16
Ano VII | Nº 105 FEVEREIRO/2014 Não podemos construir um “Muro de Berlim” no nosso coração, adverte Francisco PÁGINA 4 Fazer o bem com nossos bens! Graças ao Bom Deus nossa paróquia é muito viva, fervorosa e movimentada. Temos tantos movimentos e pastorais, uma rica espiritualidade e muitos projetos sociais. Se enumerarmos, chegamos a quase 40 grupos. Mas é necessário darmos ouvidos à Palavra de Deus: “não importa a que grau chegamos, o que importa é prosseguirmos decididamente” (Fil 3,16). PÁGINA 3 ATENÇÃO Novos horários da Paróquia Agenda página 2

Jornal Angelus Fevereiro 2014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal Angelus - Fevereiro 2014 O mensageiro de Deus - Paróquia de Nogueira

Citation preview

Page 1: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Página 16 | Fevereiro/2014

Ano VII | Nº 105FEVEREIRO/2014

Domingo, 19 de Janeiro de 2014Este trecho do Evangelho é bonito! João

que baptizava; e Jesus, que já tinha sidobaptizado anteriormente — alguns dias an-tes — estava a chegar e passou diante deJoão. João sentiu dentro de si o vigor doEspírito Santo para dar testemunho de Je-sus. Contemplando-o e olhando para as pes-soas que estavam ao seu redor, diz: «Eis oCordeiro de Deus, que tira o pecado domundo!». E dá testemunho de Jesus: assim éJesus, assim é Aquele que vem para nos sal-var; assim é Aquele que infunde em nós aforça da esperança.

Jesus é chamado o Cordeiro: é o Cor-deiro que tira o pecado do mundo. Poderí-amos pensar: mas como, um cordeiro, tãofrágil, um cordeirinho débil, como podetirar tantos pecados, tantas maldades? Como Amor. Com a sua mansidão. Jesus nuncadeixou de ser cordeiro: manso, bom, cheiode amor, próximo dos mais pequeninos edos pobres. Ele estava ali, no meio da mul-tidão, curava todos, ensinava e rezava. Je-sus era muito frágil, como um cordeiro. Noentanto, teve a força para carregar sobre osseus ombros todos os nossos pecados. «Mas

Não podemos construir um “Muro deBerlim” no nosso coração, adverte Francisco

PÁGINA 4

Fazer o bemcom nossos bens!Graças ao Bom Deus nossa paróquia émuito viva, fervorosa e movimentada.Temos tantos movimentos e pastorais,

uma rica espiritualidade e muitos projetossociais. Se enumerarmos, chegamos a

quase 40 grupos. Mas é necessário darmosouvidos à Palavra de Deus: “não importa

a que grau chegamos, o que importa éprosseguirmos decididamente”

(Fil 3,16).PÁGINA 3

ATENÇÃONovos horários

da ParóquiaAgenda página 2

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA ROMANA DO SAGRADOCORAÇÃO DE JESUS NO BAIRRO CASTRO PRETÓRIO

HOMILIA DO PAPA FRANCISCOPadre, tu não conheces a minha vida: eucometi algo que... não posso carregar nemsequer com um camião...». Muitas vezes,quando analisamos a nossa consciência,encontramos alguns que são deveras gran-des! Mas Ele carrega-os. Ele veio para isto:para perdoar, para instaurar a paz no mun-do, mas primeiro no coração. Talvez cadaum de nós tenha um tormento no coração,uma escuridão do próprio coração; talvezse sinta um pouco triste por uma culpa...Ele veio para tirar tudo isto, Ele dá-nos apaz, Ele perdoa tudo. «Eis o Cordeiro deDeus, que tira o pecado»: tira o pecado coma raiz e tudo! Esta é a salvação de Jesus, como seu amor e a sua mansidão. E sentindo oque diz João Baptista, que dá testemunhode Jesus como Salvador, devemos crescerna confiança em Jesus.

Muitas vezes temos confiança num mé-dico: e isto é bom, porque o médico existepara nos curar; temos confiança numa pes-soa: os irmãos e as irmãs podem ajudar-nos.É bom nutrir entre nós esta confiança huma-na. Contudo, nós esquecemos a confiança noSenhor: esta é a chave do sucesso da vida. Aconfiança no Senhor! Confiemos no Senhor!

«Senhor, vê a minha vida: estou na escu-ridão, tenho que enfrentar esta dificulda-de, cometi este pecado...»; tudo o que nóstemos: «Olha para isto: eu confio em ti!».E esta é uma aposta que nós devemos fa-zer: confiar nele, que nunca desilude.Nunca, jamais! Ouvi bem, vós rapazes emoças, que começais a vida agora: Jesusnunca desilude. Nunca! Este é o testemu-nho de João: Jesus, o bom, o manso, queterminará como um cordeiro, morto. Semgritar. Ele veio para nos salvar, para tiraro pecado. O meu, o teu e aquele do mun-do: tudo, tudo!

E agora convido-vos a fazer algo: fe-chemos os olhos, imaginemos aquelacena ali, à margem do rio; enquanto Joãobatiza, Jesus passa. E ouçamos a voz deJoão: «Eis o Cordeiro de Deus que tira opecado do mundo!». Contemplemos Je-sus e, em silêncio, cada um de nós, digaalgo a Jesus, do profundo do seu coração.Em silêncio! (Pausa de silêncio).

O Senhor Jesus, que é manso e bom —é um cordeiro — que veio para tirar ospecados, nos acompanhe ao longo do ca-minho da nossa vida. E assim seja!

Curso do CleroDe 27 a 31 de Janeiro aconteceu o Curso de Reciclagem do Clero de nossa Diocese, em Mendes.

As reflexões basearam-se principalmente na elaboração do Diretório Litúrgico-Pastoral.

Ouvi bem, vós rapazes e moças, que começais a vida agora:Jesus nunca desilude. Nunca!

Page 2: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Casa Santo AgostinhoMateriais de Construção

Materiais deConstrução em geral

Av. Leopoldina, 266Nogueira - Petrópolis/RJ 2221-2480 Fax. 2221-4356

Página 2 | Fevereiro/2014

• MATRIZ:Missas:Missas:

Sábado: 18:30Domingo: 9:30 11:00 19:00Terças-feiras: Missa de Santo Antônio: 19:30Quintas-feiras: 7:30Terceira quinta-feira do mês: Missa da Família – 20:00Primeira sexta feira do mês: Missa do

Sagrado Coração de Jesus: 7:30 e 19:30

• CALEMBE – Capela de Nossa Senhora AparecidaMissa: domingo 8hGrupo de oração: quarta-feira 19:30h

• ÁGUAS LINDAS - Capela Nossa Senhora de FátimaMissa:sábado 20h

Grupo de oração: quarta-feira 19:30h

• BONSUCESSO – Capela de São Sebastião:Missa: quarta-feira: 19hGrupo de oração: quarta-feira 19:30h

• SECRETARIA:Segunda a sexta de 14:00 às 18:00Sábado: 9:00 às 12:00

HORÁRIOS DA PARÓQUIA 2014

• Atendimento do padre:Quinta-feira: 16:30 às 18:00 e 20:00 às 21:00Sábado: 10:00 às 12:00

• Adoração ao Santíssimo:Quintas-feiras: 7:30 às 19:30

Batizados:1º e 3º domingo do mês. Após a missa das

11h.Fazer ficha e marcar a data na

secretaria.

CONTATOS:• Secretaria da paróquia:Tel.: (24) 2221-2182Email: [email protected]: www.paroquiadenogueira.com

• Creche Santo Antônio: Tel.: 2221-5545Email: [email protected]

• De Grão em GrãoTel. 2221-5634Email: [email protected]

Jornal AngelusJornal da Paróquia Santo Antônio e

Santo AgostinhoResponsável: Pe. Fabiano

Pastoral da Comunicação:Daiane, Lourdinha, Mario Cesar, Lena, Jerônimo

Projeto gráfico:Rodrigo Sabbadin Longen (24) 9 9905-9436

Cartas e sugestões devem ser entreguesna Secretaria da Paróquia

Tel. (24) 2221-2182

Mande sua sugestão pelo nossoFacebook e nos ajude a melhorar:

www.facebook.com/paroquiadenogueiraConfira lá também as fotos dos eventos da paróquia.

Fevereiro/2014 | Página 15

Aniversariantes da Equipe daPastoral do mês de FEVEREIRO:

07 – Wenceslau08 – Pedro09 – Marina10 – Maria Clara16 – Rafaela18 – João (Cris)28 – FelipeParabéns! Que Deus abençoe muito vocês!

Convite: A Pastoral Familiar realiza sem-pre visitas a todos aqueles que necessitamde uma oração, bênção ou intercessão. En-tre em contato com a gente, que iremos atésua casa!

Pastoral Familiar

CASAMENTO RAIMUNDO E VILMA

PARABÉNS AOS NOVOS CASAIS QUE SE UNIRAM PELO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIOQUE A SAGRADA FAMÍLIA OS ABENÇOE HOJE E SEMPRE!Parabéns também aos casais Rafael e Ana Carolina e Sergio e Sophia!

MISSA DOS NAMORADOSTodo primeiro sábado do mês. Logo após

temos reunião com a Pastoral Familiar. TO-DOS OS CASAIS DE NAMORADOS ESTÃOCONVIDADOS!

AGRADECIMENTOSAgradecemos ao casal coordenador

Felipe e Anita por se colocarem à disposiçãoda obra do Senhor por todo o ano de 2013.Que a Sagrada Família possa abençoá-loshoje e sempre, e que Nossa Senhora Rainhadas Famílias ilumine seus caminhos. Agra-decemos também ao SIM do novo casal co-ordenador da Pastoral Familiar Cida e Daniele pedimos que a Sagrada Família os acom-panhe durante todo o trabalho missionárioda Pastoral Familiar. Deus abençoe! NossaSenhora das Graças, rogai por todos nós!

ORAÇÕESRezemos pela saúde de todos os mem-

bros de nossa família. Pedimos em especialpara as gestantes de nossa comunidade, paraque Nossa Senhora do Bom Parto possaacompanhá-las durante toda a gestação. Re-zemos por todos aqueles que passam difi-culdades na sua saúde – pedimos força, cora-gem e fé para que se mantenham firmes nopropósito do Senhor! Nossa Senhora da Saú-de, rogai por nós!

ATENÇÃO: MISSA DA FAMÍLIA COM NOVA DATATODA TERCEIRA QUINTA-FEIRA DO MÊS. A SAGRADA FAMÍLIA AGUARDA VOCÊS

PARA O DERRAMAMENTO DE MUITAS BÊNÇÃOS!

AGENDA PASTORAL FAMILIAR:- Dia 03 – reunião da Pastoral;- Dia 04 – reunião do Decanato;- Dia 20 – Missa da família e adoração ao Santíssimo;- Dia 1º/03– Missa dos namorados;- Dia 05/03 – Reunião da Pastoral.- DATA DO ENCONTRO DE NOIVOS EM NOGUEIRA – 25/05.

CASAMENTO COMUNITÁRIOOS INTERESSADOS DEVEM SE INFORMAR COM UM AGENTE DA PASTORAL

OU NA SECRETARIA DA PARÓQUIA.

