa com as ques-tões da juventude. A JMJ é a maior ex-pressão disso. Ela busca levar a juventude a um sentimento de pertença à Igreja de Cristo e motiva a todos a viverem e trans-mitirem essa nossa fé. O que esperamos

Entrevista

“Jovens querem viver AVENTURA DE FÉ”

do jovem é justamente o envolvimento. É muito bo-nito ver, cada vez mais, jovens dando seu “sim” e se tornando, de fato, protagonistas dentro da Igreja e da sociedade.

- O tema da JMJ – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” – deixa claro que os jovens possuem seu pa-pel nesse universo evangelizador da Igreja. Na sociedade contemporânea, quais seriam as principais maneiras de concretizar essa missão?

Dom Orani: Existem muitas maneiras, mas os jo-vens sempre surpreendem com novas e criativas for-mas de anunciar o Evangelho. No entanto, sem dúvi-da, a maior e a mais eficiente maneira de evangelizar é através do testemunho, pois só faz discípulo quem é discípulo.

- E quanto as pessoas que não professam a fé católica, ou mesmo que não professam nenhuma fé, qual pode/deve ser a contribuição da JMJ?

Dom Orani: A JMJ é aberta a todos aqueles que desejam o bem e se preocupam com os nossos huma-nos. Temos entre nossos objetivos o compromisso de promover o diálogo inter-religioso e o ecumenismo. Nesse sentido, um dia antes da Jornada começar, ou seja, em 22 de julho, vai acontecer na PUC-RJ um encontro de religiões católica-romana, judaica e mu-çulmana, com o objetivo de promover a unidade e o diálogo, o encontro celebra a união e o respeito entre as religiões e suas crenças.

- Com relação à estrutura da cidade e do evento em si, quais são as áreas que exigem mais atenção? De que forma se deu a comunicação entre Comitê Organizador Local (COL) e instâncias de governo para organizar as-pectos como logística e hospedagem, por exemplo?

Dom Orani: Segurança e transporte foram áreas que receberam especial atenção. Foram feitas parcerias com os órgãos competentes e com todas as instâncias do governo para que tudo corra bem. Em relação aos setores de comunicação, todos os órgãos estão integra-dos, alinhados, de modo que os envolvidos professem um só discurso. Reuniões mensais com as acessórias de todas as esferas governamentais, juntamente com a da JMJ, marcaram essa busca.

- Com relação às críticas de os governos apoiarem em evento que é confessional, tanto no que diz respeito à es-trutura quanto com incentivos financeiros, qual deve ser o retorno da JMJ para a economia, por exemplo? E quan-to à contribuição para a visibilidade do país no exterior, também se espera uma mais ampla disseminação do Bra-

sil com a realização da JMJ?Dom Orani: O número de pessoas que vem ao

Rio para a Jornada deve superar o público espe-rado para outros grandes eventos que a cidade se-diará, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Os diversos setores da economia devem receber um significativo aumento no período da JMJ. O co-mércio, por exemplo, prevê um acréscimo de 15% para o mês da JMJ em comparação com o mês de julho do ano passado. Um relatório divulgado pela organização da JMJ de Madri, realizado em 2011, mostrou um impacto econômico de aproxi-madamente R$ 920 milhões (cerca de 354 milhões de euros) na Espanha. O estudo, realizado pela WaterhouseCoopers, apontou que os gastos feitos por estrangeiros em Madri foram de 147 milhões de euros. Os cálculos foram baseados no gasto di-reto da organização da JMJ e em dados recolhidos através do Instituto de Estatística da Comunidade de Madri e pelo Instituto Nacional de Estatísti-ca. Mas isso não é o mais importante. A JMJ Rio 2013 acontece não com o intuito de movimentar a economia, mas para mostrar à sociedade que cultura e fé estão aliadas e rendem bons frutos, legados importantes, que servem de exemplo para a sociedade em geral. Ao colocar o jovem como sujeito do processo, ele, em nome do Evangelho, se vê como protagonista e vive uma experiência que o marca significativamente. A partir daí, ele sai do Rio de Janeiro para levar histórias, cultura e demais aspectos par o mundo inteiro, fazendo discípulos entre as nações.

