12
1,00 R$: APENAS SEXTA-FEIRA , 29-03/2013 | ANO 9 | N° 860 | REGIÃO DO CAPARAÓ CÂMARA DE GUAÇUÍ APROVA REFORMA ADMINISTRATIVA O PROJETO PREVÊ A CRIAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO E FUNÇÕES DE CONFIANÇA » PREFEITA FALA SOBRE O PROJETO APROVADO SINAIS SEM FUNCIONAR EM GUAÇUÍ POLÍTICA | Pág 09 COMUNIDADES | Pág 04 POLÍTICA Pág 09 SANTA CASA INVESTE NO COMBATE À INFECÇÃO HOSPITALAR GERAL | Pág 10 IÚNACULT MOSTRA A CARA E REALIZA SEU PRIMEIRO EVENTO: O CHOQUE CULTURAL DIVULGAÇÃO O REGGAE AMBIENTAL DA BANDA ALLDEIA ESPORTES| Pág 11 Iúna e Ibatiba realizam Paixão de Cristo FOLHA DO CAPARAÓ O nosso jornal MOTORISTAS E PEDESTRES RECLAMAM DO PERIGO NO LOCAL E PREFEITURA AFIRMA » QUE ESTÁ AGUARDANDO A CHEGADA DE UMA PLACA DE CIRCUITO SERRANA FILETTI FOLHA DOIS FOLHA DOIS FOLHA DOIS MARCOS FREIRE/ARQUIVO ECOTRILHAS É ADIADO POR CAUSA DAS CHUVAS

Caparaó - 860

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Folha do Caparaó

Citation preview

Page 1: Caparaó - 860

1,00R$:APENAS

sexta-feira, 29-03/2013 | aNO 9 | N° 860 | reGiÃO DO CaParaÓ

Câmara de Guaçuí aprova reforma administrativa

o PRojEto PREvê A cRiAção dE cARgoS dE PRovimENto Em comiSSão E fuNçõES dE coNfiANçA »

prefeita fala sobre o projeto aprovado

sinais sem funcionar em Guaçuí

PolíticA | Pág 09

comuNidAdES | Pág 04

PolíticA Pág 09

santa casa investe no combate À infecção

hospitalar

gERAl | Pág 10

iúnacult mostra a cara e

realiza seu primeiro evento:

o choque cultural

divulgAção

o reGGae ambiental da banda alldeia

ESPoRtES| Pág 11

iúna e ibatiba realizam Paixão de Cristofolha

do caparaÓo nosso jornal

motoRiStAS E PEdEStRES REclAmAm do PERigo No locAl E PREfEituRA AfiRmA »quE EStá AguARdANdo A chEgAdA dE umA PlAcA dE ciRcuito

SERRANA filEtti

folhA doiS

folhA doiS

folhA doiS

mARcoS fREiRE/ARquivo

ecotrilhas é adiado por causa

das chuvas

Page 2: Caparaó - 860

SEXTA-FEIRA, » 29/03/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

Juro que tenho tentado ser mais an-tenado com as redes sociais, mas con-fesso que não consigo ficar curtindo, compartilhando e comentando por muito tempo no facebook e outras redes afins. Mas já não tenho aquela aversão do desconhecido, achando que é tudo perda de tempo, porque as redes podem ser muito úteis em muitas circunstâncias e podemos encontrar diversos assuntos interes-santes para se comentar, no meio de algumas besteiras que não merecem qualquer atenção.

E entre esses compartilhamentos de informações, encontrei um mui-to interessante, onde uma holandesa chama atenção dos brasileiros sobre sua baixa autoestima, sempre bus-cando defeitos no país e na própria população. Ela comenta, então, so-bre problemas que existem em países do primeiro mundo, na Europa e nos Estados Unidos, onde se encontram situações difíceis de saúde pública e sociais diversos. Nos Estados Unidos, por exemplo, não há previdência so-cial, Fundo de Garantia e outros be-nefícios dos trabalhadores brasileiros. Se não tiver uma previdência priva-da, só é atendido se puder pagar as despesas médicas.

Ao mesmo tempo, destacou diver-sas qualidades do povo brasileiro e do próprio Brasil, colocando que vive-mos num país maravilhoso, que tem problemas que precisam ser comba-tidos, mas, resumindo, coloca que não há necessidade para tanto pes-simismo e falta de credibilidade no futuro nacional. Algo que somente pode ser destacado por um estran-geiro, porque enxerga nosso país com olhos imparciais, sem a influência da verdadeira campanha midiática que visa colocar o Brasil como um país pequeno e sem futuro.

Sempre afirmei que não comparti-lho os discursos pessimistas, porque é muito fácil criticar, apontar erros, mas não buscar caminhos e soluções. Temos a tendência de sermos acusa-dores, apontando o dedo em riste de encontro aquilo que julgamos injusto e desonesto, mas não temos a mesma coragem para voltar o dedo em nossa direção e perguntar o que podemos fazer para mudar a realidade aponta-

da. É mais cômodo acusar e esperar para ver se alguém faz alguma coisa.

Não estou aqui afirmando que as pessoas não tenham o direito de se expressar, reclamar, denunciar. Mas é necessário que todo discurso resulte numa ação, ou senão seremos apenas vozes pregando no deserto da omis-são. Cobrar mais polícia, por exem-plo, para acabar com os problemas da insegurança pode ser um passo, mas não a solução. A questão vai muito mais além. Precisamos de educação de qualidade, com professores par-ticipativos, porque uma sociedade participativa também é essencial. O problema da insegurança é de todos, não apenas das autoridades. Um jo-vem procura a droga, porque talvez não tenha opções de lazer e trabalho, mas é mais fácil apontá-lo na rua como um desviado social, sem pro-curar saber o que o levou a entrar por esse caminho.

E assim é com todas as outras questões, como a saúde, a própria educação, cultura, etc. Aliás, fiquei orgulhoso em participar da primei-ra iniciativa cultural do Iúna Cult, com muita música, arte e poesia – e também fazer parte do grupo. Uma demonstração que a participação dos membros da sociedade pode trazer mudanças positivas para toda a po-pulação.

Pode existir quem ache que cultu-ra não enche a barriga de ninguém e nem dá voto, e por isso, não se in-teressam em fazer investimentos. E cultura não se come realmente, cul-tura se sente, para alimentar a alma, o espírito, a mente, o coração, o que você preferir alimentar. Mas é preciso acreditar, porque como fazer cultura se não acreditarmos em nós¸ brasi-leiros. Enquanto formos pessimistas e só – e tão somente – enxergarmos o que há de ruim em nossa socieda-de, continuaremos dando tiros em nossos pés, impedindo que saiamos do lugar. E cultura necessita de mo-vimento, de ideias, de vida, de fé, de esperança, imaginação e sonhos – não de pesadelos, onde só podemos enxergar horror. Precisamos de redes sociais reais e não virtuais apenas. Existem soluções, basta realizar. Va-mos sonhar!

