8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 2 DE AGOSTO DE 2013 | ANO XII | Nº 661 Iniciada a dragagem do Saco da Fazenda APM Terminals Itajaí quebra o segundo recorde de produtividade em menos de 30 dias Itajaí é a 56ª melhor cidade do Brasil em Desenvolvimento Humano Radares voltaram a funcionar nesta semana Compras para o Dia dos Pais serão maiores neste ano PÁGINA 7 PÁGINA 5 PÁGINA 7 PÁGINA 8 PÁGINA 5 PÁGINA 4 Prefeitura prevê mais de 1 mil vagas em creches até dezembro deste ano

Jornal dos Bairros - 01 agosto 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 01 agosto 2013

Citation preview

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 2 DE AGOSTO DE 2013 | ANO XII | Nº 661

Iniciada a dragagem do Saco da Fazenda

APM Terminals Itajaí quebra o

segundo recorde de produtividade em menos de 30 dias

Itajaí é a 56ª

melhor cidade do Brasil em

Desenvolvimento Humano

Radares voltaram a funcionar

nesta semana

Compras para

o Dia dos Pais serão

maiores neste ano

PÁGINA 7

PÁGINA 5

PÁGINA 7

PÁGINA 8

PÁGINA 5PÁGINA 4

Prefeitura prevê mais de 1 mil vagas em creches até dezembro deste ano

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 661 - 2 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 2

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 661 - 2 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

&Política

CaféCom

LeiteHélio [email protected]

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DO CONTROLE SOCIAL

Não é somente aquele controle que a comunidade exer-ce sobre grupos menores, o acompanhamento do cotidiano, fenômeno mais frequente nas pequenas comunidades, confor-me nos explica a Sociologia.

Estamos construindo um Estado Democrático de Direi-to, onde tudo tem seus limites, e, nesse modelo de democra-cia, esse limite é imposto pelo cidadão. Na reforma demo-crática do Estado Brasileiro de 1988, o termo Controle Social assumiu uma conotação mais amigável, ligada ao controle do Estado pelo próprio Cidadão. O Controle Social busca, pela participação da comunidade, acompanhar a atuação da administração pública, para que ela seja feita em favor da sociedade; é, portanto, um instrumento de participação social e de controle da corrupção, a partir do momento em que a sociedade organizada vigia mais de perto, a atuação de seus representantes no uso do recurso público.

Em Itajaí e em diversos municípios de Santa Catarina, o controle social vem sendo assumido e exercido por meio dos Observatórios Sociais, que congregam voluntários da so-ciedade civil organizada e monitoram a qualidade dos gastos públicos, nos respectivos municípios. O modelo mais difundi-do de instrumentos de Controle Social tem sido os conselhos municipais de políticas públicas, órgãos definidos legalmente, que funcionam como ferramentas da comunidade na materia-lização do Controle Social.

A palavra Conselho (do latim consilium) significa tanto ouvir alguém, quanto submeter algo à deliberação de alguém. Os Conselhos, portanto, são vias de mão dupla: devem ouvir e devem ser ouvidos, atitudes essas que estão na base do princípio constitucional da publicidade.

Em Itajaí temos diversos conselhos. Alguns funcionam bem, outros, nem tanto, e alguns não funcionam mesmo, são manipulados pelo poder público, são vítimas da ignorância popular, ou mesmo desconhecem suas atribuições e sua for-ça.

Os conselhos são como a Ágora da antiga Grécia, são lugares de voz e de vez da população. Há conselhos que acompanham, explicitamente, a gestão dos recursos públicos federais repassados ao Município, são chamados de Conse-lhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS). Na área da Educação, por exemplo, acompanham o Programa Nacio-nal de Alimentação Escolar (PNAE) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), sendo este último con-selho responsável também pelo acompanhamento da aplica-ção dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos.

O bom funcionamento desses conselhos ligados dire-tamente à Educação pode garantir transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos, em questões importantes como alimentação e transporte escolar, remuneração dos do-centes e obras de infraestrutura das escolas.

Não é difícil de entender que o controle social é uma forma expressiva de exercício da cidadania, pois permite a ligação política entre o Município e a comunidade, de modo efetivo e pleno, ficando o cidadão mais valorizado moral e socialmente, além de se sentir corresponsável pelos resulta-dos obtidos pelo governo.

