6
A solidariedade, quando vista na prática, nos faz acreditar ainda mais que o amor existe e se manifesta nos pequenos gestos de caridade e doação. Seu gesto, realizado durante a Campanha da Fraternidade do ano de 2012, na Coleta da Solidariedade, foi semeado e deu bons frutos, repletos de alegria e vida, apoiando 16 projetos. Desde que foi criado, em 2000, o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo já apoiou 158 projetos, beneficiando diretamente cerca de 25 mil pessoas. A força que vem da partilha! Projetos apoiados em 2012

Folder FDS 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Folder FDS 2012

Citation preview

Page 1: Folder FDS 2012

A solidariedade, quando vista na prática, nos faz acreditar ainda mais que o amor existe e se manifesta nos pequenos gestos de caridade e doação. Seu gesto, realizado durante a Campanha da Fraternidade do ano de 2012, na Coleta da Solidariedade, foi semeado e deu bons frutos, repletos de alegria e vida, apoiando 16 projetos. Desde que foi criado, em 2000, o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo já apoiou 158 projetos, beneficiando diretamente cerca de 25 mil pessoas.

A força que vem da partilha!

Projetos apoiados em 2012

Page 2: Folder FDS 2012

Vida e Vida em Abundância: O projeto, gesto concreto do ano de 2012, é desenvolvido pela Pastoral da Criança das paróquias Nossa Srª da Glória e Nossa Srª de Fátima, em Carazinho. A iniciativa prevê a continuidade e o aprimoramento do trabalho de acompanhamento às famílias, além de pesagem das crianças e orientações, atingindo mais de 200 crianças.

Contato: 54 3331 2428

Gestão e Solidariedade: Beneficia cerca de 100 famílias através de oficinas para adolescentes acompanhados pelo Patronato Santo Antônio, em Carazinho. Tem como objetivo a realização de aulas de aprendizagem de produção de pães, cucas, salgados e doces, embalagem, estocagem e reaproveitamento de alimentos, além de acompanhamento individual aos participantes.

Contato: 54 3330 1696

Panificação Solidária: Desenvolvido no Bairro Leão XIII, em Passo Fundo, beneficia 12 famílias através da aquisição de equipamentos para melhorar a estrutura das atividades de confecção de panificados (pães, cucas e bolachas), possibilitando a geração de trabalho e agregando renda às participantes através da comercialização na comunidade local.

Contato: 54 3311 0783

Tudo por Amor: Desenvolvido no Bairro Alvorada, em Passo Fundo, beneficia cinco famílias pela aquisição de equipamentos e materiais para a melhor estruturação do grupo, que já produz diversos tipos de artesanato, comercializados e doados na comunidade local.

Contato: 54 3584 1577

Page 3: Folder FDS 2012

Auxílio ao Hospital São Roque: Inspirados na Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e Saúde Pública, a Paróquia de São Valentim do Sul propôs este projeto. Foram adquiridos colchões novos para o Hospital de Dois Lageados, que é mantido com ajuda da comunidade, proporcionando melhor atendimento e qualidade de vida para a comunidade.

Contato: 54 3472 1100

Emaús: Visa a integração infanto-juvenil através do aprendizado e da formação de cidadãos com espírito solidário e fraterno, capazes de enfrentar possíveis dificuldades relacionadas à vida social. Isso se dá através de oficinas de artesanato, espanhol, canto, aulas de instrumento musical, edição de áudio, vídeos e fotos, para cerca de 40 crianças entre 9 e 13 anos da Paróquia de Casca.

Contato: 54 91780223

Articulação e Fortalecimento do Setor Juventude:Desenvolvido para fortalecer o Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo, buscando garantir a continuidade do grupo, com ênfase na articulação de ações relacionadas à Jornada Mundial da Juventude. Atenção especial foi dada a formação de jovens que atuam como multiplicadores em seus grupos e a realização do Bote Fé.

Contato: 54 3045 9209

Saber viver a vida com qualidade: O projeto visa gerar e agregar renda e dignidade para 11 pessoas do Assentamento Bom Recreio, em Passo Fundo, através da apicultura e da comercialização do mel na comunidade local. Os recursos foram investidos na compra de insumos e equipamentos necessários para o procedimento de produção e processamento do mel.

Contato: 54 9658 7826

Page 4: Folder FDS 2012

Auxílio ao Hospital São Roque: Inspirados na Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e Saúde Pública, a Paróquia de São Valentim do Sul propôs este projeto. Foram adquiridos colchões novos para o Hospital de Dois Lageados, que é mantido com ajuda da comunidade, proporcionando melhor atendimento e qualidade de vida para a comunidade.

Contato: 54 3472 1100

Mulheres Especiais: Desenvolvido pelo SOSA – Serviço de Orientação e Solidariedade à AIDS, de Passo Fundo, o projeto abrange 63 mulheres que frequentam a instituição e que lidam com a orfandade, preconceito, discriminação e violência. São realizadas oficinas diversas sobre assuntos relacionados ao tema.