Redes não viRtuais

MARCOS [email protected] »

O escândalo do Enem da vez é a correção das redações das provas do ano passado. O MEC, agora, é obrigado a dar vistas da redação corrigida ao prestador da prova. Então, o jornal O Globo pediu que quem tivesse tirado nota mil na redação do Enem envias-se cópia da mesma, para ex-por bons desempenhos, bons exemplos. Acontece que o jornal recebeu redações nota 1.000 com muitos erros, com erros crassos que evidenciam o fato de que aqueles textos não mereciam a nota máxima que lhe foi conferida.

As redações apresentavam erros de grafia e graves pro-blemas de concordância ver-bal, acentuação e pontua-ção. “Rasoavel”, “enchergar” e “trousse” são alguns dos muitos problemas encontra-dos. Quando questionado, o Inep justificou: “uma re-dação nota 1.000 deve ser sempre um excelente texto, mesmo que apresente alguns desvios em cada competência avaliada. A tolerância deve-se à consideração, e isto é relevante do ponto de vista pedagógico, de ser o parti-cipante do Enem, por defi-nição, um egresso do ensino médio, ainda em processo de letramento na transição para o nível superior”.

Ainda o Inep: “um texto pode apresentar eventuais erros de grafia, mas pode ser rico em sua organização sintática, revelando um ex-celente domínio das estrutu-ras da língua portuguesa”. Se faço erro de grafia e de con-cordância, como posso ter excelente domínio da língua portuguesa? Que “especialis-tas” em linguística e língua portuguesa são esses? Inep deve ser abreviação de inep-tos, pelo visto.

Quer dizer, o MEC dá nota máxima para redações com “desvios”, confirmando a má qualidade do ensino no Bra-sil, atestando, mais uma vez, a falência da nossa educação. Que gestores da educação de um país dão nota máxima para uma redação com erros crassos, erros de quem tem uma escola ruim, que não consegue ensinar os estudan-tes a escrever com correção a língua mãe? E ainda justifica a irresponsabilidade de quem corrige as redações, como se fosse uma coisa normal?

Não é normal, absoluta-mente, sucatear a educação, não qualificando e não pa-gando decentemente profes-sores, não fazendo manuten-ção de escolas, não as equi-pando minimamente. Não é normal fazer modificações no ensino que empobrecem cada vez mais a educação brasileira, como aumentar o prazo para alfabetização de nossas crianças – de sete para oito anos, como foi feito re-centemente. Ou alterar o sistema de alfabetização, que sempre funcionou tão bem, para um novo que faz com que as crianças cheguem ao terceiro, ao quarto ano, sem saberem, efetivamente, ler e escrever.

Por incompetência dos ges-tores da educação, nossos es-tudantes estão indo para as universidades cada vez me-nos preparados e saem de lá cada vez mais profissionais que não estão aptos a exercer a profissão escolhida.

E esses mesmos gestores não tem nenhum problema em confirmar isso, dizendo que é “normal” dar nota má-xima para uma redação com erros.

as Redações do enem

LUIZ CARLOS AMORIM

www.AQUIES.com.br

diRetoR GeRaL: Elias CarvalhoeditoR CHeFe: Marcos FreireeditoR de CRiação e aRte: João Paulo

RepoRtaGens: Marcos Freire e Serrana FilettidiaGRamadoR: João Paulo

depaRtamento ComeRCiaL: (29)3553-0517 / (28)9946-2062CoLaboRadoRes: MÁRCIO JOSÉ FURTADO.

dpto. JuRídiCo:dpto. ContábiL:e-mails: [email protected]

Circulação: es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto,

Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

endereço:Rua Irmãos Fernandes, Nº 52 - bairro Bela Vista. Guaçuí-ES. Cep: 29.560-000 - tel: (28)3553-0517

» eXpediente

Escritor – http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Page 3: Caparaó - 860

[email protected] »

FOLHEANDO

- Meus irmãos, tem vereador de um município da região, que faz parte da base aliada de uma prefeita, mas já está frequentando points da cidade, se apresentando como futuro candidato a prefeito de seu município, nas eleições de 2016. Isso é que vontade de chegar na frente na corrida eleitoral. Será que é influência do ano das Olimpíadas?

- Só Jesus na causa! Existe Assessoria de Comunicação da região do Caparaó – quando existe uma – que precisa aprender a se comunicar com a imprensa. Os jornais ligam para dar espaço para o prefeito ou prefeita e o pessoal que precisa cuidar dessa comunicação, simplesmente, ignora e não retorna nem as ligações. Se liga, pessoal. Como dizia o Velho Guerreiro: “quem não se comunica se trumbica”.

- Também num município da região, há secretário que deixou empresa com faturamento bem interessante, para assumir cadeira na administração municipal, sem deixar de ir trabalhar com carro bem luxuoso. Isso é que é exemplo de amor pelo município... Ou não?!

- Que Deus nos ajude, mas não queremos acreditar nisso. Parece que tem prefeita sofrendo com o machismo por parte de servidores e até mesmo de assessores. Gente que, em pleno século XXI, ainda demonstra resistência para acatar determinações de uma mulher. Mas vai ver que em casa a última palavra é sempre dele: “sim, senhora”.

- Cruz Credo! Ex-prefeito que ajudou a eleger seu sucessor agora anda pelas esquinas fazendo comentários, digamos, um tanto quanto negativos sobre a atual administração. Preocupação com o município apenas, ou ensaio para um retorno?

- Opa, opa, que Deus os ajude! Mas o secretário de um município do Caparaó Capixaba não sai de Vitória. Dizem que mora por lá. Se isso for verdade, o prefeito tem que ficar esperto, porque isso é improbidade ad-ministrativa.

- E na próxima sexta-feira, voltamos, contando mais milagres, mas sem contar quem é o santo. E você pode colaborar, se deseja abençoar alguém. Basta enviar sua sugestão para nosso email. Que nosso bom Deus abençoe a todos!

A Secretaria de Estado de Turismo está recebendo equipe de jornalistas para divulgação do potencial turístico do Estado. E os jornalistas Carla Contte e Cesar Fraga, responsáveis pela produção da matéria para revista de bordo de uma companhia aérea brasileira, visitaram até quarta-feira (27) os municípios de Do-mingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. Segundo o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, a expectativa é a de receber mais de 100 jornalistas em diferentes regiões turísticas do Estado. Logo, esperamos que não pare por aí e o Caparaó Capixaba aguarda a sua vez!

O vice-prefeito de Ibatiba, Clóvis de Freitas, vem demonstrando muita vontade de fazer por seu município, junto com o prefeito José Alcure de Oliveira. Desta forma, eles podem surpreender à frente da administração municipal. É a união das novas ideias com a experiência do administrador que esteve várias vezes na direção do município.

