12
tempo de desafios BANCÁRIOS PB UM SINDICATO FORTE Jornal do Sindicato dos Bancários da Paraíba - João Pessoa, Janeiro de 2011. Ano XX. Nº 527 CUT CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES BRASIL CUT CONTRAF BANCÁRIOS PB UM SINDICATO FORTE Trocando em miúdos

Edição 527

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Trocando em Miúdos - Ed 527

Citation preview

Page 1: Edição 527

t e m p o d e d e s a f i o s

BANCÁRIOS PBUM SINDICATO FORTE

Jornal do Sindicato dos Bancários da Paraíba - João Pessoa, Janeiro de 2011. Ano XX. Nº 527

CUTCENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

BR

AS

IL

CU

T

CONTRAF

BANCÁRIOS PBUM SINDICATO FORTE

Trocandoem miúdos

Page 2: Edição 527

02trocando em miúdos

opinião janeiro de 2011

Editorial

O ano de 2011 mal começou e sete postos deatendimento bancário já foram detonados no Estado. Com todaessa voracidade pelo dinheiro alheio, os bandidos demonstram quea onda de violência que desenhou o mapa do pânico na Paraíba o anopassado vai continuar. E conter toda essa fúria faz parte dos nossosdesafios.

Se não encontramos so luções em mai sinvestimentos pelos banqueiros, nem através das ações dos órgãosde segurança, pelo menos plantamos uma sementinha no legislativoe já está em tramitação em diversas câmaras de vereadores oprojeto de lei que torna obrigatória a instalação de dispositivos desegurança nas agências e postos de serviços das instituiçõesfinanceiras que atuam na nossa jurisdição.

Em 2010, conquistamos mais um pequeno aumentoreal de salários, depois de fazermos a maior greve das duas últimasdécadas. E, pela primeira vez na nossa história de lutas,

consignamos mecanismos de combate ao Assédio Moral em umAcordo Coletivo de Trabalho. Estamos na vanguarda do movimentosindical, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade nacondução das lutas da categoria.

O nosso desafio agora é arrancar dos banqueiros umaumento real de salários compatível com os lucros dos bancos eacabar com a discriminação na aplicação dos índices de reajuste nossalários dos bancários da rede privada.

Participamos ativamente das lutas dos trabalhadoresde outras categorias profissionais e demos nossa contribuição cidadãnas campanhas políticas para a eleição dos nossos representantes:trabalhamos duro para trocar as oligarquias pelo “Girassol” eajudamos a eleger a primeira mulher presidente do Brasil.

Apoiamos a campanha de Dilma Roussef à presidência daRepública porque a candidata tinha a melhor proposta para ostrabalhadores. Ela foi escolhida pelo presidente Lula, que lançou suacandidatura, fez sua campanha e foi o seu maior cabo eleitoral.

E os bancários sabem que foi só a partir do governo Lula que acategoria começou a ter reajustes salariais, culminando comos aumentos reais. E o movimento sindical foi tratado comorepresentante de trabalhadores e não como criminosos.

Por tudo isso acreditamos que as políticaseconômicas e sociais do presidente Lula tenhamcontinuidade no governo que acaba de se instalar.

Neste ano dedicado às mulheres, o primeiro domandado da companheira Dilma, vamos cobrar e muito:

respeito aos trabalhadores; abertura de concursos econtratação de mais bancários; segurança para

todos ; combate ao asséd io mora l ;tratamento isonômico para os bancários darede pública; e o resgate do papel dosbancos oficiais, enquanto ferramenta degestão pública.

Trocandoem miúdos

Informativo do Sindicato dos Bancários da Paraíba

Fone: Fax:

Site:

e-mail:

Presidente:

Diretor de Comunicação:

Jornalista responsável:

Reportagem:

Diagramação:

Fotos:

Tiragem:

Av. Beira Rio, 3.100, Tambauzinho, João Pessoa-PB.(83) 3224-2054, (83) 3224-4837

[email protected]

Marcos Henriques e SilvaMarcélio de Lima S. Oliveira

Otávio Ivson (DRT-PB 1778/96)Otávio IvsonPaletta arquitetura, comunicação e design

Otávio Ivson e Arquivo SEEB-PB3.000 exemplares

Tempo de desafios

Especial retrospectiva 2010

Patrimônio

Recepção e sala dos diretoresAlém da luta política em defesa da categoria, a

diretoria do SEEB - PB também atuou na preservação eampliação do patrimônio dos bancários.

Em 2010 foi feita uma reforma na entrada dasede da Entidade, que dividiu o espaço em doisambientes distintos: uma recepção, com funcionária eterminais lógicos e telefônicos, para melhor acolher eacomodar os associados, dependentes e visitantes emgeral; e uma sala para os diretores, devidamenteclimatizada, mobilizada e dotada de equipamentos deinformática.

