8

Informativo PMDB Mulher com Pezão

  • Upload
    pmdb-rj

  • View
    216

  • Download
    0

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Material produzido pelo PMDB Mulher do estado do Rio de Janeiro

Citation preview

Page 1: Informativo PMDB Mulher com Pezão
Page 2: Informativo PMDB Mulher com Pezão

2

Falar em combate à violência contra a mulher não significa só prender os agressores. É preciso criar es-truturas de apoio para as vítimas, para que elas te-nham como recuperar sua autoestima. Por isso, o atual governo, com Pezão, tem criado e ampliado equipa-mentos de proteção às mulheres em todo o estado.

Um exemplo são os Centros Integrados de Atendi-mento a Mulher (CIAMs). Hoje, o Rio possui duas uni-dades, localizadas na capital e na Baixada Fluminense, que trabalham em conjunto com o judiciário, polícia e defensoria pública. Nos CIAMs as mulheres são aten-didas por equipes formadas por assistentes sociais, advogadas e psicólogas.

Além dessas duas estruturas estaduais, existem hoje serviços semelhantes em 19 municípios, criados atra-vés de uma parceria com o estado que começou em 2007. Com isso, as mulheres de todo o Rio estão ga-nhando uma ampla rede de proteção.

Assistência Social

Além dos CIAMs e das estruturas municipais, conta-mos hoje com a Casa da Mulher de Manguinhos. Inau-gurada em 2009, a casa acolhe, assiste e orienta as mu-lheres em situação de violência na região.

As mulheres em situação de violência tem hoje ainda uma casa abrigo, com capacidade para 80 pessoas. O Lar da Mulher serve para garantir a segurança e pro-teção das mulheres ameaçadas e seus filhos. Lá, elas recebem orientação e acompanhamento jurídico.

Esses são avanços muito importantes para fazer valer nossos direitos. São conquistas que precisamos defen-der e ampliar!

Este é um projeto que coloca a tecnologia a serviço das mulheres. Ele prevê a instalação de totens nas es-tações de trem, onde as mulheres poderão se cadas-tras para receber pelo celular informações sobre saú-de, segurança e leis que garantem seus direitos.

A previsão é de que 320 mil pessoas por dia utilizem os serviços.

Apoio para as mulheres vítimasgarantindo direitos e saúde

Projeto Via Lilás

Foto: Vanor Correia

Foto: Wanderson Costa Cruz

Page 3: Informativo PMDB Mulher com Pezão

3

DEAMs Delegacia Especial de Atendimento a Mulher

Das 12 Delegacias da Mulher que existem no estado, cinco delas foram inauguradas no atual governo. O projeto existe desde 1986 no Rio, e ganhou nos últimos sete anos uma atenção especial por parte do Poder Público. Hoje elas estão na Baixada, Região dos Lagos, Serrana e Metropolitana.

A mais nova unidade da DEAM foi instalada em Duque de Caxias e já está em funcionamento. Um grande vo-lume de ocorrências será atendido com maior rapidez, proporcionando maior segurança às mulheres.

Aumento das Operações - A polícia também in-tensificou as operações de combate à violência contra a mulher. Ações como “Melhor sem Ele” ajudaram a prender mais de 70 agressores, além de estupradores e assassinos de mulheres. São ações até então inéditas, que foram criadas e ampliadas na atual gestão, ajudan-do a salvar a vida de muitas mulheres.

DEAM Itinerante – outro exemplo da importância que o atual governo deu para o assunto é a criação deste ônibus, transformado em delegacia móvel. Com ele, muitas das vítimas puderam finalmente registrar suas ocorrências com um atendimento personalizado e especializado.

Inauguração de Delegacias de Polícia em Comunidades com UPP

As delegacias da Rocinha e do Alemão, as primeiras em comunidades pacificadas, foram fundamentais também para atender às mulheres. Inauguradas em 2013, as unidades foram montadas com um núcleo de atendimento à mulher, que cuida dos casos de violên-cia doméstica.

RESULTADO 60% dos casos são relativos à Lei Maria da Penha.

DELEGACIA ROCINHAEm seis meses, foram 1.112 registros de ocorrência.

DELEGACIA ALEMÃOEm seis meses, foram 737 registros de ocorrência.

Segurança

Cartilhas – criadas pela Delegada Martha Rocha, ex-chefe de PC, foram distribuídas mais de 170 mil, com objetivo orientar as mulheres sobre seus direitos e de divulgar os serviços disponíveis para enfrentar a violência doméstica e familiar.

