4
Dia 02/02, eleição do Grêmio Pedroso vote Tudo começou com um pequeno grupo de alunos indignados com a precária situação da escola. Foi então que demos início ao movimento Pró Grêmio Estudantil no CEPAP, passamos em salas convidando à reuniões, criando páginas na internet para divulgar a idéia, colando cartazes na escola e, enfrentando a diretoria e o próprio representante dos alunos no Conselho Escolar, que votou contra a criação do grêmio na escola, sem consultar nenhum aluno. Fomos nós que organizamos um ato em 2011, denunciando o descaso com que o Governo Jatene trata a educação, onde interditamos a Av. Almirante Barroso. Nossa iniciativa de criar um grêmio foi porque não somos representados na escola, decisões são tomadas e não somos consultados, nossa escola segue sucateada e ninguém faz nada, queremos garantir nossa voz! Junte-se a nós, e vamos fazer uma grande união, a União CEPAP!!! Por que construir um grêmio? O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com os demais membros da comunidade escolar – da programação e da construção das regras dentro da escola. Por um grêmio democrático, transparente e independente da diretoria! Quem somos nós... UNIÃO CEPAP

Jornal da chapa União CEPAP

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal da chapa 1 União CEPAP na eleição do grêmio do colécio Pedroso

Citation preview

Page 1: Jornal da chapa União CEPAP

Dia 02/02, eleição do Grêmio Pedroso vote

Tudo começou com um pequeno grupo de alunos indignados com a precária situação da escola. Foi então que demos início ao movimento Pró Grêmio Estudantil no CEPAP, passamos em salas convidando à reuniões, criando páginas na internet para divulgar a idéia, colando cartazes na escola e, enfrentando a diretoria e o próprio representante dos alunos no Conselho Escolar, que votou contra a criação do grêmio na escola, sem consultar nenhum aluno.

Fomos nós que organizamos um ato em 2011, denunciando o descaso com que o Governo Jatene trata a educação, onde interditamos a Av. Almirante Barroso.

Nossa iniciativa de criar um grêmio foi porque não somos representados na escola, decisões são tomadas e não somos consultados, nossa escola segue sucateada e ninguém faz nada, queremos garantir nossa voz! Junte-se a nós, e vamos fazer uma grande união, a União CEPAP!!!

Por que construir um grêmio?

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com os demais membros da comunidade escolar – da programação e da construção das regras dentro da escola.

Por um grêmio democrático, transparente e independente da diretoria!

Quem somos nós...

UNIÃO

CEPAP

Page 2: Jornal da chapa União CEPAP

s 8 anos de administração de Duciomar Costa na prefeitura de Belém, somando-se aos sucessivos descasos dos governantes do Pará, foram um desastre para a população. Todos os avanços obtidos no Ogoverno do povo nas áreas sociais e culturais foram perdidos e abandonados pela atual gestão.

O transporte público está um caos e os projetos em andamento, como o BRT, visam beneficiar empreiteiras e empresários de ônibus. Duciomar quer aumentar duas vezes a passagem de ônibus, só esse semestre! É preciso derrotar esse projeto de governo com mobilização. Só assim tem sido possível barrar os planos de ajustes e precarização dos governos aos serviços públicos. O exemplo que os trabalhadores na Europa e no mundo árabe deram em 2011 derrubando governos que não atendiam a seus interesses devem nos inspirar a lutar.

No Piauí, os estudantes lutam contra a prefeitura que aumentou a passagem e não melhorou em nada o transporte. Em 2010, os estudantes e trabalhadores em Belém reduziram a passagem por 10 dias. Em, 2011 impedimos o aumento por 5 meses e em 2012 organizados vamos à luta para garantir transporte de qualidade e impedir o aumento da passagem! Venha conosco transformar a realidade e fazer a União CEPAP ter voz.

A realidade fora da Escola

A nossa educação depende da nossa luta!

