72
1 Ana Cristina Pedrozo Oliveira [email protected] Índice Interface ......................................................................................... 2 Criação, manipulação e visualização de página ................................... 4 Caixa de Ferramentas ......................................................................19 Edição de texto ...............................................................................27 Dicionário .......................................................................................34 Editor de matéria ............................................................................35 Caracteres Especiais ........................................................................36 Texto ao redor da imagem ...............................................................39 Notas de Rodapé .............................................................................40 Criação de índice automático............................................................42 Tabulações e Tabelas .......................................................................45 Cores e Imagens .............................................................................54 Impressão ......................................................................................63 Imposição de Páginas ......................................................................68

Apostila Indesign Cs3 Completa

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Apostila Indesign Cs3 Completa

1Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Índice

Interface ......................................................................................... 2

Criação, manipulação e visualização de página ................................... 4

Caixa de Ferramentas ......................................................................19

Edição de texto ...............................................................................27

Dicionário .......................................................................................34

Editor de matéria ............................................................................35

Caracteres Especiais ........................................................................36

Texto ao redor da imagem ...............................................................39

Notas de Rodapé .............................................................................40

Criação de índice automático ............................................................42

Tabulações e Tabelas .......................................................................45

Cores e Imagens .............................................................................54

Impressão ......................................................................................63

Imposição de Páginas ......................................................................68

Page 2: Apostila Indesign Cs3 Completa

2Ana Cristina Pedrozo [email protected]

InterfaceA interface do InDesign não difere muito dos demais softwares gráficos. Possui a

configuração básica com apresentação dos menus de comando, barras de rolagem de tela, caixa de ferramentas e paletas de opções.

A barra de propriedade é interativa permitindo vários tipos de edição dependendo do que está sendo selecionado: objetos e ferramentas.

As réguas estão dispostas na vertical (do lado esquerdo da tela) e horizontal (na parte superior da tela), sendo ligada/desligada utilizando-se o Menu View>Show/Hide Rulers. O uso das réguas também está vinculado com as linhas guias, utilizadas para alinhamento de frames na página. Para colocar uma linha guia, basta clicar e ar-rastar da régua para a tela. Isso serve tanto para vertical quanto para horizontal.

O controle de zoom pode ser acionado através da digitação de valores na própria tela, além de informar qual o valor utilizado quando o zoom é acionado por outros modos.

Menu de ComandosBarra de Propriedades Interativa

Réguas

Caixa de Ferramentas

Controle de zoom

Posição de Página na Publicação

Paletas

Barras de rolagem

Page 3: Apostila Indesign Cs3 Completa

3Ana Cristina Pedrozo [email protected]

O InDesign também fornece informações do arquivo em que se está trabalhando, como tipo, tamanho, data e hora da última modificação e localização. Para isso é necessário posicionar o mouse em um espaço da barra inferior a esquerda da barra de rolagem.

Porém, a maior vantagem da interface do InDesign é trabalhar com as paletas que estão dispostas no lado direito da tela e junto com a barra de propriedades que permite acionar todos os recursos disponibilizados para edição de uma publicação de forma rápida e interativa. Esse é o segredo para não se perder na tela do programa que pode se tornar poluída com o uso de tantas paletas.

Caso alguma paleta não esteja disponível será necessário acioná-la através do Menu Window.

Page 4: Apostila Indesign Cs3 Completa

4Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Criação, manipulação e visualização de páginaPara criação de um novo documento no InDesign é necessário utilizar o Menu

File>New. Nessa opção teremos três opções: document, document to template, library e book.

Na opção Documento from Template abre o Adobe Bridge que mostra vários arquivos prontos (modelos), com páginas mestre, estilos de parágrafo e caracteres disponíveis para uso imediato.

Na opção Book é aberto um gerenciador de arquivos do InDesign que permite agrupar vários arquivos mantendo entre eles configurações em comum como, por exemplo, seqüência de páginas. Este comando permite imprimir os documentos sequencialmente ou pode-se gerar um único arquivo PDF resultante do agrupamento de vários arquivos, como se cada arquivo fosse um capítulo de um livro.

Na opção Library gera-se uma paleta de biblioteca de elementos, que fica dis-ponível na tela. Quando você fizer algum elemento na página e o inclui na paleta ele ficará disponível para todos os arquivos do InDesign.

Porém, a opção que mais interessa para definições de um novo projeto é a Docu-ment. Nesse comando teremos todas as características do projeto gráfico.

Page 5: Apostila Indesign Cs3 Completa

5Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Documents Preset: estilo de publicações que podem ser criadas utilizando Menu File > Documents Preset > Define. Quando se utiliza a criação de estilos de publi-cações as opções de configurações de página que estão disponíveis são iguais as do comando New.

Number of Pages: números de página da publicação. Pode ser alterado posterior-mente incluindo ou excluindo páginas no momento da diagramação.

Facing Pages: permite que as margens sejam tratadas como interna/externa para publicações com acabamento na lombada (livro, revista) ou como direita/esquerda se o acabamento for refile simples (folheto, mala direta, cartaz).

Master Text Frame: coloca um frame de texto na página mestre para permitir fluxo de texto automático para a publicação.

Page Size: possui uma lista de formatos mais comuns. A opção Custom aparece quando se coloca um formato que não está disponível na lista.

Width / Height: opção de largura / altura da página disponível para formatos que não estão disponíveis na opção Page Size.

Orientation: posição vertical / horizontal da página.Columns: número de colunas da publicação (Number) e espaço entre elas (Gut-

ter). Durante o desenvolvimento da diagramação da publicação essas opções podem ser alteradas.

Margins: determinam a área de mancha da publicação. Dependendo da opção Facing Pages (ligada / desligada) pode-se ter como resultado Left / Right (esquerda / direita) ou Inside / Outside (interna / externa) das margens laterais da página.

