24

Edição 236

Embed Size (px)

DESCRIPTION

De 08 a 14 de junho

Citation preview

Page 1: Edição 236
Page 2: Edição 236

Fonte: www.simepar.br

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Geada ao amanhecer

Máx.15º - Mín. 03º

Reeleição!!!

Perdão Revogado

Datas Comemorativas

Piadas

Geral02

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA News - CNPJ: 08.707.885/0001-75Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - CuritibaRedação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / [email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Diagramação: Tatiana Carla de SouzaTiragem: 25 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

O jornal é distribuído em Curitiba e Região Metropolitana

www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Expediente

Editorial

Datas e Fatos

ReflexãoDia 14 de Junho: Dia

Mundial do Doador de Sangue

Aumento de nuvens

Máx. 17º - Mín. 07º

Pancadas dechuva à tarde

Máx. 18º - Mín. 09º

Nebulosidade variável

Máx. 17º - Mín. 10º

Nebulosidade variável

Máx. 17º - Mín. 09º

Nos últimos 15 anos mais de 70% dos prefeitos dos grandescentros que tentaram a reeleição foram bem sucedidos. Graças àaprovação da emenda da reeleição, que permitiu o segundo man-dato para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB),inumeráveis outros políticos foram no embalo do mesmo benefícioe conseguiram agarrar a teta por mais quatro anos.

Levantamento do cientista político Alvaro Augusto de BorbaBarreto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que estudouo fenômeno eleitoral brasileiro, mostra que nas três últimas elei-ções municipais (2000, 2004 e 2008), a emenda ajustou para que72% dos prefeitos das 26 capitais e de 32 municípios com mais de200 mil eleitores conseguissem emplacar um segundo mandato.

Antes da referida emenda não era permitida a reeleição sejapara o cargo de presidente da República, governador ou prefeitosem todos os Estados brasileiros. No entanto, se fosse realizadauma enquete nas ruas de qualquer cidade brasileira, chegar-se-iaao consenso de que o povo seria favorável a reeleição desde queos cargos adquiridos em eleições fossem cumpridos para aquiloque foi prometido, vindo tal medida até a apaziguar os casos denepotismo em nosso País.

E em contato com pessoas sofridas nas cidades onde esteperiódico circula não cansamos de ouvir que "se o prefeito ou oseu irmão colocado como secretário for bom e atender às neces-sidades da população, poderia até ter a chance de concorrer inú-meras vezes ao mesmo cargo”. Concordo plenamente com essetipo de opinião vinda do surrado povo continuamente enrolado pe-los políticos brasileiros, desde que os seus respectivos mandatosnão fossem para o bem único e próprio...

E isto porque quatro anos para alguém que quer realmentecumprir o anseio daqueles que o elegeram é pouco tempo. Em umPaís com tamanha burocracia por eles mesmos inventadas é prati-camente impossível implantar idéias, especialmente quando se vemde uma vitória de oposição. Na maioria das vezes até computadoressão levados pelos maus políticos quando perdedores!

Reeleição por mais de uma vez! Legalmente ou na prática istonão existe. Contudo, sabemos que não é bem assim que aconte-ce. Lula, por exemplo, foi indiretamente reeleito pela terceira vez.Pelo menos é o que mostram os noticiários, onde o ex-presidentetoma decisões ou atitudes obscuras, porém de monta presidenci-al. E lhe digo que quem viver verá! O PT demorou mais de 20anos para conquistar a Presidência da República, e não será estageração que verá tal partido sendo derrotado do cargo máximo emque se encontram...

Mas o desejo de hoje amigo e fiel leitor é de lhe indagar sobreas eleições nos municípios onde veiculamos nossa participação. Ajovem Fazenda Rio Grande, na esfera política, reelegerá o atualprefeito que teve seus dois primeiros anos de mandato criticados ehoje (ao que parece) tem a sua permanência aclamada pela mai-oria da população? Aliás, Fazenda em sua história só conseguiureeleger um dos prefeitos, Toninho Wandscheer.

Reitero aquilo que já falamos em tantas outras participações:sendo você cidadão, eleitor do município em que vive ou mora,procure buscar o melhor para você e os seus através do seu voto.Quando digo vive ou mora é por termos, na maioria dos municípi-os que compõe a grande Curitiba, pessoas que apenas dormemnas cidades da Região Metropolitana e tem as suas vidas naCapital do Estado, desde o seu trabalho que consome a maiorparte da sua vida até o lazer de final de semana.

Enfim, aquilo que desejo plantar principalmente em seu cora-ção é para que não se torne piolho. Não deixe se levar pela cabeçaalheia jamais, pois para você ficará apenas a xepa, o fim da festa,enquanto aquele que levar o seu voto - mesmo sendo vereador ouprefeito da cidade em que mora - dificilmente será encontrado paraser cobrado acerca daquilo que lhe prometera...

Reeleição? Se achar que o seu atual vereador ou prefeito éaquilo que você desejava, que o mesmo cumpriu com os seusanseios, a decisão é sua. Nós do Jornal A SEMANA estaremosaté momentos antes das próximas eleições de 7 de outubro, re-frescando a sua memória em relação aqueles que você elegeu eainda estão escondidos. Mostraremos o verdadeiro mandato dealguns prefeitos e vereadores, pois ainda há tempo.

Enquanto isso seja juntamente comigo grato a tudo o queDeus tem nos dado, pois Ele é o único que cumpre o que prometeusem que tenhamos que cobrá-lo. E enquanto ainda podemos en-tão brademos “Viva o Senhor Jesus”.

No próximo dia 14 de junhocomemora-se o Dia Mundial doDoador de Sangue e o Jornal ASEMANA quer utilizar este espaçopara falar a você leitor da importân-cia de ser um doador de sangue.

Doação de sangue é o pro-cesso pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado paraarmazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para umuso subseqüente em uma transfusão. Trata-se de um processo defundamental importância para o funcionamento de um hospital oucentro de saúde, pois todos os procedimentos médicos que deman-dam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimentoregular e seguro deste elemento.

Para ser um doador, a pessoa precisa: estar em boas condi-ções de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 50 quilos;ter descansado no mínimo seis horas nas últimas 24 horas; nãoestar gripado ou com febre; não estar grávida ou amamentando enão ter ingerido bebida alcoólica nas últimas seis horas.

Não podem doar sangue aqueles que: fizeram tatuagem, piercingou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses; são portadoresde HIV, hepatite B e C ou HTLV (um retrovírus parecido com o HIV); jáviveram situações sexuais de risco; possuem histórico de doençahematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, ato-imune, diabe-tes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentoanormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis,doença de Chagas ou malária; usam drogas; tenham anemia; apre-sentem hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação ouestiverem com febre no dia da doação.

Você que nunca doou sangue comece a doar, pois é um gesto deamor em prol a outras pessoas que precisam. Além de não doer nada ésuper seguro e só tende fazer bem a quem recebe e a você mesmo!

Veja outras datas comemoradas na próxima semana:08 · Dia do Citricultor09 · Dia do Porteiro09 · Dia do Tenista10 · Dia da Artilharia10 · Dia da Língua Portuguesa10 · Dia da Raça11 · Dia da Marinha Brasileira11 · Dia do Educador Sanitário12 · Dia do Correio Aéreo Nacional12 · Dia dos Namorados13 · Dia de Santo Antônio13 · Dia do Turista

08/06/1949 - O escritor George Orwell publicou o livro "1984".A obra narra a luta de um homem contra uma sociedade avançadae repressora, permanentemente vigiada por uma entidade chama-da "Big Brother" ("Grande Irmão"). Anos mais tarde, a obra inspi-rou o título do reality-show homônimo.

09/06/1934 - O Pato Donald, personagem de Walt Disney, foilançado nas tiras juvenis do jornal "The Nation".

10/06/1935 - A sociedade Alcoólicos Anônimos foi fundada pordois alcoólatras que tentavam se recuperar do vício, um de Ohio eoutro de Nova York.

11/06/1865 - O Brasil venceu a batalha naval de Riachuelo,durante a Guerra do Paraguai.

12/06/1667 - Um garoto francês de 15 anos foi o primeiro serhumano a receber transfusão de sangue.

13/06/1970 - O ladrão Gino Meneghetti, que virou lenda nocrime brasileiro, foi preso aos 92 anos tentando arrombar umacasa em São Paulo.

14/06/2001 - Foi ao ar nos Estados Unidos o último programaapresentado pelo palhaço Bozo. Ele se chamava Bozo: 40 anosde diversão.

Alguns anos atrás, um homem do Estado de Kentucky, EUA,chamado Lucien Young, soube que um velho amigo dele, SamuelHolmes, se encontrava numa penitenciária e ainda tinha mais oitoanos de pena por cumprir. Dirigindo-se à prisão, Lucien perguntouao carcereiro se poderia conversar com seu velho amigo. Rece-beu permissão. Por quase duas horas os dois conversaram eriram, recordando algumas de suas travessuras da juventude.

Posteriormente Lucien, que era bom amigo do governadorBlackburn, foi à mansão do Executivo e pediu que o governadorperdoasse o seu amigo. O governador pediu o prazo de umasemana para pensar no assunto. Quando a semana terminou,Lucien retornou ao escritório do governador.

- Aqui está o perdão - disse o governador, estendendo o docu-mento a Lucien. - Mas antes de entregá-lo a Samuel, quero quevocê converse mais algumas horas com ele. Se ao final da con-versa você achar que ele deve mesmo ser perdoado, eu lheconcederei a liberdade condicional, desde que você se responsa-bilize.

- Entendido - disse Lucien.Lucien correu à prisão e mais uma vez obteve licença para

conversar com seu amigo. Durante o transcorrer da visita, Lucienperguntou casualmente:

- Sam, quando você sair daqui, eu gostaria que se tornassemeu sócio. Concorda? Posso até ver se consigo tirá-lo daqui antesdo término de sua pena.

Sam ficou em pé e caminhou um pouco de um lado paraoutro. Quando voltou a falar com Lucien, disse:

- Está bem. Mas antes de qualquer outra coisa, terei de resol-ver um negócio.

- Que negócio, Sam?- Primeiro, vou matar o juiz e depois a testemunha que me

mandou para cá.Lucien saiu da prisão e devolveu ao governador o documento

do perdão. Você o censuraria?Se nós não perdoamos aos outros, seria de admirar que

Deus revogasse o perdão que nos concede? (Ver Mateus 6: 9-13)

Uma Rádio faz uma promoção e quem ganhasse iria para oHavaí

Então entra o primeiro concorrente e o radialista diz:- Qual é o país que tem duas sílabas e uma delas é bom de

comer?Então o concorrente penso, penso e tascou a resposta:- CUba...E o radialista:- Olha na minha ficha esta escrito JaPÃO, mais você vai

ganhar o prêmio pela criatividade.***

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentementee pela mesma razão."

***Por que a Loira jogou o shampoo pela janela?Pra ver se o shampoo é anti queda.

***Uma mulher, toda boazuda, vai ao consultório médico:- Doutor, queria que fizesse algo pelo meu marido... Algo que

o fizesse ficar como um touro!- Pois bem, tire a roupa. Vamos começar agora mesmo pelos

chifres...

Page 3: Edição 236

Destaque 03www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

O namoro comopreparação para um futuro feliz

Estudo diz que atraçãoentre homem e mulher se dá

em uma breve interação

Dia dos NamoradosDia dos NamoradosDia dos NamoradosDia dos NamoradosDia dos Namorados

Havia um tempo emque o rapaz interessado emuma garota pedia aos paisdela para ir ao baile. Nessemesmo tempo, os jovensvestiam terno e gravata ou amelhor roupa que tinham ecaprichavam no visual. Na-morar não era como agora.Nas festas e bailes, os rapa-zes se aprumavam, abotoa-vam bem a blusa em sinalde respeito para pedir a per-missão para uma dança. Eao final, no máximo, se agra-davam podiam beijar tão so-mente a mão da garota.

Quando os casais seapaixonavam, depois demuita troca de olhares egentilezas como mandarflores, o rapaz pedia aospais da garota se ele pode-ria namorar com a filhadeles. Caso tivesse a apro-vação dos responsáveis, ocasal estava autorizado aficar juntos no mesmo sofáe saírem juntos. Contudo,nem se pensava em dormirna mesma cama, comohoje. Para garantir que ofogo da paixão não passas-se dos limites, normalmen-te o irmão menor da garotaera orientado para ficar jun-to com a irmã, cuidando,mas ao mesmo tempo, ser-vindo de "vela".

Assim, com muito res-peito, os casais iam se conhe-cendo, passando pelas etapasde namoro, noivado e casa-mento. Todos valorizavam aformação de uma família.

Ah, mas esse tempopassou. Os valores moraise religiosos foram sendodeixados para trás. E nasemana em que se come-mora o Dia dos Namora-dos, novamente entra emdiscussão o tema de comoser feliz no amor. Qual osegredo para um relaciona-mento estável?

"No meu tempo o na-

moro era bem diferente deagora. Agora eles fazemtudo antes e depois de umtempo, os dois já estão en-joados um do outro. E daíjá vieram os filhos, e co-meça a complicar... Quan-do eu era solteira, haviatodo um respeito, tinha queter permissão do pai e damãe para namorar e só de-pois de noivado que podiaabraçar e beijar. Hoje, nemse fala", comparou a donade casa Iracema Rodri-gues, casada há mais de 40anos. "Eu acho que para darcerto, tem que ter muitoamor, compreensão, paci-ência por que nem todo diaé um mar de rosas e plane-jamento, nada precipitado",emendou.

Pela falta de respeito,amor e paciência aconse-lhados pela dona Iracema,os relacionamentos dura-douros tornaram-se hojeem dia casos raros. Exage-ro? Dados do Instituto Bra-sileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE) apontamque na última década, onúmero de casamentos su-biu 28% e o de separaçõescresceu 43%.

Muitas dessas separa-ções poderiam ser evitadascaso os casais se conhe-cessem melhor, já no na-moro. É nesse período que

o casal tem a oportunidadede construir o futuro. Deplanejar uma família, de li-dar com os problemas quevirão pela frente.

Namorar não é só cur-tir o melhor da vida, com-partilhar o que a vida temde melhor, mas tambémpensar juntos no futuro, noque podem passar aos seusfilhos e se estão prepara-dos para serem educadores.

Foi com esse pensa-mento, sempre de olho nofuturo que o casal Veridia-na Bonato, 25 e ClaytonRicardo Augustinho, 25 re-solveram casar. Foram seteanos de namoro e enfim, atomada de decisão paracasar. "A gente conversoue resolvemos, chega denamorar, agora vamos ca-sar. Conheci o Clayton naescola e nas cartinhas eu jáperguntava, quando vamoscasar?", riu Veridiana, mos-trando as cartas. "Hoje édifícil o namoro sério. Ain-da bem que tive a sorte dejá ter encontrado. Noiva-mos um ano e meio e foiassim, tudo programado. Ocerto é viver cada etapa.Tudo tem seu tempo. Fi-lho mesmo, só daqui a umano e nove meses", planejaVeridiana que mora em Fa-zenda Rio Grande.

Outro casal que tam-

bém seguiu a risca, as eta-pas de uma relação comvistas á construção de umafamília foi Tiago e Sama-ra. "Ficamos noivos prati-camente com um ano denamoro e no Natal de 2010,resolvemos noivar, pois, foium tempo que a gente sepreparou para o casamen-to, tanto espiritualmentequanto em relação à ceri-mônia", afirmou o casalque subiu ao altar em janei-ro deste ano.

Eles revelam que o di-álogo e a afinidade dos dois,além do amor, foram fun-damentais para que elesoficializassem, para sem-pre, a união. "Para o namo-ro dar certo, tem que termuito amor, carinho, com-preensão e ser em primei-ro lugar amigos, compa-nheiros. O nosso deu cer-to e virou casamento coma mistura de tudo isso! Nóssomos muito parecidos,sempre saímos, é difícil

Uma simples e breveinteração com um homempode trazer um calor e bri-lho especiais ao rosto dasmulheres, revela um novoestudo realizado na Grã-Bretanha. Pesquisadores daUniversidade de St. An-drews descobriram que amera interação visual entreduas pessoas do sexooposto pode causar umconsiderável aumento datemperatura do rosto dasmulheres.

A equipe utilizou téc-nicas de imagens termaispara detectar as alteraçõesperceptíveis nas mulheresheterossexuais durante en-contros com outras pesso-as. Os cientistas ressalta-ram que outros tipos depesquisa podem se bene-ficiar da mesma técnica no

nós ficar em casa. Quandotem um problema sempreconversamos e tambémquando um não gosta doque o outro fez", explicam.

Para o jovem casal, aspessoas precisam valorizarmais os relacionamentos enão desistir no primeiroobstáculo. "As pessoas nãoestão mais dando valorumas nas outras, elasacham que vão se casar eque vai ser igual nas nove-las, elas não se preparampara dificuldades, e entãoquando as dificuldades apa-recem elas desistem do na-moro, ou do casamento,sem fazer menor esforçoque seja. As pessoas nãoconseguem conciliar oscompromissos, elas falamem estudar, estudar e estu-dar e não estão dando va-lor nos relacionamentos enos valores do casamento,o que para nós é muito im-portante", finalizou Tiago.

Por Dimas Rodrigues

futuro, entre elas a medi-ção de níveis de estresse edetectores de mentiras.

Uma das principais au-toras do estudo, AmandaHahn, disse que os pesqui-sadores mensuraram atemperatura da pele namão, braço, rosto e seiosdas mulheres que interagi-ram com homens. Os re-sultados revelaram um au-mento dramático no ros-to, sendo que em algunscasos a temperatura che-gou a se elevar em umgrau.

Em comparação, re-sultados das interações dasparticipantes com outrasmulheres não mostraramalterações. O estudo deveser publicado até o fim domês no periódico BiologyLetters.

