32
Por iniciativa de amigos do Jornal do Cambuci e Aclimação em come- moração aos 34 anos de vida, três bandas da região se propuseram a fazer um show musical na Concha Acústica do Parque da Aclimação neste sábado. Página 5. 04/12 a 10/12/2015 ANO 35 / Nº 1.459 SÃO PAULO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected] SHOW NO PARQUE DA ACLIMAÇÃO É ADIADO

Jornal ed 1459

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal ed 1459

Por iniciativa de amigos do Jornal do Cambuci e Aclimação em come-moração aos 34 anos de vida, três bandas da região se propuseram a fazer um show musical na Concha Acústica do Parque da Aclimação neste sábado. Página 5.

04/12 a 10/12/2015ANO 35 / Nº 1.459 SÃO PAULO

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected]

SHOW NO P A R Q U E D A A C L I M A Ç Ã O É ADIADO

Page 2: Jornal ed 1459

2 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

De Olho em Brasília

Mirna Leandro Ribeiro de Castro Editora e Jornalista Responsável (1981 - 2001)

Publicação: Editora Cambuci LTDA.Diretor e Jornalista Responsável: Roberto Casseb - MTb 31.691.Assessor Jurídico: Antonio Mário Pinheiro Sobreira.Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 - Cambuci CEP 01535-01 0 - São Paulo - Telefax (0xx11) 3341-2511 / 2157-1352 Foto: Célio SilvaImpressão: Diário de S.Paulo - Divisão GráficaCirculação: Aclimação, Cambuci, Jardim da Glória, Paraíso, Vila Monumento, Vila Mariana e Liberdade.

Tiragem: 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente Parceria Rede Bom Dia, Diário de S.Paulo e Jornal do Cambuci & Aclimação

Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados, podendo ou não concordar com eles, e nem pelo conteúdo dos anúncios publicitários.

Na semana passada ocorreu um dos fatos mais estarrecedores da história republicana recente

do Brasil: a prisão injustificada (e não injusta) do senador Delcídio do Amaral.

Como até o mané do boteco da esquina já sabe o nobre senador foi parar no xilindró porque teve a desfaçatez de dizer que podia influir nos rumos das investigações da Operação Lava Jato, podendo para isso até “dobrar” os altos membros da Corte maior do país, ou seja, o Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa bravata e outros absurdos mais foram devidamente gravados pelo filho de Nestor Severó, ex-diretor da Petrobras que, também preso, está se beneficiando da delação premiada. Isso foi o sufi-ciente para fosse decretada a prisão em flagrante del-ito do senador, além do presidente do Banco Pactual.

Dotados da chamada imunidade parlamentar, os nossos representantes não podem ser presos durante os seus mandatos. Há a apenas a exceção mencionada anteriormente.

Todavia a conversa entre o senador e o filho do ex-diretor ocorreu vinte dias antes da decretação da prisão preventiva. Por isso, para justificar essa interdição radical de direito usou-se a tese de “es-tado de flagrância” de crimes permanentes. Ou seja, enquanto o crime não se esgota a flagrância pode-se se dar.

No caso em tela, fez-se essa associação às organi-zações criminosas que, em texto de lei, se define “de caráter permanente, composta por quatro ou mais pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de crimes”.

Com todo o respeito que a Corte Suprema merece e é merecedora, a prisão do senador Delcídio certa-mente provocará um profícuo e intenso debate entre os doutrinadores do Direito. Alguns até já ousam em falar em insegurança jurídica em atos que não cumprem à risca a Constituição da República.

O caso ainda tomou uma dimensão doutrinária ainda maior pois o Senado, obedecendo um preceito legal-constitucional, teve que referendar (ou não) a decisão do STF. Por maioria esmagadora a Câmara Alta manteve a prisão do nobre colega.

Aposentado da política e portanto longe desses abalos sísmicos que há tempos vêm abalando Brasília, o senador José Sarney disse o seguinte: “Isso pode abrir precedente”.

Quem viver verá.

Rogério Itokazu

Insegurança jurídica

Cartas

Cartas

NotasREUNIÃO DA APCVD - A Associação de Preservação do Cambuci e Vila Deodoro realizará reunião no dia 14 de dezembro, às 19:00h no Balneário do Cambuci. Pauta: Atividades em parceria com o Balneário do Cambuci (brinquedoteca e festas), Representações em anda-mento no Ministério Público ( Igreja Renascer em Cristo e terreno da ELETROPAULO), atividades previstas para o ano de 2016. A diretoria estará presente e convida a todos os moradores do Cambuci e de outros bairros a comparecerem. Av. Lins de Vasconcelos, 804

BAZAR E BRECHÓ BENEFICENTE APAT - Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante “Casa de Apoio” convida a comunidade para participar desta AÇÃO SOLIDÁRIA. Variado artesanato e uten-sílios para o lar. Sapatos, bolsas e cintos. Artigos eletroeletrônicos e de informática. Produtos novos e seminovos a preços excepcionais. Dia 05 de dezembro, das 9,00 às 17 horas. Av. Lins de Vasconcellos, 351 Cambuci - São Paulo/SP (Em frente ao Hospital Cruz Azul) Tel. 5573-3052 www.apat.org.br

PARÓQUIA NOSSA SRA. RAINHA DOS APÓSTOLOS - BAZAR VIP. Ótimos Preços !!!!! Novos e semi novos- A partir de R$1,00, sábado 05 de dezembro das 09h às 17h, Roupas novas, marcas famosas, jóias, sapatos, moda feminina, masculinas e infantil. R: Ouvidor Portugal, 598 Vila Monumento. Fone: (11) 2063-2893

MEMÓRIA NAS RECEITAS DE DOCES BRASILEIROS - Nos próximos dias 5 e 12 de dezembro estarei no SESC Vila Mariana. Na primeira par-te, dia 5, falarei sobre a pesquisa, demonstrando as questões culturais das receitas de doces analisadas em praticamente um século (de 1889 a 1980). Na segunda parte, dia 12, entraremos na fase “mão na massa”. Faremos 3 docinhos de festas que dispensam forno e fogão: cajuzinhos de amendoim, frutinhas coloridas e beijinhos de coco. Dessas receitas tradicionais, serão exploradas as técnicas de modelagem, moldagem, pintura e, no último caso, o recorte de papel de seda para montagem do “amor engaiolado”, uma tradição da minha família. Horário: 10h30 - 12h00. Inscrições: gratuitas, em qualquer unidade do SESC

