300
EUROPA Um mundo para descobrir... AO MELHOR PREÇO 2013 - 2014 GUIA NA EUROPA FALANDO PORTUGUÉS

Folheto Europa 2013 - 2014

  • Upload
    surland

  • View
    280

  • Download
    0

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Folheto Europa de Viajens Surland para a Temporada 2013 - 2014.

Citation preview

  • Visite nosso site:

    www.surland.com

    EUROPA

    Um mundo para descobrir...

    AO MELHOR PREO

    2013 - 2014

    Viag

    ens

    por

    Euro

    pa 2

    013

    -20

    14

    GUIA NA EUROPA

    FALANDO

    PORTUGUS

  • Neste novo ano CUMPRIMOS 30 ANOS com todo o entusiasmo prprio da passagem da juventude maturidade.

    Crescemos novamente neste ano que passou, com um ndice de satisfao muito alto entre nossos clientes que nos faz durar no objetivo de conseguir A QUALIDADE IDEALAO MELHOR PREO, e continuar na senda

    de ser o MELHOR em qualidade de servio mesmo que no sejamos o NMERO UM em quantidade de passa-geiroso objetivo outro, sem renunciar a termos uma forte implantao na Amrica Latina.

    Crimos novos PROGRAMAS e ROTAS, que vero destacados nas pginas 23 e seguintes do nosso catlogo, bem como em todas onde se indique NOVO em nosso ndice.

    Falamos dos novos itinerrios:

    NORMANDIAeCASTELOSdoLOIRE EUROPA:OMAISCLSSICOTOURemNIBUS PARIS,PASESBAIXOS,SUIAEITLIA TODASASCAPITAISIMPERIAISEPOLNIA TODOSOSPASESBLTICOS

    30 ANOS no so nadaporque a histria do ontem j passou e mesmo que seja uma grande base para o futuro, que sempre ser uma incgnita, queremos continuar a faz-lo desde este hoje que um presente

    por isso se chama PRESENTE

    Muito obrigado pela confiana!!!

    | EUROPA 2013-20142

  • Temos um SERVIO DE APOIO AO CLIENTE de 24 horas nos 365 dias do ano.

    Nossos guiascorreiodispemdeumBlackBerryde Empresa que lhes permite estar conectados com o servio 24 horas constantemente tanto por voz como por WhatsApp ou por e-mail.

    Todas nossas visitas com guias locais se realizam com Whispers para ouvir claramente as explicaes seja qual for seu sitio no Grupo, salvo na Escandinvia, Rssia e Oriente Mdio, e naturalmente quando se sejam a p e no no nibus.

    Todos nossos circuitos incluem traslado tanto de chegada como de sada.

    Nossa nova programao INCLUI as taxas de estadia em Milo, Veneza, Florena, Roma e Barcelona para que os clientes no tenham que pag-la IN SITU.

    Uma NICA CATEGORIA DE HOTIS nos nossos tours, sem misturas de passageiros que viajam em diferentes Hotis pagando diferentes preos.

    Itinerrios MODULARES de 8 dias que permitem GARANTIRASSADAS,bem pensados sem obrigar a etapas vazias de contedo para unir uns mdulos a outros nem a viajar com chofer guia exclusivamente.

    Os PREOSEQUILIBRADOS de nossos programas, compare de verdadeno compare o que no comparvel.

    Sempre um guia acompanhante qualificado, educado,

    informado e dedicado ao grupo, seja qual for o nmero de passageiros a bordo do nibus.

    Programao 2013-2014E junto com as novidades continuamos a manter a programao e os critrios de Qualidade de anos anteriores, para que continuem a distinguir-nos com sua confiana e para isso baseamo-nos em:

    EUROPA 2013-2014| 3

  • | EUROPA 2013-20144

    VIAJAR NUM CIRCUITO EUROPEO EM NIBUS

    Voc est prestes a viajar pela Europa num Grupo organizado. Vai adquirir um tour que lhe per-mitir conhecer Europa DA MELHOR FORMA pos-sivel e ao melhor preo, pois disso que se trata viajar numa excurso. Conhecer outros companheiros de viagem que chegam de diversos pases, novas amizades de futuro. E todos, como o senhor, viajam para se divertirem e conhecer, numa viagem orga-nizada e planificado para tirar o melhor partido ao seu tempo seu dinheiro. Leia com ateno os seguintes pontos onde explicamos como pl-anificmos para que suas expetativas de viagem respondam realidade que escolheu.

    VIAJAR EM GRUPO

    Como sabe o preo dos Hotis, alimentos, salrios, txis, etc na Europa so uns dos mais altos do mundo. Apesar disso hoje mais fcil de materializar este sonho que h uns anos pois caram as tarifas areas, uma parte importante da viagem. Tambm os Tour Operadores, ns, temos feito um esforo para aproximar nossos produtos a um maior segmento de viajantes e conseguir uma muito boa relao PREO-QUALIDADE. Exige imaginao, boas compras de Hotelaria e servios, e buscar a simplicidade e o pragmatismo no desenvolvimento dos programas.Concordam conosco que viajar em Grupo e de nibus supe uma grande poupana econmica e a vantagem de ter tudo planificado desde o princpio e em cada lugar, uma mais valia muito importante, ainda que suponha sujeitar-se a umas determinadas normas de viagem e sacrificar algumas outras coisas.Est tudo organizado e planificado para no perder tempo no itinerrio elegido e aproveit-

    lo em cada cidade para conhec-la melhor. No circuito no se dispe de muito tempo e a prpria localizao dos Hotis fica perto de algum ponto, mas longe de outros que sem dvida merecero a sua ateno.E isto exige que tambm os viajantes se adaptem forma de viajar, Cumprindo por exemplo os horrios marcados por seu guia, pessoa com experincia de muitos circuitos e muitas visitas ao destino que escolheu.

    ITINERARIOS

    Os itinerrios de nossos circuitos e rotas foram desenhados e planificados tendo em conta os percursos, kilmetros e tipo de estrada e auto-estrada por onde se vai passar. Para visitar a Europa em duas semanas necessrio realizar muitas etapas em nibus. Normalmente o traslado de uma cidade a outra dura entre 3 a 6 horas de percurso, e excecionalmente at 9 horas.Dentro das limitaes lgicas da durao de um itinerrio ou rota, nossos itinerrios oferecem-lhe tempos de descanso e desfrute em maior proporo que outras programaes similares.

    VISTOS E EMIGRAAO

    Em alguns pases da Amrica Latina necessrio ter um visto para se viajar para alguns outros pases da Europa. Verifique esta necessidade com os Consulados dos pases a visitar e faa-o com tempo para evitar que a no autorizao de um visto se produza dentro dos prazos de penalizao por cancelamento do circuito reservado. Surland no pode interferir nas decises dos Estados neste sentido ou inclusivamente na negao de um pas em aceitar ou no a entrada de passageiros no

    mesmo. Tenha em conta que para a obteno do visto alguns pases exigem um seguro de viagem com uma cobertura para despesas mdicas de 30.000. Nosso seguro gratuito tem previstas umas coberturas mnimas para solucionar alguns problemas, contudo para tal cobertura dever negociar com sua Agncia de Viagens um seguro adicional.Para se obter um visto, alm de outras coisas, debe ter um passaporte pelo menos com 6 me-ses de vigncia.

    VOUCHER DE SERVIOS

    Uma vez realizado o pagamento da Excurso sua Agncia, deber receber um VOUCHER DE SERVIOS, onde deber ir indicado o tour que comprou e as extenses pertinentes se houver, assim como a data de incio dos servios e os NMEROS DE TELEFONE DE EMERGNCIA 24 HORAS DE SURLAND, que esto de todas as formas no final deste documento.Se houver algum incidente sua chegada, tais como atraso no vo, dever report-lo a este nmero para informao e soluo dos problemas. muito importante tambm que em seu voucher figure o nome e o endereo do primeiro Hotel onde estar hospedado no seu tour.

    SADAS GARANTIDAS DE NOS-SOS CIRCUITOS

    Desde o momento em que SURLAND, lhe confirma a reserva, esta est garantida. No caso improvvel de cancelamento ou alterao de uma sada consulte a pgina 275 no fim deste catlogo.

