24
Sistema Sapiens Manual de Atualização (C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. Revisão 2 – Março 2009 Responsáveis: André D. Nascimento Douglas F. Klaumann

Atualização Sapiens

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Atualização Sapiens

Sistema SapiensManual de Atualização

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda.Revisão 2 – Março 2009

Responsáveis: André D. NascimentoDouglas F. Klaumann

Page 2: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 2

ÍNDICE ANALÍTICO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................................................................. 3

2 GERAIS............................................................................................................................................................. 4

3 ATUALIZANDO O SAPIENS .......................................................................................................................... 5

3.1 INICIANDO A ATUALIZAÇÃO DO AMBIENTE SERVIDOR/MONOUSUÁRIO ................................................................... 5

3.1.1 ATUALIZAÇÃO DE 2º E/OU 3º NÍVEIS..................................................................................................11

3.1.2 ATUALIZAÇÃO DE 4º NÍVEL.................................................................................................................15

3.1.3 ATUALIZAÇÃO DE LETRAS..................................................................................................................17

3.2 ATUALIZAÇÃO EM AMBIENTE ESTAÇÃO................................................................................................20

4 CRIANDO AS CHAVES DO SAPIENS NO REGEDIT .................................................................................22

Page 3: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 3

1 INTRODUÇÃO

Este manual tem por objetivo auxiliar o usuário na atualização do Sistema Sapiens nos ambientes:Servidor/Monousuário e Estação, descrevendo um passo-a-passo completo de todas as opçõesdisponibilizadas pelo Instalador/Atualizador.

Antes de iniciar a atualização do Sapiens, é necessário efetuar os seguintes procedimentos desegurança:

• baixar os arquivos de atualização da área de FTP, no caminho:

ftp2.senior.com.br/senior/sapiens/<versão>, onde <versão> será a pasta contendo osarquivos referente a versão que deseja-se atualizar. Ex.:

ftp2.senior.com.br/senior/sapiens/53113a. Todos os arquivos deverão ser salvos em umaúnica pasta, preferencialmente, no Servidor de Aplicação;

• efetuar uma consistência de base pelo CBDS;

• efetuar um backup da base de dados por uma ferramenta do próprio banco;

• efetuar um backup de toda a pasta Senior do servidor de Aplicação.

Sugerimos também que seja verificado o espaço em disco no Servidor de Aplicação, assim como oespaço nas Tablespaces ou Databases do Banco de Dados.

Após essas verificações, pode ser dado inicio a atualização do Sistema.

Page 4: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 4

2 GERAIS

• É obrigatório que a versão da Base de Dados esteja igual a versão do TBS. Caso contrário, nãoserá possível acessar o sistema, assim como não será possível proceder com a atualização.Para identificar a versão do TBS, é preciso acessar o CBDS, conectar na Base de Dados e ir aomenu Ajuda/Sobre a Base. Para conferir a versão na Base de Dados, (ainda conectado aoCBDS) é preciso ir ao menu Ferramentas/Editor SQL, na área de texto inferior, digitar ocomando “SELECT VERCON, VERINO, VERBAS, VERBUI FROM R999VER”. O resultadoapresentado será a versão na Base de Dados.

• Antes de iniciar a atualização do Sapiens, é preciso verificar se há usuários conectados aosistema. Para garantir a integridade das informações da base de dados e evitar problemas naatualização, nenhum usuário poderá estar conectado no momento da atualização. Avizualização dos usuários conectados pode ser feita através do SGU, acessando o mesmoatravés de um atalho, acrescido do parâmetro “-v”.

• Os caminhos do Sapiens no registry do Servidor são criados no momento da instalação, e elesapontam para o diretório onde estão salvos os arquivos utilizados pelo Sistema (Ex.:executáveis, bpls, modelos de relatórios, layouts de importação/exportação, etc...). Aatualização do Sapiens é feita respeitando esses caminhos definidos no registry da máquina.Como o processo de atualização pode ser feito a partir que qualquer máquina (seja servidor ouestação), é preciso que seja configurado os caminhos no registry da máquina onde serádisparado o processo de atualização. Detalhes sobre esse processo pode ser verificado no item4 CRIANDO AS CHAVES DO SAPIENS NO REGEDIT.

