11

Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

  • Upload
    others

  • View
    17

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema
Page 2: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

2

Instalação doComplemento OpenLayers

1.1. Primeiros Passos

O OpenLayers é um plugin ou complemento que permite adicionar diversas bases de mapas nos projetos do QGIS. Até a criação deste documento, este plugin não pode ser considerado como um recurso do programa QGIS e por isso deve ser instalado. O OpenLayers não carrega o Google Earth, por exemplo, mas permite visualizar algumas imagems fornecidas pelo Google.

1.2. Instalação do OpenLayers

Siga os passos abaixo para instalar o complemento OpenLayers no QGIS. Estes passos podem ser executados em qualquer versão.

• Com o QGIS aberto, clique no menu Complementos - Gerenciar e Instalar Complementos (1);• Na categoria Tudo, digite openlayers no campo Buscar para localizar o plugin (2);• Selecione o complemento OpenLayers na lista dos objetos localizados (3);• Clique no botão Instalar Complemento e aguarde o processo de instalação (4).

Figura 1. Procedimento para instalação do complemento OpenLayers.

Após a instalação, feche a janela Complementos. O plugin não funciona no projeto sem dados, ou seja, você precisa carregar um arquivo shapefile da sua área de interesse para visualizar as imagens do recurso OpenLayers.

Observação 1: em ambientes corporativos, a instalação de complementos para o QGIS pode ser impedida pelo servidor da rede. Neste caso específico, você deve entrar em contato com o serviço de suporte da empresa para configurar o proxy, um recurso controlado para acesso à internet. Com a rede bloqueada, as opções para instalação de plugin serão desabilitadas.

Observação 2: O OpenLayers não faz parte do QGIS, ou seja, trata-se de um plugin ou complemento de terceiros que fazem a atualização da ferramenta após o lançamento de uma nova versão do QGIS. Por esta razão, este complemento precisa ser atualizado manualmente e a versão que está em uso pode apresentar erros em novas instalações do QGIS.

Page 3: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

3

1.3. Acesso ao Plugin OpenLayers

Para visualizar imagens de satélite do Google Earth, Bing Maps e OpenStreetMap no QGIS, você deve clicar no menu Web. Como exemplo, vamos adicionar uma base de camadas do Google Earth através do menu Web - OpenLayers Plugin - Google Maps - Google Satellite. Essas bases de mapas não são atualizadas com ocorre com o Google Earth e sua utilização como plano de fundo é útil para ilustrar diversos mapas temáticos.

Figura 2. Procedimento para acesso ao recurso OpenLayers.

1.4. Visualização da Imagem de Satélite

Uma camada de imagens do Google Earth será adicionada à sua lista de camadas. Embora eficiente, o plugin não informa a data das imagens. Por isso, para trabalhos de mapeamento cuja demanda inclui um posicionamento com precisão, a sugestão é comprar imagens de alta resolução. Para ilustração de mapas em trabalhos acadêmicos, este recurso pode ser fundamental.

Figura 3. Imagem de satélite do Google Earth adicionada ao projeto do QGIS.

Nas páginas seguintes, vamos conhecer a fundo alguns recursos do plugin OpenLayers.

Page 4: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

4

Conhecendo oComplemento OpenLayers

2.1. O Sistema de Coordenadas do Plugin OpenLayers

As imagens do complemento OpenLayers são referenciadas no sistema WGS 1984 Pseudo Mercator (EPSG:3857). Independente do Sistema de Coordenadas definido pelo usuário ao adicionar um dado no QGIS, toda vez que o complemento OpenLayers for ativado, o Sistema de Coordenadas do projeto do QGIS vai adotar o sistema WGS 1984 Pseudo Mercator. Embora o plugin seja eficiente para disponibilizar uma cobertura global de imagens, o sistema EPSG:3857 não pode ser utilizado para fins de edição, vetorização, cálculo de comprimento, cálculo de área, etc.

SISTEMA DE COORDENADAS DO OPENLAYERS

SISTEMA DATUM CÓDIGO EPSG

Sistema de Coordenadas Planas WGS 1984 Pseudo Mercator 3857

Conforme foi dito, o OpenLayers trabalha com um sistema global. Para trabalhos de elaboração de mapas, devemos utilizar o Sistema de Coordenadas Planas da nossa região, o mesmo sistema que que estamos acostumados a trabalhar em todos os projetos (Sistema de Coordenadas Planas, Projeção UTM, Datum SIRGAS 2000 e a Zona ou Fuso de acordo com a área específica).

A camada de imagem modifica o sistema padrão do projeto e as coordenadas negativas serão exibidas. O Código EPSG que indica a troca do sistema do projeto pelo recurso OpenLayers pode ser visualizado no canto inferior direito da janela do QGIS:

Figura 4. Troca de sistemas no QGIS. O sistema da camada vetorial foi trocado pelo sistema do OpenLayers.

