8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 11 DE OUTUBRO DE 2013 | ANO XII | Nº 671 Volvo Ocean Race: Organizadores divulgam novidades para a próxima edição Troco Bondoso será doado à Rede Feminina de Combate ao Câncer Univali firma parceria com universidade do Canadá PÁGINA 4 PÁGINA 7 PÁGINA 8 REGATAS Jacques Vabre: Cidade de Itajaí é apresentada à imprensa europeia PÁGINA 7

Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

Citation preview

Page 1: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 11 DE OUTUBRO DE 2013 | ANO XII | Nº 671

Volvo Ocean Race: Organizadores divulgam novidades para a próxima edição

Troco Bondoso será doado à Rede Feminina de Combate ao Câncer

Univali firma parceria com universidade do Canadá

PÁGINA 4 PÁGINA 7

PÁGINA 8

REGATAS

Jacques Vabre: Cidade de Itajaí é apresentada à imprensa europeia

PÁGINA 7

Page 2: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 671 - 11 de OUTUBRO de 2013| Ano XII | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 671 - 11 de OUTUBRO de 2013 | Ano XII | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

O HÁBITO DEMOCRÁTICO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

As tecnologias da informação e da comunicação se tornaram, nos dias de hoje, instrumentos essenciais de apoio à construção da democracia participativa, pois permitem ao cidadão tomar conhecimento de situações antes ocultas, participar e gerar espaços de participa-ção, de diálogo e de reflexão social.

A cidadania bem informada é uma das fortes ba-ses para uma democracia dinâmica, na qual as pessoas possam construir uma memória coletiva, com a busca constante e permanente da informação, com análise e divulgação dos dados observados, criando-se assim um círculo virtuoso de participação e sadia construção do espaço público.

O conceito de prestação de contas, para quem guarda as lições da sociologia e da história, pode ser encontrado na teoria da superioridade democrática da representatividade de John Locke. Esta teoria se baseia na noção de que somente é possível a prestação de con-tas, quando há uma perfeita distinção entre governantes e governados, uma vez que nos sistemas de democracia representativa o povo transfere o poder de decisão aos governantes, existindo a necessidade de haver mecanis-mos que obriguem os governantes a prestar contas do que fazem.

A transparência e o franco acesso à informação são a base de uma efetiva prestação de contas. Informa-ção e transparência geram uma cultura de prestação de contas e consolidam a legitimidade dos que nos gover-nam, pois criam um clima harmonioso de confiança e reciprocidade entre governos e sociedade.

Todos concordam que, quanto mais somos obser-vados, melhor nos comportamos. É assim com crian-ças e com adultos. É por isso que devemos desenvolver uma cidadania fiscal sólida, competente e honesta, que assuma o papel e a responsabilidade de monitorar as ações do governo e de exigir que as autoridades pres-tem contas de seus atos. Esse comportamento reforça a representatividade e fortalece os vínculos que, neces-sariamente, devem existir entre governo e sociedade. Educar as pessoas para esse entendimento é papel fun-damental dos Observatórios Sociais em todo o Brasil.

É claro que isto ressalta, cada vez mais, a necessi-dade de que a gestão pública seja transparente e hones-ta, pois, muitas vezes a prestação de contas se transfor-ma em ato mecânico e formal, quando deveria ser uma atitude proativa e um sadio hábito democrático.

É importante que as organizações políticas adotem a transparência como regra de agir, pois isto contribuirá para a formação de quadros e de futuros governantes mais transparentes, com práticas de prestação de con-tas e formas de agir mais inclusivas para a cidadania. O cidadão, por sua vez, deve ser capaz de identificar seus governantes, saber quem é quem, conhecer suas competências e de exigir deles prestações de contas reais e efetivas, para que as responsabilidades não se dissolvam como a fumaça, por não se saber quem são os responsáveis.

O desafio da participação e da consciência cidadã é constante e permanente.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí re-alizou na tarde de quarta-feira (9) o plantio de mudas para neutralização

do gás carbônico (CO2) emitido em 2012. A ação reuniu vereadores, servidores da Casa e crianças que participam de proje-tos ambientais do Viveiro Fazenda Nativa. O plantio foi realizado às margens do rio Itajaí-Mirim, no bairro Itaipava.