Ninguém, em sã consciência, pode descartar, ou mi-nimizar a importância que tem o controle social como ferra-menta da sociedade para ajudar na efetividade da gestão dos gastos públicos e na obtenção de resultados mais eficientes da administração, bem como para exigir a accountability, nela incluída a responsabilização do gestor público envolvido, pois somente com a contribuição da sociedade civil é que se pode evitar o descaso e a impunidade, que alimentam a cadeia da corrupção que, por sua vez, mantém pessoas inescrupulosas e despreparadas na condução da coisa pública.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

IDHÍndice de Desenvolvimento Humano 2013,

publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), avalia a situação de 5.565 municípios no país e coloca Balneário Cam-boriú entre as quatro melhores cidades para se vi-ver. A seguir as posições de todos os municípios da região, em ordem decrescente:

4º - Balneário Camboriú53º - Itapema56º - Itajaí119º - Bombinhas366ª - Porto Belo440º - Balneário Piçarras695ª - Penha876ª - Navegantes1133º - Camboriú

REFISO Projeto de Lei complementar que definiu

o programa de Recuperação Fiscal de Itajaí para este ano (Refis) está com problemas. Por um erro de sistema, a proposta, que passou pela Câmara de Vereadores na semana passada, entrou em vo-tação como um projeto de lei qualquer, e foi apro-vada com 10 votos a favor. Porém, de acordo com a Lei Orgânica, um projeto de lei complementar precisaria de aprovação da maioria mais um o que corresponde a 11 votos. O presidente da Câmara, vereador Osvaldo Guern (PP), diz que o assunto está sendo tratado com o departamento jurídico.

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Luís Carlos é tudo uma questão de inter-pretação. Para ele, se havia quórum, não há pro-blemas com a aprovação. Se a proposta tiver que voltar ao Legislativo, que está em recesso, Pissetti diz que pode não haver tempo hábil para aplica-ção do Refis em Itajaí.

ITAJAÍ: VAGAS EM CRECHES1.165 vagas nas creches de Itajaí. O anúncio

foi feito pelo prefeito Jandir Bellini (PP), na cre-che Dayana Maria de Souza, no Cidade Nova, que será contemplada com a maioria das vagas. Com investimentos de R$ 5,9 milhões e incluem obras em 12 unidades, espalhadas por oito bairros.

HOJE: ENCONTRO DOS PREFEITOSA Secretaria das Relações Institucionais da

Presidência da República anunciou a escolha do município de São José para sediar o Encontro dos Prefeitos de Santa Catarina. O evento, inédito no Estado, se inicia hoje, dia 2 de agosto, no Centro Multiuso. É mais um da série que a ministra Ideli Salvatti vem fazendo por todo o Brasil, dentro da estratégia definida pela presidente Dilma Rousseff de agilizar os projetos que tramitam em diferentes órgãos do governo federal.

Pelo menos cinco ministros confirmaram pre-sença no encontro. Além de Ideli, que faz toda a coordenação, Miriam Belchior (Planejamento), Gastão Vieira (Turismo), Fernando Bezerra (Inte-gração Nacional) e Guilherme Afif Domingos (Mi-cro Empresas).

DEFENSORIA PÚBLICAComeçou a funcionar desde segunda-feira a

unidade da Defensoria Pública Estadual em Itajaí. Os atendimentos acontecem pela manhã em pré-dio montado, próximo ao Fórum. A expectativa é de uma média de 30 a 50 atendimentos diários. A Defensoria vai atuar na defesa de quem não pode, comprovadamente, arcar com os honorários de um advogado particular, além de poderem instau-rar ações relacionadas a direitos coletivos.

PIRIQUITO QUER SER GOVERNADOREm entrevista exclusiva ao repórter Victor

Pereira, do Sol Diário, o prefeito Edson Piriqui-to (PMDB) revelou que quer, ao deixar a prefei-tura de Balneário Camboriú, é ser governador. A ideia, segundo Piriquito, era candidatar-se já nas próximas eleições, agora em 2014. Mas os pla-nos foram adiados para que ele tivesse tempo de concluir projetos como o Centro de Eventos e o alargamento da Praia Central.

UM PRESENTE PARA VOCÊ, COM CARINHOA partir do dia 7 de agosto os consumido-

res residenciais vão pagar 12,9% a mais na con-ta de luz. Para as indústrias, o aumento chega a 19,15%.

O reajuste da Celesc foi aprovado pela Agên-cia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e incidirá sobre as 2,5 milhões unidades consumidoras de Santa Catarina e do Paraná. O reajuste é o maior dos últimos oito anos.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 661 - 2 de AGOSTO de 2013| Ano XII | Página 4

A Secretaria de Educação do Município de Itajaí anunciou um investimento de quase 9 milhões em obras de ampliação, construção e manuten-

ção de novas creches da Rede Municipal de Ensino. O ato ocorreu no Centro de Educação Infantil Dayana Maria de Souza, no bairro Cidade Nova, unidade que receberá a maior obra de ampliação anunciada, com a construção de 11 salas.

