9
OUTUBRO DE 1994 35 "OLHAI PARA VOSSAS CRIAN CINHAS ~~ Q uando 0 Salvador ressurreto visitou 0 povo nefita, "tomou das criancinhas, umaa uma, abenc;:oou-as e rogoll por elas ao Pai. E, depois de tel' fcito isso, choroll ( ... ); E, dirigindo-se a multidao, disse: Olhai paravossas criancinhas. E, ao levantar avista, dirigiram 0 olhar ao ceu; eviram que se abriam os ceuse deles desciam anjos que pareciam estar no meio do fogo; e os anjos desceram ecircundaram aque- les pequeninos ecles foram rodea- dos pOl' fogo e anjos lhes ministraram" (3 NCfi 17:21-24). Seguem-se trechos de um serao da Igreja intitulado "Olhai para Vossas Criancinhas", transmitido do Tabernaculo de Lago Salgado no dia 23 de janeiro de 1994, via satelite.

Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

OUTUBRO DE 1994

35

"OLHAIPARAVOSSASCRIAN CINHAS ~~

Quando 0 Salvador ressurretovisitou 0 povo nefita, "tomoudas criancinhas, uma a uma,

abenc;:oou-as e rogoll por elas ao Pai.E, depois de tel' fcito isso, choroll

( ... );E, dirigindo-se a multidao, disse:

Olhai para vossas criancinhas.E, ao levantar a vista, dirigiram 0

olhar ao ceu; e viram que se abriamos ceus e deles desciam anjos quepareciam estar no meio do fogo; e osanjos desceram e circundaram aque-les pequeninos e cles foram rodea-dos pOl' fogo e anjos lhesministraram" (3 NCfi 17:21-24).

Seguem-se trechos de um seraoda Igreja intitulado "Olhai paraVossas Criancinhas", transmitido doTabernaculo de Lago Salgado no dia23 de janeiro de 1994, via satelite.

Page 2: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

Presidente Gordon B. Hinckley,Primeiro Conselheiro no

Primeiro Presidencio

Existe na Terra maior milagre do que 0 nascimento deuma crian<;a?

Hi alguem entre nos que jamais tenha sentido pro-funda emo<;ao ao observar as criancinhas? A despeito dacor da pele ou de onde vivem, temos alguma duvida deque sao uma preciosa dadiva de nosso Pai e que real-mente sao Seus filhos? ]a have is meditado sobre 0 signi-ficado da declara<;ao do Senhor de que, se desejamosvoltar a presen<;a do Pai, devemos tomar-nos como umacriancinha? (Ver Mateus 18:1-4).

Channing Pollock certa vez disse: "Creio que algunsde nos gostarlamos de ... nascer velhos e ir ficando cadavez mais jovens e mais limpos, sempre mais simples emais inocentes, ate por fim, com a alma pura das crian-<;as, deitarmo-nos para 0 sono etemo" ("The World'sSlow Stain," Reader's Digest, junho de 1960, p.77).

As crian<;as sao a personifica<;ao da inocencia, da can-dura; sao a essencia do amor, a essencia da esperan<;a e daalegria neste mundo atribulado e cheio de dificuldades.

Apesar disso, mil hoes delas sofrem abuso, sao negli-genciadas e tomam-se vltimas de odio, egolsmo e mal-dade da pior especie.

Nao ha duvida de que e hora de despertar nas pes-soas, em toda parte, uma consciencia maior da terrlvelofens a que cometemos perante Deus, nosso Pai Etemo,quando causamos 0 sofrimento de uma crian<;a. E e triste

A LIAHONA • OUTUBRO DE 1994

36

Page 3: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

dizer que nos encontramos cercados de evidencias de talsofrimento.