CASAMENTO DAIANA E DIEGO

ACONSELHAMENTOS:

Desistir das pessoas?Jamais! Entretanto, compreenda que somente o

amor de Deus, presente em nós, é capaz de nos fazeracreditar, amando e perdoando as pessoas que, comotodos, são repletas de limitações e, por esta razão,cometem muitos erros.Deus é a fonte de todo o amorque permanece para sempre. Ele é este Amor. Porisso, é na oração que encontramos a força para ja-mais desistir.Se lhe faltarem forças, você já sabe oque fazer: Reze! Com carinho e orações, Seu irmão,Ricardo Sá

http://cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/mensagem.php?id=23808

DICA PARA A FAMÍLIA:Livro para ouvir Quando a Família RezaRicardo Sá / Eliana / Dú

O desafio da vida de oração eespiritualidade persiste em Ricardo e ElianaSá, mas desta vez em “família”.

Com a colaboração do único filho do ca-sal, o Dú, que participou e se envolveu ativa-mente nesta realização, e baseando-se na mes-ma proposta do bem-sucedido livro Quandoo Casal Reza..., este novo guia objetiva ajudarcada família a descobrir a melhor pedagogiapara se adequar ao plano de Deus e ser, comoEle sempre quis, um lugar de amor.

Page 3: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Página 14 | Fevereiro/2014 Fevereiro/2014 | Página 3

Leitores

Os sentidos da Leitura da PalavraPara fazermos uma boa leitura da palavra de Deus,

através da Sagrada Escritura, a Igreja nos recomendao conhecimento de determinados aspectos:

A analogia da fé – A Bíblia é um livrode verdades religiosas reveladas porDeus. Cada texto está, de certa forma, re-lacionado com toda ela e com a fé da Igre-ja. Não podemos tirar um texto ou umversículo que seja deste contexto. Aqui,entra a fundamental importância datradição e do Magistério da Igreja. É elaquem deve ter a palavra final, a fim deevitar o perigoso subjetivismo (“eu achoque...”).

O sentido da História – Deus é o Se-nhor da história dos homens e a Sua san-ta vontade se realiza por meio das vicis-situdes humanas. O avançar da históriatambém nos ajuda a compreender a Sa-grada Escritura. Jesus mandou observaros sinais dos tempos.

O sentido do movimento progressivoda revelação – É importante notar queDeus, na Sua paciência, foi se revelando,lentamente, durante 14 séculos e conti-nuou a se revelar durante mais de 20 sé-culos pelos caminhos da Sua Igreja, pelaSagrada Tradição (transmissão oral) quepara nós ,católicos, tem o mesmo valordas Sagradas Escrituras.

O sentido da relatividade das pala-vras – As palavras são relativas, ou seja,nem sempre são absolutas. Para compre-ender o texto bíblico, importa saber o queelas significavam, exatamente, quandoforam usadas pelo autor sagrado.

O bom senso e o senso crítico – É anossa inteligência e o nosso equilíbriodiante dos fatos. É bom saber perguntardiante de certas interpretações: isto temfundamento no texto original ou é, ape-nas ,o ponto de vista de alguém em desa-cordo com o autor sagrado?

O sentido literal – É dado pelo signi-ficado das palavras da Escritura e desco-berto pela exegese (estudo profundo dotexto bíblico), que segue as regras da cor-reta interpretação. São Tomás de Aquinodizia que ”todos os sentidos devem estar fun-dados no literal” (Suma Teol. 1,1,10 ad 1).(§116)

O sentido espiritual – Graças à uni-dade do projeto de Deus, não somente otexto da Escritura, mas também as reali-dades e os acontecimentos de que fala,podem ser sinais. O sentido espiritualpode ser subdividido em alegórico, mo-ral e anagógico.

O sentido alegórico – Podemos ad-quirir uma compreensão mais profundados acontecimentos, reconhecendo a sig-nificação deles em Cristo; assim, a traves-sia do Mar Vermelho é um sinal da vitó-ria de Cristo e, também, sinal de batismo(cf. 1Cor 10,1-2).

O sentido moral – Os acontecimentosrelatados na Escritura podem conduzir-nos a um justo agir. São Paulo diz queeles foram escritos para a nossa instru-ção (cf. 1Cor 10,11).

Ler a Escritura dentro da tradição vivada Igreja inteira.

Conforme os ensinamentos dosPadres da Igreja, ”a Sagrada Escritura estáescrita mais no coração da Igreja do que nosinstrumentos materiais”. Com efeito, a Igre-ja leva, na sua tradição, a memória vivada Palavra de Deus e é o Espírito Santoque lhe dá a interpretação espiritual daEscritura (“... segundo o sentido espiritualque o Espírito dá à Igreja”)

(Tania)

Extraído do livro ”Ciência e Fé em harmonia”) Felipe [email protected]

DOMINGOSOLIDARIO

Neste mês, vamos ajudar a Comu-nidade Católica Jesus Menino. Estacomunidade de leigos consagradose de casais que participam por alian-ça, acolhem num lar cristão criançasdeficientes e os tratam como filhos.São mais de 30 filhos, alguns, desdea fundação da Comunidade, em 1990.

A Comunidade sobrevive de doa-ções em dinheiros e em materiais. Vi-vem uma vida simples de uma famí-lia numerosa.

O dinheiro que recebem, entre ou-tras despesas, é para pagar funcio-nários, obras de adaptações das ca-sas, medicamentos.

Neste mês, o gesto concreto donosso DOMINGO SOLIDARIO seráa doação de sabão em pó e deamaciante para a comunidade. Asdoações podem ser feitas nas missasdos dias 08 e 09 de fevereiro ou nasecretaria da paróquia.Para saber mais sobre a comunidade acesse:http://www.comunidadejesusmenino.org.br/Tel.: 24 - 2242-4208

Fazer o bem com nossos bens!

Casamentocomunitário 2014Casais que, ainda, não receberam o sa-

cramento do matrimônio aproveitem aoportunidade de participar do casamen-to comunitário.Data do casamento: 31 de maio de 2014Local: Igreja Matriz de NogueiraInscrições:até o dia 21 de março, depois des-ta data, não é mais possível se inscrever.Informações e inscrições: na secretariada paroquia ou com a Pastoral Familiar.

VAGAS LIMITADAS

Graças ao Bom Deus nossa paró-quia é muito viva, fervorosa e movimen-tada. Temos tantos movimentos e pas-torais, uma rica espiritualidade e mui-tos projetos sociais. Se enumerarmos,chegamos a quase 40 grupos. Mas é ne-cessário darmos ouvidos à Palavra deDeus: “não importa a que grau chega-mos, o que importa é prosseguirmos de-cididamente” (Fil 3,16). As mudançasde horários e eventos são uma tentati-va de melhor adaptar às necessidadesde nosso tempo.

Nossa Paróquia mantém uma cre-che com 110 crianças, o Projeto De grãoem grão que atente uma média de 500alunos nos diversos cursos eescolinhas de esporte. Distribuímosquase dez mil fraldas geriátricas a cadamês. Doamos enxovais de bebês, pija-mas para idosos. Com a Pastoral Soci-al damos assistência a mais de 40 fa-mílias com visitas, palestras e distri-buição mensal de cestas básicas. APastoral da Criança atende mais de 100crianças. Nossos projetos sociais sãomaiores do que os da a maioria dasparóquias de nossa diocese. Mas paranós isso não é vantagem, é uma alegriae um talento para ser multiplicado epartilhado. Não podemos nos acomo-dar pensando que já fazemos o bastan-te. Precisamos fazer mais. Devemosusar nossos bens materiais com finali-dade espiritual. Amar nossos irmãosconcretamente. Por isso quero proporque este ano possamos fortalecer o nos-so dizimo para que não fiquemos tãodependente de doações. Quantas ve-zes nossos eventos (bingos, almoços,rifas, etc) recebem doações de pessoasque nem vêm a Igreja, enquanto mui-tos paroquianos não ajudam com o di-zimo.

Por isso gostaria de instituir esteano o DOMINGO SOLIDÁRIO.Cada 2º domingo de cada mês duran-te as missas será um dia de partilhados bens. Será o dia de entregar o dizi-

mo, entregar mantimentos para campa-nha do quilo e algum item especifico paradoarmos para uma instituição (Carmelo,Seminário, Comunidade Jesus Menino,etc). Também neste dia poderão ser en-tregues roupas para realização de baza-res cuja renda se reverterá também paraobras de evangelização e sociais.

Faremos em todo último domingo decada mês o ALMOÇO PAROQUIAL. Aintenção é de que seja um momento defraternidade, de reunir as famílias maisdo que ser lucrativo. Cada mês uma pas-toral ficará responsável e assim todas tra-balharão pela evangelização.

Sei que são propostas ousadas, porisso conto mais uma vez com a ajuda detodos os paroquianos que construíramestas obras junto com padre Luis, que meapoiaram nestes 4 anos. Conto com vocêspara obedecermos à voz de Jesus que con-vida: “avancem para águas mais profun-das”.

Com a minha bênção,

Pe. Fabiano

Conto com vocês para obedecermos àvoz de Jesus que convida: “avancem

para águas mais profundas”.

Page 4: Jornal Angelus Fevereiro 2014

MÓVEIS DE ESTILO

ITAIPAVAEstr. União Industria, 8360Petrópolis – RJTel/Fax: (24) 2221-1482

Madeira de demoliçãoBarroco – Réplicas

Arte PopularAZULEJOS ARTÍSTICOS

PERSONALIZADOS

www.decoraçoesdecor.com.br

Página 4 | Fevereiro/2014 Fevereiro/2014 | Página 13

Calendário ParoquialFEVEREIRO MARÇO

Dialogar com humildade e bon-dade: em síntese, este foi o conteúdoda homilia da Missa celebrada peloPapa Francisco, na manhã desta sex-ta-feira (24/01/14), na capela da CasaSanta Marta.

Assim como na missa do dia ante-rior, no centro da reflexão do Pontífi-ce esteve o confronto entre o Rei Saule Davi. (cf. 1 Samuel 24, 3-21) A umcerto ponto, Davi tem a possibilidadede matar o Rei, mas – observou Fran-cisco – escolhe “outra estrada”: a es-trada da aproximação, do esclareci-mento, da explicação. Enfim, o cami-nho do diálogo para fazer as pazes:

Para dialogar, é preciso calma, semgritar. É necessário pensar tambémque a outra pessoa tem algo a mais

Não podemos construir um “Muro deBerlim” no nosso coração, adverte Francisco

em relação a mim, e Davi pensavaisso: ‘Ele é o ungido do Senhor, émais importante do que eu’. A hu-mildade, a tranquilidade… Para di-alogar, é preciso fazer o que pedimoshoje na oração, no início da Missa:fazer tudo a todos. Humildade,tranquilidade, fazer tudo a todos etambém – mas isso não está escritona Bíblia – todos sabemos que parafazer essas coisas é preciso “engolirmuitos sapos”. Mas é preciso fazê-lo,porque a paz se faz assim: com hu-mildade, a humilhação, buscandosempre ver no outro a imagem deDeus.

“Dialogar é difícil”, reconheceu oPapa. Mas pior do que tentar cons-truir uma ponte com o adversário é

deixar crescer no coração o rancor porele. Agindo desta maneira, afirmou oPontífice, permanecemos “isolados naamargura do nosso ressentimento”.Um cristão, ao invés, tem Davi comomodelo, que vence o ódio com “umato de humildade”:

Humilhar-se, e sempre criar pon-tes, sempre. Sempre. E isso é ser cris-tão. Não é fácil. Jesus conseguiu: sehumilhou até o fim, nos mostrou ocaminho. E é necessário que não pas-se muito tempo: quando existir umproblema, depois que a tempestadepassar, o mais rápido possível, na pri-meira oportunidade deve-se recorrerao diálogo, porque o tempo aumentao muro, assim como aumenta a ervadaninha que impede o crescimento dotrigo. E quando os muros crescem, areconciliação se torna mais difícil: émuito difícil!.