As obras de ampliação e construção das novas uni-dades somam 59 novas salas de aula; o que irá garantir mais de mil novas vagas para a Educação Infantil. O cronograma de obras prevê a ampliação do espaço fí-sico de nove unidades já existentes e a construção de três novos Centros de Educação Infantil (CEI) em dife-rentes localidades do município. A previsão é que até dezembro deste ano, 1165 crianças de zero a cinco anos de idade estejam matriculadas nas novas 59 salas da Rede Municipal de Ensino. O investimento da pre-feitura com as ampliações e construções é da ordem de R$8.744.248,95.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Itajaí atende a 8369 crianças em 59 Centros de Educação In-fantil, posicionando-se como um dos municípios catari-nenses com maior número de atendimento nas creches municipais em termos proporcionais à sua população. Além disso, a Rede Municipal de Ensino atende a 90% de toda população infantil matriculada na cidade.

Confira a listagem das obras: Nova unidade – com oito salasCEI Profª Diva Vieira AbrantesBairro Espinheiros – Loteamento Santa ReginaPrevisão: Julho 2013Novas vagas: 188 crianças

Nova unidade – com quatro salasCEI Professor Manoel Ferreira MirandaBairro MurtaPrevisão de entrega: Outubro de 2013Novas vagas: 85 crianças

Nova unidade – com cinco salasCEI Emerlinda Potter CustódioBairro Cidade NovaPrevisão de entrega: Setembro de 2013Novas vagas: 120 crianças

Ampliação de duas salasCEI Luiz Orsi JuniorBairro Espinheiros

Previsão de entrega: Outubro de 2013Novas vagas: 28 alunos

Ampliação de quatro salasCEI Vereador Otávio Cesário PereiraBairro MurtaPrevisão de entrega: Novembro de 2013Novas vagas: 73 alunos

Ampliação de duas salasCEI Hercílio BentoBairro São Vicente – BambuzalPrevisão de entrega: Setembro de 2013Novas vagas: 35 alunos

Ampliação de sete salasCEI Prefeito Eduardo Dadinho CanzianiBairro Cidade NovaPrevisão de entrega: Novembro de 2013Novas vagas: 121 crianças

Ampliação de cinco salas de aulaCEI Neusa Reis Cesário PereiraBairro Cordeiros – Jardim EsperançaPrevisão de entrega: Novembro de 2013Novas vagas: 111 crianças

Ampliação de quatro salas de aulaCEI João Vieira RamosBairro SalseirosPrevisão de entrega: Outubro de 2013Novas vagas: 73 alunos

Ampliação de três salas de aulaCEI Luiz Silvério VieiraBairro Arraial dos CunhasPrevisão de entrega: Outubro 2013Novas vagas: 60 alunos

Ampliação de quatro salas de aulaCEI Lausimar LausBairro Cordeiros – Costa CavalcantePrevisão de entrega: Setembro de 2013Novas vagas: 71 crianças

Ampliação de 11 salasCEI Dayana Maria de SouzaBairro Cidade NovaPrevisão de entrega: Novembro de 2013Novas vagas: 200 crianças

O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Cosemesc) aderiu na última quarta-fei-ra (31) a paralisação geral da categoria. A suspensão de atendimentos ocorreu na rede pública e privada exceto em casos e locais de urgências/emergências e tratamentos que não possam ser interrompidos.

Na Rede Municipal de Saúde a adesão ocorreu em pontos específicos: um médico na Unidade de Saúde Imaruí, dois na Policlínica São João, seis no Centro Médico de Referência do São Judas e 26 na Policlínica Central (especialidades), totalizando 35 profissionais.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Pau-lo José da Silva, a paralisação não afetou os serviços essenciais, de urgência e emergência. “Nas unidades com maior adesão, as agendas foram suspensas e o atendimento voltou ao normal nesta quinta-feira, 1º de agosto. Suspendemos para que o paciente não seja prejudicado e fique sem atendimento, respeitando a postura dos médicos que optaram pela adesão e res-peitando o paciente”, afirma.

