40
Coordenação: Natália Rebelo Liga-te a nós! da Escola Profissional de Braga Distribuição gratuita 8 | Junho 2015 O ADN da EPB 25 Anos Em rede

EPB Revista junho 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Coordenação: Natália Rebelo

Liga-te anós!

da Escola Profissional de Braga

Distribuição gratuita

Nº 8 | Junho 2015

O ADN da EPB

25 Anos

Em rede

O Sucesso do teu futuro depende de ti.

CONSTRÓI O TEU!

INOVAÇÃO E COMPETÊNCIA

CURSOS PROFISSIONAIS*

AUXILIAR DE SAÚDE

COMÉRCIO [Marketing e Gestão Comercial]

CONTABILIDADE [Administração Empresarial]

ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMANDO

GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

MECATRÓNICA [Eletrónica, Mecânica, Desenho/CNC]

MULTIMÉDIA [Design Digital e New Media]

SECRETARIADO

APOIOS: Subsídio de Alimentação: 4,27€/diaSubsídio de Transporte . Bolsa de Material Escolar

Bolsa de Profissionalização nos estágios curricularesInscrição na Bolsa de Emprego da EPB após conclusão do curso

*Suje

itos

a a

prov

ação

Uma Escola |

ESCOLASPROFISSIONAIS.PTCONHECE OUTROS CURSOS EM:

www.epb.pt | www.facebook.com/epb.pt | Tel: 253 203 860 · Fax: 253 203 869 · E-mail: [email protected]

CURSOS VOCACIONAIS*

CAD/FOTOGRAFIA[Desenho | Medições | Fotografia]

E-COMMERCE[Design, Web Marketing, Comércio Eletrónico]

Conferem o 9.º ano de escolaridade.

1

Editorial Uma revista, um desafio…

Chegado o terceiro e último ano do curso, os finalistas enfrentam a etapa da conceção da Prova de Aptidão Profissional (PAP), um pro-jeto que se pretende “demonstrativo de saberes e competências pro-fissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional”. Sob a orientação dos professores, procuram uma ideia exequível e empolgante, adequada ao perfil e, no nosso caso, surgiu a oportunidade de abraçarmos um projeto real e de elevada responsa-bilidade: a composição da epb revista.

Na qualidade de aluna do Curso Técnico de Secretariado, o desem-penho da função de assessora da coordenação da revista atribuiu um cunho muito prático e real à PAP, permitindo a aplicação de vários conteúdos ao nível técnico e o desenvolvimento de soft skills muito apreciadas pelo mercado de trabalho, nomeadamente, a capacidade de organização e o sentido de responsabilidade.

Enquanto aluno de Design Gráfico, com um gosto particular pela paginação, foi imediata a resposta positiva para a criação do novo layout da revista, tendo por base uma imagem apelativa e uma boa estruturação da informação, que possam espelhar de forma clara o carácter dinâmico da epb, uma escola voltada para uma elevada inte-racção com a comunidade local.

O resultado do nosso trabalho, que requereu dedicação e empenho, está expresso na 8ª edição da epb Revista que, para além de contem-plar conteúdos que retratam um ano escolar repleto de atividades de cariz sociocultural e inerentes às áreas de formação, reveste-se da função de anuário das diferentes turmas, perpetuando a memória de quem integrou a família EPBiana no ano letivo 2014/2015.

“Diz-me e eu esqueço. Ensina-me e eu lembro. Envolve-me e eu aprendo.” (Benjamin Franklin)

Cláudia Mendes (3º ano de Secretariado)Diogo Rocha (3º ano de Design Gráfico)

Destaque | O ADN da EPB | 2

Abertura

Quem Somos Nós | 8 áreas, 14 cursos, 630 alunos | 4

Pós-EPB | Testemunhos de antigos alunos | 14

Núcleos de Competências | Futuros Profissionais no Terreno | 17

À Conversa com | Fernando Silva | 18

Fora de Portas | Participação da EPB em eventos externos | 19

Iniciativas | Dinamizadas pela comunidade escolar | 20

Opinião | A voz dos Bracarenses | 31

Em rede | Novas parcerias | 32

Tea Time | Escrevemos em Inglês | 34

2

Pela EPB, fundada em 1989, já passaram mais de 3000 alunos de mais de 15 nacionalidades diferentes, tendo uma taxa de empregabilidade que supera os 80% e ainda 14% que tentam in-gressar no ensino superior.

Todos os cursos profissionais têm a duração de 3250 horas, distribuídas por três anos letivos, e conferem uma dupla certifi-cação: escolar e profissional de nível IV com equivalência ao 12º ano. No segundo e último ano de formação, os alunos realizam es-tágios em empresas da região de Braga, parceiras da EPB.

As empresas da região che-gam a cobiçar os alunos, mes-mo antes deles terminarem os estudos. Apesar de vários alunos já terem trabalho garantido, mui-tos admitem a possibilidade de continuar os estudos na univer-sidade.

O ADN da EPB

dESTAQUE

A Voz e o Rosto da EPB

Quem nos contacta, via telefóni-ca ou presencialmente, é atendi-do por Elisa Fernandes e Daniela Sá que, de forma expedita, dão seguimento ao que lhes é soli-citado, quer seja por alunos, quer por professores, funcionários e público em geral.

3

Gabinete de Saúde Juvenil da EPB

De mãos dadas com a saúde

Nasceu em maio de 2015 e já começou a dar os seus primei-ros passos. Embora ainda muito jovem, este gabinete conta com a colaboração da Saúde Física (representada pela enfermeira e coordenadora do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde, Ana Isabel Oliveira e a enfermeira Lilia-na Magalhães) e com a Saúde Mental (representada pela Dra. Joana Costa, psicóloga da EPB). É com muita saúde/energia que o Gabinete de Saúde Juvenil da EPB procura abraçar três gran-des áreas: a Saúde Mental, em que o foco recai na prevenção da violência; a promoção da inteli-gência emocional e dos afetos e, por fim, a Saúde Física que valo-riza a educação para uma sexua-lidade responsável e prevenção dos comportamentos aditivos e dependências nos Jovens.

A metodologia a adotar privi-legia o atendimento individual e sessões de grupo, com horário específico e devidamente divul-gado. A população que procura abraçar está representada por toda a comunidade educativa, desde alunos da EPB, profes-sores, pais e encarregados de educação e pessoal não docente. Nesta primeira fase de vida, pro-cura-se andar “De mãos dadas com a Saúde”, numa perspetiva preventiva, quanto a doenças e promoção da saúde nos jovens e famílias e, neste contexto, já se desenvolveram algumas ativi-dades, tais como: um workshop

“Vamos falar de Sexualidade” ministrado pelos alunos do 2º ano do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde aos colegas das outras turmas; workshop “Socorrismo na família” para os encarregados de educação dos alunos do 1º ano em situação de desempre-go e incorporação do programa “CUIDA-TE” do IPDJ, através de uma Unidade Móvel, que se des-locou à EPB para esclarecimen-to de dúvidas aos alunos, sobre a temática de educação sexual. Quanto à questão de violência e no âmbito do mesmo programa do IPDJ, o teatro veio à EPB e, de uma forma dinâmica, foram re-presentadas situações reais que os nossos adolescentes viven-ciam, no que se refere à questão do bullying.

Este espaço foi pensado face às necessidades notadas na po-pulação jovem e famílias da EPB e, assim, criar uma maior aproxi-mação da escola e da comunida-de/família. O Gabinete de Saúde Juvenil da EPB ambiciona assim caminhar “De mãos dadas…” com a família e todos os inter-venientes no processo de desen-volvimento dos nossos alunos.

É com muito entusiasmo que procuramos celebrar o seu cres-cimento com os novos alunos e família que esperamos.

Vamos abraçar e andar “De mãos dadas com a Saúde” dei-xando-vos com o conselho: fa-çam o favor de serem saudáveis!

destaque

DE MÃOS DADAS COM A SAÚDE

A escola não é apenas um espaço de aprendizagem… Os momentos livres podem ser passados em excelente

companhia nos lugares lounge.