    Qualidade Ideal.... As seguintes pginas formam parte das Condies Gerais de Viagem, pelo que pedimos que as leiam com ateno

  • EUROPA 2013-2014| 5

    TRASLADOS

    Os traslados dos diferentes Circuitos e Rotas se consideram desde/ou at ao Aeroporto Internacional( ou das principais estaes de trem), exclusivamente, de cada uma das cidades de inicio ou final dos programas mencionados e desde/ou at ao Hotel afixado para o circuito ou vice-versa. Tambm se inclui como ponto de origen ou destino o Porto de Veneza.Em todos os circuitos se incluem tanto o traslado de chegada como o de sada, com a diferena do que outros operadores reconhecidos oferecemuma diferena tanto em preo como em servioOs traslados sero facilitados fora do incio do principio ou fim de cada Tour, sempre que as noites extras correspondentes forem contratadas atravs de viagens Surland e imediatamente antes ou depois do inicio ou fim de cada circuito e no mais de 3 dias se se trata do mesmo Hotel do Tour. Saia pela porta que esteja mais perto e j fora preste ateno s pessoas que veja com uma placa (haver bastantes) uma delas ser a pessoa que o espera e normalmente levar uma onde estar nosso nome SURLAND e provavelmente o seu tambm. Se no a localiza pergunte a algum dos outros transferistas que veja qual o da SURLAND, que com certeza lhe sabero indicar quem .A maior parte das vezes o traslado ao Hotel ser realizado individualmente, contudo em algumas ocasies pode acontecer que cheguem passageiros em diversos vos e em horrios similares e ento o traslado se realizar em grupo. Isto pode dar lugar a que o guia se encontre no aeroporto atendendo ou esperando por algum outro passageiro em alguma rea perto. Por favor, no se afaste da porta pela qual saiu e espere uns minutos. E se apesar de tudo no se conseguirem encontrar, USE O TELEFONE DE EMERGNCIA 24 HORAS (ou o telefone do transferista se o voucher o tiver) informando seu nome, seu vo, sua localizao e seu circuito, para que

    imediatamente seja solucionado o problema. imprescindvel que no caso de ter perdido uma conexo e teve que trocar de vo tambm contate o nosso TELEFONE DE EMERGNCIA 24 HORAS porque por normas de segurana as companhias areas no nos facilitam a informao do nome das pessoas que viajam no avio. Mesmo neste caso e dependendo do tempo de aviso no lhe garantimos o traslado se no nos der tempo de fazer a oportuna troca em razo da hora do aviso e a da chegada do novo vo, contudo ao menos teramos a informao para saber que no no show e no cancelar o resto dos servios.SURLAND no se pode responsabilizar por atrasos ou trocas de vos no avisados com suficiente antecedncia para cancelar ou trocar o servio previsto inicialmente nem do tempo que demora em recuperar uma mala perdida, em realizar cambio de moeda, atrasos com aduana, etc. Se excede 1h15min depois de aterrar o avio, visto que o transferista, se no tivesse informao, iria embora e dara seu traslado como NO SHOW. Se vir que este tempo insuficiente para a sua gesto por favor avise atravs do telefone de assistncia 24 horas.

    CHEGADA AO PRIMEIRO HOTEL

    O transferista, que pode ser ou no o guia da excurso (geralmente no ) , lhe levar ao Hotel previsto na cidade onde se iniciam os servios. Por favor, na recepo indique os nomes completos tanto o seu como os de seus acompanhantes e informe que se est juntando a um Grupo SURLAND, para que a localizao de sua reserva seja mais rpida. Solicite o nmero do quarto do guia e deixe-lhe recado para avislo de sua chegada e incorporao ao tour, pois possvel que o guia no se encontre no Hotel no momento de sua chegada.Repare em seguida se em algum lugar visvel do hall h um cartaz com o Logo SURLAND ONDE EST O HORRIO de atividades do Grupo

    a que pertence. Por favor apresente-se hora prevista para identificar-se com o guia se este no pde contat-lo antes.Naturalmente no haver cartaz no hall do hotel se voc reservou noites extras e inicia a sua estadia antes do incio oficial do circuito.

    CARTOES DE CRDITO

    regra geral na maioria dos Hotis, barcos, aluguel de autos, solicitar ao cliente, ao chegar, um carto de crdito, como garanta de pagamento de possveis servios extra, que no estejam includos no servio contratado com sua Agncia ou Tour Operador.Pode realizar o pagamento de opcionais ou de qualquer outro servio do Hotel com a maioria dos cartes de crdito como American Express ou Visa.

    ao Melhor Preo As seguintes pginas formam parte das Condies Gerais de Viagem, pelo que pedimos que as leiam com ateno

  • | EUROPA 2013-20146

    NIBUS

    Todos os nossos nibus respondem a um alto nvel de modernidade e cumprem com as rigorosas normas de segurana europia e concerteza com condies de conforto apropriado, com janelas panormicas, vdeo ou CD, assentos reclinveis, sistema de rdio com microfone e espao para bagagem de mo. Alguns deles dispem tambm de frigobar, mesas, luzes individuais, etc.Outros dispem de banheiro, mas mesmo assim este no se poder usar em muitos trajetos por ser proibido por normas de higiene. No obstante se realizam paragens frequentes nos trajetos em reas de servio apropriadas.

    EQUIPAJE

    Naturalmente j ter identificado as suas malas ao sair de seu pas com seu nome, endereo, pas e telefone. Ao chegar Europa seu guia lhe entregar outra etiqueta adicional para que marque sua bagagem que viajar no bagageiro, no para a bagagem de mo.Recomendamos viajar com pouca bagagem para sua maior comodidade e porque entre outras coisas no se pode meter toda a bagagem desejada num nibus. Portanto o transporte de bagagem fica limitado a uma mala de dimenses mdias por pessoa e que no ultrapasse os 20 Kg. Se ocorrer ter excesso de babagem e no for possvel transport-la no nibus, o gua est autorizado a solicitar ao passageiro a que a envie por meio de alguma agencia de transporte onde deseje (por exemplo ao ltimo hotel de seu itinerario) devendo os gastos serem por conta do passageiro.

    Tambm para seu prprio conforto sugerimos viajar com roupa e calado cmodo, somente levando um terno para alguma noite especial, mas o resto da viagem se far mais tranquila se a fizer muito esportivamente.Nunca deixe suas malas sem vigilncia e lembre-se das normas que figuram na pgina 300 do nosso catlogo. Certifique-se que suas malas entram no nibus antes da sada do mesmo e leve sempre consigo sua bagagem de mo, prestando ateno nos Hotis e Restaurantes para no deix-las sozinhas nas cadeiras enquanto se serve e estando atento durante todo o momento.O seguro bsico que oferecemos gratuitamente em nossos programas de Circuitos Europeus ou Rotas (no se inclui nos programas de Outras Culturas) no cobre roubo ou furto nos Hotis.

    BAGAGEIROS

    Nenhum aeroporto da Europa dispe j deste servio para passageiros individuais, visto que em todos eles existem carrinhos para poder transportar a bagagem sem fadiga. Muitos dos Hotis tambm no dispem de pessoal prprio para realizar a subida e descida de malas, visto que a maior parte de seus clientes so executivos que levam sua prpria maleta para viagens curtas sendo assim desnecessrio este servio.Em cada um dos programas se indica que tipo de servio se inclui neste sentido. Leia o apartado O Preo Inclui de cada um. No esto includos em algumas das ROTAS POR.. onde no se mencione expressamente sua incluso.No caso em que tenha BAGAGEIROS INCLUDOS estes s se podero proporcionar se o hotel est preparado tcnica e operativamente para este servio.Em funo de algum atraso, ou antecipao na chegada do nibus a um determinado Hotel o

    servio de bagageiros pode sofrer algum atraso, ou mesmo anulao, precisamente por ser o pessoal encarregado deste servio pessoal externo ao Hotel. Recomenda-se sempre levar na bagagem de mo artigos de higiene pessoal e uma muda de roupa para evitar este contratempo e no ter que esperar at que lhe subam a bagagem ao quarto e assim poder desfrutar imediatamente da cidade a qual acaba de chegar. Em todo o caso seu guia saber recomendar-lhe onde prefervel levar sua prpria bagagem a seu quarto para evitar perdas de tempo, ainda que seja de forma excepcional e ocasional nos circuitos onde se inclui o servio.

    HORRIOS

    Para que a viagem ocorra de forma agradvel e organizada, e seja possvel cumprir todas as visitas e atividades programadas, necessrio que se respeitem os horrios estabelecidos pelos guias em cada ocasio.Recomendamos pontualidade na apresentao nas sadas das excurses, horrios de regresso, pontos de encontro, etc, de acordo com o estabelecido pelos guias.