Não é um problema se “algumasvezes voam pratos” – “na família, nascomunidades, nos bairros” – repetiuFrancisco. O importante é “tentar fa-zer as pazes o mais rápido possível”,com uma palavra, um gesto. Uma pon-te mais do que um muro, como aque-le que por tantos anos dividiu Berlim.Porque “também no nosso coração po-demos ter um Muro de Berlim comos outros”:

Eu tenho medo desses muros, des-ses muros que crescem a cada dia efavorecem os ressentimentos. Inclu-sive o ódio. Pensemos neste jovemDavi: poderia perfeitamente ter sevingado, expulsado o rei, mas ele es-colheu o caminho do diálogo, comhumildade, bondade e doçura. Hoje,peçamos a São Francisco de Sales,Doutor da doçura, que dê a todos nósa graça de fazer pontes com os outros,jamais muros.

Jornada de oração pelo Papa Emérito Bento XVIComeça hoje em todo o mundo a jornada de oração pelo Papa Emérito, Bento XVI. No dia 11 de fevereiro faz um ano que ele anunciou

que renunciaria ao Trono de Pedro, e no dia 28 ele deixou o pontificado. As orações consistem em missas em sua intenção, horas do ofíciodivino, oração do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, mortificações e outras formas de piedade. A jornada vai até o dia 28 defevereiro, e é uma iniciativa dos jovens da Igreja Santa Luzia, em Roma.

Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/01/24/n%C3%A3o_podemos_construir_um_muro_de_berlim_no_nosso_cora%C3%A7%C3%A3o,_adverte/bra-766932 do site da Rádio Vaticano

Humilhar-se, e sempre criar pontes, sempre. Sempre. E isso é ser cristão.Não é fácil. Jesus conseguiu: se humilhou até o fim, nos mostrou o caminho.

Page 5: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Dízimo

Página 12 | Fevereiro/2014

Praça Alcindo Sodré, 6 sl: 08/108(Ed. Imperador) Cep. 25620-110

Tel: (24) 2243-9001

Habilitação: A, B, D Curso de Reciclagem Curso de Renovação Mudança categoria "D"

Fevereiro/2014 | Página 5

Receitas (Tania)

A maior loja da região comestacionamento próprio e um acervo

com mais de 6500 títulos em DVDe 600 títulos em Blu-ray

(24) 22213136 ou (24) 88165395

No centro de Nogueira

Juventude Santa

INGREDIENTESSorvete1 lata de creme de leite1/2 lata de leite condensado1 copo se requeijão de vidro1/2 queijo minas padrão ralado

CaldaGoiabadaÁgua

MODO DE PREPAROSorveteBata tudo no liquidificador, e coloqueno freezer por umas 4 horas. Tirar uns10min antes de servir! CaldaDerreter goiabada (comum e cascão)em banho-maria, adicionando água!

Sorvete dequeijo com calda

de goiabada

Quando oferecemos odízimo, por amor a Deus,

o céu se abre e muitas bênçãossão derramadas.

Aos Aniversariantes de Fevereiro:NOSSA SENHORA DE LOURDES (11/02)

os abençoe!05 – Maria das Graças Lopes Pitasse05 – Paollo Ribiero Pinheiro08 – Mª do Carmo Lopes Guimarães09 - Sebastião Vicente Silva10 – Simone Bastos de Souza10 – Yêedo Raposo da Silva Junior13 – Raimundo Correa dos Santos15 – Martinho César Garcez16 – Flavia Moreira S. Brito16 – Helena Daurte Gonzaga17 – João Batista Gonçalves da Silva18 – Célia Regina Santos Trancozo20 – José Carlos Gonçalves20 –Ubirajara Costa da Silva21 – Maria Aparecida Silva Simão23 - Valmir Fernandes Jovelino24 – Ana Carolina Alves Gonçalves26 – Mirtô E. Silva Pujol27 – Andre Ribeiro Souza27 – José Roberto Ferreira Barcellos

Aniversário de matrimônio:mês de Fevereiro

02 – Suzane B. Lemos e Jorge Eduardo04 – Ana Maria R. Domingues e Eduardo13 – Neli Prisca de Oliveira e Paulo15 – Regina Célia P. H. do Amaral e José Antonio Amaral21– Luis Carlos Martins e Andréa Coelho Martins23 – Maria Leda R. da Silva e Alicio da Silva25 – Edna Xavier Valentim e Claudio José

Procure a Secretaria da Paróquia, faça oseu cadastro. E você, que suspendeu tempo-rariamente a sua contribuição, renove a suaaliança de gratidão e amor com Deus. Olhepara frente, recomece a partir deste mês. Nãodevemos esquecer: DÍZIMO, RESPONSA-BILIDADE DE TODOS!!!

Iniciado concurso para o Hino eLogo da JMJ 2016 - Cracóvia - PolôniaMatinê carnaval

Alegrai-vos!!!1ª matinê de carnaval na Paróquia de Nogueira

Desfile de fantasias, Evangelizashow comMinistério Porta do Céu, pula pula, sorvete e muito mais!!!

TRAGA A CRIANÇADA PARA SE DIVERTIR!!!

Dia 04 de março (terça-feira de carnaval)Horário: 15:00Local: quadra da matriz de NogueiraIngresso: adultos R$ 2,00

CRIANÇAS GRÁTIS

Ale-carwww.ale-car.com.br

Alinhamento e BalanceamentoPneus - Escapamentos - Mecânica

De suspensão em geral

Alemão e AlexandreEstrada União Indústria, 2831 – Posto 2

Próximo ao Transbordo de CorrêasTel.: (24) 2221-1039 / 2221-3398

JMJ Cracóvia 2016Por Daiane Costa

As inscrições para fazer parte do grupo de nossaParóquia que irá à JMJ 2016 continuam abertas!

Procure-nos, e faça a sua ficha!

Fiquem atentos: em breve, marcaremos nosso primeiro encontro!

Maiores informações:Daiane Costa:

Tel.: 2236-1100 ou 99229-0800E-mail: [email protected]

O concurso para o logotipo e ohino da Jornada Mundial da Ju-ventude (JMJ), de 2016, naPolônia, foi aberto oficialmentepelo Comitê de Organização. Acoletiva de imprensa para apresen-tação das regras de participaçãofoi realizada, na última quarta-fei-ra, 15, em Cracóvia.

Tanto a competição para o hinoquanto para o logo são destinadasaos profissionais e amadores. Se-gundo o coordenador do comis-são, Dom Damian Muskus, a expec-tativa é de que o concurso atraiaprincipalmente os jovens.

De acordo com a comissão, ohino deve refletir a importância re-ligiosa do maior encontro de jovensdo mundo e enfatizar o tema da

Jornada: “Bem-aventurados os mi-sericordiosos”. Os competidoresdevem estar atentos ao texto damúsica para que seja possível a tra-dução em outras línguas, sem per-der a melodia original.

Já a logomarca, deverá valori-zar o patrimônio cultural e espiri-tual de Cracóvia e apontar o valoruniversal da mensagem da DivinaMisericórdia.

O projeto gráfico da logomarcadeverá ser apresentado até o pró-ximo dia 31 de março. E as músi-cas poderão ser enviadas até 31maio. A comissão informou que,após a primeira seleção, os traba-lhos serão enviados ao PontifícioConselho para os Leigos, noVaticano, para a escolha final.

Page 6: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Pastoral Social (Tânia)

Fevereiro/2014 | Página 11

Bonsucesso - CAPELA SÃO SEBASTIÃO Marquinho (Coordenador)

Página 6 | Fevereiro/2014

Janeiro: mês do nosso padroeiro!VIVA SÃO SEBASTIÃO!!

Foi com muita alegria que realizamoso Tríduo a São Sebastião nos dias 17, 18 e19/01, com o terço todos os dias, seguidode louvores e cantos. E logo após falaramos palestrantes: Daianinha, Juninho eEduardo (Dudu) seminarista, sobre temasda JMJ, pregados pelo Santo Padre, oPapa Francisco, que sempre nos alimen-ta espiritualmente com suas palavras.

No dia 20/01, dia de São Sebastião,tivemos uma bela e grande procissão sa-indo da Rua Domingos José Martins atéa Capela, onde foi celebrada uma lindamissa pelo Pe. Fabiano. Ao final tivemos

a ladainha, a oração e a benção de SãoSebastião.

Aproveitamos para agradecer atoda comunidade que se fez presenteneste dia, as comunidades irmãs quetambém participaram. A capela ficoupequena, mas todos foram acolhidoscom muito amor. Também agradecera todos que colaboraram para a reali-zação da festa em geral: que São Se-bastião abençoe a todos.

São Sebastião, rogai por nós!Deus seja louvado.

A verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximo

Com muita alegria, a Pastoral começou o ano com uma maravilhosa confraterni-zação, na qual juntos agradecemos pelo ano que passou e entregamos a Jesus, soba intercessão da Virgem Maria, todo nosso trabalho de 2014, com a presença donosso querido Padre Fabiano nos abençoando.

“O amor seja sincero. Detestai o mal,apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vosuna uns aos outros, com terna afeição, riva-lizando-vos em atenções recíprocas. Sedezelosos e diligentes, fervorosos de espírito,servindo sempre ao Senhor, alegres na espe-rança, fortes na tribulação, perseverantes naoração”(Romanos 12,9-12). Somos um corpoe cada um de nós tem uma função, por issoprecisamos ser caridosos uns com os outrose não ser melhores apenas, se a mão esquer-da trabalha mais que a direita uma vai ficaratrofiada. Todos participamos do mesmocorpo, por isso temos que viver essa carida-de, esse amor que se entrega, que sedá. Como você tem vivido o dom que Deuslhe deu? Se você tem o dom de ensinar, ensi-ne, se tem o dom do serviço, sirva. Jesus dis-se que não veio para ser servido, mas paraservir. As pessoas de hoje não querem ser-vir. Hoje vivemos um comodismo, não que-remos servir, queremos que tudo venha anós. Dai e dar-se-vos-á, não fique esperandoque as coisas e pessoas cheguem até você, dêo primeiro passo. Faça sem esperar nada emtroca. O amor seja sincero. É preciso voltar aessência do Cristianismo seja o amor since-ro. Jesus disse: “Eu sou o caminho a verdadee a vida”. Hoje querem imprimir em nósfalsas verdades e eu sei que é difícil ir contraelas, porque hoje já não conseguimos sabero que é verdade ou mentira, mas precisamosvoltar à essência, pois Cristo já nos ensinouqual é a verdade. A palavra “sinceridade”está sendo tirada do nosso vocabulário.“Detestai o mal, apegai-vos ao bem”. A úni-ca coisa que você deve detestar é a maldade,o diabo! Chega de ficarmos no “mais oumenos”! Quando ficamos “em cima domuro”, corremos o risco de cair do lado er-rado. Hoje é dia de voltarmos a Deus, à ver-dadeira caridade. Quando experimentamosa verdade, somos verdadeiramente livres.Sede zelosos e diferentes. Não tenha medode ser zeloso com os irmãos, com as coisasde Deus, servindo-O sempre na alegria; issoé a verdadeira caridade. E nós somos convi-dados a vivê-la, não é fácil, é um desafio,somos convidados diariamente a viver oamor fraterno, a verdadeira caridade. For-mar homens e mulheres novas, famílias no-vas. Isso é possível sim! Fervorosos no Espí-rito, fortes na tribulação. Todo o mundo pas-sa tribulação, sejamos fortes, quando vive-mos a fortaleza em Deus conseguimos supe-rar a tribulação. É preciso querer viver a ca-ridade, somos da mesma família. Muitas ve-zes, caímos na tentação de entrar na igreja esair do mesmo jeito, mas nós somos irmãos,ninguém é melhor que ninguém, Temos amesma qualidade, temos diferenças, sim,mas elas não são barreiras, são riquezas.Quem nos une é muito maior de quem nossepara. Precisamos viver o amor verdadei-ro, porque estamos numa sociedade, porque,muitas vezes, até da igreja saímos e não fala-mos com ninguém. É preciso transformar asrealidades e não nos acostumar com elas.Somos convidados a transformar o mundo,voltando à nossa essência. Todos nós traze-mos a responsabilidade de viver o amor sin-cero. Devemos fazer a vontade do Senhor.Se eu não amar ninguém, eu serei uma pes-soa gelada. Nós precisamos nos amar, poisse não nos amamos, não amaremos os ir-

mãos. O que nós mais deveríamos pedir aDeus é que, nos transformasse a ponto dedespertarmos para a transformação de ummundo novo, que precisa começar em nós.Comece assumindo as pastorais na sua pa-róquia. Precisamos viver a verdadeira cari-dade e o amor ao próximo.

