16
Número de Inscrição Nome do Candidato DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. PROIBIDA A REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul Processo Seletivo Específico CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2016 Prova de Conhecimento Parte I (Espanhol) Prova de Redação Comissão Permanente de Seleção COPERSE Instruções ! ! ! ! ! ! ! ! ! Verifique se este caderno contém 30 questões da Prova de Conhecimento da Parte (questões de 01 a 30) e a Prova de Redação. Se necessário, solicite ao fiscal da sala outro caderno completo. Não serão aceitas reclamações posteriores. O tempo para a realização das duas provas e o preenchimento da folha ótica é de , a contar de seu início. Para cada uma das questões da Prova de Conhecimento, existe apenas uma alternativa correta. Ao transcrever as respostas das questões objetivas para a folha de respostas e a redação para a folha de redação, faça-o com cuidado, para não rasurar. Preencha completamente as elipses ( ) das questões objetivas. A folha de respostas das questões objetivas e a folha de redação são a prova legal exclusiva de suas respostas. Devolva-as ao fiscal da sala, sob pena de sua exclusão do Concurso. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo. Ao concluir, levante a mão e aguarde o fiscal. I 3h30min da Parte Não é permitida a anotação do gabarito. I ! ! A folha de respostas definitiva e a folha de redação terão de ser preenchidas com caneta esferográfica azul ou preta. Não será permitida a saída da sala antes de transcorrida 1 hora e 30 minutos do início da prova. O caderno de questões deverá ser entregue ao fiscal da sala ao término da prova e lhe será devolvido na saída da prova do turno da tarde.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2016 · Verifique se este caderno contém 30 questões da Prova de Conhecimento da Parte (questões de 01 a 30) e a Prova de Redação. ... manual de sobrevivência

Embed Size (px)

Citation preview

Número de InscriçãoNome do Candidato

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. PROIBIDA A REPRODUÇÃO, AINDA QUE PARCIAL, SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Processo Seletivo Específico

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

2016Prova de Conhecimento

Parte I (Espanhol)Prova de Redação

Comissão Permanente de Seleção COPERSE–

Instruções

Verifique se este caderno contém 30 questões da Prova de Conhecimento da Parte (questões de 01 a 30) e aProva de Redação. Se necessário, solicite ao fiscal da sala outro caderno completo. Não serão aceitasreclamações posteriores.

O tempo para a realização das duas provas e o preenchimento da folha ótica é de , a contar de seu início.

Para cada uma das questões da Prova de Conhecimento, existe apenas uma alternativa correta.

Ao transcrever as respostas das questões objetivas para a folha de respostas e a redação para a folha de redação,faça-o com cuidado, para não rasurar. Preencha completamente as elipses ( ) das questões objetivas.

A folha de respostas das questões objetivas e a folha de redação são a prova legal exclusiva de suas respostas.Devolva-as ao fiscal da sala, sob pena de sua exclusão do Concurso.

Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo.

Ao concluir, levante a mão e aguarde o fiscal.

I

3h30min

da Parte

Não é permitida a anotação do gabarito.

I

A folha de respostas definitiva e a folha de redação terão de ser preenchidas com caneta esferográfica azul oupreta.

Não será permitida a saída da sala antes de transcorrida 1 hora e 30 minutos do início da prova.

O caderno de questões deverá ser entregue ao fiscal da sala ao término da prova e lhe será devolvido na saída daprova do turno da tarde.

LÍNGUA PORTUGUESA

Instrução: As questões de 01 a 09 referem-se ao texto abaixo.

Para alguns, inverno é sinônimo de

doenças, preguiça, mal-estar. Para outros, a estação significa ânimo renovado, saúde, vontade de se mexer. Com a chegada do frio – que, neste ano, deu ........ caras semanas antes do início oficial do inverno –, o corpo humano passa por diversas adaptações para se adequar ........ exposição a uma temperatura muito abaixo daquela em que precisa se manter.

