12
Um marianense entre as vitimas da ditadura Gazeta online FOTO: REPRODUÇÃO | COMISSÃO DA VERDADE n° 14 | 12 de dezembro de 2014 Conheca a historia de uma das vitimas listadas pela Comissao da Verdade. (p. 8 e 9) , ´ de Mariana ´ ´ ~

Gazeta Online - 14 ª Edição

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Informativo da Prefeitura de Mariana

Citation preview

Page 1: Gazeta Online - 14 ª Edição

Um marianense entre as vitimas da ditadura

Gazetaonline

FOTO

: REP

RO

DU

ÇÃO

| CO

MIS

SÃO

DA

VER

DA

DE

n° 14 | 12 de dezembro de 2014

Conheca a historia de uma das vitimas listadas pela Comissao da Verdade. (p. 8 e 9)

, ´

de Mariana

´´ ~

Page 2: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro2 Gazeta

QUEM SOMOS

PREFEITO Celso Cota

VICE-PREFEITO Duarte Júnior

SECRETÁRIO DE GOVERNORaul José de Almeida Junior

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃORangel Allan da Silva

SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMOAntonio Delfonso Ferreira

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOHelielcio Jesus Vieira

SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIALIvânia Perdigão

SECRETÁRIO DE DESPORTOSHelerson Freitas

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃOElizabeth Cota

SECRETÁRIO DE FAZENDAJosé Carlos Sampaio De Castro

SECRETARIO DE ESTRADAS VICINAISBreno Estevão

SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E TRÂNSITOGeraldo Magela de Oliveira

SECRETÁRIO DE SAÚDEGermano Zanforlim De Araújo

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃODanilo Brito das Dores

SECRETÁRIA DE OBRAS E PLANEJAMENTO URBANOFátima de Souza Guido

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTEJosé Miguel Cota

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIALJosé Luiz Furst

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURALPaulo César Gonçalves de Carvalho

PROCURADORIAJosé Celso

Opinião

PALAVRA DO PREFEITO

EXPEDIENTE

SECRETÁRIO ADJUNTO DE COMUNICAÇÃO Arlindo Luís Ferreira • COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Douglas Couto • JORNALISTAS Kiria Ribeiro e João Felipe Lolli • PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO Gabriela Ribeiro • REDAÇÃO Ana Rafaela, Andressa Goulart, Carol Rooke, Diogo Queiroga, Gabriella Pinheiro, Iago Rezende, Kaio Barreto, Rafael Melo, Sandro Andrade e Thamira Bastos.

CONSELHO EDITORIAL Dílson Cláudio e Israel Quirino • EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA • Acesse: www. mariana.mg.gov.br

Gazetade Marianaonline

Meu amigo e minha amiga. Com a previsão de que devemos enfrentar um período chuvoso muito intenso com fortes temporais, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, desde já mobilizamos toda equipe da Defesa Civil. Ao longo do ano, durante o período de seca, nos empenhado nas ações de prevenção. O município tem feito a parte dele, com desassoreamento e limpeza de rios e córregos, muros de contenção e de gabião. Além disso, estamos fazendo o monitoramento de áreas de risco. Mas, a conscientização de cada cidadão também faz parte da ação. Apesar de todos os esforços, sabemos muito ainda há o que ser feito. Agora é hora de colocar o plano de alerta. A Defesa Civil mantém um telefone de plantão 24 horas para a população, o 199. Por este número você pode receber orientações dos agentes em caso de problemas com as chuvas. Estamos trabalhando firme para amenizar os impactos destas fortes chuvas de fim de ano que atingem nossa cidade.

Celso Cota PREFEITO

Page 3: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro 3Gazeta

PREFEITO VISTORIA aREAS ATINGIDAS FOTOS: ITALO DO CARMO | PREFEITURA DE MARIANA

FOTOS: ITALO DO CARMO | PREFEITURA DE MARIANA

Defesa Social

Em três dias, Defesa Civil de Mariana registra cerca de 143 mm de chuvas

Prefeito Celso Cota acompanha os trabalhos da Defesa Civil, que pede atenção redobrada no período de chuvas.

