16
LEX LUTHOR VAI AGITAR IBATIBA PRESIDENTE BUSCA REESTRUTURAÇÃO DA CÂMARA DE JERÔNIMO MONTEIRO UNIÃO DO LEGISLATIVO É UM DOS OBJETIVOS DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE DORES VEREADORES DE GUAÇUÍ COBRAM CONSTRUÇÃO DE NOVO CEMITÉRIO SEMANAL| Ano 7 | n° 812 | Região do Caparaó | www.folhadocaparao.com.br Distribuição GRATUITA SEXTA-FEIRA 08/07/2011 COPA BRASIL SUB 17 COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA GUAÇUÍ ESTÁ SEDIANDO UMA » DAS CHAVES DA COMPETIÇÃO, ONDE TAMBÉM ESTÃO AS EQUIPES DO FLAMENGO, ATLÉTICO MINEIRO E TUPY, DE VILA VELHA ESPORTES | Pág 15 O HOSPITAL ESTÁ SE ESTRUTURANDO E ATENDENDO A POPULAÇÃO COM 70 LEITOS À DISPOSIÇÃO, » MAS O SERVIÇO SERÁ INCREMENTADO COM A CONCLUSÃO DO PS DO MUNICÍPIO CIDADES | Pág 05 HOSPITAL DE ALEGRE E PREFEITURA TRABALHARÃO EM PARCERIA FOLHADOIS DIVULGAÇÃO MARCOS FREIRE GERAL | Pág 11 POLÍTICA | Pág 13 POLÍTICA | Pág 14 POLÍTICA | Pág 13 PILOTOS DE GUAÇUÍ SÃO DESTAQUE NO SUPERCROSS DANIEL BORGES ECONOMIA | Pág 06 GUAÇUÍ TERÁ PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Edição 812

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Edição 812 Jornal Folha do Caparaó

Citation preview

Page 1: Edição 812

Lex Luthor vai agitar ibatiba

Presidente busca reestruturação da câmara de Jerônimo monteiro

união do LegisLativo É um dos obJetivos do Presidente da câmara de dores

vereadores de guaçuí cobram construção de novo cemitÉrio

semanaL| ano 7 | n° 812 | região do caparaó | www.folhadocaparao.com.br

distribuiçãogratuita

sexta-Feira 08/07/2011

Copa Brasil suB 17 Começa nesta terça-feira

Guaçuí está sediando uma »das chaves da competição, onde também estão as equipes do FlamenGo, atlético mineiro e tupy, de vila velha ESPORTES | Pág 15

o hospital está se estruturando e atendendo a população com 70 leitos à disposição, »mas o serviço será incrementado com a conclusão do ps do município cidadES | Pág 05

HOSPiTal dE alEgRE E PREfEiTuRa TRabalHaRãO Em PaRcERia

FOLHAdois

Divulgação

marcos freire

gERal | Pág 11

POlíTica | Pág 13POlíTica | Pág 14 POlíTica | Pág 13

PilOTOS dE guaçuí SãO dESTaquE nO SuPERcROSS

Daniel Borges

EcOnOmia | Pág 06guaçuí terá Programa de aquisição de aLimentos

Page 2: Edição 812

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTEREs: Marcos Freire e Filipe RodriguesDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SéRGiO OLiVEiRA, JOSé MOntOni, JuRACy DE ALMEiDA - tiGRinhO - E ADiLSOn SALOtO.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

SEXTA-FEIRA, » 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

»

www.FOLHADOCAPARAO.com.br

EDITORIALParceria na saúdeComo já escrevemos aqui, a saúde

é uma das áreas mais difíceis de serem administradas e que a parceria entre os diversos níveis do poder público é a solução para que as coisas comecem a dar certo. Foi isso o que foi feito em Guaçuí, para tirar a Santa Casa de uma situação insustentável, em que a falta de gerenciamento estava destruindo um patrimônio que pertence à comu-nidade.

E, agora, em Alegre, é justamente a comunidade que está estruturando e levantando a Casa de Caridade São José, mais conhecida como Hospital de Alegre, que ainda sofre com a carência de recursos e sobrevive com a ajuda da população e de seus segmentos organi-zados. E, além disso, vai contar com a

parceria da Prefeitura Municipal que irá ceder o Pronto Socorro do município, para funcionar em conjunto com o hos-pital, ao mesmo tempo em que pagará pelos serviços prestados pela Casa de Caridade.

Ou seja, mais um exemplo de que o diálogo é o melhor caminho para a busca de soluções por toda a comunidade para um melhor atendimento à população. O bom seria se isso se repetisse por todos os municípios da região do Caparaó, onde existem instituições filantrópicas de atendimento à saúde. Em Iúna, por exemplo, vereadores e comunidade co-meçam a discutir uma maior participa-ção no gerenciamento da Santa Casa, na busca de que ela possa melhor atender a todos os munícipes.

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

Existem vezes que paramos para pensar e escrever, e as ideias não surgem na cabe-ça, talvez por causa da grande quantidade de informações que chegam, com tantas atrocidades dentro de um mundo cheio de tantas belezas. Mais uma contradição den-tro de um mundo cheio de contradições, onde a miséria de muitos de nossos irmãos ainda nos aflige a alma, por vários pontos do planeta.

Em frente à televisão e diante das páginas dos jornais nos tornamos seres estáticos, sem saber o que fazer, porque não temos disposição para realmente sermos chama-dos de cristãos, se é que realmente caminha-mos para isso. Porque ser cristão é seguir a filosofia do Cristo, agir como ele agiria, e quando fazemos isso, por mais religiosos que tentemos ser?

Pois é. Navegando por esse meu devaneio filosófico, passo a perceber que a sociedade precisa ser muito mais autêntica e menos hipócrita, quando afirma se preocupar com o próximo. Porque é fácil se preocupar com o próximo quando ele está bem distante de nós, sem nos perturbar com seus problemas pouco importantes, pois o importante são os nossos problemas, que nos estressam e nos deixam sem paciência para ouvir nossos filhos e outros que nos procuram.

A ideia de humanidade também está na vida em sociedade, mas cada vez mais nos tornamos mais estranhos entre nós, inclusi-

ve, dentro de casa, onde homens agridem e matam suas mulheres, onde mulheres agridem e matam seus filhos, e vice-versa. Casas em que estranhos dividem o mes-mo espaço, porque o individualismo to-mou conta da maioria de nossas famílias, com algumas exceções que, graças a Deus, ainda existem.

As relações humanas não são tão huma-nas assim. Se mata com muita facilidade. Se rouba dinheiro público, prejudicando a vida de milhões, sem qualquer escrúpulo. E o mesmo cidadão que acusa o corrupto, não pensa duas vezes na hora de ultra-passar um sinal, dirigir depois de beber, estacionar em lugar proibido, jogar lixo no meio da rua, tentar dar um jeitinho com o servidor público ou com o próprio político, porque se ele ajudar, deixa de ser corrupto, não é mesmo?

Porque corrupção só é hedionda na tela da televisão ou nas páginas dos jor-nais, mas é coisa comum nas atitudes do dia a dia de cada cidadão, que sonega os impostos ou não devolve o troco errado dado pela caixa do supermercado, deixan-do a coitada no prejuízo. O que as pes-soas precisam entender é que existe uma linha muito tênue separando o certo do errado, assim como separa a normalidade da loucura. E quem é louco? E quem é honesto? Perguntas difíceis de serem res-pondidas...

No limiar dos limites

ADILSON [email protected] »

Aprender a tomar cerveja, ao contrário do romance, começa amargo, quase insuportável, mas com o tempo e o com costume você vai aprendendo a gostar cada vez mais, até que chega um ponto em que você não consegue mais imaginar sua vida sem ela. Isso dá a ela certo favoritismo num imagi-nário jogo contra a mulher.

Muitas mulheres costumam re-clamar que seus maridos as deixam sozinhas em casa para ir beber com os amigos. Tem também as que adoram que eles façam isso, mas essas são de fidelidade duvidosa, e prefiro não entrar nessa área. Vamos tentar entender porque as mulheres estão conseguindo ven-cer as cervejas.

* Ambas começam quentes e vão esfriando até ficarem geladas. Até aí, igualdade no placar, mas não se esqueçam que a cerveja é de be-ber...

- Gol da cerveja. Placar: MU-LHER 0 x 1 CERVEJA.

*As duas enchem o homem, mas, em um dos casos, um xixizi-nho resolve o problema.

- Placar: 0 x 2.*quando os homens se reúnem

para tomar cerveja, o papo é sem-pre sobre mulher e futebol, mas, nem sempre que os homens se reúnem com suas mulheres, elas deixam a cerveja e o futebol entrar na brincadeira.

- Está virando goleada: 0 x 3.- A cerveja está dominando o

meio de campo e faz o que quer no ataque.

- A mulher precisa reagir. Afinal, ela está jogando em casa. Tendo o mando de campo, ela tem que se impor.

- É! Mas ela vai precisar ter um bom jogo de cintura para isso. Não tá fácil, não!

*Quanto mais qualidades elas ti-verem melhor. No caso da cerveja, quanto melhor ela for, mais a gen-te bebe e, bebendo demais, a gente diz coisas que não devia dizer, cai e se machuca, e ela nem esquenta (em sentido figurado, claro!). Po-rém, uma mulher prendada, nos assessora o bom senso, cuida de nossa saúde e de nossos pertences

com amor. Dá-nos o sexo, o qual tanto perseguimos. Cria nossos fi-lhos, os seres mais amados da nossa vida. Está sempre procurando nos surpreender e nos agradar.