Depois os municípios reclamam. Mas o governo federal está com recursos so-brando para a realização do PAC2, e as prefeituras simplesmente não conseguem apresentar projetos, para que estes recursos cheguem. Segundo informações, os municípios apresentaram apenas projetos para aquisição de máquinas e equipa-mentos, sem entrar com o pedido de qualquer investimento para saneamento. E isso teria acontecido em todos os 78 municípios capixabas, inclusive na região do Caparaó, onde o saneamento básico deveria ser visto como prioridade, diante da necessidade de preservação do meio ambiente e do seu potencial turístico.

Estão abertas as inscrições para estagiários na Prefeitura de Jerônimo Mon-teiro até terça-feira (02), 17 horas. O candidato só precisa acessar a página na web www.ciee-es.org.br, ler as orientações e preencher a ficha de inscrição, conforme instruções contidas no edital, que pode ser encontrado no site da Prefeitura (www.jeronimomonteiro.es.gov.br) – Cidade em Açao/Editais e Con-cursos. O candidato deve ter 16 anos completos até a data da inscrição, residir no município e estar cursando cursando o nível superior ou técnico (já a partir do 1º período) e ensino médio (do 1º ao 2º ano). A carga horária será de 6 horas diárias, distribuídas durante a semana à combinar, totalizando 30 horas semanais e a seleção será feita por meio de prova objetiva. O estagiário receberá um bolsa auxílio.

Até domingo (30), acontece em Guaçuí uma exposição de bicicletas antigas. Ao todo, 15 bicicletas estão no salão do Hotel Minas Gerais para apreciação de hóspedes e visitantes. A exposição tem como idealizador João Bosco Figueire-do, que também coleciona objetos antigos. Quem passar pelo hotel encontrará bicicletas de mais de 100 anos. A entrada é franca!

Estarão abertas, a partir de segunda-feira, 1° de abril – e não é mentira, as inscrições para processo de seleção de candidatos para contratação de profis-sionais para os cargos de AGSAE II - Motorista de Transporte Escolar, em regime de designação temporária, para atendimento às necessidades de excepcional in-teresse público, dos Serviços de Apoio Educacional da Rede Municipal de Ensino de Ibatiba. As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de abril, no horário de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, no auditório da Escola Municipal Eunice Pereira Silveira, localizada à Rua Manoel da Silveira, nº 185, bairro Novo Horizonte, em Ibatiba.

Mais de 120 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Guiomar Soares Azevedo, localizada no distrito de São Miguel do Caparaó, em Guaçuí, participaram, na semana passada, do Projeto Educação Ambiental na Escola, realizado pela Polícia Militar Ambiental da mesma cidade, em parceria com a instituição de ensino fundamental. Na oportunidade, os alunos assistiram a palestra, com orientações sobre o Dia Mundial da Água. Esta não é a primeira vez que a Policia Ambiental faz um trabalho no local. No ano passado, os estu-dantes tiveram atividades que lembraram a importância de preservar a fauna e a flora brasileira, e também sobre o Dia do Soldado.

Possível surpresa

No aguardo

Sem saneamento

Estágio em Jerônimo

Exposição de bicicletas antigas

Vagas para motoristas

SEXTA-FEIRA, » 29/03/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ 03OPINIÃOwww.AQUIES.com.br

O SANTO

DIVULGAÇÃO

Page 4: Caparaó - 860

Serrana [email protected]

No centro da cidade, sinais com defeito prejuicam motoristas e deixam o trânsito confuso.

No Cristo, foi feita limpeza da área, corte na grama, pintura e poda de galhos das árvores.

Há mais de um mês motoristas que passam pelo centro de Guaçuí têm que conviver com o problema dos sinais luminosos da Praça João Acacinho e das Ruas Demerval Ama-ral e Joaquim Macha-do de Faria, que não estão funcionando. Pedestres e motoristas têm reclamado da si-tuação e afirmam que o trânsito está confuso e há perigo de aciden-tes.

A reportagem do jornal Folha do Ca-paraó esteve no local e se deparou com os sinais sem nenhum tipo de iluminação. Segundo o motorista, Luiz de Souza Lemos, por causa do defeito, o trânsito está confuso. “Está perigoso acon-tecer um acidente. A situação está feia e isso tem prejudicado todo

mundo que passa por aqui”, afirma.

Pessoas que andam constantemente pelo local também recla-mam. Para o comer-ciante Raphael de Matos Bastos é um ab-surdo o semáforo ficar estragado tanto tem-po. Passei por várias situações desagradá-veis ali, já quase atro-pelei um ciclista como também por pouco não fui atropelado de moto”, diz.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefei-tura, foi constatado que uma placa de comando que interliga os sinais luminosos está queima-da. A assessoria informa que uma nova placa de circuito integrado já foi comprada, mas ainda não chegou, pois não é encontrada no Espírito Santo. A Prefeitura não deu prazo para a solução do problema.

Sinais luminosos param de funcionar e prejudicam motoristas

Mutirão de limpeza chega ao Cristo Redentor

Pedestres também reclamam do Perigo Para atravessar no local e Prefeitura afirma que está aguardando a chegada de uma Placa de circuito integrado Para realizar o conserto »

GUAÇUÍ

GUAÇUÍ IRUPI

seXta-feira, 29/03/2013 regiÃo do caParaÓ04 comunidades www.aquies.com.br

O mutirão de limpeza e combate à dengue che-gou ao morro do Cristo esta semana. A campa-nha é uma iniciativa da Prefeitura de Guaçuí. Várias secretarias estão envolvidas na ação ini-ciada em fevereiro. No Cristo, ponto turístico da cidade, foi feita a limpeza da área, corte na grama, pintura e poda de galhos das árvores. A estrada de acesso ao local passa por limpeza também.

Contudo, o superin-tendente de Meio Am-biente, Leonardo Ridol-fi, destaca que a ação precisa do apoio da po-pulação e que, no Cris-to, está sendo feito um trabalho para que os vi-sitantes vejam que a ci-

dade é limpa. “Estamos recolhendo o entulho e a sujeira hoje e conver-sando com a comuni-dade para evitar novos amontoados de lixo. É importante conscienti-zar as pessoas a darem destino adequado ao lixo”, explica.

A ação nos bairros conta com o apoio da Defesa Civil e da Secre-taria Municipal de Saú-de, que está enviando seus agentes de combate a vetores para percor-rer as casas. Durante o trabalho simultâneo de limpeza e conscientiza-ção, servidores da Saúde vistoriaram casas e con-versaram com os mora-dores sobre a prevenção ao mosquito transmissor da dengue.

Atendimento jurídico gratuito Durante a última sex-

ta-feira (22), morado-res de Irupi receberam atendimento gratuito em diversas áreas jurídi-cas como cível, família, previdenciária, traba-lhista, dentre outros. O atendimento ocorreu no Pronto Atendimento Augusta Judith Tomás, por meio de uma parce-ria entre o deputado es-tadual Glauber Coelho (PR), a Defensoria Pú-blica do Estado do Espí-rito Santo e a Prefeitura Municipal. Trata-se do Programa “Defensoria na Comunidade” que, nesta edição, contou com a participação dos defensores públicos He-loana Peçanha de Paula e Thiago Alves Rodri-gues.