Jatene não paga o piso dos professores, dentro das escolas não existe liberdade de organização estudantil, pois as diretorias batalham para não ter grêmio nas escolas. O Governo acabou com a gestão democrática nas escolas, por isso não votamos para escolher a diretora.

Dois anos após a “maquiagem” que o governo do estado chamou de reforma no Pedroso, nossa escola está um verdadeiro caos. Alguns tentam negar a situação e comparar a outras escolas que estão piores, mas a verdade é que não dá mais pra ficar calado e fingir que está tudo bem.

Nossa escola, as paredes estão com infiltrações, o esgoto não funciona, a escola alaga completamente a cada vez

Só no ano passado foram desviados 25 MILHÕES da Assembléia Legislativa do Estado do

Pará (ALEPA) o que daria para reformar 10 escolas do tamanho do Pedroso.

que chove, os banheiros estão sem menor condições de uso; dos cinco bebedouros que têm na escola, apenas um “funciona”, mas tem limo e serve de área de recreação para pombos, as portas das salas de aula não têm fechaduras, os vidros estão quebrados e a maioria das lâmpadas não funcionam.

Chega, isso tem que mudar! Vamos fazer uma união e lutar por melhorias!

O Grêmio deve ser um espaço democrático.

Queremos um grêmio que seja a voz dos estudantes por isso

nos propomos a lutar por:

Page 3: Jornal da chapa União CEPAP

O ano de 2011 foi marcado por muitas greves e mobilizações, sendo boa parte delas dos setores da Educação, como professores da rede estadual de ensino, dos servidores técnico-administrativos das universidades federais, também vimos quatorze reitorias de

universidades, estaduais e federais, ocupadas e diversos atos protagonizados por secundaristas contra o Enem e por melhores condições de ensino. Toda esta mobilização denuncia o estado precário da educação pública no Brasil, e, ao mesmo tempo, afirma, que só

com o mobilização podemos mudar essa realidade e conseguir uma efetiva ampliação com qualidade da rede de ensino público e, especialmente, melhorias na infra-estrutura, tanto para os trabalhadores, quanto para os estudantes com a garantia de medidas de acesso e permanência, assistência estudantil, incentivo à pesquisa, e mais professores e salas de aula.

Nos uniremos ao Movimento Estudantil na luta contra o aumento da tarifa de ônibus e por melhorias no transporte público.

Apoiaremos a luta dos trabalhadores da educação para evitar greve e a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho.

Lutaremos por segurança nas proximidades da escola e iluminação na passarela.

Só com mobilização poderemos mudar a realidade da educação pública

Queremos um grêmio democrático e transparente. Muito diferente do que foi a nossa representação no Conselho Escolar.

Você sabia que o nosso representante no Conselho foi a favor do Calendário escolar, onde teríamos 1ª a prova da 4ª avaliação e depois as aulas? Você já foi consultado sobre as decisões do nosso representante? Sabia que somos 4mil estudantes sem voz na escola?

Porque votar na nossa chapa?

Reforma físicaReativação dos bebedouros e qualidade na água;

Manutenção de ar-condicionados, banheiros, e salas (fechaduras, infiltrações e iluminação);

Reparos na quadra, telhado para a quadra descoberta e ativação dos vestiários;

Funcionamento da biblioteca em todos os turnos;

Atividades esportivas, culturais e sociais

Gincana;

Torneios esportivos

Jogos internos

Reativação da banda da escola

Saraus

Festivais de bandas

Oficinas culturais (dança, desenho, música, grafite, e artesanato)

Debates e palestras (combate ao bulying. Inclusão social, preconceito, combate as opressões)

Campanhas de reciclagem, preservação do patrimônio público e do meio ambiente.

Campanhas de Educação em saúde e paz nas escolas

Incentivo aos projetos que já existem na escola (Planeta matemática, química, karatê, música, dança, cineclube, etc.)

