Aula0 Ortografia e Semantica 1441

Embed Size (px)

Citation preview

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 1

    APRESENTAO

    Bem-vindos aula demonstrativa de Lngua Portuguesa.

    Por se tratar de uma turma terica, como praticamente TODOS os concursos exigem essa disciplina (a exceo fica por conta de alguns certames jurdicos), nosso estudo no ser dirigido a uma nica banca, mas a maior parte delas, de modo que o aluno esteja preparado para prestar qualquer prova e obter um timo desempenho. Claro que isso vai depender, principalmente, de sua dedicao, acompanhando as aulas, resolvendo os exerccios de fixao e participando ativamente do frum.

    Estaremos sempre disposio para qualquer esclarecimento. No tenha inibio em expor suas dvidas, pois s as tem quem estuda, no mesmo?

    Nos exerccios de fixao, o aluno ser apresentado s questes de prova das principais bancas examinadoras do pas (Cespe/UnB, ESAF, Fundao Carlos Chagas, Vunesp etc.) e ter a oportunidade de conhecer a forma como elas costumam explorar os conceitos da disciplina.

    Quem acha que estudar Portugus besteira, que d pra fazer a prova s com o que j sabe, se esquece que, alm do conhecimento, o que a banca busca no candidato agilidade em resolver a prova.

    Recebo muitas mensagens com dvidas sobre como se preparar para um concurso pblico, especialmente os da rea fiscal. Minha resposta costuma ser a mesma. So dois os elementos fundamentais para a preparao de qualquer candidato a concursos pblicos: DEDICAO e HUMILDADE.

    Normalmente, aquele que chega de salto alto, achando que no preciso estudar a disciplina X ou Y, certamente ter dificuldades exatamente nessa matria.

    Quem j est nessa estrada sabe que no so poucos os exemplos de candidato que, na hora da prova, no consegue tempo suficiente para resolver todas as questes e acaba tendo de contar com a sorte. Ou ento, erra questes fceis simplesmente porque perdeu tempo tentando resolver uma questo mais complicada.

    Quando se trata de prova de Lngua Portuguesa, ento, textos longos e questes de interpretao complexas so suficientes para arruinar qualquer cronograma de prova e aniquilar a estabilidade emocional do sujeito. A ESAF, por exemplo, procura eliminar o candidato pelo cansao, com textos longos e complexos. J a Fundao Carlos Chagas segue um padro de prova constante, apresentando, como principal

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 2

    dificuldade, a falta de indicao de linhas dos longos textos, o que acaba fazendo com que o candidato perca muito tempo brincando de caa-palavras, ao procurar a passagem ou palavra mencionada na questo.

    Saber o contedo fundamental, sem dvida. Mas tambm o saber fazer prova.

    Por isso, divido a preparao em trs fases: reconhecimento do terreno, em que o aluno apresentado s matrias e recolhe o material necessrio ao estudo; fixao do conhecimento, quando fundamental fazer muitos exerccios, ler comentrios de provas e identificar a metodologia da banca examinadora; e, finalmente, identificao das necessidades, em que o candidato, a partir de seu desempenho na etapa anterior, percebe quais as disciplinas ou pontos do programa que necessitam de maior ateno. Nessa ltima fase, fazer simulados com questes inditas vai ajud-lo na fixao do conhecimento e na administrao do tempo, fator esse decisivo para sua aprovao

    Se o seu interesse for especfico, ou seja, se estiver se preparando para um determinado concurso, importantssimo que faa provas anteriores da instituio responsvel por esse certame.

    Tudo isso, como se nota, envolve dedicao. No so poucos os obstculos. Quem, alm de estudar, ainda perde tempo trabalhando, enfrenta o cansao e o parco tempo de que dispe para a famlia. O concurseiro profissional, ou seja, o que se dedica exclusivamente aos estudos, enfrenta o desafio de se organizar, de no perder tempo estudando o que no interessa e, principalmente, de no cair na tentao da internet, da Sesso da Tarde, do telefone. Isso sem falar naquela vizinha fofoqueira que fica falando por a que o sujeito um vagabundo porque no trabalha...rs...

    Nadar contra a mar no fcil. Por isso, estudar em momentos como esses tarefa rdua aos que se preparam para ocupar um cargo pblico e exatamente nesse momento que se define um(a) vencedor(a).

    Tudo tem o seu tempo h tempo de descansar (ningum de ferro e o repouso ajuda no aproveitamento do estudo, sem dvida!), mas tambm deve haver o tempo de estudar sem ele, no h material, curso ou professor que d jeito. O diferencial, sem dvida, a dedicao do candidato em casa mesmo.

    E onde entra a tal da humildade? Em saber identificar seus pontos fracos (faz parte da fase de identificao das necessidades) e ter a humildade de comear do zero. Posso falar por experincia prpria. O meu maior calo era Matemtica. Sempre odiei essa matria. S que, se quisesse garantir minha aprovao, teria de encarar esse desafio. Ento, como poderia me aventurar a estudar Matemtica Financeira se

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 3

    tinha dvidas bsicas. O passo se d de acordo com o tamanho das pernas. O que fiz? Matriculei-me em um curso terico para Tcnico do Tesouro Nacional (por idos de 1996) com o brilhante professor Godinho (RJ). Fui relembrar conceitos fundamentais necessrios para, mais adiante, estar apta a encarar pontos mais avanados da disciplina. Gastei toneladas de papel com exerccios (muitas rvores foram derrubadas para que eu me preparasse!!! rs...). Resultado: gabaritei a prova de Matemtica Financeira no concurso de 2001!

    Nosso objetivo auxiliar os que aqui chegam na busca de um melhor desempenho em Lngua Portuguesa. Se alguns pontos iniciais do programa de Portugus parecerem um tanto quanto bsicos demais, lembre-se do que falei sobre humildade. Leia, estude, resolva os exerccios de fixao, ou seja DEDIQUE-SE, mesmo que voc ache que j sabe tudo. Pode ter certeza de que alguma coisinha voc sempre acaba aproveitando. Mais adiante, esse conhecimento pode ser fundamental para aprender outro assunto.

    Por fim, vire um chato corrija (mentalmente, se no quiser acumular inimigos) o que escuta e l por a, traga para o seu cotidiano as lies que veremos aqui, procure incorporar os conhecimentos de Portugus ao seu dia-a-dia. Afinal, no assim que se faz quando se aprende uma lngua estrangeira?

    Desarme-se, livre-se dos traumas que carrega at hoje e receba as lies de corao aberto.

    Grande abrao a todos e bons estudos.

    AULA 0 ORTOGRAFIA E SEMNTICA

    Ortografia a parte da gramtica que estabelece normas para a correta grafia das palavras.

    Nas palavras de Pasquale Cipro Neto, no h quem, vez ou outra, no depare com uma dvida de grafia. bem verdade que precisamos, em boa parte dos casos, conhecer a etimologia das palavras, mas existe um nmero considervel de situaes em que h sistematizao. O professor afirma tambm que quanto mais se l e quanto mais se escreve, mais se obtm familiaridade com as palavras e sua grafia.

    preciso, tambm, aceitar de peito aberto que no demrito desconhecer a grafia de vocbulos pouco usados. Nessas horas, basta consultar um dicionrio.

    Como primeira regra, devemos ter em mente que uma palavra derivada mantm a grafia da palavra primitiva, como acontece com a palavra moada, derivada de moo, e princesinha, derivada de princesa.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 4

    Parece simples, no ? Ento, por que tanta gente tem dificuldade em escrever o nome do profissional que cuida do cabelo das pessoas? Algum arrisca um palpite a? Vamos seguir o raciocnio de PALAVRA ORIGINRIA / PALAVRA DERIVADA. A partir da palavra originria cabelo, formam-se as demais. O conjunto de cabelos da cabea chamado de cabeleira (CABEL + -EIRA, sufixo latino que indica, dentre outras coisas, o conjunto ou acmulo de elementos). O profissional que cuida da cabeleira de algum cabeleireiro (CABELEIR + o mesmo sufixo EIRO, desta vez indicando o praticante de certo ofcio, profisso ou atividade). Agora, d uma volta no seu bairro e perceba a quantidade de cabelereiro ou cabeleleiro que h por a. Um profissional zeloso, na dvida, escreve salo de beleza. S no deve cometer o deslize de colocar na porta de seu estabelecimento uma placa com os seguintes dizeres: Corto cabelo e pinto (como vi em uma mensagem virtual), pois a ambigidade pode afastar eventuais clientes.

    Algumas regras ajudam a entender o processo de formao de algumas palavras, mas o que ajuda mesmo a fixar a grafia a memria visual. Quem tem filho pequeno j percebeu como faz uma criana que acabou de ser alfabetizada: ela tem sede de ler tudo o que passa na sua frente, de out-door a embalagem de biscoito. Vai juntando slaba por slaba at identificar a palavra e a ela liga o significado. Com o tempo, nos acostumamos a ler o conjunto, a figura que a palavra forma. Identificamos a grafia de uma palavra em seu todo, no lemos mais letra por letra, slaba por slaba, a no ser que a palavra seja totalmente desconhecida para ns.

    Voc capaz de ler rapidamente as palavras que j conhece, ao passo que, as demais, precisa ler com mais cuidado.

    Desafio: leia INEXPUGNABILIDADE. Confesse: voc leu de primeira ou teve de juntar as letrinhas? Mais outra: INEXTINGUIBILIDADE (essa tive de digitar aos poucos pra no errar... e voc, ao ler, pronunciou ou no o u do dgrafo gui ? Viu algum trema ali? Daqui a pouco veremos se voc leu certinho...).