Foram plantadas 225 mudas, 182 delas referentes à emissão de CO2 com o consumo de combustível, papel e energia elétrica pela Câmara em 2012. De acordo com o coordenador ambiental do Viveiro, Alex Rocha, foram selecionadas cerca de 30 espécies diferentes, todas nativas, como a Figueira Branca, Baguaçu, Tucaneira, Canela e Ipê, entre outas.

O presidente da Câmara, vereador Osvaldo Gern (PP), agradeceu os servidores e as crianças pela parceria: “Esta ação de hoje é um grande passo, es-pecialmente para as crianças. Para que elas aprendam a cuidar do meio ambiente ainda melhor do que a nossa geração”, afirmou o presidente que lembrou ainda, que a Câmara de Itajaí foi a primeira do país a desenvolver a neu-tralização de CO2. Esta foi a quarta edição do programa.

Por fim, o presidente afirmou que tratará com os de-mais vereadores uma maneira de tornar obrigatória a neu-tralização para todos os órgãos públicos municipais.

As crianças que realizaram o plantio são alunas da Comissão Bem Estar do Menor de Itajaí (Combemi), da Es-cola Básica Judith Duarte Oliveira (Itaipava) e voluntárias do Viveiro Fazenda Nativa. Após o plantio, o senhor Moi-sés João Vieira, proprietário da Olaria Verde Vale – no acesso de onde foi realizado o plantio - e seus funcionários ofereceram, de forma voluntária, um lanche para as crian-ças que participaram do projeto.

Como é feito o cálculopara neutralizaçãoA quantidade de árvores é calculada a partir das to-

neladas de gás carbônico emitida. O Instituto Brasil Am-biental (IBRA), Oscip responsável pelo cálculo, utiliza como metodologia o Greenhouse Gas Protocol (GHG) e leva em consideração apenas a utilização direta de fontes de energia.

Para cada tonelada de CO2 emitido, são necessárias 6,6 mudas mais um adicional de 100%. Como a Câmara de Itajaí emitiu 13,82 toneladas entre janeiro e dezembro do ano passado, deveria plantar 182 mudas.

A coordenadora do Viveiro, Lucimara Pimentel Gu-zatti, explica que qualquer pessoa ou empresa pode fazer a compensação de CO2. Para informações sobre as mudas e o calculo, basta entrar em contato com o Viveiro no telefo-ne: (47) 3346-1721, o site é o http://www.itajaimaisverde.com.br .

Participe do almoço Quitutes Caseiros Vovó Carola e Associação de Amparo às Pessoas com Câncer, que será realizado no Refúgio Vô João e Vó Ciça. O evento será no dia 27, a partir das 11h, com um delicioso Buffet e acompanhamento de sobremesas. Reservas pelo telefone (47) 3348-0669 ou (47) 3349-9234.

Nos adicione no Facebook:www.facebook.com/quitutes.caseirowww.facebook.com/restaurante.vovocarolawww.facebook.com/vovcarolaE-mail: [email protected]

Câmara realiza plantio de árvores para neutralizar Gás Carbônico

Almoço em prol da Associação de Amparo às Pessoas

com Câncer

Page 4: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 671 - 11 de OUTUBRO de 2013| Ano XII | Página 4

O Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí, responsável pela emissão de documentos e outros servi-ços para a comunidade, realizou 1.341 atendimentos em setembro. Em relação ao mês de agosto, houve um aumento de mais de 81% no número de pessoas atendidas.

A emissão de Carteiras de Identi-dade, iniciada em setembro, foi o fator principal para este crescimento. Somente no primeiro mês, 295 Carteiras de Iden-tidade foram emitidas pelo Balcão da Ci-dadania.

Em média, atualmente são realiza-dos 80 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira. O diretor do Balcão, Luiz

Ricardo Rosa, conta que um dos objeti-vos de oferecer a Identidade na Câmara foi descentralizar este serviço oferecido pelo Estado.

