10
Diagrama GANTT O diagrama de GANTT é um instrumento que permite modelar a planificação de tarefas necessárias para a realização de um projeto. Trata-se de um instrumento inventado em 1917 por Henry L. GANTT. Dada a relativa facilidade de leitura dos diagramas GANTT, este instrumento é utilizado pela quase totalidade dos chefes de projeto de todos os setores. Este tipo de modelização é particularmente fácil de criar com uma simples folha de cálculo mas existem instrumentos especializados cujo mais conhecido é o Microsoft Project. Criação de um diagrama GANTT Num diagrama de GANTT cada tarefa é representada por uma linha, enquanto as colunas representam os dias, semanas ou meses do calendário de acordo com a duração do projeto. O tempo atribuído a uma tarefa modela-se por uma barra horizontal cuja extremidade esquerda é posicionadas sobre a data prevista de arranque e a extremidade direita sobre a data prevista de fim de realização. As tarefas podem ligar- se sequencialmente ou ser executadas em paralelo. Se as tarefas se ligam sequencialmente, relações de precedência podem ser modeladas por uma flecha com base na tarefa superior para a tarefa inferior. A tarefa inferior não pode ser executada enquanto a tarefa parte superior não for realizada.

Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

Diagrama GANTT

O diagrama de GANTT é um instrumento que permite modelar a planificação de tarefas necessárias para a realização de um projeto. Trata-se de um instrumento inventado em 1917 por Henry L. GANTT.

Dada a relativa facilidade de leitura dos diagramas GANTT, este instrumento é utilizado pela quase totalidade dos chefes de projeto de todos os setores. Este tipo de modelização é particularmente fácil de criar com uma simples folha de cálculo mas existem instrumentos especializados cujo mais conhecido é o Microsoft Project.

Criação de um diagrama GANTT

Num diagrama de GANTT cada tarefa é representada por uma linha, enquanto as colunas representam os dias, semanas ou meses do calendário de acordo com a duração do projeto. O tempo atribuído a uma tarefa modela-se por uma barra horizontal cuja extremidade esquerda é posicionadas sobre a data prevista de arranque e a extremidade direita sobre a data prevista de fim de realização. As tarefas podem ligar-se sequencialmente ou ser executadas em paralelo.

Se as tarefas se ligam sequencialmente, relações de precedência podem ser modeladas por uma flecha com base na tarefa superior para a tarefa inferior. A tarefa inferior não pode ser executada enquanto a tarefa parte superior não for realizada.

Page 2: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

Progressivamente ao adiantamento de uma tarefa, a barra que a representa é preenchida proporcionalmente ao seu grau de cumprimento. Assim, é rapidamente possível ter uma ideia do adiantamento do projeto traçando uma linha vertical que atravessa as tarefas a nível da data do dia. As tarefas realizadas estão assim situadas à esquerda desta linha, as tarefas não começadas à direita, enquanto as tarefas em cursos de realização são atravessadas pela linha. Se o seu preenchimento for situado à esquerda da linha, a tarefa está em atraso em relação ao planejamento.

Idealmente, tal diagrama não deveria possuir mais de 15 ou 20 tarefas para que possa caber numa simples página A4. Se o número de tarefas for maior, é possível criar diagramas adicionais que detalham a planificação das tarefas principais.

Marcos

Além disso, é possível assinalar no planejamento acontecimentos importantes além das próprias tarefas, constituindo pontos importantes para o projeto: trata-se das tarefas marcos.

Os marcos permitem dividir o projeto em fases claramente identificadas, evitando assim ter um fim de projeto a longo prazo demasiado longo. Um marco pode ser a produção de um documento, a realização de uma reunião ou ainda uma entrega do projeto. Os marcos são tarefas de duração nula, representadas no diagrama por um símbolo específico, a maior parte do tempo um triângulo ao contrário ou um losango.