• As versões do Sapiens são subdivididas em 4 níveis, e são denominadas da seguinte forma:

• 1° Nível: Versão de geração.

• 2° Nível: Versão Inovação da Rotina.

• 3° Nível: Versão Inovação do Software.

• 4° Nível: Versão Construção.

Page 5: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 5

3 ATUALIZANDO O SAPIENS

A Atualização do Sapiens é dividida em dois momentos: a atualização do AmbienteServidor/Monousuário e a atualização do Ambiente Estação.

A atualização do ambiente Servidor/Monousuário é feito a partir do aplicativo Atualiza.exeque encontra-se na pasta <driver>:\Senior do servidor de Aplicação. Essa forma de atualização podeser feita a partir da máquina servidor/monousuário ou a partir de uma estação, mas obrigatóriamentedeve ser feito a partir de uma máquina com Sistema Operacional da família Windows.

A atualização do ambiente Estação é feita no primeiro acesso da estação ao sistema após aatualização do ambiente Servidor.

Atualizações de 4º nível podem ocorrer de duas maneiras: com alteração de TBS e semalteração de TBS. Alterações de TBS costumam ocorrer quando há mudanças na numeração no 4ºnível, e alterações de letras quando o 4º nível não sofre alteração. Mas isso não é uma regra, podeocorrer da numeração do 4º nível ser alterada, mas a versão do TBS permanecer a mesma.

Atualizações de 3º nível são chamadas de Conversão, e não ocorrem com tanta frequenciacomo as atualizações de 4º nível, mas quando ocorrem obrigatóriamente há mudanças na versão do TBS.Atualizações de 3º nível acontecem quando há inovações no sistema, e essas alterações causam maiorimpacto entre as versões inferiores e a nova versão. Uma conversão requer maior atenção por parte docliente, e aconselhamos que seja sempre feita primeiramente em um ambiente com base para testes, eque os processos sejam todos validados nesse ambiente. Após feitas todas as verificações necessárias, aconversão do ambiente oficial estará habilitada.

Atualizações de 2º nível também são denominadas Conversão. Ocorrem somente quando háinovações de tecnologia e também obrigatóriamente causam mudanças de TBS. Antes de efetuar umaconversão desse tipo deve-se também efetuar os mesmos procedimentos efetuados em uma conversãode 3º nível.

3.1 INICIANDO A ATUALIZAÇÃO DO AMBIENTE SERVIDOR/MONOUSUÁRIO

Dependendo dos níveis da atualização, o Instalador/Atualizador apresenta uma sequencia detelas diferentes, por isso é necessário total atenção por parte da pessoa que estiver efetuando o processode atualização naquele momento.

A Atualização é inicializada a partir do aplicativo Atualiza.exe que encontra-se na pasta<driver>:\Senior do servidor de Aplicação. É então apresentada ao usuário a seguinte tela:

Seleção do modo de atualização.

Page 6: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 6

Deve-se sempre selecionar a opção “CD ou arquivos copiados da Internet”. A segunda opçãoé utilizada somente em situações espacíficas.

Após selecionada a opção, será apresentada uma tela solicitando o caminho onde estão osarquivos de atualização. Esses arquivos são aqueles baixados da área de FTP2 conforme descrito noItem 1 desse manual.

Seleção dos arquivos para atualização.

Os arquivos de atualização encontram-se compactados. Durante o processo de atualização,alguns desses arquivos são descompactados para a pasta temporária do usuário conectado na máquina(C:\DOCUME~1\nome_usuário\CONFIG~1\Temp). Serão descompactados somente os arquivos utilizadosnaquele momento pelo atualizador.

Descompactando arquivos de atualização.

Logo após descompactar os arquivos necessários, o Atualizador copia os arquivosdescompactados para as devidas pastas onde são utilizadas as bibliotecas de tecnologia.

