9
1 HANDEBOL Nível de ensino: Ensino Fundamental Componente Curricular: Educação Física Modalidade: Handebol Duração da atividade: Recomendam-se cinco encontros/aulas, com duração de uma hora-aula para cada encontro. O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTAS AULAS OBJETIVOS: Estimular a discussão sobre os motivos que levam os alunos a praticarem o handebol; Apresentar, discutir e vivenciar as regras fundamentais para a prática do handebol; Oportunizar aos alunos a vivência dos elementos fundamentais para a prática do handebol, consid- erando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito. CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE DEVEM SER TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO Considerando que o movimentar-se é a expressão de uma necessidade humana primordial e que, para a infância, adolescência e mesmo para a idade adulta, mover-se é necessário para descobrir-se a si mesmo, para situar-se no espaço, para estudar e explorar o mundo, o handebol oferece grandes e ricas manifestações de expressão do movimento, e o sujeito que o pratica, como o próprio educador, pode, constantemente, en- contrar descobertas sugestivas para o desenvolvimento psicoafetivo e sociomotor. Portanto, reveste-se de importância absoluta que o professor oportunize aos alunos a apreensão prévia de informações e conheci- mentos que possibilitem uma noção geral sobre a modalidade handebol, conforme indicados nos tópicos abaixo relacionados: • Aspectos gerais relacionados à forma como surgiu o handebol; • As regras básicas do handebol, considerando as mudanças das mesmas no processo de evolução da modalidade; • Os processos técnico-táticos básicos ofensivos e defensivos do handebol. Técnicos: posição básica, re- cepção, passe, manejo de bola, drible, progressão, arremesso; defensivos: posição básica, movimentações defensivas, recuperação da bola, recuperação da bola, pegada defensiva, bloqueio da bola e da trajetória do oponente; jogo do goleiro: posição básica, deslocamentos do goleiro, tipos de defesa; • Os diferentes benefícios da prática do handebol: fortalecimento dos músculos, ampliação da resistência e da capacidade anaeróbia, melhoria da coordenação motora e das habilidades dos praticantes, o convívio social, o respeito às regras e aos outros e o saber ganhar e perder, entre outros aspectos.

Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

1

HANDEBOL

Nível de ensino: Ensino Fundamental

Componente Curricular: Educação Física

Modalidade: Handebol

Duração da atividade: Recomendam-se cinco encontros/aulas, com duração de uma hora-aula para cada encontro.

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTAS AULAS

OBJETIVOS:• Estimular a discussão sobre os motivos que levam os alunos a praticarem o handebol;• Apresentar, discutir e vivenciar as regras fundamentais para a prática do handebol;• Oportunizar aos alunos a vivência dos elementos fundamentais para a prática do handebol, consid-

erando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE DEVEM SER TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO Considerando que o movimentar-se é a expressão de uma necessidade humana primordial e que, para a infância, adolescência e mesmo para a idade adulta, mover-se é necessário para descobrir-se a si mesmo, para situar-se no espaço, para estudar e explorar o mundo, o handebol oferece grandes e ricas manifestações de expressão do movimento, e o sujeito que o pratica, como o próprio educador, pode, constantemente, en-contrar descobertas sugestivas para o desenvolvimento psicoafetivo e sociomotor. Portanto, reveste-se de importância absoluta que o professor oportunize aos alunos a apreensão prévia de informações e conheci-mentos que possibilitem uma noção geral sobre a modalidade handebol, conforme indicados nos tópicos abaixo relacionados:

•Aspectosgeraisrelacionadosàformacomosurgiuohandebol;•As regrasbásicasdohandebol,considerandoasmudançasdasmesmasnoprocessodeevoluçãodamodalidade;•Osprocessostécnico-táticosbásicosofensivosedefensivosdohandebol.Técnicos:posiçãobásica,re-cepção, passe, manejo de bola, drible, progressão, arremesso; defensivos: posição básica, movimentações defensivas, recuperação da bola, recuperação da bola, pegada defensiva, bloqueio da bola e da trajetória do oponente; jogo do goleiro: posição básica, deslocamentos do goleiro, tipos de defesa;•Osdiferentesbenefíciosdapráticadohandebol:fortalecimentodosmúsculos,ampliaçãodaresistênciae da capacidade anaeróbia, melhoria da coordenação motora e das habilidades dos praticantes, o convívio social,orespeitoàsregraseaosoutroseosaberganhareperder,entreoutrosaspectos.