Ha muita tragedia nesta Terra. Creio que 0 abuso decrianc;,:as sempre existiu, mas parece ter aumentado emdimens6es tragicas. Talvez seja porque nos tornamosmais conscientes disso. Nao obstante, e hora de fazermosmais do que estamos fazendo. Olhando ao redor, vemoscrianc;,:as nascidas de maes viciadas em drogas, crianc;,:asque talvez nunca venc;,:am os terriveis obstaculos advin-dos do proprio nascimento; crianc;,:as, e nao saG poucas,espancadas, negligenciadas, abandonadas, agredidassexualmente, que jamais conseguirao superar completa-mente 0 trauma de uma vida atormentada; crianc;,:asviti-mas da fome e da guerra ( ... )

o Salvador bem 0 disse: "Mas qualquer que escandali-

zar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhefora que se the pendurasse ao pescoc;,:ouma mo de azenha,e se submergisse na profundeza do mar" (Mateus 18:6).

Rogamos as benc;,:aos do Senhor para as crianc;,:as daIgreja em toda parte, para as crianc;,:asde todo 0 mundo,a fim de que sejam mais prategidas da maldade, para quecresc;,:amem retidao, amem a Deus, que e 0 Pai de todosnos. Invocamos benc;,:aossobre os pais a Hm de que prate-jam seus pequeninos, cuidem deles e ensinem-lhes asverdades que lhes trarao paz todos os dias da vida. Comodisse 0 autor de Proverbios: "Instrui ao menino no cami-nho em que deve andar, e ate quando envelhecer nao sedesviara dele" (Praverbios 22:6).

"Olhai para vossas criancinhas." Que Deus abenc;,:oevossos pequeninos onde quer que estejam.

OUTUBRO DE 1994

37

Page 4: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

Presidente Thomas S. Monson,Segundo Conselheiro na

Primeira Presidencia

Tive uma professora (da Prima ria) maravilhosa. Erarecem-casada, jovem e cheia de vida. Para nos, meninosde dez anos, ela era 0 sfmbolo da perfei<;ao. Sabia moti-var-nos.

Falava-nos sobre os len<;os que usavamos no pesco<;o,onde prendfamos os emblemas, representando nossaclassifica<;ao no Trail Builder ( .T-Antigo programa daPrimaria, cujo nome faz referencia aos pioneiros quefaziam trilhas para que os demais pudessem segui-los),falava sobre nossas realiza<;6es e objetivos. Gostavamosmuito dela. Aquele foi 0 meu melhor ana de Primaria,gra<;as a uma professora maravilhosa. A capela era

antiga; nao havia salas de aula adequadas. Acho queocupavamos a cozinha e usavamos um quadro negro des-peda<;ado. Nossa professora nao era culta demais nemhavia obtido tftulos de nfvel superior; nada disso. Osmeninos da classe nao eram um grupo fora do comum,extremamente motivados e bem comportados-muitopelo contrario. Mas, 0 que fundamentava 0 relaciona-mento entre professora e alunos era que ela nos amava enos ensinava 0 evangelho ( ... )

Em algum canto da casa, tenho uma pequena bengalapreta cujo cabo imita prata. Pertenceu a um parente dis-tante. Por que ainda a gUal'do apos cerca de sessentaanos? Ha uma razao especial.

Quando estava na Primaria, participei de uma repre-senta<;ao de Natal da ala. Tive 0 privilCgio de ser um dostres reis magos. Com um turbante na cabe<;a, a preciosacapa da banqueta do piano de minha mae sobre os

A llAHONA • OUTUBRO DE 1994

.'18

Page 5: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

ombros e segurando a bengala preta, declamei minhaparte do texto: "Onde esta aquele que e nascido rei dosjudeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos aadora-Io" (Mateus 2:2). Nao me recordo de todas aspalavras daquela representa<;:ao, mas lembro-me clara-mente do que senti quando n6s, os tres reis magos, olha-mos para cima, vimos a estrela, iniciamos a jornada pelopalco, encontramos Maria com 0 be be Jesus, ajoelhamo-nos e 0 adoramos; abrimos os tesouros, presenteando-ocom ouro, incenso e mirra. Gostei particularmente denao termos voltado ate 0 malvado Herodes para trairJesus, mas de termos obedecido a Deus e partido emoutra dire<;:ao.

