13
Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição

Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição

Page 2: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição

Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai o nosso lixo"?

O Encontro da Cidadania da Rede Minha Campinas é um evento anual onde adultos e jovens se reunem para compartilhar sonhos, histórias, estratégias e ações para se construir uma cidade melhor de se viver.

No dia 07 de novembro, na UNICAMP, os adolescentes do Semente Esperança apresentaram e discutiram o tema: Pra onde vai o nosso lixo, entre grupos de dança, teatro, percussão e fotografia.Uma experiência rica, na qual puderam conhecer pessoas novas, trocar informações e debater temas importantes junto à comunidade. Os jovens foram elogiados pelo público quanto à escolha do tema! Por se tratar de um assunto polêmico, tiveram que responder muitas perguntas feitas pelos presentes na sala Torre do Castelo.

Page 3: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015- 6ª edição

Sucesso do Bazar de Natal e Café ColonialNo dia 28 de novembro foi realizado nosso tão esperado Bazar de

Natal e Café Colonial, no Country Club de Valinhos. Uma parceria com o Lions Clube de Valinhos.

Entre expositores com artigos de Natal, roupas, bijouterias, brinquedos infantis, espumantes brasileiros, decoração e artigos para casa, cerca de 600 pessoas passaram o dia comprando, encontrando amigos, ouvindo as apresentações de coral e desfrutando do nosso tradicional Café Colonial.

Muitos foram os colaboradores e voluntários que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso.

Nosso maior sentimento é o de gratidão, pois apesar de sermos de várias "tribos”, com vivências distintas, sempre que nos unimos em torno de um objetivo, somos mais fortes!  

“Que estejamos sempre unidos para fazer o bem!”

Page 4: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição

Ação Social da TAM 2015Colaboradores da TAM Viracopos, por meio de um projeto de Ação

Social, promoveram uma campanha de arrecadação de material escolar e entregaram às crianças e adolescentes do Semente Esperança.

Em uma tarde especial, vieram vários funcionários para conhecer a entidade e suas atividades.

As crianças, felizes com a visita, aguardavam no refeitório - curiosas para conhecerem um pouco o trabalho desenvolvido na empresa.

Foi um momento bastante interessante, uma vez que puderam conhecer as diferentes profissões necessárias para o fucnionamento de uma companhia aérea.

Nossas crianças agradecidas, ofereceram uma pequena lembrança de Natal, confeccionada por eles e o coral se apresentou, emocionando os presentes.

Um delecioso lanche foi oferecido e todos puderam passar um momento descontraído e alegre.

Agradecemos a todos da TAM pelo envolvimento e atenção dispensada às nossas crianças.

Page 5: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição

Em duas apresentações distintas, nos dias 22 de novembro e 02 de dezembro, crianças e adolescentes participaram no Teatro Brasil Kirin da programação cultural da FEAC.

O Festival Cultural FEAC nasceu das apresentações do Calendário Cultural, iniciativa da Fundação FEAC que desde 2012 tem como objetivo difundir e valorizar as ações e projetos artístico-culturais, implementados pelas entidades conveniadas.

As seis entidades que participaram do espetáculo “Nossa gente brasileira”, encaminharam suas propostas via edital e foram selecionadas por meio de sorteio.

O espetáculo "Nossa gente brasileira” aconteceu no dia 22 de novembro e reuniu apresentações artísticas com cerca de 200 participantes, com idades entre 6 e 60 anos.

O Semente Esperança apresentou-se com os grupos de Dança de Rua, Percussão, Ballet e Coral. Eo público aplaudiu com muito entusiamo!

  

Semente Esperança participa do Festival Cultural da FEAC

Page 6: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição

A segunda edição do festival cultural ocorreu no dia 2 de dezembro, com a apresentação do Coral Intregrado FEAC, sob regência do maestro Ivan Bueno.

Com o espetáculo "Um bom momento para cantar!”, cerca de 300 vozes de crianças e adolescentes interpretaram nove canções em uma viagem musical: Um bom momento pra cantar (Cezar Élbert); Canção das Brincadeiras (Billy Blanco); Se Gente Grande Soubesse (Billy Blanco); Arco-Iris (folclore Alagoas – Palavra Cantada) / Marinheiro Só (Caetano Veloso) / Balaio (folclore) / Samba-lelê (folclore), De Janeiro a Janeiro (Roberta Campos / Nando Reis) / É Preciso Saber Viver (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) / Gentileza (Marisa Monte), Hello Goodbye (J. Lennon/ P. McCartney); Siyahamba (Canção Sul-Africana); Mulé Rendera / Nesta Rua / Peixe Vivo / Sabiá (folclóricas); Natal Verde e Amarelo (Wilma Camargo). Todas as músicas receberam os arranjos do regente Ezequiel Santos.

A sutileza das vozes, o capricho dos arranjos e a força transformadora que a música exerce na vida das pessoas, emocionaram a todos os presentes, entre autoridades municipais, parceiros, voluntários e famílias. Houveram momentos de interação com o público, evidenciando a alegria e satisfação de todos.

Coral Integrado FEAC

Page 7: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição

Festa de Encerramento no Teatro Dom BarretoNo dia 09 de

dezembro aconteceu a festa de encerramento do ano de 2015.