Zona Azul no Parque da AclimaçãoGostaria de expor minha surpresa e indignação a respeito

da instalação, de placas de “ Zona Azul “ na Rua MUNIZ DE SOUZA, num trecho de cerca 150 m., que compreende a esquina da Rua Paes de Andrade até a altura do nº. 1264 da Muniz de Souza.Observo que no trecho de rua mencionado acima, estão localizados, de um lado; um colégio, o Parque da Aclimação, a Biblioteca Municipal e dois portões de acesso principal a esse mesmo parque. Do outro lado, há vários pontos comerciais e residenciais, bem como uma academia esportiva, referência no bairro. A questão é a seguinte: qual a razão de penalizar os usuários do Parque, os esportistas, os idosos que tanto gostam de frequentar o parque, os moradores do bairro e visitantes, os clientes do comércio ao redor, etc, com o pagamento do estacio-namento nesta pequena área, a partir desta data?

Qual a razão deste trecho da Rua Muniz de Souza ser o único a ter estas placas de Zona Azul e em toda a sua extensão, bem como sua continuação (Av. Aclimação), não há essa exigência ??

Acredito que seja mais uma forma de arrecadação com o estacionamento e com devidas multas. Este é o objetivo da pre-feitura atual... Detalhe importante: é a primeira vez que observo uma placa de Zona Azul indicando a obrigatoriedade de cartão, em tempo integral, também aos SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS....!!!!!! O Vereador Dalton Silvano, já foi noticiado (através de e-mail) dessa imposição, que foi sem prévio aviso e que não é justa. Precisamos de uma atuação eficaz nas ocorrências do bairro, principalmente no que se refere ao nosso Parque da Aclimação. Em vista disso, conto com a divulgação de nossos jornais locais a chamar a atenção e atendimento a solicitação de retirada destas placas de Zona Azul no local mencionado.

ObrigadoDaniel Ferraz Andreozzi

Estão “Enterrando” O Prefeito Haddad Vivo

Meus amigos e Minhas amigas: Ao que parece a diretoria da CET., em tese, não gosta do Prefeito Fernando Haddad, ou pelas suas inúmeras ações nas ruas de São Paulo, Capital, demonstra(m) insensibilidade politica.

Inventaram agora, nestes dias, implantação da famige-rada Zona Azul (até em finais de semana...) na altura da Rua Muniz de Sousa, bem na frente e do lado do Jardim Aclimação, vide fotos.

Febre arrecadatória...falta do que fazer....incompetência técnico-administrativa....sadismo com a população que já paga altos tributos ou seja lá interesses com gastos desneces-sários com placas de sinalização..., seja por qualquer ângulo que se veja este ato absurdo da implantação de Zona Azul, na frente dum parque com área verde e de uma biblioteca municipal(Raul Bopp), bens públicos, notadamente, nas cercanias de uma área de lazer da população há décadas...é no mínimo “burrice” acrescida de cegueira político eleitoral.

Estão cavando a sepultura política do Prefeito Haddad....Abra bem os seus olhos Sr. Prefeito....se possível, demita toda diretoria da CET., enquanto é tempo! Estão prejudicando sua imagem.

Nada justifica tal implantação. Quiçá, só a sede de gastar o dinheiro público com bobagens como esta.

Causa indignação nos frequentadores do Parque Aclimação (inúmeros idosos e crianças com seus pais) que além do lazer se servem dos cursos e das coisas boas oferecidas pela Municipalidade como: a Escola de Futebol, Biodança, Kung Fu, Tai-Chi, golfe, ginásticas, volley, aparelhos diversos de exercícios físicos, etc....

Aliás, coisas boas que mereceriam ser capitalizadas politicamente para enaltecer a Administração Pública Municipal , não divulgam e omitem da grande imprensa, como por exemplo: a Virada Esportiva de Lutas Marciais e Tai-Chi, recentemente no Pacaembu, com delegações de quase todos os bairros da Capital e de cidades limítrofes... E ainda o Campeonato Paulista de Kung Fu e Tai-Chi, com milhares de cidadãos e esportistas presentes no Ibirapuera. Diga-se, bem organizado.

E quase nada disso se divulgou..., como uma realiza-ção da Administração Municipal. Algo positivo, que se escondeu...ou se omitiu não dando a devida publicidade. Menciono isto porque a Aclimação/Cambuci/Ipiranga et adjacências se fizeram presentes.

Depois de anos e anos, da Administração exemplar do saudoso Caio Pompeu de Toledo (falecido em 1994) que tão bem conduziu com maestria e criou inúmeras atividades nesta Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, hoje, se vê revigorada em ações afirmativas, a pleno vapor e dinamis-mo este Órgão da PMSP., que está a merecer os aplausos dos cidadãos da Capital. Todavia, a CET-SP., com implantações ridículas e medíocres, sem critérios técnicos que justifiquem tal ato....lança uma cortina de fumaça e, encobre e aniquila ações afirmativas da atual Administração da PMSP., e da qual sou crítico..., mas com lealdade, e sempre dentro do exercício da cidadania.

Assim, subscrevo num exercício de Cidadania...e na esperança de que o Prefeito Haddad, sensível à denúncia e por ser justa a reivindicação, atenda os reclamos da po-pulação que já coletam assinaturas num abaixo-assinado de cidadãos indignados com a implantação dessa absurda Zona Azul em áreas de lazer....notadamente, no PARQUE DA ACLIMAÇÃO.

JOSÉ HERIBALDO DE SOUZATecnólogo Civil e Advogado/SP.

Page 3: Jornal ed 1459

3CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Editorial Debate Esportivo

Jornal do Cambuci & Aclimação - 3SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Debate Regional

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

Memória

Depois de mais de um ano sem poder cami-

nhar direito fui ao Parque da Aclimação no domingo acom-panhado de minha caçula.

O andar, para quem corria quase diariamente por lá, já foi uma alegria enorme. Encontrei alguns amigos, as-sisti um pouco de futebol no campo, mas sobretudo olhei o Parque.