Movimento nacionalA mobilização acompanhou o movimento na-

cional, que tem como principais tópicos a defesa da carreira de Estado, a aplicação do exame Revalida para os médicos formados no exterior, o reajuste ime-diato da tabela SUS, o reajuste devido aos médicos federais e a derrubada dos 10 vetos presidenciais ao ato médico.

A partir desta sexta-feira (02), a rua Constantino Lu-cas Pereira, no Centro, passará a ter sentido único de cir-culação. O pedido veio dos próprios moradores, que por meio de um abaixo assinado relataram as dificuldades em transitar pela via, que é estreita.

Conforme o responsável pelo Setor de Sinalização da Secretaria de Segurança, para que ocorresse a mudança foi necessária a avaliação de técnicos que foram ao local e es-tudaram a viabilidade. Com a mudança para sentido único de tráfego, os motoristas deverão entrar pela Rua Heitor Liberato e sair pela Rua Olegário de Souza Júnior. Agentes de Trânsito estarão no local para orientar a população.

Educação anuncia investimento de quase R$ 9 milhões em obras de ampliação e construção de novas creches

Paralisação dos médicosMovimento nacional tem adesão nas unidades básicas de saúdeNelson Robledo Nelson Robledo

Divulgação/PMI

Mudança no Trânsito: rua passa a ter sentido único nesta sexta

Karatecas da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí/Associação Studio Global disputam até domingo (04), a fase final do Campeonato Brasi-leiro de Karate representando Santa Catarina. Itajaí é a cidade com o maior número de atletas na Seleção

Catarinense. São 26 karatecas da cidade e também o técnico, que irão lutar pra trazer o título para o nosso estado. A competição ocorre em Fortaleza (CE) e re-úne os melhores do país na modalidade. As disputas iniciam nesta sexta-feira (02).

Atletas de Itajaí disputam final do Brasileiro

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 661 - 2 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 5

A Malha Ferroviária em Santa Catarina voltou a ser pauta de reunião da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Nesta semana, várias lideranças da

região, associados e convidados estiveram reunidas no Auditório do Porto de Itajaí para debater o assunto. A presidente da ACII, Maria Izabel Pinheiro Sandri, escla-receu que o assunto voltou à pauta, mesmo após a de-finição do traçado da Ferrovia do Frango, para que haja um trabalho constante de vigilância. “Não queremos nenhum tipo de surpresa já que há um edital aberto dando início do processo”, frisou.

O secretário de Articulação Nacional, João Ma-tos participou da reunião como principal convidado e também passou algumas informações. Segundo ele, é

O comércio de Itajaí está otimista com o Dia dos Pais, marcado para 11 de agosto. A cidade que já ficou entre as primeiras que

mais venderam no Dia dos Namorados espera re-petir o resultado de vendas neste período. Segundo o Presidente da CDL, Hamilton Sedrez, os filhos devem levar vantagens neste período, por causa das tradicionais liquidações que em Itajaí devem se manter até o final de agosto.

“Algumas lojas apostam em promoções com descontos de até 70% dependendo da compra. Além do desconto a forma de pagamento pode se tornar um atrativo para definir o presente para o Dia dos Pais”, comenta.

Pelo EstadoA expectativa de gasto médio dos catarinenses

com as compras para o Dia dos Pais, este ano, será mais alto do que no ano passado, pulando de R$ 109,69 para R$ 143,49. A Pesquisa de Intenção de Compras do Dia dos Pais 2013 da Federação de Comércios de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) revela ainda que mora-dores da cidade de Joinville, assim como no Dia das Mães, gastarão mais do que as outras cidades do Estado (R$ 171,92 por pessoa), seguidos pelos de Itajaí, com R$ 161,75, e Florianópolis, com R$ 158,22.

Conforme o economista da Federação, Mau-rício Mulinari, o aumento da renda das famílias, mesmo que menor nesse início de ano trouxe maior confiança na prospecção de gastos para o Dia dos Pais, tornando muito viável um crescimento das vendas no período.

O estudo, que tem o objetivo de orientar os empresários para as vendas e revelar as principais tendências de compras para este ano, foi realizado nos dias 22 e 24 de julho nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. Foram entrevistadas 3.379 pessoas.

Pagamento e pesquisa de preçoEm Santa Catarina, a pretensão de pagamento

das compras será em dinheiro (55,5%). Criciúma é a cidade com maior número de consumidores que afirmaram preferir pagar à vista (66%), seguida de Chapecó, com 65,4%, e Itajaí, com 54,7%.

