4
3ª EDIÇÃO DE MAIO / 2015 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 782 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 Banco de Alimentos agora atende 900 famílias assistidas pelo CRAS Plenárias da FEM começam a debater Campanha Salarial 2015 O economista Marcio Pochmann, vem a Sorocaba no dia 29 de maio, sexta-feira, às 10h, proferir uma palestra na sede do SMetal em Soro- caba. O tema será “Terceirização e rotatividade: as causas do trabalho precário”. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da agenda de debates públicos do departamento de formação do SMetal. O Sindicato dos Metalúrgi- cos de Sorocaba (SMetal) e a subsede regional da CUT se declaram contrários as Me- didas Provisórias 664 e 665, aprovadas pela Câmara nas últi- mas semanas. Sindicato e CUT vão lutar pela derrubada delas no Senado. Para o SMetal e a CUT, as medidas dificultam o acesso a direitos dos trabalhadores, como o auxílio doença, o seguro desemprego, o abono anual, en- tre outros. Nem mesmo a apro- vação da fórmula 85/95 para a aposentadoria reduz o impacto negativo das MPs. PÁG. 3 Divulgação Vagner Santos Foguinho / Arquivo SMetal Sindicato e CUT criticam MPs aprovadas pela Câmara Marcio Pochmann dá palestra no SMetal dia 29 A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) começou a realizar plenárias em várias regiões do estado para debater as prioridades da campanha salarial da categoria para este ano. Neste sábado, dia 23, a plenária será em Itu. O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), que já atende mais de 18 mil pessoas assistidas por 150 organizações sociais, passou a fornecer alimentos também para 900 famílias em situa- ção de vulnerabilidade cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O SMetal é um dos mantenedores do BAS. PÁG. 4 Dengue ainda castiga moradores de Sorocaba PÁG. 2 TRT confirma reintegração na Coca-Cola PÁG. 3 CUT prepara ato contra MPs e terceirização PÁG. 2 PÁG. 2 PÁG. 4

Folha Metalúrgica nº 782

Embed Size (px)

DESCRIPTION

3ª edição de Maio de 2015

Citation preview

3ª EDIÇÃO DE MAIO / 2015

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 782 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

Banco de Alimentos agora atende 900 famílias assistidas pelo CRAS

Plenárias da FEM começam a debater Campanha Salarial 2015

O economista Marcio Pochmann, vem a Sorocaba no dia 29 de maio, sexta-feira, às 10h, proferir uma palestra na sede do SMetal em Soro-caba. O tema será “Terceirização e rotatividade: as causas do trabalho precário”. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da agenda de debates públicos do departamento de formação do SMetal.

O Sindicato dos Metalúrgi-cos de Sorocaba (SMetal) e a subsede regional da CUT se declaram contrários as Me-didas Provisórias 664 e 665, aprovadas pela Câmara nas últi-mas semanas. Sindicato e CUT vão lutar pela derrubada delas no Senado.

Para o SMetal e a CUT, as medidas dificultam o acesso a direitos dos trabalhadores, como o auxílio doença, o seguro desemprego, o abono anual, en-tre outros. Nem mesmo a apro-vação da fórmula 85/95 para a aposentadoria reduz o impacto negativo das MPs.

PÁG. 3

Divu

lgaçã

o

Vagn

er S

antos

Fogu

inho /

Arq

uivo S

Metal

Sindicato e CUT criticam MPs aprovadas pela Câmara

Marcio Pochmann dá palestra no SMetal dia 29

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) começou a realizar plenárias em várias regiões do estado para debater as prioridades da campanha salarial da categoria para este ano. Neste sábado, dia 23, a plenária será em Itu.

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), que já atende mais de 18 mil pessoas assistidas por 150 organizações sociais, passou a fornecer alimentos também para 900 famílias em situa- ção de vulnerabilidade cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O SMetal é um dos mantenedores do BAS.

PÁG. 4

Dengue ainda castiga moradores

de SorocabaPÁG. 2

TRT confirma reintegração na

Coca-ColaPÁG. 3

CUT prepara ato contra MPs e terceirização

PÁG. 2

PÁG. 2

PÁG. 4

Pág. 2 Edição 782Maio de 2015

Diretor responsável:Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Paulo Rogério L. de AndradeFernanda IkedoFotografi a: José Gonçalves Fº (Foguinho)Diagramação e arte-fi nal: Lucas Eduardo de Souza DelgadoCássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: BangrafTiragem: 43 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Mesmo com o frio, casos de dengue aumentam

SMetal e CUT regional repudiam aprovação das MPs 664 e 665

'Passa moleque' não é reformaA reforma política

que está para ser vo-tada pelo Congresso Nacional a qualquer momento não é uma reforma e sim um cala boca na socie-dade, um ataque à democracia, pois não contempla as reivin-dicações do povo.