    VISITAS INCLUIDAS E VSITAS OU EXCURSES OPCIONAIS

    Se escolheu um programa bsico, com visitas panormicas incluidas, conhecer as cidades e ter tempo livre para descobrila um pouco mais. Mas se quer aprofundar o conhecimento fale com nosso gua para realizar alguma excurso opcional. a forma mais rpida e fcil de

    Qualidade Ideal.... As seguintes pginas formam parte das Condies Gerais de Viagem, pelo que pedimos que as leiam com ateno

  • EUROPA 2013-2014| 7

    conhecer no menor tempo aquilo que lhe interessa e que ns temos j preparado para si e pode sempre pagar com os cartes de crdito mais usados.

    Na nossa web nos catlogos que aparecem h um apartado especial onde lhe informamos deste tipo de excurses, bem como uma breve sinopse do percurso e seu preo. Consulte para estar informado.Em todas as visitas que se realizem a p, nossos passageiros dispem de auriculares para seguir as explicaes do gua sem que este tenha que gritar nem os passageiros se preocuparem por estarem mais ou menos perto. Naturalmente este servio n4ao necessrio se as visitas so panormicas e realizam-se dentro do nibus.

    HOTELERIA

    Selecionmos para si uma amplia rede que inclui bastantes Hotis de Primeira, e alguns de Turista Superior. Alguns modernos e outros antigos, em particular algum dos situados no centro, mas naturalmente sempre com banheiro privativo, telefone, televiso e com as comodidades dos Hotis de sua categoria, sem ser necessariamente e em nenhum caso luxuosos.Em cada um de nossos itinerarios, h uma informao completa do hotel que se utilizar nesse Tour ou Rota:Indicamos a categora do mesmo em estrelas (****)Indicamos sua localizao na cidade (CENTRO, CIDADE OU PERIFERIA)E alem disso dispem de informao completa em www.surland.comEm geral os situados na CIDADE ou PERIFERIA dispem de um transporte pblico em seus arredores porque assim fazemos a seleo para sua comodidade.Dito isto os Hotis esto selecionados para obter

    a QUALIDADE IDEAL... AO MELHOR PREO..., quer dizer, buscamos uma magnfica relao qualidade-preo que permita viajar Europa de uma forma correta e com certas comodidades, sem Hotis de Grande Luxo, contudo tambm sem Hotis indignos. H uma linha de Hotis confortveis e funcionais, ainda que certamente possamos encontrar algum hotel simples em funo da oferta em alguma cidade concreta e complicada em reservas. Dedicamos sempre uma informao adicional em nosso folheto (exatamente nas pginas 292-293) para as sadas previstas com troca de Hotel em funo de alguma Feira ou data especial na qual no possvel reservar no Hotel previsto na programao. Por favor, olhe sempre essa pgina. Tambm disponvel na Web.Na pgina de cada circuito e tambm no final deste catlogo (pginas 294 a 297) figuram vrios Hotis em cada cidade que denominamos HOTIS SELECIONADOS. Na parte final do catlogo (pginas 294 a 297) incluem-se as fotos, direes, pgina web do Hotel e otras informaes dos mesmos. Em algum dos ditos HOTIS SELECIONADOS onde voc estar alojado e onde temos feitas as reservas do circuito em questo em todas as sadas, salvo as excees que mencionamos das pginas 292/293. Em funo do idioma dos passageiros que viajem, tambm do nmero de mdulos comuns que em cada itinerrio usem os mesmos passageiros, ou inclusiv da nacionalidade dos mesmos, reservamos o direito distribuir um ou outro a cada nibus que viaje no mesmo trajeto e por tanto de que se alojem num ou outro, sempre baixo o criterio de fazer sua viagem mais cmoda e agrupar aos passageiros por un motivo lgico segundo nosso entender. Mas os passageiros sempre dispem da informao exata (atravs da informao facilitada sua Agncia de viagens) pelo menos 14 dias antes de iniciar seu tour, PODENDO RENUNCIAR SE FOR SEU DESEJO, MAS SE ISTO NO SE PRODUZ, O CONTRATO FICAR EM VIGOR e o Hotel reservado. Ser entendido como aceite por parte do passageiro, sem que

    possa fazer reclamao alguma.Na pgina 298 de nosso catlogo figura uma lista sob a epgrafe de HOTIS ALTERNATIVOS. So os que formando parte de nossa programao se utilizaro quando a procura extra de passageiros ou a situao de ocupao de determinada cidade por diversos motivos o obligaram, sendo vlido em relao informao e ao aperfeioamento do contrato dito no pargrafo anterior.

    CUARTOS NOS HOTIS

    Nos Hotis europeus no esperem nem quartos nem camas grandes, alguns so bastante pequenos. O terreno na Europa especialmente caro, como sabero, e esta uma das consequncias. Tambm no espere QUARTOS TRIPLOS. Aqui, salvo algumas excees, no existem. So sempre quartos duplos com uma cama de armar adicional. Da o desconto que fazemos para a terceira pessoa em triplo, ainda que realmente no o seja.

    CAFS DA MANH

    Em relao ao caf da manh no se esquea que na Europa o normal que se contrata num Hotel o caf da manh Continental, umas vezes em forma de Buffet e outras servido na mesa e nem sempre incluem suco. No entanto, Surland pode garantir que nos seus circuitos o caf da manh sempre Buffet, seja frio ou quente, ou seja, com ou sem ovos, mas sim com vrios tipos de pes, pes doces ou bolos, carnes frias, sucos, iogurtes, cereais, em alguns casos tambm fruta e queijos e, claro est, ch, caf e leite.

    ao Melhor Preo As seguintes pginas formam parte das Condies Gerais de Viagem, pelo que pedimos que as leiam com ateno

  • | EUROPA 2013-20148

    Em geral os cafs da manh, em funo de que o Grupo numeroso e tem um programa determinado a realizar nesse dia, so a um horrio fixo e num lugar determinado do restaurante ou em um salo disposto especialmente, com o fim de realiz-lo no menor tempo possvel e o melhor organizado possvel para que o programa dirio se possa desenrolar corretamente.

    MEIA PENSAO OU ALMOOS E/OU JANTARES INCLUIDOS

    Em muitas de nossas rotas h almoos ou jantares includos em determinados Restaurantes ou Hotis. Em outras se oferece o suplemento de meia penso adicionalmente. Todos estes almoos ou jantares incluem trs pratos (entrada, prato principal e sobremesa) e geralmente no tm includas as bebidas. So cardpios selecionados e fixos e no do direito a escolha, por isso quem vegetariano ou necessita de um regime especial no deve escolher esta opo.Contudo sim uma opo muito cmoda para viajar sem preocuparse onde jantar e desde logo bastante econmica em comparao ao cardpio de muitos Restaurantes. Naturalmente so menus tursticos que tratam de agradar a todo o tipo de viajante, ainda que nem todo o mundo goste da mesma cozinha.Em nossa pgina Web www.surland.com (nos catlogos onde tambm se encontram as excurses opcionais) encontra-se detalhado o men que usaremos em cada um dos Hotis ou Restaurantes. Comprove-o por favor, ficar surpreendido.

    NOITES ADICIONAIS AOS TOURS OU EXCURSES

    Se sua chegada est prevista algum dia antes da data de comeo do nosso Tour ou Excurso, pode ter noites extra para completar sua estadia. Tambm pode faz-lo se deseja

    prolongar sua estadia no final do tour ou diminuir as noites de estadia tanto no inicio como no fim. Consultar em nossas pginas especiais o preo para estas noites extra.Mas deve tomar nota que apesar de que contamos com algum bloqueio para uma ou duas noites antes ou ma ou duas noites depois no recomendvel fazer estadias mais longas dado que os Hotis escolhidos para os Tours so em funo do nmero de quartos, facilidades para chegar em nibus e no por sua aproximao ao centro, por lo que a menudo aprovechar mejor su estancia de ms de una o dos noches si lo hace en un Hotel diferente ms idneo a esa estancia extra que programa. Evidentemente si lo hace as ese otro Hotel tendr otro precio y Vd. deber encargarse del transporte entre un Hotel y otro. El costo de un taxi hotel-hotel no es tan alto y sin embargo nosotros siempre le daremos el traslado de llegada o salida desde dnde se encuentre siempre que contrate las noches extras con nuestra Empresa.