É neste período do ano que surge a necessidade de mais roupas, a vontade de comer mais e a maior predisposição ........ problemas respiratórios. A saúde sofre impacto direto. O inverno facilita a transmissão de vírus, e gripes e resfriados tornam-se mais comuns, especialmente, porque, em busca de calor, acabamos ficando mais em ambientes fechados.

Ainda que de maneira diferente, todas as pessoas estão sujeitas às consequências do frio, como mudanças na alimentação, imunidade e disposição. Mas o que explica o maniqueísmo com que se vê o inverno – para uns é uma bênção; para outros, um aborrecimento?

É que cada um reage de maneira diferente, ...... muitas variáveis envolvidas. Talvez a mente seja a principal mandante na hora de definir se alguém gosta ou não da estação, mas gênero, idade e composição corporal também têm papel fundamental nessa história.

Hábitos alimentares adequados, local onde se vive e metabolismo contribuem para que cada um sinta o frio de maneira diferente, diz um pesquisador em biometeorologia humana.

Preparado para entender mais sobre as consequências do frio no corpo? Então, aconchegue-se, alimente-se bem, certifique-se de que está aquecido e consulte um manual de sobrevivência para este inverno.

Adaptado de: JUSTINO, Guilherme. Zero Hora, 25 e 26 de junho de 2016, p. 6.

01. Assinale a alternativa que preenche correta-

mente as lacunas das linhas 05, 08, 13 e 28, nessa ordem. (A) às – a – a – às (B) às – há – há – as (C) as – à – a – há (D) às – há – a – as (E) as – a – à – há

02. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, conforme elas estejam ou não de acordo com o texto.

( ) O reconhecimento do inverno como

sinônimo de doenças, de preguiça e de mal-estar é unânime.

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42.

( ) O inverno, que neste ano chegou antes do previsto, trouxe viroses, gripes e resfriados e, por isso, as pessoas não gostam dessa estação.

( ) O hábito de se aconchegar, segundo o autor do texto, é o melhor meio de sobreviver ao inverno.

( ) O autor, no texto, dá dicas que vão da nutrição ao vestuário, para que seja possível sobreviver à temperatura do inverno.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V – V – F – V. (B) V – F – V – F. (C) F – F – F – V. (D) F – F – V – V. (E) F – V – F – F.

03. Considere as seguintes afirmações acerca do conteúdo do texto.

I - A pessoa que estiver bem aquecida e bem

alimentada estará totalmente livre das viroses de inverno.

II - O autor do texto expõe alternativas para que se possa enfrentar o clima de inverno, que se apresenta em uma temperatura muito abaixo daquela de que o corpo humano precisa.

III - Os posicionamentos a respeito da estação do frio são diversos, pois para alguns é um momento especial para se mexer, ter ânimo; para outros, é um total aborrecimento.

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

UFRGS – UERGS – 2016

3

04. Considere as seguintes propostas de substituição de expressões ou palavras do texto.

1 – é sinônimo de (l. 01) por significa.

2 – adaptações (l. 07) por acomodações.

3 – maniqueísmo (l. 24) por determinismo. Quais propostas indicam que a segunda palavra constitui sinônimo adequado da primeira, sem alteração de sentido, considerando o contexto em que esta ocorre?

(A) Apenas 1.

(B) Apenas 2.

(C) Apenas 3.

(D) Apenas 1 e 2.

(E) 1, 2 e 3.

05. Caso fosse retirado o acento gráfico das palavras abaixo, qual deixaria de existir no vocabulário da Língua Portuguesa?

(A) início (l. 06).

(B) respiratórios (l. 14).

(C) têm (l. 32).

(D) história (l. 33).

(E) está (l. 41).

06. Caso a expressão todas as pessoas (l. 20-21) fosse substituída por o ser humano, quantos outros vocábulos do período da linha 20 à linha 23 sofreriam alteração?

(A) Um.

(B) Dois.

(C) Três.

(D) Quatro.

(E) Cinco.

07. Considere as seguintes afirmações acerca da acentuação de alguns vocábulos do texto. I - alguém (l. 30) e também (l. 32) são

acentuados por serem oxítonos.

II - gênero (l. 31) e Hábitos (l. 34) são acentuados por serem proparoxítonos.

