8
PRF divulga balanço de acidentes no MT Prefeito se licencia por 15 dias para campanha Ser Gentil Faz a diferença Brasil poderá produzir mais soja que EUA pela 1ª vez NOVA MUTUM 19 a 25 de Julho de 2012 Edição nº 918, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A VERDADE LETRA A LETRA Pág. 05 Saúde realiza campanha de de doação de sangue no sábado Pág. 02 Pág.03 Expomovel e Feirão de Carros são atrações do final de semana Saiba quais as doenças que mais atacam os homens Pág. 07 Pág. 02 ANUNCIE CONOSCO (65) 3308 2222 JORNAL Pág. 02

ARINOS - EDIÇÃO 918

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Desde 1997 o Jornal Arinos é o mais expressivo veículo de comunicação de Nova Mutum (MT), tendo acompanhado o desenvolvimento social, político e econômico da região.

Citation preview

Page 1: ARINOS - EDIÇÃO 918

PRF divulga balanço de acidentes no MT

Prefeito se licencia por 15 dias para campanha

Ser Gentil Faz a diferença

Brasil poderá produzir mais soja que EUA pela 1ª vez

NOVA MUTUM19 a 25 de Julho de 2012Edição nº 918, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A VERDADE LETRA A LETRA

Pág. 05

Saúde realiza campanha de de doação de sangue no sábado

Pág. 02 Pág.03

Expomovel e Feirão de Carros são atrações do final de semana

Saiba quais as doenças que mais atacam os homens

Pág. 07

Pág. 02

ANUNCIE CONOSCO

(65) 3308 2222JORNAL

Pág. 02

Page 2: ARINOS - EDIÇÃO 918

[email protected]

(65) 3308.2222 Redação/Comercial

EXPEDIENTEDiretor Geral. Claudio Prestes Diretor Administrativo. Andrei Mariotti Reportagem. Kleber Gutierrez, Marcos Junior Diagramação. Bruna Alves

Editado e distribuído porBFF Gráfica e Comunicação. Endereço: Rua dos Cedros, 39 N, Centro, CEP 78450-000, Nova Mutum, MT. O Jornal Arinos é im-presso na Gráfica ImpreNorte.

Circulação. Nova Mutum e região. Tiragem. 1 mil exemplares.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR19 A 25 DE JULHO DE 201202

Circuito reúne adeptos do Vôlei de Areia

Realizado no último fim de semana, o 1º Circuito de Vôlei de Areia reuniu 19 equipes da modalida-de na Associação Re-creativa. Promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer, a atividade espor-tiva reforça as ações de promoção do esporte no município, tendo os parti-cipantes recebido troféus e medalhas.

As disputas foram reali-zadas na categoria mas-culina e feminina. A dupla Gislaine e Rose ficaram com o primeiro lugar da competição, tendo Mica-ele e Letícia conquistado a segunda colocação.

Já no masculino a primei-ra posição foi dos atletas Marcos e Allan, seguidos de Márcio e Tony. (KG)

PRF divulga balanço de acidentes no MT

Em balanço referente ao primeiro semestre do ano, a Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF) aponta aumento de 7,6% no nú-mero de acidentes nas cinco rodovias federais que cortam o estado de Mato Grosso. Já o nú-mero de mortes recuou 16,9% se comparado ao mesmo período do ano passado.

De 1º de janeiro a 30 de junho de 2012, foram re-gistrados 2.074 aciden-tes, estes resultando em saldo de 1.183 feridos e 118 mortes.

O principal tipo de aci-dente no período foi o de saída de pista (26,7%), seguido de colisão tra-seira (21,84%) e lateral (17,11%). Mais da meta-de das ocorrências aten-didas pela PRF ocorreu durante o dia (56,6%) e os homens foram às prin-cipais vítimas (97,4%).

A BR-364 teve o maior índice de acidentes, so-mando 980 (47%) dos ocorridos nas estradas federais em Mato Gros-so. Em segundo lugar está a BR-163 (23,9%) e a 070 (17,5%) figura em na terceira posição. (KG)

Saúde realiza campanha de de doaçãode sangue no sábado

Kleber Gutierrez

A Secretaria Munici-pal de Saúde de Nova Mutum e a Unidade de Coleta e Transfu-são (UCT) de Sorriso realizam no sábado (21), das 8h às 16h, campanha de coleta de sangue no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) do Bair-ro Colina. O objetivo da ação é abastecer o banco de sangue que atende a região norte de Mato Grosso.

Para a coordenado-ra da Agência Transfu-sional (AT) mutuense, Mara Sandra Freitas da Silva, poderão participar da campanha pessoas com idade entre 18 e 65

anos, além de peso aci-ma de 50 quilos.

“Estimamos coletar durante a ação cerca de 100 bolsas de san-gue. Vale lembrar que o doador precisará es-tar bem alimentado na hora da doação”, obser-va Mara.

Todas as bolsas co-letadas em Nova Mu-tum, que devem acon-dicionar de 400 a 450 ml de sangue, serão encaminhadas para a UCT de Sorriso. Isso porque o município não dispõe de um banco de doação e coleta e sim de uma AT que armaze-na o material para uso hospitalar.

Em média ficam na cidade dez bolsas de

sangue para a utilização em casos de urgência e emergência, bem como transfusões ou uso du-rante procedimentos ci-rúrgicos.

Parceria. A campa-nha a ser realizada tem o apoio da empresa Agrobaggio que, além de fornecer lanches e camisetas aos seis pro-fissionais da UCT que devem vir a Mutum, es-timulará 80 colaborado-res para que façam sua doação na oportunida-de.

Ao todo serão distri-buídas na ação 160 se-nhas de atendimento.

De acordo com a co-ordenadora de Educa-ção em Saúde, Sandra Neves, caso todas as

senhas sejam entre-gues no período da ma-nhã, não serão atendi-dos mais doadores.

“Por isso, convoca-mos a população para que participe e faça com que a doação se torne um hábito”, com-plementa Sandra.