Essa é a nossa história.

Essa é a nossa luta.

Esse é o nosso tempo.

Um tempo de desafios!

Page 3: Edição 527

em destaque

Vem aí, Os Borrachudos

03 trocando em miúdos

Este ano vamos completar onze quartas-feiras de fogo dentro doprojeto Folia de Rua, com as Muriçocas de Miramar. E como 2011 será

esse também será o tema do bloco ,em alusão à Dilma Roussef, a primeira mulher presidente do Brasil. É porisso que apoiamos Os Borrachudos - o Camarote VIP dos Bancários.

O

Ano das Mulheres Os Borrachudos

Todas as mulheres, em especial as bancárias, foramhomenageadas no seu Dia Internacional, 8 de março.

Durante o dia, as companheiras bancárias receberam a visitados diretores do Sindicato dos Bancários da Paraíba e o convite para ahomenagem festiva na sede da Entidade, à noite.

A festa em homenagem às mulheres foi um baile à fantasia,extensivo à participação de mulheres trabalhadoras de outrascategorias profissionais. As bancárias presentes receberam brindes.

Dia Internacional da Mulher

janeiro de 2011

O, tradicional São João

dos Bancários, fez duasanimadas festas juninas em2010, sendo: uma no dia

véspera do Dia dosNamorados, com João Neto eRipa na Chulipa e a banda

; e outra no dia2 de julho, com Chameguinhodo Forró e a banda

.O s b a n c á r i o s

prestigiaram as festas.

I I I Arra iá da

Capitá

Forró Caçuá

Swing

Nordestino

11 dejunho,

III Arraiá da CapitáIII Arraiá da Capitá

Page 4: Edição 527

A nossa luta começa com a mobilização da basenas conferências regionais e encontro estadual, culminando com a conferência nacional

04trocando em miúdos

campanha salarial

Como acontece todos os anos,quando os banqueiros ficam enrolando e nãod e f i n e m u m a c o n t r a p r o p o s t a à sreivindicações dos bancários, a categoriaprofissional se organiza e faz o lançamento daCampanha Salarial em grande estilo.

Os bancários fizeram a maior greve dos últimos 20 anosA mobilização dos bancários foi tão forte na campanha

salarial de 2010, que logo no primeiro dia de greve houve a adesão de85% da categoria em todo o Estado da Paraíba.

Os bancários da rede privada fizeram 15 dias de greve. Osfuncionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal voltaramao trabalho após 16 dias de greve e os do BNB só no vigésimo dia.

Ao lado, as conferências regionais nas microrregiõesdo Brejo, Cariri e Sertão, que culminaram com a realização donosso Encontro Estadual, preparatório para o encontroregional da Fetec-NE, em Recife.

Abaixo, um dos momentos de votação na plenária da12ª Conferência Nacional dos Bancários, onde estavamnossos representantes.

Page 5: Edição 527

janeiro de 2011

05 trocando em miúdos

E foi assim, acompanhados de umaorquestra, que os bancários fizeram olançamento oficial da Campanha Nacional dosBancários 2010; com muita descontração eembalados pelo frevo, fizeram uma passeatapelas principais agências da capital.

Assembléias e votações E foi com base nesses pressupostos que os bancáriosrealizaram assembleias grandiosas em João Pessoa, sendo a primeirano dia 28 de setembro de 2010, que deflagrou a maior greve dosbancários nos últimos 20 anos, a partir do dia seguinte. Naquelanoite, a democracia prevaleceu no ginásio de esportes do SEEB-PB.

Os bancários já conhecem o santo remédio contra aintransigência dos banqueiros: a greve. E a greve tem de ser planejadae debatida, pois o seu sucesso depende de muita mobilização.

Banqueiros jogam sujo e apelam para artifíciosMais uma vez, apelaram para os Interditos Proibitórios e o uso da força policial

O bancár io estádesolado por cumprir todasas formalidades legais e serimpedido de exercer o direitoconstitucional de fazer greve,enquanto a viatura guarda aagência e o advogado doBradesco passa informaçõesdistorcidas para tentardesqualificar o movimento. Ládentro, os policiais federaisacompanham os oficiais dejustiça, que insistem emcumprir os interditos. É justo?

Page 6: Edição 527

06trocando em miúdos

segurança janeiro de 2011

A explosão da violência em 2010

Em defesa da vida, o Sindicato dos Bancários da Paraíbarecorreu à Câmara de Vereadores de João Pessoa, que realizou umaAudiência Pública no dia 1º de dezembro. Participaram da sessão

A estatística da violência contabilizou 67 investidas contra os bancos o anopassado, sendo 26 ataques com o uso de explosivos. Foram detonadas: oitoagências do Bradesco; 17 do Banco do Brasil; e uma do Banco Real. As forças desegurança que atuam no Estado ainda conseguiram prender 30 suspeitos em 2010.

especial: Benilton Lucena, autor da propositura; AdemirWiederkehr (Sec. Imprensa da Contraf-CUT); Marcos Henriques(Pres. SEEB-PB); e Boaventura Santos (Pres. CNTV).