- Numa espetacular virada de mesa, a mulher faz quatro gols se-guidos. Um deles foi uma pintura: com um elástico, ela passou pelo zagueiro, deu um lençol no golei-ro e, com bola tudo, foi parar na rede.

- Visitantes 3 x 4 Time da Casa.- Quarenta e sete do segundo

tempo. É hora de decidir. *Nós, homens, podemos beber

quantas cervejas quisermos (lata, garrafa, chopp); variar entre as marcas; podemos pegar a cerveja dos amigos (eles mesmos nos ofe-recem); não precisamos reparar as mudanças no seu rótulo; devolve-mos os cascos sem nenhuma pie-dade, nem precisamos levá-las em casa (o garçom faz isso). As mulhe-res, bem!... Deixa baixo!

- Fim de jogo! 4 x 4. - A regra é clara! Limpinha! (Se

não, a mulher se zanga). Vamos para uma sensacional disputa nos pênaltis. A cerveja tem vantagem por jogar mais leve, dificilmente erra o destino. A mulher se destaca mais por agarrar bem.

- Recebemos um twitter do te-lespectador Tomas Turbando. Ele é de Ponta Grossa e pergunta... Bem! Não podemos repetir a pergunta dele nesse horário.

- Todos posicionados. A cobran-ça das penalidades vai começar. A torcida está apreensiva. Todos com olhos fitados na histórica decisão (menos um tarado que não tira os olhos de uma devassa que está à sua frente).

Enquanto isso, em algum baru-lhento lar brasileiro:

- AMOR! Vem desentupir a pia aqui pra mim.

- O QUÊ? - VEM AQUI!- PRA QUÊ? Quero ver os pê-

naltis, pô!- A PIA... ENTUPIU... ESTÁ

MOLHANDO TUDO... ATÉ SEUS DOCUMENTOS QUE VOCÊ DEIXOU JOGADOS NO CHÃO.

muLHER X CERVEJA

Page 3: Edição 812

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 03OPINIÃOwww.FOLHADOCAPARAO.com.br

FOLHEANDO

A parceria entre a Prefeitura de Alegre e o Casa de Caridade de São José que poderá tornar realidade o sonho de transformar o hospital em uma referência regional, além de oferecer o atendimento que a população merece.

O descaso de algumas pessoas com a saúde dos seus municípios e a falta de comprometimento com o setor, inclusive, da população, que sabe cobrar, mas não sabe participar para que as soluções sejam encontradas.

VALEu NÃO VALEu

Na quinta-feira (07), o prefeito de Ibatiba Lindo Jonhson, junto como vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, fez a entrega de 28 casas populares construídas na Vila de Criciúma. As casas vêm atender a famílias que sofreram com as conseqüências das últimas chuvas que castigaram a região.

Casas em Criciúma

Visando também o incentivo à leitura, o corpo docente da Escola Oscar de Almeida, de Alegre, ainda organiza o projeto “Parada Literária” com os alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, que uma vez por semana e durante o período de aulas, reservam 30 minutos para ler livros indicados pelos professores. A partir desses títulos eles organizam peças teatrais para apresentar na Feira do Livro. A diretora Joana Pedrosa frisou que os alunos adoram participar e se empenham muito na organização do evento.

Parada Literária

Os alunos da Escola Estadual Oscar de Almeida Gama, localizada em Alegre, participaram da quinta edição da Feira do Livro, que aconteceu na quinta-feira (07). O foco principal da feira é o incentivo à leitura dentro da escola e também na comunidade. E, durante o dia, os alunos fizeram apresentações teatrais, declamaram poesias e expuseram atividades desenvolvidas baseadas em obras estudadas ao longo do semestre. A escola ainda convidou uma livraria para fazer uma exibição de livros e promover algumas atividades com os alunos, como teatro de fantoches e contação de histórias.

Feira do Livro em Alegre

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Iúna inaugura seu Diretório Municipal, neste sábado (09), a partir das 9 horas da manhã, que irá funcionar no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi. Durante a inauguração, o partido irá oficializar diversas filiações, entre elas, do ex-vereador Cláudio Deps de Almeida, ténico do Incaper do município.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi vai realizar o V Concurso da Agricultura Familiar e Eleição do Rei e Rainha, Príncipe e Princesa da Agricultura Familiar 2011. O evento vai acontecer na Fazenda Imperial, na comunidade do Branco, em Iúna, no próximo sábado, dia 16. Haverá também show gospel e forró, além do desfile.

Neste sábado, a Prefeitura de Irupi realiza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o já tradicional Festival de Caldos, na Praça Central da cidade, a partir das 19 horas. Na oportunidade, o prefeito Gerseley Storck irá apresentar um relatório das atividades realizadas por sua administração e que estão programadas para este ano. Depois da apresentação do relatório, a noite será animada pelos shows da banda AM5 e da dupla Arnaldo e Artur.

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Muniz Freire iniciou, no mês de junho deste ano, o Projeto “Cidadania e Ação na Terceira Idade”, no distrito de Piaçu, com os idosos que frequentam o Centro de Convivência para Idosos “Gelsino Rosa de Araujo”. Dirigido pela assistente social Ananda Paes e pela psicóloga Franciela Vazzoler, o projeto tem como objetivo criar um espaço de debate, com temas variados e indicados pelos próprios participantes, com a finalidade de propiciar um processo de reflexão e informação a respeito do tema “ação e cidadania na terceira idade”. Além de contribuir para a produção de novas formas de ser e estar no convívio social, fortalecer a autoestima e despertar a opinião crítica. O Projeto atende, hoje, uma média de 17 participantes, toda segunda-feira, às 8 horas, no Centro de Convivência de Piaçu.

Sede do PT em Iúna

Concurso da Agricultura Familiar

Caldos e Relatório

Cidadania e Ação na Terceira Idade

“Política se faz com gruPo. Não adiaNta querer ser. (...) existe muito oPortuNista Na Política, mas também existe o Político que sabe o momeNto certo de colocar o seu Nome”

Presidente da Câmara de Dores do Rio Preto, Gilmar Trindade, sobre as eleições do ano que vem.

“e a PoPulação tem que eNteNder a imPortâNcia do hosPital Para todos”.

Janine Varanda Moulin, sobre a necessidade do Hospital de Alegrem em continuar contando com a ajuda da população.

FRASE DA SEMANA

Esta semana temos uma gata para deixar a coluna mais bonita. Andriely de Almeida Aguilar, 15 anos, é de Muniz Freire e cursa o 1° ano do ensino médio. Ela é filha de Fernando Sylvio Aguilar e Adriana de Almeida Aguilar. (Foto Feletti)

GATA DA SEMANA

www.infozini.com.br

Page 4: Edição 812

REGIÃO

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.FOLHADOCAPARAO.com.br04 ESPECIAL

ALEGRE

A Vigilância Ambiental de Alegre, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, vem tra-balhando no combate aos focos de dengue também no inver-no. O trabalho tem consistido no chamado Levantamento de Índice+Tratamento (LIT), quando são realizadas pesquisas em pontos estratégicos (cemité-rios, oficinas e borracharias), com coletas de larvas, além de visitas a locais, sem histórico de casos chamados autóctones da doença (natural da região em que ocorre), como Celina, Rive e Anutiba. Nestas áreas, amos-tras são recolhidas e levadas ao laboratório para identificação.

Este trabalho tem sido feito, porque Alegre é um município

Na quarta-feira (06), foi re-alizada, em Alegre, a II Con-ferência Regional de Segu-rança Alimentar e Nutricio-nal do Polo II. O evento teve como tema a “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” e aconteceu no au-ditório do Centro de Referên-cia e Assistência Social (Cras) de Alegre. Na oportunidade, foram ministradas palestras com representantes da Ufes de Alegre e do Conselho de Segurança Alimentar e Nu-tricional do Espírito Santo (Consea-ES), bem como de-bates e a eleição de delegados para a Conferência Estadual.

Compõem o Polo II, os municípios de Alegre, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Irupi, Apiacá, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Muniz Freire e Bom Jesus do Norte. Mas é de outro mu-nicípio, Jerônimo Monteiro, que integra a região do Ca-paraó, mas faz parte de outro pólo dentro da Segurança Alimentar e Nutricional, que vem uma iniciativa para uma merenda escolar com-posta de alimentos ricos em nutrientes

Na semana passada, em reunião realizada na Secre-taria de Educação do muni-

considerado endêmico para dengue, em termos de trans-missão da doença durante todo o ano, principalmente, no ve-rão. De acordo com a Vigilân-cia Ambiental, ultimamente, o ciclo de vida do mosquito transmissor vem se adaptando às condições climáticas, tendo adquirido capacidade de se re-produzir no período do inverno. Isso faz necessário o desenvol-vimento de novas ações para a eliminação de criadouros e de mosquitos na fase adulta (os chamados alados).