Recursos

É geralmente possível mostrar recursos, humanos ou materiais, no diagrama, para permitir considerar as necessidades e dar uma ideia do custo global.

Numa preocupações de concisão, as iniciais ou os nomes dos responsáveis de cada tarefa serão às vezes suficientes.

Page 3: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

PERT – CPM

Program Evaluation Review Technique

Técnica de Avaliação e Revisão de Programas

Critical Path Method

Método do Caminho Crítico

O SISTEMA PERT/CPM

O Sistema PERT/CPM consiste na associação da Rede PERT com o CPM, que tem a finalidade de programar e acompanhar a execução de um projeto. Consiste em figurar o projeto numa rede ou gráfico, onde se aprestam as ações de acordo com as respectivas relações de correspondência, de modo que o conjunto mostre a seqüência de todas as atividades de empreendimento que devem ser executadas.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) temos o seguinte conceito:

“O modelo PERT/CPM é um conjunto de processos e técnicas para planejamento, programação e controle de um empreendimento ou operação, ou projeto, tendo como característica fundamental a indicação, dentre as várias seqüências operacionais, daquela que possui duração máxima, além de permitir a indicação de graus de prioridade relativos, demonstrando distribuição de recursos e interdependência entre as várias ações necessárias ao desenvolvimento do projeto.”

Método PERT

PERT - Program Evaluation Review Technique

O Sistema PERT teve sua origem no meio militar, mais precisamente, na Marinha Norte Americana em 1958. Foi desenvolvido por uma empresa de consultoria para projetos de construção da série de submarinos atômicos do governo Norte Americano no Programa Polaris, proporcionando uma redução de cinco para três anos a duração média dos projetos.A finalidade do sistema PERT é calcular o tempo provável de execução de uma determinada tarefa, tendo como atributo de cálculo o tempo total do projeto. As tarefas são dispostas em uma rede que mostra um todo organizado com os inter-relacionamentos entre as atividades.O método PERT é uma técnica que permite gerir a calendarização de um projeto. Consiste em representar, sob a forma de representação gráfica, uma rede de tarefas cujo encadeamento permite alcançar os objetivos de um projeto.

Page 4: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

Assim, o método PERT implica, na sua fase preliminar:

Uma segmentação precisa do projeto em tarefas; A estimativa da duração de cada tarefa; A nomeação de um chefe de projeto, encarregado de assegurar o

acompanhamento do projeto, informar se necessário e tomar decisões em caso de desvio em relação às previsões.

Rede PERT

A rede PERT é composta pelos elementos seguintes:

Tarefa (ou atividade ou etapa), representada por uma flecha. A cada tarefa corresponde um código e uma duração. No entanto, o comprimento da flecha é independente da duração.

Etapa, ou seja o início e o fim de uma tarefa. Cada tarefa possui uma etapa de início e uma etapa de fim. Com exceção das etapas iniciais e finais, cada etapa de fim é uma etapa de início da tarefa seguinte. As etapas são geralmente numeradas e representadas por um círculo, mas podem às vezes ter outras formas (quadrado, retângulo, oval, etc.).

Tarefa fictícia, representada por uma flecha ponteada, permite indicar os limites na cadeia entre certas etapas.

CPM - Critical Path Method – Método do Caminho Crítico

O Sistema CPM foi desenvolvido pela DUPONT e UNIVAC mais ou menos na mesma época do PERT (1957/1958).

Sua principal característica é utilizar o tempo determinístico como atributo de cálculo, resultando em uma cadeia de dependências entre atividades do projeto, distinguindo aquelas que não apresentam tempo de folga e ligando a menor data possível à maior data possível do projeto.

A diferença entre os dois métodos é irrelevante, de pequenos detalhes e hoje em dia, tais sistemas se acham integrados sob a denominação PERT/CPM.