A Secretaria de Obras e Serviços Municipais está concluindo a instalação de cinco Academias ao Ar

A Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura in-forma a todos que nesta sexta-feira, 02 de agosto, não haverá atendimento ao público externo. O motivo é a mudança de endereço da Sepesca para as suas novas instalações, na Rua Lauro Müller, número 236, próxi-mo à CDL, no Centro.

Além da Secretaria Municipal da Pesca, também passam a atender a população no novo endereço, a par-tir da próxima segunda-feira (05), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Escritório Municipal da Epagri e o Posto de Atendimento do Ministério da Pesca e Aqui-cultura (MPA).

Durante o período de transferência das instala-ções, tanto a telefonia fixa quanto a internet não estarão em funcionamento. Por isso, na sexta-feira (02), os con-tatos com a Sepesca poderão ser feitos diretamente nos telefones 9609-0632 (com o Secretário) ou 9601-2694 (com o Diretor de Pesca).

Malha Ferroviária volta a ser pauta de reunião na ACIImuito importante esta vigí-lia no início do processo, pois somente o edital de licitação para o estudo de viabilidade técnica, econô-mica e ambiental da Ferro-via da Integração (Ferrovia do Frango) apontará o me-lhor traçado entre o Extre-mo Oeste e o litoral Norte de Santa Catarina.

Matos também acredi-ta que o traçado mais viável foi o apontado inicialmente no projeto que inicia em Dionísio Cerqueira e ter-mina em Itajaí, porém tam-bém alerta para a vontade de outras lideranças de alte-rar esse traçado, levando-o para o Norte Catarinense.

MapaO secretário de Articulação Nacional também fez

uma ampla apresentação do Mapa Ferroviário previs-to para Santa Catarina falando um pouco entre todos os projetos em andamento junto a Empresa de Plane-jamento e Logística S.A. (EPL) e no Departamento Na-cional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Entre elas a Ferrovia Litorânea, entre Araquari e Imbituba, onde já existe estudo de viabilidade e projeto básico, faltando apenas o projeto executivo que deverá ser concluído até o próximo ano.

A comissão de Itajaí da Ferrovia da Integração, liderada pelo vice-presidente para Assuntos do Porto e Comércio Exterior da ACII e diretor da BFR, Jair Bondi-cz, continuará vigilante e mobilizada.

Academias ao Ar LivrePessoas com Deficiência Física já podem se exercitar em cinco locais

Livre para Pessoas com Deficiência Física. Os novos equipamentos já foram instalados no Parque Ecológico Alessandro Weiss - no bairro São João, na Praça Santos Dumont - no Costa Cavalcante, no Campo Municipal Dulcídio Costa e na Praça Dona Flor, ambos no São Vicente. Ainda esta semana, inicia a instalação da aca-demia na Praça da Amizade no Imaruí.

Nestes locais, também foram instalados equipa-mentos para crianças. Ao todo, são sete equipamentos, sendo quatro deles adaptados e dois infantis.

Remada, desenvolvimento, supino, voador, pei-toral conjugado, escalada e multi-infantil (que possui cinco funções distintas). Os aparelhos serão acompa-nhados por uma placa com orientações de uso. A aqui-sição das academias é uma parceria entre a Fundação Municipal de Esporte e Lazer e a Secretaria de Obras.

APM Terminals Itajaí quebra o segundo recorde de produtividade em menos de 30 dias

Dia dos Pais: Liquidações de agosto aumentam perspectiva de consumo em Itajaí

Secretaria muda de endereço esta semana

Jonnes David

A APM Terminals Itajaí acaba de re-gistrar um novo recorde de produtividade durante a operação do navio Cap Geor-ge, quando chegou a completar 85.45 movimentos por hora (MPH) operando com dois guindastes (portêineres) simul-taneamente. O recorde anterior com dois equipamentos era de 81.99 movimentos por hora. A nova marca reforça a posição da APM Terminals como o terminal com melhor produ-tividade por guindastes do Sul do País.

Neste mesmo navio, a média de produtividade por guindaste foi de 46,36 movimentos/hora, níveis muito próximos da operação de portos asiáticos de última ge-ração. Essa foi a segunda quebra de recorde em produ-tividade registrada pelo terminal em menos de um mês.

A primeira ocorreu durante a operação do navio CMA CGM Azure, onde foram movimentados 2.900 contêineres a uma média de 98 movimentos por hora. A diferença é que no CMA CGM Azure foram utilizados dois portêinres e um guindaste móvel de terra.

