16
PATRIMÔNIO DA PENHA VAI GANHAR PÓLO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROVAS DE TRÂNSITO VOLTAM A SER REALIZADAS EM BOM JESUS DO NORTE PRODUTORES DE LEITE DE DIVINO DE SÃO LOURENÇO PARTICIPAM DE CONCURSO SEMANAL| Ano 7 | n° 815 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br Distribuição GRATUITA SEXTA-FEIRA 29/07/2011 GUAÇUÍ NÃO REGISTRA CASOS DE DENGUE GUAÇUÍ NÃO REGISTROU NOVOS CASOS DE DENGUE E, DE ACORDO COM A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, » ISTO SE DEVE AO TRABALHO DOS AGENTES DE ENDEMIAS, COM O APOIO DA POPULAÇÃO CIDADES | Pág 04 GERAL | Pág 12 NO CISEMI, CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDEM O VALOR DO DINHEIRO E QUE, PARA » CONSEGUI-LO É PRECISO CUMPRIR COM DETERMINADAS RESPONSABILIDADES CIDADES | Pág 05 PROJETO ENSINA AS BASES DO EMPREENDEDORISMO EM GUAÇUÍ SERRANA FILETTI CIDADES | Pág 04 ECONOMIA | Pág 06 ECONOMIA | Pág 11 GERAL | Pág 13 ENTREVISTA COM EX-PRESIDENTE DA COLAGUA, TONINHO VIANA CONSULTÓRIO PORTÁTIL VAI ATENDER COMUNIDADES EM JERÔNIMO MONTEIRO DIVULGAÇÃO FESTA JUNINA COMUNITÁRIA REÚNE GRANDE PÚBLICO EM ALEGRE CIDADES | Pág 05

Edição 815

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Edição 815 Jornal Folha do Caparao

Citation preview

Page 1: Edição 815

Patrimônio da Penha vai ganhar Pólo de educação ambiental

Provas de trânsito voltam a ser realizadas em Bom Jesus do norte

Produtores de leite de divino de são lourenço ParticiPam de concurso

Semanal| ano 7 | n° 815 | região do caparaó | www.aquies.com.br

distribuiçãogratuita

SeXta-Feira 29/07/2011

Guaçuí não reGistra casos de denGueGuaçuí não reGistrou novos casos de denGue e, de acordo com a viGilância epidemiolóGica, »

isto se deve ao trabalho dos aGentes de endemias, com o apoio da população cidades | Pág 04

Geral | Pág 12

no cisemi, crianças e adolescentes aprendem o valor do dinheiro e que, para »conseGui-lo é preciso cumprir com determinadas responsabilidades cidades | Pág 05

ProJeto ensina as Bases do emPreendedorismo em Guaçuí

Serrana Filetti

cidades | Pág 04 economia | Pág 06

economia | Pág 11

Geral | Pág 13

entrevista com ex-Presidente da colaGua, toninho viana

consultório Portátil vai atender comunidades em Jerônimo monteiro

Divulgação

Festa Junina comunitária reúne Grande PúBlico em aleGre cidades | Pág 05

Page 2: Edição 815

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTEREs: Marcos Freire e Filipe RodriguesDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SéRGiO OLiVEiRA, JOSé MOntOni, JuRACy DE ALMEiDA - tiGRinhO - E ADiLSOn SALOtO.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

SEXTA-FEIRA, » 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

»

www.AQUIES.com.br

EDITORIAL

Ensinando a caminhar“Ensina a criança no caminho que deve

seguir e nunca se desviará dele”. A sabe-doria dessas palavras devia ser levada mais a sério pelas autoridades e mandatários de todo o país. E o exemplo do programa re-alizado pelo Cisemi, de Guaçuí, no qual as crianças aprendem o valor do dinheiro, com este sendo fruto de responsabilidades específicas, é algo a ser considerado. Ou seja, quem merece recebe o crédito a que tem direito, porque se esforçou para isso. Enquanto aquele que não se esforçou não recebe a recompensa ou recebe menos.

Pode ser que algumas pessoas vejam essa iniciativa como algo muito capitalis-ta, mas acredito que seria mais capitalista se ensinasse que quem não faz parte do

mundo dos poderosos nunca vai poder ter direitos. Pelo contrário, o programa mostra, para crianças e adolescentes, que qualquer pessoa pode conseguir o que deseja com seu próprio trabalho e esforço.

A ideia do dinheiro do CIS é algo que deveria ser copiado por outras instituições que trabalham com crianças em situação de risco social, e até mesmo nas escolas, com algumas adaptações talvez, o que poderia ser analisado pelos profissionais da educação. E não entendemos que isso seria recompensar o estudante por estudar. E sim, seria mos-trar que o mundo cobra o seu preço e as pes-soas precisam estar preparadas para pagá-lo, seja financeiramente, seja socialmente. Isto é ensinar a caminhar.

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

Estamos vivendo uma epidemia que está co-locando em questionamento um dos maiores patrimônios nacionais: o futebol. De repente, os jogadores brasileiros começaram achar que são jogadores de rugby ou futebol americano. Estão se sentindo como os kickers desta mo-dalidade norte americana, que tem o objetivo, quando chuta, de acertar a bola em um grande “Y”. Ou seja, não interessa a altura que a bola vá, desde que ela passe entre as duas paralelas.

Porque não existe outra explicação para o que aconteceu na fatídica partida entre a Se-leção Brasileira e o Paraguai. E a epidemia está se espalhando, porque os pênaltis perdidos têm se multiplicado, com as técnicas variando, com alguns disputando quem acerta a trave com mais precisão ou o corpo do goleiro, sem qual-quer pena do arqueiro que, às vezes, até tenta sair da frente da bola, mas não consegue fugir da pontaria dos funestos atacantes.

E a doença parece ter atravessado o Ocea-no Atlântico, ou ninguém prestou atenção em como o Internacional foi eliminado pelo Barcelona, em um torneio internacional, lá na Alemanha. Os dois atacantes chutaram por cima da meta (talvez visualizando o tal “Y” do futebol americano).

E os sintomas não pararam por aí. Por um acaso, vi a semifinal do futebol, nos Jogos Mundiais Militares, contra a Argélia, e o Bra-sil não conseguiu marcar no tempo normal de jogo – talvez inspirado pela Seleção do Mano Menezes, que tem se esmerado na capacidade de não fazer gols (mas também seleção que tem Fred no ataque, só tricolor para aguentar – e o

que estou falando se tenho que aguentar um Alecsandro, que também se esforça muito na arte de perder gols, inclusive os pênaltis?)

Essa tal epidemia de perda de pênaltis no futebol brasileiro, talvez seja o reflexo da perda de valores do que é mais simples, para a pre-ocupação com o que é mais rebuscado, num futebol em que as categorias de base têm se preocupado mais com a altura dos meninos, do que com os fundamentos do futebol. Ali-ás, toda a doença tem sua causa e, na maioria das vezes, é fruto da carência ou excesso de alguma substância no organismo. Ou seja, no futebol brasileiro atualmente, está existindo uma carência de fundamentos e do simples, para a supervalorização das firulas e cortes de cabelos.

Como devemos aprender e ensinar, sem-pre devemos começar a subir as escadas pelo primeiro degrau. Sem pular qualquer um de-les, porque um pulo errado e o tombo pode ser muito prejudicial. E todos estão sujeitos a tombos, até mesmo aqueles que se julgam inatingíveis.

E no futebol não é diferente, onde uma nova ordem está se mostrando. Ninguém ga-nha mais jogo na véspera e, numa realidade em que a Venezuela ficou entre os primeiras colocadas da Copa América, tudo pode acon-tecer... Até o Brasil perder a Copa do Mundo em casa, num novo Maracanaço, para o Uru-guai, que está com a corda toda. É, temos que acordar antes de entrarmos na UTI, vítimas do agravamento dos sintomas da epidemia dos pênaltis e gols perdidos.

Epidemia

ADILSON [email protected] »

O ritmo do funk, para mim, era tão perturbador quanto o Pânico na TV é para os famosos. Queria me tirar de per-to, ligasse um funkzinho básico.

Muitas pessoas programam seus celu-lares para tocarem com batidas de funk, e os programam no volume máximo. Então, imagina você lá no silêncio de uma sala de espera de um consultório e de repente: “LATE CACHORRA! LATE CACHORRA!” O celular do “sem noção” chama, na maior altura, tocando essa deliciosa canção. Deliciosa para o dono do celular que deve se di-vertir a beça com as caras retorcidas que ele vê quando seu celular toca assim.

O interessante do funk é que qual-quer frase ou expressão, principalmen-te, se tiver sentido de baixo calão, serve para fazer uma música, que terá seus quinze minutos de sucesso. Aí, então, entende-se o que Andy Warhol quis dizer nos meados do século passado. É como se naquela época ele já profetizara esse ritmo.

Apesar de repugnar as batidas de funk, outro dia, estava caminhando e, de repente, notei que eu estava cantan-do uma dessas “músicas”. Ao perceber a minha insensatez, sacudi a cabeça ten-tando afugentar aquela “canção” como se afugenta um marimbondo. Olhei para os lados na esperança de que ninguém tivesse me flagrado cantando. Notei que um velhinho (desses aposentados que vagam pelas calçadas procurando algo que não sabem o que é) me en-carava com uma misteriosa admiração. Tive certeza que sua admiração não era pela minha voz. Creio que também não fosse pela música, afinal “table”, “table”, “the book is on the table” não deveria fazer muito sentido para ele.

Depois de me ouvir cantando esse funk, de me ver sacudindo a cabeça e me ver o encarando, o senhorzinho de-via estar me achando um louco. Com esse episódio, ele deve ter achado o que procurava. Dei um sorrisinho meio des-consertado para ele e continuei minha caminhada. O maldito funk me seguiu como uma sombra. Fechava a boca, an-dava um pouco e, quando esquecia, já estava eu cantando o danado de novo.