Page 2: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

2

HANDEBOL

•Algunsexemplosdeatividadesoujogospré-desportivospossíveisdeseremrealizadosnodiaadiadoambiente escolar.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA/DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

As sugestões metodológicas de cada aula deverão ser estruturadas em função do tema proposto. No en-tanto, de uma forma geral, o professor deverá organizar uma roda para começar a aula com uma discussão inicial. Como facilitador, o professor deverá estimular a participação de todos, valorizando a contribuição de cada um, procurando, quando necessário, possibilitar ao grupo decidir sobre a ação a ser realizada.

Ao se trabalhar a história e as alterações das regras do handebol, o professor estimulará a pesquisa dos alunos, buscando informações com pessoas do seu entorno e também em instrumentos de busca, tais como revistas, livros e sites da internet.

Apresentaremos, a seguir, a descrição de alguns roteiros de aulas que poderão auxiliar o professor. Mas lembrem-se: essas são apenas algumas sugestões; os professores devem ser autônomos para criar e re-criar a partir das vivências de seus alunos.

AULA 1

TEMA: POR QUE JOGAR HANDEBOL NA ESCOLA?

Nível de ensinoEnsino Fundamental – 6º e 7º ano

Material utilizado:Duas bolas de handebol H2

Sequência Pedagógica

Primeiro momento:Em forma de roda, estimular os alunos a relatarem porque jogar handebol nas aulas de Educação Física Escolar,considerandoqueoesportenaescolasótemsentidoquandocompletamenteintegradoàsativi-dades escolares e ao projeto pedagógico desta. O handebol na escola deve atender a formação integral dos alunos nas dimensões física, cognitiva, psicológica, afetiva, social, crítica, proporcionando a formação de um cidadãopensanteeatuantenasociedadeenaculturaàqualestáinserido.

Considerando estas características do ensino do handebol na escola, o professor poderá iniciar as dis-cussões sobre a modalidade, trazendo temas a partir das questões norteadoras apresentadas a seguir:

Page 3: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

3

HANDEBOL

•Porquejogarhandebol?•Háalgumfamiliarquejoga/jogouhandebol?•Vocêconhecealgumídolonohandebol?Quem?•Quandovocêcomeçouajogarhandebol?FoinaEducaçãoFísica?Quemoincentivou?•VocêjogahandebolforadoespaçodaEducaçãoFísicaEscolar?

Segundo momento:Realizarumjogode“handebolgigante”(comtodososalunosdivididosemduasequipesdeigualnúmero).Considerandoonúmerodecomponentesdecadaequipe,estabelecerregrasparadiminuirgradativamenteonúmerodecomponentesatésecomporduasequipescomnúmerooficialdejogadores,ouseja,7joga-dores atuantes em cada equipe. Após isso, se fará o revezamento dos jogadores em cada equipe, opor-tunizando a todos que vivenciem o jogo propriamente dito, considerando o conhecimento e a vivência dos alunos com a modalidade.

Terceiro momento:Narodafinal,retomaraconversainicialapartirdealgumascaracterísticasesboçadaspelosprópriospar-ticipantes durante a prática do handebol, destacando os benefícios proporcionados por esta prática. Impor-tante considerar que a prática do handebol deve valorizar a auto-estima, o fortalecimento dos princípios de solidariedadeecooperação,estimulandooespíritodecoletividade,alutapelosideaiseorespeitoàsregras,assim como a convivência harmoniosa e o fortalecimento da autodeterminação. AULA 2

TEMA: REGRAS FUNDAMENTAIS PARA JOGAR HANDEBOL

Nível de ensinoEnsino Fundamental – 6º e 7º ano

Material utilizado:7 bolas de handebol.

