16
Segundo corpo em mala é encontrado MANAUS VIVE ONDA DE CRIMES E TERROR Recado dos bandidos para tiras e sociedade Fieam enfrentará buracos Antonio Silva criou Grupo de Trabalho Cabeças coroadas por Heroldo Linhares Omar entusiasmado com piscicultura Mulher Melão faz tietagem Trabalhadores morrem esmigalhados ANO 15 - Nº 2.282 - MANAUS/AM - 29/05/2013 - www.maskate.com.br Governo promete portos Prefeitura começou trabalho de atendimento aos atingidos pela cheia Arthur Neto socorre famílias de alagados Verba foi alocada para interior do Estado Carretas atenderão aos sábados Lola Benvenutt - divulgação MULHERADA

Edição 2282

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Edição 2282

Citation preview

Page 1: Edição 2282

Segundo corpo em mala é encontrado

MANAUSVIVE ONDADE CRIMESE TERRORRecado dos bandidos para tiras e sociedade

Fieam enfrentará buracos

Antonio Silva criou Grupo de Trabalho

Cabeças coroadas por Heroldo Linhares

Omar entusiasmado com piscicultura

Mulher Melão faz tietagem Trabalhadores morrem esmigalhados

ANO 15 - Nº 2.282 - MANAUS/AM - 29/05/2013 - www.maskate.com.br

Governo promete portos

Prefeitura começou trabalho de atendimento aos atingidos pela cheia

Arthur Neto socorre famílias de alagados

Verba foi alocada para interior do Estado

Carretas atenderão aos sábados

Lola

Ben

venu

tt -

div

ulga

ção

MULHERADA

Page 2: Edição 2282

FALA

SÉRI

O!

|02|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

Em favor do BemO governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus Arthur Neto estão cumprindo, exatamente, o que seus eleitores e demais cidadãos de Manaus e do Amazonas esperam deles: união em favor do interesse público. Simples assim. Uma gesto político e administrativo que é vital, fecundo e necessário...há muito não visto na cena política.

Obra e atribuiçãoO programa da Água, Proama, que compete legalmente à gestão municipal, foi levado adiante por uma obra do governo estadual, que Omar acompanhou desde quando era vice de Eduardo Braga. Juntaram obra e atribuição em favor da cidade.

Isolamento danosoNa gestão Eduardo, em dois mandatos, quatro prefeitos foram bater com insistência à porta do governo estadual: Alfredo, Carijó, Serafim e Amazonino. Eles tentaram firmar a tal da Ação Conjunta, que fez sucesso nos anos 90. Entre Eduardo prefeito e Amazonino governador. Sabe o que aconteceu: nada!

Catecismo eleitoralPara explicar a desarticulação a explicação é sempre a mesma: o fator político e eleitoral. Ao governador, que tem uma arrecadação generosa e poderosa, nessa lógica, só importa ajudar o prefeito se ele rezar pela catecismo de seus interesses. Eleitorais, claro!

Inteligência e sabedoriaOmar e Arthur talvez não rompam essa imposição, mas não a consideram o fator essencial e predominante na gestão do interesse público. Com inteligência e sabedoria, sacaram que vão ficar nas graças do povo, e do eleitor, sempre e quando colocarem na frente o em comum.

Defesa da ZFMQuem sai ganhando é a cidade, a defesa do modelo econômico, a discussão, o encaminhamento e solução das demandas do cidadão. Assim ocorre com a Zona Franca que levou Omar e Arthur a Brasília e obrigaram Vanessa e Eduardo a seguir suas instruções e liderança.

NINGUÉM MERECE!• Infelizmente, a classe política regional e federal ainda está marcada e condicionada pela escola política de Amazonino Mendes...

• ... da qual Eduardo Braga é o mais destacado pupilo e herdeiro, trabalhando pelo estreito critério franciscano do é dando que se recebe.

• Assim como ele, outros aprendizes do Negão permanecem amarrados à miserabilidade política dessa cosmovisão, que tantos males impôs ao Amazonas.

• Nesse fim de semana, Amazonino voltou a Manaus na busca de estreitar relações com Eduardo Braga e Alfredo, seus pupilos aquinhoados.

Versículo do Dia

Santo do Dia - Santa Úrsula Ledochowska

Ótimo - CMM promove audiência sobre situação das domésticas em Manaus. Audiência públi-ca será realizada na próxima terça-feira, dia 28 de maio.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.Gálatas 2:20

Júlia Ledocho-wska pertencia a uma família especialmente abençoada. A sua irmã

mais velha, Maria Teresa, era re-ligiosa, fundou uma congregação e foi inscrita no livro dos santos. O irmão, o padre Vladimiro foi o vigésimo sexto preposto-geral dos jesuítas . Ela nasceu em 17

de abril de 1865 e os pais eram nobres poloneses que residiam na Áustria. Até o final da adolescên-cia viveu nesse país, onde com-pletou os estudos, depois voltou com a família para o solo polonês, estabelecendo-se na Croácia. Aos vinte e um anos, ingressou no Convento das Irmãs Ursulinas de Cracóvia, pronunciando os votos

definitivos e tomando o nome de Úrsula em 1899.

Ativa educadora, fundou um pensionato feminino para jovens, promovendo entre os estudantes a Associação das Filhas de Maria e foi, também, superiora do seu convento por quatro anos. Foi chamada pelo pároco da igreja de Santa Catarina em Petersburgo.

Bom - Plano deve agilizar atuação de promotores no interior do Amazonas. Projeto vai auxiliar atividade em locais em que o trabalho esteja acumulado.

Péssimo - Subida das águas do Rio Negro interdita rua no Centro de Manaus. Manaus-trans interditou acesso à Rua dos Barés nesta segunda-feira.

O dia 29 de maio na História

1913 - O balé de Igor Stra-vinski A Sagração da Primavera estréia com escândalo em Paris.

1925 - O explorador inglês Percy Harrison Fawcett parte para a missão na qual ocorreria seu de-saparecimento na Serra do Ronca-dor, estado de Mato Grosso, Brasil.

1919 - Observação de varia-ções na posição de estrelas duran-te o eclipse solar total confirma a teoria da relatividade de Albert Einstein.

1988 - Começa em Moscou a reunião de cúpula Reagan-Gor-bachov em que se foi acertado um acordo sobre a notificação prévia do lançamento de mísseis intercon-tinentais e outro sobre a verificação conjunta de provas atômicas.

2005 - A população francesa rejeita a Constituição Europeia.

1652 - A Batalha de Goodwin Sands dá início a Primeira Guerra Anglo-Holandesa

1453 - Queda de Constantino-pla; o sultão otomano Mehmed II conquista Constantinopla depois de um cerco de seis semanas, pon-do fim ao Império Bizantino, um evento que muitos consideram marcar o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

1765 - Na assembleia de Vir-gínia, Patrick Henry contesta o direito da Inglaterra lançar contri-buições sobre as colónias.

CIDADE DOS MALUCOS

COMIDA NA RUA - Empatando passagem de pedestres na Avenida Brasil

Diretor: Miguel Jorge Mourão | [email protected] executivo: Mário Bakunin | [email protected] adm.: Joyce Tavares |[email protected]. de redes sociais: |[email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

[email protected]ção: (092) 3673-6333 | [email protected]: (092) 3673-9333 | [email protected].: (092) 3673-7445 | [email protected] São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Page 3: Edição 2282

maskate.com.br |03|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

A intenção é intimidar e marcar a presença da barbari-dade e mandar o recado da im-punidade soberana para as ins-tituições. E isso pede resposta dura e imediata. Está em jogo a credibilidade e a consistên-cia do programa de Segurança e Cidadania implantado neste governo e a população aguara inquieta e insegura um posi-cionamento duro e inadiável. Os autores da intimidação e terror – provavelmente – estão no radar de controle e monito-ramento das autoridades e seu serviço de inteligência. É uma briga de gente grande e dispu-ta de território e poder. Que vença o cidadão, a sociedade e o Bem comum.

Basta ao terror e intimidação! qCrimes de esquartejamento e degola apavoram a cidade

Frank, Moa, Wallace...

Mulher do traficante confirma

Outra mala aparece

Frank do 40

Memória sinistra

Na ocasião, Patrícia dis-se ter sido ameaçada pelo irmão dela, o traficante de drogas, “Frankezinho do 40”. Ela deveria conseguir o dinheiro e encomendar as mortes dos promotores e do secretário a matadores pro-fissionais. Caso não cum-prisse a ordem do irmão, seria executada. Frank Oli-veira estava detido em pre-

sídio federal de segurança máxima, na cidade de Cam-po Grande. Ele era peça chave e um dos principais acusados no ‘Caso Moa’, no qual o ex-deputado Mi-nistério Público acusa o ex--deputado cassado Wallace Souza e seu filho, Raphael Souza, de chefiar um grupo criminoso ligado a execu-ções e ao tráfico de drogas.