´

Da Redação

Desde as primeiras horas de sábado (06), o prefeito Celso Cota segue visto-riando as áreas que sofreram danos pro-vocados pelas chuvas intensas, no fim de semana, em Mariana. As visitas estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil de Mariana e equipe da Secretaria de Obras e

Planejamento Urbano na Travessa Vinhá-tico, Rua Cascalheira, no Barro Preto, Rua São Vicente de Paulo, na Vila Aparecida, dentre outros bairros do município.

A previsão é de tempo instável até sába-do (12). A expectativa dos meteorologistas é que em dezembro Minas Gerais tenha chuva dentro da média para o período.O prefeito colocou de sobreaviso toda a sua

estrutura de Defesa Civil e orienta a popu-lação a ligar para o número de telefone 199 da Defesa Civil, 153 da Guarda Municipal ou 193 do Corpo de Bombeiros para co-municar enchentes e alagamentos.

BALANÇOConforme balanço divulgado pela

Defesa Civil municipal, no fim de sema-na caiu sobre a cidade de Mariana apro-ximadamente 143mm em três dias de chuva consecutivos. Foram atendidas 20 ocorrências, dentre elas o solapamento do muro de gabião próximo a Rua Cascalhei-ra, deslizamento de terra na Rua Travessa Vinhático, e desabamento parcial de um imóvel, construindo de forma irregular sobre o murro de gabião, na Rua São Vi-cente de Paula, no Bairro Vila Aparecida.

Além disso, houve registro de desli-zamento nos bairros Rosário, Cabanas, Morro Santana, Santa Rita de Cássia, a maioria causada por escavações irregula-res a 90° nos taludes. Não houve registro de vítimas. Os locais foram vistoriados pela Defesa Civil em parceria com os pro-fissionais da Secretaria de Desenvolvi-mento Social e Cidadania.

Page 4: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro4 GazetaDefesa Social

PELO DIREITO DE ACESSIBILIDADE

FOTO: GABRIELLA PINHEIRO| PREFEITURA DE MARIANA

Prefeitura reafirma compromisso com as pessoas com deficiência

Gabriella Pinheiro

Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na quarta-fei-ra (03), o município de Mariana reafirmou o seu compromisso de apoio às entidades que cuidam das pessoas com necessidades especiais, para que elas tenham vida saudá-vel e maior integração com os outros.

Em julho deste ano, por exemplo, o município repassou a diversas entidades filantrópicas de Mariana mais de R$ 280

Adequação e nivelamento das calçadas é uma das ações da Prefeitura de Mariana para melhorar a acessibilidade no município.

mil em subvenções sociais. Ao todo mais de dez entidades receberam recursos, dentre elas a Casa Lar Estrela e as Obras Sociais Monsenhor Horta, mantenedora da Comunidade da Figueira.

Com o apoio da prefeitura, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tem cumprido a sua missão de integrar os deficientes nas atividades cotidianas, além de realizar projetos em diferentes áreas. A entidade funciona há 19 anos, e conta com cerca de 200 alunos de seis meses a 83 anos.

ATIVIDADENo sábado (06), a Associação Maria-

nense de Acessibilidade (AMAC) promo-veu ato na região central da cidade com objetivo de conscientizar a importância da acessibilidade para os deficientes.

A manifestação percorreu o Termi-nal Turístico, passando pelo Centro de Convenções e Prefeitura de Mariana. A AMAC foi criada em 2013, com a ajuda de moradores, alunos, professo-res e deficientes.

Da Redação

As cidades históricas pa-decem de estruturas ade-quadas, pois não foram pla-nejadas com esse tipo de preocupação. Assim são fre-quentes as escadarias, degraus e portas estreitas que dificul-tam a acessibilidade de pesso-as com mobilidade reduzida.

No perímetro onde não há restrição de intervenção, foram reestruturados, apro-ximadamente, 10 mil me-tros de passeios em todos os bairros. A ação tem por ob-jetivo reconstituir trechos danificados, além de criar mais áreas de circulação e mobilidade urbana.