Os anos voaram. Os acontecimentos de uma vida ata-refada ocupam seus devidos lugares nos sagrados com-partimentos da mem6ria, mas a bengala de Natalcontinua a ter um lugar especial em meu lar-e em meu

cora<;:ao significa um compromisso para com Cristo.o Presidente David O. McKay deu 0 seguinte conse-

lho: "Tres coisas na vida domestica influenciam as crian-<;:as,despertando-Ihes reverencia e contribuindo para 0

seu desenvolvimento. Sao elas: primeiro, a orienta<;:aobranda, embora firme; segundo: a cortesia demonstradapelos pais entre si e para com os filhos; e terceiro, a ora-<;:aoem que as crian<;:as participem" (Improvement Era,Dezembro de 1956, p. 915) ( ... )

o amor que 0 Salvador sente pelas crian<;:as nao temfronteiras. Quando n6s, como pais, como Ifderes dosacerd6cio, como oficiais e professores da Primariaseguirmos seu exemplo e dermos ouvidos as suas pal a-vras, "Apascenta os meus cordeiros" (]oao 21: 15), vere-mos meninos e meninas desabrochando diante de nossosolhos e crescendo "em sabedoria, e em estatura, e emgra<;:apara com Deus e os homens" (Lucas 2:52).

OUTUBRO DE 1994

39

Page 6: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

Elder M. Russell Ballard,do ,quoru,m, dos, poze, Apost,ol,<?s

o Salvador, com lagrimas nos olhos, pediu aos nefitasque "(olhassem) para (as) criancinhas" (3 Nefi 17:23), Einteressante notar que ele nao disse "deem uma espiadanelas", "observem-nas de vez em quando" ou " olhemapenas de relance", Ele pediu que as contemplassem. Nomeu entender, isso significa que devemos abra<;a-las comos olhos e com 0 cora<;ao; devemos ver e compreenderquem realmente sao: filhos espirituais do Pai Celestial,com caracterfsticas divinas.

Quando realmente olhamos para as criancinhas, con-templamos a gloria, 0 esplendor e a majestade de Deus, 0

Pai Etemo. Elas SaG Sua progenie. Nao ha testemunhomais e!oquente de que 0 Pai Celestial vive e nos ama doque 0 primeiro choro de um recem-nascido ( ... )

E evidente que aqueles de nos a quem foram confia-dos esses seres preciosos tem uma mordomia sagrada enobre, pois foi a nos que 0 Senhor deu a incumbencia deenvolve-los com amor, com 0 fogo da fe e com 0 entendi-menta de quem sao.

Como podem saber as coisas que real mente tem valora nao ser que Ihas ensinemos? De acordo com as escritu-ras, os pais precisam ensinar aos filhos "que todos oshomens, em todas as partes, devem arrepender-se, ou denenhuma maneira herdarao 0 reino de Deus" (Moises6:57). As crian<;as devem aprender "a orar e a andar emretidao perante 0 Senhor" (D&C 68:28), e "a andar

A LIAHONA • OUTUBRO DE 1994

40

Page 7: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

pelos caminhos da verdade e da moderac;:ao; ( ... ) a seamarem mutuamente e a servirem uns aos outros"(Mosiah 4: 15). Elas precisam saber "em que fonte devemprocurar 0 perdao de seus pecados" (2 Nefi 25:26), edevem aprender que e preciso "(amar) 0 Senhor ( ... )Deus de todo 0 ( ... ) corac;:ao, e de toda a ( ... ) alma,e de todo 0 ( ... ) poder" (Deuteron6mio 6:5).

Citando Isaias, 0 Salvador disse aos nefitas: "E todosos teus filhos serao instruidos pelo Senhor; e abundantesera a paz de teus filhos" (3 Nefi 22:13).

Paz. Que benc;:ao maravilhosa e desejavel para as nos-sas crianc;:as. Se sentirem paz no corac;:ao e a certeza daexistencia do Pai Celestial e de Seu plano eterno, estaraomais preparadas para enfrentar a inquietac;:ao do mundo

que as cerca e alcanc;:ar seu potencial divino. ( ... )Uderes e professores ( ... ) precisam ter consciencia

de que nao estao simplesmente preparando-se para daruma aula, mas que se estao preparando para ensinar umfilho de Deus. Cada lic;:ao, cada reuniao, cad a atividadecleve ter como foco principal encaminhar esses pequeni-nos a Cristo. ( ... )

Lembrem-se de que, para Deus, todos os filhos saoigualmente importantes.