- Para finalizar, por que a JMJ continua a motivar a participação de tantos jovens, mesmo hoje, em que o secu-larismo se amplia também em nosso continente? Em uma mostra de que a Igreja está viva e perene? Qual será a herança da JMJ Rio 2013 para as próximas edições?

Dom Orani: Os jovens desejam ter um encontro com Deus, viver uma verdadeira aventura de fé e par-tilhar suas experiências com outros jovens que vivem em lugares muito distantes, mas compartilham uma mesma fé, os mesmos valores e vivenciam os mesmos desafios. Essa é a grande prova de que a Igreja é Viva e jovem. Uma das características do povo brasileiro e que tem tudo a ver com a juventude é a alegria. Essa já é uma marca da JMJ, mas deve se mostrar ainda mais intensa nesta edição.

Entrevista: Por Leonardo MeiraFonte Revista Ave Maria / Julho2013

Page 6: A Voz da Ilha - julho 2013

6 Julho/ 2013A Voz da Ilhaapostoladodaoração

Aniversariantes do mês julhoDia 05 – Maria da Conceição G. Caldas;Dia 21 – Jacira G. Miquelino ;Dia 17 – Terezinha A. Caldeira;

Parabéns! Felicidades!Que o S.C. Jesus, derrame chuvas

de graças e bênçãos sobre nós !!!........Parabéns ! Felicidades!...

Junho: mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Esta devoção é celebrada como a manifestação do último esforço do amor de Jesus Cristo para com a humanidade. Ele deseja “favorecer os homens nes-tes últimos séculos desta redenção amorosa, para livrá-los do império de sa-tanás, o qual Ele pretende arruinar.”

Eis o coração que tanto amou os homens!...

Preparação para a Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Preparamos, rezando e meditando o terço Mariano durante nove dias. Alguns dias rezamos na Igreja an-

Celebrando “O jubileu de ouro do Apostolado da Oração”!tes da Santa Missa, outros nas casas de Associadas Eméritas, etc. Iniciamos a Oração do terço dia 29/05/2013 e concluímos a Novena dia 06/06/2013. Véspera da Festa do Sagra-do Coração de Jesus.

FestA dO sAgrAdOCOrAçãO de jesus

Dia 07 de junho de 2013 – Oração do terço em seguida, missa solene em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, celebra-da por Pe. Paulo.

Aconteceu a “Bênção das fitas.”

Receberam fitas pelas mãos de nossa Presidente Miriam:

De Zeladora: HozanaDe Associada: Maria de

Lourdes Aranda.Cada “fita” traz o Escu-

do do Sagrado Coração de Jesus! É um emblema no qual está estampada a ima-gem do Sagrado Coração de Jesus com a seguinte frase: “Venha a nós o Vos-so Reino.” Seu uso (fita) foi um dos pedidos feito

por Jesus à Santa Margari-da Maria Alacoque.

À Hosana e Lourdes nossos parabéns! Que o Sagrado Coração de Je-sus as guarde dentro do vosso Misericordioso Coração.

“Jesus manso e humilde de Coração fazei o nosso coração, semelhante ao vosso.”Maria de Lourdes Aranda recebendo a Fita de

AssociadaOzana M. Perpétuo recebendo a fita de Zeladora

Membros do Apostolado da OraçãoOzana, Miriam, Maria de Lourdes

Dia 22 – Gezy Tavares Jardim ;Dia 20 – Maria da Glória de Assis; Dia 27 – Iolete Neves Pinheiro ;

Zeladora: Maria da Glória de Assis.