De acordo com Drª Heloana, os atendimen-tos se concentraram mais na área previdenci-ária, já que os produto-res rurais em idade para

aposentadoria devem recorrer à Comarca de Iúna. “Muitos têm dú-vidas e não exercem seus direitos justamente pela falta de informação e orientação. O resultado foi muito positivo neste sentido”, afirmou a de-fensora.

Junto com o atendi-mento da Defensoria Pú-blica, a Secretaria Muni-cipal de Saúde ofereceu à população aferição de pressão, medição de gli-cose, eletrocardiograma e informações diversas sobre prevenção de do-enças e epidemias. O re-sultado, de acordo com o secretário de Saúde, Aldo Lúcio Ribeiro, foi muito positivo. “A po-pulação, principalmente a mais carente, teve aces-so à informação, orien-tação e atendimento nas áreas da saúde e jurídica, primordiais para a quali-dade de vida e bem estar social”, destacou.

Serrana Filetti

DiVUlGaÇÃO

Page 5: Caparaó - 860

FOLHA DOISSERRANA FILETTI

[email protected]

Festival”. “Serão dois dias de evento com a participação de 20 bandas de rock e reggae e as pessoas que tiverem interesse em participar, poderão entrar em contato na página ‘Rock in Roots Festival’, no Facebook”, completa Garcia. O CD da banda estará sendo vendido no local.

Sábado (30), a banda se apresenta em Patrimônio da Penha, distrito de Divino de São Lourenço, no 3º Festival Holístico de Arte Cósmica, a partir das 20 horas. No dia (06) de abril, a cidade de Afonso Cláudio recebe os músicos do Caparaó para o “Rock in Roots

ApresentAções

BAndA cAntA As pAisAgens montAnhosAs do cApArAó e despertA à conscientizAção AmBientAl »

O reggae ambiental da banda alldeia

Com apenas cinco anos de carreira, A Alldeia participou de eventos importantes nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais

seXtA-FeirA, 29/03/2013 região do cApArAó 05

DIVULGAçÃO

Já imaginou uma ban-da capaz de cantar a na-tureza? Bem, esse grupo existe. Há cinco anos, surgiu na cidade de Ale-gre a Banda Alldeia. Um projeto musical voltado para o reggae, com te-mas étnicos e sócioam-bientais, em defesa da biodiversidade da Mata Atlântica, em especial, o Caparaó. A banda é formada pelos músicos: Thiago Soares, Bruno Garcia, Ricardinho, Flá-vio Souza, Rafael Rasta, Jhony Cazoni, Diego Santos e Elivelton Sil-vestre.

Com a proposta de atender todos os gos-tos, o grupo vem aper-feiçoando seu repertó-rio. “Em nossos shows, têm algumas pegadas de rock, baião, pop reggae e o tradicional reggae roots ou reggae de raiz”, explica Bruno Garcia, guitarrista e backing vo-cal. Com isso, classifica a música da banda den-tro do “Roots Rock Pop Reggae”, um estilo um pouco mais livre e que está sendo bem aceito pelos jovens de hoje.

Ainda sobre o trabalho dos músicos, Bruno con-ta que eles já participa-ram de eventos de gran-de porte e importância nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A Alldeia já dividiu palco com artistas nacionais de grande expressão e internacionais. Uma de suas participações mais importantes foi na aber-tura do 26º Festival de Alegre, oportunidade única de dividir o mes-mo espaço com cantores famosos.

Recentemente, a ban-da lançou o CD “Gaia Vive”. Segundo Bruno, a proposta foi mostrar para o público um tra-balho que chegasse ao ouvido de todos que curtem um bom reggae da natureza e conscien-te. De acordo com ele, o álbum tem mais de uma música de trabalho. “A música ‘Praias e Cacho-eiras’ foi bem aceita pelo público em geral, por-que o som é mais pop reggae e de boa letra”, afirma. Sobre as letras, o backing vocal expli-ca que foram compos-tas por Thiago (vocal) e que, apenas a música “Minha Menina”, é de autoria de Thiago e Ri-

cardinho (bateria). Já as melodias e harmonias foram elaboradas por todo o grupo.

ORIGEM DO NOME A origem do nome

Alldeia surgiu do pen-

samento de um lugar ideal para viver, lugar onde pudesse haver consciência e susten-tabilidade, com as pessoas mantendo re-lacionamentos frater-nais como irmãos, po-

dendo cultivar o amor, a paz e a esperança. Os dois “l” existentes no nome vieram da pa-lavra inglesa All, que significa todos. Para o grupo, todos sem dis-tinção podem e preci-

sam criar suas aldeias com princípios éticos e morais para que o mundo se desfaça da forma atual em que se encontra, e evolua de forma positiva e cons-ciente.

Page 6: Caparaó - 860

SERRANA [email protected]

O festival atrai muitos turistas do Brasil e estrangeiros que gostam de música e cultura

Que tal passar um feriado diferente? O distrito de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, vai sediar, no sábado (30), o III Festival Holísti-co de Arte Cósmica. A atividade aconte-ce no coreto da rua principal do lugarejo, a partir das 20 horas. A entrada é franca.

Thiago Soares é um dos organizadores do festival, que também

se tornou uma forma de reunir artistas da região e pessoas liga-das à cultura. “Essa é a terceira vez que reali-zamos o encontro em Patrimônio da Penha, e recebemos muitos turistas, inclusive es-trangeiros”, afirma.

Segundo ele, o even-to não tem caráter competitivo e sim tem o objetivo de resgatar a música primitiva do Caparaó. “Quem ti-ver interesse pode le-var instrumentos mu-sicais para participar

Patrimônio da Penha recebe III Festival Holístico de Arte Cósmica

>> SEXTA-FEIRA, 29/03/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ06 www.AQUIES.com.br

FOLHA DOIS

CAÇA PALAVRAS JOGO 7 ERROS

Palavras Para Encontrar:ABADEABALIZARABDUTORABESPINHAMENTOABORBULHAMENTOADJACENTEBACILOBAIÃOBANALIZARBARCAROLACABALÍSTICOCACETEAÇÃOCACOCATINGAECÓLOGO

No Caça Palavras a tarefa do jogador é encontrar palavras escondidas que podem estar colocadas horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. As palavras podem ser lidas: da esquerda, da direita, de cima, de baixo ou em qualquer direção diagonal.

DIVULGAÇÃO

e também tem espaço para quem gosta de poesia”, explica.

Quanto à progra-mação, este ano, ha-verá apresentação de malabares, dança e demonstração artís-tica da região. Atra-ções como Projeto Agroangola, Banda Alldeia, Flavinho do Caparaó e Banda Ter-ra sem Malles, Yca-minhabas, Cláudio Chaminé e Danças Circulares pela Paz Mundial também já estão confirmadas.