Lembrei-me dos pedali-nhos e barquinhos que ha-viam por lá. Dos peixinhos e girinos que insistíamos em levar para casa e colocar numa bacia. Do pequeno cais, onde pelo menos uma vez aconteceu uma competição de miniaturas de barcos que se moviam por controle remo-to. Da luta pelo Tombamento e pela despoluição do lago. Das dezenas de shows que o Jornal promoveu na Concha Acústica. Do dia que o lago esvaziou e das 33 corridas in-fantis que o Chico comandou.

Passou um filme e a cer-teza de que aquele pedaço de verde faz parte, não só da minha, mas da vida de milha-res de pessoas que encontram paz de espírito simplesmente por estarem lá.

Vi o cercado novo que colocaram para proteger o jardim ao lado do busto de Carlos Botelho, alguns patos e marrecos passeando e crian-ças jogando bola na margem

Passeio no Parque

do lago, onde a três ou quatro anos tinha muita água.

Fora o pedaço do Parque que fica isolado do outro lado da Rua Pedra Azul, essa di-minuição do tamanho do lago me incomoda bastante. São duas questões que o poder público precisava resolver.

Estou ciente que se trata de uma prevenção contra chuvas fortes para reduzir à possibilidade de encher de água as ruas vizinhas, entre-tanto visualmente preferia o lago mais cheio. Talvez um trabalho de engenharia pu-desse resolver esse problema evitando a transformação do lago em um piscinão.

Apesar dessas reflexões e das boas lembranças o que me trouxe mais alegria foi poder caminhar e transpi-rar. Sentir um passo depois do outro e ouvir de minha caçula: “Pai vamos sentar um pouco. Estou cansada de andar...”.

Bom final de semana. Nos vemos no Parque.

13 anosEssa semana dia 5 comple-

tou 13 anos da passagem da Jornalista Mirna Leandro de Castro. Foi uma grande perda para o jornalismo comu-nitário, mas sobre tudo, para o trabalho na comunidade nas suas lutas e reivindicações.

Mirna foi pioneira no de-senvolvimento de um jorna-lismo integrado envolvendo pessoas, entidades e poder público.

Sua sensibilidade como militante social percebeu a importância de lutar pelo Tombamento do Parque da Aclimação em 1983, como forma de preservar as áreas verdes urbanas. A questão ambiental estava engatinhan-do, e começou a ter alguma importância naquela época.

Não se conformava com in-justiças e foi uma crítica con-tundente à Ditadura Militar. Entendia que a democracia era o melhor caminho para a humanidade. Foi dela a ideia de colocar na capa do Jornal do Cambuci, na metade dos anos 80, uma foto de três crianças negras comemorando o Dia das Crianças.

Essa capa teve repercussão enorme e algumas senhoras vieram até a sede do Jornal para reclamar. Uma chegou a esbravejar: “Como vocês colo-cam três negrinhos na capa do Jornal? Não vou ler mais essa porcaria”. A Mirna na maior calma respondeu: “Que bom. Pessoas como a senhora não deveriam ler nosso Jornal. Está nos fazendo um grande favor. Muito obrigada”.

Suas iniciativas eram mui-to bem pensadas e dificilmente

entrava numa luta para per-der. Sempre comentava: “O Jornal tem que ser necessá-rio na vida das pessoas. É dessa forma que vale a pena trabalhar”.

Nessa linha não descansou até o Cambuci receber uma Creche Municipal (Creche Silvia Covas). Vivia “ator-mentando” o Administrador Regional da Sé, Sr.Vitor David, para atender os pedidos do bairro relativos às enchentes, reforma de Praças, e melhorias em geral. E foi assim com todos os outros Administradores que passaram por lá.

Além de ser uma ótima profissional foi uma excelente mãe, filha e esposa. Ficou a saudade de amigos e parentes, mas a certeza que a passagem dela por aqui foi de total êxito em sua missão.

RC

Nos últimos dias dois clubes importantes da cidade se sa-

graram campeões. O Corinthians foi Campeão Brasileiro e o Palmeiras Campeão da Copa do Brasil.

O título do Corinthians já estava ganho a algumas rodadas e a torcida só estava esperando o dia para colocar a faixa. Para os corin-thianos foi legal, mas muito distante da emoção dos palmeirenses na última quarta feira.

O Palmeiras foi Campeão com muito sofrimento. O time teve muitos altos e baixos e chegar na final contra o Santos foi um teste para cardíacos.

Meu irmão é sócio torcedor e conseguiu ingressos para assistir-mos o jogo contra o Internacional e Fluminense.

Contra o Inter foi um sufo-co. Ganhamos na raça. Contra o Fluminense a decisão foi para os penaltis. Outro sofrimento.

Contra o Santos a lógica dizia que o Palestra ia perder. O primeiro jogo a Vila Belmiro deixou uma dúvida e uma esperança de que aqui poderia acontecer alguma coisa boa para a torcida. Não pude ir na quarta. Assisti o jogo em casa com meu filho. O Palmeiras fez a melhor

partida do ano e de novo ganhou nos penaltis. Nem consegui dormir.

Não sou fanático, mas gosto muito de assistir esse esporte que é o mais popular do mundo. Já me emocionei com conquistas de out-ras equipes e tive a oportunidade de quando jovem me emocionar jogando futebol.

Quem nunca foi a um estádio deveria ir. O gramado verde é um “Campo de Batalha”. Dois adversários seguem regras pré es-tabelecidas e a presença de um juiz serve para que essas regras sejam cumpridas.

O objetivo é conseguir colocar a bola dentro da meta do adversário. Para isso os atletas usam suas “armas”, habilidade, técnica, força física e inteligência.

Essa “Batalha” tem tempo para acabar e durante os 90 minutos do jogo nós somos uma extensão do time que torcemos. Somos soldados que ficam na retaguarda, enquanto os melhores e mais bem preparados estão na linha de frente defendendo nossas cores.

Antes do futebol surgir na Inglaterra, os italianos inventa-ram o Calcio. Era um jogo para famílias adversárias resolverem

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

suas diferenças. Em um campo onde cada grupo tinha 15 pessoas, o objetivo era colocar uma bola feita de bixiga de boi em uma cesta.

Valia tudo. Agarrões, pontapés, socos e era comum a alguém morrer nessas disputas. Um verdadeiro campo de batalha que tinha uma regra, colocar a bola no cesto do adversário. Quem ganhava ficava com coisas da família perdedora. Isso acontecia bem antes do futebol inventado pelos ingleses.

