20
Energia da Márcia Massafera teve início semelhante H oje o deputado do PSDB está meio de- vagar (estaria enfrentando proble- mas?). A deputada do PT, com ener- gia total, participa de todos os eventos da capital e região de Araraquara. Uma pre- sença valiosa, ativa e cumpridora da re- presentação política. Márcia Lia está no rumo certo. Fica a torcida para Massafera retomar sua maneira de agir a fim de que os dois representantes da região, com apoio federal do Ministro Edinho Silva, pos- sam respaldar interesse da população. Voz da Rua (12 de abril) IMPEACHMENT Adianta trocar? Pense e analise, o país precisa de política da educação, saúde e segurança pública. Só isso para que no futuro tenhamos políticos melhores e contrários à corrupção PT PMDB 6 por meia dúzia Depois de muitos anos, o jornalista José Carlos Cicarelli retorna para pedir que a TV Cultura continue aberta. Não pode fechar. Invasivo, agora entra cápsula que fil- ma tudo. Sem dor. Página 12 Colonoscopia Edinho cresce e aparece gente para cortar sua “cabeça”. Página 08 Bastidores Prefeita Cleide e vereadores têm um lado, o do povo. Página 09 Américo Prefeito Trentim entrega Ovos de Páscoa aos escolares. Página 10 Santa Lúcia Jornal do Colégio Progresso está encartado ?

Edição 1141

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Edição 1141

Energia da MárciaMassafera teve início semelhante

Hoje o deputado do PSDB estámeio de-vagar (estaria enfrentando proble-mas?). A deputada do PT, com ener-

gia total, participa de todos os eventos dacapital e região de Araraquara. Uma pre-sença valiosa, ativa e cumpridora da re-

presentação política. Márcia Lia está norumo certo. Fica a torcida para Massaferaretomar sua maneira de agir a fim de queos dois representantes da região, comapoio federal do Ministro Edinho Silva, pos-sam respaldar interesse da população.

Voz da Rua(12 de abril)

IMPEACHMENTAdianta trocar? Pense e analise, o país precisa de política daeducação, saúde e segurança pública. Só isso para que nofuturo tenhamos políticos melhores e contrários à corrupção

PT PMDB

6por

meia

dúzia

Depois de muitos anos,o jornalista José CarlosCicarelli retorna parapedir que a TV Culturacontinue aberta. Nãopode fechar.

Invasivo, agora entra cápsula que fil-ma tudo. Sem dor. Página 12

ColonoscopiaEdinho cresce e aparece gente paracortar sua “cabeça”. Página 08

Bastidores

Prefeita Cleide e vereadores têm umlado, o do povo. Página 09

AméricoPrefeito Trentim entrega Ovos dePáscoa aos escolares. Página 10

Santa Lúcia

Jornal do Colégio Progresso está encartado

?

Page 2: Edição 1141

OOOO PPPP IIII NNNN IIII ÃÃÃÃ OOOOJORNAL DE ARARAQUARA

www.jornaldeararaquara.com.brSÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 201502

Editorial

Dois deputadosA região de Araraquara tem

dois deputados estaduais, um dotime liderado pelo governadorAlckmin e outra a favor da políti-ca do PT seguindo passos do ex-de-putado e atual ministro Edinho Sil-va. Roberto Massafera e Márcia Liaexercem o seu papel político-par-tidário. Ela pede, com a camisetado PT através de indicação ou re-querimento (no caso, dependen-te da aprovação do plenário) cum-prindo a sua missão. Quem tema incumbência de conseguir éMassafera. Ao invés de pedir temque anunciar o sucesso das tra-tativas com o seu companheiro departido, o governador. Não basta

pedir, indicação é para oposição.Em termos de comunicação, a

indicação ou requerimento daMárcia são notícia de interesse dopúblico. Pelo lado do Massafera,não. Do situacionista exige-se so-lução para compor a notícia cominteresse social, fechando-se oprocesso decisório.São duas investiduras iguais,

com olhar diferenciado: assim sefaz política visando atender àclientela, os eleitores que servempara aprovar mandato ou escreverbiografia do agente . Sem isso, osdeputados podem frustrar amigose correligionários e a história nãoperdoa.

Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Câmara dosDeputados aprovou,nesta semana, a tramitação da Proposta de Emenda aConstituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal.

Maioridade

A partir de agora o consumidor não precisará passar horasem uma loja ou qualquer outro estabelecimento parasolucionar problemasno setor de telecomunicação. É queapesar do veto da Prefeitura, a Câmara fezvaler a votação anteriore sancionou a lei de autoria do vereadorÉdio Lopes que prevêatendimento no máxi-mo em 30 minutos.

Vereador Jair Martinelliapresenta sugestões adiretora vice-presidentedo Detran em encontrocom prefeituras. CocaFerraz também compareceu.

Espera

Detran

Foi lançada a pedrafundamental da Hyundai Rotem e atenção volta-se àconstrução para

produzir trens e metrôspara o Brasil e demais países

da América Latina.

Lançamento

Pela 14ª vez o “Momento Mulher”,

organizado pelavereadora Juliana

Damus, foi sucessooferecendo às milhares

de pessoas que passaram pelo Parque Infantil

inúmeros serviços.

Mulher

Entre 25% a 35% professores da rede es-tadual de Araraquara

aderiram à greve.Representantes da

Apeoesp afirmam queinsatisfação da categoria

é muito grande e adesão pode aumentar.

Greve

Logística

Para atender exigênciasda comunicação moder-na, J.A. se permite adaptartexto ao padrão. Obrigado!

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264PABX:(0xx16) 3332-1002End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene VolpattiHome page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: [email protected] facebook.com/jornaldeararaquarayoutube: Jornal de AraraquaraImpressão: Jornal “O Liberal” Americana

Publicação semanal da empresa“Jornal de Araraquara Ltda”.

JORNAL DEARARAQUARA

Regressão de MemóriaRita Mucio (*)

Dentro de cada um denós existem conteúdosque de alguma maneira

não estão totalmente cons-cientes e que fazem com quetenhamos comportamentosautomáticos, muitas vezes ir-racionais. Tais comportamen-tos causam sofrimento e des-conforto ao nosso dia-a-dia. Pormais que tentemos, não con-seguimos achar respostas ló-gicas para o que estamos vi-venciando: medo, angústia,insegurança...Nesses casos é oportuno

trabalhar com a Técnica da Re-gressão de Memória, a fim deque esses conteúdos, às vezes

mal compreendidos, outrasvezes exclusivamente traumá-ticos que causam comporta-mentos disfuncionais, possamser trabalhados através de téc-nicas de relaxamento condu-zido, hipnose ou através deexercícios respiratórios. O pa-ciente entra em estado deconsciência alterada para per-mitir, dessa maneira, o acessoa registros do inconsciente. Sendo assim, o incons-

ciente do paciente traz imagenscom conteúdo emocional in-tenso que, após ser vivenciadoe integrado, permite reformu-lar alguns conceitos ou posi-cionamentos íntimos relacio-nados àquelas experiências.Elas certamente podem pro-

vocar certos comportamentosirracionais no decorrer da vida. Como se vê o paciente tem

a possibilidade de aliviar atensão interna que o impul-sionava a viver situações de-sagradáveis no seu cotidiano.

(*) É Psicóloga Clínica,especialista em Terapia Sis-têmica com Psicoterapia In-dividual, Casal e Família.CRP 06/124680. TerapeutaHolística, CRT 26694. Aten-dimento e esclarecimentossobre o texto veiculado, Av.Bandeirantes, 167 Centro.