Outra ação é a determi-

INTERVENÇÕES NAS ÁREAS TOMBADAS É DESAFIOnação em lei de que todas as obras no município ofereçam acessibilidade. Algumas áre-as já estão readaptadas, como a Avenida Nossa Senhora do Carmo, que foi requalificada.

Dentro desse trabalho houve reestruturações de canteiros, melhorias na si-nalização viária e serviços de arborização, pisos táteis

(pisos direcionais e de aler-ta elevados voltados à aces-sibilidade de pessoas com deficiência visual) serão im-plantados nas calçadas. Ou-tras ações ligadas à melho-ria do trânsito de pedestres na avenida foram a constru-ção de faixas elevadas e a correção na declividade das entradas de garagem.

Page 5: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro 5Gazeta

Atletas da APAE Mariana participam e vencem as Olimpíadas Especiais

Fustal, atletismo e arremesso de peso: atletas marianenses ganham medalha de ouro nas Olimpíadas Especiais.

BONS EXEMPLOS DE SUPERAcaODesenvolvimento Social

Da Redação

Com belos exemplos de superação, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Mariana) ven-ceram a 18ª edição das Olimpíadas Espe-ciais das APAEs. A disputa aconteceu en-tre os dias 4 e 7 de dezembro, em Araxá. A APAE Mariana foi representada pelos atletas Jean Carlos da Costa e Gilvam Ra-mos, tendo como técnico o professor Jor-

Diogo Queiroga

Com objetivo de melhorar a acessibilidade da população, a Prefeitura de Mariana insta-lou corrimão na escada que liga as ruas Wenceslau Braz e Mar-quês de Pombal, no Centro.

Os trabalhos foram execu-tados pela equipe da Secretaria Adjunta de Serviços Urbanos (Sasu) e visa garantir a segu-rança de quem transita no lo-

cal, atendendo as reivindica-ções de alguns moradores.

Além do corrimão, a prefei-tura realizou a manutenção do corrimão da Rua do Seminário.Moradora da Rua Marquês de Pombal, Fernanda Silva desta-cou que a instalação dessa es-trutura foi de suma importân-cia. “Eu passo por aqui todos os dias, e realmente há riscos de tombos por aqui. Ficou ótimo esse corrimão”, disse.

INSTALADO CORRIMÃO NA RUA MARQUÊS DE POMBAL

FOTO: DIVULGAÇÃO | PREFEITURA DE MARIANA

ginho. Os marianenses representaram o Conselho Centro I (Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Belo Horizonte, Conselheiro La-faiete, Congonhas e Ouro Branco) e fize-ram bonito. Eles se destacaram nas moda-lidades arremesso de peso, revezamento (corrida) 4x100m e futsal.

O atleta Jean Carlos bateu recorde mi-neiro de arremesso de peso na distância de 12,93m, sagrando-se campeão. Os dois

atletas de Mariana, junto com a equipe Centro I, ainda conquistaram o segundo lugar no revezamento 4x100m e foram campeões do futsal.

Segundo o professor Jorginho, respon-sável pela equipe de Mariana, “estas ativi-dades servem para o crescimento esporti-vo, moral e para amenizar o preconceito”.

O município de Mariana parabeniza os nossos atletas por esta conquista!

~

´

FOTO: DIOGO QUEIROGA | PREFEITURA DE MARIANA

Page 6: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro6 GazetaDefesa Social

Sandro Andrade

Homenagens marcaram as come-morações dos 13 anos da Guarda Mu-nicipal de Mariana. Fundada em 2001, no primeiro mandato do Prefeito Celso Cota, a Guarda Municipal de Mariana cumpre a missão constitucional de pro-teção dos bens públicos e segurança das pessoas, atuando, preferencialmente, no caráter preventivo.

Nos seus 13 anos de trabalho, a GM Mariana evoluiu no seu atendimento à comunidade, atuando hoje em frentes distintas, como a Defesa Civil, a regula-ção do trânsito e a Fiscalização de Pos-turas, atividades que foram assumidas pela Guarda em razão da sua completa aceitação pela comunidade marianense. Também desenvolve trabalhos suple-mentares como a ronda escolar e cam-panhas de prevenção às drogas.