Antes disso as batalhas campais aconteciam com armas e servia para exércitos defenderem suas terras.

O instinto guerreiro de cada ser humano está vivo. O futebol é uma forma civilizada de conquistar vitórias e por isso é tão apaixonante. A emoção dos palmeirenses essa semana é igual a vitória de uma guerra.

Chantagem e má fé

Corinthians e Palmeiras

Finalmente a disputa política que acontece no Brasil, desde a vitória da Presidenta Dilma Rousseff

há um ano, tomou o rumo correto para o debate franco e transparente para toda a sociedade.A aceitação do Conselho de Ética da Câmara Federal que investiga o Presidente da Câmara Eduardo Cunha

para que o processo sobre sua cassação seja aberto, foi a vitória do bom senso.Não dá mais para o Governo Federal

ficar refém de um chantagista que só usa o poder para benefício próprio.

Após Cunha ser avisado do resultado do Conselho, imediatamente ele aceitou o pedido do Impeachment da Presidenta, que estava guardado na gaveta, e ontem

já realizou a primeira reunião com os líderes dos partidos.

Esse fato coloca claramente o que acontece no país hoje. Uma divisão dos contra

e a favor do Governo. A crise política no país ajudou a dificultar

ações do Governo e aumentar a crise econômica. Ninguém consegue produzir e trabalhar

quando está sendo chantageado.Cabe aos verdadeiros democratas e interessados

em defender o Brasil ficarem atentos aos oportunistas, às armadilhas e as mentiras

que são repetidas constantemente.Para um bom debate, o diálogo, a ética e o respeito devem pautar os próximos meses

seguindo a justiça em sua plenitude sem manipulação, jogo de interesses, chantagem e má fé.

Page 4: Jornal ed 1459

4 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Notícias do Balneário

Atividade de aulasO Balneário do Cambuci oferece uma série de atividades esportivas e de lazer. Na grade de

aulas abaixo encontram-se modalidades e horários para que o associado participe. Tudo é gra-tuito e só é necessário fazer a carteirinha (Foto 3 x 4, documento de identidade e comprovante de endereço). O Balneário do Cambuci fica na Avenida Lins de Vasconcelos, 804 fone 3209-0995.

O verão no Balneário ofe-rece opções de entreteni-

mento gratuitasCom a chegada das férias,

do sol e do verão, é possível aproveitar as atrações aquá-ticas do Balneário; piscina recreativa, toboágua de 56 me-tros, cachoeira artificial e área para banho de sol. A entrada é livre e menores de doze anos devem estar acompanhados. Para associar-se, compareça à secretaria do Balneário, com documento de identificação com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4. O exame médico é obrigatório e é realizado gratuitamente.

Baile e Dança de SalãoDia 05 de Dezembro, sába-

do haverá formatura dos alu-nos do CEU Rosa da China, do Jardim São Roberto, zona leste. A ideia é resgatar os antigos bailes do Tradicional Clube Carinhoso, no bairro

Aproveite as férias no Balneário do Cambuci

do Ipiranga, hoje fechado. Nesse evento que acontece no galpão do Balneário, das 19h30 às 22h30, os convida-dos poderão vivenciar a dan-ça de salão e ainda conhecer a ginástica rítmica.

Aulas de BasqueteAs aulas acontecem às

segundas-feiras das 09h00 às 11h00 e às sextas feiras das 14h00 às 17h00, inscrições na secretaria do Balneário, para maiores de 07 anos.

Aulas de HidroginásticaDirecionado à 3ª idade, as

aulas acontecem toda terça e quinta-feira, das 10h30 às 11h20.

Abertura da piscina Semi Olímpica

As inscrições para utili-zação da piscina para treino continuam abertas. Procure a secretaria do Balneário.

Rota do CambuciNo dia 13 de Dezembro,

sábado, acontece a Rota do

Cambuci. Serão dezenas de produtos derivados da fruta nativa da Mata Atlântica e símbolo do bairro. O evento tem como objetivo resgatar o cultivo e consumo da fruta.

Encontro de Multicolecionismo

O encontro Playtoy aconte-ce dia 20 de dezembro, domin-go, das 08h00 às 19h00. Haverá exposição, compra, venda, troca de brinquedos e praça de alimentação. As crianças receberão brindes e pintura facial. O Mercado das Pulgas estará presente com a feira de artesanato.Show de Rock Instrumental

A banda MP3 se apresenta-rá no Encontro Playtoy, no dia 20 de dezembro, que acontece das 08h00 às 19h00.

Simone [email protected]

Page 5: Jornal ed 1459

5CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Bairro

Por iniciativa de amigos do Jornal do Cambuci e

Aclimação em comemoração aos 34 anos de vida, três ban-das da região se propuseram a fazer um show musical na Concha Acústica do Parque da Aclimação neste sábado.

As bandas que iriam tocar graciosamente e instalando seu próprio equipamento se-ria a Renda Per Capita, MP3 Trio e Apple Band. A maioria dos músicos moram na re-gião e são frequentadores do Parque.

O Jornal promove eventos culturais na Concha Acústica desde abril de 1982 quando realizamos a Iª Mostra de Arte do Cambuci. Foi um mês de atividades em várias expressões artísticas, que se encerrou com um show de música na Concha Acústica onde cerca de 20 Bandas da região puderam mostrar seu trabalho.

Essa experiência motivou jovens músicos como Dalan Jr., Cássio Leite Vieira e outros a terem a ideia de criar a Praça do Rock.

Durante vários meses esse projeto atraiu fãs de Rock para acompanhar as Bandas amadoras que tocavam mú-sicas próprias.

Além da Praça do Rock, a Concha recebeu outras apresentações culturais como Corais, Teatro, Turma da Mônica e muita coisa dirigida às crianças.

G e r a l m e n t e e s s a s

Não vai ter Show no Parque

apresentações aconteciam na parte da manhã de sá-bado e domingo e atraiam um diversificado público, na maioria moradores do bairro e frequentadores do Parque.

Foram mais de 100 eventos que tiveram uma coisa em comum, nunca houve nada que estragasse o Parque. O respeito ao verde sempre foi nossa prioridade.

Todos esses eventos fazem parte da proposta do Jornal do Cambuci e Aclimação de incentivar e promover ações

culturais. Nunca tivemos uma negativa da Secretaria do Verde quando solicitamos o espaço para os eventos.