Contato: 54 3311 9409

Artesanato Gepeto: O projeto tem o objetivo de gerar renda para cinco pessoas que trabalham de forma autogestionária, no Bairro Industrial, em Passo Fundo. O grupo produz artesanatos em madeira e recebeu o apoio para a aquisição de máquinas e equipamentos que possibilitam o desenvolvimento e qualificação do trabalho.

Contato: 54 9961 8891

Somando Ideias: Busca melhorar a estrutura de um grupo de mulheres que iniciou suas atividades há 20 anos no Bairro São Cristóvão, em Passo Fundo, por meio da aquisição de máquinas e utensílios para a produção de artesanatos diversos, comercializados na comunidade, possibilitando a geração de renda para quatro famílias.

Contato: 54 3622 6734

Aldeia sem drogas: Na Terra Indígena da Serrinha, Ronda Alta, um grupo de lideranças indígenas, preocupado com o alto índice de consumo de bebidas de álcool e drogas entre os adolescentes e jovens, realiza um trabalho de prevenção através de encontros, palestras e vídeos. Inicialmente são 40 participantes, mas a intenção é ampliar para mais jovens.

Contato: 54 9662 6409

Page 5: Folder FDS 2012

Costuras e reaproveitamento: Em Tapejara, junto a Cáritas Paroquial, um grupo de voluntários desenvolve trabalhos com costura, viabilizando o apoio e acompanhamento às comunidades de baixa renda, através de auxílios diversos. Para qualificar o trabalho e garantir a continuidade, foram adquiridos uma máquina galoneira e materiais.

Contato: 54 3344 1768

Arte de reciclar conquistando a cidadania: O Centro de Juventude São Sebastião, em Carazinho, atende atualmente um grupo de 162 crianças e adolescentes, por meio do desenvolvimento de várias atividades e oficinas educativas. Uma delas é a confecção de papel reciclado, a qual o Fundo apoiou através da aquisição de equipamentos e matéria prima.

Contato: 54 3329 3002

Renovação de enxoval hospitalar: O Hospital Beneficente Santa Lúcia, em Casca, é mantido pela Mitra Arquidiocesana e pela comunidade local. Especialmente por estar dentro da temática da Campanha da Fraternidade, o apoio do fundo ao projeto se deu através da aquisição de novas roupas de cama para o local, dando maior dignidade aos beneficiários.

Contato: 54 3347 1150

O esporte na promoção de crianças e adolescentes: Busca a aquisição de equipamentos e materiais esportivos e a estruturação e complementação de uma quadra de futebol de areia no Bairro Lucas Araújo, em Passo Fundo. A iniciativa tem como objetivo o atendimento de adolescentes e jovens do local, como alternativa à violência e drogadição.

Contato: 54 8132 8451

Page 6: Folder FDS 2012

Transformação em Arte, da Vila Popular, em Passo Fundo. Mantido pela Associação das Entidades do Projeto TransformAção, o projeto atende 50 crianças e adolescentes entre 05 e 15 anos, através de oficinas educativas e inclusivas de música, dança, capoeira, inclusão digital e desenvolvimento humano. O projeto, que iniciou em 2009, será apoiado na perspectiva de garantir a continuidade e a melhoria das atividades desenvolvidas.

Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo, de Guaporé. Fundado em 1968, o Lar atende 100 crianças e adolescentes do sexo feminino, entre 05 e 15 anos, em turno inverso ao escolar. No local recebem alimentação e desenvolvem oficinas e atividades de grupos de estudo, informática, dança, teatro, culinária, pintura, recortes e desenhos. O Gesto concreto ajudará na concretização de novos projetos como jogos pedagógicos e educação física.

As ações viabilizadas pelo Fundo de Solidariedade mostram a força que vem da partilha. A cada ano é definido o apoio a um projeto ligado a Campanha da Fraternidade, denominado gesto concreto. A ação abre as atividades do FDS daquele ano. Em 2012, o projeto “Vida e Vida em Abundância” foi apoiado como gesto concreto. A iniciativa, desenvolvida em Carazinho, beneficiou mais de 200 pessoas da Pastoral da Criança das Paróquias Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima. Para 2013, além dos projetos apoiados durante o ano todo, duas iniciativas ligadas à temática da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Juventude”, serão beneficiadas como gesto concreto:

Informações e Contatos

Gesto Concreto CF/2013

Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

Paissandu, 1868 - CentroPasso Fundo - RS

54 3045 [email protected]

www.caritaspf.com.br

Centro Arquidiocesano de Pastoral

Cel. Chicuta, 436 - CentroPasso Fundo - RS

54 3045 [email protected]

www.pastoral.com.br