12
Um adolescente, namorado da filha da vítima é o principal suspeito do crime e está foragido 12 Wanderson Amorim MORT O NO BAR PC: genro menor matou o pedreiro HOJE TEM PROTESTO contra intolerância Associação de Folclore, Casa de Candomblé Ilê Oba Airá e o Centro Espírita realizam um manifesto público, hoje, às 16h00 na Praça Jerônimo Monteiro 11 Arquivo FATO Passe livre estudantil NÃO VAI ADIANTE página 5 CONCURSO ATRAI QUASE 7 MIL A função mais disputada será a de Procurador Municipal. São 142 candidatos pretendentes para cada vaga MARATAÍZES Divulgação Um ano depois de decisão judicial que deu validade a lei que garante transporte gratuito a estudantes, ela não é cumprida O atendimento em trailer montado na Praça Jerônimo Monteiro está sendo realizado de segunda à sexta, das 9h às 17h CARNÊ DO IPTU PODE ser retirado no centro Divulgação/PMCI 5 7

edição 2053

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Espírito Santo de FATO

Citation preview

Page 1: edição 2053

Um adolescente, namorado da filha da vítima é o principal suspeito do crime e está foragido

12

Wanderson Amorim

MORTO NO BAR

PC: genro menormatou o pedreiro

HOJE TEM PROTESTOcontra intolerância

Associação de Folclore, Casa deCandomblé Ilê Oba Airá e o Centro Espírita

realizam um manifesto público, hoje,às 16h00 na Praça Jerônimo Monteiro

11

Arquivo FATO

Passe livre estudantil

NÃO VAI ADIANTEpágina 5

CONCURSO ATRAI QUASE 7 MILA função mais disputada será a de Procurador Municipal. São 142 candidatos pretendentes para cada vaga

MARATAÍZESDivulgação

Um ano depois de decisão judicial quedeu validade a lei que garante transportegratuito a estudantes, ela não é cumprida

O atendimento em trailer montado naPraça Jerônimo Monteiro está sendo

realizado de segunda à sexta, das 9h às 17h

CARNÊ DO IPTU PODEser retirado no centro

Divulgação/PMCI

5

7

Page 2: edição 2053

ES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011OPINIÃO2

([email protected])

HIGNER MANSUR

CONEXÃO MANSUR Ano 4 - nº 99

HISTORICIZAÇÃO e MALFEITOO professor Adilson Santos, em crônica no ES DE FATO,

aborda ponto sério sobre as enchentes na cidade. Abriua crônica com o interesse clássico do cidadão, que ésaber se a enchente de 30 de dezembro foi a maior emtodos os tempos. O professor foi além da curiosidade.Discutiu a historicização das enchentes. Debateu o temadas enchentes dos séculos XIX, XX e XXI: a comparaçãodeve ser feita guardadas diferenciações. No tempo anti-go o município tinha 3893 habitantes (1872), 19692(1900), 25000 (1920) e pouco mais, quando das enchen-tes de 1933/34 e 1937.

Hoje temos 200.000 habitantes, o Rio Itapemirim está muitomais invadido do que outrora e a economia é outra, bem maispujante. Hoje, além do trivial (querer saber qual a maior en-chente), deve-se voltar pensamentos e ações para a conju-gação perigosa dos fatores: crescimento da cidade e descui-do com o crescimento, que não tem controle do poder públi-co para fazê-lo orientadamente em favor do cidadão e dacidade.

O jornalista Toninho Carlos (programa Ponto a Ponto, TVSul) levantou a questão, abordando a ocupação ilegal edesordenada das margens do Itapemirim, com obras, mes-mo de agora, fincadas dentro do rio e a compulsão deempreendedores em fazer grandes construções nas já es-gotadas vias públicas, como no centro, nos morros do Gil-berto Machado e ao longo da Av. Lacerda de Aguiar. Local,aliás, onde ocorreu a morte estúpida de uma senhora, víti-ma da conjugação de um caminhão descendo a via emalta velocidade e de um veículo encavalado sobre a faixade pedestres, frutos do excesso de trânsito e da falta devagas para estacionar. E é na Av. Lacerda de Aguiar o localonde foi construído o templo da estupidez. Em via de altavelocidade, avenida que é rodovia federal, construíram(empreendedores e diversas administrações municipais)um monstro chamado shopping, que tomou parte da ruados fundos, parte do canteiro central da avenida e parte dacalçada frente ao shopping (calçada que, em determina-do ponto, não tem mais que um metro de profundidade,além de não ter estacionamento compatível com o tama-nho da obra). Os que compraram lojas não têm culpa,mas dela não se isentam construtores e administradoresque aprovaram ou concederam alterações na estruturaoriginal. Gente que quer porque quer construir mais mons-tros na Lacerda de Aguiar – alguns já conseguiram licen-ça da prefeitura, outros lançam balões de ensaio para verse “pega”.

Não fica fora de vivência ou informação do leitor martírio eperigo de atravessar a Av. Aristides Campos, principalmente àaltura do sinal frente à escola para crianças e adolescentes,próximo à Selita. Ali ainda não ocorreu acidente de gravesproporções porque a mão divina impede.

A historicização pretendida pelo Prof. Adilson vai nessa li-nha: não se há de comparar impunemente passado e épocaatual; construções à beira rio não mais podem acontecer;muito menos as grandes construções à margem de ruas trans-formadas em rodovia, como a Lacerda de Aguiar, a AristidesCampos e a Jones dos Santos Neves, pena cometermos in-justificado anacronismo, pena termos de chorar, ainda maismortes de gente inocente.

MAIS HISTÓRIA... NA FONTESe o leitor é curioso e gostar de História, um bom divertimento e fonte

de aprendizado é ler nas fontes primárias, ou seja, ler os escritos dequem viveu a História e não só daqueles que vieram depois e escre-veram sobre os que outros escreveram. E se o leitor tiver sorte, o quenão é muito difícil, mesmo na História do Brasil, encontrará ele exce-lentes textos de época, muito bem escritos, em qualidade de redaçãoe simplicidade mesmo hoje dificilmente encontrável entre nossos his-toriadores e nossos escritores de modo geral.

O texto abaixo é parte do “Prólogo ao Leitor, assinado por Pero de MagalhãesGandavo, na sua “História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente cha-mamos Brasil”. Esse livro é a primeira história do Brasil, foi publicado em 1576,por Antonio Gonçalves, o mesmo editor de “Os Lusíadas” (1572). Gandavo eraamigo de Camões, que elogiou sua escrita, dizendo ter ele “claro estilo e engenhocurioso”, o que é verdade e incentivo à leitura a quem gosta de História (existemeia dúzia de edições – utilizei a edição da Editora Hedra: 160 pág., R$ 17,00).

O TEXTO CLARO DE PERO DE MAGALHÃES GANDAVO - 1576:“Como pois a escritura seja vida da memória, e a memória uma seme-lhança da imortalidade a que todos devemos aspirar, pela parte quedela nos cabe, quis movido destas razões, fazer esta breve história,para cujo ornamento não busquei epítetos esquisitos, nem outra for-mosura de vocábulos de que os eloquentes oradores costumam usar,para com artifício de palavras engrandecerem suas obras. Somenteprocurei escrever esta na verdade, por um estilo fácil e chão, comomeu fraco engenho me ajudou, desejoso de agradar a todos os quedela quiseram ter notícia. Pelo que deve ser desculpado das faltas queaqui me podem notar; digo dos discretos, que com são zelo o costu-mam fazer, que dos idiotas e maldizentes bem sei que não hei deescapar, pois está certo não perdoarem a ninguém” – (pág. 60/1).

IGREJAS PARATODOS OS GOSTOSDA INTERNET (www.

eclesia.com.br): “Qualquerpessoa que ande pelas ruas dasgrandes cidades brasileiras háde ficar impressionado com aquantidade de igrejas evangéli-cas... Símbolo da expansão dosegmento evangélico na soci-edade brasileira, a proliferaçãode igrejas, se por um lado pos-sibilita a disseminação da Pa-lavra de Deus, por outro, gerasituações curiosas... Engraça-do mesmo – com todo respei-to, claro! – é conferir o nome dealgumas igrejas. Existe certa“Assembléia de Deus ComDoutrinas e Sem Costumes”, noRio. No interior de Minas, funci-ona a “Igreja Evangélica A Últi-ma Trombeta Soará”. Isso semfalar na “Igreja Cuspe de Cris-to”, em São Paulo.

Pode-se discutir o gosto dequem inventa tais nomes, masos aproximadamente 26 mi-lhões de evangélicos brasilei-ros têm à disposição variadíssi-mo cardápio de opções para fi-liação religiosa. Curiosos, bizar-ros e imaginativos, os nomes deigrejas, digamos, originais,compõem extensa lista: porexemplo, a “Igreja PentecostalAlarido de Deus”, de Anápolis(GO), cujos cultos não devemser nada silenciosos; a “IgrejaEvangélica Deus Pentecostalda Profecia”, de São Mateus(ES), que não deixa dúvidassobre o caráter avivado do povoque se reúne ali; ou ainda a“Igreja Evangélica Vida Profun-da”, de Itaperuna (RJ), onde ocrente, já na entrada, recebe umestímulo para deixar de lado asuperficialidade na sua relaçãocom Deus. Já a “Igreja da Re-velação Rápida” parece ter sidofeita de encomenda para os fi-éis mais apressadinhos”.