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Flávia Viana Beraldo, a equipe está re-alizando o 5º ciclo de aplicação de inseticida com UBV Pesado

Segurança Alimentar e Nutricional é preocupação de municípios

Município está combatendo dengue também no inverno

MunICíPIOS ESTÃO DISCuTInDO uMA ALIMEnTAçÃO MAIS SAuDávEL PARA A POPuLAçÃO E, »EM JERônIMO MOnTEIRO, MORADORA DO MunICíPIO SuGERE PÃES ESPECIAIS PARA A MEREnDA

Dalza Simonato e os pães que pretende fornecer para a merenda escolar

O fumacê está sendo utilizado para aplicação de inseticida, para combater os mosquitos adultos

Divulgação

Divulgação

cípio, os convidados pude-ram degustar alimentos ri-cos em nutrientes sugeridos para a alimentação escolar de Jerônimo Monteiro. Fo-ram apresentados pães de abóbora, beterraba, batata inglesa, cenoura e cebola, além de geléias de groselha e de casca de maracujá, tudo preparado pela senhora Dal-za Maria Simonato, mora-dora do município, e que foram aprovados por quem teve a chance experimentar.

MEREnDAO objetivo de Dalza é for-

necer esses alimentos para as escolas do município. “Eu sempre fiz essas receitas e queria apresentá-las para que a prefeitura as incluís-se na merenda das escolas. Depois que participei do encontro sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar, realizado aqui em Jerônimo, e esclareci algu-mas dúvidas, resolvi propor

(fumacê), utilizando o inseti-cida Deltametrina 2% – reco-mendado pelo Ministério da Saúde, quando há o risco de dis-seminação da doença. Tal ação serve somente para controle dos mosquitos adultos, não sendo suficiente para controlar a po-pulação total do inseto. “Por isso, a importância da coopera-ção da comunidade, com ações de eliminação de criadouros que estão alojados dentro das residências e imóveis”, destaca Flávia.

Este ano, em Alegre, já foram notificados 406 casos suspeitos de dengue. Destes, 125 já foram confirmados por exames labora-toriais.

essa degustação para que to-dos conheçam de verdade o meu trabalho”, contou.

O prefeito municipal, Francisco Rosseto, o secre-tário municipal de Edu-cação, Vilmar Lugão, e a nutricionista do município, Ester Braga, participaram da degustação, além de ser-vidores da educação, da ad-ministração e vereadores. E, segundo o secretário Vilmar Lugão, o objetivo da degus-tação é que, caso aprovados, esses alimentos façam parte do sistema de compra da agricultura familiar e sejam servidos aos alunos da rede municipal de ensino.

A nutricionista Ester Braga salientou que o uso desse tipo de alimento vai enriquecer ainda mais a me-renda escolar, porque são ricos em fibras, vitaminas e minerais. “Sem dúvida vai agregar valor nutricional à alimentação dos alunos”, destacou.

Page 5: Edição 812

ALEGRE

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 05ESPECIAL

O Hospital de Alegre está atendendo a população, com internações e nascimento de novos alegrenses

A diretora Janine Moulin e o prefeito José Guilherme durante a visita ao hospital

Marcos Freire

A Casa de Caridade São José, mais conhecida como Hospital de Alegre, está nor-malizando suas atividades, com a ajuda da população e do poder público, depois de ter passado por momen-tos difíceis. E, na manhã de terça-feira, o prefeito José Guilherme, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Paulo Cassa, visitou o hospital, onde anunciou uma nova parceria com o município.

Tudo começou quando o então prefeito Djalma San-tos recebeu a notícia que o Estado iria destinar uma ver-ba para a reforma da unida-de e, para adiantar o serviço, determinou que o segundo pavimento fosse totalmente quebrado, para o começo da reforma, mas a verba não veio. A Prefeitura, então, resolveu começar a reforma com recursos e mão de obra, próprios, mas a Justiça de-terminou que o município não podia realizar a obra, por não ser uma unidade municipal, o que deixou tudo paralisado.

No entanto, agora, com a ajuda da população e de di-versos segmentos da socieda-de, o Hospital de Alegre está quase totalmente reformado e funcionando normalmen-te, conforme afirma a sua diretora, Janine Varanda Moulin. O hospital também tem contado com o trabalho do auditor da Secretaria do

população tem que enten-der a importância do hos-pital para todos”.

PARcERiAO prefeito José Guilher-

me anunciou, então, que o objetivo do município é terminar a construção do Pronto Socorro Municipal – iniciado na gestão do pre-feito Djalma Santos – para que este seja cedido ao hos-pital, para que funcione em paralelo no atendimento de urgência e emergência, en-quanto a Prefeitura pagará pela prestação de serviço da Casa de Caridade. E para isso, ele contou que rece-beu a informação do gover-nador Renato Casagrande de que o PS será concluído em três meses.

O prefeito destacou que o hospital é muito impor-tante para o município que, para o SUS e o Estado, Ale-gre tem uma população de mais de 32 mil habitantes, de acordo com o Censo, mas convive com uma po-pulação flutuante formada pelos estudantes universi-

Estado de Saúde, Maurith Santana, que tem apontado os melhores caminhos a se-guir. Ele explica que, agora, o Estado está utilizando a unidade como leito de reta-guarda, de início, na área de ortopedia.

A diretora conta que a Casa de Caridade tem conta-do com a parceria da Maço-naria e de outras entidades, o que tem tornado possível um andamento ágil para a reforma, com as enfermarias e quartos do segundo pavi-mento já sendo utilizados pela população, inclusive a maternidade. “Sobrevive-mos apenas com os recursos do SUS, porque particular praticamente não existe”, contou.

A diretora da Casa de Ca-ridade, Janine Moulin, ainda destacou que o hospital tem capacidade para 120 leitos e está com 70 funcionan-do. E que a unidade tem conseguido sobreviver com a ajuda de 160 sócios, que contribuem mensalmente, além de um livro de ouro onde está registrado um total de R$ 50 mil em do-ações. Então, segundo ela, o hospital está sendo refor-mado pela população, lem-brando que a área de saúde depende de muitos recur-sos para se manter e ainda é preciso expandir o qua-dro de profissionais. “Mas temos o compromisso de que vai dar certo, e quere-mos caminhar para sermos uma referência na região”, afirmou e concluiu: “E a

tários que vivem nas repú-blicas existentes na cidade. Segundo ele, isso significa um aumento no atendi-mento na área de saúde em

mais 4 mil moradores. “E, no cadastro da Secretaria Municipal de Saúde, estão registradas 45 mil pessoas atendidas no município”,

enfatiza. No entanto, colo-ca que a população precisa continuar ajudando para que o hospital possa se es-truturar cada vez mais.

Hospital de Alegre e município trabalharão em parceria

O hOSPITAL ESTá SE ESTRuTuRAnDO E ATEnDEnDO A POPuLAçÃO COm 70 LEITOS à »DISPOSIçÃO, mAS O SERvIçO SERá InCREmEnTADO COm A COnCLuSÃO DO PS DO munICíPIO

Marcos [email protected]

Page 6: Edição 812

Daniel Borges

Daniel Borges

GUAÇUÍ

JERÔNIMO MONTEIRO

GUAÇUÍ

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.FOLHADOCAPARAO.com.br06 ECONOMIA

Estandes foram montados nas salas de aula para a apresentação de produtos

Maxwel Riva explica aos presentes como funciona o programa do Governo Federal

Município terá Programa de Aquisição de Alimentos

REuNIÃO SERvIu »PARA DISCuTIR A IMPLANTAçÃO DO PAA quE IRá bENEFICIAR A AGRICuLTuRA FAMILIAR E INSTITuIçõES bENEFICENTES E FILANTRÓPICAS DO MuNICíPIO

A Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí promoveu, por in-termédio de seu Setor de Nutri-ção, juntamente com o Incaper, Companhia Nacional de Abas-tecimentos (Conab) e Secreta-rias Municipais, uma reunião para discutir a implantação, em Guaçuí, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Trata-se de um projeto criado em 2003, pelos Ministérios de Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O programa será operacionalizado

A princípio, a entidades que seriam beneficiadas, são Apae, Lar dos Idosos, Cras e a própria Santa Casa.

Os produtores participantes do programa vão receber pelo que produzirem, de acordo com a tabela da Ceasa (Central de Abastecimento da Secretaria de Agricultura) que é baseada sempre nos últimos três meses dos valores de mercado. De acordo com o programa, o Go-verno Federal vai custear todos os gastos, desde a lavoura até a mão-de-obra.

Segundo o agente de De-senvolvimento Rural, Maxwel Assis, do Incaper, se o progra-ma for instalado no município, irá beneficiar todas as partes envolvidas. “Dessa maneira, incentivaremos o produtor ru-ral, o combate à insegurança alimentar (fome), ajudaremos no fortalecimento das entida-des beneficentes e o municí-pio desenvolverá sua agricul-tura familiar”, afirmou. O programa será colocado em atividade ainda neste ano em Guaçuí.

Representantes da Prefei-tura Municipal de Jerônimo Monteiro, em parceria com a empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema eletrônico, promoveu, na se-mana passada, um treinamen-to sobre a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica do Município (NFS-e). O encontro aconteceu no audi-tório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a

participação de empresários, contadores, servidores e presta-dores de serviços.

A Nota é um documento digital emitido e armazenado eletronicamente pela Prefeitura e o evento trouxe informações úteis e esclarecimentos necessá-rios para que todos tenham mais segurança e conhecimento na utilização da ferramenta. Além disso, foi uma forma de orientar os contribuintes nos processos

de credenciamento, recadastra-mento e uso da NFS-e.