Instruções. Quem se dispuser a doar po-derá ir até o PSF Colina munido de documento com foto e responder a um questionário que faz parte da triagem. Tam-bém é importante que o doador esteja bem ali-mentado.

Em relação ao pú-blico impedido de doar sangue, este é com-posto por pessoas que tenham feito tatuagem,

piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses; se-jam portadores de HIV, hepatite B e C ou HTLV (um retrovírus parecido com o HIV); já viveram situações sexuais de risco; possuem históri-co de doença hemato-lógica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, ato-

-imune, diabetes, hiper-tireoidismo, hansenía-se, tuberculose, câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epi-lepsia, sífilis, doença de Chagas ou malária; usam drogas; tenham anemia e apresentem hipertensão, hipotensão arterial ou febre no mo-mento da doação.

Ação ocorre das 8h às 16h na unidade do Colina e pretende coletar, em parceria com a UCT de Sorriso, cerca de 100 bolsas no período

Prefeito se licencia por 15 dias para campanha

Com vistas a cuidar de sua campanha a re-eleição, o prefeito Lírio Lautenschlager trans-mitiu, na segunda-

-feira (16), seu cargo ao vice-prefeito Sadi Ribeiro Ramos por um período de 15 dias.

De acordo com Lírio, a decisão visa poder estruturar sua campanha sem que haja prejuízo no anda-mento dos trabalhos do executivo municipal.

“Pretendo me afas-tar por este período

para que possa dar prosseguimento na campanha e acredito que o Sadi dará conti-nuidade ao trabalho já realizado”, disse Lírio à imprensa após assi-nar a transmissão tem-porária do cargo.

O atual prefeito tam-bém sinalizou a possi-bilidade de se afastar novamente durante o período de campanha eleitoral.

Para Sadi Ribeiro, a decisão agrega trans-parência ao separar

campanha da gestão municipal.

“Temos que separar a questão política da questão de gestão pú-blica e o objetivo é pro-curar manter o bom an-damento dos serviços públicos aos cidadãos, dando continuidade ao trabalho também neste período eleitoral”, lem-brou o vice-prefeito.

Estiveram presen-tes no ato secretários municipais e represen-tantes do legislativo mutuense. (KG)

Vice assumirá o cargo interinamente com promessa de dar continuidade ao trabalho do executivo municipal

Page 3: ARINOS - EDIÇÃO 918

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR19 A 25 DE JULHO DE 2012 03

SEMENTE DE FÉ

Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum | Av. das Araras, 480 W – Centro | www.icbnovamutum.com.br

Muito MaisLeitura Bíblica: A vida é mais importante do que a comida, e o corpo,

mais do que as roupas ( Lucas 12.23)

A vida é muito mais do que nascer, crescer, preocupar-se e morrer. Se você fez apenas isso até hoje, é a sua oportunidade de repensar seu modo de viver, fazendo o que as empresas chamam de reengenharia. Para alguns, viver é estar sempre mal-humorado, revoltando-se com outros. A pessoa dificilmente vê algo bom em seu cotidiano e não tem nenhuma alegria e esperança, pois só valoriza as coisas ruins que acontecem. Para outros, é só “curtir”, aproveitar seus dias ao Maximo sem se preocupar com nada ou ninguém. Mas esta não é a realidade! Que pena quando alguém pensa assim. Pode ser, ainda, não fazer nada de errado: viver de modo certinho e achar que isto é suficiente. A vida é muito mais que isso! Uma boa parte das pessoas se esquece da questão do relacionamento com Deus, que só ocorre por meio de Jesus Cristo. Ele transforma a existência totalmente, dando verdadeira razão para acordar todos os dias e estar ativo. É Deus quem dá este “muito mais” aos nossos anos.Conforme lemos hoje, primeiramente é preciso ter uma vida inspirada e dirigida por Deus, amando-o acima de todas as coisas e entregando a ele seu ser por meio de Jesus. Assim temos esperança e a certeza da vida eterna; espiritualmente estamos em paz com Deus e isso muda muito a nossa perspectiva. Além disso, podemos, e deveríamos apoiar alguma instituição que se empenhe em melhorar a vida de outras pessoas, aplicando o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo. É verdade que isso se torna mais difícil quando a pessoa não gosta de si própria, mas é ai que ela precisa pedir a Deus que derrame seu amor sobre ela. Experimente, faça isso e veja como sua vida será totalmen-te diferente. Ela é muito mais que o curto período neste mundo; é eterna por meio de Jesus Cristo. Aproveite-a amando a Deus, a si e aos outros! Amando a Deus e a seu próximo, a vida se torna muito mais que uma breve existência sem sentido.

Extraído do livro Pão Diário.

Aumento no diesel preocupa empresários e motoristas

Na bomba valor passou a ser R$0,10 mais caro e efeitos ainda serão calculados

Kleber Gutierrez

Em menos de um mês, a Petrobras reajus-tou mais uma vez o preço do diesel em 6% nas suas refinarias. O impacto, que nas bombas é de 4%, já foi repassado ao consu-midor que passa a pagar em média R$ 0,10 a mais por litro desde segunda-

-feira (16).Para o engenheiro

florestal Julio Cesar Ba-chiega, que possui uma empresa de serviços na área florestal, “o aumento afeta toda a cadeia produ-tiva, pois a torna menos competitiva quando com-parada com outras regi-ões do país”. Na época de exploração, segundo Julio, sua empresa chega a consumir 20 mil litros de diesel por mês.

Em nota, a Petrobras justifica que “o reajuste foi definido levando em consideração a política

de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado in-ternacional em uma pers-pectiva de médio e longo prazo”. Porém, mesmo que o preço do barril do petróleo registre queda, a defasagem em relação aos preços internacionais gira em torno de 17% para o diesel e 14% para a gasolina, considerados os aumentos anunciados recentemente pela estatal.

Nesta semana, o pre-ço médio por litro aferido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em Mato Grosso, foi de R$ 2,29. Com isso o Esta-do é o terceiro em que o combustível é mais caro no país, atrás apenas do Acre (R$ 2,59) e Roraima (R$ 2,35).