Para o prefeito Celso Cota a atuação

“É importante ressaltar o orgulho que temos desta corporação”, diz o prefeito

da Guarda Municipal é um reforço ao trabalho das Polícias Militar e Civil no município. “Não se fala em segurança pública em nosso município sem falar na Guarda Municipal. Desde o primeiro dia de nosso governo as nossas ações tem sido voltadas a essa gloriosa instituição,

FOTO: SANDRO ANDRADE | PREFEITURA DE MARIANA

GUARDA MUNICIPAL COMEMORA 13 ANOS

que criamos em 2001, buscando a va-lorização da cada agente. É importante ressaltar o orgulho que temos desta cor-poração, sobretudo, porque está presente em diversas áreas de atuação, fundamen-tais para a organização urbana e seguran-ça dos cidadãos”, diz o prefeito.

Sessão solene no Centro de Convenções marcou o aniversário de 13 anos da Guarda Municipal.

Além do patrulhamento que garan-te a segurança aos moradores e turistas, a Guarda Municipal desenvolve ações de cunho social, educativo e cultural, dentre elas campanhas natalinas e do agasalho, palestras nas escolas e eventos visando educar os cidadãos no comportamento com o patrimônio público.

Atualmente, a corporação possui 123 agentes, sendo 78 homens e 45 mulhe-res divididos nos setores: administrativo, educativo, Defesa Civil, gerenciamento do

ATUAÇÃO DESTACADA NA CIDADE E DISTRITOS

trânsito, e apoio no judiciário e delegacia, Central de Monitoramento, Serviço Os-tensivo e Fiscalizador de Posturas. Tudo sobre o comando de uma mulher, a GM Kele Cristina Araújo, que há 13 anos inte-gra a Guarda Municipal. “Tivemos grandes avanços e melhorias, tanto na estrutura fí-sica e de trabalho, quando na aceitação e respeitabilidade que temos da população e visitantes. Isso é muito gratificante não só para mim, mas para todos que fazem a guarda”, diz a comandante Kele.

Page 7: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro 7Gazeta

FOTO: KÍRIA RIBEIRO | PREFEITURA DE MARIANA

FOTO: KÍRIA RIBEIRO | PREFEITURA DE MARIANA

ARTESAOS EXPOEM TALENTO NA FEIRA

Cultura e Turismo

Sandro Andrade

Beleza, talento e criativida-de estão sendo apresentados na 1ª Feira de Artesanato Na-talino, realizada no Centro de Convenções de Mariana, até o dia 21 de dezembro. Oportuni-dade para que artesãos do mu-nicípio apresentem seus traba-lhos ao público. A iniciativa, da Secretaria de Cultura e Turis-mo, tem parceria com o CRAS e associações comunitárias.

A iniciativa pretende ser referencial nas compras de final de ano, além de opor-tunizar negócios que possam fomentar o artesanato local e a cultura marianense.Anjos, caixas de presentes, toalhas de mesa bordadas e de crochê, fronha para almofada, panos de prato pintados, pesos de

porta e guirlandas são alguns dos produtos da feirinha.

“A oportunidade está sendo maravilhosa, fico feliz por terem cedido esse espa-ço para o nosso trabalho. O número de visitas e vendas me surpreendeu, espero num futuro próximo termos um espaço fixo, onde podemos expor e vender nossa arte, que faz parte da cultura e identidade de Mariana”, disse a artesã Tânia Soares.

Para a artesã Cremilda, a popular Niquinha,esse tipo de oportunidade deve ser dada em vários períodos do ano, e deve-se“fazer parcerias com os guias turísticos para que eles também venham conhe-cer e comprar nossos produ-tos, pois eles também fazem parte da arte marianense, que

Espaço é destinado para que artistas do município apresentem seus trabalhos

não é só de esculturas e telas pintadas”, destacou Niquinha, que faz parte do CRAS do Bairro Cabanas.