Amar faz bem, mas não é fácil amar deverdade. O verdadeiro amor exige o sacrifí-cio de se perceber dependente dos outrospara ser feliz. Quem vive sozinho sofre paradescobrir os porquês dos seus medos e nãopercebe que a falta de amor os priva de en-xergar esperança no caos, alegria na dor ecrescimento no erro. O verdadeiro amor sóse torna uma realidade na vida de quem sou-be compreender aqueles que precisam seramados.

Os pais sabem que nenhum filho é maisimportante do que o outro, no entanto, ofilho mais complicado acaba recebendo maiscarinho, mais atenção. Esse é o desafio detodos nós: amar de verdade, mesmo a quemnão merece, mas ainda sim se engrandece. Oamor que damos àqueles que não merecemserve de “combustível” para alimentar a re-lação. Uma vez abastecidos de amor, os se-res errantes se perceberão aceitos do jeitoque são e terão razões de sobra para acredi-tar na vida.

Amar, de verdade, é ter a capacidade deenxergar o outro acima da superficialidade.Nossos olhares apressados nos impendem dever a beleza escondida atrás das imperfeições.Ninguém consegue amar se primeiro não sehumanizar, colocar-se no lugar do outro e fa-

zer para ele aquilo que gostaríamos que fizes-sem a nós. O verdadeiro amor só sobreviveonde há compreensão; a condenação é o meiomais fácil de impedir o seu crescimento.“Amar, de verdade, é ter a capacidade de en-xergar o outro acima da superficialidade”

Ama de verdade quem parou de pensarsó em si para se ocupar em fazer alguémfeliz. Já vi muitas receitas de felicidade, masnenhuma é tão eficaz como a iniciativa emser útil aos outros. Abraçar quem não mere-ce ser abraçado e olhar nos olhos de queminsiste em nos condenar. Nossa felicidade sóse torna real quando é partilhada com al-guém, e é por isso que, mesmo no meio daadversidade, os que conseguem superar asdiferenças alcançam a verdadeira paz. Seamar fosse fácil não veríamos tanta gentecorrendo atrás de falsos amores. São essas asválvulas de escape que o mundo nos oferecepara tentar disfarçar em nós a falta de amor.As grandes festas são uma prova disso. En-quanto o momento acontece, tudo pareceestar resolvido dentro da gente, mas, depoisque a festa acaba a vida volta à normalidadee percebemos que o vazio em nós continuamonstruoso.

DEIXE MANIFESTAR ESTE AMOR EMVOCÊ! VENHA SER UM AGENTE DA PAS-TORAL SOCIAL! PRECISAMOS MUITO DEVOCÊS! IRMÃOS!

Nada consegue suprir a falta do verda-deiro amor; só ele é capaz de dar vida à nos-sa vida que, muitas vezes, perde a cor porculpa de nossa teimosia em amar só umpouquinho com medo de se decepcionar.

Page 7: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Página 10 | Fevereiro/2014

Fevereiro/2014 | Página 7

Encontro de Casais com Cristo

Pe. Afonso Pastore – Criador do ECC

NOTÍCIAS DOSETORIAL

No mês de fevereiro o Setorial –ECC iniciará suas atividades no dia10, às 20h na Paróquia Nossa Senho-ra do Amor Divino em Correias. QueNossa Senhora do Amor Divino ro-gue por todos do Setor 2.

“O ECC é isso: dar e receber, doar-se e acolher, partilhar a vida com outros casaispara crescerem juntos, como pessoas, como casais e como cristãos em comunidade.

Além de outros casais, o Encontro conta sempre com a presença de Cristo e de Maria”.

ACONTECIMENTOS e AGRADECIMENTOS

AGENDA DO ECC

ATENÇÃO!!!! -ENCONTRÃO ECC

Dia 16/03/2014 MARQUE NA AGENDA!!!!

PARABÉNS!!!!- Aos ENCONTREIROS ANIVERSARI-

ANTES de NASCIMENTO e MATRIMÔ-NIO do mês de FEVEREIRO.

- Às GESTANTES da família ECC: Lianado Uilian, a Patricia do Carlinhos, a Marciado Vanderlucio, Milene do Miguelzinho e aSharlene do Magela.

– Aos Encontreiros Edson e Tânia pelas“Bodas de Prata” dia 10/01/14.

– À Equipe de Montagem/2013 pela Mis-são Cumprida.

– Ao “Sim” da Equipe de Montagem/2014.

Que Nossa Senhora de Lourdes (11/02)rogue por todos.

Aniversariantes de Casamentodo Encontro de Casais:

MÊS DE FEVEREIRO:06 – JOÃO E ALINE11 – VAGNER E CARLA15 – ADELCI E ANDRÉA15 – JOSÉ ANTONIO E REGINA21 – LUIZ E ANDREA28 – ROGÉRIO E CARINA

ORAÇÃO- Pela Equipe de Montagem 2014- Pelo Nosso Bispo Dom Gregório Pai-

xão- Pelo Papa Francisco, pela sua bela vida

de doação.- Pelo Betinho da Lacir e por todos os

irmãos doentes de nossa Paróquia.- Pela saúde de nossas famílias e por to-

das as gestantes da Família ECC.- Pela perseverança de todos os

Encontreiros do Encontro de Casais comCristo.

Que Santa Bernardete (18/02) intercedapor todos.

PROPÓSITO“Rezar pela Equipe de Montagem/2014”Que possamos nos empenhar em orações

pela Equipe de Montagem/2014, para queeles sejam guiados e iluminados pelo Espí-rito Santo e que todas as vezes que pensar-mos em criticar possamos rezar uma Ave-Maria por eles. Que Maria Santíssima inter-ceda por eles.

BODAS DE PRATA!É com muita alegria que abraçamos ocasal Edson e Tânia e toda a família pelasBodas de Prata no dia 10/01/14. QueNossa Senhora interceda junto a Jesuspor vocês e pela família. Que Deus estejasempre com vocês e que, acima de tudo,continuem sempre com Ele. Parabéns!

SAUDADES SIM...TRISTEZA NÃO!!!

A Paróquia de Nogueira está de luto pelo faleci-mento da avó paterna do Padre Fabiano. O nossoabraço e solidariedade à família neste momento dedor. Na certeza de que todos nos encontraremos umdia na casa do Pai, seja Deus a sua força e que NossaSenhora a envolva no seu manto sagrado.

FEVEREIRO:04 – REUNIÃO PADRE E MONTAGEM 201407 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.06; 13 e 27/02 – REUNIÃO DO ECC ÀS 20h.12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o PADREADREADREADREADRE, com a MONT, com a MONT, com a MONT, com a MONT, com a MONTAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTES.....20 – ADORAÇÃO e MISSA DA FAMÍLIA

REUNIÃO do PADRE,da MONTAGEM/2014 e dosDIRIGENTES DE CÍRCULOS

DIA 12/02/14 às 20h.

AEquipe da Montagem/2013: Zé Antônio e Regina, Claudão e Sheilinha, Marcelo eAdriana, João e Rosângela, Beto e Neuza o nosso Muito Obrigado! Que Jesus os recompense.

Equipe de Montagem/2014: André e Carina, Pedrinho e Claudia, Edson e Tania, Adrianoe Rejane, Julio e Michele que o Espírito Santo os ilumine neste ano de 2014, para que possamconduzir a família do ECC. Que Santo Antônio e Santo Agostinho roguem por vocês.

Parabéns, Padre Fabiano!Há 4 anos( 21/02/2014) o senhor di-rige nossa Paróquia. Obrigado pelasua dedicação, orações e apoio ao ECC.Que Santo Antônio e Santo Agosti-nho roguem por sua árdua missão àfrente de nossa Paróquia.

A PASTORAL DA CRIANÇA, des-de a sua fundação, em 1983, trabalhacom a fé e com a vida, no contexto dafamília e da comunidade.

A metodologia da Pastoral da Cri-ança é inspirada nos Evangelhos quecontam o milagre da multiplicaçãodos cinco pães e dois peixes, que sa-ciaram a fome de cinco mil pessoas.Jesus primeiro mandou que as pesso-as se organizassem em pequenos gru-pos.

Depois mandou os discípulos tra-zerem a comida que tinham e aben-çoou os dons; então, pediu que os re-partissem com todos.

Assim, a Pastoral da Criança pro-cura organizar as comunidades e, pormeio de seus líderes, pede a bênçãopara partilhar, multiplicar os dons doconhecimento, da experiência e dasolidariedade com todas as famíliasem que há gestantes e crianças meno-

Av. Leopoldina 290 - Nogueira(Praça de Nogueira)

Aberto: 4ª a domingoaté o último cliente

No mês de janeiro comemoramos o batismo da Kayane, que recebeu o Espírito Santo e se tornou filha deDeus, nossa irmã em Cristo.

Pastoral da Criança

Pastoral do Batismo

res de seis anos. Depois, como no Evan-gelho, pede para ver se todos estão bem.Para este trabalho de acompanhamento,a cada mês, usa alguns indicadores ela-borados para o Guia do Líder.

Na verdade, a Pastoral da Criança foicriada para combater a mortalidade in-fantil, porém a nossa realidade hoje é ou-tra, devido à violência que se agrava acada dia. Portanto é preciso que a socie-dade se movimente no sentido de comba-ter esta evolução.

Para que a criança hoje desassistidanão se transforme no adolescente violen-to e no adulto criminoso.

Na Igreja Católica existem várias Pas-torais que trabalham neste sentido, paratanto é necessário que todos procurem dara sua parcela de colaboração.

“Assim, brilhe vossa luz diante doshomens, para que vejam as vossas boasobras e glorifiquem o vosso Pai que estános céus.” (Mt. 5-16).

“De que aproveitará, irmãos, a al-guém dizer que tem fé, se não tiverobras”? Acaso esta fé poderá salva-lo? Se a um irmão ou uma irmã falta-rem roupas e o alimento cotidiano, ealgum de vós lhe disser: Ide em paz,aquecei-vos e fartai-vos, mas não lheder o necessário para o corpo, de quelhes aproveitará? Assim também é afé: se não tiver obras, é morta em simesma.

Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eutenho obras. “Mostra-me tua fé semobras e eu te mostrarei a minha fépelas minhas obras”. (Tg 2, 14-19).

Seja você um sopro de ânimo e co-ragem para continuarmos a constru-ção de um mundo melhor, a serviçoda vida e da esperança.

Que Deus abençoe e guarde a to-dos que trabalham e apóiam a Pasto-ral da Criança.

Tinei/Fátima

“PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS TENHAM VIDA, E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA”.