No caso de Nova Mu-tum, o repasse nas bom-bas foi de R$ 0,10. Neste

caso, o litro passou a ter preços a partir de R$ 2,37 nos postos do município.

O motorista Jozil da Sil-va, que há quarenta e dois anos trabalha no transpor-te de grãos, avalia que o aumento no combustível deveria vir associado à alta no frete pago a cate-goria.

“Se o aumento fosse re-alizado de uma vez, e não aos poucos, com certeza haveria também mudanças com relação ao frete. Porém, parece que as mudanças são feitas para que nós não sintamos tanto assim o im-pacto que é real”, avalia Jozil.

Vale ressaltar que cer-ca de 70% do diesel con-sumido em Mato Grosso é demandado pelo cam-po e as novas margens deverão somar maior cus-to de produção da safra 2012/13, que tem o plan-tio de soja iniciado a partir da segunda quinzena de setembro.

Brasil poderá produzir mais soja que EUA pela 1ª vez

Reuters

Com um plantio de soja na safra 2012/13 estimado para atingir um recorde de 27,9 milhões de hectares, o Brasil possivelmente superará os Estados Unidos como o maior produtor da oleaginosa na temporada, infor-mou nesta sexta-feira a Agroconsult.

O crescimento no plantio, de mais de 10 por cento ante 2011/12, deverá ocorrer na es-teira da alta dos con-tratos futuros na bolsa de Chicago, referência internacional de pre-ços, que atingiram um recorde no início da semana por conta da uma quebra de safra nos EUA.

“É primeira vez que o Brasil (segundo pro-dutor global) poderá ultrapassar os EUA, a nossa expectativa é de um incremento bastan-te significativo de área”, disse o analista Marcos Rubin, da Agroconsult,

em entrevista. Em condições nor-

mais de clima, a pro-dução no Brasil deverá atingir um recorde de 83,1 milhões de tone-ladas em 12/13, se-gundo a Agroconsult, crescimento de 25 por cento ante a tempora-da 2011/12, quando a seca derrubou a colhei-ta brasileira.

A safra 12/13 pode-ria superar o recorde nacional, registrado em 10/11, de 75,3 mi-lhões de toneladas.

A previsão da Agro-consult para o Brasil é mais otimista do que a do Departamento de Agricultura dos EUA, que esta semana esti-mou a safra 12/13 bra-sileira em 78 milhões de toneladas, e a dos EUA em 83 milhões de toneladas.

A Agroconsult esti-ma a safra 12/13 dos EUA em 80 milhões de toneladas.

“Poderá ser um ano excepcional, há possi-bilidade de produção

recorde, há possibili-dade de exportação recorde e de superar os Estados Unidos”, acrescentou.

A semeadura da safra 12/13 no Brasil deve começar em me-ados de setembro, pelo Centro-Oeste. Já a sa-fra 12/13 dos EUA está plantada, sofrendo os efeitos do calor intenso no Meio-Oeste e da fal-ta de umidade.

Com uma safra maior, os brasileiros poderiam se garantir também na dianteira da exportação de soja em 2012/13, disse o ana-lista.

Pelos cálculos da Agroconsult, o Brasil poderá exportar 40 mi-lhões de toneladas de soja, e os EUA, 32 mi-lhões de toneladas em 12/13.

Previsão conser-vadora. Segundo o analista, a previsão de safra do Brasil foi feita com base em uma pro-jeção “conservadora” de produtividade, de

49,6 sacas por hectare em média para o país.

“Se pegar hipoteti-camente a produtivi-dade que tivemos em 2010/11 (quando foi re-corde em 51,9 sacas), a gente estaria falando de uma produção de 86,9 milhões de tonela-das”, destacou.

Para registrar um recorde de plantio, a soja crescerá em áreas de milho no Sul e de al-godão no Centro-Oeste. Mas os produtores tam-bém utilizarão novas terras, especialmente na parte leste de Mato Grosso e nos Estados do Maranhão, Bahia, Tocantins e Piauí.

Mas com as “exce-lentes margens” de lu-cro o produtor brasileiro não apenas ampliará a área como também investirá em adubos e defensivos.

“Se olhar para o produtor, é um ano de possíveis rentabilida-des recordes também, tem tudo para ser um ano excelente no Bra-

sil”, disse Rubin, lem-brando que as vendas antecipadas do produto da safra 12/13 estão bastante adiantadas.

Ele observou que, com a antecipação de compras de insumos agrícolas, boa parte dos produtores deve garantir boas margens.

Milho. O crescimen-to do plantio de soja no Brasil ocorreria ao mes-mo tempo em que have-ria um recuo no plantio de milho primeira safra

Crescimento no plantio, de mais de 10 por cento ante 2011/12, deverá ocorrer na esteira da alta dos contratos futuros na bolsa de Chicago

12/13, para 7,1 milhões de hectares, ante 7,9 milhões de hectares na temporada 11/12 --o cereal e a oleaginosa concorrem por área na colheita de verão espe-cialmente no Sul.

Esse recuo no plan-tio de milho esperado seria recuperado na segunda safra, segun-do a Agroconsult, que estimou um crescimen-to de área para 7,9 mi-lhões de hectares, ante 7,1 milhões em 11/12.