Page 7: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 7

Copiando arquivos pas as pastas.

Atualizados os arquivos do Atualizador, é apresentado ao usuário um Assistente deInstalação para que seja então dado inicio a atualização da base de dados do Sapiens e do executável.

Tela inicial do Assistênte de Atualização/Conversão.

Seleção do produto a ser atualizado.

Page 8: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 8

Seleção de como será a atualização.

Nesse ponto o Atualizador solicita que seja informado qual o nível de atualização a serselecionado. Para atualizações de 2º e 3º nível, selecionar sempre a opção “Sapiens 5.2.7 -> 5.3.1 (3ºNível)”, já para as atualizações de 4º nível e atualizações de “letras”, selecionar a opção “Sapiens 5.3.1(4º Nível)”. Não ocorrerá erros no processo de atualização caso seja selecionada uma opção diferente donível correto de atualização.

Seleção de nível de atualização.

Selecionado o nível da atualização que será efetuada, o Assitente de Atualização solicita queseja informado novamente o caminho onde estão salvos os arquivos de atualização. Esses arquivos sãoaqueles baixados da área de FTP2 conforme descrito no Item 1 desse manual.

Page 9: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 9

Seleção dos arquivos para atualização.

Após selecionar o caminho onde encontram-se os arquivos de atualização do Sapiens, éapresentada ao usuário, uma tela contendo algumas opções adicionais, possibilitando ao usuário efetuarcópias de segurança dos arquivos do ambiente que estará sendo atualizado. Mas esse backup refere-seaos arquivos utilizados pelo Sapiens e não um backup da base de dados.

Na primeira opção, o Assistente de Atualização não efetua nenhum procedimento extra econtinua com a atualização normal, verificando a situação do contrato de manutenção do cliente.

Seleção de procedimento pré-atualização.

Ao selecionar a segunda opção, o Assistente de Atualização cria abaixo do diretório<driver:>\Senior uma pasta chamada “Backup”. Dentro dessa pasta é feita uma cópia dos arquivos queestão dentro pasta Senior, e uma cópia dos arquivos que estão dentro da pasta Sapiens. As sub-pastasque estão dentro da pasta Sapiens não são copiadas, somente os arquivos são salvos. Após efetuar acópia, o Assistente de Atualização prossegue com a atualização do sistema.

Seleção de procedimento pré-atualização.

Ao optar pela terceira opção, o Assistente de Atualização solicita ao usuário para queinforme o nome da pasta onde será duplicada a pasta Sapiens.

Page 10: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 10

Seleção de procedimento pré-atualização.

Após informado o caminho, é copiado todo o conteúdo da pasta Sapiens original para a pastainformada. Após efetuar a cópia, o Assistente de Atualização prossegue com a atualização do sistema.

Seleção da pasta onde será salvo o conteúdo da pasta <driver:>\Senior\Sapiens.

Aconselhamos que seja feito um backup completo da pasta <driver:>\Senior do servidor deaplicação antes de iniciar o processo de atualização. Tendo o backup completo da pasta<driver:>\Senior, não há necessidade de efetuar o backup sugerido pelo Assistente de Atualização(conforme últimas 3 telas acima). Sendo assim, pode-se optar pela opção “Desejo atualizar a versãoexistente”, e prosseguir diretamente com o processo de atualização.

O Assistente de Instalação continua o processo, atualizando os arquivos que fazem averificação de licença o software e contrato de manutenção do cliente.

Atualizando arquivos da proprietária.

Após verificar as questões contratuais e certificar-se que o cliente está apto a atualizar osistema, o Assistente de Instalação solicita a informação do arquivo .cfg para verificar se há necessidadede atualização do TBS, nesse momento é efetuada a conexão com o usuário de banco a ser atualizado.

Page 11: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 11

Informação do arquivo que contém as informações da base a ser atualizada.

Independente do nível da versão a ser atualizado, a seqüência de telas apresentada acimaserá sempre a mesma. A partir desse ponto, telas diferentes serão exibidas ao usuário, dependendo donível que está sendo atualizado.