    Por que esse bl-bl-bl todo? Para que voc no caia nas pegadinhas tradicionais de algumas bancas. Elas omitem acentos (especialmente na letra i), trocam as letras, colocam uma palavra parecida ou at inventada, desde que com o mesmo som (subexistir, no lugar de subsistir, em uma questo da ESAF). Ao ler com pressa, o crebro identifica a palavra correta e seu significado, sem que perceba a alterao feita pelo examinador. Por isso, nas questes em que a banca pede para marcar o nmero de erros de ortografia, necessrio ler diversas vezes o texto at identificar TODOS os erros.

    O estudo da ORTOGRAFIA abrange:

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 5

    1 - EMPREGO DE LETRAS (s/z; sc/s/ss; j/g; izar/isar; etc);

    2 - ACENTUAO GRFICA;

    3 - USO DE OUTROS SINAIS DIACRTICOS (principalmente o HFEN e o TREMA).

    EMPREGO DE LETRAS

    O alfabeto da lngua portuguesa compe-se de 23 letras. Alm dessas, existem o K, o W e o Y, que no pertencem ao nosso alfabeto, e s se empregam nos seguintes casos:

    a) em abreviaturas e como smbolos de uso internacional: Km (quilmetro).

    b) em palavras estrangeiras, no aportuguesadas: Know-how, show.

    c) em nomes prprios estrangeiros e seus derivados: Byron, byroniano.

    A letra h usada apenas:

    a) no incio, quando etimolgico: herbvoro

    (derivada de herba = erva).

    b) nos dgrafos CH, LH, NH: chave, malha, minha.

    c) no final, em interjeies: ah! ih!

    d) quando o segundo elemento, iniciado por h, se une ao primeiro (prefixo) por meio de hfen: anti-higinico. Palavras com prefixo sem hfen perdem o h desonesto, desabitado.

    A seguir, vamos apresentar alguns empregos especficos de letras, que podem auxiliar o aluno na identificao da grafia correta.

    O USO DO...

    - s/- esa e - ez/- eza - s/esa: vocbulo que indica naturalidade, procedncia. Exemplos: campons, holands, princesa, inglesa, calabresa (Calbria), milanesa (Milo)

    - ez/eza: substantivos abstratos derivados de adjetivos. Exemplos: acidez (cido), polidez (polido), moleza (mole).

    Por isso, a partir de agora, escolha o restaurante a partir do cardpio. Se uma das opes for pizza CALABREZA, voc poder ter uma indigesto vocabular!

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 6

    - isar/ - izar Nesses casos, segue a regra da PALAVRA ORIGINRIA / PALAVRA DERIVADA. Se o vocbulo j apresenta a letra s, essa letra mantida no sufixo.

    - isar: pesquisa/pesquisar; anlise/analisar; paralisia/paralisar; improviso/improvisar.

    Se no havia a letra s na palavra originria, o sufixo recebe a letra z.

    - izar: ameno/amenizar; concreto/concretizar.

    A nica exceo fica por conta da palavra: catequizar, que derivada de catequese.

    s: a) nos sufixos nominais -OSO(A) (indicativo de cheio de, relativo a ou que provoca algo) e -ISA (gnero feminino): gostoso, apetitoso, afetuoso, papisa, poetisa;

    b) verbos formados de vocbulos terminados em s, em decorrncia da regra PALAVRA ORIGINRIA / PALAVRA DERIVADA: pesquisa/pesquisar; anlise/analisar.

    c) aps ditongo: coisa, deusa.

    d) nos adjetivos ptrios terminados em S: regra j mencionada no item a: ingls, francs.

    e) nas flexes dos verbos PR e QUERER e seus derivados: quiser, pus, quis.

    f) quando a um verbo com a letra d no infinitivo corresponder um substantivo com som de /z/: iludir/iluso; defender/defesa; aludir/aluso

    x: a) depois de ditongo: feixe, peixe, frouxo.

    b) geralmente depois da slaba inicial EN (exceto nos casos em que se aplica a regra PALAVRA ORIGINRIA / PALAVRA DERIVADA ver o prximo caso): enxugar, enxovalhar, enxoval, enxofre.

    c) em palavras de origem indgena ou africana: abacaxi;

    d) aps slaba inicial me- (exceo: mecha): mexerica, mexer.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 7

    ch: aps slaba inicial en- + palavra iniciada por ch: encher (cheio), encharcado (charco)

    : a) substantivos e verbos relacionados a adjetivos e substantivos que tm to no final: direto /direo; exceto /exceo; correto /correo;

    b) Substantivos e adjetivos relacionados ao verbo TER (e derivados): deteno (deter), reteno (reter), conteno (conter);

    Esses dois ltimos casos nos levam apresentao da regra do paradigma (que funciona na maior parte das vezes).

    Na dvida com relao grafia de uma palavra que sofreu algum processo de transformao (substantivo derivado de verbo ou substantivo derivado de adjetivo), busque a grafia de outra palavra conhecida sua (que servir de paradigma), tomando o cuidado de observar se esta sofreu o mesmo processo daquela. Aquilo que aconteceu com uma ir acontecer com a outra tambm.

    Veja os exemplos.

    compreender -> compreenso / pretender -> pretenso

    permitir -> permisso / emitir -> emisso

    conceder -> concesso / retroceder -> retrocesso

    Cuidado!!! EXCEO derivado de EXCETUAR e no de EXCEDER. Deve ser esse o motivo de tanta gente fazer confuso.

    EMPREGO DO HFEN

    Usa-se o hfen:

    1. nas palavras compostas em que os elementos da composio tm acentuao prpria e formam uma unidade significativa: guarda-roupa, beija-flor, bem-te-vi;

    2. com a partcula denotativa eis seguida de pronome pessoal tono: eis-me, eis-vos, eis-nos, ei-lo (com a queda do s);

    3. nos adjetivos compostos: surdo-mudo, afro-brasileiro, sino-luso-brasileiro;

    4. em vocbulos formados por prefixos que tm acentuao: pr-histria, ps-operatrio, pr-socialista;

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 8

    5. com os prefixos do quadro abaixo (mas observe que haver hfen diante de determinadas letras).

    Quem estiver se preparando para provas da ESAF, no deve se preocupar com essa tabela de hfen, pois raramente a banca explora esses conhecimentos. uma questo de custo-benefcio. Leia a tabela e suas observaes, mas no se preocupe em decor-la.

    Prefixos Diante de Exemplos: Obs.

    auto,

    contra,

    extra,

    intra,

    infra,

    neo,

    proto,

    pseudo,

    semi,

    supra,

    ultra

    vogal, h, r e s auto-escola,

    contra-ordem,

    extra-oficial,

    intra-renal,

    infra-som,

    neo-republicano,

    proto-revolucionrio,

    pseudo-revelao,

    semi-selvagem,

    supra-humano,

    ultra-som

    Fugindo regra (ai, ai, ai...), a palavra extraordinrio escreve-se sem hfen (esta aglutinao foi consagrada pelo uso).

    ante,

    anti,

    arqui,

    sobre

    h, r e s

    ante-histrico,

    anti-rbico,

    ante-sala,

    anti-higinico,

    arqui-rabino,

    sobre-solar,

    inter-regional,

    sub-raa

    O prefixo sobre apresenta algumas excees (ai, ai, ai de novo...).

    Exemplos: sobressair, sobressalto, sobressalente, etc.

    hiper,

    super,

    inter

    h e r

    Super-heri,

    hiper-realista,

    inter-regional

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 9

    Sub

    b e r

    sub-bosque,

    sub-regio

    circum,

    pan,

    mal

    vogal e h

    circum-adjacente,

    pan-americano,

    mal-educado,

    mal-humorado

    ad,

    ab,

    sob

    R ad-renal,

    ab-rogar,

    sob-roda

    alm,

    aqum,

    recm,

    sem,

    sota,

    soto,

    vice,

    ex(= anterioridade)

    qualquer palavra

    alm-mar,

    aqum-mar,

    recm-casado,

    sem-terras,

    soto-capito,

    ex-aluno

    Observaes:

    a) Nos compostos com o prefixo bem, usa-se hfen quando o segundo elemento tem vida autnoma ou quando a pronncia assim o exigir.

    Exemplos: bem-vindo, bem-estar, bem-aventurado, etc.

    Alguns adjetivos so formados a partir da contrao do MAL/BEM com o adjetivo no particpio. A unio dos elementos, em alguns casos, to ntida que se emprega o hfen; em outros casos, no (bem-humorado, bem-nascido, bem vestido).

    Em todos esses casos, se o adjetivo estiver precedido do advrbio mais, a norma culta no admite a transformao destes em melhor ou pior, mantendo-os separados (mais bem, mais mal):

    Ele o mais bem-vestido da seo.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 10

    Ronaldinho Gacho o jogador mais bem pago da atualidade.

    Os candidatos mais mal preparados so divertimento garantido no horrio eleitoral.

    No uso coloquial, contudo, notam-se muitos registros dessa contrao: O time que for melhor colocado na competio disputar a Libertadores da Amrica..

    O lingista Celso Pedro Luft distingue essas duas estruturas em:

    (1) mais + bem + particpio;

    (2) mais + [bem+particpio].

    No primeiro caso, o advrbio MAIS modifica o advrbio BEM, que, junto com o primeiro, pode modificar o adjetivo participial. Admitem-se, pois, as duas formas. Havendo a contrao, os dois advrbios modificam o adjetivo (casas melhor construdas); mantendo-os separados, o advrbio bem modifica o adjetivo, enquanto que o advrbio mais modifica o outro advrbio (bem): casas mais bem construdas.