CONVERSA SOBRE CORPO E ALMARubem Alves e Moacyr Scliar são dois grandes escritores brasileiros, daque-

les que escrevem com alma. Recentemente, neste ano de 2011, foi publicado umlivro conjunto – um diálogo entre eles, uma conversa sobre corpo e alma, o quallivro recomendo muito a leitura, uma das mais simples, profunda interessanteque li nos últimos tempos. (“Rubem Alves & Moacyr Scliar Conversam Sobre oCorpo e a Alma – Uma Abordagem médico-literária”, Saberes Editora, 2011, 128págs., R$ 29,00 - Scliar morreu um dia desses). Dessa obra, na verdadetranscrição de diálogo entre os dois, selecionei um escrito de cada:

RUBEM ALVES – “Comecei a pensar nas pessoas que me influencia-ram com seus escritos, que me encheram a alma com suas produçõesliterárias, filosóficas, poéticas, indivíduos que me influenciaram, que mesão preciosos, que os vejo com admiração, com gratidão. Pensei em VanGogh, em Fernando Pessoa, em Maiakovski, em Nietzsche... FernandoPessoa bebia muito, Van Gogh deu um tiro no peito, Maiakovski deu umtiro também... Nietzsche enlouqueceu. Nossos políticos, por exemplo enão todos, lógico, são pessoas de saúde mental perfeita. Eles provavel-mente nunca tiveram sentimento de culpa algum; são pessoas de saúdeperfeita. As pessoas que eu admiro sofriam, eram sofredoras. Ah, quedesgraça! Ah, que gratidão pelos que eles fizeram para a humanidade! Épor isso que elas escrevem... É por isso que elas compõem, é por issoque pintam, é por isso que fazem jardim”. (pág. 46)

MOACYR SCLIAR – “Conta-se que certa vez ele (Kafka) foi a umalivraria perto de sua casa, em Praga, e perguntou ao livreiro quantoslivros já tinham sido vendidos do último lançamento. O livreiro disseque até o momento onze exemplares haviam sido vendidos. Ao queKafka replicou: “Dez fui eu quem comprei; gostaria de saber quemcomprou o décimo primeiro”. Quando estava no leito de morte (fale-ceu antes de completar 40 anos, de tuberculose), pediu ao amigo MaxBrod que destruísse todos os seus originais. Brod não cumpriu oúltimo desejo de Kafka; graças a isso temos acesso a uma obra abso-lutamente revolucionária”. (pág. 64)

Page 3: edição 2053

3OPINIÃOES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011

Má notícia não se dácom antecedência.Aureliano Chaves

- [email protected] Wagner Santos

PROCLAMASCasamento do anoEstá publicado nesta edição o edital de procla-

mas que anuncia o casamento mais comentadodo ano, do empresário e deputado estadual Cami-lo Cola, 87, com a dona de casa Virgínia HelenaZanchetta e Gava, 57. Em menos de 30 dias osdois estarão casados.

ANÁLISEMelhor governoO prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione

(PT), acredita piamente que faz o melhor go-verno possível. Na metade final do seu manda-to, assegura já ter cumprido 70% de tudo o queprometeu, isso tendo ainda de equacionar dívi-das de R$ 22 milhões que diz ter herdado daadministração anterior. Se ele já fez tudo isso eainda assim não tem a aprovação popular, o quepretenderá fazer para reverter o quadro até aseleições do ano que vem?

PREFEITURAPolítica segura secretárioNão fosse partidário da cantora Lauriete (PSC),

que se tornou deputada federal nas últimas elei-ções, o Pastor Delandi Macedo (PSC) já estarialonge da Secretaria Municipal de Meio Ambien-te, há muito tempo. Esteve com a cabeça na gui-lhotina ao final do ano passado, quando o prefeitorompeu com PMN e PV (que já voltou ao gover-no). Às turras com o deputado Camilo Cola(PMDB), na época, Casteglione quis garantir al-guma representatividade na Câmara Federal.

AMUNESPresidente do sulPrefeitos do sul do estado se reuniram ontem no sítio

do prefeito de Venda Nova, Dalto Perim. Ao menos20 mandatários compareceram ao encontro que ser-viu para articular a eleição de um representante sulinopara a presidência da Associação dos Municípios doEspírito Santo. O nome escolhido foi o de Elieser Ra-bello (PSB), de Vargem Alta. A análise dos cerca dospolíticos é que a Amunes precisa estar mais atenta àsnecessidades das prefeituras, e não a serviço dos in-teresses do governo do estado. a eleição acontece nofinal deste mês.

Presença inesperadaInesperadamente, que apareceu ao final do even-

to foi o atual presidente da Amunes, o prefeito deSanta Leopoldina, Gilson Amaro. Mais do que oconstrangimento causado pela presença de Amaro,contra quem os demais prefeitos se articulavam,causou surpresa a afirmação deste que não preten-de se candidatar. Mas também não declarou apoioa Elieser. Ele convidou os mandatários a participa-rem de uma nova reunião, na segunda-feira, emVitória, para definir uma chapa de consenso.

Casteglione não foiO prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT),

não foi ao encontro de prefeitos sulinos, sob a ale-gação de que tinha compromissos a resolver, relati-vos á situação de emergência que Cachoeiro atra-vessa por conta das chuvas. Quem apareceu por láfoi o senador Ricardo Ferraço (PMDB) e o secre-tário Anselmo Tozi.

PDTPartido de olho na CâmaraO ex-vereador Nilton Rezende e sua filha Angela

Maria Rezende se filiaram ao PDT Cachoeiro nestasemana. É mais um reforço para o partido na disputapor vagas na Câmara Municipal em 2012. O Presi-dente do PDT, Alexandre Maitan foi companheiro deNilton Rezende na legislatura passada e acredita notrabalho sério. Nilton foi eleito com mais de 1400 vo-tos em 2004 e não concorreu nas eleições passadas.

PDT confirma apoioO vice-presidente do PDT de Cachoeiro, Marcos

Fabre e a secretário do partido, Adélia Fernandes, emreunião com o prefeito de Cachoeiro Carlos Castegli-one (PT), reafirmaram o compromisso do PDT com aatual administração. A aliança reproduz o contextonacional. "Desenvolvimento econômico sustentável, dadefesa dos direitos do trabalho e pelo emprego, daeducação integral e da participação popular são ban-deiras comuns do PDT e do PT", alega. A reuniãoocorreu após a manifestação do descontentamento doPDT com a perda de espaços importantes no gover-no, como a Secretaria de Serviços Urbanos.

Na foto da esquerdapara direita: AngelaMaria, Maitan, Nilton

Rezende e DonaMaria Rezende

Page 4: edição 2053

4 OPINIÃO ES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011

Glauber Coelho

Fortalecimento dosprodutores de leite

Glauber Coelho é Deputado Estadual

A pecuária de leitetem grande importân-cia social como gera-dora de emprego erenda no Espírito San-to. Dados do CensoAgropecuário doIBGE de 2006 apon-taram que a atividade envolve maisde 17 mil estabelecimentos e respon-de por 30.000 empregos diretos, oque representa cerca de 8% da ab-sorção da mão de obra no meio rural.

As cooperativas de Latícinios doEstado representam mais de 6 milcooperados. Seis mil pequenos emini produtores que sustentam suaprodução na base familiar, sendoque 80% dos produtores produzemmenos de 100 litros de leite por dia.

Um estudo das Cooperativas indi-cou que enquanto em propriedadesque utilizam tecnologias produtivas -principalmente adubação, irrigação epastejo rotacionado, a produção podechegar a 25 mil litros de leite por hec-tare/ano, em outras propriedades semesses recursos o limite é de apenas1400 litros por hectare/ano.

A baixa produtividade está relacio-nada a diversos fatores, entre eles abaixa capacidade de gestão empre-sarial; a genética do rebanho nãoadequada ao clima; a carência demão de obra capacitada. Por outrolado, as pastagens que já se encon-tram em avançado estado de degra-dação, ainda são submetidas a ma-nejo incorreto. O desafio é ampliar aprodução com qualidade.

As Cooperativas que atuam na ca-deia produtiva do leite tem mantidodiálogo com o Governo do Estadopara que o setor firme Contratos deCompetitividade, instrumento adota-do pelo Governo do Espírito Santopara a concessão de benefícios fis-cais a setores produtivos locais.

As mudanças propostas pelas Co-operativas refletirão direta e propor-cionalmente em melhorias de remu-neração do produtor, que será in-centivado a adoção de tecnologias eassistência técnica para superar osíndices atuais, contando com as par-cerias de entidades como o SESCO-OP/ES, o SEBRAE, a Secretaria deEstado da Agricultura e o INCAPER,garantindo a sustentabilidade econô-mica, social e ambiental.

Com visão estratégica e planeja-mento, a Secretaria de Estado da Agri-cultura e produtores desenvolvemprogramas importantes que contribu-em para melhorar a cadeia produtivado leite. No entanto, com os contratos

de competitividade osetor estará fortaleci-do para enfrentar aconcorrência de pro-dutos de estados vizi-nhos que utilizam in-centivos fiscais e de-sequilibram a dispu-

tas em nosso mercado.O estudo setorial sobre a pecuária

de leite do Novo Pedeag, o PlanoEstratégico de Desenvolvimento daAgricultura Capixaba, em seu bre-ve histórico, mostra que a pecuáriabovina foi introduzida no Estado doEspírito Santo, desde o início de suacolonização.

Inicialmente, era explorada apenasem caráter de subsistência e em com-plementação às demais atividadesagrícolas para o abastecimento depequenos aglomerados urbanos.Na década de 30, foi instalado o pri-meiro núcleo de pecuária de leite comobjetivos comerciais, em Cachoeirode Itapemirim.

Nessa época, já era uma das ativi-dades econômicas mais importantesda região Sul do Estado. O SindicatoRural dos Lavradores e Criadoresde Cachoeiro de Itapemirim dedica-va forte apoio ao setor, o que contri-buiu para impulsionar a atividade.

Em 1938, com a adesão de 25 cri-adores é fundada a Cooperativa deLaticínios Selita., com a capacidadede manipular 8.000 litros de leite.Outras cooperativas de laticínios fo-ram criadas e ajudaram a transfor-mar a região Sul na mais importantebacia leiteira do Estado.

Em novembro de 2009, depois de71 anos de sua fundação, a Selitainaugurou a primeira fábrica de soroe leite em pó do Espírito Santo, comcapacidade para beneficiar 200 millitros de leite, produzindo 20 tonela-das de leite em pó por dia. Um in-vestimento de R$ 12 milhões.

A nova fábrica contribui no processode reestruturação da economia do suldo Estado e é de suma importânciapara o arranjo produtivo da pecuáriade leite, pois permite a regularizaçãoda oferta do produto ao longo do ano.

A cadeia produtiva do leite do Es-pírito Santo tem demonstrado que osetor é capaz de aumentar a produ-ção para poder competir e sobrevi-ver no mercado globalizado. Noentanto, para que isso ocorra de for-ma sustentável há necessidade defortalecermos o produtor, ampliarmosos programas de apoio ao setor eatendermos a exigência crescentedos consumidores por qualidade.

ESTADO DOESPÍRITO SANTO

PODER JUDICIÁRIOMUQUI - CARTÓRIO 2º

OFÍCIOFÓRUM DR. JOSÉHORÁCIO COSTA

RUA CEL. MARCONDES, Nº100 - CENTRO -

MUQUI - ES - CEP: 29480-000

Telefone(s): (28) 3554-1331Email: 2oficio-

[email protected] DE CITAÇÃO PELO

PRAZO DE 30 DIAS

Nº DO PROCESSO:36100009954

AÇÃO: UsucapiãoRequerente: UILIS DIAS MA-

CHADO, ROSIANY LEAL SCAR-PI, BEATRIS DIAS MACHADOCOELHO e CARLOS MAGNOMARONI COELHO

Requerido: ESTE JUÍZOMM. Juiz(a) de Direito da MU-

QUI - CARTÓRIO 2º OFÍCIO doEstado do Espírito Santo, por no-meação na forma da lei, etc.

