1
A pós auxiliar na criação de mais de 15 reservas, a Associação Caatinga recebe até dia 17 de dezembro, o cadastro de pes- soas interessadas em criar uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Nat- ural). Proprietários de terras localizadas ao entorno da Reserva Natural Serra das Almas, nos municípios de Crateús/ CE e Buriti dos Montes/PI, podem ob- ter mais informações pelo telefone (88) 3691-8671 ou no escritório da organiza- ção na Rua do Instituto Santa Inês, 658, centro de Crateús. A RPPN é uma modalidade oficial de proteção da Caatinga, em que o propri- etário contribui para a conservação da natureza e é o dono da reserva. O local pode servir como área para pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. A criação de uma RPPN ben- eficia o proprietário com a isenção do ITR sobre a área protegida, prioridade na participação de programas federais e/ou estaduais (ex. PSA – Pagamento por Serviços Ambientais) e prioridade na análise de concessão de recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FMNA), por exemplo. São mais de 1.070 Reservas Particu- lares de Patrimônio Natural distribuí- das pelo Brasil todo, o Ceará contribui apenas com 22 desse total. A iniciativa faz parte do projeto No Clima da Caatinga, realizado com pa- trocínio da Petrobras, através do pro- grama Petrobras Ambiental. Por que criar uma Reserva na Caatinga? A Caatinga possui uma riqueza natu- ral ainda pouco conhecida, com espé- cies únicas e ameaçadas. Sua flora pos- sui alto potencial para as indústrias farmacológica, alimentícia e cosmética. Abaixo alguns dados da biodiversidade desse ambiente único: - 1.512 espécies de plantas e árvores, sendo no mínimo 318 exclusivas; - 143 espécies de mamíferos, sendo 19 exclusivos como o mocó; - 510 espécies de aves – o que equivale a um terço do total de aves do Brasil; - 116 espécies de répteis e 51 de anfí- bios; - 240 espécies de peixes, sendo 136 exclusivos desse bioma; - 94 espécies abelhas, 61 espécies formigas, 93 espécies aracnídeos e 42 famílias de besouros. Proprietário rural: crie uma Reserva na Caatinga 12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 VERDE ABC da Caatinga RPPN Elias Andrade em General Sampaio RPPN Neném Barros em Crateús RPPN Chanceler Edson Queiroz - Guaiuba Até 17 de dezembro, a As- sociação Caatinga cadas- trará interessados na criação de RPPN nos municípios de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI, porém em 2013 a instituição continuará apoiando a criação de novas reservas em todo o Estado.

ABC da Caatinga

Embed Size (px)

DESCRIPTION

11.12.2012 - Proprietário Rural: Crie uma reserva na Caatinga

Citation preview

Page 1: ABC da Caatinga

Após auxiliar na criação de mais de 15 reservas, a Associação Caatinga recebe até dia 17 de dezembro, o cadastro de pes-

soas interessadas em criar uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Nat-ural). Proprietários de terras localizadas ao entorno da Reserva Natural Serra das Almas, nos municípios de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI, podem ob-ter mais informações pelo telefone (88) 3691-8671 ou no escritório da organiza-ção na Rua do Instituto Santa Inês, 658, centro de Crateús.

A RPPN é uma modalidade ofi cial de proteção da Caatinga, em que o propri-etário contribui para a conservação da natureza e é o dono da reserva. O local pode servir como área para pesquisa científi ca, educação ambiental e turismo ecológico. A criação de uma RPPN ben-efi cia o proprietário com a isenção do ITR sobre a área protegida, prioridade na participação de programas federais e/ou estaduais (ex. PSA – Pagamento por Serviços Ambientais) e prioridade na análise de concessão de recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FMNA), por exemplo.

São mais de 1.070 Reservas Particu-lares de Patrimônio Natural distribuí-das pelo Brasil todo, o Ceará contribui apenas com 22 desse total.

A iniciativa faz parte do projeto No Clima da Caatinga, realizado com pa-trocínio da Petrobras, através do pro-grama Petrobras Ambiental.

Por que criar uma Reserva na Caatinga?A Caatinga possui uma riqueza natu-

ral ainda pouco conhecida, com espé-cies únicas e ameaçadas. Sua fl ora pos-sui alto potencial para as indústrias farmacológica, alimentícia e cosmética. Abaixo alguns dados da biodiversidade desse ambiente único:

- 1.512 espécies de plantas e árvores, sendo no mínimo 318 exclusivas;

- 143 espécies de mamíferos, sendo 19 exclusivos como o mocó;

- 510 espécies de aves – o que equivale a um terço do total de aves do Brasil;

- 116 espécies de répteis e 51 de anfí-bios;

- 240 espécies de peixes, sendo 136 exclusivos desse bioma;

- 94 espécies abelhas, 61 espécies formigas, 93 espécies aracnídeos e 42 famílias de besouros.

Proprietário rural: crie uma Reserva na Caatinga

12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILTerça-feira, 11 de dezembro de 2012

VERDE

ABC da Caatinga

RPPN Elias Andrade em General Sampaio

RPPN Neném Barros em Crateús

RPPN Chanceler Edson Queiroz - Guaiuba

Até 17 de dezembro, a As-sociação Caatinga cadas-

trará interessados na criação de RPPN nos municípios

de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI, porém em 2013

a instituição continuará apoiando a criação de novas reservas em todo o Estado.