Seu amor nao depende de sermos membros da Igrejaou nao. 0 amor que sente por seus filhos nao tem fron-teiras e e absolutamente incondicional. Do mesmomodo, 0 servic;:o dedicado que prestamos deve estender-se plenamente a todas as crianc;:as.

A llAHONA • OUTUBRO DE 1994

41

Page 8: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

Irma Michoelene P.Grossli,Presidente Gerol do Primario

Compreendei as crians;as. Embora seja um desafioensina-Ias e cria-Ias, elas trazem dentro de si muita ale-gria, energia inesgotavel, curiosidade sem limites e feirrestrita. Frequentemente digo a alguem que esta desa-nimado: "Procure uma crians;a e brinque um pOLICO.Irasentir-se melhor". Isso realmente funciona!

A meu ver, as pessoas que conseguem relacionar-sebem com as crians;as san as que compreendem que elascrescem e se desenvolvem. Tratam os pequenos deacordo com a idade que tem. ( ... )

Precisamos descobrir quem nossos filhos realmentesao. Precisamos conhecer seus interesses, saber 0 que os

aborrece e 0 que fariam se pudessem realizar seu maiorsonho ( ... ) Podemos deixa-Ios ser eles mesmos e naoesperar que sejam capias dos pais. Proporcionai-lhesexperiencias variadas, a fim de que descubram 0 quegostam de fazer, e depois incentivai seus interesses etalentos-mesmo que nao sejam iguais aos vossos.Aceitai cada crians;a como realmente e.

Escutai as crians;as. As vezes, estamos tao ocupadosimpondo regras aos nossos filhos que nao temos tempo deouvi-Ios. Se procurassemos ouvi-Ios mais, descobrirfamoscomo ser bem sucedidos em relaS;ao a eles. E mais prova-vel que nos ous;am se souberem que san ouvidos e com-preendidos. Escutai com 0 coraS;ao, a fim de compreendera mensagem nao proferida. ( ... ) Pedi a opiniao deles eouvi ( ... ) Depois disso, podereis saber como ajuda-Ios.Muitas vezes a Cmica razao de os filhos cometerem erros e

OUTUBRO DE 1994

42

Page 9: Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

su~ falta de experiencia.Sede bondosos com as crian~as. Sempre que per-

gunto 0 que mais apreciam no seu melhor amigo, naprofessora preferida, num vizinho ou parente, dizem:"Ela e tao boazinha", ou "Ele e bonzinho comigo" ( ... )

Ha varias maneiras de sermos bondosos com as crian-~as. Nao precisamos ser pais ou professores. ao precisa-mos colocar a bondade na lista das coisas a serem feitasmais tarde. Podemos ser amaveis com uma crian~a hojemesmo, pOl' meio de coisas tao simples como um olhargentil ou um carinho. osso tom de voz pode expressarbondade, mesmo quando estivermos repreendendo umacrian~a. E ha momentos em que realmente precisam serrepreendidas. ( ... )

Falai sobre 0 evangelho e prestai testemunho ascrian~as. ( ... ) Quando Ihe prestamos nosso testemunho,

a crian~a se sente importante, pois sabe que estamosfalando de algo muito precioso para n6s. Ao ensinarmos osprincfpios do evangelho, oferecemos a elas uma enormcdadiva-padr6es para guiar sua vida, ou, nas palavras deHelama: "Uma funda~ao segura, da qual nao caem oshomens que nela constroem" (Helama 5: 12). ( ... )

Espero que compreendamos que, na verdade, nao etao diffcil tel' um bom relacionamento com as crian~as.Todos podemos fazer isso! ( ... ) Nao precisamos agircom perfei~ao todos os dias. Leva algum tempo e enecessario um pouco de paciencia e muitas ora~6es. Hadias em que realmente nao e facil. Mas vale a pena.Tende fe em Deus e Ele vos ajudara. Tende confian~aem vossos sentimentos e pensamentos, agi de acordocom eles e aben~oareis a vida de uma crian~a e ela aben-~oara a vossa. 0

OUTUBRO DE 1994

43