27
Inst a #Centro Universitário de Brasília – Uniceub. #Disciplina: Mídias Sociais. #Discente : Roberto Lemos. #Docente: Amanda Lopes,Bárbara Meireles,Cícero Teago,Guilherme Maculan, Natasha Coelho e Yasmin Bastos.

Instagram 1 (1)

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Instagram 1 (1)

Insta

#Centro Universitário de Brasília – Uniceub.

#Disciplina: Mídias Sociais.

#Discente : Roberto Lemos.

#Docente: Amanda Lopes,Bárbara Meireles,Cícero Teago,Guilherme Maculan,

Natasha Coelho e Yasmin Bastos.

Page 2: Instagram 1 (1)

#Histórico do Lançamento

O início• Mike Krieger, um brasileiro estudante de ciências da computação na Universidade de Stanford e o seu amigo, o americano Kevin Systrom, decidiram criar um serviço de check-in e fotografia, o Burbn.

• O app era bastante complicado, segundo os próprios criadores, então, eles resolveram simplificá-lo, dando origem ao Instagram.

• O famoso aplicativo que permite a aplicação de diversos filtros às imagens e as compartilha em redes sociais, inicialmente era somente para os usuários da Apple.

• Em 2010, quando foi lançado na App Store, o Instagram foi o app gratuito mais baixado em menos de 24 horas! E ainda, com dois meses no ar, o app já alcançava um milhão de usuários.

Um dos primeiros testes de imagem publicados pelo Instagram, em setembro de 2010

Page 3: Instagram 1 (1)

#Histórico do Lançamento

• Novembro de 2010

O "Business Insider" afirma que o Instagram levantou uma rodada de financiamentos avaliada em US$ 20 milhões. No mesmo mês, a equipe da startup se expande para quatro pessoas.

• Dezembro de 2010

Instagram chega ao marco de 1 milhão de usuários em apenas três meses no mercado. "Foi recompensador ver as pessoas adotando o Instagram como sua nova casa em seu iPhone. Acreditamos que isso seja apenas o começo", disse Systrom, no blog da empresa, na ocasião.

• Setembro de 2011

Depois de um ano no mercado, o Instagram anuncia uma série de mudanças em sua estrutura e a chegada de quatro novos filtros aos usuários --os novos efeitos são batizados de batizados de Amaro, Rise, Hudson e Valencia.

Outra grande mudança aconteceu na interface da câmera. O tamanho das fotos tiradas aumentou de 612x612 pixels para 1936x1936.

Quatro novos efeitos

Page 4: Instagram 1 (1)

#Histórico do Lançamento

• Dezembro de 2011

Apple coloca o Instagram no topo da lista de favoritos de 2011 e o elege como "aplicativo do ano para iPhones" da sua App Store. No mesmo mês, Kevin Systrom afirma ao site Cnet que parte de sua equipe está focada na criação de uma versão do aplicativo para o sistema Android, do Google. A idéia da companhia é aumentar seu número de usuários, para pode arrecadar dinheiro em publicidade no futuro. “Obviamente, nós não começamos um negócio para não ganhar dinheiro”, disse Systrom na ocasião. “Nosso foco agora é aumentar a rede. De acordo com o site "Huffington Post", o aplicativo já tinha 15 milhões de usuários.

• Janeiro de 2012

A equipe do presidente Barack Obama cria um perfil para sua campanha no Instagram. O serviço de compartilhamento de fotos começa a ganhar popularidade como meio de cobrir a campanha presidencial nos EUA, segundo o site “The Daily Dot”, já que jornalistas e outros profissionais de mídia começaram a usá-lo para revelar cenas de bastidores da campanha.

Perfil do presidente Barack Obama no Instagram

Page 5: Instagram 1 (1)

#Histórico do Lançamento

• Março de 2012

O Instagram anuncia acordo com um de seus principais rivais, o Hipstamatic. Assim, o usuário pode fazer uma foto no Hipstamatic e, em seguida, exportá-la para o Instagram No mesmo mês, Systrom anuncia que o Instagram já tem mais de 27 milhões de usuários em todo o mundo.

• Abril de 2012

No mês mais agitado da história do aplicativo, o Instagram ganha uma versão para Android e é comprado pelo Facebook em um negócio estimado pela imprensa americana em US$ 1 bilhão. A companhia divulga que já tem mais de 30 milhões de usuários. O Instagram para Android chegou no dia 3 de abril, depois de meses de antecipação para a chegada do programa ao sistema do Google.