Depois de 8 anos de namoro Clayton e Veridiana subiram ao altar

"Para o namoro dar certo, tem que ter muito amor,carinho, compreensão e ser em primeiro lugar amigos,

companheiros”, Samara e Thiago

Foto

s: F

ábio

Gon

zale

z/St

udio

G3

Page 4: Edição 236

Fazenda Rio Grande04 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Espaço do leitor. Participe: [email protected]

Antenado○

Márcio Wozniack pedeasfalto para a Avenida Curitiba

Auto Escola Milênio oferece cursode reciclagem a motoristas infratores Adeus antecipado

Ariel da Agricultura usou a tribuna e não se sabe por qualmotivo, falou como se estivesse se despedindo. Agradeceu osvereadores pelo companheirismo, aos assessores, as pessoasque sempre acompanham as reuniões semanalmente, enfim, sófaltou dizer adeus. Os que estavam atentos ficaram meio sementender o tom de despedida de Ariel. Afinal restam praticamenteseis meses para o fim da atual legislatura e Ariel parece ter anteci-pado a sua retirada.

Troca de BetoAinda sobre o vereador Ariel, ele parecia mesmo estar desli-

gado da tomada. Ele, que é vice-presidente do Legislativo, faz acontagem dos votos dos vereadores que votam favoráveis oucontrários aos requerimentos aprovados. "O requerimento do ve-reador Beto Richa foi aprovado por unanimidade", disse Ariel, aoinvés de Beto Rocha.

Visita de deputadoO deputado estadual Rasca Rodrigues(PV) esteve em Fa-

zenda Rio Grande na última quarta-feira (6) e prestigiou o início dasessão ordinária na Câmara de Vereadores. Rasca parabenizou aadministração Chico Santos pela criação da Secretaria de MeioAmbiente, que é comandada pelo secretário, do mesmo partidodele, Fernando Camargo. Após pronunciamento rápido, Rascadeixou o recinto e partiu para compromisso em Curitiba.

Movimentação políticaNessa semana o cenário político para as próximas eleições

começa a apresentar capítulos decisivos. Do dia 10 ao dia 30 dejunho serão realizadas as convenções partidárias e nelas serãodefinidas quem concorrerá aos cargos de vereador e prefeito. Asespeculações, portanto, estão com os dias contados. Em Mandi-rituba, o ex-deputado estadual Geraldo Cartário diz que é candidatoa prefeito e o vice, pode ser o Dr. Onildo que já pediu afastamentodo trabalho no hospital da cidade. Em Tijucas do Sul, o PT mantémfirme na candidatura de chapa única. Em Fazenda Rio Grande, ogrupo de oposição também realiza as últimas reuniões para indi-car um nome para concorrer ao pleito com o prefeito Chico Santos.O deputado Toninho Wandscheer, o ex-deputado Alisson Wands-cheer, o vereador Ricardo Miranda e o Dr. Demétrius são osnomes em pauta. Façam suas apostas, como ficará a chapa?

FeriadoSempre que ocorre feriado em Curitiba, as ruas de Fazenda

Rio Grande ficam movimentadas, assim como o comércio. Porém,na última quinta-feira, no feriado de Corpus Christi, em razão de aslojas também guardarem a data, as portas ficaram fechadas e aque-les que não conseguiram emendar o feriadão, pareciam tambémsem ânimo de sair de casa para dar uma volta pela cidade ou fazeruma caminhada. Também, com a queda de temperatura, todosaproveitaram para ficar mais tempo embaixo das cobertas.

A falta de vagas noscursos de reciclagem demotoristas infratores noDetran/PR continua. Otempo de espera por umavaga gira em torno de doismeses. Mas quem precisafazer esse curso em razãode ter atingido os 20 pon-tos ou ter cometido infra-ção gravíssima agora temuma opção mais rápida. OsCentros de Formação deCondutores estão autoriza-dos a ministrarem o cursoe em Fazenda Rio Grande,a Auto Escola Milênio jáestá com inscrições aber-tas e condutores frequen-tando as aulas.

O curso é obrigatóriopara quem teve a CarteiraNacional de Habilitação(CNH) suspensa. "Já temosuma turma fazendo as au-las. A cada três semanasabrimos uma turma. Por-

tanto, é mais rápido fazeraqui, não precisa ir a Curi-tiba. O curso é de 30h/aula", disse Evalzio Junior,diretor da Auto Escola Mi-lênio.

O técnico em informá-tica, Renato Geovane Ho-nório, 27 anos está fre-qüentando as aulas depoisde tentar, sem sucesso,

uma vaga no curso no De-tran-PR. "A menina falouque não tinha vaga e dissepra mim: tem que ser per-severante e ir tentando",reclamou.

Além da identificaçãobiométrica do aluno, asaulas, por exigência doDetran-PR, são monitora-das por câmeras, o que

assegura que o condutorestá freqüentando o curso.

Quem nunca imagina-va que voltaria à sala deaula é o aposentado Ed-gar de Medeiros, 77 anosque alega não ter recebi-do a notificação para re-correr das multas recebi-das por um outro condu-tor que dirigiu seu veícu-lo em um período que es-teve doente. "Por motivode saúde eu nem estavadirigindo e o carro estavasendo usado por outromotorista. Fazemos essesacrifício, mas tudo bem,a gente sempre tem o queaprender", finalizou o se-nhor Edgar.

Em Curitiba são 59auto-escolas autorizadas aministrar o curso, além de13 em Londrina, 9 em Ma-ringá, sete em Guarapuavae seis em Cascavel.

Fazenda Rio Grandelança Campanha do Agasalho

A Secretaria de Saú-de de Fazenda Rio Gran-de já prepara as unidadesfixas e móveis de saúdedo município e pede queas famílias verifiquem olocal mais próximo desuas casas e levem seusfilhos. O aviso é da coor-denadora de vigilância emSaúde, Nelcelí Garcia.

A meta é vacinar

A Prefeitura de Fazen-da Rio Grande está unidacom o Rotary e a Associ-ação Comercial de Fazen-da Rio Grande(Acinfaz)na Campanha do Agasalhodeste ano. A campanha foilançada na manhã da últi-ma quarta-feira (6) nasede da Secretaria de AçãoSocial e contou com a pre-sença do prefeito ChicoSantos e do secretário deAção Social, José Rober-

to Zanchi.A campanha será en-

cerrada no dia 30 de julhoe deve beneficiar centenasde famílias, a exemplo doque ocorreu no ano pas-sado.

Também comparece-ram no lançamento LuisCésar, presidente do Ro-tary; além de representan-tes da Acinfaz, rotarianose integrantes da adminis-tração pública.

Campanha de vacinaçãocontra pólio pretende atingirmeta de 95% no município

95% das crianças meno-res de cinco anos de ida-de, o equivalente . A va-cina contra a poliomieli-te é administrada por viaoral. A estratégia é vaci-nar indiscriminadamentetodas as crianças de zeroa quatro anos, 11 mesese 29 dias. A segunda eta-pa acontecerá em deagosto.

Sempre preocupadocom o bem estar do cida-dão, o vereador de Fazen-da Rio Grande, RicardoMiranda (PT) teve maisuma de suas lutasatendidas.Trata-se de duaspassarelas para a travessiasegura dos moradores fa-zendenses de um lado parao outro da rodovia BR-116.

Nesta semana, em queatravessar a rodovia ficouainda mais difícil em razãodas chuvas nos últimosdias, já foi liberada a pas-sarela quase em frente a

Passarela solicitada pelo vereadorRicardo Miranda já está liberada na BR

Auto Escola Milênio. "Fica-mos felizes ao vermos nos-so pleito sendo contempla-do. Uma das passarelas jáfoi liberada e está sendousada pela população eobras estão sendo feitasnas imediações da balança

próximo ao Parque Verde",comentou.

Ricardo destaca quesistematicamente cobravao posicionamento da con-cessionária OHL, quanto àprevisão do inicio das obrasde instalação das passare-las de pedestres, bem comoo mapa das obras e ondeseriam instaladas. "É umaantiga reivindicação da po-pulação e agora nossos pe-destres terão mais seguran-ça diminuindo assim o ris-co de acidentes no local",destacou Ricardo.

O vereador MárcioWozniack (foto) (PSDB)teve aprovado requerimentona Câmara de Vereadores deFazenda Rio Grande na reu-nião da última quarta-feira(6) solicitando a priorizaçãodas obras de infraestrura epavimentação asfáltica daAvenida Curitiba, no BairroSanta Terezinha. "É uma ruade grande movimento e demuito tempo os moradoresreivindicam melhorias", an-tecipa o vereador Márcio.

Desde que assumiu ocargo de vereador, em 2009,Márcio Wozniack tem apre-

sentando vários requerimen-tos solicitando obras de pa-vimentação pelos bairros domunicípio. O parlamentartem visitado várias regiões epor onde passa é cobradopelos moradores. "Nossa fun-ção é essa, ouvir a populaçãoe apresentar os pedidos pormeio de requerimentos. De-

vido ao bom relacionamentocom o prefeito Chico Santos,nossos pedidos têm sido aten-didos", comemora.

A moradora Fátima aotomar conhecimento do re-querimento aprovado peloLegislativo, de autoria dovereador Márcio Wozniack,se diz satisfeita. "Até que emfim receberemos o asfalto",comemora. "Facilita muito avida, não causa sujeira. Nósque somos moradores esta-mos felizes com a informa-ção, embora a obra ainda nãotenha começado", finaliza Fá-tima. (Da Assessoria)

Passarela foi liberada e já estásendo usada pela população

Auto Escola Milênio já está cominscrições abertas e condutores frequentando as aulas

Page 5: Edição 236

RMC 05www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

Motorista de ônibus éconsiderada profissão ecológica

Transportes coletivos, além de combaterem a poluição do ar, gerem empregos

formais, renda e impostos que financiam o desenvolvimento sustentado, de acordo

com Organização Internacional do Trabalho

Vereadores epopulação discutemLDO em audiência

Quando você vir dapróxima vez um motoristade ônibus em trabalho, nãoo encare apenas como umprofissional do volante,mas sim como um agenteem prol da melhoria domeio ambiente.

É assim que é vista aprofissão pela OIT - Orga-nização Internacional doTrabalho.

Para a OIT toda a ocu-pação que ajuda a reduziros impactos sobre a natu-reza pode ser considerada"profissão verde".

O órgão considera omotorista de ônibus comoum destes profissionaispelo fato de o transportepúblico ser uma das solu-ções para os problemas depoluição atmosférica pelo

excesso de veículos parti-culares nas ruas que não sóreduz a qualidade de vidanas cidades, mas que tam-bém ocasiona a morte depelo menos sete mil pesso-as por ano só numa metró-pole como São Paulo, deacordo com a USP - Uni-

versidade de São Paulo.O alerta é de Paulo

Mouçouçah, coordenadordo Programa de TrabalhoDecente e empregos doescritório do OIT - Orga-nização Internacional doTrabalho no Brasil.

A classificação dos

Dados da OIT de 2010mostram que no Brasilexistem aproximadamente2,9 milhões de "profissio-nais-verdes". Destes, ape-nas 6,6% estão no merca-do formal, com registro emcarteira e maior recolhi-mento de impostos.

O setor de transportes,em especial o coletivo depassageiros, responde por857 mil destas vagas, umdos maiores índices de ocu-pação formal.

Ou seja, além de aju-dar a reduzir nas emissõesde poluição, o setor detransporte coletivo gera de-senvolvimento para o Paíse as demais áreas por serum dos que mais contribu-em com impostos que fi-

empregos verdes vem nosentido da Rio + 20, con-ferência mundial sobremeio ambiente.

Muito mais que des-mantamento, poluição ouemissão de gases, os obje-tivos principais da confe-rência são discutir formasde criar uma economia sus-tentável, ou seja, estimularsetores que produzem de-senvolvimento e que aomesmo tempo preservem omeio ambiente.

E o setor de transpor-tes públicos é um deles.

Além de motoristas deônibus, todas as profissõesligadas aos transportes pú-blicos são consideradascomo as que fazem partemda cadeia produtiva da eco-nomia sustentável. (AB)

Motorista de ônibus é considerada pela OIT - OrganizaçãoInternacional do Trabalho como profissão verde. A função auxilia

no combate aos impactos negativos ao meio ambiente

Transporte coletivo é o setor com uma das maiores representatividades em nível de empregonanciam diversos setores,como saúde e educação,segundo a Organização In-ternacional do Trabalho.

No caso da saúde, háganhos acumulados. Asempresas de transportescoletivos auxiliam no com-bate a poluição ao tirar ve-ículos das ruas, o que di-minui os gastos com a saú-de. Além disso, é um dosque mais contribuem comimpostos para os gastos emsaúde que ainda existem eque muitas vezes são gera-dos pela poluição ocasiona-da pelo uso desenfreado docarro particular.

Depois dos transportescoletivos, há outros seto-res importantes em núme-ros na geração de emprego

e renda, com respeito aomeio ambiente, de acordocom relatório da OIT noBrasil.

- Transportes coletivose alternativos aos individuais:857 mil postos de trabalho

- Geração e distribui-ção de energia renovável:580 mil vagas.

- Manutenção e recu-peração de materiais: 498mil vagas

- Telecomunicações eteleatendimento (que reduzos deslocamentos nas cida-des): 485 mil vagas

- Saneamento e gestão deresíduos: 335 mil empregos.

- Produção e manejoambiental: 194 mil postos.

A economia verde nãosó vai ajudar no combate

aos impactos negativos aomeio ambiente, mas na lutapela erradicação da miséria.

Para todo o mundo,relatório da OIT feito emparceria com o Programadas Nações Unidas para oMeio Ambiente (Pnuma),Organização Internacionalde Empregadores (OIE) ea Confederação SindicalInternacional (CSI), apon-ta que essa transição parauma economia mais verdepode gerar entre 15 e 60milhões de novos empre-gos nos próximos vinteanos, tirando de fato pes-soas da miséria, sem assis-tencialismo.

Adamo Bazani, jornalistada Rádio CBN, especializado

em transportes.

Foto

: A

da

mo

Ba

zani

A Câmara Municipal deCuritiba realizou audiênciapública, na última quarta-feira (6), para a discussãoda proposta da Lei de Di-retrizes Orçamentárias(LDO) 2013, conformeprevê a legislação. Apre-sentada pela prefeitura, amatéria traz as metas e pri-oridades da próxima execu-ção orçamentária, cuja pre-visão é de R$ 5,6 bilhões.A aprovação pelos vereado-res é a última etapa da ela-boração do projeto, basepara a Lei OrçamentáriaAnual (LOA), enviada àCasa no segundo semestre.

A audiência foi abertapelo presidente da Comis-são de Economia, Finançase Fiscalização, vereadorSerginho do Posto (PSDB).A proposição foi apresen-tada pelo diretor de Plane-jamento Orçamentário daSecretaria Municipal de Pla-nejamento e Gestão, Laér-cio Santos Guimarães, paraentão ser realizado debatejunto aos parlamentares eo público. Participaram daatividade Aladim Luciano(PV), Francisco Garcez(PSDB) e Professora Jose-te (PT), integrantes da co-missão, além de Julieta Reis(DEM), Paulo Salamuni(PV) e Pedro Paulo (PT).

No debate, a populaçãoapresentou pedidos, suges-tões e críticas à LDO 2013.Professora Josete apontoudúvidas quanto ao orça-mento, como em projetosde renúncia fiscal, e Sala-muni definiu a participaçãoem audiências como legis-lar. "O Orçamento é o san-gue que irriga a máquina daprefeitura", completou oparlamentar. A vereadora

Josete ainda chamou aatenção para a necessidadede se aprimorar a partici-pação dos colegas da Casae da população, com deba-tes sobre ampliar a divul-gação da audiência e even-tual mudança para o perío-do noturno. "A democracianão se limita ao voto", de-clarou.

Serginho destacou quea LDO traz metas e é a pri-meira peça para a Lei Or-çamentária, cujos investi-mentos são mais detalha-dos pelo Executivo. Ele tam-bém disse que o recuo daprevisão do crescimento daeconomia do país pode im-pactar os orçamentos mu-nicipais para o próximo ano.O líder interino do prefeitoacrescentou que a partici-pação efetiva é importante,e que questões como o ho-rário da audiência públicadevem ser discutidas den-tro da Casa.

Os cidadãos já haviamparticipado do debate daLDO na consulta pública,realizada por meio de ur-nas distribuídas pela cida-de e pela internet, entre 28de maio e 4 de junho. Fo-ram apresentadas 413 su-gestões, com destaque àRegional do Boqueirão.Na próxima terça-feira(12), o projeto começa areceber emendas dos ve-readores, pelo prazo detrês sessões, que entãoserão analisadas pela Co-missão de Economia. Avotação em plenário ocor-re em 26 e 27 de junho.Por lei, a aprovação deveocorrer até o fim do pri-meiro período da sessãolegislativa, que se encerraeste mês.

Page 6: Edição 236

Paraná06 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Governo do Paraná ampliarede de ensino profissional

Governo autorizalicitações de obras demobilidade para Copa

O Governo do Estadoestá ampliando a rede deensino profissional em todoo Paraná, em parceria como Ministério da Educação.Esta semana foi autorizadaa abertura de licitação paraconstrução de um CentroEstadual de Educação Pro-fissional (CEEP) no muni-cípio de Colorado. O inves-timento, que faz parte doPrograma Brasil Profissio-nalizado, será de R$ 8,6milhões.

O novo centro terá ca-pacidade para atender 1,2mil alunos, em cursos téc-nicos de Eletrotécnica, Ele-tromecânica, Química,Açúcar e Álcool, Curtimen-to e Zootecnia. "Além deColorado, outros sete cen-tros estão sendo licitados emais dez estão em constru-ção para benefício de mi-lhares de jovens em nossoEstado", disse o secretárioda Educação, Flávio Arns.