Terço realizado na Casa de Ruth Soares Terço realizado na Casa de D. Humbelina Dias

Terço realizadona Casa da D. Maria Wandercok Terço realizado na Casa do Márcio Oliveira

Page 7: A Voz da Ilha - julho 2013

Julho/ 2013 7

Ballet Márcia Paiva(33) 3271-1696 / 9191-1441

Ballet Clássico/ Ballet Moderno

Local: Colégio Lourdinas

Pastoral Familiar

O amor se vive ou não se vive

Queremse casar

A Sagrada Escritura relata o fato ocorrido no caminho de Je-rusalém para Jericó, quando de-terminado transeunte é assalta-do, roubado e deixado na estrada como se estivesse morto. Passou por ali um sacerdote, viu e não fez nada. Passou um levita e fez a mesma coisa. Por fim, veio um estrangeiro, um samaritano, que realizou um gesto de compaixão, recolhendo aquele judeu e cuidou de seu tratamento. Fez um ato que ultrapassou de muito o sim-ples amor.

O amor supõe acolhida do próximo, fato que vai além dos l imites de nosso próprio ser. É o encontro do outro, que deve ser outro eu, agindo com ele como samaritano, como al-guém que presta serviço em seu benefício. Isto parece de-safiar os critérios da cultura moderna, marcada pelo egoís-mo e pela convergência de si-tuações voltadas para o indi-víduo, sem preocupação com a coletividade e a par ti lha em vista do bem comum.

No cotidiano, o amor se vive ou não se vive. É expressão de fidelidade ou não, sendo capaz até de quebrar barreiras e de luta pela conquista e defesa de direi-to. Uma manifestação pública or-deira da população pode ser gesto de amor e conquista de melhores condições de vida da população.

A desordem e a violência revelam desrespeito com o bem público e é expressão clara da falta de amor.

O Brasil vive certa varredura na sua democracia, quando o povo vai às ruas para protestar, incon-formado com a falta de amor dos nossos dirigentes. Os limites de resistência chegam ao extremo e a paciência acaba. É o que temos assistido nos últimos tempos. Pa-rece que o povo quer passar o Bra-sil a limpo, e isto realmente preci-sa acontecer para que o amor seja real.

Parece que perdemos o espírito samaritano, o valor do volunta-riado e nos deixamos iludir pela cultura do consumismo desen-freado. Com isto não prestamos atenção no sofrimento de quem está alheio aos bens materiais e carentes do necessário para uma vida digna. Temos muitos gas-tos desnecessários e partilhamos pouco com quem não têm.

Dom Paulo Mendes PeixotoArcebispo de Uberaba (MG)

• 27/07/2013 - Frederico Augusto Rodrigues Caldeira e Gabriela Chaves Vilar Guimarães

• 24/08/2013 - Henrique Martins de Assis e Priscila Martins de Assis em Ipatinga

A transmissão e educação da

Fé Cristã na FamíliaTema:

D I O C E S E D E G O V E R N A D O R V A L A D A R E S

POliCiA MilitAr inFOrMA: Telefone da Viatura da PPA (Patrulha de Prevenção da

Ilha) 8863-1169.

Page 8: A Voz da Ilha - julho 2013

8 Julho/ 2013A Voz da Ilha

dízimodízimodízimo AniVersAriAntes diZiMistAs - MÊs de julhO

01/07 - Maria Ivani de Souza01/07 - Maria Ester Magalhães Prates01/07 - José Luis de Oliveira 02/07 - Ana Maria Rezende Leal 02/07 - Grasiele Rodrigues Pereira 03/07 - Maria Augusta Resende Barros 03/07 - Mendell Bretas Alvarenga 03/07 - Kissila Cordeiro N. de Oliveira 03/07 - Romário Ribeiro 04/07 - Lúcia Meire de Lanes Bastos 04/07 - Elcy de Lourdes Souza Pereira 05/07 - Manoel Pereira dos Santos06/07 - Andreysa Alves da Silva 06/07 - Artil de Oliveira Felix 07/07 - Doroty Almada Silva