Sequência Pedagógica:

Primeiro momento - exposição verbal – roda inicial:• Organizar a turma em roda para um conversa inicial. • Explicar que o objetivo da aula é conhecer e vivenciar as regras fundamentais para se jogar o handebol.• O professor deve levantar questões para os alunos estimulando-os a demonstrar seus conhecimentos

sobre as regras do jogo de handebol.

Page 4: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

4

HANDEBOL

• O professor deve, com o auxílio de um painel, explanar sobre as regras fundamentais para o jogo:→aquadra,abola,osequipamentosdosjogadores,onúmerodejogadores,aduraçãodojogo;→osjoga-doresdecampo;→ogoleiro;→amarcaçãodeumgol;→otirodesaída;→otirolateral;→otirodemeta;→otirolivre;→otirode7metros;→assançõesnojogo

Textoauxiliar:regrasoficiaisdaConfederaçãoBrasileiradeHandebol.

Segundo momento – jogos e vivências:

Jogo 1: pega-pega com drible• O objetivo do jogo: pegar o máximo de jogadores das outras equipes durante um determinado tempo;• As equipes: dividir a turma em quantas equipes de 7 componentes forem possíveis;• O tempo de jogo: as equipes terão tempos iguais para tentarem atingir o objetivo do jogo (tempo entre

1 a 3 minutos;• O resultado do jogo: vencerá a equipe que pegar mais adversários ou pegar todos os componentes das

demais equipes no menor tempo possível.• O desenvolvimento do jogo: cada jogador se deslocará, driblando a bola pela quadra de handebol, e ten-

tará encostar a bola nos jogadores das outras equipes, que tentarão fugir se deslocando somente dentro da quadra de handebol. O jogador que for pego deverá se deslocar para a área do goleiro e aguardar ofinaldotempo.Ojogadorqueestiverfugindoesairdoslimitesdaquadradehandebolouentrarnasáreas dos goleiros estarão automaticamente pegos e deverão permanecer na área de gol.

Jogo 2: jogo de handebol – com marcação individual quadra toda• Oobjetivodojogo:marcaromaiornúmerodegolsemumdeterminadotempo;• As equipes: as mesmas equipes do jogo 1;• Otempodejogo:consideraronúmerodeequipesedividirotempoparaestapartedaauladeformaa

permitir um rodízio entre todas as equipes formadas com 7 jogadores;• Oresultadodojogo:venceráaequipequeobtivermaiornúmerodevitórias.• O desenvolvimento do jogo: jogo com marcação individual na quadra toda.

Terceiro momento - trabalho em grupo:• Aofinaldaaula(reservarpelomenos10minutosparaestaparte),oprofessordevereunirtodoogrupo

e discutir sobre as regras básicas para jogar o handebol.• Mostrar o painel inicial contendo as regras e questionar os alunos sobre a aplicação das mesmas em

jogo e solicitando que façam propostas de mudanças das mesmas.• É muito importante o professor solicitar a participação dos alunos no plano conceitual a partir da vivência

e aplicação dos conhecimentos, propondo a resolução de problemas por meio da discussão em grupo, valorizando a participação de todos.

• Retomar este tema na próxima aula de forma a valorizar a produção dos alunos.

Page 5: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

5

HANDEBOL

AULA 3

TEMA: PRATICAR OS ASPECTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL

Nível de ensinoEnsino Fundamental – 6º e 7º ano

Material utilizado: •BolasdehandebolH2•2cartolinas;•2pincéisatômicos.

Sequência Pedagógica:

Preparação para a realização da aulaCom uma semana de antecedência, pedir para os alunos fazerem uma pesquisa junto a pessoas com mais idade(pai,mãe,irmãosmaisvelhos,avósoutios)comoobjetivodeidentificardiferentesjogosdaculturacorporalqueestespraticavamemsuainfânciaouadolescência.Identificar,também,quaisequipamentoseles usavam na realização dos jogos. Primeiro momento – roda inicial:•Numaroda,iniciaraauladandoespaçoparaosalunosfalaremsobreoresultadodesuaspesquisas.•Enquantoosalunosforemapresentando,oprofessor,ouumaluno,deveráiranotandoemumacartolinaos nomes das atividades e dos equipamentos que forem citados. •Apósasapresentações,oprofessorpediráaogrupoparaescolherumadasatividades,aqualseráadap-tada em sua estrutura e funcionalidade no sentido de colocar elementos técnicos (drible, passe, arremesso, recuperaçãodabola,bloqueiodabolaedatrajetóriadoadversário,etc.)dohandebolerealizadaportodos.•Apósescolhidaeadaptadaaatividade,ogrupodeverádiscutirquaisserãoasregrasbásicasparaareali-zação do jogo.