Contato: (16) 3397-4730 ou9.9112-4348 - e-mail:

[email protected]

Page 3: Edição 1141

03SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

AgendaDomingo

Teatro Municipal- Na Fonte, 17 às 21h, lazer e cul-tura Hip Hop com batalhas de co-nhecimento e MCs.

Praça do DAAE - Fonte Luminosa

- 16h Grupo Criart - contação dehistórias e recreação.- 18h Show musical “Nalini can-ta Mulheres”.

SESC - “Circo de Coisas” paratoda família, palhaços fazer rir.Com Cia Circo de Bonecos,11h30, grátis no teatro. Ingres-so a partir das 9h30. - Música, projeto no compasso“Embalaê”. Banda com alegria eenergia, 16h, grátis na Convivên-cia. - Cinema “Nós somos as melho-res”, às 14h no Teatro. Ingresso 1hora antes.

Segunda (6)

Casa da Cultura- De 06 a 30/04 “Aracoara em Pre-to e Branco” - 54 fotografias de se-gunda a sexta das 9h às 22h, sá-bado das 9h às 13 horas.

MIS - Museu daImagem e Som

- De 6 a 30/4 “Latente: corpo eperformance na fotografia”. Fotose vídeo-dança de Lilian e Leila Pen-teado: homenagem ao Dia Inter-nacional da Dança.

Mapa – Museu de Arqueologiae Paleontologia

- Exposições durante todo o mês:“Expressões: o Homem, a Arte eo Tempo”

Museu do Futebol e dos Esportes - Exposição durante todo o mês“AFE: paixão rosa e grená” e “AFE:passado inspirando o futuro”.

Terça (7)

Casa da Cultura - 7 a 30/4 ex-posição de trabalhos das Oficinasde Pintura, Artesanato e Desenho.De segunda a sexta das 9h às 22h;sábado das 9h às 13 horas.

SESC-De 7 a 10/04 Literatura, Projeto:um Livro me contou. Espetáculosadaptados a grupos de escolares(agendamento). Terça a sexta às9h, 10h 14h e 15h, grátis no tea-tro. Livre.

Internauta no J.A.Pisca-pisca

“A Alameda Paulista está comtanto semáforos que maisparece época de Natal. Pelojeito o dinheiro está sobran-do na Prefeitura, porém, asaúde e a cidade estão aban-donados. Os semáforos estãoa cada dia mais presentes nosararaquarenses. Seja em batepapo de esquina ou em aca-demias o tom não é constru-tivo”. (Jéssica)

Respeito“Passando pela Avenida Bento deAbreu, rotatória dos SoldadosConstitucionalistas, pude ob-servar o corte de uma árvoresaudável. Seja qual for a des-culpa, nenhuma cabe na atualconjuntura quando a ordem éplantar, não cortar. Nota zeropara o infeliz que deu a or-dem”. (Silmara)

Dúvida“Não dá para entender o quea presidente Dilma faz. Pa-rece até que o País está na-dando em energia elétrica.Ela vai doar uma usina ter-melétrica para Bolívia e ain-

da doar R$ 60 milhões parareforma. A presidente estádoando um patrimônio doPaís. Juro que quero enten-der e os políticos não fazemnada”. (Jurandir)

Certidão“Segundo o Blog Coluna Espla-nada: ‘Edinho Silva, ex-tesoureiroda campanha eleitoral, não tempadrinho, é da cota da própriaDilma Rousseff. Não precisará ba-ter continência para Aloizio Mer-cadante (Casa Civil) ou paraBerzoini, das Comunicações.Até se encontrar na lista de pre-feridos da presidente e aceitar oconvite, Edinho desfilava entremandatários à espera de uma vi-trine de Poder. Cogitado para apresidência da Autoridade Pú-blica Olímpica, chegou a visitarparlamentares e o governador doRio, Luiz Fernando Pezão, comcredenciais palacianas para pe-dir apoio.’ A notícia serve para fi-car por dentro do que circula so-bre Araraquara”. (Renato)

Rolé“Estive com a família noShopping Jaraguá, sábado

(28). Fiquei com receio de ro-lezinho, tamanha quantida-de de jovens. Araraquaraestá precisando com urgên-cia arrumar espaço para es-ses jovens nos finais de se-mana e feriados. Praças compistas de skate bem ilumi-nadas seria um exemplo. Nãopodemos ficar no único shop-ping da cidade”. (Flávio)

Federal“Será que tendo Edinho Silva naSecretaria de Comunicação doPlanalto, a Ferroviária terá umapoio maior?” (Bruno)

Reflexão“Circulou na internet quecães sem dono comparece-ram ao funeral de MargaritaSuárez, no México. Mulherera conhecida pelo amor aosanimais. Assim que notaramos cachorros se aglomerando,ao derredor da falecida, fun-cionários da funerária coconcordaram. Se retiraramquando começaram os pre-paratórios para cremação.Linda lição”. (Angélica)

CinemasProgramação até 08 de abril

Velozes e Furiosos 7Moviecom 3: Dublado: Diaria-mente, sessões às 14h30,17h15 e 20h. Moviecom 4 (3D): Dublado:Seg à Sexta-feira, sessões às 16he 18h45. Sáb, Dom e Feriado,sessões às 13h15, 16h e 18h45.Moviecom 4 (3D): Legendado:Diariamente, sessão às 21h30. Cine Lupo 2: Legendado: Dia-riamente, sessões às 16h e21h15.

A Série Divergente'Insurgente'

Moviecom 1 (3D): Dublado:Seg à Sexta-feira, sessão às19h15. Sáb, Dom e Feriado,sessão às 19h15.Moviecom 1 (3D): Legendado:Diariamente, sessão às 21h40.Moviecom 2: Dublado: Diaria-mente, sessões às 14h40 e21h50.

CinderelaMoviecom 2: Dublado: Diaria-mente, sessões às 17h10 e19h30.Moviecom 5: Dublado: Diaria-mente, sessões às 14h20,16h40, 19h e 21h20.Cine Lupo 2: Dublado: Diaria-mente, sessão às 19h.

Cada um na sua casaMoviecom 1 (3D): Dublado:Diariamente, sessões às 14h50e 17h. Cine Lupo 1: Dublado: Diaria-mente, sessões às 16h e 19h.

O DueloCine Lupo 3: Legendado: Dia-riamente, sessões às 16h e21h15.

O Jogo da Imitação

Cine Lupo 1: Legendado: Dia-riamente, sessão às 21h15.

Simplesmente acontece

Cine Lupo 3: Dublado: Diaria-mente, sessão às 19h.

O jornal recebeu aprogramação diretamente

dos promotores.

Edifício Manhattan convida re-sidentes dos Condomínios / Edi-fícios de Araraquara para 61ª ce-lebração da Missa em Condomínio.

Data: terça-feira (7/4/2015), às

20h celebrada pelo Padre EdsonGodoy da Paróquia N. S. das Graças. Haverá confraternização,leve prato de doce e/ou salgado ebebida de sua preferência. Ed. Manhattan, Rua Prof. Jorge

Correa, 1255 (Beatriz A. Pereira - 3397-3758)Para agendar Missa fale com Car-los ou Terezinha Bellote Chaman([email protected]) telefone3331-3707 ou 9.9782-6116.

300 mudasRoberval Fraiz na área

ambiental: plantio de 300mudas no entorno do Bos-que do Jardim Botânico.Mudas de 1,20m de altu-ra de ipê rosa, jacarandá eipê roxo, parte delas na cal-

çada da Avenida GermanoGranata, a principal viapública do Botânico. Apoioda Secretaria Municipaldo Meio Ambiente co-mandada por José AntônioDelle Piagge.

Roberval Fraiz naarborização da cidade.