Os dez novos Centros

Fazenda Rio Grande e outros dez municípios

irão ganhar Centro Estadual de Educação Profissional

Obras do Centro Estadual de Educação Profissional de Pitanga

Foto

: SE

ED

estão localizados nos mu-nicípios de Almirante Ta-mandaré, Fazenda RioGrande, Cianorte, Assaí,Francisco Beltrão, Ibaiti,Manoel Ribas, Laranjeirasdo Sul, Pitanga e TerraRoxa. "Temos ainda nesteprograma outras 23 esco-las no Estado que estãopassando por ampliações e

reformas para abrigar cur-sos profissionalizantes vol-tados à realidade de cadaregião", afirmou o secre-tário.

Segundo Arns, os re-cursos do Programa BrasilProfissionalizado estavamparados desde 2008, masa atual gestão realiza desse2011 ações para licitação

das obras e liberação dosvalores. As licitações e asobras dos centros seguemem ritmo acelerado, disseo secretário. A Secretariada Educação ainda desen-volve novos projetos e ar-ticulações junto ao gover-no federal para viabilizarfuturos centros em diver-sas regiões do Estado.

As chuvas dos últimosdias causaram estragos epontos de alagamentos emdiversas cidades paranaen-ses. Em Curitiba a chuvaque começou na madruga-da de domingo (03) só ces-sou na última quarta-feira,depois de oscilar em fortespancadas e garoas finas nodecorrer de três dias. O Si-mepar informou que até aúltima terça-feira, a estima-tiva do volume de chuvaacumulado era de 130mm,o que equivale ao previstopara o mês inteiro.

No domingo, o agua-ceiro deixou muitas casasdo Conjunto Bracatinga, nobairro Pilarzinho, em Curi-tiba, embaixo d'água. O rioBarigui que faz divisa entrea capital e Almirante Ta-mandaré, transbordou, in-vadiu casas e terrenos. Aotodo, 4,7 mil pessoas jáforam afetadas em todo oestado por causa das for-tes chuvas.

Chuva causa estragos em Curitiba e no interior do Paraná

Mais de 18 milpessoas afetadasA Coordenadoria Esta-

dual de Defesa Civil enviouna última quarta-feira cestasbásicas, cobertores e mate-riais de higiene para famíliasafetadas pelas chuvas emManoel Ribas e Nova Tebas,no centro do Estado. Nosdois municípios cerca de2.200 pessoas foram afeta-das pelas enxurradas.

A Defesa Civil enviouum caminhão com 150cestas básicas e 1.500 co-

bertores para Manoel Ribase 50 cestas básicas e 200cobertores para Nova Te-bas. De acordo com o te-nente Romero Nunes daSilva Filho, apesar de aschuvas terem diminuído, aDefesa Civil continua a mo-nitorar os municípios quesofreram algum tipo de danoem virtude das chuvas.

Foram atingidas 16 ci-dades e 18.222 pessoasafetadas. Segundo o órgão,878 pessoas ficaram desa-lojadas e 205 desabrigadas.

O relatório mostra aindaque 540 casas foram dani-ficadas e 17 destruídas. Osmunicípios que fizeram re-gistro de ocorrência naDefesa Civil Estadual fo-ram: Almirante Tamandaré;Araucária; Guarapuava;Guaratuba; Iretama; Mano-el Ribas; Marmeleiro; MatoRico; Nova Tebas; Pinhão;Paranaguá; Piraquara; Pitan-ga; Reserva do Iguaçu; Tu-nas do Paraná e Vitorino.

Segundo ele, a situaçãomais grave ocorreu emManoel Ribas e Nova Te-bas, onde a rodovia que ligaos municípios ficou inter-ditada por algumas horas,na terça-feira (5), devido àqueda de barreira e afun-damento de pista. "Esta-mos atendendo as famíliascom a ajuda do Departa-mento de Estrada de Roda-gem (DER) para que pos-sam retornar às suas resi-dências em segurança",disse ele.

O Governo do Estadoautorizou nesta semana aabertura de licitações paraexecução das obras do Cor-redor Aeroporto-Rodofer-roviária e do Corredor Ma-rechal Floriano. Os proje-tos integram o Programa deAceleração do Crescimen-to - Mobilidade GrandesCidades, também conheci-do como PAC da Copa.

O valor máximo dosinvestimentos chega a R$69 milhões. Os editais delicitação deverão ser lança-dos na semana que vem(entre 11 e 15 de junho)pela Coordenação da Re-gião Metropolitana de Cu-ritiba (Comec), responsá-vel pelas obras.

O projeto do CorredorAeroporto - Rodoferrovi-ária, no valor de R$ 48 mi-lhões, compreende a re-qualificação da Avenidadas Torres, da divisa en-

tre Curitiba e São José dosPinhais até o acesso ao Ae-roporto Afonso Pena.Também inclui a requalifi-cação das ruas Comandan-te Aviador José Paulo Le-pinski e Rocha Pombo, emSão José dos Pinhais. OCorredor Marechal Flori-ano vai promover a requa-lificação da Avenida dasAméricas, em São Josédos Pinhais. O valor é deR$ 21 milhões.

Em maio, a Comeclançou edital de licitaçãopara execução da obra derequalificação da Avenidada Integração, no trechoentre os municípios de Cu-ritiba e Pinhais. A obra in-clui recapeamento, ilumina-ção, drenagem e paisagis-mo numa extensão de 5,1quilômetros, abrangendoseis vias já existentes. O in-vestimento é de R$ 12,2milhões.

Araucária foi um dos mais atingidos pelo vendaval

Page 7: Edição 236

Geral 07www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

Page 8: Edição 236

RMC08 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Quitandinha comemora 51 anosQuitandinha está em

festa. Localizado a 55 kmde Curitiba, o município depouco mais de 18 mil habi-tantes comemora no dia 13de junho, 51 anos deemancipação política. Asfestividades terão início nasegunda-feira (11) e pros-seguirão até domingo (17).

Em fase de crescimen-to com a chegada de no-vas empresas na cidade,bem como a ampliação dosnegócios de muitas das jáinstaladas, Quitandinha temcomo base principal de ren-da a agricultura. Atualmen-te o município é um dosmaiores produtores de ce-bola e conta ainda comuma grande produção demilho, feijão e fumo.

Nos últimos anos a Pre-feitura de Quitandinha têmse destacado pelos inúme-ros investimentos realiza-dos, que vão deste à saú-de, educação, obras, desen-volvimento urbano, agricul-tura, meio ambiente, assis-tência social, industrializa-ção, segurança, lazer, in-centivo ao esporte, entreoutros.

Tais investimentosmudaram a cidade, quehoje já pode contar compraça, complexo de saúde,áreas esportivas, um novocolégio estadual, novas

ruas pavimentadas, maismaquinários e veículos, adistribuição de calcário ecompra de Patrulhas Agrí-colas, valorização dos ser-vidores públicos, entremuitos outros.

E a expectativa de ele-var a qualidade de vida doscidadãos quitandinhenses éainda maior, pois em breveestarão concluídas as obrasde implantação da rede deesgoto, de uma escola mu-nicipal no Bairro EngenhoVelho, uma biblioteca, bemcomo uma nova Unidade deSaúde na Comunidade da

Lagoa Verde e a reforma doPosto de Saúde da sede deQuitandinha.

E ainda estão por vir apavimentação de novasruas, a construção de umaponte da Avenida Fernan-des de Andrade e de umaunidade de saúde na Co-munidade do Rio da Vár-zea, nova ambulância, ca-minhões, ônibus e maqui-nários, além de uma cre-che, centros esportivos,academia ao ar livre, entreoutros.

As constantes recupe-rações de entradas rurais

e apoios as campanhas desaúde ampliam os investi-mentos realizados em proldos quitandinhenses. "Es-tamos trabalhando paramelhorar a qualidade devida da nossa população ebuscando o desenvolvi-mento da nossa cidade.Conseguimos realizar mui-tas coisas nos últimosanos e, nesta data, os qui-tandinhenses têm o quecomemorar, pois tudo issoque está sendo feito é paratodos nós", frisou o pre-feito de Quitandinha, NecoPrado.

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de Agricultura e MeioAmbiente, realiza na próxi-ma quarta-feira (13), o 9ºEncontro do Produtor Ru-ral. O evento acontecerá noSalão Paroquial da IgrejaMatriz Senhor Bom Jesusda Cana Verde, à partir das9h30.

Direcionado para todosos produtores quitandi-nhenses, o encontro fazparte das festividades do51º aniversário de Quitan-dinha, este comemoradono dia 13 de junho.

Para tanto, a Secreta-ria de Agricultura e MeioAmbiente preparou pales-

Município promove Encontro do Produtor

tras direcionadas para ohomem do campo. Audito-res da Receita Estadual es-tarão no evento para tra-tar sobre a Nota do Pro-

dutor, bem como represen-tantes da Federação daAgricultura do Estado doParaná, a FAEP, e do Ser-viço Nacional de Aprendi-

zagem Rural, o SENAR,tratarão sobre o fundo ru-ral. O Banco do Brasil ain-da tratará sobre as linhasde Crédito Rural.

"Está é uma festa es-pecial dedicada especial-mente ao produtor rural,que dia após dia, sobre solou chuva, produz commuita dedicação o alimen-to que é colocado na mesadas famílias", concluiu osecretário de Agricultura eMeio Ambiente de Quitan-dinha, Gerson Rogoski.

Durante o evento ain-da haverá sorteio de brin-des aos participantes do 9ºEncontro do Produtor Ru-ral de Quitandinha.

ACESSE E FIQUE BEM INFORMADOwww.asemananews.com.br

Eletrodomésticos noMinha Casa Minha Vida

Em meio à temporadade redução de juros dosgrandes bancos brasileirosneste mês, a Caixa avançoucom mais uma iniciativapara ampliar a oferta decrédito aos seus clientes.Beneficiários do MinhaCasa, Minha Vida terãouma linha especial paramobiliar a casa.

O banco vai disponibi-lizar R$ 2 bilhões aos par-ticipantes do programa fe-deral que quiserem adqui-rir móveis e itens da linhabranca, como geladeira efogão. O crédito poderá sercontratado a partir da sex-ta-feira.

Os juros vão variar de

Ligue para a Casa Fácil

e verifique como você pode

participar da segunda fase

do programa Minha Casa

Minha Vida. Contato: 3627-

7800 ou 3627-5656.

acordo com a faixa de ren-da dos beneficiários. As ta-xas ficarão entre 1% a 2%ao mês, no prazo de 48meses. Em uma simulaçãoda Caixa, por exemplo, umfinanciamento de R$ 4.000,com taxa de 1% ao mês,os clientes pagariam, du-rante os 48 meses, parce-las de R$ 100, totalizandoR$ 4.800.

Enquanto o índice na-cional em relação à presen-ça de esgoto a céu abertono entorno das residênciasbrasileiras é de 11%, emPinhais a realidade é outra.O município - que é o me-nor do Paraná, com poucomais de 60 quilômetrosquadrados - é hoje um dosmais desenvolvidos do paísquando o assunto é sanea-mento básico. Em 20 anos,a cidade aumentou em maisde 90% o número de do-micílios ligados à rede deabastecimento de água tra-tada e em quase 1.300% aquantidade de moradiasatendidas pela rede coleto-ra de esgoto.

Os dados são anima-dores e confirmam a ten-dência registrada pelo últi-mo Censo do IBGE em re-lação aos aspectos urbanís-ticos dos municípios. Di-vulgado recentemente,esse item do levantamentorevelou que, já em 2010,mais de 94% dos domicíli-os de Pinhais contavamcom algum tipo de sistemade captação que os livravado problema do esgoto acéu aberto. Uma das me-lhores taxas no ranking daRegião Metropolitana deCuritiba, e que coloca a ci-dade à frente de municípi-os como Piraquara, Co-lombo, Almirante Taman-

Trabalho e investimentosdesenham a nova

realidade de Pinhaisdaré, Campina Grande doSul e Campo Largo, porexemplo.

Para o prefeito LuizãoGoulart, uma conquista. "Éum orgulho poder ver oquanto a cidade cresceu ese desenvolveu. Além deestarmos com o problemado esgoto a céu aberto qua-se resolvido, o que se tra-duz em mais saúde para apopulação, Pinhais tambémse destaca como um dosmelhores índices de quali-dade de vida do Estado",explica. "Isso nos mostraduas coisas: que trilhamoso caminho certo até aqui eque precisamos continuarinvestindo nessa direção".

Plano Municipal deSaneamento Básico

Segundo o plano, emfase de aprovação, a im-plantação de rede coletorade esgoto em Pinhais teveinício na década de 1980,com os parcelamentos deprojetos habitacionais doEstado, como os conjun-tos residenciais Áquila,Atuba e Jardim Fênix, porexemplo. De lá para cá,tendo em vista o cresci-mento urbano da região,percebeu-se a necessidadede ações voltadas à quali-dade de vida da população,através da recuperação,conservação e gestão domeio ambiente.

O evento será direcionado para todos os produtos quintandenses

Quitandinha tem como base principal de renda a agricultura

Page 9: Edição 236

RMC 09www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

Prefeitura e Consesp realizamevento de prevenção às drogas

Cohapar antecipaentrega de novas casas

em Campo Magro

A agência do Bancodo Brasil de Mandiritubaestá sob nova gerência.Depois do comando deAntonio José Piscinini,transferido para a cidadede Quatro Barras, assu-miu a agência do municí-pio na última segunda-fei-

Neste sábado (02), cer-ca de 200 pessoas partici-param no teatro de Mandi-rituba do evento sobre pre-venção e resistência às dro-gas, realizado pela prefei-tura em parceria com oConselho de Entidades So-ciais do Paraná - Consesp.

O evento contou coma apresentação da banda docolégio da Polícia Militar doParaná, que animou a pla-téia com inúmeras musicaspopulares, assim como osucesso "Ai se eu te pego"do sertanejo Michel Teló.

A platéia ainda contoucom a presença de profissio-nais do Programa Educacio-nal de Resistência às Drogas- Proerd, que trouxeram apre-

sentações teatrais e palestrassobre prevenção às drogas.

A importância da famí-

Agência do Banco do Brasil emMandirituba tem novo gerente

ra, o bancário Wilson Ce-sar Pereira.

O prefeito Machadinhoque participou da cerimô-nia de posse do novo ge-rente, durante o seu discur-so desejou sucesso ao ban-cário Wilson Pereira, nacontinuidade do trabalho na

agência mandiritubense.O gerente Wilson fa-

lou de sua alegria em as-sumir a gerência no muni-cípio. "A cidade é muitoacolhedora e sabemos dagrande importância que oBanco do Brasil tem no de-senvolvimento local e, es-

peramos poder contribuircom isso". Completou ogerente.

Acompanharam a ce-rimônia representantes devários segmentos do mu-nicípio, entre eles, sindica-listas, agricultores e fun-cionários públicos.

Toma posse o novo gerente do Banco do Brasil de Mandirituba, Wilson Cesar Pereira

Apresentação da banda do Colégio da Polícia Militar

lia na prevenção e resistên-cia de drogas foram des-tacadas nos discursos do

prefeito de Mandirituba, Ma-chadinho e da presidente doConsesp, Rute Yamasaki.

Famílias residentes emárea de risco de CampoMagro receberam nestaquarta-feira (06) um alen-to depois dos problemascausados pelas fortes chu-vas dos últimos dias na ci-dade. A Companhia de Ha-bitação do Paraná (Coha-par), em um esforço con-junto com a prefeitura deCampo de Magro, adiantouentrega de 20 moradias doConjunto Habitacional Jar-dim Boa Vista, visando oatendimento dos casosemergenciais.

As unidades fazemparte de um projeto que en-volve a construção de ca-sas para 388 famílias e aregularização de 42 terre-

nos. O investimento totalé de R$ 13,8 milhões,oriundos do Programa deAceleração do Crescimen-to (PAC), do governo fe-deral, com contrapartidado governo do Estado e daprefeitura.

Vitorino Vieira moravacom seus dois filhos, mu-lher e sogra a poucos me-tros das margens do RioPassaúna. O pedreiro rela-ta que viveu momentos desufoco por causa das chu-vas. "O chão da casa já estácedendo e os móveis quenós colocamos aqui nãoduram nem três meses porcausa da umidade, sempreque chove é o mesmo pro-blema", afirmou.