DE ACORDO COm ThIAGO SOARES, Um DOS ORGAnIzADORES, O EvEnTO é DIRECIOnADO àS PESSOAS QUE GOSTAm DE ARTE E CUlTURA »

Page 7: Caparaó - 860

>> SEXTA-FEIRA, 29/03/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ 07www.AQUIES.com.br

FOLHA DOIS

Marcos [email protected]

Henrique César Faria, Kael Kasabian e Danilo Lamas

O Choque Cultural contou com a apresentação simultânea de artes, música e poesia

GRUPO CUlTURAl DO mUnICíPIO REAlIzOU SEU PRImEIRO EvEnTO, nA SEmAnA PASSADA E vISA mOSTRAR O POTEnCIAl E A IDEnTIDADE DA CUlTURA IUnEnSE »

O ChOQUE CUlTURAl COnTOU COm A APRESEnTAçÃO SImUlTânEA »DE ARTES, múSICA E POESIA.

Marcos Freire

Marcos Freire

IúnaCult mostra a cara com o Choque Cultural

Na noite de quinta-feira passada (21), o grupo cul-tural IúnaCult, depois de algumas reuniões, realizou seu primeiro evento. O chamado Choque Cultural aconteceu no Espaço Café Lorena, em Iúna, onde foi feita a apresentação de seus objetivos e aconteceram apresentações musicais, de literatura e artes plásticas, com os artistas e poetas se apresentando de forma in-tercalada e também simul-tânea.

O evento começou com o violonista clássico iunen-se, Danilo Lamas, que apre-sentou peças musicais de di-versos autores e trabalhos de sua própria autoria. Simul-taneamente, os artistas plás-ticos Henrique César Faria e Kael Kasabian produzi-ram desenhos e pinturas, respectivamente, enquanto o poeta Gilberto Pagani de Freitas – Bill – recitou suas poesias, tendo como fundo musical o violão de Danilo Lamas.

Após a apresentação des-tes artistas, a música ficou por conta do músico Will, que tocou Música Popular Brasileira (MPB). Ele teve a parceria do jornalista Mar-cos Freire, que cantou músi-cas da MPB e também mos-trou composições próprias. O evento começou por vol-ta das 20 horas e seguiu até meia noite, com a presença de um público que chegou a ser classificado como sur-preendente, o que deixou os componentes do IúnaCult animados para organizar

novas intervenções culturais pela cidade.

O grupoO IúnaCult é um grupo

de artistas, professores, jor-nalistas e interessados em atuar na preservação e pro-moção da cultura da cidade de Iúna, e que foi formado a menos de um ano. Segundo seus membros, a motivação do grupo parte do reconhe-cimento dos talentos da arte, da pintura, do teatro, da literatura, da música, dos costumes, da história, das tradições e do folclore iunense, e o objetivo é que toda esta gama cultural seja reconhecida pela popula-ção, englobando as regiões circunvizinhas. “Estamos buscando a credibilidade e a visibilidade necessária para a instituição da nossa identidade cultural”, afirma a coordenadora Viná Garcia Silveira de Moraes, falando em nome de todo o grupo.

O IúnaCult também quer inserir Iúna nas pro-postas culturais do Estado e do País, colocando que o grupo não vê a identidade cultural como um patrimô-nio a ser preservado de for-ma imutável, “pois quem produz cultura é o povo, de forma dinâmica, onde traços se perdem e outros se adicionam, na invenção ou introdução de novos conceitos, no intercâmbio cultural e nas descobertas inovadoras”, como afirma o manifesto apresentado pelo IúnaCult.

ProjetosAlém do Choque Cul-

tural da semana passada,

o grupo tem outros pro-jetos, como a solicitação para a restauração e ade-quação da Casa da Cultu-ra de Iúna, a construção de um teatro na cidade, a reestruturação do an-tigo Sábado na Praça e a organização do IúnaCult/Nhoque Cultural, a ser realizado em um restau-rante no mês de abril, sem falar no projeto de realizar um festival cultural, o que

ainda está sendo amadu-recido. E outro objetivo é a formação de público, o que é preponderante para que as atividades se conso-lidem. Para o grupo, Iúna possue um grande poten-cial de atrações culturais e turísticas, que ainda não foram exploradas, o que é um ponto essencial para a motivação e interesse do público externo, princi-palmente.

Page 8: Caparaó - 860

Marcos [email protected]

A encenação da Paixão de Cristo já é uma tradição em Ibatiba e sempre emociona o público.

Em sua primeira montagem, a Paixão de Cristo em Iúna já chamou a atenção pela bela montagem do espetáculo.

Mantendo a tradi-ção que começou a 11 apresentações atrás, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Ibatiba, na região do Caparaó, com o apoio da comunidade católica, vai realizar a 12ª edição da Paixão, Morte e Ressurrei-ção de Jesus Cristo. A encenação que vai envolver aproxima-damente 120 pessoas, entre atores e figuran-tes, está marcada para acontecer próximo à Praça David Gomes, no centro da cidade, nesta sexta (29) e sá-bado (30), a partir das 19 horas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Gedeon

Ibatiba terá encenação da Paixão de Cristo nesta sexta e sábado

Católicos de Iúna também apresentam Paixão de Cristo

>> SEXTA-FEIRA, 29/03/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ08 www.AQUIES.com.br

FOLHA DOIS

Marcos Freire/arquivo

Marcos Freire/arquivo

MUnICíPIO vAI REAlIzAR MAIS UMA EnCEnAçÃO DA PAIXÃO DE CRISTO, COM nOvO CEnáRIO E PARTICIPAçÃO DE 120 PESSOAS, EnTRE ATORES E FIGURAnTES, COM »InOvAçõES QUE PROMETEM SURPREEnDER O PúblICO

Cunha Sobrinho, a apresentação deste ano vai trazer novida-des que irão dar ainda mais beleza ao espetá-culo. “Estamos com um novo cenário e vamos surpreender o público com um espe-táculo bonito e emo-cionante”, destaca.

A Paixão de Cristo em Ibatiba está na 12ª edição, mas apenas há três anos vem sendo encenada pelo grupo Teatro Amador de Ibatiba (TAI), forma-do por membros da comunidade, que se empenham em apre-sentar um espetáculo cada vez mais bonito para o público. Outro objetivo do grupo e da Prefeitura é manter a tradição na realização do evento, que traz muitos visitantes de municípios vizinhos e até de outros esta-

dos, que vêm assistir à apresentação.

O secretário Gede-on Sobrinho revela que o espetáculo vai ser todo gravado, para a montagem de

um projeto, que será apresentado ao Go-verno do Estado e pa-trocinadores. A ideia é buscar recursos para que o espetáculo cresça cada vez mais e

possa ser apresentado para um público ain-da maior, a partir do ano que vem, em um novo local e com no-vos cenários. “Que-remos mostrar que a

encenação da Paixão é uma demonstração de fé e espírito comu-nitário, mas também transformá-la numa atração turística”, afirma.