Page 4: ARINOS - EDIÇÃO 918

´FARMACIAS

DE 21/07 A 27/07

CENTROFarmácia Nativa

Avenida Mutum, 367 W3308.1616

Farmácia ModeloAvenida Mutum, 582 N

3308.1508

BAIRRODrogaria Colina

Avenida dos Pavões, 997 W3308.4040

Farmácia Farma VidaRua dos Cedros, 2884 W

3308.4473

DE 28/07 A 03/07

CENTRO

BothanicaRua das Primaveras, 40 N

3308.4030

Drogaria IsisAvenida Mutum, 212 N3308.3551 / 3308.1146

BAIRROFarmácia Nativa 2

Avenida dos Pavões, nº 857 W(65) 3308.4222

Farmácia Santa HelenaAvenida das Seriemas, 751 W

3308.1894

Expomovel e Feirão de Carros são atrações do final de semana

Kleber Gutierrez

Neste fim de se-mana o mutuense poderá mais uma vez participar da Feira de Móveis e Ambientes Planejados de Nova Mutum (Expomovel 2012). Esta tem início na sexta-feira (20) e é promovida pela As-sociação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojis-tas (Acenm/CDL). O evento ocorre no Sa-lão Paroquial Sagrada Família, sendo com-plementado com a se-gunda edição do Fei-rão de Carros e Motos de Nova Mutum.

De acordo com a integrante da organi-zação da Expomovel, Roselaine Rosiak, a ação visa ser uma vi-trine com relação às empresas dos seg-mentos moveleiros e de serviços que passam agora a ter maior visibilidade de sua marca, produtos e serviços disponibili-zados.

“Neste evento o mutuense poderá co-nhecer melhor os ser-viços de que a cidade dispõe em termos de design de interiores, paisagismo, cons-

trução, acabamento e móveis planejados. Nesta segunda edição, conseguimos expandir o número de partici-pantes, tendo em vista o resultado obtido no ano passado”, conta Roselaine Rosiak.

Em 2011, a Expo-movel contou com 17 expositores. Neste ano o número chega a cerca de 25, mais os expositores de carros e motos.

Experiência. Para o sócio proprietário da Art Flores, Fabrí-cio Sarturi, participar da primeira edição da feira funcionou como vitrine para que sua empresa fortalecesse o relacionamento com seus clientes e agre-gasse novos.

“No evento em si não tivemos vendas, mas a experiência ser-viu como mídia para a loja que passou a ser mais conhecida. A re-percussão foi muito positiva e fez com que as pessoas viessem no visitar por conta do impacto do que viram em nosso estande. Na verdade, em nosso segmento precisamos lembrar as pessoas de que existimos e atra-vés deste tipo de even-to podemos ser vistos

e lembrados”, observa Fabrício, que estará novamente na Expo-movel.

A experiência ante-rior também deve ser incrementada neste ano pela Art Flores, que levará até o Sa-lão Paroquial diversas novidades em móveis, plantas, vasos e aquá-rios.

Retorno. O desig-ner de interiores da Dell Ano e New, Caio Henrique Arend, ex-plica que o retorno para as empresas que participam do evento ocorre não apenas a longo, mas também no médio e até curto prazo.

“Nós temos clien-tes que precisam dos móveis para agora, que estão começando a planejar junto com casa e os que ainda vão construir e fazem os cálculos com rela-ção ao investimento. Vale lembrar que este deve se embasar em aspectos como quali-dade, durabilidade e também a exclusivida-de”, explica Caio.

Para o designer a expectativa para o evento neste ano é bem grande e a em-presa prepara mui-tas novidades, como

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR19 A 25 DE JULHO DE 201204

um sofá que se move por controle remoto e deve fazer parte do estande das lojas na Expomovel.

Ampliação. Ro-selaine lembra que a organização também tem se dedicado a ex-pandir mais o leque de opções que o mutuen-se encontrará na feira.

“ P e r m a n e c e m o s fortes com os móveis planejados, vidraça-rias e metalúrgicas. Iniciamos este proje-to ousado graças ao comércio local que se mobilizou para que a Expomovel pudesse ocorrer. Agora, esta-mos tentando evoluir ainda mais no sentido de dar visibilidade ao que se pode encontrar na cidade e que antes demandava ir até as cidades vizinhas ou a Capital por não se ter conhecimento do que aqui era feito”, comen-ta a representante da organização.

O resultado pode vir através do número de visitantes da feira que, em três dias, pretende ter movimento médio de duas a três mil pes-soas diariamente. No ano passado, a esti-mativa foi de cerca de duas mil durante todos os três dias de evento.

Carros e motos. A grande novidade, e o que pode impulsionar ainda mais a partici-pação do público, é a realização do 2º Su-per Feirão de Carros e Motos de Nova Mutum que ocorrerá de forma simultânea a Expomo-vel.

Este teve sua pri-meira edição realizada em março deste ano e reuniu oito empresas do segmento. Na oca-sião foram apresenta-das as novidades do setor, além de condi-ções especiais para a aquisição de motos e carros pelo consumi-dor que passou pelo evento.

A área a ser ocupa-da pelo 2º Super Fei-rão de Carros e Motos será paralelo ao de móveis e ambientes planejados, estando este situado no pátio frontal do Salão Paro-quial.

Serviço. O horário de abertura da Expo-movel e do Feirão de Carros e Motos será na sexta-feira (20), das 13h às 22h. No sábado (21) o even-to abre as portas das, das 8h às 22h e no do-mingo (22) das 8h às 12h. A entrada é gra-tuita.

Eventos têm por objetivo ser uma vitrine para que o mutuense conheça os serviços de que a cidade dispõe no segmento

Page 5: ARINOS - EDIÇÃO 918

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR19 A 25 DE JULHO DE 2012 05

iG

Quando menos es-perava, a publicitária Gabriela Bianco, 33 anos, se viu no meio de uma epidemia de gentileza. “Estava em um congestionamento monstruoso, daqueles quando a gente está indo para praia no feria-do”, diz. A cena era in-fernal: trânsito parado, calor, pessoas irritadas, buzinando, xingando, tentando ultrapassar pelo acostamento. Ga-briela estava presa no carro com a mãe e a avó, as três de mau humor. Até que alguém olhou além do próprio incômodo e mudou tudo.

“Uma senhora saiu do carro ao lado com um isopor cheio de latas de refrigerante. Ela começou a distri-buir, dizendo ‘está der-retendo o gelo, toma um guaraná. O trânsi-to está ruim, mas não tem o que fazer”, conta a publicitária. Ao ver a gentileza da colega de congestionamento, a avó de Gabriela lem-brou que tinha frutas. Apareceu alguém com biscoitos. Outro ligou música altas. Logo to-dos começaram a tro-car comidas e bebidas – um piquenique impro-visado no meio da es-trada.