    J na segunda estrutura, o advrbio BEM forma uma unidade semntica com o particpio, a ponto de, em alguns casos, estarem ligados por hfen. Neste caso, o advrbio MAIS no pode se contrair com o outro advrbio, devendo permanecer fora da locuo: mais bem-humorado.

    Infelizmente o uso do hfen no regular o bastante para nos trazer tranqilidade.

    Parece que ouvi algum gritando do outro lado do computador: Socorro, Claudia!!! O que eu devo fazer na hora da prova????.

    Na prova, todo cuidado pouco. Primeiramente, observe se o enunciado faz meno a norma culta, caso em que devemos manter os vocbulos separados (mais bem). Caso negativo, verifique se h outra opo que atenda de forma mais adequada ao que se pede. S em ltimo caso, considere incorretas construes como melhor colocado ou melhor preparado.

    b) O prefixo co seguido de hfen quando tem o sentido de "a par" ou "juntamente" (ou seja, unio) e o segundo elemento tem vida autnoma.

    Exemplos: co-aluno, co-autor, co-proprietrio.

    c) Quando o no funciona como prefixo, equivalendo a in ou des, liga-se ao substantivo por hfen. Entende-se, inclusive, que neste caso o no um elemento de composio do vocbulo e no um advrbio.

    Exemplos: no-conformismo, no-pagamento.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 11

    d) Em vrios casos, a palavra forma, com hfen, uma nova unidade de sentido:

    Exemplos: dia a dia = locuo adverbial que significa diariamente: Ela, dia a dia, conserva a chama da paixo acesa.; dia-a-dia = cotidiano: No fcil o dia-a-dia da mulher moderna.

    H palavras que, devido ao uso, mantiveram o seu sentido mais comum sem o sinal: ponto de vista, no sentido de opinio, originalmente era registrada com hfen (ponto-de-vista).

    ACENTUAO GRFICA

    Enquanto que, nos primeiros pontos do estudo da Ortografia (Emprego de Letras e Hfen), ns no pudemos fugir muito da decoreba, agora, em Acentuao Grfica, vamos dar o pulo do gato!

    Ser apresentado um esquema que ajuda (e muito!) a identificar qualquer erro na acentuao das palavras.

    De uma maneira geral, a regra ACENTUAR O MNIMO DE PALAVRAS. Ento, acentua-se o que h em menor nmero.

    Se buscarmos nos dicionrios, bem menor a quantidade de proparoxtonas. A maior parte das palavras da lngua portuguesa composta de paroxtonas e oxtonas (neste ltimo caso, por exemplo, classificam-se todos os verbos no infinitivo impessoal fazer, comer, estabelecer, etc.).

    Por isso, uma das regras de acentuao : TODAS AS PROPAROXTONAS SO ACENTUADAS (como so poucas, pe acento em todas elas).

    Por sua vez, pequeno o nmero de oxtonas que terminam em A / E / O / EM, e seus respectivos plurais. Por isso, essas sero acentuadas.

    De acordo com essa regra, as oxtonas terminadas por R ficaram de fora e, com isso, todos os verbos no infinitivo impessoal.

    Mas o que , afinal, uma slaba tnica??? a slaba da palavra pronunciada com maior intensidade, com mais fora. Todas as palavras com duas ou mais slabas apresentam slaba tnica e outra(s) tona(s).

    J os monosslabos (uma slaba) podem ser:

    a) tonos: no possuem acentuao prpria, isto , so pronunciados com pouca intensidade. Normalmente, so pronomes oblquos (quase todos os monosslabos), preposies e conjunes monossilbicas: o, e, se, a, de.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 12

    b) tnicos: possuem acentuao prpria, isto , so pronunciados com muita intensidade: l, p, mim, ps, tu, l.

    Os vocbulos tonos NUNCA so acentuados. J os tnicos podem receber acento ou dispens-los.

    Vejamos, agora, os casos em que os vocbulos, sendo tnicos, so acentuados. Vou deixar por sua conta o preenchimento dessas lacunas. Ao fim do material, esto algumas sugestes.

    a) Monosslabos tnicos - so acentuados os terminados em - A(S), - E(S), - O(S).

    Exemplos:______________________________________.

    b) Oxtonos - so acentuados os terminados em - A(S), - E(S), - O(S), - EM (-ENS).

    Exemplos:_____________________________________.

    c) Paroxtonos - acentuam-se os que NO terminam em -A(S), - E(S), - O(S), - EM (- ENS) exceto ditongos crescentes e palavras terminadas em -o e -o

    Exemplos:______________________________________.

    d) Proparoxtonos - todos so acentuados.

    Exemplos:______________________________________.

    e) Grupos voclicos :

    Hiatos - I e U, 2 vogal tnica aps hiato, sozinhos na slaba ou com -S, desde que no seguidos de -NH ou outra letra, na mesma slaba, que no o s.

    Exemplo:______________________________________.

    Se as vogais forem iguais, no haver acento. (essa eu quero ver se algum vai conseguir lembrar um exemplo!)

    Exemplo:______________________________________.

    Ditongos - so acentuados os orais abertos tnicos -I, -U, -I:

    Exemplo:______________________________________.

    Conserva-se, por clareza grfica, o acento circunflexo da 3 pessoa do plural dos verbos LER, CRER, VER e DAR, e seus derivados (lem, crem, vem, dem).

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 13

    IMPORTANTE! O Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (que foi editado pela Academia Brasileira de Letras e tem fora de lei - Lei 5.765/71) inclui os monosslabos na mesma regra dos oxtonos e os vocbulos terminados em ditongo crescente (srie, tnue), na regra dos proparoxtonos.

    Nesse ponto, algumas bancas, como a Fundao Carlos Chagas, j deixaram claro seu posicionamento, a partir de questes de prova, como veremos nos exerccios de fixao. Outras ainda no. Por isso, antes de afirmar que Cludia paroxtona terminada em ditongo crescente ou proparoxtona, o candidato deve verificar as demais opes.

    Para consulta sobre a grafia de qualquer palavra, acesse o stio da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br), Vocabulrio Ortogrfico Sistema de Buscas. Nessa pgina, voc poder verificar a existncia de qualquer vocbulo da lngua portuguesa, sua grafia e a classe gramatical correspondente.

    Essas lies podem ser resumidas no seguinte esquema.

    SO ACENTUADOS:

    Proparoxtonos Paroxtonos Oxtonos Monosslabos tnicos

    NO terminados em

    A(S)

    E(S)

    O(S)

    EM(ENS)

    TODAS

    E terminados em:

    . ditongo crescente;

    . -o;

    . -o;

    Terminados em

    A(S)

    E(S)

    O(S)

    EM(ENS)

    Terminados em

    A(S)

    E(S)

    O(S)

    Encontros voclicos:

    - hiato as vogais i e u, como segunda vogal do hiato, sozinhas na slaba ou acompanhadas da letra s, recebem acento agudo.

    - ditongo aberto i, u ou i - s lembrar que, sem o acento, escrevem-se a interjeio ei (Ei, voc a,...), o pronome eu e a interjeio oi (Oi, tudo bem?).

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 14

    DICA IMPORTANTSSIMA

    Todas essas regras de acentuao devem ser aplicadas, inclusive, nas formas verbais, quando houver a colocao de pronomes oblquos. A anlise para a acentuao recai exclusivamente na forma verbal. Por exemplo: em analis-las-ei, como tonicidade recai na ltima slaba de analisa, h necessidade de ser acentuada a vogal para essa indicao. Outro exemplo mais cabeludo: contrabande-las-amos (= iramos contrabandear as mercadorias) - na primeira parte do vocbulo, acentua-se pela mesma regra do exemplo anterior (oxtona terminada em A); a segunda parte cai na regra das proparoxtonas; mais um exemplo: distribu-lo o i fica sozinho na slaba; logo, acentuado. Perceba, com esse exemplo, que cada pedacinho do verbo, dividido pela colocao pronominal, deve ser analisado isoladamente, como se houvesse dois vocbulos independentes.

    ACENTOS DIFERENCIAIS

    - DE TIMBRE: vogal aberta ou fechada - pde (pret.perf) / pode (pres.indicativo)

    - DE INTENSIDADE OU TONICIDADE - vogal tona ou tnica: ca (verbo e substantivo), para diferenciar de coa (contrao); pr (verbo), para diferenciar de por (preposio); pra (verbo), para diferenciar de para (preposio); plo (substantivo), para diferenciar de pelo (contrao); plo (do verbo pelar), para diferenciar de pelo (contrao); plo (substantivo), para diferenciar de polo (contrao de por+o); plo (substantivo = filhote de gavio), para diferenciar de polo (contrao de por+o); pra (substantivo), para diferenciar de pra (preposio antiga).

    - DE NMERO - Alguns gramticos classificam o acento circunflexo dos verbos ter e vir (e derivados) na 3 pessoa do plural (tm, vm, contm, entretm, detm, retm etc.) como ACENTO DIFERENCIAL DE NMERO.

    As formas verbais singulares tem e vem so monosslabos tnicos e, por isso, dispensariam a acentuao (a regra acentuar somente os monosslabos tnicos terminados em A / E / O).

    A conjugao na 3 pessoa do singular dos verbos derivados recebe acentuao (detm, contm, entretm etc.) em atendimento regra dos oxtonos terminados por EM.

    Esses gramticos consideram, ento, que o acento circunflexo (tm, vm, detm, contm, entretm) serve to-somente para indicar que o verbo est no plural.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 15

    Dessa forma, a regra de acentuao, segundo eles, :

    tm (acento diferencial de nmero)

    vm (acento diferencial de nmero)

    detm (oxtona terminada em EM)

    detm (acento diferencial de nmero c/c oxtona terminada em EM).