7 Núcleos de Atendimento à Mulher | NUAMsOs NUAMs são uma espécie de mini delegacia da mu-lher, instalados em delegacias convencionais, com a capacitação dos policiais para o atendimento às víti-mas. É mais um projeto que está sendo ampliado por todo o estado, e que temos a obrigação de defender!

O aumento de registros de violência contra as mulheres

Quem olha as estatísticas pode achar que a violência aumentou, mas foi justamente o contrário. Os re-gistros de violência doméstica cresceram porque as mulheres passaram a confiar cada vez mais na polícia. Trata-se, portanto, de um indicador de que estamos no caminho certo.

Em 2009, uma alteração na lei relacionada ao estupro também contribuiu para o aumento das denúncias. Um dos pontos é sobre a denúncia de estupro de vul-nerável: antes, apenas o responsável legal podia de-nunciar, com a nova lei, qualquer pessoa pode fazê-lo.

UPPs – Com a implantação das UPPS, as mulheres também denunciaram mais. Inclusive em duas comu-nidades pacificadas, existem delegacias recém-inau-guradas, que possuem o Núcleo de Atendimento às Mulheres.

Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher da Polícia Civil – criada na atual gestão para chefiar todas as DEAMs.

Estes são alguns exemplos da prioridade que o atual governo deu para o enfrenta-mento à violência contra a mulheres. Com Pezão, temos a garantia de que isso vai continuar!

Ninguém fez tanto no combate à violência contra a mulher

Page 4: Informativo PMDB Mulher com Pezão

4

Hospital Estadual Heloneida Studart

São João de Meriti

Com 8 mil atendimentos e 400 partos por mês, tra-

ta-se de um hospital voltado para o atendimento de

gestantes de alto risco. São milhares de vidas de mu-

lheres e bebês salvas desde a inauguração em 2010.

Casa da Mãe - Dentro do Hospital funciona a Casa da

Mãe, um local onde as mães que moram longe podem

ficar hospedadas quando seus filhos precisam ficar in-

ternados.

SOS Mulher - Programa que presta atendimento

emergencial, ambulatorial e individual à mulheres

vítimas de violência doméstica. Em casos de violência

sexual, são tomadas também medidas imediatas para

a prevenção da gravidez e de DSTs. O serviço atende

em média, 35 mulheres por mês. O projeto foi estendi-

do a outras unidades estaduais de saúde.

Hospital Estadual da Mãe | MesquitaO Hospital Estadual da Mãe foi inaugurado em

14 de junho de 2012 e atende a gestante de baixa e

média complexidade. Em 2014 foram realizados em

média, 9 mil atendimentos por mês.

Foto: Salvador Scofano

Clínica da Mãe - Responsável pelo atendimento ambulatorial da unidade. Lá, as gestantes, fazem pré-natal com fisioterapia, exames laboratoriais, raio-X e ultrassom.

Serviços pioneiros - Muito usada na Inglaterra, a téc-nica anestésica com o uso de óxido nitroso traz gran-de conforto às mulheres durante o trabalho de parto, além da sala Pré-Parto, Parto e Pós-Parto, também conhecidas como PPP. Lá, a gestante é encaminhada quando já está prestes a dar à luz e tem acesso a méto-dos que vão ajudá-la na hora do parto.

Centro de Atenção à Mulher Adolescente | CEAMA Com média de 550 atendimentos/mês, nos CEAMA, as jovens mães (entre 12 e 18 anos) recebem um pré-natal individualizado e com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

São oferecidas palestras sobre sexualidade, gravidez inesperada, alterações no corpo durante a gestação, planejamento familiar, DSTs e cuidados com o re-cém-nascido. A ideia dos Centros nasceu do grande número de gestantes adolescentes registrado nas duas maternidades da Baixada Fluminense.

Programa Amor de MãeCriado para levar informações sobre gestação, cuida-dos com o bebê, nutrição, planejamento familiar, do-enças sexualmente transmissíveis, aleitamento mater-no e maternidade à comunidade. É mais uma iniciativa pioneira da atual gestão.

Saúde

Hospitais especiais, mamógrafo, bancos de leite, maternidades: a saúde da mulher foi e vai continuar sendo prioridade

Page 5: Informativo PMDB Mulher com Pezão

5

Atendimento multidisciplinar: enfermeiros, assisten-tes sociais, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas participam do programa Amor de Mãe. O trabalho é feito em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, para divulgar os espaços e encaminhar ges-tantes, mães e outros familiares que desejem participar das discussões.