O Balcão da Cidadania foi criado em 2009 e além de carteiras de identi-dade, são emitidas carteiras de trabalho, solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito, atendimento jurídico e encaminhamento para programas so-ciais e empregos. No local ainda funcio-na a Central de Documentos Perdidos.

O atendimento é realizado no tér-reo da sede do Legislativo, na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, 3825. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, sem fechar para o almoço.

Quatro dias dedicados à apurada técnica da improvisação, este é o Im-proshow – Encontro de improviso, um estilo de teatro onde os atores não se ba-seiam na dramaturgia. O desafio é inter-pretar algo que não foi previamente es-crito ou pensando. Na programação do evento estiveram grupos de Itajaí, Curiti-ba, São Paulo e até da Colômbia.

O encerramento será nesta sexta-feira (11), no Teatro Municipal onde o grupo de Itajaí Boca Apimentada assume o comando do palco. Os rapazes apre-sentam a peça “Impromenta”, um show de humor que promete divertir o públi-co. O trabalho mistura stand up comedy, esquetes e improvisação.

Preços e HoráriosA apresentação começa às 20 horas

e os ingressos custam R$ 20,00. A meia-entrada (R$ 10,00) é para idosos acima de 60 anos, estudantes, artistas e clientes da Unimed e colaboradores (com apre-sentação da carteirinha).

Atendimento do Balcão da Cidadania cresce mais de 81% em setembro

Teatro de Improviso encerra nesta sexta-feira

A Universidade do Vale do Ita-jaí (Univali) firmou nesta tarde, dia 9, um memorando de entendimento com a Universidade Mount Royal, do Canadá. O documento, assinado pela vice-reitora Amândia Maria de Borba, e pela representante da universidade canadense, Halia Valladares Monte-mayor, oficializa a cooperação entre as instituições para realização de in-tercâmbios de alunos e professores, parceria na produção e pesquisas científica e em atividades conjuntas de ensino.

Na ocasião, estiveram presentes, o representante do Intituto Van Horne,

Peter Wallis, e do Conselho de Logís-tica de Calgary, Linda Lucas , ambos do Canadá, além do coordenador do curso de Logística da Univali, Romeu Zarske de Mello. A reunião teve obje-tivo de estreitar relações para um acor-do específico na área logística, que permita a cooperação em pesquisas e o intercâmbio de alunos e professores do curso.

A comitiva canadense veio a San-ta Catarina para estabelecer convênios, participar de eventos e visitar portos da região com o intuito de conhecer a infraestrutura da cadeia logística ca-tarinense.

Univali firma parceria com universidade do CanadáFoi assinado documento que prevê intercâmbio de alunos

e professores e cooperação no ensino e na pesquisa

Nome: Zicórnio da Santa Flora

Apelido: Zica | Idade: 6 anosConfirmado e credenciado

Crioulo Chileno Puro. Com Papel

documentadoValor: R$ 10.000,00 (parcelado em 10x)Interessados podem entrar em contato pelo telefone: (47)

3344-8612 ou (47) 8405-8777

Vende-se Cavalo Crioulo Chileno Puro

Page 5: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 671 - 11 de OUTUBRO de 20133| Ano XII | Página 5

Localizada no bairro Itaipava, a Es-cola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira está envolvida com um projeto de sustentabilidade, que inclusive, já ul-trapassou os muros da unidade de ensi-no, conscientizando também, moradores do bairro. Executado na disciplina de ge-ografia, o projeto “Escola Meio Ambiente e Saúde” contempla a ampliação da hor-ta escolar com estudo das ervas medici-nais, implantações de novas compostei-

ras, construção de novas áreas verdes e, para 2014, instalações de um sistema de captação da água da chuva.

E as ações não envolvem somente os estudantes de geografia. Inúmeras ati-vidades atingem os moradores do bairro, proporcionando conhecimento e tam-bém reforçando a responsabilidades que cada um deve ter com o meio ambiente. A mais recente ação envolvendo a comu-nidade foi a colheita da horta orgânica.