4

Quem somos nós

Três turmas preparam-se para desempenhar tarefas de carác-ter técnico, relacionadas com a instalação, manutenção, repa-ração e adaptação de sistemas elétricos, eletrónicos, pneumáti-cos e hidráulicos de automação industrial.

Saídas Profissionais: Empresas especializadas na

conceção, montagem e manu-tenção de equipamentos eletró-nicos e industriais, bem como de sistemas pluritecnológicos asso-ciados.

Eletrónica, Automação e Comando

8 áreas14 cursos630 alunos

Participação anual na RoboParty em Guimarães.

5

Mec

atró

nica

quem somos nós

8 áreas14 cursos

630 alunos

As duas turmas que estudam na EPB preparam-se para desem-penhar tarefas de caráter técnico relacionadas com a manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, respeitando as normas de higiene e segurança e os regulamentos.

Saídas Profissionais: Empresas de diversos setores de atividade, direcionados para a

produção em série e, também, de manutenção e prestação de ser-viços especializados na área da automação e controlo de sistemas de produção.

6

Mecatrónica AutomóvelUm curso que se iniciou na

EPB, no ano letivo corrente, ha-bilitando os alunos a efetuar o diagnóstico, a reparação e a ve-rificação dos sistemas mecâni-cos, elétricos e eletrónicos dos veículos, a interpretar esquemas elétricos e eletrónicos, a fazer o planeamento, a preparação e o controlo do trabalho da oficina, a proceder ao controlo da qua-lidade das intervenções, gerindo a informação e as garantias, afetando os meios técnicos, maximizando a produtividade, promovendo a melhoria da qua-lidade do serviço e a satisfação dos clientes.

Saídas Profissionais: Oficinas de reparação mecâ-

nica, elétrica e eletrónica do au-tomóvel.

Quem somos Nós

8 áreas14 cursos630 alunos

7

Design Gráfico e Multimédia

Duas turmas de Design Gráfico encontram-se a conceber e ma-quetizar objetos gráficos bidimensionais e tridimensionais, utilizando meios eletrónicos e manuais, bem como preparar a arte final para a impressão e acompanhar os processos de pré-impressão e impres-são.

Saídas profissionais:Agências de publicidade e de produção, departamentos de mar-

keting, jornais - edição, artes gráficas, designer de soluções para os media, departamentos de edição de imagem, agências de marketing e comunicação.

Encontros Design e Multimédia

Os Encontros Design e Multi-média 2015 apresentaram-se na sua 7ª edição. Entre os dias 20 e 24 de abril, deu-se espaço à cria-tividade, partilha e originalidade sempre com a generosidade de convidados que partilharam a sua experiência com os alunos da EPB.

Organizados pela aluna Ana Soraia Freitas, finalista do cur-so técnico de Design Gráfico, os Encontros tiveram como objetivo promover e desenvolver o de-sign e a multimédia, enriquecer a colaboração entre estudantes, profissionais e entusiastas des-tas áreas, motivar e incentivar a criatividade.

quem somos nós

8 áreas14 cursos

630 alunos

Uma turma de Multimédia prepara-se para exercer profissões liga-das ao desenho e produção digital de conteúdos multimédia e a de-sempenhar tarefas de carácter técnico e artístico, com vista à criação de soluções interativas de comunicação.

Saídas Profissionais: Empresas de comunicação audiovisual, de publicidade, de multi-

média, produtoras de cinema de animação, de vídeo/televisão, labo-ratórios fotográficos e instituições jornalísticas, empresas de design gráfico, impressão em alta resolução ou como empresário em nome individual.

8

Os alunos de Secretariado irão assegurar a orga-nização e execução de atividades de secretariado no apoio à chefia/direção, e, também, de atividades de secretariado, relativas ao funcionamento geral de uma empresa ou serviço público.

Saídas Profissionais: Empresas públicas ou privadas, escritórios e outras

organizações.

Uma turma de Marketing está em formação para colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do compor-tamento do consumidor/cliente com o objetivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento per-manente da atividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionaliza-ção de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfa-ção do cliente/consumidor.

Saídas Profissionais:Departamentos de marketing, relações públicas e publicidade,

assessoria de comunicação e imprensa, organização de eventos.

Secretariado

Marketing e Comércio

Quem somos nós

8 áreas14 cursos630 alunos

O Curso de Comércio estreou-se no corrente ano letivo 2014/2015. Os alunos ficarão aptos a organizar e planear a ven-da de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.

Saídas Profissionais: Empresas comerciais e de prestação de serviços.

9

Contabilidade e Gestão

VI Jornadas Administrativas

Os futuros contabilistas passarão a desempenhar tarefas conta-bilísticas e administrativas, inerentes ao correto funcionamento das empresas e outras organizações, nomeadamente nos domínios do planeamento, organização, execução e controlo, de acordo com a le-gislação aplicável.

Saídas Profissionais: Gabinetes de Contabilidade, departamentos de empresas privadas

e públicas de todos os setores de atividade.

quem somos nós

8 áreas14 cursos

630 alunos

Uma turma finalista de Ges-tão irá exercer as suas com-petências, no âmbito das insti-tuições, encontrando-se apta a colaborar na gestão e organiza-ção dos departamentos opera-cional, comercial e financeiro de uma unidade económica ou serviço público, com capacida-de para a tomada de decisões

com base em objetivos previa-mente definidos pela adminis-tração ou direção.

Saídas Profissionais: Departamento financeiro de unidades económicas/serviços,apoio à logística, departamento comercial, marketing ou ad-ministrativo.

As Jornadas Administrativas da EPB têm sido um evento icónico dos cursos de Administração e Comércio e a sua 6ª edição esteve a cargo das alunas Andreia Lima e Beatriz Oliveira, finalistas do Curso Técnico de Secretariado.

No dia 5 de março de 2015, no auditório do Parque de Exposições de Braga, de-correram palestras subordinadas a temas relacionados com contabilidade, gestão, comércio e marketing.

Uma peça de teatro, desenvolvida pelas alunas do 2º ano do Curso Técnico de Secretariado e pela aluna Carla Pina, finalista de Secretariado, animou a plateia ao retratar a evolução do secretariado. A tarde ficou marcada por intervenções ligadas ao Empreendedorismo.

10

Construção CivilDuas turmas de Construção

Civil preparam-se para executar desenhos relativos aos projetos de construção civil, determi-nar as quantidades e os custos dos materiais, da mão de obra, de equipamentos e de serviços necessários para a execução de uma obra e efetuar trabalhos to-pográficos com recurso a ferra-mentas informáticas específicas.

Saídas Profissionais: Gabinetes de arquitetura e

engenharia, câmaras munici-pais, gabinetes de apoio técnico e empresas de construção civil.

Quem somos nós

8 áreas14 cursos630 alunos

11

Auxiliar de Saúde

Três turmas de Auxiliar de Saúde, sob a orientação de profissionais de saúde com formação superior, for-mam-se para a prestação de cuidados de saúde aos utentes, recolha e transporte de amostras biológicas, limpeza, higienização e transporte de roupas, mate-riais e equipamentos, limpeza e higienização dos es-paços e apoio logístico e administrativo de diferentes unidades e serviços de saúde.

Saídas Profissionais: Unidades clínicas, unidades hospitalares, IPSS, cen-

tros de análises clínicas, gabinetes médicos e áreas afins da saúde e higiene, segurança e saúde do traba-lho no setor da saúde.

No dia 7 de abril, realizaram-se as I Jornadas da Saúde, subordi-nadas à temática - Saúde Men-tal: um desafio aos profissionais e sociedade, no auditório do Par-que de Exposições de Braga.

Com o objetivo de come-morar o Dia Mundial da Saúde, a aluna Cátia Xavier, finalista do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde, abordou a Depressão sob várias visões profissionais e for-mas para combater os sinais e sintomas da mesma e, no perío-do da tarde, abordou o Stress nos

Profissionais, com o testemunho do olhar real dos profissionais de saúde. Num segundo painel, foram demonstradas terapias al-ternativas e formas de interven-ção na Saúde Mental da Pessoa, de forma dinâmica e interativa.