A explosão da violência em 2010

Page 7: Edição 527

07 trocando em miúdos

programação: apresentação do Coral dos Bancários,palestras, show humorístico e almoço de confraternização com

VIII Encontro de Bancários Aposentados

Delegados Sindicais do BB, Caixa e BNBO Encontro dos Delegados

Sindicais dos bancos públicos aconteceuno dia 3 de dezembro. Mais de 40delegados de base participaram depalestras, debates com temas específicospor bancos, almoço de confraternizaçãocom música ao vivo e a posse festiva, umavez que tiveram seu batismo de guerra namaior greve da categoria dos últimos 20anos. O evento foi um sucesso!

Foi muito descontraído o VIII Encontro de BancáriosAposentados promovido pelo SEEB - PB, no dia 17 de dezembro. Na

encontros janeiro de 2011

Page 8: Edição 527

VI Bancarte

08trocando em miúdos

HomenagensAo lado, o ator e diretor

(BB), que foi obancário homenageado.

Abaixo: Tarcísio Pereirarecebe o troféu de MarceloAlves; César Estrela entrega otroféu de Lourdes Ramalho aR e g i n a A l b u q u e r q u e ;Heronides Pontes recebe otroféu da atriz Zezita Matosdas mãos de João Batista; e

Jurandi Pereira entrega o troféu a atriz Cida Costa.

Bira de Assis

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba,

Marcos Henriques, fez a abertura do VI Bancarte no Espaço

Cultural Marcos Lucena, na noite do dia 29 de abril.

A solenidade de abertura foi abrilhantada pelo

Baticumlata e Coral da Emlur, do projeto Catadores de

Artes, da autarquia municipal.

Clarrissa Yemisi

Ela.

Gláucia Araújo

José Cardoso

Artur Pessoa

Pedro Fernandes

Tião Nascimento

(BB) foi a campeão do VIFestival de Música dosBancários, com a cançãoO segundo lugar ficou com

(Caixa),com a canção Quando pensono amor. E(BNB) foi o terceirocolocado com a música VidaN a t u r e z a .Abaixo, o corpo de jurados,composto pelo músico

(Cabruêra), opoeta(Aposentado do BB) e omaestro e professor demúsica(UFPB).

Festival

de Música

Page 9: Edição 527

janeiro de 2011

09 trocando em miúdos

Durante o VI Bancarte, o Sindicato dos Bancários

proporcionou a realização de diversos shows e espetáculos, com

destaque para o Show do Teatro Mágico, no ginásio de esportes da

Entidade, na noite da sexta-feira, 30 de abril.

O Teatro Mágico levou um público jovem ao delírio com

seu repertório próprio e suas performances circenses.

No sábado, 1° de maio, Dia doTrabalhador, no ginásio de esportes doSindicato dos Bancários da Paraíba, osbancários e o público que prestigiou oVI Bancarte foram presenteados com

dois shows de primeira linha. Primeiro, com a cantora e compositoraRenata Arruda, que sacudiu a galera. Depois, o sanfoneiro e compositorDorgival Dantas fez o público dançar a valer.

- O Sindicato agradeceu aospatrocinadores Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal,Prefeitura Municipal de João Pessoa (Funjope), Governo do Estadoda Paraíba (PB Tur) e Banco do Nordeste do Brasil com troféus.

Patrocinadores

SHOWS

Os espetáculosteatrais atraíram um bompúblico para o EspaçoCultural Marcos Lucena,coroando de êxito ai n i c i a t i v a d e s ehomenagear o teatroparaibano no VI Bancarte.

A p e ç a, da Companhia

do Rosário, foi apresentadalogo após a solenidade deabertura do evento. No diaseguinte, foi a vez daOsfodidário charmar aatenção da platéia com apeça .

N o s á b a d o ,Fernando Teixeira arrasoucom a consagrada peça

, da CompanhiaBigorna.

O domingo foidedicado à alegria dacriançada, que interagiu ocom os personagens dapeça ,da Companhia Boca deCena.

Incelênça

A Farsa do Poder

Esparrela

O Boi Encantado

Espetáculos

Page 10: Edição 527

pelos bancos

10trocando em miúdos

BB: muito protesto em 2010A luta pelo PCCS liderou as manifestações

Reintegração

Na Agênc i aV a r a d o u r o , ofuncionário Jean Paulex ibe a sen tençajudicial que manda o BBlhe reintegrar. Justiça!

Na Super-PB

o Sindicato também foi...

