12
I IIIIIIIII I IIIIIIIII Redação- Avenida Oito 1467- Chapadão do Sul -MS- Fones: 3562.4409 -8419.7285- Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012 Cirulação: Chapadão do Sul - Costa Rica- Paraiso das Aguas, Cassilandia - Chapadão do Céu www.ocorreionews.com.br e-mail [email protected] Avenida Goias, 1980 - Parque União - Chapadão do Sul Fones: 3562.3322- PRODUTOR DEPOSITE SUA SAFRA 2012 COM TAXA “ZERO” DE ARMAZENAGEM ROD. MS 306 SAIDA PARA CASSILANDIA Vara do Trabalho poderá ser instalada em Chapadão do Sul Chapadão do Sul poderá contar em breve com uma Vara do Trabalho, já apro- vada pelo Conselho Supe- rior da Justiça do Trabalho. .A OAB – solicitaou a Prefeitura Municipal a doação de um terreno para a construção da Vara do Trabalho. PAGINA 06 Jantar em comemoração aos 25 anos do Jornal O Correio e 50 anos do seu diretor Foi realizado no ultimo dia 20 no CTG, um jantar em comemoração aos 25 anos do Jornal O Correio e do aniversario de 50 anos do seu diretor Adejair Morais. Prestigiaram o evento amigos de Costa Rica, Cha- padão do Céu, Cassilandia, Chapadão do Sul, seus fa- miliares, amigos e empre- sários. PAGINA 07 Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em Costa Rica As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, marcada para o dia 16 de junho, sejam seguras, deixando toda a organi- zação do evento ciente das necessidades para que o show aéreo PAGINA 08 Baile da Cuca, Linguiça e Chopp do CTG será neste sábado O CTG realizara no próxi- mo Sábado dia 12 d o 9º Baile da Cuca, linguiça e Chopp. Para este ano o Baile será com orquestra Continental de Itapiranga. PAGINA 04 Sindicato definiu as candidatas à rainha da Exposul A diretoria do Sin- dicato Rural de Cha- padão do Sul definiu nesta semana as três jovens que vão con- correr ao titulo de Rainha da Exposul 2012. PAGINA 06

Edicao 527

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal O Correio, edição 527

Citation preview

Page 1: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

Redação- Avenida Oito 1467- Chapadão do Sul -MS- Fones: 3562.4409 -8419.7285- Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012 Cirulação: Chapadão do Sul - Costa Rica- Paraiso das Aguas, Cassilandia - Chapadão do Céu

www.ocorreionews.com.bre-mail [email protected]

Avenida Goias, 1980 - Parque União - Chapadão do Sul Fones: 3562.3322-

PRODUTOR DEPOSITE SUA SAFRA 2012 COM TAXA “ZERO” DE ARMAZENAGEM ROD. MS 306 SAIDA PARA CASSILANDIA

Vara do Trabalho poderá ser instalada em Chapadão do Sul

Chapadão do Sul poderá contar em breve com uma Vara do Trabalho, já apro-vada pelo Conselho Supe-rior da Justiça do Trabalho.

.A OAB – solicitaou a Prefeitura Municipal a doação de um terreno para a construção da Vara do Trabalho.

PAGINA 06

Jantar em comemoração aos 25 anos do Jornal O Correio e 50 anos do seu diretor

Foi realizado no ultimo dia 20 no CTG, um jantar em comemoração aos 25 anos do Jornal O Correio e do aniversario de 50 anos do seu diretor Adejair Morais.

Prestigiaram o evento amigos de Costa Rica, Cha-padão do Céu, Cassilandia, Chapadão do Sul, seus fa-miliares, amigos e empre-sários.PAGINA 07

Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em Costa Rica

As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, marcada para o dia 16 de junho, sejam seguras, deixando toda a organi-zação do evento ciente das necessidades para que o show aéreo

PAGINA 08 Baile da Cuca, Linguiça e Chopp do CTG será neste sábado

O CTG realizara no próxi-mo Sábado dia 12 d o 9º Baile da Cuca, linguiça e Chopp.

Para este ano o Baile será com orquestra Continental de Itapiranga.

PAGINA 04

Sindicato definiu as candidatas à rainha da Exposul

A diretoria do Sin-dicato Rural de Cha-padão do Sul definiu nesta semana as três jovens que vão con-correr ao titulo de Rainha da Exposul 2012.

PAGINA 06

Page 2: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

02Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

NOTICIAS DA CAMARA MUNICIPAL DE CHAPADÃO DO SUL

COMUNICADO DE EXTRAVIO DE DOCU-MENTO

Jarí Nunes Amâncio, RG n.º1029063 SSP/MS, co-munica a quem for de interesse que foi extraviado seu diploma de Curso Superior de Bacharel em Adminis-tração, concluído no ano letivo de 2007,devidamente registrado no MEC/MS.

Câmara Municipal realizou sessão solene fez a entrega de Comenda de Honra. Foi realizada na Câmara Municipal Sessão Solene para

a entrega de Comenda de Honra a personalidades que se destacaram pelos serviços prestados na área da saúde e também do empreendedorismo.

COMENDA DE HONRA DALILA GOELZER SCHULTZ

Receberam a comenda as seguintes personalidades:Dr. Paulo Roberto Dias Batista, Dr. Heraldo Franco de

Rezende e Silva, Ademar Gessi Nunes, Lourival Gessi Nunes, João Felix Marinho Boteselle, pelos Relevantes trabalhos prestados no Município, em prol da Saúde.

A COMENDA DE HONRA JULIO ALVES MAR-TINS

Foi entregue para as seguintes pessoas:João Cláudio Munareto, Luiz Antônio Garcia da Silva,

Marcelo Cardoso, Eron José Tavares Francisco Woicie-ckoski Neto, Alfredo Woicieckoski, por serem Destaques no Município, pelo empreendedorismo.

“Fiz questão de promover essa Sessão Solene para mos-trar a importância que vocês têm em prol da transformação da nossa cidade. Por isso, é uma honra para mim prestar essa homenagem. Independente da classe social, cada um aqui tem seu valor reconhecido” Afirmou o vereador Dr. Flávio, responsável pelo evento.

Page 3: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012 03

Baird afirmou que é o candidato do governador, “acredito no apoio dele na campanha”

O Presidente da Executiva Municipal do PMDB, Peni-des Jacinto Garcia realizou reunião dos filiados, presi-dentes de partidos aliados e a comunidade em geral , onde o prefeito Jesus Queiroz Baird prestou contas do mandato e respondeu questionamen-tos de pessoas presentes no evento. Cerca de 90 pessoas marcaram presença no local e ouviram o chefe do executivo informar que vai disputar á

reeleição sem colocar a governabilidade em risco.O evento foi bastante concorrido e contou com a presença de Edson Moraes o

“Quiabo” e outras lideranças de partidos aliados ao PMDB.Os questionamentos foram vários, o prefeito respondeu a todos com muita firmeza.

Ele informou que ainda não foi definido o candidato a vice-prefeito, “já conversei com os deputados do PSDB e ficamos acertados que os partidos que formam a aliança vão indicar o melhor nome do candidato a vice-prefeito”.

“O governador André Puccinelli me definiu como candidato do PMDB, acredito que terei o apoio dele na disputa”, disse Baird. Segundo ele o evento de lançamento da pré-candidatura será definido junto com os partidos aliados.