Nesta Sexta-Feira Santa a escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Ho-mens, localizada no município de Iúna, região do Caparaó, se transformará em pal-co para a encenação do Auto da Paixão de Cristo. A apresenta-ção terá início às 19 horas e contará com a participação de apro-ximadamente 370 pessoas, entre atores e equipe de apoio, to-dos membros da co-munidade católica.

Esta será a segunda edição do espetáculo

realizada pela Paró-quia de Iúna e recor-dará os últimos mo-mentos da vida de Je-sus e sua ressurreição, prometendo muita emoção ao público presente. Conforme explicam os organiza-dores, o Auto da Pai-xão – Edição Especial Ano da Fé – pretende contar a história da salvação da humani-dade sob a perspecti-va da experiência de fé vivida pelo apósto-lo Tomé, em confor-midade com o tempo vivido pela Igreja Ca-tólica.

Por isso, de acordo com a direção, foram incluídas duas no-vas cenas que visam levar o público a vi-venciar a experiência do apóstolo que re-conheceu Jesus como seu Senhor e seu Deus. De acordo com o texto bíblico, Tomé não acreditou quando lhe contaram que Je-sus havia reaparecido depois de morto, só acreditando quando o mesmo surgiu na sua frente, proferindo a frase: “bem aventura-dos os que não viram e creram”.

Page 9: Caparaó - 860

>> SEXTA-FEIRA, 29/03/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ 09EDITORIAwww.AQUIES.com.br

Serrana Filettie-mail: [email protected] Serrana Filetti

Por nove votos a favor e dois contra, os vereadores aprovaram o projeto.

Em uma sessão com plenário cheio, a Câma-ra Municipal de Guaçuí aprovou, na última se-gunda-feira (25), o pro-jeto de lei complemen-tar de autoria do Exe-cutivo Municipal que dispõe sobre a estrutura administrativa da Pre-feitura. O projeto cria cargos de provimento em comissão e funções de confiança, aumenta o salário dos comissio-nados e acaba com 25 vagas que existiam na estrutura antiga.

Após discussões en-tre vereadores, aplau-sos e vaias do plenário, o projeto foi aprovado por nove votos a favor e dois contra. Thayro Zini e Carlos Lomeu, ambos do PMDB, fo-ram os que votaram contra a matéria. Já os vereadores Edielson de Sousa (PSB) e Paulo Couzi Rosa – Paulinho do Vitalino (PT), re-presentantes da banca-da aliada, defenderam a mudança e alegaram que os funcionários comissionados não re-cebiam aumento desde 2005.

Segundo o vereador Edielson de Sousa, com a nova estrutura, o município está eco-nomizando 25 cargos. “Muitas pessoas rece-biam abaixo do salário mínimo nesses cargos e eles foram extintos”, explicou. De acordo

Vereadores aprovam reforma administrativa

Prefeita dá explicações sobre projeto aprovado na Câmara

EnTRE AS mEDIDAS, O PROjETO PREvê A CRIAçÃO DE CARGOS DE PROvImEnTO Em COmISSÃO E FUnçõES DE COnFIAnçA »

GUAÇUÍ

GUAÇUÍ

com o vereador, não é demagogia lutar pela melhoria do funcio-nalismo público e que era preciso acabar com os cabides de emprego que sempre existiram na Prefeitura. “Sabe-mos da dificuldade dos efetivos, mas é preciso melhorar e os efeti-vos vão assumir cargos comissionados”, disse Edielson, destacando que, hoje, sete secretá-rios do atual governo são concursados.

O segundo a defender o projeto foi o vereador Paulinho do Vitalino. Ele disse ser contra to-dos os funcionários que ganham mal. De acordo com ele, há oito anos não havia aumento de salário nesses cargos. “Minha bandeira é o trabalho. Sou servidor efetivo e tenho certe-za que vão acontecer mudanças importantes para os concursados e aposentados”, enfati-zou.

OposiçãoJá os vereadores da

oposição basearam seu discurso no momento de crise do município. Thayro Zini lembrou alguns acontecimentos. “Este ano, não tivemos carnaval, porque segun-do a prefeita, não havia dinheiro para fazer o evento, também teve o repasse da administra-ção do Pronto Socorro para a gestão da Santa Casa justificado por fal-ta de recursos do muni-cípio e agora vem com

esse projeto para nós aprovarmos?” – ques-tionou. O vereador não poupou críticas e com-pletou: “Estamos vendo parentes de vereadores, de secretários, assumin-do os cargos comissio-nados. Será que os efe-tivos também ganharão o mínimo do salário dos comissionados que é R$ 850,00?”.

Usando a tribuna, o vereador Carlos Lomeu (PMDB) disse que so-licitou ao município informações sobre a arrecadação financei-ra dos primeiros meses de 2013. “Gostaria de saber o que será feito com os efetivos que re-cebem abaixo do salário mínimo?” – perguntou, afirmando que votaria

contra o projeto, por-que não achava correta a atitude da administra-ção.

Na sessão extraordi-nária, realizada logo depois, foram votados dois projetos de auto-ria do Executivo. Um que regula concessão do adicional de insa-lubridade e periculosi-dade dos funcionários

efetivos e outro que acrescenta junto à Lei Municipal nº 1983/90 , do Estatuto dos Ser-vidores Municipais, o auxílio alimentação. Os projetos também foram aprovados. Segundo a matéria, o valor do au-xílio alimentação que é atualmente R$ 20 pas-sará a partir de maio para R$ 100.

Em entrevista a uma rá-dio de Guaçuí, a prefeita Vera Costa (PDT) falou a respeito do projeto da nova estrutura admi-nistrativa da Prefeitura. Segundo ela, não houve aumento de salário dos comissionados e sim re-manejo e economia de re-cursos. A prefeita afirmou que havia necessidade de enxugar a quantidade de servidores, porque mui-tos comissionados esta-

vam sem ter o que fazer.Ela contou que a Pre-

feitura contava com 128 funcionário que rece-biam entre R$ 416,00 e R$ 580,00 e que, com a redução desse pessoal, foi possível remanejar recur-sos, para melhorar a situ-ação de outros servidores. “E não ultrapassamos o índice que era para cargo comissionado, não houve aumento de gastos”, afir-mou.

De acordo com a pre-feita, 73 pessoas assumi-ram os cargos de comis-são. “Isso é uma econo-mia que nosso governo está fazendo, porque de 128 pessoas, reduzimos para 73”. Sobre o núme-ro de efetivos para os car-gos comissionados, Vera Costa disse a nova legis-lação determina que 25% destes cargos têm que ser ocupados por servidores efetivos. Ela enfatizou

que a intenção é valorizar o funcionário concursa-do, que pode optar pelo salário de efetivo e mais 50% do cargo comissio-nado, ou apenas o salário do cargo comissionado.