Famílias residentes em área de risco receberam um alento depoisdos problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias

Page 10: Edição 236

Geral10 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Page 11: Edição 236

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

PALIO Celebration 4 por-tas, vte, aq, limp/desemb trasei-ro, ano 2008, cor preta. Ent.+parc. R$ 398,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PALIO ED, 97, gas., cor azul,2 ptas. R$ 9.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO EL, 1.5, 97, 4 ptas,cor branca. R$ 9.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO EX 1.0 4P Cinza,98/99, vidros e travas elétricas,limpador e desembaçador trasei-ro, insulfilm, som, 05 pneus no-vos, placa A. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

PALIO fire 2002, ar quen-te, limpador e desembaçador,rodas ll, ótimo estado de conser-vação. Ent. + parc. de R$434,00. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

PALIO fire 2002, verde, arquente limp/desemb, placa A,excelente estado. Entrada + par-celas de R$ 469,00. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO fire 2007, cinza, arquente, limpador, desembaçador,placa A, confira. Peq. Ent. + par-celas de R$ 645,00. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO Fire Economy 10/11, cor preta, Flex, DH, Insulfil-me, Calotas, Espelho cortesiapara passageiro e motorista,Pára-choque personalizado,apenas 18mil km rodados, ma-nual. Entrada + 60 parcelas deR$ 499,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

PALIO Fire, 2006, 4 ptas,cor prata, gas. R$ 17.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

PALIO flex, travas elétricas,limpa. e desemb. traseiro, isulfil-me, ano 2011 na cor prata. Ent.+parc. R$ 419,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PALIO Weekend ELX 1.4,flex, completa, rodas de liga, isul-filme, ano 2007 na cor prata. Ent.+parc. R$ 450,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SIENA ELX 1.4, 06/06, corprata, flex, aq, dt, calotas, espe-lho cortesia para passageiro emotorista, espelho e pára-cho-que personalizado. Placa A. En-trada + 60 parcelas de R$499,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

SIENA ELX, 2000, 4 ptas,cor cinza, gas. R$ 12.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

UNO Economy flex, 2009,cor preta. R$ 17.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

UNO fire 2008, vermelho,ar quente, limpador, desemba-çador, vidros elétricos, placa A,baixo km, peq. Ent. + parcelasde R$ 553,00. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

UNO Fire 2p, 03/03, corbranca, gas, ldt, Insulfilme. Veí-culo revisado, placa A, insulfilm,

calotas. Entrada + 60 parcelasde R$ 399,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

UNO mille 2008, prata, flex,4portas, ar quente, limpador,desembaçador, vidro elétrico.Oferta! Pequena entrada + par-celas de R$ 514,00. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille fire 2006 brancoflex, placa A, excelente estado,carro com procedência. Entra-da + parcelas R$ 459,00. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO Mille, 2001, gas, 4ptas, cor cinza. R$ 10.500,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

ESCORT 1.0 Hobby ver-melho 95/96, Ar Qte, ldt, Insulfil-me, veículo lacrado, pneus emótimo estado, som, 72 mil km ori-ginais. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA 1.0, 2003, cor pra-ta, 4 ptas, completo. R$17.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

FIESTA Gl 1.0 4p 01/01,placa A, calotas, insulfilm, limpa-dor e desembaçador traseiro.Documentos 2012 pago. Entra-da de R$ 0,01 + 36 parcelas deR$ 589,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA GL, 2000, gasoli-na. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

FIESTA Sedan 1.6 preto 07/08, ac, dh, vte, alarme, manual,nota fiscal de fabrica, placa A. En-trada + 60x. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

FIESTA Street 1.0, 2003, corvermelha, gas, alarme, ldt, Insul-filme. Veículo revisado, motor ze-tec rocan, com calotas. Entradade R$ 900,00 + 48 parcelas deR$ 539,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

KA GL 2005, prata, arquente, desembaçador e limpa-dor, placa A, excelente estado.Peq. Ent. + parcelas de R$459,00. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

VERSALES GL, 1.8I, 95,4 ptas, cor azul, gas. R$7.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

ASTRA sedan GL 1.8,completo, alarme, rodas de liga,ano 1999 na cor prata. Finan-cia em 60x fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.CELTA 2009 4p preto, ar

quente, limpador e desembaça-dor, placa A, carro em estado de0km. Super oferta! Fone: 3608-

1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA 4p VHC 2004, ver-melho, ar quente, limpador, de-sembaçador. Confira pequenaentrada + parcelas de R$550,00. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

CELTA FlexPower, 4 portas,aq, limp/desemb. tras, isulfilme, fri-so lateral, ano 2009, cor preta.Ent. + parc. R$ 498,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CELTA life 2007 prata 2p,veiculo de procedência, exce-lente estado. Pequena entrada+ parcelas de R$ 537,00. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA life VHC-E, 2010, 4portas, estepe 0km, carro impe-cável, baixo km. Confira essaoferta imperdível. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA VHC, 1.0, 2008/09,flex, cor prata, vidro, trava e arcondicionado. Entrada + 60 X.Fone 3604-4824 - 3604-0757.RP Auto Center.

CELTA VHC, flex, 2008, corpreta, 2 ptas. R$ 18.800,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

CHEVETE L 1.6, 93, gas, corprata. R$ 6.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CLASSIC 1.6, ar quente,desembaçador, excelente esta-do. Veiculo com procedência.Ent. + parc. de R$ 539,00. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CLASSIC 2003, branco,placa a, ar quente e desemba-çador, excelente estado. Ent. +parc. de R$469,00. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA Hatch 1.4 Pre-mium, EconoFlex, DH, alarme,vte, aq, limp/desemb., pára-cho-que person, ano 2009 na cor pra-ta. Ent.+ parc. R$ 498,00 fixas.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CORSA Hatch 1.8, 04/05,Flex, cor azul, Alarme, aq, ldt, Insul-filme, Trava elétrica, Calotas, Espe-lho cortesia para pas, e mot, para-choque pers, Protetor de cárter.Entrada R$ 3.600,00 + 60 parcelasde R$ 499,00. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA hatch joy, 2006, arquente, limpador, desembaçador,carro conservado. Aceito troca -valor e financio. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA sedam VHC, 2004,4 ptas, cor prata. R$ 17.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

CORSA Sedan super 1.000/00 cor prata, Alarme, Ar qte,desemb/traseiro, dh, Trava elé-trica, Trio elétrico, Parachoquepersonalizado. Entrada + 48 xR$ 399,00. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan VHC, placaA, ano 2002, cor prata Ent.+parc. R$ 416,00 fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

KADET SLE, 91, gas, cormarrom metálico. R$ 6.500,00.Fone 3604-4824 / 3604-0757.RP Auto Center.

PRISMA joy flex, ar quen-te, travas elet, desemb. Traseiro,ano 2010 na cor vermelha. Ent.+parc. R$ 399,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

VECTRA elegance 2.0 flexcompleto, ar Digital, roda de liga16, air bag duplo, ABS, sensorchuva, piloto autom., comp. bor-do, ano 2009 na cor prata. Ent.+parcelas R$ 698,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

VECTRA elegance 2008,completo, top, placa A, estado de0 km, veículo de procedência.

Aceito carro de menor valor efinancio. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

VECTRA Elite, completo,teto solar, automático, bancos decouro, computador de bordo,ABS, Rodas de liga, cd play, ano2010 na cor preta. Ent.+ parc.R$ 844,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

VECTRA GLS, 98, gas., 4ptas, kit GNV. R$ 14.500,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

ZAFIRA Elegance 2.0, 06/07, cor preta, Completo, Alarme,AC digital, ar qte, ldt, dh, Insulfilme,rll, vte, 4P, 7 lugares, Air bag, Ban-co bi-partido, Break light, CâmbioManual, Chave cópia, Controleinterno do espelho Traseiro, Es-pelho cortesia para passageiro emotorista, Parachoque personali-zado, Volante escamoteavel. En-trada + 60x. Fone: 3604-2428.Riale. www.rialeveiculos.com.br.

CROSS Fox 1.6 flex, com-pleto, alarme, cd player, rodas deliga, ano 2008 na cor cinza. Ent.+parc. R$ 639,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

FOX 1.0, 2008, flex, cor bran-ca. R$ 21.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

FOX, 1.0, 2006/07, flex,2ptas, cor preta. R$ 22.000,00.Fone 3604-4824 / 3604-0757.RP Auto Center.

GOL 1.0 8v 2p 04/04 ver-melho, ar qte, ldt, travas e alar-me, anti-furto, rll, insulfilm, pára-choque personalizado, placa A.Entrada + 48x de R$ 399,00.Fone: 3604-2428. Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0, 16V, 2000, 4 ptas,cor branca, gas. 12.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

GOL 1999, 8v, 4 portas, arcondicionado, ar qte, limp., de-semb., rodas de liga, alarme, tra-va elet., pneus novos. Confira!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

GOL 2001 8v, cinza, gaso-lina, super oferta. Peq. Ent. + 36Xde R$ 594,00. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

GOL 2002 cinza 4p, arquente limpador e desembaça-dor, direção, placa A, excelenteestado. Entrada + parcelas R$480,00. Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

GOL G4 4p 2006, carro em

PROMOÇÃO DEPARABRISA

Várias marcas, a

partir de R$ 199,00,

colocado.

Auto Peças Nações.

Fone: 3627-5218

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁ

COMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

Page 12: Edição 236

Classificados12 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

excelente estado, super oferta.Peq. Ent. + parc. de R$ 575,00.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

GOL GIV 1.0 4P, 06/07, corvermelha, flex, Alarme, ldt, Insul-filme, vte, Calotas, Manual, pla-ca A. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL GIV 1.0, 07/08, 8v 4ptas, cor preta, flex, alarme, aq,ldt, dh, insulfilme, rLL, trio elétri-co. Entrada + 60 parcelas de R$529,00. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

GOL special 2004, branco,excelente estado, carro de pro-cedência. Entrada + parcelas R$480,00. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

GOL t rend G4 f lex 4portas completo ano 2009 nacor prata. Ent.+ parc. R$398,00 fixas. Eliauto Veícu-los . Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

GOLF Flash 1.6, 2006, corpreta, flex, completo com couroe rLL, aro 16, alarme, ac, aq, ldt,dh, Insulfilme, Trava e Trio elé-trico, manual. Entrada + 60x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PARATI Surf, 1.8 94/95azul, ar qte, ldt, vte, dh, rll. S/entrada + 48X R$ 399,00 .Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

POLO sedan 1.6, comple-to, ano 2004, na cor preta.Ent.+parc. R$ 518,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

CIVIC LXL SE mecânico,10/11, cor preta, completo, Alar-me com acionamento dos vidros,Ac, A Qte, dt, dh, Insulfilme, rll,vte, 4P, ABS, Air bag (4), Apare-lho de DVD, Bancos de couro,Break light, Câmbio Manual,Computador de bordo, Controlede Som no Volante, Encosto Cab.Traseiro, Espelho cortesia parapassageiro e motorista, Paineldigital, Parachoque personaliza-do, com câmera de re, som.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CIVIC LXS flex, 07/08,completo, automático, bancos emcouro, rll, placa A. Entrada +60x.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CLIO RN 1.0, 2001, 4 ptas,cor cinza. R$ 12.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Auto-móveis.

CLIO sedan 1.6 comple-to, ano 2001 na cor prata. Fi-nancia em 48x fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

MEGANE Grand Tour Dy-namique 2.0, 2007, cor preta, flex,Completo, Alarme, ac, a qte, ldt,dh, Insulfilme, rll, vte, 4P, ABS, Airbag duplo, Automático, Bancos decouro, Break light, Computador debordo, Controle de Som no Vo-lante, Controle interno do espe-lho, Espelho cortesia para passa-geiro e motorista, Farol de milha,Freio a disco, Manual, Som, Tip-Tronic. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PEUGEOT 206 1.4, 2008,ar qte, limpador, desembaçador,impecável, confira! Peq. Ent.+parcelas de R$ 579,00. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT 206 SW, 1.6Scapade flex, completa, rodasde liga, limp. e desemb. traseiro,ano 2007 na cor dourada. Ent.+parc. R$ 489,00 fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PEUGEOT 307 Feline, com-pleto, bancos de couro, rodas deliga, ano 2005 na cor prata. Ent.+parc. 447,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

PEUGEOT Selection, 2002/02, cor preta. R$ 13.800,00Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

SANDERO privilege 1.6,2009, vermelho, completo, ban-co de couro, som, rodas de liga,alarme, veiculo sem detalhes,aceito troca - valor e financio.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

LAND CRUISER Prado,4x4, 3.0, turbo diesel interculler,completa, automática, 08 lugares,ar cond. Digital, air bag duplo,freios abs, cd player, rodas deliga, ano 2006 na cor prata. Fi-nancia em 60x fixas. Eliauto Ve-ículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

MONTANA conquest 1.8prata, completa, placa A, exce-lente estado de conservação.Aceito troca - valor e financio.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

PAMPA 1.8, 92, álcool, corbranca. R$ 8.900,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

SAVEIRO G5 1.6 flex. alar-me, vidro e trava elétrica, arquente, janela basculante, pro-tetor de caçamba, capota maríti-ma, isulfilme e cd player, placa A,ano 2011. Financia 60x. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

SILVERADO DLX 6cc mo-tor MWM turbo diesel, completa,ano 1998 na cor preta. Financiaem 60x fixas. Eliauto Veículos.Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br.

STRADA 1.4 Fire flex, mo-delo Celebration, cabine simples,

VAGA CÓDIGO SEXOAJUDANTE DE MOTORISTA 12-0120 (Masc)ATENDENTE/GARÇOM 12-0070 (Masc)AUXILIAR ADMINISTRATIVO 12-0104 (Indf)AUXILIAR DE LOGÍSTICA 12-0118 (Masc)AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 12-0098 (Fem)AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 12-0134 (Masc)ENCARREGADO DE INJETORA 12-0032 (Masc)ELETRICISTA INDUSTRIAL 12-0124 (Masc)ESTÁGIO ENSINO SUPERIOR 12-0141 (INDF)ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Indf)ESTOQUISTA NOTURNO 12-0113 (Masc)FRENTISTA 12-0131 (Masc)JARDINEIRO 12-0135 (Masc)LAVADOR DE CARROS 12-0103 (Masc)MECÂNICO DE MOTOS 12-0020 (Masc)MOTORISTA 12-0121 (Masc)PEDREIRO 12-0139 (Masc)PNE / CONTAS A RECEBER 12-0130 (Fem)PNE /TELEFONISTA 12-0129 (Fem)SERVENTE DE PEDREIRO 12-0139 (Masc)SUPERVISOR DE EXPEDIÇÃO 12-0137 (Masc)

Interessados encaminhar currículo para [email protected] oulevar pessoalmente na FAZ RH - Rua Cesar Carelli, 90

Fone: (41) 3627-4759

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h munidos de documentos

VAGA CÓDIGO SEXOAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 747307 MASAJUDANTE DE MOTORISTA 804912 MASAJUDANTE DE PADEIRO 754947 MASAJUDANTE DE PIZZAIOLO 756345 MASARMADOR DE FERRO 765325 MASARMADOR DE FERRO 821397 MASASSISTENTE DE VENDAS 817367 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 738700 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 754281 MASAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 752240 MASBALCONISTA DE AÇOUGUE 816174 MASCARPINTEIRO 765250 MASCARPINTEIRO 773181 MASCARPINTEIRO 779501 MASCARPINTEIRO 821268 MASELETRICISTA DE INSTALAÇÃO – VEÍCULOS PESADOS 780584MASFISCAL DE LOJA 776365 MASFRESADOR UNIVERSAL 784134 MASFUNILEIRO MONTADOR 563193 MASMARCENEIRO 759535 MASMESTRE DE OBRAS 779614 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO 767430 MASMOTORISTA DE CAMINHÃO 804758 MASOPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA 821422 MASPADEIRO CONFEITEIRO 754861 MASPEDREIRO 779552 MASPIZZAIOLO 756313 MASRECEPCIONISTA 543614 MASSERRALHEIRO CALDEIREIRO 738236 MASSERVENTE DE OBRA 774497 MASSOLDADOR MONTADOR 739562 MASTECNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL801011 MASTORNEIRO 404568 MASVIDRACEIRO 739354 MASATENDENTE DE PERFUMARIA 795441 FEMAUXILIAR DE ESCRITÓRIO 755727 FEMCAIXA NO COMÉRCIO 776558 FEMCAMAREIRA 753415 FEMCAMAREIRA 808271 FEMOPERADOR DE CAIXA 795252 FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE 776461 FEMVENDEDOR INTERNO 798283 FEMZELADORA 755188 FEMAÇOUGUEIRO 775748 INDFAPLICADOR DE SERIGRAFIA 744516 INDFAUXILIAR DE COZINHA 753389 INDFAUXILIAR DE CRÉDITO 775891 INDFAUXILIAR DE LIMPEZA 787217 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 806442 INDFCAIXA 817485 INDFCAIXA NO COMÉRCIO 785334 INDFELETRICISTA 655861 INDFMONTADOR INSTALADOR DE ACESSÓRIOS744801 INDFOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 753453 INDFPADEIRO/CONFEITEIRO 819513 INDFPORTEIRO 777391 INDFRECEPCIONISTA EM GERAL 799330 INDFVENDEDOR INTERNO 775845 INDFVENDEDOR INTERNO 794856 INDFVENDEDOR ORÇAMENTISTA 745188 INDF

capota marítima, rodas de liga,isulfilme, placa A ano 2008. Ent.+Parcelas R$ 498,00 fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

TRACK 2.0 2007, prata,completa, rodas de liga, carrobem conservado, estado de 0km.Aceito troca - valor e financio.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

CBX 200, ano 01, preta. R$3.700,00. Naza Moto Fone3627-6868.

CBX 250 Twister 08/08,amarela, placa A. Entrada + 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CG 125, 2005, cor azul. R$3.100,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CG 125, 2006, cor verme-lha. R$ 3.200,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CG 125, 2008, cor preta,R$ 3.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

YAMAHA FAZER 250 cc,2007, cor vermelha. R$6.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

SUZUKI, 750F, ano 2008,cor vermelha, escap. esportivo,baixa Km. Único dono. Tel:8403-8696.

TRABALHE NA FAZENDA RIO GRANDE

CONTRATAMOS

15 VENDEDORES EXTERNOS

com ou sem experiência0800-41-6902 (ligação gratuita)

Agende uma entrevista segunda e terça-feira com Dulceli

Shopping Tropical sl 6 e 7 - Centro - Fazenda Rio Grande

COMUNICADOA Empresa DHIONATTAN SOUZA ME, inscrita no Cadastro

Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda CNPJ,sob o nº 13.678.846/0001-27, com sede à Estrada dos Barreiross/nº, torna público, o extravio do bloco de Notas Fiscais dePrestação de Serviços série F, de numeração 028 a 050.

Mandirituba/PR o6 de junho de 2012.