De acordo com Penides oito partidos incluindo o PMDB vão caminhar juntos para disputar a eleição no mês de outubro próximo, são eles: PT, PV, PC do B, PRP, PSD, PSC, PSDB e um grande numero de pessoas dissidentes dos partidos,PPS, DEM e PDT. De acordo ainda com ele estão em negociação com outros dois partidos que podem incorporar ao grupo.

O prefeito foi direto é disse ás pessoas ligadas ao PMDB que não puderem defen-der sua pré-candidatura por qualquer motivo que fiquem à-vontade para seguir outro caminho.

Os vereadores, Adair Tiago de Oliveira e o presidente da Câmara Municipal, Lou-renço Felisbino Paula marcaram presença na reunião.(Hora da Noticia)

Áurea confirma seu nome como pré-candidata a vereadora

Em um café em sua resi-dência a ex-primeira dama do Município e ex-secretária de Assistência Social, Áurea Maria Frezarin Rosa (PSB) concedeu entrevista exclusi-va ao site Costa Rica News e falou sobre seu retorno a política, agora concorrendo a um cargo no Legislativo Municipal.

Áurea relatou que deverá colocar seu nome em aprecia-ção dos eleitores no próximo pleito, concorrendo como

pré-candidata ao cargo de vereadora.“Depois de muitas insistências do nosso grupo Político tomei essa decisão. A minha

decisão em ser candidata vem com o objetivo de ajudar nosso grupo político, visando o retorno do ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR) ao comando do município nos próximos quatro anos, desta forma dar continuidade a sua administração que alavancou o nosso município para estar onde esta hoje.

Áurea relatou ainda durante a entrevista que conversou várias as vezes com meu esposo Waldeli que preferia deixar para os outros concorrerem essa vaga, mas os partidos de base se reunirão e em comum acordo ficou acertado que ela estaria no pleito futuro concorrendo com os demais pré-candidatos.

Sobre a possibilidae dela não concorrer no próximo pleito, mas ela foi categoria e respondeu que ficou acertado com os partido de base que se o prefeito atual Jesus Queiroz Baird (PMDB) não for candidato ela não sairia.

“Agora nós estamos preparando para mais um desafio, e a vida e feita de desafios”, disse Áurea. Áurea esta entusiasmada com o apoio de vários seguimentos ao seu nome.

Questionada se ela estaria pronta para a pré-campanha, Áurea foi determinante em falar, “ainda não existe pré-campanha, nós teremos tempo de sobra par ir às ruas e apresentarmos ao povo nosso projeto quando a lei eleitoral nos liberar”, finalizou.

Fonte: Costa Rica News/Sadib de Oliveira

POLITICA

Grupo Político reúne partidos para discutir Plano de Governo

O pré-candidato à Prefeitura de Costa Rica (MS) pelo PR, Waldeli dos Santos Rosa, se reuniu na noite de ontem (02), no escritório do Grupo Paraná, com aliados políticos para

discutir a data de lançamento da pré-campanha e também debater sobre o Plano de Governo para as eleições deste ano.Durante o encontro, Waldeli apre-sentou os números das duas últi-mas pesquisas que foram realiza-das na cidade, também falou sobre a escolha do vice e aproveitou para anunciar a equipe que fará parte do Plano de Governo.Durante a reunião, cada partido

através de seus representantes deu opiniões e fizeram seus questionamentos. Eles afir-maram que estão trabalhando juntos na elaboração do Plano de Governo e da estratégia de campanha. Waldeli aproveitou a reunião para anunciar a equipe que fará parte de seu Plano de Governo, que será comandada pela professora Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.O Grupo Político discutiu também, durante a reunião, as duas possíveis datas para o lançamento da pré-campanha – na primeira semana de junho, bem como, o local de realização do encontro cotado para ser no CRRC – Costa Rica Recreativo Clube.Estiveram presente os partidos aliados: PR, DEM, PSB, PDT, PPS, PRT-B, PTdoB, e seus respectivos pré-candidatos a vereadores.

Luiz Alberto confirma que é pré--candidato em Chapadão do Céu

O ex-vereador Luiz Alberto, con-firmou que é pré candidato a prefeito na cidade de Chapadão do Céu - GO, pelo partido do PSD.

Luiz Alberto já disputou a prefeitu-ra por duas vezes. Na última eleição Luiz Alberto, perdeu para o atual prefeito Paulo Rodrigues da Cunha.

O pré-candidato afirmou que esta buscando adesões com outros par-tidos, para formação de uma ampla coligação.

Sobre a escolha do seu vice, ele disse que isso será definido após a união dos partidos e que vai decidir serão eles.

Luiz Alberto, disse que tem um grande programa de governo para o

município, onde pretende dar oportunidade aos demais partidos de opinarem e tam-bém a criação de um canal para que a população possa ter acesso à administração.

Agora em novo endereço: Rua 25 ao lado da Auto Elétrica Chapadão

AS NOTICIAS DIÁRIAS DO NOSSO JORNAL VOCE PODE VER NO

Page 4: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

04Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

Costa Rica realiza campanha “Aquecendo Com O Coração”

O Governo Municipal de Costa Rica através da Secre-taria de Assistência Social está realizando a campanha “Aquecendo Com O Cora-ção” desde o dia 2 de maio de 2012 e segue até o dia 18 de maio de 2012. A campanha serve para arrecadar doações de vestimentas de frio para famílias carentes e necessi-tadas.

Para a Secretária de As-sistência Social Dionne do Nascimento Delgado Baird o projeto “Aquecendo Com O Coração” pretende atender o

maior número possível de pessoas. “Espero atender o maior número de crianças, jovens, famílias que estão em situação de vulnerabilidade, doar é tão importante quanto ganhar” acrescenta Dionne Baird.

De acordo com a assistente social e responsável técnica pela elaboração da campanha “Aquecendo Com O Coração” Danielly Pina Bulhões Rodi o projeto serve para mobilizar a população para doação de vestimentas de frio. “Precisamos despertar nas crianças a sensibilidade em ajudar o próximo e ter uma atitude solidária, as crianças aprendem e repro-duzem o aprendizado aos adultos despertando todos para a cidadania” explica Danielly.

A responsável técnica do projeto “Aquecendo Com O Coração” ressalta que todo funcionário público deve divul-gar e arrecadar doações pela cidade, seja com os vizinhos, amigos, família ou qualquer pessoa que queira ajudar. Os postos de recolhimentos de doações são todas as escolas municipais e todas as secretarias.

Assecom

Governo Municipal beneficia mais 150 famílias com o Vale Cidadão

A Administração Muni-cipal de Costa Rica através da Secretaria de Assistência Social está beneficiando mais 150 famílias com o Vale Cidadão.

Desde março de 2011, 200 famílias são beneficia-

Ganhadores do 6º Encontro do laço Cumprido do CTG A diretoria da Campeira do CTG, responsável pela realização do 6º Encontro do

Laço Cumprido, ocorrido no ultimo final de semana em Chapadão do Sul, divulgou o resultado dos campeões.

OURO – 1º E 2º LUGAR, TEXEIRA ESCOBAR DE TACURU – MS (01 Moto)PRATA – 1º lugar equipe Três Divisa do Capitão Aldo de Costa Rica e segundo equipe

do Capitão Wilson Aparecido.BRONZE – 1º equipe Três Divisa do Capitão Eduardo de Costa Rica e 2º do Capitão

Cleiton.Capitão - 1 Nil e 2 Denílson Fecha Rosca – 1 e 2 Piveta e Chibiu (dividido)Bandeira 1 Guilherme Cardianl e 2 caioMirin - 1 Vinicius leite e 2 Alan Cardoso Amazonas 1 Néia Liete e 2 Luciane Veterano - 1 Antonio 2 Zé GarciaIndividual foram 8 que repartiram- Taca cidade foi Do Teixeira Escobar, 3 duplas que repartiram mas eram da equipe

do Escobar.

das com o Programa Vale Cidadão. Para Elizandra Alves Coelho o dinheiro recebido pela Administra-ção Municipal ajuda nas despesas do orçamento familiar. “Com o dinheiro do Vale Cidadão eu tenho

um reforço no orçamento familiar, me ajuda a pagar o gás, a água, a luz” explica uma das beneficiárias.