Este evento foi direccionado para a comunidade escolar, en-carregados de educação, profis-sionais de saúde e comunidade em geral.

quem somos nós

I Jornadas da Saúde

8 áreas14 cursos

630 alunos

12

GPSI (Gestão e Programação de Sistemas Informáticos)

Duas turmas preparam-se para gerir parques informáticos, instalar, configurar e administrar hardware e software em redes Windows e Linux, utilizar siste-mas de gestão de bases de da-dos, definir e desenvolver progra-mas e aplicações informáticas em diversas áreas, desenvolver e gerir Web Sites e aplicações multimédia.

Saídas Profissionais: Empresas vocacionadas para

o desenvolvimento e comercia-lização de soluções informáticas, integração em equipas informá-ticas de empresas dos setores industrial, comercial e serviços, empresas de marketing, mul-timédia e de desenvolvimento Web.

Os alunos Diogo Andrade e Ricardo Jesus, finalistas do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáti-cos, realizaram a LAN PARTY 25 horas, na EPB, nos dias 8 e 9 de maio.

Cerca de 80 jovens inscritos, prove-nientes de diversas escolas da região de Braga, tiveram a possibilidade de participar em vários torneios: CS GO, League of Legends, Hearthstone e FIFA 15.

Nos torneios CS GO e League of Le-gends, foram atribuídos prémios aos três primeiros classificados.

Lan

Party

Quem somos nós

8 áreas14 cursos630 alunos

13

Frio e ClimatizaçãoTrês turmas de Frio e Climati-

zação ficarão aptas a organizar e coordenar, com base nas técni-cas e procedimentos adequados, o plano de fabrico, a instalação e a montagem dos sistemas de frio e climatização, bem como a conservação, reconversão e as-sistência técnica de sistemas, de acordo com as normas, os regu-lamentos de segurança e as re-gras de boas práticas aplicáveis.

Saídas Profissionais: Empresas de instalação, ma-

nutenção e reparação de equi-pamentos de frio e climatização; empresas de construção, monta-gem e manutenção de sistemas de frio, ar condicionado, aqueci-mento, entre outras.

quem somos Nós

8 áreas14 cursos

630 alunos

14

Pedro Freitas

Ricardo Amaral

pós - epb

Fui aluno da EPB entre 2000 e 2003, tendo frequentado o Curso Técnico de Sistemas de Informação.

Após o final do curso, cumpri o serviço militar e, em 2005, fui admitido no Curso de Formação de Oficiais de Polícia, da Polícia de Segurança Pública (Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais).

Atualmente, sou Subcomissá-rio da PSP e encontro-me a co-

mandar a 1ª Esquadra da Divisão Policial de Braga, tendo anterior-mente comandado diversas ou-tras, em Lisboa e Guimarães.

Estou grato à EPB pela forma-ção pessoal e profissional que me proporcionou. Sinto que o ri-gor, a responsabilidade e a capa-cidade de trabalho que a EPB me obrigou a desenvolver têm sido ferramentas muito importantes na caminhada que se seguiu desde então.

Dizer o que nos deram, quando nos dão tanto, é difícil. Mas, quan-do me perguntam o que é que a Escola Profissional de Braga me deu de mais valioso, eu digo que me deu uma visão.

Fiz o Curso Técnico de Cons-trução Civil, entre 2005 e 2008, arranjei emprego na área, mas devido à crise de finais de 2008, que abalou todos os setores pro-fissionais, fiquei desempregado ao abrigo de uma redução de custos por parte da minha enti-dade empregadora.

Hoje, sou comercial na minha própria empresa.

A visão de que falo é a de que estamos preparados para tudo, apenas temos de querer.

“A EPB DEU-ME VISão”

15

Carlos Soares

Elsa FernandesFrequentei a EPB entre 2000

e 2003, no curso de Serviços Jurídicos. Trabalho no CIAB - Tri-bunal Arbitral do Consumo, em Braga, onde sou Técnica de Ser-viços Jurídicos, desde 2004.

Quando iniciei o meu per-curso na escola, tudo na minha vida mudou. Mudei de estabe-lecimento de ensino, mudei de “ares”, pois vinha da “aldeia” para a cidade. Tudo foi uma mudança. Todas as pessoas que passaram por mim marcaram-me de algu-ma forma: os formadores, os co-legas, os amigos. Todos os dias eram uma aventura, com coisas novas a acontecer. Passávamos imenso tempo naquele espaço com as mesmas pessoas. Eu di-ria que, até hoje, foram os anos mais intensos da minha vida.

Quanto ao meu percurso pro-fissional, diria que é “perfeito”. Tudo se encaixou. Quando ter-minei o estágio curricular no Tri-bunal de Amares, surgiu logo a oportunidade de fazer o estágio

profissional no Gabinete jurídico da Câmara Municipal de Ama-res. Estes estágios, por serem realizados em locais onde os mentores eram pessoas cheias de experiência, fizeram com que crescesse imenso a nível profis-sional e, principalmente, a nível pessoal. Ao terminar o estágio profissional surgiu uma vaga no Tribunal Arbitral, onde estou até hoje. O CIAB é a minha segunda casa, é um projeto em cresci-mento que me dá imenso orgu-lho. Fazer aquilo de que gosto e, ao mesmo tempo, ajudar o pró-ximo é um alento para todos os dias sair de casa.

A quem se prepara para in-gressar no ensino secundário, recomendo que pensem naquilo que se imaginam a fazer a nível profissional, mas também onde há possibilidades de empre-go. Ninguém consegue ser feliz quando tem aptidão para uma profissão, mas não tem coloca-ção para exercê-la.

pós -epb

Fui aluno da EPB entre 2011 e 2014, frequentei o curso de Ges-tão e Programação de Sistemas Informáticos (GPSI).

A minha inscrição na EPB foi--me sugerida por um professor que me deu aulas no 9º ano. Disse-me que era uma boa esco-la de nível profissional, por isso decidi fazer a ficha de inscrição.

O que mais me impressionou ao entrar na EPB foi a simpatia e o profissionalismo dos funcio-nários e professores para com os alunos, sendo sempre mantida durante os meus três anos.

Durante os anos letivos, lutei sempre, dando o meu melhor, para cumprir os meus objetivos, assim como a Prova de Aptidão Profissional (PAP) , o meu objeti-vo final do curso.

No fim do curso, fui receben-do emails do professor Américo, com várias propostas de está-gios profissionais. E surgiu a ideia de se fazer estágio profissional na EPB. Fui à entrevista e fiquei selecionado.

Estou, neste momento, a fazer estágio profissional como técni-co de informática.

16

17

Futuros Profissionais no Terreno

Núcleos de Competências

Serviços disponíveis para empresas, instituições e entidades, realizados por futuros profissionais acompanhados pelos professores.

SecretariadoServiços de apoio antes, durante e após os eventosCheck-inApoio aos oradoresExecução e entrega de material de apoio aos eventos

Marketing Cooperação na elaboração e implementação de ações pro-

mocionais para instituições parceirasColaboração na realização de estudos de mercado

Design Gráfico Cobertura multimédia em eventos sociais, culturais, entre outrosTratamento digital e retoque de imagens Tratamento e arquivo de imagens fotográficas em vários suportesElaboração da identidade visual de eventos e respetivos suportes

Saúde Apoio a várias iniciativas de entidades parceirasOrganização de campanhas - Recolha de SangueRastreios de Saúde

18

Entrevista a Fernando SilvaFernando Silva, professor durante mais de três déca-

das, reflexivo por natureza, marcou a EPB com a paixão e o engenho pela escrita, deixando-nos a esperança de um dia lermos um livro seu.

à conversa com

Quando e onde iniciou a carreira? A minha carreira profissional de professor co-

meçou em 1980, em Famalicão. Passei 2 anos em Lisboa, 2 em Monção, 1 em Fafe, 2 em Amares e depois Alberto Sampaio até à aposentação. Entrei na EPB em 1992.