    OPAO TUDO INCLUDO

    Em alguns itinerarios oferecemos este servio TUDO INCLUIDO, com um suplemento sobre o itinerario bsico. uma denonimao comercial, no literal, e que significa que os tours sob esta denominao tm muito mais servios extras incluidos dentro do suplemento. Geralmente comidas (NO INCLUI BEBIDAS) excurses, e passeios que faro que o passageiro tenha, desde sua sada, prticamente pagos todos os servios extras ORIGINALMENTE, e lhe signifique uma grande economa e possibilidade de financiamento em relao aos mesmos servios oferecidos por separado ou como opcionais.Com esta opco o cliente ter perfeitamente

    organizada e planificada sua viagem, e aproveitar muito mais seu tempo livre para outras atividades

    CONDIESESPECIAIS PARA CRIANAS

    Temos condies especiais para crianas, consulte as condies sobre idades e descontos na pgina 19.

    DESCONTO MAIORES 65 ANOS

    Todos os passageiros maiores de 65 anos (prvia acreditao), sero beneficiados de um desconto sobre os preos publicados. Ver condies e restries na pgina 19.

    LUA DE MEL

    Ser presenteado com uma excurso opcional no itinerrio escolhido.

    SEGURO DE VIAGEM

    Todos nossos itinerrios, tm includo um seguro turstico BSICO, que lhes garante a resoluo de incidncias que even-tualmente possam surgir DESDE A CHEGADA e AT SADA da EUROPA. Por favor consulte na pgina 19 a cobertura de dita lice.

    V.A

    Qualidade Ideal.... As seguintes pginas formam parte das Condies Gerais de Viagem, pelo que pedimos que as leiam com ateno

  • EUROPA 2013-2014| 9

    ... QUALIDADE IDEAL... AO MELHOR PREO....

    CORDIALMENTE A EQUIPA SURLAND

    www.surland.com

    HUBS

    Um dos pontos principais para obter um melhor preo da viagem a combinao de itinerrios. Este procedimento enriquece muitssimo suas opes para seleccionar uma rota, ainda que isso implique uma troca de nibus e guia em alguma cidade do percurso. Para que Voc no fique louco procurando a rota ideal e diversas combinaes ns lhe dizemos claramente e pode comprovar isto somente dando uma olhada em nosso ndice das pginas seguintes. Se vir que um circuito tem duas cores ou mais no itinerrio quer dizer que um circuito combinado. Se o itinerrio de uma s cor ento no combinado. muito simples. Como podem ver a nossa troca de nibus (o hub) sempre na cidade de Frankfurt, ainda que em alguns casos tambm no regresso a Madrid desde Roma ou Viena e a viagem de Madrid a Paris possa agrupar vrias pessoas que vieram em nibus diferentes.

    OBSQUIOS

    Em todos nossos circuitos e tours, lhe presenteamos com uma prtica bolsa de viagem.

    COMPROMISSO

    H 30 anos temos vindo a oferecer aos nossos clientes o produto adequado baseando-nos em informao verdica para que suas expectativas sejam cumpridas e sempre ajustando o nosso produto ao momento dos diversos mercados, porque a moda e os tempos mudam. Hoje as viagens Europa de nibus precisam de comodidade, por isso so mais curtas e mais

    rpidas. Necessitam usar muito os blue jeans, os chinelos e as camisetas (como nos churrascos ou nos assados do fim de semana) e menos os smokings, e os ternos. Digamos que os primeiros so os uniformes das viagens em Grupo em nibus e os segundos os das viagens individuais. Falando nisso, tambm somos especialistas neste tipo de viagens e tambm nos colocamos sua disposio. Hoje tambm se procura mais do que nada, um bom preo e uma viagem mais curta. E Surland encontrou a frmula para chegar a este novo e grande mercado de hoje em dia... viagens cmodas, com os servios equilibrados , sem muitos dias, com baixo preo... mas naturalmente dignos e mantendo uns parmetros de servio e qualidade superiores a outros Operadores..Este o compromisso de SURLAND. Com o decorrer dos anos, fomos ajustando e aperfeioando o produto, e hoje podemos oferecer-lhes um equilibrado e com a melhor relao QUALIDADE/PREO do mercado, que lhe permite viajar com

    + (34) 690 070 079

    mail : [email protected](Passageiros em Circuitos Surland)

    + (34) 609 146 166+ (34) 669 093 802e mail: [email protected](Passageiros no geral)

    Telefones de emergncia 24 hrs (S e imprescindvel para passageiros em viagem)

    ao Melhor Preo As seguintes pginas formam parte das Condies Gerais de Viagem, pelo que pedimos que as leiam com ateno

    GUIAS CORREIO LINGUA PORTUGUESA

    Todos nossos circuitos pela Europa contam com um Guia Correio acompanhante que ir mostrar-lhes as diferentes paisagens e cidades da rota que voc escolha, independentemente do nmero de passageiros.Alguns de nossos colegas no oferecem este servio com menos de 20 ou 30 passageiros no nibus. Nossos guias foram selecionados e so pessoas experientes em lidar com passageiros brasileiros e com amplo conhecimento das rotas e cidades da nossa programao e claro, com domnio de idiomas. A grande novidade deste ano que nos comprometemos e garantimos GUIAS DE LNGUA PORTUGUESA num grande nmero de nossos circuitos, como poder comprovar no s em cada um dos itinerrios das pginas do nosso catlogo, mas tambm no nosso ndice (que enviamos em anexo) para uma viso mais global e rpida. uma NOVIDADE IMPORTANTE e uma DIFERENA NOTVEL com nossos colegas. MUITO IMPORTANTE que leia as notas sobre cada um dos circuitos, pois o nosso compromisso de GUIAS EM IDIOMA PORTUGUS, por vezes no abrange a programao completa,visto que, por regra geral, as rotas entre Madrid e Paris ou Roma e Madrid (as extenses do tour bsico que geralmente so entre Paris e Roma) sero tratados com guias profissionais, mas apenas com conhecimentos de Portugus.Tambm importante notar que no resto do itinerarios onde no aparece a bandeira brasileira, no ndice, ou nas pginas correspondentes a cada circuito, os GUIAS CORREIOS tero pelo menos CONHECIMENTOS do idioma Portugus embora a maioria deles ter AMPLO CONHECIMENTO dessa lngua, especialmente se a participao de clientes brasileiros notvel. Mas o nosso compromisso e garantia fundamentalmente nos tours onde se detalha que GARANTIMOS GUIA DE PORTUGUS (os que exibem a bandeira do Brasil no ndice), em alguns casos, de forma exclusiva (praticamente todas as partidas de Maio a Outubro) ou noutros de forma partilhada com o espanhol, nos perodos de baixa temporadao ou quando o nmero de passageiros de um determinado idioma, no suficiente para compr um nibus num s idioma, mas em todos esses tours nosso guias sero aqueles que tm um conhecimento amplo e profundo do idioma Portugus. uma novidade con la cual esperamos preencher as aspiraes dos nossos clientes. importante salientar que os guas correio estaro sempre com os passageiros. Nos trajetos de nibus a partir do incio da viagem at o fim, salvo em Madrid, onde o guia geralmente descansa antes de iniciar a prxima viagem.Em Madrid sero assistidos por pessoal qualificado do nosso escritrio. O Guia tambm no estar disponvel nas noites extras que podem ser tomadas antes ou depois do circuito, por razes bvias. O compromisso da lngua Portuguesa no extensvel s visitas panormicas das cidades que se indicam em cada itinerrio na seco de o preo inclui NEM AS VISITAS OPCIONAIS QUE SE POSSAM REALIZAR, nem os traslados , e sim nas visitas de orientao de cada itinerrio assinalado, que sero realizadas pelo prprio GUIA CORREIO que les acompanhar.

    GARANTIMOS

    Tour Leader de LI

    NGUA

    PORTUGUESA em T

    ODAS

    as sadas do circu

    ito.

  • | EUROPA 2013-201410

    !

    1 2 3 49

    1018

    19 2021

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    DS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    DLI

    SLI

    S

    22 2328

    EU

    RO

    PA

    Um

    mun

    do p

    ara

    deso

    ubri

    rA

    O M

    ELH

    OR

    PR

    E

    O

    CA

    PA

    OTR

    O A

    NO

    CO

    M N

    OV

    IDA

    DE

    S

    30 A

    NO

    S N

    AO

    ES

    NA

    DA

    NO

    VID

    AD

    ES

    2.0

    13 !!

    !!!!

    !