Do lado direito da tela, existe um botão intitulado More Options, que abre mais opções para o comando New.

Page 6: Apostila Indesign Cs3 Completa

6Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Bleed: determina a área de sangria. Dependendo do tipo de acabamento é ne-cessário colocar valores diferentes para cada lado da sangria. Se os valores forem iguais basta digitá-lo em um dos campos e clicar no ícone da corrente que o pro-grama duplica o valor digitado nos demais campos. Essa opção deve ser acionada também no momento da impressão, através do Menu File > Print.

Slug: determina a área do pastboard que pode conter informações que se queira imprimir, como logotipos ou informações adicionais.

A página apresentará linhas de orientação como visualizado na tela seguir.

Para edição das configurações referentes à página depois que a publicação já está aberta, utiliza-se o Menu File > Document Setup.

Page 7: Apostila Indesign Cs3 Completa

7Ana Cristina Pedrozo [email protected]

As configurações de margem estão disponíveis no Menu Layout > Margins and Columns.

A manipulação das páginas podem ser feita através da paleta Page, que fica disponível do lado direito da tela. Caso ela não esteja disponível, clique em Menu Window > Page. Pela paleta é possível deslocar, inserir e excluir páginas visualmente.

Page 8: Apostila Indesign Cs3 Completa

8Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A paleta Page também possui um submenu que permite dar acesso a outros co-mandos relacionados com atributos de controles de página.

Se preferir utilizar comandos de menu, quanto a inserção de página da publicação pode-se fazer através do Menu Layout. Utilizando o comando Add Page, para adi-cionar uma página depois da que se está trabalhando.

Page 9: Apostila Indesign Cs3 Completa

9Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Utilizando o comando Insert Pages pode-se escolher um número maior de pági-nas que serão inseridas na publicação, além da localização dessas páginas, indicando o número da página de referência e escolha antes ou depois dessa página. Pode-se também escolher qual a página mestre que estará sendo vinculada às novas páginas.

Uma outra opção que está disponível no Menu Layout é Move Page, para deslo-car páginas na publicação. É possível escolher as páginas que serão movidas, a pá-gina de referência e a posição do deslocamento na publicação como antes ou depois e no começo ou no fim da publicação.

Page 10: Apostila Indesign Cs3 Completa

10Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Durante boa parte do processo de diagramação se faz necessária a navegação entre as páginas – ir rapidamente de uma página para outra. Isso pode ser feito facilmente pela paleta Page de forma visual, clicando na página desejada.

Na parte inferior da tela existe a opção de navegação através da escolha da página em uma lista.

O InDesign também possui a possibilidade de deslocamento através do Menu Layout. No menu existem as opções First Page (primeira página da publicação), Pre-vious Page (página anterior), Next Page (próxima página), Last Page (última página da publicação), Next Spread (próxima página dupla) e Previous Spread (página dupla anterior).

Page 11: Apostila Indesign Cs3 Completa

11Ana Cristina Pedrozo [email protected]

O software também permite a navegação entre as páginas utilizando as barras de rolagem. O deslocamento é vertical e cada página ou grupo de duas páginas (se esti-ver usando páginas duplas) possui um pastboard individual.

Uma dos mais famosos recursos de automatização em softwares paginadores é o uso de páginas mestre. Essas páginas permitem que o usuário crie um padrão utilizando elementos que são comuns a todas as páginas da publicação, como cabeçalhos, rodapés, números de página. No Indesign é possível utilizar várias páginas mestre e vincular qualquer página da publicação a elas, em qualquer momento.

Para criar uma página mestre nova utilize o submenu da paleta Page > New Master.

Page 12: Apostila Indesign Cs3 Completa

12Ana Cristina Pedrozo [email protected]

É possível nomear as novas páginas mestre conforme a necessidade de cada usuário, além de escolher a quantidade (simples ou dupla) e se a nova página mestre é derivada de uma outra existente.

A nova página mestre estará disponível na paleta Page.

Page 13: Apostila Indesign Cs3 Completa

13Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Para vincular uma página da publicação com uma nova página mestre basta usar a paleta Page, clicando na página mestre e arrastá-la até a página desejada. Se preferir, pode-se utilizar o submenu da paleta Page escolhendo Apply Master to Page, escol-her a página mestre a ser aplicada e as páginas que deverão ser modificadas.

Outra opção bastante importante para a automação de publicações é a numeração automática de página, que deve ser colocada na página mestre; assim, ela será as-sumida por todas as páginas da publicação.

Essa numeração independe da variedade de páginas mestre da publicação. Ao criar as páginas mestre, deve-se definir que elas respeitarão a numeração automática. Quando precisar, por exemplo, adicionar uma nova página à publicação, deverá definir a posição e qual a página mestre que será utilizada e o Indesign se encarregará de alterar a numeração de todas as páginas para respeitar a sequência numérica da publicação.

Para utilizar o recurso de numeração automática é necessário estar em uma página mestre, colocar uma caixa de texto, clicar com a ferramenta de texto e clicar em Menu Type > Insert Special Character > Markes > Corrent Page Number.

Page 14: Apostila Indesign Cs3 Completa

14Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A visualização da numeração é o prefixo utilizado para nomear a página mestre. Na página mestre, esse texto é igual a um outro qualquer, por isso pode ser editado com todos os recursos disponíveis para isso, como fonte, tamanho e alinhamento.

.

Page 15: Apostila Indesign Cs3 Completa

15Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A visualização das páginas no momento da diagramação é um ponto interessante no InDesign porque permite várias formas de ver o resultado do projeto em que se está trabalhando. No Menu View > Screen Mode existem várias opções.

A primeira é a Normal onde a visualização é o padrão do software. Nessa visua-lização pode-se ver as linhas guias, linhas de orientação (bleed, margens) e contorno dos frames de texto e imagens.

A próxima é Preview onde pode-se visualizar como a publicação ficará quando for impressa.