FINALIDADEDAR PUBLICIDADE A TODOS

QUE O PRESENTE EDITAL VI-REM que fica(m) devidamentecitado(s) atualmente em lugar in-certo e não sabido, de todos ostermos da presente ação para,querendo, oferecer contestação.

BEMBem(s): UMA PROPRIEDADE

RURAL SITUADA NO DISTRITOE COMARCA DE MUQUI, ME-DINDO 721.917,00 ME (SETE-CENTOS E VINTE E HUM E NO-VECENTOS E DEZESSETE ME-TROS QUADRADOS), PARTEINTEGRANTE DA FAZENDA SÃOJOÃO, NA LOCALIDADE DE SÃOJOÃO, PARTE DOS IMÓVEISRURAIS DOS REGISTROS 1271DE ORDEM, FLS. 277, DO L. 3-BE 1264 DE ORDEM DO L. 3-C...

ADVERTÊNCIASa) PRAZO: o prazo para con-

testar a presente ação é de 15(quinze) dias, finda a dilação assi-nada pelo juiz;

b) B) REVELIA: não sendo con-testada a ação, presumir-se-ãoaceitos pela parte requerida comoverdadeiros os fatos alegados nainicial, salvo no que diz respeitoaos direitos indisponíveis.

DESPACHOFl: 43 - 1) Cite-se aquele em cujo

nome estiver registrado o imóvelusucapiendo, bem como todos osconfinantes do referido imóvel. 2)Por edital, com prazo de 30 dias(CPC, art. 232, IV), citem-se osréus em lugar incerto e os eventu-ais interessados (CPC, art. 942).3) Por via postal, intimem-se, paramanifestar interesse na causa, osrepresentantes da Fazenda Públi-ca da União, do Estado e do Mu-nicípio. 4) Dê-se vista dos autospara o Ministério Público.

E, para que chegue ao conheci-mento de todos, o presente editalvai afixado no lugar de costumedeste Fórum e, publicado na for-ma a lei.

MUQUI-ES, 22/02/2011OROMAR GOMES DA COSTA

Escrivão(ã) Judiciário(a)Aut. Pelo Art. 60 do Código

de Normas

Evandro Moreira

Um mundo abaixo de nósVivemos tão

apressados quenem sobra tempopara refletir. Cui-damos que nossomundo é único eolhamos somen-te para cima. Aliás, isto já é maisque tradição, costume - é vícioou descontentamento por nãoestar no pódio, nesta corridaalucinada pelo desejo de vivermelhor.

Não, psicologicamente, nuncavivemos felizes onde apenasmerecemos, onde não escolhe-mos mas estamos. "E o céu é olimite". Todos queremos algomais, egoisticamente. A descul-pa é que devemos aprimorar-nos, pois o descontentamento épropulsor para subir, mais e mais,além do possível. Com essa neu-rose esquecemos de olhar parabaixo, onde não contam os so-nhos, o talento, a vontade. Só re-signação. A pirâmide social nemé lembrada, que todos queremossubir e "o céu é o limite".

Mas, qualquer que seja a nos-sa posição, deveríamos olharpara baixo. Afinal, quem afirmouque Deus está lá em cima? Se,de fato, somos criação, criatu-ras d´Ele, temo-Lo dentro denós ou nada somos. Ontemestive olhando para baixo, mo-tivado por uma reportagem, en-focando o chamado "baixomundo" em que as pessoassubvivem, isentas de compro-missos com a Sociedade, aIgreja, a Moral e também asLeis. Vale tudo para sobreviverem tal ambiente, de que pou-cas delas conseguem esca-par, às vezes por sorte, ousadiaou talento, e galgar o segundodegrau da pirâmide. Poucossão os dotados de natural in-

conformismo queimpulsione parauma pequena as-censão. Ali vimosum mundo dife-rente, amorfo edesconhecido da

maioria da dita classe média(e mais distante ainda da clas-se A - os ricos), para as quaisbasta a sobrevivência (ou sub-vivência?) - catando lixo, reco-lhendo latinhas, papelão, tocan-do harmônica na esquina e nosônibus, fazendo malabarismonos sinais, strip-tease nos bor-déis, nas boates improvisadas,quando o marido é o diretor dascenas de sexo entre a sua mu-lher e qualquer freguês - semciúmes nem cismas, que o ob-jetivo maior é sobreviver com otalento que tem... Mas não dei-xa de ser chocante.

Um mundo proibido de "bas-fond". Há cenas deprimentes,envolvendo homens e mulheresque já nem mais se estimam,artistas não revelados, improvi-sados, menores sem outros co-nhecimentos que as mentirasrepetidas sobre sua deprimen-te e sórdida realidade.

E pensar que o Estado - feitopara garantir a digna sobrevivên-cia do cidadão, sem restriçõesde castas - ignora solenementeessa realidade, preocupadosomente em arrecadar - seuúnico objetivo hoje - e sustentaros ladrões do topo, os "vips", oscompadres do Senado que vi-vem sem qualquer utilidadeprática, dilapidando o escassodinheiro das vítimas, quero di-zer, dos contribuintes que se fa-zem recalcitrantes ante as ex-torsões oficiais, por saber que éo mesmo que jogar pérolas aosporcos. Mais nada...

Page 5: edição 2053

5POLÍTICAES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011

PASSE LIVRE NÃO SAIU DO PAPELUm ano após o Supremo Tri-

bunal Federal ter dado ganho decausa ao vereador Luisinho Te-reré (DEM), a Lei 5636/2004,de sua autoria, que dispõe sobrea gratuidade do transporte cole-tivo urbano aos estudantes deensino fundamental e médio noâmbito municipal, ainda não vi-gora. A matéria destaca que asdespesas com a execução doprojeto estão previstas no orça-mento anual, rubricada pela Se-cretaria Municipal de Educação,podendo, inclusive, ser suplemen-tada se necessário.

De acordo com o Jurídico da

Câmara Municipal, não existemais a possibilidade de se re-correr do veredito. "Uma leipra ser consolidada precisa terexistência, validade e eficácia.Existência ela tem desde suaaprovação no legislativo; vali-dade passou a ter após a sen-tença do Supremo Tribunal; eeficácia, agora, é obrigação doexecutivo", explicou o procu-rador da casa de leis, GustavoMoulin, acrescentando que talmatéria não foi revogada.

A TRAJETÓRIAAssim que a matéria foi apro-

vada, o prefeito de Cachoeiro,na época Roberto Valadão(PMDB), entrou na justiça con-tra a validade do projeto alegan-do inconstitucionalidade, masTribunal de Justiça do EspíritoSanto deu ganho de causa aovereador Luisinho Tereré. Jásob o comando do atual prefei-to, Carlos Casteglione (PT), aPrefeitura recorreu ao Superi-or Tribunal de Justiça, mas tam-bém sem sucesso.

"Isso é lei, tem base e tem fun-damento. Não há inconstituci-onalidade alguma nisso. Estouapenas cobrando e pedindo que

A Prefeitura de Cachoeirocontesta a lei. A alegação éde que a legislação já foi re-vogada pelo projeto de lei doentão vereador, Elias de Sou-za (PT), quando em seu man-dato aprimorou o projeto dovereador Luisinho Tereré eincluiu os estudantes de ní-vel superior no benefício.

As alterações na matéria,consequentemente, implica-

Prefeitura contesta a leiram em sua revogação. "Nósda Prefeitura entendemos asituação desse jeito, mas es-tamos estudando a melhordas hipóteses, analisando oque poderá ser feito em rela-ção à matéria. Caso o proje-to pare novamente na Justi-ça, aguardaremos o parecerfinal", disse o próprio Elias deSouza, agora diretor de arti-culação política.

Carnê do IPTU pode ser retirado no centroQuem ainda não recebeu o

carnê do Imposto Predial eTerritorial Urbano (IPTU) jápode retirar o boleto na pra-ça Jerônimo Monteiro (Cen-tro). Para facilitar a entregaaos que ainda não pegaramo seu carnê, a prefeitura ins-talou um trailer de atendimen-to no local, que está funcio-nando de segunda à sexta, das9h às 17h.

Os interessados devemcomparecer ao local, munidosdo carnê do ano passado oucom o nome e endereço com-pletos da pessoa a quem ocarnê do IPTU é endereça-do. Ao longo da quinta-feira(17), primeiro dia de funcio-namento do serviço, várias

pessoas já aproveitaram parapegar o seu.

A gerente do setor de Cadas-tro Imobiliário da Secretaria Mu-nicipal de Fazenda, Edith Cala-brez Grola, contou que até o fi-nal do mês de fevereiro, a pre-feitura buscou entregar os car-nês em todos os bairros e distri-tos, na tentativa de criar maisfacilidades para o contribuinte.Mas os que porventura não te-nham recebido o seu não devemdeixar de buscá-lo na praça.

VENCIMENTOSOs contribuintes podem optar

pelo pagamento em cota únicaou parcelado. Mas quem optapor quitar em uma única vez(valor integral) garante os se-

guintes descontos: 20% paraquem quitar até 15 de abril,15% até 17 de maio e 10%até 15 de junho.

O tributo também poderáser parcelado, em até quatrovezes, sem direito a descon-to. Os vencimentos são: 15 deabril, 17 de maio, 15 de junhoe 15 de julho. Quem não pa-gar o IPTU 2011, além deestar sujeito à cobrança judi-cial, perde a redução de 30%no valor do imposto no anoseguinte.

Horário: 9h às 17hLocal: Praça Jerônimo

Monteiro, Centro.

O atendimento está sendo realizado de segunda à sexta, das 9h às 17h

Pegue o seu carnê!

se reconheça um direito dascrianças em nosso município.Tem criança perdendo aula porconta de transporte e muitasdelas nem tem como pagar apassagem. Posicionar-se con-trário a esta matéria é ir contraCachoeiro", desabafou Tereré.

A empresa responsável pelotransporte coletivo urbano emCachoeiro se manifestou em

relação ao projeto. "Se é Lei,nós não iremos nos opor. En-traremos nos trâmites legais efuncionaremos conforme exigeo projeto. Mas para isso, aindaaguardamos um parecer domunicípio, para acertar os de-talhes desta matéria e colocá-la logo em vigor", esclareceuRenato Borges, Gerente deTráfego da Flecha Branca.