Os movimentos sociais e sindicais, como o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), reprovam totalmente o projeto que quer proteger o fi nanciamento em-presarial de cam-panha. Esse tipo de fi nanciamento acaba elegendo políticos comprometidos com os interesses das em-presas que os patro-cinam. Por isso, não podem ser conside-rados representantes da sociedade.

Com pressa, o presidente da Câma-ra dos Deputados, Eduardo Cunha, quer a qualquer cus-ta aprovar o projeto que propõe - men-tirosamente - uma mudança no sistema político brasileiro. A corrida é contra o tempo porque ele quer fazer valer as regras para as elei-ções de 2016.

Além de tentarem evitar o fi m do fi nan-ciamento empresa-rial o projeto tam-bém cria um sistema "distritão" nas elei-ções do Legislativo e propõe a redução dos

eleitoral do país.O momento é de

cerco político e o de-safi o é dar continui-dade às mobilizações contra o conservado-rismo que impera no Congresso para frear a aprovação de mais um projeto prejudi-cial ao povo.

Esse mesmo Con-gresso quer aprovar a ampliação da ter-ceirização e a redu-ção da maioridade penal. Para não se ter nenhuma dúvida do reacionarismo da composição desse parlamento foi apro-vado recentemente as medidas provisó-rias 664 e 665 que reduzem os direitos trabalhistas.

O Brasil foi às ruas e assistiu uma ampla manifestação em julho de 2013 que reuniu pessoas de diferentes posi-ções ideológicas, mas todas cansadas do sistema político atual. Por questão de sobrevivência a luta contra a falta de re-presentação política deve continuar.

Como bem expôs o sociólogo Emir Sa-der em palestra na sede do SMetal, no dia 9, é preciso que o trabalhador, a mu-lher, o sem terra e outros movimentos da sociedade sejam representados e aca-bar com as bancadas ruralistas, da bala e empresariais, em Brasília.

mandatos de senado-res de oito para cinco anos. Se for aprovado pela comissão espe-cial da Câmara o pro-jeto pode ser votado na próxima terça-fei-ra, dia 26.

Eles querem dar um ‘passa moleque’ na sociedade, mas es-tamos atentos e mo-bilizados. Em março deste ano o SMetal en-cartou na Folha Me-talúrgica um suple-mento especial sobre a verdadeira Reforma Política que tem como objetivo formar meca-nismos para impedir a corrupção no Brasil.

No encarte foi ex-plicado os passos que os movimentos estão dando para reivindicar uma Constituinte Ex-clusiva (uma eleição específi ca) para que se possa fazer ‘a mãe de todas as reformas’ conforme as necessi-dades de mudança que precisam ser feitas nos sistemas político e

Queremos uma Reforma Política que coloque o

interesse público – e não das

empresas – no centro da tomada de decisões do poder público.

Folha Metalúrgica

Foram aprovadas nas últimas duas semanas pela Câmara dos Deputados, as medidas provisórias 664 e 665, que reduzem o acesso a seguro-desemprego, benefícios previdenciários, abono salarial e pensão por morte, que no conjunto, são prejudiciais aos trabalhadores.

Para a direção dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e a coordenação da subsede da CUT, o melhor resultado para os trabalha-dores é a derrubada integral de am-bas as medidas.

“Entendemos a necessidade de o governo fazer um ajuste fi scal. Po-rém, esse ajuste deveria ser feito em cima de grandes fortunas, do capi-tal especulativo, da taxação de bens supérfl uos da parcela mais rica da população e não às custas dos as-salariados”, explica o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva.

Após aprovadas pela Câmara

Federal, as medidas seguem para apreciação do Senado.

Fator previdenciárioSobre a inserção da fórmula

85/95 ao MP 664, que substitui o fator previdenciário, o SMetal acre-dita que, em princípio, seja mais vantajosa aos trabalhadores, porém o ideal seria que ela fosse debati-da e atualizada em separado, e não embutida em uma medida essen-cialmente ruim aos trabalhadores.

O SMetal e a subsede da CUT repudiam também o comportamen-to autoritário, opressor, oportunista e irresponsável da Câmara Federal. “Não será uma pequena melhora nas regras de aposentadoria, que vai impedir a classe trabalhadora e a CUT de fazer protestos contra as medidas de retrocesso social, como as MPs e o projeto da terceiriza-ção”, afi rma Terto.

Mesmo com a chegada do frio, os casos de dengue continuam a au-mentar em Sorocaba. Segundo ba-lanço divulgado pela Prefeitura no dia 13, em uma semana houve um acréscimo de 2.625 casos da doença, com três mortes adicionais em rela-ção ao levantamento anterior.

