9
1 Viagem Missionaria de Paulo

Aula 26: Viagem Missionaria de Paulo - O Apostolo

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Primeira aula da serie das Viagens de Paulo.

Citation preview

1    

Viagem Missionaria de Paulo

2    

1ª aula

“O Apostolo”

Estou usando este titulo como “O 2ª Grande Missionário”, para não nos esquecermos do nosso também querido e amado Missionário Barnabé, este sim foi o primeiro enviado a uma cidade. Para entendermos o por que Barnabé foi o primeiro enviado é importante voltarmos um pouco nos fatos que estavam acontecendo em Jerusalém. Depois do apedrejamento de Esteves, muitos seguidores de CRISTO fugiram de Jerusalém com medo das perseguições e rumores chegaram até os Apóstolos que existia na cidade de Antioquia pessoas falando de CRISTO, aí enviaram um “homem natural de Chipre, seu nome era Barnabé, homem bom e piedoso cheio de temor e Fé, homem de DEUS“, e lá foi ele checar as noticias, chegando lá, viu que a “ceara” era grande e sem querer ser o “dono” do trabalho, e sabendo que bem próximo dali numa cidade chamada Tarsus, vivia um eloquente judeu convertido que ele conhecera em Jerusalém a alguns anos atrás (08 anos), resolve ir ate ele e convida-lo para lhe ajudar na organização do trabalho em Antioquia. O nome deste judeu era então Saulo.

Seu nome de nascimento em hebreu era Shaul e em grego Saulo e como era do costume entre os seguidores de CRISTO trocarem seus nomes num sinal de nova vida, Saulo passou a ser chamado de PAULO.

Fl.3.5.

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; (grifo é meu)

-hebreu de hebreu: significa que tanto o pai como a mãe falava a língua hebraica, o que era muito raro nesta época devido a helenizacão (lei que obrigava todos os dominados falarem a língua grega) que ocorreu por ocasião do domínio grego.

-Fariseu:, grupos políticos extremamente zelosos na Lei e sendo os que mais perseguiam e questionavam a CRISTO, este grupo surgiu, juntamente com outros

3    

(saduceus, essênios e zelotes), por ocasião do periodo inter-biblico, também conhecido como “Periodo do Silencio de DEUS” periodo que compreende entre o Livro de Malaquias e Mateus que durou em torno de 400 anos (você poderá saber um pouco mais sobre este periodo consultando a aula 02).

PAULO era um judeu nascido na região da Cilicia na cidade de Tarsus (Tarso) que hoje pertence a Turquia com uma população em torno de 220.000 habitantes. Na Tarso da época de Paulo, existia uma importantíssima Escola de Filosofia que se opunha com a de Atenas, pais com condições financeiras enviavam seus filhos para lá para estudarem, provavelmente Shaul, quando criança, tenha estudado numa destas escolas. Não se sabe como sua família foi residir em Tarsus, talvez por uma imigração voluntária por motivos comerciais. Dá-se a impressão que a família de Paulo tinha alguma influencia no governo local ou gozavam de algum privilegio econômico, primeiro por obterem a cidadania romana, a cidadania romana era obtida de 03 maneiras: 1ª por direito legitima, sanguíneo (pais de origem romana geravam filhos romanos), 2ª comprada com muito dinheiro e a 3ª por serviços relevantes prestados ao governo romano, provavelmente no caso de Paulo ou foi comprada ou por serviços relevantes que seus pais prestavam ao governo romano. A segunda hipótese que nos leva a crer ser ele de uma família abastada financeiramente é o fato de ele ter ido ainda muito jovem estudar em Jerusalém, com toda certeza isto teria certo custo, uma terceira hipótese é por um filho de sua irmã que também morava em Jerusalém com sua mãe dar informações ao governo local sobre uma trama que estavam armando contra a vida de um cidadão romano, que era o então Apostolo Paulo que se encontrava preso em Jerusalém, isto nos leva a crer que toda família poderia ter certo transito no meio do governo romano. At.23.16-19.

Abaixo temos um mapa que nos mostra a localização da cidade de Tarsus:

4    

Quando ainda jovem Paulo foi enviado para Jerusalém para concluir seus estudos a respeito das filosofias e costumes judaicos, historia e Lei Mosaica com ênfase no farisaísmo. Estudou na escola de um notável rabino de nome Gamaliel, que moldou seu caráter e o fez dele um homem entendido, disciplinado e zeloso da Lei. Foi este mesmo Gamaliel que fez um discurso no sinédrio aconselhando seus colegas a não fazerem mal aos seguidores de CRISTO. At.5.34-39.

Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.

5    

É fácil notarmos neste discurso, que apesar de Gamaliel ser um grande defensor das filosofias farisaicas, ele nos demonstra não ter um espirito intolerante e perseguidor que era uma das características dos fariseus, os seus conselhos pouparam os seguidores de CRISTO, foi este homem que o ESPIRITO SANTO colocou nos caminhos do futuro Apostolo dos Gentios. O nosso DEUS trabalha no silencio quem poderia imaginar que um fariseu “de carteirinha” iria proteger os seguidores de CRISTO e iria participar na formação de um dos maiores Missionário que o Cristianismo já teve. DEUS fez assim com Moises, colocou no caminho dele Jetro, o nosso DEUS não muda, ELE coloca ainda hoje pessoas em nossos caminhos para nos edificar.

A primeira aparição de Saulo no cenário da história cristã foi no trágico episodio de Esteves:

At.7.58

E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.