Page 13: Edição 236

Classificados 11www.asemananews.com.brA SEMANA News

17 a 23 de fevereiro de 2012Classificados 13www.asemananews.com.brA SEMANA News

25 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012

Page 14: Edição 236

Classificados14 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

SINAL DE NEGÓCIO R$ 500,00

Page 15: Edição 236

Classificados 15www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

IMOVÉIS CONSULT Creci J4721.Fone: 3604-7878/8826-4618www.imoveisconsult.com.br

IMÓVEL COMERCIAL

EUCALIPTOS, Rua Vinheiron° 115, Barracão 01 contendo vãolivre e pé direito com 5m Valor3.300,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

BARRACÃO 02 Rua Vinheiro, n°115, contendo vão livre, 02 banheiros, pédireito com 5m e piso reforçado para carre-ta. Valor: R$ 2.500,00. Creci J - 747. AWIMÓVEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

LOJA - Rua França, n° 503, com120m2, contendo 2 banheiros, depósi-tos e estacionamento. Valor do aluguelR$ 1.200,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

LOJA - Av. Paraguai, n° 511, com80m2, contém 2 banheiros. Valor do alu-guel R$ 700,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br. Fone(41) 3608-1160

SALA - Rua Cezar Carelli, n°320, com 50m2 em pavimento superi-or. Valor do aluguel R$ 500,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

SALA Comercial com ótima lo-calização na Rua Macedônia, 137,68,00m2. Próximo a prefeitura. R$720,00. IMÓVEIS CONSULT CreciJ4721. Fone 3604-7878.www.imoveisconsult.com.br

IMÓVEL RESIDENCIAL

CASA - Rua Castanheira, n°289, 70m2 em alvenaria, com 02dormitórios, cozinha, banheiro, áreade serviço e 02 vagas para carro.Valor do aluguel R$ 570,00. Creci J- 747. AW IMÓVEIS -www.awimoveis.com.br. Fone (41)3608-1160

EUCALIPTOS Rua: Equadorn°394 Sobrado 02 (3 dorm, sendo 1suíte, sala, cozinha, banheiro, lava-bo, area de serviço com churras-queira, depósito e garagem. Valor:R$ 900,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

APARTAMENTO - Av. dasAraucárias esquina com Tv. Caviu-va, 60, com 125m2, em alvenaria,03 dormitórios, cozinha, copa, ba-nheiro e garagem. Valor do aluguelR$ 1.300,00. Creci J - 747. AW IMÓ-VEIS - www.awimoveis.com.br.Fone (41) 3608-1160

CASA de 140m2, com 03 quar-tos sendo uma suíte, sala, cozinha,área de serviço, garagem em umamplo terreno. R$ 800,00 mais taxa.IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Residencial ou Comerci-al - Sobrado com 65,23m2, con-tendo 03 quartos, 01 banheiro, 01lavabo, sala e cozinha. Com óti-ma localização na Av. Portugal,1638, Gralha Azul. Valor R$ 850,00.

SALA Comercial com ótima lo-calização na Av. Portugal. Esquinacom Supermercado Boza. Com63,64m2. R$ 1.420,00. IMÓVEISCONSULT Creci J4721. Fone 3604-7878. www.imoveisconsult.com.br

Vendo ou permuto por carroterreno em Guaratuba, 12x30, a 600mda praia. Valor R$ 20.000,00. Fone(41) 9945-6432 ou (41) 3060-5166.

Casas em alvenaria - 02 Quartos- 42,65m2 - Bairro ESTADOS - "AVER-BADA", próximo a BR 116, linhas deônibus, Supermercado. R$ 85.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria, com laje- 02 Quartos - 50,00m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADAS", próximo aoSupermercado MAY. R$ 99.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9686-4699 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 Quar-tos - Bairro GRALHA AZUL -"AVERBADA". Próximo ao SuperMercado Estrela e ao radar da Av.Portugal. 01 casa de frente 48,00m2R$ 130.000,00. 03 casas nos fundos43,00m2 R$ 110.000,00 cada. Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - BairroESTADOS, "AVERBADA". Próxi-mo a balança de caminhões, ruaasfaltada a meia quadra da BR 116.Casas com 02 quartos R$105.000,00 e com 03 quartos R$115.000,00. Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - BairroESTADOS, "AVERBADA". Próxi-mo a balança de caminhões. 03 quar-tos, sala, cozinha, 02 banheiros elavanderia. 85.00m2. Excelente aca-bamento e peças amplas. R$130.000,00. Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 quar-tos - 52,00m2. Bairro NAÇÔES,"AVERBADA". Próximo a escolase comércios. Excelente acabamen-to e peças amplas. R$ 115.000,00.Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9681-7842CreciJ4721 www.imoveisconsult.com.br

Casas em alvenaria - 02 quar-tos - 43,00m2. Bairro ESTADOS,"AVERBADA". Condomínio Resi-dencial Village Amazonas. Próximoa escolas, linha de ônibus e comér-cios em geral. A partir de R$ 85.000,00.Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa usada. 50,00m2. BairroSANTA TEREZINHA. "NÂOAVERBADA". Próximo ao ponto fi-nal do ônibus Santa Terezinha. R$80.000,00 sem financiamento bancá-rio. IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa em alvenaria - 03 quar-tos - 90,00m2. Bairro EUCALIPTOS"AVERBADA". Próximo ao CAIC.R$ 260.000,00. Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9681-7842 Creci J4721www.imoveisconsult.com.br

Casa de 01 quarto 50m no Igua-çu 2, próximo a Fortefarma, Rua RioParanapanema com a Rio Piquiri.R$ 85.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - Creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

Casa de 56m, com 2 quar-tos, na Rua Rio Piquiri ao ladoda Fortefarma. R$ 100.000,00.IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA- creci 1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa na Rua Rio Amazonasno Iguaçu, com 56m, sendo 2 quar-

tos. Próximo a Panificadora Canti-nho do Pão. R$ 90.000,00. IMOBI-LIÁRIA PANAKOL LTDA - creci1564 - J. Fone 3627-1002.www.panakol.com.br

Casa com 55m, sendo 2 quar-tos, na Rua Polonia, bairro Nações2. R$ 110.000,00. IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - creci 1564 - J. Fone3627-1002. www.panakol.com.br

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço e ga-ragem, próx. Supermercados Boza.Utilize se FGTS-PLANO MINHACASA MINHA VIDA. Casas a partirde R$90.000,00. Imobiliária PanakolLTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m2 sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serv.ProjetoMinha Casa Minha Vidaa partir de 82.000,00, sinal500,00. Faça sua Reserva, dis-ponibilidade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158

VENDE-SE PONTOCOMERCIAL em

frente ao terminalvelho de Fazenda Rio

Grande. Maisinformações pelo

fone: (41) 9641-4601.

Page 16: Edição 236

Segurança16 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Auxiliar de enfermagem éatropelada por ônibus dentro do terminal

Acidente entre caminhão ecarro na PR-419 deixa umapessoa gravemente ferida

Luciana Leal da Silva,32 anos, foi atropelada porum ônibus da linha Estadosenquanto atravessava a pis-ta exclusiva para o coletivono antigo Terminal de Fa-zenda Rio Grande. O aci-dente aconteceu por volta de17h20 da última quarta-feira(6) e a mulher foi removi-da ao Hospital do Trabalha-dor com ferimentos gene-ralizados pelo corpo.

De acordo com o mo-torista Nicolau Carvalho,que conduzia o ônibus pla-ca AMA-2338, ele entrava

na área restrita ao ônibus,quando surgiram duas mu-lheres na frente do coleti-vo. "Eu só vi duas mulhe-res correndo e uma delasacabou atropelada. Elasdeveriam sair do terminalpela roleta e nunca pela en-trada dos ônibus", comen-tou o motorista, ainda as-sustado. A equipe do Siatefoi acionada e transportouLuciana ao Hospital do Tra-balhador. A outra mulherque acompanhava a vítimaconseguiu parar a tempo eevitou o choque. Luciana ainda no chão esperava a chegada do SIATE

A rodovia PR-419, notrecho entre a localidade deAreia Branca dos Assis, emMandirituba e o municípiode Agudos do Sul vem sen-do palco de graves aciden-tes. Na tarde do último sá-bado (2), um carro e umcaminhão acabaram baten-do no trevo de acesso aAgudos e o saldo foi duaspessoas feridas, uma delasem estado grave, precisan-do ser levada ao Hospital doTrabalhador, onde ficouinternada.

A colisão foi por voltadas 16h30 e envolveu ocaminhão Ford F-4000,placa ABT-2393 de São

Josiel Antonio Olibo-ne, o Gaúcho, segue sen-do procurado pela PolíciaCivil de Fazenda RioGrande. Ele é acusadopelo assassinato de Clau-dinei de Abreu, 33 anos,o Japonês, morto comaproximadamente 10 tirosno início da tarde do últi-mo dia 20 de maio, na RuaEstremosa, no Jardim Eu-ropa. Autor e vítima do as-sassinato eram vizinhos euma brincadeira de bolaentre meninos causou aconfusão.

Pelo que foi levanta-do pela polícia, Gaúchoandava bronqueado comalguns meninos que se-guidamente brincavamde bola num terreno aolado da sua casa, a qual

Em Fazenda RioGrande, um crime foi re-gistrado na madrugada doúltimo domingo, dia 3, nointerior do Bailão RanchoArizona, na rua São Pa-trício. Freqüentadores te-riam se desentendido den-tro do estabelecimento ea briga se estendeu até aporta de entrada da casanoturna, resultando namorte do comercianteTadeu Cardoso, 49 anos.

Ninguém soube darmuitos detalhes da con-fusão. A perícia foi acio-nada exatamente às 4 ho-ras, mas um funcionário

Policiais da Delegacia deFurtos e Roubos apreende-ram, na noite da última ter-ça-feira (5), 800 quilos demaconha em uma residên-cia localizada na Rua Afon-so de Lima, no bairro Par-que da Fonte, em São Josédos Pinhais, Região Metro-politana de Curitiba. De acor-do com a polícia, a drogaestava em uma caminhone-te estacionada na garagem.

As investigações acer-ca da residência começa-ram quando a polícia rece-

Residência em São José dos Pinhaisescondia 800 quilos de maconha

Droga estava em uma caminhonete

estacionada na garagem; casa era usada como depósito

Ed Carlos da Silva quejá tem passagem pela

polícia é suspeito de sero dono da droga

beu a informação que nolocal eram vendidos eletro-domésticos roubados. Aochegar na casa, a equipepolicial abordou algumaspessoas suspeitas, que con-firmaram comprarem dro-gas naquele lugar. Na ga-ragem da residência estavao veículo sem os bancos ecom a droga dentro. A casaestava vazia, o que, segun-do a polícia, comprova queela é utilizada apenas comodepósito. Dentro da casafoi encontrado um bilhete

de pedágio que mostra queo veículo Captiva veio coma droga de Foz do Iguaçuna segunda-feira, dia 4. Foiencontrado também umdocumento em nome de EdCarlos da Silva, 26 anos. Odelegado-titular da DFR,Rodrigo Brown afirma queele é suspeito de ser o donoda droga. Ed Carlos já tempassagem pela polícia e estásendo procurado pela DFR.Quem tiver informaçõessobre o suspeito, ligar no(41) 3218-6100. (SESP).

Confusão em bailãotermina em morte emFazenda Rio Grande

disse que a morte acon-teceu por volta das 2 ho-ras. A Polícia Militar ape-nas apurou que os assas-sinos acertaram um tirono peito do comerciantee fugiram num Gol cinzamodelo antigo, quadrado.Ninguém anotou a placa.Agora a Polícia Civil deveverificar se há câmeras desegurança que possam tercaptado o crime.

Tadeu Cardoso eraproprietário de um bar noBairro Iguaçu e residia narua Tapajós. Foi sepulta-do em São José dos Pi-nhais.

José dos Pinhais (motoris-ta não apurado) e a Savei-ro placa LWR-8484 deAgudos do Sul, dirigidopor Pedro Alves da Rocha,de 68 anos. Com o impac-to, a passageira da camio-nete, Maria Tereza CoelhoAfonso, 50 anos, recebeuferimentos graves e foiencaminhada ao hospitalde Curitiba, pelo SIATE deFazenda Rio Grande. Pe-dro sofreu ferimentos le-ves, mesmo assim foi en-caminhado para a casahospitalar. A Polícia Rodo-viária Federal esteve nolocal promovendo os le-vantamentos de praxe.

Autor de assassinatono Jardim Europacontinua foragido

caía com frequência noquintal.

Naquele dia, um dosgarotos, filho do Japonês,estava com o grupo equando a bola voltou a cairna casa de Gaúcho, hou-ve um princípio de dis-cussão entre os vizinhos.Em seguida, os dois ho-mens se armaram e se en-contraram na rua. Japo-nês se armou de soco in-glês e Gaúcho de revólver.No encontro, Gaúcho sa-cou da arma e efetuou dezdisparos contra o oponen-te, que caiu sem vida narua. Mesmo usando mu-letas, por conta de umacidente, o agressor con-seguiu fugir e até a últimaquinta-feira não tinha sidoencontrado.

Perito criminal promove levantamentos no local do crime

Vinte e dois mandadosde prisão e dezoito manda-dos de busca e apreensãoforam cumpridos na manhãda última terça-feira, emCuritiba e região metropo-litana, pelo Grupo de Atua-ção Especial de Combate aoCrime Organizado do Mi-nistério Público do Paraná(Gaeco), que deflagrou aOperação Karst, com oapoio da Polícia Militar. Oobjetivo é desarticular apro-ximadamente sete quadri-lhas de traficantes de dro-gas com atuação em Curi-tiba e Região Metropolita-na e ramificações no siste-ma prisional do Estado.

O nome da operação fazreferência ao Aquífero Karst,de Almirante Tamandaré. As

Operação Karst prende 22pessoas em Curitiba e região

prisões foram deferidas peloJuízo da Vara Criminal deAlmirante Tamandaré e sãoresultado de cerca de cincomeses de investigações doGaeco, em conjunto com aPromotoria de Justiça de Al-mirante Tamandaré.

Os mandados foramcumpridos em Curitiba, Al-mirante Tamandaré, Co-lombo, Pinhais, São Josédos Pinhais e Araucária. Aoperação mobilizou cercade 120 Policiais Militares.No curso das investiga-ções, três pessoas já tinhamsido presas em flagrantedelito pela equipe do Gae-co de Curitiba. Os detidosestavam com cerca de 20quilos de maconha e trêsquilos de crack.

Foto

: SE

SP

Page 17: Edição 236

Segurança 17www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

O governador Beto Ri-cha reassumiu o governo naúltima quarta-feira (6) eanunciou um novo pacote demedidas do programa Para-ná Seguro, em solenidaderealizada no Palácio Iguaçu.Richa autorizou a Polícia Ci-vil a publicar um edital deconcurso público nos pró-ximos 30 dias para contra-tar 400 delegados até 2014.Ele também liberou a licita-ção para a aquisição de 1.255viaturas e autorizou a implan-tação de delegacias de Ho-micídios em Londrina, Ma-ringá e Cascavel.

No mesmo ato o gover-nador assinou os decretosde criação do 23º Batalhãoda Polícia Militar, com sedena Cidade Industrial de Cu-ritiba, e do Batalhão deFronteira (24º BPM), comsede em Marechal CândidoRondon, no Oeste do esta-do. Cada novo batalhão terá500 policiais. No mesmodocumento está prevista acriação do 7º Comando Re-gional da PM, sediado emCuritiba, com o nome deComando de Operações deEventos.

Richa disse que o Pa-raná Seguro, anunciado em2011, trouxe várias medidaspara melhorar as estruturasdas polícias Civil e Militarpara o combate à criminali-dade, à violência e ao tráfi-co de drogas. "As novasmedidas vão contribuir parafortalecer ainda mais a se-

Richa anuncia novas medidas parareforçar a segurança pública no Estado

Segundo o governador, é uma vergonha o Paraná ter

muitas cidades que são sedes de Comarca e não tem um delegado da Polícia Civil

gurança pública no Estado",destacou.

Segundo ele, o 23º Ba-talhão vai atender a CidadeIndustrial de Curitiba, que éuma região com 200 mil ha-bitantes e um grande núme-ro de homicídios e tráficode drogas. O Batalhão deFronteira terá 500 policiaisa mais para fazer a seguran-ça de 139 municípios da re-gião Oeste do Paraná. "Sig-nifica ter mais policiais emais oficiais para atenderáreas onde foi detectada anecessidade, pelo grandenúmero de casos de crimese violência", afirmou.

Richa lembrou o suces-so de medidas que estãosendo implantadas na segu-rança pública, como as Uni-dades Paraná Seguro insta-ladas nos bairros Uberaba eParolin, em Curitiba. "Jáconstatamos uma reduçãobrutal no número de crimes

nessas áreas. Em um mês,depois da UPS não teve umúnico homicídio no Parolin",lembrou.

Segundo Richa, é umavergonha o Paraná ter mui-tas cidades que são sedesde Comarca e não tem umdelegado da Polícia Civil."Com essa nova contrata-ção, teremos delegados emtodas as comarcas e cida-des grandes do estado", dis-se o governador.

CompromissosO secretário da Segu-

rança Pública, Reinaldo deAlmeida Cesar, disse quenunca havia visto em umgoverno estadual tanta pro-ximidade com a área da se-gurança e um número tãogrande de medidas que es-tão sendo implantadas emtão pouco tempo. Segundoele, foram criados quatrobatalhões para a PM e foianunciada a maior contra-

tação de policiais da histó-ria do Paraná.

Almeida César ressaltouque o governo também en-caminhou mensagens paracriação do Fundo Estadualde Segurança Pública epara a implantação do pa-gamento da remuneraçãodas forças policiais pormeio de subsídio. "Comisso, estamos pagando umdos melhores salários doBrasil na área de segurançapública", disse.

Ele lembrou ainda a au-torização para a AcademiaPolicial Militar do Guatupêpara funcionar como insti-tuição de ensino superior,oferecendo graduação comotecnólogo ou bacharel emsegurança pública para to-dos que ingressarem na Po-lícia Militar. "São ações con-cretas, que mostram preo-cupação com todas as fasesna vida de um policial e quemostram que o compromis-so assumido está sendo in-tegralmente cumprido",completou o secretário.

Segundo Almeida Cé-sar, as medidas estão surtin-do efeito e a prova disso é atendência consolidada de re-dução de número de crimes,que em maio se refletiu naredução da taxa de homicí-dios registrados na capital(Curitiba teve uma queda de30% nos homicídios) e osíndices de aceitação das UPSdo Uberaba e Parolin, quesão superiores a 90%.

