4
SUPERAÇÃO ANO I - N 2 - VOLUME I MAIO DE 2015 PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL A Secretaria Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (SEMDPDI), apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo país e pelos municípios, completa um ano de funcionamento, consolidando projetos e abrindo novas perspectivas para os segmentos populacionais nela contemplados. Nesta edição, abordaremos as atividades da Semana de Conscientização da Luta das Pessoas Com Deficiência e os preparativos para a realização da IV Conferência Municipal das Pessoas Com Deficiência. Abordaremos, também, o sucesso do Programa Saúde Eficiente e a palestra do Dia Mundial da Síndrome de Down. No ano de 2015, Mesquita perdeu um de seus mais combativos cidadãos, o vereador Flavio Nakan. Neste número, a SEMDPDI presta uma homenagem aquele que foi seu principal idealizador e grande colaborador. Um grande abraço, WELINGTON OLIVEIRA Secretario da SEMDPDI UM ANO DE CONQUISTAS

Boletim superação

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Boletim Informativo da SEMDPDI - Mesquita RJ

Citation preview

SU

PE

RA

ÇÃ

OA

NO

I -

N 2

-

VO

LU

ME

I

MA

IO D

E 2

015

P

UB

LIC

ÃO

TR

IME

ST

RA

L A Secretaria Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (SEMDPDI), apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo país e pelos municípios, completa um ano de funcionamento, consolidando projetos e abrindo novas perspectivas para os segmentos populacionais nela contemplados.

Nesta edição, abordaremos as atividades da Semana de Conscientização da Luta das Pessoas Com Deficiência e os preparativos para a realização da IV Conferência Municipal das Pessoas Com Deficiência. Abordaremos, também, o sucesso do Programa Saúde Eficiente e a palestra do Dia Mundial da Síndrome de Down.

No ano de 2015, Mesquita perdeu um de seus mais combativos cidadãos, o vereador Flavio Nakan. Neste número, a SEMDPDI presta uma homenagem aquele que foi seu principal idealizador e grande colaborador.

Um grande abraço,

WELINGTON OLIVEIRASecretario da SEMDPDI

UM ANO DE CONQUISTAS

Dezembro de 2014 SUPERAÇÃO P.2

O LEGADO DE FLAVIO NAKAN

Em março deste ano, a cidade de Mesquita foi surpreendida pela morte de Flavio Nakandakare de Oliveira, o Nakan. Como falecimento do vereador, a Secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos perdeu um de seus mais aguerridos colaboradores. «Este projeto seria impossível sem ele. Nakan foi o idealizador da SEMDPDI. Podemos dizer que a secretaria é a consolidação de muitas de suas lutas.» observa, entristecido, o Secretário Welington Oliveira.Nakan tornou-se conhecido por suas obras artísticas e pela atuação política em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.Aos seis meses de idade, contraiu poliomielite e, em conseqüência da moléstia, perdeu de maneira definitiva, os movimentos das pernas e dos braços. No entanto, ao longo da infância e da adolescência, desenvolveu a habilidade de pintar com a boca, o que lhe permitiu criar uma vasta obra artística ao longo de sua vida.No início da década de 1990, Nakan começou a expor seus quadros profissionalmente, tendo a

oportunidade de levar sua arte para outras cidades do país. O seu talento artístico passou a ser plenamente reconhecido no mundo das artes, o qual passou a vê-lo não apenas como um artista de valor, mas como uma pessoa de uma enorme força interior, capaz de vencer todas as limitações físicas para criar as formas e cores de uma obra de singular beleza e expressividade. Com passar dos anos, Nakan passou a se concentrar cada vez mais nos problemas sociais enfrentados pelas pessoas com deficiência. Percebendo a necessidade de dar passos maiores na luta pelos direitos do segmento, decidiu ir além dos movimentos culturais para ingressar definitivamente na vida pública. No primeiro governo do prefeito Artur Messias, foi nomeado secretário de transportes. Uma das principais conquistas de Nakan à frente da secretaria, reside na criação do primeiro sinal sonoro e do primeiro piso táctil da Baixada Fluminense. No mesmo período, notabilizou-se pela implementação do primeiro ônibus adaptado para a região.Ao todo, Nakan conquistou cinco mandatos como vereador. No decurso de seus mandatos criou leis de alto impacto na sociedade como a criação do Conselho Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência, o passe-livre para os estudantes de escolas públicas, a regulamentação dos transportes alternativos e o Estatuto Municipal de Defesa dos Animais. Durante 6 anos presidiu a ASSIDEF (Associação de Integração de Deficientes), entidade da qual foi colaborador até sua morte. A fim de buscar oportunidades para as pessoas, ajudou a criar o Galpão da Cidadania, espaço comunitário que há mais de 10 anos oferece cursos, palestras, entre outras atividades. Em 2014, nasceu seu filho João. A enorme alegria trazida pela vinda do primeiro filho foi interrompida por um grave problema de saúde: Nakan enfrentou sérias complicações por conta de uma diverticulite, sendo internado durante meses. Após recuperar-se e ter alta, manteve-se colostomizado.Na madrugada do 29 de março de 2015, poucos dias depois da cirurgia para a retirada da colostomia, sofreu uma parada cardiorrespiratória, vindo a falecer aos 44 anos, na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima em Nova Iguaçu.Casado há 15 anos, deixou esposa e filho.Ao longo de sua atuação política em Mesquita, Nakan mudou a maneira como são encaradas as pessoas com deficiência. O segmento desmobilizado de outrora, hoje dá lugar a pessoas engajadas, valorizadas e conscientes de seus direitos, tratadas não com uma postura paternal, mas como cidadãos. Através de sua própria auto superação, Nakan mostrou que todas as limitações podem ser vencidas com determinação e esperança, deixando um legado inestimável para o movimento político e social das pessoas com deficiência.

