12
Ano da Fé 2012 2013 Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br ano Xlvi - nº 759 - governador valadares - seTembro/ 2013- distribuição gratuita A Voz da Ilha “Senhor, tua palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho.” (Sl 118,105) ... “porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” (hb 4,12) Programação da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida PÁGINA 06 E 07

A voz da Ilha setembro 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal "A Voz da Ilha" - Paróquia N. S. Aparecida, Ilha dos Araujos, Governador Valadares-MG - setembro 2013

Citation preview

Page 1: A voz da Ilha setembro 2013

Ano d

a F

é2012

2013

Jornal da parÓQuia de nossa senhora aparecida - rua 10, 46 - ilha dos araÚJos - gov. valadares/mg - www.paroQuiadailha.com.br

ano Xlvi - nº 759 - governador valadares - seTembro/ 2013- distribuição gratuita

A Voz da Ilha“Senhor, tua palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho.” (Sl 118,105)

... “porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” (hb 4,12)

Programação da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida

PágiNA 06 e 07

Page 2: A voz da Ilha setembro 2013

2 SETEMBRO/ 2013A Voz da Ilha

- Horário de Missas: Quartas-feiras, Sábados, Domin-gos: 19h30/Domingo: 9h com crianças.

- Adoração ao Santíssimo todas as Quintas-feiras às 15:30h. Na primeira quinta-feira do mês, responsável: Pe. Paulo.

- Atendimento Paroquial (Secretaria): de Segunda à sex-ta-feira, das 8h às 18h.

- Atendimento Pastoral: Terça-feira: Visita aos doentes / Quarta e quinta-feira, das 09 às 11h.

- Sexta-feira: Confissão individual de 9h às 11h.- Às primeiras Sextas-feiras: Missa às 19:30h

Diretor responsável: Padre Paulo Roberto Carlos FernandesCoordenação geral: Maria Lúcia Cotta Soares

Diagramação e Impressão: Inforgraf (3275-5444)Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Ilha - 3275-1720

Av. Paranaíba, n° 256 – Ilha dos Araújos – Site: www.paroquiadailha.com.br

E-mail: [email protected]

agenda PaROQUIaL

palavradopároco

Artigos Odontológicos

F: 3271-7195www.dentalibituruna.com.br

Dr. Geraldo M. MourãoCRF/MG - 4729

Dr. Marcos V. MourãoCRF/MG - 4610

Dr. Thiago M. MirandaCRF/MG - 15083

Para os brasileiros, setembro é o mês da Pátria, para nós brasileiros e católicos, ele é o mês da Bíblia, valen-do lembrar que nele se tem o início de uma nova estação: a primavera! Por tudo isto, e muito mais, desejamos que neste mês de setembro, possa florescer em nós, qual primavera, a Palavra de Deus, nos impulsionando a sermos cada dia mais, cidadãos conscientes dos nossos direitos, mas também dos nossos deveres, ouvindo e fazendo eco ao grito dos excluídos para que a Pátria seja, de fato, o povo que não cansa de buscar a sua real independência e nós, cristãos católicos, sejamos mais do que

discípulos e ouvin-tes da palavra, mas também seus prati-cantes e missioná-rios de Cristo.

Assim, fazemos chegar às suas mãos, queridos leitores, o Jornal a Voz da Ilha, com informações e reflexões para a nossa vida cristã, paroquial e comuni-tária. Receba-o com o nosso carinho e nossas orações:

“Vinde a nós ó Santo Espírito, vinde nos iluminar, a Palavra que nos salva, nós queremos conservar.”

Fraternalmente Pe. Paulo

SETEMBRO

Dia 02 – às 19:30 Reunião com os Ministros da EucaristiaDia 04- Às 20:30 Reunião do Conselho de PastoraisDia 06 –Às 19:30- Missa do Coração de Jesus (1ª Sexta)Dia 07 – Feriado Nacional – Grito dos Excluídos – Missa às 19:30Dia 11 – Reunião do Clero Às 20:30 –Reunião com a Equipe de LiturgiaDia 14 – Às 10h Reunião com os CoroinhasDia 15 – Às 9h Batizados e Renovação das Promessas Batismais do Catecumenato Eucarístico (dentro da missa)Dia 16 –Às 19:30 - Preparação para o Sacramento da Confissão dos Catecúmenos do catecumenato Eucarístico com o Pe PauloDias 17, 18, 19 – Celebração do Sacramento da Confissão (1ª Eucaristia)Dia 20 – Às 19:30 – Celebração Penitencial com os Pais da 1ª EucaristiaDia 22 - Às 9h Celebração da Primeira EucaristiaDe 23 a 27 – Semana de Estudos BíblicosOUTUBRO

Dia 01- Terça feira (não haverá a missa das 6:15) Dia 02- Às 19:30 MissaDe 03 a 12- Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida (veja a programação na pág 06 e 07).

A fé é a resposta à revelação de Deus que nos dá a capacidade de ler e interpretar, mediante a nossa história individual e a de toda a humanida-de, os gestos de salvação operados por Deus.

A pessoa de fé é aquela que imerge na his-tória porque sabe que é nela e nos fatos concre-tos que Deus se manifesta e se revela, e não nas especulações, nos nossos conceitos abstratos.

O conhecimento de Deus, portanto, é possí-vel somente quando ele decide fazer-se conhe-cer-e concretamente o fez por meio da história humana de Abraão, de Isaac, de Jacó e de seu Filho, Jesus Cristo.

O Concílio Vaticano II nos oferece excep-cional documento sobre a revelação divina, Dei Verbum ( O Verbo de Deus): “Ouvindo religiosamente palavra de Deus e proclaman-do-a com confiança, este Santo Sínodo adere às palavras de São João: “Anunciamos-vos a vida eterna, que estava junto do Pai e se nos manifestou. O que vimos e ouvimos, vo-lo anunciamos, para que também vós tenhais

Setembro nos recorda a Bíblia comunhão conosco e nossa comunhão seja com o Pai e com o Filho de Jesus Cristo’ (1Jo 1, 2, 3), a fim de que, pelo anuncio da salva-ção, o mundo inteiro, ouvindo, creia, crendo, espere, esperando, ame”.