Para a Secretária de As-sistência Social e Primeira Dama Dionne do Nasci-mento Delgado Baird a expectativa da Adminis-tração Municipal é retirar as pessoas da linha de po-breza. “Pelo Vale Cidadão a família é assistida na saúde, na moradia, além de rece-ber $R 100,00 (Cem reais) todo mês” enfatiza Dionne.

Mais informações: (67) 3247-7061 Secretaria de Assistência Social (Asses-soria de Comunicação)

Baile da Cuca, Linguiça e Chopp do CTG será neste sábado

O CTG realizara no próximo Sábado dia 12 d o 9º Baile da Cuca, linguiça e Chopp.

Para este ano a Patronagem do CTG contratou um das melhores orquestra de Santa Catarina, a Orquestra Continental de Ita-piranga.

O Baile terá inicio as 22hs30 MS, o valor do ingresso para o casal é de R$ 150,00 e individual R$ 75,00.

Vale lembrar que este valor é cobrado, é devido ao sistema é Open- Bar, ou seja, ninguem paga nada para beber ou comer dentro do salão.

As reservas podem ser feitas através da patronagem ou no te-lefone, 3562.4114, com a Cléia

Page 5: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

05Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

Sindicato definiu as candidatas à rainha da Exposul

A diretoria do Sindicato Rural de Chapadão do Sul definiu nesta semana as três jovens que vão concorrer ao titulo de Rainha da Exposul 2012.

Concorreram ao titulo as candidatas:Thainara Preis, 16 anos é filha de Jair Preis e Edilaine

Aparecida Gonçalves, estudante da escola Jorge Amado e tem como objetivo a sua participação, a oportunidade de novas experiências positivas que isso pode me propor-cionar, e deixar uma marca registrada em nossa cidade. “Quero agradecer toda a equipe do Sindicato Rural de Chapadão do Sul pela oportunidade de participar deste importante evento como uma concorrente à Rainha. Muito Obrigada pela força e pelo convite”.

Thainara tem como padrinhos Reovaldo Bogacki e Lurdes.

Kauane de Souza Lima, 16 anos, estudante, filha de Luiz Henrique do Prado Souza e Camila Crispim de Souza, também estudante da escola Jorge Amado.

“Motivo pelo qual desejo concorrer, porque é uma oportunidade única, e será muito bom ser lembrada como a rainha da 20ª EXPOSUL de Chapadão do Sul”.

Kauane tem como padrinho: Cícero Barbosa Santos (Mika)

Carolina Prado Mendonça, estudante, filha: Wag-ner Graciano Mendonça e Lacerda Mendes do Prado, Padrinho: Airton Antonio Schwantes e Rosélia Rotili Schwantes (Tuty).

Sobre a sua participação, Carolina disse que: “Pri-meiramente agradeço a Deus por esta oportunidade, pois sempre tive vontade de participar deste evento, e neste ano tive o privilégio de estar concorrendo a Rainha da festa, tenho muita admiração aos profissionais da arena e assim pretendo obter mais conhecimento sobre o evento, conquistando novas amizades”.

Prefeito Jocelito participou do lançamento do VIII Prêmio de Gestão Pública

O Prefeito Jocelito Krug, presidente da As-sociação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, participou do lançamento do VIII Prêmio Sul-Mato--Grossense de Gestão Pú-blica, em solenidade com a presença do Governador André Puccinelli.

O objetivo da premia-ção é incentivar iniciativas que fazem a diferença na qualidade do serviço pú-blico e reconhecer ideias que possam contribuir

Vara do Trabalho poderá ser instalada em Chapadão do Sul

Chapadão do Sul po-derá contar em breve com uma Vara do Trabalho, já aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

A OAB – Subseção de Chapadão do Sul e o Tribunal Regional do Trabalho – 24ª Região solicitaram a Prefeitura Municipal a doação de um terreno para a construção da Vara do Trabalho.

O Prefeito Jocelito Krug recebeu no gabinete a Presidente da 27ª Sub-seção da OAB/Chapadão do Sul, Maria Ivone A. Gnoatto, a vice-presidente

Prefeito acompanhou visita do Governador de Goiás, Marconi Perillo a Chapadão do

O Prefeito Jocelito Krug acompanhou a vista do Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo ao município de Chapadão do Céu.

Marconi esteve na região para inaugurar mais uma base do Comando de Operações de Divisa-COD, localizada no km 1 da rodovia GO-050, na divisa com Mato Grosso do Sul. Outras duas bases semelhantes foram insta-ladas em Aporé e Cachoeira Alta. O objetivo é reforçar a fiscalização nas fronteiras contra o crime organizado e atuar na repressão de drogas e armas.

Durante a solenidade de inauguração, o Prefeito Jocelito parabenizou o Governador Marconi pela instalação do Comando de Operações nas divisas do Estado e afirmou que a base será mais um reforço no combate ao tráfego de drogas e combate ao crime orga-nizado. Krug reforçou o pedido das lideranças de Chapadão do Céu por mais investimento na infraestrutura da região, especialmente na pavimentação das rodovias de ligação de Chapadão do Céu a Itumirim e Mineiros, e também a recuperação da rodovia que liga os dois “chapadões” que é um corredor de escoamento da produção.

Marconi disse que essa região é importante, com grande desenvolvimento econômico, e que os investimentos em rodovias, reivin-dicados por produtores e lideranças, está no planejamento do Governo do Estado para serem concluídos até o final do ano.

O Presidente da Câmara Municipal, Mai-quel de Gasperi, o vereador Levi da Silva, produtores, Presidente do Conselho de Se-gurança, Elidio Mariani, policiais militares e bombeiros de Chapadão do Sul também acom-panharam a visita do Governador de Goiás.

Carolina Prado Men-donça

Thainara Preis

Kauane de Souza Lima

para o melhor desenvolvi-mento da gestão.

“O mundo evolui tam-bém com a ciência, tecno-logia e a inovação. Quando se estabelecem iniciativas de melhorias na área de gestão pública obtem-se qualidade na atuação e na contra-prestação de ser-viços no poder público. Diversifiquemos e estimu-lemos o conhecimento e o estudo para a valorização acadêmica e profissional dos servidores públicos”,

afirmou André Puccinelli.O governador mencio-

nou a atuação dos prefei-tos. “É importante que os prefeitos estimulem a participação dos servidores municipais e divulguem esta iniciativa, engajando os municípios no prêmio”.

O concurso é voltado para servidores estaduais, municipais e acadêmi-cos e dividido em três categorias: “Acadêmica”, que premia os melhores artigos científicos e este ano tem como tema “Ges-tão de Políticas Públicas: Fronteira, Diversidade e Sustentabilidade”, e as categorias “Práticas Inova-doras na Gestão Estadual” e “Práticas Inovadoras na Gestão Municipal”, na qual poderão ser inscritos relatos de iniciativas já im-plementadas e que tenham apresentado resultados positivos.