Como professor, qual era a tarefa que menos gostava de fazer?

Curiosamente, o que menos gostava de fazer era estar parado! As férias do verão, sobretudo nos primeiros anos de carreira, davam-me a impressão de estar desempregado! Ah, também ter de mudar frequentemente de escola e de conteúdos progra-máticos.

O que mais o orgulhava? O prazer de ver os alunos a crescer em cada

momento. E receber, mais tarde, o feedbak muito positivo dos mesmos, lendo, nos seus rostos ainda meninos, a tomada de consciência de que, afinal, “estudar compensa!”

Como vê o ensino? Vejo-o com alguma descrença. As coisas não

estão a correr bem porque cada governo apresenta reformas que atropelam outras em curso, simples-mente para mostrar serviço. Não se avalia o que está a acontecer nas escolas, não se aproveita o que de positivo existe, apenas há uma regra: “mu-dar”. Quase sempre com alterações de eficácia duvidosa. Importam-se modelos em voga noutros países, sem se pensar na realidade nacional. A es-cola portuguesa tem sido um laboratório de expe-riências sem resultados palpáveis. É uma pena que não se pense o ensino em termos geracionais, sem se olhar a cores ou ao calendário!

Depois de abandonar a carreira docente, quais os projetos? Esperamos a publicação de um livro?

Como dizia Almeida Garrett em “Folhas Caídas”, estaríamos, agora, no tempo de escolher algumas “folhas” (textos) e publicá-las, de entre as centenas que fomos produzindo ao longo da vida docente, com interlúdios de jornalismo! Mas o tempo pre-sente convida a uma forte presença naquilo que nos dê mais prazer, sem sermos escravos do reló-gio (campainha, horários…) para sermos, finalmen-te, donos do nosso tempo! Ah, sobre o livro?! Cada um de nós escreve vários “livros” ao longo da vida,

não tendo necessariamente de os ver publicados! Mas quem sabe se um dia…

Quais os conselhos para os professores atuais?Que estejam sempre atentos às políticas que se

vão anunciando, pois as surpresas estão ao virar da esquina. Que saibam ouvir, antes de falar, sugerir, em vez de impor, resolver situações desviantes, em vez de manter a indiferença como estratégia. Que apostem numa pedagogia de afetos, criando ambientes de trabalho favoráveis. Que definam metodologias de aprendizagem claras e diversifica-das. Que mantenham uma estratégia de firmeza e justiça nas suas decisões, com atenção a situações particulares dentro do grupo. E, se possível, que o façam com humor e paixão.

E para os alunos? Os alunos devem participar na construção da

aprendizagem. Procurar não ser apenas agentes passivos de aquisição de conhecimento, mas apos-tar na definição e participação de atividades, na re-flexão, na exigência de uma formação de qualidade. E aproveitar o tempo de escola para crescer, prepa-rando o seu futuro. Com responsabilidade e numa irreverência saudável.

19

Fora de portas

4UMINHO - Feira de oferta educativa e formativaA EPB marcou presença na 4UMinho - Feira de Oferta Educativa e Formativa, promovida pela Universidade do Minho, nos dias 13 e 14 de março, no Parque de Exposições de Braga.

Esta feira tem como principais objetivos promover a oferta edu-cativa das instituições de ensino da região; proporcionar às famí-lias e aos potenciais estudantes, informação alargada sobre os possíveis percursos escolares e fortalecer a relação com as es-colas e agrupamentos dos dis-tritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

A EPB vestiu a camisola do ensino e formação profissional

A EPB juntou-se à iniciativa Veste a camisola do Ensino e Formação Profissional e junta-te a nós!, promovida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), no dia 20 de março.

Os alunos receberam o Pas-saporte do Ensino Profissional e tiveram a oportunidade de par-

ticipar numa série de atividades, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, tais como o Rally das Qualificações e a criação do 1º Logótipo Humano do Ensino e Formação Profissional.

Foi um dia memorável para a EPB e para todas as escolas pro-fissionais do país.

Roadshow do Ensino e Formação Profissional em Braga

A EPB participou no Roadshow do Ensino e Formação Profissio-nal, promovido pela ANQEP, que decorreu nos dias 21 e 22 de abril, no Agrupamento de Esco-las André Soares.

O stand da EPB promoveu com particular destaque o curso Auxiliar de Saúde. Alunos e pro-fessoras/enfermeiras realizaram rastreios de saúde nesses dias. Apesar da chuva, a afluência ao stand EPB foi muito satisfatória. As imagens falam por si!

20

25 ANOS EPB, 25 PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR

A EPB completou 25 anos de ensino profissional, no dia 29 de setembro de 2014. A formação da EPB distingue-se pelo elevado nível de exigência, pela atenção às necessidades do tecido empresarial e, ainda, pela incorporação das componentes teórica e prática, de modo a dotar os jovens de conhecimentos técnicos, científicos, sociais e culturais ajustados ao mercado de trabalho.

No mesmo dia, os alunos receberam os seus diplomas de conclusão do curso. A cerimónia contou com a presença da direção da escola e de um representante da Bosch, Dra. Rita Cadillon, que, pelo segundo ano consecutivo, apadrinhou o Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, atribuindo um prémio pecuniário ao melhor aluno de cada turma.

Os melhores alunos das restantes turmas foram contemplados com prémios de mérito escolar e foram ainda atribuí-das dezoito menções honrosas pelo bom desempenho e conduta demonstrados ao longo do ano letivo, numa cerimónia que já vai na sua 10ª edição e que pretende motivar os formandos para o sucesso escolar e profissional. As menções honrosas são patrocinadas pela Mais EPB - Associação de Cooperação e Desenvolvimento, que tem por fim o desen-volvimento integral dos seus membros, através da formação educativa, desportiva, cultural e recreativa que atribuiu, também, um prémio pecuniário à melhor aluna da EPB, Marta Lopes, finalista do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde.

Iniciativas

21

O palco do auditório do Parque de Exposições acolheu uma série de atividades idealizadas e concebidas pelos alunos das diferentes turmas, para comemorar o Natal da EPB. Revelaram-se talentos em canto, dança, teatro e entretenimento.

Festa de Natal na EPB

25 Turmas, 25 Desejos para 2015O Dia de Reis coroou 25 alu-

nos, representantes das 25 turmas que leram, para toda a comunidade escolar, as suas mensagens, os seus desejos para 2015. Após a leitura criativa e bem-humorada, seguiu-se um lanche e cantou-se o “Natal dos Simples” de Zeca Afonso, com adaptação da letra ao contexto escolar.

Iniciativas | EPB EM FESTA

22

Uma Onda Rosa na luta contra o cancro da mama

iniciativas | EPB SOLIDÁRIA

Em parceria com a Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a aluna Na-tália Teixeira, finalista do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde, mobilizou mais de 550 epbianos (alunos, professores, funcioná-rios e direção) que se juntaram

à iniciativa ONDA ROSA, no dia 30 de outubro, no Campo das Camélias.

Uma atividade inserida na sua Prova de Aptidão Profissional, subordinada à temática: Sensi-bilização para a Prevenção do Cancro da Mama.

Natal do Hospital de Braga

A EPB integrou com muita alegria a programação da época natalí-cia do Hospital de Braga, sendo uma das 30 instituições ou grupos de voluntários que animaram os colaboradores, utentes e visitas. Alunos dos Cursos Técnicos de Comércio e de Auxiliar de Saúde recorreram a fantoches “O Capuchinho Vermelho” e a uma peça teatral para ar-rancar sorrisos às crianças da ala pediátrica. Alunos dos Cursos Téc-nicos de Auxiliar de Saúde e de Secretariado cantaram um medley de Natal no átrio.

Dia Mundial para a Erradicação da

PobrezaSensível a causas justas e

consciente de que a realização de atividades solidárias contribui para o desenvolvimento duma consciência social, ética, de ci-dadania e de saber ser, a EPB acedeu ao convite da OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento, para assinalar o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, no dia 17 de outubro, pelo 7º ano con-secutivo.