“Não que o trânsi-to tenha andado, mas o clima melhorou mil por cento com a fo-fura daquela senhora que saiu distribuindo seus refrigerantes”, diz Gabriela. O que seria

mais uma história de stress virou uma ane-dota, uma lição e uma tarde agradável.

Talvez você sinta que é difícil arrumar tempo na agenda para ajudar vítimas de tragé-dias, ou dispor de espa-ço e tempo para abrigar um gato abandonado. Poucos têm recursos financeiros para ajudar aquele amigo super-dedicado que foi des-pedido a pagar a men-salidade da faculdade, até que ele arrume um novo emprego. Mas ser simplesmente gentil não custa nada. e só demanda perceber a necessidade do outro e tomar a iniciativa. O re-sultado dessas peque-nas ações, garantem os pesquisadores, vai além do que os olhos podem ver.

O que explica. O impulso de ser gentil ou altruísta é natural ao ser humano e um importante mecanismo evolucionário, de acor-do com o professor de ciência comportamen-tal Samuel Bowles, do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos. Bo-wles está lançando “A Cooperative Species – Human Reciprocity and its Evolution” (ainda sem editora no Brasil), livro em que afirma que o ser humano é coope-rativo em sua essên-cia. “Quando grupos cooperativos se dão melhor na disputa com outros ou sobrevivem melhor a crises am-bientais, o resultado é uma espécie cada vez

mais colaborativa”, dis-se ao iG. Ele defende que mesmo arcando com um custo pessoal, a ser humano tende a ser gentil por conta dos sentimentos de orgulho e satisfação – uma re-compensa estratégica para a gentileza e para o altruísmo.

As fronteiras entre gentileza, generosida-de e compaixão são nebulosas. “Elas se complementam”, afir-ma a psicóloga Cecília Zylberstajn. “Compai-xão é um sentimento. Gentileza é uma forma de se comportar, um ato. A solidariedade é valor”, afirma a psicó-loga. “A pessoa gentil precisa saber obser-var, perceber a ne-cessidade do outro e ter a iniciativa. Implica em perder um pouco do seu tempo e sair da sua rotina”. São comportamentos que mesmo quem já está acostumado a se de-dicar ao outro precisa reaprender de vez em quando.

Há mais de dez anos, a engenheira de produção Luciana Ru-bim Coelho, 35 anos, se dedica a projetos assistenciais. Brinca-lhona e falante, sem-pre se aproximou com facilidade das pessoas. Contudo, em uma de suas viagens para au-xiliar vítimas no Haiti, precisou de mais sen-sibilidade e jeitinho do que o normal para que-brar o gelo. “Num orfa-nato, as crianças come-çaram a nos chamar de ‘blanco’, a palavra para

estrangeiro”, conta. Junto com outros vo-luntários envolvidos em grandes planos para colaborar, ela percebeu o valor de uma coisa pequena: ao cantar em francês, idioma dos colonizadores, estava criando uma barreira.

“Quebramos a barrei-ra aprendendo a pedir para aprender crioulo [o outro idioma oficial do Haiti] com eles”, diz Luciana. “É questão de você fazer o que é im-portante para o outro, não o que é importan-te para você.”. Para a engenheira, esse dia é simbólico do aprendi-zado sobre aprender a se interessar pelo outro por pequenos gestos.

A ciência reforça que a gentileza com-pensa. De acordo com uma pesquisa da professora Sonja Lyu-bomirsky, da Univer-sidade da Califórnia, praticar gestos de cor-tesia por dez semanas fez com que os parti-cipantes se sentissem mais felizes. Mais ain-da: os que praticaram atitudes de gentileza variadas, como segu-rar a porta aberta para um estranho passar ou lavar a louça do colega de quarto, registraram níveis mais altos de fe-licidade do que quem repetiu o mesmo ato várias vezes. Diversos estudos ligam a oxito-cina, um dos hormô-nios da felicidade, a atos de gentileza e al-truísmo. Em um deles, Ernst Fehr, diretor do Instituto de Pesquisas Empíricas em Econo-

mia da Universidade de Zurique, demons-trou que o hormônio colabora na predispo-sição das pessoas em confiar dinheiro a es-tranhos, por exemplo.

Salvo pela genti-leza. O músico Thiago Pinheiro, 29 anos, es-teve numa saia-justa em que essa soma de confiança e gentileza fez toda a diferença. Hospedado na casa de um conhecido, numa viagem a trabalho para os Estados Unidos, percebeu que seu car-tão de crédito estava sendo usado sem sua permissão por seu an-fitrião. Ele acionou a operadora do cartão para bloqueá-lo e re-portar a situação, mas com apenas 20 dólares na mão, cogitou vol-tar ao Brasil. Marisol Amador, amiga da fa-mília de Thiago, ficou sabendo da história e pediu a seu irmão, que mora nos Estados Uni-dos, que “resgatasse” Thiago. “Ele me deu 300 dólares, ofereceu hospedagem na casa dele e ainda me apre-sentou pessoas que viraram contatos pro-fissionais”, diz o músi-co. “Para mim, a ajuda chegou anônima.” Para Marisol e seu irmão, foi apenas questão de al-guns telefonemas, uma porta aberta e uma carona. Gentileza que não custou nada, mas que impactou a vida de Thiago de forma muito significativa.

A graça da gentile-za é que ela é conta-

giosa, como mostra o caso do piquenique no congestionamento. “O maior benefício é essa capacidade de passar adiante, sem dúvida. O ser humano tem a crença do que você dá, você vai receber de vol-ta”, afirma Cecília. Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que quem se beneficia de um ato de gentile-za, passa adiante para outras pessoas não envolvidas inicialmente no ato. A pesquisa se baseou um jogo entre pessoas desconheci-das que recebiam di-nheiro em quantidades semelhantes e podiam – ou não – cooperar com outros jogadores. De acordo com o estu-do, a generosidade de uma pessoa se espa-lhava para três outras pessoas e, em segui-da, para nove pessoas com as quais estas três interagiam e assim por diante. O aforismo de que gentileza gera gen-tileza, portanto, é real.