Hipstamatic

Instagram ganha versão para o Android

Page 6: Instagram 1 (1)

#Segmento Específico

Dos 150 milhões de usuários no mundo, 60% estão fora dos Estados Unidos, com o Brasil entre os cinco principais. 

Os números do Instagram são altos, parte disso graças aos brasileiros: 16 bilhões de fotos já foram compartilhadas, sendo 55 milhões por dia, gerando 1,6 bilhão de likes diários. Só o serviço de vídeos, que foi lançado em junho, já conta com 5 milhões de compartilhamentos. 

Page 7: Instagram 1 (1)

#Principais Inovações

Essa grande rede de compartilhamento de fotografias, funciona como uma mistura de Twitter, ou Twitpic, e Facebook, possibilitando ainda a integração entre as contas e a publicação simultânea. Outro atrativo é a oportunidade de seguir pessoas e ser seguido, além de comentar e “curtir” as fotos favoritas. O diferencial do Instagram pode ser resumido à máxima: uma imagem vale mais do que mil palavras.

O que chama atenção nesse programa é :

• A rede social• A interação social• Uma câmera na mão 24h por dia traz é a educação visual, principalmente, se ela estiver conectada a um site de compartilhamento.

O Instagram é o único que traz essa espécie de Twitter da fotografia.

O Instagram Direct, uma espécie de inbox que permite que o usuário compartilhe fotos e vídeos de um jeito privado (para até 15 pessoas que segue), em vez de publicar para todo mundo. Dá pra compartilhar fotos ou vídeos com pessoas que não te seguem, mas aí sua publicação vai para a caixa de “pendentes” do destinatário, tipo como funciona com o inbox do Facebook.

Page 8: Instagram 1 (1)

#Principais Estratégias

• Efeitos

Na hora de tirar a foto, você vai perceber uma barra com diversos efeitos na parte inferior da tela. Você pode tirar uma foto nova ou simplesmente editar uma imagem já salva no seu smartphone. Assim, é possível ver como as imagens ficarão com os filtros antes ou depois do clique.

Há 17 filtros disponíveis no aplicativo.Basta clicar sobre eles para obter pré-visualizações dos resultados.

Uma varinha mágica, situada do lado esquerdo inferior, é o efeito “Lux”, que deixa suas fotos mais vivas. Acima, é possível escolher uma moldura e também “borrar” sua foto, colocando o foco exatamente onde você quiser.

Quando a sua foto estiver com o filtro e os efeitos ideais, clique em “Next” para publicá-la.

Page 9: Instagram 1 (1)

#Principais Estratégias

•Compartilhe

Compartilhar suas fotos artísticas nas redes sociais é simples. Integre sua conta do Instagram às do Facebook, Twitter, Tumblr ou Flickr e pronto! Sempre que você quiser compartilhar sua imagem, basta clicar no ícone “Share” na parte inferior da tela e selecionar para onde você quer mandar a foto.

•Popular

Na aba “Popular” estão as fotos com maior número de comentário e marcações positivas. Elas podem ser acessadas por qualquer usuário, que também tem o direito de realizar comentários acerca da fotografia postada.

O usuário também pode denunciar fotos com conteúdo impróprio e marcar como SPAM fotos repetidas ou com caráter de divulgação de algum produto ou serviço, por exemplo.

Page 10: Instagram 1 (1)

#Principais Estratégias

Instamission e hashtags

Instamission é uma comunidade de fotografia para smartphones, que funciona dentro do Instagram. O serviço tem um diferencial: é movido a missões. A novidade é que no Instamission você fotografa obedecendo a um tema (uma missão), anunciado pelo app via hashtag. Assim, todos podem tirar imagens sobre algo em comum que querem mostrar.

Hashtag é um termo bastante familiar aos usuários de redes sociais, inicialmente começaram as ser usadas pelo Twitter para destacar algum assunto importante que estaria acontecendo.

Tags são palavras-chave ou termos associados a uma informação. Hashtags, por sua vez, são as palavras antecedidas pelo símbolo #. O site explica que as hashtags se tornam hiperlinks dentro da rede e indexáveis pelos mecanismos de busca.

Page 11: Instagram 1 (1)

#Layout

Não sei se você  já reparou, mas já faz tempo que as redes sociais estão usando um layout ao estilo do Pinterest ou Instagram,que são redes sociais com layout clean. 