Convite para Missa

Page 4: Edição 1141

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br04 SÁBADO E DOMINGO

04 E 05 DE ABRIL DE 201504

O seu filho

ainda vai estudar aqui

Márcia Lia e um grupo de parentes eamigos prestigiaram a posse, emBrasília, do ex-prefeito e ex-deputado

de Araraquara Edinho Silva como ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Socialda Presidência da República. “Tenho cer-teza de que nosso companheiro Edinho vaidesenvolver um trabalho inovador na Secom.Ele entende que a comunicação do governose faz no dia a dia, como uma prestação decontas do governo”, disse a sua seguidora demuitos anos.

Márcia Lia se emocionou durante a pos-se: “vendo ele ali, ao lado da presidenta Dil-ma Rousseff, assumindo um compromis-so tão importante para o país me fez re-cordar das grandes lutas que travamos jun-tos, das conquistas, dos momentos deangústia e de alegria na Prefeitura de Ara-raquara. Edinho nos ensinou muito. Uma pes-soa íntegra, séria, comprometida com a jus-tiça social”, diz Márcia.

AbraçoUma comitiva de Araraquara, incluindo o

vereador Donizete Simioni e a mãe do ministro,dona Maria, além da irmã Cidinha, partici-param da solenidade. Edinho destacou opapel da comunicação social para que o go-verno “preste contas à sociedade que paga seus

impostos e quer saber cotidianamente o queé feito com os recursos públicos. Penso que acomunicação do governo se dá no cotidiano.Comunicação do governo se dá todos os dias.É orientação da presidenta Dilma”, declarou

o moço que ainda tem ideal circunscrito na pri-meira eleição como vereador.

AmpliaçãoO ministro Edinho, filho do saudoso pai An-

Deputada Márcia Lia é fã incondicional do Edinho

Edinho Silva recebe abraçoda Presidente Dilma.

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

tonio, explicou que para co-locar em prática a diretriztraçada pela presidente, “aSecom valorizará a relaçãocom os veículos e com osprofissionais de imprensa”.Ressaltou que na sua gestão“não tem tema proibido, nãotem conflito que não possa serexplicado, nem contradiçãoque não possa ser esclarecida.Meu principal instrumentode trabalho será o diálogo”.

LiberdadeA presidente Dilma Rous-

seff elogiou o novo ministropela sua capacidade de diálo-go com todos os setores e detrabalho. Ressaltou a impor-tância da liberdade de ex-pressão e de imprensa comopreceitos da democracia.

“Temos obrigação de ex-plicar ao povo que passamospor uma conjuntura que exi-ge maior rigor nos gastos pú-blicos e ajustes para que o paísvolte a crescer o mais brevepossível. Tenho certeza deque o ministro Edinho se-guirá esta linha de atuaçãopara a comunicação do go-verno”, declarou.

Escudo“Asseguro ao ministro Edi-

nho todo o meu apoio, pois,um governo democrático e, euconheço as convicções do Edi-nho, deveremos sempre pres-tar contas à população e, so-bretudo, zelar pela nossa de-mocracia que tem na liber-dade de expressão e de im-prensa um dos seus principaisesteios”, finalizou.

federal na região de Araraquara

Edinho no cargo que o levou a abandonar candidatura de deputado

É gente nossa na cadeira de ministro

Page 5: Edição 1141

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 2015 05

•+ Dulce Nogueira FernandesFrança, 78 anos. Sepultada, dia 27,em Boa Esperança do Sul.

+ Natalina Spera de Belli, 91anos. Sepultada, dia 28, em Amé-rico Brasiliense.

+ Cecília de Castro Lima, 66anos. Viúvo David de Lima. Sepul-tada, dia 28, Cemitério das Cruzes.

+ Nelson Dias, 67 anos. Viúva Eli-sabeth Aparecida Vergalete Dias. Se-pultado, dia 28, Cemitério SãoBento.

+ Aparecida da Cruz Martins,71 anos. Viúvo João Martins. Se-pultada, dia 28, em Botucatu.

+ Emília Alves Domingues Gu-tierres, 84 anos. Viúvo Salvador Gu-tierres. Sepultada, dia 28, em Matão.

+ Vanda Lúcia Dornas Peres, 68anos. Sepultada, dia 28, Cemitériodas Cruzes.

+ Maria Ap. Demetrio Pereira,90 anos. Sepultada, dia 29, em NovaEuropa.

+ Luiz Carlos Marques, 65 anos.Sepultado, dia 29, em G. Peixoto.

+ João Greco, 66 anos. Viúva Ma-rilu Aparecida Greco. Sepultado, dia29, Cemitério São Bento.

+ Roberto Fontoura Costa, 77anos. Sepultado, dia 29, CemitérioSão Bento.

+ Fabiano Honorio Guido, 32anos. Sepultado, dia 29, Cemitériodas Cruzes.

+ Cleber Rogério Bueno, 35anos. Sepultado, dia 29, em Rincão.

+ Ilsa Pires Moraes Algarve, 77anos. Sepultada, dia 30, em Rio Claro.

+ Maria Aparecida Marques, 84anos. Sepultada, dia 30, CemitérioSão Bento.

+ Maria Bergamasco, 88 anos.Sepultada, dia 30, C. São Bento.

+ Jesse Costa de Alcantra, 60anos. Sepultado, dia 30, Cemitériodas Cruzes.

+ Brigida Piovan, 93 anos. Se-

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

GepolBBBBaaaassss tttt iiiiddddoooorrrr eeeessss

EDINHO SILVA é titular da Se-cretaria de Comunicação Social,com status de ministro. Obvia-mente fica mais elegante falarque ele está ministro e ponto fi-nal. Com aplausos generalizados,os quais, seriam bem-vindos aofinal de sua gestão que deveráser bastante conturbada...

PANELAÇO NÃO INTIMIDA a presi-dente Dilma, diz Edinho. Melhor te-ria sido: panelaço ajuda a presidentea refletir sobre o nosso governo, a fimde atender a aspiração do povo. “In-timidar” dá ares de confronto... élenha na fogueira para dizimar PT.

HOMEM DE CONFIANÇA de Lulae Dilma, Edinho tem a esperançade petistas para melhorar a re-lação dos dois líderes. Criador ecriatura têm clareza do mo-mento e precisam se abraçar. Po-rém, não como afogados na re-presa do tempo. Com a uniãoeles ficam mais fortes até porqueo interesse individual está bemdelineado...

GOVERNO SE COMUNICA MAL, mui-to mal. Edinho diz que tem remé-dio: sem olhar para o retrovisor vai

1

2

3

5

47

6

unificar a comunicação do governocom ministros falando a mesma lin-guagem. Está corretíssimo... mas, oproblema será o potencial do mi-nistro que falar fora da “latinha”.

POLÍTICA da equidade, quemtem mais audiência e mais res-peito em segmentos valiososvai ter verba maior. Sem se es-quecer de outros que estãocumprindo seu papel social;também está correto. O proble-ma será administrar o jogo deempurra da grande mídia e a ar-rogância de alguns companhei-ros que não querem ver a rea-lidade e vivem do passado ondeo vermelho era amado de olhosfechados...

BESTEIRA LULISTA , nesta semana,quando atrás de si estava José Sér-gio Gabrielli (ex-presidente da Pe-trobras), com punhos ao alto ecerrados. Disse Lula: “PT está malem São Paulo devido ao conserva-dorismo dos paulistas. Primeiroforte era Jânio. Depois virou o Ma-luf. (...) Aqui tem um povo mais con-servador”, disse.

MORRE PELA BOCA, como peixeLula perde mais um pouco se, noano que vem, voltar a visitar Ma-luf para pedir apoio ao seu can-

pultada, dia 31, Cemitério S. Bento.