3.1.1 ATUALIZAÇÃO DE 2º E/OU 3º NÍVEIS

Quando o assistente de instalação identifica a necessidade de uma atualização de 2° ou 3°nível, ele apresenta uma tela ao usuário solicitando a confirmação da conversão da base de dados. Paraque a conversão seja efetuada durante o processo, deve ser selecionada a primeira opção.

Selecionando a conversão da base de dados.

Na seqüência, o assistente de instalação apresenta uma nova tela (conforme abaixo),solicitando as seguintes informações:

• caminho do arquivo CFG;

• caminho do arquivo conversor;

• caminho onde será gerado o log de conversão.

O usuário deverá informar somente o caminho do arquivo CFG, pois os caminhos doconversor e do log de conversão serão preenchidos automaticamente pelo Assistente de Instalação.

Nessa tela há também uma informação opcional, onde possibilita a geração de um outro logde conversão. Esse log armazena todas as operações efetuadas pelo conversor e indica quaisocasionaram erros (caso ocorram). O usuário poderá selecionar o diretório onde o arquivo será salvo etambém o seu nome.

Page 12: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 12

Seleção de arquivo CFG para conversão e arquivo de log.

Com a conexão do banco já efetuada, o Assistente de Atualização informa que tabelas dabase de dados serão convertidas para a nova versão. Solicita a confirmação do usuário para que sejadado inicio ao processo. Caso seja optado por “Não” converter, o processo é cancelado e o Asistente deAtualização abortado.

Identificando a necessidade de conversão da base de dados.

Antes de iniciar efetivamente a conversão da base de dados, o Assitente de Atualização fazuma consistência de base para verificar se a estrutura dos objetos no banco estão de acordo com o TBSinformado no CFG.

Essa consistência de base também deve ser feita manualmente pelo CBDS antes de iniciartodo o processo de conversão, afim de identificar possíveis divergências. Isso é necessário pois, casoexistam diferenças entre o TBS e a base de dados, é mais fácil corrigí-las antes de ser dado inicio aconversão. A consistência de base pelo CBDS é um dos processos de segurança descrito no item 1INTRODUÇÃO desse manual, página 3.

O Assistente de Atualização apresenta uma tela ao usuário informando que uma consistênciade base será executada. Nessa tela existem duas opções em check-box, que devem sempre ser setadas:(i) uma delas informa que os objetos não presentes no TBS serão excluidos, (ii) a outra indica que oscomandos efetuados serão apresentados em tela. Caso não tenha nenhuma alteração a ser efetuada,nenhum comando será apresentado.

Page 13: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 13

Nessa mesma tela também é informado o caminho onde será descompactado o TBS que seráutilizado para a consistência e conversão. O caminho já vem preenchido por padrão, na pasta temporáriado usuário logado na máquina. Esse caminho não precisa ser alterado.

Informações para a consistência de base antes da conversão.

Após a confirmação da consistência de base, é solicitado ao usuário se deseja fazer umbackup da base de dados. Pode ser optado por não fazer o backup, pois o mesmo já deverá ter sidoefetuado, a partir de uma ferramenta do próprio banco, antes de iniciar o processo de conversão.

Efetuar backup da base de dados.

O processo de consistência é iniciado.

Consistência de base para a conversão.

Caso a consistência de base seja efetuada com sucesso, é apresentada a mensagem abaixoindicando que a base de dados está consistente com o TBS, e que conversão foi habilitada. Caso ocorraalguma mensagem de erro ou gerado algum log durante o processo, o(s) mesmo(s) deverá(ão) seranalisado(s), e deverá(ão) ser tomada(s) a(s) devida(s) providência(s) para a correção ou contorno.Caso exista alguma dúvida ou dificuldade no procedimento a ser efetuado, deve-se entrar em contatocom a equipe de Atendimento, solicitando por suporte em atualização/conversão.

Page 14: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 14

Indicação de que a conversão poderá ser efetuada.