Para espantar aquela maldição da mi-nha cabeça, comecei a pensar em outras músicas. Comecei pelas que me atraem mais. Capital inicial, Engenheiros, Ti-tãs. Nada tomava o lugar do funk na minha mente. Continuava a batidinha: “table”, “table”...

Apelei para as músicas mais popula-res, talvez fosse o que meu cérebro esti-

vesse precisando para se descontrair. Zé Ramalho: “Ê, ê, ô vida de gado...” Não funcionou! Tentei Raul Seixas: “Quem não tem colírio...” Também não deu! Levando em consideração o meu gos-to musical, baixei o nível para Roberto Carlos: “Quando, você se separou de mim...”, Sergio Reis: “Não interessa se ela é coroa...”, e nada do maldito funk me deixar em paz.

Aquilo já estava virando uma tortura para mim. Resolvi tentar uma evangé-lica, pareceu a melhor forma de com-bater a maldição: “Sou uma florzinha de Jesus...” Voltei rapidamente ao funk (não gostei do olhar que um barbudo me deu). Nada arrancava aquela batida da minha cabeça. Foi aí então que eu resolvi apelar mesmo. Coloquei toda a minha emoção ao soltar a voz naquela clássica canção: “No hospital, na sala de cirurgia...” Nem o Amado Batista exor-cizou o funk de mim.

Dez passos à frente e os “table”, “ta-ble” já tomavam conta da minha mente de novo. E o pior é que, enquanto can-tava, eu mexia os ombros e balançava a cabeça no ritmo das batidas. Quando percebi isso, eu parei, entrei num bar-zinho, me recompus, pedi uma cerve-ja e me sentei a uma mesa. Pedi uns amendoins e fiquei mastigando, numa tentativa de evitar que eu continuasse cantando aquela infeliz canção. Daí a pouco, notei que eu estava dando coco-rotes na mesa no ritmo da música: “toc, toc, totoc, toc, toc”. Coloquei minhas mãos embaixo das pernas e as prendi bem firme. Só tirava para encher a boca de amendoins.

Tentando entender o que estava acontecendo, percebi que aquela minha luta contra aquela insistente batida re-velava-me um preconceituoso musical. Comecei então a rever meus conceitos. Sempre me policiei para não ser tão pre-conceituoso e vi naquela hora que eu era puro preconceito contra o maldito funk. Cheguei à seguinte conclusão: se minha mente insiste em cantá-la é porque algo positivo ela deve ter. En-tão, me despindo daquele preconceito, continuei caminhando despreocupado e cantando: “table, table the book is on the table”, até que ela desapareceu de mim. Descobri, assim, que o algo posi-tivo dela foi quebrar meu preconceito. Foi só eu aceitá-la que ela me deixou em paz.

Prossegui minha caminhada com a mente livre e feliz por ter me livrado da batida que insistia em me acompanhar. Refletindo o acontecido, continuei em paz até que passou um carro de som. Daí em diante, comecei: Chão! Chão! Chão, chão, chão!

FuNk

Page 3: Edição 815

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 03OPINIÃOwww.AQUIES.com.br

FOLHEANDO

Esta semana o valeu é duplo e vai para Guaçuí. Pelo empenho da Secretaria Municipal de Saúde em reverter o quadro da dengue, tirando o município da posição de local de endemia para nenhum caso registrado, e pela iniciativa do Cisemi, em promover em seus alunos o espírito do empreendedorismo.

Para aquelas pessoas que, segundo o ex-presidente da Colagua, Toninho Viana, quase prejudicaram toda uma classe, por causa de picuinhas políticas, com o intuito de prejudicar sua gestão à frente da cooperativa. O embate político é importante, desde que busque melhorias para os cidadãos envolvidos.

VALEU NÃO VALEU

No sábado passado, a Prefeitura de Ibatiba entregou, à comunidade da Cachoeira Alegre, a nova pintura da quadra de esportes da escola municipal, que fica na localidade, e também o calçamento do pátio da escola. A entrega aconteceu em ritmo de festa julina, onde não faltaram comidas típicas e várias apresentações de dança, inclusive quadrilhas. Na foto com os alunos, estão o prefeito Lindon Jonhson, a 1ª dama Giovana Gomes, o secretário municipal de Educação, Fabio Ambrosio, e o diretor da escola, Décio.

Nesta sexta e sábado (29 e 30), acontece o III Arraiá da Felicidade, no Parque de Exposições de Jerônimo Monteiro, com leilões, danças, barracas com delícias típicas, pescaria e pula-pula. Na sexta-feira, acontece um leilão de assados e, no sábado, uma Ação entre Amigos. Além disso, a festa será animada pelos shows de Forró Country, na sexta, e Tradição Gaúcha, no sábado, sempre às 22 horas.

O Prefeito Municipal de Alegre, José Guilherme Aguilar, na segunda-feira (25), decretou luto oficial em todo o município pelo falecimento da ex-primeira dama Adir Junger de Oliveira, esposa do ex-prefeito Ary Fiorezi de Oliveira. O texto do decreto destaca “a relevância de sua atuação como primeira dama, o modelo e o exemplo de dignidade de conduta pessoal e social, além dos inúmeros serviços prestados ao Município”. O prefeito ainda destaca que a vida de Adir Junger, certamente, deixa um legado para os cidadãos alegrenses.

Equipes de futsal infantil feminino e masculino de Iúna e Muniz Freire se classificaram para a final estadual das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo 2011, que ainda não tem local e data definidos. O Colégio Porto Seguro, de Iúna, ficou com o título, no masculino, ao vencer a final contra a Escola Pedro Herkenhof, de Cachoeiro de Itapemirim, e em terceiro, a Escola Domingos Perim, de Venda Nova do Imigrante. Já a Escola Maria Barroso, de Muniz Freire, se classificou em segundo lugar, no feminino, ao perder a final para a Escola Felinto Martins, de Castelo. Em terceiro, também ficou a Escola Domingos Perim. As finais regionais aconteceram em Venda Nova do Imigrante e, na final estadual, as equipes do Caparaó Capixaba, vão enfrentar escolas da Grande Vitória e Norte do Estado.

Inauguração e folia

Em descontraído café da tarde, na casa da assesssora de Planejamento de Ibatiba, Denisia Dias, o encontro entre o prefeito de Ibatiba Lindon Jonhson, a 1ª dama Giovana Gomes, o diretor do Grupo Folha do Caparaó, Elias Carvalho, e o empresário da construção civil, José Reinaldo Egidio.

Em Alegre, a corrida pela sucessão municipal também já começou. O atual prefeito José Guilherme já afirmou com todas as letras que é candidato à reeleição e está trabalhando para isso, mantendo o equilíbrio do município. Mas existem outros candidatos correndo por fora – ou por dentro mesmo, como o vereador Nirrô Emerick, que foi lançado pelo Partido Verde, em um encontro do partido no município, e o médico Rubens Tanure que está trabalhando pela estruturação do recém criado PSD e, com certeza, não está fazendo isso apenas pelos “lindos olhos” do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Ele não falou nada oficialmente, mas seu nome tem que ser relacionado na lista de pré-candidatos.

No próximo sábado e domingo, dias 6 e 7 de agosto, Apae, Pestalozzi e o Peti, de Ibatiba, vão realizar o Festão Solidário, que será realizado na casa de shows Coração Sertanejo. No dia 6, a partir das 21 horas, haverá show com Reginaldo & Rondinely, Meninos de Goiás e Markin & Vitão. E, no dia 7, a programação vai começar às 10 horas, com um culto ecumênico, seguido de almoço com moda de viola, apresentação cultural e show com Elias Wagner. Às 14 horas, será realizado o sorteio de um Gol, zero quilômetro e outros prêmios. A festa será encerrada com a apresentação da Banda de Música Amigos para Sempre e o forró com a Caravana do Simprão.

Mais descontração

Eleições em Alegre

Festão Solidário

Arraiá da FelicidadeLuto em Alegre

Olimpíadas Escolares

“OptamOs simplesmente pela inOvaçãO, pela mOdernidade, pela segurança, pelO aumentO de receita e ajuste das cOntas. nO entantO, fOmOs alvO de atOs irrespOnsáveis”.

Toninho Viana, ex-presidente da Colagua, em entrevista à Folha do Caparaó, depois de entregar o cargo a seu sucessor.

FRASE DA SEMANA

www.infozini.com.br

Page 4: Edição 815

GUAÇUÍ

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.AQUIES.com.br04 CIDADES

BOM JESUS DO NORTE

Guaçuí está livre da dengue. Pelo menos, até o presente momento, não há registros de novos casos. A Coordenação da Vigi-lância Epidemiológica do município informou que não foi notificada mais ne-nhuma suspeita de dengue no município e que isto se deve ao trabalho constante da Secretaria Municipal de Saúde, com a equipe dos Agentes de Endemias, que

contam com o apoio da po-pulação.

Mesmo com a chegada do inverno, o trabalho fei-to pelos agentes não termi-nou. “Parte desse sucesso se deve à colaboração da população, que permite a entrada dos agentes em suas casas e comércios, para que possam realizar a tarefa preventiva”, afirma a coordenadora dos agentes de Endemias, Marineide Vidal.

A Secretaria Municipal de Saúde está pedindo que

os cidadãos continuem com esse entendimento, pois a equipe não pode re-solve o problema sozinho, necessitando do apoio de todos para dar prossegui-mento ao trabalho.