A cabeça do traficante estava na segunda mala, com corpos esquartejados, encontrada em Iranduba, no Rio Solimões, no Furo do Paracuúba, pelos sol-dados do Corpo de Bom-beiros que estavam fazen-do o patrulhamento pela região. Eles avistaram a mala boiando no rio. Era a segunda mala com pedaços de corpos esquartejado. As informações foram repas-sadas pela polícia e fazem parte das investigações preliminares da polícia ci-vil e militar.

A primeira mala com dois corpos foi encontrada nesta segunda-feira (27), por volta das 08h30 por uma equipe do Corpo de Bombeiros do Amazonas às margens do rio Negro, em Manaus. Os bombeiros receberam a denúncia pelo número 193. Ao abrirem a mala, os bombeiros se de-pararam com dois corpos esquartejados. A compa-nheira do traficante esteve na Ponta Negra e mesmo abalada, adiantou a suspei-ta de que um dos corpos era mesmo de Frankzinho.

Uma mala com restos mortais foi retirada do Rio Negro na manhã desta terça--feira (28). O objeto foi en-contrado próximo à região de embarque da Marina do Davi, localizada na Zona Oeste de Manaus. Este é o segundo dia em que uma mala com partes de corpos é removida do rio. Na segunda-feira (27), a Polí-cia Civil confirmou que uma das cabeças encontradas é do traficante de drogas Frank Oliveira da Silva, de 36 anos, o ‘Frankzinho do 40’. De acordo com informações do sargento Amaral, supervisor de área da 19ª Companhia In-tegrada Comunitária (Cicom),

funcionários da Marina do Davi avistaram a mala. “Eles disseram que o objeto esta-va exalando um forte odor. A equipe do Corpo de Bombei-ros retirou a mala do local e levou o objeto para a Praia da Ponta Negra, onde há mais es-paço para o trabalho da perícia da Polícia Civil”, informou.

O delegado Samir Freire, da Delegacia Especializada de Homicídios e Seqüestros (DEHS), informou que a Polí-cia Civil já trabalha com uma linha de investigação sobre o caso, porém, preferiu não re-velar mais detalhes. O corpo foi encaminhado para o Insti-tuto Médico Legal (IML).

A polícia não tinha dúvidas, embora o IML tivesse que fa-zer a perícia de confirmação. Uma das duas cabeças que foi encontrada é de Frankzinho do 40, Frank Oliveira da Silva. Ela estava numa mala, junto a outro corpo esquartejado. A confirmação preliminar foi fei-ta pela Polícia Civil do Ama-zonas, após exame superficial na arcada dentária. O restando do corpo do traficante ainda não foi localizado. Ele estava desaparecido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim desde a última sexta-feira e não do sábado, como chegou a ser

enunciado pelas autoridades. O outro corpo pode ser do tam-bém traficante de drogas Antô-nio Carlos da Costa Uchôa, o “Tonga”, também foragido do sistema prisional de Manaus. Frank tinha em sua ficha crimi-nal indícios de executar e man-dar executar mais de quarenta desafetos. Segundo a polícia, o traficante é suspeito de eliminar seus rivais do tráfico. O trafi-cante que comandou o Igarapé do 40 por vários anos, também foi denunciado no caso Moa, como ficou conhecida na inves-tigação que cassou e prende o ex-deputado Wallace Souza.

Em 2009, o promotor da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecen-tes (Vecute), Alberto Nascimen-to disse que a traficante Patrícia Oliveira da Silva, 28, irmã do traficante de drogas ‘Frankzinho do 40’, revelou em depoimento aos membros da força-tarefa, in-formações elucidativas sobre o esquema de tráfico de drogas na área do Igarapé do 40, na zona Sul de Manaus. Na ocasião, foi encontrada na casa da irmã do traficante maletas com R$ 200 mil para contratar pistoleiros que deveriam executar além de Alberto Nascimento, o então

secretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Públi-ca, Thomaz Vasconcelos, o de-legado geral adjunto da Polícia Civil, Divanilson Cavalcante e o delegado Antônio Chicre.

Patrícia foi presa na Opera-ção 40º, deflagrada pela Polícia Civil. Na casa dela, a polícia en-controu, além das três malas de dinheiro, dez quilos de cocaína e de pasta base, e ainda vários car-ros importados. A acusada guar-dava munição de pistola calibre 9 milímetros de uso exclusivo da Polícia. Os objetos apreendi-dos estavam no forro da casa e nas paredes.

Page 4: Edição 2282

ECON

OMIA

|04|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

O prefeito Arthur Virgílio Neto visitou, na manhã desta segunda-feira, 27, as áreas atin-gidas pela cheia no bairro São Jorge, zona Oeste, onde várias secretarias municipais realiza-ram uma ação integrada para minimizar os impactos causa-dos pelas alagações. A Prefei-tura atuou no local com quase 200 agentes da Defesa Civil de Manaus, Guarda Municipal,

secretarias municipais de As-sistência Social e Direitos Hu-manos (Semasdh), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Saúde (Semsa), Produção e Abastecimento (Sempab), In-fraestrutura (Seminf), além da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Seinfra).

O prefeito caminhou pelas pontes construídas, preven-tivamente, pela Defesa Civil

nos becos Bragança, Itaporan-ga e Santa Terezinha, ouvindo moradores e acompanhando a ação integrada de atendimen-to às famílias. Arthur também fiscalizou as casas que correm risco de desabamento duran-te um passeio de lancha no igarapé da Cachoeira Gran-de, afirmando que percorrerá todos os 14 bairros afetados pela cheia.

“A solução definitiva virá quando as famílias forem retira-das pelo Programa Social e Am-biental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Es-tado. Enquanto isso não acontece, estaremos presentes para minimi-zar o sofrimento dessas pessoas e, principalmente, para evitar que desastres aconteçam, retirando as famílias mais afetadas pelas cheias e levando ações de saúde”, destacou Arthur Neto.

Segundo dados da Seinfra, so-mente no São Jorge, 5.500 famí-lias serão beneficiadas pelo Prosa-mim. “Serão 2.099 casas retiradas e mais de 22 mil pessoas que se-

rão removidas das comunidades Kako Caminha, Arthur Bernar-des, Humberto de Campos, Am-brosio Ayres e Santa Terezinha

no primeiro semestre do próximo ano”, informou Tânia Guimarães, coordenadora de Assistência So-cial do Prosamim.

Prefeitura atende famílias em áreas alagadasqPrefeitura atuou no local com quase 200 agentes da Defesa Civil de Manaus, Guarda Municipal, secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos

Solução definitiva

Mais de 14 bairros atingidos

Prevenção à saúde

Comitiva visita mina de potássio

De acordo com o balan-ço da Defesa Civil, 14 bair-ros já foram atingidos pela subida do Rio Negro: São Raimundo, Glória, São Jor-ge, São Geraldo, Presidente Vargas, Aparecida, Centro, Raiz, Betânia, Morro da Li-berdade, Educandos, Com-pensa, Mauazinho e Colô-nia Antônio Aleixo. Todas

as localidades já estavam sendo acompanhadas pelo Município desde quando a cota dos rios ainda atingia os 27 metros.

Nesta segunda-feira, o Serviço Geológico do Bra-sil (CPRM) informou que a cota já é de 29,16 metros e a expectativa é que alcance os 29, 46 metros.

Durante a ação no bairro São Jorge, os profissionais da Semsa avaliaram a situação de risco das famílias, distribuindo hipoclorito de sódio para que os moradores não consumam água contamina-da. Agentes ainda realizaram a desratização e aplicação do fuma-cê para controle de mosquitos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, o acúmulo de lixo embaixo das residências também é outro grande problema. Por isso, a Se-mulsp vem realizando a limpeza das áreas visitadas, recolhendo, em média, 30 toneladas por dia dos igarapés da cidade.

O presidente da Comissão de Geodiversidades, Recursos Hí-dricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa e líder do governo, deputado Sinésio Cam-pos (PT) comandou ontem (27) visita oficial à mina de cloreto de potássio “Taquari-Vassouras”, no município de Rosário do Catete, em Sergipe. A jazida é a única do Brasil em operação desde 1986 de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce, produz em média 560 mil toneladas do minério por ano e atende apenas 10% da de-manda nacional.