Divulgação/PMCI

Luisinho Tereré é o autor da lei que é contestada pela prefeitura

Arquivo FATO

Page 6: edição 2053

6 SOCIAL ES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011

AGENDATEMPERATURA

MÁXIMA

O Lions Clube Frade e a Frei-ra, dia 8 de abril promoverá, noIta Campestre, um jantar commúsica ao vivo com moda deviola ao som do Grupo Chê ChêChê: os convites custam R# 35reais. // Santa Casa de Cachoeiroelegerá novo Conselho Deliberati-vo em Assembléia Geral dia 11 deabril: já estamos convocados peloatual Presidente Monsenhor Anto-nio Rômulo Zagotto. // A agênciaDon Quixote Turismo já está es-colhendo a data para a realiza-ção do "Inverno Cachoeiro Vip2011. // "Repórter Capixaba" é onome da nova revista do editor fran-cês, radicado em nossa cidade, oFredèric Decatoire. // Bem que oapresentador de TV ToninhoCarlos tentou colocar em pra-tos limpos a saída do Estrelada Segundinha Capixaba noprograma "Ponto a Ponto" daTV Sul... // Jornalista César Herke-nhoff prestigiou a abertura da VilaAconchêgo. // Oficialmente o ca-sal DM Rita de Cássia - CL Nel-son Costa Filho, na última ter-ça - por aclamação - foi indica-do para a presidência do Lions"Frade e a Freira" para o AnoLeonístico 2011/2012. // Os ad-vogados Dr. Chrysch Peixoto Cin-tra, Dr. Bruno Hermínio Altoé e Dr.Marco Antônio Furtado Dardengo,inauguram novo escritório dia 31na Galeria da Renê Empreendi-mentos, no centro da cidade. //Moema Baptista avisa que o AL-MOÇO dos Cachoeirenses noRio: 12 de junho às 12h30mnaAv. Osvaldo Cruz, 149, no Fla-mengo. // Cantora Duda Felipequer transformar o seu primeiro CD"O céu de Cachoeiro", em DVD, aser gravado em seus próximosshows. Contato: 28 -9921-9551 //Na sua já famosa adega, CireneJusti é um dos assíduos leito-res deste modesto espaço. //Bom Dia Itaperuna, até já Cachoei-ro. // Nosso Bom Dia Especialde hoje é para o CL Alcides Zer-bone, um fantástico compa-nheiro de leonismo. // Elyan Pe-çanha (28) 9222-4621.

Parceira HECI - São CamiloDenise Vieira

01) REGISTROS > Hoje é DiaNacional do Artesão, do Con-sertador e do Carpinteiro. / Diado Diplomata e do Índio/ Nasci-mento de Getúlio Vargas. / Diado Exército Brasileiro. / Católi-cos reverenciam os santos:Sócrates, Expedito, Hermogê-neo; Gálata; Quintila; Apolonioe José de Nazaré, esposa daSsma. Virgem Maria. / Criadordo Tarzan, escritor americanoEdgard Rice Burroughs esta-ria fazendo 136 anos.

02) PARABENS > Nesta datanascia Padre Anchieta em Tene-rife (Ilhas Canárias). Coluna cum-primenta os aniversariantes des-te sábado (19.03) - Wagner Go-mes Lopes (Waguim), editoradordeste jornal ES-FATO / Janaínade Souza Damasceno / Bernar-do, netinho de Nilson Barreto Fi-lho e Mairce Lisboa. / Famosos:astros do cinema americano Bru-ce Willis: 56 anos, Ursula Andress,75 e Glenn Close, 64.

03) TOMEM NOTA > Em Itai-pava, no Sitio Show de Bola temdois shows confirmados: diaprimeiro - Carlinhos & Éder edia 8 - Sextaneja Universitáriacom Marcelo Marrone. / Ca-choeiro Família Cidadã hoje de08h00 às 1200, na EMEB SãoLuiz Gonzaga. / Reunião pre-paratória do OP 2012 da região2 será nesta segunda (21), às19h00, na EMEB Luiz Pinhei-ro (Coronel Borges).

Essa turma bonita é formada pelos acadêmicos do 7º período

de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo que começou,

no último 14 seu o estágio supervisionado no Hospital Evangélico,

uma parceria firmada entre o educandário e o hospital

Coluna faz sua homenagem ao nosso editorador deste jornal WAGUIM,

pelo transcurso de sua data natalícia, desejando saúde e felicidades

DAQUI & DALI

01 # No ultimo dia 13 deMarço, a genitora de nossoamigo e parceiro José Car-los Ervatti, TEREZINHA CY-PRIANO ERVATTI, veio a fa-lecer, exatamente 36 diasapós o passamento do seuesposo Sr. José Ervatti. -Assim sendo, através desteespaço, a família de Sra. Te-rezinha está convidando atodos para assistirem a ce-lebração da Missa de 7º dia,em sufrágio de sua alma,neste sábado as 19h00 naCatedral de São Pedro.

02 # Há pouco mais de um mêsna vice-presidência da CâmaraFederal , a deputada Rose deFreitas (PMDB) se afastou dasfunções e do mandato por 14dias estará ausente do país parafazendo uma viagem de interes-se particular ao Canadá. Foi co-nhecer a neta Sofia, filha de seufilho Gabriel, que nasceu na noi-te de terça-feira.

GENTE NOSSA

01 >> No próximo dia 29 umtotal de 14 domadoras do Li-ons "Frade a Freira" vão setornar "Companheira-Leão"(CaL). São Elas: Zeila Pereira,Edy Bressan; Ivana Zerbone;Claudia Barboza, Rita Costa;Ana Lucia Faria; Lúcia Macha-do; Anézia Tavares; Eliane Pa-rajara; Cleuzeli Moraes; GlóriaFarias, Sheila Pereira; KalincaAlves e Graça Rabelo.

02 >> No palco do Teatro Ru-bem Braga o IV Festival de Ar-tes Cênicas apresenta hoje "Fi-lhos do Medo", começando às19h30m. - O subsecretário decultura do município, GenildoHautequestt Filho, explica que"através da Lei Rubem Braga2010, este festival coloca, ao al-cance de toda a oportunidade deassistir a um bom espetáculo. con-tribuindo para a popularização doteatro e a formação de novas pla-téias, que é de fundamental im-portância para a consolidação dacultura do município."

Será na noite

de hoje, na

Catedral de

São Pedro a

Missa de Sétimo

dia da Sra.

Terezinha

Ervatti

Álbum de Família

Divulgação

Page 7: edição 2053

7CULTURAES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011

Quase 7 mil inscritos noCONCURSO DA PREFEITURA

MARATAÍZES - Oconcurso público que érealizado pela Prefeitu-ra de Marataízes temquase 7 mil inscritos,para a disputa dos 86cargos disponíveis. Umamédia de 42,6 candida-tos por vaga. Mesmocom tanta gente, nãohouve inscritos paraquatro cargos. Todos demédico. O concurso pú-blico que a Prefeitura deMarataízes está reali-zando é para provimen-to de 162 vagas existen-tes e formação de ca-dastro de reserva.

A função mais disputa-da será a de ProcuradorMunicipal. São 142 can-didatos pretendentes

para cada vaga. Contu-do, o cargo que alcan-çou a maior procura foio de Inspetor de disci-plina que despertou in-teresse em 1288 candi-datos, seguido pelo deMonitor Escolar, queteve 1071 inscrições,ambos cargos da Secre-taria de Educação.

"Temos o maior cuida-do em relação a este cer-tame. Convidamos aOAB e o Ministério Pú-blico para participar eacompanhar todo o pro-cesso, pois nosso desejoé proporcionar condiçõesigualitárias para todosaqueles que desejaremingressar no serviço pú-blico, acabando de vez

com a necessidade doapadrinhamento para sealcançar uma colocaçãoprofissional", destaca oprefeito de MarataízesJander Nunes Vidal(PSDB).

Já de acordo com o Se-cretário Municipal de Ad-

O presidente da Câ-mara de Marataízes,Willian Duarte, chegou acolocar sob suspeita oconcurso da Prefeiturade Marataízes. Os mo-tivos seriam dúvidasquanto à empresa queorganiza o certame, aGualimp, que segundoele recebe R$ 240 milpelo serviço, e a relaçãode proximidade destacom a vice-prefeita, Dil-

Vereador denuncia concursocéia Marvila. O caso foidenunciado ao MinistérioPúblico.

A Gualimp enfrenta pro-blemas na realização deconcursos em outros mu-nicípios, inclusive com ocancelamento em Caste-lo, onde atendia a Câma-ra de vereadores. O ve-reador pede que pede sejainvestigada a relação en-tre a empresa e a Prefei-tura. De acordo com ele,

a atual vice-prefeita,quando foi presidente daCâmara de Marataízesem 2001, contratou a em-presa do mesmo proprie-tário da Gualimp para a re-alização do concurso pú-blico da Câmara. Em2009, como secretária deeducação, fez contratocom a empresa para pres-tação de serviços. Já em2010 a administração deMarataízes contratou a

empresa para realiza-ção do Plano de Cargose Salários dos funcioná-rios públicos. Agora em2011, a empresa ganhanovo contrato para rea-lização do concurso pú-blico de Marataízes.

Apesar das suspeitas,o presidente não apre-sentou, ainda, nenhumaprova concreta de quehaja irregularidades nocertame.

ministração, Vilsimar Ba-tista, responsável pela re-alização do concurso, é deinteresse da municipali-dade, tão logo seja encer-rado todas as fases docertame, iniciar imediata-mente a contratação dosaprovados.

Divulgação

Page 8: edição 2053

8 ES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011SOCIAL

Rasgando o verbo

Marilene Depes inaugurou, estasemana, grande empreendimen-to voltado para a terceira idade.Vila Aconchego. Parabéns pelainiciativa!

Articulações políticas para as elei-ções do próximo ano prometem terinício antes do previsto.

Chuva, chuva e mais chuva...Cachoeiro está se desmanchan-do, vagarosamente!

Especialistas dizem que já choveu,em três meses, o previsto para todo

este ano.Na próxima terça-feira é comemo-

rado o dia mundial das águas. Vemaí um caderno especial sobre otema. Aguardem!

Não percam. MC Frank, o melhordo Brasil, se apresenta no próximosábado, no Espaço Cacique em Ca-choeiro. Evento tem início às 22h.

Ficamos por aqui meus queridos.Forte abraço a todos, fiquem comDeus. Até a próxima!

por Jackson Soares publicitário e jornalista ([email protected])

(28) 9976-8914 / (28) 3517-9194 / (28) 3515-1067

Associação de MoradoresO presidente da Câmara Municipal de vereadores de Ca-

choeiro de Itapemirim, Júlio Ferrari (PV), esteve na locali-dade de São José do Cantagalo, em São Vicente, na noiteda ultima quinta-feira. Na ocasião, foi dada posse a novapresidente da Associação de Moradores da comunidade,Marta Costalonga, que agradeceu a presença de todos eressaltou a importância da parceria com o poder legislati-vo para atender bem o distrito. "Estaremos sempre à dis-posição para apoiar a comunidade no que for preciso",disse o presidente da casa de leis.