Entendendo o modelo PERT/CPM

Permite a abordagem de um projeto de um ponto de vista de sistema, já que fornece uma visão de totalidade do projeto, devido ao fato de se estabelecer a interdependência entre as várias ações necessárias ao desenvolvimento do projeto e ressalta as entradas (diretrizes e recursos), o processo (desenvolvimento das ações de acordo com as relações de correspondência) e as saídas (resultado final desejado).

Dá ênfase aos objetivos.

É uma ferramenta interdisciplinar e de comunicação.

Page 5: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

Estabelece claramente as relações entre clientes e fornecedores (internos e externos).

Construindo o modelo PERT/CPM

Tarefas ou atividades: Todo projeto é dividido por uma série de atividades. Por exemplo: trocar o piso, pintar o teto e renovar os móveis são tarefas que juntas fazem a reforma de uma sala. A reforma de uma sala é a meta desse conjunto de tarefas, e não uma tarefa por si só. Tarefas são cada uma das atividades que juntas compõe um projeto. Elas possuem um prazo de execução médio e demandam algum tipo de recurso.

IC / TC: Início mais cedo / Término mais cedo – Se uma determinada atividade começa a ser executada em sua data de início mais cedo, conseqüentemente será finalizada também em uma data mais cedo. É a execução de uma atividade em sua primeira chance de ser executada.

IT / TT: Início mais tarde / Término mais tarde – Se uma determinada atividade começa a ser executada em sua data limite, conseqüentemente será finalizada mais tarde, ou seja, em sua data limite programada para ser encerrada. É a execução de uma tarefa em sua última chance de ser executada.

Caminho Crítico: É a atividade ou seqüência de atividades onde não há folga. Quando uma ou mais atividades do Caminho Crítico atrasam, o prazo final de execução do projeto fica prejudicado. No Caminho Crítico o IC coincide com o IT. O mesmo vale para o TC e o TT.

Recursos: Para executar uma tarefa são necessários recursos que podem ser pessoais, equipamentos, materiais ou mesmo um auditório. A quantidade de recursos que você utilizará afetará diretamente o tempo de execução do seu projeto bem como seus custos.

Prazo de execução: Em projetos em que se tem o Know-how o tempo de execução das tarefas normalmente é padrão. Em projetos novos deve-se estimar o tempo de execução de cada tarefa e promover ajustes à medida que o projeto for executado.

Atividade Predecessora: É a atividade que precede uma outra. Sem a finalização da Atividade Predecessora, a atividade(s) subseqüente(s) não pode(m) ser executada(s).

Atividade independente: é a atividade que não depende de outra atividade para ser executada e nem de recursos destinados a outra.

Atividades simultâneas: São atividades que são executadas paralelamente em um mesmo momento.

Page 6: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

Atividades sequenciais: São atividades interdependentes e executadas uma após a outra, formando uma cadeia de atividades.

Aplicação Prática: Projeto da Festa de Fim de Ano

1º Passo: tarefas e prazos

Cód. Tarefa Prazo-dias

A Definir a data da festa 2

B Providenciar os orçamentos 3

C Determinar o preço dos convites 1

D Contratar os serviços de gráfica 1

E Vender os convites 5

F Alugar o local para a festa 1

G Comprar os materiais 2

H Contratar o pessoal 1

I Realizar a festa 1

J Devolução de materiais e acertos 2

2º Passo: predecessoras

Cód. Tarefa Prazo-dias Predecessoras

Page 7: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

A Definir a data da festa 2 -

B Providenciar os orçamentos 3 A

C Determinar o preço dos convites 1 B

D Contratar os serviços de gráfica 1 C

E Vender os convites 5 D

F Alugar o local para a festa 1 B

G Comprar os materiais 2 B

H Contratar o pessoal 1 B

I Realizar a festa 1 E/F/G/H

J Devolução de materiais e acertos 2 I

3º Passo: rede PERT

4º Passo: IC / TC

Page 8: Introdução ao diagrama GANTT - PERT CPM

5º Passo: IT / TT - caminho crítico