Segundo o diretor-superintendente da APM Terminals Itajaí, Ricardo Arten,

este marco é bastante significativo para a empresa. “Alta produtividade aliada a uma operação segura é o que o mercado vem buscando. E mais importante que isto, prestar um serviço ágil e eficiente para todos os envol-vidos na cadeia, do armador ao transportador que vem a APM retirar ou entregar contêineres faz toda a dife-rença”.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 661 - 2 de AGOSTO de 2013| Ano XII | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeSolenidade da Secretaria Municipal

de Educação de Itajaí

O empresário Gelcir Bellini - “Pirão”, que também é Presidente do Itamirim Clube de Campo esteve de ani-versário no dia 17 de julho, mas como estava em via-gem de pescaria em Tocantins, deixou para comemorar a data, junto com seu grupo de amigos quintas-feirinos, no dia 25 de Julho. Parabenizamos o Pirão, desejando

Cozido dos Amigos Aniversário de Gelcir Bellini que sua vida seja repleta de: paz, amor, saúde, alegrias e prosperidade! Abraços de toda equipe do “Jornal dos Bairros”.

No último domingo, dia 28 de julho os amigos Sandra da Silva e Sérgio da Motta Espezim reuniram grupo de amigos, para um Cozido dos Amigos. Além de um almoço caprichado e deliciosíssimo, o grupo foi brindado com apresentações musicais, dos ex-compo-nentes da Banda Incandescentes. Foi tão bom o encon-tro, que deixou um gostinho de quero mais!

A Secretaria de Educação do Município de Itajaí realizou na última segunda-feira, 29 de julho, a entrega oficial das Ordens de Serviço para construção de salas de aula, com vista à ampliação de vagas da Educação Infantil. A solenidade foi realizada no Centro de Edu-cação Infantil Dayana Maria de Souza, no Loteamento Dona Mariquinha, bairro Cidade Nova.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 661 - 2 de AGOSTO de 2013 | Ano XII | Página 7

O Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento divulgou nesta semana um retrato do Brasil nas últimas duas décadas.

Neste ranking, Itajaí ocupa a 56ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, avançando em todos os quesitos do índice, pulando da 181ª para a 56ª posição. Entre os 294 municípios catarinenses, Itajaí está na 14ª colocação.

De acordo com a publicação, o Índice de Desen-volvimento Humano Municipal de Itajaí, em 2010, é de 0,795, situado na faixa de Desenvolvimento Huma-no “Alto” (para as cidades que ficam com índice entre 0,700 e 0,799 na escala de avaliação que varia de zero a um, onde quanto mais próximo de um, maior o de-senvolvimento humano). Para tanto, são considerados indicadores de três dimensões: longevidade, educação

e renda.Entre 2000 e 2010, o IDHM de Itajaí passou

de 0,688 para 0,795, uma taxa de crescimento de 15,55%.

Dentre os componentes do IDHM de Itajaí, a edu-cação é a dimensão que mais cresceu em termos ab-solutos – saltando de 0,407 em 1991 para 0,730 em 2010. Para chegar a estes números, foram avaliados os seguintes itens: percentual de pessoas com 18 anos ou mais que possuem o Ensino Fundamental Completo; percentual de crianças de cinco a seis anos frequentan-do a escola; percentual de adolescentes de 11 a 13 anos nos anos finais do Ensino Fundamental; percentual de adolescentes de 15 a 17 anos com Ensino Fundamental Completo e percentual de jovens de 18 a 20 anos com Ensino Médio Completo.

A Empresa Terraplanagem Asa Ltda., vencedo-ra do processo licitatório para a dragagem do Saco da Fazenda para 4 metros, iniciou nesta quarta-feira a mobilização para dar início aos serviços de dra-gagem de aprofundamento da área que vai abrigar o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí. Os in-vestimentos do Porto somam R$ 3,39 milhões e os serviços iniciaram somente depois emissão da licen-ça ambiental pela Fundação do Meio Ambiente (Fat-

ma).Paralelo à dragagem, a empresa Porto Esportivo

Itajaí, formada pelo Consórcio Viseu KL – composto pela Construtora Viseu Ltda e Karlos Gabriel Lemos ME –, concessionária do empreendimento, inicia obras de contenção do aterro hidráulico. Segundo o diretor técnico do Porto de Itajaí, André Pimentel, mais de uma draga executará os serviços, o que de-verá agilizar os procedimentos.

Observatório Social de Itajaí estará presente na XXVIII CONTESC nos dias 14 a 16 de agosto de 2013, no Centreventos (Marejada) de Itajaí.

É imprescindível a presença do OSI sendo que uma de suas principais atividades são o Monitoramen-to e Fiscalização do orçamento público e Educação para Cidadania Fiscal.