Na semana do dia 4 o total de casos de dengue no ano somavam 48.500. Na semana passada, 51.125.

As novas informações revelam que, desde janeiro, um a cada 12,4 habitantes da cidade foi infectado pelo mosquito da dengue (Aedes ae-gypti).

AtendimentosSob a alegação de que os casos

de dengue, embora ainda relevantes, estão reduzindo a cada semana, a

prefeitura informou que as Unidades Básicas de Saúde da Vila Fiori e Lo-pes de Oliveira deixarão de abrir aos fi nais de semana. Os atendimentos de casos suspeitos de dengue serão realizados apenas nos Centros de Monitoramento de dengue nas zonas norte e leste.

Para o vereador Izídio de Brito, presidente da Comissão Permanen-te de Saúde da Câmara Municipal, a prefeitura está cometendo um erro ao fechar as unidades básicas no fi nal de semana. "A epidemia ainda existe e as mortes continuam a acontecer, meses após o fi m do verão".

Em Votorantim, a Secretaria de Saúde informou, dia 13, a primeira morte por dengue no município, que acumula 2.229 casos da doença des-de o início deste ano.

Trabalhadores são convocados para ato dia 29A subsede regional da CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos estão convocando os trabalhadores para o Dia Nacional de Paralisação, no dia 29 de maio. O ato, organizado pela CUT, juntamente com outras centrais e movimentos sociais, será em repúdio ao PLC 30/2015 (antigo PL 4330/2004), que am-plia a terceirização e às Medidas Provisórias 664 e 665.

Em uma semana, Sorocaba teve um acréscimo de 2.625 casos de dengue, com mais 3 mortes

Fogu

inho

Edição 782 Pág. 3Maio de 2015

'Nenhum direito a menos' é tema das plenárias regionais da FEM-CUT

Reintegração dos trabalhadores da Sorocaba

Refrescos é confirmada

Tiveram início no sábado, dia 16, as plenárias da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP) para debater a Campanha Salarial 2015. A 1ª Plenária Regional aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos de Monte Alto.

Neste ano, a pauta de reivindi-cações da FEM-CUT/SP, interlo-cutora dos trabalhadores nas nego-ciações da Campanha Salarial com os setores patronais, inclui, além das cláusulas econômicas (aumen-to salarial, reajustes nos pisos e

outros itens de natureza financeira) negociações por melhoria, aperfei-çoamento, ampliação e inclusão de direitos sociais, que beneficiarão os jovens, negros (as), mulheres e as pessoas com deficiência.

A data-base é 1º de setembro e estarão em Campanha aproxima-damente 210 mil metalúrgicos e metalúrgicas na base da FEM no Estado.

A base do SMetal participa da plenária, em Itu, na próxima sema-na. Haverá também plenárias em Taubaté e ABC paulista.

CAMPANHA SALARIAL 2015

Primeira plenária aconteceu semana passada em Monte Alto (foto); no sábado é a vez de Itu; objetivo é colher sugestões das bases para

formular a pauta de reivindicações da FEM para este ano

Foto:

Erik

a Cris

tina/S

indica

to do

s Meta

lúrgic

os de

São

Car

los

Lula e a juventude

Sustentabilidade

Uma caravana de meta-lúrgicos de Sorocaba parti-cipou de um encontro com o ex-presidente Lula no dia 12 de maio, em São Bernar-do do Campo. O evento co-memorou o aniversário de 56 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e fez parte da programação do 8º congresso da categoria na região. O encontro com a juventude foi uma proposta do próprio Lula, que disse: “Eu quero aprender. Ouvir o que essa geração quer para o País”.

Dirigentes sindicais me-talúrgicos de Sorocaba par-ticiparam, nos dias 14 e 15, de um curso sobre sustenta-bilidade realizado em São Paulo e promovido por uma parceria entre a CUT nacio-nal e a Fundação Friedrich Ebert no Brasil (FES). Os participantes vão levar o debate para suas bases, não somente no que diz respeito ao uso consciente dos re-cursos naturais, mas tam-bém sobre o ambiente de trabalho saudável, o traba-lho decente e outros tópicos relacionados à classe traba-lhadora.

NOTASMoradores do Júlio de

Mesquita se mobilizam e prefeitura limpa terrenos

Após realizarem um protesto, em fevereiro deste ano, e pedirem apoio de vereadores para cobrar da prefeitura a limpeza de dois terrenos abandonados, moradores do bairro Júlio de Mesquita Filho (Soro-caba 1) viram seu empenho começar a dar resulta-dos. O governo municipal começou a limpar e roçar as áreas e existe a possibilidade de revitalização dos terrenos.