Ministrada pela represen-tante da empresa, Bianca Biombo, o treinamento apresentou o “passo a pas-so” para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica. O ingresso no sistema será por meio do endereço eletrônico www.jeronimomonteiro.es.gov.br e será necessária a solicitação de senha de acesso.

A implantação da NFS-e visa tornar mais ágil as transações comerciais entre as empresas, além de racionalizar e padro-nizar as obrigações tributárias, e garantir segurança nas opera-ções. Vai, também, combater a sonegação, promovendo a justiça fiscal. Outra vantagem será a redução de custos opera-cionais e o consumo de papel, o que reduzirá os impactos ne-gativos ao meio ambiente.

pela Conab, órgão responsável no Estado.

O programa busca incenti-var a agricultura familiar, por meio dos produtores que fazem parte de alguma associação de agricultores. De acordo com o programa, o produtor rural se inscreve numa categoria (fru-tas, verduras, legumes e outros produtos agrícolas) que atende-rá de acordo com a demanda proposta pela associação. O produtor fica imbuído de for-necer, às entidades beneficentes da cidade, o que ficou acertado.

Alunos do 1º e 2º ano do en-sino médio integrado do curso Técnico em Vendas da esco-la estadual de ensino médio Monsenhor Miguel de Sanctis, de Guaçuí, na sexta-feira pas-sada (01), participaram do 2º Feirão de Vendas. O evento consistiu na apresentação e venda de produtos das empre-sas regionais e serviu para que os alunos colocassem em prá-tica o que aprendem na teoria durante o curso.

O trabalho foi coordenado pela professora Célia Regina Tozzi. Para ela, é um evento que não pode acabar. “É importante para os alunos, mesmo com as dificuldades que encontramos em conseguir patrocinadores e parceiros. Foi gratificante, pois serviu para o crescimento profissional deles, uma espécie de estágio para o mercado de trabalho”, ressaltou. O evento também contou com o apoio de outros professores, além da diretora da escola, Maria Lúcia das Dores, da Secretaria Muni-cipal de Educação e do Gover-no do Estado.

Para a realização do Feirão, os alunos e professores do cur-so mobilizaram o comércio e a indústria locais. Cerca de 50 empresas patrocinaram ou expuseram suas marcas, nas

áreas de alimentos, cosméticos, artesanatos e vestuários. Hou-ve também sorteio de brindes exclusivos para os participantes do evento.

EsTANdEsAs salas de aula foram trans-

formadas em estandes, onde ficaram expostos artesanatos, produtos de alguns patroci-nadores, dando oportunidade dos alunos vivenciarem o setor de vendas de uma empresa, além de uma área de alimenta-ção e até uma sala de jogos. “Os alunos aprenderam a negociar preços, planejar e divulgar os produtos praticando, assim, o que aprenderam nas disciplinas de Técnicas de Vendas, Admi-nistração, Empreendedorismo, Contabilidade, Logística, In-formática, Estatística, Direito e Legislação, Estratégia de Com-pra e Venda, Gestão de Pessoas e Pesquisa de Mercado” relacio-nou a pedagoga Magda Vieira. “A feira prepara o aluno para o mercado de trabalho e ajuda a desenvolver neles competências relevantes do curso” frisou.

Durante todo o dia e tam-bém à noite, houve apresen-tações artísticas na quadra po-liesportiva da escola, com show de talentos dos estudantes, in-cluindo apresentação de ban-das e grupos de danças. Cerca de duas mil pessoas marcaram presença no Feirão de Vendas.

Feirão de Vendas movimenta alunos e empresas

Município implanta nota fiscal eletrônica

Daniel [email protected] Borges

[email protected]

Page 7: Edição 812

FOLHADOIS SEMANAL | Ano 7 | n° 812Sexta-feira, 08/07/2011 | Região do Caparaó

www.folhadocaparao.com.br

Lex LutHOr vAi AgitAr ibAtibANuMA pROMOçãO DA RáDIO MANIA FM, uMA DAS MELhORES bANDAS DE bAILE DO pAíS, vAI AgItAR A NOItE DO DIA 15, NO CORAçãO SERtANEjO »

Considerada uma das me-lhores bandas de baile do país, a banda Lex Luthor vai agitar a noite do dia 15 de ju-lho, próxima sexta-feira, na casa de shows Coração Ser-tanejo, em Ibatiba, a partir das 22 horas. A promoção é da Rádio Mania FM que, na semana do evento, vai sorte-ar ingressos durante toda a sua programação diária.

O primeiro lote de ingres-sos, a R$ 15,00, já está es-gotado, mas ainda dá tem-po de comprar ingressos do segundo lote, a R$ 20,00, porque depois os ingressos do terceiro lote estarão a R$ 25,00. Em Ibatiba, os in-gressos podem ser compra-dos na própria sede da Rá-dio Mania FM, na Ibafarma ou no Barateiro Móveis. Em Iúna, o ponto de venda é a loja West Country, e em Irupi, a Padaria Schwab.

A riqueza de recursos, com domínio técnico e musical, aliada à criativida-de em coreografias, cenários e figurinos, faz da Lex Lu-thor uma banda inovadora e envolvente. Criada em 1993, formada por 30 pro-fissionais, destaca-se pela alta qualidade de sua apre-sentação visual e pela versa-tilidade do repertório, com gêneros musicais adaptáveis ao estilo do evento.

Todo ano, Lex Luthor marca presença em grandes eventos por todo o Brasil, como exposições, forma-turas, carnavais, datas co-memorativas em clubes, hotéis, estádios, chegando a receber público de até 20 mil pessoas ao ar livre. A Banda Lex Luthor é um show de 15 toneladas de equipamentos. Vale a pena conferir.

Divulgação

Uma das festas mais es-peradas por quem curte um agito, em Alegre, acon-tece no dia 15. A festa de Araraí começa na próxima sexta-feira, a partir das 20 horas, com a abertura ofi-

cial da XVII Expoagro e o rodeio profissional – que se apresentará também no sá-bado da festa, sempre às 21 horas, seguido dos shows com Donato e Eduardo e do grupo Melhor de Três.

As festividades seguem até domingo, dia 17 de ju-lho, no Parque de Exposi-ções de Araraí, com muitos shows e atrações variadas. Como os shows de Lean-dro e Celson Lee e do gru-

po Chappahalls do Brasil, no sábado.

No domingo, a partir das 9 horas da manhã, acontecerá o 5º Encontro de Trilheiros, seguido da premiação do concurso

leiteiro e de motocross profissional, além do rodeio amador. A fes-ta é uma realização da Prefeitura Municipal de Alegre, por intermédio da Secretaria de Turis-

mo, Cultura e Esporte, e conta com o apoio da Câmara Municipal e As-sociação dos Produtores Rurais de Araraí (Apra), além da coordenação do Incaper e Idaf.

Festa de Araraí terá shows e muitas atrações

Av. Marechal Floriano, 265. CENTRO - GUAÇUÍ-ES

A banda Lex Luthor se destaca pela criatividade em coreografias, cenários e figurinos

Page 8: Edição 812

02 SEXTA-FEIRA, » 08/07/2011 ESPAÇO VIP

Por VIToR MoRAES | (28) 9981-7647 | [email protected]

Região do caparaó

Se preparando »para o grande Festival Internacional de Joinville (SC), nos dias 20 a 30 de julho, Maria Gabriela fez curso, nos dias 2 e 3, em Vitória, com a professora Carol Pagano, integrante da Companhia de Dança Deborah Colker – criou e dirigiu o novo espetáculo do Cirque Du Soleil. E neste sábado, dia 09/07, nossa bailarina irá se apresentar no ENESDANÇA – Teatro da UFES. Lá será a estréia do que irá apresentar em Joinville. Estão todos convidados!

O pequeno João »Alexandre completou 1 aninho, no último dia 30/06. Seus pais, Pollyana e Ioanes, estavam radiantes com o aniversário do filho. Parabéns à família.

O engenheiro Julio Eslava comemorou o aniversário de 1 aninho do seu filho Miguel. Na foto »estão a mãe, Angelita Bolzan – advogada, Rafael e Isabela, completando a família. A festa aconteceu na AABB de Muniz Freire. Parabéns ao Miguel.

Jullya Pani Moreira completou mais um ano »de vida ontem (07/07). Filha de Karla Pani e Rogério, da Lanchonete Marilza e Rogério, tem sido o orgulho de toda a família, pela sua educação e simpatia com todos! Felicidades. Deus lhe abençoe.

Amigos curtindo a festa, no Distrito de São Pedro de Rates »(Guaçuí), no último final de semana. Na foto, estão os casais José Flávio (produtor de eventos) e sua esposa Gláucia, José Glória e sua namorada Luzia.

Crédito: Arquivo Pessoal »

Crédito: Arquivo Pessoal »

Crédito: Arquivo Pessoal »

Crédito: Arquivo Pessoal »Crédito: Arquivo Pessoal » Crédito: Arquivo Pessoal »

Dr. Amorim, a esposa Carla, o filho Marcus Davy e os amigos, representantes da Eurofarma, »Alexandre e Wagner, curtindo a Stock Car, no último final de semana, no Rio.