Page 16: Apostila Indesign Cs3 Completa

16Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A opção Bleed permite visualizar a publicação com as áreas de sangrias determi-nadas no momento de criação da publicação com o Menu File > New.

A última opção Slug, permite visualizar a publicação impressa com informações dispostas no pastboard. Essa área também é determinada no momento da criação da publicação com o Menu File > New.

Page 17: Apostila Indesign Cs3 Completa

17Ana Cristina Pedrozo [email protected]

As opções de visualização da página também podem ser acessadas através da barra de ferramentas.

Ainda descrevendo visualização existem duas opções interessantes. Uma é a op-ção de apagar os contornos dos frames de texto e imagens, o que torna a tela bastante limpa, tornando possível visualizar o peso dos elementos sem as marcações das caixas.

Para tanto, utiliza-se o Menu View > Show / Hide Frame Edges.

Page 18: Apostila Indesign Cs3 Completa

18Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A outra opção, que é bastante comum entre os softwares de editoração, é mostrar ou não as linhas guias. No InDesign essa opção está em Menu View > Grids & Guides > Show / Hide Guides.

Page 19: Apostila Indesign Cs3 Completa

19Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Caixa de FerramentasNo InDesign a caixa de ferramentas pode ter várias disposições na tela. O usuário

pode decidir como quer colocar as ferramentas na tela e aproveitar da melhor ma-neira, o espaço do monitor.

Para mudar a posição da caixa clique nas flechas do lado superior esquerdo da caixa de ferramentas.

Para colocar a caixa de ferramentas na tela como uma paleta flutuante é necessário clicar, segurar e arrastar a caixa para a tela.

Page 20: Apostila Indesign Cs3 Completa

20Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Pode-se também deixá-la na horizontal.

Page 21: Apostila Indesign Cs3 Completa

21Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A caixa de ferramentas do InDesign é a base da utilização do software pois per-mite manipular os elementos dispostos na página da publicação. Caso a caixa de fer-ramentas não esteja disponível na tela acione o Menu Windows > Tools.

Ferramenta de seleção: permite arrastar os frames dentro da publicação, bem como redimensioná-los.

Ferramenta de seleção direta: é responsável pela manipulção do conteúdo dentro dos frames como imagens por exemplo. Além disso, essa ferramenta é utilizada para edição dos frames e das linhas através da edição de nós.

Page 22: Apostila Indesign Cs3 Completa

22Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Ferramenta caneta: é utilizada para construir frames irregulares e com a manipu-lação da forma através da edição dos nós. Existem ferramentas ocultas que permitem adionar / remover nós e torná-los nós de ponta.

Page 23: Apostila Indesign Cs3 Completa

23Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Ferramenta texto: é responsável pela edição de textos e parágrafos através da seleção dos mesmos. Permite também criar frames de textos. No submenu existe a possibilidade de confecção de texto em um caminho pré determinado com a ferra-menta caneta ou linha.

Ferramenta lápis: cria linhas através do desenho à mão livre com possibilidade de edição através dos nós. Possui um submenu que permite suavização de nós e uma ferramenta para apagar parte da linha.

Ferramenta linha: permite fazer linhas retas. Quando utilizada com a tecla Shift constrói as linhas com inclinação de 45 graus.

Ferramenta frame: utilizada para criar frames de textos e imagens. No submenu tem-se a opção da forma: retângulo, oval e polígono. Quando utilizada com a tecla Shift as formas são criadas de forma proporcional, gerando quadrado e círculo.

Page 24: Apostila Indesign Cs3 Completa

24Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Ferramenta forma: utilizada para criar elementos. No submenu tem-se a opção da forma: retângulo, oval e polígono. Quando utilizada com a tecla Shift as formas são criadas de forma proporcional, gerando quadrado e círculo.

Ferramenta rotação: quando utilizada gira o elemento em torno do ponto central. Para alterar esse ponto é necessário clicar duas vezes no local onde se deseja que o ponto central seja criado.

Ferramenta escala: redimensiona elementos e frames verticalmente e horizontal-mente.

Ferramenta distorção: permite chanfrar o elemento.Ferramenta transformação livre: permite utilizar rotação, redimensionamento e

deslocamento em uma só ferramenta.Ferramenta conta-gotas: coleta cores de frames e imagens transferindo para o el-

emento desejado. No submenu apresenta a ferramenta de medida, que trabalha junto com a paleta Info. Para utilizar essa ferramenta clica-se no ponto inicial do elemento que se quer medir e arrasta até o ponto final. A medida aparecerá na paleta Info. Para acionar a paleta Info basta clicar no menu View > Info.

Ferramenta gradiente: aplica degradée nos elementos através da escolha de cor da paleta Swatches.

Ferramenta botão: permite criar botões para acionamento quando o arquivo do InDesign é transformado em PDF.

Ferramenta tesoura: permite cortar frames e elementos.Ferramenta deslocamento: utilizada para movimentar a tela.

Page 25: Apostila Indesign Cs3 Completa

25Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Ferramenta zoom: aumenta ou diminui a tela com incrementos de 25%. Para redução é necessário clicar a tecla ALT.

Ferramenta preenchimento: pode ser utilizada na forma de preenchimento para frame ou para texto, dependendo do ícone que está acionado.

Page 26: Apostila Indesign Cs3 Completa

26Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Ferramenta de visualização: permite trocar a visualização da página da publica-ção para Normal no botão da esquerda e Preview, Bleed (sangria) e Slug (pastboard) no botão da direita.

Page 27: Apostila Indesign Cs3 Completa

27Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Edição de textoNo InDesign é possível criar textos novos ou utilizar um que tenha sido digitado

em um processador de texto. O uso de textos sempre terá como base um frame que pode ser aberto com a ferramenta de frame ou simplesmente com a ferramenta texto. Depois é só começar a digitação.