No Ano da fé, relembrando os 50 anos do Concílio Vaticano II, somos convidados a co-nhecer e “dar as razões de nossa esperança” (1Pd 3,5) e afirmar: “Sei em quem acreditei” (2Tm 1,12).

O Papa Bento XVI, em discurso de 16/09/2005, disse: “O Concílio indica um aspecto qualificante da Igreja: Ela é uma co-munidade que escuta e anuncia a palavra de Deus. A Igreja não vive de si mesma, mas do evangelho, e dele tira sempre de novo a orien-tação para o seu caminho. Trata-se de uma observação que cada cristão deve acolher e aplicar a si mesmo: só quem se coloca, aci-ma de tudo, à escuta da Palavra pode depois torna-se anunciador”.

D. Geraldo Majella Agnelo Cardeal Arcebispo de Salvador

Page 3: A voz da Ilha setembro 2013

SETEMBRO/ 2013 3

apostoladodaoração

Jubileu de Ouro do Apostolado da Oração A comunidade Pa-

roquial Nossa Senhora Aparecida, junto com o Pároco Padre Paulo cele-braram o Jubileu de Ouro do Apostolado da Ora-ção. De 21/08 à 23/08, foi realizado o Tríduo em preparação à festa solene no dia 24/08.

21/08 – Missa presidi-da pelo Padre Plácido, da paróquia Santa Terezinha e Diretor Espiritual Dio-cesano do Apostolado da Oração.

22/08 – Missa presidi-da, pelo nosso pároco, Pa-dre Paulo.

23/08 – Missa presidi-da pelo Padre Francisco Vidal, pároco da Catedral, encerrando o Tríduo.

Dia 24/08 – Missa so-lene, presidida por Padre Paulo, com uma belíssi-ma coroação do Sagrado Coração, no final da cele-

bração, feita pelas crian-ças da catequese da nossa comunidade.

Logo após teve uma confraternização, sendo servido bolo e refrigerante a todos. Agradecemos de coração todas as pessoas que nos ajudaram neste grande momento, cada um dentro sua possibili-dade.

Deixamos nosso abra-ço, aos Centros do Apos-tolado do setor IV, que estiveram juntos conosco, neste grande dia, tornan-do nossa festa muito espe-cial.

À nossa coordenadora Diocesana Adélia Silva, a Padre Paulo, nosso agra-decimento todo especial, pelo carinho e disponibi-lidade para a realização das comemorações.

Que o Coração de Je-sus abençoe a todos.

Page 4: A voz da Ilha setembro 2013

4 SETEMBRO/ 2013A Voz da Ilha

Rua Ranulfo Álvares, 566 - Vila IsaFax:(33)3278-2561 / Cel.: 8431-8237

Trabalhamos com todo ramo de seguros:Auto, Residencia, Empresarial, Vida, Cartão de

Crédito, Transporte e Financiamento

Há mais de 30 anos de mercadoCobrimos qualquer oferta, venha conferir.

cedescedes CENTRO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA ILHA - CRECHE DA ILHA

Boa oportuni-dade para reavivar a nossa fé cristã, o nosso amor a Je-sus e ao próximo, atentos à Palavra do Senhor que se revela, no dia a dia das pessoas, por meio da oração e meditação dos textos bí-blicos, e principalmente, pela prática dos seus ensi-namentos.

Pais e educadores de-vem ensinar as crianças e jovens a amar a Jesus, vi-vendo com simplicidade, alegria e esperança

Neste mês da Bíblia queremos propor, ainda, uma visita às fontes bíbli-cas que marcaram a vida

O terceiro trimestre vai se despedindo.

Verdade, mesmo, é que o tempo não pára, nem es-pera por ninguém.

As estações do ano, como num toque de mági-ca, vão e voltam, carregan-do consigo características que lhes são próprias.

Passou o inverno e o frio já se foi ... agora é pri-mavera, a estação das flo-res. Chega como um so-pro de Deus, o jardineiro

Desde o mês de agosto os professores da Creche da Ilha estão desenvolvendo atividades junto às crianças dentro do “Pro-jeto Encanto em contos ....”, em que o tema é “Aventuras no sítio do Pica-Pau Amarelo”.

A idéia foi trazer até as crianças um autor brasileiro (Monteiro Lobato), que no seu Sítio do Pica-Pau amarelo apresenta personagens do nos-so folclore com tamanha ha-bilidade que torna tais figuras amigáveis, fazendo com que o feio , o medonho passe a ser apreciado pelas crianças.

Aliando conhecimento à prática a ASP (Auxiliar de Serviço Público) Sueli, se ca-

do amor, que nos encanta com os tons da natureza, enfeitando o jardim da vida, enchendo de alegria os corações.

Atentos ao novo ce-nário, educadores e pais cuidarão do “Jardim da Infância”, crianças em flor, seiva curiosa se pre-parando para o futuro, que não pode esperar... E ai, quanta dedicação ca-rinho e criatividade, com a indispensável colabora-

ção dos pais.De acordo com o ca-

lendário cívico-social do CEDES, a equipe peda-gógica vem preparando atividades diversas em co-memoração às datas mais significativas do mês:

Semana da Pátria - In-dependência do Brasil - Que todos possam re-fletir e perceber ( crianças e adultos ) a necessidade de uma boa convivência, o valor dos laços familia-

res, a prática da gentileza, da cooperação e solidarie-dade, para construção da Paz, por meio da Educa-ção.

Semana do trânsito - Atividades práticas de respeito às normas e si-nalização de trânsito- res-peito à vida.

SETEMBRO CHEGOU ! ...

EM DESTAQUE: Setembro, o mês dedicado à Bíblia

e a missão de Jesus de Nazaré, para revivê-las, a partir da nossa experiên-cia de fé e da vida da nos-sa comunidade.

Com renovada espe-rança, queremos encon-trar um novo lugar, uma nova atitude, um novo envio: “Ide e fazei dis-cípulos em todas as na-ções”- (Mateus 28,19).