Há outro benefí-cio indiscutível que a psicóloga aponta: ser gentil aproxima as pes-soas e as tira de seu isolamento, nem que seja apenas para tro-car quitutes na estrada.

“A gentileza cria uma conexão humana, por mais efêmera do que ela seja. A gente nunca sabe onde uma gentile-za pode levar. Pode te mostrar amores, almas gêmeas, amigos”. Qual vai ser sua próxima gentileza?

Ser gentilfaz diferença

Capaz de trazer felicidade e de proteger o grupo, os efeitos e motivos da gentileza são cada vez mais validados pela ciência

Page 6: ARINOS - EDIÇÃO 918

EMPREGOS

SUPERMERCADO SÃO JOÃO

Função: Atendente de padaria, operador de caixa .Contato:(65) 3308-3313 OU 3308-4049.

CLASSIFICADOS

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR19 A 25 DE JULHO DE 201206

A empresa FRM COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS -ME , situada em Nova Mutum/MT, à Avenida dos Canários, nº 337 S – Loteamento Comercial José Aparecido Ribeiro, Inscrição Estadual n.º 013.312.461-4 e CNPJ n.º 07.672.459/0001-80, comunica o extravio de 04 blocos de nota fiscal, número de série D, modelo 02, do n.º 051 ao n.º 250, emitidas em três vias no dia 10/02/2006.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO SRa.ROSANA DIANDRA DE OLIVEI-RA, PORTADOR CTPS N° 013346 SÉRIE 00037/MA, NO PRAZO DE 30 DIAS NA EMPRE-SA MARINA BOTELHO MOURA ME (CENTER CELL), CNPJ: 07.479.916/0002-04, SI-TUADA NA AV. MUTUM, N° 571 W, CENTRO – NOVA MUTUM – MT, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

MB TERCERIZAÇÃO

Função: Jardineiro .Contato: Levar o curriculum na MB ou ligar (65) 3308-4549.

FUTURA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Função: Almoxarifado, operador de maquina e encarregado de veneno na fazenda da Tabatinga.Contato:(65)3308-1635.

ELIAS JOAQUIN DENKEWSKI, CPF 215.074.149-00, INSCRIÇÃO ESTADUAL: 13.247.396-8, FAZENDA PARANÁ, ENDERÇO: GLEBA IRACEMA, EM NOVA MUTUM-

-MT, COMUNICA O EXTRAVIO DA 1º VIA DA NOTA FISCAL Nº 650 NAS INTER-MEDIAÇÕES DA FAZENDA E DA EMPRESA SIPAL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. JEFERSON SOARES CROSKI, PORTA-DOR CTPS N° 4757585 SÉRIE 00020 - MT, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, RC GIEQUE-LIN E CIA LTDA ( POSTO BEM BRASIL ) CNPJ:73.453.177/0001-17, SITUADA AV. PERIME-TRAL DAS SAMAMBAIAS, Nº 83 N, ESQUINA COM AV. DOS BEIJA – FLORES, CENTRO, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDO-NO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

UESLEI ROSA DE SOUZA, CPF de nº 338.131.301-04, torna públi-co que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICENÇA PRÉ-VIA, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado Na Chácara Monte Sinai, Assentamento São Francisco, zona rural, no município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

UESLEI ROSA DE SOUZA, CPF de nº 338.131.301-04, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTA-LAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado Na Cháca-ra Monte Sinai, Assentamento São Francisco, zona rural, no município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

UESLEI ROSA DE SOUZA, CPF de nº 338.131.301-04, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICENÇA DE OPE-RAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado Na Cháca-ra Monte Sinai, Assentamento São Francisco, zona rural, no município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

GENALDO LEONE LIMA, CPF de nº 827.688.111-49, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICENÇA PRÉVIA, para a ati-vidade de Avicultura de Corte, ESTRADA MUNIC. SENADOR JONAS PI-NHEIRO, LOTE 15, CHACARA HORIZONTE AZUL, Zona Rural, Muni-cípio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

GENALDO LEONE LIMA, CPF de nº 827.688.111-49, torna público que re-quereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, ESTRADA MUNIC. SENADOR JONAS PINHEIRO, LOTE 15, CHACARA HORIZONTE AZUL, Zona Rural, Mu-nicípio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

GENALDO LEONE LIMA, CPF de nº 827.688.111-49, torna público que re-quereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICENÇA DE OPERAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, ESTRADA MUNIC. SENADOR JONAS PINHEIRO, LOTE 15, CHACARA HORIZONTE AZUL, Zona Rural, Mu-nicípio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

CELIANE MARIA FERREIRA DA SILVA, CPF de nº 793.309.089-34, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICEN-ÇA PRÉVIA, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado ES-TRADA SÃO MATEUS, CHACARA 31, KM 06 Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

CELIANE MARIA FERREIRA DA SILVA, CPF de nº 793.309.089-34, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado ESTRADA SÃO MATEUS, CHACARA 31, KM 06 Zona Rural, Municí-pio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

CELIANE MARIA FERREIRA DA SILVA, CPF de nº 793.309.089-34, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICEN-ÇA DE OPERAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado ESTRADA SÃO MATEUS, CHACARA 31, KM 06 Zona Rural, Municí-pio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

MARCELO TIBURCIO, CPF de nº 691.763.371-20, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICENÇA PRÉ-VIA, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no ESTRA-DA SÃO MATEUS, KM 03, LOTE 38, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

MARCELO TIBURCIO, CPF de nº 691.763.371-20, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INS-TALAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no ESTRADA SÃO MATEUS, KM 03, LOTE 38, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

MARCELO TIBURCIO, CPF de nº 691.763.371-20, torna públi-co que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICENÇA DE OPERAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no ESTRADA SÃO MATEUS, KM 03, LOTE 38, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