Quando o texto já está digitado em um processador de texto, deve-se importá-lo utilizando o Menu File > Place.

Esse comando permitirá importar também os estilos criados no processador de texto o que facilita bastante a automação de edição em publicações que possuem grande quantidade de texto. Para disponibilizar um quadro de diálogo com opções de configuração, é necessário clicar na opção Show Import Options no comando Place. Se o texto a ser importado for um texto sem formatação (.txt) aparecerá uma tela com opções simples.

Page 28: Apostila Indesign Cs3 Completa

28Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Se o texto importado conter formatação (.doc e .rtf) a janela que aparece possui vários itens que podem ser configurados para aproveitar a diagramação realizada no processador de texto.

Page 29: Apostila Indesign Cs3 Completa

29Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Dependendo do tipo de publicação, na importação de texto o ideal é espalhá-lo no primeiro frame e depois vincular com os próximos frames. Se a publicação neces-sitar de uma diagramação mais específica em cada página o ideal é espalhar o texto manualmente conforme se desenvolve a diagramação. Se for uma publicação de texto

Page 30: Apostila Indesign Cs3 Completa

30Ana Cristina Pedrozo [email protected]

corrido como um livro, o ideal é usar a tecla Shift quando for vincular o texto e o software se encarregará de espalhá-lo pelos frames e criará novas páginas caso seja necessário, até terminar todo o texto.

Quando se utiliza a ferramenta de texto a barra de propriedades apresenta os co-mandos de edição de caracter e parágrafo.

Na barra referente a caracter temos:

Tipo de fonte: permite visualizar o nome da fonte, tipo de arquivo digital através de ícone e um exemplo do desenho da fonte.

Estilo: característica (negrito, itálico, normal e negrito itálico).Tamanho: permite alterar o tamanho do corpo da fonte em pontos com incremen-

tos de 3 dígitos depois da vírgula.Entrelinha: determina o espaço entre linhas também em pontos. O uso da en-

trelinha automática pressupõe o valor de 120% do tamanho do corpo.Caixa alta: deixa todas as letras do texto em maiúsculas.Versalete: deixa todas as letras em maiúsculas porém só a primeira com tamanho

maior que as demais. Nesse caso o texto deve estar digitado em caixa alta e baixa.Superescrito: diminui e desloca a letra selecionada para cima.Subescrito: diminui e desloca a letra selecionada para baixo.Sublinhado: aplica um fio abaixo da palavra selecionada.Tachado: aplica um fio no meio da palavra selecionada.Kerning: ajusta o espaçamento entre letras através do desenho da mesma de

forma métrica (desenho da letra original) ou ótica (respeitando o conjunto das letras da palavra).

Tracking: ajusta o espaçamento entre letras através de valores numéricos.

Page 31: Apostila Indesign Cs3 Completa

31Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Alteração vertical: permite editar verticalmente o desenho da letra através de valores numéricos.

Alteração pela base: permite alterar a base da letra selecionada através de valores numéricos. Essa opção é útil quando se quer mudar o alinhamento na vertical de caracteres especiais relacionado com a letra. Ex: A (normal) - A (centralizado na altura).

Alteração horizontal: permite editar horizontalmente o desenho da letra através de valores numéricos.

Distorção: altera a inclinação da letras selecionada. Também conhecido como falso itálico.

Estilo de caracter: mostra os estilos de caracter (pré-definições para automação de edição de letra) disponíveis.

Tipo de linguagem: mostra o tipo de idioma utilizado.Caso prefira utilizar o comando através de menu clique no Menu Type > Cha-

racter para as edições básicas e Menu Type > Character Styles para disponibilizar os estilos.

Page 32: Apostila Indesign Cs3 Completa

32Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Na barra de propriedades parágrafo temos:

Alinhamento: permite escolher os alinhamentos com opções de esquerda, justifi-cado, centralizado, justificado com referência no centro, direita e justificado forçado.

Endentação esquerda: através de valores numéricos coloca-se um espaço do lado esquerdo da coluna de texto.

Primeira linha: entrada de parágrafo através de valores numéricos.Endentação direita: através de valores numéricos coloca-se um espaço do lado

direito da coluna de texto.Alinhamento pelo grid: liga / desliga o alinhamento quando se utiliza a opção de

uso de grid.Espaço antes: aplica um espaço antes do parágrafo através de valores numéricos.Altura da capitular: Aplica capitular cuja altura é determinada pelo número de

linhas.Espaço depois: aplica um espaço depois do parágrafo através de valores numéri-

cos.Quantidades de letra da capitular: determina quantas letras serão capitulares.Estilo de parágrafo: mostra os estilos disponíveis relacionados com parágrafos.Hifenização: liga / desliga a hifenização automática.Colunas: determina o número de colunas do frame de texto.Cursor: mostra a posição do cursor do mouse com refêrencia ao vértice do frame.

Page 33: Apostila Indesign Cs3 Completa

33Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Caso prefira utilizar o comando através de menu clique no Menu Type > Para-graph para as edições básicas e Menu Type > Paragraph Styles para disponibilizar os estilos.

Para agilizar a produção de publicações e possibilitar uma padronização de edição de texto utilizam-se estilos, que são configurações pré definidas e nomeadas que apa-recem em uma paleta e fica disponível durante todo o processo de diagramação.

Nesse caso utiliza-se a paleta Paragraph Styles para estilos de parágrafos e paleta Character Styles para estilos de caracter. Caso estas não estejam disponíveis na tela acione através do Menu Window > Types & Tables > Paragraph Styles e Menu Win-dow > Type & Tables >Character Styles.

As opções de edição de texto e parágrafo disponíveis para criação do estilo são as mesmas oferecidas pelo software nas barras de propriedades de caracter e parágrafo.

Page 34: Apostila Indesign Cs3 Completa

34Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Dicionário

O InDesign disponibiliza vários dicionários que podem ser utilizados durante a diagramação. A configuração é feita pelo Menu Edit > Preferences > Dictionary.