(Lili/Grupo “ELAS”)

A Direção do “CEDES” - Creche da Ilha, convida para o 3º Chá “Dedo de Prosa”, que acon-tecerá no dia 17 de setembro, as 18:30 h, no galpão da entidade, entrada pela rua 16.

Contaremos com a presença da Palestrante Drª Ana Rozalina Cazé Barbosa.Após a palestra, teremos o delicioso Chá e, como de costume, o BINGO.

Agradecemos a sua presença.

Convite

Atividades na Creche da Ilha

racterizou de tia Anastácia e junto com as crianças da tur-ma de 05 anos da professora Cristiane,colocaram a mão na massa e prepararam delicio-sos “bolinhos de chuva”.As

atividades envolvendo os per-sonagens do Sítio continuam em alta e no final do mês de setembro faremos uma belís-sima exposição dos trabalhos das crianças.

Page 5: A voz da Ilha setembro 2013

SETEMBRO/ 2013 5

Pastoral Familiar

Preparação para a Vida MatrimonialAconteceu neste último

mês de agosto, nos dias 16, 17 e 18, mais um Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial. Com muita espiritualidade e maturidade os casais de noivos participa-ram de momentos de muita importância para a constru-ção de suas famílias, quando os temas relacionados ao Ma-trimônio foram abordados e partilhados.

Neste novo formato de preparação, os casais de noi-vos são acolhidos por casais de agentes da Pastoral Fami-liar, que preparados, acolhem e dissertam variados temas, culminando com o tema cen-tral “Sacramento do Matri-mônio” .

Durante alguns anos , nós da Pastoral Familiar (Setor Pré-Matrimonial), acolhemos casais que estão decididos a se unirem definitivamente pelos

Vicentinos em ação

Problemas do PerdãoPoucas vezes somos

ofendidos; muitas vezes sentimo-nos ofendidos. Perdoar é abandonar um sentimento adverso contra o irmão. O que é odiado vive feliz e o que odeia cultiva uma chama que queima a si mesmo e o destrói.

O amor próprio prefe-re a satisfação da vingan-ça ao alívio do perdão. É como segregar veneno dentro de si. Não há fru-ta mais saborosa do que a sensação e alívio de perdoar, como não há fadiga mais desagradá-vel do que a produzida pelo rancor. Vale à pena perdoar.

Muitas vezes basta um cumprimento, um olhar um conversa amá-vel. Qualquer sinal de perdão ou aproximação. Às vezes pode demorar até a ferida ficar curada.

EXERCÍCIOS DO PERDÃO Coloca-te no espírito

de Jesus, na fé. Pede-se a

Ele para acalmar as suas hostilidades.

Tente pensar assim:a) Ninguém age de má

fé. Não agiu com má intenção comigo

b) Não estarei atribuin-do a essa pessoa, per-versidade que ela não tem?

c) Posso estar engana-do... se estou sofrendo pode ser que ele tam-bém esteja.

d) Vai ver que nem disse o que te disseram que ele disse. Pode ter sido em outro tom ou con-texto.

e) As vezes estamos so-frendo com o nosso modo de ser e que precisa ser modifica-do, ou melhor inter-pretado.

f) Se soubéssemos en-tender, não seria pre-ciso perdoar!!!

Extraído do Manual de Oração, Encontro, de Ignácio Larranäga.

DIA 08 /10 - TERÇA FEIRA“FELIZES OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA”

- Dia do Nascituro – Missa presidida pelo Pe. Marcos Alves -Paróquia d o Ipê)- Bênção para gestantes e criancinhas de colo e Objetos de Piedade-Coleta para a ADQF (Associação de Dependentes Químicos e Familiares)Resp. Pastoral Familiar (Pré matrimonial, Pós matrimonial)

laços do Sacramento do Ma-trimônio , e sabemos , muitos frutos já colhemos com este serviço que nossa Paróquia vem proporcionando às novas famílias . Alguns casais que participaram desta preparação por acolhimento, hoje partici-pam como agentes, multipli-cando assim a proposta de

Jesus Cristo de construção de uma Família Cristã.

O acolhimento dos noi-vos em família vem trazer definitivamente para ca-sais de agentes acolhedores, abertura de corações, de suas casas e de suas famílias fazendo-os viver de forma evangelizadora.

ATENÇÃO

Page 6: A voz da Ilha setembro 2013

6 SETEMBRO/ 2013A Voz da Ilha

DIA 03 – QUINTA FEIRA “BEM AVENTURANÇAS A CONSTITUIÇÃO DO POVO DE DEUS”

- Abertura da novena com a Missa presidida pelo Pe. Paulo Bênção para os dizimistas e Objetos de Piedade (Terços, meda-

lhas, imagens...)- Coleta para o Abrigo Esperança.Resp. Pastoral do Dízimo / APÓS A MISSA BARRAQUINHAS

DIA 04 – 1ª SEXTA FEIRA “FELIZES OS POBRES EM ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS”

- Missa presidida pelo Pe. Vidal – Paróquia Santo Antônio/Catedral

Bênção para o Apostolado da Oração e Objetos de Piedade – Coleta para a Casa da Menina Sta Bernadete Resp. Apostolado da OraçãoAPÓS A MISSA BARRAQUINHAS

DIA 05 –- SÁBADO“FELIZES OS AFLITOS, PORQUE SERÃOCONSOLADOS”

Missa presidida pelo Pe Rodrigo – Paróquia de ItuetoBenção para os Idosos e Objetos de PiedadeColeta para a Assoc. de Apoio ao idoso Raimundo B. FilhoResp: Grupo Idade Feliz e Grupo da HidroginásticaAPÓS A MISSA BARRAQUINHAS

DIA 06 – DOMINGO “FELIZES OS MANSOS, PORQUE POSSUIRÃO A TERRA”

Missa presidida pelo Pe Luís Márcio – Paróquia Santa Helena Bênção para os jovens e Adolescentes e Objetos de Piedade-Coleta para o Lar dos velhinhosResp: Grupo de Jovens Arrarai e EACAPÓS A MISSA BARRAQUINHAS

PROGRAMAÇÃO DA NOVENA E FESTA DE

“Venham participar, você e a sua família, e celebrar em ação de graças, louvor e adoração ao Deus da vida que se encarnou no seio da Virgem Maria e fez dela a bem aventurada entre todas a mulheres.”