Com o espetáculo “Nossa Gente Brasileira”, familiares, amigos, voluntários e colaboradores puderam apreciar o engajamento das crianças e adolescentes, apresentando coreografias de Ballet, Dança de Rua, junto aos grupos de percussão e Coral.

O tema do espetáculo foi baseado em histórias, brincadeiras e artistas brasileiros que ao longo dos anos contribuem para a formação de nosso país.

As obras de Candido Portinari serviram tanto de inspiração para discutir o tema com as crianças na Oficina Älém das Letras”-que fizeram uma releitura das obras, como para a construção do cenário, feito pela voluntária Luciana Pizzini e um grupo de adolescentes. As obras de Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos, basearam a música para as apresentações de ballet. Houve ainda, uma homenagem à Carmen Miranda que apesar de não ser brasileira encantou o mundo com sua alegria e alusões à cultura e arte brasileiras.

Page 8: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição

As apresentações de Dança de Rua e Percussão também contemplaram artistas brasileiros que encantam a juventude.

O coral, regido por Prisicla Graner, foi capaz de envolver o público presente fazendo com que todos cantassem no final do espetáculo a música Natal Verde Amarelo (Wilma Camargo)

Page 9: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015- 6ªedição

Um Livro Editado, Um Sonho Realizado!2015 foi um ano que ousamos! Buscamos concretizar um sonho

antigo do grupo- a edição modesta de um livro: idealizado, sonhado e produzido a muitas mãos.

Desde sua concepção, foi possível contar com vários parceiros que acreditaram no trabalho e nos ajudaram a concretizar a ideia!

A partir de desenhos, textos produzidos pelas crianças e suas famílias, construimos um livro tendo como tema principal a UNIÃO, por acreditarmos que todos os momentos difíceis pelos quais passamos na vida, se estamos unidos aos amigos, à família, podemos resolver os conflitos com maior facilidade.

No dia 09 de dezembro, na festa de Encerramento, no Teatro Dom Barreto, o livro foi apresentado e dsitribuído às famílias, parceiros e a todos os convidados presentes.

O livro é um orgulho para todos nós!

Page 10: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015- 6ªedição

... E Sobem as Paredes da Nova Sede!A obra iniciada em agosto, apesar do ano atípico com relação ao

volume de chuvas, começa a subir suas paredes e já é possível ver a nova sede tomar forma!

Serão necessários vários meses ainda até que esteja concluída. No entanto, é grande a satisfação de todos que visitam a obra e podem começar a entender um pouco mais a natureza de nosso sonho!

Para que o projeto possa ser concluīdo, contamos com o engajamento de muitas pessoas, que disponibilizam conhecimento, experiência profissional, realizam doações e assim, tornam-se coautores deste sonho!

Page 11: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015- 6ªedição

2015 chega ao fim!

Um ano difícil, desde seu início, pelas perspectivas econômicas e sociais.

A nós cabe apenas agradecer, pois com trabalho, dedicação e parceiros comprometidos iniciamos, prosseguimos e concluímos muitos dos sonhos idealizados.

Um ano de intenso aprendizado, no qual contamos com pessoas que acreditaram em nossa vontade de inovar e crescer e se dispuseram a nos ensinar muitas coisas.

Um ano em que fizemos nosso planejamento estratégico e por meio do qual vamos nos renovar e crescer.

Um ano em que inciamos a construção da nova sede e já podemos ver seu projeto tomar forma.

Um ano em que os eventos, apesar das dificuldades, foram importantes fontes de renda para a entidade.

Um ano em que os grupos de coral, ballet, percussão e dança de rua se aperfeiçoaram e puderam demonstrar, nos resultados das apresentações, a importância da disciplina, do empenho e da união do grupo.

Um ano em que planejamos, construimos e editamos um modesto livro, que teve o envolvimento de crianças, educadores, voluntários e famílias.

Um ano em que aprendemos a confiar uns nos outros e a buscar, todos os dias, formas de melhor conviver!

Que venha 2016 com novos desafios, contínuo aprendizado e novas conquistas!

Page 12: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Campinas, dezembro de 2015 - 6ªedição

• O Bazar permanecerá FECHADO na primeira quinzena de janeiro

• Reabrirá com muitas novidades! Aguardem!

Visitem nosso Bazar permanente

Page 13: Campinas, dezembro de 2015 - 6ª edição. Campinas, dezembro de 2015 – 6ª edição Adolescentes no 13º Encontro da Cidadania com o Projeto: "Pra onde vai

Informativo Semente Esperança – Expediente

Créditos dos textos: voluntários e colaboradores

Centro Sócioeducativo Semente Esperança

Rua Ubirama, 372, Jardim Baronesa, Campinas

Fone: 19 – 3252-2712

E-mail: [email protected]

Site: www.sementeesperanca.org.br

Como você pode colaborar? Para o dia-a-dia: Roupas, calçados, acessórios, brinquedos, livros e utensílios domésticos, novos ou usados em bom estado, e alimentos em geral.

Para o crescimento da entidade: Torne-se um sócio contribuinte e venha participar, sendo voluntário, acompanhando as reuniões da diretoria, enfim, ajudando-nos a construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.

Campinas, dezembro de 2015 - 6ªedição