2.2. Problemas do Complemento OpenLayers

Problema Número 1: A grade de coordenadas do mapa. Se o usuário insistir em utilizar as imagens do OpenLayers referenciadas no sistema EPSG:3857, durante a criação do mapa, o Compositor de Impressão deve exibir a grade de coordenadas com sinal negativo:

Figura 5. Compositor de Impressão do QGIS. A grade de coordenadas do sistem EPSG:3857 apresenta coordenadas negativas.

Page 5: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

5

A presença de uma grade de coordenadas negativas é um sinal de que o projeto do QGIS está associado à projeção WGS 1984 Pseudo Mercator (EPSG:3857). Para evitar este erro, devemos trocar o sistema do projeto para um dos sistemas que são utilizados no Brasil.

Problema Número 2: O deslocamento. Sem dúvida, este é um das questões recordistas de reclamações por parte dos usuários do QGIS (apesar de ser um problema do plugin e não do aplicativo SIG). Ao adicionar uma camada de fundo para ilustrar dados vetoriais, tudo aparenta estar bem no Compositor de Impressão do programa:

Figura 6. Compositor de Impressão do QGIS. A grade de apresenta coordenadas negativas.

Porém, ao gerar o PDF, um tremendo deslocamento pode ser observado entre o vetor e a imagem:

Figura 7. QGIS 2.8. Opção para criação de uma nova camada vetorial.

O deslocamento é uma questão conhecida pelos desenvolvedores do OpenLayers e infelizmente não há uma previsão para correção desse erro. Nos tópicos seguintes, vamos fazer uso de soluções alternativas para contornar este problema.

Page 6: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

6

Solucionando Problemas do Complemento OpenLayers

3.1. Captura do Mapa como Imagem

Para elimitar os problemas de deslocamento do OpenLayers, podemos salvar a tela como imagem e importar esse raster para o QGIS. A ideia é utilizar a captura da imagem de satélite no lugar da imagem exibida pelo plugin. Para fazer isso, siga as instruções abaixo:

1. Faça um enquadramento da área através de uma escala fixa;2. Desligue todas as camadas vetoriais do seu projeto. No menu Projeto, clique na opção Salvar como Imagem;3. Selecione o formato TIF e clique no botão Salvar.

Figura 8. QGIS 2.8. Procedimentos para capturar a tela como imagem.

Se a sua área é representada através de uma escala grande (1:10.000, 1.5.000, 1:1.000, etc.), você pode fixar a captura da tela nessas escalas e gerar vários prints como IMG01, IMG02, IMG03... Até cobrir totalmente a sua área de interesse. Os polígonos precisam ser desligados para que não sejam gravados nas imagens capturadas. Após realizar o download de uma sequência de imagens, é preciso fixar a projeção para o Código EPSG:3857.

3.2. Fixar o Sistema de Coordenadas nas Imagens Capturadas

Para gravar permanentemente o sistema EPSG:3857 nas imagens capturadas, clique no menu Raster - Projeções - Deformar (Reprojeção).

Figura 9. Algoritmo para Reprojeção de imagens no QGIS. O programa deve ser usado para fixar o sistema 3857 nas imagens capturadas.

ALTERNATIVA 1

Page 7: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

7

Para definir os parâmetros do programa Trocar Reprojeção, Siga as instruções abaixo:

1. Marque o item Modo em Lote para processar uma pasta inteira de imagens capturadas;2. No item Pasta de Entrada, selecione a pasta onde estão armazenadas as imagens capturadas (use caminhos curtos!);3. No item Pasta de Saída, selecione a pasta onde estão armazenadas as imagens corrigidas pelo processo (use caminhos curtos!); 4. No item SRC FONTE, clique no botão Selecione e aponte para o código EPSG:3857;5. No item SRC ALVO, clique no botão Selecione e aponte para o código EPSG:3857;6. Clique no botão OK e aguarde o processamento de todos os recortes. Para sair, clique no botão Fechar.

Figura 10. QGIS 2.8. Procedimento para fixar a projeção das imagens capturadas.

O processo em lote vai fixar a projeção de todas as imagens presentes na pasta de origem. O QGIS costuma adicionar automaticamente essas imagens na tela, porém, vamos definir a projeção original do projeto antes de prosseguir com a criação do mapa.

3.3. Criação de um Novo Projeto

Após ajustar o sistema das imagens, clique no menu Projeto - Novo e descarte as mudanças. O projeto do QGIS associa o Sistema de Coordenadas da primeira camada adicionada no mapa em branco. Assim, devemos adicionar primeiro o shapefile da nossa área de estudo. Em seguida, podemos adicionar as imagens ajustadas pelo processo de reprojeção que executamos no passo anterior.

Figura 11. Criação de um novo projeto do QGIS. A finalidade consiste em ignorar o sistema EPSG:3857 para evitar a grade de coordenadas negativas.