    TREMA

    Recebe o trema o U dos grupos QUE, QUI, GUE, GUI quando for pronunciado e tono.

    Ex.:_________________________________________.

    Quando o U for tnico, recebe acento agudo.

    Ex.:________________________________________.

    Algumas palavras tm o emprego do trema facultativo:

    Ex.:_________________________________________.

    CUIDADO:

    os verbos DISTINGUIR, EXTINGUIR, ADQUIRIR no registram a pronncia do U e por isso so grafados sem trema.

    Voc ainda se lembra da INEXTINGUIBILIDADE? Pois ... por ser uma palavra derivada de EXTINGUIR, no leva o sinal de trema e, conseqentemente, no se registra a pronncia do u do dgrafo gui.

    RESUMO DE TREMA

    Deve ser usado sempre que se escreverem palavras cujo U do grupo [que, qui, gue, gui] seja tono e pronunciado. Em outros casos, quando o U no pronunciado (guerra, quinto) ou quando sempre pronunciado (quadro, longnquo, gua, desguo), no haver trema.

    Antes de passarmos para os exerccios de fixao, vamos falar um pouco sobre Semntica, assunto que tem uma grande relao com Ortografia.

    SEMNTICA

    o estudo do sentido das palavras de uma lngua. Estuda basicamente os seguintes aspectos: sinonmia, paronmia, antonmia, homonmia, polissemia, conotao e denotao.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 16

    Sinonmia

    a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINNIMOS.

    Ex.: Cmico - engraado

    Dbil - fraco, frgil

    Distante - afastado, remoto

    Antonmia

    a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrrios - ANTNIMOS.

    Ex.: economizar / gastar; bem / mal; bom / ruim

    nesse ponto HOMONMIA E PARONMIA que verificamos a importncia da ortografia a depender do significado, a grafia da palavra pode ser alterada.

    Homonmia

    a relao entre duas ou mais palavras que, apesar de possurem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonolgica - HOMNIMOS.

    As homnimas podem ser:

    Homgrafas heterofnicas (ou homgrafas) - so as palavras iguais na escrita e diferentes na pronncia.

    Ex.: gosto (substantivo) - gosto (1 pess. sing. pres. ind. - verbo gostar)

    Conserto (substantivo) conserto (1 pess. sing. pres. ind. - verbo consertar)

    Homfonas heterogrficas (ou homfonas) - so as palavras iguais na pronncia e diferentes na escrita.

    Ex.: cela (substantivo) - sela (verbo)

    Cesso (substantivo) sesso (substantivo)

    Cerrar (verbo) - serrar (verbo)

    Homfonas homogrficas (ou homnimos perfeitos) - so as palavras iguais na pronncia e na escrita.

    Ex.: cura (verbo) - cura (substantivo)

    Vero (verbo) - vero (substantivo)

    Cedo (verbo) - cedo (advrbio)

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 17

    Paronmia

    a relao que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas so muito parecidas na pronncia e na escrita - PARNIMOS.

    Ex.: cavaleiro - cavalheiro

    Absolver - absorver

    Comprimento cumprimento

    Abaixo, apresentamos uma relao com alguns homnimos e parnimos, acompanhados de seus significados.

    A nossa inteno, ao apresentar essa lista, mostrar as diferentes formas de grafia, a depender do sentido do vocbulo. No quero ver ningum decorando a lista na frente do espelho. O aluno deve ter cincia da existncia dessas palavras e, na medida do possvel, incorpor-las ao seu prprio vocabulrio. Esse o melhor mtodo de memorizao.

    ACENDER: iluminar; por fogo em;

    ASCENDER: subir; elevar (da: ASCENSO, ASCENSORISTA, ASCENDENTE).

    ACIDENTE: ocorrncia casual grave;

    INCIDENTE: episdio casual sem gravidade, sem importncia.

    AFERIR: conferir ("Ele aferiu o relgio de luz.");

    AUFERIR: colher, obter ("Ele auferiu bons resultados").

    AMORAL: ausncia de moral, que ignora um conjunto de princpios;

    IMORAL: Que contrrio, que desobedece a um conjunto de princpios.

    REA: dimenso, espao;

    RIA: pea musical para uma s voz.

    ARREAR: colocar arreios em;

    ARRIAR: abaixar.

    ACTICO: relativo ao vinagre;

    ASCTICO: relativo ao Ascetismo;

    ASSPTICO: relativo assepsia.

    BROCHA: prego curto, de cabea larga e chata;

    BROXA: tipo de pincel.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 18

    CAAR: perseguir, capturar a caa;

    CASSAR: anular.

    CAICHOLA: cabea;

    CAIXOLA: caixa pequena.

    CEGAR: tirar a viso de;

    SEGAR: seifar, cortar.

    CELA: aposento de religiosos ou de prisioneiros;

    SELA: arreio de cavalo, 3 p. s., pres. ind., v. selar.

    CENSO: recenseamento;

    SENSO: juzo claro.

    C(P)TICO: que ou quem duvida;

    S(P)TICO: que causa infeco.

    CERRAR: fechar;

    SERRAR: cortar.

    CERVO: veado;

    SERVO: servente, escravo.

    CESTA: utenslio geralmente de palha para se guardar coisas;

    SESTA: hora de descanso, normalmente aps o almoo;

    SEXTA: ordinal feminino de seis.

    COMPRIDO: longo;

    CUMPRIDO: particpio passado do verbo CUMPRIR.

    COMPRIMENTO: uma das medidas de extenso (largura e altura);

    CUMPRIMENTO: ato de cumprimentar algum, saudao, ou de cumprir algo.

    CONCERTAR: harmonizar, conciliar.

    CONSERTAR: pr em boa ordem; dar melhor disposio a; arrumar, arranjar".

    CONCERTO: apresentao ou obra musical;

    CONSERTO: ato ou efeito de consertar, reparar algo.

    CORINGA: tipo de vela que se coloca em algumas embarcaes;

    CURINGA: carta de baralho.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 19

    COSER: costurar;

    COZER: cozinhar.

    DEFERIMENTO: concesso, atendimento;

    DIFERIMENTO: adiamento; (Assim tambm: DEFERIR = CONCEDER; DIFERIR = ADIAR, DIVERGIR)

    DELATAR: denunciar (delao);

    DILATAR: retardar, adiar (dilao).

    DESCRIO: ato de descrever, tipo de redao, exposio;

    DISCRIO: qualidade daquele que discreto.

    DESCRIMINAR: inocentar, absolver (DESCRIMINAO);

    DISCRIMINAR: distinguir, diferenciar, separar (DISCRIMINAO).

    DESMITIFICAR: fazer cessar a mitificao, ou seja, a converso em mito de alguma coisa ou algum;

    DESMISTIFICAR: livrar ou tirar da mistificao, que significa burla, engano, abuso de credulidade.

    DESPENSA: compartimento para se guardar alimentos;

    DISPENSA: demisso.

    DESTRATAR: insultar;

    DISTRATAR: romper um trato, desfazer um contrato.

    EMINENTE: que se destaca, excelente, notvel;

    IMINENTE: que est prestes a ocorrer, pendente.

    EMITIR: expedir, emanar, enunciar, lanar fora de si;

    IMITIR: fazer entrar, investir.

    EMPOAR: formar poa;

    EMPOSSAR: dar posse a algum.

    ESPECTADOR: aquele que v, que assiste a alguma coisa;

    EXPECTADOR: o que est na expectativa de, espera de algo.

    ESPIAR: espreitar, olhar;

    EXPIAR: redimir-se, pagar uma culpa.

    ESPRIMIDO: particpio do verbo ESPREMER;

    EXPRIMIDO: particpio do verbo EXPRIMIR (tambm EXPRESSO).

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 20

    FLAGRANTE: evidente, fato que se observa no momento em que ocorre;

    FRAGRANTE: que exala cheiro agradvel, aromtico (fragrncia).

    FLUIR: correr (lquido), passar (tempo);

    FRUIR: desfrutar, gozar.

    INCIPIENTE: iniciante, inexperiente;

    INSIPIENTE: ignorante.

    INFLAO: ato de inflar, aumento de preos;

    INFRAO: desobedincia, violao, transgresso.

    INFLIGIR: aplicar ou determinar uma punio, um castigo;

    INFRINGIR: desobedecer, violar, transgredir.

    MEAR: dividir ao meio;

    MIAR: dar mios (voz dos gatos).

    RATIFICAR: confirmar, corroborar;

    RETIFICAR: alterar, corrigir.

    RUO: grisalho, desbotado (gria: "difcil");

    RUSSO: relativo Rssia.

    SEO (ou SECO): parte, diviso, departamento, ato de seccionar;

    SESSO: espao de tempo, programa;

    CESSO: doao, ato de ceder.

    SOAR: emitir determinado som;

    SUAR: transpirar.

    SORTIR: abastecer, prover;

    SURTIR: ter como conseqncia, produzir, alcanar efeito.

    TACHAR: censurar, acusar, botar defeito em; s pode ser empregado em idias pejorativas;

    TAXAR: estabelecer um preo, um imposto, tributar; estipular o preo, o valor de algo - acaba, por analogia, significando tambm "avaliar, julgar". Pode, por isso, ser usado tanto para os atributos bons como para os ruins.

    VESTIRIO: local para trocar de roupa em clubes, colgios, etc;

    VESTURIO: o traje, a indumentria, as roupas que usamos.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 21

    VULTOSO: de grande vulto, nobre, volumoso;

    VULTUOSO: sofre de inchao, especialmente na face e nos lbios.