Guaçuí foi um dos mu-nicípios mais afetados pe-los casos de dengue, no Estado, no ano passado e, desde então, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizado rigorosamente um trabalho intensivo para o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Após muitas solicitações, principalmente, por parte dos motociclistas, Bom Jesus do Norte volta a ter provas de trânsito. O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), João Felício Scárdua, e o deputa-do estadual Glauber Coelho se reuniram e definiram que as provas teóricas e práticas voltariam a ser realizadas no-vamente no município.

Antes da decisão ser toma-da, os interessados em conse-guir uma carteira de habilita-ção, tinham que se deslocar até Guaçuí, o que trazia des-conforto e transtornos para os candidatos, porque nem todos os interessados tinham essa disponibilidade.

O deputado Glauber Co-elho destacou a importância

dessa decisão. “Será um gran-de benefício para os condu-tores que, a partir de agora, não precisarão mais sair da

sua cidade para realizarem as provas. Uma decisão que diminui tempo e custos para os usuários”, destacou.

Município não registra casos de dengue

Provas de trânsito voltam a ser realizadas na cidade

GUAçUí nÃO REGISTROU nOvOS CASOS DE DEnGUE E, DE ACORDO »COm A vIGIlânCIA EPIDEmIOlÓGICA, ISTO SE DEvE AO TRAbAlhO DOS AGEnTES DE EnDEmIAS, COm O APOIO DA POPUlAçÃO

O trabalho dos agentes de Endemias foi importante no combate à dengue

A decisão agradou aos interessados em tirar a carteira, principalmente, motociclistas

DIVULGAÇÃO

SerrAnA FILettI

Daniel [email protected]

Page 5: Edição 815

GUAÇUÍ

DIVINO DE SÃO LOURENÇO ALEGRE

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 05CIDADES

Uma verdadeira multidão circulou pela área da Festa Comunitária

As crianças podem comprar o que é oferecido numa espécie de minishopping

O Conselho Tutelar de Divino de São Lourenço passou por uma profunda transformação. Em ativi-dade desde 2001, o Conse-lho tem desenvolvido ações importantes no município e goza de prestigio junto à sociedade. Nos últimos dois meses, foram registradas aproximadamente 60 ocor-rências, com problemas de alunos nas escolas, crianças na rua, filhos que fogem de casa para outras localidades, rondas nas comunidades para atender diligências, en-tre outras.

E, diante disso, no início deste ano, foram supridas algumas deficiências que, até então, dificultavam as ações dos conselheiros. Uma parceria da administração municipal de Divino de São Lourenço com o Deputado Estadual Glauber Coelho e o Tribunal de Justiça, facilitou a aquisição de vários equi-pamentos e um veículo para facilitar o desempenho dos conselheiros. Além de um veículo Gol, o conselho re-cebeu um computador, uma máquina fotográfica, uma TV e um retro projetor.

Na sexta-feira passada (22), foi realizada a II Festa Junina Comunitária, na Praça da Estação, em Alegre, manten-do o sucesso do ano anterior. Uma verdadeira multidão circulou pelo local da festa que, de acordo com a organi-zação, alcançou seu objetivo, reunindo um público feliz e familiar. O evento é uma rea-lização da Prefeitura Munici-pal de Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Espor-te, com o apoio da Aproart, Casa da Cultura e Instituto Histórico e Geográfico de Alegre (IHGA).

A abertura ficou por conta da Lyra Carlos Gomes, se-

guida da descontração e ani-mação da quadrilha escolar comunitária, que ficou, este ano, sob a responsabilidade da Escola Municipal Domin-gos Bravo Reinoso. “A festa foi um espetáculo. Consegui-mos alcançar o objetivo do evento, com público anima-díssimo e as famílias que cur-tiram bastante”, parabenizou Tia Audrey, coordenadora da quadrilha.

Em seguida, foi a vez da dança comunitária com a participação das escolas Lu-ciano Alves Duarte, Professor Lellis, Pedro Simão, Ceabb e Apae, bem como dos alunos do Peti e Coopersulc. Após as apresentações das danças tra-

dicionais, o show ficou por conta da banda Forró Coun-try, que animou o público. E na área da festa, não podiam faltar as barracas com comi-das típicas.

“Agradeço às escolas, à Casa da Cultura e à Aproart – par-

ceiras na festa, aos secretários envolvidos e aos funcionários da Prefeitura Municipal, que não mediram esforços para tornar o evento um sucesso”, disse o secretário municipal de Turismo, Cultura e Espor-te, Marcinho Duarte.

O Centro de Integração Social e Educacional Mãe Iracy (Cisemi), de Guaçuí, desenvolve o Projeto “Em-preendedorismo Ação e Re-ação”, que trabalha a autoes-tima das crianças, possibilita desenvolvimento de ativida-des que despertam o empre-endedorismo e desenvolve a cidadania. De acordo com a diretora do Cisemi, Cláudia Rosana Moreira, quem faz parte do projeto e cumpre as metas propostas pelo mes-mo, tem a oportunidade de participar de atividades pro-movidas pelo Centro. “Nos-sos alunos têm várias metas a cumprir. Uma delas é ter frequência na escola e bom

liação vermelha. “Este dado é excelente, pois mostra o quan-to os alunos estão interessados no Projeto e nas atividades”, enfatizou.

Para a professora Silda Mota Gomes Moraes, o projeto tem dado muitos frutos. “Tenho observa-do uma grande mudança no comportamento das crianças. Antes do projeto, muitas não tinham limites. Elas não tinham ideia do que dava para fazer com R$ 1,00, por exemplo. Hoje, elas conhecem dinheiro e sabem que é preciso cum-prir tarefas e economizar com a moeda CIS para comprar as coisas que são

oferecidas no Bazar do CIS e na Praça de Alimentação quando fazemos o projeto”, enfatizou. Segundo a pro-fessora, os alunos desenvol-vem a cidadania, aprendem a respeitar o próximo e ser mais compreensivos. “As crianças estão mais organi-zadas e responsáveis. Hoje, elas sabem o que é ter limi-tes”, acrescentou.

A dona de casa Rosângela Diniz Farias é mãe de um educando do Cisemi. Se-gundo ela, o filho melhorou muito o comportamento dentro e fora de casa, após frequentar as atividades. “Meu filho era muito cala-

dão. Nosso diálogo melho-rou e, hoje, ele sabe se ex-pressar”, afirmou.

O pROjEtOO projeto “Empreendedo-

rismo Ação e Reação” envolve 250 alunos do Cisemi. O trabalho baseia-se em metas que devem ser cumpridas pelas crianças e pelos ado-lescentes atendidos. Bom comportamento, responsa-bilidade com as tarefas pro-postas, frequência no Cen-tro Educacional e na escola e respeito ao próximo são um dos quesitos que fazem os educandos terem bons re-sultados no projeto.

Com uma avaliação positi-va, as crianças e os adolescen-tes adquirem uma espécie de moeda criada dentro do Pro-grama, que se chama “Moeda CIS”. Com o “dinheiro” ad-quirido, os educandos parti-cipam de um minishopping, que é montado a cada dois meses no Centro Educacio-nal, onde eles encontram uma praça de alimentação e tam-bém um bazar com roupas e calçados, onde as crianças e os adolescentes podem comprar com sua moeda. Além disso, há brinquedos como pula-pu-la, escorrega e atividades que promovem o desenvolvimen-to das crianças.

comportamento”, afirmou Cláudia.

Segundo ela, para cada meta cumprida, o aluno ganha uma espécie de moeda chamada “Moeda Cis”. “Acima de 100 moedas, o aluno recebe uma ficha azul e pode participar de todas as atividades do projeto e trazer convidados também. Até 100, o aluno está na ficha amarela, considerado sinal de alerta, e abaixo de 100, ficha vermelha, são aqueles educan-dos que faltaram muito e não cumpriram a meta”, explicou a diretora.

Cláudia informou que, das 250 crianças e adolescentes que frequentam o Cisemi, apenas 20 ficaram com ava-

Projeto ensina as bases do empreendedorismo

DIVULGAÇÃO

SERRANA FILEttI

NO CISEmI, CRIANçAS E ADOlESCENTES APRENDEm O vAlOR DO DINhEIRO E quE, »PARA CONSEGuI-lO é PRECISO CumPRIR COm DETERmINADAS RESPONSAbIlIDADES

Administração equipa Conselho tutelar

Festa junina Comunitária reúne grande público

www.AquIES.com.br

Page 6: Edição 815

JERÔNIMO MONTEIRO

DIVINO DE SÃO LOURENÇOGUAÇUÍ

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.AQUIES.com.br06 ECONOMIA

Reunião discute aplicação do Plano Safra em Guaçuí

Um total de 15 produtores de leite do município de Di-vino São Lourenço participam de um concurso realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto de Defesa Agropecuá-ria e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O evento acontece a partir desta sexta-feira (29) e vai até domingo (31), e vai premiar os maiores produtores de leite da comunidade de Patrimônio da Penha, durante a festa do distrito.

“O concurso tem como ob-jetivo promover o encontro e a participação dos pecuaristas do Município de Divino de São Lourenço e região, em uma disputa amistosa, destinada a fomentar o desenvolvimento da Pecuária de Leite”, diz o ex-tensionista do Incaper, Ricardo Eugênio Pinheiros. Segundo ele, o evento também apresenta ao público visitante uma mos-tra do potencial do rebanho em aptidão leiteira e morfologia.

Ele acrescenta que a pecuária leiteira assume, no município, importante papel socioeco-nômico, ocupando a segunda

maior atividade agrícola, per-dendo somente para o café.

As cinco ordenhas progra-madas para o concurso aconte-cem das 7 às 8 horas e das 19 às 20 horas, durante os três dias de concurso. Os vencedores nas categorias de 20, 25 e 30 qui-los serão premiados com uma quantia em dinheiro doada pela Prefeitura de Divino São Lourenço.