A viagem à Sergipe faz par-te da programação da agenda de atividade das Audiências Públi-cas – Potássio, uma realidade do Amazonas para o Brasil e do Fó-rum dos Municípios Mineradores e Exploradores de Petróleo e Gás. Os encontros vêem sendo realiza-dos desde março pela Comissão

de Geodiversidade e já percorreu os municípios de Nova Olinda, Autazes, Borba, Silves e Itapi-ranga, esta último sexta-feira, dia 24. No próximo dia 17 de junho, a reunião acontecerá em Nhamundá (a 375 quilômetros de Manaus). Integram a missão os prefeitos de Nova Olinda do Norte, Joseias Lopes, os vereadores de Itacoa-tiara, Cheila Moreira (PT) e Air Neto (PSD), além do secretário de Mineração, Geodiversidade e Re-cursos Hídricos (Semgrh), Daniel Nava e geólogos do órgão, Miguel Martins e Maria do Carmo Neves, diretor de Licenciamento Am-biental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Dulcimar Andrade, coordenador de Planejamento da Secretaria de Planejamento (Seplan), Luis Al-mir, e o engenheiro ambiental do Instituto de desenvolvimento do Amazonas (Idam), Pedro Benício.

Page 5: Edição 2282

maskate.com.br |05|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

Os problemas enfrentados em decorrência dos buracos nas vias que dão acesso ao Distrito Industrial são antigos. Decor-rentes de um longo período de descaso dos governantes, os bu-racos do polo causam prejuízos à população, às indústrias, aos empresários e aos trabalhadores que dependem do PIM para so-breviver. Para resolver a ques-tão a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fie-am), o Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) organiza-ram um grupo de trabalho para solucionar os problemas de infraestrutura enfrentados pelo Polo. E ainda, acabar com a tro-ca de responsabilidades entre Suframa, prefeitura e governo do Estado.

De acordo com o presiden-te da Fieam, Antonio Silva, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal, Fernan-

do Pimentel, se assustou com o estado em que se encontram as estradas do Distrito. “O pró-prio ministro que esteve aqui na segunda passada nos prometeu

que vai entrar em contato com o Ministério da Cidade para viabilizar de que forma poderá ser enviado algum recurso para a prefeitura”, contou.

Fiem ‘compra’ briga contra buracosqMinistro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal, Fernando Pimentel, se assustou com o estado em que se encontram as estradas

A meta é que o municí-pio de Humaitá (a 591 km de Manaus) se transforme em um dos polos de pisci-cultura do Amazonas. Para isto, o Governo do Amazo-nas, anunciou o Centro de Tecnologia em Piscicultura, com investimentos de R$ 2 milhões e ainda lançou a pedra fundamental do Cen-tro de Educação de Tempo Integral (Ceti). Humaitá vai abastecer os municípios da calha do rio Madeira com a produção de pós-larvas, ale-vinos e peixes.

Somado ao Centro Tec-nológico da área já exis-

tente em Balbina (a 117 quilômetros de Manaus), a produção de pós-larvas, que é o alevino em estágio laboratorial, deve ultrapas-sar 40 milhões de unidades no Estado. E dos alevinos, que é o peixe nos tanques, de 30 milhões de unidades. Em passagem pela cida-de, o governador entregou ainda implementos agrí-colas a produtores rurais e anunciou pacote de obras de mais de R$ 67, 9 mi-lhões. Em Santo Antonio do Matupi e Apuí, também anunciou investimentos su-periores a R$ 54 milhões.

Uma das funções do gru-po de trabalho será de buscar o apoio das autoridades governa-mentais para resolver a questão. “Estamos tentando sensibilizar as autoridades governamentais municipais, estaduais e fede-rais de uma forma harmônica e elegante para cederem uma solução mista. Já conseguimos o apoio do ministro Fernando Pimentel”, conta Antonio Silva.

Quem seria o responsável pela restauração e manutenção das vias de acesso ao Distrito é uma das questões a serem re-solvidas pelo grupo de trabalho.

O Cieam publicou durante a se-mana um documento do “Diário Oficial” do Município onde a prefeitura autoriza, em caráter emergencial, a realização de um convênio entre Suframa e Go-verno do Estado que deveriam buscar soluções e se responsa-bilizar pela melhoria das vias de acesso ao Distrito.

Segundo o Cieam a respon-sabilidade deveria ser da Prefei-tura de Manaus. O presidente da Fieam, Antonio Silva, conta que o governo federal, através de uma liberação feita pelo Mdic, quando Alexandre Teixeira ainda era o secretário, havia se comprometido a repassar um valor correspondente ao valor contingenciado de uma verba que a Suframa tinha e havia sido levada para cota única do gover-

no, esse dinheiro seria utilizado para refazer a alça viária. “Ain-da no finalzinho do ano passado, quando foi anunciado o pacote de investimentos que o governo federal iria fazer em Manaus, ali estava também o dinheiro que viria para solucionar a questão dos buracos, o que até hoje não ocorreu. O dinheiro não che-gou”.

Uma das missões do grupo de trabalho criado seria averi-

guar onde está emperrada essa questão e tentar buscar formas de que a questão seja resolvida. “Esses pontos obscuros é que pretendemos colocar na mesa, clarearmos e vermos de que forma podemos tentar acelerar o projeto que já vem travado a algum tempo. Vamos atrás do porque as obras de melhoria não tem início,ver o que podemos, como entidade de classe, facili-tar nos contratos políticos.

Segundo Antonio Silva, es-tão marcadas para os próximos dias reuniões entre o grupo de

trabalho para que seja feita estas análises. “Não podemos mais esperar, daqui a pouco

vamos ficar sem comunicação com o Distrito, a coisa está feia demais”, critica.

Antonio Silva reforça a lista de problemas que a questão trás ao distrito.

“Isso onera, gera ônus, prejudica muito, gera custo, atrapalha inclusive o início da produção. Nós temos que ter a mínima condição. Você não pode atrair investimentos pra cá se não tiver qualidade de geração e produção, e para isso precisamos ter melhor acesso ao Distrito”, comple-ta. Além disso o presidente da Fieam também ressalta o risco de tombar carga, a per-da de tempo, os danos aos ve-ículos e os riscos de acidentes com trabalhadores.

Humaitá comandará piscicultura

Responsabilidade

Prefeitura de Manaus é responsável

Reuniões para análises

Page 6: Edição 2282

AMAZ

ONAS

|06|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

As seis unidades móveis de Saúde da Mulher passam a ofe-recer o serviço todos os sába-dos a partir do dia 8 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o objetivo do horário ampliado visa facilitar o atendimento e proporcionar que mais pessoas sejam examinadas.

As unidades vão se concen-trar no conjunto habitacional

Viver Melhor, do bairro Santa Etelvina e no estacionamento da Maternidade Moura Ta-pajós, na Compensa, ambas na Zona Oeste de Manaus. Já no setor sul da capital os trabalhos para exames de ul-trassonografia, mamografia e preventivo serão realizados na UBS Megumo Kado, no bairro Educandos. Outra área será a Zona Norte no Centro

Municipal de Ensino Infantil Professor Doutor Felix Valois, na Avenida Margarita, bairro Nova Cidade. A Semsa in-formou que a ampliação dos horários faz parte da política municipal, a qual já contou com a extensão do atendimen-to nas 10 unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 7h às 21h e aos sá-bados, das 7h às 17h.

Saúde da Mulher funcionará aos sábadosqZonas Norte, Oeste e Sul serão as primeiras a receber serviços. Horário ampliado pretende atender mais pessoas

Justiça Itinerante

Plano agiliza promotores no interior

Águas interditam Rua dos Barés

O projeto Justiça Itinerante iniciou os trabalhos no bairro São Jorge, Zona Oeste de Ma-naus, na última segunda-feira (27). O ônibus do programa está estacionado no Ginásio Nininberg Guerra, na rua Vo-luntários da Pátria, atendendo o público no horário das 8h às 14h, nos dias úteis.

Segundo o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o atendimento é gratuito e serão resolvidos casos referente à área Cível

no valor de até 20 salários mínimos, como cobrança de dívida, direito do consumi-dor, danos materiais e morais; e na área de Família, desde que de natureza consensual, como pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento voluntário de paternidade. O projeto permanece no bair-ro São Jorge até o próximo dia 19 de junho. Segundo o TJAM, o telefone do projeto está temporariamente com problemas técnicos.