A Concha Acústica do Parque foi idealizada e cons-truida para shows nas vá-rias manifestações culturais. Durante anos vários grupos internacionais se apresenta-ram no local em uma promo-ção da Secretaria de Cultura na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab. É o espaço ideal para esses eventos.

Em função desse histórico

fomos surpreendidos pela atual gestão da Secretaria do Verde em não liberar a Concha para o show de sábado.

Na verdade só liberariam o espaço se recolhessemos a taxa de R$ 6.972,00 conforme Decreto 55.823/2014. O show é gratuito e sem patrocínio.

A isenção da taxa, segun-do nos informaram, é somen-te para entidades sociais. Uma burocracia desnecessária e que impede a realização de eventos que tem como úni-co objetivo levar um pouco

de lazer aos moradores da cidade.

A nossa matéria de capa essa semana seria para di-vulgar o show e convidar os leitores a irem até o Parque no sábado a partir das 13h00. Infelizmente isso não irá acontecer.

Esperamos que nos pró-ximos eventos esses im-pedimentos não voltem a acontecer para o bem do lazer e da cultura.

Roberto Casseb

Page 6: Jornal ed 1459

6 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

ServiçoCidade

CONTABILIDADE + NFe + FINANCEIRO

«Um novo conceito de serviço de contabilidade e administração para Micro

e Pequenas Empresas.»

Tudo que você empresário precisa!

www.prudence.com.br

Rua Cipriano Barata, 650Ipiranga -Tel. (11)- 2914-6971

e-mail: [email protected]

Foi implantada na semana passada, uma nova área de

estacionamento rotativo pago, a “zona azul”, no parque da Aclimação e arredores.

Os frequentadores vieram até a redação do jornal para entender o motivo da nova co-brança. A reclamação é sobre a inviabilidade de frequência, do público de 3ª idade, e usu-ários assíduos.

O valor praticado desde agosto de 2014 é de cinco reais por folha e o talão com dez unidades sai por 45 reais. Essa atitude vai na “contra mão” da participação democrática e contra mobilização e incen-tivo às práticas esportivas

Moradores reclamam da “zona azul” no parque da Aclimação

indicadas pelo Ministério da Saúde, para prevenção de doenças.

A assessoria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi procurada, mas não respondeu até o fechamento da edição do jornal.

Na Rua Heitor Peixoto as placas de Zona Azul foram pixadas essa semana.

Por iniciativa do vereador Dalton Silvano foi criado um

abaixo assinado. As assina-turas serão recolhidas até dia 15 de dezembro e serão encaminhadas à Secretaria de Transporte. O abaixo assinado está disponível no Jornal do Cambuci e Aclimação e em alguns comércios e escolas próximas ao Parque.

Simone [email protected]

Eleição do Conselho Participativo Municipal

será domingo

Acontece domingo, dia 06 de Dezembro, a eleição 2015, para o Conselho Participativo, da prefeitura de São Paulo, das

08h00 às 17h00. Os representantes eleitos irão fiscalizar as ações da prefeitura e o destino do dinheiro público. O Conselho é um grupo autônomo formado por cidadãos comuns, que exerce o direito democrático de aproximar a gestão pública da população e suas necessidades. O Conselho é composto por 32 subprefei-turas, e os conselheiros têm mandato de dois anos.

Semana passada, o jornal recebeu a visita de um dos candi-datos, morador do bairro, Mario Gutierrez Sobrinho, o “Marião” número 82058. Sua proposta é luta por ações mais efetivas em saúde, educação e principalmente segurança, na região do Cambuci e Aclimação.

Quem pode votar:Todos os cidadãos residentes na capital, que possuem títu-

lo de eleitor. Nessas eleições os imigrantes também poderão votar e ser votados, já que a prefeitura ampliou a Cadeira Extraordinária. Basta dirigir-se à subprefeitura de seu bairro.

Como votar:Conheça a lista de candidatos e descubra os locais de votação.

Tenha em mãos seu título de eleitor e acesse http://conselho-participativo.prefeitura.sp.gov.br/

Simone [email protected]

Rua Heitor Peixoto Rua Muniz de Souza

Page 7: Jornal ed 1459

7CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

O QUE É O COPI?É um lugar onde não há limites para a imaginação.Onde o conhecimento é construído coletivamente e todos aprendem o tempo todo.

Um lugar que valoriza a criatividade porque acredita que ela é a resposta para a grande maioria das questões que nos rodeiam diariamente.

Um lugar especial, que é só seu e de todos ao mesmo tempo. É um espaço de aprendizado contínuo que influencia de forma positiva a formação da personalidade.

É um espaço de troca. De criar novas amizades (muitas delas, pra a vida toda).

É um espaço de preparo. De preparo parao novo, para o inusitado.

Um lugar que prepara seu filho para desafios que ainda não existem e desafios que ele mesmo ainda irá criar.

É um espaço que valoriza o fazer para resolver, a mão na massa, a experiência, e propõe novidades o tempo todo.

Já imaginou?

Não precisa. O COPI está bem perto de você e quer te conhecer.

O colégio da imaginação, da criatividade e da nova formação do seu filho vai fazer parte da família.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2016: FUNDAMENTAL I, II e ENSINO MÉDIO TÉCNICO E REGULAR.

Saiba mais em www.copi.com.br ou ligue para (11) 3385-8000. Av. Lins de Vasconcelos, 1264 - Aclimação.

Page 8: Jornal ed 1459

8 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Cidade

O espaço oferecerá ofici-nas para crianças, jovens e adultos, além de debater e valorizar a história do samba na capital

Na última quarta-feira, dia 02, o Subprefeito da Sé

Alcides Amazonas assinou o Termo de Concessão de Espaço para a Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo (ASTEC -SP). A decisão de conceder um espaço para receber to-dos os sambistas da capital e do Brasil no centro de São Paulo foi realizada após diálogo com a Deputada Estadual Leci Brandão. O espaço oferecido fica localizado na Avenida Nove de Julho, entre os núme-ros 399 e 447 e comporta uma residência e uma quadra.