HomenagemNo ultimo dia 8 deste mês, foi comemorado o dia internacional da mulher. E a Câmara Municipal

de vereadores, como é de costume, homenageou várias mulheres da sociedade cachoeirensecom a entrega de comendas. A iniciativa, que é do vereador José Carlos Amaral (DEM), foi exaltadapor todos os vereadores. Na foto, as homenageadas posam à frente dos parlamentares.

Visitante ilustreO Deputado Estadual Glau-

ber Coelho (PR) esteve na Câ-mara Municipal esta semana.

Na oportunidade, reencontrou-secom os amigos vereadores que,em outros tempos, legislaram aoseu lado na casa de leis. Nas fo-

tos, aparece com os colegasFabinho (PMDB) e NenémCadável (PTB), e também oedil Marcos Coelho (PMN).

Page 9: edição 2053

ES de Fato, Sábado, 19 de Março de 2011

ALUGO - VILA RICA - PERTO DO CIODES- PM, APTº TÉRREO, TODO GRADEADO,3 QUARTOS, SENDO UMA SUÍTE, SALÃO2 AMBIENTES COM ESTANTES (VASA-DAS), BANHEIRO SOCIAL, BANHEIROEMPREGADA, COPA, COZINHA COM AR-MÁRIOS (DUPLEX) 2 ÁREAS DE SERVI-ÇOS E 1 VAGA DE GARAGEM (GRADEA-DA). ALUGUEL: R$ 800,00 SEM CONDO-MÍNIO. TRATAR: (28) 9985-7080.________________________________________Aluga-se apartamento e quitinete em frenteao colégio Inah Werneck, no Aquidaban."NÃO COBRAMOS CONDOMÍNIO". Tratarcom Geraldo ou Néia pelo tel: 9959-6393/ 9956-2073 / 3522-0287.________________________________________

MARATAÍZES / CARNAVALCasas mobiliadas. Marcar dias, reservasna Cidade Nova. Tel: (28) 3532-3209.__________________________________________

MARATAÍZESApartamento 2 e 3 quartos na CidadeNova, aluga-se mensal ou anual. Tel:(28) 3532-3209.__________________________________________Alugo um apartamento na cidade novaMarataizes (rua da igreja católica), com2 quartos, suíte, sala, cozinha, terraçocom ampla área de serviço, vaga de ga-ragem para dois carros, varanda com vistapara o mar, à 50 metros da praia. Obs:rua calçada. Tel: 3521-4417.__________________________________Aluga-se uma sala comercial na Rua Ber-nardo Horta, 304, 1º andar, bairro Guan-du. Tratar com a Senhora Maria das Gra-ças. Tel: (28) 3522-6849.______________________________________Alugo apartamento de um quarto e de-mais dependências com mobília (opcio-nal), próximo ao Hospital Evangélico/De-tran/Receita Federal. Tel: (28) 9885-1480/ 9945-4629 / 9884-6900 / 3517-2636.______________________________________________Alugo um galpão grande na entrada daVila Rica. Contato pelo telefone 3521-4417.___________________________________Alugam-se apartamentos no centro, ruaAlziro Viana, com 2 e 4 quartos e demaisdependências. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________Aluga-se casa na Rua Coronel Borges,nº 04, com 3 quartos. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________MARATAÍZES - Apartamentos com 2,3 e4 quartos todas as dependências. Bair-ro Cidade Nova, aluguel mensal ou anu-al. Tratar (28) 3522-5069.__________________________________________Alugam-se salas comerciais, na rua Mo-reira, Independência. Tel: 28 3522-2969ou 3515-1670.

Vende-se uma casa no bairro MonteCristo com 3 quartos, sala, cozinha, ba-

nheiro e com uma vaga de garagem. Tel:(28) 3511-0657 / 9959-1638.____________________________________Vende-se uma casa com 3 quartos comsuíte, 2 banheiros sociais, 2 garagenscobertas toda em granito. Financia-sepela Caixa Econômica. Tel: 9963-0111._________________________________________________________Compra-se terrenos com escrituras de200m² ou maior. Tel: 3521-1665 / 9253-2570._________________________________________Vende-se uma casa no bairro Gilson Ca-rone com 3 quartos, sala, cozinha, ba-nheiro e terreno escriturado. Tel: (28)3511-0657 / (28) 9959-1638._________________________________________Vende-se um prédio com 3 andares - 3apartamentos - com 2 quartos, 1 sala, co-zinha, banheiro, área de serviços, preci-sando fazer reforma. Valor de R$100.000,00. Aceito carro no negócio. Tel:(28) 3518-5809 / 9962-0933 com Arthur._____________________________________Vende-se terreno com casa, precisandode reforma, com 4 moradias, com frentepara duas ruas: Basílio Pimenta e PedroEstelita Herkenhoff. Valor R$ 40.000,00aceito carro. Tel: (28) 9962-0933 / 3518-5809 com Arthur.____________________________________VILA RICA - vendo apartamento, novo,amplo, com 2 quartos, sala para 2 ambi-entes, banheiro social, cozinha, área deserviço, garagem, vista panorâmica. R$92 mil - não financia Caixa. Falar comRoberto: 9253-5734._____________________________________2 lotes de 296m², Itapemirim, bairro Ma-raguá. R$ 20.000,00, próximo a praia.Contato 9952-1578 / 8809-0812.__________________________________________Vende-se no Belvederi, em Marataízes,logo na chegada perto do Centro, aolado da torre da Telemar, uma casa comregistro e escritura com tudo pago, comuma suíte, sala, cozinha, fogão a lenha,varanda, quintal para construção, árvo-res e toda com cobertura de telha por R$40.000,00. Tel: 3532-2610_________________________________________Vende-se uma casa em Marataízes, logona entrada em Belvederi com 3 quartos,sala de visita, sala de jantar conjugada,cozinha, 2 suítes, 1 banheiro e garagempara 2 carros, pronto para mudar, ôni-bus circular na porta e documentos emdia. R$ 85.000,00. Tel.: 3532-2610._________________________________________

BARRA / MARATAÍZESVendo uma casa simples de laje. 1º pa-vimento 6 cômodos, com quintal, semgaragem, na Barra de Marataízes.Próximo da praia. Aceita troca poroutra em Cahoeiro. Tel: (28) 9974-5209(Chico / Terezinha).____________________________________Vende-se um imóvel rural com 80.900 m²,perto do centro de Vargem Alta. Tel. (28)3521-0410 / 9981-7876._____________________________________Vende-se um galpão de 1200 m² em Ita-óca (Pedra), distrito de Cachoeiro de Ita-pemirim-ES, no Centro, rua Ademar Cos-se. E mais dois lotes laterais com 400 m²com água, energia, esgoto, telefone, cal-çamento e documento. Tel: (28) 3522-4528 (das 8h30 às 11h00).

______________________________________Vende-se uma propriedade rural com 30alqueires, nascente, casa e curral, em Pal-meiras, município de Muqui. Tel. 9959-1638.___________________________________

OPORTUNIDADESVendo sítios e chácaras na região de Ca-choeiro. Sítio com 5 alqueires, formado;chácara de meio alqueire e sítio de 6 al-queires. Tenho outros imóveis rurais nosul do estado. Contato: Gilberto (27)9986 2827 [email protected].___________________________________Vendo um apartamento em Marataízes, lo-calizado na Cidade Nova (rua da igrejacatólica), com 2 quartos, uma suíte com va-randa de vista para o mar, banheiro soci-al, sala, cozinha, ampla área de serviçono andar de cima, 2 vagas de garagem,ótimo preço, R$ 66.000,00. Telefones9254-4848 ou 9904-6822 ou 3521-4417.________________________________Vende-se uma propriedade rural com 4alqueires, no lugar Estação de Soturno.Valor R$ 90.000,00. Tel: (28) 9959-1638._______________________________________Marataízes 03 casas com garagem, jar-dim, murada, por R$120.000. Cel: (28)92738313. Motivo: mudança.____________________________________Vende-se uma casa no bairro Amarelocom 2 quartos, sala, cozinha, banheiro,2 áreas de serviço e quintal. Tratar notelefone 3522-8861._________________________________Vende-se uma área de 600 metros, com50 metros de fundo e 12 de frente. Nelaa uma casa de 7 cômodos, garagem para2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica lo-calizada no Distrito de São Joaquim. Con-tato 9903-8370.____________________________________________Vende-se uma casa no bairro Coramaracom 2 quartos, sala, copa, cozinha e umaárea. Ótima localização, perto do pontodo ônibus. Preço a combinar. Fone:9901-2333 falar com Marcelo.__________________________________________Vende-se propriedade rural, 8 alquei-res, na Br 101, município de Mimoso doSul. Interessados ligar para tel: 3521-2737 / 9959-1638.___________________________________________Vende-se um sítio localizado no córregoda prata, município de Castelo, com 18mil pés de café produzindo, 2 casas, ter-reiro de cimento para café e nascente,contatos (028) 3522-0039 / 3522-4670/ 9881-0976.__________________________________________Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximo aLagoa de Siri, em Marataizes, a 50 me-tros da praia, asfalto na porta. Somenteinteressados 9923-6754 e falar comCássio.___________________________________________Vende-se um terreno no Agostinho Si-monato, 340m² com IPTU em dia. Falarcom Rosana 3518-9087 ou 9955-5083._______________________________________________Vende-se um ponto comercial na LinhaVermelha, no Ibitiquara (entre o Tiro deGuerra e o Detran). Interessados ligardas 12h00 às 22h00 para o fone (28)9919-5221.__________________________________________Vendo um sobrado, 2 residências, 2 ga-

ragens e um terraço. Rua Coronel Loba-to, s/nº, Em frente à lavanderia em Muqui.Tel: (28) 3554-1332.__________________________________________Vendo terreno na rua Aroldo Pastro - Ba-siléia. Tratar Fone: (28) 35222-7530.__________________________________________Vendo lote no KM 90 c/ 850m², 22 me-tros de frente ótima topografia, vistamaravilhosa, troco por carro, moto, sí-tio ou casa na praia. R$ 60.000,00. Con-tato 9938-7588/ 3521-2410._________________________________________Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte, sala02 ambientes, coz., área de serviço,garagem, varanda, terraço c/ box deserviço, piso todo em granito. Prédionovo. R$ 120.000,00. Contato 9938-7588/3521-2410.______________________________________Vendo um apartamento na avenida Jo-nes dos Santos Neves, nº 66, próximo aoPerim Supermercados. Com 3 quartos,sala grande, copa, cozinha, área de ser-viços com banheiro. (sem taxa de con-domínio). Ótimo preço! Contatos no tel:(28) 3521-4417 ou 9254-4848.