07/07 - Zuleide Villa Caumo 08/07 - Solange O. Brasil 08/07 - Maria Goreth Grossi Rocha 08/07 - Maria Célia de Souza Almeida 08/07 - Isaias Carvalho Leonídio 09/07 - Maurício Lacerda Mendonça 09/07 - Rildo de Almeida Emidio 09/07 - Suzana Beatrice Assis Fernandes 10/07 - Celina Diniz Vasconcelos 11/07 - Miguel Arcangelo Pereira 11/07 - Lígia Martins Costa 11/07 - Gabriel Siqueira Neto 15/07 - Gilda Silva Araujo Perim 16/07 - Rivaldo Pereira De Assis 16/07 - Aventino Caumo

17/07 - Marcell Bretas Alvarenga 17/07 - Terezinha Adelina A. Caldeira 17/07 - Cornelio Rodrigues Lacerda 18/07 - Aline Abrantes do Nascimento 18/07 - Dircy Batista de Souza 19/07 - Maria Fátima de Oliveira Vieira 19/07 - Maria Cristina S. de Carvalho 20/07 - Clara Castro Alves Braga 20/07 - Elzi Rosa de Morais Silva 20/07 - Maria da Gloria de Assis 21/07 - Lêda de Carvalho Goncalves 21/07 - Zilma Pereira Duarte 22/07 - Gezy Tavares Jardim 22/07 - Leonidio Amaro dos Santos 23/07 - Tallyta Natani de O. Reis

23/07 - José de Arimatéia Coelho 24/07 - Aloisio Ribeiro Pimenta Jr. 25/07 - Roberta Amaro Pimenta 25/07 - Michel Peçanha 25/07 - Magna Cerqueira 25/07 - Evandro Bittencourt27/07 - Geralda Magela de Rezende 27/07 - Iolete Neves Pinheiro 27/07 - Carlos Brandao Araujo 29/07 - Eliana Alves de Souza 29/07 - Antônia Coelho Ferreira 30/07 - Keila Cristina de Moura Freitas 30/07 - Jose Gomes de Medeiros

A vocês, queridos e queridas dizimistas, parabéns e que as bênçãos deus sejam abundantes em suas vidas! (Equipe da pastoral do dízimo)

Aniversarios de Casamento:01/07 - Valesca Cardozo Lopes Neves e Herminio N. Santana02/07 - Senir Cangussu Castro e Clero Neves de Castro02/07 - Claudio Manoel da Silva e Maria Aparecida Lopes Silva02/07 - Ramom Alves Conserva e Maria Auxiliadora Ferreira Conserva04/07 - Gilca Mª de Carvalho de Almeida e Pedro Coimbra de Almeida05/07 - Roberta Amaro Pimenta e Fernando Cyrilo Rodrigues Cordier08/07 - Maria Vilma Reis Silveira e Armando Roberto Silveira08/07 - Geraldo Antonio Batista e Maria Cristina Pereira Batista09/07 - Maria Goreth Grossi Rocha e Elcio Rocha Gomes09/07 - Ursula Conserva da Cruz e Expedito Bento da Cruz09/07 - Regina Cele Silva Xavier e Jairi Soalheiro Xavier09/07 - Hilton Pires Coelho e Juliane F.10/07 - Maria Valeria C. S. de Castro e Ruben Assis de Castro Alves12/07 - Elizabete Maria Godinho Assis e Ederson Godinho de Oliveira12/07 - Hilario Breguez e Maria Alves Pereira Breguez13/07 - Rozze Franco e Maurício Chisté14/07 - Heliomar Falci Mota Amaral e Eduardo Jose do Amaral14/07 - Lúcia Meire de Lanes Bastos e Leonardo P. Bastos15/07 - Altino Loureiro Martins e Milena Silva Rocha Martins16/07 - Maria Das Graças B. Falci Motta e Hélio de Oliveira Mota16/07 - Maria Aparecida de S. Resende e Jairo Pereira Rezende