Page 35: Apostila Indesign Cs3 Completa

35Ana Cristina Pedrozo [email protected]

O dicionário determina o controle de correção (spelling), que se encontra no Menu Edit > Spelling e a hifenização automática. Deve-se clicar no dicionário e escolher o idioma que será utilizado na elaboração do projeto.

Pode-se também incluir novas palavras no dicionário padrão incluindo a sepa-ração silábica que será referência para a hifenização. Para novas inclusões utilize o Menu Edit > Spelling > Dictionay.

Editor de matéria

Como foi mencionado anteriormente o programa permite inserir textos de várias formas: digitando diretamente na página, trazendo de um software de produção de textos ou simplesmente copiando e colando no InDesign. Além dessas opções, pode-se também escolher o Editor de Matéria que se encontra no Menu Edit > Edit in Story Editor, que permite digitar e fazer algumas alterações que serão incorporadas na diagramação.

Page 36: Apostila Indesign Cs3 Completa

36Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A tela que surge é muito parecida com as antigas laudas que eram datilografas pelos jornalistas e escritores, quando o processo de produção de projetos gráficos era analógico (convencional). As laudas serviam como original do texto que eram digi-tados em máquinas de fotocomposição gerando um papel fotográfico com o texto na fonte, tamanho e entrelinha solicitados pelo arte finalista. Depois eram colados (past up) em pranchas de papel cartão que resultavam nas artes finais dos projetos.

Na tela fica disponível a paleta de edição de caracter e parágrafo que permite a edição dos textos durante a digitação. Além disso pode-se também utilizar os estilos de parágrafos e caracteres que foram criados anteriormente. As paletas de estilos ficam disponíveis na tela do Editor e podem ser acessadas a qualquer momento. Os nomes dos estilos são visualizados do lado esquerdo da tela.

Caracteres Especiais

O uso de caracteres especiais é uma condição presente em vários projetos gráficos. A aplicação de um bullet para deixar uma lista de tópicos mais objetiva, os símbolos tradicionais de copyright, trademark, marca registrada, parágrafo (jurídico) entre outros é colocado de forma muito simplificada no InDesign.

Através do Menu Type > Ghyphs é possível inserir no texto, a qualquer momento da diagramação, símbolos relacionados com tipos de fontes.

Page 37: Apostila Indesign Cs3 Completa

37Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Para isso é necessário colocar o cursor do mouse na forma texto, clicar no co-mando, escolher a fonte desejada e usar clique duplo sobre o símbolo que se deseja inserir. Wingdings, webdings, zap dingbats, carta e miscelanious são fontes de sím-bolos presente na maioria dos computadores. As letras gregas estão disponíveis na fonte symbol.

É importante lembrar que a inclusão desses caracteres é igual a ação de colocar uma letra qualquer e substituir por uma fonte de símbolos, por isso tudo o que for digitado depois desse símbolo irá assumir essa fonte. Uma dica para não ter que fazer a substituição manual é antes de usar o comando Glyphs manter um espaço depois do local onde o símbolo será inserido.

Ex: digitar Fecha para Cima + espaço, colocar o cursor ao lado do a e inserir o símbolo . Assim, quando continuar a digitação as características de fonte serão do espaço e não do símbolo.

Para símbolos comuns como marca registrada, trademark, copyryght entre outras é necessário utilizar o Menu Type > Insert Special Character > Symbols e clicar no símbolo desejado.

Neste caso, esse caracter que é adiconado ao texto não muda de fonte. Será editado com a fonte que se está digitando o texto.

Page 38: Apostila Indesign Cs3 Completa

38Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Page 39: Apostila Indesign Cs3 Completa

39Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Texto ao redor da imagemNos projetos mais modernos a aplicação de texto distribuído de forma iregular

torna a diagramação mais dinâmica. No InDesign esse processo não é automático. Para recorrer o texto é necessário

selecionar o elemento que o texto deve contornar e escoher o Menu Wndows > Text Wrap.

A janela que aparece é intuitiva e para que seja acionado o contorno do texto ao redor de determinado elemento basta clicar nas opções disponíveis como os modos de contorno e a margem entre o texto e o elemento.

Page 40: Apostila Indesign Cs3 Completa

40Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Notas de RodapéNos projetos com grande quantidade de textos como livros e manuais, encontra-

mos a presença de notas de rodapé, ou seja, informações que o autor acrescenta para complementar o texto e melhorar o entendimento do conteúdo.

É bastante comum diagramadores reclamarem desse tipo de item porque é ne-cessário fazer essas notas manualmente, correndo o sério risco de haver mudanças no texto e o mesmo recorrer para outra página, porém a nota referente a esse trecho continuar na página anterior.

O InDesign possui um gerenciamento de notas de rodapé que permite criar esses tópicos de forma que eles acompanhem o trecho de texto, mesmo quando mudam de página.

Para inserir uma nota de rodapé é necessário colocar o cursor do mouse na forma texto ao lado da palavra que será referência para a nota de rodapé.

Depois é necessário clicar em Menu Type > Insert footnotes.Aparecerá um frame no final da página para que seja digitado o conteúdo da nota.

Para que o programa mantenha referência da palavra com a nota não se deve apagar a numeração que o InDesign coloca para numerar a nota.

Page 41: Apostila Indesign Cs3 Completa

41Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Caso o trecho de referência mudar de página a nota também irá acompanhar a mudança se posicionando no final da nova página. A numeração das notas também é automatizada. Quando se deleta o trecho do texto que possui uma nota ou se acres-centa um novo, a numeração é refeita com a nova seqüência.

Page 42: Apostila Indesign Cs3 Completa

42Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Criação de índice automático

Boa parte das publicações utilizam índice para orientar os leitores em uma busca mais rápida às matérias. Fazer índices de forma manual, porém, requer uma dose extra de paciência e atenção.