Aprenda a Gostar de MatemáticaAULA PARTICULAR DE MATEMÁTICA. En-sino Fundamental/ Ensino Médio / Pre-paração p/ Concursos. PREÇOS EXCE-LENTES. Profª Gisely Miranda (28) 9935-3880._______________________________________Vende-se uma máquina Canon EOS Re-bel 2000 (analógica) portando lente 28-90mm e alça, valor R$ 500,00. Tel. (28)9966-8331.__________________________________________________Vende-se um computador completo Win-dows Profissional XP, HD 80, 512 memó-ria, monitor 17 polegadas LG, teclado emouse, uma geladeira Consul, uma im-pressora multifuncional HP, leve de brin-de um filtro de louça, preço a combinar.

Falar com Luciana Maximo, (28)98837453.__________________________________________Vendo geladeira, fogão, armário, sofá,mesa com 4 cadeiras, rack e mesa de cen-tro. Contato: (28) 9271-2414._______________________________________

AULAS DE REDAÇÃOPara aprimoramento pessoal, vestibula-res e concursos. Aulas personalizadas,com melhora expressiva na interpreta-ção e desenvolvimento de textos. (28)3511-7080 / 9905 1903._______________________________________Vende-se Contener 20 litros de Nitrogê-nio Liquído HCN-20, vem com 6 coposno valor de R$ 1.500,00 (que pode serutilizado pra laboratório de fertilizaçãode animais). Falar com Gina (28) 9985-9592 ou 3522-9544._____________________________________Vende-se Balança Balmak Antropome-trica capacidade 150 kg no valor de R$300,00. Falar com Gina (28) 9985-9592ou 3522-9544.__________________________________Vendo balcão vidro temperado, 4 mts,tipo farmácia, R$ 1.000,00 e vidros deprateleira, 20 cm por 80 cm, com can-toneiras, R$ 20,00. Tel.: 9956-9005, fa-lar com Cristina ou Emerson.______________________________________Ofereço-me para trabalhar de chur-rasqueiro e cozinheiro. Precisando ésó ligar. Tel. (28) 9974-5209. Falar comChiko._________________________________________Vende-se ou troca-se uma máquina deSorvete Expresso Soft Italianinha, semi-nova, único dono, com nota fiscal, no va-lor de R$ 15.000,00. Contato 9926-5677ou 3521-1804, falar com Luciano.____________________________________Vendo um par de alianças, ouro 18 qui-lates, novas, com garantia. Tratar (28)3522-4692.______________________________________

TIAGO ALVESSonorização & Eventos

Tudo para sua festa, casamento, pa-

OPORTUNIDADETRABALHO A PARTIR DE

CASA. ÓTIMOS GANHOS,COM TREINAMENTO. CON-TATO (28) 3522-0189 / (28)9968-6955 / (28) 9917-6257.

LOTES FINANCIADOSÀ VISTA A PARTIR DE R$

5.000,00 OU FINANCIADOSCOM FINANCIAMENTOPRÓPRIO - PARCELAS APARTIR DE R$ 250,00. Tel.3511-3885 / 9976-0700.

MARATAIZESLOTES FINANCIADOS - FI-

NANCIAMENTO PRÓPRIOPARCELAS A PARTIR DE R$162,00 MENSAIS - LIGUE EAGENDE - 3532 1810 - 99893178 - 3511-3885.

Vende-se um Gol 96 (bolinha),vinho, duas portas, motor AP,1.8, em bom estado de conser-vação. Documentação em dia.Completo (exceto ar). Valor R$10.700,00. Contatos: 9924-7328 / 9965-5415 / 3521-8874,falar com Wagner.

VILLAGE MARATAIZESLOTES EM CONDOMINIO FECHADO - ÓTIMA OPORTUNI-

DADE DE TER SUA CASA NA PRAIA COM SEGURANÇA OANO INTEIRO. VILLAGE MARATAIZES A 250 METROS DA PRAIA,TOTAL INFRA-ESTRUTURA - PORTARIA 24 HORAS, PISCINA,CAMPO SOCIETY,SQUASH,SAUNA,SALÃO DE FESTAS.

VENDAS D&C IMÓVEISWWW.DEC-IMOVEL.COM.BR

28-3511-388528-9976-0700

lestras e eventos em geral. Contato:tiagoalves_eventos@ hotmail.com.Tel. 9946-8894 ou 3511-8077.

Vende-se Fusca 73, em ótimo estado,pintura nova. R$ 3.500,00. Tel: (28)3522-7902.___________________________________________Vende-se uma CB 300 2010 dourada,com ABS. Tel: (28) 9982-0811.__________________________________________Vende-se Volkswagem Saveiro, ano 97/98, motor 1.6 AP, cor vermelha. Carro in-teiro, com alarme e travas elétricas, ban-cos de couro, faróis de neblina, rebo-que, capota marítima, rodas de liga levee aro 15. R$ 14.500,00. Tratar com Jack-son (28) 9976-8914.____________________________________________Vende-se um Vectra GLS, branco, ano97, motor 0 KM, completo, 2.0, 8 V. Tel.8111-9586 / 9979-5792, valor a combi-nar.___________________________________________________Vende-se um Golf 2004, 1.6, branco, aro17, central multimídia, xenon. Tel. (28)9985-2481, Cassio Guio._____________________________________________Vende-se um Chevete ano 1976, todooriginal, mecânica e lanternagem 100%,pneus semi-novos. Tel: (28) 9885-8413._______________________________________Vende-se Gol CL, ano 88/89, motor AP,gasolina e kit gás, vidro elétrico, corazul. Tel. (28) 9964-3087, falar com Vi-tor._________________________________________Vende-se um Peugeot 206, ano 05/06,prata Feline, 1.6, 16v, flex, com ar digi-tal. Tel. 9961-8691.____________________________________Vende-se um Gol, 98, completo (excetovidro elétrico), branco, duas portas, 1.8,motor AP, roda 15. Tel. 9923-9390 ou3539-3095.____________________________________Vende-se uma Twister, preta, com 15 milkm rodados, documentação em dia,2007. Valor R$ 7.500,00. Falar com Neino telefone 9986-6510.______________________________________Vende-se uma CB 500, ano 01/01, docu-mentação ok, revisada, pneus novos, R$12.300,00. Tel. (28) 9886-2552.___________________________________Vende-se um carro Corsa Sedan,branco, com 4 portas, trava e alarme,1.0, em ótimo estado, 2001, em con-servação. Tel. 9882-9791.___________________________________________Vende-se uma MB 1313, ano 75, Con-tato: (28) 9985-6039 / 3522-0039.

OPORTUNIDADE DE TRABALHOPessoas comunicativas, acima 25 anos para o cargo de Consultor

de Mídia em revista especializada. Serviço externo. Temporário. Inte-ressados enviar currículo para [email protected]

Page 10: edição 2053

CLASSIFICADOS ES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 201110

ras, freezer, em funcionamento c/boa clientela.

Ref: 2-232 – CENTRO: Salacomercial 1º andar, c/ 36m², pisoem paviflex, copa e banh.

Ref: 2-668 – SHOPPING SUL:02 Lojas comerciais com 40m2cada, excelente localização.

Ref. 2-680 – SHOPPING SUL:Loja comercial c/ 21m², excelen-te localização.

Ref. 2-686 – GILBERTO MA-CHADO: loja comercial c/ 35,00m2, e banh.;

Ref. 2-687 – GILBERTO MA-CHADO: sala/consultório c/20,00m2;

Ref. 2-695 – FERROVIARIOS:Casa c/ 4 quartos, 2 banh., copa/cozinha, sala, área de serviço,quintal e garagem.

Imóveis Residenciais:

Ref. 2-550 – CENTRO (Ed.Sandro Paulino): apartamentoc/ 1 quarto, sala, cozinha e ba-nheiro social;

Ref: 2-624 – IBITIQUARA:apartamento c/ 2 quartos, sala,banheiro social, cozinha, área deserviço, interfone, terraço;

Ref. 2-636 – VILA RICA: apar-tamento c/ 1 quarto, sala, cozinha,área de serviço (com móveis);

Ref: 2-663 – RUBEM BRAGA:casa c/ 3 quartos, copa, cozi-nha, sala, banh social, área deserviço, varanda e garagem.

Ref: 2-678 – AQUIDABAN(Alziro Viana) apartamento c/ 2quartos (suíte), sala, copa/cozinha,banh social e área de serviço;

Ref. 2-693 – KM 90: Casa 2pavimentos c/ 4 salas, copa,cozinha, 4 quartos (2 suítes), áreacom churrasqueira, 2 vagas degaragem, banheiro, DCE.

Ref. 2-694 – INDEPENDENCIA:Aptº c/ 2 quartos, banh. social,sala, copa/cozinha, dispensa.

comercial c/ 64.000 m2, galpão,escritório, ponte rolante, casa resi-dencial;

Ref. 2-646 – PARAISO: Lote re-sidencial montanha c/ 1.300 m²;

Ref: 2-681 – CORONEL BOR-GES: Lote de terreno c/ aproxima-damente 521m².

Ref. 2-665 – MARATAIZES: ter-reno c 240,00 m2 c/ obra inacaba-da, frente p/ duas ruas;

ALUGUEL

Imóveis Comerciais

Ref. 2-553 – GILBERTO MA-CHADO Ed. Alice (prox PostoSena): excelente sala comercial c/recepção, copa, banh.;

Ref. 2-554 – CENTRO: casa c/varanda, sala, 4 quartos (1 suíte),cozinha, banh. social, DCE e duasvagas de garagem.

Ref. 2-557 – SANTO ANTONIO:Loja Comercial c/ aproximadamente50,00 m2, mezanino, cozinha e banh.;

Ref. 2-591 – INDEPENDENCIA(próximo ao Fórum): sala térrea c/50,00m², cozinha, banh., garageme estacionamento em frente;

Ref. 2-592 – GUANDÚ (próximoao supermercado Casa Grande):salas diversas, 1° andar;

Ref. 2-188 – GILBERTO MA-CHADO (Ed Jaraguá): 2 salas in-terligadas c/ 30m2, 2 banh., divisó-rias, interfone e piso em granito;

Ref: 2-655 – CENTRO: casa co-mercial c/ 2 quartos, sala, copa,cozinha, banh social, área de servi-ço, 1 vaga de garagem;

Ref: 2-559 – CENTRO: sala co-mercial c/ aproximadamente 20m²,copa e banh.;

Ref: 2-662 – BERNARDO HOR-TA: Ponto comercial c/ aproxima-damente 95,00m²,1º andar: salão c/mesa e cadeiras, freezer, banh., co-zinha montada c/ fogão a lenha eindustrial,

2º andar: salão c/ mesa e cadei-

serv., e vagas de garagem. 1º an-dar c/ 3 quartos, sala, copa, cozi-nha, banh., varanda e terraço comárea de serviço.