“Reunimos pais e profissionais da área da saúde para a colher verduras e legumes da nossa horta escolar. Com os alimentos preparamos uma sopa, que foi degustada por quem participou da ativi-dade ambiental”, conta o professor de geografia, Celso Vital Martins.

A colheita e a sopa foram promo-vidas pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), grupo formado por alguns alunos

multiplicadores. Esta comissão também foi responsável por organizar uma roda de conversas com alunos das séries ini-ciais.

Por meio dessas ações, a Escola Bá-sica Professora Judith Duarte de Olivei-ra vem se tornando um espaço cada vez mais sustentável, formando alunos que se preocupam com o meio em que vivem e capazes de serem multiplicadores de ações de sustentabilidade.

Escola Judith Duarte de Oliveira tem projeto de sustentabilidade

Page 6: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 671 - 11 de OUTUBRO de 2013 | Ano XII | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

Aniversário do Sr. Arnaldo Wippel

No dia 1º de outubro a “Beer Hou-se - Cervejas Especiais”, localizada no andar térreo do Edifício Valentim, no centro de Itajaí, lançou oficialmente o Chopp cor de rosa. Voluntárias da “Rede Feminina de Combate ao Câncer” de Ita-jaí estiveram presentes e foram recepcio-nadas pela empresária Ilse Gondim Bork. Durante o mês de outubro, cada Chopp cor de rosa vendido, parte do seu valor será repassado à entidade.

O Sr. Arnaldo Wippel comemorou recentemente 80 anos de vida e esta data tão especial foi comemo-rada, junto aos seus familiares, no salão de festas do prédio onde reside com sua esposa Maria Aparecida Fófano Wippel. Parabenizamos o Sr. Arnaldo, desejan-do que Deus lhe conceda sempre muita saúde, paz e serenidade!

Parabéns Sra. Bráulia Cabral da Conceição

No dia 2 de outubro, a sra. Bráulia Cabral da Con-ceição completou 93 anos de vida, com muita saúde, alegria e disposição! Ela é um exemplo para todos nós, pois mesmo com o avançado de sua idade, gosta muito de viver a vida, de uma maneira alegre, junto da família e sendo prestativa. Sua família se reuniu para brindar mais um ano de vida da Sra. Bráulia, onde estiveram as filhas, netos, bisnetos e trinetos. Um abraço especial para a aniversariante sra. Bráulia Cabral da Conceição.

Aniversário em dose dupla

Os irmãos Raíssa Pizzatto e João Carlos Pizzatto Neto, filhos do casal Camila e Richart Pizzatto vão ga-nhar uma linda Festa, para comemorar seus aniversá-rios. Será neste próximo sábado, dia 12 de outubro na “Casa da Sogra” em Balneário Camboriú. Raíssa com-pletará 11 anos e João Carlos 7 anos. Parabéns à esta linda dupla! Feliz aniversário!

CEI Dayana Maria de Souza comemora 6 anos de Fundação

No dia 7 de outubro, o “CEI Dayana Maria de Souza” comemorou 6 anos de fundação. Localiza-se no “Loteamento Dona Mariquinha”, no Bairro Cidade Nova em Itajaí. A creche está sendo ampliada e ganhará mais 11 novas salas, para atender as crianças da comu-nidade e arredores. A data foi comemorada com o corte do bolo de aniversário, servido para todas as crianças, professoras, agentes em atividades de educação, fun-cionárias, auxiliares de coordenação e coordenadora.

Lançamento do Chopp cor de rosa

Page 7: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 671 - 11 de OUTUBRO de 2013| Ano XII | Página 7

A Campanha Outubro Rosa ganha cada dia mais partici-pantes. A ação quer conscientizar a população da impor-tância de se prevenir contra o câncer de mama. Por isso,

o comércio do Centro de Itajaí também apoia esta causa e até o final de outubro, quem comprar nas lojas participantes da Cam-panha Troco Bondoso vai auxiliar a Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade. A renda arredada vai ajudar a manter o trabalho realizado pelas profissionais que trabalham com ênfase na prevenção do câncer de colo de útero e mama.