ORDENhAOs animais, que serão ava-

liadas pelo corpo técnico do concurso, entraram na área de ordenha na quinta-feira (28) para, nesta sexta-feira (29), acontecer, logo pela manhã, a primeira ordenha. O concurso leiteiro do município acontece no Parque de Exposições João Batista Neri, no distrito de Pa-trimônio da Penha.

O município de Divino de São Lourenço possui mais de oito mil hectares de pastagem, cerca de 200 pecuaristas e tem uma produção de leite de 2.920 qui-los por ano. O município ainda foi beneficiado pelo Governo do Estado com 15 tanques de res-friamento de leite e dois núcleos de inseminação artificial.

A Prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro vai realizar concurso público para provi-mento de vagas em seu qua-dro permanente, oferecendo vagas para todos os níveis de escolaridade. E a empresa que vai realizar o processo seletivo já foi contratada. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), é uma em-presa reconhecida nacional e internacionalmente na aplica-ção de concursos municipais e que melhor atende aos requisi-tos exigidos pela administração municipal.

Na semana passada, a Prefei-tura recebeu o assessor técnico da empresa, Erico Lopes, para dar andamento ao processo seletivo e tratar das etapas es-tabelecidas para sua realização. Nessa primeira visita técnica, ele reuniu os integrantes da Comissão Municipal de Con-curso Público, para a leitura e discussão da minuta do edital, documento que contem as re-gras do concurso. A comissão é formada por um representante da sociedade civil, dois da ad-ministração pública, um do Sindicato dos Servidores e um

representante da Câmara Mu-nicipal.

A Comissão, por sua vez, se reuniu com o assessor técnico para finalização da leitura. A minuta do edital foi observa-da minuciosamente, item por item, para verificar se as especi-ficações atendem às necessida-des do município. Além disso, a reunião também serviu para que fosse validada a estrutura-ção das provas, de acordo com a escolaridade e cargos, obser-vando o que dispõe o Plano de Cargos, Carreiras e Venci-mentos do município. Outro

fator que foi definido é o ponto de corte, que vai delimitar a pontuação mínima para cada matéria da prova. Os inscritos serão avaliados com provas de conhecimento específico e de núcleo comum (matemática, português, etc.), de acordo com o perfil de cada cargo.

A publicação do edital está prevista para dia 1º de agosto, no Diário Oficial, e estará dis-ponível no site do Ibam (www.ibam.org.br) e no site da Prefei-tura (www.jeronimomonteiro.es.gov.br). A previsão é de que as inscrições sejam abertas dia

9 de agosto, e encerradas dia 23 do mesmo mês. Já as provas devem ser aplicadas no dia 09 de outubro. Já a homologação do concurso deve acontecer na primeira quinzena de no-

vembro deste ano. As vagas do concurso serão distribuí-das em 43 cargos do quadro permanente da Prefeitura. O número de vagas será publica-do no edital.

gundo ele, de acordo com o que produzir, o agricultor irá atender as escolas, creches e demais instituições. “Isto vai proporcionar uma alimen-tação balanceada, de forma natural, melhorando a qua-lidade de vida. Portanto, é o conjunto da obra perfeito”, frisou Volgano.

Foi apresentada, também, a utilização do Recurso de Cus-

teio, onde o investimento da mão de obra e ferramentas, por exemplo, pode ser pago com o dinheiro da linha de crédito, que não deixa de ser vantajoso para o agricultor, por causa dos juros baixos.

Outro quesito da divisão de crédito é o bloco comer-cial (estocagem), e um exem-plo é o do café. Na espera por uma alta no preço da safra,

o interessado pode utilizar o recurso do crédito, para quitar seus compromissos, enquanto espera uma melho-ra no mercado para vender a produção. Assim que vender o café (valorizado pela espera do aumento), pode acertar com o banco. Vale lembrar que a regra dos juros baixos do custeio serve também para a estocagem.

O Teatro Municipal Fer-nando Torres, em Guaçuí, foi o local escolhido para o debate do novo Plano Safra 2011/2012, na sexta-feira passada (22). O Plano Safra visa reforçar as políticas pú-blicas de geração de renda e viabilizar a produção e per-manência dos agricultores no campo. E a novidade é fazer alavancar as propriedades ru-rais, ao mesmo tempo, moti-vando o agricultor a produzir, por meio de taxas de juros re-duzidas, nas linhas de investi-mento. A redução foi de 4% para 2% ao ano, juntamente com um aumento no limite de financiamento. O teto agora é de R$130 mil.

Um dos exemplos citados pelo gerente de agronegócios do Banco do Brasil, Volga-no da Rocha Junior, foi o aumento do orçamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que será ampliado em R$ 194 mi-lhões, para atender um maior número de agricultores no Brasil. “O investimento está sendo feito, para dar um aporte ao agricultor e pecu-arista. Um incentivo, uma forma de dar tranquilidade para trabalhar”, explicou. Se-

Concurso público do município será realizado pelo IBAM

Produtores de Leite participam de concurso

Daniel [email protected]

IlustratIva

DanIel Borges

ASSOCIAçõES RURAIS, SECRETARIA DE AGRICUlTURA E REPRESENTANTES DO BANCO DO »BRASIl DEBATERAM A APlICAçÃO DOS RECURSOS DO PlANO PARA O BIêNIO 2011/2012

O Ibam é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento institucional dos municípios. Há mais de 60 anos no mercado, a instituição já aplicou mais de dois mil concursos em todo o país e nunca teve um processo seletivo anulado por causa de irregularidades, conforme informações da Prefeitura de Jerônimo Monteiro.

IBAM

A pecuária leiteira é a segunda maior atividade agrícola de Divino de São Lourenço

O gerente de agronegocios do Banco do Brasil, Volgano da Rocha Junior, explicou o novo Plano Safra

Page 7: Edição 815

FOLHADOIS SEMANAL | Ano 7 | n° 815Sexta-feira, 29/07/2011 | Região do Caparaó

www.AQUIES.com.br

A Banda Alldeia, de Ale-gre, vai gravar seu CD, com recursos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A banda foi contemplada por um dos últimos editais divulgados pela Secult, no Diário Oficial, na sexta-feira passada (15), que selecionou projetos culturais regionais de pequeno porte. Os con-templados neste e em outros três editais serão convocados para assinatura do termo de compromisso e apresentação da documentação necessária. Dos prêmios, 18 foram des-tinados a municípios com até 80 mil habitantes, e sete para cidades com maior po-pulação. Cada contemplado receberá R$ 10 mil reais, to-talizando R$ 250 mil.

A banda Alldeia surgiu no início de 2008, quando Thiago Soares (Vocalista e Guitarrista) convidou Dani-lo Almeida (Baterista) para juntos fazerem um reggae com temas ambientais, es-pirituais e sociais. A partir dali, vários problemas foram encontrados, como falta de instrumentos, local de en-saio e, até mesmo, a falta de músicos com o mesmo pro-pósito.

Com o decorrer do tempo e com muita persistência, as coisas foram fluindo positi-vamente, com chegada de Wagner Tatagiba (contra-baixista), que se encaixou perfeitamente na banda. A partir daí, a banda começou a fazer shows com o “trio”,

contando com participações especiais de trompetes, sax e percussão.

Passado algum tempo, a banda sentiu necessidade de se reformular e dar um toque sutil à banda, porém, de grande sonoridade. Foi quando o quarto integrante Bruno Garcia (Tecladista e vozes) entrou para os tecla-dos da banda, criando uma nova sonoridade. A partir daí, a banda se equilibrou e fixou-se no cenário reggae local.

EditaisEste não foi o primeiro

caso de artistas alegrenses contemplados com pro-jetos da Secult. O grupo de Teatro “Caparaó em

Cena”, a escola de música “Sain’t Clair Pinheiro” e a banda de música “Lira Carlos Gomes” já foram contempladas em catego-rias diversas pelo Governo do Estado.

Nestes casos, a Prefeitura de Alegre também deu seu apoio e suporte no desen-volvimento do projeto e das ações propriamente ditas. “Realizamos oficinas perió-dicas e trouxemos represen-

tantes do Governo Estadual para promover palestras e prestar suporte no desen-volvimento dos projetos”, destaca Marcinho Duarte, secretário de Turismo, Cul-tura e Esporte.

Marcos [email protected]

Divulgação

Divulgação

O grupo Jeito Moleque se apresenta neste sábado, em Muniz Freire

Desde sábado passado, dia 23, está acontecendo a programação do Festival da Amizade e da Exposição Agroturística que marcam as comemorações dos 120 anos de emancipação polí-tica de Muniz Freire, numa realização da Prefeitura Mu-nicipal. A programação vai se estender até este domin-go (31), com destaque para a realização do 1º Festival

de Música de Muniz Freire, que foi aberto nesta quinta-feira (28), com premiação marcada para esta sábado (30).

E, nesta sexta (29), a festa será marcada pelo show do grupo Roupa Nova, com a noite fechada pela banda Solana. Acontecem tam-bém apresentações cultu-rais, a partir das 16 horas, e às 20 horas, mais uma apresentação do Festival de Música. E no sábado, outro show nacional com o grupo

de pagode Jeito Moleque, seguido do show da banda AM5. Mas a programação vai começar às 14 horas, com a Banda Zen, no Rock da Tarde, seguidas de mais apresentações culturais. Às 20 horas, será realizada a pre-miação do Festival de Músi-ca. No domingo (31), será realizado um show de prê-mios em benefício da Santa Casa, a partir das 15 horas. E a festa será encerrada com os shows dos Amigos do Forró e banda Art & Vozz.

