3
AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

  • Upload
    others

  • View
    32

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

Page 2: AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

Durante séculos tem-se buscado nas plantas medicinais alternativas para o tratamento de diversas doenças 1dermatológicas, principalmente naquelas que apresentam processos cicatriciais de difícil resolução .

1-5CALÊNDULA

Calendula officinalis L (C.officinalis), popularmente conhecida como calêndula, planta herbácea originária da região Mediterrânea, é uma planta anual, de origem egípcia, resistente em todos os tipos de solo.

Contém diversos grupos de compostos, sendo os principais constituintes: princípio amargo calendulina e calendina, carotenoides, esteroides, sesquiterpenoides, triterpenoides, óleo essencial, flavonoides, resinas,mucilagem, ésteres de ácidos orgânicos, ácidos pentadecílico e salicílico, saponinas, álcoois, esteróis, triterpenos e taninos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda a utilização da calêndula por via tópica para ações terapêuticas anti-inflamatórias e cicatrizantes. Além disso, é um fitoterápico dotado de propriedade antisséptica, bactericida, fungistática, virucida, antitumoral, antiulcerativa, antiflogística, antialérgica, restauradora da pele de difícil cicatrização, produtora de aumento da atividade fagocitária, antiedematosa, calmante e refrescante para peles sensíveis.

Não há relatos de contraindicações, interações medicamentosas ou efeitos adversos na utilização da calêndula, sendo reconhecida como uma planta segura.

1,4,5AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

Re-epitelizaçãoSua atividade cicatrizante se dá devido sua alta concentração de flavonoides, que garantem seu efeito estimulante da regeneração e de epitelização dos tecidos pelo aumento do metabolismo de glicoproteínas, nucleoproteínas e proteínas dos colágenos e também pelo aumento da indução da vascularização dos tecidos.

Ação Anti-inflamatóriaAs respostas teciduais às lesões envolvem inflamação. Este é um componente necessário no processo de reparação por proporcionar os mecanismos pelos quais o tecido lesionado ou a causa desencadeante seja eliminado; e os mecanismos pelos quais os tecidos são preparados para a reconstrução e reparação. A atividade anti-inflamatória da calêndula é atribuída à diminuição da exsudação serosa, da hiperemia, da deposição de fibrina e da hiperplasia epidermal, além de resultar em crostas mais delgadas e umedecidas.

Atividade AntimicrobianaFeridas abertas estão propensas a contaminações por bactérias, podendo representar uma porta de entrada para infecções sistêmicas. Quando ocorre contaminação, há formação de uma grande quantidade de exsudato e produção de toxinas, retardando o reparo da ferida. Calêndula tem atividade significativa frente a microorganismos gram positivos, principalmente para as frações apolares. O grau de sensibilidade dos microorganismos para a calêndula se equivale aos antimicrobianos padrões de Penicilina e Ampicilina.

ESTUDO CLÍNICOInt J Tissue React. 2005;27(3):101–106.Estudo determinou a eficácia terapêutica de calêndula (Calendula officinalis) na re-epitelização de úlceras venosas em 34 pacientes com úlceras venosas de perna. Os pacientes foram divididos em dois grupos. No primeiro grupo (n=33), os doentes foram tratados com uma pomada contendo extrato de calêndula e grupo 2 = controle (n=13) aplicou solução salina. A terapia foi aplicada duas vezes por dia durante 3 semanas.

AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

Page 3: AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA

Resultados:2

Ÿ No grupo calêndula, a superfície total de todas as úlceras no início da terapia, foi de 67.544 mm . Após a 2terceira semana, a superfície total de todas as úlceras era 39.373 mm (uma diminuição de 41,71 % ). Em

sete pacientes epitelização completa foi alcançada;2

Ÿ No grupo controle a superfície total de todas as úlceras no início da terapia era de 69.722 mm e após a 2terceira semana a superfície total era 58.743 mm (uma diminuição de 14,52 %). Em quatro pacientes a

epitelização completa foi alcançada. Ÿ Houve uma aceleração estatisticamente significativa da cicatrização de feridas no grupo calêndula ( p <

0,05 ).

Os resultados sugerem que calêndula em pomada é eficaz em na re-epitelização de úlceras venosas.

1INDICAÇÕES

Re-epitelização e cicatrização de úlceras venosas, de decúbito, radiodermite, pós-peeling, assaduras, queimaduras superficiais, equimoses, erupções, eczemas, xeroses, furúnculos, abscessos e feridas em geral.

7,8CONCENTRAÇÃO USUAL

1 – 10%

COMO PRESCREVER

Pomada Fitoterápica CicatrizanteTintura de calêndula _________ 10%Tintura de própolis ___________ 3%Óleo de melaleuca ___________ 5%Pomada ___________________ qspAplicar nas lesões 2 a 3 vezes ao dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1. Parente, L.M.L., Silva, M.S.B., Brito, L.A.B., Lino-Júnior, R.S., Paula, J.R., Trevenzol, L.M.F., Zatta, D.T., Paulo, N.M. Efeito cicatrizante e atividade antibacteriana da Calendula officinalis L. cultivada no Brasil. Rev. bras. plantas med. vol.11 no.4 Botucatu 20092. VOLPATO AMM. Avaliação do Potencial antibacteriano de Calendula officinalis (asteraceae) para seu emprego como fitoterápico.Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Química. Curitiba, 20053. Schneider F. Uso da Calendula officinalis na Prevenção e Tratamento de Radiodermite em Cabeça e Pescoço: ensaio clínico randomizado duplo-cego. Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 20124. Castro J.L.C. et al.Uso de Pomada de Calendula officinalis no Tratamento Pós-operatório das Deiscências de Sutura de Feridas Cirúrgicas Complicadas. Disponível em http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/03/pomada.pdf, acessado dia 13/02/20145. Volpato A.M.M.et al. Investigação da Atividade Antibacteriana de Calendula officinalis L. Revista Visão Acadêmica, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 7-10, Jan./Jun. 20016.Duran V, Matic M, Jovanovic M, et al. Results of the clinical examination of an ointment with marigold (Calendula officinalis) extract in the treatment of venous leg ulcers. Int J Tissue React. 2005;27(3):101–106.7. Fitoterapia Magistral – Um guia prático para a manipulação de fitoterápicos - ANFARMAG – 20058. Simões, C.M.O., Guerra, M.P., et all – Farmacognosia: da planta ao medicamento – 5ª Ed., Florianópolis, Ed. da UFRGS, 2004

Pomada de CalêndulaTintura de calêndula _________ 10%Pomada base _______________ qspAplicar nas lesões 2 a 3 vezes ao dia.

Spray de CalêndulaTintura de calêndula _________ 10%Solução ___________________ qspAplicar nas lesões 2 a 3 vezes ao dia.

AÇÃO CICATRIZANTE DE CALÊNDULA