A iniciativa é do Lions Clube Itajaí Sul e do Centro Lojas de Itajaí, que entregou aos lojistas um material informativo e o cofre, onde serão depositadas as quantias doadas pelos clientes. Todas as lojas estão identificadas. Para o presidente da entidade, Bonaldo de Oliveira, a participação da comunidade é fundamen-

tal para ajudar as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer a continuar fazendo esse trabalho de prevenção e diag-nostico do Câncer. “Diante de tantas manifestações referente ao Outubro Rosa e a importância deste trabalho realizado em nossa cidade, o Centro Lojas Itajaí não poderia deixar de participar”.

Rede Feminina de ItajaíA Rede Feminina atende a população na rua Saul Sche-

ad dos Santos, 379, no bairro São Vicente. Neste ano, além da campanha Outubro Rosa, a RFCC também realizou a Campanha Agosto Azul, voltada a atender a saúde dos homens. Durante aquele mês, os homens realizaram um exame de sangue, que é o primeiro diagnóstico feito para verificar a possibilidade de o homem ter ou não câncer de próstata.

Campanha Outubro Rosa “Troco Bondoso” será doado a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí

• 18/10 – PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMAPúblico alvo: Profissionais de saúde de

nível superior – Médicos, Enfermeiros, Psicó-logos e demais profissionais;

Palestrante: Dr. Jorge RebelloLocal: Auditório da PrefeituraHorário: 13h30 às 17h30 Atividades das Unidades de Saúde:UBS Praia Brava - Encontro Cultural toda

quinta-feira com temas já estabelecidos para o mês

• 17/10 – DST (herpes, sífilis, HIV, HPV e Hepatite B)

• 24/10 - Violência contra mulher

UBS Rio bonito - Decoração da unida-de com balões rosa, panfletagem na entrada unidade pelos agentes comunitários de saúde. Informações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

UBS Canhanduba - Painel com o tema “QUEM AMA SE CUIDA” e fotos das mulheres da canhanduba, entrega de cartão parabeni-zando as mulheres que estão com os exames em dia.

UBS Bambuzal - Decoração da UBS com balões e cartazes. Ação educativa na sala de espera sobre a importância do autoexame da mama e a mamografia.

UBS Murta - Decoração da unidade com

montagem de um mural informativo, entrega de folder sobre prevenção do câncer de mama e orientações; entrega da fita com o símbolo da campanha.

UBS Limoeiro - Dia 16/10 – roda de conversa com as mulheres de nossa comunida-de para debater sobre a prevenção do câncer de mama e câncer de colo uterino.

UBS Imaruí - Dia 18/10 e 25/10 – orien-tações sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero, entrega de folders.

UBS Salseiros - 31/10 - Período matuti-no - orientações sobre câncer de mama e colo uterino para as mulheres que comparecerem à unidade. No período vespertino orientações

Confira a programação do Outubro Rosa em Itajaí: para as gestantes. Entrega de folders sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero

UBS Votorantim – Decoração da unidade voltada para o outubro rosa. Cor-rente de motivação, ou seja, cada mulher que realiza irá encaminhar/motivar outra através de uma fita cor de rosa. Caminhada nas principais avenidas do Votorantim.

UBS Fazenda - Decoração da unida-de com balões rosa, distribuição de folders sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino.

UBS Cidade Nova II - Atividades educativas em sala de espera programada para todo o mês de outubro. Oferta de exa-me de preventivo, exame clínico das ma-mas, solicitação de mamografia.

O Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini parti-cipou de um encontro com o chefe de ope-rações da Volvo Ocean Race (VOR), Tom Touber, em Paris. O encontro serviu para reafirmar o compromisso dos organizadores em realizar uma das paradas da maior rega-ta em vela de volta ao mundo, em Itajaí.

Entre as novidades apresentadas pela organização do evento está a ampliação das atrações na Vila Regata, que na próxima edição prevista para (2014/2015) contará com simuladores das condições vivencia-das pelos competidores em alto mar, novos cinemas 3D, além de uma área reservada para a visitação dos barcos que participam da VOR.