Adicione a camada vetorial da sua área de interesse no novo documento em branco. O Sistema de Coordenadas deste arquivo será associado ao projeto do QGIS automaticamente. Se a área de interesse é um dado referenciado no Sistema de Coordenadas Geográficas, o projeto vai associar este sistema ao adicionar um dado no mapa em branco. Este procedimento possibilita a criação da grade de coordenadas do Compositor de Impressão, pois se o sistema padrão é geográfico, a grade de coordenadas do mapa vai exibir coordenadas geográficas nas quatro laterais da folha.

Para trabalhos que exigem o cálculo de área, por exemplo, o dado que representa uma área de interesse deve ser projetado no Sistema de Coordenadas Planas. Ao adicionar este dado no mapa em branco, o projeto do QGIS vai associar essa informação automaticamente e as grades do mapa serão representadas no formato de coordenadas planas.

Page 8: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

8

Após importar a poligonal, adicione as imagens corrigidas. O Código EPSG não será alterado e as coordenadas são positivas:

Figura 12. QGIS 2.8. Poligonal da área de interesse e as imagens capturadas. O sistema padrão do projeto não será alterado.

3.4. Criação do Mapa no Compositor

Com o sistema de coordenadas do projeto definido para a camada da área de estudo, você não precisa se preocupar com o Compositor de Impressão do QGIS. Os deslocamentos e a grade de coordenadas negativas não serão um problema se você seguiu corretamente os passos deste tutorial de correção.

Figura 13. Criação do Mapa. Os problemas de deslocamento e coordenadas negativas foram solucionados com sucesso.

3.5. Não utilizar o Plugin OpenLayers

Os problemas constantes do complemento OpenLayers podem levar o usuário mais otimista a desistir de utilizar essa ferramenta. Na lista de problemas encontrados, temos a incompatibilidade com os novos lançamentos do QGIS, problemas de deslocamento da imagem e a grade de coordenadas negativas. Recentemente, tomamos conhecimento de uma opção ao Openlayers que pode facilitar o acesso à diversos provedores de imagens.

ALTERNATIVA 2

Page 9: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

9

3.6. Adicionar Imagens de um serviço WMS

No artigo “Imprimir e Descarregar Mapas Bing e Google “ do Blog dos Utilizadores do QGIS em Portugual, o autor defende a utilização de camadas do serviço WMS para importar diretamente a base de imagens do Google e Bing Maps. Nós constatamos que essa dica é válida para ser utilizada como uma alternativa ao OpenLayers. Na tabela abaixo, temos a listagem dos principais serviços disponíveis:

SERVIÇOS WMS DISPONÍVEIS

PROVEDOR DESCRIÇÃO DOWNLOAD DO CÓDIGO

Google EarthServiço WMS com imagens de

satélite do Google Earth.frmt_wms_googleearth_tms_3857.xml

Google HybridServiço WMS com imagens do

Google com alguns rótulos.frmt_wms_googlehybrid_tms_3857.xml

Google MapsServiço WMS com imagens do

Google Maps.frmt_wms_googlemaps_tms_3857.xml

Google TerrainServiço WMS com imagens de

relevo do Google.frmt_wms_googleterrain_tms_3857.xml

Google Terrain with StreetsServiço WMS com imagens de relevo do Google com rótulos.

frmt_wms_googleterrain_streets_tms_3857.xml

Bing MapsServiço WMS com imagens de

satélite do Bing Maps.frmt_wms_virtualearth.xml

Todos os Serviços Acima - servicos_wms_google_bing.zip

Notas:

• Dentro do arquivo ZIP existe um arquivo XML. Certifique-se de descompactar o arquivo ZIP antes de usá-lo.• Você pode acessar o serviço de seu interesse ou clicar no último link e realizar o download de todos os serviços WMS listados na tabela acima.

3.7. Carregar Arquivo XML como Imagem no QGIS

Com o QGIS aberto, carregue o arquivo vetorial que representa a sua área de interesse. Em seguida, clique no botão Adicionar Camada Raster e navegue até o local onde se encontra o arquivo XML com o serviço do Google Earth. Verifique se o arquivo XML está descompactado e clique no botão Abrir.

Figura 14. Adicionar uma camada do Serviço WMS do Google Earth.

Page 10: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

10

O arquivo XML vai descarregar a camada de imagem do Google Earth sem alterar o Código EPSG do projeto. Esta segunda alternativa é mais prática do que executar diversas capturas de tela para evitar o surgimento de coordenadas negativas e deslocamentos.

Figura 15. Base de Mapas do Google descarregada diretamente de um serviço WMS.

Acesse o Compositor de Impressão do QGIS e construa seu mapa sem grandes dificuldades. No serviço WMS não ocorrem deslocamentos na imagem.

Figura 16. Criação do mapa sem deslocamentos e coordenadas negativas. Imagem do serviço WMS do Google.

Fim do tutorial. Espero que você aplique este aprendizado nos seu trabalho do dia a dia e tenha sucesso em todos os seus projetos.

Page 11: Complemento OpenLayers - Processamento Digitalprocessamentodigital.com.br › wp-content › uploads › 2016 › 01 › QGI… · 4 Conhecendo o Complemento OpenLayers 2.1. O Sistema

11