Um projeto que pretende otimizar a atuação do Minis-tério Público do Amazonas (MP-AM) no interior do Estado foi apresentado na manhã desta segunda-feira (27) pelo corregedor geral, José Roque Nunes Marques. O objetivo, segundo o MP, é agilizar o trabalho dos promo-tores de justiça nas Comarcas, promovendo rapidez na reso-lução dos casos.

Ainda segundo o Minis-

tério Público, a meta é exe-cutar um plano institucional para dar maior efetividade às ações do órgão, implantando projetos que permitam futura disponibilidade de coordena-dores regionais no interior, possibilitando o auxílio e o monitoramento da atividade ministerial em locais em que o trabalho esteja acumulado e ainda fortalecer a atuação nas comarcas que necessitem de maior atenção.

A cheia do Rio Negro cau-sou a primeira interdição de ruas para tráfego de veículos no Centro de Manaus. A par-tir desta segunda-feira (27), a Rua dos Barés está impedida de receber a circulação de au-tomóveis devido alagamento da pista. Segundo informa-ções do diretor de engenha-ria do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Ma-naustrans), Paulo Henrique Martins, a medida não deve provocar grandes alterações no tráfego da região por se

tratar de um trecho pequeno.De acordo com o Manaus-

trans, o trecho alagado da Rua dos Barés corresponde entre a Rua Pedro Botelho e Joaquim Nabuco. A orientação é que, para desviar do trecho ala-gado, os motoristas dobrem na Avenida Joaquim Nabu-co, acessem as ruas Miranda Leão e dos Andradas, para chegar na avenida Lourenço da Silva Braga. Somente co-merciantes que necessitam descarregar mercadorias na área alagada poderão acessar o trecho interditado.

Page 7: Edição 2282

maskate.com.br |07|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

A verba de R$ 46,3 milhões será liberado para 12 municí-pios amazonenses que serão contemplados com a constru-ção de terminais fluviais por meio da Secretaria de Portos da Presidência da República. As cidades contempladas são Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Canutama, Caraua-ri, Careiro da Várzea, Codajás, Guajará, Ipuxuna, Iranduba, Itamarati, Itapiranga e Tapauá foram beneficiados por novas previsões de gasto para um crédito total de R$ 215,28 mi-lhões a ser disponibilizado via Orçamento da União.

A liberação será realizada após anulação de dotações or-çamentárias, entre elas, inves-timentos da União em obras

de construção, recuperação, ampliação, dragagem, refor-ço estrutural de terminais e

na implantação de sistemas de tráfego, gestão e carga em portos do Pará, do Rio de Ja-

neiro, do Espírito Santo, da Bahia, do Ceará, de Rondônia e do Amazonas.

Governo garante construção de 12 portosqBarreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Codajás, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Itapiranga e Tapauá foram alguns dos beneficiados

Embarques e desembarques

Movimentação crescenteDrenagem e recuperação

Muitos problemas

Alta de 2,82% em cargas

Os últimos números sobre o embarque e desembarque de cargas nesses portos são de 2009. Além da não inclusão de dados referentes ao trans-porte em Portos Organizados, o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Flu-vial no Estado do Amazonas (Sindarma), Dodô Carvalho, lembra outro ponto fraco nos números apresentados pela Antaq. De acordo com ele, faltam informações sobre o transporte fluvial entre os mu-nicípios do Amazonas.

“As mercadoria que vão daqui (Manaus) para o inte-rior não tem dado nenhum. É difícil acompanhar e ter esta-tística disso. Dos portos que fazem movimentação de car-ga inter-estadual nós temos

os dados pela Antaq. Nós temos uns cinco ou seis lo-cais de atracação –que cha-mamos de atracadouro – que saem com carga regional, carga interna, dentro do Es-tado e entre os municípios, mas não temos nenhum dado sobre eles”, alerta.

A movimentação de cargas nos Portos brasileiros cresceu 2,03% em 2012 em relação ao ano anterior, chegando a 904 milhões maior nos Portos pú-blicos, que apresentaram mo-vimentação 2,27% maior em 2012 em relação ao ano an-terior. Nos Portos privados, o crescimento chegou a 1,91%. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (28) pela

Agência Nacional de Trans-portes Aquaviários (Antaq).

No entanto, do total de cargas movimentadas no ano passado, a maioria foi trans-portada pelos Portos privados. Em 2012, foram movimenta-dos 588 milhões de toneladas de cargas nos terminais priva-dos (65%) e 316 milhões de toneladas (35%) nos portos públicos.

Mais R$ 155,53 milhões em créditos serão destinados a obras de dragagem, adequação e recu-peração de canais de acesso nos portos de Suape (PE) e do Rio Grande (RS); implantação de sis-temas de atendimento portuário, de carga inteligente e logística; além de atividades de gestão do Programa de Aceleração do Cres-cimento (PAC).

Há, ainda, R$ 13,45 milhões

em créditos a serem disponibili-zados para operações especiais de participação da União no ca-pital das companhias docas do Rio Grande do Norte, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. A dis-ponibilização desses recursos, as-sinada no último dia 24 pelo então presidente da República interino, Renan Calheiros, foi publicada na edição desta segunda-feira do “Diário Oficial” da União.

Um dos municípios contem-plados com o crédito, Iranduba, sofre com a falta de infraestru-tura portuária. De acordo com denúncia do deputado estadual Francisco Souza (PSC) no início deste mês, o porto de Iranduba, de responsabilidade do Departamen-to Nacional de Infra Estrutura de Transportes (Dnit), apesar de estar com a estrutura física praticamen-te pronta, faltam balsas. Ainda segundo Souza, a obra – que já custou R$ 21,39 milhões em ver-bas federais – deveria ser entregue no próximo mês de agosto, o que não deve acontece devido falta de verbas. “A obra física está lá, mas cadê a balsa?”, questionou Souza.

De acordo com dados do Anuário Estatístico Aquaviário de 2012, divulgados na semana passada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (An-taq), no ano passado os 15 prin-cipais Terminais de Uso Privati-vo do Amazonas movimentaram 21.737.026 toneladas de carga. Esse número representa um au-mento de 2,82% em relação a 2011, quando foram transportadas 21.140.539 toneladas.

Neste período, o desembarque de mercadorias teve um desempe-nho bem superior ao embarque. Saíram do Amazonas 13.573 to-neladas de produtos, contra apenas 8.163.550 que chegaram. Entre os principais produtos transportados aparecem soja, produtos quími-cos e orgânicos e combustíveis. O mesmo Anuário, no entanto, não inclui dados sobre a movimenta-ção nos Portos Organizados (pú-blicos) do Estado.

Page 8: Edição 2282

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 28/05/2013 a 29/05/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

GARANTIAESTENDIDA

R$ 39,92MÁQUINA LAVAR ROUPA ARNO LAVETE SUPER ML20 / Cód. 67597-1À Vista R$ 339,00 MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,97MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 53,12

R$ 93,97COND AR ELECTROLUX 10.000 BTUS MAXIMO 110V EAM10F Cód. 54300-4À Vista R$ 798,00

R$ 55,11

BEBEDOURO MESA ESMALTEC GGM30 BR Cód. 57949-1À Vista R$ 468,00

MAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 41,65

BEBEDOURO MESA ESMALTEC GGM30 BR Cód. À Vista

MAXMAXMAXMAXMAX

R$ 211,84REFRIGERADOR ELECTROLUX 382L FF DF-42 BRCód. 67626-4À Vista R$ 1.799,00 MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 71,68

• Degelo • Frost Free • Pés Niveladores• Compartimento de Latas • Compartimento de Ovos• Compartimento Extra Frio • Gavetão de Frutas• Capacidade do congelador : 94 Litros• Capacidade do refrigerador: 288 Litros• Capacidade Total : 382 Litros.

• Degelo • Frost Free • Pés Niveladores• Compartimento de Latas • Compartimento de Ovos• Compartimento Extra Frio • Gavetão de Frutas• Capacidade do congelador : 94 Litros• Capacidade do refrigerador: 288 Litros• Capacidade Total : 382 Litros.