Page 12: Instagram 1 (1)

#Táticas para maior permanência

• O instagram finge que está sempre funcionando.

Quando você dá um duplo-toque para “curtir” uma foto, a resposta do botão Like é imediata. Mesmo que você esteja sem conexão no momento. É claro que se você estiver sem conexão, o aplicativo é incapaz de fazer o upload daqueles poucos bits para dizer ao servidor que você curtiu uma foto. Mas os criadores do app preferiram dar o feedback positivo ao usuário instantaneamente, mesmo que o “like” efetivamente só aconteça alguns minutos depois .

• O carregamento de conteúdo acontece por importância, não por ordem cronológica.

Quando abre o Instagram, você consegue reparar que o conteúdo é baixado incessantemente pelo celular. Mesmo se sua conexão não estiver boa, muitas das fotos do seu feed conseguem ser carregadas. Acontece que eles priorizam o download de imagens por importância, e não necessariamente por ordem cronológica. Se muitos amigos seus curtiram uma foto, é provável que ela seja mais relevante para você do que uma foto que só foi curtida por desconhecidos. A decisão faz parte da filosofia “social” do aplicativo. Quanto mais importante para seus amigos, mais importante para você.

Page 13: Instagram 1 (1)

#Táticas para maior permanência

• O upload de fotos começa antes de você decidir publicá-la.

Se você já recortou a foto, já escolheu o filtro e agora só precisa pensar em uma legenda engraçadinha para ela, é muito provável que você realmente publicará a foto. O Instagram decidiu começar o upload da foto mesmo antes de você clicar no botão “Done”. Repare que quando você demora muito para criar uma legenda, muitas vezes o upload da foto no passo seguinte parece ter sido instantâneo. É que eles foram espertos e já fizeram o upload no passo anterior, aproveitando o momento em que sua conexão 3G estava boa. Essas “pequenas mentiras” para o usuário só ajudam a tornar a experiência de uso mais rápida, mais positiva e acabam favorecendo a imensa maioria dos casos de uso. Uma ótima lição para quem pensa que Designer só precisa se preocupar com o que a parte visível do sistema – e não como as coisas funcionam nos bastidores e nas linhas de código.

Page 14: Instagram 1 (1)

#Como o aplicativo gera receita?

•  A publicidade no Instagram: mais um boom lucrativo nas mídias sociais

A propaganda patrocinada (como o instagram gosta de chamar essa mídia) ainda está em fase de maturação e os executivos da empresa não disponibilizaram ainda dados mais efetivos da campanha inicial nos EUA, como o ROI ou o número de usuários da rede que gostaram ou rejeitaram a nova ação.O que sabemos é que muitos internautas não aceitaram este tipo de atividade dentro dos seus perfis no Instagram, denunciando a publicação.

Cada vez mais e mais empresas percebem a importância em investir em publicidade nas mídias sociais, ou seja, o mesmo tende a acontecer com a queridinha da Internet móvel.

O que os executivos do Instagram nos dizem é que os anúncios poderão aparecer em fotos ou vídeos no feed dos usuários, claro que a idéia é ganhar dinheiro com essa rede gratuita que há pouco foi comprada pelo Facebook, e conseqüentemente, maximizar os lucros. Acredito no potencial do mercado e me arrisco a dizer que o retorno sobre esse investimento deve ultrapassar o ROI do Facebook com facilidade.

  O que sabemos (via Business Insider) é que dentro das primeiras 18 horas da primeira postagem o anúncio da Michael Kors gerou 218 mil likes (370% a mais que um post comum); 4,4 milhões de impressões e 33 mil novos seguidores para a marca. Se formos levar em consideração os comentários, 20 % foram negativos e 1% refletiu em interesse de compra do produto.

Acredito que os números referentes ao interesse de compra devem crescer à medida que os usuários passem a seguir a marca e assim que os comentários os levem para as lojas dos produtos, ou seja, é um investimento em médio prazo.

Claro que há muito ainda para ver nesta nova modalidade de mídia patrocinada. Até porque é preciso identificar padrões, desenvolver campanhas criativas e que atinjam o público-alvo, avaliar resultados e muitos outros pontos a ser considerado na hora de investir em publicidade nas redes sociais.

Page 15: Instagram 1 (1)

#Ameaças

 Primeiro veio o Instagram, a rede social de compartilhamento de fotos que se tornou a mais famosa do mundo. Depois apareceu o Vine , que permite o compartilhamento de vídeos curtos na web. A partir daí a primeira habilitou a ferramenta de vídeo para não perder mais espaço para, até então, seu principal concorrente. Mas o que ninguém esperava era a ascensão do Mobli. A rede social está ganhando cada vez mais espaço nos compartilhamentos desses conteúdos, apesar de não ser lançamento.Todos os três são gratuitos, mas qual é o melhor? É isso que vamos descobrir agora.

•    Audiência Lançado em 2010, o Instagram atingiu a marca de 10 milhões de usuários, ainda em 2011. O Vine, do Twitter, ultrapassou o "queridinho" com 13 milhões usuários em 2013. Já o Mobli, também lançado em 2010, está caindo no gosto das pessoas, com 9 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Só no Brasil a rede social já atingiu um milhão de adeptos.

•    Interface Quando o assunto é interface, o Mobli ganha por sua beleza, com uma pegada clean e minimalista. Um dos diferenciais da rede social é a foto de capa no perfil, muito parecida com a da linha do tempo do Facebook.

•    Usabilidade Todos os funcionamentos dos programas são simples e bem parecidos. Os aplicativos apresentam ferramentas práticas, possibilitando que os usuários tirem fotos ou façam vídeos direto do seu dispositivo móvel. Dos três aplicativos, o Instagram é o mais auto-explicativo.  O Vine perde quando falamos em idioma, pois é o único que não possui versão em português. O Instagram também sai na frente quando o assunto é o carregamento de conteúdo. O Vine e Mobli demoram mais tempo para carregar conteúdo no feed dos usuários.

Page 16: Instagram 1 (1)

#Ameaças

• Funcionalidades Todos os três possuem versões para sistema iOS e Android. A rede social em ascensão também possibilita a troca de mensagens privadas entre os usuários, ao contrário de seus concorrentes. Outra vantagem do app é que, além de efetuar buscas por hashtags populares, o aplicativo permite que o usuário siga as mesmas.Já os vídeos do Vine podem ser vistos também no Twitter e não há necessidade de dar “play”, pois eles rodam de forma automática.

•    Fotos Instagram irrita muitos usuários ao oferecer apenas um formato de imagem (1×1). Já no Mobli, as fotos são do tamanho da tela do dispositivo móvel ou o usuário pode fazer recorte do tamanho que quiser. Entretanto, o carregamento de fotos no Instagram é mais rápido e quase não trava.O Mobli possui uma ferramenta que permite importar os conteúdos do Instagram e, também, o compartilhamento das imagens no Instagram . Assim como o concorrente, ele também oferece edição de imagens com filtros, molduras e efeitos especiais.O diferencial do Mobli em relação ao Instagram, na edição de imagem, é que o primeiro permite combinar até quatro filtros diferentes em cada foto.

•    Vídeos Recentemente, o Instagram adicionou a ferramenta de vídeo para competir com o Vine. Porém, o serviço oferecido pelas duas redes sociais são diferentes em alguns aspectos como o tempo das gravações. O Vine permite vídeos de até 6,5 segundos, enquanto o Instagram os vídeos podem ter até 15 segundos de duração. Outro ponto positivo do Instagram é o recurso “Cinema” que estabiliza a filmagem deixando-a mais bonita e profissional. Além disso, o usuário pode escolher qual frame irá ilustrar a “capa” do vídeo. Outras funções como ativação da Geotag e filtros para deixar os vídeos com cara "vintage" são alguns diferencias do Instagram. Além disso, os vídeos postados na rede social podem ser excluídos, ao contrário do Vine. O Vine oferece algumas funções que o Instagram não oferece, como transferências para câmera, looping e o fato de o vídeo pode ser embedado. Já o Mobli não apresenta suporte para filtros ou modificações nos vídeos, mas a grande vantagem é que lá a duração das filmagens é ilimitada.

Page 17: Instagram 1 (1)

#Ameaças

• Compartilhamento em redes sociais O Instagram sai na frente mais uma vez quando o assunto é compartilhamento em outras redes sociais. Enquanto o Vine e o Mobli oferece compartilhamento apenas com Facebook e Twitter, o Instagram oferece interação com esses e mais Tumblr, Flickr e FourSquare.

Page 18: Instagram 1 (1)

#Instagram: como ele pode ajudar sua empresa ?

Quem já usa o Instagram sabe que aquele ditado antigo: “Uma imagem vale mais do que mil palavras” é muito real! E esta máxima vale para o marketing online como um todo.