    QU

    ALI

    DA

    DE

    IDE

    AL

    AO

    ME

    LHO

    R P

    RE

    O

    IND

    ICE

    SE

    GU

    RO

    S E

    DE

    SC

    OM

    TOS

    EX

    TEN

    SO

    ES

    CO

    STA

    AZU

    L, E

    SPA

    NH

    A E

    LIS

    BO

    A

    NO

    ITE

    S E

    TR

    AS

    LAD

    OS

    AD

    ICIO

    NA

    IS

    PAG

    CO

    MTE

    D

    O

    29R

    EF

    !Q

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    S

    TQ

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    3031

    S 5

    043

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    ATH

    SH

    IPS

    HIP

    SH

    IPS

    HIP

    ATH

    ATH

    3233

    S 5

    044

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MTL

    VTL

    VTL

    VG

    AL

    JRS

    JRS

    JRS

    3435

    S 5

    045

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MC

    AI

    LXR

    ED

    FUA

    SW

    AS

    WC

    AI

    CA

    I

    3637

    S 5

    046

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    IST

    CA

    PIS

    TIS

    T

    38S

    504

    7V

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MD

    BX

    DB

    XD

    BX

    DB

    X

    39R

    EF

    !Q

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    S

    TQ

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    40E

    214

    SV

    QS

    VQ

    GR

    X

    41S

    500

    7N

    OV

    OLI

    SA

    LBA

    LBLI

    SLI

    S

    42S

    502

    0LI

    SLI

    SS

    VQ

    GR

    XM

    UR

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    43S

    500

    6LI

    SLI

    SB

    RA

    BR

    AO

    PO

    OP

    OLI

    S

    44S

    501

    1LI

    SLI

    SC

    OI

    OP

    OO

    PO

    RE

    GFA

    TLI

    S

    45S

    500

    8LI

    SA

    LBA

    LBLI

    SLI

    SB

    RA

    BR

    AO

    PO

    OP

    OLI

    S

    46S

    501

    3LI

    SLI

    SB

    RA

    BR

    AO

    PO

    OP

    OLI

    SS

    VQ

    GR

    XM

    UR

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    7 M

    AR

    AVIL

    HA

    S D

    E P

    OR

    TUG

    AL

    PO

    RTU

    GA

    L A

    O C

    OM

    PLE

    TO C

    OM

    SA

    NTI

    AG

    O

    PO

    RTU

    GA

    L E

    ES

    PAN

    HA

    CO

    MTE

    D

    OR

    OTA

    S P

    OR

    ES

    PAN

    HA

    , PO

    RTU

    GA

    L E

    CO

    MB

    INA

    DO

    S

    AN

    DA

    LUZI

    A C

    OM

    TO

    LED

    O 4

    DA

    S

    SU

    L D

    E P

    OR

    TUG

    AL

    LIS

    BO

    A E

    GR

    AN

    DE

    S C

    IDA

    DE

    S D

    E E

    SPA

    NH

    A

    ALG

    UN

    S C

    OM

    BIN

    AD

    OS

    CIR

    CU

    ITO

    S E

    UR

    OPA

    E M

    ED

    IO O

    RIE

    NTE

    IT

    LIA

    E C

    RU

    ZEIR

    O P

    ELA

    GR

    EC

    IA (E

    M A

    VIA

    O R

    OM

    -ATH

    )

    IT

    LIA

    CO

    M T

    ER

    RA

    SA

    NTA

    (EM

    AV

    IAO

    RO

    M-T

    LV)

    ITA

    LIA

    E C

    RU

    ZEIR

    O E

    M E

    GIP

    TO (E

    M A

    VIA

    O R

    OM

    /CA

    I)

    ITA

    LIA

    E C

    APA

    DO

    CC

    IA (E

    M A

    VIA

    O)

    ITA

    LIA

    E D

    UB

    AI (

    EM

    AV

    IAO

    RO

    M-D

    BX

    )

    CO

    MTE

    D

    O

    NO

    RTE

    DE

    PO

    RTU

    GA

    L E

    SA

    NTI

    AG

    O

    ndice

    ...Um

    mun

    do pa

    ra d

    esco

    brir

    ao M

    elho

    r Pr

    eo

  • EUROPA 2013-2014| 11

    51R

    EF

    !Q

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    S

    TQ

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    5253

    S 5

    000

    MIL

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    S 5

    041

    MIL

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02M

    ILV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02M

    ILV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    56E

    400

    0V

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    57S

    500

    1V

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    5859

    S 5

    018

    MIL

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    S 5

    042

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02V

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02V

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    ITA

    LIA

    C. A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    400

    2V

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    (BA

    RC

    O)

    E 4

    002-

    1V

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    E 4

    015

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02V

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    DV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02V

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    DV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    E 4

    108

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    IBK

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    SFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    SFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/R

    OM

    AE

    410

    8-1

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    IBK

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    6667

    E 4

    018

    NO

    VO

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    IBK

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    6869

    E 4

    019

    NO

    VO

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    E 4

    005

    P AR

    PAR

    PAR

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    E 4

    006

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    IBK

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    E 4

    007

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    73

    PAR

    IS E

    ITA

    LIA

    EM

    ON

    IBU

    S

    7475

    LON

    DR

    ES

    ,PA

    RIS

    E IT

    ALI

    A (

    EM

    AV

    IAO

    PA

    R-V

    CE

    )

    6465

    EU

    RO

    PA G

    RA

    ND

    E R

    ES

    ER

    VA

    NO

    RM

    AN

    DIA

    , LO

    IRE

    E IT

    ALI

    A

    EU

    RO

    PA: O

    TO

    UR

    MA

    IS C

    LAS

    SIC

    O E

    M O

    NIB

    US

    7071

    PAR

    IS E

    ITA

    LIA

    ( E

    M A

    VIA

    O P

    AR

    -VC

    E)

    RO

    TAS

    PO

    R IT

    ALI

    A E

    CO

    MB

    INA

    DO

    S

    ITA

    LIA

    DE

    I FIO

    RI

    5455

    ITA

    LIA

    IMP

    ER

    IAL

    CO

    MTE

    D

    O

    62 63

    IMP

    ER

    IO A

    US

    TRO

    HU

    NG

    AR

    O E

    ITA

    LIA

    MA

    RAV

    ILH

    A IT

    ALI

    AN

    A E

    XP

    RE

    SS

    OP

    ER

    A IT

    ALI

    AN

    A

    ITA

    LIA

    PR

    EM

    IUM

    6061

    TAR

    AN

    TELL

    A IT

    ALI

    AN

    A

    72

    E 4

    008

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    IBK

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    E 4

    023

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    E 4

    020

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    ZRH

    ZRH

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    PAR

    CIA

    L B

    RU

    XE

    LAS

    /RO

    MA

    E 4

    020-

    1B

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AZR

    HZR

    HV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    PAR

    CIA

    L A

    MS

    TER

    DA

    /RO

    MA

    E 4

    020-

    2A

    MS

    AM

    SFR

    AZR

    HZR

    HV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    8081

    PAR

    IS, P

    . BA

    IXO

    S, S

    UI

    A E

    ITA

    LIA

    (EM

    ON

    IBU

    S)

    NO

    VO

    7677

    LON

    DR

    ES

    ,PA

    RIS

    E IT

    ALI

    A (E

    M O

    NIB

    US

    )

    7879

    PAR

    IS, P

    AIS

    ES

    BA

    IXO

    S E

    ITA

    LIA

    EM

    AV

    IAO

    AM

    S-V

    CE

    )