Comunicação

Jornal do Grêmio

Rádio escolar

Participação na reunião de representantes de turma

Participação no Conselho Escolar, de forma democrática e transparente.

Page 4: Jornal da chapa União CEPAP

Raphael Castro 1212, Sandro Henrique Gomes Miranda 1212, Bruna Carla da Silva Andrade 1212, Kevin Matheus Lima de Sarges 1212, Hebber Gomes Júnior 1212, Marcos Vinicius 1210, Caio Robeno R. de Jesus 1204, Tatiane ramos 1204, Ana Gabrielle S. Nunes 1204, Danielly Rodriguês 1203, Cleidiane D. Gomes 1203, Luana Kelly Rabelo Barbosa 1203, Natalia S. de Jesus 1203, Fernando 1203, Lisandra Mendes 1203, Victor Calheto 1203, Jéssica Fernandes 1203, Lívia Letícia 1203, Luciane da Silva 1203, Ana Paula A. 1203, Brenda Vasconcelos 1203, Flávia Tavares 1203, Jeferson Costa 1202, Ana Carolina 1202, Frank Santos 1202, Arnold Maia 1202, Marcos Henrique Grilo 1302, Anderson Rodrigo Costa 1211, Jefferson Cleber da S Camelos 1302, Amanda Quadros 1206, Felipe Deyvison 1212, Vinícius Rodrigues 1212, Janaína Araújo 1212, Joice Cristina 1212, Andreza Lima 1212, Josilene Nascimento 1212, Emyly Monteiro 1212, Victor Fernando 1212, Andréia Costa 1212, Brenda Castro 1212, Jaqueline Tassy 1212, Karoline P. Ângelo 1212, Ana Júlia Lopes 1210, Ariane Lopes 1210, Wallacy P. da Silva 1207, Gabriela Borges 1104, Caio Eduardo 1104, Victor Hugo 1104, Adriano Jhonata 1104, Keidson Lenil Brito 1206, Nayra Mexiros 1104, Matheus Pinheiro 1104, Mikaela Rocha 1208, Pâmela Castro 1209, Roberto Dias 1209, Thayane Oliveira 1106, Wederson Vinícius 1208, Tarcila Rodrigues 1208, Izabele santos 1208, José Pedro da Costa Neto 1208, Gabriela dos Santos 1208, Samara Nascimento da Costa 1208, Odcelia M. Castro 1208, Julliany M. Alves 1208, KatruíciaVerena 1203, Italo dos Santos 1203, Antonio Adelino 1203, João Luiz Souza 1203, Tarciana Nascimento 1203, Juliana Fagundes 1202, Vivian dos Santos 1207, Leticia dos Santos Soares 1207, Danilo Reis Silva 1208, Jessica Stefany Oliveira Batista 1208, André Wilson da Rocha Negreiros 1208, Yago Souza de Paiva 1208, Elton N. Rodrigues 1208, Aline Gaia 1204, Nilziane Corrêa 1204, ArizePolzane 1204, Bianca Modesto 1204, Maiara Silva 1204, Beatriz Lima 1204, João Paulo 1109, Christian Ribeiro 1109, Cristyane Alves 1109, Raissa Monteiro 1109, Kawany Monteiro 1109, Alyson Rodrigues 1109, Marcos Paulo 1107, Matezaleu Oliveira 1109, Renato R.1109, Rafael Victor 1109, Keila Patricia 1109, Joyce Melo 1109, Isabela Catarina Paz Freitas 1208, Eliane Ribeiro de Oliveira 1208, Artur Gregory 1208, Bianca Costa 1208, Mateus Monteiro 1208, Kleberson Thompson 1208, Rodrigo Costa Farias 1208, Amanda Gonçalves 1208, Bianca Cardoso 1304, Romário da Silva Vale 1309, Marcos Henrique Zanatti 1305, Ana Caroline Reis Lopes 