DIA – 07 – SEGUNDA FEIRA“FELIZES OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO SACIADOS”- Missa presidida pelo Pe. Fabiano (Paróquia de Marilac)Bênção para os catequistas e Catequizandos (Da Pré à Perse-

verança) e Objetos de PiedadeColeta para o GAPON / Resp: Catequistas

DIA 08 - TERÇA FEIRA“FELIZES OS MISERICORDIOSOS,PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA”

- Dia do Nascituro – Missa presidida pelo Pe. Marcos Alves -Pa-róquia d o Ipê)

- Bênção para gestantes e criancinhas de colo e Objetos de Piedade-Coleta para a ADQF (Associação de Dependentes Químicos e

Familiares)Resp. Pastoral Familiar (Pré matrimonial, Pós matrimonial)

DIA 09 – QUARTA FEIRA“FELIZES OS PUROS DE CORAÇÃO,PORQUE VERÃO A DEUS”

Às 19:30 - Missa presidida pelo Pe.Eduardo – (Paróquia de Pe-riquito)

Bênção e Rito da entrega da Oração do Senhor aos jovens do Catecumenato Crismal e Objetos de Piedade

-Coleta para a Cidade dos Meninos / Resp. Catecumenato Cris-mal e Catequese com Adultos

DIA 10 – QUINTA FEIRA“FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR

CAUSA DA JUSTIÇA, PORQUE DELES É O REINO DE DOS CÉUS” Pe Ricardo (Paróquia de Capitão Andrade)Bênção para os Grupos de Círculos Bíblicos e Objetos de Piedade Resp: Grupos de Reflexão / Coleta para a pastoral da criançaAPÓS A MISSA BARRAQUINHAS

DE 03 A 12 DE OUTUBRO - 2013

NOSSA SENHORA APARECIDA, ROGAI POR NÓS E PELO POVO BRASILEIRO-Missa todos os dias às 19h30 –

Page 7: A voz da Ilha setembro 2013

SETEMBRO/ 2013 7

TEMA: BEM-AVENTURANÇAS: ANÚNCIO DA FELICIDADE “BEM AVENTURADA AQUELA QUE ACREDITOU” (Lc 1,45)

NOSSA SENHORA APARECIDA, ROGAI POR NÓS E PELO POVO BRASILEIRO

NOSSA SENHORA APARECIDA, NA ILHA

DIA 12- SÁBADOFESTA DE NOSSA SENHORA

APARECIDA RAINHA EPADROEIRA DO BRASIL

– Às 09h Missa Presidia pelo Pe. PauloResp. Equipe de Liturgia e Vicentinos.- Às 10:30 Concentração e Bênção dos Carros/

motos e seus condutores e passageiros. - Carreata com a imagem de Nossa Senhora

Aparecida (Resp. Vicentinos)-Às 17:00 -Procissão com a Imagem de Nossa

Senhora Aparecida com a participação do Pe. Anderson e dos Seminaristas do Seminário N. Sra. Auxiliadora, saindo da igreja passando pela Rua 8 - Rua Trinta e seis e retornando pela Av. Piracicaba (Trazer vela com proteção ou adquirir na porta da igreja).

Resp. Ministros da Eucaristia.- Às 18:00 - Missa de encerramento, presidida pelo

Pe. Paulo e concelebrada pelo Pe. Anderson - Coroação da Imagem de Nossa Senhora Apa-

recida.- Bênção e Envio da Imagem Peregrina de

Nossa Senhora Aparecida para a Paróquia Santa Terezinha

DIA 11 – SEXTA FEIRA“BEM AVENTURANÇAS: ANÚNCIO DA FELICIDADE”

Missa presidida pelo Pe .Plácido .Paróquia de Santa Terezinha - (Romaria da comunidade Santa Terezinha)

Bênção para os Romeiros, Visitantes e Objetos de PiedadeColeta para a casa de recuperação Dona ZulmiraResp: Equipe de Liturgia e Comunidade Santa Terezinha APÓS A MISSA BARRAQUINHAS

Barraquinhas: Nos dias 03- 04 - 05 e 06 - 09- 10- 11- 12 – 13 Participe!

ANO DA FÉ

Page 8: A voz da Ilha setembro 2013

8 SETEMBRO/ 2013A Voz da Ilhadízimodízimodízimo

ANIVERSARIANTES DIZIMISTAS - SETEMBRO

01/09 - FRANCISCO AMÉRICO NETTO 05/09 - SILVIA SILVA 05/09 - EDSOM GONÇALVES 05/09 - EXPEDITO BENTO DA CRUZ 07/09 - MARIA DE JESUS R. DOS SANTOS07/09 - GARCINA INÁCIO DA SILVA 07/09 - KESLEY MARCELINO ROCHA 07/09 - LUIZ FELIPE MARTINS SOARES 07/09 - IRENE BARBOSA DOS SANTOS08/09 - IVANILDA ALVES CHAVES 08/09 - MARIA DO SOCORRO S. COELHO08/09 - JOSIANE DE ALMEIDA R. DIAS09/09 - LEVINDO BRAGA DE SOUZA 09/09 - HELDER COELHO GUABIROBA 11/09 - DIANA MARIA SOARES 12/09 - MARLENE DA SILVA PINTO 12/09 - LUCIANO GARCIA DUARTE 12/09 - DENISE QUARESMA S. BRETAS13/09 - GERALDO JOSÉ BITENCOURT 13/09 - MARY LUCIA FERREIRA DA CUNHA14/09 - MARIA DE FÁTIMA DUTRA GOMES14/09 - Mª DA CONSOLAÇÃO ALCÂNTARA14/09 - DEBORAH MARTINS DI SPIRITO REIS 15/09 - SILVIA REGINA FABEM 15/09 - ELZA LOPES CUNHA 15/09 - MARIA DAS GRAÇAS SILVA 15/09 - ANESTOR FELIPE ROCHA 15/09 - CLÁUDIA ROBERTA F. S. NAVES 16/09 - MARILDES MORAIS MIQUILINO 16/09 - ROSANGELA CAMPOS DELORTO16/09 - ODILIA RIBAS DE AQUINO