III - consequências (l. 39) e sobrevivência (l. 42) são acentuados por serem oxítonos.

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

08. Considere as seguintes afirmações acerca da pontuação do texto.

I - Os travessões (l. 05-06) poderiam ser

substituídos por parênteses sem qualquer prejuízo de sentido.

II - A vírgula após o vocábulo outros (l. 25) marca a ausência de um verbo.

III - A vírgula após o vocábulo diferente (l. 36) poderia ser substituída por um travessão.

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II, III.

09. Considere as afirmações abaixo, acerca de alguns verbos do texto. I - contribuem (l. 35) é transitivo indireto. II - sinta (l. 36) é verbo de ligação. III - certifique-se (l. 40-41) é transitivo direto.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

UFRGS – UERGS – 2016

4

Instrução: As questões de 10 a 15 referem-se ao texto abaixo.

10. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 01, 09 e 32, nessa ordem.

COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM MUDAR SUA DIETA

........ uma pesquisa científica, as

mudanças climáticas poderão matar mais de 500.000 pessoas em 2050. A redução da produção agrícola deverá modificar a dieta da população, porque diminuirá o consumo de alimentos nutritivos e aumentará o risco de mortes em decorrência de doenças cardíacas e câncer.

........ um novo estudo, publicado na revista “The Lancet”, a perda da produção agrícola deverá modificar a dieta da população, diminuindo o consumo de alimentos nutritivos. A análise mostra que restrições modestas da quantidade de comida disponível por pessoa poderão conduzir a mudanças no conteúdo energético e na composição dos regimes alimentares. Ademais, a pesquisa mostra, inclusive, que estas variações terão consequências importantes à saúde da população.

A pesquisa, aliás, é a primeira a avaliar o impacto do aquecimento global na dieta alimentar e no peso das pessoas. Conforme as publicações do periódico, o estudo também é pioneiro em estimar o número de mortes que essas mudanças poderão ocasionar em 2050, em 155 países. Tais modificações poderão causar cerca de 530.000 mortes em 2050. Isso é o que a estimativa feita pelos especialistas no estudo revela. É fato que inúmeras pesquisas foram centradas na segurança alimentar; poucas, ........ , tiveram como foco os efeitos mais amplos da produção agrícola em matéria de saúde.

O aquecimento global é conhecido por fenômenos meteorológicos extremos como chuvas torrenciais ou secas, com efeitos devastadores nas produções agrícolas. Para alguns pesquisadores, essas mudanças afetarão a dieta e a saúde das pessoas, uma vez que tais alterações reduzirão o consumo de frutas e de vegetais e ampliarão o de carne vermelha. Isso aumentará a incidência de doenças como o infarto e o câncer, que podem levar à morte, além de contribuir para a ocorrência de casos de obesidade.

(A) De acordo com – Segundo – todavia (B) Na medida em que – Conforme – pois (C) Conforme – Por outro lado – embora

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46.

(D) Por outro lado – Segundo – todavia (E) Todavia – Conforme – pois

11. Considere as seguintes afirmações acerca do conteúdo do texto.

I - As modificações que ocorrerão na dieta da população, segundo a pesquisa científica, estarão atreladas às mudanças climáticas.

II - A população de 2050, de acordo com a pes-quisa científica, terá restrições para ingerir alimentos nutritivos, como frutas e vegetais.

III - A produção agrícola, conforme o texto, será bastante afetada pelo aquecimento global, que será, em 2050, um dos fatores responsáveis pela mudança de peso da população.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

12. Abaixo estão listados alguns dos principais acontecimentos reportados pelo texto; numere-os corretamente, de acordo com sua ordem cronológica.

( ) O baixo consumo de frutas e de vegetais ampliará a ingestão de carne vermelha.

( ) Uma pesquisa científica revela que a mu-dança do clima aumentará o risco de mortes.

( ) As chuvas torrenciais e as secas são fenômenos meteorológicos causados pelo aquecimento global.

( ) A redução da produção agrícola modificará a dieta da população ao diminuir o consumo de alimentos nutritivos.

