FESTA DO BATISMO DO SENHOR ... 2021/01/10 ¢  Recebendo o batismo em solidariedade a n£³s pecadores,

  • View
    0

  • Download
    0

Embed Size (px)

Text of FESTA DO BATISMO DO SENHOR ... 2021/01/10 ¢  Recebendo o batismo em solidariedade a...

  • ANIMADOR(A): Encerrando o tempo do Natal, recordamos hoje o Batismo do Senhor: o Pai apresenta o Salvador que Ele nos deu, o Messias que leva a cumprimento toda a espe- ra de Israel. Recebendo o batismo em solidariedade a nós pecadores, Cristo Jesus se coloca ao lado dos pequenos e marginalizados, inaugu- rando o seu ministério libertador pela força da graça divina. Na festa do Batismo do Senhor, renovemos os compromissos que deste sacramen- to derivam para um discipulado autêntico e transformador.

    1. CANTO INICIAL

    1. Nós renascidos das águas do Batis- mo / fazemos hoje de Cristo a memó- ria. / "Escutem todos, a voz do amado Filho" / é a voz do Pai que ressoa em nossa história.

    Venham todos, adoremos! / "Eis o

    Filho muito amado." / Venham

    todos, adoremos! / Deus tem nele

    seu agrado!

    2. João Batista aponta o Cordeiro / que lava o mundo e tira toda a culpa: / "Eu vi o Filho de Deus e testemunho" / Ele é a Luz que brilhou na noite escura.

    3. Anunciamos as grandes maravi- lhas: / das densas trevas nos trouxe para a luz. / Nós somos povo eleito e preferido / regenerados pela força de Jesus.

    4. E pelo Cristo nas águas do Jordão / abriu-se a porta do céu à humanidade / com ele somos herdeiros de Deus Pai / que revestiu-nos da sua divindade.

    2. ACOLHIDA E SAUDAÇÃO

    3. ATO PENITENCIAL PR.: Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos menos indignos de aproximar-nos da mesa do Senhor. PR.: Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. AS.: Senhor, tende piedade de nós. PR.: Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. AS.: Cristo, tende piedade de nós. PR.: Senhor, que sois a vida que reno- va o mundo, tende piedade de nós. AS.: Senhor, tende piedade de nós. PR.: Deus todo-poderoso tenha com- paixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AS.: Amém.

    4. GLÓRIA (preferencialmente cantado) Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adora- mos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa gló- ria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigê- nito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mun- do, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

    5. ORAÇÃO DO DIA PR.: Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão,

    e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constante- mente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AS.: Amém.

    6. 1ª LEITURA (Is 42, 1-4.6-7) Leitor(a): Leitura do Profeta Isaías.

    1Assim fala o Senhor: "Eis o meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o

    2julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz

    3ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes

    6esperam seus ensinamentos. Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como centro de aliança do

    7povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas". Palavra do Senhor. AS.: Graças a Deus.

    7. SALMO RESPONSORIAL (Sl 28) Refrão: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! SALMISTA: Filhos de Deus, tributai ao Senhor, / Dai-lhe a glória e o poder! / Dai-lhe a glória devida a seu nome; / Adorai-o com santo ornamento! SALMISTA: Eis a voz do Senhor sobre

    FESTA DO BATISMO DO SENHOR

    ANO XX - 10/01/2021 - Nº 1169- ANO LITÚRGICO B

    RITOS INICIAIS

    LITURGIA DA PALAVRA

    COR LITÚRGICA: BRANCA

  • as águas, / Sua voz sobre as águas imensas! / Eis a voz do Senhor com poder / Eis a voz do Senhor majestosa. SALMISTA: Sua voz no trovão reboan- do! / No seu templo os fiéis bradam: "Glória!" / É o Senhor que domina os dilúvios / O Senhor reinará para sempre!

    8. 2ª LEITURA (At 10, 34-38) Leitor(A): Leitura dos Atos dos Apóstolos.

