of 6 /6
ANIMAIS EM EXTINÇÃO: MICO- ESTRELA

Atividade nº 01 aprendizagem reflexiva tic

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Atividade nº 01  aprendizagem reflexiva tic

ANIMAIS EM EXTINÇÃO: MICO- ESTRELA

Page 2: Atividade nº 01  aprendizagem reflexiva tic

ATIVIDADE Nº 01- APRENDIZAGEM REFLEXIVA

Tema: Animais em extinçãoNo primeiro momento será feita a leitura de uma notícia de jornal: “Micos nascem após a morte da mãe”- Fêmea grávida caiu de árvore e foi atropelada na zona sul do RioO nascimento de dois micos-estrela surpreendeu ontem os moradores da Av. Rui Barbosa, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. Por volta das 10h30, uma fêmea grávida caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora, [...] Eles [os filhotes] forma lançados a cerca de um metro de distância no impacto causado pelo acidente.“Foi um verdadeiro milagre. A barriga da fêmea explodiu e os dois filhotes foram expulsos pela abdômen da mãe. A placenta estava intacta dentro dela”, disse o veterinário André Sena Maia, 33, funcionário do zoológico de Niterói, que socorreu os filhotes. [...] Segundo o veterinário, o tamanho é normal para a espécie. Com a morte fêmea, Maia improvisou uma “mãe de aluguel” para os dois micos: um macaco de pelúcia irá “confortar” os recém-nascidos nos primeiros dias.”Eles estão ilesos, como se tivessem nascido de parto normal.[...] Retiramos o leite da fêmea e demos aos dois”, disse o veterinário, que vai levar os animais para a sua casa, onde ficarão por cerca de um mês. É alta a chance de os dois resistirem. (Folha de São Paulo, Cotidiano, 24 de ago. 2005).

Page 3: Atividade nº 01  aprendizagem reflexiva tic

SEQUENCIA...Após a leitura faremos uma breve discussão (comentários)sobre o que eles entenderam sobre a notícia, são levantadas questões ou palavras que eles não entenderam, como por exemplo: o que é placenta?;

Será formulado algumas perguntas relacionadas ao acidente: onde aconteceu, como aconteceu, dia e horário;

Abordarei o assunto dos animais em extinção, que é o caso do mico-estrela e ampliarei para o mico-leão dourado;

Depois será feita uma pesquisa no laboratório de informática, enquanto um grupo vai para o laboratório a outra irá para a biblioteca , será feito o revezamento;

Todos os dados serão registrados no caderno, terminando a pesquisa, em sala de aula, faremos releitura.

Concluindo o trabalho: os alunos farão a reescrito da notícia; Os alunos serão auxiliados conforme surgirem dificuldades ou dúvidas; A avaliação será processual.

FAIXA ETÁRIA: Alunos do 5º ano – Ensino Fundamental

Page 4: Atividade nº 01  aprendizagem reflexiva tic

A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Page 5: Atividade nº 01  aprendizagem reflexiva tic

ATIVIDADE Nº 02- APRENDIZAGEM PRAGMÁTICO Nesta atividade trabalharemos com as frutas e sua importância.Inicialmente faremos uma roda de conversa, faremos a leitura de um livro sobre o assunto (escolhido com antecedência).Nome do livro: “O livro dos alimentos”A história fala de dois irmãos que estão se preparando para ir à escola, no café da manhã tudo é bem saudável, eles levam uma fruta de lanche.Conversam com seus coleguinhas que é muito bom comer frutas, pois sua mãe disse que faz bem pra saúde. Nessa história é destacado outros alimentos, a escovação e o banho. Mas na atividade que será desenvolvida as frutas serão o destaque.

Page 6: Atividade nº 01  aprendizagem reflexiva tic

Depois confeccionaremos uma árvore que será fixada na parede, faremos vários tipos de frutas, colocaremos em um cestinha, usaremos também um dado, o qual ao invés de ter os números, serão coladas frutas.Depois daremos início a um jogo, a árvore ficará na parede, as crianças ficarão sentadas, uma de cada vez joga o dado, e a fruta que ficar virada para cima a criança deverá pegar a fruta igual dentro da cestinha e colocá-la na árvore, dizendo o nome da fruta, assim, será a vez de outra criança e sucessivamente.Todas poderão participar, acertar ou errar, não é um jogo para se competir. Como sugestão, na hora do almoço, quase todos os dias a sobremesa é fruta, esse momento poderá ser aproveitado para incentivá-los a comer, apresentar as frutas inteira e em pedaços.

Faixa etária: 1ano e 6meses a 3 anos (Educação Infantil)