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 45,24

SMARTPHONE MOTOROLA DUAL CHIPXT-305 BR Cód. 67814-0À Vista R$ 399,00 Entrada R$ 79,80 +5x R$ 70,30

• Agenda • Calculadora • Calendário • Comando de Voz • Despertador • Gravador de Voz • Rádio • Reproduz Vídeo • Resolução da Câmera: 2.0 MP• Conexões: Bluetooth • Fone de Ouvido • GPRS • USB

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 45,24

SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY POCKET PLUSGTS5301B PT Cód. 67843-3À Vista R$ 319,00 Entrada R$ 63,80 +5x R$ 56,20

• Bluetooth 4.0 • Wi-Fi • WLAN 802.11 B/G/N (roteador) • Foto Número de pixels 2.0 • Zoom digital 2x • Grava vídeos • até 60 min • Capacidade da memória interna • 4 GB + 512 MB• Tipo de cartão suportado micro SD • Capacidade do cartão de memória até 32GB (cartão não incluso).

R$ 112,94

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 84,90

• Frente: 1788 mm• Altura: 2051 mm• Prof.: 470 mm• Peso: 108,1 kg• m2: 0,23135

R$ 58,76

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 38,51

• Frente: 1135 mm• Altura: 1140 mm• Prof.: 476 mm• Peso: 56 kg• m2: 0,1269

CÔMODA BATROL GENOVA 1P 6G GRIS PT 205493Cód. 67777-7À Vista R$ 499,00

R$ 41,10FOGÃO ESMALTEC CARIBE 4B BR 4003Cód. 66953-9À Vista R$ 349,00 MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 44,00

ROUPEIRO BATROL TURIM 6P 3G 113593 GRIS / PTCód. 67775-4À Vista R$ 959,00

Page 9: Edição 2282

ANO 15 - Nº 2.282 - MANAUS/AM - 29/05/2013 - www.maskate.com.br

Mãe e filho ganham tratamento odontológico completo

No Presentão do Mourão desta terça-feira, Duciclema De Oliveira Tomas do Zumbi 2 apostou e conseguiu faturar um tratamento odontológico completo para ela e para filho. A Rose do Petrópolis chegou atrasada, mas também saiu com 100 reais no bolso.

A sorte espera vocêBlitz pela cidade

Muita festa em Manaus

Cantor ecológico e talento de família O que você está esperando para brincar com a gente? Acesse o site www.maskate.

com.br, faça sua inscrição e venha também se divertir conosco.

As meninas da Blitz chegaram na Ponte Rio Negro só para explicar sobre a promo-ção que está agi-tando a cidade: “Trocou de Botija, Trocou de Casa”. A cada botija da Amazongás de 7 e 13 quilos, você ganha um cupom, que você deve preencher , colocar em uma urna e torcer para concorra a uma casa no valor de R$ 100 mil. Mais fácil que isso, só dois disso, né?

E quem vai assoprar as velas hoje vai ser: Alan Silvei-ra do Cidade Nova, Pryscila Moraes do Santo Antônio,

Júnior Sobreira da Chapa-da, Danilo Egle do Parque 10, Marcia Lima da Alvora-da, Geraldo Torres do Dom

Pedro e Tatiana Calderaro, Adrianopolis. Muitos para-béns e felicidades para to-dos vocês e suas famílias.

O gari artista, Alan Nascimen-to, mostrou todo o seu talento na sua canção ambiental para lem-brar as pessoas da importância de jogar o lixo no lugar certo.

Também tivemos no ar todo o charme e habilidade do can-tor Dan Farias e banda, sobrinho do cantor Abílio Farias, mostran-do que talento diferente de raio, pode cair duas vezes no mesmo lugar.

Page 10: Edição 2282

|10|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

REDE

S SOC

IAIS

[email protected]

.br

Formado por jovens mú-sicos da Alemanha e Brasil, o grupo de música clássica Ensemble Young Euro Classic se apresenta nesta terça-feira (28) no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. A apre-sentação faz parte de uma turnê do conjunto por 12 ci-dades brasileiras, incluindo capitais como São Paulo, Sal-vador, Belém e Porto Alegre.

Iniciativa do Ministério de Relações Exteriores do país europeu, a turnê traz, em me-nor número, a orquestra que liderou a abertura do Ano da Alemanha no Brasil. Os músi-cos brasileiros são integran-tes da Escola de Música do

Estado de São Paulo, enquan-to os alemães são da Orches-terzentrum NRW. No concer-to, o repertório varia entre a música clássica européia e a brasileira, aproximando Bach

e Beethoven das obras de Villa-Lobos e Marlos Nobre. A entrada para o espetáculo é gratuita e será feita através da chegada do público no Te-atro Amazona

Músicos alemães se apresentam no Teatro

Facebook

Twitter

Michele Feitosa

Douglas@pim654

Jose Luiz Oliveira

♥ Eliane Mota ♥@_ElianeMota

Larissa Santos

Tadeu Araujo@jtaraujo

Josiel Wladimir Abreu

ronne cassio lopes d@ronne_eletricis

TELECARINHO NO MASKATE NA TV

Alejandro Pena, Cida-de Nova

Babi Lucena, Japiim Fran Mendes, Cidade Nova

Karina Fernandes, Coroado

Taty Braga, Praça 14 de Janeiro

Page 11: Edição 2282

maskate.com.br |11|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

Thaila Ayala está aproveitando sua viagem a Fernando de Noronha. Nes-ta manhã, ela compartilhou com seus seguidores uma foto que aparece de

biquíni, deitada nas pedras, em um ce-nário paradisíaco. Ontem, a atriz publi-cou na rede social, uma foto em que aparece saltando na areia com o pôr

do sol do arquipélago ao fundo. Em outro registro, ela está de costas com um biquíni pequeno, que deixou seu bumbum à mostra e recebeu elogios.

Thaila Ayala posa em Fernando de Noronha

Ex-BBB Anamara mostra prévia de seu segundo ensaio nu

Anamara parece ansiosa com a aproximação do lançamento da edição de junho da Revista “Sexy”, da qual estampará a capa. A ex-BBB vai aparecer pela segunda vez do jeito que veio ao mundo nas páginas de uma revista destinada ao público mas-culino. Em imagens compartilhadas por ela em seu perfil do Instagram, na manhã desta terça-feira, 28, a morena mostra uma prévia de seu ensaio nu rea-lizado na cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Recentemente, em entrevista ao EGO, Anamara comentou sobre as fotos feitas para a publicação. “Sou uma mulher apimentada e o tema será ins-pirado na mulher brasileira e suas peculiaridades. Muito se especula sobre o cachê do nu. Às vezes divulgam valores muito além do que foi realmen-te acertado. Outras vezes esses valores são bem menores. A negociação com meu empresário já acontecia desde quando eu ainda estava no confi-namento”, disse.

Imag

ens

mer

amen

te i

lust

rati

vas.

O p

rêm

io s

erá

conc

edid

o em

bar

ras

de o

uro,

no

valo

r de

R$

100

mil

, da

ndo

opor

tuni

dade

par

a aq

uisi

ção

de u

m i

móv

el.

Cer

tifi

cado

de

Aut

oriz

ação

Cai

xa n

º. 6

-013

7/20

13 –

Dis

trib

uiçã

o G

ratu

ita

de p

rêm

ios.

te dar uma casa!A Amazongás pode

Imag

ens

mer

amen

te i

lust

rati

vas.

O p

rêm

io s

erá

conc

edid

o em

bar

ras

de o

uro,

no

valo

r de

R$

100

mil

, da

ndo

opor

tuni

dade

par

a aq

uisi

ção

de u

m i

móv

el.

Cer

tifi

cado

de

Aut

oriz

ação

Cai

xa n

º. 6

-013

7/20

13 –

Dis

trib

uiçã

o G

ratu

ita

de p

rêm

ios.

Imag

ens

mer

amen

te i

lust

rati

vas.

O p

rêm

io s

erá

conc

edid

o em

bar

ras

de o

uro,

no

valo

r de

R$

100

mil

, da

ndo

opor

tuni

dade

par

a aq

uisi

ção

de u

m i

móv

el.

Cer

tifi

cado

de

Aut

oriz

ação

Cai

xa n

º. 6

-013

7/20

13 –

Dis

trib

uiçã

o G

ratu

ita

de p

rêm

ios.

Cer

tifi

cado

de

Aut

oriz

ação

Cai

xa n

º. 6

-013

7/20

13 –

Dis

trib

uiçã

o G

ratu

ita

de p

rêm

ios.

Consulte regulamento no site www.amazongas.com.br

Compre cargas de gás de 7 Kg ou 13 kg e participe.