Ref: 2-691 – GILBERTO MA-CHADO: Residencial OTTAWA( em construção), aptº c/ 135,00m2, 3 quartos (suíte), sala, cozi-nha, banh social,área de serviço,piscina, sauna, salão de festas e2 vgs de garagem;

Ref. 2-692 - GILBERTO MA-CHADO: ED RUBI, aptº c/ 3 quar-tos (suíte), sala de estar/jantar, va-randa, circulação, banheiro social,lavabo, copa/cozinha, área de ser-viço, DCE, garagem, portaria 24hs,salão de festas;

Ref. 2-693 – KM 90: Casa 2 pavi-mentos c/ 4 salas, copa, cozinha, 4quartos (2 suítes), área com chur-rasqueira, 2 vagas de garagem,banheiro, DCE.;

VENDA

Imóveis Comercial:

Ref.2-656 – ALTO NOVO PAR-QUE: Terreno c/ 820,00 m2 c/ pré-dio de 02 pavimentos em constru-ção;

Ref. 2-658 – CORAMARA: LojaComercial c/ aproximadamente340m², banheiro e escritório;

VENDA

Imóvel Rural:

Ref. 2-660 – MONTE BELO –SITIO: 600,00 m2, casa, água denascente, energia rural, com escri-tura;

VENDA

Terrenos e Áreas:

Ref. 2-474 – KM 90: lote c/ 197,00m2 e muro;

Ref. 2-605 – MORRO GRANDE:Rodovia Cachoeiro x Alegre: área

VENDA

Imóveis Residenciais:

Ref. 2-608 – ALTO MONTECRISTO: (casa residencial + ter-reno): casa c/ 2 pavimentos: 1ºandar: cozinha e banheiro, 2ºandar: 3 quartos, sala, escritórioe banheiro.

Ref. 2-651 – IBITIQUARA:casa duplex c/ 4 quartos ( suíte),sala de estar/jantar, copa/cozinha,despensa, lavabo, área de servi-ço, varanda e 2 vagas de gara-gem;

Ref: 2-659 – CORAMARA:casa c/ 3 quartos (suíte), sala deestar, sala de jantar, copa, cozi-nha, DCE, varandas, hidromas-sagem, cobertura colonial.

Ref: 2-665 – ALTO VILAGE:Prédio c 2 andares: Pav. Inferi-or c/ 3 quartos, banh. social, sala,cozinha, copa, área de serviço;Térreo c/ 3 quartos, sala, copa,cozinha, banh social, área deserviço, garagem p 2 carros eterraço c/ cobertura metálica, ter-reno c 350,00m2;

Ref. 2-673 – ZUMBI: casa (aolado da escola d cima) c/ 2 quar-tos, copa, cozinha, sala, banh.social, varanda e garagem, basep/ + andares, frente p 2 ruas;

Ref. 2-682 – VILA RICA : casac/ 3 quartos, sala, copa, cozinha,área de serv., varanda e gara-gem p/ 3 carros;

Ref: 2-683 – IBC: 2 pav. Casa:térreo, c/ 2 quartos, sala, copa/cozinha, banh social, varanda egaragem. 1ºandar, aptº. c/ 2quartos(suíte), sala, copa, cozi-nha, banh., varandas e terraço.

Ref: 2-684 – VILA RICA: apar-tamento c/ 2 quartos, sala, copa,cozinha, banh social, varanda defrente, fundos e lado, terraço.

Ref: 2-685 – SAMUEL LEVY:2 pav. Térreo c/ 3 quartos, sala,copa, cozinha, banh, área de

Venda de Terrenose Áreas:

Aluguel de ImóveisComerciais

Venda de ImóveisResidenciais:

Venda de ImóveisComercial:

Venda de ImóvelRural

SEU IMÓVEL ESTÁ DESOCUPADO?ESTAMOS CAPTANDO IMÓVEIS DISPONÍVEIS PARA LOCAÇÃO, VISANDO ATENDER CLIENTES

CADASTRADOS. ANUNCIAMOS, ALUGAMOS E ADMINISTRAMOS IMÓVEIS, PROCURANDO SEMPREOFERECER SEGURANÇA E BONS SERVIÇOS. Rodolfo Fiório Imóveis, INTERMEDIANDO COMPRA,

VENDA, ALUGUEL E ADMINISTRAÇÃO IMOBILIÁRIA.

Aluguel de ImóveisResidenciais:

COMUNICADOAGRAM ALTOE GRANITOS E MÁRMORES torna público que obte-

ve do IEMA, através do processo n° 40395863, a Licença Prévia - RAP- nº 046/2011 para extração de granito na localidade de Ribeirão MonteAlegre, Fazenda Córrego Pedro Ringo, Mun. de Rio Novo do Sul/ES.

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem contrair matrimônio GUSTAVO FERREI-

RA, ajudante de produção, filho de Gerson Ferreira e Dulce MariaMuniz Ferreira e LUANA PAIVA SANTOS, vendedora, filha de Carlosda Silva Santos e Maria José Paiva Santos. Sendo ambos solteiros,naturais deste Estado e residentes nesta cidade. Se alguém souber dealgum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim, ES, 17 de março de 2011Jamile Valadão Missi - Registradora Civil

O Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, através da ComissãoMunicipal de Licitação, torna público a realização de certame licitató-rio, conforme segue:

Pregão nº. 032/2011Objeto: Aquisição de Merenda Escolar.Dia: 01/04/2011 - Hora: 09:00 h.

Pregão nº. 033/2011Objeto: Aquisição de Merenda Escolar (Carnes)Dia: 01/04/2011 - Hora: 11:00 h.

Pregão nº. 034/2011Objeto:Aquisição de Merenda Escolar (Hortifrutigranjeiros).Dia: 01/04/2011 - Hora: 15:00 h.Local: Av. Brahim Antônio Seder, nº 34 / 2º. andar - Centro, Ed. Centro Administrativo

"Hélio Carlos Manhães" (antigo SESC) Cachoeiro de Itapemirim. Os Editais completos àdisposição na Sede da Gerência de Apoio às Licitações e na home page:www.cachoeiro.es.gov.br.

Cach. de Itap./ES, 18/03/2011.George Macedo Vieira

Pregoeiro

CARTÓRIO FERNANDO VIEIRA1º OFÍCIO DA SEDE DESTAEDITAL DE PROCLAMAS

Faço saber que pretendem contrair matrimônio CAMILO COLA,maior, viúvo, deputado federal, natural de Castelo-ES, residentenesta cidade, filho de Pedro Cola e Herminia Piovezan; e VIRGI-NIA HELENA ZANCHETTA E GAVA, maior, viúva, do lar, naturalde Castelo-ES, residente nesta cidade, filha de Guerino Zanchettae Maria Helena Cola Zanchetta. Se alguém souber de algum impe-dimento oponha-o na forma da lei.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 18 de março de 2011Fernando Brandão Coelho Vieira - Oficial

SERVENTIA EXTRAJUDICIAL 1° OFÍCIO - 1ª Zona

EDITALAcham-se, nesta Serventia, à Rua Rui Barbosa n° 16, Edifício Santa

Cecilia, nesta cidade, para serem protestados após a publicaçãodeste Edital, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas.

SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15da lei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida

a presente em até 24 horas, notifico-as do protesto. Cachoeiro de Itapemirim, 19 de março de 2011 -

Cecilia Simonato - TabeliãHorário de pagamento das 8:00hs às 11:00hs e de 13:00hs às 18:00hs.

TELEFONE: (28) 3521-0611

CERVIGRAN MARMORES E GRANITOS LTDA MECNPJ - 12.015.256/0001-51EDER SOARES FERNANDES ME CNPJ - 39.288.089/0001-79ELAN RODRIGUES CPF - 379.974.757-53HERCULANO VIANA GONCALVES CPF - 951.423.477-49INETE LESSA PEREIRA CPF - 117.439.507-99MARTINHO ADALMO VENTURIN CPF - 049.108.347-53PAULO HENRIQUE OLIVEIRA CPF - 751.585.407-30RENATO TRISTAO PRATA CPF - 000.755.277-74RUBENS DOMENICHELI JUNIOR CPF - 131.429.807-09

AUDIÊNCIA PÚBLICANa próxima segunda-feira às 18:30 horas, será realizada em alusão

ao Dia Internacional de Combate ao Racismo, uma Audiência Públicano Plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim sobre otema: 'O racismo institucional e a realidade de ações para a suaextinção'. Solicitamos que divulguem o evento e contamos com aparticipação de todos.

Atenciosamente.

Mário César doNascimento Moreira

Presidente do Conselho Municipal de Promoção daIgualdade Racial - COMPIR

Cachoeiro de Itapemirim, 19 de março de 2011Rogério Lugon Valladão - Tabelião

Horário de pagamento das 8:00hs às 11:00hs e de 13:00hs às 18:00hs.TELEFONE: (28) 3521-6720

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15da lei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida

a presente em até 24 horas, notifico-as do protesto.

TABELIONATO DE PROTESTO -

2ª ZONA - COMARCA DE CACHOEIRO

DE ITAPEMIRIM - ES

EDITALAcham-se, nesta Serventia, à Praça. Jerônimo Monteiro, 73, -

Centro - 29.300-170 - Cachoeiro de Itapemirim - ES nestacidade, para serem protestados após a publicação deste

Edital, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas.

BELMONTE AGRICOLA LTDA ME CNPJ - 07.041.958/0001-70FRANCIELE DOS SANTOS CPF - 138.637.957-33FRANCIELLE DOS SANTOS CARARO CNPJ - 12.597.426/0001-53J DE PAULA DIAS CNPJ - 08.979.039/0001-04J BAPTISTA DO CARMO ME CNPJ - 36.012.045/0001-23MINERACAO ZANQUETTO LTDA CNPJ - 39.642.590/0001-91MUNDIAL COM ART CAMA MESA BANH CNPJ - 05.858.798/0001-20PRODUCAO COMER E ARTIGOS DO VESTUARRIO LCNPJ - 07.385.023/0001-00WANDERLEI DAMIAO ELIAS CPF - 930.327.737-68

Page 11: edição 2053

ES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011 GERAL11

COMUNICADOPARADIGMA GRANITOS E MÁRMORES LTDA - ME, torna público que

obteve da SEMMA a Licença Prévia - LP nº 057/2009, com validade até 04/09/09 para a ativid. de Aparel. (polimento) de pedras e execução de trabalhos, comcorte, em rochas ornament. (granitos, gnaises, márm., ardósias, quartizitos eoutras pedras) - Cód. 01.03, na Rod. Cachoeiro x Atílio Vivacqua, s/nº - Km 08,Z. Rural, Moitãozinho - Cach. de Itapemirim - ES.