Mais de 10 mil partos, e 170 mil atendimentosO Hospital da Mãe já fez 10.192 partos, sendo mais de 7 mil normais, além de mais de 170 mil atendimentos.

Em pesquisa realizada em maio de 2014, 99,7% das pessoas responderam ao questionário, classifi-cando o atendimento como bom ou ótimo.

Vacinação contra o Vírus HPVO PMDB Mulher-RJ sugeriu e o Rio de Janeiro criou a Lei Estadual 6060/2011, de autoria dos deputados Ra-fael Picciani e Bernardo Rossi. Com isso, nosso estado saiu na frente na luta contra o HPV - Vírus causador do câncer do colo do útero. Esta foi uma medida tão importante que a Presidenta Dilma a transformou em Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus, ini-ciada em 10/03/2014.

Mamografia para todas O câncer de mama continua sendo uma das principais causas de mortes de mulheres em todo o mundo. Para detectar a doença, hoje existem no Rio 6 mamógrafos fixos em operação. Entre 2011 e 2012, o número des-tes exames cresceu quase 120%.

Foto: Lucas Figueiredo / Divulgação

Mamógrafo MóvelCriado no início de 2014 depois de uma solicitação do PMDB Mulher, o mamógrafo móvel realiza ainda exames de biópsia, evitando perda de tempo entre diagnóstico e tratamento.

Esse equipamento representou um importante avanço no acesso a este exame, que é caro e não está disponível em todas as regiões, principalmente no interior.

A exemplo do que já acontece com o Tomógrafo Móvel, agora as mulheres de todo o estado, mesmo dos muni-cípios menores e mais pobres, têm acesso a este exame que pode fazer toda a diferença na sua saúde.

Afinal, todas sabemos que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta para quase 100% as chan-ces de cura. São mães, esposas, irmãs e avós que terão mais esperança.

É saúde de qualidade para preservar a vida das mu-lheres fluminenses!

Page 6: Informativo PMDB Mulher com Pezão

6

Reforma de Maternidade | 02 Hospitais Os Hospitais Estaduais Rocha Faria e Albert Schweitzer (Nilópolis) tiveram suas maternidades reformadas.

Hospital Estadual Rocha Faria, localizado em Cam-po Grande, teve sua maternidade modernizada, com um novo centro obstétrico, setor de interna-ções da maternidade e de imagens. Em 2009, as re-formas aconteceram na Unidade de Terapia Inten-siva (UTI) Neonatal e na Unidade Intermediária (UI) Neonatal da unidade. Investimento de R$ 5 milhões. A maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria é referência em gravidez de alto risco.

Após reforma, o Hospital Albert Schweitzer ficou com capacidade para fazer 500 partos por mês.Em 2011, foram entregues à população as obras na maternidade do Hospital Estadual Albert Schweitzer, que estavam paradas desde 1997. Investimento de R$ 4,5 milhões revertidos em qualidade no atendimento e equipamentos para a população.

Espaço Jovem Mãe | Hospital Rocha Faria

Atendimento para gestantes entre 12 e 18 anosA gravidez na adolescência é um grande problema, que prejudica muitas meninas, principalmente quan-do não se tem o acompanhamento adequado. Além da dificuldade, muitas vezes o parto pode ser de risco.

Pensando nisso, a atual gestão criou o Espaço Jovem Mãe, no Hospital Rocha Faria.

No espaço as jovens mães têm todo o acompanha-mento, com profissionais qualificados e equipamen-tos de ponta.

Bancos de Leite Com a finalidade de abastecer UTIs neonatal das uni-dades, 2 Hospitais contam com bancos de leite, para alimentar os recém-nascidos.

Captação Hospital Rocha Faria: 258 litros de leite, com 533 doadoras. (2013)Captação Hospital Pereira Nunes: 136,4 litros de leite, de 195 doadoras. (2013)

Projetos: O banco de leite do Hospital Estadual Rocha Faria tem o projeto “Amigas do Leite”, que estimula a doação de leite materno e realiza a coleta domiciliar, além de esclarecer dúvidas sobre amamentação. Já conseguiu aumentar em 600% o volume de doações.

Estes são apenas alguns dos exemplos do que já foi feito pela saúde das mulheres fluminenses. Partos com qualidade, exames, acompanhamento, são conquistas muito importantes.

Nós mulheres tivemos muitos avanços, que não po-dem ser deixados para trás. Retroceder ou colocar tudo a perder não são opções.