Page 12: Edição 2282

POLÍC

IA

|12|

redacao@

maskate.com

.br

MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

Delegada de Tabatinga pede ajuda para localizar suspeito de homicídio

A Delegada Titular da Delegacia Especializada de Tabatinga, Fernanda Cavalcante, pede a colabo-ração da população para localizar Edimar Nogueira Ribeiro, 35, suspeito de envolvimento na morte da radialista Lana Micol Cirino Fonseca, 30, atingida na cabeça por três tiros na tarde do último domin-go (26). O crime ocorreu no município de Tabatin-ga, município distante 1.108 quilômetros em linha reta de Manaus.

Um pedido de prisão temporária em nome de Edimar Ribeiro já foi representado pela Delegada Fernanda Cavalcante. De acordo com ela, Lana es-tava sendo ameaçada pelo ex-companheiro desde o ano passado, por ele não aceitar o divórcio.

“Ele não poderia se aproximar dela, devido uma ordem de restrição, mas isso não impediu que ele continuasse perseguindo a vítima. Estamos no en-calço dele. Queremos ouvi-lo e pedimos que ele compareça à unidade policial para esclarecimen-tos”, declarou a Delegada por telefone.

Polícia captura foragido do Compaj no Alvorada I

A equipe de tiras do 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP) encaminhou à cadeia pública Micha-el Gama de Almeida (19), foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que cumpria pena em regime semi aberto desde agosto do ano passado por roubo e uso de arma de arma de fogo.

O homem foi apresentado ao 10º DIP por uma guarnição da PM que estava em patrulhamento no Beco Santo Andre nº 12, Alvorada I, onde foi reali-zada a apreensão. Os policiais acharam sua atitude suspeita e o levaram ao Distrito Integrado da Polí-cia para verificar a sua situação. Michel teve a sua prisão preventiva decretada em 19 de Setembro de 2012, e agora que foi recapturado será regredido para o regime fechado de cumprimento de pena.

Mais uma mala preta foi encontrada boiando no rio Negro, com um corpo es-quartejado nas proximidades do porto da Marina do Davi, localizado ao lado da Praia da Ponta Negra e do Hotel Tropical, na zona Oeste de Manaus. O encontro maca-bro teria sido feito por um menino que brincava perto de uma embarcação quando avistou a mala e chamou seus pais para mostrar o que tinha avistado.

A Polícia foi imediatamen-te acionada através do te-lefone 190 e uma lancha do Corpo de Bombeiros resga-tou os pedaços do cadáver e levou para entregar aos tiras da Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS) e peritos do Instituto de Criminalística. As equipes

já aguardavam pelos restos mortais na praia da Ponta Negra, da mesma maneira quando aconteceu na segun-

da-feira quando foi encontra-da a primeira mala com duas cabeças e o corpo do trafi-cante “Frankzinho do 40”.

Logo nos primeiros mo-mentos, foi extraoficialmente confirmado que desta vez o cadáver esquartejado é do assaltante a mão armada, An-tônio Carlos da Costa Uchoa, o “Tonga”, que desapareceu juntamente com Frankzinho do 40, na sexta-feira passada do Regime Semi-aberto do Complexo Penitenciário Aní-sio Jobim, no Km 8 da Rodo-via BR 174. Daquele dia em diante Frankzinho e Tonga, foram considerados fugitivos do Sistema Prisional Estadu-al, uma vez que não tinha autorização judicial para dei-xar o Compaj.

O cadáver foi examina-do rapidamente na Praia da Ponta Negra e levado do lo-cal para o Instituto Médico Legal, onde vai ser aguar-dada desta vez, a presença de familiares de “Tonga”,

para identificar e confirmar oficialmente se é realmen-te o assaltante. Da mesma maneira aconteceu com Frankzinho, que só foi re-conhecido oficialmente às 16 horas de segunda-feira,

quando uma de suas tias, que não quis ser identifica-da foi ao IML e oficializou ser ele mesmo, o cadáver esquartejado, a cabeça de-captada, encontrada na pri-meira mala.

O delegado Samir Freire, adjunto da Delegacia Espe-cializada de Homicídios e Se-questros, voltou a confirmar na manhã desta terça-feira, que as investigação estão em andamento e não esconde que já existem suspeitos de participação direta nas mor-tes e também há suposições

que envolvem nomes de mandantes das execuções de Frankzinho do 40 e de “Ton-ga”.

Um outro traficante co-nhecido como “Marcinho”, que teria ido buscá-los na porta do Compaj na sexta--feira passada, também está desaparecido e a polícia pro-

cura por ele, que já represen-ta a peça-chave nas investi-gações, no entanto, não está descartada a hipótese de que ele também foi pego pelos as-sassinos e executado, quando dava fuga para os presidiários encontrados mortos, esquar-tejados e boiando dentro de malas no rio Negro.

Boia no rio Negro mais umamala com corpo esquartejado

Familiares para fazerem reconhecimentos

Polícia investiga esquartejamentos

3215-20503215-2050

Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha

MULTIMARCAS

Rixa entre criminosos perversosUma coisa o delegado acredi-

ta que já dá para confirmar: estas mortes brutais têm a ver com a rixa entre traficantes de drogas em Manaus e seria mais um des-fecho macabro relacionado com a concorrência pelos pontos de venda de droga em diversas áre-as da cidade. “Estamos apurando todos os detalhes e acredito que estamos no caminho certo para desvendar o que já chamamos de o crime mais brutal e macabro que já foi registrado neste ano”, disse o delegado Samir Freire.

Page 13: Edição 2282

maskate.com.br |13|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

Um carregamento de granito in-teiro caiu e esmigalhou dois traba-lhadores nas proximidades da Colô-nia Japonesa, na Avenida das Torres, Zona Norte de Manaus.

A bronca aconteceu por volta das 16h de ontem. Os dois foram total-mente esmigalhados já que caíram 70 lâminas de granito em cima deles e cada uma delas pesava 300 kg. A bronca total pesava quase duas to-neladas.

Os corpos foram retirados por

dez homens do Corpo de Bombei-ros, com auxílio de um guindaste. Quatro homens também ajudaram a remover as vítimas.

Tudo começou quando as duas vítimas estavam trabalhando com outros dois malucos na transferência do granito para um caminhão. Eles estavam bem embaixo da bronca, quando o suporte do equipamento quebrou. Os dois que estavam na ponta das lâminas conseguiram fu-gir a tempo saltando e dando rola-

mento no chão, mas os que estavam embaixo foram esmigalhados como baratas instantaneamente.

Segundo um membro do Sindi-cato de Cargas, Hudson Rodrigues, chegou lá e bateu o olho nos cava-letes que davam suporte no trans-porte do material e viu que o equi-pamento era a maior fuleragem. “É possível perceber que os equipa-mentos estavam em mau estado de conservação. O material estava em péssimas condições”, afirmou.

O policial militar refor-mado Francisco Lima da Silva, 55, estava cheio das gaiatices e querendo se aparecer, mas acabou foi preso depois que meteu bala acidentalmente na perna de um adolescen-te de 13 anos. A bronca ocorreu na rua Boa Vista, no Coroado, Zona Leste, por volta das 21h do úl-timo domingo. Querendo botar medo no menino,

que também é meio ga-leritinho, ele tirou as ba-las da arma e atirou no chão, mas acreditou que estava sem munição. Ele foi levado à Delegacia Es-pecializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) e autuado por disparo de arma de fogo e lesão corporal. Mas após apagar fiança de R$ 2 mil, foi liberado e saiu rindo à toa.

Um casal estava a fim de levantar uma grana resolveu pegar um taxista e fazê-lo passar por alguns momentos de terror. Eles entraram no carro do cara, na Praça 14, armados com uma faca na noite de domingo. O homem, de 27 anos, e a mulher, de 22, falaram para ele tocar o carro para ir para a Zona Leste. Quando estava chegando no local com-binado, ele sentiu a pontada da faca em seu pescoço e ficou gelado. O taxista ainda pegou uma gravata do cabra. De-pois de pegarem R$ 200, eles fugiram, mas o taxista acionou os cops que os pegaram mais lá na frente. Primeiro pe-garam a mulher, que cagueta no mun-do, entregou o cara. Eles ficaram tristes quando foram para o 1º DIP e nem pu-deram gastar a grana que conseguiram.