COMUNICADOENELIO BARROS BEDIN, torna público que obteve da SEMMA a Licença de

Instalação - LI nº 075/2010, com validade até 24/11/2012 para a ativid. de Movi-mentação de Terra - Cód. 30.01, na Rod. BR 482 - Cachoeiro x Alegre, s/n°,Fazenda Pau Brasil - Morro Grande - Cach. de Itapemirim-ES.

ABANDONO DE EMPREGODARDENGO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA, situada na Av. Leopoldino

Smarzaro, nº 113, Bairro: Monte Cristo - Cachoeiro de Itapemirim-ES, solicita ocomparecimento de seu funcionário CRISTOVÃO MARTINS MONTOVANI, CTPS:36.508 série 152-RJ, período de ausência: 01/02/11 A 15/03/11, no prazo de 48 horassob pena de não o fazendo ser enquadrado no artigo 482 letra I da CLT.

Hoje e amanhã, a atraçãoesportiva é o CampeonatoIntercolegial de Tennis. Alu-nos de diversas escolas pú-blicas e privadas irão com-petir na Academia de Tênis"Eduardo Lema" (Actel), nobairro Jardim Itapemirim. Aorganização pretende incen-tivar o esporte e revelar no-vos talentos no esporte.

Disputando nas categoriasaté 10 anos, 11/12, 13/14, 15/16 e 17/18 anos, masculino efeminino, os alunos das es-colas Centro EducacionalSão Camilo, IPE, GuimarãesRosa, CELP, CIAC Raimun-do de Andrade, Liceu MunizFreire, Inah Werneck eAgostinho Simonato se reú-nem amanha e domingo naquadra de saibro da acade-mia, a partir das 9h00.

Tennis é atração deste final de semana em CachoeiroAo todo, 25 alunos já estão

inscritos para disputar os pri-meiros e segundos lugares decada categoria. Edson Lema,organizador do evento, disseque além de difundir a moda-lidade de esporte e criar par-ceria entre os estabelecimen-tos de ensino, o campeonatotem o objetivo de revelar fu-turos talentos.

Lema, que já organizou cam-peonatos nesse formato nomunicípio, alega que o Tennis,hoje, não tem característica eli-tista como no passado. "O cam-peonato abre espaço para alu-nos da rede pública, que nãotêm oportunidade para praticaro esporte", disse o organizador.Em Cachoeiro, há 3 quadras damodalidade, sendo que umadelas fica na Ilhada Luz, ondeEduardo chegou a dar aulas

para o Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil(PETI), de 2003 à 2006.

As outras duas quadrassão particulares, na Actel eno Colégio Ipê - 1º escolado município a possuir umaquadra e incentivar o espor-te como atividade extracur-ricular. Eduardo Lemos pos-sui um projeto de levar o es-porte aos alunos de escolaspúblicas. Entretanto, ser im-plantado futuramente, como apoio da Secretaria deEsportes.

O evento acontecerá nasede da academia, a partirdas 9h00, na Rua ErotildesAlbino Damasceno, 57, bair-ro Jardim Itapemirim. A en-trada é franca. Mais infor-mações pelo telefone (28)9955-2736.

HOJE TEM PROTESTOcontra preconceito

Dona Isolina redigiu uma carta aberta do senador Magno Malta

A Associação de Folclore deCachoeiro em parceria com aCasa de Candomblé Ilê Oba Airáe o Centro Espírita Menino Je-sus e Nossa Senhora Aparecidarealizam um manifesto público,hoje, às 16h00 na Praça Jerôni-mo Monteiro. O objetivo da açãoé o pedido de uma sociedademais igualitária e livre do precon-ceito étnico- religioso.

"O movimento, Todos Contraa Intolerância Racial e Religio-sa, é uma resposta ao precon-ceito, insuflada por um jornal dacidade", disse o membro doCentro de Cultura Afrobrasilei-ra Ilé Oba Airá, Henrique daCruz Boaventura.

Na matéria, veiculada no últi-mo dia 03, fazia a referência auma ordem de serviço que foidada pelo prefeito Carlos Cas-teglione (PT) para a constru-ção de escadaria no bairroZumbi. Mas, segundo o texto,a assinatura do documento quedeterminava o início da obra foidada em um centro de macum-ba, com o intuito de constran-ger o senador Magno Malta,que é evangélico e destinou os

recursos para a construção.Para Henrique, a matéria ínsi-ta e inferioriza sua religião.

Segundo ele, o senador Mag-no Malta entrou em contatocom o Conselho de Igualdaderacial de Cachoeiro para expli-car que jamais se manifestoude forma preconceituosa con-tra qualquer religião.

Em resumo, repetiu o que, emnota, alegou ao Espírito Santode FATO, na semana passada."Não misturo adversidades po-líticas com a igualdade, seja elaracial, religiosa ou social. O solnasceu para todos. É importan-te que todas as religiões te-nham seu papel na cultura eideologia de nosso país. Respei-tamos todos como irmãos, dequalquer religião. Nossa insa-tisfação com o executivo ca-choeirense é com relação àmetodologia de administração,jamais contra o livre arbítrio dapopulação", destacou.

Ainda de acordo com Henri-que, o preconceito existe e suareligião sempre se mantevecalada. "Desta vez, iremos àsruas nos manifestar contra esse

tipo de sensacionalismo semética", alegou o membro da co-munidade, ao dizer que preten-dem se amparar juridicamentecontra o dono do jornal, atra-vés do Ministério Público.

LEIPreconceito religioso é crime.

Conforme diz a ConstituiçãoBrasileira, (Art. XVIII) "Todoser humano tem direito à liber-dade de pensamento, consciên-cia e religião; esse direito incluia liberdade de mudar de religiãoou crença e a liberdade de ma-nifestar essa religião ou crença,pelo ensino, pela prática, peloculto e pela observância, empúblico ou em particular".

Desde 14 de março de 2003

Jornal Espírito Santo de FATO - CNPJ.: 06056026000138 (28) 3515-1067 [email protected] Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CEP 29.300-782 - www.jornalfato.com.br

Diretor e Editor - Wagner [email protected]

Departamento Comercial -Lília Argeu

Editorador -Wagner Gomes Lopes

Repórteres - Marcos Leão,José Rubens Brumana, BeatrizCaliman e Wanderson Amorim

Jornalista Colaborador - ElyanPeçanha, Regina Monteiro

e Célia Ferreira

Colaboradores - Evandro Moreira;Moacyr Duarte; João Bicalho

Curcio; Marilene Depes; SergioDamião; Higner Mansur, ValquiriaRigon Volpato e Raphael Santana

Arquivo FATO

Page 12: edição 2053

12 POLÍCIA ES DE FATO, SÁBADO,19 DE MARÇO DE 2011

Uma casa pegou fogo du-rante a madrugada de on-tem, no bairro Pedro Rigo,no município de Conceiçãodo Castelo. Por volta dameia-noite, os bombeirosvoluntários receberam ochamado e, com suporte docaminhão-pipa da prefeitu-ra, apagaram as chamasque consumiram toda partedo imóvel feita de madeira.Não havia ninguém na casa,e a causa do incêndio aindaé desconhecida.

Segundo um bombeiro vo-

Casa é destruída em incêndioluntário, o chamado veio devizinhos e da Polícia Militar.Foram necessários 40 minu-tos para apagar as chamas.Apenas a cozinha da casa, dealvenaria, ficou de pé. O imó-vel fica em uma área maisisolada, por isso não houverisco de o fogo alcançar avizinhança.

O proprietário estaria napracinha da cidade quandoocorreu o incêndio. Ele la-mentou ter perdido os docu-mentos e todas as suas rou-pas no fogo.

Polícia age rápido edescobre assassino

WANDERSON AMORIM

[email protected]

O titular da Delegacia de Cri-mes Contra a Vida (DCCV),Guilherme Eugênio agiu rápidoe conseguiu identificar o acu-sado de matar o pedreiro Ga-briel Lourenço da Silva, 62anos, assassinado com um tirona cabeça, na noite de quinta-feira, no Bar Ideal, que fica lo-calizado na Avenida Etelvina Vi-vacqua, no bairro Nova Brasí-lia, em Cachoeiro de Itapemi-rim. Trata-se de um adolescen-te de 17 anos que é namoradoda filha da vítima.

De acordo com o delegadoGuilherme Eugênio, por voltadas 12h30 de quinta-feira, orapaz esteve em frente à casado pedreiro conversando com

a namorada também menor deidade. O casal tem um filho, masa paternidade jamais foi assu-mida e a garota não recebe aju-da financeiramente.

Gabriel ao ver a filha conver-sando com o namorado, cha-mou a atenção dela e a empur-rou. Existe a suspeita de que oadolescente também tenha sidoempurrado e por isso ameaça-do de morte o pedreiro.

À noite, o junto com outros edois rapazes foram até a casade Gabriel, mas o mesmo nãoestava no local. Na seqüência,o menor se dirigiu até o BarIdeal, no bairro Nova Brasília,não se sabe se ele estava acom-panhado, e efetuou um tiro aqueima-roupa, que atingiu acabeça da vítima que morreuna hora.

O delegado Guilherme Eugênio, titular da DCCV de Cachoeiro, agiurápido e conseguiu descobrir quem matou o pedreiro Gabriel Lourenço,

na noite de quinta-feira, em um bar no bairro Nova Brasília

A Delegacia de Crimes Contra a Vida de Cachoeiro desvendouo homicídio ocorrido dentro de um bar em menos de 24 horas

Ninguém viuNa hora do crime, havia

várias pessoas no bar assis-tindo a transmissão de umjogo pela tevê, mas ninguémconseguiu ver quem matouGabriel.

O dono do bar informou àreportagem que apenas escu-tou um estalo como o de umabombinha. "Estava de costaspara o balcão, escutei o es-talo como o de uma bombi-nha, mas não vi nada", infor-mou o comerciante.

A Polícia Militar esteve nolocal, chegou a realizar bus-cas, mas nenhum suspeitofoi localizado. Somente on-tem com o início da apura-ção do caso pela PolíciaCivil, foi possível identificar

o suspeito.Após o crime, a filha da ví-

tima foi até a casa do acu-sado, tentando não acredi-tar que ele havia matadoseu pai. Chegando lá, omesmo pediu desculpas aela, e confessou ter matadoseu pai, e disse que iria fu-gir, não sendo mais locali-zado.

O delegado Guilherme Eu-gênio disse já ter ouvido vá-rias pessoas, e que tem pro-vas suficientes de que o me-nor matou o pedreiro. Na tar-de de ontem, ele pediu a Jus-tiça a internação do menorque até o fechamento da edi-ção deste FATO continuavaforagido.

Arquivo FATO