Page 9: Edição 812

VIVAaVIDA SEMANAL| Ano 7 | n° 812Sexta-feira, 08/07/2011 | Região do Caparaó

www.folhadocaparao.com.br

DIStINguIR A gRIpE Do RESfRIADo é fuNDAMENtAL pARA SAbER LutAR »CoNtRA ELA CoM AS ARMAS CERtAS, pREStANDo AtENção pARA ALguNS MItoS

O que é VerdAde nO trAtAmentO dA grIpe

Alimentos e hábitos que podem prevenir a gripeVitamina A: esta vitamina é formada a partir de substâncias

conhecidas como carotenoides, cujas funções principais são: manutenção do equilíbrio da pele, nutrição do globo ocular e fortalecimento do sistema imunológico. Os alimentos ricos nesse nutriente são os vegetais e frutas que apresentam cores vivas e fortes, tais como: abóbora, abacate, acelga, brócolis, alfafa, caju, cenoura, espinafre, escarola, mamão, manga e fígado.

Flavonoides: tratam-se de substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando na recuperação dos pacientes em estados gripais. Eles são encontrados em alguns vegetais e frutas secas, no chá verde, no vinho tinto, sucos de uva e laranja, cebola, tomate e até no chocolate, preferencialmente no tipo amargo.

Vitamina C: os estudos mais recentes apontam que a Vitamina C não cura a gripe. A vitamina C também possui atividade antioxidante. Os alimentos mais ricos nesse nutriente são: acerola, caju, limão e laranja, nesta ordem.

Zinco: o principal papel do zinco no organismo é fortalecer o sistema imunológico. Um estudo feito com mais de mil pessoas no Instituto de Pós-Graduação em Educação Médica e Pesquisa de Chandigarh, na Índia, afirma que a administração de zinco, até um dia depois do início dos sintomas, acelera a recuperação dos pacientes, e que o mineral também é capaz de encobrir os vírus e impedi-los de entrar no organismo por meio da mucosa do nariz. São fontes de Zinco: ostras, oleaginosas – como nozes

O primeiro passo para saber se um resfriado na verdade não é uma gripe é prestar atenção para os sinalizadores das diferenças entre as duas infecções que afetam o nosso sistema respirató-rio. De acordo com os médicos infectologistas, o início do resfriado é progressivo, com sintomas mais brandos e, geralmente, não resulta em fe-bre. Enquanto no caso da gripe, quando o vírus entra em ação, a pessoa sente mal estar, falta de apetite, dor de garganta e de cabeça, além de fe-bre repentina.

E para tratar a gripe, é preciso fugir de algumas informações falsas e buscar medidas eficazes para combatê-la. Começando pelos verdadeiros anti-gripais, que são aqueles voltados especificamente

do como método preventivo, quando a pessoa mantém contato com alguém gripado.

Os médicos chamam a atenção para o fato de algumas pessoas utilizarem chás como o de hortelã, menta e alho para combater a gripe, mas destacam que eles podem trazer algum alívio dos sintomas apenas, e que não existe qualquer com-provação científica de que os chás possam ser eficazes para evitar as complicações das gripes, apesar de contribuírem para a hidratação do paciente.

A vitAminA C Outra informação que poucas pessoas sabem

é que a famosa vitamina C, tida como gran-

para o enfraquecimento do vírus Influenza – le-vando em conta que os mais antigos não exercem muito efeito sobre a gripe, apesar do termo “anti-gripal” ser usado para todos os medicamentos que só aliviam os sintomas.

De acordo com especialistas, a novidade em relação ao tratamento da infecção é o antiviral com o princípio ativo fosfato de oseltamivir que, ao ser usado nas primeiras 48 horas após o surgi-mento dos sintomas, é capaz de inibir a enzima que dissemina o vírus pelo trato respiratório, di-minuindo as consequências severas da doença. Ou seja, o medicamento – que deve ser utilizado sob prescrição médica – não mata o vírus, mas impede que ele se alastre. Pode também ser usa-

de combatente da gripe, não tem sua eficácia comprovada cientificamente e não consegue amenizar os sintomas já instalados, apesar de ser importante para defender o organismo de in-fecções – mas também não existe comprovação de que a sua suplementação pode fortalecer o sistema imunológico.

Na verdade, o que acontece, segundo especia-listas, é que a vitamina C atua na regulação da temperatura corporal, o que acaba contribuindo na defesa do organismo. E a confusão existe des-de que o pesquisador Linus Pauling defendeu que altas doses desta vitamina podiam agir con-tra gripes e resfriados, além de outras doenças, mas existem controvérsias e os estudos não são conclusivos.

HábitosAlém disso, as pessoas aconselham a quem

está gripado a evitar certos hábitos, com andar descalço, beber gelado ou tomar banho quente e, logo após, se expor ao tempo frio. Médicos infectologistas explicam que estes conselhos podem ser válidos para evitar crises de rinite e outros problemas respiratórios, porque não têm qualquer influência para que a gripe fique mais grave ou a doença se instale, o que é causado pelo contágio do vírus Influenza.

e castanhas, semente de abóbora, todos os tipos de carne e alimentos integrais.

Evite o Jejum: passar muitas horas sem se alimentar é prejudicial ao organismo em qualquer situação, e não somente durante um episódio de gripe. O organismo passa a trabalhar em estado de alerta, priorizando a manutenção das funções vitais e, com isso, o combate à infecção torna-se secundário e ineficiente.

Tome água: uma boa hidratação pode prevenir a ocorrência de infecções. É preciso ingerir cerca de dois litros de água por dia para permitir uma boa hidratação das mucosas. O uso de soro fisiológico insuflado ou inalado também melhora a drenagem da secreção, dos micro-organismos e das impurezas do nariz para o estômago.

Lave as mãos: nossas mãos estão sempre propensas a entrar em contato com o vírus da gripe e outros diversos agentes alergênicos. Por isso, devemos sempre lavá-las antes de manusear alimentos, levá-las a boca ou aos olhos, e sempre que chegar em casa ou no trabalho, depois de dirigir ou usar transporte público.

Fuja dos vícios: os vícios como o cigarro e bebidas alcoólicas em excesso não só derrubam a imunidade, aumentando as chances de contrairmos doenças, como a gripe, como também prejudicam vários outros sistemas do nosso corpo.

Refeições equilibradas: uma alimentação fracionada, com 5 a 6 refeições ao dia e a presença de todos os grupos alimentares,

não só protege o sistema imunológico contra gripes e outras infecções, como também auxilia na manutenção do peso ideal e na qualidade de vida em geral.

Respirar com o nariz: pode parecer uma recomendação estranha, porém, muitas pessoas respiram pela boca, ficando mais expostas a doenças, como a gripe. O nariz tem uma capacidade maior de umidificar e aquecer o ar, permitindo que a temperatura e a umidade do ar nos pulmões sejam quase constantes, evitando um maior risco de infecções.

Evite mudanças bruscas de temperatura: o frio pode desencadear uma resposta na mucosa que, por meio de estímulos nos receptores nervosos de temperatura ou pela liberação de substâncias alergênicas, como a histamina, pode provocar espirros, hipersecreção mucosa e prurido nasal, sendo mais uma causa para crises de renite.

Evite o excesso de bebidas e alimentos gelados: a lógica é a mesma das mudanças bruscas de temperatura. Quando ingerimos alguma bebida ou alimento muito gelado, a mucosa reage para manter a temperatura estável, podendo liberar alergênicas, que podem causar crises de renite, mas não são causas para a gripe, que é provocada pela contaminação como vírus Influenza.

Evite aglomerações em ambientes ou salas fechadas: dessa forma é possível diminuir as chances de inalar micro-organismos indesejados, principalmente, se estiver com a imunidade baixa.

Page 10: Edição 812

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.FOLHADOCAPARAO.com.br04 FOLHADOIS

Divulgação

Divulgação

O Shopping Sul está no clima das tradicionais festas caipiras desta época do ano, com a campanha “Arraiá de Promoções Shopping Sul”, que teve seu lançamento no último dia 6 de junho e vai até o dia 18 de julho. Com decoração típica em todo o estabelecimento, as lojas es-tão com diversos produtos em promoção. Durante a campanha, os clientes serão recebidos pelos funcionários que estarão vestidos com roupas caipiras e poderão degustar comidas típicas.

De acordo com o superin-tendente do Shopping Sul, Marcelo Gottardi, a cam-panha foi formatada apro-veitando a popularidade da temática e foi bem recebida

pelos lojistas, que aderiram ao projeto. “Quem ganha é o consumidor do Shopping Sul que vai desfrutar de promoções e contará com um espaço decorado com o clima das festas dessa épo-ca”, disse. Gottardi também adiantou que, logo após o término da campanha, o Shopping Sul iniciará uma programação especial para as férias de julho, que conta-rá com diversas atividades.

Além das campanhas que vão movimentar o maior shopping do sul do estado, o superintende Marcelo Gottardi ressaltou a impor-tância da recente conquista do 3º lugar como shopping mais lembrado em todo o Estado, durante a pesquisa

Recall A Gazeta. “Estamos muito felizes com essa re-levante colocação para o Shopping Sul e por estar na lembrança dos capixabas à frente de outros estabele-cimentos já antigos nesse tipo de empreendimento”, salientou.