A conversão da base de dados é inicializada. Nesse processo são comparado os objetos doTBS atual com os objetos do TBS futuro. É feito uma espécie de “merge” entre o TBS futuro e a base dedados, ou seja, os objetos de usuário da base de dados são transferidos para o TBS futuro, e os novosobjetos padrões do sistema são inseridos na base de dados. Para isso é feito um processo de alteração detabelas.

Alteração das tabelas durante a conversão.

Caso a conversão da base seja efetuada com sucesso, é apresentada a mensagem abaixo.Caso ocorra alguma mensagem de erro ou gerado algum log durante o processo, o(s) mesmo(s)deverá(ão) ser analisado(s), e deverá(ão) ser tomada(s) a(s) devida(s) providência(s) para a correção oucontorno. Caso exista alguma dúvida ou dificuldade no procedimento a ser efetuado, deve-se entrar emcontato com a equipe de Atendimento, solicitando por suporte em atualização/conversão.

Mensagem informando que a conversão foi efetuada com sucesso.

Page 15: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 15

A conversão é então finalizada com sucesso.

Atualização efetuada com sucesso.

3.1.2 ATUALIZAÇÃO DE 4º NÍVEL

Quando o assistente de instalação identifica a necessidade de uma atualização de 4° nível,ele apresenta uma tela ao usuário solicitando a confirmação do arquivo CFG a ser utilizado naatualização. Nesse momento é efetuada a conexão com o banco de dados.

Nessa tela há também uma informação opcional, onde possibilita a geração de um outro logde atualização. Esse log armazena todas as operações efetuadas pelo atualizador e indica quaisocasionaram erros (caso ocorram). O usuário poderá selecionar o diretório onde o arquivo será salvo etambém o seu nome.

Seleção de arquivo CFG para atualização e arquivo de log.

A consistência da base de dados é inicializada. Nesse processo são comparados os objetos doTBS atual com os objetos do TBS futuro. É feito uma espécie de “merge” entre o TBS futuro e a base dedados, ou seja, os objetos de usuário da base de dados são transferidos para o TBS futuro, e os novosobjetos padrões do sistema são inseridos na base de dados. Para isso é feito um processo de alteração detabelas.

O Assistente de Atualização apresenta uma tela ao usuário informando que uma consistênciade base será executada. Nessa tela existem duas opções em check-box, que devem sempre ser setadas:(i) uma delas informa que os objetos não presentes no TBS serão excluidos, (ii) a outra indica que oscomandos efetuados serão apresentados em tela. Caso não tenha nenhuma alteração a ser efetuada,nenhum comando será apresentado.

Page 16: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 16

Nessa mesma tela também é informado o caminho onde será descompactado o TBS que seráutilizado para a consistência e atualização. O caminho já vem preenchido por padrão, na pastatemporária do usuário logado na máquina. Esse caminho não precisa ser alterado.

Informações para a consistência de base antes da conversão.

Após a confirmação da consistência de base, é solicitado ao usuário se deseja fazer umbackup da base de dados. Pode ser optado por não fazer o backup, pois o mesmo já deverá ter sidoefetuado, a partir de uma ferramenta do próprio banco, antes de iniciar o processo de atualização.

Efetuar backup da base de dados.

Em atualizações de 4º nível sempre haverão alterações a serem feitas na base de dados, porisso será apresentada uma tela listando as operações a serem efetuadas. Todos os comandos deverãoestar setados, e o processo confirmado para que as alterações tenham efeito na base de dados.

Comandos a serem efetuados na base de dados.

Page 17: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 17

É apresentada uma tela informando do inicio das alterações na base de dados e solicitado aconfirmação do usuário.

Mensagem de confirmação para inicio da atualização.

O processo de consistência é iniciado.

Consistência de base para a atualização.

Caso todas as alterações na base de dados sejam executadas com sucesso, é apresentada aousuário uma mensagem informado que a atualização foi efetuada com sucesso.

Mensagem informando que a atualização processou com sucesso.