    47S

    500

    9LI

    SLI

    SS

    ES

    TB

    A

    CH

    AV

    IRO

    PO

    48S

    501

    2LI

    SLI

    SE

    VO

    TOM

    CO

    IR

    EG

    GU

    IO

    PO

    4950

    ---

    TRA

    S O

    S M

    ON

    TES

    E D

    UE

    RO

    PO

    RTU

    GA

    L G

    OU

    RM

    ET

    OU

    TRA

    S O

    FER

    TAS

    PE

    NIN

    SU

    LA IB

    R

    ICA

  • | EUROPA 2013-201412

    91R

    EF

    !Q

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    S

    TQ

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    E 4

    017

    BR

    UB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SA

    MS

    EX

    T. R

    EN

    OE

    401

    7-1

    BR

    UB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    A

    E 4

    016

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    EX

    T. R

    EN

    OE

    401

    6-1

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    S 5

    014

    MA

    DM

    AD

    BD

    XPA

    RPA

    RPA

    RB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    S

    EX

    T. R

    EN

    OS

    501

    4-1

    MA

    DM

    AD

    BD

    XPA

    RPA

    RPA

    RB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    A

    E 4

    118

    BR

    UB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AZR

    HZR

    HIB

    KS

    ZBV

    IEV

    IE

    PA

    RC

    IAL

    AM

    STE

    RD

    A/V

    IEN

    AE

    411

    8-1

    AM

    SA

    MS

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    E 4

    031

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    EX

    T. M

    AD

    RID

    E 4

    031-

    1M

    AD

    MA

    DB

    DX

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    E 4

    032

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    EX

    T. B

    UD

    AP

    ES

    TEE

    403

    2-1

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    102

    103

    E 4

    116

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    E 4

    117

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /VIE

    NA

    E 4

    117-

    1PA

    RPA

    RPA

    RB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IE

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /PR

    AG

    AE

    411

    7-2

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /BE

    RLI

    ME

    411

    7-3

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    E 4

    033

    PAR

    PAR

    PAR

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    BBGGOO

    BBGGOO

    FFJJOO

    AALLEE

    OOSSLL

    OOSSLL

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    E P

    OLO

    NIA

    E 4

    033-

    1PA

    RPA

    RPA

    RW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KR

    A

    E 4

    035

    PAR

    PAR

    PAR

    BG

    OB

    GO

    FJO

    ALE

    OS

    LO

    SL

    EX

    T. E

    STO

    CO

    LMO

    , TA

    LLIN

    E H

    ELS

    INQ

    UE

    E 4

    035-

    1PA

    RPA

    RPA

    RB

    GO

    BG

    OFJ

    OA

    LEO

    SL

    OS

    LS

    TOS

    TOS

    HIP

    TALL

    HE

    L

    E 4

    047

    PAR

    PAR

    PAR

    PAR

    VIL

    NV

    ILN

    RIG

    AR

    IGA

    TALL

    TALL

    HEL

    HE

    L

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /TA

    LLIN

    E 4

    047-

    1PA

    RPA

    RPA

    RPA

    RV

    ILN

    VIL

    NR

    IGA

    RIG

    ATA

    LLTA

    LL

    E 4

    048

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L A

    MS

    TER

    DA

    -BU

    DA

    PE

    STE

    E 4

    048-

    1A

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ER

    BE

    RW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KR

    AB

    UD

    BU

    D

    NO

    VO

    108

    109

    PAR

    IS E

    FIO

    RD

    ES

    NO

    RU

    EG

    UE

    SE

    S (E

    M A

    VIA

    O P

    AR

    /BG

    O)

    NO

    VO

    110

    111

    PAR

    IS E

    TO

    DO

    S O

    S P

    AIS

    ES

    BA

    LTIC

    OS

    (AV

    IAO

    PA

    R/V

    ILN

    IUS

    )N

    OV

    O

    NO

    VO

    100

    101

    PAR

    IS, N

    OR

    MA

    ND

    IA, L

    OIR

    E E

    ALP

    ES

    NO

    VO

    112

    113

    PAR

    IS, P

    AIS

    ES

    BA

    IXO

    S E

    PO

    LON

    IAN

    OV

    O

    PAR

    IS, P

    . BA

    IXO

    S, S

    UI

    A E

    AU

    STR

    IA

    104

    105

    PAR

    IS,P

    .BA

    IXO

    S E

    TO

    DA

    S A

    S C

    AP

    ITA

    IS IM

    PE

    RIA

    IS

    106

    107

    PAR

    IS, P

    OLO

    NIA

    E F

    IOR

    DE

    S E

    M A

    VIA

    O (P

    AR

    /WA

    W E

    CR

    A/B

    GO

    )

    9899

    NO

    RM

    AN

    DIA

    E C

    AS

    TELO

    S D

    O L

    OIR

    E

    9495

    MA

    DR

    ID,P

    AR

    IS E

    PA

    ISE

    S B

    AIX

    OS

    9697

    PAIS

    ES

    BA

    IXO

    S, S

    UI

    A E

    AU

    STR

    IA

    CO

    MTE

    D

    OR

    OTA

    S P

    OR

    PA

    RIS

    , PA

    ISE

    S B

    AIX

    OS

    E C

    OM

    BIN

    AD

    OS

    92PA

    ISE

    S B

    AIX

    OS

    93PA

    RIS

    E P

    AIS

    ES

    BA

    IXO

    S

    E 4

    010

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    IBK

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AIB

    KV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    E 4

    124

    MIL

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MPA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    S

    PAR

    CIA

    L M

    ILA

    O/L

    ON

    DR

    ES

    E 4

    124-

    1M

    ILV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    PAR

    CIA

    L M

    ILA

    O/P

    AR

    SE

    412

    4-2

    MIL

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MPA

    RPA

    RPA

    R

    E 4

    127

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02ZR

    HZR

    HIB

    KS

    ZBV

    IEV

    IEV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02ZR

    HZR

    HIB

    KS

    ZBV

    IEV

    IEV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    E 4

    024

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02ZR

    HZR

    HIB

    KS

    ZBV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    DV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02ZR

    HZR

    HIB

    KS

    ZBV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    DV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    VIE

    NA

    E IT

    ALI

    AE

    400

    4V

    IEV

    IEV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02V

    IEV

    IEV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02V

    IEV

    IEV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    8889

    SU

    IA

    , AU

    STR

    IA, D

    AN

    UB

    IO E

    ITA

    LIA

    908485

    ITA

    LIA

    IMP

    ER

    IAL

    CO

    M P

    AR

    , LO

    N E

    AM

    S (E

    M A

    VIA

    O)

    8687

    ALP

    ES

    E D

    AN

    UB

    IO C

    OM

    ITA

    LIA

    IMP

    ER

    IAL

    8283

    PAR

    IS P

    AIS

    ES

    BA

    IXO

    S E

    ITA

    LIA

    (EM

    ON

    IBU

    S)

    RE

    F!

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    T

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    ST

    Q

    RO

    TAS

    PO

    R IT

    ALI

    A E

    CO

    MB

    INA

    DO

    SC

    OM

    TE

    DO

  • EUROPA 2013-2014| 13

    E 4

    030

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    EX

    T R

    EN

    OE

    403

    0-1

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    E 4

    141

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /RO

    MA

    E 4

    141-

    1PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AZR

    HZR

    HV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    E 4

    142

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FFRRAA

    ZZRRHH

    ZZRRHH

    VVCCEE

    VVCCEE

    FFLLOO

    FFLLOO

    RROOMM

    RROOMM

    RROOMM

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/R

    OM

    AE

    414

    2-1

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FFRRAA

    ZZRRHH

    ZZRRHH

    VVCCEE

    VVCCEE

    FFLLOO

    FFLLOO

    RROOMM

    RROOMM

    RROOMM

    PAR

    CIA

    L A

    MS

    TER

    DA

    /RO

    MA

    E 4

    142-

    2A

    MS

    AM

    SFFRR

    AAZZRR

    HHZZRR

    HHVV

    CCEEVV

    CCEEFFLL

    OOFFLL

    OORROO

    MMRROO

    MMRROO

    MM

    E 4

    143

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /VIE

    NA

    E 4

    143-

    1PA

    RC

    AE

    NR

    EN

    NTO

    UR

    SPA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IE

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /PR

    AG

    AE

    414

    3-2

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /BE

    RLI

    ME

    414

    3-3

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    140

    141

    E 4

    144

    NO

    VO

    PAR

    CA

    EN

    RE

    NN

    TOU

    RS

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZZRRHH

    ZZRRHH

    VVCC

    EEVV

    CCEEFFLL

    OOFFLL

    OORROO

    MMRROO

    MMRROO

    MM

    E 4

    036

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    E T

    -002

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    SV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/R

    OM

    AE

    403

    6-1

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02LO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    SV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02LO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    SV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    138

    139

    NO

    RM

    AD

    IA, L

    OIR

    E E

    CA

    PIT

    AIS

    IMP

    ER

    IAIS

    NO

    VO

    NO

    RM

    AN

    DIA

    , LO

    IRE

    , SU

    IA

    E IT

    ALI

    A

    142

    143

    PAR

    IS,L

    ON

    DR

    ES

    ,AM

    STE

    RD

    A E

    ITA

    LIA

    ( E

    M A

    VIA

    O)

    134

    135

    EU

    RO

    PA C

    LAS

    SIC

    A E

    M O

    NIB

    US

    - O

    pao

    1N

    OV

    O

    136

    137

    EU

    RO

    PA C

    LAS

    SIC

    A E

    M O

    NIB

    US

    - O

    pao

    2

    NO

    VO

    133

    LON

    DR

    ES

    E P

    AR

    IS (

    DO

    S C

    AP

    ITA

    IS II

    )

    127

    RE

    F!