(Assomasul)

Camila Pinheiro Albrecht e o advogado Wilson Pinhei-ro que formalizaram, por meio de ofício, o pedido da doação. (foto).

De acordo com o ofício entregue pela OAB e o TRT, diante da comprovada possibilidade orçamentária e a adequação da proposta a critérios técnicos objetivos, a implantação da Vara em Chapadão do Sul já está aprovado pelo Conselho Superior, sendo o antepro-jeto encaminhado agora para deliberação do Con-selho Nacional de Justiça.

Segundo a subseção da Ordem dos Advogados do

Brasil, a Comarca de Cha-padão do Sul é a que regis-tra os melhores índices de desenvolvimento do Estado e a instalação da Vara do Trabalho é imprescindível, já que o número de de-mandas na área trabalhista aumento consideravelmen-te nos últimos anos, em função da instalação de três usinas de álcool na região.

Atualmente, a OAB ce-deu sua sala no edifício do Fórum para a realização das audiências, no entanto, o local tornou-se inadequa-do para o atendimento de todas as necessidades dos advogados e na população.

O Prefeito Jocelito Krug afirmou que a Administra-ção Municipal é parceria e que também trabalha para a instalação da Vara do Trabalho, assim como a construção da sede pró-pria. O chefe do executivo municipal disse que será feita uma análise para a doação do terreno para a construção do prédio que abrigará a Vara do Trabalho na Comarca.

PANIFICADORA VENEZA

Aceitamos todo tipo de encomendas para festas de aniversários, casamentos e Coffee-Break.

Pães, Bolos (Marta-rocha), salgados e bebi-das.Temos a pronta entrega: Massas e Lasanhas

Avenida Oito nº 1038 Fone 3562.1444Chapadão do Sul MS

Page 6: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

06Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

Nesta sexta-feira, 4 de maio a AMPASUL, Associação Sul-mato--grossense dos Produ-tores de Algodão anun-ciou, durante evento técnico sobre a praga do bicudo, um projeto inédito no Brasil, que deverá ser financiado pelo IBA, Instituto Bra-sileiro do Algodão. Visa o projeto o contro-le, mitigação e erradica-ção de pragas e doenças do algodoeiro em Mato Grosso do Sul, através de serviços de extensão,

IBA aprova projeto inédito proposto pela AMPASUL

executados com pro-fissionais qualificados e supervisionados por autoridades da entomo-logia, fitopatologia e nematologia.Será o projeto coorde-nado pela AMPASUL. O presidente da AMPA-SUL, Darci Augustinho Boff disse que o projeto é uma ideia ampliada do Consórcio Anti-bicudo, implantado e em anda-mento, que necessitará da participação direta de entidades e órgãos governamentais munici-

pais, estaduais e federais. O projeto aprovado é para ser aplicado em cinco anos, com possibilidades de ser ampliado para outro período. A AMPASUL vai contratar quatro enge-nheiros agrônomos para trabalhar como monitores na execução do projeto e ainda deverá instalar uma secretaria para administrá--lo. O anúncio foi feito durante uma reunião técnica, reali-zada na Câmara Municipal de Chapadão do Sul, com participação de produtores rurais, representantes dos produtores de algodão de várias regiões do estado de Mato Grosso do Sul e de Goiás. Participaram do evento, o Presidente da AMPASUL, Darci Boff, o seu diretor executivo, Adão Antonio Hoffmann. De Goiás estiveram; o vice-presidente da Funda-ção Goiás, e coordenador do Projeto Anti-bicudo da-

quele Estado, o produtor rural Ronaldo Limberte e a coordenadora em Cha-padão do Céu, daquele projeto, Bruna Saparolli. O encontro técnico con-tou com três palestras, do engenheiro agrônomo do Grupo Schlatter, An-dré Luís da Silva, com o tema, Diagnóstico Atual do Ataque do Bicudo na Região, José Ednilson Miranda, da EMBRAPA Algodão, de Goiás, com o tema, Diagnóstico Atual do Ataque do Bicudo em Chapadão do Céu e Paulo Eduardo Degrande, com o tema, União para o Con-trole Organizado e Siste-mático do Bicudo. Este último apresentou o Pro-jeto controle, mitigação e erradicação de pragas e doenças do algodoeiro em Mato Grosso do Sul. Paulo Degrande disse que existem em vários esta-dos brasileiros programas para o controle do bicudo, mas o que está sendo pro-

posto pela AMPASUL é muito mais abrangente e complexo, que será iné-dito no País e servirá de modelo para outros que certamente virão. Atua lmente ocor rem muitas outras pragas e doenças que ameaçam a produtividade do algodão e todas merecem atenção máxima e projetos para a sua mitigação, controle e até a erradicação. Para êxito do projeto é funda-mental que tenha 100% de adesão dos produtores rurais do Estado, das au-toridades e das entidades representativas dos pro-dutores. Os representantes dos produtores rurais de Goi-ás, presentes na reunião declararam total apoio à iniciativa da AMPA-SUL, pois o interesse no controle das pragas e doenças é mútuo, já que a região produtora, conhecida como chapa-

dões são próximas e com as mesmas características geográficas e ambientais. O projeto da AMPASUL veio em boa hora. Neste ano as lavouras da região estão sofrendo ataque anormal, ou mais intenso do bicudo. Segundo Pau-lo Degrande já se sabe que quando os preços do algodão estão mais eleva-dos, o ataque do bicudo é maior, se comparado em épocas de preços baixos. Ele chama a atenção dos cotonicultores para que mantenham as práticas de controle e combate da pra-ga em qualquer situação e em todos os anos. Em sua palestra Paulo Degarande apresentou o comportamento do bicu-do, os principais fatores que contribuem para a sua reprodução e as práticas para o monitoramento e controle.

Page 7: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

07Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

Jantar em comemoração aos 25 anos do Jornal O Correio e 50 anos do seu diretor Foi realizado no ultimo dia 20 no CTG, um jantar

em comemoração aos 25 anos do Jornal O Correio e do aniversario de 50 anos do seu diretor Adejair Morais.

Prestigiaram o evento amigos de Costa Rica, Chapadão do Céu, Cassilandia, Chapadão do Sul, seus familiares, amigos e empresários.

O jantar ainda teve a presença dos prefeitos de Cha-padão do Sul, Jocelito Krug e do vice, Alirio Bacca, de Costa Rica, Jesus Baird e do vice Biri, de Chapadão do Céu, Paulo Rodrigues da Cunha, ex-prefeito João Carlos Krug, superintendente da IACO Agricola Edson Borges, presidente do Sindicato Rural, Rudimar e esposa.

Antes do jantar, o diretor do Jornal Agradeceu a pre-sença de todos, e fez a entrega de um troféu de lembrança, aos seus anunciantes e algumas pessoas que lhe deram apoio no inicio das atividades jornalística. com o dizer: “FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA”

Após o jantar muita musica ao vivo com vocal Tril--vozes de Cassilandia e do DJ Grilo. (fotos Ronaldo e Dalmo)

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO NO NOSSO SITEwww.ocorreionews.com.br- NA GA-LERIA DE FOTOSVice prefeito de Costa Rica Biri e o Jornalista Sadi

e familia

Fundador da cidade, Júlio Martins

Vereador Guereino Perius

Vice prefeito de Chapadão - Alirio Bacca

Empresário Sérgio do Grupo Agromano

Prefeito de Chapadão do Céu Paulão e esposa(d)

Prefeito de Costa Rica Jesus Baird

Prefeito de Chapadão do Sul Jocelito Krug

Superintendente da IAGO Edson e familia

João Carlos Krug- ex-prefeito de Chapadão do Sul

Jornalista Luciana Aguair representando o ex--prefeito Waldeli dos Santos de Costa Rica

Adejair e esposa Rosana e seus filhos, Gabriel ,Naiara e William

Adejair e familia, ao lado de seus pais e irmãos

Com o Sogrão, Sogra e cunhado e esposa

Recebendo uma homenagem do filho Gabriel e....