TRABALHADORES MORREM ESMIGALHADOS COM GRANITO

QUERENDO SE APARECER

CASAL QUE ASSALTA JUNTO

PLANO INFALÍVELAinda muito apaixonado pela sua ex-gata o

ajudante de pedreiro, Messias Borges dos Santos Junior, 20, teve uma ideia infalível para trazer de volta o seu amor. Ele achou que se pegasse uma faca e matasse o atual namorado dela, sua ex fica-ria sem opção de namoro e voltaria para ele, ain-da mais apaixonada. Pois é, ele tentou fazer isso, mas acabou preso. Tudo aconteceu no domingo à noite, na Avenida Grande Circular, no Tancredo Neves, na linda Zona Leste. Ele pegou sua faquinha Guinsu 2000 e meteu no corpitcho do ajudante de serralheiro Ioné Gomes do Carmo, 22. O problema foi que, Ioné é cheio de amigos que partiram para cima do Messias, que foi pedir ajuda da PM. Ele foi logo preso e agora está no perfumado xilindró do 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP), pen-sando em onde foi que ele errou neste plano tão perfeito.

ABATIDO METRALHADO

O suposto pedreiro Railson Marques de Souza, 28, deve ter aprontado alguma coisa muito escrota com quem não deveria, porque foi metralhado e levou 12 tiros, enquanto estava dando bobeira na frente da casa onde morava, na rua dos Minerais, no Nova Floresta, na nossa amada Zona Leste, do-mingo à noite. No local, ficou só o strogonofe do infeliz. O bichinho não teve nem tempo de fazer uma objeção, já que os malucos chegaram numa moto e saíram amassando o dedão no gatilho, bastante revoltados. O crime vai ser investigado com muita empolgação e entusiasmo pela bem aparelhada Delegacia Especializada em Homicí-dios e Sequestros (DEHS).

Page 14: Edição 2282

TABL

ÓIDE

|14|

redacao@

maskate.com

.br

MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

Mulher rouba carro e estaciona em

frente ao tribunal

Policiais de Fort Walton Beach, no estado da Fló-rida (EUA) não tiveram muito trabalho para prender uma mulher de 24 anos que havia roubado um car-ro no dia anterior, já que a suspeita usou o veículo para estacionar em frente a um tribunal.

De acordo com o jornal “NWF Daily News”, a dona do veículo ligou para a polícia afirmando que o carro havia sido roubado, e que supeitava que a responsável teria sido Chelsey La Keisha Hill. A ví-tima, no entanto, não especificou o tipo de relação que tinha com a responsável pelo roubo.

Um dia depois do carro ter sido reportado como roubado, La Keisha dirigiu até o tribunal do con-dado de Okaloosa, e foi parada por um oficial. A mulher alegou que ela dirigia o carro todos os dias, e que não havia roubado o veículo. A história não convenceu os policiais e Chelsey foi presa por rou-bo de veículo, e deverá se apresentar ao mesmo tribunal, agora como ré, no dia 25/6.

Indiano é flagrado carregando cabra nas costas

Um jovem indiano foi flagrado carregando uma cabra nas costas e outra debaixo dos braços em uma estrada nos arredores de Srinagar, na Índia, nesta terça-feira (28).

Soldado chinês é traído pelo vento e acaba ‘engolido’ por bandeira vermelha durante en-contro entre os presidentes do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa e da China, Xi Jinping.

Dois gansos adultos foram fotografados ‘escoltando’ os filhotes em uma lagoa em Ihlow, no norte da Alemanha, nesta terça-feira (28)

Um urso que anda de bicicleta é atração de um parque de animais em Xangai, na China. O zoológico ocupa 153 hectares, sendo um dos maiores da China.

Soldado chinês tem cabeça ‘engolida’ por bandeira

Gansos adultos ‘escoltam’ filhotes em lagoa

Urso que anda de bicicleta é atração de zoo

Page 15: Edição 2282

|15|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

ALDEIA GLOBAL A VERDADE DOS SONHOS

PIADAS

Cenoura - Significa que sua saúde, está necessitan-do de cuidados especiais. Sorte: coelho.

RECEITA

Pão de batata recheado com mortadela

Ingredientes 1 kg de farinha de trigo. 3 ovos inteiros. 1 copo de leite de vaca morno. ½ copo de óleo. 4 colheres de (sopa) de açúcar. 1 colher de (sopa) de sal. 20 g de fermento instantâneo para pão. 500 g de batata cozida não muito mole e espremida. Recheio: 500 g de mortadela triturada no processador ou liquidifi-

cador. 200 g de requeijão cremoso ou catupiry. 1 xícara de (chá) de cheiro verde. 1 xícara de (chá) azeitonas verdes (opcional). 2 colheres de (sopa) de orégano. 1 colher de (há) de mostarda 2 colheres (sopa) de molho de tomate( opcional). ½ colher (sopa ) de óleo. Modo de Preparo 1.dissolva o fermento no leite morno 2.coloque no copo do liquidificador o açúcar, sal, óleo, ovos

e o fermento e bata bem 3.em uma bacia junte a farinha de trigo a batata e o líquido

do liquidificador 4.amasse tudo muito bem, deixe a massa descansar até do-

brar de volume, refogue a mortadela com os outros ingredien-tes e deixe esfriar, faça as bolinhas recheie

5.Colocando-as na assadeira untada com margarina, deixe crescer novamente, passe gemas em todas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até que dourem

Só Pensa em DinheiroDuas pessoas estavam conversando:— Você só pensa em dinheiro!— Não é verdade!— Ah é? Que horas são?— Cinco horas e vinte centavos.

Civilização OcidentalContam que perguntaram ao Mahatma Gandhi o que

ele achava da civilização ocidental. Gandhi respondeu:— Acho que seria uma boa ideia!

Rapidinha Com a Mulher MaravilhaO Flash se aproxima da Mulher Maravilha e diz:— E aí, vamos transar?Ela responde irritada:— Não!— Por que não, vai ser bom, não foi?

Devagar Quebra MolasUm português estava de carro quando viu uma placa

que dizia: “Devagar Quebra Molas”. Acelerou bastante pas-sou pelo quebra molas e destruiu todo o carro. Saiu do carro, foi até a placa e escreveu: “Rápido também quebra”.

Coelho RápidoO coelho chamando uma coelha para transar:— Vamos dá uma?Coelha:— O que?Coelho: — Vamos dá outra?

Pão de OntemO menininho chegou na padaria e perguntou para o

padeiro:— Moço, tem pão de ontem?— Tem sim!— Bem feito, quem mandou fazer muito!

Dormindo com DeusDuas freirinhas se despedem no corredor daquele con-

vento:— Durma com Deus, irmã!E a outra, desconsolada:— É o jeito, irmã, é o jeito...

Horóscopo do DiaÁriesA tensão diminui e as coisas melhoram ao longo da se-mana. A Lua segue em Capricórnio e sorri para e Marte: conte com garra e energia para tomar as iniciativas ne-cessárias no trabalho.

TouroQue tal iniciar um programa de condicionamento físico? Lua e Marte indicam um período perfeito pra isso. Ou-tro aspecto favorável é o encontro de Mercúrio, Vênus e Júpiter que estimula a vida social e as atividades cul-turais, como visitas a museus, vernissages e exposições.

GêmeosAo promover reuniões e encontros importantes, pro-cure checar as informações, leia tudo com atenção e, se possível, ganhe alguns dias antes de tomar decisões definitivas. Por um lado, Mercúrio, Vênus e Júpiter pro-metem expansão, prazeres, boas ideias e coisas belas.

CâncerUma postura mais séria e responsável conta pontos a favor com a Lua em Capricórnio. Em harmonia com Marte, tarefas que dependam de impulso, iniciativa, es-pírito de liderança, coragem e força física ficam favore-cidas.

CURIOSIDADESCoisas que os brasileiros não devem fazer no Japão

1. Abrir a porta para convidado conseguir sair de casa na hora de despedida.

Ao contrário do costume brasileiro, quem convidou seu amigo para sua casa não deve abrir a porta para o convidado conseguir sair de casa na hora de despedida. Porque esta gentileza dá impressão de que quem convidou queria que o convidado fosse embora o mais rápido possível. Portanto, o convidado precisará abrir a porta com sua própria mão na hora de ir embora. Assim ele foi embora com sua própria vontade.

2. Visitar a casa do amigo sem levar nenhum presente.Quando visitar a casa de um amigo, é obrigado levar alguns

presentinhos tais como doces, bolos, salgadinhos, nada coisa muita cara, como uma educação. Quando os dois são estudantes, não têm necessidade de fazer isso. Porém,quando os dois são adultos que já trabalham nas empresas, seria melhor levar alguns presentes.

E quem convidou precisará oferecer algumas comidas e bebidas tais como doces,bolos esalgadinos na sua casa,com o objetivo de agradar os convidados.Detalhe.Não pode oferecer aquele comida que o amigo trouxe como presente, o que é considerado como a falta de educação.