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    T

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    ST

    Q

    S 5

    015

    MA

    DM

    AD

    BD

    XPA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    N

    EX

    T. A

    MS

    TER

    DA

    S 5

    015-

    1M

    AD

    MA

    DB

    DX

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    EX

    T. R

    EN

    OS

    501

    5-2

    MA

    DM

    AD

    BD

    XPA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    SFR

    A

    PAR

    CIA

    L M

    AD

    RID

    /PA

    RIS

    S 5

    015-

    3M

    AD

    MA

    DB

    DX

    PAR

    PAR

    PAR

    S 5

    016

    MA

    DM

    AD

    BD

    XR

    OU

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    EX

    T R

    EN

    OS

    501

    6-1

    MA

    DM

    AD

    BD

    XR

    OU

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    PAR

    CIA

    L M

    AD

    RID

    /LO

    ND

    RE

    SS

    501

    6-2

    MA

    DM

    AD

    BD

    XR

    OU

    LON

    LON

    LON

    E 4

    029

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    EX

    T. A

    MS

    TER

    DA

    E 4

    029-

    1PA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    S

    EX

    T. A

    MS

    TER

    DA

    E R

    EN

    OE

    402

    9-2

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    132

    PAR

    IS E

    LO

    ND

    RE

    S (

    DO

    S C

    AP

    ITA

    IS I)

    CO

    MTE

    D

    OR

    OTA

    S P

    OR

    LO

    ND

    RE

    S, P

    AR

    IS E

    CO

    MB

    INA

    DO

    S

    128

    129

    MA

    DR

    ID,P

    AR

    IS E

    LO

    ND

    RE

    S (T

    RE

    S C

    AP

    ITA

    IS I)

    130

    131

    MA

    DR

    ID,L

    ON

    DR

    ES

    E P

    AR

    IS (T

    RE

    S C

    AP

    ITA

    IS II

    )

    E 41

    19B

    RU

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BER

    BER

    PRG

    PRG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L B

    RU

    XELA

    S/VI

    ENA

    E 41

    19-1

    BR

    UB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ERB

    ERPR

    GPR

    GVI

    EVI

    E

    E 40

    25B

    RU

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    IBK

    VCE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EXT

    CO

    STA

    AZU

    L E

    ESPA

    NH

    A(T

    ERR

    A)

    E T-

    002

    BR

    UB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AIB

    KVC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    NC

    EB

    CN

    MA

    DM

    AD

    EXT

    ESPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02B

    RU

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    FRA

    IBK

    VCE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SHIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    118

    119

    PL 0

    001

    AM

    SA

    MS

    RO

    TG

    ENT

    BG

    EA

    MB

    BR

    U

    E 40

    22A

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ERB

    ERPR

    GPR

    GVI

    EVI

    EB

    UD

    BU

    D

    PAR

    CIA

    L A

    MST

    ERD

    A/V

    IEN

    AE

    4022

    -1A

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ERB

    ERPR

    GPR

    GVI

    EVI

    E

    PAR

    CIA

    L A

    MST

    ERD

    A/P

    RA

    GA

    E 40

    22-2

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BER

    BER

    PRG

    PRG

    PAR

    CIA

    L A

    MST

    ERD

    A/B

    ERLI

    ME

    4022

    -3A

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ERB

    ER

    122

    123

    E 41

    25M

    ILVC

    EVC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    PAR

    PAR

    PAR

    BR

    UB

    GE

    AM

    SA

    MS

    E 40

    26PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AZR

    HZR

    HIB

    KSZ

    BVI

    EVI

    E

    EXT.

    ITA

    LIA

    IMPE

    RIA

    LE

    4026

    -1PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AZR

    HZR

    HIB

    KSZ

    BVI

    EVI

    EVC

    EVC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EXT.

    BU

    DA

    PEST

    E E

    ITA

    LIA

    EXPR

    ESS

    E 40

    26-2

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VCE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    126

    E 40

    28N

    OVO

    BR

    UB

    RU

    BG

    EA

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ERB

    ERW

    AWW

    AWK

    RA

    KR

    AB

    UD

    BU

    D

    ITA

    LIA

    IMPE

    RIA

    L C

    OM

    PA

    RIS

    E P

    .BA

    IXO

    S (E

    M A

    VIA

    O)

    124

    125

    PAR

    IS, S

    UI

    A E

    AU

    STR

    IA P

    ELO

    S A

    LPES

    PAIS

    ES B

    AIX

    OS

    E H

    UN

    GR

    IA P

    OR

    PO

    LON

    IA E

    BER

    LIM

    116

    117

    PAIS

    ES B

    AIX

    OS

    E IT

    ALI

    A

    CR

    UZE

    IRO

    FLU

    VIA

    L PE

    LA B

    ELG

    ICA

    E H

    OLA

    ND

    A

    120

    121

    CA

    PITA

    IS IM

    PER

    IAIS

    CO

    M A

    MST

    ERD

    A

    114

    115

    PAIS

    ES B

    AIX

    OS

    E TO

    DA

    S A

    S C

    API

    TAIS

    IMPE

    RIA

    IS

  • | EUROPA 2013-201414

    164

    165

    E 4

    046

    PR

    GP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    D

    E 4

    050

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /VIE

    NA

    E 4

    050-

    1PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IE

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /PR

    AG

    AE

    405

    0-2

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /BE

    RLI

    ME

    405

    0-3

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    E 4

    058

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DP

    RG

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    PAR

    CIA

    L B

    ER

    LIM

    /PR

    AG

    AE

    405

    8-1

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DP

    RG

    PR

    GP

    RG

    PAR

    CIA

    L B

    ER

    LIM

    /BU

    DA

    PE

    STE

    E 4

    058-

    2B

    ER

    BE

    RW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KRA

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L B

    ER

    LIM

    /CR

    AC

    OV

    IAE

    405

    8-3

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    E 4

    059

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DP

    RG

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /PR

    AG

    AE

    405

    9-1

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DP

    RG

    PR

    GP

    RG

    NO

    VO

    170

    171

    PAR

    IS E

    TO

    DA

    EU

    RO

    PA C

    EN

    TRA

    LN

    OV

    O

    166

    167

    PAR

    IS E

    AS

    CA

    PIT

    AIS

    IMP

    ER

    IAIS

    168

    169

    TOD

    AS

    AS

    CA

    PIT

    AIS

    IMP

    ER

    IAIS

    E P

    OLO

    NIA

    CID

    AD

    ES

    IMP

    ER

    IAIS

    PR

    EM

    IUM

    E 4

    037

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/V

    IEN

    AE

    403

    7-1

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/P

    RA

    GA

    E 4

    037-

    2LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    G

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/B

    ER

    LIM

    E 4

    037-

    3LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    R

    E 4

    145

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    D

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/C

    RA

    CO

    VIA

    E 4

    145-

    1LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KRA

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/V

    AR

    SO

    VIA

    E 4

    145-

    2LO

    NLO

    NLO

    NPA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RW

    AW

    WA

    W

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /BU

    DA

    PE

    STE

    E 4

    145-

    3PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KRA

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /CR

    AC

    OV

    IAE

    414

    5-4

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /VA

    RS

    OV

    IAE

    414

    5-5

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    E 4

    038

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /VIE

    NA

    E 4

    038-

    1PA

    RPA

    RPA

    RLO

    NLO

    NA

    MS

    AM

    SFR

    AB

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IE

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /PR

    AG

    AE

    403

    8-2

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    PAR

    CIA

    PA

    RIS

    /BE

    RLI

    ME

    403

    8-3

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    E 4

    146

    PAR

    PAR

    PAR

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DPPRR

    GGPPRR

    GGPPRR

    GGVV

    IIEEVV

    IIEE

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /PR

    AG

    AE

    414

    6-1

    PAR

    PAR

    PAR

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DPPRR

    GGPPRR

    GGPPRR

    GG

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /BU

    DA

    PE

    STE

    E 4

    146-

    2PA

    RPA

    RPA

    RW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KRA

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /CR

    AC

    OV

    IAE

    414

    6-3

    PAR

    PAR

    PAR

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    E 4

    039

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    EX

    T IT

    ALI

    AE

    403

    9-1

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /VIE

    NA

    E 4

    039-

    2PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AZR

    HZR

    HIB

    KS

    ZBV

    IEV

    IE

    E 4

    041

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    PAR

    CIA

    L LO

    ND

    RE

    S/V

    IEN

    AE

    404

    1-1

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    E 4

    057

    LON

    LON

    LON

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /RO

    MA

    E 4

    057-

    1PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    DV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    158