Já em relação às possí-veis mudanças que ocor-rerão no futuro para os concursados, a prefeita pediu que confiassem nela. “Falei no palanque que vamos mudar a reali-dade desses funcionários

e preciso que eles confiem em mim”, destacou. “Pre-cisamos que as pessoas nos ajudem, que paguem seu IPTU, e também te-mos que incentivar nossas crianças a pedirem que os pais exijam a nota fiscal, pois cada nota emitida é importante para o muni-cípio”, conclamou a pre-feita. “Assim, nós teremos condições de melhorar o salário dos servidores efe-tivos”, finalizou.

Page 10: Caparaó - 860

Profissionais que compõem a Comissão de Controle querem atingir o nível zero de infecção.

Diariamente, equi-pes da Santa Casa de Guaçuí combatem a infecção hospitalar no hospital, que já é qua-se zero, num trabalho cheio de detalhes, res-ponsabilidade e aten-ção. A Comissão de Controle à Infecção Hospitalar fiscaliza praticamente todos os setores do hospital para evitar doenças que podem ser contra-ídas durante o período de internação.

A coordenadora do setor Patrícia Silva destaca que o comba-te é feito por meio de busca ativa e passiva. No caso da ativa, é fei-ta a visita ao paciente diariamente em seus

leitos, para avaliar a correta realização de procedimentos. “Já na busca passiva, fazemos avaliando prontuários, após alta hospitalar ou óbito, para verificar os registros médicos, de enfermagem e exames realizados”, destaca.

O indicador do hos-pital é sempre a Co-missão de Controle à Infecção Hospitalar que emite relatórios para o Governo do Es-tado e também para o Ministério da Saúde. E os pacientes preci-sam sempre ter cui-dado com a higiene pessoal e não deixar objetos de uso íntimo expostos. Para isso, e equipe multidiscipli-

Santa Casa investe no combate a infecção hospitalar

Mudas de café e pescado são apreendidos em Iúna

Polícia Militar detém uma pessoa após corrupção ativa em Ibatiba

Homicida é preso por policiais do 14º BPM

Acidente matou ciclista em Guaçuí

A Comissão de Controle à infeCção HospitAlAr fAz A fisCAlizAção por meio de busCA AtivA e pAssivA, pArA evitAr que sejAm ContrAídAs doençAs durAnte A internAção »

GUAÇUÍ

REGIÃO

seXtA-feirA, 29/03/2013 reGião do CApArAÓ10 GerAl

seGurAnçA/resumo dA semAnA

www.Aquies.com.br

DIVULGAÇÃO

nar do hospital sem-pre faz as recomenda-ções e orientações.

A Santa Casa de Guaçuí não tem regis-tro de infecções com bactérias graves, por isso, mantém todos os procedimentos para evitar as contamina-ções. “Temos regras que sempre são se-guidas, sabemos que a permanência de um paciente no hospital acaba gerando alguns problemas e a imu-nidade da pessoa fica baixa”, afirma Patrí-cia. “Estamos traba-lhando para atingir o nível de infecção zero e estamos alcançando bons resultados”, fi-naliza.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, apreen-deu mais de 10 mil mudas de café transportadas de forma irregular. A apreen-são aconteceu na segunda-feira (25), em Iúna. A carga era proveniente de Ibatiba e seria comercializada em

Ibitirama.O engenheiro agrônomo

do Idaf, Michell Bahia Du-tra Emerick, explica que o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) é uma exigência federal para o transporte de mudas de café dentro do Espírito Santo, atestando a sani-dade da carga e evitando a introdução de doenças

nas lavoras do Estado. As mudas foram destruídas, conforme determina a le-gislação.

Na ocasião, também fo-ram apreendidos aproxi-madamente 70 quilos de peixe, transportados sem a documentação sanitá-ria oficial obrigatória, que permite verificar as condi-ções higiênico-sanitárias da

produção de alimentos de origem animal. “Os produ-tos vinham de Guarapari e seriam comercializados em várias cidades do interior do Estado, entretanto, sem o registro no Serviço de Ins-peção Oficial não há como comprovar se os alimentos estão aptos ao consumo. Por isso, a carga foi destru-ída”, explica Michell.

Um acidente entre um automóvel e uma bicicle-ta provocou a morte de Miguel Arcanjo Morei-ra de Carvalho, 51 anos, na noite de segunda-feira (25), em Guaçuí. De acor-do com informações da polícia, o ciclista chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Pronto Socorro a cidade.

O automóvel era condu-

zido por Jean de Oliveira Marques e seguia em dire-ção ao distrito de Celina. Ele contou à política que viu um caminhão vindo em sentido oposto, quan-do surgiu o ciclista no meio da pista. O motorista tentou parar, mas não con-seguiu evitar o acidente. Jean foi conduzido para a delegacia, onde foi ouvido pela autoridade policial.

Uma pessoa foi detida por policiais militares do 14° Batalhão, em Ibatiba, na terça-feira (26), por ten-tar subornar os militares com R$ 100,00, durante uma abordagem de rotina. A fato ocorreu na Avenida Sete de Setembro, locali-zada no Bairro Floresta II, quando o detido circulava na via em uma motoci-

cleta sem o uso do capa-cete, que é equipamento obrigatório. No momento da abordagem o cidadão ofereceu aos policiais mili-tares R$ 100,00 em espé-cie para que o liberassem. Nesse exato momento, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia do município.

Na noite de sábado passado (23), após re-ceber uma denuncia anônima de que um homem estava exibin-do os órgãos genitais em via pública, a Po-lícia Militar abordou um homem no centro de Ibatiba, com as ca-racterísticas passadas pela denunciante e o identificou como Gel-cino dos Santos. Ao

verificar no sistema de mandados de prisão, foi constatado que existia um mandado de prisão em aberto desde 2005, em seu nome, por homicídio e ocultação de cadáver. Ele foi conduzido até a Delegacia de Venda Nova do Imigrante e entregue à autorida-de policial onde ficou preso.

FOLHADO CAPARAÓ

O nosso jornal

Page 11: Caparaó - 860

>> SEXTA-FEIRA, 29/03/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ 11EDITORIAwww.AQUIES.com.br

MARCOS [email protected]

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

O percurso do Ecotrilha vai percorrer diversas paisagens da Serra do Caparaó

O projeto atende crianças e adolescentes e conta com equipe formada por professora e estagiários.