A feira fica aberta de

Feira de Artesanato é oportunidade para compras de Natal com bom gosto e bom preço.

quinta à sábado, das 9h às 22h, e no domingo das 10h às 18h no Centro de Conven-ções de Mariana, em frente a Casa do Papai Noel.

~ ~

Page 8: Gazeta Online - 14 ª Edição

Crimes da Ditadura8 GazetaEspecial

Crimes da Ditadura8 GazetaEspecial

Marianense entre as vitimas da ditadura

FOTO: REPRODUÇÃO | COMISSÃO DA VERDADE

Douglas Couto

Capítulos obscuros da história con-temporânea brasileira começam a ser revelados pela Comissão Nacional da Verdade que, após dois anos e sete meses de trabalhos, reconhece,em seu relatório final, 434 mortes e desaparecimentos de vítimas da ditadura militar no país.

O relatório final entregue na quarta-feira (10) pela comissão à Presidência da República revela mais 72 mortos ou de-saparecidos que não constavam na docu-mentação oficial. Até então, eram 362 víti-mas, número que sobe para 434.

Entre as vítimas, um era marianense: Helber José Gomes Goulart, morto pela ditadura em 16 de julho de 1973, em São Paulo, portanto, há 41 anos. Ele era dati-lógrafo e apontador, funcionário da Pre-feitura de Mariana, e residia num sobrado na esquinada Praça da Sé com a Rua San-tana, no centro histórico.

Entre os mais de 430 mortos está Helber Goulart, desaparecido desde 1973

Personagem desconhecido em Maria-na, Helber foi homenageado em São Pau-lo com nome de rua. No ano passado, seu nome foi incluído num memorial inaugu-rado em Belo Horizonte, e homenageado-peloprefeito Celso Cota durante o discur-so nas comemorações cívicas oficiais do “Dia de Minas”.

“A tradição de Minas é de não se calar. Em memória daqueles que se entregaram às lutas de outros tempos, registramos em monumento erguido na principal avenida da capital mineira o nome de 58 mártires da Ditadura Militar. Não nos surpreende encontrar ali, entre aqueles devotos de-fensores da democracia, o nome do ma-rianense, Helber Goulart, ceifado pelos anos de chumbo em uma manhã de 16 de julho de 1973. Há 40 anos de saudades. Eis, portanto, o tributo ofertado por Ma-riana em favor da liberdade de expressão, ao qual nos reverenciamos com orgulho”, disse Celso.

´

Page 9: Gazeta Online - 14 ª Edição

9Gazeta Crimes da DitaduraEspecial

Familia soube da

morte dois dias depois

e pela TV

FOTO: KAIO BARRETO | PREFEITURA DE MARIANA

Na ficha de Helber Gou-lart consta que ele morreu em São Paulo, no dia 16 de julho de 1973, em circunstâncias “não totalmente esclarecidas”. Na versão oficial dos fatos, apresentada pelos órgãos de repressão, Helber teria mor-rido numa troca de tiros com agentes de segurança do Esta-do, nas proximidades do Mu-seu do Ipiranga.

A família só soube da exe-cução dois dias depois, em 18 de julho, pela televisão.As in-vestigações da Comissão de Familiares de Mortos e De-saparecidos Políticos e, mais

Relatório da comissão

recentemente, pela Comissão Nacional da Verdade revela-ram a existência de indícios de que os órgãos de repressão divulgaram uma versão falsa para a morte de Helber.

O atestado de óbito de Helber registra que a mor-te ocorreu às 16horas, de 16 de julho de 1973. Embora a requisição de exame necros-cópico ao Instituto Médico-Legal (IML) também registre que ele teria morrido às 16h, o verso do documento indica que o corpo deu entrada no necrotério às 8h do mesmo dia. Portanto, o corpo teria

Em decisão de 14 de maio de 1996, a Comissão Especial sobre Mortos e Desa-parecidos Políticos (CEMDP) reconheceu a responsabilidade do Estado brasileiro pela morte de Helber Goulart. Seu nome consta no Dossiê Ditadura: Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil (1964-1985), organizado pela Comissão de Fa-miliares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Em sua homenagem, seu nome foi atribuído a uma rua no bairro Jardim Atlântico, em Belo Horizonte (MG).

chegado oito horas antes do horário registrado como horá-rio da morte.