..... de Luiz Carlos de Cassilandia

Liria Mariane recebendo o trofeu em nome do ex--prefeito Schultz

Jantar servido aos convidados

Adejair ao lado de seus convidados no jantar

Page 8: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

08Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

Júlio Martins recebeu homenagem d a C â m a r a M u n i c i p a l

Os vereadores da Câ-mara Municipal entrega-ram Moção de Congra-tulação ao senhor Júlio Alves Martins.

A homenagem foi de-vido ao dia 21 de abril ter feito quatro décadas de sua primeira aterrissagem

na região.Na época, pousou na

região do Pouso Frio com o intuito de povoar estas terras e iniciar a construção de uma cidade moderna.

O dia 21 de abril é uma data histórica para municí-

pio de Chapadão do Sul.A Moção foi uma forma

do legislativo homenagear o homem que com um olhar sempre à frente de seu tempo edificou o Mu-nicípio.

Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em Costa Rica

O Prefeito Jesus Baird jun-tamente com o secretário de turismo, meio ambiente, esporte e cultura, Wilson Matheus, re-cebeu a visita da esquadrilha da fumaça, que faz parte da Força Aérea Brasileira.

A reunião foi para organizar o suporte necessário para que as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, marcada para o dia 16 de junho, sejam seguras, dei-

xando toda a organização do evento ciente das necessidades para que o show aéreo seja realizado com segurança para pilotos e público presente.

“Uma das missões da Esquadrilha da Fumaça é a integração nacional, é levar um pouquinho da força aérea, do que o piloto brasileiro, do que o cidadão brasileiro é capaz de realizar. Nosso avião é brasileiro então conhecemos muitos lugares mais também levamos um pouquinho do que não é conhecido, é uma troca de experiên-cia”, comentou o capitão Eduardo Maia Arantes, piloto da Esquadrilha da Fumaça.

A Esquadrilha da Fumaça é formada por aproximadamente 60 pessoas, entre pilotos e mecânicos, conhecidos como “Anjos da Guarda”, médico, oficiais respon-sáveis pela equipe de manutenção, relações públicas e uma equipe administrativa com soldados e sargentos que dão suporte administrativo dentro da organização.

Segundo o capitão Eduardo Maia, a partir da seleção do piloto já começa a instru-ção de vôo, são ao todo 73 vôos de instrução, de treinamentos repetitivos para que os mesmo fiquem bem preparados para as demonstrações.

Os pilotos voam sempre na mesma posição de vôo para dar maior segurança nas acrobacias.

A Esquadrilha estará se apresentando em Costa Rica no dia 16 de junho, é a 1ª vez que se apresenta na região.

A demonstração vai durar aproximadamente 45 minutos e terá em média 55 ma-nobras e acrobacias, mescladas com 4 à 7 aviões.

Estarão na cidade oito aviões, sete deles participam das demonstrações, o outro avião leva o locutor, que no momento da demonstração explica ao público o que os pilotos fazem.

Perguntado sobre alguma surpresa durante as apresentações o piloto diz:“Sempre tem uma surpresa, mais isso vocês ficarão sabendo só durante o show”,

finalizou.O local ainda está sendo definido pela organização do evento.(Daniela Silveira)

Leilão Direito de Viver alcançou o sucesso esperado pelos organizadores

Foi realizado no sa-lão de eventos do Sin-dicato Rural de Cha-padão do Sul, o Leilão Direito de Viver, em prol do hospital do Câncer de Barretos.

O leilão foi até a madrugada devido ao grande número de prendas arrecadas.

Os organizadores do leilão arrecadou uma grande quanti-dade de rebanhos, que foram arrematados com excelentes preços, às vezes acima do pre-ço de comercializado no mercado. Destaque para o Foguinho Lei-lões a maior arrema-tador do Leilão.

O violão doado pelo cantor Daniel, foi ar-rematado pelo valor de R$ 6.000.00. Uma churrasqueira elétri-ca, com direito a um porco assado foi lei-loada ao valor de R$ 3.500.00, um litro de Wiski escocês ao valor de R$ 3.500,00, entre outras prendes, todas arrematas.

Administração Municipal comemora Dia do Trabalhador com Costa Rica Em Ação

O Governo Municipal de Costa Rica festejou o Dia do Trabalhador com o 6º Costa Rica em Ação que aconteceu no Centro de Eventos Ramez Tebet, durante o dia 1º de maio, na 1ª Festa do Trabalha-dor.

Para Tamara Esteves, professora em nosso mu-nicípio, o Costa Rica em Ação permite a popu-lação misturar diversão com prática esportiva. “A confraternização entre a comunidade e o Governo Municipal é fundamental para todos, levando infor-mação para a população e prestando serviços de di-versos setores junto com o lazer” ressalta Tamara.

Conforme a Assessora Jurídica da Administração Municipal Jusleny Batista a ação da Prefeitura Muni-cipal de Costa Rica é um retrato da atual gestão.

“É a preocupação do Go-verno Municipal em levar para as pessoas o que elas precisam, suas necessida-des” esclarece Jusleny. A Assessora Jurídica destaca o fato de todos os serviços oferecidos no Costa Rica Em Ação serem gratuitos.

Para o Presidente do Sintrab – Sindicato dos Trabalhadores das Indús-trias do Açúcar, Etanol e Bioenergia de Chapadão do Sul e Costa Rica, Ge-raldo Pereira de Paula é preciso muita coragem para realizar um evento do porte da 1ª Festa do Trabalhador. “Além da coragem é preciso contar com o apoio dos amigos e ter fé é fundamental, essa comemoração é para todos os trabalhadores da cidade” enfatiza Geraldo. Segundo o Presidente do Sindicato esse evento ago-ra faz parte do calendário de festas de Costa Rica.

De acordo com a pro-fessora do CEI – Centro de Educação Infantil Sonho de Ninar, Rute Carolina Santana rea-lizar uma apresentação com as crianças e profes-soras vestidas de Emília serve como valorização da obra de Monteiro Lobato. “A apresenta-ção do Sítio do Pica Pau Amarelo ajuda com que as crianças tenham uma interação com a cultura e o lazer, eu amo o que eu faço” define a pro-fessora.

O professor do ensi-no municipal Reverson Rodrigues Dias acredita que durante o Costa Rica em Ação, os pais, os alunos e os professores tem a oportunidade de participarem juntos de várias atividades. “Par-ticipar do Costa Rica em Ação é bom, propor-cionamos brincadeiras, informamos sobre as-suntos relativos a saúde, colocamos a população para se movimentar em diferentes aspectos” co-menta Reverson.