Page 8: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Fevereiro/2014 | Páginas 8/9Rapidinhas Agora temos uma conta no Flickr. Podem conferir também lá as fotos dos eventos de nossa paróquia. Acesse www.flickr.com e procure por Paróquia St.º Antônio e St.º Agostinho

No dia 20 de Janeiro celebramos a festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade de Bonsucesso, com procissão e Missa Solene!

Page 9: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Fevereiro/2014 | Páginas 8/9Rapidinhas Agora temos uma conta no Flickr. Podem conferir também lá as fotos dos eventos de nossa paróquia. Acesse www.flickr.com e procure por Paróquia St.º Antônio e St.º Agostinho

No dia 20 de Janeiro celebramos a festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade de Bonsucesso, com procissão e Missa Solene!

Page 10: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Página 10 | Fevereiro/2014

Fevereiro/2014 | Página 7

Encontro de Casais com Cristo

Pe. Afonso Pastore – Criador do ECC

NOTÍCIAS DOSETORIAL

No mês de fevereiro o Setorial –ECC iniciará suas atividades no dia10, às 20h na Paróquia Nossa Senho-ra do Amor Divino em Correias. QueNossa Senhora do Amor Divino ro-gue por todos do Setor 2.

“O ECC é isso: dar e receber, doar-se e acolher, partilhar a vida com outros casaispara crescerem juntos, como pessoas, como casais e como cristãos em comunidade.

Além de outros casais, o Encontro conta sempre com a presença de Cristo e de Maria”.

ACONTECIMENTOS e AGRADECIMENTOS

AGENDA DO ECC

ATENÇÃO!!!! -ENCONTRÃO ECC

Dia 16/03/2014 MARQUE NA AGENDA!!!!

PARABÉNS!!!!- Aos ENCONTREIROS ANIVERSARI-

ANTES de NASCIMENTO e MATRIMÔ-NIO do mês de FEVEREIRO.

- Às GESTANTES da família ECC: Lianado Uilian, a Patricia do Carlinhos, a Marciado Vanderlucio, Milene do Miguelzinho e aSharlene do Magela.

– Aos Encontreiros Edson e Tânia pelas“Bodas de Prata” dia 10/01/14.

– À Equipe de Montagem/2013 pela Mis-são Cumprida.

– Ao “Sim” da Equipe de Montagem/2014.

Que Nossa Senhora de Lourdes (11/02)rogue por todos.

Aniversariantes de Casamentodo Encontro de Casais:

MÊS DE FEVEREIRO:06 – JOÃO E ALINE11 – VAGNER E CARLA15 – ADELCI E ANDRÉA15 – JOSÉ ANTONIO E REGINA21 – LUIZ E ANDREA28 – ROGÉRIO E CARINA

ORAÇÃO- Pela Equipe de Montagem 2014- Pelo Nosso Bispo Dom Gregório Pai-

xão- Pelo Papa Francisco, pela sua bela vida

de doação.- Pelo Betinho da Lacir e por todos os

irmãos doentes de nossa Paróquia.- Pela saúde de nossas famílias e por to-

das as gestantes da Família ECC.- Pela perseverança de todos os

Encontreiros do Encontro de Casais comCristo.

Que Santa Bernardete (18/02) intercedapor todos.

PROPÓSITO“Rezar pela Equipe de Montagem/2014”Que possamos nos empenhar em orações

pela Equipe de Montagem/2014, para queeles sejam guiados e iluminados pelo Espí-rito Santo e que todas as vezes que pensar-mos em criticar possamos rezar uma Ave-Maria por eles. Que Maria Santíssima inter-ceda por eles.

BODAS DE PRATA!É com muita alegria que abraçamos ocasal Edson e Tânia e toda a família pelasBodas de Prata no dia 10/01/14. QueNossa Senhora interceda junto a Jesuspor vocês e pela família. Que Deus estejasempre com vocês e que, acima de tudo,continuem sempre com Ele. Parabéns!

SAUDADES SIM...TRISTEZA NÃO!!!

A Paróquia de Nogueira está de luto pelo faleci-mento da avó paterna do Padre Fabiano. O nossoabraço e solidariedade à família neste momento dedor. Na certeza de que todos nos encontraremos umdia na casa do Pai, seja Deus a sua força e que NossaSenhora a envolva no seu manto sagrado.

FEVEREIRO:04 – REUNIÃO PADRE E MONTAGEM 201407 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.07 – MISSA do SAGRADO CORAÇÃO às 07:30 e 19:30.06; 13 e 27/02 – REUNIÃO DO ECC ÀS 20h.12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o P12 – REUNIÃO com o PADREADREADREADREADRE, com a MONT, com a MONT, com a MONT, com a MONT, com a MONTAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTESAGEM e com os DIRIGENTES.....20 – ADORAÇÃO e MISSA DA FAMÍLIA

REUNIÃO do PADRE,da MONTAGEM/2014 e dosDIRIGENTES DE CÍRCULOS

DIA 12/02/14 às 20h.

AEquipe da Montagem/2013: Zé Antônio e Regina, Claudão e Sheilinha, Marcelo eAdriana, João e Rosângela, Beto e Neuza o nosso Muito Obrigado! Que Jesus os recompense.

Equipe de Montagem/2014: André e Carina, Pedrinho e Claudia, Edson e Tania, Adrianoe Rejane, Julio e Michele que o Espírito Santo os ilumine neste ano de 2014, para que possamconduzir a família do ECC. Que Santo Antônio e Santo Agostinho roguem por vocês.

Parabéns, Padre Fabiano!Há 4 anos( 21/02/2014) o senhor di-rige nossa Paróquia. Obrigado pelasua dedicação, orações e apoio ao ECC.Que Santo Antônio e Santo Agosti-nho roguem por sua árdua missão àfrente de nossa Paróquia.

A PASTORAL DA CRIANÇA, des-de a sua fundação, em 1983, trabalhacom a fé e com a vida, no contexto dafamília e da comunidade.

A metodologia da Pastoral da Cri-ança é inspirada nos Evangelhos quecontam o milagre da multiplicaçãodos cinco pães e dois peixes, que sa-ciaram a fome de cinco mil pessoas.Jesus primeiro mandou que as pesso-as se organizassem em pequenos gru-pos.

Depois mandou os discípulos tra-zerem a comida que tinham e aben-çoou os dons; então, pediu que os re-partissem com todos.

Assim, a Pastoral da Criança pro-cura organizar as comunidades e, pormeio de seus líderes, pede a bênçãopara partilhar, multiplicar os dons doconhecimento, da experiência e dasolidariedade com todas as famíliasem que há gestantes e crianças meno-

Av. Leopoldina 290 - Nogueira(Praça de Nogueira)

Aberto: 4ª a domingoaté o último cliente

No mês de janeiro comemoramos o batismo da Kayane, que recebeu o Espírito Santo e se tornou filha deDeus, nossa irmã em Cristo.

Pastoral da Criança

Pastoral do Batismo

res de seis anos. Depois, como no Evan-gelho, pede para ver se todos estão bem.Para este trabalho de acompanhamento,a cada mês, usa alguns indicadores ela-borados para o Guia do Líder.

Na verdade, a Pastoral da Criança foicriada para combater a mortalidade in-fantil, porém a nossa realidade hoje é ou-tra, devido à violência que se agrava acada dia. Portanto é preciso que a socie-dade se movimente no sentido de comba-ter esta evolução.

Para que a criança hoje desassistidanão se transforme no adolescente violen-to e no adulto criminoso.

Na Igreja Católica existem várias Pas-torais que trabalham neste sentido, paratanto é necessário que todos procurem dara sua parcela de colaboração.

“Assim, brilhe vossa luz diante doshomens, para que vejam as vossas boasobras e glorifiquem o vosso Pai que estános céus.” (Mt. 5-16).

“De que aproveitará, irmãos, a al-guém dizer que tem fé, se não tiverobras”? Acaso esta fé poderá salva-lo? Se a um irmão ou uma irmã falta-rem roupas e o alimento cotidiano, ealgum de vós lhe disser: Ide em paz,aquecei-vos e fartai-vos, mas não lheder o necessário para o corpo, de quelhes aproveitará? Assim também é afé: se não tiver obras, é morta em simesma.

Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eutenho obras. “Mostra-me tua fé semobras e eu te mostrarei a minha fépelas minhas obras”. (Tg 2, 14-19).

Seja você um sopro de ânimo e co-ragem para continuarmos a constru-ção de um mundo melhor, a serviçoda vida e da esperança.

Que Deus abençoe e guarde a to-dos que trabalham e apóiam a Pasto-ral da Criança.

Tinei/Fátima

“PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS TENHAM VIDA, E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA”.

Page 11: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Pastoral Social (Tânia)

Fevereiro/2014 | Página 11

Bonsucesso - CAPELA SÃO SEBASTIÃO Marquinho (Coordenador)

Página 6 | Fevereiro/2014

Janeiro: mês do nosso padroeiro!VIVA SÃO SEBASTIÃO!!

Foi com muita alegria que realizamoso Tríduo a São Sebastião nos dias 17, 18 e19/01, com o terço todos os dias, seguidode louvores e cantos. E logo após falaramos palestrantes: Daianinha, Juninho eEduardo (Dudu) seminarista, sobre temasda JMJ, pregados pelo Santo Padre, oPapa Francisco, que sempre nos alimen-ta espiritualmente com suas palavras.

No dia 20/01, dia de São Sebastião,tivemos uma bela e grande procissão sa-indo da Rua Domingos José Martins atéa Capela, onde foi celebrada uma lindamissa pelo Pe. Fabiano. Ao final tivemos

a ladainha, a oração e a benção de SãoSebastião.

Aproveitamos para agradecer atoda comunidade que se fez presenteneste dia, as comunidades irmãs quetambém participaram. A capela ficoupequena, mas todos foram acolhidoscom muito amor. Também agradecera todos que colaboraram para a reali-zação da festa em geral: que São Se-bastião abençoe a todos.

São Sebastião, rogai por nós!Deus seja louvado.

A verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximoA verdadeira caridade e o amor ao próximo

Com muita alegria, a Pastoral começou o ano com uma maravilhosa confraterni-zação, na qual juntos agradecemos pelo ano que passou e entregamos a Jesus, soba intercessão da Virgem Maria, todo nosso trabalho de 2014, com a presença donosso querido Padre Fabiano nos abençoando.