No InDesign a criação de índice é automática, utilizando o Menu Layout > Table of Contents.

A confecção do índice está vinculada aos estilos de parágrafo. Por exemplo, se os títulos aparecerão no índice, então todos os títulos deverão estar estilados.

Aparecerá uma tela que permite escolher quais os estilos que devem ser referência para a confecção do índice. Quando existem mudanças na paginação da publicação se faz necessário atualizar o índice. Nesse caso a opção Replace Existing Table of Contents deverá ser clicada.

Page 43: Apostila Indesign Cs3 Completa

43Ana Cristina Pedrozo [email protected]

O índice criado automaticamente gera um frame de texto com os nomes dos títulos e/ou capítulos e os respectivos número de página. Esse texto pode ser editado com todas as opções disponíveis relacionadas com edição de texto.

Utilizando o comando Tabs que está no menu Type pode-se diagramar o índice colocando alinhamentos para melhorar a visualização.

Page 44: Apostila Indesign Cs3 Completa

44Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Page 45: Apostila Indesign Cs3 Completa

45Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Tabulações e TabelasNada mais claro para sintetizar uma informação comparativa quanto uma tabela.

De difícil manipulação, esse item foi alvo de reclamações dos diagramadores durante muito tempo.

Os softwares mais modernos de editoração porém, tem incluído entre seus coman-dos a criação e manipulação de tabelas.

O InDesign possui a opção de tabulação igual a outros softwares de diagramação que possibilita o uso de marcadores em posições determinadas pela régua de tabu-lações e vinculados pelo espaço gerado pela tecla TAB no momento de digitação do texto.

Para o uso desses marcadores é necessário criar um frame de texto, digitar os tópicos que precisarão de tabulação separados pela tecla TAB e utilizar o Menu Type > Tabs.

Caso seja necessário trabalhar com tabelas complexas pode-se utilizar as opções de confecções de tabela que são muito mais interessantes.

Para inserção de uma nova tabela utiliza-se o Menu Table > Insert Table.

Page 46: Apostila Indesign Cs3 Completa

46Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Esse comando disponibiliza as características básicas de criação de tabela, como número de linhas e colunas.

Depois de criada a tabela, se faz necessário digitar o texto nas células. A edição da tabela estará disponível no Menu Table > Table Options.

A guia Table Setup é responsável pela edição das dimensões da tabela, número de linhas, número de colunas, cor da borda, espessura da linha de separação e espaços antes e depois do texto com relação a linha de separação de colunas e linhas.

Page 47: Apostila Indesign Cs3 Completa

47Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A guia Row Strokes e a guia Column Strokes permite fazer edições específicas de linhas e colunas.

Page 48: Apostila Indesign Cs3 Completa

48Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A guia Fills é responsável pela edição de preenchimento das células da tabela.

A guia Headers and Footers permite que se repita o cabeçalho da tabela quando esta é muito grande e deve ser dividida. As opções que existem são: coluna, frame ou página.

Para a manipulação das células especificamente é necessário utilizar o Menu Table > Cell Options.

A guia Text possibilita a edição do texto da célula com opções de espaços nas late-rais da célula até o texto, alinhamento e rotação do texto dentro da célula.

Page 49: Apostila Indesign Cs3 Completa

49Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A guia Strokes and Fills é responsável pelas características das linhas e prenchi-mentos da célula.

A guia Rows and Columns permite alteração relacionadas com as linhas e colu-nas, como altura e largura entre outras opções.

Page 50: Apostila Indesign Cs3 Completa

50Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A guia Diagonal Lines está relacionada com edição de linhas diagonais dentro da célula.

Existe também uma interação bastante interessante quanto ao software de planilha Excell. Pode trazer uma tabela já pronta desse programa através do Menu File >Place.

Page 51: Apostila Indesign Cs3 Completa

51Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Aparecerá a caixa de diálogo de importação de arquivo. Não há necessidade de formatos específicos, o InDesign permite importar arquivos com extensão XLS, nativa do Excell.

Page 52: Apostila Indesign Cs3 Completa

52Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Após a importação, a tabela aparece com a mesma configuração que possuía quando foi criada no Excell.

Como o InDesign incorpora a tabela como elemento criado no próprio programa, pode-se editar a tabela importada do Excell com os recursos disponíveis no InDesign sem precisar para isso voltar ao Excell. A partir desse momento não há mais necs-sidade de utilizar o Excell sendo que qualquer alteração pode ser realizada no InDe-sign.

Page 53: Apostila Indesign Cs3 Completa

53Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Page 54: Apostila Indesign Cs3 Completa

54Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Cores e ImagensEm um projeto gráfico as cores são responsáveis, assim como o texto, por comu-

nicar uma mensagem. A escolha dessas cores possui um embasamento psicológico que nos orienta sobre os efeitos de cada cor. Assim como a escolha do verde e azul para a calma ou do amarelo e vermelho para a ansiedade podemos, somente com o uso adequado das cores, transmitir diversas informações de forma muito precisa.

Mais importante, porém, é manter a fidelidade de cor na reprodução gráfica para garantir a tonalidade da cor do começo ao fim do processo.

Em artes gráficas trabalha-se com dois espaços de cor: RGB e CMYK. O RGB são as cores derivadas da emissão de luz, utilizadas nos scanners, nas cameras digitais e nos monitores. O CMYK são as cores de pigmento, resultantes da reflexão da luz nas tintas e substratos. Este espaço de cor é utilizado para impressão.

Ainda no sistema de impressão, a composição das cores em CMYK pode ser limi-tada dentro do espectro de cores que o olho humano enxerga; por isso é necessária a utilização de tintas de cores específicas, também conhecidas como cores especiais. Essas cores estão dispostas, por exemplo, em um catálogo chamado Pantone, que serve de referência para denominação de determinada cor. Existem outras escalas de cor (Toyo, Daimepon, Swoop, Eurostandard). Nos softwares, essas cores de escala são denominadas Spot.