A festa foi aberta com o Baile da Cidade, no Carretão Show, animado pela Banda Som & Cia. E a programa-ção teve continuidade com o Culto Cívico na Primeira Igreja Batista do município, no domingo passado (24), a Sessão Solene da Câmara Municipal, na terça (26), e a Missa Solene na Igreja Ma-triz, na quarta (27), seguida da apresentação da Lira Mu-nizfreirense, na Praça Divino Espírito Santo, e música ao vivo, com Helder Chaves e

Luana Souza. E a abertura oficial da festa aconteceu na quinta (28), seguida da aber-

tura do Festival de Música e show com a banda Hitmus & Thiago Olyver.

Muniz Freire em festa até este domingo

BAndA ALLdeiA vAi grAvAr Cd COm reCursOs dO estAdO

A bANDA DE ALEgRE FOI CONtEMpLADA EM UM DOS EDItAIS DA SECREtARIA »DE EStADO DA CULtURA QUE SELECIONOU pROjEtOS CULtURAIS REgIONAIS

Page 8: Edição 815

02 SEXTA-FEIRA, » 29/07/2011 ESPAÇO VIP

Por VIToR MoRAES | (28) 9981-7647 | [email protected]

Região do caparaó

A princesinha Laura »Freitas comemorou, no último dia 16/07, seus 02 aninhos de vida! Parabéns e que o Papai do Céu continue sempre te abençoando, Felicidades!

Amigos comemoraram, no último dia 20/07, o “Dia do Amigo”, na casa »do Sebastian. Na ocasião, todos renovaram seus laços de amizade.

Dr. Eduardo Cotias comemorou mais um »aniversário, no último dia 23/07, com um churrasco no GTC – Guaçuí Tênis Clube, com familiares e amigos. Na foto, sua esposa, Dra. Débora, Dr. Eduardo e suas filhas, Milena e Samiris. Deus abençõe sua vida!

Eliara Ataíde estava »radiante com sua festa de 15 anos que aconteceu no Oposto, em Guaçuí, no último sábado, 23 de julho. Seus pais, Aparecida Ataíde e Elias Souza, estavam super felizes com a festa da filha. Felicidades!

Júlia Moraes »completou 5 aninhos, no últino finde, ao lado de familiares e amiguinhos. O tema da festa foi o das Princesas. Seus pais, Andréa e Gustavo, eram pura alegria ao lado da filha. Felicidades sempre!

Dr. Alberico e sua esposa Karina comemoraram, no dia 15/07, o »aniversário de 5 anos de sua filha Sophia Binica. A comemoração aconteceu no Pointy Diversões, onde a aniversariante recebeu seus amiguinhos e familiares. Parabéns!

Neste clique, estão as irmãs Adriana, Andressa e Andréa. »

Crédito: Foto Freitas »

Crédito: Foto Freitas »

Crédito: Foto Freitas »

Crédito: Foto Freitas »

Crédito: Arquivo Pessoal »

Crédito: Arquivo Pessoal »

Crédito: Arquivo Pessoal »

Page 9: Edição 815

VIVAaVIDA SEMANAL| Ano 7 | n° 815Sexta-feira, 29/07/2011 | Região do Caparaó

www.AQUIES.com.br

ELE já tEVE fAMA DE ENgoRDAR, MAS EStUDoS CoMpRoVAM QUE o AbACAtE poDE AjUDAR »A EMAgRECER, AjUDANDo NA REDUção Do CoLEStERoL RUIM E AUMENtANDo o boM

O AbAcAte que já fOI VIlãO AgOrA é benfeItOr

ILUStRAtIVA

ILUStRAtIVA

Suco de brócoliS3 flores de brócolis, 2 laranjas1/2 copo de águaAçúcar (melhor não colocar)

Com fama de engordativo, altamente ca-lórico e gorduroso, o abacate foi, por mui-tos anos, banido de toda dieta de emagreci-mento. Mas estudos científicos comprovam que, apesar de suas calorias, o abacate pode ajudar a emagrecer. Isto porque a gordura presente no abacate é a mesma existente no azeite de oliva e, como este, atua na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL), além de contribuir para a saúde das artérias.

Quando ingerido antes das refeições, sua gordura, que é digerida lentamente pelo nosso organismo, ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e demore mais para sentir fome. Além disso, o abacate ajuda a baixar o índice glicêmico da refeição, ajudando a controlar a produção de in-sulina e mantendo o nível de glicose no

conSumoTambém pode ser positivo consumir três

colheres de abacate antes de ir para a cama, o que dá continuidade ao estímulo do ema-grecimento. Quando consumido à noite, o abacate estimula a produção do GH, o hormônio do crescimento que, nos adul-tos, participa da formação dos músculos e faz o organismo usar a gordurinha estocada como fonte de energia. E vale citar que a maior parte da gordura do abacate é do tipo ômega 9, um ácido graxo que participa do nosso metabolismo.

E os benefícios não param por aí! O aba-cate contém beta-sitosterol, substância an-tiinflamatória que reduz a resistência à per-da de peso e que combinada à L-glutationa, reduz o colesterol ruim sem prejudicar o bom, segundo estudo do Centro de Nu-trição Humana da Califórnia (Ucla), nos

sangue estável, o que ajudar a evitar os famosos picos que ocorrem pouco depois das refeições.

Quando a glicose no sangue aumenta ra-pidamente, a insulina entra em ação com o intuito de diminuí-la e, sempre que isso acontece, surge a fome como efeito rebo-te. É um ciclo vicioso que leva a pessoa a comer, ingerindo glicose, que leva à pro-dução de insulina, que baixa a glicose rapi-damente, resultando em uma necessidade orgânica de aumentar novamente a glicose que, para nós, nada mais é que a sensação de fome. E vale lembrar que a insulina es-timula a produção e o estoque de gordura, principalmente, no abdômen. Manter o índice glicêmico sob controle é uma forma de controlar os picos de glicose no sangue, reduzindo a sensação de fome e a produção de insulina.

Estados Unidos. Ou seja, o abacate ajuda a emagrecer, ao mesmo tempo em que deixa a pessoa mais bonita e saudável.

O ideal é consumir duas colheres de sopa no café da manhã, duas no almoço e três antes de dormir. Além disso, o importante é não consumir doces e refrigerantes, que devem ser evitados, e também fazer seis re-feições por dia, combinando sempre carboi-dratos, proteínas, vegetais e gordura boa.

e O brócOlIs pOde trAzer mArAVIlhAs pArA A sAúdeO brócolis é um vegetal cujas folhas, flores

e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta áci-do fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.

Além de ser rico em fibras e reduzir o co-lesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo – que ajuda a regular a in-sulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de prós-tata reduz sensivelmente, especialmente, quando há tumores mais agressivos. Os fi-toquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer. O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a H

salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo me-nor tempo possível. O cozimento em exces-so leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. O descongelamento é rápido e feito durante o processo de cozimento e preparo do prato. Se a pessoa não gostar do sabor ou da consistência, prepare um suco. Essa é a

melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer o brócolis.

Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais).

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento.

Outro benefício, desta vez, apontado por pesquisadores, é que o brócolis é ótimo para diabéticos. Os estudiosos verificaram, em células humanas, que moléculas presentes nessa verdura protegem os vasos sanguíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar. O ator principal desta função é, novamente, o sulforafano. A pesquisa con-tinua com a investigação da função de ou-tras substâncias do brócolis na prevenção de danos nos rins e na retina.

como conSumir o brócoliS?O brócoli pode ser consumido cru em

salada quando muito tenro, ou cozido em

Page 10: Edição 815

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.AQUIES.com.br04 FOLHADOIS

HOmem de ALugueL nO TeATrO de ALegre

O distrito de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, está em festa des-de quinta-feira (28), e a pro-gramação segue até domin-go (31), e contará com Con-curso Leiteiro, apresentações culturais e shows musicais. A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Di-vino de São Lourenço, com o apoio da Câmara Munici-pal, Incaper e Idaf. O distri-to fica localizado aos pés da Serra do Caparaó.

Na quinta-feira, a festa teve apresentações culturais, com quadrilhas, casamento

do Jeca e Boi Pintadinho, e a noite foi fechada com shows de artistas locais e da dupla Roney e Rangel. E nesta sex-ta, a programação começa com a abertura do Concur-so Leiteiro, às 7 horas, e da Exposição de Artesanato, às 12 horas. Na parte da tarde, às 17 horas, acontece o des-file do maquinário do mu-nicípio e a abertura oficial. Depois, a partir das 18 ho-ras, shows com a dupla Luiz Carlos e Alexandre, Célio Costa e Cleyton Aguiar – 19h30 – e banda Country Brasil – 21h30.

No sábado (30), a pro-gramação vai começar às 8 horas, com o circuito de bike, saindo de Patrimônio

A trupe da Cia. Baia-na de Risos está de volta a Alegre. Desta vez, os baianos chegam à cidade com um novo espetáculo intitulado “Homem de Aluguel”. A comédia, es-trelada pelo ator Danillo Lima, será apresentada nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Municipal Vir-gínia Santos, sempre às 20 horas. O texto e direção do espetáculo são de Alberto Damit, o mesmo de Pretas Por Ter.

A comédia Homem de Aluguel acentua o que há de melhor nas qualidades de exigências femininas em relação ao homem. O texto é baseado na fanta-sia da atitude. Segundo o texto, toda mulher tem no seu íntimo um dese-

jo comportamental que busca encontrar num ho-mem.

Gilmar, vivido por Da-nillo Lima, é um homem que, cansado de atender aos caprichos das mulhe-res que passaram por sua vida, resolve colocar seus dotes à venda. A partir daí, sua vida ganha novos contornos, fazendo com que a personagem viva as mais hilárias situações de um homem alugado.