O texto não nos diz que Saulo presidia a execução, talvez por ser bastante eloquente, fosse aquele que “inflamava”, entusiasmava os apedrejadores com seus fortes argumentos farisaicos. E o jovem Saulo não parou ai, prosseguia com ardor na “cassada” aos seguidores de CRISTO, tudo com foco no perigo para o judaísmo como também para o estado. Selecionamos alguns textos que nos mostra sua fúria contra os seguidores de CRISTO. At. 22.4; 1Co.15.9; Gl.1.13; Fl.3.6; 1Tm.1.13.

At.8.3;

E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

Saulo não satisfeito com as perseguições em Jerusalém e como tinha sido aluno do Rabino Gamaliel, facilmente consegue carta para ir às sinagogas de Damasco para trazer preso quem encontrar falando deste novo movimento.

At.9.1,2

Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém (grifo é meu)

E Saulo foi com sua equipe para Damasco e no deserto da Galileia o inesperado acontece:

6    

At.9.3-19.

Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou-se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco; (os grifos são meus)

Abrindo um parêntese, vamos explicar alguns pontos que eu grifei neste texto:

1) Caminho: v.2- Como eram conhecidos os seguidores daquele que disse: ”EU sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao PAI se não por mim” – Jo.14.6. Poderiamos dizer que este foi o 1ª nome dos seguidores de CRISTO.

2) Ananias: v.10- O N.T. fala de 03 Ananias: 1ª – At.5.1: o casado com Safira, aqueles que mentiram ao Apóstolos; 2ª- At.9.10-18: O que orou para

7    

restaurar a visão de Saulo e 3ª- At.23.2: O Sumo Sacerdote que mandou bater na boca do Apostolo Paulo.

3) Judas: v.11- Vários Judas são citados na Bíblia, só no Novo Testamento, por ex. temos: entre os Apóstolos existiam 02 Judas: O Iscariotes, aquele traiu o MESTRE e Judas irmão de Tiago; depois temos o Judas o irmão de JESUS o mesmo que escreveu a Carta que leva seu nome; temos também o Judas de Antioquia e acompanhou a Barnabé e Paulo para Jerusalém para levar uma oferta (At.15.22) e por ultimo temos o Judas de Damasco o que acolheu a Saulo quando cego.

4) Gentios: v.15- Maneira pejorativa que os judeus se referiam aos outros povos, a origem da palavra talvez venha de “outra gente”, num sentido de “gentinha”.

Como vimos no texto Saulo só recuperou a visão depois da Oração de Ananias, confessou a sua Fé em JESUS e ali mesmo foi batizado. Não sabemos ao certo a partir de quando Saulo passou a ser Paulo, nas narrativas de Lucas foi a partir de Chipre. Existem algumas divergências a respeito da sua mudança de nome, se foi em homenagem a algum oficial romano na sua infância ou se queria se distanciar da origem do seu nome Shaul, que vem do desastrado Rei Saul; o que importa é que com o chamado de DEUS, Saulo se tornou em uma nova criatura e talvez a troca de nome fosse como o inicio de uma nova vida.

Devido sua formação cultural, acredita-se que o seu “Chamado”, da forma como foi, tenha lhe causado certo conflito em sua mente, e ele resolve se isolar de tudo e de todos para uma reflexão a só com DEUS, o detalhe é que ele não procura os Apóstolos em Jerusalém, prefere a solidão e vai para da Arábia, (ao leste de Damasco), depois de um tempo volta para Damasco totalmente convicto do seu chamado e permanece lá por 03 anos testemunhando e anunciando nas Sinagogas que JESUS era o CRISTO, Filho do DEUS vivo. Alguns estudiosos da vida do Apostolo Paulo calculam que ele teria em torno de 28 anos de idade na época da sua conversão.

Gl.1.16,17.

...., não consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.

E todos ficavam atônitos em Damasco em ouvi-lo e ver aquele que alguns dias atrás era radicalmente contra os seguidores de CRISTO, passar a ser um eloquente defensor de CRISTO e isto começou a criar certa confusão e polemica na Sinagoga de Damasco e ele tem que fugir de lá pois queriam lhe tirar a vida:

At.9.20-25.

8    

e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus. Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes? Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo. Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si matá-lo. Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida, os discípulos, tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto.

Vai para Jerusalém,

At.9.26-30

Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, e pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e disputava também com os helenistas; (helenistas eram os judeus que só falavam o grego)

. Sua mensagem novamente começa a incomoda, só que agora seus antigos companheiros querem também lhe tirar a vida, Paulo novamente tem que fugir e vai para Cesaréia e de lá retorna para sua cidade natal, Tarso.

At.9.29,30.

Falava e disputava também com os helenistas; mas procuravam matá-lo. Os irmãos, porém, quando o souberam, acompanharam-no até Cesaréia e o enviaram a Tarso.

Não temos noticias de Igreja em Tarso, mas temos noticia de Igreja na região, mas conhecendo um pouco de Paulo, com toda certeza a “semente” de CRISTO foi plantada lá por ele. Quando lemos At.15.40,41 nos da a impressão que essas Igrejas tenham sido formadas na 1ª Viagem Missionaria, no entanto não foram, provavelmente tenham sido formada por Paulo quando morava em Tarso antes dele ir para Antioquia.

Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas. (notem, estas Igrejas já existiam)

9    

Com toda certeza, conhecer um pouco da vida deste Grande Homem de DEUS que foi o Apostolo Paulo é aprofundar os alicerces da nossa Fé, e o meu desejo e a minha oração é que DEUS nos de a coragem, a ousadia, a perseverança e as convicções que dera a Paulo.

AMEM.

Diácono Pedro Eduardo Corona

Igreja Batista Link Church- Londres UK – 2012.

Se você tem alguma pergunta, duvidas ou sugestão de estudos entre em contato conosco:

www.linkchurch.net