+ Lucio José Maria, 83 anos. Se-pultado, dia 31, em Ribeirão Preto.

+ Bento Teixeira Doria, 67 anos.Sepultado, dia 31, em Américo Bra-siliense.

+ Gerson Pedroso, 68 anos. Viú-va Abigail Spada Pedroso. Sepultado,dia 31, em Jaboticabal.

+ Antonio Vicente Faes, 61 anos.Viúva Marli Garcia Faes. Sepultado,dia 31, em Américo Brasiliense.

+ Maria Piagentini Patone, 88anos. Sepultada, dia 31, CemitérioSão Bento.

+ Roselita da Silva Candido, 54anos. Viúvo Waldir Donizete Candi-do. Sepultada, dia 01, CemitérioSão Bento.

+ Helena Barbieri Petkevice, 86anos. Sepultada, dia 01, em Boa Es-perança do Sul.

+ Juvenal Meirelles, 84 anos. Viú-va Ana Benta Gibele Meirelles. Se-pultado, dia 01, Cemitério S. Bento.

+ Josephina Biffani, 93 anos.Sepultada, dia 01, Cemitério São JoãoBatista.

+ Teresa Polleti Carrascoça, 94anos. Sepultada, dia 01, CemitérioSão Bento.

+ Maria de Lourdes C. dos San-tos, 64 anos. Sepultada, dia 01, Ce-mitério São Bento.

+ Walter Octacilio Del Passo, 74anos. Sepultado, dia 01, em Améri-co Brasiliense.

+ Aparecida Lem Salicete, 83anos. Sepultada, dia 01, CemitérioParque dos Lírios.

+ Arlindo Brunhari, 86 anos. Viú-va Ocleide da Cunha Borges. Sepul-tado, dia 01, Cemitério São Bento.

+ Pedro Teodoro, 48 anos. ViúvaNoêmia Maria Ferreira Teodoro. Se-pultado, dia 02, Cemit. das Cruzes.

+ Bernardo Lacerda Nasci-mento, 75 anos. Viúva Maria dosSantos da Hora. Sepultado, dia 03,Cemitério das Cruzes.

didato Fernando Haddad. Comose nota, Edinho terá que ter mui-ta força espiritual para unificar alinguagem dos companheirosonde Lula é rei...

SEGURANÇA É ESSENCIAL e nisso ogoverno petista está certo. Essa lacunatem que ser preenchida com urgên-cia e marcaria positivamente o papeldo governo central. Morre muitagente em nosso país. A família está in-segura e o que o Estado tem feito?

SIMBOLISMO, numa nota só nacoluna “Poder” da FSP(2/4): Dil-ma procurou Renan para umaconversa e ele disse que estava emAlagoas. Assim não poderia ir aBrasília. Mas, ministra KátiaAbreu dedurou e a presidente nãogostou. Quem gostaria de men-surar a falta de prestígio?

AUMENTO DO CUSTO DE VIDA, fe-chamento de empregos atingindoprincipalmente camadas mais pobres(Oi mandou mais de mil embora),dentre outras águas turvas que estãono caminho de Edinho Silva, o se-cretário com status de ministro. Mui-ta oração caríssimo ministro. OBRI-GADO aos que chegaram até aqui ebom final de semana.

9

10

8

As 10 pílulas

Edinho é a bola da vezInteligência e expe-

riência em alta, humilda-de em prova e estratégia namira: Edinho Silva temrespeito da oposição e in-veja de considerável partedos companheiros. Seuspassos e, mais que isso,suas vitórias vão construirescudo para glorificar essa

gigantesca missão num go-verno fraco, sem voz de co-mando e um Lula, até en-tão pedra fundamental,em fase de acelerado des-gaste. Ainda mais falandobesteiras como as pro-nunciadas recentementena capital. Está tudo aí nas10 pílulas.

Ex-deputadoEdinho Silva: de vereador de Araraquaraa ministro dapresidente Dilma com acamisa do PT,hoje, com tintasdesbotadas

Encerramento na quinta-feira (02)

Sérgio Lim

a - F

olha

press

Page 6: Edição 1141

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 201506

Bom Dia!Aos professores estaduais que estão vivendo outra para-lisação e infelizmente sairão frustrados das negociaçõesanêmicas: percentual defendido pela Apeoesp assusta.

04- Jorge Hage Zbeidi, Cristiana Alves de Lima, Rosimeire Caíres Ranzoti e Renato Talel Haddad05- Nélvio De Vito, Jacomo Aricó Júnior e Sílvia Emília Turato Suzano.06- Wanderlei do Carmo Dias, Patrícia Andréia M.de Almeida, Nilton Pedro Sedenho, José Carlos Ciomino e Paulo Sérgio Sgobbi.07- Denise Chediek, Toninho Sucupira, Levi TeixeiraBotta, Edgar de Oliveira Valente, Eduardo Chade, Cláudia Angélica Fabrício de Andrade e Luis Augusto Salata Toscano.

08- Teresa Miranda, Nicolino Lia Júnior, João Carlos da Silva, Reinaldo Alves e Sérgio Ricardo Campani09- Luci Soares, Maria Ignez Giraldi, Natalina Lopes Corrêa, Paulo Fernando Mastreani, Francisco Beneditoe Milton Franceschini10- Antonio Deliza Neto, Regina Cefally Gatti, Leda Cabbau, Reginaldo Rigoto Giovani, Izidoro Dias Henriques, José Roberto Treviso, Maria Isabel GiariniCasseverini, Marcos Antônio Freitas, Anderson FernandoPinheiro e Luis Antonio Ferreira de Freitas11- Roberto Elias Tanache, Jarbas Garotti Filho,

Evandro Luis Piccart, Antônio Celso Coradini, Celso Paschoal Constâncio, Renato Mazzini Lopes, Domingos Stuchi Júnior e Dower Martin Cerezini12- Paulo Setúbal Neto, Roberto Montoro, Vicente Aurieno, Benilde Siqueira Teixeira, Antonio Alves Ferreira, Francisca Zenaide C. Barbieri, Gilson Simonetti, José Hélio Visin, Dulce Neide Duarte Zanella, Murilo Carlos Primiano, Dorival Delbon Filho, Álvaro de Carvalho Rodrigues, Renata Borges Fagundes Rezek e Simone CristinaCastanheiro

ANIVERSARIANTES

No almoço do Orfanato Renascer, ovo de 5 kg. O diretorGilmar Margonar, representando o presidente Ricardo Ca-parelli, entregou o prêmio ao Walmor, presidente da OngPapa Francisco. Um abraço do Orfanato aos que partici-param da festa para alavancar o dia a dia dos pequeninos.

Deputada Márcia Liapede apoio do Banco doBrasil para o FestivalTanabata Matsuri – En-contro das Estrelas, emAraraquara. “Este fes-tival representa a cul-tura japonesa, um povoque aqui chegou hámais de cem anos eque ajudou a construireste país”, disse a par-lamentar.

Do Curso de Direito da Uniara, Prof. Fernando da Costa Touri-nho Filho é agraciado pela Ordem do Mérito Judiciário Militarcom medalha da Alta Distinção. A honraria é concedida aos in-tegrantes da Justiça Militar da União - JMU, instituições e per-sonalidades civis e militares que prestam bons serviços ou de-monstram apreço à JMU. Segundo Tourinho, “isso é fruto demuitos anos de estudos e conhecimentos que a Uniara meproporcionou”. O reitor da Uniara, Professor Doutor Luiz Fe-lipe Cabral Mauro, afirma que é uma honra enorme contar comum amigo e profissional desse gabarito.

