25
DOUTRINA DO SANTUÁRIO Dr. Roberto Pereyra SALT – Sede Regional UNASP - EC Edição 2008

Doutrina do Santuário

  • Upload
    aserik

  • View
    1.294

  • Download
    13

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Dr. Roberto Pereyra

SALT – Sede Regional UNASP - EC

Edição 2008

Page 2: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIOIntrodução

Provavelmente, todo estudante das Sagradas Escrituras já passou pela experiência de sentir um profundo desânimo ao enfrentar livros tais como Levítico ou Deuteronômio devido à grande quantidade de leis e descrições cerimoniais que eles contem.

Múltiplas razões podem ser dadas para o estudo da doutrina do santuário.

Page 3: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIORazões

1. Estando a vida religiosa do povo de Israel centrada no santuário, as referências ao sistema ritual permeiam todas as Escrituras do Antigo Testamento.

Page 4: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Razões

“Examinando-se a Torah, os cinco livros de Moisés, cerca de 45 capítulos completos são devotados inteiramente ao assunto do santuário e seus serviços. Cerca de 45 capítulos adicionais dos Profetas e Escritos focalizam o mesmo assunto, sem mencionar todo o livro de Salmos, compreendendo a música do santuário, e centenas de outras referências ao serviço do santuário espalhadas ao longo do restante das Escrituras.

Page 5: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Razões

As referências bíblicas ao completo serviço do santuário são tantas que é escrito mais sobre este assunto do que praticamente sobre qualquer outro assunto nas Escrituras” (Richard M. Davidson, “The Sanctuary and Adventism” (General Conference Pre-Session, 4 de junho de 1985), 2.

Page 6: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIORazões

2. O Novo Testamento esta cheio de símbolos relacionados ao Santuário. Se queremos entender as profecias apocalípticas devemos entender o Santuário.

Page 7: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIORazões

“Nos Evangelhos e nas Epístolas do Novo Testamento, o Messias é proclamado como Aquele que cumpre o significado típico do santuário e seus serviços. Seu ministério terrestre e paixão, e Sua obra celestial, são descritos em grande parte na linguagem do santuário – sacrifício, sacerdócio, festas. E no culminante Apocalipse de João, cada uma das seções mais importantes do livro é introduzida por uma cena do santuário celestial. Como em Daniel no Antigo Testamento, o livro do Apocalipse é impregnado pelos interesses do santuário” (Davidson, “The Sanctuary and Adventism”, 2-3).

Page 8: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Razões

3. Por ser o sistema cerimonial uma representação tipológica do evangelho, compreendemos que seu estudo pode significar um maior entendimento de verdades eternas, especialmente, da obra que Cristo realizou e está realizando em nosso favor.

Page 9: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIORazões

“Desde a criação e queda do homem até ao tempo presente, tem havido um contínuo desenrolar do plano de Deus para a redenção, por meio de Cristo, à raça caída. O tabernáculo e o templo de Deus na Terra tinham por modelo o original no Céu. Em volta do santuário e seus serviços reuniam-se misticamente as grandes verdades que se deviam desenvolver através de sucessivas gerações” (Ellen G. White, A fé pela qual eu vivo, Meditações matinais 1959 (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1959), 194.

Page 10: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIORazões

“Na ministração do tabernáculo, e do templo que posteriormente lhe tomou o lugar, o povo era ensinado cada dia, por meio de símbolos e sombras, a respeito das grandes verdades relativas ao advento de Cristo como Redentor, Sacerdote e Rei; e uma vez em cada ano tinham a mente voltada para os eventos finais do grande conflito entre Cristo e Satanás, a purificação final do Universo do pecado e pecadores” (Ellen G. White, Profetas e reis, 8ª ed. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996), 684-685.

(O Santuário mostra que o sofrimento humano acabará).

Page 11: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIORazões

Page 12: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Razões

4. O Santuário revela o caráter de Deus e seu plano de salvação (Hb 4, 7-10).

“O santuário no Céu é o próprio centro da obra de Cristo em favor dos homens” (Ellen G. White, Evangelismo, 3ª ed. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1997), 222.

Page 13: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Razões

5. A doutrina do santuário é a essência do adventismo que abrange tudo. É o pilar ou fundamento da fé adventista.

Page 14: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIORazões

“Conseqüentemente, importa que não somente creiamos de fato na verdade do santuário e a ensinemos, mas também que lhe demos uma posição central em nossa ênfase distintiva e identificadora para este tempo. Cumpre, portanto, que a compreendamos claramente e então a proclamemos em nossa mensagem e por meio dela. E por esta razão muito simples: Essa verdade é a essência do adventismo que abrange tudo” (L. E. Froom, “A verdade do santuário – Ensino fundamental do Adventismo”, O ministério adventista (Brasil), janeiro-fevereiro de 1984, 13; traduzido de idem, Movement of Destiny (Washington, DC: Review and Herald, 1971), 542.

Page 15: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Page 16: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Pressuposições Básicas

1. A doutrina do santuário é quantitativa e qualitativamente fundamental para a compreensão da teologia bíblica.

Page 17: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIOPressuposições Básicas

2. Se o Antigo e o Novo Testamentos estão inter-relacionados tipologicamente (Hb 8:5) e a teologia e a religião do Antigo Testamento estavam centralizadas nos sacrifícios e no sacerdócio do santuário terrestre (Êx 25:8, 9; Hb 9:1), segue-se que a teologia e a religião do Novo Testamento devem, semelhantemente, centralizar-se no sacrifício e no sacerdócio de Cristo relacionados com o santuário celestial (Hb 4:14-15).

Page 18: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Pressuposições Básicas

3. O desenvolvimento da doutrina do santuário pode ser mais bem compreendido se estudado à luz do tema do grande conflito entre Cristo e Satanás (cf. Dn 8:9-14).

Page 19: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Pressuposições Básicas

4. O mesmo Deus que controla o curso da história (Dn 4:25) preparou o cenário para o surgimento do movimento adventista, a fim de restaurar a verdade bíblica do santuário como núcleo central da grande constelação de verdades que fulguram da Palavra de Deus.

Page 20: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Pressuposições Básicas

5. Como líderes espirituais do povo remanescente de Deus, devemos buscar e incentivar uma mais profunda compreensão da verdade bíblica do santuário.

Page 21: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Dimensões do Santuário

Page 22: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

Dimensões do Santuário

Page 23: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

A Distribuição do Santuário

Page 24: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

A Distribuição do Santuário

Page 25: Doutrina do Santuário

DOUTRINA DO SANTUÁRIO

A Distribuição do Santuário