Segundo momento – jogo de handebol com marcação individual; meia quadra. Terceiro momento – roda final:Aofinaldaaula,oprofessorpoderátrazermanifestaçõesculturaisquepodemseradaptadasparaapráticado handebol e que não foram citadas pelos alunos, tais como: rebatida, bobinho, gol a gol, bola queimada, entre outras.

Page 6: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

6

HANDEBOL

AULA 4

TEMA: ENSINANDO FUNDAMENTOS - PASSE

Nível de ensinoEnsino Fundamental – 6º e 7º ano

Material utilizado:•1bolaparacada5alunos;•12cones;

Sequência Pedagógica:

Primeiro momento – roda inicial:•Exporaosalunosqueaaulaserásobreofundamentopasse.•Iniciarumadiscussãocomperguntasoperacionalizadas,taiscomo:-Quaisostiposdepassequevocêsconhecem?•Deombro,lateral,decostas,portrásdascostas,portrásdacabeçaeoutros.-Qualéomelhorpasse?•Éaquelequechegaaocompanheiro,poisesteéoobjetivodopasse.-Oquepodeinterferirnaexecuçãodeumpasse?•Adistânciaemqueseencontraocompanheiroquereceberáopasse;•Apresençadeumadversárioentreoexecutordopasseereceptor;entrooutrosmotivos.OBS:colocamosalgumaspossíveisrespostasàsperguntas.Noentanto,comcerteza,outraspossibilidadespoderão ser expostas pelos alunos ou pelo professor. O mais importante, neste caso, é que as respostas partam dos alunos, tendo o professor como um facilitador por meio de perguntas operacionalizadas.

Segundo momento – exercícios de passe em trio:•Organizarosalunosemgruposdecinco,cadagrupocomumabola.Trêsjogadoresformarãoumacolunade um lado da quadra, próximo a linha lateral, e dois formarão outra coluna, posicionada frontalmente a primeira, do outro lado. A bola inicia na coluna com três jogadores, sendo que, quando o primeiro passar a bola, este deve ir se posicionar atrás da coluna do jogador que recebeu.•Exercício1–receberabola,driblá-laportrêsvezesepassá-lacomopassedeombro(passebásico),comtrajetória direta, para o companheiro que estiver no outro lado da quadra;•Exercício2–idemaoanterior,comtrajetóriaquicadanosolo;•Exercício3–idemaoanterior,comtrajetóriaparabólica;•Exercício4–diminuiradistânciaerealizaropassesemarealizaçãododrible,masutilizando-sedapro-gressão(3passos);•Exercício5–idem,executaropassecomsaltoecomtrajetórialivre;•Exercício6–receberabola,virardecostaseexecutaropassedereversão;

Page 7: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

7

HANDEBOL

•Exercício6–pedirparaosalunossimularemumafintanumconecolocadoàsuafrenteesódepoisex-ecutaremopasse.Nestecaso,otipodepasseficaráacritériodojogador,adaptandoàsituaçãoemqueomesmoestiveraofinaldaexecuçãodafinta;•Exercício7–receberabola,fazeropassesobmarcaçãodocolegaquerealizouopasseesedeslocarparafazer a marcação do passe do colega seguinte; passe será livre conforme o posicionamento do oponente;•Exercício8–incentivarosalunosacriaremformasdiferentesdeexecutarumpasse.

Terceiro momento – jogo de handebol sem drible:Organizar os alunos em dois ou mais times para jogarem handebol com a seguinte alteração da regra: não será permitido a execução do drible; cada jogador poderá somente realizar 3 passos em posse da bola e passá-la a um companheiro ou arremessar ao gol.