    E 4

    055

    PAR

    PAR

    PAR

    LON

    LON

    AM

    SA

    MS

    FRA

    BE

    RB

    ER

    156

    157

    LON

    DR

    ES

    , PA

    RIS

    E R

    OTA

    IMP

    ER

    IAL

    PAR

    IS, L

    ON

    DR

    ES

    , AM

    STE

    RD

    A E

    BE

    RLI

    M

    152

    153

    LON

    DR

    ES

    , PA

    RIS

    , SU

    IA

    E A

    US

    TRIA

    154

    155

    EU

    RO

    PA E

    SP

    ETA

    CU

    LAR

    NO

    VO

    148

    149

    PAR

    IS, L

    ON

    DR

    ES

    , AM

    STE

    RD

    A E

    CA

    PIT

    AIS

    IMP

    ER

    IAIS

    150

    151

    PAR

    IS, P

    OLO

    NIA

    E C

    IDA

    DE

    S IM

    PE

    RIA

    IS (A

    VIA

    O P

    AR

    -WA

    W)

    NO

    VO

    144

    145

    LON

    DR

    ES

    ,PA

    RIS

    E C

    AP

    ITA

    IS IM

    PE

    RIA

    IS

    146

    147

    LON

    DR

    ES

    , PA

    RIS

    E P

    OLO

    NIA

    RE

    F!

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    T

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    ST

    Q

    CO

    MTE

    D

    OR

    OTA

    S P

    OR

    LO

    ND

    RE

    S, P

    AR

    IS E

    CO

    MB

    INA

    DO

    S

    159

    RE

    F!

    QS

    SD

    ST

    QQ

    SS

    DS

    T

    QQ

    SS

    DS

    TQ

    QS

    SD

    ST

    Q

    E 4

    043

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L B

    ER

    LIM

    /VIE

    NA

    E 4

    043-

    1B

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IE

    PAR

    CIA

    L P

    RA

    GA

    /BU

    DA

    PE

    STE

    E 4

    043-

    2P

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    D

    162

    163

    E 4

    044

    PR

    GP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    D

    RO

    TAS

    PO

    R C

    AP

    ITA

    IS IM

    PE

    RIA

    IS, E

    UR

    OPA

    CE

    NTR

    AL

    CO

    M P

    OLO

    NIA

    E C

    OM

    BIN

    AD

    OS

    160

    161

    TOD

    AS

    AS

    CA

    PIT

    AIS

    IMP

    ER

    IAIS

    CID

    AD

    ES

    IMP

    ER

    IAIS

    CO

    MTE

    D

    O

  • EUROPA 2013-2014| 15

    E 4

    060

    SP

    BS

    PB

    SP

    BM

    OW

    MO

    WM

    OW

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DP

    RG

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    PAR

    CIA

    L S

    PB

    /PR

    AG

    AE

    406

    0-1

    SP

    BS

    PB

    SP

    BM

    OW

    MO

    WM

    OW

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DP

    RG

    PR

    GP

    RG

    PAR

    CIA

    L S

    PB

    /BU

    DA

    PE

    STE

    E 4

    060-

    2S

    PB

    SP

    BS

    PB

    MO

    WM

    OW

    MO

    WW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KRA

    BU

    DB

    UD

    PAR

    CIA

    L S

    PB

    /KR

    AE

    406

    0-3

    SP

    BS

    PB

    SP

    BM

    OW

    MO

    WM

    OW

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    E 4

    067

    VIL

    NV

    ILN

    RIG

    AR

    IGA

    TALL

    TALL

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DPPRR

    GGPR

    GPR

    GV

    IEV

    IE

    PAR

    CIA

    L V

    ILN

    IUS

    /KR

    AK

    OV

    IAE

    406

    7-1

    VIL

    NV

    ILN

    RIG

    AR

    IGA

    TALL

    TALL

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    E 4

    070

    VIL

    NV

    ILN

    RIG

    AR

    IGA

    TALL

    TALL

    PPRRGG

    PPRRGG

    VVIIEE

    VVIIEE

    BBUUDD

    BBUUDD

    PAR

    CIA

    L V

    ILN

    IUS

    /VIE

    NA

    E 4

    070-

    1V

    ILN

    VIL

    NR

    IGA

    RIG

    ATA

    LLTA

    LLPPRR

    GGPPRR

    GGVV

    IIEEVV

    IIEE

    PAR

    CIA

    L V

    ILN

    IUS

    /PR

    AG

    AE

    407

    0-2

    VIL

    NV

    ILN

    RIG

    AR

    IGA

    TALL

    TALL

    PPRRGG

    PPRRGG

    E 4

    071

    SP

    BS

    PB

    SP

    BM

    OW

    MO

    WM

    OW

    PPRRGG

    PPRRGG

    VVIIEE

    VVIIEE

    BBUUDD

    BBUUDD

    PAR

    CIA

    L S

    PB

    /VIE

    NA

    E 4

    071-

    1S

    PB

    SP

    BS

    PB

    MO

    WM

    OW

    MO

    WPPRR

    GGPPRR

    GGVV

    IIEEVV

    IIEE

    PAR

    CIA

    L S

    PB

    /PR

    AG

    AE

    407

    1-2

    SP

    BS

    PB

    SP

    BM

    OW

    MO

    WM

    OW

    PPRRGG

    PPRRGG

    E 4

    146

    PAR

    PAR

    PAR

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DPPRR

    GGPPRR

    GGPPRR

    GGVV

    IIEEVV

    IIEE

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /PR

    AG

    AE

    414

    6-1

    PAR

    PAR

    PAR

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    DPPRR

    GGPPRR

    GGPPRR

    GG

    PAR

    CIA

    L PA

    RIS

    /CR

    AC

    OV

    IAE

    414

    6-3

    PAR

    PAR

    PAR

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RA

    182

    183

    E 4

    012

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    184

    185

    E 4

    026

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    EX

    T. IT

    ALI

    A IM

    PE

    RIA

    LE

    402

    6-1

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T. B

    UD

    AP

    ES

    TE E

    ITA

    LIA

    EX

    PR

    ES

    SE

    402

    6-2

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    186

    187

    E 4

    024

    ZRH

    ZRH

    IBK

    SZB

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    188

    189

    PL

    0002

    EX

    BS

    PI

    MA

    IR

    UD

    HK

    OB

    LIN

    ZK

    OL

    190

    191

    PL

    0003

    ZAG

    ZAD

    TEL

    VO

    DS

    PU

    HVA

    KO

    RD

    BV

    E 4

    049

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    E T

    -002

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02B

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    E 4

    080

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    M

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    E T

    -002

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    VC

    EV

    CE

    FLO

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEV

    CE

    VC

    EFL

    OFL

    OR

    OM

    RO

    MS

    HIP

    B

    CN

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    PAR

    IS E

    PO

    LON

    IA C

    OM

    ALE

    MA

    NH

    AE

    401

    4PA

    RPA

    RPA

    RFR

    AB

    ER

    BE

    RW

    AW

    WA

    WK

    RA

    KRA

    EX

    T. B

    UD

    AP

    ES

    TEE

    401

    4-1

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    WA

    WW

    AW

    KR

    AK

    RAB

    UD

    BU

    D

    E 4

    003

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR

    OM

    EX

    T C

    OS

    TA A

    ZUL

    E E

    SPA

    NH

    A(T

    ER

    RA

    )E

    T-0

    02B

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    DV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    RO

    MN

    CE

    BC

    NM

    AD

    MA

    D

    EX

    T E

    SPA

    NH

    A(B

    AR

    CO

    )E

    B-0

    02B

    ER

    BE

    RP

    RG

    PR

    GV

    IEV

    IEB

    UD

    BU

    DV

    CE

    FLO

    RO

    MR

    OM

    SH

    IP

    BC

    NB

    CN

    MA

    DM

    AD

    E 4

    052

    PAR

    PAR

    PAR

    FRA

    BE

    RB

    ER

    PR

    GP

    RG

    VIE

    VIE

    BU

    DB

    UD

    VC

    EFL

    OR

    OM

    RO

    MR