Plantação de semáforos (tipo paliteiro) eextensa área pintada nos cruzamentos:desperdício de material ou normas paranova mobilidade urbana? Essa pergunta éfeita por vários leitores do J.A.

Page 7: Edição 1141

07JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Panificadora CristalPizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

RRuuaa AAllmm.. TTaammaannddaarréé,, 336677 --((VV.. XXaavviieerr)) -- FFoonnee::33333322--33776688

Américo Brasiliense ocupou espaço na EPTV destasemana, mas, ninguém explicou os detalhes sobreassessoria de servidores devidamente aprovadosem concurso público. Questão de postura, po-rém, o silêncio não tem sido o melhor caminho.

Prefeita Cleide Berti conversou bastante com a novadeputada da região, Márcia Lia. Municipalismo ocu-pou espaço incluindo a situação precária dos cofrespúblicos e a demanda da população. Ah! Como fazfalta a matriz para imprimir notas de R$ 100... Valedizer, tudo acontece no município: ganha responsa-bilidade crescente e não é contemplado com verbas.

Pela 14ª vez "Momento Mulher" foi sucesso pela ótica da ve-readora Juliana Damus. Ofereceu às milhares de pessoasque passaram pelo Parque Infantil inúmeros serviços pes-soais. "Este ano não contamos com o apoio da prefeitura,mas, conseguimos parceiros importantes que perceberama importância do evento".

Amigos desde criancinha:em Brasília o prefeito Mar-celo Barbieri esticou obraço para uma selfie (nãoo bastante, razão de al-guma deformidade facial)para buscar imagem doMinistro Edinho Silva que,ficando em Brasília, nãoparticipará da sucessãoararaquarense.

Dengue podematar se não oferecer

assistênciamédica rápida e eficiente.

Page 8: Edição 1141

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br08 SÁBADO E DOMINGO

04 E 05 DE ABRIL DE 2015

AFE...primeirona à vista!WilsonSilveira Luize equipe

Todos os ventos sopram afavor da “locomotiva” grená.Não é exagero, resultados aolongo do certame da Divisão A-2 credenciam-na a sonharcom uma vaga na Divisão A-1,a partir de 2016.

Neste sábado(4) às 19houtra ‘pedreira” contra Inde-pendente em Limeira. Equipecom grandes chances de subirpara a Elite.

Jogos que restam para aFerroviária: 7/4 (3ª feira),21h30, na ARENA contra San-to André; 11/4 (sábado) 16h,na ARENA contra o Novo Ho-rizonte.

No domingo (12), AFEcompleta 65 anos de fundação.É provável que comemore o so-nhado acesso.

18/4 (sábado), em Lemecontra Esportiva de Guaratin-guetá. 25/4 (sábado), em SãoCaetano do Sul e 3/5 (domin-go) 10h na ARENA contra oGuarani.

EEmmppaatteeiinneessppeerraaddoo

Na 4ª feira (1/4), Ferro-viária iniciou a fase final daCopa do Brasil de Futebol Fe-minino. Enfrentou Kinder-mann de Caçador (Santa Ca-tarina) e ficou no empate, 3 a3. Esse resultado não estavanos planos do técnico Léo.Mas, a equipe catarinense foimuito bem reforçada, en-quanto que a AFE perdeu qua-se um time inteiro para a Se-leção Brasileira, além de atle-tas que foram jogar nos Esta-dos Unidos.

Houve grande reposição,mas, elenco ainda não adqui-riu todo seu potencial de con-junto. O segundo e decisivojogo será realizado na semanaque vem, em Caçador/SantaCatarina. Léo e comissão téc-nica esperam um bom resul-tado e a conquista do bicam-peonato da Copa do Brasil.

(Apoio cul tu ral: Pa raty)

NNaa MMooll dduu rraa

No dia 1º de maio será rea-lizado o tradicional torneiobochófilo do Dia do Traba-lhador. Neste ano, o MelusaCube será palco desta com-petição de bocha (desde

1976). Seu idealizador é An-tonio Fernando Silvestre.Na foto que ilustra NA MOL-DURA, Ratinho e Flaviano,campeões de 2014 e o Dire-tor Melusino, Gegê.

O time afeano já tem vagagarantida na Taça Libertadoresda América, programada paraa Colômbia.

AAlloojjaammeennttooPara disputar os Jogos Re-

gionais da 5ª Região Esportiva,em Barretos, a Fundesportescolheu alojamento para osatletas: Escola Paulina Nunesde Moraes, Rua Vinte e Oito,2814, Bairro Aeroporto, naregião central. Os Jogos Re-gionais serão realizados nasegunda quinzena de julho.

BBaassqquueetteeNeste domingo(5), jogo

de basquetebol masculino pelocertame regional

entre a ABA/Fundesport eMatão. Nas partidas anteriores,os comandados de

Fabio Appolinario vence-

ram Barretos e Brodowski.

MMaallhhaaNa rodada em São Carlos,

Araraquara empatou em 1 a 1com o Palestra local. 1º jogo:Araraquara 144 x Palestra130. Araraquara com Pauli-nho, Vitassay, Valdecir e Bida;2º jogo: Palestra 140 x Ara-raquara 122. Araraquara comFlaviano (depois Lót), Mário,Chico e Paraná.

OutrosMatão 1 x Pirassununga 1;

Jaboticabal 0 x Taquaritinga 2. Classificação do Regional

da Liga de São Carlos: 1º - ARA-RAQUARA, Pirassununga e Pa-lestra, com 9 pontos; 2º - Ta-quaritinga com 6; 3º - Matãocom 3; 4º - Jaboticabal com 0.

Próximo compromisso deAraraquara; domingo (12) 9hno Complexo Esportivo “JoséGalli”, em Américo Brasilien-se, contra Pirassununga.

Page 9: Edição 1141

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 2015 09

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail [email protected]

Fone: 3301-2299

04- Jorge Hage Zbeidi e Lidiane T. de Godoy06- Vanderlei Paschoal Dias07- Dânica FernandaSandretti da Silva10- Marcelo Piragino, ClaudemirMarzolla, Lilian Barbieri Santin

e Claudete da Silva Uzone11- Fabiana Maria da Rocha12- Antonia F. Valente, Alcebiades Hermes Pavão, Marcia Morales Eudes e Eda Marsili Guerreiro

Cada dia mais gente feliz

Apoio Cultural

Encomendas: 3392-4870

Autoestima de Américo

Aprefeita Cleide Berti, não sesabe bem o porquê escolheo silêncio ao invés de es-

clarecer a opinião pública sobreassunto do momento. É procu-rada pela imprensa e se nega a fa-lar. Pode ter seus motivos pes-soais, mas, o interesse da cidadese sobrepõe. Até porque a au-toestima do povo é construída depequenos atos. Falar, para es-clarecer, porém é um grande

ato que a população aplaude. Aspessoas de Américo defendem aimagem, sem alteração por ques-tão passageira.

Pessoalafastado

O então prefeito Ademir Gou-vêa colocou mais de 30 assesso-res, sem concurso. Segundo amesma fonte, o Ministério Pú-blico encontrou vício incontor-

nável e determinou a dis-pensa de todos eles colo-cando servidores concur-sados. É disso que sepropõe projeto assinadopela prefeita Cleide BertiGinato. Coisa simples,atendendo determinaçãodo MP. Mas, existem ve-readores, jogando para atorcida, procurando dis-torcer a essência da men-sagem do Executivo. Razãopela qual Cleide não de-veria perder a chance deexplicar. Especialmentepara a população que ficafeliz numa cidade cum-pridora de seus deveres.