Assecom-PMCR

Page 9: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

09 Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

E D I T A LCONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL

PESSOA FÍSICAEXERCÍCIO DE 2012

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, em conjunto com as Federações Estaduais de Agri-cultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e CONVOCAR os produtores rurais, pessoas físicas, que possuem imóvel rural ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como “Empre-sários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II, alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2012, devida por força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 22 de maio de 2012, em qualquer estabelecimento in-tegrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada, constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR, repassadas à CNA pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo 17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, e estão sendo remetidas por via postal para os endereços indicados nas respectivas declarações. Em caso de perda, de extravio ou de não recebimento das Guias de Recolhimento pela via postal, os contribuintes deverão solicitar a emissão da 2ª via diretamente à Fede-ração da Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento, podendo optar, ainda, pela sua retirada, diretamente, pela internet, no site da CNA: ww.canaldoprodutor.com.br. Eventuais impugnações administrativas contra o lançamento e co-brança da contribuição deverão ser feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito, perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830- 903. O protocolo das impugnações poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à CNA, por correio, no endereço aci-ma mencionado. O sistema sindical rural é composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, pelas Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou de ProdutoresRurais.

Sindicato Rural de Chapadão do sul, 01 de maio de 2012.

Kátia Regina de AbreuPresidente

Prefeitura cria linha direta com a população para sugestões e reclamações

A população de Chapa-dão do Sul tem a partir de agora uma linha direta com a Administração Municipal para fazer críticas, suges-tões e reclamações sobre diversos serviços.

O telefone (67) 3562. 6656 - foi colocado pela Prefeitura à disposição dos moradores do município para receber reclamações sobre buracos nas vias pú-

Chapadão do Sul tem o maior percentual de domicílios com carros de MS, segundo IBGE

Segundo os resultados do Censo Demográfico 2010 do IBGE, Chapadão do Sul é o líder no Estado com o maior percentual de domicílios com carros de Mato Grosso do Sul, sendo que mais de 55% dos domicílios informaram possuir automóvel de uso

blicas, limpeza pública, problemas na iluminação pública, bueiros entupidos, problemas nas estradas ru-rais, entre outros.

A internet também tem sido um meio bastante utili-zado de contato direto entre a Prefeitura e o cidadão sul--chapadense, que pode en-viar sua crítica, sugestão ou reclamação via facebook,

no endereço – www.face-book.com /cidadeprogresso ou ainda através de email: [email protected].

Essa linha direta com a população é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e busca deixar nossa cidade ainda mais bonita e bem cuidada, com colaboração direta de todos os moradores.

Chapadão do Sul já pos-sui os melhores índices do Estado em qualidade de vida e desenvolvimento econômico, e com a partici-pação de todos, a Prefeitura Municipal quer cuidar ain-da melhor da nossa cidade. (Assessoria)

particular.Chapadão do Sul tam-

bém é o município de Mato Grosso do Sul com o maior percentual de pessoas não naturais. 55,77% do total de moradores não nasceram no Estado.

Outro dado importante divulgado pelo IBGE ,

confirma que Chapadão do Sul é o terceiro município de Mato Grosso do Sul quanto a microcomputa-dores com acesso à internet nos domicílios.

Segundo os dados do IBGE, 34, 08% das resi-dências do município tem computador com acesso a rede mundial. Chapadão fica atrás apenas de Campo Grande e Dourados.

O levantamento mostra outros dados interessantes como: Chapadão do Sul é o 5º do estado com a maior proporção da população com nível superior com-pleto, com 9,78% e tem o maior percentual de ocupa-dos de Mato Grosso do Sul com 65,48% da população.

SERC termina o campeonato na 3ª colocação A equipe da SERC terminou o campeonato na 3ª colocação. A equipe deste ano foi for-mada com um plantel de baixo custo, com uma folha de pagamento em torno R$ 25 mil reais.O plantel da equipe foi composto por atletas na maioria jovens, com faixa etária de 21 anos aliados a experiência de três atletas, considerados veteranos (goleiro Rodrigo, Zé Luiz e Macei).A campanha da equipe foi excelente. Apesar do inicio da competição, a equipe não render o esperado, em todo o campeonato a SERC teve 07 vitórias, 04 derrotas e 05 empates. Seu ataque fez 20 gols e a defesa levou 15 gols.O artilheiro da equipe foi o meio campista Kanu, com 06 golsA equipe decolou na competição, após a vitória ainda no primeiro turno em cima do CENE, foram oito jogos sem perder.A equipe teve o apoio do poder municipal e do comercio local.

Page 10: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

10Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

Estado de Mato Grosso do SulPoder JudiciárioChapadão do Sul

1ª Vara

Mod. 254694 - Endereço: Av. Mato Grosso do Sul, 311, Parque União - CEP 79560-000, Fone: (67) 3562-2483, Chapadao do Sul-MS - E-mail: [email protected] de Citação: 30 diasO Dr. Silvio C. Prado, Juiz de Direito, da 1ª Vara da Comarca deChapadão do Sul, Estado de Mato Grosso do Sul,. na forma dalei, etc.FAZ SABER a Pedro Benedito Citram, CPF 062.780.439-04, RG982334, Casado, Brasileiro , o qual se encontra em local incerto e não sabido, que nesteJuízo de Direito, situado na Av. Mato Grosso do Sul, 311, tramita a Ação de Mo-nitória,sob nº 0001178-50.2011.8.12.0046, aforada por Orandil Figueira do Nascimento, emdesfavor de Paulo Aparecido Citron e outro. Assim, fica o mesmo CITADO para, no prazode 15 (quinze) dias, contados a partir do término do prazo deste edital, efetuar opagamento da soma em dinheiro reclamada, acrescida de correção monetária desde oajuizamento e juros moratórios de 1% a partir da citação. Dentro do mesmo prazo poderáoferecer embargos, sob pena de constituição de pleno direito do título executivo judicial,convertendo-se o mandado inicial em mandado executivo e prosseguindo-se na formaprevista nos artigos 646 a 731 do Código de Processo Civil. Esclareça ao réu que casocumpra a determinação constante deste edital, ficará isento das custas e honorários deadvogado. Optando por oferecer embargos, os honorários serão arbitrados na sen-tença,em caso de improcedência. der. E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes eterceiros, eu, Laudimar Silva Linhares, Auxiliar Judiciário I, o digitei e assino. Chapadãodo Sul(MS), 02 de abril de 2012. Assinado Digitalmente.Se impresso, para conferência acesse o site http://www.tjms.jus.br/esaj, informe o processo 0001178-50.2011.8.12.0046 e o código 1A0000ABW577Y.Este documento foi assinado digitalmente por LAUDIMAR SILVA LINHARES.

Prefeitos do Estado participarão da XV Marcha a Brasília Prefeitos e demais ges-

tores de Mato Grosso do Sul devem marcar presença na XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

De acordo com o Prefei-to Jocelito Krug, presidente da Associação dos Muni-cípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), a Marcha representa hoje o fórum ideal em torno de conquis-tas de pontos prioritários à administração pública mu-

nicipal. Por isso, segundo ele, é importante buscar o debate com parlamentes e com as autoridades do governo central.

O evento municipalista, considerado o maior da América Latina, é promo-vido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) anualmente. E este ano, está agendado para os dias 15, 16 e 17 de maio, em Brasília.

“Foi por meio do mo-vimento que os prefeitos conseguiram uma série de avanços para os municípios ao longo de anos”, lembra o representante estadual.

Entre as conquistas obti-das por meio das Marchas, o dirigente cita o adicional de 1% no Fundo de Par-ticipação dos Municípios (FPM), que é repassado em dezembro, e o decreto presidencial que trata da compensação financeira

entre Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A Assomasul é uma das apoiadoras do encontro, e segundo Krug a entidade já começou os preparativos para mobilizar o maior número de prefeitos do Estado.