O que o Instagram tem a ver com isso?

A resposta é simples: TUDO! Pois a paixão pela imagem/fotografia fez com que cabeças criativas desenvolvessem um sistema de compartilhamento de fotos e imagens . O mais bacana disso tudo é que ele é um aplicativo mobile super simples e que ganhou o público pelos filtros que se podem aplicar nas fotos.

Mas o que o Instagram pode trazer de diferente para uma empresa?

No início ele era restrito ao sistema IOS (sistema operacional da Apple), mas com a liberação do aplicativo para o sistema Android (sistema operacional do Google) ele se popularizou e abriu uma enorme cadeia de oportunidades.Se você trabalha com produtos, principalmente produtos com um certo valor agregado, provavelmente você poderá criar um perfil nessa rede. Divulgando assim o seu produto de forma visual e causando um super impacto perante aos seus consumidores.

Algumas marcas já fazem e muito bem esse trabalho, como:

• Marc Jacob• Tiffany & Co• Red Bull• Starbucks

As possibilidades de ações são inúmeras e vão desde um lançamento de produto de forma exclusiva até promoções de fotos usando hashtags.O que você está esperando para embarcar nessa? Talvez o Instagram pode ser útil no seu plano estratégico de ações online, pense nisso!

Page 19: Instagram 1 (1)

#Instagram: como ele pode ajudar sua empresa ?

O compartilhamento móvel de fotos é uma das tendências de mídias sociais que mais cresce nos últimos anos. Só o Instagram já acumulou 15 milhões de usuários que carregaram 400 milhões de fotos em menos de dois anos.  De olho no movimento, as grandes marcas já estão usando a tendência em seu proveito. E que tal seguir os passos de algumas delas e começar a usar o Instagram em seu planejamento de marketing? Listamos aqui cinco estratégias para você se inspirar: • Starbucks A empresa destaca experiências em lojas de todo o mundo, mostra como os sabores do café são escolhidos e testados. A Starbucks também compartilha fotos no Facebook, para que os clientes possam comentar sobre os sabores novos ou opinar sobre os próximos.

Caminho a seguir: mantenha o seu conteúdo fresco, interativo e alinhado com os atributos que

você quer ver relacionados com a sua marca. As fotos devem

permitir a conexão os clientes de uma forma diferenciada.

 

Page 20: Instagram 1 (1)

#Instagram: como ele pode ajudar sua empresa ?

• Red Bull A marca não vende apenas uma bebida, mas um estilo de vida. A Red Bull patrocina atletas de alta performance e eventos radicais. As fotos dessas atividades casam perfeitamente com a empresa.

Caminho a seguir: certifique-se que as imagens

postadas têm significado para os seus clientes e podem

induzir ações. Se você não ficar empolgado com a

imagem que acabou de tirar, provavelmente os fãs da marca

também não ficarão.

Page 21: Instagram 1 (1)

#Instagram: como ele pode ajudar sua empresa ?

• Marc Jacob A Marc Jacobs comprova de que nem sempre a marca precisa tirar as fotos. A empresa fez com que seguidores compartilhassem momentos de sua família usando a usando a hashtag #marcfam. A técnica deu aos clientes a oportunidade de participar da atividade criativa com a marca.

Caminho a seguir: Como mencionado, há 400 milhões de fotos no Instagram, e a maioria

não foi compartilhada pelas empresas, mas sim pelos próprios

consumidores. Os clientes amam tirar fotos e falar sobre

seus produtos favoritos, só precisam se sentir envolvidos na criação de conteúdo da marca.

Page 22: Instagram 1 (1)

#Instagram: como ele pode ajudar sua empresa ?

• Tiffany & Co A Tiffany está usando o Instagram para mostrar cada detalhe de criação das jóias. Os consumidores têm uma visão detalhada de todas as ferramentas, técnicas e técnicos envolvidos em fazer a parte perfeita das peças.

Caminho a seguir: dar aos clientes uma melhor

compreensão de como seu produto é feito. A parte artesanal

é valorizada, é como se você trabalhasse duro para criar peças que os consumidores

amam.

Page 23: Instagram 1 (1)

#Cases de maior sucesso

#projetofitness

A recente onda das musas fitness do instagram inspirou muita gente a seguir um estilo de vida mais saudável, o que é ótimo. 