Assinale a alternativa que preenche correta-mente os parênteses, de cima para baixo.

(A) 4 – 2 – 1 – 3 (B) 2 – 3 – 1 – 4 (C) 4 – 1 – 3 – 2

Adaptado de: <http://veja.abril.com.br/ciencia/como-as-mudancas-climaticas-podem-mudar-sua-dieta/>. (D) 3 – 4 – 2 – 1

(E) 1 – 2 – 3 – 4 Acesso em: 14 jul. 2016.

UFRGS – UERGS – 2016

5

13. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, conforme elas estejam ou não de acordo com o texto.

( ) Estima-se que mais de 500.000 pessoas morrerão em 2050.

( ) Acredita-se que, de acordo com uma pesquisa científica, alterações climáticas modificarão hábitos alimentares da população.

( ) Sabe-se que as modificações climáticas reduzirão o consumo de carne vermelha.

( ) Verifica-se que pequenas reduções de frutas e de verduras contribuirão para a cura de doenças cardíacas e do câncer.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) V – V – F – V.

(B) V – F – V – F.

(C) F – F – F – V.

(D) F – F – V – V.

(E) V– V – F – F.

14. Considere as seguintes sugestões de substituição de nexos.

I - Substituição de Ademais (l. 18) por Além disso, sem prejuízo de sentido.

II - Substituição de aliás (l. 21) por entretanto, sem prejuízo de sentido.

III - Substituição de uma vez que (l. 40-41) por enquanto, sem prejuízo de sentido.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

15. Caso a palavra mudanças (l. 39) fosse substituída por transformação, quantos outros vocábulos sofreriam alteração para fins de concordância, no período da linha 38 à linha 43?

(A) Três.

(B) Quatro.

(C) Cinco.

(D) Seis.

(E) Sete.

UFRGS – UERGS – 2016

6

LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA 17. No bloco superior abaixo, estão listados quatro fragmentos de poemas; no inferior, os autores relacionados a esses fragmentos.

16. Leia o fragmento de texto, extraído de Sermão

de Santo Antônio, de Padre Antônio Vieira.

Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra não se deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina que lhe dão, a não querer receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo servem a seus apetites. Não é tudo isso verdade? Ainda mal.

VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão de Santo Antônio.

Considere as seguintes afirmações acerca do fragmento do texto. I - A corrupção na terra, para o autor, ocorre

porque o discurso dos pregadores está em total acordo com sua prática, ou seja, o modo como os pregadores agem reflete o conteúdo de sua pregação.

II - O sal não salga porque, segundo o autor, os pregadores não pregam a verdadeira doutrina, uma vez que fazem algo diferente do que pregam.

III - Os fiéis, para o autor, não seguem a doutrina porque, diante da ineficiência dos pregadores, tentam fundar sua própria doutrina cristã.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

Associe corretamente o bloco inferior ao superior.

( ) Toda a minha experiência, o meu estudo, sou eu mesma que, em solidão paciente, recolho do que em mim observo e escuto muda lição, que ninguém mais entende.

( ) Pequei, Senhor, mas não porque hei [pecado, de vossa alta clemência me despido; porque quanto mais tenho delinquido, vos tenho a perdoar mais empenhado. ( ) Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade Tanto horror perante os céus?! ( ) Ora (direis) ouvir estrelas! Certo, Perdeste o senso!" E eu vos direi, no [entanto, Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto E abro as janelas, pálido de espanto...

1 – Castro Alves

2 – Cecília Meireles

3 – Gregório de Matos Guerra

4 – Olavo Bilac

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 4 – 3 – 1 – 2.

(B) 2 – 3 – 4 – 1.

(C) 2 – 4 – 1 – 3.

(D) 2 – 3 – 1 – 4.

(E) 4 – 2 – 1 – 3.

UFRGS – UERGS – 2016

7

18. Leia o fragmento de texto, extraído de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e, conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Considere as seguintes afirmações acerca do fragmento do texto.

I - Identifica-se uma das principais características de Machado de Assis: o pessimismo, camuflado em simulada conformidade, pleno de ironia.