Temos que continuar nesse caminho e melhorar ainda mais o apoio à nossa saúde nos 92 municí-pios do estado do Rio!

Foto: Carlos Magno

Page 7: Informativo PMDB Mulher com Pezão

7

Programa Novo Cidadão

Iniciativa da primeira dama do Estado, Maria Lúcia Jar-dim, a mulher do Pezão, este é um programa inovador no Brasil, que pretende diminuir o número de crianças desaparecidas no Rio.

Criado em julho deste ano, ele consiste na identifica-ção dos recém-nascidos. Com isso, os bebês recebem simultaneamente a certidão de nascimento e a cartei-ra de identidade, ainda na maternidade!

A ideia é garantir desde o primeiro dia de vida o direi-to à cidadania, protegendo de sequestros, sumiços e a localização de desaparecidos.

Isso vai facilitar a vida dos pais, e garantir que todos os novos cidadãos fluminenses tenham seu registro de identidade.

Criada há pouco mais de um ano, a Casa do Trabalha-dor de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, incentiva mulheres da comunidade a criarem micro empreendi-mentos e a se capacitarem para gerar renda. Além de oferecer cursos de qualificação voltados para as áreas administrativas e de gestão – como os de Assistente de Administração, Educação Orçamentária e Depar-tamento Pessoal – o espaço promove o projeto Micro empreendedorismo para Mulheres.

Realizada em parceria com o Sebrae e o Rotary Inter-nacional, a iniciativa disponibiliza cursos, workshops, oficinas e consultoria para elaboração de plano de ne-gócios.

A Casa do Trabalhador também organiza, mensalmen-te, palestras sobre mercado de trabalho e de gestão de negócios para os alunos da unidade. Cerca de 70% dos alunos são mulheres que volta-ram a estudar e querem aprender um novo ofício ou desejam abrir um micronegócio.

A unidade capacita e fornece orientações para que os alunos corram atrás de seus objetivos, descubram seus talentos e vocações e se realizem profissionalmente.

O projeto já transformou a vida de centenas de mulheres como Simone dos Anjos, de 48 anos, que decidiu abrir uma pensão onde vende quentinhas no bairro Mandela, após frequentar o curso de Assistente Administrativo e assistir a palestras sobre empreende-dorismo na Casa do Trabalhador. Criado há cinco me-ses, o negócio já gera lucros para a microempresária, que pensa em expandi-lo. “A iniciativa deu tão certo que meu marido deixou seu emprego informal e pas-sou a se dedicar integralmente ao empreendimento. Vendemos cerca de 70 quentinhas por dia e já penso até em utilizar o terreno que temos ao lado para au-mentar a pensão”.

Trabalho e Renda

Casa do Trabalhador promove o empreendedorismo feminino

7

Foto: Marcelo Horn

Foto: Mauricio Bazilio

Page 8: Informativo PMDB Mulher com Pezão

8

A Casa do Trabalhador conta com 10 salas e capaci-dade para atender 800 pessoas por dia, em mais de 20 cursos de formação, Educação para Jovens e Adultos (EJA), palestras e oficinas para alunos da comunidade pacificada, além de orientação jurídica, serviços de emissão de carteira de trabalho, balcão de vagas e ca-dastro para seguro-desemprego. Quase 20 mil mora-dores de Manguinhos foram beneficiados com diver-sos cursos e cerca de 15 mil foram cadastrados para vagas de emprego. O espaço de Manguinhos tem par-ceria com instituições como Sesi, Firjan, Sesc, Sebrae, Unisuam, Grupo Seven e FioCruz.

Palavra da Presidente

Companheiras,Somos 52,7% da população, mães, tias, avós, madrinhas ou irmãs dos outros 47,3%. Portanto, cabe a nós decidirmos esta eleição. Nestes últimos 7 anos e meio o governo do estado deu uma grande alavancada no que tange a questão das mulheres, precisamos ainda de muito mais, isto é fato, mas a Mudança Só Começou. Vamos eleger PEZÃO o nosso GOVERNADOR! JUNTAS SOMOS MUITAS. UNIDAS SOMOS MAIS FORTES.

Kátia Lôbo | Presidente Estadual do PMDB Mulher RJ

http://pmdb-rj.org.br/novo/nucleos/mulher/ PMDB Mulher RJ

Foto: Natasha Montier

CNPJ

: 20.

632.

466/

0001

-17

- C

NPJ

: 04.

218.

430/

0001

-35

- T

irage

m: 5

0.00

0