3.1.3 ATUALIZAÇÃO DE LETRAS

Nas seções anteriores foram demonstradas as seqüências de telas apresentadas ematualizações de 2º, 3º e 4º níveis. Esses tipos de atualização apresentam telas diferentes aos usuários,pois também efetuam processos diferentes, mas há processos que são comuns entre todos os níveis deatualização. Um desses processos ocorre ao inicializar a atualização/conversão, e já foi demonstrado noItem 3.1 desse manual. Outro processo que também é comum em qualquer atualização, é a execução doAutoCorrect e atualização do executável do Sapiens, bibliotecas de arquivo (.bpl), modelos de relatórios eferramentas de apoio.

Esse último processo além de ser executado em todas as atualizações, é também o processocompleto da atualização de letras. Em outras palavras, em uma atualização onde não há alterações deTBS, o Assistente de Atualização executará a seqüência de telas que segue abaixo.

Page 18: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 18

Executando o AutoCorrect. Nesse processo o Assistênte de Atualização dispara a execução deuma rotina que inicializa, corrige ou transfere informações na base de dados. Em resumo, ela alimentacampos com valores padrões, não permitindo que os mesmos fiquem com valores incorretos ou nulos.

Execução do autocorrect.

Copia os arquivos de atualização para a pasta temporária do usuário logado na máquina.

Copiando os arquivos de atualização.

Descompacta os arquivos de atualização na pasta temporária do usuário logado na máquina.

Descompactando os arquivos de atualização.

Copiando os arquivos da pasta temporária do usuário para a pasta onde está instalado oSapiens. O caminho para onde os arquivos são salvos é buscado do regedit da máquina, e esse caminhoé criado no momento da instalação do Sapiens. Por isso é interessante que a instalação seja feita porpadrão no diretório Senior (ex: <driver>:\Senior).

Page 19: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 19

Copiando os arquivos de atualização.

Após copiar todos os arquivos atualizados para a pasta onde o Sapiens está instalado, oAssistênte de Instalação cria os atalhos para acesso aos aplicativos.

Criando atalhos.

O último processo executado pelo Assitênte de Atualização é efetuar a atualização dosmodelos de relatórios.

Atualizando modelos de relatórios.

Após a atualização dos modelos de relatórios o Assistênte de Atualização finaliza o processode atualização exibindo as mensagens abaixo.

Page 20: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 20

Finalizando o processo de atualização.

3.2 ATUALIZAÇÃO EM AMBIENTE ESTAÇÃO

As estações Sapiens são atualizadas automaticamente no primeiro acesso ao Sapiens após aatualização do servidor. Como a base de dados já estará atualizada, esse processo somente copiará, doservidor para a estação, todo os arquivos necessários para a execução do Sapiens na estação.

Para que isso ocorra corretamente e a estação seja atualizada com sucesso, é preciso quealgumas configurações estejam previamente definidas. A auto-atualização da estação é feita verificandoas parametrizações definidas no atalho do Sapiens e a data dos arquivos relacionados no arquivoEstacao.ini.

No atalho do Sapiens na estação é necessário que o caminho busque o arquivo Iniciar.exeque está no servidor, o arquivo Estacao.ini que está na estação, e o arquivo cfg que também está noservidor, sendo que esse último é opcional. Ao final, a configuração será semelhante a essa:

\\servidor\Senior\Iniciar.exe -e:C:\Senior\Sapiens\Estacao.ini Sap52 -p:\\servidor\Senior\Sapiens\Sapiens.cfg

O arquivo Estacao.ini é um arquivo texto comum, que possui algumas chaves definindocaminhos e arquivos. A atualização da estação é feita lendo os caminhos definidos em suas chave, ecopiando para a estação os arquivos relacionados. Abaixo segue uma tela demonstrando o conteúdo doarquivo Estacao.ini.

Page 21: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 21

Conteúdo do arquivo estacao.ini.

Não há um procedimento para a atualização da estação. Para que isso aconteça, é necessárioapenas que, na estação, seja inicializado o Sapiens pelo atalho que já estará configurado. A partir dasconfigurações do arquivo Estacao.ini são copiados os arquivos necessários para a estação, conforme atela abaixo:

Atualizando a estação.