“Itajaí foi um dos portos que mais sur-preendeu a organização e os competidores, além de ser a vencedora do prêmio de des-taque em sustentabilidade, e isso demonstra nossa alegria em voltar a essa magnífica ci-dade”, comenta Touber.

Segundo o executivo, o diferencial da próxima edição estará nas embarcações, que já estão sendo fabricadas e serão mais resistentes e com menor custo com relação às edições anteriores. Os novos barcos serão

menos velozes, mas por sua vez, poderão navegar mais de 70 mil milhas náuticas (o equivalente a duas voltas ao redor do mun-do), sem apresentar problemas estruturais. A previsão é que sete equipes participem da próxima edição.

Para o prefeito Jandir Bellini, a esco-lha pela cidade confirma a vocação dos es-portes náuticos e coloca em destaque não somente a região da AMFRI, mas o Estado de Santa Catarina como grande destino do turismo internacional. “Itajaí vive um gran-de momento de sua história e as Regatas Volvo Ocean Race, Jacques Vabre e Velas Latino Américas, colocam o nome de Itajaí no circuito mundial”, comemora.

Única stopover na América Latina, a cidade de Itajaí deve receber o evento no mês de abril de 2015, sendo uma das pa-radas com maior tempo de duração, já que o trecho da travessia dos oceanos Pacífico e Atlântico é a mais longa perna do percur-so.

O evento tem apoio do Governo do Es-tado de Santa Catarina, através da Secreta-ria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Santur.

Volvo Ocean Race: Organizadores divulgam novidades para a próxima edição

Page 8: Jornal dos Bairros 10 Outubro 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 671 - 11 de OUTUBRO de 2013 | Ano XII | Página 8

Os esforços de Itajaí na organização da “Aven-tura Pelos Mares do Mundo”, evento no qual está inserida a chegada em Itajaí de 90 nave-

gadores, em 45 veleiros – divididos em quatro classes – surpreenderam a imprensa francesa e europeia, em Paris. A afirmação é do prefeito Jandir Bellini, que par-ticipou de conferência de imprensa na capital francesa. Bellini falou para mais de 400 pessoas, entre elas, cerca de 200 representantes da imprensa internacional. Na ocasião também foram apresentados os 88 velejadores que participam desta edição da regata Transat Jacques Vabre, que parte da cidade de Le Havre no dia 03 de novembro, tendo como destino final a cidade de Itajaí.

“Estamos envidado esforços para garantir aos

velejadores da regata Transat Jacques Vabre grandes emoções. Nossa expectativa é receber mais de 300 mil pessoas na Vila da Aventura, em eventos que, além da regata, terão ampla programação artística, cultural, gas-tronômica, além de feira de negócios”, disse Bellini, destacando que, além disso, será um evento totalmente focado para a sustentabilidade.

“Itajaí estará de braços abertos e, com certeza, os competidores e organizadores vão se surpreender com nossa cidade, que está se tornando um dos principais polos náuticos do Brasil”, acrescentou.

Edouard Philippe, Prefeito de Le Havre, disse que a cidade francesa, que é um polo náutico referência na Europa, sente-se honrada em ser novamente a saída des-

sa importante regata mundial. “Nosso porto importador de café, agora faz o caminho inverso, levando a cultura da França para a bela Itajaí, do outro lado do Atlânti-co, na costa de um país que responde por uma grande fatia das exportações de café para a França”, destacou Philippe.

“Estamos ansiosos e aguardamos com expectativa a chegada dos velejadores à Itajaí. Não tenho dúvidas de que será uma grande festa o final da regata no Brasil, pois a cidade de Itajaí vem mostrando grande organiza-ção e dinamismo na preparação da Transat Jacques Va-bre”, afirmou Clotilde Bednarek, diretora de marketing do grupo Café de Mondellez Internacional, detentor da marca Jacques Vabre.

Cidade de Itajaí é apresentada à imprensa europeia