O delegado-geral Mar-cus Vinicius Michelotto par-ticipou na semana passadadas homenagens prestadaspara 37 policiais civis, en-tre delegados, investigado-res, escrivães e agentes deoperações das unidades daDivisão de Polícia Metropo-litana (DPMetro), em reco-nhecimento ao mérito portempo de serviços prestadosà Polícia Civil. A cerimôniade entrega das medalhas co-memorativas de ouro, pratae bronze (para os policiaisque completaram respecti-vamente 30, 20 e 10 anosde bons serviços à institui-ção) aconteceu na CâmaraMunicipal de Quatro Barras.

Durante o evento, orga-nizado pela Assessoria deRelações com a Comunida-de, sob o comando da dele-gada Ana Cláudia Machado,Michelotto enfatizou a im-portância da homenagemaos policiais civis. "É umaforma de valorizar o polici-al civil e reconhecer o im-portante trabalho policialprestado à sociedade," dis-

Policiais da RMC recebem homenagem por tempo de serviço em Quatro Barras

se. Além de Michelotto, a ce-rimônia contou com a pre-sença dos delegados Hamil-ton da Paz (chefe da DP-Metro) e Wilciomar Voltaire(titular da Delegacia de Qua-tro Barras). Destaque tam-bém para a presença dovice-prefeito de Quatro Bar-ras, Edison Repinoski, e dovice-presidente da CâmaraMunicipal, Antonio CezarCreplive.

Os homenageados fo-ram: Delegados HamiltonCordeiro da Paz Júnior(ouro), Erineu SebastiãoPortes (ouro), Amadeu Tre-visan Araujo (prata), Home-ro Vieira Neto (bronze) eGisele Mara Durigan (bron-ze). Os investigadores ho-

menageados foram ElifasOrti Cordeiro (ouro), EdsonLuiz Rodrigues da Costa(ouro), Clovis Pinheiro LimaJunior (prata), Lea SantosLima (prata), Juscelino Apa-recido Bayer (prata), Job daLuz de Freitas (prata), Mi-guel Souza (prata), AleardoRiguetto (prata), João Car-los Gonçalves da Rocha(prata), Pedro Milsted (pra-ta), Carla Maria Bittencourt(bronze), Julio Cesar Car-valho (bronze), Rui CarlosCarvalho (bronze), Luiz Ro-gério Podegurski (bronze),Adilson Ferreira de Lima(bronze), Gerson Luiz Czai-kowski (bronze), EmersonPedro Protica (bronze),Marcelo Gomes de Oliveira

(bronze), Danilo Tuzzi(bronze), Dirceu Horne Al-ves Junior (bronze), GersonMartins Filgueiras (bronze),Ludemila Leites (bronze),Ines Bissoni (bronze), Val-dir Ferreira dos Santos(bronze), Osmair José Pe-reira da Silva (bronze) eFrancisco Lourival Camar-go de Lima (bronze) e osescrivães foram Jonas Ca-milo de Godoi (prata), Gil-mar Colpani (bronze), JoãoPaulo Kepes Noronha (bron-ze), Luisele Vallin Trindade(bronze), Eclea de AlmeidaRazera Souza (bronze) e fo-ram homenageados os agen-tes em operações Jonny An-tônio Krone (prata) e Seni-val da Luz (bronze).

Homenageados durante solenidade acontecida na Câmara de Quatro Barras

Richa autorizou a Polícia Civil a publicar um edital de concursopúblico nos próximos 30 dias para contratar 400 delegados até 2014

Page 18: Edição 236

Agenda Cultural18 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Áries

Suas ideias estarão a mil e seu poder de convencimento tam-bém, então, aproveite para defender seus pontos de vista e poderáimpressionar seus chefes. Cuidado para não se sobrecarregar de-mais, faça uma tarefa de cada vez. Tente descansar mais, dormirmelhor e relaxar nas horas de folga.

Touro

Confie no seu taco e aprenda a lidar com as pressões e cobran-ças se deseja progredir no emprego. Mostre sua força de vontade esua capacidade de realização. Astral ótimo para sair com amigos epessoas queridas. Cuide bem do seu dinheiro, corte as despesassupérfluas e evite fazer dívidas.

Gêmeos

Boa semana para fazer novos e bons contatos profissionais. Aoassumir uma tarefa, mostre toda sua força e determinação. Conse-guirá resolver problemas que estavam pendentes. Doença de pa-rente pode trazer preocupação. Em casa, cumpra suas obrigaçõesfamiliares.

Câncer

Terá boas ideias para ampliar as suas possibilidades no traba-lho. A semana é indicada para trabalhar em equipe, pois irá aprendercom as experiências dos demais colegas. Mantenha a calma na horade lidar com pressões e cobranças. Familiares distantes poderãoentrar em contato e se aproximar.

Leão

Você saberá demonstrar sua eficiência e seus talentos no traba-lho, assim, terá melhores resultados. Porém, não se envolva emassuntos que não lhe dizem respeito, convém manter a discrição.Bom período para se dedicar a alguma atividade física ou aos espor-tes. Não deixe os familiares de lado.

Virgem

Disposição e vitalidade não vão faltar para resolver problemasou finalizar tarefas antes de assumir novos compromissos no traba-lho. Atividades em grupo vão trazer satisfação e ainda novos apren-dizados. Aprenda a valorizar as pessoas pelo que elas são e nãopela imagem que faz delas. Entre amigos, ouça mais.

Libra

Procure se organizar e achar um tempo para se dedicar anovos aprendizados. No trabalho, será preciso manter a calma, poispoderá enfrentar alguns desafios como a conclusão de uma tarefaimportante. Boas relações com os familiares. Clima propício parafazer novas amizades.

Escorpião

Se você está pensando em conseguir melhores oportunidadesno trabalho, aceite a ajuda dos colegas. Competência não vai faltarpara alcançar bons resultados. Aproveite para ampliar seus conhe-cimentos. Fuja de conflitos com pessoas do seu convívio e valorizesuas relações de amizade.

Sagitário

Poderá conseguir o reconhecimento que deseja por meio desua dedicação e seus esforços no trabalho. Um contratempo envol-vendo dinheiro pode surgir e mexer com seu humor. Semana favo-rável para fazer alianças e parcerias, unindo-se a pessoas quetenham os mesmos objetivos que os seus.

Capricórnio

A boa convivência com os colegas de trabalho permitirá bonsresultados em menos tempo. Estará com força e poder para resolveros problemas do caminho e também para melhorar as atividadesrotineiras. Terá boa ideia para melhorar a sua situação financeira.Cuide melhor de sua alimentação.

Aquário

Não se cobre tanto no serviço, poderá se estressar e aindadificultar o convívio com os colegas. Mantenha a calma e conseguirávirar as situações a seu favor. Procure concluir tarefas pendentes.Ótimo período para rever questões de saúde e promover mudançasem sua dieta alimentar.

Peixes

Mantenha o foco em suas metas. No ambiente profissional, prio-rize as tarefas que possa fazer sem depender dos outros e mantenhasigilo sobre seus projetos. Procure resolver mal-entendidos e pen-dências com os familiares ou restabelecer a harmonia do lar apostan-do no diálogo

Horóscopo

Cinema Estreia no Cinema

Flores do Oriente

Estes estão de volta!Madagascar 3: Os Procurados,nesta sexta-feira nos cinemas

Cinesystem – Shopping Curitiba

Os Vingadores (Dub) - Sala 1 - 12:10 - 15:00 - 18:30 - 21:40

Homens de Preto 3 (Dub) - Sala 2 - 12:30 - 14:50 - 17:20 - 19:40 - 22:00

Madagascar 3: Os Procurados (Dub) - Sala 3 - 12:00 - 14:20 -16:40 - 19:00 - 21:20 - 23:50

Branca de Neve e o Caçador (Dub) - Sala 4 - 12:40 - 15:20 - 18:10- 21:00 - 23:40

Madagascar 3: Os Procurados 3D (Dub) - Sala 5 - 11:15 - 13:25- 15:40 - 18:00 - 20:20 - 23:00

Prometheus 3D (Dub) - Dala 5 - 20:20

Cinesystem – Shopping Total

Branca de Neve e o Caçador - Sala 4 (Dub) 13:35 - 16:15 - 18:55- Sala 3 (Leg) - 13:55 - 16:35 - 19:15 21:55

Homens de Preto 3 - Sala 1 (Dub) - 14:00 - 16:20 - 19:20 - (Leg) -21:40

Madagascar 3: Os Procurados 3D (Dub) - Sala 6 - 13:30 - 15:30- 17:30 - 19:30 - 21:30 - Sala 5 - 14:30 - 16:30 - 19:00 - 21:00

Os Vingadores (Dub) - Sala 4 - 21:35

Para Sempre (Leg) - Sala 2 - 14:20 - 16:40 - 19:00 - 21:20

Cinesystem – Shopping Cidade

Branca de Neve e o Caçador (Dub) - Sala 5 - 13:40 - 16:20 - 19:10- 21:45

Homens de Preto 3 (Dub) - Sala 3 - 14:20 - 17:00 - 19:20 - 21:40 -Sala - 1 16:30 - 22:00

Madagascar 3: Os Procurados 3D (Dub) - Sala 2 - 13:30 - 15:30- 17:30 - 19:30 - 21:30 - Sala 4 - 14:30 - 16:30 - 19:00 - 21:00

Os Vingadores (Dub) - Sala 1 - 13:45 - 19:15

Pela primeira vez em3D, os animais de Mada-gascar estão em fuga, es-condendo-se no circo, fa-zendo truques que desafi-am a morte e fazendo no-vos amigos.

No terceiro episódio dafranquia de bilhões de dó-lares Madagascar, Alex(Ben Stiller), Marty (ChrisRock), Gloria (Jada PinkettSmith) e Melman (DavidSchwimmer) estão decidi-dos a voltar para o Zooló-gico do Central Park emNova Iorque. Deixando aÁfrica para trás, eles pe-gam um desvio e emergem,literalmente, na Europa —em uma caça aos pinguinse chimpanzés que quebra-ram a banca de um cassi-no de Monte Carlo. Logoos animais são descobertospela obstinada agente decontrole de animais Fran-

cesa, Capitão Chantel Du-Bois (Frances McDor-mand), que não gosta deanimais de zoológico an-dando pela sua cidade e estáentusiasmada pela ideia decaçar seu primeiro leão! Osanimais encontram o es-conderijo ideal em um cir-co itinerante, onde bolamum plano para erguer o cir-co, descobrir alguns novostalentos e voltar pra NovaIorque com vida.

Tem filmes que quasepassam despercebidos dogrande público. Que nãoganham grandes manche-tes, mas que nos transpor-tam a grandes viagens nahistória. Esse é o caso dochinês Flores do Oriente.

Ele apresenta um qua-dro que pouco conhece-mos: a ocupação japone-sa da China em 1937. Atoque precedeu a 2ª GuerraMundial. Dos atos japone-ses na guerra conhecemosmuito o ataque a PearlHarbor, nas ilhas do Ha-vaí. De tempos em tem-pos são feitos filmes mos-trando esse fato.

Agora os chineses co-meçam a contar o seulado na 2ª Guerra Mundi-al. De como foram inva-didos pelos japoneses ecomo as suas tropas secomportaram na tomadade Pequim, a capital dopaís. O tema é um grandedesafio. A brutalidade daguerra é de difícil diges-tão. Até hoje temos difi-culdade de entender os

campos de concentraçãonazistas.

O filme mostra esseteatro de guerra de umlado diferente. Dos pou-cos que se transformamem heróis nessesmomentos tãoterríveis. Oherói prin-cipal é umnorte-ame-r i c a n o ,C h r i s t i a nBale, que é en-volvido pela guer-ra e desempenhaum papel que esta-

va muito longe dos seushábitos diários. Durante ofilme outros heróis seconstroem.

O cenário é uma igre-ja que tem uma escolapara moças. Nela adoles-centes são educadas nospadrões católicos. De re-pente um grupo de pros-titutas vem procurar abri-go na igreja.

O filme é baseado numromance "Astrezes floresda guerra",de Yan Ge-ling, que tam-bém participado roteiro do fil-me. A complexidade

do enredo é enorme, masem nenhum momento o di-retor se perde. A qualidadetécnica do filme é impres-sionante. A direção deZhang Yimou é esplêndida.Entre nós outro filme, Lan-ternas Vermelhas, já fez umgrande sucesso.

Resumindo é umaobra-prima que deve servista. Vai se tornar um clás-sico em DVD.

Page 19: Edição 236

Social 19www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

Coluna SocialNiver da Semana:

Aurea Speckdia 12 de junho

Giulianno Andrade Gomes, gerente da ACINFAZ comemoraidade nova neste dia 13 de junho e recebe a homenagem

da equipe do jornal A SEMANA. Parabéns e sucesso!

A amiga e jornalista Evelise Baronecurtindo merecido descanso em João Pessoa. Você merece!

Parabéns a pequena Tatiane dos Santos Braine que no ultimo dia 04de junho completou mais um ano de vida e recebeu o mimo da

Titia Silmara, Vovó Marli e do primo Daniel. Parabéns!

Um abraço aos amigos dasredes sociais do jornal A

SEMANA pelo seu aniversário:

Marcos Fidenciodia 10 de junho

Não seja mais um simples aluno venha

para a SCULPTOR, seu corpo e sua Saúde merecem o melhor!

Nós acreditamos em você!

Page 20: Edição 236

Política20 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

A taxa de desempregoe a automação

Professor César Graça

ConexãoTribunal de Contasdivulga lista de "inelegíveis"

Apesar da economia brasileira ter ficado quase estagnada no1º trimestre, o desemprego está numa taxa muito baixa, a menornos últimos 5 anos. O que é bem diferente do que está ocorrendono resto do mundo.

A Europa está vivendo uma grande crise de desemprego. NaEspanha a taxa de desemprego já passa dos 25%. Entre os jo-vens essa taxa está acima de 50%. Nos Estados Unidos a taxatambém está alta, próxima de 10%. No Brasil ela está abaixo de6%, o que é uma das mais baixas dos últimos 10 anos.

Nesse cenário de quase pleno emprego, o valor dos saláriostende a aumentar. Nos últimos meses a crise econômica estádificultando o aumento real dos salários, mas logo essa tendênciavai perder força e os salários voltarão a crescer, favorecendo umgrande crescimento da automação no Brasil.

O Brasil se vale da sua competitividade na agricultura paraconstruir o seu crescimento econômico, pois é o único setor quetemos vantagens competitivas com relação aos estrangeiros é oagrícola. Agora precisa atualizar os outros setores da economia. Epara que isso ocorra é fundamental que o processo de automaçãose acelere.

A qualificação do ensino brasileiro está aumentando de formarápida, mas ainda estamos muito distante dos países mais desen-volvidos. É fundamental que essa diferença caia ainda mais.

Com a automação a qualificação dos trabalhadores precisaráaumentar. A qualificação média dos trabalhadores é baixa. Serápreciso um grande esforço de treinamento e requalificação da mãode obra.

Aumentar a automação sem a qualificação da mão de obra éforçar um grande desemprego. Retardar a automação para man-ter o pleno emprego também não é uma boa alternativa, pois per-demos competitividade nos nossos produtos. É preciso avançarcom a educação.

O governo está investindo na pré-escola e no ciclo fundamen-tal, que era o nosso ponto mais fraco no nosso sistema de ensino.As faculdades privadas estão crescendo bastante e ampliando asvagas no ensino superior.

O que está faltando agora é uma melhor qualificação paraquem já está trabalhando. Muitos podem melhorar a sua qualifica-ção fazendo um ensino superior. Mas não é uma solução paratodos. É preciso que os trabalhadores que perderam o empregopara a automação sejam qualificados para melhores empregos.

O Senai e o Sesc são um exemplo a ser seguido. O proble-ma é que a quantidade de escolas de requalificação ainda é peque-na. Novas escolas devem ser criadas para melhorar a qualifica-ção de quem já está trabalhando e não tem tempo de fazer umestudo convencional. Esse é o próximo desafio para o nosso sis-tema de ensino.

O Tribunal de Contasdo Estado (TCE) publicouem seu site(www.tce.pr.gov.br), a lis-ta dos gestores públicosque tiveram contas desa-provadas, que também foientregue ao Ministério Pú-blico Eleitoral. São 1.098nomes que aparecem em1.630 ocorrências. A deci-são sobre a validade ou nãodo registro das candidatu-ras é de competência do Mi-nistério Público Eleitoral,que vai atuar através de 206juízes eleitorais.

Entre os políticos co-nhecidos da RMC, nas ci-dades de Fazenda RioGrande e Mandirituba, apa-recem o do ex-vereaadorAquiles Wozniack que teveas contas desaprovadasquando geriu a Companhiade Desenvolvimento deFazenda Rio Grande (CO-DEF). O ex-prefeito deMandirituba, DomingosAdir Palu também caiu na"malha" do TC em razão de

Adir Palu, Chemim e Irivan Ferreira políticos de Mandirituba caíram na malha do TC

ter feito despesas sem lici-tação em um repasse daSEED para o município.

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara deMandirituba, Irivan Ferrei-ra foi autuado pelos seguin-tes motivos: remuneraçãodos agentes políticos - re-cebimento acima do devido;conteúdo do relatório docontrole interno insatifatório;responsável pelo controleinterno é cargo em comis-são, o relatório do controleinterno possui indicação deirregularidade, o responsávelpelo sistema de controle in-terno não foi nomeado noexercício de 2007.

O ex-vereador do mu-nicípio, Lauri Palu que foipresidente da Câmaa Muni-cipal teve as contas desa-provadas no exercício de2001. Luiz Carlos Chemim,ex-prefeito da cidade tam-bém apresentou com irre-gularidades a Prestação deContas de Convênio nº 156/97 firmando entre SEED-

ISAP e o Município de Man-dirituba, exercício de 2000,no valor de R$ 20.250,00

A Justiça Eleitoral ado-ta a lista como um dos cri-térios para definir se os can-didatos ao pleito de outubrodeste ano serão considera-dos inelegíveis ou não.