II - Percebe-se o estilo marcante da linguagem machadiana: frases complexas e linguagem altamente rebuscada, inspirada na dos sermões de Pe. Antônio Vieira.

III - Nota-se claramente uma característica recorrente dos narradores machadianos: a conversa com o leitor, cujo principal interlocutor é Quincas Borba.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

19. No bloco superior abaixo, estão listados os títulos de alguns dos principais romances da literatura brasileira; no inferior, nomes das personagens representantes dos romances.

Associe corretamente o bloco inferior ao superior. 1 – Dom Casmurro 2 – O Continente 3 – O Cortiço 4 – Senhora 5 – Terras do Sem Fim

( ) Ana Terra ( ) Aurélia Camargo ( ) Capitolina Pádua ( ) Ester Silveira ( ) Rita Baiana

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 2 – 4 – 1 – 5 – 3. (B) 1 – 2 – 3 – 4 – 5. (C) 2 – 4 – 5 – 1 – 3. (D) 1 – 3 – 5 – 2 – 4. (E) 2 – 5 – 4 – 1 – 3.

UFRGS – UERGS – 2016

8

20. Leia o fragmento de texto, extraído de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Pisou com firmeza no chão gretado, puxou a faca de ponta, esgaravatou as unhas sujas. Tirou do aió um pedaço de fumo, picou-o, fez um cigarro com palha de milho, acendeu-o ao binga, pôs-se a fumar regalado. – Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta. Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha olhos azuis, a barba e o cabelo ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhido na presença dos brancos e julgava-se cabra. Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando: – Você é um bicho, Fabiano. Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades. Chegara naquela situação medonha – e ali estava, forte, até gordo, fumando o seu cigarro de palha. – Um bicho, Fabiano. [...]Baleia queria dormir. Acordaria feliz num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas.

Considere as seguintes afirmações acerca do fragmento do texto.

I - Fabiano é o símbolo da personagem miserável, reduzida às mínimas condições de sobrevivência, vítima da seca e das desigualdades sociais.

II - Fabiano, graças às injustiças sociais, à miséria e à seca, comporta-se como se fosse um animal irracional, um bicho; a cachorra Baleia, em um polo oposto, apresenta características humanas.

III - O narrador, em terceira pessoa, é onisciente, isto é, tem o controle absoluto sobre o enredo e sobre as ações – desejos, emoções e pensamentos – das personagens.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

UFRGS – UERGS – 2016

9

22. Leia o poema Canção do Dia de Sempre, de Mario Quintana.

21. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o enredo das obras inseridas no Romance de 30 do Rio Grande do Sul.

( ) O Continente, O Retrato e O Arquipélago, configuram-se como importante trilogia histórica de Erico Verissimo, centrada nas sucessivas gerações de duas famílias: os Terra e os Cambará. O autor apresenta um vasto painel da formação histórica rio-grandense.

( ) O Ratos, de Dyonélio Machado, aborda a angustiante trajetória de um modesto funcionário público que, durante 24 horas, luta para conseguir dinheiro para pagar a conta do leiteiro.

( ) Sem Rumo, Porteira Fechada, Estrada Nova, de Cyro Martins formam um conjunto de romances intitulado “trilogia do gaúcho a pé”. Nessas obras, o autor aborda o processo de expulsão dos trabalhadores do campo, tendo em vista a modernização capitalista das estâncias.

( ) Incidente em Antares, de Josué Guimarães, narra a saga de uma famíla alemã que vive em condições miseráveis e aceita uma proposta misteriosa, transferindo-se de São Paulo para o Rio Grande do Sul.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – V.

(B) F – F – V – F.

(C) V – V – V – F.

(D) F – V – V – F.

(E) V – F – F – V.

Tão bom viver dia a dia... A vida assim, jamais cansa... Viver tão só de momentos Como estas nuvens no céu... E só ganhar, toda a vida, Inexperiência... esperança... E a rosa louca dos ventos Presa à copa do chapéu. Nunca dês um nome a um rio: Sempre é outro rio a passar. Nada jamais continua, Tudo vai recomeçar! E sem nenhuma lembrança Das outras vezes perdidas, Atiro a rosa do sonho Nas tuas mãos distraídas...