Os moradores solicitam também a construção de uma academia ao ar livre em um dos locais. Os ter-renos são de propriedade do município e ficam entre as ruas Professor Aloísio Vieira e Nilza Zilá Silvati Viana.

Procurada pela Imprensa SMetal, a Secretaria de Serviços Públicos (Serp) da prefeitura afirmou que a academia ao ar livre ainda não se encontra nos planos da administração municipal, mas não está descartada. Leia a reportagem completa em www.smetal.org.br

O mandado de segurança movido pela empresa Sorocaba Refrescos Coca-Cola contra a decisão da Justiça, que obriga a recontratação dos trabalhadores demitidos, foi negada na última quarta-feira, dia 13, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas (TRT-Campinas).

Com o julgamento, a reintegração dos trabalhado-res deverá ser efetivada após a publicação da decisão do TRT, onde a empresa será devidamente intimada a reintegrar os 217 motoristas e ajudantes demitidos em fevereiro deste ano, após a empresa terceirizar o setor de distribuição e entrega. A empresa ainda pode recorrer.

"Vencemos mais uma etapa dessa árdua luta pela reintegração de todos os motoristas e ajudantes da So-rocaba Refrescos Coca-Cola. Estamos felizes, foi feito justiça, mas sabemos que temos muito que fazer para conquistar a reintegração definitiva", afirmou Adalber-to de Souza Carvalho, Dadá, diretor do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.

Marcos Felisberto é um dos moradores que lutam por melhorias

O TRT confirmou o direito dos trabalhadores à reintegração

Foto:

Fab

iana C

aram

ez

Gabr

ielli D

uarte

Pág. 4 Edição 782Maio de 2015

Banco de Alimentos dá início ao programa Cesta Verde

Pochmann faz palestra sobre o mundo do trabalho no SMetal

O Banco de Alimentos de Sorocaba deu início, no dia 13, ao programa Cesta Verde, com distribuição de cestas com frutas, legumes e verduras (FLV) para mais de 900 famílias em situação de vulnerabilidade social.

O programa prevê a compra desses produtos de pequenos produtores da re-gião. Os produtos são des-tinados às pessoas cadas-tradas nos dez Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade.

A iniciativa é do Ban-co, que elaborou projetos para formar parcerias com a Prefeitura e com o Gover-no Federal – que custeia a compra pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além disso, a entidade atende a população vincu-

lada a um total de 150 orga-nizações não governamen-tais (ONGs) com alimentos excedentes.

“Cada família recebe a cesta – que varia de cinco a dez quilos - uma vez por se-mana”, afirma o presidente do Banco de Alimentos e diretor do SMetal, Tiago de Almeida do Nascimento.

CaminhãoPara dar mais rapidez à

distribuição a entidade pre-cisa de um caminhão me-nor para que possa trafegar dentro da cidade. Quem pu-der disponibilizar o veículo pode entrar em contato pelo telefone (15) 3417-4722 ou direto na sede da entidade, que fica no Ceagesp (rua Terêncio Costa Dias, nú-mero 300, no Parque Santa Isabel).

Vagn

er S

antos

Divu

lgaçã

o

Banco de Alimentos beneficia 18 mil pessoas assistidas por 110 entidades e agora vai atender também o Cras

O economista Marcio Pochmann é professor na Unicamp

Informática grátis

Curso de inglês

Inscrições para o sor-teio das vagas do curso de informática gratuito no SMetal vão até dia 21. Os interessados devem ir à sede do SMetal de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 18h e preen-cher o cadastro para o sor-teio. A sede do SMetal fica na rua Júlio Hanser, 140. Informações pelo telefone: (15) 3334-5419.O sorteio será dia 22, nos horários de cada turma a partir das 8h.

O curso de inglês da escola Move On Idiomas está com matrículas aber-tas para nova turma. A inscrição custa R$ 10 e a mensalidade R$ 70 para sócios e dependentes do SMetal e R$ 100 para não sócios. Após formar uma turma com no mínimo 15 alunos, será definido o iní-cio das aulas, que serão aos sábados das 10h às 12h e as quintas, das 19h às 21h, no SMetal. Mais informações pelo telefone 3334-5417.

O Sindicato dos Meta-lúrgicos de Sorocaba e Re-gião (SMetal), por meio do setor de formação, traz o economista e professor livre docente da Unicamp, Marcio Pochmann, no próximo dia 29, às 10h, na sede da entidade.

Pochmann atua, prin-cipalmente, na área de políticas de trabalho e abordará o tema “Tercei-

rização e rotatividade: as causas do trabalho precá-rio”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A primeira atividade do ano do setor de for-mação do Sindicato foi a realização da palestra do sociólogo Emir Sader, no dia 9 deste mês. O Sindi-cato fica na rua Júlio Han-ser, 140, Lajeado.

NOTAS