O 2º ano do Curso Técnico de Secretariado concentrou, num

cordão humano, 630 alunos, acompanhados por 30 profes-sores e funcionários. A leitura do manifesto, disponibilizado pela Oikos, esteve a cargo do Diretor Pedagógico, Dr. José Oliveira, à qual se seguiu um minuto de silêncio como expressão de soli-dariedade numa atitude simbóli-ca e interventiva.

A música ambiente, da autoria de Ludovico Einaudi, foi assegu-rada pela Rádio epb.

EPB colaborou com o projeto D’Avó

Os alunos do 2º ano do Curso Técnico de Secretariado colabora-ram com o Projeto D’Avó - Uma avó, um vestido, uma criança, um sorriso, na recolha de vestuário, lençóis, fronhas de almofada, etc., aos quais uma avó dará vida ao confecionar um vestido para África.

De 19 a 30 de janeiro, foram disponibilizados pontos de recolha,

devidamente identificados, junto da secretaria e do bar da escola e no Café Século XXI (Café do Laurindo) e foram recolhidos 15kg de farrapos velhos.

23

iniciativaS | EPB SOLIDÁRIA

EPB colaborou na V caminhada da AIA

A aluna Cátia Afonso Rei, no âmbito da sua Prova de Apti-dão Profissional subordinada ao tema: Autismo na Sociedade, colaborou com a Associação AIA (Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista) na sua V Ca-minhada, que se realizou no dia 12 de abril, com início na Aveni-da da Liberdade. Para participar nesta Caminhada e colaborar para esta causa tão nobre, cada participante adquiriu um bilhete com o custo de 2,5€, que dava direito a um kit (1 maçã, 1 água, 1 t-shirt). "Pelo Autismo, todos os passos contam!”

EPB promoveu Caminhada de Sensibilização para a Prevenção do AVC

No dia 3 de maio, no âmbito do programa da Semana Cultural da EPB, a aluna Andreia Cunha, finalista do Curso Técnico de Au-xiliar de Saúde, realizou uma ca-minhada de sensibilização para a prevenção do AVC, tendo como ponto de partida a Praça do Con-de de Agrolongo.

A caminhada, destinada a to-dos os bracarenses, teve um cus-to de 2 passos, que davam direito a um kit (t-shirt, água e fruta) e à

realização de rastreios de saúde gratuitos.

O bilhete pôde ser adquirido junto dos alunos do Curso Téc-nico Auxiliar de Saúde ou no dia da Caminhada, junto do edifício Pópulo.

Esta atividade teve a colabo-ração da Câmara Municipal de Braga, Junta de Freguesia de Mire de Tibães, Hipermercado Pingo Doce e EPB.

Campanha Um Euro Faz SorrirA turma do 3º ano do Curso

Técnico de Secretariado da EPB, face ao contexto socioeconó-mico atual e universal, tomou a iniciativa de, em conjunto com a Associação Sopro, desenvolver a campanha Um Euro faz sorrir, que decorreu nos dias 27 e 29 de abril. Esta campanha consiste na recolha de donativos monetários com destino ao apadrinhamento de crianças moçambicanas, ten-tando que estas tenham acesso a uma educação adequada.

Esta iniciativa, no âmbito da disciplina de Inglês, consistiu numa sessão de esclarecimento

por parte dos representantes da Associação Sopro, que decorreu no dia 27 de abril e na recolha dos donativos por turma, no dia 29 de abril.

A turma apelou à participação de toda a comunidade epbiana, procurando, assim, desenvolver a consciência cívica e humanitária dos alunos.

Tu podes ajudar! Com apenas 1€ podes fazer uma criança sor-rir!

“A solidariedade é o sentimen-to que melhor expressa o res-peito pela dignidade humana.” Franz Kafka

Caminhada Laço Azul

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Câmara Municipal de Braga de-cidiram lançar o desafio às diver-sas instituições escolares para participarem, na tarde do dia 18 de abril, numa caminhada que se iniciou na Avenida Central, local de concentração e de término deste evento.

Com esta iniciativa pretendeu--se associar, à semelhança do que já acontece há cerca de 40 anos nos Estados Unidos e mais recentemente, em diversos paí-ses europeus, às comemorações do Mês dos Maus Tratos na In-fância – Abril, sensibilizando a sociedade para a prevenção dos maus tratos na infância e con-sagrando um dos direitos fun-damentais das crianças e do ser humano. Para o efeito, os alunos do 3º ano do Curso de Constru-ção Civil conceberam um laço azul com a altura de 2,20m e as 25 turmas produziram mensa-gens alusivas aos direitos funda-mentais das crianças, estampa-das nas fitas do laço.

O aluno Pedro Coelho deu uma entrevista à TVI, louvando esta iniciativa.

24

Educação para uma vida saudável através do desporto

Projeto promovido pelo Grupo Curricular de Ciências Humanas e Sociais, o VI Corta-Mato da EPB decorreu no Estádio 1º de maio e zonas circundantes, no dia 4 de dezembro. Os alunos competiram nos escalões de juvenis e juniores, em ambos os géneros.

No dia 5 de fevereiro, a EPB conquistou mais um troféu do corta-mato distrital, realizado em Guimarães. Desta vez, a alegria foi-nos dada pelas alunas que conseguiram um honroso e sua-do 3º lugar por equipas, na cate-goria de juniores.

V Caminhada ao Bom Jesus do Monte

A iniciativa Caminhada pela Saúde e Bem-Estar, promovida pelo Grupo Curricular de Ciên-cias Humanas e Sociais, realizou--se, no dia 6 de maio, inserida na Semana Cultural da escola, com o objetivo de envolver toda a co-munidade educativa numa jor-nada de convívio e de incentivo a um estilo de vida saudável.

Ao longo do trajeto e no Bom

Jesus, algumas atividades fo-ram desenvolvidas pela Andreia Cunha, aluna finalista do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde.

A aluna finalista Susana Ferreira, do Curso Técnico de Secretariado, concretizou uma parceria com o ginásio LI-BERTY Fitness Center, localiza-do no Liberty Street Fashion, no dia 11 de maio.

A percentagem de indivíduos com hábitos sedentários tem aumentado nos últimos anos, sendo o sedentarismo um fator de risco importante das doen-ças crónicas, nomeadamente das doenças cardiovasculares.

Esta iniciativa consistiu na sensibilização da turma para a prática de exercício físico, através de uma visita às insta-lações e da participação numa aula experimental, um mix de modalidades: Body Combat, Body Attack, 3B, entre outras.

iniciativas | EPB EM FORMA

Aula experimental

no Liberty Fitness Center

25

iniciativaS

Dish Dreams - Empreender na EPBO dia 19 de março de 2015

marcou o início de uma cami-nhada que alguns alunos finalis-tas da EPB aceitaram percorrer, o Dish Dreams. Ao longo de cinco sessões, os alunos participaram em dinâmicas, orientadas por Dish Mobbers, que os levaram a pensar qual o seu sonho e a per-ceber se é possível transforma-rem os seus sonhos em projetos exequíveis.

A iniciativa ocorreu no dia 30 de abril, com uma série de atividades. Na parte da tarde, realizaram-se 3 workshops, em simultâneo, que abordaram di-ferentes temas que visam elevar o índice de empregabilidade dos alunos da EPB: Passaporte para o Emprego, dinamizado pela Dra. Cristiana Félix da GoWork; Mar-

keting Pessoal, apresentado pelo professor Manuel Pereira; CV Criativo, orientado pela Dra. Sara Silva da WorkID. Seguiu-se a pa-lestra motivacional do Dr. João Catalão, Speaker Internacional, especialista em Criatividade, Motivação, Cross Negotiations, Selling & Leadership Soft Skills e Coaching, que contagiou o audi-tório com o seu entusiasmo.

A apresentação das ideias de negócio, desenvolvidas com a mentoria dos Dish Mobbers e com atribuição de um prémio pecuniário, ocorreu no final da tarde: Ricardo e Daniela Sá - R&S Animações; Eugénio - Consulto-ria Empresarial online; Joana - Kiosk Drive; João e Filipe - Home Dog; Joever Rufino - Clube Hí-pico. A ideia vencedora deste

desafio foi o Kiosk Drive, apre-sentado pela aluna finalista do Curso Técnico de Gestão, Joana Ferreira.