Cassilândia: internos do presídio confeccionam selarias para montaria

Cassilândia (MS) – Pe-ças que combinam a rusti-cidade da lida no campo à beleza do capricho empre-gado nos detalhes de cada corte, formas e colorações. Assim são as “tralhas” para montaria produzidas por reeducandos nos pre-sídios de regime fechado de Paranaíba e Cassilândia, onde oficinas de selaria têm representado uma oportu-nidade para o aprendizado de um novo ofício, que poderá servir de base para a conquista de uma vida digna quando estiverem em liberdade.

Os produtos ganham destaque pelo cuidado com que são feitos e a riqueza de detalhes. São selas, chi-cotes, arreios, cabeçadas, barrigueiras, laços, loros, travessões, chinchadores, pelegos, bacheiros, calças em couro para montaria,

entre outros. Tudo feito de maneira artesanal. Em média, dez internos par-ticipam da produção, so-mando as duas unidades. Pelo trabalho, além de serem remunerados, rece-bem remição de pena – a cada três dias de serviço, um é diminuído no total da pena imposta.

A selaria surgiu primei-ro no Estabelecimento Pe-nal de Paranaíba há cerca de oitos anos, quando a direção da unidade deu oportunidade a um dos reeducandos de ensinar o ofício a outros companhei-ros de cárcere. A produção foi crescendo e passou a atender compradores não só da cidade, como tam-bém de municípios vizi-nhos como Costa Rica e Aparecida do Taboado. Já em Cassilândia, a selaria é bem mais recente, foi ins-

talada há cerca de um ano e quatro meses, também de forma independente, por inciativa da própria administração da unidade prisional, atendendo ape-nas a encomendas.

Tamanha a qualidade das peças nos dois presí-dios chamou a atenção de um empresário da região e hoje a confecção acon-tece por meio de parceria com uma selaria da cidade de Paranaíba, que forne-ce o material utilizado e remunera os internos. A parceria possibilitou que os reeducandos tenham um trabalho fixo.

Conforme o diretor do Estabelecimento Penal de Cassilândia, José Ronaldo da Silva, os critérios para seleção do trabalho são disciplina e aptidão. “E os que já sabem vão ensinan-do os que estão começan-do”, complementa.

O interno A. C. S., 27 anos, que está há quase três anos trabalhando na selaria, classifica sua ocu-pação na unidade prisional como “uma grande opor-tunidade”. “O trabalho é tudo pra gente, é uma forma da gente se ocupar aqui dentro, remir a pena e ainda ganhar dinheiro para ajudar a família”, ressalta.

O diretor do presídio de Paranaíba, José Carlos Marques, acredita que a profissão aprendida no presídio poderá ser muito bem aproveitada também quando os reeducandos deixarem a prisão. “É um serviço específico que pou-ca gente sabe fazer, não falta emprego, principal-mente aqui no nosso Esta-do onde a pecuária é forte”, comenta.

Nos dois estabeleci-mentos penais, o traba-lho na selaria se soma a atividades realizadas em outras oficinas laborais que também contribuem para reinserção social. Além disso, são oferecidos cursos profissionalizantes e educação formal pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA).(Keila Oliveira)

Page 11: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

11

NOTICIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE COSTA RICA Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

Em sessão ordinária re-alizada no Plenário de De-liberações Vereador Simino Jorge de Oliveira – Câmara Municipal de Costa Rica (MS), os parlamentares aprovaram um Projeto de Lei, duas Emendas e en-caminhou outro projeto às Comissões.

Foi aprovado por unani-midade de votos em discus-são única o Projeto de Lei Nº. 269, de 13 de janeiro

Aprovada Lei que exige uso de embalagens biodegradáveis no comércio em Costa Rica

de 2011, de autoria do ve-reador José Augusto Maia Vasconcellos, que “Exige nos estabelecimentos co-merciais uso de embala-gens biodegradáveis.

De acordo com o Art. 1º, os estabelecimentos comerciais de todo o gêne-ro, localizados em Costa Rica, deverão utilizar, para o acondicionamento dos produtos e mercadorias co-mercializadas, embalagens plásticas biodegradáveis, em substituição as sacolas de plástico convencionais.

E ainda, conforme o Art. 3º, os estabelecimen-tos terão o prazo de dois anos a contar da data da publicação desta Lei para substituir as sacolas plás-ticas pelas biodegradáveis.

Consta também no Art. 5º, que o descumprimento das disposições contidas na Lei acarretará ao infrator

o pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com prazo de 30 dias para a regularização.

Junto ao Projeto de Lei Nº. 269 também foram aprovadas duas Emendas, sendo uma Supressiva Nº. 01/2011 de autoria dos vereadores José Paulino Garcia e Moacir Justino de Almeida e outra Modifica-tiva Nº. 01/2011 também de dos vereadores José Paulino e Moacir Justino.

Ainda durante a sessão de segunda-feira, os verea-dores encaminharam às co-missões competentes para análise e parecer o Projeto de Lei Nº. 955, de 20 de abril de 2012, de autoria do Executivo Municipal, que “Institui o regime de supri-mento de fundos o âmbito da administração pública do município de Costa Rica”.(Luciana Aguiar)

Vereadores Ivan e Anizio pediram a ampliação do sistema de telefonia em Paraíso

Os Vereadores que a presente subscreve, na forma regimental indicam, após ouvido o Plenário, ao Exmo. Sr. WAGNER OLIVEIRA GOMES, DIRETOR REGIONAL DA EMPRESA OI DE MATO GROSSO DO SUL, proceder aos estudos e a viabilização no sentido de ampliar a Central de Telefonia Fixo do Paraíso das Águas - MS.

J U S T I F I C A T I V A: Tal solicitação prende-se ao fato de que o representante da Oi, esteve em Paraíso das

Águas e colheu mais de 40(quarenta) assinaturas reivindicando linha de telefonia fixa. Outrossim, informamos ainda que os aparelhos da Central não tem canais disponí-

veis para atender a todos os pedidos dos moradores e comerciantes, necessitando com urgência da ampliação da central telefônica

Vereador Joaquim Carrijo pediu quebra mola na rua Ceará

O Vereador que a presente subscreve, na forma regimental indica, após ouvido o Plenário, ao Exmo. Sr. JESUS QUEIROZ BAIRD, PREFEITO MUNICIPAL, com cópia ao Exmo. Sr. Paulo José Silva, Secretário Municipal de Urbanização e Obras Públicas, proceder aos estudos e a viabilização no sentido de fazer um quebra-molas na Rua Ceará, na quadra onde está localizada a Praça Pública Jornalista Claudia Beatriz de Carvalho, no Residencial Sonho Meu III, nesta cidade.

J U S T I F I C A T I V A: Tal solicitação prende-se ao fato em atender as reivindicações dos proprietários

e moradores da mencionada Rua e região, tendo em vista que os veículos estão trafegando em alta velocidade, com a construção desse que-molas dará melhores condições e segurança aos pedestres, principalmente às crianças e pessoas idosas que transitam pela mesma e também há um parque infantil e quadra de esporte na referida praça, com isso há um grande movimento de pessoas e crianças.

Vereador Maia solicitou poda nos coqueiros da Avenida

O Vereador que a presente subscreve, na forma regimental indica, apos ouvido o Ple-nário, ao Exmo. Sr. JESUS QUEIROZ BAIRD, PREFEITO MUNICIPAL, com cópia ao Exmo. Sr. Agoncilio Correia Barbosa, Subsecretário Municipal de Administração, proceder aos estudos e a viabilização no sentido de fazer a poda principalmente dos coqueiros que estão localizados no início dos canteiros, nos dois sentidos Bairro Centro e Centro Bairro, na Av. José Ferreira da Costa, nesta cidade. J U S T I F I C A T I V A: Tal solicitação prende-se ao fato em dar melhores condições de visibilidades aos moto-ristas que quando fazem o retorno nos cruzamentos com as ruas os referidos coqueiros estão atrapalhando a visão dos motoristas, por este motivo está provocando acidentes, tendo em vista que estão necessitando de serem podados ou amarando suas folhas, que ficam espalhadas atrapalhando a visão dos motoristas, quando vão fazer o retorno ou seguirem pela rua do cruzamento.