CLEIDE AUGUSTI DEL FUZZI, CPF de nº 660.097.909-72, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICENÇA PRÉVIA, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no As-sentamento Casulo São Francisco, Lote 28, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

CLEIDE AUGUSTI DEL FUZZI, CPF de nº 660.097.909-72, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no Assentamento Casulo São Francisco, Lote 28, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

CLEIDE AUGUSTI DEL FUZZI, CPF de nº 660.097.909-72, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICENÇA DE OPERAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no Assentamento Casulo São Francisco, Lote 28, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

TIMOTIO DOS SANTOS OLIVEIRA, CPF de nº 928.856.241-91, tor-na público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICENÇA PRÉVIA, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no Assen-tamento Casulo São Francisco de Paula, Lote 17, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

TIMOTIO DOS SANTOS OLIVEIRA, CPF de nº 928.856.241-91, tor-na público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no As-sentamento Casulo São Francisco de Paula, Lote 17, Zona Rural, Municí-pio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

TIMOTIO DOS SANTOS OLIVEIRA, CPF de nº 928.856.241-91, tor-na público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICENÇA DE OPERAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado no Assentamento Casulo São Francisco de Paula, Lote 17, Zona Rural, Municí-pio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

ROSENY RODRIGUES DOS SANTOS OLIVEIRA, CPF de nº 535.157.301-68, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedi-do de LP- LICENÇA PRÉVIA, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado na Estrada São Mateus, km 01, Lote 74, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

ROSENY RODRIGUES DOS SANTOS OLIVEIRA,CPF de nº 535.157.301-68, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado na Estrada São Mateus, km 01, Lote 74, Zona Rural, Muni-cípio de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

ROSENY RODRIGUES DOS SANTOS OLIVEIRA, CPF de nº 535.157.301-68, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICENÇA DE OPERAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado na Estrada São Mateus, km 01, Lote 74, Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

JOSE DE LIMA, CPF de nº 621.671.201-25, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICENÇA PRÉVIA, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado na Estrada São Matheus, km 04, fazenda Boa Sorte Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

JOSE DE LIMA, CPF de nº 621.671.201-25, torna público que re-quereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALA-ÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado na Estrada São Matheus, km 04, fazenda Boa Sorte Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

JOSE DE LIMA, CPF de nº 621.671.201-25, torna público que re-quereu junto à SEMA – MT, pedido de LO- LICENÇA DE OPERA-ÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado na Estrada São Matheus, km 04, fazenda Boa Sorte Zona Rural, Município de Nova Marilândia/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

Page 7: ARINOS - EDIÇÃO 918

Horóscopo Áries (21/3 a 20/4)

Encontrar o ponto de equilíbrio entre desejar e realizar será o grande objetivo nos próximos dias. Ordene seus pensamentos com senso de finalidade. Se deixar o cotidiano mais prático, vai encontrar as respostas que tanto procura. Procure ter os pés bem firmes no chão. Nada de devaneios ou sonhos com o ina-tingível. Visualize a praticidade das situações. Aja com coragem.

Touro (21/4 a 20/5)Continue com o firme propósito de mudar as situações ao

redor, por mais que isso seja uma tarefa árdua. Sua natureza é de sedimentação. Portanto, mudanças radicais ou bruscas acabam tirando você do eixo. Neste momento é fundamental que os movimentos de transformação sejam compreendidos e utilizados a seu favor. Aproveite o fluxo de energia positiva.

Gêmeos (21/5 a 20/6)Constância e firmeza de propósitos – dois componentes fun-

damentais para seu aprendizado. É claro que é mais fácil absor-ver as idéias e ir tocando a vida. Sua versatilidade natural permite essa postura. Mas lembre-se de perseverar antes de abandonar projetos no meio do caminho só pelo simples fato de perder o dinamismo inicial. Procure sempre começar bem, pelo alicerce.

Câncer (21/6 a 21/7)De nada adianta depositar expectativas emocionais nas

mãos de outras pessoas. Isso acaba convertido num jogo perigoso e alguém poderá se machucar – e na maioria das vezes é você. Nesta fase, é aconselhável nutrir bom grau de autoestima. Procure encontrar o que tem de melhor e valorize-

-se. Um bom exercício é lembrar os momentos de conquistas.

Leão (22/7 a 22/8)Não há razão para continuar tapando o sol com a peneira.

Alguns de seus problemas já poderiam estar resolvidos com a utilização de seu alto grau de discernimento. Insistir num assun-to que já está minguando é um erro grave nesta fase. Deixe de lado aquilo que já não está mais surtindo efeito satisfatório em seu dia a dia e siga em frente com determinação e coragem.

Virgem (23/8 a 22/9)A vigilância que você promove em algumas ações do coti-

diano não poderá ser demasiada a ponto de criar uma sensação de medo ou angústia em seguir em frente com seus projetos profissionais e emocionais. A melhor estratégia é confiar com otimismo e ter o coração aberto. Não adote posturas pessimis-tas ou castradoras nesta fase. Permita-se a felicidade e o prazer.

Libra ( 23/9 a 22/10)Você está tendo chance de encontrar momentos de muita

alegria. Mas é importante não estagnar no meio do caminho por causa de dúvidas sem fundamento. Não hesite e continue em frente. A força e a coragem só acontecem na medida em que damos passos firmes e consistentes. É claro que ter confian-ça nos objetivos é fundamental. Agir com ousadia é o caminho.Escorpião (23/10 a 21/11)

Saiba distinguir os períodos. Lembre-se da máxima: para tudo existe o momento certo. Após o trabalho, separe um tempo para o amor, o lazer e o convívio com os amigos. Isso será o grande desafio desta fase, nem que você tenha de deixar de lado algu-mas de suas responsabilidades. Não adianta uma montanha de compromissos a sua volta sem saúde e bem-estar. Poupe-se.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Aquário (21/1 a 19/2)

Peixes (20/2 a 20/3)

Veja como é importante quando há confiança em seu potencial. Enquanto várias situações não dão certo para ou-tras pessoas, você continua encontrando oportunidades de mostrar seu talento profissional. Aproveite esta fase para re-novar laços de amor e amizade. Isso ajudará na solução de alguns problemas que ainda sofrem algum tipo de pendência.