16/09 - MARIA IOLANDA PEREIRA QUEIROZ17/09 - NORMA SUELY GOMES 17/09 - MÔNICA DUQUE FAIÇAL 18/09 - MARIA JOSE FERREIRA 18/09 - ADRIANA FRAGA DOS SANTOS 18/09 - VÂNIA PROCÓPIO HENRIQUES 19/09 - JOELMA MACEDO DE OLIVEIRA 19/09 - PAULO RENATO TAVARES JARDIM19/09 - EDERSON GODINHO DE OLIVEIRA19/09 - HILTON PIRES COELHO 20/09 - CLEMIR CANGUSSU CASTRO 20/09 - MARCELO DA SILVA SANTOS 21/09 - SENILA COIMBRA BICALHO 21/09 - MIKA MISSIAGGIA VELASCO 21/09 - FABIANO WANTUIL DE OLIVEIRA22/09 - JAIR PEREIRA ALVES 23/09 - KÁTIA MARIA DE SOUZA 23/09 - JULIANA LOPES CRUZ SILVA 23/09 - URSULA CONSERVA DA CRUZ 24/09 - MIVALDA OLIVEIRA FERREIRA 25/09 - MARIA DE L. DAMASCENO DA SILVA 26/09 - ALOÍSIO RIBEIRO PIMENTA 27/09 - SANDRO HENRIQUE R. DOS SANTOS 27/09 - JULIA MARA RIBEIRO PIMENTA 27/09 - IMACULADA C. FREITAS GUERRA27/09 - IRACI FLORENTINO DA SILVA 28/09 - NEURIMAR MAGALHAES P. SOUTO28/09 - MARIA HELENA ANDRADE G. LIMA30/09 - MARIA APARECIDA VIANA DE MELO 30/09 - MARINA GUERRIERI VELOSO 30/09 - JERÔNIMO MAGALHÃES

A vocês, queridos e queridas dizimistas, parabéns e queas bênçãos Deus sejam abundantes em suas vidas!

(Equipe da pastoral do dízimo)

TELE-JÓIAS - CONSERTOS

E também NaturaPronta entrega

Praça Itatiaia, 344 Apto. 201 - Ilha dos Araújos

3271-4044 / 9102-9374Jairinho Aviário da Ilha

MERCEARIA E SACOLÃO

Rua 12, 26 - 3275-1191

amaiamaiInformativo AmAI – Associação dos moradores e amigos da Ilha

GESTÃO EU AmO A ILHASEGURANÇA PÚBLICA

Seguindo nosso cronograma de reu-niões em parceria com a Polícia Militar onde discutimos a segurança pública, no ultimo dia 22 de agosto, recebemos os re-latórios da ação militar e as ocorrências no bairro.

Para o vice presidente Clero Júnior a violência tem aumentado no país e em nos-sa cidade, mas os números de ocorrências permanecem estáveis na Ilha quando se compara o ano de 2012, Clero enfatiza que isso foi possível graças à ação da PM.

Segundo os militares foram realizadas 723 abordagens a indivíduos suspeitos, 65 abordagens a veículos suspeitos, 273 visitas a comerciantes. Apreensões: 5 de drogas, 1 réplica de calibre 38, 01 faca na porta de um educandário, um revolver calibre 38 dentro de uma instituição de ensino. Foram realizados 3 mandados de prisão provenientes de abordagens (um na porta de escola, um trabalhando em uma obra e um fugitivo da penitenciária de Vila Velha Espírito Santo.

Foram realizados os seguintes cadas-tros: Trabalhadores de construção civil, moto taxista, taxistas, vigilantes, comer-ciantes. Foram distribuídos 783 imãs de geladeira com o novo telefone da PATRU-LHA 88631169.

Foram retomadas as reuniões da Rede de Vizinhos Protegidas, com reuniões mensais e quinzenais. Participem das reu-niões de sua rua e quarteirão. A próxima reunião geral será dia 19 de setembro as

19:30hs, no Salão Paroquial.

BINGO DA AMAI Convidamos toda a comunidade, para

participar do BINGO DA AMAI que será realizado no dia 13 de outubro de 2013, no encerramento da Festa de nossa Senhora Aparecida. O recurso arrecadado será re-vertido no nosso Projeto Olho Vivo.

O Projeto consiste de um conjunto de câmeras distribuídas estrategicamente pelo bairro. Ajude-nos na implantação deste projeto adquirindo sua cartela e aju-dando a vendê-las.

Agradecemos a Paróquia Nossa Se-nhora Aparecida, em especial ao Padre Paulo e sua equipe pela oportunidade de realizar o Bingo nessa data.

PRAÇA ITAITIAIA A Praça Itatiaia está em obras: o cam-

po será revitalizado e implantado uma escolinha de futebol em parceria com o Boca Junior. Dessa forma o espaço será sempre ocupado e com a devida manuten-ção, assim como todo seu entorno. Dis-ponibilizaremos 30 bolsas para crianças carentes do bairro, e nos finais de semana e feriados o espaço será usado pela comu-nidade. Com este projeto conseguiremos reconquistar o local para o lazer e esporte e acabar com a criminalidade no local.

Atendendo solicitação antiga da AMAI foi religada a luz da quadra, o vice Presidente Clero Júnior atuou junto ao Departamento de Limpeza Urbana que atendeu a reivindicação.

POLIcIA mILITAr INfOrmA: Reunião comunitária para discussão de assuntos atinentes à Segurança Pública na Ilha dos Araújos.

Dia 19 de Setembro de 2013 Horário: 19:30 horas

Local: Salão Comunitário da Paróquia da Ilha.PATRULHA PREVENTIVA DA ILHA: 8863-1169

DEN

GU

ES

E V

OC

Ê A

GIR

, PO

DEM

OS

EVIT

AR

.