Durante a reun ião os

SubSé assina Termo de Concessão de Espaço para Sambistas, Terreiros e Comunidades

sambistas, membros da Astec –SP conversaram com o sub-prefeito sobre as dificuldades que tinham para se reunirem, já que muitas comunidades ficam localizadas nos extremos da cidade. O Subprefeito ressaltou a importância de valorizar as raízes do samba e aproveitar os espaços públicos do centro de São Paulo: “A luta desse povo deve ser uma luta de todos nós, o samba é uma importante manifestação cultural da cidade e, através deste centro todos os sambistas e a população poderão aproveitar, ainda mais, os espaços públicos da região central”, afirmou Amazonas.

O presidente da Astec- SP enviará, nas próximas semanas, as propostas de programação do espaço para o primeiro se-mestre de 2016. Na reunião, ele citou que haverá muitas ações para a comunidade sambista e

também para toda a população. Oficinas para crianças, jovens e adultos, debates e encontros para valorizar a herança e o legado deste movimento.

N a o p o r t u n i d a d e o Subprefeito recebeu a 2° edição do guia Circuito de Rodas de Samba SP. Este livrinho oferece informações sobre 27 rodas de samba paulistas que acontecem periodicamente, apontando da-tas, locais, referências e contatos para mais informações.

Para conferir a lista comple-ta das Rodas de Samba, acesse o portal da Subprefeitura Sé.

Assessoria de Imprensa – Subprefeitura Sé

Rua Álvares Penteado, 49 – Sé, Centro, São Paulo - SP

Page 9: Jornal ed 1459

9CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Mundo

10 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Profissional Liberal

Informática

Pet Shop

Bichos LindosAmigosEssa é a dupla Spyke

e Nina a gatinha. Não se largam. Vivem brin-cando e correndo pela casa. São loucos por crianças.

Se você tem um “Bicho Lindo” em casa mande uma foto para essa seção. O email é [email protected] . É gratuito.

Você está preocupado e incomodado com o jeito

de beber de um familiar ou amigo?Saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença. A cada pes-soa que é dependente do álcool, pelo menos outras quatro são diretamente afe-tadas, seja em casa ou no trabalho. É por isso que o alcoolismo é chamado de doença da família. Todos ficam afetados pelo beber compulsivo do alcoólico e surgem muitos problemas familiares e comportamen-tos disfuncionais por conta desta convivência.

O Al-Anon é uma asso-ciação mundial de homens e mulheres que têm amigos ou

Al-anon/Al-ateen, um recurso para ajudar familiares e amigos de alcoólicos

familiares que apresentam dificuldades com a bebida. Para os adolescentes, há o Alateen, que segue as mes-mas diretrizes do Al-Anon. Ambos representam um recurso efetivo para lidar com a doença, quer ou não o alcoólico tenha procurado auxílio ou reconheça a ex-istência da sua doença.

O a non i m ato é u m princípio do Al-Anon/Alateen, por isso dizemos: “...O que você vê aqui, o que você ouve aqui, quem você vê aqui, deixe que fique aqui”. Assim, as pessoas podem desabafar sobre seus problemas, com sigilo e privacidade. A Associação é gratuita, não aceita con-tribuições de fora e não

mantém vínculos com nen-huma outra entidade. Não se envolve em política e nem em religião, cada um tem o seu Poder Superior no qual acredita. Embora muitas reuniões sejam realizadas em salas de igrejas, não há envolvimento religioso. Em reuniões regulares, os participantes compartil-ham experiências, força e esperança, tendo como base um programa que orienta a atuação da associação em todo o mundo. O objetivo é essencialmente a recuper-ação dos familiares para que possam superar os im-pactos do alcoolismo em suas vidas e desfrutarem de uma vida com qualidade, independente do alcoólico

continuar bebendo ou não. Parar de beber é uma de-cisão dele e poderá buscar ajuda em A. A. ( Alcoólicos Anônimos). A família tam-bém precisa de ajuda. Se você sente que foi afeta-do pela convivência com

um alcoólico, o Al-Anon/Alateen é para você.Venha conhecer o Grupo Al-Anon Cambuci. Nossas reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, das 20h às 22h, na Igreja Nª. Srª. da Glória (fun-dos), à Av. Lacerda Franco,

n° 02, Cambuci.É só chegar e entrar, pois estaremos esper-ando você de braços abertos.

Con su lt e t a mb é m o nosso site ou ligue para nossa cent ra l de in for-mações: www.al-anon.org.br / 11- 3228-7425

Bairro

Profissional Liberal

Na última edição faláva-mos de similaridades

entre o Cristianismo e o Islamismo, além do ênfase de ambas as religiões em princípios humanos e seus sistemas de moral.

Tendo importantes simi-laridades entre si, respeitan-do ícones do Cristianismo como Jesu s Cr i s to (u m Profeta do Islã) e Maria (a mãe de Jesus), e tendo sido proibidos pelo Profeta Mohammad de causar da-nos às pessoas e à comuni-dade, como podem membros do EI assassinar cristãos, ou não cristãos ? Fazem isso em nome de Deus ? A qual Deus eles se rendem ?

Stefan Zweig (Viena, 28 de novembro de 1881 —Petrópolis, 23 de fevereiro de 1942) foi um escritor, romancista, poeta, drama-turgo, jornalista e biógrafo austríaco de origem judai-ca. A partir da década de 1920 e até sua morte foi um dos escritores mais famo-sos e vendidos do mundo. Suicidou-se durante seu exí-lio no Brasil, deprimido com a expansão da barbárie na-zista pela Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.

ht t ps://pt.wik ipedia.org/wiki/Stefan_Zweig

A história da humanida-de nos mostra que em nome de Deus muitas atrocidades já foram cometidas quando, na realidade, o pano de fun-do geralmente é outro pas-sando, ou pela ignorância extremada, ou por interesses diversos (na maioria das ve-zes de natureza econômica).

No ano 1097 d.C. milha-res de homens sob a égide da cruz (os cruzados), e a título de defesa do cristia-nismo, dizimaram, mataram e trucidaram milhares de pessoas, muitas delas ve-lhos, mulheres e crianças a maioria das quais membros do Islã, para “recuperar e proteger a Terra Santa”, local onde Jesus Cristo foi preso, julgado, morto e sepultado (Jerusalém).

Durante a primeira cru-zada, também chamada de “Cruzada dos Nobres ou dos Cavaleiros”...