Considere as seguintes afirmações acerca do poema.

I - A angústia e o pessimismo existenciais, tão característicos da lírica de Quintana, estão presentes nos versos do poema.

II - Os versos do poema representam uma posição do autor acerca do texto literário: a literatura é o principal instrumento para a manifestação de emoções contraditórias.

III - O verso “Sempre é outro rio a passar” evoca a brevidade da vida, ou seja, o caráter fugaz da existência humana.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

UFRGS – UERGS – 2016

10

23. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

No romance A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, a autora criou um narrador fictício, cujo nome é ......, que relata a vida da jovem ......, ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota, uma ...... que vive desajustada no Rio de Janeiro.

(A) Rodrigo S.M. – Glória – imigrante nordestina. (B) Raimundo – Olímpia – imigrante gaúcha. (C) Raimundo – Macabéa – imigrante gaúcha. (D) Raimundo – Glória – imigrante gaúcha. (E) Rodrigo S.M. – Macabéa – imigrante nordestina.

ESPANHOL Instrução: As questões 24 a 30 referem-se ao

texto abaixo.

Los océanos del mundo se están quedando sin peces. Y, por lo tanto, corre riesgo una importante fuente de alimentación de la población mundial, incluyendo América Latina.

En las últimas cuatro décadas, las poblaciones de vertebrados marinos se redujeron en un 49%. Y en el mismo lapso de tiempo, entre 1970 y 2012, los escómbridos -la familia de peces que incluye al atún, la caballa y el bonito- sufrieron un colapso aún más drástico: sus poblaciones se redujeron en un 74%.

Esta es la conclusión de un informe del Fondo Mundial para la Naturaleza (WWF, por su sigla en inglés) y la Sociedad Zoológica de Londres, que advierte que las especies que están desapareciendo son críticas para la seguridad alimentaria de la población.

Muchas de estas especies -como el atún azul, también llamado atún rojo, o el bonito del norte-, que se pueden encontrar en latas o en el menú de restaurantes, son cada vez más escasas.

Las razones de esta pronunciada caída son variadas. La principal es la sobrepesca. "La actividad humana ha dañado severamente los océanos atrapando peces más rápido de lo que estos pueden reproducirse, a la par que destruyendo los hábitats en los que se crían", aseguró Marco Lambertini, director de WWF Internacional.

Aunque la pesca excesiva es un fenómeno global, es más acentuada en el Pacífico ya que las flotas de pesqueros de China, Japón y Corea están entre las más grandes del mundo y tienen una mayor capacidad de pesca.

Otras causas son la contaminación -la presencia de miles de millones de diminutos trozos de plástico que acaban en el sistema digestivo de peces y otros animales marinos-,

la pérdida de hábitats clave como los manglares costeros, donde desovan muchas especies de peces, y el cambio climático, que está provocando la acidificación de los océanos por la absorción de dióxido de carbono de la atmósfera.

Respecto a América Latina, Roberto Troya, director de WWF para la región, destacó el efecto negativo sobre tres especies de peces en particular. "Se está haciendo una presión sin precedentes sobre nuestros mares en Latinoamérica. Extraemos de ellos más atunes, jureles y sardinas de lo que es sostenible, afectamos complejos ecosistemas y paisajes marinos como nuestros manglares y corales, y contaminamos sus aguas", aseguró el experto.

Aunque el panorama luce sombrío, WWF enfatiza que hay vías para remediar esta situación. "Hay elecciones que podemos hacer. Pero es una cuestión urgente", señala Heaps.

La sobrepesca se puede evitar con una mejor gobernanza, dice Heaps, quien pone como ejemplo en este sentido la recuperación de las poblaciones de bacalao del Mar del Norte.

Los gobiernos también podrían adoptar las metas de desarrollo sostenible planteadas por Naciones Unidas, y la gente podría consumir solamente pescado que está certificado como producto de pesca sostenible, añade Heaps.