Page 9: A voz da Ilha setembro 2013

SETEMBRO/ 2013 9

Veja no demonstrativo financeiro onde o seu dízimo está sendo aplica-do e alegre-se por ajudar a realizar estes trabalhos a serviço da Igreja,

da Comunidade e dos Irmãos menos favorecidosMuito bem servo bom e fiel, como foste fiel no pouco eu lhe confiarei mais (MT 25, 23)

AtEnção:As missas de responsabilidade

da pastoral do dízimo acontecem todo 3° sábado e

domingo do mês. Agende para não esquecer.

PASTOrAL DO DÍZImO - INfOrmA

ACEItAMoS ConVÊnIoS, ConSULtE-noS

* São Lucas Saúde* Cemig Saúde

* BioMed * Vitallis

* Plano Pasa/Vale* Correios * IPSM

* IPREM/MG

Dízimo: você colaboraA comunidade agradeceE Deus recompensa

Faça esta experiência seja Dizimista!

Reunião da pastoraldo dízimo toda

2ª terça-feira do mês.Se você deseja conhecer a pastoral

venha participar conosco.

AniversAriAntes: 15/09 - Anestor Felipe Rocha

Os bispos do Brasil, em sua 51ª Assembléia Geral, estudaram o futuro das nossas paróquias, falando da paróquia como “co-munidade de comunidades”. A paróquia é uma “rede de comuni-dade”. A Igreja é a grande comu-nidade dos seguidores de Jesus Cristo. É a comunidade dos fiéis. O próprio Jesus formou a comu-nidade dos fiéis. O próprio Jesus formou a primeira comunidade com os doze que caminhavam com ele. Após Pentecostes, apa-rece a comunidade de Jerusalém, da qual o livro dos Atos nos apre-senta vários retratos. Aparece em seguida a comunidade de Antio-quia, e tantas outras que vão se formando ao redor de cada após-tolo e missionário. Hoje, a pala-vra comunidade é a que mais re-corre quando se fala de Igreja, a partir das numerosíssimas comu-nidades de base. Cada um de nós, membro da Igreja, está inserido numa comunidade. Mas o que é uma comunidade? O que faz com que um grupo de pessoas ou de

famílias seja uma comunidade? Comunidade é vida em comum. As primeiras comunidades cris-tãs colocavam tudo em comum, até os seus bens matérias. Exage-raram. Não deu certo. As nossas comunidades de Igreja, logica-mente, existem quando os seus membros colocam em pelo me-nos parte de si, dos seus talentos, do seu tempo e dos seus bens. Não existe comunidade quando não se coloca nada em comum, nem que seja a mínima parte dos seus bens.

As comunidades religiosas – congregações – existem em função da vida comunitária dos seus membros, mas desligados de outra família particular. Dízimo para o cristão significa colocar parte dos seus bens a serviço da comunidade, como sinal de per-tença e seu compromisso com a mesma.

É neste sentido que o dízimo é fundamental para comunidade cristã acontecer.

Fonte: Domenico Rossi – Meac – Dias d’Ávila-BA

O dizimo ajuda aformação da comunidade

16/09 - Iolanda Pereira Queiroz

Page 10: A voz da Ilha setembro 2013

10 SETEMBRO/ 2013A Voz da Ilha

Sacrosanctum Concílium (Sagrado Concílio) foi o tema que envolveu nos-sos grupos de reflexão no mês de agos-to, foi também o ponto central do nosso plenário. Este ano estamos estudando e refletindo sobre o Concílio Vaticano II, celebrando os seus 50 anos.

Nosso plenário aconteceu no dia 29 de agosto às 19h30min, no salão paroquial. Foi muito participativo e contamos com a presença dos grupos: Divina Misericórdia, Rainha da Paz I, Santa Paulina, Rainha da Paz II, Mere-jo, Nossa Senhora das Neves e Sagrada Família.

Esse tema encantou a todos. A Sa-crosanctum Concílium é uma Consti-tuição do Concílio Vaticano II,

promulgada pelo Papa Paulo VI, em 4 de dezembro de 1963. Com este documento o concílio abriu caminhos para uma profunda reforma na liturgia da Igreja. Esta renovação nos permitiu uma melhor compreensão dos ritos ce-lebrados e garantiu nossa participação mais ativa nas celebrações como sendo direito e dever dos fiéis em virtude do batismo. Favoreceu-nos com o uso da língua vernácula na celebração, isto é, a língua própria de cada país, desenvol-veu a música sacra e o canto litúrgico. Na liturgia se manifesta a dimensão ce-lebrativa, momento em que o homem pára e festeja dando graças pelas ma-ravilhas que Deus fez, faz e quer fazer em todo o universo. O projeto de Deus é que todos se “salvem”. A Sagrada Li-turgia tem uma força que chama a to-dos os fiéis a renovarem a aliança que o Senhor fez com a humanidade em Jesus Cristo, especialmente na liturgia

eucarística, a Ceia do Senhor. É o mo-mento rico em que se encontram dois corações: o nosso e o de Deus que se dá e vem em forma eucarística de pão para habitar em nosso coração.

Sempre ligados aos evangelhos de cada domingo, nossos encontros nos levam a uma reflexão profunda: Onde está o teu tesouro, aí estará o teu cora-ção. (Lc 12,34) Devemos ser vigilantes para lermos e interpretarmos os sinais dos tempos e identificar nossa vocação.

Gesto concreto; 1)- Divulgar a Palavra de Deus, na

Bíblia e na vida. - Convidar pessoas a participarem

da reflexão bíblica, Palavra de Deus. (não podemos ser católicos analfabetos bíblicos)

- Levar mensagens bíblicas (cartãozi-nho) aos familiares, vizinhos e amigos.

- Participar da Semana Bíblica. 2)- Faça uma criança feliz! - Na se-

mana da criança, doar um brinquedo a uma criança, seja através dos vicenti-nos, creches ou a quem você conhece. Cada grupo faça como achar melhor.