O refeitório da escola transfor-mou-se numa montra dos pro-jetos dos vários Dish Mobbers, com uma decoração em tons de azul, a cor da EPB. O jantar, confeccionado pelo conceituado Chef José Vinagre, contemplou como prato principal o famoso frango recheado com imagina-ção do Topito, regado com vinho Bonina, e terminou com delicio-sas sobremesas seguidas do café do Bar da Fátima. O serviço de mesa foi assegurado por alu-nos do Curso Técnico de Restau-ração da Profitecla. O jantar teve animação musical, a cargo do DJ Rui Machado, ex-aluno da EPB.

O Dish Dreams resultou do es-forço de DishMobbers que acre-ditaram na Cláudia Freitas e na Daniela Vieira, alunas finalistas do Curso Técnico de Secretaria-do, desafiando que o empreen-dedorismo se servisse à mesa da EPB. As referidas alunas contaram com o apoio dos em-preendedores e marcas supraci-tadas e, ainda, da Casa da Renda em Adaúfe, da BragaPoint, dos finalistas de Design Gráfico, Ste-ven Lopes e André Teixeira, e da turma finalista de Secretariado.

O Dish Mob é um movimento sem fins lucrativos que preten-de dinamizar e desenvolver a economia da região, promover e potenciar o empreendedorismo, o empreendedorismo social e a inovação.

26

5 dias repletos de atividades

Ciclo de Cinema na EPB

O Grupo Curricular de Ciên-cias Humanas e Sociais promo-veu um ciclo de cinema, nos dias 4, 5 e 7 de maio, no auditório EPB, dirigido aos alunos do 1º ano, em que foram projetados filmes, so-bre temas-problemas de índole intrinsecamente humanitária, que proclamam os direitos hu-manos e propagam os valores da amizade, da justiça, da solida-riedade, entre outros.

Dia das LínguasA EPB comemorou o Dia das

Línguas, a 4 de maio. Esta inicia-tiva contou com a colaboração de várias turmas que recolheram uma série de imagens de paí-ses como Espanha, Reino Unido, França, Ucrânia, Roménia, Itália e Alemanha e organizaram uma exposição perto do auditório EPB. Assim, durante todo o dia, perto do bar da escola, toda a co-munidade escolar pôde degustar, a preços convidativos, algumas iguarias destes países.

V Troféu EPBAs provas do V Troféu EPB

realizaram-se nos dias 4 e 8 de maio. No dia 4 de maio, tiveram lugar no auditório as provas es-critas de Cidadania e Ambiente, Literacia e Desafios de Matemá-tica. Na sexta-feira, 8 de maio, realizou-se no centro da cidade de Braga, a Corrida de Orienta-ção e um Peddy Paper, subor-dinado à obra arquitetónica de André Soares.

Torneio de Futebol 7O Grupo Curricular de Ciên-

cias Humanas e Sociais, com a colaboração do aluno Nelson Silva, finalista do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, realizou um Torneio de Futebol 7 (Masculino e Feminino), nos dias 7 e 12 de maio, nos campos de jogos das Camélias.

Palestras:

O Grupo Curricular de Ciên-cias Humanas e Sociais promo-veu a palestra Ciberespaço: mi-tos e realidades, proferida pelo Professor Henrique Dinis Santos da Universidade do Minho, no dia 5 de maio, e a palestra Ativar a Igualdade de Género, proferida por Ana Jorge (Coordenadora do Projeto AtivArte) e Liliana Ro-drigues (Investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto), no dia 8 de maio, no audi-tório EPB.

Workshop de escrita criati-va “Eu não disse?" - No dia 8 de maio, a EPB recebeu Antó-nio Azevedo que dinamizou um workshop de Escrita Criativa destinada aos alunos. Esta ini-ciativa da responsabilidade do Grupo de Línguas, visou estimu-lar a criatividade dos jovens para a produção da escrita, através da perceção de outras realida-des, construindo identidades particulares e universais. Dada a relevância da comunicação escrita no contexto educativo, pretendeu-se com esta atividade promover o domínio das atitudes e valores na formação pessoal, social e profissional.

iniciativas | sEMANA CULTURAL

27

VII Torneio de Jogos Matemáticos

A Ciência na Semana Cultural O Grupo Curricular de Ciências Exatas dinamizou o dia 8 de maio com as seguintes atividades:

Votação dos projetos a concurso A Imagem da Matemática

A Imagem da Matemática 2015 é um concurso destinado a todos os alunos da EPB, con-siste na procura/captação de imagens, reveladoras da presen-ça permanente da Matemática. Esta iniciativa obteve a participa-ção de 105 alunos com um total

de 147 projetos. A votação, por parte de todos os elementos da comunidade escolar, incidiu so-bre 10 projetos, previamente se-lecionados, que se encontravam expostos na zona de acesso ao auditório EPB.

Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro

Cantinho da Ciência

Realizou-se o Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro para apurar a equipa representante da EPB no VI Torneio Nacional de Jogos Romanos de Tabuleiro, promovido pelo CENTURIUM®, e para selecionar os alunos que iriam arbi-trar este último, no dia 22 de maio.

No Torneio Nacional, os alunos Jorge Silva do 2º ano do Curso Técnico de Eletrónica e Fábio Príncipe do 3º ano do Curso Técnico de Construção Civil arrecadaram o 1º lugar nos jogos Moinho e Tábula, respetivamente.

A organização dos 2 torneios esteve a cargo da aluna Aurora Antunes, finalista do Curso Técnico de Secretariado.

Decorreu o VII Torneio de Jogos

Matemáticos, uma com-petição dirigida a todos os

alunos e dinamizada pelo Grupo Curricular de Ciências Exatas.Cada partida é constituída por

um jogo do Hex e por um jogo do Avanço e, se existir empate, realiza--se um terceiro jogo, o do Produto.

iniciativaS | Semana Cultural

Vencedores1º Lugar – 3º Eletrónica2º Lugar – 3º Auxiliar Saúde3º Lugar – 3º GPSI4º Lugar – 3º Frio

No espaço do bar, realizou-se uma sessão com vista a desper-tar o interesse pela Física e pela Química, através da participação dos alunos em atividades expe-rimentais, simples do quotidiano. Durante a tarde, foi ainda exibido o filme A Teoria de Tudo.

28

CãominhadaNo dia 26 de abril, a aluna Helena Pereira, finalis-

ta do Curso Técnico de Secretariado promoveu uma Cãominhada, com o apoio da Nortdog, desde a Ave-nida da Liberdade até ao Picoto.

A Casa de Sonho de um aluno da EPB

No dia 11 de março, a comu-nidade escolar da EPB deparou--se com uma mensagem con-troversa que associa uma casa (retratada através de um abrigo de jardim), repleta de lixo, à casa de sonho de um aluno da EPB. Tratou-se de uma campanha de sensibilização, desenvolvida pelo 2º ano do Curso Técnico de Marketing, para o respeito pelas

instalações da escola, interiores e exteriores, e pela vizinhança. Esta iniciativa contou com a colabora-ção do 2º ano do Curso Técnico de Secretariado, na recolha do lixo, para além da turma promo-tora, o AKI, na cedência do abrigo de jardim e a Sociedade Frutei-ra de Celeirós, no transporte do mesmo.

Show de Kartcross Drift na EPB

A EPB foi palco de um show de KartCross Drift, na rampa de acesso ao parque de estacio-namento inferior, no dia 12 de janeiro. Esta é uma iniciativa de um grupo informal de alunos, de entre os quais o Hugo Valentim

do 2º ano do Curso Técnico de Mecatrónica, que convidou o jovem desportista Rui Armada, de 14 anos, natural de Ponte da Barca, piloto oficial JT eventos e reconhecido como o mais novo piloto Drift.