Vereador Lucas solicitou patrolamento e cascalhamento em Vicinal

O Vereador que a presente subscreve, na forma regimental indica, após ouvido o Plenário, ao Exmo. Sr. JESUS QUEIROZ BAIRD, PREFEITO MUNICIPAL, com cópia ao Exmo. Sr. Paulo José Silva, Secretário Municipal de Urbanização e Obras Públicas, proceder aos estudos e a viabilização no sentido de cascalhar e patrolar a estrada que inicia no Trevo do Estreito na BR 359 até a região do Morro Alto, atendendo todos os produtores rurais até a divisa com o município de Alcinópolis, sentido Valdir Coutrin e Jesus Ribeiro.

J U S T I F I C A T I V A: Tal solicitação prende-se ao fato em atender as reivindicações dos proprietários e da

comunidade daquela região.

Vereador Moacir Justino solicitou aquisição de Aparelho de Endoscopia

O Vereador que a presente subscreve, na forma regimental indica, após ouvido o Plenário, ao Exmo. Sr. JESUS QUEIROZ BAIRD, PREFEITO MUNICIPAL, com cópia à Exma. Srª. Drª. Adriana Pereira Martins Carrijo, Secretária Municipal de Saúde Pública, proceder aos estudos e a viabilização no sentido de adquirir um Aparelho de Endoscopia para que as pessoas que necessitam de fazer esse Exame, não terão que se deslocarem para outra cidade.

J U S T I F I C A T I V A: Tal solicitação prende-se ao fato em atender as reivindicações das pessoas que não

tem condições financeiras para se deslocarem para outras cidades e que esse exame fosse feito em nossa cidade, com isso tornaria mais rápido o diagnostico do Médico.

Vereadores aprovam projeto restabelecendo autonomia do prefeito para suplementar o orçamento

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (16) o projeto de lei que restabelece ao poder executivo municipal suplementar em 35% ao

Orçamento do Muni-cípio conforme prevê a lei Orgânica do Mu-nicipal. Os vereadores haviam aprovado uma emenda que foi incor-porada ao projeto de orçamento para 2.012 proibindo o prefe i to Jesus Queiroz Baird, (PMDB) de suplemen-tar a peça orçamentária em caso de necessida-de.

D e p o i s d e m u i t a s cr i t icas da imprensa e cer t i f icarem que a emenda era inconsti-tucional os parlamen-ta res vo l ta ram a t rás

e decidiram por aprovar projeto de lei restabelecendo a prerrogativa. Foram três projetos encaminhados a Câmara pelo prefeito, o 1º no mês de fevereiro com 5%, em março 15% e por fim mais 15% que fechou nos 35% conforme estabelece a lei, evitando desgastes para os parlamentares.

O presidente da Câmara, Lourenço Felisbino Paula, (PMDB) disse ao Hora da Notícia que os vereadores aprovaram o projeto restabelecendo ao prefeito o poder de suplementar em 35% o orçamento como já era estabelecido em lei.

Page 12: Edicao 527

IIIIIIIIII

IIIIIIIIII

12Edição 527- 20 a 30 de abril de 2012

CONFIRA TAMBÉM AS NOSSA PROMOÇÕES DIARIAS

Governo Marconi Inaugurou Comando d e O p e r a ç õ e s d e D i v i s a - C O D

Policiais militares al-tamente treinados e forte-mente armados passam a reforçar o combate ao cri-me nas fronteiras de Goiás com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a entrada em funcionamento das três pri-meiras Bases Operacionais do Comando de Operações de Divisas. As bases foram instaladas nesta sexta-feira pelo governador Marconi Perillo, pelo secretário de Segurança Pública e Jus-tiça, João Furtado Neto, e pelo comandante-geral da PM, Cel. Edson Costa Araújo. Os 96 policiais que integram inicialmente o COD já estão em operação no ultimo dia 20 foi inaugu-rado o Posto no municipio Chapadão do Céu (GO-050), com a divisa de Mato Grosso do Sul.

O foco da atuação dos Comandos de Divisas é proteger as fronteiras de Goiás, impedindo a entrada de drogas, armas e crimi-nosos no Estado. O que, de acordo com o governador Marconi Perillo, vai refletir na diminuição do tráfico de drogas e de homicídios nos centros urbanos. “A droga que chega ao centro de nossas cidades passa pelas divisas. À medida em que formos fechando as fronteiras, vamos diminuir drasticamente a criminali-dade, o tráfico de drogas e os homicídios em nosso Estado.”

Marconi Perillo deu seu recado ao mundo do crime. “O bandido tem de saber que vai enfrentar em Goiás uma polícia que está à altu-ra do que espera o cidadão goiano. Com o Comando de Divisas, vamos segurar o criminoso para que ele não entre em nosso Estado, dando mais segurança ao nosso povo e tranquilidade às nossas famílias. Com homens bem treinados e armados, viaturas possan-tes e um trabalho de inteli-gência, vamos fazer com os criminosos fiquem longe de Goiás”, afirmou.

A criação e instalação do Comando de Opera-ções de Divisas segue uma

determinação do governador e faz parte do Programa de Governo de Marconi para dar mais segurança a Goiás. E, até o final do ano, as 16 Bases Operacionais do COD devem estar instaladas e em funcio-namento. “Eu estou vivendo um dia de muita emoção hoje porque, com a instalação das primeiras bases do Comando de Divisas, estamos tirando do papel um programa de combate ao tráfico de drogas, ao contrabando e à criminali-dade”, comemorou Marconi.

Os policiais que integram o comando passaram por um treinamento específi-co para atuar nas fronteiras e vão trabalhar com fuzis, submetralhadoras, pistolas, escopetas e equipamentos de alta tecnologia, como radares, GPSs e celulares com comu-nicação via satélite. Além disso, o comando contará com o apoio do helicóptero 2 da PM e com uma aeronave do Estado. Cada base fixa terá também equipes móveis para o monitoramento das regiões adjacentes.

O secretário de Segurança Pública, João Furtado Neto, explicou que o Serviço de Inteligência da Polícia ma-peou todas as regiões do Estado e as fronteiras para traçar e planjar a atuação dos Comandos de Divisas. João Furtado assegurou que Goiás, com sua Política Pública de Defesa do Território Goiano, está se tornando “modelo de repressão qualificada, moder-na e eficiente ao crime, sem paralelo no Brasil”.

Para o comandante-geral da PM, Cel. Edson Costa Araújo, com a instalação das primeiras bases operacionais do COD, o Estado de Goiás sai na frente e passa a contar com uma malha de segurança capaz de dar uma resposta imediata ao contexto de cri-minalidade que se apresenta nos dias de hoje. “Goiás é um Estado que não aceita incur-sões do crime organizado de outros Estados para o nosso Estado. Contamos com o apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil para pro-teger as fronteiras de Goiás. A nossa missão é não deixar que quadrilhas criminosas, drogas e armas adentrem nosso Estado. E a PM está preparada para dar a resposta adequada.”

(Goias Agora)