O Shopping Sul conta com um espaço de 18 mil

metros quadrados, um mix com 130 lojas com insta-lações modernas, praça de alimentação com as maio-res redes de fast food e res-taurantes do Brasil, cinema, estacionamento para 230 veículos, além de um Amo-derno espaço de eventos, o Unimed Hall, com capaci-dade para 2.500 pessoas.

SHOpping SuL LAnçA cAmpAnHA “ArrAiá de prOmOçõeS”

A CAmPAnHA vAI ATé O DIA 18 E OS CLIEnTES EnCOnTRARÃO OS FunCIOnáRIOS »vESTIDOS COm ROuPAS CAIPIRAS E IRÃO DEGuSTAR COmIDAS TíPICAS

Artistas munizfreiren-ses produziram mais uma obra audiovisual na cidade. Desta vez, trata-se do curta metragem “Post Mortem”, dirigido por Sthefany Ávila e Giandro Gomes. A equipe se reuniu em maio deste ano e começou a pré-produção do curta, que é uma adapta-ção do filme com o mesmo título, lançado em 2008.

A nova versão de Post Mortem conta com a adap-tação do roteiro feita pela es-critora e blogueira Sthefany Ávila, marcando sua estréia no segmento audiovisual, tanto como roteirista como também diretora.

O elenco, composto por Hellen de Almeida e Gely Valério, procurou dar ao curta metragem uma carac-

terística realista e convin-cente, com as atrizes atu-ando buscando não apelar para os clichês dramáticos comuns nas produções ci-nematográficas e televisivas.

E a iniciativa mostra que a integração entre os artistas de Muniz Freire é a única forma de se produzir arte. Na realização do curta, não foi gasto um centavo sequer e os envolvidos no projeto esperam provar, com isso, que é possível produzir au-diovisual sem recursos.

Post Mortem será exibido ao público, pela primeira vez, na Casa da Cultura de Muniz Freire, dentro da programação cultural do Festival da Amizade, que irá acontecer no final deste mês.

Mais uma obra audiovisual de Muniz Freire

Page 11: Edição 812

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 11GERAL

JERÔNIMO MONTEIRO

Secretário entrega de material do projeto Campeões do FuturoO SECRETáRIO VAnInhO LEITE ASSInOu PROTOCOLO DE InTEnçõES E TERmO DE DOAçÃO DO PROjETO CAmPEõES DO FuTuRO, DO GOVERnO DO ESTADO »

O Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, esteve em Jerônimo Monteiro, no dia 30 de ju-nho, para assinar o Protocolo de Intenções e Termo de Do-ação do Projeto Campeões do Futuro e também realizar a entrega do material esporti-vo da modalidade de hande-bol. Em Jerônimo Monteiro, o projeto já alcançou cerca de 250 alunos na modalidade de futsal, sendo 200 meninos e 50 meninas. Agora, com o Handebol, o número deve chegar a 350 crianças e ado-lescentes.

Os esportes são praticados nas quadras das escolas dos bairros e também no Ginásio Municipal. Uniformes, bolas, redes, apitos, bombas e arcos foram entregues aos alunos como reposição do material. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Mu-nicipal de Educação, com a presença de várias autori-dades, entre estas o prefeito

municipal Francisco Rosse-to, o secretário municipal de Educação, Vilmar Lugão, e o presidente da Câmara Muni-cipal, Carlos Roberto. Além das autoridades, crianças e adolescente do núcleo do Campeões de Futuro, pais, esportistas, professores e di-retores das unidades de en-sino do município lotaram o auditório. No encerramento, praticantes de karatê e capo-eira se apresentaram.

O prefeito Francisco Ros-seto se monstrou muito feliz com a quantidade de pessoas que participaram da soleni-dade e ressaltou a importân-cia do momento. Do mesmo modo, o secretário municipal de Educação, Vilmar Lugão, expressou a satisfação em re-ceber o novo material e ver a possibilidade de ampliar o projeto no município. “O esporte está muito ligado à educação e, graças à liberdade que o prefeito nos dá para o desenvolvimento e aplicação

de projetos como esse, temos conseguido fazer um bom trabalho nessas áreas, aqui na cidade, e queremos que fique cada vez melhor”, disse.

Após a assinatura dos docu-mentos, o secretário estadual Vandinho Leite destacou a importância do projeto e pro-meteu mais apoio. “Nós preci-samos fomentar o esporte em nossa sociedade para promover a saúde, a inclusão social e, prin-cipalmente, a educação no Bra-sil. Vamos continuar apoiando esse e outros trabalhos aqui no município”, afirmou.

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratui-to para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos, em todos os 78 municípios do Estado. Com o objetivo de dar aos alunos a oportunidade da prática es-portiva, aliada à educação, o projeto pretende afastá-las de ameaças como a criminalida-de, o consumo de drogas e a prostituição infantil, tirando-

Francisco Rosseto e Vandinho Leite se cumprimentam depois da assinatura da documentação

DIVuLGAçÃO

as das ruas e proporcionando ocupação e convívio social.

O trabalho é desenvolvido em parceria com as Prefeitu-ras municipais. Cabe a elas oferecer o espaço e o profis-sional de Educação Física, en-quanto a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional.

ObRas paRa O MuNIcípIOAproveitando a oportunida-

de, o secretário Vandinho Leite visitou o Ginásio Municipal de Jerônimo Monteiro e ouviu, do prefeito e do secretário municipal de Educação, a so-licitação de apoio do Governo do Estado para a reforma do espaço. Vandinho também co-nheceu o local onde está sendo construído o Campo Bom de Bola, uma obra em execução que vai beneficiar a comuni-dade e promover a prática do esporte na cidade.

Page 12: Edição 812

www.FOLHADOCAPARAO.com.brSEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ12 GERAL

Marcos Freire

inForMe publicitrio

Câmara de Guaçuí entrega títulos em São Pedro de RatesA sessão solene aconteceu na noite de abertura da festa do distrito, na sexta-feira passada, para a entrega de títulos a moradores da localidade

Na noite de abertura da Festa de São Pedro de Rates, distrito de Guaçuí, na sexta-feira passada, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene itinerante, para a entrega de títulos a moradores do distrito. A sessão, presidida pelo vereador Carlos Lomeu, aconteceu no salão comunitário da Igreja Católica local, com a participação de vereadores, homenageados e convidados.

Também estavam presentes os vereadores Francisco Carlos Rangel Pereira, Hélio Gonçalves Muruci, José Augusto de Paula, Josilda Amorim de Lima, Miguel Arcanjo Riva Pereira, Rubens Marcelino de Souza e Thayro Dascani Zini Moreira, que elogiaram os homenageados, destacando a trajetória de suas vidas, sempre em prol do desenvolvimento de São Pedro de Rates e do município de Guaçuí.

O produtor rural Elizeu Ferreira Lima recebeu o título de Cidadão Guaçuiense, com o qual ele admitiu sonhar a muitos anos. Já a professora Maria Marciana Aparecida Fabri Lopes e a senhora Lucinéia da Silva Penedo receberam os títulos de Moção de Aplauso, como reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade.

O prefeito Vagner Rodrigues Pereira também participou da sessão solene e também destacou a competência e trajetória dos homenageados, elogiando a Câmara de Vereadores pela escolha, apesar de todos concordarem que existem muitas outras pessoas para serem homenageadas, não só em São Pedro de Rates, como também em todos os outros distritos e comunidades de Guaçuí.

Os vereadores, o prefeito Vagner e os homenageados da noite em São Pedro de Rates

Miguel Riva entrega título para Maria Marciana

Elizeu Ferreira Lima recebe título de Carlos Lomeu

Lucinéia Penedo recebe título de Josilda Amorim

Page 13: Edição 812

Daniel [email protected]

JERÔNIMO MONTEIRO

GUAÇUÍ GUAÇUÍ

O presidente da Câma-ra de Jerônimo Monteiro, vereador Carlos Roberto Rodrigues Moreira, mais conhecido entre os mora-dores do município como Tita, está a seis anos na po-lítica. Ele tinha assumido a presidência do PSC, em Je-rônimo Monteiro, quando se candidatou, mas admite que não esperava ser eleito, já que era a primeira vez que concorria a um cargo políti-co no município e ainda não sabia qual seria a reação da população.

E agora, à frente da pre-sidência do Legislativo Mu-nicipal, o vereador que era mais conhecido por ter sido jogador de futebol profissio-nal no Espírito Santo, entre o final da década de 80 e início dos anos 90, disse que

que estou satisfeito, não consigo, pois sinto que estou aprendendo mais a cada dia que passa”, afirmou.

Contudo, acha que as coi-sas estão andando bem, nes-se primeiro ano à frente da Câmara Municipal, com um bom entendimento entre os vereadores. “Divergências acontecem, claro. Mas tudo é pelo fato de nos preocu-parmos com o município e logo são resolvidas ali mes-mo, tudo de forma sadia”, destacou.

E para comprovar isso, o presidente da Câmara, Tita, chamou a atenção para o fato de que ainda não hou-ve projetos rejeitados nesta legislatura. Segundo ele, os vereadores trabalham em conjunto, analisando as ma-térias em cada detalhe, acres-centando ou retirando o que acharem necessário, com o objetivo de fazer o melhor para população. “Outro

está muito feliz e motivado. “Após a eleição, pude perce-ber o quanto sou querido na cidade, isso me deixa muito feliz e motivado a continuar desempenhando um bom serviço para o município”, disse Tita.