    34 Naqueles dias, Pedro tomou a pala- vra e disse: "De fato, estou compreen- dendo que Deus não faz distinção

    35 entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justi- ça, qualquer que seja a nação a que

    36pertença. Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa- nova da paz, por meio de Jesus Cristo,

    37 que é o Senhor de todos. Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do

    38batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que esta- vam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele". Palavra do Senhor. AS.: Graças a Deus.

    9. ACLAMAÇÃO Refrão: Aleluia, aleluia! Aleluia, Aleluia! (Bis) 1. Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito ama- do! / escutai-o, todos vós!

    10. EVANGELHO (Mc 1, 7-11) PR.: O Senhor esteja convosco. AS.: Ele está no meio de nós. PR.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos AS.: Glória a vós, Senhor!

    7PR.: Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para

    8desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batiza-

    9rá com o Espírito Santo”. Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba,

    11descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. PR.: Palavra da Salvação. AS.: Glória a vós, Senhor!

    11. RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO PR.: Irmãos e irmãs: o amor de Deus infundiu em nós uma vida nova, nascidos da água pelo poder do Espí- rito Santo. Portanto, na Festa do Batismo do Senhor, renovemos nossa fé e nosso compromisso missionário na construção do Reino: PR.: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renunciais ao pecado? AS.: Renunciamos. PR.: Para viver como irmãos, renunci- ais a tudo o que vos desune? AS.: Renunciamos. PR.: Para seguir a Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e prin- cípio do pecado? AS.: Renunciamos. PR.: Credes em Deus Pai, Todo- Poderoso, criador do céu e da terra? AS.: Cremos. PR.: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepulta- do, que ressuscitou dos mortos e subiu ao céu? AS.: Cremos. PR.: Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna? AS.: Cremos. PR.: Fazei-nos, ó Pai, fiéis à nossa missão, a fim de que, comprometidos com o vosso Reino, possamos instau- rar a justiça e a concórdia entre todos os homens. Por Cristo Senhor nosso. AS.: Amém. 12. PRECES DA COMUNIDADE PR.: Oremos ao nosso Salvador que quis ser batizado no Jordão: Ouve-nos, amado Senhor Jesus! 1. Filho amado do Pai, no Jordão manifestou-se o mistério da tua voca- ção como servo de Deus. Firma princi- palmente o coração de teu servo Marco Aurélio em seu aniversário de ordenação presbiteral (dia 14) no serviço de teu reino, te pedimos:

    2. Filho amado do Pai, por teu batis-

    mo santificaste todas as águas e a

    criação inteira. Renova em teu amor

    todo o universo, te pedimos: 3. Filho amado do Pai, sendo batiza-

    do assumiste a nossa humanidade.

    Escuta o grito de socorro de todos os

    que sofrem, te pedimos: 4. Filho amado do Pai, fortalece todos

    os que se preparam para o batismo

    para que assumam com alegria os

    valores do Reino, te pedimos: PR.: Ó Pai, ouvi a oração que vosso

    Espírito nos sugeriu; dai-nos a inte-

    ligência para discernir vossos pla-

    nos de salvação, e coragem para

    vivê-los. Por Cristo nosso Senhor. AS.: Amém.

    RITO DE PARTILHA PR.: Tendo celebrado a Palavra de

    Deus, preparemo-nos para receber a

    sagrada Comunhão, penhor de vida

    eterna. Partilhemos com alegria e em

    sinal de solidariedade os dons que

    recebemos de Deus. Cantemos: Quem disse que não somos nada

    e que não temos nada para ofere-

    cer Repare as nossas mãos aber-

    tas trazendo as ofertas do nosso

    viver (bis) A fé do homem missionário em franco

    itinerário de libertação, / Abrindo as

    portas de seu Reino a todos os peque-

    nos de qualquer nação. Ô, ô, ô, ô,

    recebe Senhor.

    RITO DE ACOLHIDA E LOUVOR PR.: Tendo falado conosco na Mesa

    da Palavra, o Senhor, agora, neste

    altar, se oferece a nós como alimen-

    to. Vamos acolhê-lo com alegria em

    nosso meio. Cantemos. (Um Ministro E