Os ingressos estão sendo vendidos na Ótica Visual e Teatro Municipal O valor antecipado e a meia são R$10,00, e na hora do es-petáculo, o ingresso custa-rá R$20,00. Nos dias dos espetáculos, apresentando a filipeta, o ingresso tam-bém será R$10,00.

da Penha, passando pela co-munidade de Limo Verde e retornando pelo Córre-go Barro Branco, além das inaugurações, a partir das 14 horas, do Cruzeiro, Parque de Exposição, Praça Digital, Polo de Educação Ambien-tal e entrega do Microtrator. A noite será encerrada com o desfile da Garota Outono, às 18 horas, e os shows das bandas Forró Country – 20

horas – e Forró Brasil – 22 horas.

No último dia de festa, domingo (31), às 10 horas, será realizada a premiação do Concurso Leiteiro, e na parte da tarde, a partir das 15 ho-ras, o Circo Teatro Capixaba vai promover brincadeiras com as crianças. A festa será encerrada pelos shows de Gil Brasil e Banda e de Robinho e Daniel.

PATrimôniO dA PenHA em FesTA nesTe FinAL de semAnA O DISTRITO DE DIvInO DE SÃO LOUREnçO ESTá Em FESTA DESDE QUInTA-FEIRA, »

COm PROGRAmAçÃO CULTURAL, COnCURSO LEITEIRO E mUITOS ShOwS

Marcos [email protected]

Patrimônio da Penha fica localizado aos pés da Serra do Caparaó

Page 11: Edição 815

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 11ECONOMIA

GUAÇUÍ

Entrevista com ex-presidente da Colagua, Toninho Viana

cação, amor, serenidade, com-preensão e DEUS me conce-deu tudo isto, além de força e sabedoria para agir. Sempre aceitamos manifestações legí-timas, como diálogos, críticas, sugestões, debates, sempre que identificadas, e ignorei calúnias e comentários infundados, as conversas sem sustentação, sem futuro, inconsequentes e irresponsáveis. Agimos com coerência, propostas, métodos, ações que contemplaram a co-letividade. Pensamos sempre grande e, com isso, a Colagua cresceu.

Folha – Qual é e mensagem que você deixa em sua despedida da Colagua?

Toninho – Não poderia dei-xar de agradecer, primeiramente,

a Deus e aos colaboradores da Colagua, pessoas que nos ajudaram nos momentos de dúvida e angústia pelas quais passamos. Meus sinceros agra-decimentos a todos aqueles companheiros que nos apoia-ram desde o inicio da nossa campanha e durante todo o tempo da nossa gestão. O novo momento vivido pela Colagua, com Clécio na presi-dência, tenho certeza, também será um tempo de progresso, de desenvolvimento, de visão de futuro, e não de retrocesso.

Vamos alcançar mais união e fortalecer

o movimento cooperativista, o agronegócio, porque somos fortes e vence-dores. Agrade-ço de coração

pela confiança, companheirismo e apoio de todos.

Administração, por voto de seus Conselheiros, e não por indicação de quem quer que seja. Isto é o que reza o nosso estatuto, e foi desta forma, por maioria absoluta de votos, que o nosso conselheiro Clécio foi eleito presidente.

Folha – Qual é o seu maior sentimento nessa saída da Cooperativa?

Toninho - Minhas palavras são somente de agradecimento, primeiro, a Deus, e depois aos amigos produtores, aos funcio-nários da Colagua, às outras cooperativas, á Seag, OCB e tantos outros segmentos que também lutaram e apoiaram este nosso trabalho. Cooperati-vismo é um movimento basea-do na união de forças. E nestes quase 27 meses que estivemos à frente da gestão da Colagua, vivenciamos um tempo de ampla expansão e desenvolvi-mento com responsabilidade. Exaustivamente, a bandeira do cooperativismo foi mais que divulgada, foi dissemina-da em reuniões, palestras, bate-papos, dias de campo e outras tantas atividades dentro e fora da nossa cooperativa.

Folha – Você recebeu

apoio da maioria dos co-operados?

Toninho – Sim. Nossos cooperados deram plena de-monstração de apoio e empe-nho. E, em tudo que empreen-demos, contamos com o aval da grande maioria deles. Todos ganharam com isso e a coope-rativa ficou mais fortalecida.

Folha – Sua gestão foi

marcada por uma grande parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura. A que você atribui todo esse apoio?

Toninho – A parceria com o Governo do Estado foi in-cessante, desde o governo de Paulo Hartung, e continuou com Renato Casagrande, e deveu-se, principalmente, pela honestidade e transparência do nosso trabalho. Através de importantes convênios, rece-bemos equipamentos, trei-namentos, veículos... Ajuda valiosa que nos fortaleceu e nos destacou entre as princi-pais cooperativas do Estado. Nosso eterno agradecimento, principalmente, ao secretário de Estado da Agricultura, Dr. Enio Bergoli, e ao coordena-dor da Pecuária da Seag, Dr. Pedro Cani.

Folha – E as dificulda-des enfrentadas, foram grandes?

Toninho – Infelizmente, foram. Algumas pessoas que não fazem parte da Colagua, ou sequer desempenharam qualquer função que somasse aos nossos esforços, se posicio-naram no time contra, ou seja, torceram pelo insucesso do trabalho dessa diretoria e, por conseguinte, dos nossos 800 associados.

Folha – O que você quer dizer com “time contra”?

Toninho – Falo de pessoas que sentiam saudade de uma

época em que a Colagua ape-nas fornecia leite “in natura” e fortalecia indústrias de outros laticínios, fora de Guaçuí. Pes-soas que sentiam saudades dos equipamentos obsoletos da nossa indústria e da falta de se-gurança e de condições de tra-balho dos nossos colaborado-res. Empreitada sem sucesso. A corrente do bem se instaurou em nossas dependências e pro-gredimos, como nunca.

Folha – Então, você sai

ressentido da Colagua?Toninho – Ressentido não,

mas um tanto chateado por não ter conseguido realizar tudo aquilo que o nosso grupo idealizou, definiu como meta, da nossa administração. Nun-ca pensei em tirar o mérito dos que me precederam. To-dos foram gestores e tiveram seu tempo para administrar a Colagua, e muito mais tempo do que o nosso. Mas optamos simplesmente pela inovação, pela modernidade, pela segu-rança, pelo aumento de re-ceita e ajuste das contas. No entanto, fomos alvo de atos irresponsáveis e inconsequen-tes que colocaram em risco o futuro de muitas famílias, de colaboradores, produtores ru-rais, profissionais, fornecedo-res e prestadores de serviço de toda a cadeia produtiva que a cooperativa faz parte.

Folha – E como você

lidou com toda essa situação adversa?

Toninho – Foi preciso muita dedi-

O presidente da Coopera-tiva de Laticínios de Guaçuí (Colagua) desde maio de 2009, Toninho Viana se desligou da presidência da Cooperativa nesta semana. O pecuarista faz um breve relato da sua admi-nistração, que considera vito-riosa e não se ressente, segundo ele, das denuncias aos diversos órgãos do governo, das calu-nias e das conversas mentiro-sas e irresponsáveis, que foram uma constante durante sua gestão. O novo presidente é Clécio Lemos, produtor rural e empresário.

Folha do Caparaó – To-ninho, quais os motivos que o levaram a se afastar do cargo de presidente da Colagua?

Toninho Vianna - Por diversos motivos pessoais ne-cessitei afastar-me do cargo de presidente da nossa Colagua. Agradeço pelo apoio e pela vi-tória do nosso Conselho Fiscal, no dia 31 de março ultimo, o que atesta como os nossos coo-perados querem a continuida-de do nosso trabalho.

Folha - Por que a escolha de Clécio Lemos para seu sucessor?

Toninho – Clécio é um cidadão honrado, competente produtor rural e empresário de Guaçuí. É dedicado no que faz e reúne todas as condições para dar continuidade e exer-cer uma gestão técnica e vito-riosa à frente da Colagua. Mas quem escolhe o presidente da Cooperativa é o Conselho de

TONINhO VIANA, quE SE DESlIGOu DA COlAGuA, CONCEDEu ENTREVISTA à FOlhA E FAlOu SObRE »SuA GESTÃO, DA quAl NÃO SAI RESSENTIDO, APESAR DAS CAlúNIAS E MENTIRAS DAS quAIS FOI VíTIMA

Nestes quase 27 meses, (...) vivenciamos um tempo de ampla expansão e desenvolvimento com responsabilidade”.

Page 12: Edição 815

www.AQUIES.com.brSEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ12 GERAL

Patrimônio da Penha vai ganhar Pólo de Educação Ambiental

DIVINO DE SÃO LOURENÇO DIVINO DE SÃO LOURENÇO

Neste sábado (30), será inaugurado, em Patrimônio da Penha, município de Di-vino de São Lourenço, o Pólo de Educação Ambiental da Re-gião do Caparaó Capixaba. A solenidade de inauguração vai acontecer a partir das 14 horas, durante a festa do distrito que estão sendo realizada neste fi-nal de semana, com a presença de autoridades estaduais, mu-nicipais e lideranças da região, além de ambientalistas e mora-dores da região.

A obra está orçada em tor-no de R$ 105 mil e tem como

objetivo, como explica a se-cretária executiva do Consór-cio Caparaó, Dalva Ringuier, de trabalhar na capacitação e formação de moradores, para a geração de trabalho e renda, além da preservação do Parque Nacional do Caparaó. O dis-trito fica colado à esta unidade de conservação e é cortada pela chamada Estrada Parque, que está sendo asfaltada e liga todo o entorno da Serra do Capa-raó– com o Pólo ficando às suas margens.

Dalva contou, ainda, que o Pólo de Educação Ambiental vai contar com um viveiro de mudas nativas na sua parte de trás, enquanto, na frente, foi

num total de 40 horas de aula. O objetivo foi profissionalizar mão de obra, desenvolvendo habilidades para a montagem e manutenção de jardins em espaços abertos e recipientes. Os alunos receberam, ainda, informações para montar um orçamento de prestação de ser-viço e receberam informações sobre preservação ambiental, conduta profissional adequada e segurança no trabalho.