Helber José Gomes Gou-lart foi enterrado como in-digente, no cemitério Dom Bosco, em Perus, na cidade de São Paulo. Em 1992, seus res-tos mortais foram exumados e identificados pela equipe do Departamento de Medicina Legal da Universidade Esta-dual de Campinas e traslada-dos para Mariana. Após missa celebrada por dom Luciano Medes de Almeida, o sepulta-mento foi realizado no cemité-rio Santana.

Os restos mortais de Helber estão no cemitério Santana desde 1992.

´

Page 10: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro10 Gazeta

COMUNICADO SOBRE GINÁSTICA NA ARENA

As atividades do projeto Ginástica na Arena, da Secre-taria de Desportos, estão sendo encer-radas nessa sema-na, as aulas aconte-cem até sexta-feira (12), com previsão

dia de SUPER CLASSICO NA ARENA FOTO: CAROL ROOKE | PREFEITURA DE MARIANA

João Felipe Lolli

A Arena Mariana vai sediar mais uma importante partida da Superliga de vôlei. No dia 13 de dezembro é a vez do confronto entre Minas Tênis Clube x Voleisul (RS), às 17 horas, que promete grandes emoções a todo o público. Os ingressos serão trocados por um brin-

Sorteio de brindes, pipoca e muita animação na partida deste sábado

O ano nem encer-rou e a Secretaria de Desportos de Maria-na já planeja começar 2015 a todo vapor. A partir do dia 05 de ja-neiro começa o proje-to “Colônia de Férias” com atividades espor-tivas para as crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos. Informações

Para fechar o ano com chave de ouro, Minas recebe o Voleisul (RS) em busca de mais uma vitória na Superliga de Vôlei.

COLÔNIA DE FÉRIAS NO MÊS DE JANEIRO

quedo, que serão doados no natal. E tem mais, durante o jogo serão

sorteados brindes para a torcida!E aí, já trocou seu ingresso?Então não perca tempo! Vá até a Secretaria de Despor-tos, que fica na Arena Mariana, e troque o seu ingresso por um brinquedo, que não precisa ser novo, mas tem que estar em bom estado de conservação.

A partida entre Minas x Voleisul (RS) co-meça mais cedo: é no sábado, às 17h, e pro-mete grandes emoções a todo o público.A disputa faz parte da tabela de jogos da Su-perliga 2014/2015, sendo uma das mais importantes competições filiada a Confe-deração Brasileira de Voleibol. Os jogos da Superliga têm a participação de diferentes clubes de diversos estados brasileiros.

´Desportos

de retorno em 05 de janeiro de 2015.

A Secretaria de Desportos, em nome da Prefeitura de Mariana, deseja a todos boas festas, boas férias e bom descanso.

(31) 3557-2128. Além disso, haverá

o retorno do projeto Ginástico de Férias, com tabela de horários a ser definida. As atu-alizações de informa-ções sobre o esportes podem ser conferida no site oficial do mu-nicípio www.mariana.mg.gov.br.

Page 11: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro 11GazetaDesenvolvimento Econômico

MAIS R$ 24,6 MILHOES NO COMERCIO´

FOTO: KAIO BARRETO | PREFEITURA DE MARIANA

Prefeitura paga salários de novembro, dezembro e décimo terceiro

Rigor fiscal, planejamento e gestão: prefeitura faz injeção financeira no Natal.

Comércio de portas abertas para as compras de fim de ano.

GESTÃO EFICIENTE NAS CONTAS PÚBLICAS

~

João Felipe Lolli

Com a proximidade do fim de 2014, o município de Mariana, na Região Central do Estado, vai injetar o equi-valente a R$ 21,6 milhões na economia local, com o pagamento dos salários de novembro, dezembro e décimo tercei-ro. O valor foi calculado pelo Departa-mento de Pessoal da Secretaria Munici-pal de Administração.