Quanto mais rigidez num determinado assunto, maior será sua capacidade e disposição de lutar para alcançar o sucesso. Preste atenção em seus limites. Encontre o equilíbrio entre os momentos de trabalho e responsabilidades com os períodos de prazer e divertimento. É importante que haja espaço também para a reflexão e o devaneio. Assim você conseguirá viver em harmonia.

Se agir com maior confiança e determinação, mais fácil será encontrar apoio das pessoas ao redor. Não desperdice seu talento levando em consideração críticas pouco construti-vas. Você caminha para uma fase de independência e quem resolver caminhar a seu lado vai lhe ajudar com prazer. Não for-ce situações nem imponha obrigações. Liberte-se do passado.

Não deixe que a ilusão tome conta de seu dia a dia. Às vezes uma medida extrema é o melhor caminho para afastar qualquer tipo de vibração negativa. É hora de provar quem está a seu lado ou contra você. Trate tudo com muito carinho e evite erro na interpretação. Com certeza, o alívio virá mais rápido do que espera. Conseguirá abrir um importante espaço no cotidiano.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR19 A 25 DE JULHO DE 2012 07

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Sábado, 21/07/2012

18h30 | São JanuárioVasco x Santos

21h00 | PacaembuCorinthians x Portuguesa

Domingo, 22/07/2012

16h00 | Orlando ScarpelliFigueirense x São Paulo

16h00 | Beira Rio Internacional x Atlético-GO

16h00 |Arena BarueriPalmeiras x Náutico

16h00 |IndependênciaCruzeiro x Flamengo

18h30 | EngenhãoGrêmio x Botafogo

Quarta-feira, 25/07/2012

19h30 |Orlando ScarpelliFigueirense x Internacional21h50 | OlímpicoGrêmio x Fluminense21h50 |Serra DouradaSão Paulo x Atlético-GO21h50 | PacaembuCorinthians x Cruzeiro

TABELA DE JOGOS

Saiba quais as doenças que mais atacam os homens

Redação / Agência do Rádio

Infarte, derrame, do-enças mentais e câncer, principalmente o de pul-mão, são doenças que costumam atacar mais os homens do que as mulheres. Além disso, eles também sofrem mais com colesterol e pressão alta. Por isso, os homens precisam de atenção especial.

O Ministério da Saú-de recomenda que, a partir dos 20 anos, os homens comecem a medir periodicamente a glicose para verificar o nível de açúcar no sangue e, assim, evitar o diabetes. Exames de pressão arterial, coles-terol e doenças sexu-almente transmissíveis também são recomen-dados durante esta faixa etária.

Aos 50 anos, os cui-dados devem ser amplia-dos, em especial, dentre aqueles que possuam histórico de câncer na fa-mília. Neste caso, passa a ser necessário fazer o

exame de próstata. Para o engenheiro ci-

vil Pedro Fridman, de 47 anos, os cuidados com a saúde necessitam estar incorporados a rotina do dia-a-dia, tendo início no presente e não apenas no futuro.

Já o coordenador da Saúde do Homem do Mi-nistério da Saúde, Edu-ardo Chakora, defende o conceito de que um homem que se preocupa com a prevenção pode se manter saudável du-rante todo o ciclo de vida.

“O conceito mestre que a gente tem busca-do trabalhar é de que um homem que se cuida pode se preservar sau-dável durante toda sua vida”, destaca Chakora.

Ainda de acordo com o coordenador, tal prevenção envolve me-didas simples como a prática regular de exer-cícios físicos, não fumar, beber moderadamente e ter uma alimentação saudável para que, efe-tivamente, se reduzam os riscos de desenvolver doenças.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 11

SGTDESCUIDAR

RECREATIVARONRSENRDADARC

BECOAROMAATIRADOER

IVROSALMIRARSHE

SELARASANLAMPADATAIPOROS

SOBGSSPCRISTAE

FIDELCASTRO

Que nãoestá

molhado

Post-(?),adesivo

pararecados

Negli-genciar

Sensaçãoaliviada

pelosedativo

A segundadas cinco

vogais

Fazerpontaria

Peça quesustenta o

voo doavião

Que não émacio ou

liso

Pôr arreiode as-

sento nocavalo

Gilberto(?),

cantorbaiano

Segundanota naescala

musical

Vias deelimina-ção dosuor

Consequência doefeito estufa nas

geleiras

O fla-nelinhaParte deum filme

Fechar com chaves Rubros; enrubes-

cidosSílaba de"disputa"

Ruaestreita esem saída

A ativi-dade

oferecidana colôniade férias

Está + aíPor

debaixode

Concedida

Que nãoé militar

Cheiroagradável

Ave daAmazônia

Plantação de roseirasProva auto-mobilística

Ela, eminglêsPalpiteem jogo

Símbolizaideia (HQ)Região in-dustrial (SP)

Saliência da cabeçade galos

Governou Cuba de 1976 a 2008

Terminaçãode "varrer"

Cozer (o bolo)

Lançado;jogado4, em

romanos

Senador(abrev.)

Pequenoscírculos

RobertoCarlos,cantor

brasileiro

São Paulo(sigla)Forma de cruz

Cartamais

valiosa dopôquerS O B

2/it. 3/she. 4/abcd. 5/selar. 6/crista. 9/descuidar.

Page 8: ARINOS - EDIÇÃO 918

C l i c k # Muita gente bonita esteve presente na Winter Fest, realizada sábado (14), na Associação Recreativa. O evento contou com duas pistas de dança, uma embalada ao som do sertanejo e outra com o melhor do eletrônico.

As imagens são do site Agitos Mutum, parceiro do Click Arinos.