Após copiar todos os arquivos, o Sapiens começa a inicialização, carregando definições eabrindo a conexão com o banco de dados.

Page 22: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 22

4 CRIANDO AS CHAVES DO SAPIENS NO REGEDIT

O Sapiens é registrado no servidor no momento da instalação a partir do CD. Os caminhoscriados apontam para o diretório onde estão salvos os arquivos utilizados pelo sistema (Ex.: executáveis,bpls, modelos de relatórios, layouts de importação/exportação, etc...), e a atualização do sistema é feitarespeitando esses caminhos definidos no registry da máquina.

Existe um recurso que possibilita a recriação/alteração desses caminhos no registry, podendoser definidos novos caminhos caso seja necessário. Esse recurso é chamado de “Tecnologia”, e é muitoutilizado quando a atualização do ambiente servidor é feita a partir de uma estação. Isso é possível poisos caminhos da estação deverão ser alterados, apontando para os diretórios no Servidor. Esseprocedimento é viável quando não se tem acesso direto ao servidor, ou quando a máquina servidora épossui sistema operacional Unix/Linux.

Essa ferramenta assemelha-se com o instalador do Sapiens, mas ao invés de descompactaros arquivos do sistema, cria somente as chaves no registry. Uma vez executado em uma estação, terámodificado todos os registros do Sapiens nessa máquina. Para que volte aos caminhos corretos, após aatualização deve-se executar novamente a Tecnologia criando os caminhos locais. Os arquivosnecessários para a sua instalação encontram-se em:

ftp://ftp.senior.com.br/downloads/sapiens/Tecnologia

O procedimento a ser efetuado é semelhante ao processo de instalação do Sapiens. Omesmo Assitênte é utilizado, mas exibindo ao usuário um número menor de telas. Para recriar as chavesno regedit, deve ser seguido conforme a seqüência de telas que segue abaixo.

Tela inicial do Assistênte de Instalação de Tecnologia.

Na tela seguinte há duas opções: uma para efetuar a instalação e outra para efetuar aatualização. Para que todos os caminhos sejam recriados corretamente, deve-se optar por “Instalarnovos produtos”. Esse processo elimina os caminhos existentes e cria novos caminhos. Executandosomente a atualização, os caminhos já existentes são mantidos, somente sendo atualizados.

Page 23: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 23

Instalando a Tecnologia.

É disponibilizada somente a opção de atualização de Tecnologia.

Confirmando a atualização da Tecnologia.

Na tela seguinte, é possível selecionar quais registros serão criados. Para que seja mantidocompatibilidade com versões anteriores, o Assitênte de Instalação de Tecnologia disponibiliza as opçõesde criação de registro para todas as versões do Sapiens. Mas não é necessário recriar as chaves de todasas versões. Recomendamos recriar as chaves para as últimas (4) quatro versões.

Page 24: Atualização Sapiens

INSTALAÇÃO SAPIENS

(C) Senior Sistemas Corporativos Ltda. 24

Selecionando as versões do Sapiens para a criação dos registros no Windows.

Na tela seguinte é informado o caminho base para a criação dos registros. O caminho deveráapontar para a a pasta Senior onde estão os arquivos referentes ao Sapiens. Caso se deseja criar osregistros apontando para o servidor, deverá ser feito conforme o exemplo da tela. Caso o usuário queirarecriar os caminhos locais, deverá informar o caminho do formato <driver>:\Senior (Ex.: C:\Senior).

Informando caminho para a instalação da Tecnologia.

Após a finalização do processo, o Assistênte de Instalação de Tecnologia finaliza o processoapresentando uma mensagem ao usuário.

Finalizando a instalação de Tecnologia.

IMPORTANTE: Caso o aplicativo Tecnologia for necessário para apontar uma instalação noServidor, o aplicativo deve ser executado no próprio Servidor, apontando para o diretório da instalaçãoque se deseja atualizar.