A instituição além de expor seus trabalhos, cau-sas e resultados, irá estimular a classe contábil sobre a importância do voluntariado no OSI, a fim de construir uma sociedade mais justa e cidadã. A XXVIII Conven-ção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina terá palestras com Max Geringer, Silvio Parodi, Amaro Go-mes, Eduardo Shinyashiki e Luiz Fux.

O Observatório Social agradece ao SINDICONT de Itajaí, que através do Sr. Luiz Carlos Gonçalves, Diretor de Relações Públicas e Sociais, apoiou o OSI concedendo o espaço e, convida toda sociedade a es-tar presente com a organização.

Itajaí é a 56ª melhor cidade do Brasil em Desenvolvimento Humano

Nelson Robledo

Iniciada a dragagem do Saco da Fazenda

Observatório Social de Itajaí estará presente na XXVIII Contesc

Vovó Carola: restaurante, café colonial e lanchonete

Para mais informações ou encomendas: (47) 3348-0669 • (47)3349-9234

Rua Uruguai, nº273, Itajaí-SC

Em 1984 Carolina Maria de Andrade, a Vó Caro-la, foi homenageada por sua filha, Carolina Gonçalves, numa modesta produção de quitutes caseiros, que sur-gia em uma pequena estrutura na rua Uruguai. Pela óti-ma qualidade de seus produtos, a clientela do Quitutes Caseiros Vovó Carola cresceu e logo fez com que sua linha fosse ampliada.

O restaurante surgiu na década de 90, atendendo ao pedido de uma pequena turma de universitários. A saborosa comida caseira atraiu mais clientes e impulsio-nou o crescimento do local, que hoje, além de ser con-feitaria, também oferece almoço e café colonial. Dispõe de ampla estrutura para realizar aniversários e casamen-tos, servindo deliciosos pratos, sempre mantendo seu tradicional toque caseiro.

RefúgioAlém do restaurante, a proprietária Carolina tam-

bém dispõe de um sítio chamado Refúgio Vô João e Vó Ciça, localizado na Estrada Geral do Brilhante II. O refúgio é um local no campo, preparado para oferecer lazer e diversão em família ou com os amigos, além de reuniões empresariais. O local possui infraestrutura para eventos, festas de época, natal e fim de ano, po-dendo abrigar até 400 pessoas. O local também conta com um parquinho para divertir a criançada.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 661 - 2 de AGOSTO de 2013| Ano XII | Página 8

Com a Campanha “Antes tarde nessa vida que cedo na outra”, a Secretaria de Segurança está

informando e orientando os motoristas para que fiquem atentos, pois os equi-pamentos de fiscalização eletrônica vol-taram a operar emitindo notificação de infração nesta quinta-feira (1º). O limite de velocidade máximo definido pela Co-ordenadoria de Trânsito (Codetran) em toda a cidade é de 50 km/h.

Com o objetivo de garantir a se-gurança no trânsito, principalmente aos pedestres e evitar acidentes, a Secreta-ria de Segurança instalará, ao todo, 97 equipamentos fiscalizadores, sendo eles: oito radares fixos; 20 radares fixos do-tados de OCR - que têm capacidade de identificar os caracteres da placa e fla-grar irregularidades; 51 radares múltiplos que fiscalizam o excesso de velocidade, o avanço de sinal e a parada sobre a fai-xa de pedestre; 18 barreiras com dispo-sitivo indicador de velocidade (display); além de um equipamento identificador automático de placas de veículos e um radar estático, que realiza o controle do tráfego e monitoramento de velocidade em pontos estratégicos das vias.

Ao passar pelas ruas da cidade os motoristas já poderão visualizar o mate-rial da Campanha como outdoors, ade-sivos em ônibus, carros, viaturas, além de flyers que estão sendo entregues em blitz educativas, empresas e estabeleci-mentos.

Por que 50 km/h?Um estudo de trafegabilidade feito

pela Coordenadoria de Trânsito de Itajaí, com o objetivo de padronizar a veloci-dade máxima de circulação nas vias do município, estipulou o limite de 50 km/h. Conforme o Código de Trânsito Brasilei-ro, a velocidade máxima permitida deve obedecer as características técnicas e as condições de trânsito de cada cidade.

O estudo também levou em consi-deração o número de veículo por habi-tante. Atualmente, existem em Itajaí 136 mil veículos para quase 190 mil habi-tantes, um percentual elevado se pensar que a cada duas pessoas, uma possui veículo. O município conta ainda outra peculiaridade - a grande quantidade de caminhões que trafegam diariamente pe-las vias, o que automaticamente deixa o fluxo mais lento.