    USURIO: o que desfruta o direito de usar alguma coisa;

    USURRIO: o que pratica a usura ou agiotagem.

    Conotao e Denotao

    Conotao o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto.

    Ex.: Voc tem um corao de pedra.

    Denotao o uso da palavra com o seu sentido original.

    Ex.: Pedra um corpo duro e slido, da natureza das rochas.

    Polissemia

    a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vrios significados.

    Ex.: Ele ocupa um alto posto na empresa.

    Abasteci meu carro no posto da esquina.

    .....................................................................................................

    Resolva, agora, as questes abaixo.

    Elas servem tanto para fixar os conceitos como para voc observar como as bancas exploram esses conhecimentos.

    Felizmente, h farto material sobre o assunto e pudemos selecionar 25 questes. O mesmo pode no acontecer com determinados pontos do programa.

    Nessa parte, voc encontrar dois tipos de questo: as reproduzidas na ntegra, caso em que voc dever indicar a letra referente opo correta; e as adaptadas, em que apenas um ou alguns itens foram selecionados nesses casos, voc dever analisar a correo gramatical da passagem (item correto ou incorreto).

    O gabarito est no fim do material.

    Bons estudos e at a prxima.

    QUESTES DE FIXAO

    1 - (Fundao Carlos Chagas / TRT 24 Regio Analista Judicirio / 2004)

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 22

    Todas as palavras esto corretamente grafadas na frase:

    (A) A obsolecncia das instituies constitue um dos grandes desafios dos legisladores, cuja funo reconhecer as solicitaes de sua contemporaneidade.

    (B) Ao se denigrirem as boas reputaes, desmoralizam-se os bons valores que devem reger uma sociedade.

    (C) A banalisao dos atos anti-sociais um sintoma da doena do nosso tempo, quando a barbrie dissimula-se em rotina.

    (D) Quando, numa mesma ao, converjem defeitos e mritos, confundimo-nos, na tentativa de discrimin-los.

    (E)) Os hbitos que medeiam as relaes sociais so louvveis, quando eticamente institudos, e odiosos, quando ensejam privilgios.

    2 - (Fundao Carlos Chagas /Assistente de Defesa Agropecuria MA / Maro 2004)

    H palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

    (A) A expanso da fronteira agrcola no pas mobiliza interesses conflitantes entre o necessrio aumento da produo e a preservao dos recursos naturais.

    (B)) A crecente colaborao entre rgos do governo e entidades privadas pode garantir o hsito de aes diversas contra doenas na agricultura.

    (C) Vrios cientistas dedicam-se a pesquisar formas eficazes de controlar a disseminao de pragas em lavouras espalhadas por todas as regies.

    (D) essencial, na busca de excelncia do agronegcio, a transmisso de conhecimento ao homem do campo, alm do uso intensivo de tecnologia.

    (E) A exploso do contingente populacional em todo o planeta exige produo cada vez maior de alimentos, o que justifica investimentos e pesquisas.

    3 - (Fundao Carlos Chagas /TRT 8 Regio Tcnico Judicirio / Dezembro 2004)

    H palavras escritas de maneira INCORRETA na frase:

    (A) Recursos cientficos e tecnolgicos devem oferecer possibilidade de insero social populao carente e desassistida das grandes cidades.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 23

    (B)) Um regime de crescente colaborao entre governo, instituies privadas e sociedade garantir o hsito de diversos programas direcionados a adolecentes mais pobres.

    (C) Ao atribuir excessivo valor ao consumo de bens suprfluos, a sociedade passa a exigir que as pessoas aparentem poder econmico, mesmo falso.

    (D) Em vrias regies, o inchao urbano, resultante do intenso xodo rural, responsvel pelo crescimento desmedido do nmero de favelados.

    (E) Extensas reas, em todo o mundo, encontram-se ocupadas por populaes que vivem em situao de misria, destitudas dos direitos bsicos da cidadania.

    4 (Fundao Carlos Chagas / Analista TRT 23.Regio / Outubro 2004) A mesma regra que justifica a acentuao no vocbulo incio aplica-se em

    (A) tcnica.

    (B) idia.

    (C) possvel.

    (D) jurdica.

    (E) vrios.

    5 - (Fundao Carlos Chagas /TRT 3 Regio Tcnico Judicirio / Janeiro 2005)

    As palavras do texto que recebem acento grfico pela mesma razo que o justifica nas palavras ofcio e idias, respectivamente, so

    (A) nico e histria.

    (B) salrios e Nger.

    (C) inteligncias e notvel.

    (D) perodo e memria.

    (E)) agncia e hericas.

    6 - (CESPE UnB /PCDF/ 1998)

    Assinale a opo correta.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 24

    (a) Uma mesma regra oriente a acentuao de l, Tamandu, a e atravs.

    (b) Os vocbulos notaramos, estirvamos e supnhamos recebem acento grfico por serem formas verbais na primeira pessoa do plural.

    (c) Uma nica regra justifica o acento grfico dos vocbulos lenis e rseo.

    (d) O ditongo nasal /w/ pode ser escrito am, como em perturbam, ou o", como em levaro: com a primeira grafia escrevem-se slabas tonas; com a segunda, slabas tnicas ou tonas, a exemplo do que ocorre em rfo.

    7 - (Fundao Getlio Vargas SP/ Fiscal MS/ 2000)

    Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretamente acentuadas.

    (a) juzes, propr, acrdo

    (b) varo, desgua, carter

    (c) papis, hfen, debnture

    (d) polcia, gratuto, sava

    8 - (ESAF / IPEA/ 2004 -adaptada)

    Em relao ao texto, julgue a assertiva abaixo.

    a) A palavra esteretipos acentuada pela mesma regra gramatical que exige acento em metfora e em cientfica.

    9 - (ESAF / TTN/ 1997 -adaptada)

    Julgue a correo gramatical dos itens abaixo.

    I - As palavras genrica, pblicos e excludos so acentuadas com base na mesma regra gramatical.

    II - Acentuam-se as palavras precrios, previdencirias, tributrios porque so paroxtonas terminadas em ditongo crescente.

    III - Em A perda de receita fiscal (l.11), admite-se como lngua padro escrita tambm a forma erudita perca.

    Est (o) correto(s):

    a) I e II, somente.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 25

    b) II, somente.

    c) III, somente.

    d) II e III, somente.

    e) todos os itens.

    10 - (ESAF / TTN/ 1998 -adaptada)

    Analise a seguinte afirmao.

    d) "perca" uma variante da palavra "perda" na norma culta.

    11 - (FUNDEC / TRT RJ / 2003)

    Assim como os verbos amenizar (linha 3), sinalizar (linha 36) e protagonizar (linha 12), escrevem-se com a letra Z todos os relacionados abaixo, porque so derivados com o sufixo -izar. Numa das relaes, entretanto, h um verbo com erro de grafia, pois pelas normas ortogrficas deve ser escrito com S. Este verbo encontra-se na opo:

    A) minimizar / politizar / pulverizar / catequizar;

    B) amortizar / arborizar / hipnotizar / preconizar;

    C) avalizar / cotizar / indenizar / exorcizar;

    D) enfatizar / polemizar / paralizar / arcaizar;

    E) contemporizar / fiscalizar / sintonizar / entronizar.

    12 - (Fundao Carlos Chagas /Procurador BACEN/ Janeiro 2006 - adaptada)

    Julgue os itens:

    (I) incipiente tem o mesmo significado da palavra anloga insipiente.

    (II) ganhos mais vultosos o adjetivo grifado admite a forma variante vultuosos.

    13 - (VUNESP/ BACEN/ 1998)

    Assinale a alternativa em que a palavra grifada escreve-se de acordo com o significado expresso pelo contexto geral da frase.

    (A) Aqui por estas paragens encantadoras, os bons momentos fluem como as guas cristalinas de um riacho.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 26

    (B) No me parece muito prudente a estadia das meninas, por muito tempo, naquele hotel mais do que suspeito.

    (C) Era fragrante sua inteno de disputar nas prximas eleies a presidncia do clube.

    (D) Vultuosa soma de dinheiro di desviada dos cofres pblicos, na ltima campanha municipal.

    14 - (CESPE UnB /Cmara dos Deputados / 2002) Julgue o item abaixo. - Na lngua portuguesa brasileira atual, a palavra estadia tem seu emprego como uma opo correta para o contexto de estada, pois ambas se equivalem semanticamente, assim como as formas melhora e melhoria, morada e moradia.

    15 - (ESAF / AFRF / 2003) Indique o item em que todas as palavras esto corretamente empregadas e grafadas.

    a) A pirmide carcerria assegura um contexto em que o poder de infringir punies legais a cidados aparece livre de qualquer excesso e violncia.

    b) Nos presdios, os chefes e subchefes no devem ser exatamente nem juzes, nem professores, nem contramestres, nem suboficiais, nem pais, porm avocam a si um pouco de tudo isso, num modo de interveno especfico.

    c) O carcerrio, ao homogeinizar o poder legal de punir e o poder tcnico de disciplinar, ilide o que possa haver de violento em um e de arbitrrio no outro, atenuando os efeitos de revolta que ambos possam suscitar.

    d) No singular poder de punir, nada mais lembra o antigo poder do soberano iminente que vingava sua autoridade sobre o corpo dos supliciados.

    e) A existncia de uma proibio legal cria em torno dela um campo de prticas ilegais, sob o qual se chega a exercer controle e aferir lucro ilcito, mas que se torna manejvel por sua organizao em delinqncia.