Condições de trabalhoEm 2010, os protestos contra o BB foram por falta

de funcionários e de um Plano de Cargos, Carreira e Salários(PCCS) e por melhores condições de trabalho. O protestomais bem humorado foi o Arraiá do Sufoco, com um trio deforró-pé-de-serra na véspera do São João.

Em busca de soluções para osproblemas enfrentados pelo funcionalismo doBB, o Sindicato se reuniu com a Gepes-JoãoPessoa, a Superintendência Estadual daParaíba e também fez reuniões nas agências..

Mesa Redonda

Mais umavez o SEEB-PB levou o BBp a r a u m aMesa Redondano MTE.

posse

Saudamoso s n o v o sfuncionáriosdo BB porduas vezes em2010.

BNB: vitória dos bancáriosO restabelecimento da Licença-Prêmio se deu na luta

Após oito anosde muita mobilização,negociações e luta, osfuncionários do BNBc o n q u i s t a r a m orestabelecimento daLicença-Prêmio.

Reformas: caos e desrespeito aos clientes e bancáriosPassamos boa parte do

ano passado protestando contra afalta de respeito do BB com asreformas. Ao lado, o caos nasagências Torre e ManairaShopping, em João Pessoa.

RealSindicato ganha na justiçamais de R$ 400 mil

Justiça deu ganho de causa aos ex-funcionários do ABN Amro Real, na açãoimpetrada pelo SEEB-PB, reclamandoreflexos da Gratificação Semestral sobre aPLR de 2001 a 2005.

Page 11: Edição 527

janeiro de 2011

Na Caixa, 2010 foi um ano de muita lutacom denúncia feita diretamente à presidenta Maria Fernanda

Pedido de providências ReestruturaçãoD e n t r e o s p r o b l e m a s

apontados à presidenta estava o fim dareestruturação, que tanto prejudicou osempregados da carreira técnica.

Eis o registro de um protestoem frente à Ag. Epitácio Pessoa.

No mêsde setembro,durante a visitada presidentaMaria Fernanda àParaíba, o SEEB-PB protocolouum pedido desolução para umrol de problemas.

As reformas e o caos

É um olhona luta e o outro naestrutura física dasunidades, como aAg. Santa Rita, ondeo forro caiu...

Contra a reestruturação

O companheiro Marcos Saraiva(Marcão), do SEEB - CE e membro da CEECaixa, veio debater a reestruturação epartilhar sua experiência com os colegas daParaíba.

Arraiá da IsonomiaO Arraiá da Isonomia foi

um protesto descontraído contraas medidas adotadas pela direçãoda Caixa. Com um trio de forró, adiretoria do SEEB-PB percorreuas princiasis agência da Caixa.

O BicBancoarmou e se deu malna sua pol í t icam e s q u i n h a d edemissões em todoo país.

A q u i n aParaíba o BicBancod e m i t i u oc o m p a n h e i r oPa u l o Ra n i e r e ,m e m b r o d aContraf-CUT, quefoi readmitido porforça de decisãojudicial. O caso estásubjudice.

BicBancoDemitiu, mas reintegrou

Itaú UnibancoOrganização da luta e protestos

Ao lado, diretores doSEEB-PB participam de reunião daCOE Itaú Unibanco, em Recife-PE.

Abaixo, se mobilizam noDia Nacional de Luta pelopagamento integral da Participaçãodos Lucros e Resultados (PLR) nasagências do Itaú e Unibanco.

11 trocando em miúdos

Page 12: Edição 527

12trocando em miúdos

cultura, esporte e lazer janeiro de 2011

No Dia do BancárioAmazile, do BB, ganhou a TV digital

Confraternizações

da categoria no Sindicato

Música em dois ambientes, feijoada, gente bonita, visitantes

ilustres e muita animação. Mas quem levou a melhor foi o BB: Amazile

ganhou a TV digital e a equipe de Futsal levou o troféu do torneio.

Dois momentos, dois espaços: na parte dachurrasqueira, os funcionários do BNB - Ag. Metro eno Espaço Cultural Marcos Lucena a grandeconfraternização dos funcionários do Itaú.

No detalhe, o professor Caio Cidconversa com os atletas da equipe queconquistou o 3º lugar no CampeonatoParaíbano de Futsal na etapa Sub-9.

Escolinha de Futsal

Fez bonito na etapa estadual

Cantos & ContosRumo ao terceiro ano de sucessos

Alcimar Monteiro e Chico César,Aleijadinho de Pombal e Cláudio Ryos, Os Nonatos eJoão Cláudio Moreno e um programa especial para oDia da Criança. Eis como se faz cultura e sucesso!

Torcida Bancária 2010

Se dependesse só da animação datorcida bancária no Sindicato, o Brasil teria sidohexa- campeão do mundo de futebol.