Carol Buffara ficou bem famosa no Instagram desde que começou, despretensiosamente, o #projetocarolbuffara, para perder peso de forma saudável, com alimentação balanceada e exercícios. Era algo pessoal, um estímulo para ela mesma… Hoje a hashtag, replicada por uma multidão de mulheres que, inspiradas pela empresária, decidiram investir na silhueta, tem quase 500 mil publicações.

 A baiana Gabriela Pugliesi, 27 anos, é um exemplo de como os posts que cria transformaram sua vida profissional e fizeram muita gente aderir a uma vida saudável com o que publica no Instagram .Para poder administrar o sucesso do Instagram - que hoje reúne mais de 140 mil seguidores, Gabriela,largou o emprego de responsável da loja online do joalheiro Jack Vartanian para cuidar exclusivamente de seu novo negócio.

Page 24: Instagram 1 (1)

#Cases de maior sucesso

#memesdodia

Por definição,  um meme é um conceito do qual as pessoas se apropriam e começam a criar coisas em cima(pode ser imagem, gíria, paródia, etc). Se bastante gente se identifica com aquele conceito, se sente da mesma maneira em relação à ele, mais forte vai ser o meme, já que várias pessoas vão usá-lo por aí. Uns são mais virais e outros menos.

O QUE QUEREMOS? COMO QUEREMOS? CHAPOLIN SINCERO WILLY WONKA IRÔNICO

Page 25: Instagram 1 (1)

#Cases de maior sucesso

#memesdodia

Por definição,  um meme é um conceito do qual as pessoas se apropriam e começam a criar coisas em cima(pode ser imagem, gíria, paródia, etc). Se bastante gente se identifica com aquele conceito, se sente da mesma maneira em relação à ele, mais forte vai ser o meme, já que várias pessoas vão usa-lo por aí. Uns são mais virais e outros menos.

MINIONS SINCEROS FÉLIX AMARGO VALÉRIA SINCERA

Page 26: Instagram 1 (1)

#Cases de maior sucesso

#nanarude

224 mil seguidores no Instagram. Tudo em menos de um ano! Essa é a estatística por trás de Nana Rude,que conquistou o Brasil fazendo "bullying"virtual com celebridades e anônimos. Os seguidores de Nana se multiplicam a cada dia. Só no dia do casamento do Naldo, foram 30 mil novos fãs. Mas e aí, o que será que ela tem?

Kzuka: De onde nasceu a idéia de criar o perfil Nana Rude? Nana Rude: Eu estava em casa, no ano passado, e estava rolando o Baile da Vogue. Aí vi uns comentários de amigos meus no Facebook e fui dar uma olhadinha nas fotos. Então pensei: "nossa, vou fazer um perfil para falar desse povo!". Era tanta gente cafona junta... Eu dava print nas fotos e postava dando minha opinião. No primeiro dia, foram mil seguidores. Na primeira semana, 10 mil. Aí vi que levava jeito pra coisa e levei adiante.

Page 27: Instagram 1 (1)

#Bibliografia

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/04/entenda-curta-historia-do-instagram-comprado-pelo-facebook.html

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-31--111-20140218

http://www.candango.com.br/newcandango/outrasOndas/Materias/Instagram.html

http://itweb.com.br/blogs/pequenas-mentiras-que-o-instagram-conta-para-melhorar-a-experiencia-do-usuario/

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/81086_ELE+CURTIU+O+INSTAGRAM

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1014/noticias/instagram-o-aplicativo-de-1-bilhao-de-dolares?page=2

http://overbr.com.br/como-ganhar-dinheiro-com-o-instagram-publicidades-e-anuncios/

http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/03/1425803-instagram-vira-praca-de-comercio-mas-sem-ser-invasivo-como-a-publicidade.shtml

http://readwrite.com/2012/04/11/the_absurdly_explosive_growth_of_instagram_infogra#awesm=~oycvDkpkTqtGoY

http://absolutocom.com/2012/04/12/por-que-o-instagram-vale-um-bilhao-de-dolares/

http://ffw.com.br/noticias/techno/jovens-empreendedores-instamission-e-o-sucesso-das-missoes-fotograficas/

http://canaltech.com.br/noticia/negocios/Marc-Jacobs-inaugura-loja-com-que-aceita-moedas-sociais-como-tweets-e-fotos/

http://www.fabulosaideia.com.br/blog/2012/cinco-exemplos-de-uso-do-instagram-como-estrategia-de-marketing/

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/07/mobli-x-vine-x-instagram-confira-qual-o-melhor-app-para-videos-e-fotos.html