Chuvas forçam adiamento do Ecotrilhas

Município intensifica atividades do Campeões do Futuro

A ORGAnIzAçÃO COmUnICOU, POR mEIO DO SITE DO EvEnTO, QUE DEvIDO AS FORTES ChUvAS SObRE A REGIÃO, FOI PRECISO DECIDIR PElO ADIAmEnTO »

JERÔNIMO MONTEIRO

GUAÇUÍ

Devido às fortes chuvas que estão castigando a região do Caparaó, duran-te toda a semana, a 8ª edição do Ecotri-lhas do Caparaó foi adiada. Os organi-zadores comunicam que novas informa-ções serão passadas em breve, como a nova data para a rea-lização do evento, o que deve acontecer na semana que vem. A iniciativa visa res-guardar a segurança dos ciclistas que se inscreveram para percorrer o percur-so de 130 quilôme-tros, em dois dias de pedaladas. No entanto, o excesso de água deixou di-versos pontos in-transitáveis até para carros tracionados.

O Ecotrilhas des-te ano estava com

a largada para esta sexta (29), às 9 ho-ras da manhã, de Guaçuí, e seguiria por diversas paisa-gens da Serra do Ca-paraó, até o sábado (30), mas as chuvas insistentes deixam as condições das trilhas precárias, o que aumenta o risco de acidentes. Além disso, as chuvas também dificultam outras atividades que aconteceriam durante o percurso. Uma nova data deve ser marcada pela or-ganização.

Quem for parti-cipar, terá direito a uma camisa de bike, dois almoços, um DVD do even-to, lanche, água e isotônico durante o percurso, pulsei-ra de identificação, placa para a bicicle-ta, apoio e medalha de participação para quem chegar até o

fim. E os acompa-nhantes terão di-reito a um lugar na van que irá com os ciclistas, dois almo-ços, lanche, água e frutas, além da pul-seira de identifica-ção.

Como não é uma competição e sim um passeio, mas um motivo para o mal tempo atrapalhar, já que cada ciclis-ta irá interagir com as comunidades encontradas pelo caminho, repercu-tindo o que é espe-rado de um turismo consciente, que visa o respeito dos habi-tantes locais, além da fauna e da flora. Entre as atividades, também está pre-vista o plantio de mudas de árvores e também serão to-madas medidas para o cuidado com o próprio lixo produ-zido pelo evento.

O projeto Campeões do Futuro, da Secreta-ria do Estado de Esport (Sesport) chegou a Jerô-nimo Monteiro em 2009 e até hoje vem promo-vendo resultados positi-vos entre a população. E em 2013, conforme in-formações da Prefeitura, não será diferente. O objetivo do setor de es-portes é atender à comu-nidade, principalmente, crianças e adolescentes, dentro das duas moda-lidades existentes: futsal e handebol. E o muni-

cípio está aguardando a implantação da Ginásti-ca Rítmica.

E as atividades acon-tecem de acordo com a disponibilidade de espa-ço físico. O futsal fun-ciona às segundas, quar-tas e sextas-feiras, na parte da manhã, a partir das 7 horas, no Campo Bom de Bola, e na parte da tarde, a partir das 13 horas, no Ginásio Mu-nicipal de Esportes José Rodrigues da Fonseca (Exposição). Já o han-debol, às terças e quin-

tas, também no horário de 7 horas da manhã, na Escola Municipal Paulo Pereira Gomes (PPG), e as 14 horas, no Ginásio de Esportes (Exposição), além das sextas-feiras, na Escola Municipal Nico-lau Borges, às 7 horas e ás 14 horas. A equipe responsável é formada pela coordenadora e pro-fessora Gislaine Carrari Porto e pelos estagiários Jefferson Pimenta, Ju-liana Santoline, Larissa Espano e Vitor Rocha.

Campeões do Futuro

é um projeto Estadual que vem oferecer a práti-ca esportiva a crianças e adolescentes com idade entre 7 a 17 anos, criado em 2008 e já se encontra em todos os 78 municí-pios do Espírito Santo com diversas modali-dades esportivas. O seu objetivo é oportunizar a vivência do esporte alia-da à educação, ocupan-do o tempo ocioso dos alunos, afastando-os da criminalidade, do risco social, consumo de dro-gas e álcool.

Page 12: Caparaó - 860

SEXTA-FEIRA, 29/03/2013 REgIão do CApARAó12 www.AQUIES.com.br

A coluna desta semana abraça ao casal de amigos, de Alegre, Gilberto e Marina.

Parabéns para o casal, Pamela Rocha Spala da Silva e Eduardo Borges, que se uniram em matrimônio, no dia 2, em Guaçui.

gRAndE »REpERCUSSão

Quem ficou impressionado com a grande repercussão de sua foto na coluna da semana passada foi o meu amigo Jahuar. Ele e sua esposa Karla, depois que apareceram por aqui, receberam diversos telefonemas de cumprimentos. É isso aí, nossa coluna já nasce como uma grande e qualificada

gama de leitores.

nIvER Em »gUACUí

Quem vai aniversariar neste sábado, dia 30, é o meu amigo Luizinho Moulim. Seu níver será comemorado com familiares a amigos. Felicidades, meu bom amigo. Que Deus possa te dar saúde e muita paz.

poInT bEm »FREQUEnTAdo

Para quem gosta

de tranquilidade, um ambiente bom, com muita gente boa, cerveja gelada e um tira gosto sensacional, feito pela minha amiga Margarida, precisa visitar o antigo Bar da Lia, em Guacui, logo ali no trevo de Dores do Rio Preto. A casa está sob os cuidados do meu amigo Jose Luiz Caversan. E só ir lá conferir.

Boa páscoa a todos e até a próxima!

Na minha apresentação na edição passada, cometi um ato falho em dizer para os leitores me mandarem fotos e convites de eventos, mas não passei o email, nem meu telefone. Então, vamos passar o email para correspondência: [email protected] e meu telefone é (28)9981-9595.

Outra mudança foi no nome da coluna e quero explicar a vocês. Há 25 anos, fui dono do mais famoso bar na cidade de Iúna, bar esse inesquecível, princi-palmente, para meus contemporâneos. Por isso, com a intenção de lembrar o lendário Acontece, onde tudo acon-

tecia, nominei a coluna a partir de hoje, onde vamos tentar mostrar tudo o que acontece na Região do Caparaó.

Os meus abraços da semana vão para minha colega Andressa Alcoforado, da Rádio 90,5 FM, onde apresenta o jornal Sul Capixaba; ao nobre procurador da Prefeitura de Apiacá, Marcelo Pimen-tel; ao todo poderoso secretário de Administração de Bom Jesus do Nor-te, Edmilsom Carvalho; e para minha grande amiga do coração, Tânea Favo-reto secretaria de Finanças de Muniz Freire.

ROBE

RTO

MART

INS

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Um abraço para os amigos de Iúna, Elaine e Marcos Sonssim

No dia 18, Deus colocou no mundo, em Guaçuí, o pequenino Hércules, filho de Adriana Rocha Gomes e irmão de Samuel Rocha Gomes Costa, 10 anos, que está sob os cuidados dos tios corujas Ronado dos Santos Pimenta e Andréa Rocha Pimenta

MARCOS FREIRE

ACONTECEPor: Elias CarvalhoTel: (28)9981-9595Contato: [email protected]