En cuanto a Latinoamérica, Troya considera que hace falta "asumir nuestra responsabilidad por acciones pasadas, ampliar la protección de zonas marinas y manejar a futuro nuestros recursos marinos bajo un enfoque de ecosistemas".

Adaptado de: <http://elcomercio.pe/ciencias/biologia/peces-

mas-comunes-estan-desparecie

24. De a

40.41.42.43.44.45.46.47.48.49.50.51.52.53.54.55.56.57.58.59.60.61.62.63.64.65.66.67.68.69.70.71.72.73.74.75.76.77.78.

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39.

ndo-oceanos-noticia-1841708>. Acesso em: 18 jun. 2016.

cordo com o texto, é possível afirmar que

UFRGS – UERGS – 2016

11

(A) a pesca ilegal afeta a venda de peixes

(B) e peixes nos oceanos é uma

(C) menos

(D) ação de

(E) propostas para

25. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as

enlatados.

a redução dameaça à segurança alimentar.

os peixes se reproduzem comintensidade no Oceano Pacífico.

a pesca auxilia na conservecossistemas marinhos.

os governos não têm aumentar a produção de peixes nos mares.

afirmações abaixo, de acordo com o texto.

( ) A pesca indiscriminada é a principal causa

( ) m a

( ) prejudiciais à desova de

( ) aquecem os

A sequência correta de preenchimento dos

26. Considere as seguintes afirmações sobre o

da redução dos peixes nos oceanos.

Os plásticos jogados nos mares afetafauna marítima.

Os mangues sãomuitas espécies de peixes.

As mudanças climáticas mares, mas preservam os animais marinhos.

parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – F – V – V. (B) V – V – V – F. (C) V – F – F – V. (D) V – V – F – F. (E) F – V – F – V.

sentido de palavras no texto.

I - A expressão por lo tanto (l. 02) poderia

II - to, o

III - ) tem, no

uais estão corretas?

) Apenas I.

.

ser substituída, sem alteração do sentido contextual, por por consiguiente.

A palavra aún (l. 10) tem, no texmesmo sentido que todavía.

A expressão a la par (l. 28texto, o mesmo sentido que a la vez.

Q (A(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II(E) I, II e III.

27. As palavras informe (l. 13) e atrapar, que é base para a derivação atrapando (l. 27), significam em português

(A) relatório e recolher.

(B) informativo e conseguir.

(C) relatório e capturar.

(D) informativo e capturar.

(E) relatório e conseguir.

28. Considere as afirmações abaixo.

I - A palavra estos (l. 28) refere-se a peces (l. 27).

II - A palavra ellos (l. 52) refere-se a paisajes marinos (l. 55).

III - A palavra sus (l. 56) refere-se a corales (l. 56).

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

29. Das formas abaixo, extraídas do texto, a que está no mesmo modo e tempo verbal que a forma luce (l. 58) é

(A) redujeron (l. 07).

(B) incluye (l. 09).

(C) ha dañado (l. 26).

(D) destacó (l. 48).

(E) podrían (l. 68).

30. A expressão Pero (l. 61) expressa ideia de

(A) causa.

(B) consequência.

(C) simultaneidade.

(D) possibilidade.

(E) oposição.

UFRGS – UERGS - 2016

12

PROVA DE REDAÇÃO

Analise o quadro abaixo:

Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=mudan%C3%A7as+clim%C3%A1ticas+no+brasil+e+seus+impactos&espv>.

Acesso em: 16 jul. 2016. Considerando o quadro acima, sua redação tratará sobre o seguinte tema.

Como é possível conter as drásticas consequências das mudanças climáticas?

Instrução:

1 - Redija um texto de caráter dissertativo.

2 - Crie um título para o seu texto.

3 - Escreva uma redação com extensão mínima de 25 e máxima de 40 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

4 - Cópias ou paráfrases do texto serão penalizadas na avaliação.

5 - Utilize lápis apenas no rascunho; ao passar sua redação para a folha definitiva, faça-o com letra legível e utilize caneta.

UFRGS – UERGS – 2016

13

UFRGS – UERGS - 2016

14

UFRGS – UERGS – 2016

15