16/07 - Ligia Soalheiro Ferreira e José Nonato Ferreira16/07 - Dircy Batista de Souza e Manoel Augusto de Souza16/07 - Isabela Pffaifer Ramos Lara e Marlon Lara Tomas17/07 - Meire Eloise Braga Fava e Jose Biziato Fava17/07 - Roberto Felipe de Melo e Marina Celma S. de Melo17/07 - Alessandra de O. Fernandes e Sergio Henrique Fernandes18/07 - Silmara Ap. Barbosa Rodrigues e Otacílio Rod. Júnior19/07 - Paulo César de Miranda Faria e Maria Angélica Esperança Faria20/07 - Maria da Gloria de Assis e Roque de Assis21/07 - Juvelucio Alves de Oliveira Maia e Ailza Maria Santos Maia22/07 - Rildo de Almeida Emidio e Josiane de Almeida Rezende25/07 - Paulina Coelho de Souza e Francisco A. Souza27/07 - Luciana Calçado Amarante e José Calçado Amarante27/07 - Renaldo Vilela de Paula e Marinalva Batista Vilela27/07 - Fatima Regina H. Costa e Ricardo Martins da Costa28/07 - Denise Quaresma Soares Bretas e Carlos Aurélio29/07 - Maria José Tomiche Gazel e Omar Gazel30/07 - Ana Paula Laender L. Rocha e Ricardo Rocha31/07 - Paula Reis Silveira Siqueira e Gabriel Siqueira Neto31/07 - Angelina Soares da Silva e Pulcino Soares

tele-jÓiAs - COnsertOs

e também naturaPronta entrega

Praça itatiaia, 344 Apto. 201 - ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374jairinho

Aviário da IlhaMERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

DENGuESE VOCÊ aGIR,

PODEMOS EVITaR.

Page 9: A Voz da Ilha - julho 2013

Julho/ 2013 9

Aniversario de Casamento

Veja no demonstrativo financeiro onde o seu dízimo está sendo aplica-do e alegre-se por ajudar a realizar estes trabalhos a serviço da Igreja,

da Comunidade e dos Irmãos menos favorecidosMuito bem servo bom e fiel, como foste fiel no pouco eu lhe confiarei mais (MT 25, 23)

ATENçãO:As missas de responsabilidade

da pastoral do dízimo acontecem todo 3° sábado e

domingo do mês. Agende para não esquecer.

PASTORAL DO DÍZIMO - INFORMA

ACEITAMOS CONVÊNIOS, CONSULTE-NOS

* São Lucas Saúde* Cemig Saúde

* BioMed * Vitallis

* Plano Pasa/Vale* Correios * IPSM

* IPREM/MG

Dízimo: você colaboraA comunidade agradeceE Deus recompensa

Faça a experiência sendo Dizimista em sua comunidade!

Reunião da pastoraldo dízimo toda

2ª terça-feira do mês.Se você deseja conhecer a pastoral

venha participar conosco.

ANIVERSARIANTES: 07/07 - Doroty Almada Silva08/07 - Solange Oliveira Brasil

dízimo é testemunho de humildade

ANIVERSARIANTES COROINHASParabéns aos ANIVERSARIANTES COROINHAS, que Deus derrame sobre vocês muitas bênçãos pela intercessão de São Tarcísio e de São Domingos Sávio aumentando-lhes a piedade e o desejo sincero de Servi-lo sempre com alegria.• 11/07 - Rafael Damasceno Silva Fonseca • 28/07 - Pedro Henrique Feres Campos

17/06 - Geraldo Antônio Batista e Maria Crista Pereira Batista19/06 - Maria do Rosário Fátima Bahia e Jorge Antônio Bahia