...massacres foram re-gistrados por três cronistas que os testemunharam como uma “carnificina impossível de ser descrita”, embora re-latassem que “o sangue dos incontáveis mortos subia acima dos calçados”, “os francos (atuais franceses)

O EI (Estado Islâmico) (2)

só podiam caminhar sobre os corpos dos mortos” e “os cadáveres reunidos para que se pudessem queimá-los geravam pilhas altas como montanhas”.

Hoje vivemos a realidade do EI.

A pergunta que fica ao fi-nal de tudo é: tanto em 1097 d.C (durante as Cruzadas), como hoje (com a atuação do EI), essas pessoas que agiram e agem em nome de Deus e/ou de suas religiões, são fiéis ao que seus líderes originais (Jesus Cristo e Maomé) pregaram ? Qual é o Deus a que elas efetiva-mente renderam e rendem a sua fé ?

Ao longo dos últ imos séculos a Igreja Católica Apostólica Romana buscou e conseguiu se afastar de uma antiga vinculação radical militar iniciada pelas cru-zadas e terminada na época dos tribunais de inquisição, em especial os tribunais portugueses e espanhóis

que buscavam converter a força muçulmanos e ju-deus ao catolicismo, ficando hoje restrita à sua missão primeira de evangelizar.

Apesar de o Islã moderno nunca haver-se vinculado a nada que tivesse caráter radical militar, vincularam--no, e talvez essa busca por um descolamento seja a im-portante lição de casa atual do Islã.

Que o sucesso venha ao seu encontro.

Demétrio Moura Rebellowww.blogdo pensador.com

Page 10: Jornal ed 1459

10 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Escolas e Cursos

Prosseguindo sobre a cultura da violência no

País, vale destacar que o único pedaço de terra ao qual o mestiço espoliado teve direito foi o da própria cova, a mesma dos versos de João Cabral de Mello Neto. O desterro de popula-ções inteiras de nativos, de escravos e de gente pobre e desassistida sintetiza-se em Canudos. A imagem eucli-diana forjada no calor dos fatos ecoa entre as centenas de milhares de trabalhado-res sem terra, sem teto, sem nada.

O n d e e s t á o p ovo? Temos, de fato, um povo? O povo é apenas uma expres-são que, aqui, em Eldorado, se cala, como bem retratou Glauber Rocha em “Terra em Transe”. A cidadania é outra inócua expressão. José Murillo de Carvalho, valendo-se dos estudos de

O Brasil e a cultura da violência (3)

T. A. Marshall, revelou: nos-sa cidadania é frágil, pois construída de cima para baixo, como uma espécie de benevolência concedida pelas classes dominan-tes. Por isso “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freire, se tornou um clássi-co. Como diz Ítalo Calvino, chama-se clássico o que não envelhece.

As dicotomias estão nas telenovelas, nas ruas, nas letras violentas e lúcidas de Manos Brown e Emicidas. Como Jards Macalé, não uso óculos escuros, por isso, não me cego. Como fechar os olhos para a violência nas ditaduras do século XX – a personalista de Vargas e a civil-militar? Como igno-rar as famílias que choram seus mortos insepultos, ví-timas da política de Estado entre 1964 e 1985?

Mais recente, temos os camponeses de Carajás, os meninos da Candelária, os transeuntes da favela naval em Diadema, os professores no Paraná, a recepção aos cubanos, haitianos e boli-vianos, a oposição à luta dos homossexuais, trans-gêneros, mulheres, negros e pobres, as escolas fechadas, os presídios abertos...

Ainda me impressiono quando ouço que “Deus é brasileiro”. Em um país onde muitos líderes reli-giosos enriquecem em seu nome, pregando o ódio às minorias, falar que Deus é brasileiro é tangenciar a imbecilidade. Deus é amor, não ódio, ressentimento ou discórdia.

Talvez tenha dupla ci-dadania. Seu maior repre-sentante, o Papa Francisco, importante na luta contra a desigualdade e na apro-ximação de Cuba e EUA, é crit icado, considerado “comunista” pelo simples fato de ser a favor dos mais pobres (como Jesus o foi).

A violência se confunde com ignorância. Talvez seja produto desta. No título desta série de três artigos, a palavra cultura tem o significado de sua origem latina: “cultivo”. Há tempos cultivamos uma sociedade violenta, contraproducente e preconceituosa.

Sidnei Ferreira de Vares, doutor em Educação pela USP, professor dos Cursos de História, Filosofia e

Pedagogia do UNIFAI [email protected]

Os alunos do Colégio Estadual Murtinho Nobre que par-ticiparam da Campanha “A Droga é uma Droga” com suas redações, ganharam um presente essa semana. A Playtoy Brinquedos foi a responsável por essa ação.

A professora Ana Cláudia Cavalcanti, uma das organiza-doras da campanha, afirmou que foi muito importante essa atividade para levar aos jovens uma mensagem de orientação sobre os problemas do álcool e drogas.

O Jornalista Roberto Casseb reconheceu que a campanha poderia ter atingido um número maior de escolas e jovens, mas que o resultado foi positivo como preparação para novas ações que acontecerão em 2016.

Alunos do Murtinho recebem brindes

Page 11: Jornal ed 1459

11CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Escolas e Cursos

O Brasil e a cultura da violência (3)

Page 12: Jornal ed 1459

12 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 4 DE DEZEMBRO DE 201514esportes PALMEIRAS

do VERDÃO

DIÁRIO

Título_ Torcedormorre em festaUm palmeirense morreu apóssofrer um ataque cardíaco nacomemoração do título daCopa do Brasil, conquistadoanteontem. José Valter deOliveira, de 60 anos, assistiuao jogo no Allianz Parque evoltava para Orlândia quandopassou mal. Ele foi atendidona Rodovia dos Bandeirantes,mas não resistiu.

Artilheiro_ Dudu sediz ‘abençoado’Autor dos dois gols da vitóriado Palmeiras sobre o Santospor 2 a 1, Dudu (foto) come-morou muito a conquista.“Nas finais (do Paulistão), tiveaqueles problemas (com juiz),que não acontecerão mais.Deus me deu a oportunidadede encerrar o ano contra o ti-me que tudo aconteceu e fuiabençoado com dois gols”,disse o atacante ao Sportv.

João Pedro_ Lateralrelembra 2014O lateral-direito João Pedro(foto) substituiu o titular Lu-cas na final da Copa do Brasil.Após o título, ele citou o qua-se rebaixamento no nacionalde 2014 como uma fase decrescimento. “Quando sepassa por uma fase difícil, agente amadurece. Isso meajudou muito a entrar e con-seguir fazer o meu trabalhobem”, disse, ao Globoesporte.