Vamos Falar de SexualidadeNo mês dedicado ao Amor e na véspera do Dia de São Valentim,

a turma do 2º ano do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde dinamizou uma palestra sobre o tema Vamos Falar de Sexualidade, com o ob-jetivo de esclarecer dúvidas sobre o que é a sexualidade, métodos contraceptivos, ISTs (Infeções Sexualmente Transmissíveis), a proble-mática da gravidez na adolescência, IVG (Interrupção Voluntária da Gravidez) e mitos sobre a sexualidade.

iniciativas

Formação de Conhecimento da Nota Euro promovida pelo Banco de Portugal

No dia 29 de abril, o Banco de Portugal realizou a formação de Conhecimento da Nota Euro, na qual participam as turmas 1º de Comércio, 2º de Marketing, 2º de Mecatrónica, 2º e 3º de Secreta-riado, no auditório EPB.

A sessão incidiu sobre as se-guintes temáticas:

- A área do Euro; - O Banco de Portugal e a sua

participação no Sistema Europeu de Bancos Centrais;

- As notas e moedas de Euro; - O ciclo de vida da nota; - As características de segu-

rança das notas; - A divulgação de amostras de

contrafação bem como metodo-logias utilizadas na sua deteção.

Dádiva de Sangue e Medula Óssea na EPBA aluna finalista Sara Castro, do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da EPB, promoveu uma Dádiva de Sangue e Medula Óssea, no dia 17 de Abril, em estreita cooperação com o Instituto Português de Sangue.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, cujo tema é a Promo-ção da Saúde: rastreios à comuni-dade escolar.

A Dádiva de Sangue e Medula Óssea esteve aberta a toda a comu-nidade escolar e público em geral.

iniciativaS

A tarde de 28 de abril foi palco da distribuição massiva de abraços e sorrisos pelas ruas da cidade de Braga.

Os alunos do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde, orientados pela aluna finalista Lúcia Silva, espalharam alegria e sorrisos na população bracarense.

O lema é “Sorrir não gasta eletricidade e gera muito mais luz!”

EPB comemorou Dia Mundial do Sorriso

30

iniciativas

Ao longo de vários dias, a EPB esteve presente em Braga, Celei-rós, Gualtar, Lamaçães, Nogueira, Palmeira e Real, a apresentar os cursos profissionais já com ins-crições abertas.

Durante o Roadshow, os jovens foram convidados a tirar fotos junto da Pão de Forma e a par-ticipar num passatempo.

Esta é mais uma ação, realiza-da pela EPB, que pretende desta forma dar a conhecer a marca fora de portas, estando assim mais próxima das populações e também envolver os seus alunos e restante comunidade educati-va.

Uma outra vertente foi a orien-tação vocacional dos alunos que terminam o 9º ano, sendo convi-dados a visitar a Pão de Forma da EPB para desta forma conhe-cerem o curso profissional mais adequado aos seus interesses, as saídas profissionais e estágios realizados ao longo dos 3 anos de curso, em empresas parceiras da escola.

Serás recebido pela psicóloga, Dra. Joana Costa, para uma entrevista de grupo, destinada a orientação vocacional.

E se fores candidato?

A EPB percorreu várias zonas do Concelho com o objetivo de promover a sua oferta formativa para 2015/16.

EPB em Roadshow

31

A voz dos BracarensesO Curso Técnico de Marketing

na disciplina de Comportamen-to do Consumidor, no âmbito do módulo Estudos de Mercado, foi para a rua realizar inquéritos jun-to dos alunos do ensino básico do concelho de Braga para co-nhecer quais as suas opções for-mativas futuras. Nos inquéritos realizados, foi também questio-nada a visibilidade da EPB junto desses mesmos alunos.

Dos resultados obtidos destes estudos, concluímos que a gran-de maioria, aproximadamente 81% dos alunos inquiridos, co-nhece a EPB. Esse conhecimento vem principalmente através de amigos ou conhecidos que fre-quentaram a escola e têm uma boa opinião sobre a mesma. Dos 136 alunos entrevistados, cerca de 37% pensa optar pelo ensino profissional.

O que pensam os pais da EPBSou professora há 40 anos

no ensino público. O meu filho mais novo frequenta o 2º ano de um curso técnico na EPB, por escolha sua. Conheci muitas escolas ao longo do meu per-curso profissional e ao longo do percurso escolar dos meus 3 fi-lhos. Conheci a realidade escolar em Inglaterrra, excelente, onde fiz prosseguimento de estudos em 1990, na escola Parklands School, em Chichester, e acom-panhei de perto a experiência escolar do meu filho mais novo, numa conceituada escola parti-cular do ensino regular dos EUA, no ano letivo de 2012-2013.

A escolaridade do meu filho na EPB ao longo do seu 1º ano, no passado ano letivo, surpreen-deu-me muito positivamente pela qualidade das respostas apresentadas pela escola, pela eficiência do atendimento e dos serviços e, muito particularmen-te, pelo acompanhamento aten-to e muito profissional de todas as questões que envolveram o meu filho, como educando. No-

meadamente, devo destacar a inexcedível dedicação da direto-ra de turma, permanentemente em contacto comigo e com os restantes encarregados de edu-cação. A sua perícia profissio-nal, para estabelecer soluções educativas com os docentes do conselho de turma, psicóloga e comunidade escolar, resultou no desabrochar das qualidades pessoais do meu filho e da sua confiança em si próprio, que é agora um jovem com bons resul-tados escolares, empenhado em apostar numa carreira, que foi a sua escolha, e muito focado para realizar o seu estágio profissional e começar a trabalhar.

Estão de parabéns todos os seus professores, psicóloga e pessoal não docente presentes todos os dias nesta escola, pela forma brilhante como têm sa-bido acarinhar e dar estrutura à felicidade, formação e responsa-bilidade dos alunos.

Conceição Logan

Opinião

In Correio do Minho

32

Em rede

Formação em Energias Renováveis para alunos Turcos na EPB

No âmbito da parceria EPB/BragaMob – entidade especializada na promoção de experiências de mobilidade de âmbito internacional, profissional e cultural – 20 jovens turcos frequentaram uma ação de formação na área de energias renováveis, enquadrada no Grupo Ru-mos Braga, com a duração de 60 horas.

Estes jovens, que frequentam cursos profissionais numa escola pública, maioritariamente em eletrónica e informática, pretendiam adquirir conhecimentos na área de energias renováveis e, simultanea-

mente, viver o que as experiências de mobilidade promovem: conhe-cimento e interação com outras culturas.

Chegaram acompanhados de 13 docentes que, ao longo destas se-manas, visitaram empresas e escolas da área, procurando conhecer as particularidades do nosso país, nesta área profissional, e a realida-de das escolas, nomeadamente, do ensino profissional.

EPB' ye Hoş Geldiniz ve hepinize iyi dersler!!!(Bem-vindos à EPB e boas aulas!!!)

20 alunos da EPB realizam estágios transnacionais em julhoO maior número de sempre num projeto de mobilidade

Mais 20 jovens alunos, de 10 cursos, realizam o seu estágio, durante um mês, no âmbito do programa Erasmus+, sendo distribuídos pelo seguinte qua-dro de cooperação: seis alunas efetuam o seu estágio em Gra-nada, Espanha, orientados pelo Instituto Europeo de Lenguas Modernas, S.L.; seis realizam--no em Mosta, Malta, orientados pela Paragon Europe; e oito, em Leipzig, Alemanha, orientados pela Vitalis.

Os alunos usufruem igual-

mente de cursos de língua (in-

glesa e espanhola) e de um diversificado programa turístico--cultural, os quais contribuem para o enriquecimento dos seus curricula vitae e, consequente-mente, potenciam a sua inser-ção no mercado profissional da região em que se vão integrar.

A EPB continua, ano após ano,

a proporcionar oportunidade para mobilidade na Europa. Cer-ca de 200 estágios, no conti-nente europeu, desde 2002, em países como Alemanha, Espa-nha, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda e Malta.