Seosalunostiveremumadificuldadeinicialeojogonãoestiverdinâmico,pode-sepermitiraexecuçãodeumoumaisbatimentodabola,conformeasregrasoficiais,edepoisvolta-searealizarojogoapenascompasses.

AULA 5

TEMA: SISTEMATIZANDO O JOGO DE HANDEBOL

Nível de ensinoEnsino Fundamental – 6º e 7º ano

Material utilizado:•4cartolinasdecorclara;•4pinceisatômicos;•4lápis•4caixasdegizdecera

Sequência Pedagógica:

Primeiro momento:Começaraaularealizandoumjogodehandebolcommarcaçãoindividualnazonadeeficácia(apartirdalinhadetirolivre–linhapontilhada).

Segundo momento:Depoisquetodososalunostiveremjogadopelomenos10minutos,oprofessordevereunirogruponumaroda para uma breve discussão com as seguintes perguntas operacionalizadas:•Quaisosproblemasquevocêsdetectamnoseutime,quantoàformadedefender,quepodemestardifi-cultandoavitórianojogo?

Page 8: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

8

HANDEBOL

•Ou,quaisosproblemasquetêmimpedidoaparticipaçãoefetivadetodos?Exemplos de possíveis respostas:- É muito difícil acompanhar o meu oponente;- Acabamos trombando um no outro na defesa;-Nossogoleiroficamuitoexposto;entreoutrassituações.-Diantedasrespostas,oprofessorsolicitaráaosalunosqueescolhamumadificuldadequequeiramsuperare,pormeiodarealizaçãodeumbrainstorming,encontrempossíveissoluçõesparaessadificuldade.Ogrupodeverá escolher uma idéia que represente uma solução tática de consenso e tentar colocá-la em prática. •Nesteexercício,omaisimportanteseráaatitudedogrupo,entendendoqueaidéiaeleitadevesercon-siderada uma decisão do grupo e, como tal, deverá haver o compromisso de todos para que a mesma se materialize.

Terceiro momento:Realizar um jogo de handebol colocando em prática a solução tática escolhida pela maioria dos jogadores.Quandonecessário,oprofessordeveestimularosgruposase reuniremparaseorganizaremde formatática, de acordo com as escolhas coletivas que estes tiveram.

Aofinaldaaula,organizararodaemotivarosalunosaexpressaremquaisdecisõestáticasforammaisexi-tosas de acordo com as soluções que foram propostas pelo grupo.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA FINALIZAR

As aulas sugeridas acima não foram organizadas para serem realizadas de forma conjunta, nem mesmo possuem alguma sequência pré-estabelecida para que aconteçam. Entendemos que a decisão sobre quan-do trabalhar com cada tema é exclusiva do professor.

Quandoasaulasexigiremummomentodediscussão,estedeveráserrealizadooportunizando-se“real-mente” a participação do aluno, pois este é o maior objetivo de um trabalho em grupo: valorizar os alunos como atores e não somente como executores de uma proposta.

Page 9: Ambiente.educacao.ba.Gov.br Guias Pedagogicos 2297

9

HANDEBOL

REFERÊNCIAS

CBHb.Handebol:regrasoficiais2006-2009.TraduçãodeSávioPereiraSedrez.SãoPaulo:Phorte,2006.EHRET,Arnoetal.Manualdehandebol(Org.pelaConfederaçãoAlemãdeHandebol-CAHb).Trad.ere-visãocientífica:PabloJuanGreco,SãoPaulo:Phorte,2002.LAUDURÉ, P.; CURELLI, Jean-Jacques. O handebol: as regras, a técnica, a tática. (faltam dados da referência)MARTINI,Karl.Ohandebol:Técnica,tática,metodologia.Portugal:PublicaçõesEuropa-AméricaLtda,1980.OLIVEIRA,AmauriA.B.;PERIN,GiannaL.FundamentospedagógicosdoprogramaSegundoTempo.Or-ganizadores: Oliveira; Perin. Editora Eduem: Maringá.