No InDesign é possível trabalhar com qualquer um dos espaços de cor conceitua-dos anteriormente. A paleta de cores contém as cores básicas: Cyan, Magenta, Yellow, Black, Blue, Green e Red além do Registration (preto composto por 4 cores), White e None (sem preenchimento). No Menu Window > Color existe a possibilidade de escolher a mistura das cores de forma interativa. Lembre-se que o objeto deve estar selecionado; além disso, deve-se determinar se a cor deve ser aplicada ao preenchi-mento ou ao contorno do elemento, utilizando a opção disponível para isso na parte inferior da barra de ferramentas.

Page 55: Apostila Indesign Cs3 Completa

55Ana Cristina Pedrozo [email protected]

No submenu da paleta Color é possível escolher em qual escala será aplicada à cor a ser criada. As opções são: RGB, CMYK e LAB. Além disso, pode-se adicionar a cor a paleta Swatches, que ficará disponível para ser usada no processo de diagramação.

A paleta Swatches é uma biblioteca que deixa disponível as cores criadas durante o processo de diagramação do projeto. O interessante é que a cor aparece com sua composição e não com um nome, o que permite visualizar exatamente a composição de cor que se está trabalhando.

Esta cor pode ser aplicada em qualquer elemento, frame e texto.

Page 56: Apostila Indesign Cs3 Completa

56Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Para utilizar uma cor acesse o submenu da paleta Swatches, New Color Swatch; lá estarão disponíveis vários tipos de escalas.

É necessário escolher uma das escalas disponíveis e escolher a cor desejada.Se for utilizar cores especiais artes gráficas o ideal é utilizar Pantone Solid, levando

em consideração o tipo de papel que será escolhido para impressão. Se for revestido (couche) o Pantone é o coated e se for sem revestimento (off-set, alto alvura, sulfite) o Pantone é uncoated.

Page 57: Apostila Indesign Cs3 Completa

57Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A cor escolhida fica disponível na paleta e pode-se utilizá-la a qualquer momento da diagramação em frames, elementos e textos.

O uso de degradée, também conhecido como gradiente, é bastante interessante para deixar as formas mais coloridas e até dar volume a elas. No InDesign a criação de um degradée está disponível na paleta Gradient.

Nessa paleta é necessário escolhe as cores na paleta Swatches e arrastar até a barra de demonstração de degradée da paleta Gradient.

Page 58: Apostila Indesign Cs3 Completa

58Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Para alterar o começo e fim do degradée é necessário utilizar a ferramenta gradi-ente, que possibilitará a criação do mesmo a qualquer momento.

Essa combinação também ficará disponível na paleta Swatches para uso em frames, elementos e textos.

Page 59: Apostila Indesign Cs3 Completa

59Ana Cristina Pedrozo [email protected]

O InDesign trata os textos como um software vetorial. Assim, permite que se colo-quem cores nos textos, tanto no preenchimento como no contorno. Para isso, deve-se escolher a opção desejada na caixa de ferramentas e clicar na cor da paleta Swatches.

As características do contorno são determinadas pela paleta Stroke, que possui opções de espessura e tipo de linha, entre outras.

Page 60: Apostila Indesign Cs3 Completa

60Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A inclusão de imagens nas publicações é uma ação comum para o diagramador. Entendem-se como imagens fotos, gráficos, figuras, ilustrações e logotipos. Essas imagens podem ser vetoriais ou bitmap.

As imagens vetoriais são construídas através de nós e segmentos de nós cujas curvas são formadas por equações matemáticas. Na ampliação e redução das im-agens essas equações não se alteram, substituindo-se apenas os valores conforme a mudança de tamanho desejada. Exemplos de imagens vetoriais: logotipos, gráficos e desenhos de um modo geral.

As imagens bitmap (mapa de bits) são formadas por pixels - pontos digitais que possuem informações de cor. Essas imagens não devem ser ampliadas pois a mu-dança de tamanho da imagem se dá através do aumento do tamanho dos pixels, que ficam visíveis.A unidade de medida de imagens bitmap é o DPI (dots per inch = pon-tos por polegada). A quantidade de dpis determina a resolução da imagem, respon-sável pela nitidez e pelo nível de detalhamento. Para saber qual a melhor resolução é necessário saber o papel e a lineatura (quantidade de retícula) em que o projeto será impresso. Exemplos de imagens bitmap: fotos e ilustrações complexas, com grande quantidade de degradée e texturas.

O próprio programa abre um frame e coloca a imagem dentro dele. Para edição do frame utiliza-se a ferramenta de seleção e para edição da imagem a ferramenta de seleção direta.

Page 61: Apostila Indesign Cs3 Completa

61Ana Cristina Pedrozo [email protected]

O posicionamento da imagem dentro do frame pode ser feito manualmente, através da ferramenta seleção direta e da barra de propriedades que informa seu tamanho e proporção. Também é possível utilizar Menu Objects > Fitting, que possui opções de alinhamento automátco entre o frame e a imagem.

O software trabalha com o processo de imagens vinculadas, ou seja, não se incor-poram ao arquivo diagramado.

Nesse caso se faz necessário um gerenciador desses vínculos. Para acessá-lo utili-za-se o Menu Window > Link. Esse gerenciador mostra o nome da imagem, a página onde a imagem está inserida, permite revincular e atualizar o vínculo.

Para obter informações sobre a imagem vinculada utiliza-se a paleta Info, que permite visualizar o tamanho, a resolução, escala de cor, perfil utilizado no software de tratamento de imagem e tipo de extensão do arquivo.

Page 62: Apostila Indesign Cs3 Completa

62Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Por fim, mais um efeito utilizado em projetos mais elaborados é a transparência. No InDesign essa opção está disponível na paleta Effects que permite alterar a opaci-dade e o tipo de transparência.