LiderançaO presidente da Câ-

mara de Américo tem ta-lento para coordenar amaioria dos vereadores.Diego demonstra colocara cidade acima de inte-resse político-partidário

e, portanto, precisa sermais direto em seu papelde liderança. A cidadeagradece...

Vilma, Cleide e Danil:mulheres de um time de ouro.

Diego: umaliderança

carismática quepode render.

Márcia Lia defende a nossa democracia

Adeputada estadual, Márcia Lia,nesta semana na capital partici-pou de ato “Democracia Sempre

Mais, Ditadura Nunca Mais”, organizado

por diversos movimentos sociais e quecontou com a presença do Lula.

No dia em que o golpe militar de 64completou 51 anos, milhares de pessoas

lotaram a Quadra dos Bancá-rios, na capital, para clamarempor mais democracia, mais di-reitos e combate à corrup-ção.“Momento de junção de

forças dos que querem umBrasil crescendo, distribuindorenda, tirando milhões de pes-soas da miséria e que apro-funde cada vez mais a demo-cracia. Muitos brasileiros tom-baram lutando por essa de-mocracia que vivemos hoje.Não podemos deixar que pen-samentos autoritários façamretroceder conquistas impor-tantes e históricas da nossa po-pulação”, destacou Márcia Lia.

Page 10: Edição 1141

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 201510

Santa Lúcia dá Ovos de PáscoaSecretaria de Educação, Esporte e

Cultura, nesta semana, entregoumais de 1.000 ovos de Páscoa a

alunos de até 14 anos, da rede que en-volve Creche Berçário “Lídia Buzzo Fu-zaro”, “Recanto Infantil Professor Jay-me Calvo”, “Tanios Zbeidi” e “PadreGregório Huberto Beule”.

Além das professoras, prefeito An-tônio Sérgio Trentim, vice-prefeita Cás-sia Domingos Boschi e a presidente doFundo Social de Solidariedade, Paula Or-tiz Trentim, participaram da entrega

achocolatada. “Este é um momento es-pecial, uma data em que a criança, oaluno comemora com a sua família. Aescola tem esta responsabilidade nes-sa emoção”, diz a vice-prefeita Cássia.

Para a primeira-dama Paula “ver osorriso e a alegria da criança é um mo-mento ímpar que nos faz refletir sobreo papel da escola e nosso enquanto pes-soas públicas”.

PrioridadesAo lado da Saúde, a Educação é um

dos setores em que a administraçãomunicipal mais investe. “Temos pro-jetos que se destacam na região.

A nossa merenda é uma das me-lhores com aprovação acima de 80%por parte dos pais”, destaca o prefei-to Trentim.

Além de reformas, ampliações econstrução de unidades escolares,que estão em andamento, SantaLúcia investe na qualificação deprofessores em parceria com os go-vernos Estadual e Federal.

Tigre na Copa VerãoSegue firme na Copa Verão de

Santa Lúcia com 3 vitórias em 3 jo-gos. A competição prepara o timepara a Copa Nelvio Tintas que tem

abertura prevista para segunda-fei-ra (6/4) no Gigantão. Tigre fará a par-tida de abertura contra Melusa Clu-be. “Pelo que estamos mostrando em

quadra nosso quinteto tem tudopara fazer um bom campeonato”, dizMarcos Melandes que é técnico e pre-sidente do clube.

Conferênciade Saúde

Secretaria de Saú-de de Santa Lúcia,sexta-feira (10) deabril, das 13 às 17hrealiza no Salão deFestas da Paróquia deSanta Luzia a 3ª Con-

ferência Municipal deSaúde “Saúde Públicade Qualidade paraCuidar Bem das Pes-soas, Direito do Povo”.Evento aberto ao pú-blico.

Page 11: Edição 1141

11SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 2015

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

Tudo leva a crer que oatendimento na

UPA - Vila Xavier vai propiciar bela ajuda aospacientes. A Organização

Social ainda não conseguiu completar oquadro de médicos.

Saúde

Detecção precoce é fundamental para evitar fraturas. A

maioria dos pacientesé diagnosticada com a doença apenas após a

primeira fratura. Fundação internacionalindica que fratura do

quadril, uma das mais graves, deverá

crescer 15% no Brasil até 2020 chegando a 140

mil daqui a 5 anos. Procure o seu médico e

converse sobreessa probabilidade.

Osteoporose

Respostas:Resp 1.: c -Essa montagem é total-mente factível.Factível(= de possível realização).Resp 2.: b -Não estou aguentandomais comer sempre a mesma salada!Aguentando(= suportando).Resp 3.: a -Vamos parar de uma vezpor todas com essa roubalheira.Roubalheira(= roubo vultoso, es-candaloso).Resp 4.: a - b -As duas formas, alu-guéisou alugueres, estão corretas.Aluguelou aluguer = formas varian-tes, mas a segunda tem uso muito res-trito, só ocorrendo no plural (alugue-res), segundo a linguista Neves (à p.61 - Guia de Uso do Português).Resp 5.: b - Você bebe àsaúde de al-guém. Beber àsaúde (= fazer votos pela saúdede alguém).Resp 6.: a -No contexto, zingasignificavara comprida, usada para dar im-pulso a embarcações em lugares depouco fundo.Resp 7.: d -Conheci um xamã, natu-ral da Ásia.Xamã(= sacerdote ou feiticeiro, comsupostos poderes de lidar com os espí-ritos).Resp 8.: c -No contexto, amplexo sig-nifica abraço.Resp 9.: a -Talharimao molho brancoé uma verdadeira delícia!Talharim(= massa alimentícia cor-tada em tiras). Diga: O talharim.Resp 10.: c -É preciso ressocializaros menores infratores.Ressocializar (= tornar a socializar).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário doGrande ABC (SP)e Jornal de Araraquara (SP), JornalIndependente – Dois Córregos (SP), Tribuna do Nor-te - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diárioda Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - So-rocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Li-beral Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tan-gara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP -Gazeta do Ipiranga/SP.

Laboratório de Análises ClínicasDr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Responsáveis:Dr. Arnaldo BuainaimDr. Arnaldo Buainaim Jr.

Análises ClínicasMarcadores Tumorais

Imunologia

HematologiaHormônios

Rua Carlos Gomes, 1560Fone: PABX (16) 3301-5599

Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506

“Não importa que DEUS es-teja do meu lado. O que es-pero ardentemente é que eume ache sempre ao ladodele”.

Ser / Não ser

Espectadora um dia,da correria,da vida,da incessante reta,do ausente círculo,lancei-me a questão: por que o homem não aprende a dar a mão?Por que caminha só,na reta infinitada finita ida?Por que não começaa dar a mão...que não custa um tostão,mas é um passo do coração?(CHAMAN, T. J. B.).

Teste o seu Português:

01 - Essa montagem é totalmente___________.a ( ) faquitível;

a ( ) factívil;c ( ) factível;d ( ) faquitívil.

02 - Não estou ____________mais comer sempre a mesma sa-lada!a ( ) agüentando;b ( ) aguentando;c ( ) aguentano.

03 - Vamos parar de uma vez portodas com essa ___________.a ( ) roubalheira;b ( ) robalheira;c ( ) robalhera.

04 - Qual frase está correta?a - Os aluguéis estão todosatrasados.b - Os alugueres estão todosatrasados.

05 - Ao fazer um brinde:a ( ) Você bebe a saúde de al-guém? b ( ) Você bebe à saúde de al-guém?c ( ) Você bebe há saúde dealguém?

06 - O que significa zinga, nocontexto?Não dá para atravessar o riosem uma zinga.a ( ) vara comprida;b ( ) proteção solar;c ( ) bota até o joelho;d ( ) pedal de bicicleta.