    (Itens adaptados de Michel Foucault)

    16 (Fundao Carlos Chagas / Auditor Fiscal Paraba / 2006)

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 27

    Nas frases

    I. O mau julgamento poltico de suas aes no preocupa os deputados corruptos. Para eles, o mal est na mdia impressa ou televisiva.

    II. No h nenhum mau na utilizao do Caixa 2. Os recursos no contabilizados no so um mau, porque todos os polticos o utilizam.

    III. mau apenas lamentar a atitude dos polticos. O povo poder puni-los com o voto nas eleies que se aproximam. Nesse momento, como diz o ditado popular, eles estaro em mal lenis.

    o emprego dos termos mal e mau est correto APENAS em

    (A)) I.

    (B) I e II.

    (C) II.

    (D) III.

    (E) I e III.

    17 - (ESAF /AFRF /2002-1 - adaptada)

    Analise se ambos os perodos esto gramaticalmente corretos.

    d) O incitamento discriminao no afasta a possibilidade de cometimento tambm de injria, motivada pela discriminao ou qualquer outro crime contra a honra, previsto no CPB ou mesmo na Lei de Imprensa. / O incitamento descriminao no afasta a possibilidade de cometimento tambm de injria, motivado pela descriminao ou quaisquer outro crime contra a honra, previsto no CPB ou mesmo na Lei de Imprensa.

    18 - (AFC/CGU 2003/2004)

    Assinale a opo que corresponde a palavra ou expresso do texto que contraria a prescrio gramatical.

    No sculo XX, a arte cinematogrfica introduziu um novo conceito de tempo. No mais o conceito linear, histrico, que perspassa(1) a Bblia e, tambm, as pinturas de Fra Angelico ou o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. No filme, predomina a simultaneidade(2). Suprimem-se(3) as barreiras entre tempo e espao. O tempo adquire carter espacial, e o espao, carter temporal. No filme, o olhar da cmara e do

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 28

    espectador(4) passa, com toda a liberdade, do presente para o passado e, desse, para o futuro. No h continuidade ininterrupta(5).

    (Adaptado de Frei Betto)

    a) 1

    b) 2

    c) 3

    d) 4

    e) 5

    19 - (CESPE UnB / Cmara dos Deputados / 2002)

    A maioria dos primeiros textos que foram escritos para descrever terra e homem da nova regio levam a assinatura de portugueses. Respondem s prprias perguntas que colocam, umas atrs das outras, em termos de violentas afirmaes eurocntricas. A curiosidade dos primeiros colonizadores menos uma instigao ao saber do que a repetio das regras de um jogo cujo resultado previsvel. Os nativos eram de carne-e-osso, mas no existiam como seres civilizados, assemelhavam-se a animais. Na Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita a el-rei D. Manuel, observam-se melhor as obsesses dos portugueses, intrusos assustados e visitantes temerosos, que desembarcam de inusitadas casas flutuantes, do que as preocupaes dos indgenas, descritos como meros espectadores passivos do grande feito e do grande evento que a cerimnia religiosa da missa, realizada em terra. No , pois, por casualidade que a primeira metfora para descrever a condio do indgena recm-visto a tbula rasa, ou o papel branco. Eis uma boa descodificao das metforas: eles no possuem valores culturais ou religiosos prprios e ns, europeus civilizados, os possumos; no possuem escrita e eu, portugus que escrevo, possuo. Mas da tbula rasa e do papel branco trazia o selvagem, ainda dentro do raciocnio etnocntrico, a inocncia e a virtude paradisacas, indicando que, no futuro, aceitariam de bom grado a voz catequtica do missionrio jesuta que, ao imp-los em lngua portuguesa, estaria ao mesmo tempo impondo os muitos valores que nela circulam em transparncia.

    - A palavra espectadores (l.12), em relao forma expectadores, exemplifica, em lngua portuguesa, um dos casos em que h flutuao ortogrfica, com formas homnimas que podem se alternar no mesmo contexto e com o mesmo significado.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 29

    20 - (ESAF / TCU / 2006 - adaptada)

    Em relao ao texto, analise as assertivas abaixo.

    As barreiras regulatrias vo da dificuldade burocrtica de abrir um empreendimento ao custo tributrio de mant-lo em funcionamento. No Brasil, representam 11% da muralha antidesenvolvimento e resultam, na maioria das vezes, da mo pesada do Estado criador de labirintos burocrticos, de onerosa e complexa teia de impostos e de barreiras comerciais.

    (Adaptado de Revista Veja, 7 de dezembro de 2005.)

    d) A expresso mo pesada (l. 5) est sendo empregada em sentido conotativo.

    e) A expresso teia (l. 6) est empregada em sentido denotativo.

    21 - (VUNESP/ BACEN/ 1998)

    Assinale a alternativa que contm palavras empregadas conotativamente.

    (A) A filosofia desce finalmente da torre de marfim em direo praa pblica.

    (B) Filosofia se diz de muitas maneiras: um livro de especialista, uma tese de doutorado, um texto didtico.

    (C) Atitudes excntricas do filsofo acabaram por popularizar suas idias.

    (D) O sucesso de debates garante a manuteno dos programas de estudos filosficos.

    (E) Passagens dos escritos dos filsofos, apesar de arbitrrios, so responsveis pelo entusiasmo dos debatedores.

    22 - (ESAF / IPEA/ 2004 - adaptada)

    Depois da Independncia, o Brasil e os demais pases latino-americanos se transformaram, no sculo XIX, nos primeiros estados nacionais nascidos fora da Europa. Uma exceo notvel, no momento em que alguns pases europeus comeavam sua segunda e veloz expanso colonial, na frica e na sia.

    Naquele momento, entretanto, esses estados eram centros de poder muito frgeis e no tinham capacidade de exercer suas soberanias, dentro e fora dos seus territrios. Alm disso, no dispunham de

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 30

    economias ou mercados nacionais. Por isso, a Amrica Latina ficou marginalizada dentro do sistema interestatal de competio entre as Grandes Potncias, e pde ser transformada em um laboratrio de experimentao do "imperialismo de livre-comrcio", defendido por Adam Smith, e praticado pela Inglaterra, na primeira metade do sculo XIX.

    (Adaptado de Jos L. Fiori Brasil: Insero Mundial e Desenvolvimento)

    Julgue a seguinte afirmao:

    a) Seria gramaticalmente correta, sem necessidade de outras alteraes no texto, a substituio de latino-americanos por latinoamericanos. 23 - (ESAF/Analista Comrcio Exterior/2002) Entre os males que afligem a sociedade brasileira o contrabando , sem dvida, um dos mais srios, sobretudo porque dele decorrem inmeros outros. Observa-se, no dia-a-dia, que o contrabando j faz parte da rotina das cidades, tanto nas atividades informais quanto no suprimento da rede formal de comrcio, tomando o lugar de produtos legalmente comercializados. Os altos lucros que essas atividades ilcitas proporcionam, aliados ao baixo risco a que esto sujeitas, favorecem e intensificam a formao de verdadeiras quadrilhas, at mesmo com participao de empresas estrangeiras. So organizaes de carter empresarial, estruturadas para promover tais prticas nos mais variados ramos de atividade.

    (Adaptado de www.unafisco.org.br, 30/10/2000)

    Com base no texto acima, julgue a afirmao que segue.

    d) A expresso dia-a-dia(l.3) corresponde idia de o viver cotidiano, e dia a dia corresponde idia de passagem do tempo, ou seja, dia aps dia.

    24 - (ESAF / IPEA/ 2004)

    Assinale a opo que apresenta erro de morfologia, grafia das palavras ou emprego de vocabulrio inadequado.

    a) possvel gerar desenvolvimento em curto prazo. O ganho real de salrios aumenta o consumo. Logo, o comrcio cresce e gera empregos. A indstria, reativada, gera mais empregos. Os servios aumentam e criam empregos.

    b) Novos empregos geram consumo e, ento, est formada a aspiral desenvolvimentista do crescimento sustentado. O reverso da medalha

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 31

    que o achatamento salarial representa uma queda brutal na economia do pas.

    c) Uma das estratgias do neoliberalismo manter alto o nvel de desemprego para que os trabalhadores percam, entre outros, o poder de presso e de negociao, os salrios baixem e o lucro das empresas aumente.

    d) Achatar salrios significa concentrar renda. O Brasil hoje um dos pases mais injustos e de maior concentrao de renda do mundo.

    e) O achatamento salarial beneficia fortemente as corporaes transnacionais. Elas conseguem pagar cada vez menores salrios, lucrar cada vez mais e remeter mais lucros para o exterior, empobrecendo o nosso Pas dia a dia.

    (Fernando Siqueira, Para Gerar Emprego e Desenvolvimento)

    25 - (ESAF /AFC /2002 - adaptada)

    Julgue a correo gramatical do segmento abaixo.

    b) Nem os primeiros merecem inteiramente o epteto de apocalpticos, pois no so em geral niilistas ou utpicos, nem os ltimos fazem juz designao de integrados, posto que proclamam querer reagir contra o pior da "desordem estabelecida".

    Agora que voc resolveu todas as questes (espero...), veja o gabarito e leia os comentrios.

    Se houver dvidas, estarei disposio no frum.

    Abrao, bons estudos e at a prxima.

    Sugesto de exemplos:

    ACENTUAO GRFICA

    Monosslabos tnicos terminados em - A(S), - E(S), - O(S): f, p, rs, p, ns

    Oxtonos terminados em - A(S), - E(S), - O(S), - EM (-ENS): caf, chamin, Par, domin, fregus, vintm, tambm, refns

    Paroxtonos que NO terminam em - A(S), - E(S), - O(S), - EM (- ENS): fcil, carter, trax, rgo, bnus, txi, m (note que foneticamente esse vocbulo termina com am, o que justifica a acentuao)

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 32

    Paroxtonos terminados em ditongo crescente: Cludia, glria, imundcie, histria, congruncia

    Paroxtonos terminados em o: abeno, vo, enjo

    Paroxtonos terminados em o: bno, rfo

    Proparoxtonos oxtona, Matemtica, crtico

    Hiatos - I e U, 2 vogal tnica aps hiato, sozinhos na slaba ou com -S, desde que no seguidos de NH vivo, razes, veculo, ba, contra-la, Ita, fasca, campainha, Raul, ainda, ruim

    Hiatos - I e U - se as vogais forem iguais, no h acento sucuuba, xiita, niilismo

    Ditongos orais abertos tnicos -I, -U, -I chapu, apio, destris, idia, rus

    TREMA

    Recebe o trema o U dos grupos QUE, QUI, GUE, GUI quando for pronunciado e tono cinqenta, lingia, averigei, tranqilo, qinqelnge, qiproqu

    Quando o U for tnico, recebe acento agudo argi, averige

    Algumas palavras tm o emprego do trema facultativo (todos os derivados de lquido, inclusive este) liquidao/liqidao; antiguidade/antigidade; (todos os derivados de sangue) sanguinrio/sanguinrio; retorquir/retorqir.

    GABARITOS COMENTADOS DAS QUESTES DE FIXAO

    1 E

    Os erros de ortografia das demais opes so:

    (A) obsolescncia (com sc) e constitui (veremos na aula sobre verbos a forma de conjugao verbal dos verbos terminados em uir).

    (B) O vocbulo denegrir derivado da palavra negro, mantendo a grafia do original, com a letra e.

    (C) O que significa banalizar? Tornar algo banal. Perceba que o adjetivo no apresenta a letra s, devendo o sufixo formador do verbo ser grafado com a letra z (izar). O substantivo correspondente guarda a mesma forma do verbo: banalizao. Est correta a grafia de anti-social. Veja na tabela que anti exige o hfen antes de vocbulos iniciados por h, r e s, como social.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 33

    (D) O verbo convergir, bem como seus derivados convergente, convergncia, so grafados com g. Essa consoante mantida na conjugao antes das vogais e (convergem) e i (convergimos). A alterao grfica s se d nas formas irregulares, antes das vogais a (convirja) e o (convirjo), para que seja mantido o fonema /j/, (como em jarro).

    2 B

    Os erros esto presentes nos vocbulos: crescente (com sc) e xito.

    Est correta a grafia de agronegcio (D), vocbulo formado a partir da unio do radical agro (equivalente a agri, de agricultura) com negcio, assim como acontece em agronomia, agroindstria, agroecologia.

    3 - B

    Note como as questes se repetem. Mais uma vez, a Fundao Carlos Chagas apresentou erro na ortografia da palavra xito e omitiu o dgrafo de adolescentes.

    4 - E

    Desta vez, a banca deixou claro que segue a mesma linha de classificao da maioria dos gramticos - apresentou incio e a ela associou o vocbulo vrios, segundo o gabarito.

    Se classificasse esses vocbulos na regra das palavras proparoxtonas (seguindo a posio do V.O.L.P.), a questo seria anulada, pois haveria trs respostas igualmente vlidas alm de vrios, tambm tcnica e jurdica, que, indubitavelmente, so proparoxtonas.

    Ento, ATENO!!! A partir dessa questo, podemos identificar o posicionamento da banca da FCC para esta polmica incio e vrios so paroxtonas terminadas em ditongo crescente.

    Assim, se voc estiver se preparando para algum concurso a ser realizado por essa instituio, pode ficar tranqilo pelo menos, essa resposta voc poder marcar de olhos fechados.

    As demais palavras so acentuadas de acordo com as seguintes regras:

    (A) tcnica proparoxtona

    (B) idia ditongo aberto (i)

    (C) possvel paroxtona no terminada em a(s), e(s), o(s) e em(ens)

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 34

    (D) jurdica - proparoxtona

    5 - E

    Ofcio segue a mesma regra de acentuao que histria (A), salrios (B), inteligncias (C), memria (D) e agncia (E).

    J idias acentuado por se tratar de um ditongo aberto (u/ i / i), o mesmo ocorrendo em hericas. Por isso, a resposta a letra E.

    As demais palavras so acentuadas de acordo com as seguintes regras:

    - nico e perodo proparoxtonas;

    - Nger e notvel paroxtonas no terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ens).

    6 - D

    A opo que foi o gabarito da questo uma verdadeira aula sobre acentuao.

    Tanto am quanto o" formam o fonema /w/.

    Os vocbulos terminados por o" so oxtonos (corao, paixo), o mesmo no ocorrendo com os que terminam por am (cantam, destrancaram). Os primeiros s deixam de ser oxtonos em virtude de acentuao, como ocorre em rfo, acrdo, por exemplo.

    Por isso, est correta a afirmao de que as slabas que registram am so tonas (a tonicidade recai em outra slaba), enquanto que as em que se apresenta a forma o" podem ser tnicas (regra) ou tonas (exceo veja no quadro das paroxtonas).

    Alguns exemplos facilitam a compreenso deste conceito:

    acordam (presente do indicativo do verbo acordar slaba tnica: cor)

    acrdo (deciso de um colegiado slaba tnica: cr em virtude do acento agudo, que, se no fosse empregado, formaria acordo)

    acordaro (futuro do presente do indicativo do verbo acordar slaba tnica: ro)

    cordo (corrente que se leva no pescoo slaba tnica: do)

    As incorrees das demais opes so:

    (a) l monosslabo tnico; tamandu e atravs so oxtonas terminadas em a(s), e(s), o(s) ou em(ens); a recai na regra de acentuao do hiato a letra i, como segunda vogal de um hiato, sozinha na slaba ou acompanhada da letra s recebe acento agudo.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 35

    Portanto, no h uma nica regra para a acentuao grfica desses vocbulos.

    (b) no existe essa regra de acentuao (formas verbais de primeira pessoa do plural). Tais vocbulos so acentuados por serem proparoxtonos.

    (c) lenis recebe o acento agudo por ser um ditongo aberto; j rsea um dos casos de paroxtona terminada em ditongo crescente (ou, segundo o V.O.L.P., proparoxtona).

    7 - C

    Esto corretas as formas dos trs vocbulos desta opo.

    Papis recebe acento agudo em decorrncia do ditongo aberto i.

    Hfen termina com en, e no em, o que justifica o acento por ser uma paroxtona no terminada em a(s), e(s), o(s) ou em(ens). J as duas formas plurais possveis so: hfenes (proparoxtona) ou hifens (sem acento, por ser uma paroxtona terminada em ens).

    Os erros das demais opes so:

    a) O acento diferencial do verbo pr no alcana as formas derivadas desse verbo. Assim, est incorreto o emprego do acento circunflexo em propor.

    Esto corretas as formas: juzes (regra do hiato) e acrdo (paroxtona terminada em o)

    b) A palavra avaro paroxtona, recaindo a slaba tnica em va. A forma apresentada na questo constitui um erro de pronncia, chamado silabada, como ocorre em formas diferentes de rubrica (rbrica est errado!), cateter (catter est errado!) e necropsia (no necrpsia!!!).

    Esto corretas: desgua (paroxtona terminada em ditongo crescente) e carter (paroxtona no terminada em a/e/o/em).

    d) A palavra gratuito forma um ditongo em ui. A pronncia dela se assemelha de muito. H, nesses casos, uma vogal (u) e uma semivogal (i). A fora tnica recai na vogal (gratuito, muito). Por isso, no existe acento agudo na letra i.

    Est correta a acentuao grfica em: polcia (paroxtona terminada em ditongo crescente) e sava (regra do hiato).

    8 ITEM CORRETO

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 36

    Algum a achou que no caa esse assunto nas provas da ESAF? Quem pensou assim est redondamente enganado.

    Os trs vocbulos so acentuados por serem proparoxtonas e, como vimos, todas as proparoxtonas recebem acento.

    9 - B

    Somente a assertiva II est correta. Os erros dos demais itens so os seguintes:

    I Enquanto que genrica e pblicos so proparoxtonas, excludos acentuado segundo a regra do hiato letra i, como segunda vogal de um hiato, sozinha na slaba ou acompanhada da letra s recebe acento.

    III No h registro formal do substantivo perca. Essa forma s admitida como conjugao do verbo perder no modo subjuntivo (Tomara que voc perca pontos.).

    10 ITEM INCORRETO

    Como visto na questo anterior, no existe registro dessa forma como substantivo equivalente a perda.

    11 - D

    PARALISAR deriva de paralisia, que j apresenta a letra s. As demais palavras apresentam a seguinte origem ou formao:

    A) minimizar (mnimo) / politizar (poltica)/ pulverizar (A formao desse verbo deriva da juno do radical latino pulver-, que significa p, poeira, com o sufixo izar) / catequizar (catequese vimos que a exceo);

    B) amortizar (que, por incrvel que possa ser, deriva de morte) / arborizar (radical latino arbor(i), relativo a rvore, que d origem a palavras como arbusto, acrescido do sufixo izar) / hipnotizar (hipnose) / preconizar (conserva a grafia da forma latina praeconizare);

    C) avalizar (aval) / cotizar (cota) / indenizar (indene, adjetivo que significa o que no sofreu prejuzo, acrescido do sufixo izar) / exorcizar (equivalente a exorcismar, de exorcismo ou exorcista);

    D) enfatizar (enftico) / polemizar (polmica) / arcaizar (arcaico);

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 37

    E) contemporizar (tempo) / fiscalizar (fiscal) / sintonizar (sintonia) / entronizar (trono).

    12 ITENS INCORRETOS

    O assunto a partir de agora homnimos e parnimos. Enquanto que incipiente (com c) significa iniciante ou principiante, insipiente (com s) tem o sentido de ignorante, no sapiente (sapincia sabedoria).

    Uma boa dica para memorizar lembrar que incipiente tem a letra C de comeo.

    A segunda dupla de parnimos vultoso, assim grafado por derivar de vulto, e vultuoso (o que apresenta a face vermelha e os olhos salientes). Assim, no so vocbulos equivalentes.

    13 - A

    O verbo fluir quer dizer correr em estado fluido, e exatamente esse o significado apropriado ao contexto. Seu parnimo fruir (com r) equivale a gozar, desfrutar, tirar proveito ou possuir.

    (B) O registro formal de estadia de permanncia de um navio em um porto. O dicionrio Aurlio indica, como outra acepo, o mesmo sentido de estada, permanncia, com o seguinte comentrio: Muitos condenam o uso, freqentssimo, da palavra nesta ltima acepo.

    (C) O adjetivo fragrante deriva de fragrncia (perfume). No texto, deveria ser empregado o vocbulo flagrante, que, na acepo utilizada, significa evidente, patente, manifesta.

    (D) Como se refere a uma soma de grande vulto, o adjetivo adequado seria vultoso. O significado de vultuoso j foi apresentado na questo anterior.

    14 ITEM CORRETO

    A banca tomou o cuidado de deixar clara a referncia linguagem atualmente em vigor, ou seja, a forma como se usa nos dias de hoje. Como vimos, freqente o uso da palavra estadia no sentido de estada.

    Apresentamos essa questo para que voc perceba como diferentes bancas podem adotar posicionamentos opostos em relao a um mesmo

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 38

    assunto, o que refora a necessidade de se fazer provas anteriores da entidade responsvel pelo concurso para o qual se prepara o candidato.

    15 - B

    Nessa questo, foi a vez da ESAF testar o conhecimento de alguns parnimos. Esto incorretas:

    a) INFRINGIR cometer infrao / INFLIGIR (correto) aplicar uma pena

    c) Est incorreta a grafia da palavra HOMOGENEIZAR (HOMOGNEO + IZAR). Sobe esse processo de formao da palavra, reveja as observaes iniciais deste ponto.

    d) IMINENTE prestes a acontecer / EMINENTE (correto) importante

    e) AFERIR medir / AUFERIR (correto) ganhar, obter.

    16 - A

    Essa prova foi aplicada em maio de 2006, ou seja, est fresquinha, fresquinha...

    Mau adjetivo antnimo de bom.

    Mal advrbio (Eu dirijo mal), substantivo (No h mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe.) ou conjuno (Mal botou os ps para fora da casa, comeou a chover.). Nos dois primeiros casos, antnimo de bem.

    I O mau julgamento poltico... pode ser substitudo por O bom julgamento poltico... mesmo um adjetivo e est corretamente empregado. Na seqncia, em o mal est na mdia..., est sendo usado o substantivo, tanto que o acompanha um artigo definido masculino.

    II As duas ocorrncias de mau devem ser substitudas pelo substantivo mal. Note que em ambas as passagens, o vocbulo vem acompanhado de um determinante primeiramente um pronome indefinido (nenhum) e, adiante, por um artigo indefinido (um).

    III A primeira orao est correta. Responda como ficaria melhor: isso bom ou isso bem? Acredito que voc tenha escolhido a primeira forma. Logo, na ordem direta, a orao lamentar a atitude dos polticos MAU.. J na seqncia, o vocbulo acompanha o substantivo lenis, indicando se tratar de um adjetivo. Assim, eles estaro em maus lenis..

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 39

    d) Mandato a autorizao que se concede a algum para que este represente o outorgante. No isso exatamente o que ocorre em uma eleio? Aurlio define mandato como o poder poltico outorgado pelo povo a um cidado, por meio de voto, para que governe a nao, estado ou municpio, ou o represente nas respectivas assemblias legislativas. Mas tambm apresenta a acepo de procurao, misso ou incumbncia.

    J mandado de segurana voc j viu em Direito Constitucional, no mesmo?

    17 ITEM INCORRETO

    Enquanto que discriminao, no texto, significa o ato ou efeito de discriminar, distinguir ou segregar, descriminao o ato ou efeito de descriminar, excluir a criminalidade. Est correta somente a primeira construo. Alm disso, no segundo perodo o pronome quaisquer, que est no plural, acompanha outro pronome e um substantivo no singular, causando prejuzo gramatical. Deve ser substitudo por qualquer. Curiosidade: qualquer a nica palavra da lngua portuguesa que se flexiona no meio, e no no fim, em funo de sua formao (qual + quer / quais + quer).

    18 - A

    Aurlio define o verbo perpassar (olha a grafia), como transitivo direto, com o sentido de postergar, preterir. Talvez, a inteno da banca tenha sido promover uma contaminao desse verbo com outros mais comuns, com o transpassar, ou at com os substantivos perspectiva, perspiccia.

    A grafia desse vocbulo foi objeto de questo da mesma banca na prova para o MPOG, em 2003.

    Item (2) registra a forma correta do substantivo derivado de simultneo.

    Se houvesse dvida com relao sua grafia, o candidato poderia buscar uma outra palavra parecida (ou seja, um paradigma) que tivesse passado pelo mesmo processo:

    IDNEO -> IDONEIDADE

    ESPONTNEO -> ESPONTANEIDADE

    SIMULTNEO -> SIMULTANEIDADE

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 40

    O item (3) explora conceitos de sintaxe de concordncia, assunto a ser estudado posteriormente. Por ora, vamos afirmar que essa construo est correta, uma vez que o sujeito da forma verbal as barreiras. S isso, est bem?

    Item (4) - Espectador o que v ou testemunha, enquanto que seu parnimo expectador o que est na expectativa. O uso daquele vocbulo est certinho de acordo com o contexto.

    Por fim, est correta a forma ininterrupta (item 5), com o prefixo de negao in antecedendo o adjetivo correspondente a interrupo.

    19 ITEM INCORRETO.

    Viu s? Novamente foi explorado o emprego dos parnimos expectador e espectador, dessa vez pela CESPE UnB.

    Relembrando:

    - expectador o que est em expectativa (esperana fundada em supostos direitos, probabilidades ou promessas, segundo Aurlio). A grafia idntica ambas com a letra x.

    - espectador o que v ou testemunha.

    So parnimos e, ao contrrio do que se afirma na opo, no podem se alternar sem que haja prejuzo ao texto.

    20 D) ITEM CORRETO

    E) ITEM INCORRETO

    Essa uma das mais recentes provas aplicadas pela ESAF. Continuamos no campo da Semntica, agora falando sobre o sentido das palavras.

    bem fcil memorizar: DENOTATIVO, com D de Dicionrio, o sentido literal das palavras. O outro, conotativo, o sentido figurado. Guarde o significado do primeiro e lembre do outro por lgica o oposto daquele.

    O item d est CORRETO sentido conotativo. Est sendo usada uma expresso figurada, equivalente a afirmao de que Estado rgido, extremamente exigente no que se refere aos trmites na regularizao de empresas e manuteno de suas atividades.

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 41

    J o item e est ERRADO teia, em sentido denotativo, ou seja, no sentido do dicionrio, significa emaranhado de fios, trama. No texto, equivalente a conjunto. Por isso, seu emprego tambm conotativo.

    21 - A

    Outra banca (desta vez, a VUNESP) a exigir o mesmo conhecimento. J percebeu como esse ponto importante, no ?

    O que se deseja afirmar com a frase da letra A que a filosofia se tornou popular. Usou-se, assim, a linguagem figurada de descer da torre de marfim (privilgio de alguns) em direo praa pblica (domnio pblico).

    22 ITEM INCORRETO

    Em latino-americano, h dois adjetivos que se unem formando um s. Contudo, houve a manuteno da unidade grfica e fontica de cada um deles, a partir do emprego do hfen.

    Nesse caso, como em qualquer adjetivo composto, somente o ltimo elemento varia.

    Uma caracterstica dos adjetivos ptrios que o menor deles deve iniciar a construo (anglo-hispnico, sino-coreano).

    Nesses casos, somente o segundo elemento ir se flexionar em gnero e nmero com o substantivo correspondente (pases latino-americanos / cidades latino-americanas).

    23 ITEM CORRETO

    Dia-a-dia, com hfen, um substantivo equivalente a cotidiano, enquanto que dia a dia, sem hfen, uma locuo adverbial que significa diariamente.

    Percebe-se, assim, a alterao semntica em virtude do emprego desse sinal diacrtico.

    24 - B

    As ltimas questes exploram um pouco de vocabulrio e, consequentemente, ortografia.

    No existe o vocbulo aspiral, mas espiral, termo empregado conotativamente no texto que, sob aspecto econmico, significa um processo cumulativo em que novos empregos levam a um aumento de

  • CURSOS ON-LINE PORTUGUS CURSO REGULAR PROFESSORA CLAUDIA KOZLOWSKI

    www.pontodosconcursos.com.br 42

    consumo, que, por sua vez, faz aumentar os preos e, conseqentemente, uma demanda de reajuste salarial, realizando, assim, um processo sob a forma espiral.

    25 ITEM INCORRETO

    O erro est na grafia do substantivo jus, proveniente do latim jus, cujo significado direito. Assim, fazer jus a algo equivale a ser merecedor de algo.

    Em tempo: niilista significa o que tudo nega, detm descrena absoluta.