Em entrevista à Folha do Caparaó, ele contou que, quando mais criança e mais jovem, não pensava em entrar para a política. Só quando entrou para o PSC e se tornou presidente do partido, passou a entender o que poderia fazer em prol de seu município e ajudar no desenvolvimento da cidade. Mas afirmou que ainda não está completamente satisfei-to com seu primeiro manda-to. “Falta muita coisa ainda, a estrutura física da Câmara estava precária, nós já fize-mos alguns reparos no ple-nário, para que a população tenha mais conforto e outras estão por vir, mas para dizer

ponto a favor da atual admi-nistração, juntamente com a Câmara, é o concurso pú-blico municipal, que já foi aprovado e sairá ainda este ano. Entendemos a impor-tância em gerar empregos, direta e indiretamente, por isso, também estamos crian-do parcerias com empresas estatais, na oportunidade de novos empregos para os moradores aqui da região”, contou.

FUTEbOlMas antes de ser político,

Tita ficou conhecido como jogador profissional, que jogou por equipes do sul do Estado. Ele contou que tudo começou no Atlético de Jerô-nimo Monteiro, onde atuou por 3 anos. Depois, jogou no Estrela, de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Co-mercial de Alegre. “Graças a Deus, por onde passei, fui artilheiro, e fico conten-

te por ter contribuído pelo futebol no sul do Estado, enquanto fui profissional. É uma pena, hoje, o cenário do futebol em nosso estado, de um modo geral”, disse.

Titi também contou que chegou a tentar jogar em times de outros estados, mas acontecera desencon-tros que não permitiram que isso acontecesse, mas ele não reclama. “Na época que joguei, assim como hoje

também, era difícil tentar a carreira de jogador, mas na época, recebi convites para jogar pelo Americano, de Campos (RJ), Bonsucesso, de Bom Jesus do Itabapoa-na (RJ) e, como de costume entre os aspirantes, tentei jo-gar no Botafogo, meu time de coração. Mas acabaram acontecendo desencontros e não foi possível. Mas não te-nho nada do que reclamar”, finalizou.

O presidente da Câmara de Guaçuí, vereador Carlos Lomeu, na última sessão rea-lizada na segunda-feira (04), levantou uma discussão que envolveu todos os vereado-res. Ele cobrou uma atitude urgente do Executivo Mu-nicipal, para que seja provi-denciado a construção de um novo cemitério na sede do município. Ele disse não agüentar mais ver as pessoas precisando se locomover para os distritos para providenciar o enterro de seus parentes e familiares.

Segundo ele, é preciso que seja feita a desapropriação de uma área, porque se trata de uma necessidade urgen-te e chamou a atenção para o fato do município estar construindo uma nova cape-la mortuária, “uma das mais bonitas do estado” – confor-me disse, mas que isso não adianta se a pessoa não tem para onde levar o féretro de-pois do velório. “São Tiago (distrito do município) já

não comporta mais e só é possível enterrar quem já tem túmulo no local e, em São Pedro (de Rates), pode até haver área para desapro-priar, mas os moradores da sede acham distante”, disse.

Diante das afirmações do presidente, outros vereado-res também mostraram pre-ocupação com a situação. O vereador José Augusto de Paula contou que as pessoas só estão conseguindo enter-rar pessoas no distrito de São Tiago estão precisando com-prar túmulos já existentes no cemitério do distrito. “E nós temos votado várias abertura de créditos para outras obras, mas precisamos mesmo é de um novo cemitério”, disse.

lEI ORGâNIcAJá o vereador Francisco Car-

los Rangel Pereira lembrou que, em 1989, quando foi fei-ta a Lei Orgânica Municipal (LOM), um artigo definiu o prazo de seis meses para que fosse adquirida uma área para

construção de um novo cemi-tério, o que nunca foi cumpri-do. “Enquanto isso, é preciso cuidar do que tem, porque o cemitério de São Pedro não tem nem uma cerca e nem água para as pessoas lavarem as mãos”, destacou.

No entanto, a vereado-ra Josilda Amorim de Lima também lembrou que o Ins-tituto Estadual de Meio Am-biente (Iema) é que concede a licença para a construção de um cemitério e que, até ago-ra, todas as áreas apresentadas pelo município não foram liberadas pelo órgão. Então, segundo ela, é preciso chegar a um entendimento com o Instituto.

Enquanto o vereador Thayro Dascani Zini Moreira afirmou que a Câmara precisa cobrar para que uma atitude seja tomada com urgência, porque existe até proposta para a construção de um ce-mitério particular. Mas, para ele, isso seria muito ruim, porque poderia parecer fal-

ta de competência do poder público, já que não consegue liberação do Iema, ao passo que uma iniciativa particular teria conseguido.

Na última sessão da Câ-mara de Guaçuí, na sessão de segunda-feira (04), os ve-readores aprovaram, em pri-meira votação, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamen-tárias (LDO). No entanto, o texto foi aprovado com uma emenda modificativa, apresentada pela assesso-ria jurídica da Câmara. De acordo com o texto original, qualquer transferência de recursos dentro das rubricas do futuro Orçamento Mu-nicipal, poderia ser feita por decreto do prefeito munici-pal, mas com a emenda, isso só poderá acontecer depois de passar pela aprovação da Câmara.

O líder do governo na Câmara, vereador Rubens Marcelino de Souza, pediu o voto favorável dos vere-

adores, lembrando que já estava próximo o recesso do meio do ano. E o vereador Francisco Carlos Rangel Pe-reira destacou que não have-ria problema em aprovar a LDO, diante da aprovação da emenda que foi elogiada, inclusive, pelo vereador Ru-bens Marcelino.

Contudo, o vereador Fran-cisco Rangel concordou que era preciso votar agora para dar tempo de fazer a segun-da votação da matéria antes do recesso. Mas disse que era preciso ficar atento à chega-da do Orçamento Munici-pal para 2012, porque vai precisar estar de acordo com o Plano Plurianual (PPA) e com a própria LDO, para que não hajam problemas na hora da execução do or-çamento.

Presidente busca reestruturação da Câmara

SEXTA-FEIRA, 07/06/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 13POLÍTICA

O vEREADOR quE é mAIS COnhECIDO COmO TITA ESTá TRAbALhAnDO PARA REESTRuTuRAR A CâmARA, SE »DIz SATISFEITO COm A RELAçÃO EnTRE vEREADORES E LEmbRA O SEu TEmPO COmO jOGADOR PROFISSIOnAL

O presidente carlos Roberto – Tita – que é vereador em primeiro mandato e está reestruturando a câmara

O presidente da câmara, carlos lomeu, não aguenta mais ver pessoas precisando sair da sede de Guaçuí, para realizar enterros

DANIEl bORGEs

Vereadores cobram construção de novo cemitério câmara aprova leis de Diretrizes Orçamentárias

Page 14: Edição 812

Presidente fortalece união da Câmara e relacionamento com Executivo

DORES DO RIO PRETO

REGIÃO

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.FOLHADOCAPARAO.com.br14 POLÍTICA

NOTA DO EDITOR

Devido a problemas de ordem técnica e motivos de força maior, a página Folha Gospel não pode ser publicada esta semana, mas volta na semana que vem, normalmente, como tem acontecido desde o início da Folha do Caparaó, nestes 7 anos. Desde já, nos desculpamos com nosso leitores.

O vEREADOR GILmAR TRINDADE AFIRmA, Em ENTREvISTA à FOLHA, quE CHEGOu A PASSAR POR mOmENTOS DIFÍCEIS, mAS AGORA A RELAçÃO COm OS vEREADORES é DE HARmONIA »

Visando potencializar a ge-ração de oportunidades na re-gião do Caparaó e elevar o nú-mero de trabalhadores coloca-dos no mercado de trabalho, por meio da consolidação do sistema público de emprego, e reduzir o tempo de espera do trabalhador por um posto de trabalho adequado às suas habilidades, o secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodri-go Coelho, nomeou na últi-

ma semana, Wilder Barboza, como novo coordenador esta-dual das Agência Nacional de Emprego (Sine).

Wilder Barboza terá um papel importante na política do trabalho no Espírito San-to, já que, entre as metas pro-postas, estão a reestruturação das agências do Sine em todo o Estado, e a implantação de uma agência do trabalhador, na região do Caparaó capi-xaba.

Para o secretário Rodrigo Coelho, a nomeação foi im-portante para descentralizar as oportunidades de trabalho que, muitas vezes, se concen-tram nos principais pólos. “Minha orientação é implan-tar um Sine no Caparaó, para que tenhamos condições de encaminhar os trabalhadores às oportunidades de serviço”, afirmou o secretário.

Entusiasmado com o novo desafio, Wilder Barboza acre-

dita no sucesso do trabalho. “Vamos melhorar a qualidade, e ampliar os atendimentos, pois o mercado de trabalho está em franca expansão no Espírito Santo, e essa é uma oportunidade única de se bus-car fazer o melhor, pois essa é a determinação do governador Renato Casagrande para toda a equipe de governo”, afirmou.