07 - Conheci um ________,natural da Ásia.

a ( ) xamam;b ( ) chamam;c ( ) chamã;d ( ) xamã.

08 - O que significa amplexo, nocontexto?Vou dar-lhe um respeitoso am-plexo.a ( ) bronca;b ( ) beijo;c ( ) abraço;d ( ) aperto de mão.

09 - ____________ ao molhobranco é uma verdadeira delícia!a ( ) talharim;b ( ) talharine;c ( ) talharini;d ( ) talharin.

10 - É preciso ____________os menores infratores.a ( ) reçocializar;b ( ) ressocialisar;c ( ) ressocializar;d ( ) ressosialisar.

(*) Professora de Português, es-pecializada em Linguística deTexto – UNESP de Araraqua-ra/SP, Mestre em ComunicaçãoSocial – UNESP de Bauru/SP,Doutora em Serviço Social –UNESP de Franca/SP e Pesqui-sadora do GEPEFA – Grupo deEstudos e Pesquisas sobre Fa-mílias. É Jornalista e assina co-luna semanal (Teste o seu Por-tuguês) em diversos jornaisem todo o Brasil. Publicaçõesem revistas técnicas na área de

ciências humanas. Produtorade televisão do quadro “Testeo seu Português” por 16 anosem algumas TVs nacionais.

TTTTeeeessss tttt eeee oooo sssseeeeuuuu PPPPoooorrrr ttttuuuugggguuuuêêêêssss nnnnºººº 333355556666Terezinha Bellote Chaman (*)

Lamentável queAraraquara esteja

vivendo novamenteuma epidemia de

dengue. Pior do que aúltima. A cada 55moradores, um

contraiu dengue. O que falta? Mais esclarecimento,

fiscalização e contratarmais agentes durantetodo o ano, além de

campanha publicitáriabem elaborada.

Dengue

Page 12: Edição 1141

JORNAL DE ARARAQUARAwww.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO04 E 05 DE ABRIL DE 201512

(Campanha do J.A.)

RReeggiissttrree oo sseeuu

iimmóóvveell..ÉÉ qquueessttããoo ddeesseegguurraannççaa..

CCCCaaaarrrrttttóóóórrrriiiioooo

ColonoscopiaExame de cápsula endoscópica é opção para pacientes desconfortáveis comtécnica tradicional para coletar imagens. Funciona como uma câmera paragravar imagens do intestino, dispensando anestesia. Sem nada invasivo

Indicada para avaliação do in-testino grosso, a colonosco-pia é compreendida por

muitos pacientes como umatécnica invasiva. “Alguns te-mem o desconforto trazidopelo exame e acabam adiandosua realização. Por isso a cáp-sula endoscópica é uma ade-quada alternativa, já que é in-gerida pelo paciente e nãoexige sedação”, afirma o Prof.Dr. Eduardo Guimarães Hour-neaux de Moura, médico res-ponsável pelo exame no AltaExcelência Diagnóstica. O exa-me de cápsula endoscópica éuma técnica onde a pessoa in-gere uma cápsula que, pormeio da motricidade, alcançaos segmentos distais do intes-tino. Ela funciona como umacâmera, captando e gravandoimagens de todo o órgão. A téc-nica é indicada para detecçãode más-formações vasculares,tumores benignos e malig-nos, além de processos infla-matórios.

“São selecionadas as ima-gens mais representativas e opróprio sistema elimina asrepetições”, explica Dr. Moura.Outro método concorrente

e complementar em algumassituações é a enteroscopia quenecessita de sedação e atémesmo de anestesia geral. Noentanto, este exame quasesempre (95% dos casos, apro-ximadamente) não conseguealcançar a parte distal do in-testino delgado, ao contrário da

cápsula. “O desenvolvimentotecnológico tem quebrado bar-reiras e criado novas opções deexames, garantindo menoresriscos ao paciente, mais con-forto e aumento da qualidadeda análise. A cápsula endos-cópica é com certeza umexemplo disto”, conclui o Pro-fessor Dr. Eduardo.

“Isso mostra o quão éimportante a realização deexames que avaliam as con-dições do intestino. Quantomais cedo for feito o diag-nóstico, mais chances decura tem o paciente”, afirmao médico.

DiagnósticaUma empresa do grupo

especializado em diagnósticoe de referência no segmen-to de saúde brasileiro e in-ternacional. A marca unetrês pilares: corpo clínicoexperiente, tecnologia avan-çada e excelência em servi-ços. A prioridade no Alta é opaciente.

(Facebook:https://www.facebook.com/

altadiagnosticosBlog: http://blog.alta-diagnosticos.com.br)

A cápsula de esôfago é

capaz de capturar16 imagens por segundo. Já do intestino delgado capta seis imagens por segundo

e a de cólon, 35.Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2014, informa que o câncer de cólon e reto é osegundo tipo que mais acomete as mulheres, ficandoatrás apenas do câncer de mama.

Nos homens ele ficaem terceiro lugar, perdendo para o depróstata e de pulmão.

Prefeitos da região debatem prestação decontas com o TCE. Liderado pelo agenteMarcelo Barbieri o encontro reuniu 15 pre-feitos e representantesde municípios com participação do conse-lheiro Dimas Ramalho.

Reunião

Prefeitura de Araraquaraassinou convênio com aCooperativa de Créditopara oferecer mais umaopção aos funcionários.Houve intermediação do vereador Jeferson Yashuda.

Sicoob

O prefeito Marcelo Barbieri conferiu os detalhes finais para aentrega da Vila Dignida-de, projeto habitacionaldo governo estadual voltado para idosos. Comunicado distribuídofala do adiamento paraoutra data.

Dignidade

Page 13: Edição 1141
Page 14: Edição 1141

2 ABRIL DE 2015

m caminho de duasmãos, ação e reaçãocom valores agregados

ao dia a dia. A família cres-ce em sabedoria e buscanovos horizontes para os queconfiam neste projeto edu-cacional. A missão é atingi-da pela qualidade de nossosprofessores e comprometimentocom o projeto escolhido por mãese pais que desejam o melhor paraseus filhos.Desde a Educação Infantil, quan-

do recebemos crianças e apresenta-mos ambiente e espaço diferentespara propiciar interação de grupossociais, até Ensino Médio quando for-talecemos saberes e disponibilizamoshabilidades para ingresso em uni-versidades ou ensino técnico (em-preendedorismo), o Colégio Pro-gresso renova seu compromisso.Com o destaque, nesta edição, aos

coordenadores Sandra R. Féres e Fábio D.P. de Andrade fica demons-

trado o valor da gestão de-mocrática e humanizadacom portas escancaradaspara apoiar professores,essenciais já que tudoacontece numa sala deaula. O poder é compar-tilhado na sua totalidadepara incentivar ações co-

letivas. Por isso, descentralizar é o ver-bo adotado pela direção, coorde-nadores, professores e colaborado-res. No Progresso vivenciamos adistribuição de responsabilidade por-que acreditamos na soma de talen-tos e fruto do trabalho onde cada umdá o máximo de si. Assim alavanca-mos resultados positivos e testemu-nhamos a alegria dos alunos em atin-gir a excelência escolar. Benditoaquele que honra a missão e espe-cialmente a confiança de gente quepermite acolher e lapidar suas jóiaspreciosas.

Abraço da Leliana e boa leitura.

UU

EEnnssiinnaannddoo ee aapprreennddeennddoo

É uma publicação que visa atender pro-posta de aprendizagem do CCoollééggiiooPPrrooggrreessssoo ddee AArraarraaqquuaarraa.. O ConselhoEditorial é formado pela Mantenedora,Direção e Equipe Pedagógica da Es-cola. Jornalista-editor Geraldo Polezze(Mtb 9.886 - Jornal de Araraquara).