Plenário dosGrupos de reflexão Constituição Dogmática Sacrosanctum Concílium

*PRÓXIMO PLENÁRIO 31 DE OUTUBRO ÁS 19:30.PARTICIPE DA SEMANA BÍBLICA - 23 a 27 de setembro

- O CONVITE É PARA VOCÊ ! Tema: Discípulos missionários a partir do Evangelho de Lucas. Lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que tinha perdido!” (Lucas 15) Fraterno abraço,

Ivonete de Castro Moura

Esther Melo “O E.A.C, foi uma das minhas melho-

res experiências. Poderia ser 1 semana só de E.A.C. Apesar de ter chorado sábado e domingo todo, foi ÓTIMO, estar com cada um de vocês, principalmente ser da melhor equipe ANJOS VERMELHOS”.

Julia Amarante“Mas já acabou?? Obrigada a todos os

que colaboraram para que este EAC tenha sido tão bom, aos tios da cozinha, lojinha, teatro, canto, etc. que nos apoiaram e ani-maram a todos os momentos! Adorei co-nhecer todos vcs, bjoo”.

Ana Luisa Albéfaro Malik“Por mais que a gente ficou sentado, va-

leu a pena , se eu ficasse um mês assim eu ficaria satisfeita. Valeu galera do E.A.C”.

Ana Luíza Rocha“Morrendo de saudade de tudo jaah. Foi

um prazer conhecer todos vocês. Obrigada pela recepção e pelos momentos que foram inesquecíveis !! Valeu por tudo. Obs: Eu e as meninas estamos esperando a visita de vocês aqui em Guanhães, viu?! Serão muito bem vindos!”

Alléxia Belizário“Genteeeee, eu e “as meninas de Gua-

nhães” simplesmente AMAMOOOS o en-contro. Mt obrigada galera! Beijaao”

Mauro Versiani“Meu pai do céu, obrigado por esse

lindo encontro de adolescentes, revi meus conceitos e hoje sou melhor, obrigado Je-sus!”

Gaby Murari O EAC foi d+++ só trabalhando que

a gente descobre oque acontece enquanto a gente vê as palestras . Tia Karla foi muito bom trabalhar com você mais e cansativo viu kkkk . BJS!!

Marlene Abi-Ali – Tia do Círculo“Gente foi maravilhoso este encontro.

Os palestrantes, os cantos e claro melhor de tudo os adolescentes, muito obrigado por me ensinarem tanto.”

Natália Machado Almeida“Uh Uh é E.A.C - Obrigado Deus por me

mostrar esse caminho... To muito feliz por ter passado por essa experiência... Ano q vem é nós de novo! “Imagine uma nova his-tória para sua vida e acredite nela!”

Gabriel Gonçalves“Quero agradecer a todo mundo que

colaborou e esteve lá ajudando nesse EAC, não foi facil mas tivemos uma relação mui-to proxima com os encontristas que espero que dure muito. Apesar do melhor circulo ser OBVIAMENTE o Vermelho (Morra de recalque Vitor), cada um de vocês é mui-to especial e espero ver todos novamente

XXII Encontro deAdolescentes com cristo:

algum dia. O encontrão foi só o começo da caminhada, quem deve seguir agora são VOCÊS!”

Débora Fabiany Marques Lopes – Mãe de encontrista

“EAC- MUITA EMOÇÃO, MUITO AMOR!”

Heliomar Falci Mota Amaral – Coordena-dora do EAC

Em cada momento de nossa vida Deus prepara os caminhos que iremos trilhar. Hoje sinto-me feliz, pois mais um E.A.C realizado com sucesso. O Senhor nos deu a graça de poder realizar o XXII E.A.C., propagar os seus ensinamento a outras pessoas.

De um modo muito especial agradeço a todos que trabalharam nas equipes da or-dem, cozinha, secretaria e pombo correio, teatro, vigília, círculos, canto, boa vontade, apresentadores, as minhas companheiras de coordenação e a todos os palestrantes Vocês foram muito importantes para que tudo desse certo. Que o Senhor os abençoe sempre!! Serei sempre grata.

Aos nossos encontristas que este mo-mento de reflexão, de conhecimento próprio, de entrega a Deus, seja apenas um passo para permanecer na amizade com Jesus. E que possamos sempre cantar: “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus.” Vamos manter esta chama acessa e continuar a caminhada. Jesus precisa da sua vitalidade, da sua alegria e de sua cora-gem para espalhar a boa nova a todos.

Aos pais, agradeço pela confiança em deixarem seus filhos participarem desse en-contro. A caminhada continua.

Não se esqueçam que nossos encon-tros continuarão nas sextas-feiras às 19 h e 30 min.

Fiquem com Deus!! Abraços e beijos!!!

Karla Nubia Lopes – Coordenadora da Catequese

“Queridos não deixem que o entusiasmo de hoje acabe! “Permaneçam na amizade com Jesus” SEMPRE, Ele jamais os aban-donará. Parabéns a todos que fizeram o XXII EAC acontecer, tios jovens e adultos sem esquecer os encontristas, a todos milhares de beijos.”

Page 11: A voz da Ilha setembro 2013

SETEMBRO/ 2013 11

AgendA dA CAtequese

11 – terço com catequistas - casa Diana18 – Reunião coordenação

CAtECUMEnAto EUCARÍStICo II:06-sexta-feira às 19:30 horas - entrega das vestes -SoMEntE PARA PAIS oU RESPonSÁVEIS07 - sábado às 9:00 horas - ensaio para o Rito de Purificação e Batismo 08 - domingo às 8:30 - Rito de Purificação e Batismo14 - sábado às 14:00 horas - Encontro com pais, padrinhos, madrinhas e catequizandos que serão batizados15 - domingo às 8:30 - Batismo e Renovação das Promessas Batismais16 - segunda-feira às 19:30 horas - Encontro com Padre Paulo - Como me preparar para a confissão?17, 18,19 - Confissão - De acordo com a escala17 - terça-feira às 19:30 horas - ensaio das músicas da Primeira Eucaristia20 - sexta-feira às 19:30 horas - Celebração Penitencial