1305, Patrícia da Silva Soares 1305, Anderson Soares da Silva 1301, Amanda Patrícia Rodrigues Alves 1206, Amanda Quadros 1206, Brenda Caroline 1206, Anderson Azevedo 1206, Rosilene Rodrigues 1206, Joiban Maia 1206, Amanda Suelen Delgado Cruz 1206, Fernando de Souza Veloso 1206, Letícia Brazão Soares 1206, Jeane Santiago Barbosa 1206, Rayane Caroline 1206, Wilson Rocha Silva 1206, Felipe A. Fernandes 1206, Sidney Thiago Marinho da Conceição 1206, Robenilson de Menezes Santos 1206, Jonas Gloria de Oliveira 1206, Luca de Lima Monteiro 1110, Karolyne Alves 1104, Annelisa Dias 1104, Maiára Ângelo 1104, Elaine Lima 1110, Vitória Rocha 1110, Adria Evelyn Lima de Souza 1110, Thamara Monteiro 1110, Nayana Jaques 1212, Juliana Rodrigues 1201, Édria Modesto 1204, Vivian Barros 1202, Gabrielle Nunes 1204, Bruno Silva 1204, Rayane Cardine 1206, Elielma Lima 1206, Elton Cardoso 1102, Juliana Fagundes 1202, Hanna Cabral 1106, Andressa Dias 1202, Gabriele Coimbra 1202, Alana Novaes 1202, Viviane Correa 1202, Maria Miranda 1202, Gabrielle Melo 1106, Beatriz Alves 1103, Vanrley Guimarães 1204, Kemelly Pinheiro 1103, Bruno Henrique Luz 1204, Luanna Cereja 1111, Verena Sousa Reis 1202, Felipe dos Santos 1202, Wallacy Rodrigues 1207, Hermano Vulcão 1207, Breno Aleixo 1207, Jaquelin 1207, Karolene Alves 1104, Emilly Cristieny 1104, Geciane Martins 1107, Thiago Correa 1204, Jessyca Miranda 1203, Luan Claudio 1109, Lana 1112, Ana dias 3207, Emmanuely Valente 3103, Juliana Pacheco 3309, Antnieta Reis 3201, Avener Gleidson A. Sants 3201, Edivaldo Ferreira Galesa 3301, Mayco Douglas B. Silva 3301, Christie Santos 3103, Jomiri Fernandes 3101, Marlon Carvalho 3101, Leticya ardoso Souza 3103, Jenifer Karinne Santos da Costa 3102, Carla Silva 3108, Samila carvalho 3102, Rodolfo dos Reis Sardinha 3102, Janaina Cavalcante Maia 3101, Nelson Patrick Costa da Silva 3302, Tamires Costa 3212, Mellanis Emilly 3212, Vanessa magno 3212, Priscila 3212, Luis Welker 3212, Demme Fernando 3212, Dulcirene F. dos Santos 3212, Jessica Ferreira 3209, Edicleia Dias Brabo 4101, Jefferson Patrick Chagas 4101, Alida Vanessa Costa 4101, André William C. da Silva 4101, Flávia Samila Lira 4101, Amel Nonato L Monteiro 4101, Ozeias Soares Monteiro 4101, Cliceane Ferreira 4107, Sandra Paula Lobato Baia 4107, Ana Paula Trindade de Assis 4107, Juliano Costa de Farias 4104, Thalisson Henrique Moraes 4104, Diogo das Santos 4104, Maria Edilene de Sousa Santos 4104, Luana Rodrigues 4104, Michele de Paula Alves 4104, Maise S da Silva 4206, Wellington B. Santiago 4206, Jose dos Santos Pereira 4206, Sara da Conceição Lopes 4206, Robson M. Ferreira.

Veja quem faz parte dessa luta ;)

Também apóia essa lutaColetivo Vamos à Luta, DCE UNAMA, Grêmio UG, SINTSEP-PA, SINTRAM.