Confira os valores das multas:• Acima de 50km/h: entre 51km/h

A segunda etapa do circuito Tide Rise e Big Wave apresentam ASPI Surfuturo Groms 2013 será no sábado (03), a partir das 08h, na Praia da Atalaia em Itajaí. As cate-gorias em disputa são: Espumeiro sub-10, Infantil sub-12, Iniciantes sub-14, Mirim sub-16 e Feminino sub-16. As inscrições já estão aber-tas, custam R$ 50 e podem ser fei-tas pelo telefone (47) 9602-8378 ou pelo e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas.

Os lideres do ranking Lucas Vicente, Tainá Hinckel, Danilo Mu-niz e Mateus Herdy já confirmaram presença. A etapa, muito aguardada pela galerinha sub-16, terá novida-de. A empresa Vornes Surfboards, do Rio de Janeiro, será a patrocinadora e vai fornecer uma prancha por eta-pa e mais cinco pranchas na final do campeonato para os campeões, que também irão receber troféus no lugar das medalhas e kits da Tide Rise e Big Wave Board Shop.

O evento tem como patrocina-dores: Prefeitura Municipal de Ita-jaí, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Vornes Surfboards, Wi-zard Itajaí, Big Wave Board Shop, Tide Rise e APM Terminals. Apoio: Beneduzi e Lopes, Barbieri Litoral, Curling, Sticker Adesivos e Banners, Chiclete Trunk, Bar do Kao. Realiza-ção: ASPI (Associação de Surf Praias de Itajaí). A supervisão é da Federa-ção Catarinense de Surf (Fecasurf).

Radares voltaram a funcionar em ItajaíNesta etapa inicial, serão ativados 48 equipamentos em 23 pontos da cidade

e 60km/h - infração média, 4 pontos na carteira, multa de R$ 85,12.

• Acima de 50km/h: entre 61km/h e 75km/h - infração grave, 5 pontos na carteira, R$ 127,69.

• Acima de 50km/h: acima de 76km/h - infração gravíssima, 7 pontos na carteira, R$ 574,61. Como medida administrativa, o condutor infrator tam-bém levará suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.

• Avançar em sinal vermelho: in-fração gravíssima, 7 pontos na carteira, R$ 151,93.

• Parada sobre a faixa de pedestre: infração média, 4 pontos na carteira, R$ 85,12.

Confira os locais que serão fiscalizados eletronicamente:Av. Irineu BornhausenAv. Gov. Adolfo KonderRod. Osvaldo ReisRua Dr. Reinaldo SchmithausenAv. Ver. Abrahão João FranciscoAv. Mario UriarteRua Dr. José Bonifácio MalburgAv. Sete de SetembroRua João GayaRua Heitor LiberatoRua Alfredo EickeAv. ItaipavaAv. Marcos KonderAv. Coronel Eugênio MüllerRua Heitor LiberatoRua José Eugênio MüllerRua Luiz Lopes GonzagaAv. Ministro Victor KonderRua Carolina VailattiRua Silva

Rua UruguaiRua BrusqueRua Alfredo Eicke JúniorAv. Joca BrandãoRua Curt HeringRua César Augusto DalçóquioRua Ver. Germano Luiz VieiraRua Manoel Francisco CoelhoRua José Copertino ChavesAv. José Medeiros VieiraAv. Carlos Drummond de AndradeRua Floriano PeixotoRua Dep. Francisco Evaristo CanzianiRua CamboriúRua Pedro RangelRua Pedro Cristiano de MirandaRua Arquiteto Nilson Edson dos SantosRua Profª Erotides da Silva FontesRua Felipe ReiserRua Agostinho Alves RamosRua José GallRua Almirante BarrosoRua Lauro MüllerRua Francisco ReisRua Gustavo BernedtAv. IndependênciaRua Odílio GarciaAv. Nilo SimasAv. Nilo BittencourtRua Agílio CunhaRua Otávio Cesário PereiraRua Jacob ArdigóRua Adolfo BatschauerRua Benjamim DagnoniAv. Castelo BrancoRua Luci Canziani

Além destas vias onde serão instala-dos os equipamentos fixos, é importante ressaltar que outras ruas estarão sendo fiscalizadas pelo radar móvel.

Segunda etapa do ASPI Surfuturo Groms

2013 será neste fim de semana

Eduardo Werner

Divulgação/PM

I