Ainda segundo o novo co-ordenador estadual, a região do Caparaó receberá investi-

mentos que proporcionarão um maior número de opor-tunidades aos moradores da região. “Vou concentrar meus esforços em três vertentes. A primeira será a reestruturação das agências no estado, a se-

gunda, a implantação de uma agência na região do Caparaó e, a terceira, a viabilização de uma agência itinerante para atendimento em locais onde há uma maior demanda de ser-viços temporários”, concluiu.

Há seis meses à frente da Câ-mara Municipal de Dores do Rio Preto, como presidente, o verea-dor Gilmar Trindade fez um ba-lanço de sua gestão no Legislativo do município. Ele coloca que o começo foi difícil, mas está bus-cando fazer o melhor trabalho possível, junto aos outros verea-dores, mas admite que havia um distanciamento. No entanto, isto foi superado, segundo ele, e hoje todos estão bem integrados.

Segundo Gilmar Trindade, isso também tem ajudado na aprovação dos projetos do Exe-cutivo Municipal, que têm vin-do corretos e buscando o melhor para a população, conforme dis-se. “E os projetos propostos pelos vereadores são bem discutidos e bem trabalhados, nenhum pro-jeto é negado”, afirmou. “Agora,

minha proposta é fazer o melhor trabalho, diferenciado, junto ao Legislativo, pensando também no magistério, até porque sou dessa área, e trazer também a Câmara Mirim, para que, no futuro, os jovens e crianças te-nham uma melhor visão do que é o Legislativo”, afirmou.

Desta maneira, ele está prepa-rando o terreno para o futuro e, após o recesso do mês de julho, pretende iniciar a reformulação da Lei Orgânica, com a par-ticipação da população, e do Regimento Interno da Câmara. “Quero que todo cidadão possa opinar, junto ao Legislativo, para um melhor trabalho, pensando no futuro, na formulação daqui-lo que vai reger o município por longos anos”, disse. Segundo ele, a Lei Orgânica está muito ultra-

passada, apesar de entender que muita coisa será mantida, mas outras tantas emendas deverão ser feitas.

Entre suas intenções também está uma maior aproximação do Executivo, independente de partidos e alianças, o que pode trazer bons resultados para a população. Isto, sem deixar de lembrar que as eleições de 2012 estão chegando, onde todos vão ser avaliados pelo trabalho rea-lizado.

E falando sobre eleições do ano que vem e sobre sua postura como presidente, diante do pro-cesso eleitoral, Gilmar Trindade destaca que todas as pessoas são políticas por natureza, em todos os segmentos da sociedade. No entanto, entende que as oportu-nidades aparecem para alguns e

que precisam ser aproveitadas, e que é preciso estar preparado para as missões que surgem na vida de cada um.

Mas ele também ressalta que política não se faz sozinho e sim em grupo, por isso, nenhuma candidatura é imposta, mas sim de acordo com circunstâncias políticas, no dia a dia. Logo, para Gilmar, nenhum prefeito se elege sozinho, se não tiver um grupo forte, fiel e não oportu-nista. “Política se faz com grupo. Não existe nenhuma estrela na política. Não adianta querer ser. Você tem que ver as condições do dia a dia para que possa ser candidato. Existe muito opor-tunista na política, mas também existe o político que sabe o mo-mento certo de colocar o seu nome”, destacou.

cOnTaSRecentemente, a Câmara

aprovou as contas do ex-prefeito Carloman Soares, por sete votos a 2, mas as mesmas haviam re-cebido parecer pela rejeição do Tribunal de Contas do Estado. Sobre isso, Gilmar Trindade des-tacou que os técnicos do tribunal não acompanham o dia a dia do município, como fazem os vere-adores, que conheceram a gestão do ex-prefeito. “O prefeito Carlo-man Soares fez um bom trabalho para o município, e não vimos nenhum desvio ou desfalque aos cofres públicos, constatan-do, junto ao Tribunal de Contas, que houve erro técnico, como falta de documentos, que em nada comprometiam”, afirmou. “Por isso, após essa análise com

o TC, vimos que a aprovação não iria comprometer em nada os vereadores, porque não houve desfalque nenhum ao município, e por causa do belo trabalho que Carloman realizou”, concluiu.

DIvulGaçÃO

DanIEl BORGES

Wilder do carmo pretende instalar uma agência do Sine na região do caparaó

Presidente da câmara de Dores, Gilmar Trindade: política se faz com união

agências do Sine têm novo coordenador estadual

Page 15: Edição 812

SEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 15ESPORTES

Copa Brasil começa nesta terça-feiraGUAÇUÍ

JOGOS Em GuAçuí

EquIPES PARTICIPAnTES

12 de julho - Terça18h – Tupy x Flamengo20h – Guaçuí x Atlético MG

14 de julho - Quinta18h - Atlético MG x Tupy

20h – Guaçuí x Flamengo

16 de julho – SábadoFlamengo x Atlético MGGuaçuí x Tupy

GuAçuí ESTá SEDIAnDO umA DAS ChAvES DA COmPETIçÃO, OnDE TAmbém ESTÃO AS EquIPES DO FlAmEnGO, ATléTICO mInEIRO E TuPy, DE vIlA vElhA »

A IV Copa Brasil Sub17, organizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), começa nesta ter-ça-feira (12) e vai até o dia 23, com a participação de equipes de expressão do futebol nacio-nal. A competição reúne times do futebol capixaba e também de outros estados brasileiros e Guaçuí, na região do Caparaó, pela segunda vez consecuti-va, sedia uma das chaves, que contará com a participação das equipes do Flamengo, Atlético Mineiro e Tupy, de Vila Ve-lha, além da equipe local. As outras chaves estão localizadas em Castelo – no sul do Estado – e em Nova Venécia, Jaguaré e Ibiraçu – no norte.

Os jogos da primeira fase vão até o dia 16, depois acontecem as quartas de final (19), semifi-

GUAÇUÍ

Pilotos são destaque no 3º SuperCross de São Pedro de Rates

No domingo (03), foi rea-lizado o 3º Supercross de São Pedro de Rates, evento que fez parte da programação da festa do distrito. O torneio ficou marcado, especialmen-te, em duas categorias: Mi-rim (até 12 anos) e Junior (12 a 17 anos), onde pilotos

nal (21) e a final está marcada para o dia 23. De acordo com o regulamento, na primeira fase, as 20 equipes estão dividi-das em cinco grupos. Os times irão jogar entre si, dentro de seus grupos, em turno único, e classificam-se para as quartas de final, as equipes vencedoras de seus grupos e os três me-lhores segundos colocados na competição, no geral, entre todas as sedes. Os critérios de desempate serão: maior núme-ro de vitórias, de saldo de gols, de gols marcados, número de cartões amarelos, de cartões vermelhos e sorteio.

Nas quartas de final, o 1º co-locado da sede em Nova Venécia jogará contra o terceiro melhor 2º colocado Geral, enquanto o 1º colocado da sede em Jaguaré vai pegar o segundo melhor 2º colocado geral. Já o 1º coloca-do da sede em Ibiraçu vai jogar

contra o primeiro melhor 2º colocado geral e, finalmente, 1º colocado da sede em Guaçui jogará contra o 1º colocado da

sede em Castelo. Em caso de empate, a decisão será nos pê-naltis, o mesmo acontecendo nas semifinais e na final.

MARCoS FReiRe

DAniel BoRGeS

Marcos [email protected]

Daniel Borges [email protected]

no ano passado, Guaçuí também sediou uma das chaves da Copa

de Guaçuí levaram os prê-mios. Participaram pilotos de Itaperuna (RJ), Alegre, Caparaó (MG), Manhua-çu (MG), Carangola (MG) e Campos dos Goytacazes (RJ).

O primeiro lugar da ca-tegoria Mirim (que contou com cinco participantes) ficou com Matheus Souza Nunes, de apenas 8 anos,

mas que pilota desde os 3. Já na categoria Junior (12 a 17 anos), o primeiro foi Diego Tiradentes, de 15 anos, seguido por Matheus Souza Nunes, e em 3º, Ma-teus Costa. Outro piloto de Guaçuí, que ficou com o 3º lugar na categoria Junior, foi Luan Magalhães.

O atual campeão Carioca de Motocross, Arian Ramos,

fez uma participação especial no Supercross de São Pedro de Rates, fato que incenti-vou ainda mais os jovens pi-lotos. Houve, ainda, durante o evento, sorteio de brindes, como capacetes, luvas e ou-tros equipamentos para a prática do Motocross, além das premiações em dinheiro e entrega de troféus para os jovens competidores.

o piloto Mateus nunes, de apenas 8 anos,venceu a categoria Mirim, com muito arrojo

Sede nova Venécia: Vasco (RJ), Cruzeiro (MG),

Jaguaré (ES) e Nova Venécia (ES).

Sede Jaguaré: Botafogo (RJ), Internacional (RS), Linhares (ES) e Botafogo de Jaguaré (ES).

Sede ibiraçu: Grêmio (RS), Atlético (PR), Rio Branco (ES) e Ibiraçu (ES).

Sede Guaçuí: Flamengo (RJ), Atlético (MG), Tupy (ES) e Guaçuí (ES).

Sede Castelo: Fluminense (RJ), Pão de Açúcar (RJ), Desportiva Capixaba (ES) e Castelo (ES).

Page 16: Edição 812

www.FOLHADOCAPARAO.com.brSEXTA-FEIRA, 08/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ16