8
BOLETIM MENSAL ANO 14 - N O . 155 - OUTUBRO.2015 Amados irmãos e irmãs em Cristo. Eis o mês de outubro: Mês Missionário e Mês do Rosário. Em nossa Arquidiocese de Curitiba temos o privilégio de estarmos celebrando o ANO MISSIO- NÁRIO, que teve início no final do ano passado, mas que não tem data para terminar, pois é o desejo de nossa Igreja Particular que estejamos em estado permanente de missão. Maria permanece caminhando conosco neste mês de outubro, sobretudo quando lembramos do Santo Rosário, "escada para o céu", cuja prática devemos acentuar neste mês. Desde agosto nossa Arquidiocese acolhe a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que vem em peregrinação como parte das comemorações pelo Tricentenário do encontro da imagem no Rio Para- íba do Sul, em São Paulo, que celebraremos em 2017. No dia 12, segunda-feira, teremos uma grande concentração aqui na igreja Catedral Basílica, com a imagem peregrina, com missas de duas em duas horas, sendo a primeira às 7h, e a última às 21h. (Confira a programação especial na página 8!) Em tempo, ainda convidamos a todos para a Santa Missa com a imposição do Pálio Pastoral ao Arcebispo Metropolitano, Dom José Antônio Peruzzo, pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, que será dia 9 de outubro, sexta-feira, às 19h. O Pálio Pastoral é um forte símbolo do Arcebispo enquanto pastor do rebanho a ele confiado; é dia de grande festa para nossa Igreja Particular de Curitiba. Venha participar! De Deus, rogamos a todos o penhor das graças celestiais, sempre sob a intercessão de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Boa leitura!

Boletim Paroquial - Outubro/2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Boletim Paroquial da Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, Paraná, Brasil, do mês de Outubro de 2015.

Citation preview

Page 1: Boletim Paroquial - Outubro/2015

BOLETIM MENSAL ANO 14 - NO. 155 - OUTUBRO.2015

Amados irmãos e irmãs em Cristo.Eis o mês de outubro: Mês Missionário e Mês do Rosário.Em nossa Arquidiocese de Curitiba temos o privilégio de estarmos celebrando o ANO MISSIO-

NÁRIO, que teve início no final do ano passado, mas que não tem data para terminar, pois é o desejode nossa Igreja Particular que estejamos em estado permanente de missão.

Maria permanece caminhando conosco neste mês de outubro, sobretudo quando lembramos doSanto Rosário, "escada para o céu", cuja prática devemos acentuar neste mês. Desde agosto nossaArquidiocese acolhe a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que vem emperegrinação como parte das comemorações pelo Tricentenário do encontro da imagem no Rio Para-íba do Sul, em São Paulo, que celebraremos em 2017. No dia 12, segunda-feira, teremos uma grandeconcentração aqui na igreja Catedral Basílica, com a imagem peregrina, com missas de duas em duashoras, sendo a primeira às 7h, e a última às 21h. (Confira a programação especial na página 8!)

Em tempo, ainda convidamos a todos para a Santa Missa com a imposição do Pálio Pastoral aoArcebispo Metropolitano, Dom José Antônio Peruzzo, pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil,Dom Giovanni d'Aniello, que será dia 9 de outubro, sexta-feira, às 19h. O Pálio Pastoral é um fortesímbolo do Arcebispo enquanto pastor do rebanho a ele confiado; é dia de grande festa para nossaIgreja Particular de Curitiba. Venha participar!

De Deus, rogamos a todos o penhor das graças celestiais, sempre sob a intercessão de NossaSenhora da Luz dos Pinhais.

Boa leitura!

Page 2: Boletim Paroquial - Outubro/2015

2 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Outubro.2015

Palavra do PárocoCÔN. GENIVALDO XIMENDES

DA SILVA, PÁROCO

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Expediente Paroquial○

Legião de Maria

SANTAS MISSASSegunda a Sexta

12h e 18hSábado

12h e 15hDomingos

8h30, 10h e 18h

SACRISTIASegunda a Sexta

8h30 às 12h edas14h às 17h

CONFISSÕES EATENDIMENTO

Terça a Sexta10h30 às 11h45 -

No Confessionário14h30 às 16h30Na Secretaria -

SECRETARIA ELOJA PAROQUIALSegunda a Sábado

8h30 às 17h* Nas segundas pelamanhã, as intenções

são marcadas naSecretaria Paroquial

Oração do mês de outubroSenhor, em outubro, mês das Mis-

sões, queremos realizar a nossa missãode fazer discípulos seus todos os po-vos e ouvir Nossa Senhora do Rosárioque nos convida a rezar muito, especi-almente o terço, e refletir sobre os mis-térios da nossa salvação. Com Santa Tere-sinha e os Anjos da Guarda, voltamos a ser crianças e nosconfiamos nas mãos do Pai. Com Francisco de Assis que-remos ser menores e espalhar uma mensagem de Paz e deBem. A Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e aFrei Galvão, o primeiro santo brasileiro, elevamos umaprece por nossa pátria, seu povo e seus governantes. Aoscuidados de São Lucas entregamos nosso sistema de Saú-de Publica. A Santa Edwiges e São Judas Tadeu pedimospelos mais desesperados e empobrecidos. A todos pedi-mos: rogai por nós. Amém.

Frei Anacleto Luiz Gapski,OFM

RECADINHO...do Apostolado da Oração

Queridos Paroquianos e Paroquianas.Inicio a mensagem deste mês com uma palavra

de gratidão a todas as pessoas que colaboraram coma realização e o bom êxito da Festa de Nossa Se-nhora da Luz da Luz dos Pinhais. Todos que fize-ram suas doações, em especial aos organizadoresda festa e todos os que arregaçaram suas mangas,não medindo esforços nem cansaço para que o even-to obtivesse o máximo de sucesso. Com certeza,quer na parte litúrgico-religiosa, quer na parte ma-terial (quermesse), os objetivos foram muito bemalcançados. Tenho absoluta convicção que naque-le dia Nossa Senhora ficou muito feliz ao ver seusfilhos amados e devotos prestando-lhe homenagem.Que ela retribua a todos com bênçãos e graças.

Amigos Leitores e Leitoras, iniciamos o mês deOutubro. Neste a Santa Mãe Igreja nos convida arefletir sobre algo que é intrínseco e faz parte doser e existir da Igreja: A MISSÃO. O tema da Cam-panha Missionária de 2015 é: MISSÃO É SERVIR.Com isso destacamos a essência da mensagem deJesus: Ele veio "para servir" (cf. Mc 10,45). Dianteda tentação do poder Jesus dá uma grande lição:"Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de to-dos" (Mc 10,44). Essa sabedoria é o lema da Cam-panha e nos lembra que, diante da tentação do po-der e do prestígio, a Missão do cristão é serviço,entrega e doação. E com a Campanha Missionáriasomos convidados a alargar os horizontes do nossoserviço até os confins do mundo. A reflexão para omês missionário, celebrado em toda Igreja, dá se-guimento à proposta da Campanha da Fraternida-de deste ano "Fraternidade: Igreja e Sociedade. EuVim para Servir" (Mc 10,45). O lema da Campa-nha Missionária 2015: "Quem quiser ser o primei-ro, seja o servo de todos" (Mc 10,44), está baseadona narrativa do Evangelho, onde Cristo centralizano serviço o perfil dos discípulos e missionários.Servir é uma das palavras que utilizamos na mis-são. Não existe missão, se não tiver serviço, porque

o serviço dá sentido à mis-são. O serviço é um forte ape-lo ao ser missionário porquese enxerga sempre a missão nosentido de que Jesus fala aos discípulos, vão a to-das as partes do mundo, a todas as nações levar aboa notícia (cf. Mt 28,19-20). A missão se realizano trabalho do servir aqui e também em todas aspartes do mundo.

O Mês Missionário deve motivar os cristãos, osbatizados e as igrejas particulares a pensar no tra-balho missionário em todas as partes. "É de fatouma Igreja em saída", como diz o papa Francisco,"que não olha só para si, mas vai além de si".

"Quem quiser ser o primeiro, seja o servo detodos (Mc 10,44) enfoca essa situação quando doisdiscípulos de Jesus pedem um lugar na glória doSenhor, se preocupando consigo. Jesus mostra quedeve ser o contrário. Aquele que quiser ser valori-zado seja aquele que mais serve, que não busqueglória, mas projete o outro, porque no outro estáJesus Cristo".

O serviço deste ponto de vista de Jesus é estarpreocupado com o outro, principalmente com aque-les com os quais o próprio Cristo se identifica. "Sãoaqueles referidos na narrativa de Mateus, aonde oSenhor irá se apresentar. "Tive fome e me destesde comer, tive sede e me destes de beber, estavadoente e fostes me visitar." (cf. Mt 25,35). Essa é amissão: servir e servir quem precisa mais".

Não esqueçam meus irmãos e minhas irmãs, quepor ordem do batismo recebido, cada um de vocêstambém é convocado a ser missionário, a dar teste-munho do amor e da misericórdia do Deus que nãopoupou esforços para salvar todo ser humano, cria-do a sua imagem e semelhança.

Com o desejo de o mês missionário os revigorarno serviço à evangelização, deixo-lhes meus pro-testos de estima e consideração acompanhados deminha bênção sacerdotal. Com carinho.

Mês do Santo Rosárioe das Missões

Que imensa alegria dentro do mêsmissionário falar de algo que é umdos alimentos para a missão, quenos acompanha nos momentosde alegria e nas provações, quenos livra das nossas preocupaçõese nos conforta na hora da ago-nia, levando-nos de modo maisseguro ao coração de Jesus. Semdúvida, esse alimento é o Santo Ro-sário, que vem do latim rosarium e sig-nifica "buquê, série de rosas, grinalda".Nossa Senhora revelou a muitos que todasas vezes que se rezasse uma Ave Maria écomo se desse a Ela uma linda rosa, e acada Rosário completo como se lhe desse uma coroade rosas. A rosa é a rainha das flores e, assim o Rosárioé a rainha de todas as devoções, por isso, é a mais im-portante. Ele ainda é a arma mais perfeita no combate,depois da Eucaristia. Muitas vezes não podemos rece-ber a Eucaristia diária, mas o Rosário podemos recitarcom fé e devoção, penetrando desse modo, pouco apouco, na vida de Jesus. Ele é a mais bela e a maispreciosa das orações marianas, considerada como docecadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor quenos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltosdo inferno, nosso porto seguro. Recitá-lo nada mais ésenão contemplar com Maria a beleza do rosto de Cris-to. É bom lembrar que não existe nenhum problema,por mais difícil que seja, que não possas se resolvercom a oração do Rosário. Salve Maria!

Praesidium Nossa Senhora da Luz dos PinhaisCatedral Basílica de Curitiba

Page 3: Boletim Paroquial - Outubro/2015

3 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Outubro.2015

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

EXPEDIENTE... ...do Boletim

Boletim Informativo da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos PinhaisRua Barão do Serro Azul, 31 - Centro | Curitiba - PR | 80.020-180 | (41) 3324-5136

[email protected] | facebook.com/catedralcuritiba / catedralcuritiba.wix.com/home

Presidente e Supervisor: Côn. Genivaldo Ximendes da Silva. - Editor e Revisor: Gabriel Antonio Forgati. - Digitadora: Elisa Ximendes de Oliveira Meira.Tiragem: 3 mil exemplares. Edição encerrada em: 01o de outubro de 2015. - Diagramação e Impressão: Editora Exceuni – (41) 3657-2864 | (41) 9983-3933.

Animação Litúrgica

SEGUNDA LIÇÃO:RECAPITULAÇÃO

DO PRIMEIROTESTAMENTO

Maria é uma mulher profun-damente enraizada na história doseu povo. Tem conhecimento queeste Deus que “realiza grandescoisas em seu favor” (Lc 1,49)já fez muito na história d e Isra-el. Seu cântico é uma releiturado “Cântico de Ana” (l Sm 2,1-10) e também contém elemen-tos presentes nos Salmos (porexemplo: Sl. 103/102; 146/145),ou seja, Maria é mulher embebi-da da Palavra, aprendeu da Es-critura o jeito de se relacionarcom Deus. Seu Cântico é pro-clamação do inicio da realizaçãodas promessas feitas por javé naPrimeira Aliança, que chegarão

Congregação Mariana

As 5 Lições do MAGNIFICATa termo n’Aquele que está no seuventre. Aprendemos, pois no“Magnificat” a conferir um novosentido a Primeira Aliança conti-da no Primeiro Testamento, poisde forma alguma ela é ultrapas-sada ou rejeitada, pelo contrário,no ventre de Maria ela ganha umnovo brilho e a sua plena reali-zação. De Maria, que faz do seucanto uma celebração da ação deDeus na história do seu povo,aprendemos a olhar para o pas-sado com um novo sentido, per-cebendo que o Deus que outro-ra fez, continua fazendo em fa-vor daqueles que se deixam con-duzir por sua Palavra.

TERCEIRA LIÇÃO:AÇÃO DE DEUSNA HISTÓRIA

Maria nos apresenta em seu

canto uma imagem muito con-creta de Deus. Se nos perguntás-semos: “Que Deus é este apre-sentado no Magnificat?” Certa-mente uma boa resposta – não aúnica – seria a de um Deus ati-vo, um Deus que faz, um Deusque age. Sua ação, no entanto, nãose dá num plano puramente es-piritual e distante das pessoas,mas no hoje concreto do povo,sobretudo dos mais empobreci-dos. Podemos constatar esta ati-vidade constante de Deus anali-sando a segunda parte do cânti-co (cf. Lc 1,50-54) onde há umagrande quantidade de verbos eestes sempre conjugados no pre-sente. No espaço de cinco versí-culos há dez verbos, dos quaisnove fazem referência à ação deDeus, e todos no presente: che-

ga, realiza, dispersa, derruba, ele-va, despede, socorre e lembra-se. Muito significante é o fato deestarem no presente, pois evo-cam que a ação de Deus se dáno “hoje” da vida e de formaconcreta, e da mesma forma ofato de estarem conjugados nopresente apontam para a açãode Deus no “sempre” da histó-ria, isto é, Deus age a todo mo-mento e sua ação não é sobrena-tural, mas no cotidiano do povo.Assim, temos mais uma liçãoneste hino; Deus não está longede nós, pelo contrário, está mui-to perto. O mesmo Deus doÊxodo que um dia ouviu, des-ceu e libertou o seu povo, conti-nua desde sempre a nos ouvir, achegar perto de nós e a nos am-parar. Sua ação pode ser perce-

"A música produzida na as-sembleia que se oferece comosinal é símbolo daquilo que é ce-lebrado. Mas, ao mesmo tempoque é ação ritual, a música é tam-bém um trabalho a realizar. Paracumprir plenamente sua função,essa música deve ser acessível aoconjunto dos participantes, sejaenquanto participam na sua exe-cução, seja ouvindo-a."

Este trecho compõe o quar-to ponto do documento Univer-sa Laus e coloca a importânciada escolha de cantos para a cele-

Universa Laus - Uma música para todosbração, levando em conta a par-ticipação ativa da assembleia.Cada música escolhida para orito, seja ela só instrumental oucom vocal, tem que recorrer aouso litúrgico comum ou espe-cializado. Neste sentido, umacelebração ficará plenamenteparticipativa quando os cantosforem bem escolhidos e execu-tados e pensados na participa-ção da comunidade como umgrande coro.

Jackson e [email protected]

Senhor Jesus, amado mis-sionário do Pai, a mui-tos chamaste paraestarem contigo.E a eles disseste:"Como o Pai meenviou, tambémeu vos envio."

Nós te pedimos,caminha conosco e ca-pacita-nos para servir-te nosdiversos ministérios da Igre-ja: cristãos leigos, consagrados e ordenados. Desperta nossa dispo-nibilidade para sair e anunciar, com alegria, o que vimos e ouvimose a cultivar o sentimento de pertença à tua e nossa Igreja - comu-nidade de comunidades.

Seja o nosso "sim" generoso, confiante e total, como o de Ma-ria, a Senhora da Luz. Senhor Jesus, na força do Espírito Santo,ajuda-nos a realizar com ousadia a vontade do Pai e que sejamos,sempre mais, teus discípulos missionários. Amém.

bida nos pequenos fatos da vidapessoal, da vida comunitária e davida cósmica que palpita na na-tureza, Maria nos ensina a tertodas estas ações no “hoje” dahistória e a proclamá-las com aprópria vida no “sempre” da hu-manidade. (Continua na próximaedição).

“Não está Longe de Jesus,Quem está perto de Maria” Par-ticipe da Congregação.

Congregação Mariana daCatedral Basílica de Curitiba

Oração do Ano Missionário

Page 4: Boletim Paroquial - Outubro/2015

4 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Outubro.2015

Fatos e Fotos

Equipes trabalhando na Solenidade da Padroeira 20155 a 8 de setembro

Coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe08.09.2015

Aniversário da Funcionária Elisa (Secretaria)17.09.2015

Page 5: Boletim Paroquial - Outubro/2015

5 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Outubro.2015

Aconteceu

Entre os dias 5 e 8 de setembro de 2015, realizou-se nesta CatedralBasílica a Solenidade da Padroeira 2015, Nossa Senhora da Luzdos Pinhais. As celebrações envolveram toda a comunidade e visi-tantes nos dias do Tríduo, 5 a 7, e no dia da Padroeira, 8 de setembro.Confira as fotos!. (por Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Curitiba,Associação Evangelizar É Preciso, Arautos do Evangelho e Arquivo DomAlberto José Gonçalves)

6 DE SETEMBROII DIA DO TRÍDUO PREPARATÓRIO

CELEBRANTE: DOM PERUZZO(Aniversário da Dedicação da Igreja)

7 DE SETEMBROIII DIA DO TRÍDUO PREPARATÓRIOCELEBRANTE: DOM JOSÉ MÁRIO

5 DE SETEMBROI DIA DO TRÍDUO PREPARATÓRIO

CELEBRANTE: DOM PEDRO FEDALTO

8 DE SETEMBRODIA DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS

Page 6: Boletim Paroquial - Outubro/2015

6 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Outubro.2015

1 LC 10, 1-122 MT 18, 1-5.103 LC 10, 17-244 MC 10, 2-165 LC 10, 25-376 LC 10, 38-427 LC 11, 1-48 LC 11, 5-13

9 LC 11, 15-2610 LC 11, 27-2811 MC 10, 17-3012 JO 2, 1-1113 LC 11, 37-4114 LC 11, 42-4615 LC 11, 47-5416 LC 12, 1-7

Evangelho do DiaMÊS DE OUTUBRO DE 2015

DIA EVANGELHODIA EVANGELHO DIA EVANGELHODIA EVANGELHO

17 LC 12, 8-1218 MC 10, 35-4519 LC 12, 13-2120 LC 12, 35-3821 LC 12, 39-4822 LC 12, 49-5323 LC 12, 54-5924 LC 13, 1-9

25 MC 10, 46-5226 LC 13, 10-1727 LC 13, 18-2128 LC 6, 12-1929 LC 13, 31-3530 LC 14, 1-631 LC 14, 1.7-11

Caminhar Juntos

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

"Mantenha seus pensamen-tos positivos, porque seus pen-samentos tornam-se suas pala-vras. Mantenha suas palavraspositivas, porque suas palavrastornam-se suas atitudes. Mante-nha suas atitudes, porque suasatitudes tornam-se seus hábitos".(Mahatma Gandhi)

Escolhemos a frase acimaporque temos visto todos osdias nas mídias sociais uma en-xurrada de pessoas comparti-lhando exemplos e mensagensde pensamentos e atitudes po-sitivas. Alguns por acredita-rem que as atitudes contribu-em para um mundo melhor,outros por acharem as men-sagens bonitas e, outros ain-da, s implesmente porquecompartilham tudo, sem sa-ber necessariamente o que sig-nifica. Independente dos moti-vos que levam as pessoas escre-verem ou compartilharem es-sas mensagens, não temos dú-vida de que o mundo está ca-rente de boas atitudes, não nocompartilhamento nas redes so-ciais, mas na vida cotidiana. Omundo está carente de atitudesque ajudem o próximo, apro-ximem pessoas, tragam espe-rança de dias melhores, ou seja,o mundo está carente de Deus!

Estamos lembrando sem-pre para você caro leitor que afamília que vive no amor deDeus contribui para uma soci-edade com mais harmonia emais feliz. Hoje, queremos lem-brar que nossas atitudes podemmudar nossa vida e consequen-temente ajudar a mudar a vidadaqueles que convivem conos-co. Lembrar que quando vive-mos no amor de Deus é maisfácil assumir as responsabilida-des pelas nossas atitudes e as-sim evitar quaisquer ações queprejudiquem os outros. Muitaspessoas compartilham exem-plos de atitudes positivas, masnão transformam isso em açãoe não mudam sua maneira deviver.

Para mudar nossas atitudestemos que nos comprometercom o mundo ao nosso redor,ou seja, comprometer em de-fender a verdade, a justiça e apaz. Atitudes positivas passamnecessariamente por viver dife-rente, pensar diferente, agir di-ferente, e respeitar cada pessoa

na essência de filho de Deus.Cada um tem que assumir res-ponsabilidades pelas atitudes,comportamentos e expectativasem relação ao mundo. Somen-te é possível transformar nos-sas atitudes em hábito, ou seja,vivência diária, através do exer-cício constante de pensamentospositivos e de palavras de es-perança, fé e amor. Se cultivar-mos pensamentos positivos ficamais fácil adotarmos, também,boas atitudes que transformamnossa vida e por consequênciaa sociedade.

Como pessoas inseridas navida da igreja, defendemossempre neste espaço, nas pales-tras que ministramos para jo-vens e casais, nos movimentosque participamos e até comnossos alunos universitários, queexistem valores que são apren-didos fundamentalmente na fa-mília. Nossas atitudes são fru-tos desses valores vividos e par-tilhados no ambiente familiar e,portanto, quanto mais atençãoe convívio tivermos em famí-lia, mais pensamentos positivose boas atitudes vão fazer partede nossa vida.

Até o próximo mês!Lucinete e José Augusto Hey

www.caminharjuntosmatrimonio.blogspot.com

Dizimista meu irmão, que bom tê-lo fiel ameu lado.É meu o teu horizonte, comigo acertas teuspassos…A tua mão estendida, ombros largos, sor-riso expresso no rostoOlhar brilhante, pés ligeiros no caminho!E a tua voz falando alto meu nome, mesmo no silêncio das palavras…És cristão, és outro Cristo, e quanto me alegra ver que sou pra vocêO Caminho, a Verdade e a Vida.Meu coração se inebria quando te olho e percebo:Não és dizimista por acaso, és dizimista por amor!O caminho dizimista se faz em pequenos passos:O passo da consciência, depois a motivaçãoMais um que é o compromisso, o outro o da decisãoE agora assumiste à risca esta tua oblaçãoTe entregas inteiro e fiel também partilhando o pão.Que pão perguntas humilde?!O Pão da fome do pão, o pão que alimenta a vidaO pão da ressurreiçãoo pão do verbo palavra, o pão da eucaristiao pão pra mesa que é pobre da mesa farta de pão.Eu sou o Pão da Vida e você, fiel dizimistaRecolhe em muitos cestos, sobras da multiplicaçãoQue em milagres dia-a-dia, germina em forma de pão.É importante o teu dízimo?Talvez você nem se dê conta de quão importante ele o é.Você pode pensar:… mas é tão pouco que entrego a Deus!Como poderia ser importante?Te esqueces acaso que Deus não olha a quantiaPois enxerga o coração humano?!E o nosso coração ou é generoso ou é mesquinho.Teu jeito generoso, certamente alegra o coração divinopelo compromisso, a perseverança e tua ânsia em cooperarconforme tuas posses, na obra da evangelização.

Côn. Genivaldo Ximendes da Silva, PárocoFonte: http://pastoraldodizimopgua.webnode.com.br/

Matrimônio Dízimo

Mensagem de Jesus ao Dizimista

Page 7: Boletim Paroquial - Outubro/2015

7 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Outubro.2015

8h3011h12h

14h3015h3016h30

18h16h15

20h10h

11h1514h15h15h19h

14h19h17h

19h3012h14h

16h1519h30

14h14h19h

19h30

Missa em honra de Santa EdwigesMissa em louvor ao Sagrado Coração de JesusMissa em louvor ao Sagrado Coração de JesusReunião do Apostolado da OraçãoMissa em louvor ao Sagrado Coração de JesusHora Santa do Apostolado da OraçãoMissas em louvor ao Sagrado Coração de JesusReunião dos MESCsCasamento de Rafael Tassinari Medeiros e Maria Amélia Ozorio de AlmeidaReunião da Congregação Mariana Jovens da Catedral BasílicaBatizadosTerço do Movimento das CapelinhasMissa em Ação de Graças pelo Movimento das Capelinhas na Arquidiocese de CuritibaSarau da Legião de MariaMissa de Imposição do Pálio a D. Peruzzo pelas mãos do Núncio Apostólico no BrasilDom Giovanni d'Aniello

Recesso da CatequeseHora Santa da Congregação Mariana da CatedralCasamento de Edvaldo Eduardo Gomes da Silva e Ariane Cristina Ferreira de SouzaVésperas Solenes de N. Sra. Aparecida,com exposição e benção do Santíssimo Sacramento

Curso de Formação Permanente para as Lideranças das Paróquias do Setor CentroMissa em louvor a Santa EdwigesCurso de Batismo para pais e padrinhosCurso de Formação Permanente para todas as lideranças da paróquiaCasamento de Fernando Lacerda André e Illana Caldas Gomes KüsterHora Santa do Apostolado da OraçãoEscola Arquidiocesana de Coroinhas e AcólitosCasamento de Luiz Afonso Maciel Gugelmin e Mariana Simone Werneck

Casamento de Anderson Berton e Carina M. Ono

Catedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCentro Pastoral

Catedral BasílicaIgreja da OrdemCatedral BasílicaCentro Pastoral

Catedral BasílicaSede Congreg.

Catedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCentro Pastoral

Catedral Basílica

Igreja da OrdemCatedral BasílicaCatedral Basílica

Par. GuadalupeCatedral BasílicaCentro PastoralCentro Pastoral

Catedral BasílicaIgreja da OrdemCentro Pastoral

Catedral BasílicaCatedral Basílica

Agenda do mês de outubro de 2015Programação

LOCALACONTECIMENTOHORADATA

Novena em honra de N.S. da Luz dos Pinhais - Toda quinta-feira às 15h.Oração da Manhã - Liturgia das Horas - De segunda a sexta-feira às 11h20.Reunião da Legião Maria - Toda sexta-feira às 9h30.Oficinas de Oração e Vida - Toda quarta-feira às 9h e às 14h30.Reunião das Mensageiras de Capelinhas - Toda 2ª quarta-feira do mês às 14h.

Grupo de Oração "São João Paulo II" - Toda quarta-feira às 19hCatequese - Todo sábado às 9h (adultos) e às 10h (crianças).Reunião da Ação Social - Toda terça-feira às 14h.Grupo de Jovens "Semear" - Todo sábado às 19h30.Reunião da Congregação Mariana - Todo 1º domingo de cada mês (na sede da cong.)

AGENDA FIXA

1º/Quinta

2/Sexta

3/Sábado

5/Domingo

7/Quarta

8/Quinta9/Sexta

10/Sábado

11/Domingo

13/Terça16/Sexta

17/Sábado

21/Quarta

24/Sábado

31/Sábado

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDARAINHA E PADROEIRA DO BRASIL

Confira a programação especial na página 8!12/Segunda

Page 8: Boletim Paroquial - Outubro/2015

8 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Outubro.2015

Podem os dizer que existe uma oração ingênua nossalmos. Mas normalmente, precisamos quebrar a cascapara atingir o fruto e isso exige de nós certo esforço.Para alcançar os salmistas precisamos deixar nossas re-presentações de lado, Abrir a mente e permitir que ocor-ra uma conversão em nossa forma de ver. Entrar numespírito de oração, e deixar o individualismo de lado,pois esta é uma oração comunitária.

Os salmos unem nosso presente a um passado vivo,e também ao futuro (MANNATI, 1982).

"Analisa-me ó Eterno! Perscruta o meu coração,testa-me e esquadrinha meus Pensamentos. E se viresem mim um mau caminho, guia-me ao caminho reto."(Sl 138/139,23-24)

Marival Tavares

Aprendendo sobre os Salmos

PROGRAMAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDARAINHA E PADROEIRA DO BRASIL

DOMINGO, DIA 11 DE OUTUBROHORA ATIVIDADE RESPONSÁVEIS LOCAL

17h Vésperas Solenes com benção do SS. Sacramento Equipe da Catedral Basílica Catedral Basílica18h Santa Missa Equipe da Catedral Basílica Catedral Basílica

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE OUTUBROHORA ATIVIDADE RESPONSÁVEIS LOCAL

7h Santa Missa Setores Centro e Colombo Catedral Basílica9h Santa Missa Setores Orleans e Portão Catedral Basílica11h Santa Missa Setores Mercês e Cabral Catedral Basílica13h Santa Missa Setores Santa Felicidade e Pinhais Catedral Basílica15h Santa Missa Setor Almirante Tamandaré Catedral Basílica17h Santa Missa Setores Pinheirinho e Campo Largo Catedral Basílica19h Santa Missa Setores Capão Raso, Rebouças e Boqueirão Catedral Basílica21h Santa Missa Setor Cajuru Catedral Basílica

*Nos intervalos entre uma celebração e outra, as equipes responsáveis de cada setor organizarão terçose outras devoções marianas junto à imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

VENHA PARTICIPAR!