Lista maiorA lista foi ampliada este

ano. O motivo foi a deter-minação da legislação elei-toral de que sejam relacio-nados todos os ordenado-res de despesas que tive-ram contas desaprovadasao longo dos últimos oitoanos. Nas últimas eleiçõesmunicipais, em 2008, o pe-ríodo era de cinco anos.Naquela ocasião, o total deinscritos na relação chegoua 1.025 nomes. A decisãosobre a validade ou não doregistro das candidaturas éda Justiça Eleitoral, que vaiatuar por meio de 206 juí-zes. Os magistrados levamem consideração os pare-ceres do Ministério Públi-

co Eleitoral.São diversos os moti-

vos que levam à desapro-vação de contas. No casodos municípios estão a au-sência da realização ou ofracionamento de licitação;não cumprimento das reso-luções e prazos fixados paraa entrega dos documentoscontábeis; questões relati-vas ao sistema de controleinterno dos municípios e onão cumprimento das de-terminações constantesnos pareceres prévios deexercícios anteriores, rela-tivo à devolução de verbasdo Fundef/Fundeb.

Citam-se, ainda, comoirregularidades a contrata-ção de pessoal sem realiza-ção de concurso público;falhas técnicas na aberturae contabilização de créditosadicionais; relação de res-tos a pagar que não atendeàs exigências fixadas emlegislação e inexistência decobrança da dívida ativa domunicípio.

A polêmica sobre a pin-tura de prédios públicoscom cores do partido doprefeito novamente vieramà tona nessa semana. EmFazenda Rio Grande, a ser-vidora pública Tainara Motaentrou com uma represen-tação no Ministério Público(MP) contra o prefeito deFazenda Rio Grande, Chi-co Santos. Antes dela, o de-putado estadual ToninhoWandscheer(PT) também jáhavia levado a mesma de-núncia junto ao MP-PR.

A servidora alega que o

Cores do partido do prefeito em prédiospúblicos geram polêmica em Fazenda Rio Grande

prefeito pintou vários órgãospúblicos da cidade, comoum colégio recentementereformado, a sede da Guar-da Municipal, o teatro mu-nicipal, o hospital, de azul eamarelo por ser as cores dopartido dele, o PSDB.

"A cor predominanteda bandeira municipal é oazul e o branco. Tem a coramarela sim, mas fica cla-ro aí que tem uma intenci-onalidade partidária na pin-tura desses prédios", dissea servidora.

O prefeito Chico Santos

diz que o azul e o amarelo jáeram utilizados pela adminis-tração passada, que era doPPS. "O meu antecessor fi-cou oito anos no mandato e,como vocês podem ver,também usou a lei. Tambémcolocou os prédios públicospintados nas cores de azul eamarelo. Então eu não criei,eu estou mantendo o projetopadrão, respeitando a ban-deira do nosso município quesão esses tons de cores, eunão inventei nada, estoumantendo uma continuida-de", afirmou o prefeito.

Além de Tainara, outrasquatro pessoas entraramcom a representação no MPfederal. "Nós solicitamosprovidências quanto ao re-paro disso, para que os pré-dios públicos venham a serpintados tirando essa corpartidária".

Para o prefeito ChicoSantos, esse tema não pas-sa de intriga política. "Porémexiste uma coincidência decores. Os denunciantes sãode partidos de oposição e quefazem oposição não importaonde esteja", afirmou.

Page 21: Edição 236

Brasil 21www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

A balança comercial -valor das exportações me-nos o das importações -apresentou um superávit dequase 3 bilhões de dólares,o que parece ser um valormuito alto, mas na realida-de não é tanto assim. Essevalor é 15% menor do queo do ano passado.

Em 2011 o superávitfoi de 25 bilhões de dóla-res, 25% maior que o anoanterior. A tendência é queo superávit termine o anoentre 25 e 30 bilhões dedólares. Um pouco maiorque o ano passado.

A balança comercialpositiva é fundamental parasustentar o crescimento doBrasil. Sem esse superávitnão teríamos recursos parapagar outras contas como:juros dos empréstimos fei-tos, serviços devidos aosestrangeiros, despesas deturistas no exterior, etc...

O resultado final é umpequeno déficit das contas

Balança comercial tem baixo superávitexternas, que é compensa-do pelos investimentos fei-tos pelos estrangeiros noBrasil. Mas como o superá-vit tem uma tendência decrescimento, o Brasil tem umgrande futuro pela frente.

O que mantêm essa ex-pectativa positiva são asgrandes exportações decommodities, principal-mente a soja e o minério deferro, que sozinhos geramum superávit superior a 70bilhões de dólares. Se so-marmos os outros produ-tos agrícolas o superávitpassa dos 100 bilhões dedólares.

São essas exportaçõesde produtos básicos quemantém o Brasil de pé nes-se momento de uma gran-de crise mundial. A expec-tativa é que esses superá-vits aumentem. A Chinacontinua precisando dessesinsumos para manter o seucrescimento. A médio pra-zo ele irá aumentar ainda

mais, pois iremos exportartambém petróleo.

O superávit final, queengloba todos os produtoscomercializados, tem gran-des variações sazonais. Osmelhores meses são abril oumaio e outubro. Abril e maiosão meses de pico das ex-portações agrícolas e outu-bro da exportação de pro-dutos industrializados. Aquestão é que nesse anotemos dois movimentosopostos. O primeiro é aquebra da safra de soja, quereduziu a quantidade pro-duzida em quase 15%. Osegundo é uma desvalori-zação do real, que incenti-va a exportação de manu-faturados.

É nessa gangorra queas previsões se equilibram.É muito provável que o su-perávit do setor agrícolacaia um pouco, pois alémda redução da safra de soja,os preços dos outros pro-dutos agrícolas já caíram

mais que a desvalorizaçãodo real. Até o momento eleestá um pouco acima doano passado, pois a safranesse ano foi antecipadaquase um mês em funçãodo clima e do mercado fa-vorável.

O setor industrial ain-da não mostrou o impactodo aumento da sua vanta-gem competitiva. Normal-mente a exportação leva deseis meses a um ano parase adaptar a um novo pata-mar do dólar.

Até o momento a mé-dia móvel dos últimos 12meses - soma dos superá-vits dos últimos 12 meses -apresenta o valor de 28 bi-lhões de dólares. Esse acu-mulado já chegou a 30 bi-lhões no início do ano, o quedemonstra uma leve queda.Agora é preciso esperar ocomportamento da exporta-ção dos bens manufatura-dos, para ver como a subidado dólar influenciou. (CG)

Contra todas as expec-tativas do mercado financei-ro, a presidente Dilma Rous-sef está conseguindo redu-zir a taxa de juro real, taxanominal menos a inflação.

Enquanto os líderes dospaíses desenvolvidos nãosabem o que fazer, aqui apresidente do Brasil, DilmaRoussef sabe o que quer.Agora ela está na cruzadade reduzir a taxa de juros daeconomia e o endividamen-to público.

Contra todas as expec-tativas do mercado financei-ro, ela está conseguindo re-duzir a taxa de juro real,taxa nominal menos a infla-ção. A Selic já caminha parauma taxa de juro real de 2%,o que é um grande marcona economia brasileira. Ataxa real média nos últimosdez anos foi de 10%, emalguns momentos já chegouacima de 40%.

Mas as ações para a re-dução dos juros não se res-tringem ao mercado de tí-tulos públicos. O governoabriu um campo de batalhapara a redução dos juros nosetor privado. Os bancosestatais, Banco do Brasil,Caixa Econômica Federal eo Banco Nacional de Desen-volvimento Econômico eSocial (BNDES), estão en-

A intervenção do Banco Central no Banco Cruzeiro do Sule o pedido de falência do grupo francês Doux na França, que noBrasil era o proprietário do grupo Frangosul no Brasil, mostrama dinâmica da crise. Essas empresas já estavam apresentan-do problemas há muito tempo, principalmente o grupo Frango-sul. Várias outras empresas logo vão quebrar.

O crédito está muito difícil. Essa é uma rotina. Empresasque tem problemas são as primeiras a quebrar num momentode crise financeira. Num momento normal elas conseguemsobreviver com muita dificuldade, mas sobrevivem. O mo-mento de crise é um processo seletivo, só as melhores sobre-vivem.

O efeito da quebra de uma empresa assusta todas as queparticipam desse segmento. No mercado financeiro não é dife-rente. Vários bancos pequenos terão muita dificuldade em cap-tar recursos no mercado. E quem já estava em situação deli-cada, vai enfrentar tempos difíceis. É muito provável que oBanco Central tenha auxiliar vários bancos a superarem essemomento. E alguns, mesmo com esse auxílio, vão quebrar.

O mesmo vai ocorrer em outros segmentos de mercado.O Frangosul foi comprado pelo JBS, um dos líderes mundiaisno segmento de proteína animal. No Brasil o grupo atua maisno setor de carne bovina. Com a compra do Frangosul eleentrou no segmento de carne de frango.

Para os integradores (os fazendeiros que produzem fran-go e suínos para os frigoríficos) é um alívio. Depois de váriosmeses de agonia, agora eles tem uma perspectiva de umaestabilidade financeira e de crescimento para os seus negóci-os. A crise tem um lado positivo que é eliminar as empresasmais fracas e propiciar uma retomada dos negócios em outrasbases.

Quem sobreviver terá um grande espaço para o cresci-mento. A retomada do crescimento no Brasil vai ser muito in-tensa, no médio prazo. Quem estiver no processo produtivovai aproveitar esse momento particular. A dificuldade é chegaraté lá ileso.

O momento atual é de muita incerteza. O pânico está to-mando o mercado internacional. O Brasil sofre respingos des-sa crise. É muito provável que os bancos estrangeiros tro-quem de dono. Os maiores candidatos são o Santander e oHSBC, que tem as suas matrizes na Europa.

Eles estão precisando desesperadamente de recursos paramanter os seus negócios na Europa. Uma alternativa é venderas suas filiais na América Latina. Até agora eles ainda nãovenderam a filial brasileira, a dos outros países está sendo feitade forma bem apressada. Mas é só uma questão de tempo.Os bancos brasileiros de varejo, Bradesco e Itaú, são os maissérios candidatos à compra. Mas é possível que outros candi-datos apareçam no último minuto, bancos chineses é uma pos-sibilidade.

Esse o processo seletivo que as empresas estão passan-do faz parte dos ciclos normais de uma economia. Tudo tem oseu ciclo de vida, as pessoas, as plantas, os animais e tam-bém as empresas. Algumas têm um ciclo de vida maior, outrasmenor. Mas todas estão sujeitas às leis de renovação.

O outro lado da crise ainda não apareceu. É o nascimentode novas empresas muito criativas. Com o acesso de novastecnologias o Brasil vai entrar num processo de rápida automa-ção. Nos países mais desenvolvidos esse processo levou dé-cadas. No Brasil esse processo vai ocorrer de forma muitorápida.

Logo veremos dúzias de novas empresas fazendo gran-des transformações da nossa estrutura produtiva. Construçãoe destruição é a dinâmica da economia. As crises são momen-tos de morte de algumas empresas e para outras é o momentodo nascimento. Para algumas empresas é o final de um ciclo,para outras é o nascimento. (CG)

Quebra de empresas

Os ajustes na economiagajados com a política daredução dos juros. Comessa estratégia também osbancos privados tiveramque acompanhar, pois se nãofizerem perderiam muito cli-entes.

Juros muitos altos porum longo tempo criaramum grande desajuste. Osinvestimentos no sistemaprodutivo se reduziram eaumentaram na especulaçãocom a renda fixa. Em algunsmomentos o governo che-gou a tomar 70% das apli-cações com os títulos parafinanciar a sua dívida inter-na. O governo já reduziu asua participação no campode tomador de crédito, masainda é o principal cliente.

Com a redução dos ju-ros o governo faz umgrande ajuste na economia.A conjuntura internacionallhe é muito favorável. Ospaíses desenvolvidos estãopagando taxas negativas.O Brasil pode reduzir assuas taxas sem risco deperder investimentos es-trangeiros. O mais prová-vel é que eles voltem aacontecer em função dasboas condições da nossaeconomia.

Com a queda dos juroso endividamento do gover-no também cai. A expecta-

tiva é que a dívida públicalíquida, agora em junho, caiaabaixo de 35% do ProdutoInterno Bruto (PIB). Os pa-íses mais desenvolvidos têmuma taxa média acima de100%.

O próximo passo é oaumento dos investimentosem infraestrutura. Com aredução das taxas de juros,o governo reduz bastante assuas despesas. Hoje a prin-cipal conta é a de juros, em2011 ele gastou mais de 250bilhões de reais. Com a novapolítica essa conta deve cairpara 200 bilhões de dólares.E ela vai reduzir mais aindase a inflação cair.

É só olhar e ver que ainfraestrutura pública estáentrando em colapso. EmCuritiba o transporte públi-co está se degradando rapi-damente. O Porto de Para-naguá opera a plena capaci-dade num ano que a quebrada safra de soja foi de 35%.Se a próxima safra recobraros níveis anteriores voltare-mos a ver grandes engarra-famentos de caminhões naestrada para Paranaguá. Emoutros lugares a situaçãoestá bem pior.

O Brasil precisa apren-der com a China que fezgrandes investimentos naconstrução da sua infraes-

trutura. Em três décadas fezo que os países desenvolvi-dos levaram mais de umséculo. Hoje a China já temuma infraestrutura boa, oque aumenta ainda mais asua competitividade na ex-portação de produtos manu-faturados.

Para conseguir aumen-tar os investimentos públi-cos em infraestrutura o go-verno terá que se reformar,reduzir os seus gastos comcusteio e aumentar a suaeficiência. É uma ação mui-to ousada que o atual go-verno ainda não começou.O mais provável é que essatarefa seja deixada para opróximo presidente. O Par-tido dos Trabalhadores (PT)tem a sua base de sustenta-ção nos funcionários públi-cos e nos políticos do nor-deste, que são os setores danossa sociedade mais refra-tários a mudanças.

Só a redução da taxa dejuros no Brasil já é uma gran-de reforma no sistema ad-ministrativo da nação. Umendividamento abaixo de30% do PIB também seráuma grande conquista. Pa-rece que o governo da Dil-ma vai ficar nesse estágio evai deixar a construção deuma nova infraestrutura parao próximo governo. (CG)

Page 22: Edição 236

Mundo22 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

ENEM, o Caminho MaisCurto Para a Universidade

Com a palavraProfessora Kátia Marrafão, Diretora

Pedagógica do Colégio Dom Bosco FRG

Com crise na Europa, EUApodem investir mais no Brasil

Economia e seus reflexos

A taxa de crescimentoda economia brasileira no1º trimestre foi um poucomaior que zero, ficandomuito abaixo do que o go-verno estava prevendo. Oprincipal vilão dessa quedaé a política de altas taxasde juros imposta pelo Ban-co Central do Brasil (BA-CEN), no ano passado. Osegundo motivo é a criseinternacional, que reduziuos investimentos e o con-sumo.

O resultado final é umainflação bem comportada.No final do ano é provávelque ela esteja até um pou-co abaixo da meta do BA-CEN que é de 4,5% ao ano.O resultado do governo foiatingido, a inflação foi con-tida, mas a que preço? Aredução do crescimentoeconômico.

Havia outras maneirasde reduzir a inflação. A pri-meira e mais simples é ogoverno não ter inflado tan-to a economia em 2010,que teve o crescimento dequase 8%. O motivo dessecrescimento foi a campa-nha eleitoral para a presi-dência da república. O re-sultado final foi que o Par-tido dos Trabalhadores(PT) ganhou a eleição, e ocrescimento sustentável doBrasil saiu perdendo.

Outra alternativa, nãoaproveitada, foi a reduçãodas despesas do governo.No início do seu governo a

presidenta Dilma até esbo-çou esse caminho. Mas nãoconseguiu controlar a suabase de apoio no congres-so. Para governar teve quefazer concessões e gastarmais do que queria. A suabase de apoio demandamuitos gastos para ser fiel.Sem esse patrocínio finan-ceiro, ela se rebela.

Então só sobrou aogoverno apertar a popu-lação em geral, com umaumento significativo dataxa de juro, que implicaem gastos maiores dogoverno com a dívida pú-blica e redução do cres-cimento econômico. Sóque o resultado foi muitopior do que o governo es-perava.

O estrago já está feito,consertá-lo vai dar muitotrabalho. A saída mais atra-ente para o Brasil é o au-mento dos investimentos

públicos em infraestrutura.Para fazer isso o governoprecisa reduzir os seus gas-tos correntes. Hoje ele ain-da não tem coragem paratanto. Por esse motivo essasaída para o crescimentoeconômico, muitas vezesensaiada, não vai ser reali-zada dessa vez. Quem sabenuma próxima?

O que sobrou é incen-tivar o consumo com mai-ores quantidades de créditoe com taxas menores. Épossível que essa alternati-va propicie algum retornodo crescimento econômico.Os bancos privados estãoressabiados com as altastaxas de inadimplência doscontratos concedidos noperíodo de 2009-2010. Masterão que acompanhar osbancos públicos, senão per-derão os seus clientes.

Outra alternativa possí-vel é incentivar os investi-

mentos estrangeiros no Bra-sil. Mas o momento inter-nacional não está tão favo-rável. É possível que o mer-cado financeiro internacio-nal mude o seu humor sehouver uma saída para acrise econômica na Europa.O que nas atuais condiçõesparece pouco provável.

Hoje os Estados Uni-dos estão mais preocupa-dos com a situação econô-mica da Europa, que a pró-pria Alemanha. O que in-dica que a Europa não vaisair da crise tão cedo. Oque os investidores inter-nacionais vão fazer comrespeito à crise da Europae o lento crescimento dosEstados Unidos ainda émuito incerto.