catequese

anIveRsaRIantes

SETEMBRo - Catequisandos: 01 – Camila Santos Tavares02 – Samuel Dé Lázari Paranhos02 – Pamella Carvalho Schenatto04 – Álef Miranda05 – Mirelle Magalhães Coelho07 – Gabriela de Oliveira Vasconcelos07 – Pedro Henrique Pereira Silveira 08 – Rayssa ChavesTrindade09 – Arthur Rodrigues Fialho10 – Jéssica Pinheiro Pereira Galdino Souza 12 – Júlia Santos Rezende12 - Wesley Pereira Gomes de Oliveira13 – Gabriel Santos de Matos14 – Erick Miguel Ferreira Conserva14 – Arthur Santiago dos Santos14 – Rômulo Eustáquio de Souza14 – Jefrey Souza Aguilar Neves15 – Ana Luiza Rocha Barros16 – Pedro Henrique Fialho Miranda17 – Guilherme Magalhães Anunciação 17 – Iara Pinto de Brito 17 – Leonardo Falci Mota Amaral 18 – Alice Ferreira Cordeiro

Parabéns, Felicidades!!Que seu aniversário seja um dia de comemorações e muitas bênçãos para você. Feliz aniversário!

19 – Lucas Fernandes Ferreira de Almeida 19 - Mariana Barreto Diniz19 - Paulo Henrique Gomes da Rocha21 – Alice Simão Melgaço Barroso Mourão21 – Bernardo Rodrigues França21 – Gustavo Calek Soares 22- Lorena Benetti de Paiva Maciel22 – Letícia Queiroz Teixeira Barroso22 – Brian Philipe Belmiro Sousa23 – Alléxia de Miranda Belizário23 – Lara Cristina de Paula Caldas23 – Igor Raimundo Mesquita de Assis25 – Andrezza Mariá Faria Viana de Melo 26 – Beatriz Martins Máximo do Monte26 – Renan Colares Teixeira 26 – Júlia de Oliveira Coelho27 – Júlia Mara Ribeiro Pimenta 29 – Mariana Graciolli de Assis Martins Perpétuo 30 – Bruno Carlos Bicalho de Oliveira

cATEQUISTAS E cOLAbOrADOrES11 – Diana Maria Soares20 – Fabiane Marciano Correia Magalhães

para Pais e Responsáveis21- sábado às 9:00 horas - Ensaio Geral para a Celebração da Primeira Eucaristia22 - domingo às 8:30 horas - CELEBRAção DA PRIMEIRA EUCARIStIA27 - sexta-feira às 19:30 horas - devolução das vestes.

CAtECUMEnAto CRISMAL II:04 - quarta - feira às 19 horas - Experimentar tamanho da camisa 14 - sábado às 14:00 horas - Encontro com pais, padrinhos, madrinhas e jovens da CRISMA II que serão batizados15 - domingo às 19:00 horas - Batismo dos jovens da CRISMA II29 - domingo às 19:30 horas - Rito de entrega da Profissão de Fé

A Bíblia na catequese * Inês Broshuis

A vida é a pri-meira palavra de Deus

Estamos acostu-mados a dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus. Mas a Pa-lavra de Deus não está limitada ao livro que conhece-mos como “Bíblia”. Deus nos fala todos os dias mediante nossa pró-pria vida. Santo Agostinho disse que a vida é a primeira Palavra de Deus. Importante é descobrir no dia-a-dia a voz de Deus que quer se comuni-car conosco.

Deus não se revela a nós, não nos fala diretamente por meio dos sentidos. Ele se manifesta a nós através de sinais. Precisamos ter o espí-rito aberto para percebê-los. – Um grande sinal de Deus é a natureza: quem não fica maravilhado diante de uma bela paisagem? Admirando constantemente uma flor, um animal, o sol que brilha, uma criança que nasce, estamos encontrando o Criador, e as-sim temos a oportunidade de louvá-lo e agradecê-lo.

Na catequese: ajudar os catequizandos a descobrir as belezas da natureza, a ad-mirar tantas maravilhas, a encantar-se com as criações de Deus. Assim ajudamos os catequizandos a fazerem a experiência de Deus atra-vés da natureza. A Bíblia

fala muitas vezes sobre a be-leza da criação. O povo da Bíblia maravilhava-se com isso. Na Bíblia aprendemos a descobrir a mão de Deus na criação.

– Nós – outro grande sinal de Deus

O ser humano é a mais sublime criação de Deus. Somos criados a imagem e semelhança de Deus. Isto quer dizer que cada pessoa é uma para a outra, um sinal de Deus. Ele se revela a nós por intermédio dos outros, pelo amor. No amor que as pesso-as sentem, Deus se manifesta, dá seus sinais. Na manifesta-ção de amor sincero Deus está presente.

Outro sinal de Deus, em cada coração humano, é a busca da felicidade, do senti-do da vida. “Nosso coração está inquieto, até que repouse em Deus”, disse Santo Agos-tinho.

Na Bíblia, podemos en-tender esses sinais em Gn 1, 27 e Sl 8, 42

(Revista Digital: Sou Catequista)

Page 12: A voz da Ilha setembro 2013

12 SETEMBRO/ 2013A Voz da Ilha

Galeria InfantilGaleria Infantil

Esta é Victória

Millen, aluna do Ballet

Márcia Paiva do Colégio Lourdinas

Camilla Alcântara, dançando Lobisomem no Ballet Márcia PaivaAno 2012.

Encontrem no gráfico as palavras em destaque no texto:

A Ovelha Perdida (Lucas 15,3-7)Então JESUS contou-lhes esta PARÁBOLA: “Se um de vocês tem cem OVELHAS e perde

uma, será que não deixa as NOVENTA E NOVE no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la?

E quando a ENCONTRA, com muita alegria a coloca nos OMBROS. Chegando em casa, reúne AMIGOS e VIZINHOS, para dizer: ‘Alegrem-se COMIGO! Eu encontrei a minha ovelha que estava PERDIDA’. E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais ALEGRIA por um só PECADOR que se converte, do que por noventa e nove JUSTOS que não precisam de CONVERSÃO”.