Como o período também é marcado por festas e celebrações, os comercian-tes locais aguardam ansiosos o momen-to que aquece praticamente todos os setores da economia. Além do salário de novembro, pago no início deste mês, o município de Mariana paga em única parcela o décimo terceiro salário. O sa-lário do mês de janeiro será antecipado e depositado no dia 22 de dezembro.

Em 21 dias, a prefeitura vai inje-tar quase R$ 21 milhões e 600 mil na economia local.

Soma-se ainda a essa quantia mais cerca de R$ 3 milhões, valor pago aos 825 profissionais da Secretaria de Educação que acompanham o calendário letivo e entram de férias em dezembro. São mais de 350 professores e quase 500 profissio-nais ligados diretamente a educação.

A decisão de antecipação salarial e pagamento dos abo-nos em dia reflete o planeja-mento eficiente e a política rigorosa que é a marca do go-verno Celso Cota. Com isso, a administração municipal mostra, mais uma vez, que a nossa política é de valoriza-ção dos servidores.

Apesar dos impactos da crise financeira nos municí-pios brasileiros, em especial os mineradores, a viabiliza-ção dos recursos foi possível graças ao rigoroso ajuste fi-

nanceiro realizado este ano em todas as áreas do governo e ao esforço de arrecadação.

“Ao longo do ano fizemos um enorme esforço de oti-mização dos gastos, redução das despesas para que pu-déssemos avançar tranquilos e honrar os nossos compro-missos com o nosso servi-dor”, disse o prefeito. Com o dinheiro na mão, os 3,9 mil servidores públicos poderão ir às compras ou quitar as dívidas, aquecendo assim a economia local.

Page 12: Gazeta Online - 14 ª Edição

12 de dezembro12 GazetaCultura

Da Redação

O mês de dezembro de 2014 mar-ca os 30 anos do restauro doórgão Arp Schnitger, da Catedral da Sé de Ma-riana. Para marcar esta data, haverá quatro concertos a preços populares: as apresentações dos dias 12, 14, 19 e 21 de dezembro têm como ingresso R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).No dia 14 de dezembro, domingo, a organista Josinéia Godinho recebe o trompetista Érico Fonseca, integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor da Universidade Federal de Ouro Preto, e o trombonista Wesley Procópio, jo-vem musicista marianense, concluindo licenciatura em música pela Ufop.

Os concertos do Órgão da Sé no mês de dezembro são temáticos, com repertó-

Nos 30 anos do restauro do instrumento haverá concertos a preços populares

rio natalino para órgão. Além das diver-sas variações de cantos religiosos e po-pulares dos séculos XV a XVIII, as obras chamadas de pastorais também são mui-to comuns. As peças procuram recriar a atmosfera de paz na qual os pastores se encontravam no campo quando recebe-ram dos anjos a notícia do nascimento de Jesus. Outro tipo de peça recorrente no repertório natalino são os Noeis, me-lodias francesas de origem popular, que têm sempre como temática os aconteci-mentos da noite de Natal, seja a viagem dos pastores, ou a de Maria e José, como também a paz do presépio.

RESTAUROEm 1984 o Órgão Arp Schnitger da

Catedral da Sé de Mariana voltava a

FOTO: NENO VIANNA / DIVULGAÇÃO

CONCERTO ESPECIAL NO ORGAO DA SE

tocar depois de quase 50 anos inativo. Nestes anos, o Órgão vem sendo utili-zado em funções litúrgicas e nos Con-certos Regulares e Internacionais. A restauração do Órgão Arp Schnitger, iniciada em 1977 e complementada, em uma segunda fase, entre 2000 e 2002, deu início a um movimento de preser-vação e revalorização dos órgãos histó-ricos no Brasil.

CONCERTOOs concertos regulares do Órgão

Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Para agendar grupos e ter mais in-formações, entre em contato pelo tele-fone (31) 3558-2785. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.

Os concertos regulares do Órgão acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé.

´´ ~