Depois de lavar os pés dos dis-cípulos, Jesus vestiu o manto, sen-tou-se de novo e perguntou: “Vo-cês compreenderam o que acabei de fazer? Vocês diziam que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês têm razão; eu sou mesmo. Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês

27/07 - Carlos Brandão Araújo

devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. Eu garanto a vocês: o servo não é maior do seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Se vocês compreen-deram isso, serão felizes se o puse-rem em prática”. (Jo 13, 12-17)

Page 10: A Voz da Ilha - julho 2013

10 Julho/ 2013A Voz da Ilhaamaiamai

informativo AMAi – Associação dos moradores e amigos da ilha

gestãO eu AMO A ilhA

Vicentinos em ação

Uma suave proposta

Em Provérbios 14,27 está escrito: “O Temor do Senhor é a fonte de Vida e Sabedoria. Com Ele co-nheceremos melhor estes Mistérios de Deus”. Ele é o Criador de tudo, nos conhece e nos ensina o caminho para a felicidade e a Salvação.

É proposta de Jesus: “Sereis meus amigos se fi-zerdes o que vos mando”; Ele é autoridade pra isto. Ele nos pede para aban-donar o pecado, caso con-trário as coisas não darão certo. Temos que cumprir os Mandamentos, andar na Luz e na Palavra. Eis o segredo... mergulhar fundo em busca da péro-la preciosa, o tesouro es-condido que é Jesus, sem jamais desanimar; os que não o conhecem, zomba-rão de nós, até que seja descoberta a pérola de grande preço no fundo do mar.

O salmista diz: “Se-

nhor, tomei-te como refú-gio, não serei humilhado.” Sei que Ele me ouvirá na solidão, no descaso, na aflição e me trará uma fe-liz libertação.

Não vivamos o “Sis-tema Farisaico” que consiste em depreciar o outro, acusar, implicar,, dominar ou escravizar. Fiquemos na sua sublime doçura; na arte de amar o amargo vira felicidade e o rancor se transforma em ternura.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo...

Confrade Élcio Fava – SSVP

Obrigado pelas do-ações de alimento da “Campanha da Carida-de” aos moradores da Ilha. Deus lhes retribua abundantemente. Até a próxima...

Reuniões de 2ª à 5ª Fei-ra na sala nº 2 às “19h30 min. Venha ser um Vicen-tino. Esperamos vocês...! EAC

Vem aí o XXII Encontro do EAC! Dias 17 e 18/08, em nossa Paróquia. Inscrições abertas, após as missas.

Vaga limitadas.Beijos, Tios do EAC

Alô, galerinha de13 e 14 anos!

Segurança PúblicaComunicamos que a reunião

marcada para 04 de julho foi adia-da a pedido do comando da Polícia Militar em virtude da prioridade do efetivo para as últimas manifesta-ções.

Limpeza da Orla No dia 05 de julho conforme in-

formado a comunidade, aconteceu na Câmara Municipal, reunião or-dinária, além dos vereadores con-tou também com a presença da Secretaria Municipal de Meio Am-biente, Departamento de Limpeza Urbana.

Na oportunidade foi apresenta-do projeto de limpeza e refloresta-mento da orla. O projeto da AMAI (colaboração do Eng. Florestal Marcio Grossi) foi aprovado por unanimidade. Os vereadores e de-mais presentes elogiaram a ação e ressaltaram que o mesmo deveria ser estendido para toda a cidade.

O Projeto se dividirá em duas

etapas: Retirada das espécimes in-vasoras como por exemplo o colo-nião, leucena, fedegoso, etc. Em se-guida plantio de espécimes da flora local.

Pedimos aos moradores que co-laborem com o projeto e com sua divulgação.

Festa AMAIInformamos que a festa da

AMAI, será realizada em agosto, contamos com toda a comunidade, pois os recursos arrecadados serão revertidos em segurança pública do nosso bairro.