VViivveenncciiaammooss aa ddiissttrriibbuuiiççããoo ddee

rreessppoonnssaabbiilliiddaaddeeppoorrqquuee

aaccrreeddiittaammooss nnaa ssoommaa

ddee ttaalleennttooss

Page 15: Edição 1141

ABRIL DE 2015 3

SSaannddrraa RReeggiinnaa FFéérreess

Sandra Regina Féres é um pilar de sustentação da gestão democrática

implementada no colégio.

Gosto do que faço e conquisto o dia a dia com AMOR

“Pós-graduada em Educação, é

Coordenadora da Educação Infantil e

Ensino Fundamental I

Sandra vibra com o pro-cesso de aprendizagem ado-tado no Progresso. Valoriza otrabalho de equipe dialo-gando com professores ealunos. Preocupa-se emtransformar o ambiente numespaço coletivo e de produ-

ção do conhecimento evi-tando estresse. A Coorde-nadora do Colégio curte afelicidade de acompanharo crescimento dos alunos:Maternalzinho, Maternal, Jar-dim I e Jardim II e 1º ao 5ºano (Fundamental).

Sinto enorme emoçãonuma

sala de aula

Page 16: Edição 1141

ABRIL DE 2015

Gosto do que faço e conquisto o dia a dia com AMOR

44 ABRIL DE 2015

Page 17: Edição 1141

5ABRIL DE 2015

Page 18: Edição 1141

6 ABRIL DE 2015

Pietra Mazzoni BernardiPedro de Barros MacchioniTiago de Barros MacchioniAntônio Zanotto LopesGuilherme O. Santos BorsariMarina Carvalho TroncoSamya Lathifa Calil JabrJosé Guilherme Trentim LongoGabriela Firmiano da SilvaBruno Ferreira da CostaIsadora MagriniGabriel Martine BrandãoDiogo Raineri CruzGiovana TamerGabrieli Paganelli CassatteGiovanni Araujo MolinariUlisses SeabraFranciele Fernandes FrushioGeovani Henrique R. PinheiroManuela Monteiro MalaraVinícius Yuji OrideJoão Pedro Gouvêa

Lorrany Lima JoaquimÍsis Kamenach SantosEduardo José Luppi FilhoEnzo AssunçãoGabriel Parreira M. de FreitasJoão Pedro Lopes do AmaralIsabela Rios FelixGabriel Portari BiagioniVinícius Dias RodriguesDavi Carmello de SouzaLeticia Coelho SantiagoJéssica R. Guerra de SouzaDaniel Monteiro AlbinoRebecca Sgobbi dos SantosMarina Ferraz LupatelliBianca Mansini CopelAna Flávia FélixGiovanna M. C. DalálioJúlia Meneghini Souza e SilvaCaroline Ribeiro SantosMateus P. S.dos SantosMaria Luiza E. Galhardo

Enzo Miguel Mancini PeroniRaphael Mauro PiratelliGiovanna de Mori AielloVinícius A. Neves de OliveiraLara Lima JoaquimAlice Velho da SilvaCairu Catini PiresJulia Polizel BasagliaPedro Gregolin ZaninRafaella Scarel CaminagaGiovana Pavan Ciriani da SilvaArthur Henrique S. CarboneLuiz Fernando E. da SilvaAna Beatriz Nishiura OtuskiEnzo Toledo Piza JanoneIsabella Cardoso de MattosArthur Paschoalini de AzevedoMarcela Bueno NigroMaria Clara RizziniJoão Pedro de Sousa SilvaRaul Martins Bessan

A niv. Alunos AlunosAlunos A niv.

A niv.

Aniversariantes de abrilTurm

aTurm

aTurm

a

AAss ddiiffeerreennççaass::1- Lata de lixo, 2- cano acima do telhado,3- menina saindo do quiosque, 4- aluna

com camisa azul e 5- tênis azul

2/42/42/42/42/42/42/43/43/43/43/44/44/45/46/46/47/47/47/47/48/49/4

811713713413313313111321323615111121613321123513323221813312212913

9/410/410/410/410/412/413/413/414/414/415/416/416/416/416/417/417/418/418/419/419/424/4

411611413401302221913513511411321913811813212713211411312913615911

24/424/425/425/425/425/425/426/426/426/427/427/428/428/428/429/429/429/429/430/430/4

511211123123311211211711715513412304913212402323815212212911512

1 2

Page 19: Edição 1141

ABRIL DE 2015 7

De Professor a Coordenador o

modo efetivo para respaldar ações

profissionais

Fábio Donisete Pezzuto de Andradeintegra a estrutura que reúne

profissionais para desenvolver processo educacional.

Com Mestrado eDoutorado em Química, é

Coordenador do Fundamental II e Ensino Médio.

Fábio também se emo-ciona e absorve saberespara tocar, com os profes-sores, o barco do conhe-cimento. Com boas práti-cas em gestão escolar, se-dimentada em décadas dehistória, o Coordenador é

pilar integrado à tarefa desaber o que ocorre dentrodas salas de aula. É asoma de esforços na mis-são de ensinar-aprender.

De um jeito simples sealcançam metas da co-munidade CPA.

Progresso:da lupa

ao caleidoscópio.

Estou feliz no mundodo saber...

Page 20: Edição 1141

De Professor a Coordenador o

modo efetivo para respaldar ações

profissionais

Fábio Donisete Pezzuto de Andradeintegra a estrutura que reúne

profissionais para desenvolver processo educacional.

8 ABRIL DE 2015

Quando outubro chegar...

Feira de Ciências no Progresso

AA vviirrttuuddeeEEdduuaarrddoo SShhiinnyyaasshhiikkii ((**))

O anseio pela simplicida-de é percebido. Leonardo daVinci afirmou que “A simpli-cidade é o último grau da so-fisticação”. Frente a mundocomplicado, as pessoas bus-cam mais simplicidade parao pessoal e profissional. Elaé necessária para trilhar ocomplexo caminho da vida.

A simplicidade é sutil comoo exercício da nossa inteli-gência, por isso, exige muitacriatividade. Complicar é fá-cil, simplificar é difícil. É pre-ciso trabalhar bastante parater ideias claras, sem com-plexidades inúteis, mas crian-do harmonia, unidade, coe-rência e resultados.

As empresas e as organi-zações, diante de mercadoscomplexos, olham com inte-resse para o princípio dasimplicidade. O líderes utili-zam estratégias claras e exer-citam a simplicidade na for-ma de se comunicar.

O líder não precisa con-fundir, deve permitir que todoscompreendam o objetivo cen-tral da empresa, sem que adireção originária seja es-quecida.

Um líder confiante e se-guro dos seus conhecimentose competências utiliza a sim-plicidade para levar a equipena escolha das prioridades.

A simplicidade se tornaassim a virtude dos grandesprofissionais. Einstein diziaque se você não consegue ex-plicar algo de forma sim-ples, significa que você não oentendeu suficientementebem. Eu concordo com esseprecioso conceito; a vida ofe-rece mais possibilidades paraencontrarmos a verdade e arealização quando buscamosa simplicidade.

(*) É palestrante e especialista em

desenvolvimento dasCompetências de Lideran-ça e Preparação de Equipes

- www.edushin.com.br.

IInniicciiaannddoo oo PPrroojjeettoo IIddoossoo,, ooss aalluunnooss ddoo 66ºº aannoo ccaapprriicchhaarraamm nnaa ccaa--rraacctteerriizzaaççããoo ee ffiizzeerraamm uumm vvííddeeoo ffaallaannddoo ssoobbrree ooss ddiirreeiittooss ddeessssaa iiddaaddee