3. Falar “Tim Tim” na hora de brindar.Como atriz brasileira já comentou sobre isso no programa do Jô

Soares, se não me engano, “Tim Tim” é aquela coisa de homem. Por-tanto, não deve dizer isso em nenhum momento lá no Japão. Em vez disso, o que é certo para dizer no momento é “Kanpai”(Saúde) em japonês.

4. Perguntar a idade para mulheres que parecem ter mais de 25 anos

Acho que esta regra é universal. Porém, vou colocar aqui como uma etiqueta que tem que ser cumprida.

5. Perguntar se tem namorado ou não Há muitos brasileiros que perguntam se tem namorada ou na-

morado já no primeiro encontro. Porém, isso é considerado como falta de educação lá no Japão. Aliás,os japoneses têm tendência de esconder a existência do seu companheiro o máximo possível.

6. Perguntar sobre quanto a pessoa ganha.Eu pensava que esta regra também era universal. Porém, eu já me

encontrei com vários brasileiros que perguntaram a respeito disso. É melhor não perguntar sobre isso para os japoneses.

7. Abrir presente na hora de recebê-lo sem que seu amigo não autorize.

Aqui no Brasil, normalmente quem recebeu presente abri o pre-sente na frente da pessoa que deu, diferente do costume no Japão. Depois precisará agradecer pelo ato bem como aqui no Brasil.No Japão quem recebeu presente guarda o presente em algum lugar e difícilmente abrí-lo na hora para saber o que está dentro, o que é considerado como a falta de educação.

Aliás, quem recebeu o presente precisará dar presente de volta nas outras ocasiões.

8. Elogiar seu (sua) namorado(a),esposo(a) e sua família para seus amigos.

Pela tradição japonesa, as pessoas não devem valorizar e elogiar seus companheiros tais como namorado(a),esposo(a). Este atitude é considerado como uma atitude exibida. No Japão, as pessoas pre-cisam ser humildes.Ou seja, se você quiser fazer amigos em vez de inimigos, seria melhor apenas apresentar seu companheiro para os amigos.

9. Recusar bebida dada pelo superior na festaSe quiser promoção na empresa onde você trabalha, seria melhor

não recusar bebida oferecida pelo chefe ou pessoa de cargo supe-rior. Caso ele seja pessoa chata, ficaria difícil de conseguir promoção posteriormente.

10. Dar dinheiro cujo número é par no casamento.Os japoneses têm costume de dar dinheiro em várias ocasiões

tais como casamento, funeral, nascimento de filho e ingresso de filho na escola primária,etc.O número par pode ser “dividido(separado)”. Ou seja, esse número lembraria “separação”, o que não é adequado para festa de casamento.

Portanto,quando um convidado oferecer dinheiro para casal no casamento, a quantia de dinheiro tem que ser número impar tais como 10000 iens,30000 iens e 50000 iens.

LeãoMantenha-se aberto para dialogar e ouvir diversas opi-niões. Por enquanto, evite decisões importantes e de-finitivas. Evite também impor seu ponto de vista. Sol e Netuno indicam nebulosidade em alguns assuntos.

VirgemO período promete ser animado! Mercúrio, Vênus e Júpiter se encontram para favorecer a vida social. O ro-mance e os programas culturais e artísticos em compa-nhia de pessoas queridas ganham destaque.

LibraEis um excelente momento para investir em sua ima-gem e em tratamentos de beleza, caprichar no visual para fazer novos contatos e expandir seu círculo de ami-gos. Mercúrio, Vênus e Júpiter entusiasmo e extroversão de sobra.

EscorpiãoMais disposição para dar conta dos compromissos. A agenda está cheia, pois não faltam convites para a vida social. Este é o momento de aparecer e divulgar seus talentos. Mercúrio, Vênus e Júpiter traz à tona gostos e quereres. O que lhe dá prazer? Sabe cultivar beleza em sua vida com elegância e maturidade?

SagitárioA irritabilidade dos primeiros dias da semana dá lugar a um clima mais relaxado. Tudo se desembaraça com maior agilidade e você se sentirá mais estimulado em relação ao trabalho. Mais estimulado também para cur-tir os prazeres da vida.

CapricórnioVocê fica mais crítico e exigente com a Lua em seu sig-no. Negligência e irresponsabilidade ficam menos tole-ráveis. Cultive a disciplina, mas não se esqueça também de se permitir o prazer e a diversão.

AquárioPasseios, encontros e programas diferentes continuam favorecidos. Todos estão mais animados, comunicativos e predispostos a compartilhar. Mercúrio, Vênus e Júpiter seguem juntos em Gêmeos e o convidam a aproveitar a vida.

PeixesAproveite para falar com quem for preciso, está mais fá-cil encontrar as pessoas. A concentração de planetas em Gêmeos indica um período de integração, muito diálo-go e boas ideias. Mas a desarmonia entre Sol e Netuno pede mais alguns dias pra que elas sejam organizadas.

Page 16: Edição 2282

|16|MaskateManaus, 29 de maio de 2013

maskate.com.br

QUAR

TA NO

BRE

Col

unis

ta: H

erol

do L

inha

res

[email protected]

Kenny Araújo, Sheislane Hayalla (Miss GloboBrasil 2013), Fernando Salignac e Patricia Balbi

Tatiana Araujo cunhã poranga do boi Corre Campo

Isabelle de Padua cunhã poranga do boi Brilhante

Karol Rodrigues em seus 15 anos de emoção Rayanne Santos e Kathla Flor assessoras de comunica-ção do gres Unidos do Alvorada

Wernner Botelho Designer e CarnavalescoAúrea Fernandes

Day and Night•Neste final de semana, o bairro da Alvorada completa 44 anos de

existência e um grande evento será realizado com várias atrações musi-cais, esportivas e culturais nos dias 31 de maio e 01 e 02 de junho, para as três Alvoradas, com a participação especial da Bateria do Gres Unidos do Alvorada, tocando em ritmo de samba, o parabéns para toda comu-nidade alvoradense.

•O terceirão do colégio La Salle realiza esta quarta-feira, véspera de feriado, no clube dos magistrados, a festa denominada “LOUCOCARA-CHA” evento este que arrecada babitas para os formandos. Com certeza deverá rolar tequila e ao som de muito La Cumbia. Informações pelos fones. 9120-0136 / 8223-4041. Arribaaa

•Os trabalhos dos bois de Manaus Corre Campo, Garanhão e Brilhan-te já começaram a ser executados em seus ateliês; este ano a disputa será muito acirrada. Assim falou o presidente do gigante sagrado Corre Campo, Alvacir Siqueira.

•O carnavalesco e designer Wernher Botelho foi o grande vencedor do traje típico no desfile do miss Brasil Globo 2013, realizado no salão azul do hotel Nacional em Brasília e tendo como vencedora do concurso a nossa representante amazonense Sheislane Hayalla, modelo By Salig-nac. Tema do traje foi “Deusa Amazônica protetora da Fauna e Flora .

•A Visual.com realiza no dia 07 de julho, na Republica Real, o lança-mento do Gata e Gato Estudantil 2013. Vários prêmios serão distribuídos entres os vencedores do concurso; os organizadores Juliana e Daniel es-tão preparando, com toda sua equipe, uma grande festa com a presença confirmada do Mc Gutty e as Maravilhas. Com certeza, uma grande pedi-da pra toda classe estudantil.

•Falando de carnaval para 2014, algumas escolas de sambas já es-colheram seus enredos; a primeira escola de samba a divulgar o seu foi A Grande Família, fazendo homenagem à grande atriz e dama do Samba, Ednelza Sahdo. “Uma estrela em cena”. Parabéns! Uma justa homenagem a quem dedica toda sua vida ao teatro e, principalmente, ao samba.

300 A Label Numa noite Le Gens, na

MusiqueEsta quarta-Feira (véspe-

ra do feriado), 22 horas, local Musique, DJ Claudinho Rocha e Augusto Leel, (convidados), participação especial: Sandro Souza decoração: A noite terá itens que lembrarão a badalada casa da Avenida Pedro Teixeira – Dom Pedro.

A intenção dos realizado-res da 300 A Label, o quarteto, Rayner Bacov, Nira Silva, Rilkley Bacov e Renata Maués, é de reviver as noites memoráveis e inesquecíveis do Le Gens. Será um ponto de encontro, de atrair e levar grupos de amigos que se formavam e passavam horas, nas noites do Le Gens, com Sets musicais da época, porém com os maiores sucesso da atualida-de, onde viveremos e revivere-mos com muita vibe, será assim a festa 300.