Reunião AMAI: dia 25/05 as 19h30Centro Comunitário da Paróquia da Ilha

Se você deseja ajudar na campanha do quilo (campanha da solidariedade) realizada pelos

vicentinos no 2º sábado do mês entre em contato com a secretaria e deixe seu nome e telefone para

que façamos contato. (Não precisa ser vicentino, qualquer pessoa que queira participar será bem vinda, homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens...)

Page 11: A Voz da Ilha - julho 2013

Julho/ 2013 11

AgendA dA CAtequese

04 – Feira da Catequese e Arraial de São João 08 -Terço com Catequistas – Residência da Célia08 a 27 – Recesso

catequese

anIveRsaRIantes

JuLho - Catequisandos:08 - Caio Pedro Malini10 - Fernando Pêgo Miranda Netto11 - Pedro Henrique Lopes Magalhães15 - Luiz Guilherme Barreto Coelho15 - Kaillany de Carvalho Jordão18 - Bianca Sanches Braga Coelho18 - Yasmim Gomes de Almeida20 - Maria Eduarda Ribeiro Aguiar21 - Larissa Campos Silva22 -Sabrina Nayara Pereira26 - Carolina Kerley Guimarães Oliveira27 - LuannyFabinny Mendes Silva28 - Raphaela Miriam Ribeiro Miquilino de Miranda28 - Júlia Calçado Amarante30 - Camila Gonçalves Alcântara31 - Lucas Teixeira Aguiar

CATEQUISTAS E AjUDANTES08 - Maria Célia de Souza Almeida28 - Maria de Lourdes Alcântara Pereira

Parabéns, Felicidades!!

Que seu aniversário seja um dia de comemorações e muitas bênçãos para você.

Feliz aniversário!

Que nos fazem todas as vontades.Que nos dão tudo sem nada pedir.Que nos amam mais que a si próprios.

A vocês, todos os avós, que Deus os abençoe cada dia mais.Que nos dê a bênção de sempre tê-los conosco:Dando-nos muito amor, nos passando experiências,Ouvindo-nos com carinho, nos aconselhando,Nos “dengando”, nos orientando, nos suportandoSempre com muito carinho e paciência.

Vocês são para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência,de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza,e principalmente de muito amor.

Amamos vocês...

Catequistas e catequizandos da Paróquia da Ilha

Celebrar o Dia dos Avós significa cele-brar a experiência de vida,é reconhecer o valor da sabedoria ad-quirida com o passar dos anos.

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos da-dos aos netos, e mui-

A vocês que nos cercam de muito carinho e de muito amor.

Dia dos Avóstas vezes eles são o su-porte afetivo e financeiro de pais e filhos.

As avós são chama-das de “segunda mãe”, e os avôs, de “segundo pai”, e muitas vezes estão ao lado ou até mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabe-doria, experiência e com

certeza um sentimento maravilhoso de amor, carinho e paciência.

Parabéns aos nossos amigos maduros (nossos avós), cheios de escuta e compreensão cujo dia é celebrado em 26 de ju-lho, lembrando São Joa-quim e Santa Ana, pais de Maria, Mãe de Jesus!

Page 12: A Voz da Ilha - julho 2013

12 Julho/ 2013A Voz da Ilha

Galeria InfantilGaleria InfantilVovó Corina, tia Farlene

agradecem a Deus o presente que receberam e homenageiam felizes os 2 aninhos de Pedro Renato em 18 de julho, desejando as bênçãos

do céu sobre ele.

O dia 20 de julho é a data internacional do Dia do Amigo, comemo-rado especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai. A data foi criada na Argentina e pretendia comemorar a chegada do homem à Lua, um evento que significava, para quem o criou (o argentino Enrique Ernesto Febbraro), que a união pode ultrapassar qualquer obstáculo.

Dia do Amigo