33

EPB apoia Braga Open Week 2015

É a 2ª edição de um evento promovido pelo Grupo Rumos Braga, onde serão dinamiza-dos um conjunto de workshops gratuitos, de 18 a 23 de maio, organizados pelas entidades de formação: FLAG, GALILEU e RUMOS, com temáticas que vão desde as mais variadas áreas: empreendedorismo, desenvolvi-mento de aplicações web, gestão

de projetos, cloud computing, user interface design & experien-ce e marketing digital.

Um evento com o apoio da

EPB inclusive a nível da cober-tura fotográfica, por parte de alunos de Design Gráfico e do rececionismo, pelas alunas de Secretariado.

Displr deu as boas-vindas à

EPBA EPB é um dos mais recentes membros

da rede de escolas Displr. A aplicação móvel possibilita a desmultiplicação da informação pelos dispositivos móveis da comunidade escolar.

Contra o insucesso, abandono e absentismo escolar

O CLDSMaisBraga - Contrato Local de Desenvolvimento So-cial Mais, Entidade Coordena-dora e Executora da Santa Casa da Misericórdia de Braga, cola-borou com a EPB para travar o insucesso, abandono e absen-tismo escolar. A ação, enqua-drada no Eixo I - Educação, For-mação, Qualificação e Emprego, foi dinamizada pela Dra. Joana Canedo e Dra. Alexandra Lima.

Sara Silva, jovem empreendedora e fundadora da Work ID, realizou 2 workshops que visaram auxiliar os nossos alunos finalistas na elaboração de um CV criativo e personalizado, que os possam destacar da concorrência.

Em rede

34

Who am I?Name: Carlos Manuel Silva MoraisAge: 39Favourite City: Florence, ItalyLast Holidays: Vienna AustriaPreferred Make of car : Alfa RomeoHobbies: Running and listening to musicMotivation for being a teacher: Indicating new paths and discussing

optionsQuestion for Passos Coelho: What are the measures that incentive

employment?Favourite actor: Edward NortonDream: Calmness and peace of mindStatus: Married Children: GirlChange in school: CoffeeJobs: Teacher, book seller, commercial managerInspired by: Winston ChurchillPillar: My wifeJob exchange: ArchitectMost embarrassing moment: First time I entered a classroomMost memorable moment: Daughter’s birth

Interviewer: Joana 1st Commerce

Did you know that:

There was no word for the color ‘orange’ until about 450 years ago.Schoolmaster is an anagram of ‘the classroom’.The most common letter in English is ‘e’.Only two current English words end in ‘-gry’. They are ‘angry’ and

‘hungry’.More English words begin with the letter ‘s’ than with any other let-

ter.The longest English word without a true vowel (a, e, i, o or u) is

‘rhythm’.‘I am’ is the shortest complete sentence in the English language.There is no word in the English language that rhymes with month,

orange, silver or purple.Approximately one new word is added to the English language

every two hours and around 4,000 new words are added to the En-glish dictionary every year.

The longest word in English has 45 letters: It is a type of lung disea-se ‘pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis’.

Carpe DiemDead Poets Society is a 1989 American film

that shows us how the English teacher John Keating inspires his students to discover their passions through poetry, a lesson of seizing the day, living life with enthusiasm and fighting for a brighter future. We can compare this method of teaching with the EPB’s. In our school, we have a strong connection with our teachers and we are challenged every day to improve our pro-fessional abilities and also to become excellent professionals. We are not only taught course material but also values, persistence and self--confidence. We learn not to give up and that there are no doors that cannot be opened.

This is why I believe some EPB’s teachers have the same role as the character John Kea-ting, teachers who awaken their students’ cons-ciousness to do all the things that make them happy and accomplished.

So… ‘Seize the day, make your lives extraor-dinary!’

Tea time

First Place – Secretarial Course 12th year

Second Place – Mechatronic 10th year

Third Place – Graphic Design 11th/12th year

HALLOWEEN PUMPKIN CONTEST

35

Formação Contínua - Estratégias Criativas de Gestão da Sala de Aula

O exercício da atividade edu-cativa/formativa junto dos alu-nos, com traços psicossociais diferentes dos das décadas ante-riores e com traços que expres-sam uma maior complexidade, num contexto de generalização do ensino secundário, exige uma atenção profunda às mudanças na natureza da função “ser pro-fessor no presente e no futuro”.

É neste contexto que a apos-

ta na formação contínua dos professores/formadores mais se justifica. Daí que a EPB, em articulação com as restantes escolas profissionais do Grupo Rumos, definiu prioridades em ações de formação contínua a desenvolver no presente ano le-tivo, que tenham em vista a pros-secução do seu projeto educati-vo. Em maio, abordou-se o tema Estratégias Criativas de Gestão da Sala de Aula.

2º LugarO rio esconde o seu fundo,

assim como uma expressão matemática esconde o seu re-sultado.

André Serra3º ano Curso Mecatrónica

3º LugarAprender matemática é re-

solver os problemas, desafiar o pensamento, alcançar vitórias e seguir em frente.

Luís Carvalho 2º ano Curso Mecatrónica

Vencedores do concurso Imagem da Matemática

As alunas Bruna Mendes e Cristiana Costa, finalistas do Curso Téc-nico de Secretariado, foram responsáveis pela participação da EPB na XII edição da Braga Romana – Reviver Bracara Augusta, entre os dias 20 e 24 de maio de 2015, assegurando:

- a comercialização de produ-tos na banca de mercador, situa-da no Rossio da Sé, com o apoio de 30 alunos que assumiram o papel de comerciantes romanos, numa banca repleta de produtos, totalmente confecionados por utentes da APPACDM de Gualtar, entidade com a qual a EPB aca-ba de celebrar uma parceria;

- a supervisão do cortejo no-turno – 22 de maio, o qual mo-bilizou 90 epbianos – alunos, professores e funcionários, numa encenação de adoração a Vénus, deusa da beleza, segundo a mi-tologia romana. Os participantes usaram trajes romanos, total-mente confecionados pelo Ateliê da D. Flávia, em Tibães.

1º LugarNove perfis metálicosParalelamente divididos,Que nos mostram a cidadeAtravés de vidros embutidos.José Paulino3º Curso Construção Civil

XII Edição da Braga Romana – Reviver Bracara Augusta

a fechar

36

Armindo

Carlos

Miguel

José Fernando

EPB no S. João de Braga | 17 a 24 junho

Agenda

O DOME da EPB marca presença, no centro da cidade, junto ao café A Brasileira.

Oh meu rico S. João de BragaJuntos vamos comemorar25 anos da Escola Profissional de Braga

Ensino que continua a inovar

Estágios curricularesTerceiros anos | 01/06 a 24/07Segundos anos | 15/06 a 31/07Transnacionais - Alemanha, Espanha e Malta | 28/06 a 28/07

Defesa das Provas de AptidãoProfissional (PAP)23/06 a 10/07

EPB pelas praias fluviais e piscinas23/06 a 31/07

37

EPB RevistaAno VI n.º 8

PropriedadeEPB – Escola Profissional de Braga, Lda.

Rua Augusto Veloso, 1404705-082 Bragatel: +351 253 203 860fax: +351 253 203 869

www.epb.pt [email protected]

CoordenaçãoNatália Rebelo

Revisão de TextoAlexandra CorunhaEugénia Coutinho

ColaboraçãoAna Isabel OliveiraCarlos MoraisHelen FernandesJoão DelgadoJoão TeixeiraPaulo LeitãoBeatriz Oliveira (Aluna 3º Secretariado)Fábio Gonçalves (Aluno 2º Marketing)Samuel Teixeira (Aluno 3º Design)

SecretariadoCláudia Mendes (Aluna 3º ano)

Design GráficoDiogo Rocha (Aluno 3º ano)

ImpressãoAPPACDM /Artes Gráficas

Data da PublicaçãoJunho 2015

PeriodicidadeAnual

Tiragem4000 exemplares

PARC

EIRO

S . Q

UA

DRO

DE

HO

NRA

PARCEIRO

S . QU

AD

RO D

E HO

NRA

PARC

EIRO

S . Q

UA

DRO

DE

HO

NRA

Alguns parceiros

38