“O amor seja sincero. Detestai o mal,apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vosuna uns aos outros, com terna afeição, riva-lizando-vos em atenções recíprocas. Sedezelosos e diligentes, fervorosos de espírito,servindo sempre ao Senhor, alegres na espe-rança, fortes na tribulação, perseverantes naoração”(Romanos 12,9-12). Somos um corpoe cada um de nós tem uma função, por issoprecisamos ser caridosos uns com os outrose não ser melhores apenas, se a mão esquer-da trabalha mais que a direita uma vai ficaratrofiada. Todos participamos do mesmocorpo, por isso temos que viver essa carida-de, esse amor que se entrega, que sedá. Como você tem vivido o dom que Deuslhe deu? Se você tem o dom de ensinar, ensi-ne, se tem o dom do serviço, sirva. Jesus dis-se que não veio para ser servido, mas paraservir. As pessoas de hoje não querem ser-vir. Hoje vivemos um comodismo, não que-remos servir, queremos que tudo venha anós. Dai e dar-se-vos-á, não fique esperandoque as coisas e pessoas cheguem até você, dêo primeiro passo. Faça sem esperar nada emtroca. O amor seja sincero. É preciso voltar aessência do Cristianismo seja o amor since-ro. Jesus disse: “Eu sou o caminho a verdadee a vida”. Hoje querem imprimir em nósfalsas verdades e eu sei que é difícil ir contraelas, porque hoje já não conseguimos sabero que é verdade ou mentira, mas precisamosvoltar à essência, pois Cristo já nos ensinouqual é a verdade. A palavra “sinceridade”está sendo tirada do nosso vocabulário.“Detestai o mal, apegai-vos ao bem”. A úni-ca coisa que você deve detestar é a maldade,o diabo! Chega de ficarmos no “mais oumenos”! Quando ficamos “em cima domuro”, corremos o risco de cair do lado er-rado. Hoje é dia de voltarmos a Deus, à ver-dadeira caridade. Quando experimentamosa verdade, somos verdadeiramente livres.Sede zelosos e diferentes. Não tenha medode ser zeloso com os irmãos, com as coisasde Deus, servindo-O sempre na alegria; issoé a verdadeira caridade. E nós somos convi-dados a vivê-la, não é fácil, é um desafio,somos convidados diariamente a viver oamor fraterno, a verdadeira caridade. For-mar homens e mulheres novas, famílias no-vas. Isso é possível sim! Fervorosos no Espí-rito, fortes na tribulação. Todo o mundo pas-sa tribulação, sejamos fortes, quando vive-mos a fortaleza em Deus conseguimos supe-rar a tribulação. É preciso querer viver a ca-ridade, somos da mesma família. Muitas ve-zes, caímos na tentação de entrar na igreja esair do mesmo jeito, mas nós somos irmãos,ninguém é melhor que ninguém, Temos amesma qualidade, temos diferenças, sim,mas elas não são barreiras, são riquezas.Quem nos une é muito maior de quem nossepara. Precisamos viver o amor verdadei-ro, porque estamos numa sociedade, porque,muitas vezes, até da igreja saímos e não fala-mos com ninguém. É preciso transformar asrealidades e não nos acostumar com elas.Somos convidados a transformar o mundo,voltando à nossa essência. Todos nós traze-mos a responsabilidade de viver o amor sin-cero. Devemos fazer a vontade do Senhor.Se eu não amar ninguém, eu serei uma pes-soa gelada. Nós precisamos nos amar, poisse não nos amamos, não amaremos os ir-

mãos. O que nós mais deveríamos pedir aDeus é que, nos transformasse a ponto dedespertarmos para a transformação de ummundo novo, que precisa começar em nós.Comece assumindo as pastorais na sua pa-róquia. Precisamos viver a verdadeira cari-dade e o amor ao próximo.

Amar faz bem, mas não é fácil amar deverdade. O verdadeiro amor exige o sacrifí-cio de se perceber dependente dos outrospara ser feliz. Quem vive sozinho sofre paradescobrir os porquês dos seus medos e nãopercebe que a falta de amor os priva de en-xergar esperança no caos, alegria na dor ecrescimento no erro. O verdadeiro amor sóse torna uma realidade na vida de quem sou-be compreender aqueles que precisam seramados.

Os pais sabem que nenhum filho é maisimportante do que o outro, no entanto, ofilho mais complicado acaba recebendo maiscarinho, mais atenção. Esse é o desafio detodos nós: amar de verdade, mesmo a quemnão merece, mas ainda sim se engrandece. Oamor que damos àqueles que não merecemserve de “combustível” para alimentar a re-lação. Uma vez abastecidos de amor, os se-res errantes se perceberão aceitos do jeitoque são e terão razões de sobra para acredi-tar na vida.

Amar, de verdade, é ter a capacidade deenxergar o outro acima da superficialidade.Nossos olhares apressados nos impendem dever a beleza escondida atrás das imperfeições.Ninguém consegue amar se primeiro não sehumanizar, colocar-se no lugar do outro e fa-

zer para ele aquilo que gostaríamos que fizes-sem a nós. O verdadeiro amor só sobreviveonde há compreensão; a condenação é o meiomais fácil de impedir o seu crescimento.“Amar, de verdade, é ter a capacidade de en-xergar o outro acima da superficialidade”

Ama de verdade quem parou de pensarsó em si para se ocupar em fazer alguémfeliz. Já vi muitas receitas de felicidade, masnenhuma é tão eficaz como a iniciativa emser útil aos outros. Abraçar quem não mere-ce ser abraçado e olhar nos olhos de queminsiste em nos condenar. Nossa felicidade sóse torna real quando é partilhada com al-guém, e é por isso que, mesmo no meio daadversidade, os que conseguem superar asdiferenças alcançam a verdadeira paz. Seamar fosse fácil não veríamos tanta gentecorrendo atrás de falsos amores. São essas asválvulas de escape que o mundo nos oferecepara tentar disfarçar em nós a falta de amor.As grandes festas são uma prova disso. En-quanto o momento acontece, tudo pareceestar resolvido dentro da gente, mas, depoisque a festa acaba a vida volta à normalidadee percebemos que o vazio em nós continuamonstruoso.

DEIXE MANIFESTAR ESTE AMOR EMVOCÊ! VENHA SER UM AGENTE DA PAS-TORAL SOCIAL! PRECISAMOS MUITO DEVOCÊS! IRMÃOS!

Nada consegue suprir a falta do verda-deiro amor; só ele é capaz de dar vida à nos-sa vida que, muitas vezes, perde a cor porculpa de nossa teimosia em amar só umpouquinho com medo de se decepcionar.

Page 12: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Dízimo

Página 12 | Fevereiro/2014

Praça Alcindo Sodré, 6 sl: 08/108(Ed. Imperador) Cep. 25620-110

Tel: (24) 2243-9001

Habilitação: A, B, D Curso de Reciclagem Curso de Renovação Mudança categoria "D"

Fevereiro/2014 | Página 5

Receitas (Tania)

A maior loja da região comestacionamento próprio e um acervo

com mais de 6500 títulos em DVDe 600 títulos em Blu-ray

(24) 22213136 ou (24) 88165395

No centro de Nogueira

Juventude Santa

INGREDIENTESSorvete1 lata de creme de leite1/2 lata de leite condensado1 copo se requeijão de vidro1/2 queijo minas padrão ralado

CaldaGoiabadaÁgua

MODO DE PREPAROSorveteBata tudo no liquidificador, e coloqueno freezer por umas 4 horas. Tirar uns10min antes de servir! CaldaDerreter goiabada (comum e cascão)em banho-maria, adicionando água!

Sorvete dequeijo com calda

de goiabada

Quando oferecemos odízimo, por amor a Deus,

o céu se abre e muitas bênçãossão derramadas.

Aos Aniversariantes de Fevereiro:NOSSA SENHORA DE LOURDES (11/02)

os abençoe!05 – Maria das Graças Lopes Pitasse05 – Paollo Ribiero Pinheiro08 – Mª do Carmo Lopes Guimarães09 - Sebastião Vicente Silva10 – Simone Bastos de Souza10 – Yêedo Raposo da Silva Junior13 – Raimundo Correa dos Santos15 – Martinho César Garcez16 – Flavia Moreira S. Brito16 – Helena Daurte Gonzaga17 – João Batista Gonçalves da Silva18 – Célia Regina Santos Trancozo20 – José Carlos Gonçalves20 –Ubirajara Costa da Silva21 – Maria Aparecida Silva Simão23 - Valmir Fernandes Jovelino24 – Ana Carolina Alves Gonçalves26 – Mirtô E. Silva Pujol27 – Andre Ribeiro Souza27 – José Roberto Ferreira Barcellos

Aniversário de matrimônio:mês de Fevereiro

02 – Suzane B. Lemos e Jorge Eduardo04 – Ana Maria R. Domingues e Eduardo13 – Neli Prisca de Oliveira e Paulo15 – Regina Célia P. H. do Amaral e José Antonio Amaral21– Luis Carlos Martins e Andréa Coelho Martins23 – Maria Leda R. da Silva e Alicio da Silva25 – Edna Xavier Valentim e Claudio José

Procure a Secretaria da Paróquia, faça oseu cadastro. E você, que suspendeu tempo-rariamente a sua contribuição, renove a suaaliança de gratidão e amor com Deus. Olhepara frente, recomece a partir deste mês. Nãodevemos esquecer: DÍZIMO, RESPONSA-BILIDADE DE TODOS!!!

Iniciado concurso para o Hino eLogo da JMJ 2016 - Cracóvia - PolôniaMatinê carnaval

Alegrai-vos!!!1ª matinê de carnaval na Paróquia de Nogueira

Desfile de fantasias, Evangelizashow comMinistério Porta do Céu, pula pula, sorvete e muito mais!!!

TRAGA A CRIANÇADA PARA SE DIVERTIR!!!

Dia 04 de março (terça-feira de carnaval)Horário: 15:00Local: quadra da matriz de NogueiraIngresso: adultos R$ 2,00

CRIANÇAS GRÁTIS

Ale-carwww.ale-car.com.br

Alinhamento e BalanceamentoPneus - Escapamentos - Mecânica

De suspensão em geral

Alemão e AlexandreEstrada União Indústria, 2831 – Posto 2

Próximo ao Transbordo de CorrêasTel.: (24) 2221-1039 / 2221-3398

JMJ Cracóvia 2016Por Daiane Costa

As inscrições para fazer parte do grupo de nossaParóquia que irá à JMJ 2016 continuam abertas!

Procure-nos, e faça a sua ficha!

Fiquem atentos: em breve, marcaremos nosso primeiro encontro!

Maiores informações:Daiane Costa:

Tel.: 2236-1100 ou 99229-0800E-mail: [email protected]

O concurso para o logotipo e ohino da Jornada Mundial da Ju-ventude (JMJ), de 2016, naPolônia, foi aberto oficialmentepelo Comitê de Organização. Acoletiva de imprensa para apresen-tação das regras de participaçãofoi realizada, na última quarta-fei-ra, 15, em Cracóvia.

Tanto a competição para o hinoquanto para o logo são destinadasaos profissionais e amadores. Se-gundo o coordenador do comis-são, Dom Damian Muskus, a expec-tativa é de que o concurso atraiaprincipalmente os jovens.

De acordo com a comissão, ohino deve refletir a importância re-ligiosa do maior encontro de jovensdo mundo e enfatizar o tema da

Jornada: “Bem-aventurados os mi-sericordiosos”. Os competidoresdevem estar atentos ao texto damúsica para que seja possível a tra-dução em outras línguas, sem per-der a melodia original.

Já a logomarca, deverá valori-zar o patrimônio cultural e espiri-tual de Cracóvia e apontar o valoruniversal da mensagem da DivinaMisericórdia.

O projeto gráfico da logomarcadeverá ser apresentado até o pró-ximo dia 31 de março. E as músi-cas poderão ser enviadas até 31maio. A comissão informou que,após a primeira seleção, os traba-lhos serão enviados ao PontifícioConselho para os Leigos, noVaticano, para a escolha final.

Page 13: Jornal Angelus Fevereiro 2014

MÓVEIS DE ESTILO

ITAIPAVAEstr. União Industria, 8360Petrópolis – RJTel/Fax: (24) 2221-1482

Madeira de demoliçãoBarroco – Réplicas

Arte PopularAZULEJOS ARTÍSTICOS

PERSONALIZADOS

www.decoraçoesdecor.com.br

Página 4 | Fevereiro/2014 Fevereiro/2014 | Página 13

Calendário ParoquialFEVEREIRO MARÇO

Dialogar com humildade e bon-dade: em síntese, este foi o conteúdoda homilia da Missa celebrada peloPapa Francisco, na manhã desta sex-ta-feira (24/01/14), na capela da CasaSanta Marta.