Para buscar um melhor de-sempenho das atividades pecu-árias no município de Divino São Lourenço, o Incaper está promovendo, desde terça-feira (26) e vai até sábado (30), o Curso de Doma Racional de Equinos. O curso é resultado de uma parceria entre o Servi-ço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria Mu-nicipal de Agricultura (Sema) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sus-tentável.

O treinamento tem duração de 32 horas, distribuídas em aulas das 8 às 17 horas, na pro-priedade da agricultora Emilia Gomes Miranda, na comuni-dade Córrego Serra Azul. Os 15 produtores rurais do mu-nicípio que estão participando do curso terão experiência não só com o conhecimento teóri-co, mas também serão capaci-tados para a prática da doma.

De acordo com o exten-sionista e chefe do Escritório

do Incaper, em Divino São Lourenço, Ricardo Eugênio Pinheiro, o objetivo do curso é treinar os pecuaristas para qualquer modalidade de tra-balho, esporte ou lazer que conte com o uso de cavalos, a partir da técnica de doma ra-cional. “É uma oportunidade de aprenderem uma nova visão sobre o manejo de equinos no dia a dia, como fonte de força de trabalho e transporte e, em alguns casos, até mesmo de competições”, diz.

Ele explica que, além da doma racional, há a tradicio-nal, em que se estabelece o uso da força física. O extensionista destaca que o animal adestrado a partir da técnica racional se torna mais fácil de ser condu-zido e mais confiável. Devido à grande procura pelo curso, com as vagas sendo esgotadas, o Incaper irá promover uma nova edição do treinamento no final deste ano no muni-cípio.

montado um jardim,com uma mandala formada por plantas medicinais, na sua parte da frente, por alunos de um cur-so de jardinagem, promovido pelo Senar, com o apoio do Consórcio Caparaó. Ou seja, antes mesmo de sua inaugu-ração, o Pólo já cumpria com um de seus objetivos, que é o de capacitação e formação de mão de obra, além de trazer desenvolvimento sustentável para o distrito. Um dos obje-tivos do curso de jardinagem é que os moradores enfeitem as frentes de suas casas, para serem apreciadas pelos turistas que visitam o lugar.

PROfISSIONaLIzaÇÃOUm total de 18 pessoas, en-

tre homens e mulheres, apren-deu as técnicas para a monta-gem e manutenção de jardins,

O Pólo de Educação ambiental da Região do Caparaó Capixaba será inaugurado neste sábado.

A ObRA FOI REALIzADA PELO GOvERnO DO »ESTADO, POR mEIO DO IEmA, COm O APOIO DO COnSÓRCIO CAPARAÓ E PREFEITURA mUnICIPAL

DIVULgaÇÃO

Marcos [email protected]

Doma racional de cavalos é tema de treinamento em Divino São Lourenço

Page 13: Edição 815

JERÔNIMO MONTEIRO

Uma novidade, em Jerô-nimo Monteiro, busca via-bilizar a assistência odonto-lógica à toda população. A Secretaria de Saúde adqui-riu um consultório odon-tológico portátil que realiza os mesmos procedimentos de um consultório conven-cional, mas tem a vantagem de poder ser transportado a qualquer lugar, até mesmo nos porta-malas dos carros da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José

especiais e pacientes hospi-talizados, além de realizar atendimento em igrejas, escolas e comunidades da zona rural.

O consultório começa a funcionar a partir da segun-da quinzena de agosto e vai atender a todos os usuários cadastrados nas unidades de saúde com dificuldade de locomoção. Os pacien-tes serão identificados pe-los agentes comunitários de saúde nas visitas men-sais. “Não é preciso marcar consulta, porque são os

Maria Justo, o consultório custou R$ 7.980,00 e foi comprado com recursos próprios do município, com a finalidade de atender as pessoas com dificuldade de locomoção e que, por isso, não podem ir até as unidades de Saúde da Fa-mília. Com o consultório portátil, o dentista poderá se deslocar das Unidades de Saúde para as áreas de difícil acesso, levando o atendimento aos acama-dos, idosos, escolares, por-tadores de necessidades

agentes que vão informar quais as casas necessitam do atendimento domici-liar. Somente nos casos de emergência, a pessoa deve ligar para unidade em que está cadastrada. A popula-ção que se locomove nor-malmente deve continuar recebendo atendimento nas unidades”, explicou o secretário.

A secretaria Municipal de Saúde de Jerônimo Mon-teiro desenvolve o Progra-ma de Saúde da Família com cobertura de 100% da população. Cada cidadão é cadastrado em uma das quatro unidades de Estra-tégia da Saúde da Família, localizadas nos bairros San-

da distância, muitas delas têm dificuldade de acesso às unidades localizadas no perímetro urbano e, por isso, também serão assisti-das pela unidade móvel.

Com essa iniciativa, a se-cretaria pretende democra-tizar a qualidade da saúde bucal em todo o municí-pio. É o que explica a coor-denadora de Saúde Bucal, Cíntia P. Siqueira Lannes. “O município é responsá-vel pela atenção básica ou atenção primária à saúde e, por isto, tem o papel de realizar ações de promoção de saúde bucal, prevenção de cáries e de doença perio-dontal, e reabilitação oral nos usuários”, explicou.

to Antônio, Parada Cristal, Paraná e Centro, e recebe atendimento médico e odontológico gratuito.

CRIaNçasO consultório portátil

também vai auxiliar no trabalho de prevenção nas escolas. As crianças recebe-rão atendimento de profi-laxia (limpeza) e aplicação de flúor, além de avaliação do risco de cáries.

Já nas escolas das regi-ões rurais de Jerônimo Monteiro, o consultório vai realizar todos os proce-dimentos necessários nas crianças das turmas até a 4ª série que residem nes-sas localidades. Por conta

Consultório Portátil vai atender usuários com dificuldades de locomoção

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 13GERAL

O COnSuLTÓRIO ODOnTOLÓGICO FOI ADquIRIDO PELA PREFEITuRA, COm RECuRSOS PRÓPRIOS, E vAI COmEçAR A FunCIOnAR nA SEGunDA mETADE DE AGOSTO »

O consultório portátil vai começar a funcionar a partir da segunda quinzena de agosto

DIvulgaçãO

www.AquIES.com.br

Page 14: Edição 815

Vereadores querem Câmara mais próxima das comunidades

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ

www.AQUIES.com.br14 POLÍTICA

VISITA DOS MAçOnS

OS VEREADORES TêM REALIzADO REUnIõES nOS DISTRITOS DO MUnICÍPIO, MAS »QUEREM QUE ISSO SE TORnE ROTInA, COM A REALIzAçÃO DE REUnIõES PERIÓDICAS

Em reunião da Câmara Municipal de Iúna, na semana passada, os vereadores aprova-ram dois projetos que mexem com os quadros de servidores da Prefeitura. Um deles acres-centa cinco vagas no Plano de Carreira e Vencimentos dos Servidores Públicos e outro instituiu o Programa Munici-pal de Estágio Supervisionado sem Remuneração, que sofreu uma emenda e provocou uma maior discussão.

do vereador Waldren Marcelo (PSC).

A emenda apresentada e aprovada retirou a gratificação do supervisor do programa. Desta forma, os estagiários serão supervisionados por um servidor do quadro efetivo do Executivo Municipal. A emen-da recebeu o voto contrário da vereadora Maria da Penha Barros Pereira (PDT), mas o projeto foi aprovado por una-nimidade.

O primeiro criou cinco vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, que teve parecer favorável de todas as comissões e da Procuradoria do Legislativo, e foi aprovado por unanimidade. Já o pro-jeto que institui o Programa Municipal de Estágio Super-visionado sem Remuneração também recebeu parecer fa-vorável da Procuradoria e das Comissões, mas depois de re-ceber uma emenda de autoria

Depois das experiências nos distritos de São Pedro de Rates e São Tiago, os vereadores de Guaçuí querem intensificar a realização das reuniões itineran-tes. Antes do recesso de meio do ano, o vereador Francisco Car-los Rangel Pereira comentou

o que já foi realizado pela atual administração, mas também contou que muito precisa ser feito. Francisco Carlos Rangel disse que preparou um relatório, que pretende encaminhar para o prefeito, secretários e também para os vereadores. “Com o re-

latório, todos vão poder parti-cipar e fazer seus comentários e sugestões”, disse o vereador. Ele sugeriu que a próxima reunião aconteça em São Miguel do Ca-paraó, na volta do recesso.

Para o verador Rubens Mar-celino de Souza é importante que os vereadores participem de conversas com a população e que todos possam participar. Para ele, também é importante

que as pessoas saibam que nem tudo depende só do prefeito, porque muita coisa precisa pas-sar pela Câmara. “Precisamos mostrar nosso trabalho à co-munidade”, disse.

Já a vereadora Vera Lúcia Cos-ta destacou que a Câmara pre-

cisa realizar sessões itinerantes, porque aproximam o Legislativo da população. E o mesmo pensa o vereador José Augusto de Pau-la. Ele afirma que muita gente não conhece o trabalho dos ve-readores, que é especificamente de fiscalizar e legislar.

sobre a reunião realizada em São Tiago, na qual contou com a presença da vereador Vera Lú-cia Costa, onde puderam ouvir as reivindicações dos moradores do distrito e do seu entorno.