Page 63: Apostila Indesign Cs3 Completa

63Ana Cristina Pedrozo [email protected]

ImpressãoO momento final do projeto é a impressão. Utilizando o Menu File > Print é pos-

sível enviar o projeto para uma impressora de mesa, de prova ou fechar o arquivo criando um pacote que contém todas as informações necessárias para gerar uma impressão em sistemas PostScript para saída em fotolito, CTP (Computer to Plate) e impressão digital sob demanda.

A guia General possui as opções de escolher o número de cópias, quais pági-nas serão impressas, a seqüência de impressão (todas, ímpares ou pares), se serão impressas na ordem inversa (da última para a primeira), agrupadas, com páginas duplas e com as páginas mestre.

Além disso, pode-se ainda imprimir as páginas em branco da publicação, objetos não imprimíveis, linhas guias e grids.

Na guia Setup pode-se escolher o formato do papel de impressão, a orientação, escala e miniaturas.

Page 64: Apostila Indesign Cs3 Completa

64Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Na guia Marks and Bleeds permite acrescentar à impressão marcas necessárias para a reprodução do projeto no processo de produção gráfica, como marcas de corte e registro, informações do arquivo, escala tonal e tamanho da sangria.

Na guia Output escolhe-se o tipo de saída (composit ou separação de cores), linea-tura e angulação.

Page 65: Apostila Indesign Cs3 Completa

65Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Na guia Graphics é possível incorporar imagens e fontes.

Na guia Colour Management pode-se escolher o sistema de gerencimento e perfis de cores para a impressão.

Page 66: Apostila Indesign Cs3 Completa

66Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Na guia Advanced pode-se escolher o uso do sistema OPI e o modo de impressão de transparência.

A guia Sumary apresenta um resumo de todas as opções setadas.

Page 67: Apostila Indesign Cs3 Completa

67Ana Cristina Pedrozo [email protected]

No caso de geração de arquivo PDF, o InDesign possui um comando bastante útil que possibilita fechar um arquivo utilizando um tipo pré definido de configuração de PDF. Para isso utiliza-se o Menu File > Adobe PDF Presets.

Page 68: Apostila Indesign Cs3 Completa

68Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Imposição de PáginasA imposição de página no InDesign CS3 gera um arquivo pronto para impressão,

sendo possível criar um PDF ou um PS para posterior confecção de um arquivo PDF, através do Acrobat Distiller, por exemplo.

Um dos problemas apresentados nas versões anteriores era o fato de fazer corte de imagens espelhadas, ou seja, que ficavam posicionadas em duas páginas, mas que no momento da imposição deveriam ser cortadas pois seriam impressas separadamente. Esse problema foi resolvido na versão CS3.

O comando utilizado para imposição no InDesign é o Print Booklet que está di-sponível no menu File.

Page 69: Apostila Indesign Cs3 Completa

69Ana Cristina Pedrozo [email protected]

A guia Setup contém informações importantes para a imposição como quais pági-nas serão imposicionadas, inclusão de páginas brancas (Print Blank Printer Spreads) e qual o tipo de sequência das páginas.

As opções nesse caso são:Print Preset: disponibiliza as opções pré configuradas e salvas.Printer: mostra a impressora que está configurada e que foi escolhida no botão

Print Settings.Pages: permite escolher quais páginas serão imposicionadas.Booklet Type: 2-up Saddle Stitch: cria uma imposição de página que determina que 2 páginas

fiquem lado-a-lado (spread), utilizando a primeira e a última página do documento como referência. Esse tipo de imposição é utilizada quando os cadernos da publica-ção serão intercalados e o acabamento do dorso será o grampo.

2-up Perfect Bound: como a opção anterior cria uma imposição de 2 páginas lado-a-lado mas baseada em um número específico de páginas por caderno (Signature Size). A partir dessa opção é gerado uma imposição em que os cadernos serão sobre-postos e a lombada será colada ou costurada.

2-up/3-up/4-up Consecutive: cria uma imposição de 2, 3 ou 4 páginas sequencial-mente. É útil para criação de folhetos com várias dobras paralelas (janela ou sanfona) e no InDesign foi diagramado cada face do folheto como uma página.

Space between pages: especifica a abertura entre as páginas posicionadas lado-a-lado (do lado direito da página da esquerda e do lado esquerdo da página da direita). Esse espaço pode ser utilizado como compensação da fresa nas publicações que terão lombada colada.

Page 70: Apostila Indesign Cs3 Completa

70Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Bleed between pages: espaço reservado para sangria entre as páginas. Esse valor não pode ser maior do que o espaço colocado entre as páginas (Space between pages).

Creep: especifica espaço entre as páginas para acomodação da lombada.Signature Size: número específico de páginas por caderno. As opções di-

sponíveis são 4, 8, 12, 16 e 32.Margins:Automatically adjust to fit marks and bleeds: determina o espaço necessário

para as marcas de corte e sangria.Print Blank Printer Spreads: Imprime as páginas brancas que foram adicio-

nadas para fazer a composição correta do caderno.Botão Print Settings: disponibiliza as opções do comando Print do InDesign

permitindo escolher opções como marcas de corte, registro, sangria, resolução de imagens, separação de cor ou composit entre outros.

Botão Print: efetua a impressão da imposição.Na guia Preview é possível visualizar como será a imposição. Na janela

aparecem mensagens de alerta caso exista algum problema detectado pelo software na imposição.

Page 71: Apostila Indesign Cs3 Completa

71Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Na guia Summary é listada todas as opções que foram escolhidas nas guias anteriores, gerando um relatório dessas ações. A lista pode ser salva como arquivo através do botão Save Summary.

Page 72: Apostila Indesign Cs3 Completa

72Ana Cristina Pedrozo [email protected]

Anotações