Dezembro de 2014 SUPERAÇÃO P.3

9a SEMANA MUNICIPAL DE DEFESA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA

A Secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos realizou, entre os dias 27 e 30 de abril, a Semana Municipal de Conscientização da Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento apresentou o lema ‘Somos todos Iguais na Diferença’, cujo objetivo central foi sensibilizar a cidade acerca da dura realidade enfrentada pelas pessoas com deficiência. Veja abaixo, as atividades que marcaram a semana:

Dia 27A semana foi aberta oficialmente, às 10h, no auditório do Fórum Municipal. Com a presença de vereadores, secretários municipais e lideranças do segmento da pessoa com deficiência, foi apresentado o programa municipal de acessibilidade Mesquita Acessível, que procura assegurar a mobilidade urbana nas calçadas do município. Ao término da cerimônia de abertura, realizou-se uma homenagem ao vereador Flavio Nakan. À tarde, no auditório da Escola Municipal Maria Izabel, ocorreu palestra sobre tecnologia assistiva, ministrada por Bruna Simãozinho, coordenadora do Instituto Mundo Novo. Após a palestra, que contou com um número significativo de professores, houve a apresentação do ballet infantil do

Instituto Mundo Novo.

Dia 28Pela manhã, ocorreu a ação intitulada «Esta vaga não é sua nem por um minuto» na Praça de Edson Passos. Cadeiras de rodas foram colocadas nas vagas comuns de estacionamento, levando os motoristas à reflexão sobre o mau uso dos espaços reservados à pessoa com deficiência. Durante a tarde, em ação conjunta com a Guarda Civil, uma equipe da SEMDPDI visitou o comércio do Centro. O objetivo foi conscientizar os lojistas sobre a necessidade de desobstrução das calçadas, bem como, da importância da adequação do espaço físico das lojas às pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Dia 29Às 11 horas da manhã, a equipe da SEMDPDI, com o apoio da secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Pública, fiscalizou e testou os elevadores e cintos de seguranças dos ônibus que circulam na cidade. O ponto escolhido para a fiscalização foi o Hospital São José na Avenida União.(Inserir resultados)Às 14 horas, no auditório da Escola Municipal Governador Roberto Silveira em Edson Passos, a palestrante motivacional Solyana Coelho, de 16 anos, que nasceu sem os braços, não anda e hoje é estudante de Psicologia, emocionou professores e alunos com sua mensagem de

superação e otimismo.Logo após a palestra, no ginásio da escola, para a alegria dos alunos que lotaram as bancadas, se apresentaram equipes paradesportivas de handebol e rúgbi.

Dia 30Por conta de problemas alheios ao evento, a atividade recreativa que encerraria a semana, acabou sendo suspensa.

Dezembro de 2014 SUPERAÇÃO P.4

EXPEDIENTE

O Boletim SUPERAÇÃO é o informativo digital da Secretaria Municipal de Defesa das Pessoas com

Deficiência e dos Idosos de Mesquita (SEMDPDI)

Assessoria de Comunicação: Gisele Rocha

Tel: (21)26962676

Email: [email protected]

Visite nossa página no Facebook:

www.facebook.com/semdpdimesquitarj PROGRAMA SAÚDE EFICIENTE

O programa Saúde Eficiente tem proporcionado grande auxílio no tratamento de pacientes idosos ou pessoas com deficiência que apresentam um quadro grave de mobilidade reduzida. O programa funciona através de uma van adaptada, com capacidade de transporte para 4 pessoas com mobilidade parcial ou totalmente reduzida. Acompanham as viagens, além do motorista, um médico (clínico geral), uma fisioterapeuta, um auxiliar de enfermagem e uma assistente social. Desde sua criação em meados de 2014, o número atendimentos do programa continuam a crescer significativamente. Até abril de 2015, 66 pacientes haviam se cadastrado no programa. No mesmo período, ocorreram 106 visitas domiciliares, cerca de 139 exames e 80 sessões fisioterápicas. O programa também realizou 14 encaminhamentos para a obtenção de meios de locomoção. «Estamos lutando para ampliar o número de atendimentos. Esta iniciativa é uma das mais importantes da SEMDPDI.», observou o secretário Welington Oliveira.

DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN

A Secretaria de Defesa da Pessoa com Deficiência e dos Idosos de Mesquita comemorou o Dia Mundial da Síndrome de Down (20/03) com duas mulheres de peso:Cláudia Grabóis ( advogada e Coordenadora do Fórum Nacional de Educação Inclusiva) e Fernanda Honorato(Primeira Repórter com Síndrome de DOWN do Mundo), falando dos direitos da pessoa com síndrome de DOWN. No auditório, pais e professores puderam tecer comentários e esclarecer dúvidas sobre o tema com os palestrantes.

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Venha participar da IV Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Mesquita, promovida pelo COMDEF Mesquita. As inscrições acontecem do dia 22 a 26 de Junho, das 9 às 16h na Secretaria de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos, na Prefeitura de Mesquita.A conferência acontece no dia 26 de Junho das 8 às 17h no auditório da Dinâmica, localizado a Avenida Coelho da Rocha,1426 - Rocha Sobrinho, Mesquita.