Mas existe a possibili-dade que eles vejam o Bra-sil como um local atraentepara investimentos. Princi-palmente se o petróleo dopré-sal começar a produzirde forma mais significati-va. Pode ocorrer uma for-te imigração de capitaispara o Brasil entrar numafase de crescimento maissustentável.

A perspectiva da reto-mada do crescimento amédio prazo é ótima. O queestá faltando é como pas-sar esse momento de tur-bulência e recuperar umataxa de crescimento acimade 5% ao ano. O cenáriode curto prazo ainda estámuito nebuloso. (CG)

bom desempenho do milho de segunda safra, que apresenta umcrescimento de 53% em relação ao ano passado. A Conab estimaa produção de milho safrinha em 33 milhões de toneladas.

A produção total de milho, somando as duas safras, éestimada pela Conab em 68 milhões de toneladas, volume superi-or ao da soja que ficou em 66 milhões de toneladas.

O governo da Espanha lançou ontem um SOS à Europa,admitindo que precisa de ajuda externa urgente para salvar seusbancos do risco de falência.

Analistas estimam que serão necessários entre 40 bilhõesde euros e 50 bilhões de euros (100 bilhões de reais a 125 bilhõesde reais) para socorrer as instituições espanholas. Só para oBankia, o quarto maior banco privado do país, são 19 bilhões deeuros (24 bilhões de reais). O valor total é equivalente a 5% doProduto Interno Bruto (PIB) do país.

A Espanha responde por 18% do PIB da UE - contra 6% deGrécia, Irlanda e Portugal somados. Por esse motivo a Espanharepresenta um risco sistêmico muito superior ao da Grécia, porexemplo. Só os bancos da Alemanha têm 146 bilhões de euros(450 bilhões de reais) em títulos da dívida espanhola.

O Ministério da Economia da Alemanha informou que aprodução industrial caiu 2,2% em abril, na comparação com mar-ço. Em relação a abril do ano passado, a produção industrial ale-mã diminuiu 0,7%.

O vice-presidente de governo e habitação da Caixa, JoséUrbano Duarte, anunciou que a instituição aumentou de 30 anospara 35 anos o prazo de financiamento habitacional com recursosda poupança e reduziu as taxas de juros, o que reduziu em média5% o valor das prestações a serem pagas. As novas regrasvalem apenas para novos financiamentos e passam a vigorar apartir da segunda-feira da próxima semana.

Duarte disse que a meta da instituição é atingir um volume deR$ 96 bilhões em crédito para imóveis este ano, podendo chegar a100 bilhões de reais. No ano passado, de acordo com ele, a quan-tia repassada foi de 80,1 bilhões de reais.

Os investimentos do governo federal são os menores dosúltimos três anos. De janeiro a maio, os desembolsos chegaram a14,3 bilhões de reais este ano, ante 14,7 bilhões de reais em 2011e 17,7 bilhões de reais no ano eleitoral de 2010. Os valores foramcorrigidos pela inflação calculada pelo IGP-DI. Em termos reais,portanto, a queda é de 2,7% em relação a 2011.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ele-vou sua estimativa da produção de grãos no nono levantamento nasafra 20011/12 para 161,23 milhões de toneladas, volume 0,7%superior ao estimado na pesquisa divulgada no mês passado. Aprojeção é 1% inferior às 162,8 milhões de toneladas colhidas noano passado.

O aumento na estimativa da produção de grãos se deve ao

Entrou em vigor o pe-ríodo de inscrições para oExame Nacional do EnsinoMédio, o ENEM. O ENEMé uma prova, composta de180 questões, dividida em2 dias de aplicação - esteano nos dias 03 e 04 deNovembro, sábado e do-mingo - e que abrange to-das as áreas de conheci-mento que os alunos têmacesso até o Ensino Médio.

Através do ENEM, oaluno concorre a milharesde vagas em universidadespúblicas e privadas detodo o Brasil. Atualmente,por exemplo, a Universi-dade Tecnológica Federaldo Paraná (UTFPR), an-tigamente conhecidacomo CEFET, utiliza so-mente a nota do ExameNacional do Ensino Médiopara selecionar seus ca-louros. Além da Tecnoló-gica, que é uma institui-ção pública, várias univer-sidades particulares,como a Pontifícia Univer-sidade Católica do Paraná- PUC/PR - e a Universi-dade Positivo oferecembolsas de até 100% para

"Sem sonhos, as perdas se tornam

insuportáveis, as pedras do caminho se

tornam montanhas, os fracassos se

transformam em golpes fatais. Mas, se você

tiver grandes sonhos, seus erros produzirão

crescimento, seus desafios produzirão

oportunidades, seus medos produzirão

coragem. Por isso, meu ardente desejo é que

você nunca desista dos seus sonhos."

Augusto Cury

alunos com desempenhoexcelente no ENEM.

Por ser uma prova queabrange toda a extensão doterritório nacional, as ques-tões do ENEM são interdis-ciplinares, exigindo do alu-no uma boa capacidade deinterpretação textual, alémde conhecimento na parterelacionada a gráficos e ta-belas. O aluno ainda preci-sa de muita paciência, vis-to que em cada dia de pro-va são 90 questões geral-mente distribuídas em cer-ca de 30 páginas.

É interessante ressaltarque é possível conseguir ocertificado de conclusão doEnsino Médio - antigo se-gundo grau - através doENEM. Basta atingir umapontuação mínima (400pontos) em cada um doseixos de conhecimento doENEM e ter feito uma soli-citação prévia da certifica-ção no ato da inscrição paraa prova.

Ótimos estudos, leiammuito, mantenham-se in-formados e fiquem tranqüi-los, pois o ENEM não é umbicho de sete cabeças.

Pode ocorrer uma forte imigração de capitais

para o Brasil entrar numa fase de crescimento mais sustentável

Page 23: Edição 236

Esporte 23www.asemananews.com.brA SEMANA News

08 a 14 de junho de 2012

Movimente-se, agora é a hora!O frio está chegando e

os dias são ótimos para fi-car embaixo do cobertordeitado no sofá, assistindoTV e se deliciando com ascomidas calóricas do in-verno certo??? Errado! Er-rado! Errado!

Esses são os pensa-mentos de muitas pessoas,e é por esses entre outrosmotivos que fazer exercíci-os no inverno é de extremaimportância, as pessoas nãodevem se descuidar da saú-de e deixar de praticar ati-vidade física, ainda que emmenor intensidade e com al-guns cuidados a mais.

No inverno é melhorque os exercícios sejam re-alizados em locais fechados,principalmente quando atemperatura está muito bai-xa. Além da alimentação sau-dável, outros fatores quemerecem atenção são a hi-

Academia Sculptor -rua Itália, 156 - Nações.

Tel.: 3627-2501

Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

dratação, a roupa adequadae o alongamento do corpo.

As mudanças fisiológi-cas geradas pelo frio po-dem potencializar os exer-cícios realizados e aumen-tar os resultados. Com atemperatura mais baixa ocorpo vai queimar maiscalorias para aumentar oseu próprio calor. Pessoassedentárias podem conse-

guir bons resultados se es-colherem esta época parainiciar um programa deexercícios físicos, mas éclaro que os resultados vãodepender da quantidade eintensidade do exercício eprincipalmente de uma ali-mentação adequada.

Sem se esquecer que ocorpo leva de dois a trêsmeses para se adaptar por-que não começar agorapara estar preparado parao verão?

Não fique em casa pas-sando frio , movimente-sea Sculptor espera porvocê!

Os botonistas paranaen-ses Almo José de Paula eRoberto Rodrigues, ambosdo Clube Curitibano, vão re-presentar o país no II Cam-peonato Mundial de Futebolde Mesa, na modalidade 12toques, durante a disputaque acontece nos dias 09 e10 de junho, no Rio de Ja-neiro. O evento que reúneos melhores e mais experi-entes jogadores de diversospaíses, como Japão, Hun-gria, Romênia, Itália, Espa-nha, Servia e Austrália, se-rão realizados no Clube Is-raelita Brasileiro (Rua Bara-ta Ribeiro, 489, Curitiba).

Atletas do Paraná representam opaís no Mundial de Futebol de Mesa

O Futebol de Mesa éum esporte que exige entreas várias habilidades muitaconcentração, coordenaçãomotora, estratégia e técni-ca. Com vasta experiênciae destaque em competiçõesnacionais, os atletas AlmoJosé de Paula e RobertoRodrigues, foram convo-cados pela ConfederaçãoBrasileira de Futebol deMesa. Eles fazem partedos 8 atletas que já estãoconfirmados na equipe,credenciados por possuí-rem títulos nacionais decampeões Brasileiros e daCopa do Brasil. Para defi-

nir os outros botonistasque vão integrar a equipeno mundial, será realizadauma seletiva somente comatletas brasileiros, nos dias07 e 08 junho, no Rio deJaneiro.

O botonista de Paulaconquistou a pré-classifi-cação em decorrência dotítulo na categoria master,da Copa do Brasil em Itajaíem 2011, enquanto Rodri-gues carimbou a vaga coma conquista do título noBrasileiro em Poços de Cal-das e na Copa do Brasil emItajaí, em 2011, na catego-ria adulto.

Para a disputa que será realizada no Rio de Janeiro nos dias 09

e 10 de junho, a seleção brasileira contará com o reforço dos

curitibanos Almo José de Paula e Roberto Rodrigues

Page 24: Edição 236

Fonte e fotos: Site Terra

Esporte24 www.asemananews.com.brA SEMANA News08 a 14 de junho de 2012

Declaração de Geninhopode estimular o Coritiba

Fórmula 1:

Em meio à pressão, Massa se diz "definitivamente mais confiante"

Depois de por fim à série de maus resultados na Fórmula 1 com o sexto lugarno Grande Prêmio de Mônaco, Felipe Massa se mostra otimista para a disputa doGrande Prêmio do Canadá, que será realizado no próximo fim de semana. Na comparação com oinício da temporada, o brasileiro se diz "definitivamente mais confiante". Apesar de feliz com acolocação nas ruas de Monte Carlo, na última etapa da F1, o brasileiro da Ferrari sabe que o trabalhoprecisa ser intenso para melhorar o desempenho. "Não podemos estar satisfeitos, agora devemostrabalhar mais", afirma o piloto, em declarações publicadas no site da escuderia na última terça-feira.

Domingo GP do Canadá:

Circuito Gilles VilleneuvePrimeiro GP de F1: 8/10/1978Capacidade: 100 mil pessoasDistância de volta: 4.361 kmVoltas: 70 (305.270 km)Curvas: 13Velocidade máxima: 316 km/hPole 2011: Sebastian Vettel (Red Bull)Domingo 10/06 Corrida as 15:00hsLondon 2012:

Polícia britânica investigará 500 mil pessoas antes dos Jogos

Os serviços de segurança do Reino Unido investigará cerca de 500 milpessoas, entre atletas, voluntários e seguranças, antes da realização dosJogos Olímpicos de Londres, informou na última quarta-feira o jornal britâni-co The Guardian. A Polícia britânica e o serviço secreto MI5 averiguaramtodas as pessoas que estarão presentes nos espaços olímpicos, desde os

trabalhadores das instalações até os atletas e treinadores dos mais de 200 países que estarão nacompetição. Em um processo de investigação pessoal que pode ser comparado com o usadodurante a Segunda Guerra Mundial, o Ministério do Interior já negou aproximadamente 100 cre-denciais para a Olimpíada.

Mais esportes:

Rodeio tem categoria para peões entre 16 e 17 anos

Por volta da década de 1980, sentiu-se a necessidade de criar um rodeiopara peões iniciantes. O objetivo era formar novos talentos, já que não existi-am escolinhas de montaria. Assim surgiu, em 1987, no Parque do Peão, emBarretos (SP), o Rodeio Júnior, primeiro, e mais conhecido, campeonatopara jovens. Desde a fundação, algumas regras foram alteradas, por exem-plo, a idade de participação permitida. "Hoje, são aceitos apenas garotos entre 16 e 17 anos", explicaRenato Rodrigues de Paula, coordenador da competição barretense. Antigamente, existia uma cate-goria mirim para jovens de 14 anos. O tempo de montaria é menor: apenas seis segundos (oito nacategoria profissional). Além disso, utiliza-se um touro jovem com um peso menor, aproximadamente300 quilos. Embora amadora, a disputa tem suporte profissional. Conta com três juízes profissionais(dois de arena e um de brete) para analisar o desempenho dos competidores e do animal. Segurançatambém é exigida. Para participar, o atleta deve ter o equipamento necessário, como corda america-na, colete, capacete e, claro, a tradicional roupa de caubói.

Brasil 2014:

Mano reúne Seleção para estudar Argentina

O técnico Mano Menezes reuniu o grupo da Seleção Brasileira antes dotreino na tarde da última quinta-feira, na Rutsgers University, em Nova Jersey,para dar uma preleção sobre a Argentina, adversária do Brasil neste sábado, às16h06 (de Brasília), no Metlife Stadium. Reunião, que serviu também para umbalanço sobre a derrota por 2 a 0 contra o México. Foi uma conversa construtiva

mais para falar sobre a Argentina. A Argentina vem de uma vitória por 4 a 0 diante do Equador, pelasEliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2014. Mano Menezes estuda fazer mudan-ças no time, principalmente por conta da lesão de Thiago Silva, ainda dúvida para o duelo.

A vitória sobre a Por-tuguesa na gelada últimaquarta-feira, por 2 a 0, noCouto Pereira foi um alíviopara o time e para a torcidado Coritiba. A equipe coxa-branca que vinha de duasderrotas no Brasileiro eocupava a lanterna da com-petição não poderia nemcogitar outro resultado.Portanto, vencer a Lusa nãopassou do cumprimento deuma obrigação. A confirma-ção dessa recuperação podeocorrer já neste sábado,quando o time terá pela fren-te um combalido Flamen-go, fora de casa.

O time carioca empa-tou no sufoco com a Pon-te Preta no meio da sema-na e com a saída traumáti-ca de Ronaldinho Gaúchotorce para não entrar emcrise. Tal instabilidade tam-bém começava a rondar oAlto da Glória. Não pelasaída de jogador, mas pelodecepcionante início noBrasileiro. O bom momen-to na Copa do Brasil ondeo time está nas semifinaisda competição e enfrenta obadalado São Paulo, noMorumbi, na próxima quin-ta-feira, evitaram o aumen-to do coro de críticas noVerdão paranaense.

E para manter essa luade mel com o torcedor,depois da conquista do Es-tadual, a equipe precisaacumular bons resultados

no Brasileiro e deixar de serum time caseiro. O bomaproveitamento do Coxasob seus domínios nesteano tem até levantado umperigoso otimismo ao tor-cedor.

Basta um tropeço foraou até mesmo a derrota emcasa que foi justa, para oBotafogo na segunda roda-da do Brasileiro para as in-certezas do potencial daequipe virem à tona.

Para quem está no eixoRio-São Paulo-Minas Ge-rais, o Coritiba é vistocomo um time forte, en-cardido, mas não grande.Teve uma excelente faseno ano passado, mas per-deu força neste ano. Essavisão pode ser comprova-da nas palavras do técni-

co Geninho, da Portugue-sa ao final do jogo. Para otreinador, campeão brasi-leiro com o Atlético Para-naense em 2001, o Cori-tiba é um dos oito timesque vai brigar na parte do"fundo" da tabela. A de-claração é polêmica, issoporque, o Coxa passeousobre a Lusa, principal-mente no primeiro tem-po quando fez os doisgols e no segundo, dimi-nuiu o ritmo, mas nãocorreu riscos.

Para calar Geninho e serrespeitado como campeãobrasileiro por outras torci-das, o Coxa precisa vencero Flamengo no sábado e oSão Paulo, na Copa do Bra-sil. Basta acreditar.

Dimas Rodrigues

O técnico do Atlético,Juan Carrasco não aliviounesta semana, após o timevencer o Grêmio Barueri naúltima rodada da Série B.Apesar do frio, chuva, osjogadores tiveram uma pro-gramação de trabalho físi-co e de jogo-treino contrao Trieste, antes de encararo CRB, às 16h20, destesábado.

Tudo para tentar me-lhorar o condicionamentofísico do time e evitar quea equipe não repita no fu-turo o que tem feito cons-tantemente: de jogar bemno primeiro tempo e se ar-rastar no segundo. "Temosque trabalhar muito, fazerum sacrifício maior nestemomento. Estamos cansa-dos de ver que o Campeo-

Carrasco faz jus do sobrenomenato Brasileiro é decididonas primeiras rodadas. Istoporque, no final do torneio,todos os times devem es-tar mais cansados, e a que-da no rendimento é até nor-mal. Por isso, neste come-ço de competição, temosque estar prontos para con-seguir somar o máximo depontos possível", disse ovolante Renan Teixeira.

O volante sabe que otime, embora tenha que jo-gar fora de Curitiba - aequipe vai mandar os jo-gos em Paranaguá - éapontado como favorito nacompetição e não podevacilar. "Creio que entra-mos com uma pressão eresponsabilidade maior.Porque, se você for per-guntar pelo Brasil afora,

praticamente todos vãoapontar o Atlético com umdos favoritos. Isso nos trazuma pressão e uma res-ponsabilidade muito gran-de para com o nosso tor-cedor, nossa diretoria enossa comissão técnica.Mas temos um grupo pre-parado, que está pronto eforte para esse tipo depressão", finalizou.

ParanáO Paraná que anunciou

o retorno do meia LúcioFlávio vive uma situaçãodelicada na Série B. O time,derrotado na última rodadapelo Goiás, joga todas suasfichas pela recuperaçãonesse sábado, às 17h40, naVila Capanema contra oGuaratinguetá.

O técnico Geninho, da Portuguesa provocou o Coritiba

dizendo que o time vai brigar pela parte debaixo da tabela