Assim como na missa do dia ante-rior, no centro da reflexão do Pontífi-ce esteve o confronto entre o Rei Saule Davi. (cf. 1 Samuel 24, 3-21) A umcerto ponto, Davi tem a possibilidadede matar o Rei, mas – observou Fran-cisco – escolhe “outra estrada”: a es-trada da aproximação, do esclareci-mento, da explicação. Enfim, o cami-nho do diálogo para fazer as pazes:

Para dialogar, é preciso calma, semgritar. É necessário pensar tambémque a outra pessoa tem algo a mais

Não podemos construir um “Muro deBerlim” no nosso coração, adverte Francisco

em relação a mim, e Davi pensavaisso: ‘Ele é o ungido do Senhor, émais importante do que eu’. A hu-mildade, a tranquilidade… Para di-alogar, é preciso fazer o que pedimoshoje na oração, no início da Missa:fazer tudo a todos. Humildade,tranquilidade, fazer tudo a todos etambém – mas isso não está escritona Bíblia – todos sabemos que parafazer essas coisas é preciso “engolirmuitos sapos”. Mas é preciso fazê-lo,porque a paz se faz assim: com hu-mildade, a humilhação, buscandosempre ver no outro a imagem deDeus.

“Dialogar é difícil”, reconheceu oPapa. Mas pior do que tentar cons-truir uma ponte com o adversário é

deixar crescer no coração o rancor porele. Agindo desta maneira, afirmou oPontífice, permanecemos “isolados naamargura do nosso ressentimento”.Um cristão, ao invés, tem Davi comomodelo, que vence o ódio com “umato de humildade”:

Humilhar-se, e sempre criar pon-tes, sempre. Sempre. E isso é ser cris-tão. Não é fácil. Jesus conseguiu: sehumilhou até o fim, nos mostrou ocaminho. E é necessário que não pas-se muito tempo: quando existir umproblema, depois que a tempestadepassar, o mais rápido possível, na pri-meira oportunidade deve-se recorrerao diálogo, porque o tempo aumentao muro, assim como aumenta a ervadaninha que impede o crescimento dotrigo. E quando os muros crescem, areconciliação se torna mais difícil: émuito difícil!.

Não é um problema se “algumasvezes voam pratos” – “na família, nascomunidades, nos bairros” – repetiuFrancisco. O importante é “tentar fa-zer as pazes o mais rápido possível”,com uma palavra, um gesto. Uma pon-te mais do que um muro, como aque-le que por tantos anos dividiu Berlim.Porque “também no nosso coração po-demos ter um Muro de Berlim comos outros”:

Eu tenho medo desses muros, des-ses muros que crescem a cada dia efavorecem os ressentimentos. Inclu-sive o ódio. Pensemos neste jovemDavi: poderia perfeitamente ter sevingado, expulsado o rei, mas ele es-colheu o caminho do diálogo, comhumildade, bondade e doçura. Hoje,peçamos a São Francisco de Sales,Doutor da doçura, que dê a todos nósa graça de fazer pontes com os outros,jamais muros.

Jornada de oração pelo Papa Emérito Bento XVIComeça hoje em todo o mundo a jornada de oração pelo Papa Emérito, Bento XVI. No dia 11 de fevereiro faz um ano que ele anunciou

que renunciaria ao Trono de Pedro, e no dia 28 ele deixou o pontificado. As orações consistem em missas em sua intenção, horas do ofíciodivino, oração do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, mortificações e outras formas de piedade. A jornada vai até o dia 28 defevereiro, e é uma iniciativa dos jovens da Igreja Santa Luzia, em Roma.

Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/01/24/n%C3%A3o_podemos_construir_um_muro_de_berlim_no_nosso_cora%C3%A7%C3%A3o,_adverte/bra-766932 do site da Rádio Vaticano

Humilhar-se, e sempre criar pontes, sempre. Sempre. E isso é ser cristão.Não é fácil. Jesus conseguiu: se humilhou até o fim, nos mostrou o caminho.

Page 14: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Página 14 | Fevereiro/2014 Fevereiro/2014 | Página 3

Leitores

Os sentidos da Leitura da PalavraPara fazermos uma boa leitura da palavra de Deus,

através da Sagrada Escritura, a Igreja nos recomendao conhecimento de determinados aspectos:

A analogia da fé – A Bíblia é um livrode verdades religiosas reveladas porDeus. Cada texto está, de certa forma, re-lacionado com toda ela e com a fé da Igre-ja. Não podemos tirar um texto ou umversículo que seja deste contexto. Aqui,entra a fundamental importância datradição e do Magistério da Igreja. É elaquem deve ter a palavra final, a fim deevitar o perigoso subjetivismo (“eu achoque...”).

O sentido da História – Deus é o Se-nhor da história dos homens e a Sua san-ta vontade se realiza por meio das vicis-situdes humanas. O avançar da históriatambém nos ajuda a compreender a Sa-grada Escritura. Jesus mandou observaros sinais dos tempos.

O sentido do movimento progressivoda revelação – É importante notar queDeus, na Sua paciência, foi se revelando,lentamente, durante 14 séculos e conti-nuou a se revelar durante mais de 20 sé-culos pelos caminhos da Sua Igreja, pelaSagrada Tradição (transmissão oral) quepara nós ,católicos, tem o mesmo valordas Sagradas Escrituras.

O sentido da relatividade das pala-vras – As palavras são relativas, ou seja,nem sempre são absolutas. Para compre-ender o texto bíblico, importa saber o queelas significavam, exatamente, quandoforam usadas pelo autor sagrado.

O bom senso e o senso crítico – É anossa inteligência e o nosso equilíbriodiante dos fatos. É bom saber perguntardiante de certas interpretações: isto temfundamento no texto original ou é, ape-nas ,o ponto de vista de alguém em desa-cordo com o autor sagrado?

O sentido literal – É dado pelo signi-ficado das palavras da Escritura e desco-berto pela exegese (estudo profundo dotexto bíblico), que segue as regras da cor-reta interpretação. São Tomás de Aquinodizia que ”todos os sentidos devem estar fun-dados no literal” (Suma Teol. 1,1,10 ad 1).(§116)

O sentido espiritual – Graças à uni-dade do projeto de Deus, não somente otexto da Escritura, mas também as reali-dades e os acontecimentos de que fala,podem ser sinais. O sentido espiritualpode ser subdividido em alegórico, mo-ral e anagógico.

O sentido alegórico – Podemos ad-quirir uma compreensão mais profundados acontecimentos, reconhecendo a sig-nificação deles em Cristo; assim, a traves-sia do Mar Vermelho é um sinal da vitó-ria de Cristo e, também, sinal de batismo(cf. 1Cor 10,1-2).

O sentido moral – Os acontecimentosrelatados na Escritura podem conduzir-nos a um justo agir. São Paulo diz queeles foram escritos para a nossa instru-ção (cf. 1Cor 10,11).

Ler a Escritura dentro da tradição vivada Igreja inteira.

Conforme os ensinamentos dosPadres da Igreja, ”a Sagrada Escritura estáescrita mais no coração da Igreja do que nosinstrumentos materiais”. Com efeito, a Igre-ja leva, na sua tradição, a memória vivada Palavra de Deus e é o Espírito Santoque lhe dá a interpretação espiritual daEscritura (“... segundo o sentido espiritualque o Espírito dá à Igreja”)

(Tania)

Extraído do livro ”Ciência e Fé em harmonia”) Felipe [email protected]

DOMINGOSOLIDARIO

Neste mês, vamos ajudar a Comu-nidade Católica Jesus Menino. Estacomunidade de leigos consagradose de casais que participam por alian-ça, acolhem num lar cristão criançasdeficientes e os tratam como filhos.São mais de 30 filhos, alguns, desdea fundação da Comunidade, em 1990.

A Comunidade sobrevive de doa-ções em dinheiros e em materiais. Vi-vem uma vida simples de uma famí-lia numerosa.

O dinheiro que recebem, entre ou-tras despesas, é para pagar funcio-nários, obras de adaptações das ca-sas, medicamentos.

Neste mês, o gesto concreto donosso DOMINGO SOLIDARIO seráa doação de sabão em pó e deamaciante para a comunidade. Asdoações podem ser feitas nas missasdos dias 08 e 09 de fevereiro ou nasecretaria da paróquia.Para saber mais sobre a comunidade acesse:http://www.comunidadejesusmenino.org.br/Tel.: 24 - 2242-4208

Fazer o bem com nossos bens!

Casamentocomunitário 2014Casais que, ainda, não receberam o sa-

cramento do matrimônio aproveitem aoportunidade de participar do casamen-to comunitário.Data do casamento: 31 de maio de 2014Local: Igreja Matriz de NogueiraInscrições:até o dia 21 de março, depois des-ta data, não é mais possível se inscrever.Informações e inscrições: na secretariada paroquia ou com a Pastoral Familiar.

VAGAS LIMITADAS

Graças ao Bom Deus nossa paró-quia é muito viva, fervorosa e movimen-tada. Temos tantos movimentos e pas-torais, uma rica espiritualidade e mui-tos projetos sociais. Se enumerarmos,chegamos a quase 40 grupos. Mas é ne-cessário darmos ouvidos à Palavra deDeus: “não importa a que grau chega-mos, o que importa é prosseguirmos de-cididamente” (Fil 3,16). As mudançasde horários e eventos são uma tentati-va de melhor adaptar às necessidadesde nosso tempo.

Nossa Paróquia mantém uma cre-che com 110 crianças, o Projeto De grãoem grão que atente uma média de 500alunos nos diversos cursos eescolinhas de esporte. Distribuímosquase dez mil fraldas geriátricas a cadamês. Doamos enxovais de bebês, pija-mas para idosos. Com a Pastoral Soci-al damos assistência a mais de 40 fa-mílias com visitas, palestras e distri-buição mensal de cestas básicas. APastoral da Criança atende mais de 100crianças. Nossos projetos sociais sãomaiores do que os da a maioria dasparóquias de nossa diocese. Mas paranós isso não é vantagem, é uma alegriae um talento para ser multiplicado epartilhado. Não podemos nos acomo-dar pensando que já fazemos o bastan-te. Precisamos fazer mais. Devemosusar nossos bens materiais com finali-dade espiritual. Amar nossos irmãosconcretamente. Por isso quero proporque este ano possamos fortalecer o nos-so dizimo para que não fiquemos tãodependente de doações. Quantas ve-zes nossos eventos (bingos, almoços,rifas, etc) recebem doações de pessoasque nem vêm a Igreja, enquanto mui-tos paroquianos não ajudam com o di-zimo.

Por isso gostaria de instituir esteano o DOMINGO SOLIDÁRIO.Cada 2º domingo de cada mês duran-te as missas será um dia de partilhados bens. Será o dia de entregar o dizi-

mo, entregar mantimentos para campa-nha do quilo e algum item especifico paradoarmos para uma instituição (Carmelo,Seminário, Comunidade Jesus Menino,etc). Também neste dia poderão ser en-tregues roupas para realização de baza-res cuja renda se reverterá também paraobras de evangelização e sociais.

Faremos em todo último domingo decada mês o ALMOÇO PAROQUIAL. Aintenção é de que seja um momento defraternidade, de reunir as famílias maisdo que ser lucrativo. Cada mês uma pas-toral ficará responsável e assim todas tra-balharão pela evangelização.

Sei que são propostas ousadas, porisso conto mais uma vez com a ajuda detodos os paroquianos que construíramestas obras junto com padre Luis, que meapoiaram nestes 4 anos. Conto com vocêspara obedecermos à voz de Jesus que con-vida: “avancem para águas mais profun-das”.

Com a minha bênção,

Pe. Fabiano

Conto com vocês para obedecermos àvoz de Jesus que convida: “avancem

para águas mais profundas”.