O vereador destacou que a comunidade também destacou

Outro projeto que teve votos contrários foi o de autoria da Mesa Diretora da Câmara Mu-nicipal, que autoriza a suple-mentação da verba orçamen-tária do Poder Legislativo do município. O projeto foi apro-vado por cinco votos a favor, dois votos contrários – da ve-readora Maria da Penha Barros Pereira e do vereador Joaquim Hubner Vieira (PTdoB) e uma abstenção do vereador Adriano Salviete da Silva (PMDB).

Marcos Freire

Na mesma sessão, a Câmara Municipal recebeu a visita dos membros da Loja Maçônica Fênix nº 52, de Iúna, que acompanharam a sessão. E o presidente da Casa, vereador Volmir Hote da Silva (DEM), propôs a realização de uma Sessão Solene, em uma data oportuna, para homenagear o “Dia do Maçom”, que acontece no dia 20 de agosto. Esse requerimento será apreciado em

sessões futuras pelos vereadores de Iúna.

O Procurador da Câmara Municipal, Marco Antonio Sonsim de Oliveira, membro da Loja Maçônica Fênix nº 52, falou em nome dos demais membros, agradeceu os elogios recebidos e colocou à Maçonaria de Iúna à disposição para colaborar com o município e participar das reuniões de interesse da população.

iÚNa

GUaÇUÍ

os vereadores querem que as sessões saiam do plenário e vão para as comunidades

câmara aprova projetos que acrescenta cargos e cria estágio

Page 15: Edição 815

SEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 15FOLHA GOSPELwww.AQUIES.com.br

Espaço AbertoAtenção igrejas evangélicas do sul do estado!

Este espaço está aberto gratuitamente para man-darem a agenda de suas festas e, após realizá-las, mandarem fotos com o histórico do evento para matéria.

Obs: mínimo de 15 dias de antecedência.

[email protected](28) 9986 8414

PArticiPE

REFLITA COMIGOJOSÉ MONTONI »

É incrível como o ser humano se materializou de tal forma que preo-cupa-se primeiro com seu corpo, seu “eu” e depois, talvez, com a alma. As inversões de valores são notórias a cada dia em toda camada social. Infelizmente, até mesmo em algumas igrejas as mensagens já não são mais centradas na volta de Cristo e na preparação com a alma como de-veria ser. Algumas pessoas vão à Igreja, não mais para adorar a Deus e se preparar para o céu, mas vão buscar descarrego emocional e algum alivio corporal. Em conseqüência, muitas delas vêem suas finanças também sendo descarregadas em tais igrejas.

O corre-corre egoísta continua, e a alma continua também em último lugar. Se for rico, precisa continuar atrás das riquezas, porque senão uma queda nas bolsas faz perder tudo. Se for classe média corre, porque pre-tende um dia ficar rico. Se for pobre, tenta realizar sonhos e, se possível, ser rico.

O fato é que a cada dia há um ativismo e um consumismo desenfreado que leva as pessoas a esquecerem dos bons costumes, da ética, da famí-lia, de Deus e até esquecem que existe uma alma que um dia vai para o céu ou para o inferno, depende do cuidado de agora.

Realizam coisas, ajuntam valores, talvez até de fonte duvidosas ou su-jas mesmo, mas estão achando que estão preparando seus futuros. “Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparados, para quem será?” (Lucas 12:20)

Ainda é tempo. Tempo de ajudar, tempo de amar, tempo de sonhar, tempo de investir, tempo de fazer a obra de Deus, tempo de voltar atrás, tempo de estar com os filhos, tempo de proteger a natureza e, principal-mente, tempo de buscar a Deus e cuidar de sua alma.

Tenha cautela, mas não tenha medo de balas perdidas, do escuro, não temas o homem que maquina o mal na calada da noite. Destes tais, Deus trata com eles.

Cuide de sua alma, enquanto há tempo! “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10 28).

Abraços, em cristo.

PRIMEIRO A ALMA

MINISTRANDO VIDALíRIA MARIA BRITES* »

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportan-do-vos uns aos outros em amor” (Efésios, 4:2).

Convido-vos a olhar para o Homem do Calvário. Olhai para Aquele cuja cabeça foi coroada com a coroa de espinhos, que suportou a cruz da ignomínia, que desceu passo a passo o caminho da humilhação. Olhai para Aquele que foi um homem de dores e que sabia o que é padecer, que foi desprezado e rejeitado pelos homens. “Certamente, Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si” (Is: 53:4). “Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isa. 53:5).

Olhai para o Calvário até que o vosso coração se enterneça diante do maravilhoso amor do Filho de Deus. Ele não deixou nada por fazer, para que o homem caído pudesse ser elevado e purificado.

E não O havemos de confessar? Degradará a religião de Cristo àquele que a recebe? Não; não será degradação seguir os passos do Homem do Calvário. “Sentemo-nos dia a dia aos pés de Jesus Cristo, e aprendamos dEle, para que em nossa conversação, em nossa conduta, no vestuário, e em todos os nossos negócios, revelemos o fato de que Jesus governa e reina sobre nós.”

Deus nos convida a andar no caminho traçado para os remidos do Senhor; não devemos andar na forma do mundo. Cumpre-nos entregar nossa vida a Deus, e confessar Cristo diante dos homens. Precisamos viver uma vida de transparência e realidade. Não podemos ter duas caras. Para ter mansidão, precisamos viver como Jesus mandou. Não podemos ser cristão sepulcro caiado igual os que Jesus condenou.

“Aquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante de Meu Pai, que está nos Céus” (Mateus 10:33).

Querido(a) amigo(a) leitor(a), creio que esta palavra foi ao encontro de seu coração e se você ainda não tem olhado para o calvário, ainda há tempo. Olhe para o Calvário e convide Jesus para fazer morada em seu coração.

Que Deus os abençoe!*Missionária da 1ª Igreja Assembléia de Deus – Iúna-ES

É PRECISO MANSIDÃO

ACONTECEU

DORES RIO PRETOA Igreja Batista realizou, no

último domingo, mais um gran-de culto de louvor a Deus. Muita gente estava presente e pude-ram sentir o poder de Deus.

ALEGREA Igreja Assembléia de Deus

realizou um grande culto de cura e libertação, na última quinta-feira. Quem foi recebeu a sua vitória.

IÚNANo último sábado, a Igreja As-

sembléia de Deus Força e Poder realizou uma concentração ao ar livre na quadra da Escola Deolinda Amorim de Oliveira. Muito louvor e pregação da palavra de Deus mar-caram o trabalho.

AGENDA DA FOLHA

IÚNADe 17 a 22 de agosto, a 1ª

Igreja Assembléia de Deus realizará o 30º aniversário da Umadeci. Um dos pregado-res, será o pastor Nilson Go-mes, de São Paulo.

CACHOEIRONa próxima terça-feira,

a Igreja Metodista realizará mais um grande culto de Campanha de oração, às 19 horas. Traga toda a sua famí-lia para ser abençoada!

TINGUACIABA (IÚNA)A Igreja Ministério Taberná-

culo realizará uma grande fes-ta, no dia 6 de agosto, às 19 horas. A Igreja fica a 4 quilô-metros da BR262, no sentido Laranja da Terra. Participem!

CONHECIMENTONão é de hoje que alguém tenta amaldiçoar o povo, mas também é de eternidade que o Senhor nosso Deus livra seus escolhidos. Quem foi o rei que ficou com

medo dos israelitas e quem ele contratou para amaldiçoar o povo (mas não consegui)? Resposta: leia Números, capítulo 22.

CENTENÁRIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM IBATIBA

JOVENS DA MITAB COMEMORAM 27 ANOS

Este é o ano de comemo-ração do centenário da Igreja Assembléia de Deus em todo o Brasil. Em muitos estados e municípios, já foi realizada a comemoração e em outros segue a todo vapor. No mês de junho, foi realizado um grande culto nesta comemo-ração, em Ibatiba, na Igreja que tem como presidente o pastor Mário (o terceiro da direita para esquerda que está na foto junto seus obreiros). Foi um grande culto de lou-vor a Deus com vários canto-res, dentre eles Elias Silva.

Esta amada Igreja fica pró-xima a rodoviária na rua pa-ralela a BR 262. Ela é famosa por possuir um grande reló-

gio em sua torre. Os cultos acontecem aos domingos, às 8 e 19 horas, e também nas quintas-feiras, às 19 horas. Além da sede, o pastor Má-rio lidera várias congregações

na cidade e zona rural, com o grande apoio de seus obreiros que são fiéis companheiros e também estiveram juntos nas comemorações do cen-tenário.

A Grande festa foi na Igreja Ministério Taberná-culo, nos dias 16 e 17 de julho, às 19 horas. A igreja esteve sempre cheia (foto) e o povo louvou a Deus com diversos cantores da região e convidados de outras cida-des. No sábado, aconteceu a participação do Ministé-rio de Louvor da Mitab de Iúna.

Os cultos foram no sába-do e domingo e a preletora oficial dos dois dias foi a missionária Rosemeyre ou Meyre, como é conhecida. Ela é da Igreja Assembléia de Deus, de Cachoeiro de Itapemirim, e foi usada tremendamente por Deus. Os jovens comemoraram 27 anos de organização da mocidade.

Estiveram presentes, dentre outros obreiros, o pastor Hilmar Satlher, que é o atual presidente regional da Mitab, o evangelis-ta Edmilson, da Assembléia de Deus, e este seu humilde colu-nista, dentre outros.

No domingo, a Igreja ofere-ceu um almoço para todos os presentes.

Os cultos acontecem aos domingos, às 8 e 19 horas.

DICA QUE EDIFICA

Nesta semana, temos a satisfa-ção de sugerir mais alimento para seu coração e sua alma. Folha Gospel indica para você o CD de Rose Nascimento. Fácil de encon-tra aí perto de você. Vale a pena.

Page 16: Edição 815

www.AQUIES.com.brSEXTA-FEIRA, 29/07/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ16