2

Click here to load reader

Ano B - Cor Roxo - Missal p. 130 Mii sssaa ºddoo n22º ...pscj-conchal.com.br/wp-content/uploads/2017/12/2_dom_advento_2017.pdf · Aleluia, aleluia! Aleluia, Aleluia! ... João se

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Ano B - Cor Roxo - Missal p. 130 Mii sssaa ºddoo n22º ...pscj-conchal.com.br/wp-content/uploads/2017/12/2_dom_advento_2017.pdf · Aleluia, aleluia! Aleluia, Aleluia! ... João se

MMiissssaa ddoo 22ºº DDoommiinnggoo ddoo AAddvveennttoo

““CCoonnvveerrssããoo,, iinnssttrruummeennttoo ddee mmuuddaannççaa..””

Conchal/SP - Diocese de Limeira - 10 de Dezembro de 2017

Que o Presépio já esteja montado.

Preparar a Coroa do Advento. A Coroa ficará com as velas apagadas e a cada domingo, antes do 1° Oremos entrará uma vela que comporá a coroa e o Evangeliário.

Durante todo tempo do Advento omite-se o glória, exceto no 3° domingo.

RITOS INICIAIS 1. Mantra “Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça Deus nos conduz.” (Taizé)

Animador: João Batista nos convida a preparar os caminhos por onde o Se-nhor vai passar, a fim de que receba-mos dele a paz e a salvação. Vivendo na esperança do dia do Senhor, faze-mos a experiência da paciência de Deus e da sua consolação. Celebremos esta liturgia animados pela promessa do novo céu e da nova terra que todos desejamos. Iniciemos cantando.

2. Procissão de Entrada (Canto n°3 – Pag. 11- Liturgia VIII) 1. Senhor, vem salvar teu povo das trevas da escravidão! Só tu és nossa esperança, és nossa libertação! Vem, Senhor, vem nos salvar! Com teu povo vem caminha! (bis) 2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor, da rocha brota água viva, da treva nasce o esplendor. 3. Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz. Vem logo salvar teu povo, não tardes, Senhor Jesus!

3. Sinal da Cruz (por conta do presidente)

4. Saudação/Acolhida

5. Ato Penitencial (Cantado) Presidente: O Senhor Disse: Quem dentre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra. Reconheçamo-nos pecadores e perdoemo-nos mutuamen-te do fundo do coração. (pausa) Arre-pendidos cantemos 1. Senhor, servo de Deus que libertas-tes a nossa vida. Tende piedade de nós. Todos: Senhor tende piedade de nós!

2. Ó Cristo nosso irmão que conheceis nossa fraqueza, tende piedade de nós. Todos: Cristo tende piedade de nós!

3. Senhor, Filho de Deus vos tornastes obediente, tende piedade de nós. Todos: Senhor tende piedade de nós!

Presidente: Deus, todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Todos: Amém.

6. Entrada da Vela do Advento (Neste Segundo Domingo entrar um Homem com a Vela e o Leitor com o Evangeliário)

Animador: Acolhemos em nosso meio a segunda vela da Coroa do Advento! Cantemos.

Outra vela, na coroa, acendemos Peni-tentes nos caminhos do Senhor. Con-solando os aflitos, busquemos. Novos céus e nova terra, com ardor! Meus irmãos, penitência e oração! Arrumemos nossa casa co’alegria! Logo a ela, o Senhor vai chegar pelo ventre imaculado de Maria!

7. Oração da Coleta Presidente: OREMOS: Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encon-tro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Se-nhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Todos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA 8. Refrão meditativo Escuta, ó Israel, Javé teu Deus quer falar! (bis) Fala, Senhor Javé, Israel quer te escutar! (bis)

9. Primeira Leitura (Is 40,1-5.9-11) Leitura do Livro do Profeta Isaías. Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus - Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. Grita uma voz: 'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levan-ta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz,

não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'. Palavra do Senhor.

10. Salmo Responsorial 84(85) Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bon-dade, e a vossa salvação nos conce-dei! 1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos,* para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o te-mem,* e a glória habitará em nossa terra. R. 2. A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. R. 3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, * e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente * e a salvação há de seguir os passos seus. R.

11. Segunda Leitura (1Pd 3,8-14) Leitura da Segunda Carta de São Pedro. Uma coisa vós não podeis desconhe-cer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca. ao contrá-rio, quer que todos venham a conver-ter-se. O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolve-rão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. Se deste modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a

Ano B - Cor Roxo - Missal p. 130

Page 2: Ano B - Cor Roxo - Missal p. 130 Mii sssaa ºddoo n22º ...pscj-conchal.com.br/wp-content/uploads/2017/12/2_dom_advento_2017.pdf · Aleluia, aleluia! Aleluia, Aleluia! ... João se

justiça. Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. Palavra do Senhor.

12. Procissão do Evangeliário (Canto n° 12 – Pag. 13 - Liturgia IV) Aleluia, aleluia! Aleluia, Aleluia! Voz que clama no deserto (bis) Preparai-lhe um caminho (bis) Uma estrada ai Senhor (bis)

13. Evangelho (Mc 1,1-8) + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: 'Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'Preparai o cami-nho do Senhor, endireitai suas estra-das!'' Foi assim que João Batista apa-receu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos peca-dos. Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus peca-dos e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de came-lo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava, dizendo: 'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.' Palavra da Salvação.

14. Homilia

15. Profissão de fé

16. Oração da Assembleia Presidente: Irmãos e irmãs, recebe-mos a alegre notícia de que Deus age entre nós para libertar-nos de toda escravidão. Acolhamos com gratidão esse anúncio e respondamos a ele com as nossas preces, Dizendo. Resposta: “Vinde e salvai-nos, Se-nhor.” (Pode haver outras preces da comunidade)

Presidente: Tudo isso vos pedimos, ó Deus, por Cristo, nosso Senhor. To-dos: Amém!

17. Procissão das oferendas (Canto n° 15 – Pág. 13 - Liturgia IV) A nossa oferta apresentamos no altar e te pedimos: Vem, Senhor, nos libertar! 1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão, a planta deu flor e fruto, do trigo se fez o pão.

2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho. Da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho. 3. Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus, serão, pela tua graça, pão vivo, que vem dos céus.

18. Apresentação das Oferendas Presidente: Bendito sejais, Senhor Deus do universo, pelo pão que rece-bemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano e que agora vos apresentamos e para nós vai se tornar “Pão da Vida”. Todos: Bendito seja Deus para sem-pre!

Presidente: Bendito sejais, Senhor Deus do universo, pelo vinho que rece-bemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano e que agora vos apresentamos e para nós vai se tornar “Cálice da Salvação”. Todos: Bendito seja Deus para sem-pre!

19. Oração sobre as oferendas Presidente: OREMOS: Acolhei, Ó Deus, com bondade, nossas humildes preces e oferendas, e, como não po-demos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa mise-ricórdia. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

LITURGIA EUCARÍSTICA

20. Prefácio Missal p. 406

(Prefácio Advento I)

21. Oração Eucarística III Missal p. 482

22. Santo (cantado) (por conta da equipe de canto)

23. Pai Nosso (Não canta)

24. Abraço da Paz (Não canta)

25. Fração do Pão (cantado)

26. Procissão da Comunhão (Canto n°19 – Pag. 15 – Liturgia VIII) 1. Convertei-nos, Senhor Deus do mundo inteiro, sobre nós a vossa face iluminai! Se voltardes para nós, sere-mos salvos, vós que sobre os anjos todos assentais. Arrancastes do Egito essa videira e expulsastes muita gente pra plantá-la; diante dela preparastes terra boa: vinde logo, Senhor, vinde depressa pra salvá-la! 2. Suas raízes se espalharam pela terra e os seus ramos recobriram o sertão; levantai-vos, vinde logo em nosso auxílio, libertai-nos pela vossa compai-xão. 3. Seus rebentos atingiram as monta-nhas, verdes mares, longos rios e

palmeiras. Vinde logo, Senhor Deus do universo, visitai a nossa vinha e prote-gei-a. 4. Vossa mão foi quem plantou esta videira; vinde cuidar deste rebento que firmastes, e aqueles que a cortarem ou queimarem vão sofrer ante o furor de vossa face.

27. Pós-Comunhão (pode repetir o mantra ou então executar um outro canto-mensagem de acordo com a equipe de canto)

28. Oração depois da Comunhão Presidente: OREMOS: Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém!

RITOS FINAIS 29. Avisos

30. Bênção Final

31. Despedida Presidente: “Tenhamos coragem de anunciar o Reino e denunciar as con-tradições.” Vão em paz, vivam Livres para o Senhor e que Ele vos acompa-nhe! Todos: Graças a Deus!

32. Final (Canto n°20 – Pag. 15 – Liturgia IV) Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá, aquele que a terra seca em jardim converterá. Ó Belém abre teus braços ao Pastor que a ti virá, Emanuel, Deus conosco vem ao nosso mundo, vem. 1. Ouve, ó Pastor do teu povo/ Vem do alto céu onde está. Emanuel, Deus conosco/ Vem ao nosso mundo, vem. 2. Vem, teu rebanho salvar/ Mostra o amor que lhe tens, Emanuel, Deus conosco/ Vem ao nosso mundo, vem.