Page 15: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Casa Santo AgostinhoMateriais de Construção

Materiais deConstrução em geral

Av. Leopoldina, 266Nogueira - Petrópolis/RJ 2221-2480 Fax. 2221-4356

Página 2 | Fevereiro/2014

• MATRIZ:Missas:Missas:

Sábado: 18:30Domingo: 9:30 11:00 19:00Terças-feiras: Missa de Santo Antônio: 19:30Quintas-feiras: 7:30Terceira quinta-feira do mês: Missa da Família – 20:00Primeira sexta feira do mês: Missa do

Sagrado Coração de Jesus: 7:30 e 19:30

• CALEMBE – Capela de Nossa Senhora AparecidaMissa: domingo 8hGrupo de oração: quarta-feira 19:30h

• ÁGUAS LINDAS - Capela Nossa Senhora de FátimaMissa:sábado 20h

Grupo de oração: quarta-feira 19:30h

• BONSUCESSO – Capela de São Sebastião:Missa: quarta-feira: 19hGrupo de oração: quarta-feira 19:30h

• SECRETARIA:Segunda a sexta de 14:00 às 18:00Sábado: 9:00 às 12:00

HORÁRIOS DA PARÓQUIA 2014

• Atendimento do padre:Quinta-feira: 16:30 às 18:00 e 20:00 às 21:00Sábado: 10:00 às 12:00

• Adoração ao Santíssimo:Quintas-feiras: 7:30 às 19:30

Batizados:1º e 3º domingo do mês. Após a missa das

11h.Fazer ficha e marcar a data na

secretaria.

CONTATOS:• Secretaria da paróquia:Tel.: (24) 2221-2182Email: [email protected]: www.paroquiadenogueira.com

• Creche Santo Antônio: Tel.: 2221-5545Email: [email protected]

• De Grão em GrãoTel. 2221-5634Email: [email protected]

Jornal AngelusJornal da Paróquia Santo Antônio e

Santo AgostinhoResponsável: Pe. Fabiano

Pastoral da Comunicação:Daiane, Lourdinha, Mario Cesar, Lena, Jerônimo

Projeto gráfico:Rodrigo Sabbadin Longen (24) 9 9905-9436

Cartas e sugestões devem ser entreguesna Secretaria da Paróquia

Tel. (24) 2221-2182

Mande sua sugestão pelo nossoFacebook e nos ajude a melhorar:

www.facebook.com/paroquiadenogueiraConfira lá também as fotos dos eventos da paróquia.

Fevereiro/2014 | Página 15

Aniversariantes da Equipe daPastoral do mês de FEVEREIRO:

07 – Wenceslau08 – Pedro09 – Marina10 – Maria Clara16 – Rafaela18 – João (Cris)28 – FelipeParabéns! Que Deus abençoe muito vocês!

Convite: A Pastoral Familiar realiza sem-pre visitas a todos aqueles que necessitamde uma oração, bênção ou intercessão. En-tre em contato com a gente, que iremos atésua casa!

Pastoral Familiar

CASAMENTO RAIMUNDO E VILMA

PARABÉNS AOS NOVOS CASAIS QUE SE UNIRAM PELO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIOQUE A SAGRADA FAMÍLIA OS ABENÇOE HOJE E SEMPRE!Parabéns também aos casais Rafael e Ana Carolina e Sergio e Sophia!

MISSA DOS NAMORADOSTodo primeiro sábado do mês. Logo após

temos reunião com a Pastoral Familiar. TO-DOS OS CASAIS DE NAMORADOS ESTÃOCONVIDADOS!

AGRADECIMENTOSAgradecemos ao casal coordenador

Felipe e Anita por se colocarem à disposiçãoda obra do Senhor por todo o ano de 2013.Que a Sagrada Família possa abençoá-loshoje e sempre, e que Nossa Senhora Rainhadas Famílias ilumine seus caminhos. Agra-decemos também ao SIM do novo casal co-ordenador da Pastoral Familiar Cida e Daniele pedimos que a Sagrada Família os acom-panhe durante todo o trabalho missionárioda Pastoral Familiar. Deus abençoe! NossaSenhora das Graças, rogai por todos nós!

ORAÇÕESRezemos pela saúde de todos os mem-

bros de nossa família. Pedimos em especialpara as gestantes de nossa comunidade, paraque Nossa Senhora do Bom Parto possaacompanhá-las durante toda a gestação. Re-zemos por todos aqueles que passam difi-culdades na sua saúde – pedimos força, cora-gem e fé para que se mantenham firmes nopropósito do Senhor! Nossa Senhora da Saú-de, rogai por nós!

ATENÇÃO: MISSA DA FAMÍLIA COM NOVA DATATODA TERCEIRA QUINTA-FEIRA DO MÊS. A SAGRADA FAMÍLIA AGUARDA VOCÊS

PARA O DERRAMAMENTO DE MUITAS BÊNÇÃOS!

AGENDA PASTORAL FAMILIAR:- Dia 03 – reunião da Pastoral;- Dia 04 – reunião do Decanato;- Dia 20 – Missa da família e adoração ao Santíssimo;- Dia 1º/03– Missa dos namorados;- Dia 05/03 – Reunião da Pastoral.- DATA DO ENCONTRO DE NOIVOS EM NOGUEIRA – 25/05.

CASAMENTO COMUNITÁRIOOS INTERESSADOS DEVEM SE INFORMAR COM UM AGENTE DA PASTORAL

OU NA SECRETARIA DA PARÓQUIA.

CASAMENTO DAIANA E DIEGO

ACONSELHAMENTOS:

Desistir das pessoas?Jamais! Entretanto, compreenda que somente o

amor de Deus, presente em nós, é capaz de nos fazeracreditar, amando e perdoando as pessoas que, comotodos, são repletas de limitações e, por esta razão,cometem muitos erros.Deus é a fonte de todo o amorque permanece para sempre. Ele é este Amor. Porisso, é na oração que encontramos a força para ja-mais desistir.Se lhe faltarem forças, você já sabe oque fazer: Reze! Com carinho e orações, Seu irmão,Ricardo Sá

http://cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/mensagem.php?id=23808

DICA PARA A FAMÍLIA:Livro para ouvir Quando a Família RezaRicardo Sá / Eliana / Dú

O desafio da vida de oração eespiritualidade persiste em Ricardo e ElianaSá, mas desta vez em “família”.

Com a colaboração do único filho do ca-sal, o Dú, que participou e se envolveu ativa-mente nesta realização, e baseando-se na mes-ma proposta do bem-sucedido livro Quandoo Casal Reza..., este novo guia objetiva ajudarcada família a descobrir a melhor pedagogiapara se adequar ao plano de Deus e ser, comoEle sempre quis, um lugar de amor.

Page 16: Jornal Angelus Fevereiro 2014

Página 16 | Fevereiro/2014

Ano VII | Nº 105FEVEREIRO/2014

Domingo, 19 de Janeiro de 2014Este trecho do Evangelho é bonito! João

que baptizava; e Jesus, que já tinha sidobaptizado anteriormente — alguns dias an-tes — estava a chegar e passou diante deJoão. João sentiu dentro de si o vigor doEspírito Santo para dar testemunho de Je-sus. Contemplando-o e olhando para as pes-soas que estavam ao seu redor, diz: «Eis oCordeiro de Deus, que tira o pecado domundo!». E dá testemunho de Jesus: assim éJesus, assim é Aquele que vem para nos sal-var; assim é Aquele que infunde em nós aforça da esperança.

Jesus é chamado o Cordeiro: é o Cor-deiro que tira o pecado do mundo. Poderí-amos pensar: mas como, um cordeiro, tãofrágil, um cordeirinho débil, como podetirar tantos pecados, tantas maldades? Como Amor. Com a sua mansidão. Jesus nuncadeixou de ser cordeiro: manso, bom, cheiode amor, próximo dos mais pequeninos edos pobres. Ele estava ali, no meio da mul-tidão, curava todos, ensinava e rezava. Je-sus era muito frágil, como um cordeiro. Noentanto, teve a força para carregar sobre osseus ombros todos os nossos pecados. «Mas

Não podemos construir um “Muro deBerlim” no nosso coração, adverte Francisco

PÁGINA 4

Fazer o bemcom nossos bens!Graças ao Bom Deus nossa paróquia émuito viva, fervorosa e movimentada.Temos tantos movimentos e pastorais,

uma rica espiritualidade e muitos projetossociais. Se enumerarmos, chegamos a

quase 40 grupos. Mas é necessário darmosouvidos à Palavra de Deus: “não importa

a que grau chegamos, o que importa éprosseguirmos decididamente”

(Fil 3,16).PÁGINA 3

ATENÇÃONovos horários

da ParóquiaAgenda página 2

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA ROMANA DO SAGRADOCORAÇÃO DE JESUS NO BAIRRO CASTRO PRETÓRIO

HOMILIA DO PAPA FRANCISCOPadre, tu não conheces a minha vida: eucometi algo que... não posso carregar nemsequer com um camião...». Muitas vezes,quando analisamos a nossa consciência,encontramos alguns que são deveras gran-des! Mas Ele carrega-os. Ele veio para isto:para perdoar, para instaurar a paz no mun-do, mas primeiro no coração. Talvez cadaum de nós tenha um tormento no coração,uma escuridão do próprio coração; talvezse sinta um pouco triste por uma culpa...Ele veio para tirar tudo isto, Ele dá-nos apaz, Ele perdoa tudo. «Eis o Cordeiro deDeus, que tira o pecado»: tira o pecado coma raiz e tudo! Esta é a salvação de Jesus, como seu amor e a sua mansidão. E sentindo oque diz João Baptista, que dá testemunhode Jesus como Salvador, devemos crescerna confiança em Jesus.

Muitas vezes temos confiança num mé-dico: e isto é bom, porque o médico existepara nos curar; temos confiança numa pes-soa: os irmãos e as irmãs podem ajudar-nos.É bom nutrir entre nós esta confiança huma-na. Contudo, nós esquecemos a confiança noSenhor: esta é a chave do sucesso da vida. Aconfiança no Senhor! Confiemos no Senhor!

«Senhor, vê a minha vida: estou na escu-ridão, tenho que enfrentar esta dificulda-de, cometi este pecado...»; tudo o que nóstemos: «Olha para isto: eu confio em ti!».E esta é uma aposta que nós devemos fa-zer: confiar nele, que nunca desilude.Nunca, jamais! Ouvi bem, vós rapazes emoças, que começais a vida agora: Jesusnunca desilude. Nunca! Este é o testemu-nho de João: Jesus, o bom, o manso, queterminará como um cordeiro, morto. Semgritar. Ele veio para nos salvar, para tiraro pecado. O meu, o teu e aquele do mun-do: tudo, tudo!

E agora convido-vos a fazer algo: fe-chemos os olhos, imaginemos aquelacena ali, à margem do rio; enquanto Joãobatiza, Jesus passa. E ouçamos a voz deJoão: «Eis o Cordeiro de Deus que tira opecado do mundo!». Contemplemos Je-sus e, em silêncio, cada um de nós, digaalgo a Jesus, do profundo do seu coração.Em silêncio! (Pausa de silêncio).

O Senhor Jesus, que é manso e bom —é um cordeiro — que veio para tirar ospecados, nos acompanhe ao longo do ca-minho da nossa vida. E assim seja!

Curso do CleroDe 27 a 31 de Janeiro aconteceu o Curso de Reciclagem do Clero de nossa Diocese, em Mendes.

As reflexões basearam-se principalmente na elaboração do Diretório Litúrgico-Pastoral.

Ouvi bem, vós rapazes e moças, que começais a vida agora:Jesus nunca desilude. Nunca!