EduGarcia/D

iárioSP/2-12-2015

CesarGreco/Ag.Palm

eiras/2-12-2015Artigo de luxoEm poucas horas, loja do Palmeiras no Allianz Parque vende 200 camisetas do goleiro Fernando Prass,herói da conquista da Copa do Brasil. Em outras unidades, uniforme do novo Santo está esgotado

Arthur [email protected]

O torcedor palmeirense quetentou comprar umacamisetadeFernandoPrass,umdiaapóso goleiro virar o herói do tri-campeonatodo clubenaCopadoBrasil, teveumamissãodifí-cil. São raros os uniformes doarqueiro nas lojas oficiais doclubeeda fornecedoradema-terialesportivodoAlviverde.Deusortequemsaiumaisce-

do de casa e foi à unidade daAcademia Store localizada emfrente aoAllianzParque.Cercade200peçashaviamsidoven-didas antes das 14h, quando oDIÁRIOestevenolocal.Outra unidade da loja, esta

localizadanobairrodoTatuapé,na ZonaLeste, não temmais onovomodelo usado pelo ar-queiro,comdois tonsdeazul.“Aprocura foimuito grande,

mas a Adidas nos enviou umlotepequeno,pois essanãoeraa camisa prevista para todo oano.Comcerteza, nós e outraslojas estamosperdendomuitasvendas”, comenta Paulo Feli-pe,umdosproprietáriosdoes-tabelecimentonoTatuapé.Essa loja ficou famosaemre-

des sociais por causa de umabrincadeira feita apósa semifi-nal doPaulistão.Naoportuni-dade, foi colocado na vitrineummanequim simulando adefesadePrassnacobrançadepênaltidovolantePetros,entãodoCorinthians,noItaquerão.Ontem, a unidade voltou a

demonstrar bomhumor. Ummanequim com o uniformedePrassfoicolocadosobrealo-ja,oquedespertouacuriosida-dedetorcedoresdoPalmeiras.

NAESPERA/As lojasda forne-cedoradematerialesportivodoVerdão também receberamontem vários torcedores embuscadacamisadoídolo.“Vendemosasúltimasquatro

e está todomundoatrásda ca-misa de goleiro”, reconhece avendedoraHeloísaViolin, quetrabalha na loja do ShoppingBourbon,ao ladodanovaarenaalviverde,naZonaOeste.Não havia na unidade a ex-

pectativadequeaprocuraseriatãogrande. Tantoéqueospro-prietários tiveramde solicitarnovascamisetasdoarqueirodeúltimahora.Masos torcedoresterão de esperar um tempo.“Corremos atrás do pedidodesse lote, quedevechegar emquatrodias”,disseHeloísa.

EduGarcia/D

iárioSP/2-12-2015

VAIPRASSCIMADELE!FernandoPrass defendeu umpênalti e converteu a cobrança quegarantiu o tricampeonato doPalmeiras naCopa doBrasil. Camisado goleiro virou artigo de luxo e ele ganhou homenagens, casodomanequim colocado sobre uma loja do clube na Zona Leste

HONROU A PALAVRA Herói do tricampeonato daCopa do Brasil, o goleiro Fernando Prass raspou acabeça para pagar promessa após conquista do título.

UM CLICK

ZéRobertovoltaatrásediz: jogaráaCopaLibertadores

n Responsável por levantar otroféu do tricampeonato da Copado Brasil, o veterano Zé Roberto,de 41 anos, cogitou se aposentarao fim desta temporada logoapós o título. Ontem, porém,o lateral voltou atrás na ideia.“Quero disputar a Libertadores

pelo Palmeiras. Isso vale todosacrifício”, declarou o jogador,em entrevista ao portal Uol.“Falei (que poderia parar) pen-

sando na família, no sacrifício queeles têm de fazer enquanto trei-no, concentro e jogo. É desgas-tante. Naquele momento de êx-tase, praticamente coroando umalonga carreira de vitórias e penseiem parar”, complementou.Zé Roberto renovou contrato

recentemente com o Palmeiras,válido até dezembro de 2016.O clube avaliou o desempenhoem 2015 como bom, além deele ser referência para o elenco.O título ainda fez com que ele

fosse homenageado pelo perfiloficial da Liga dos Campeões,principal torneio da Europa.

Reprodução/TVGlobo

Em poucas horas, loja do Palmeiras no All ianz

Parque vende 200 camisetas do goleiro Fernando Prass, herói da conquista da Copa do Brasil. Em outras unidades, uniforme do novo Santo está esgotado

O torcedor palmeirense que tentou comprar uma ca-miseta de Fernando Prass, um dia após o goleiro virar o herói do tricampeonato do clube na Copa do Brasil, teve uma missão difícil. São raros os uniformes do arqueiro nas lojas oficiais do clube e da for-necedora de material esportivo do Alviverde.

Deu sorte quem saiu mais cedo de casa e foi à unidade da Academia Store localizada em frente ao Allianz Parque. Cerca de 200 peças haviam sido vendidas antes das 14h, quando o DIÁRIO esteve no local.

Outra unidade da loja, esta localizada no bairro do Tatuapé, na Zona Leste, não tem mais o novo modelo usado pelo arqueiro, com dois tons de azul.

“A procura foi muito gran-de, mas a Adidas nos enviou um lote pequeno, pois essa não era a camisa prevista

Artigo de luxo

para todo o ano. Com certeza, nós e outras lojas estamos perdendo muitas vendas”, comenta Paulo Felipe, um dos

proprietários do estabeleci-mento no Tatuapé.

Essa loja ficou famosa em redes sociais por causa de

uma brincadeira feita após a semifinal do Paulistão. Na oportunidade, foi colocado na vitrine um manequim

simulando a defesa de Prass na cobrança de pênalti do volante Petros, então do Corinthians, no Itaquerão.

Ontem, a unidade voltou a demonstrar bom humor. Um manequim com o uniforme

de Prass foi colocado so-bre a loja, o que despertou a curiosidade de torcedores do Palmeiras.

Na espera/ As lojas da for-necedora de material esportivo do Verdão também receberam ontem vários torcedores em busca da camisa do ídolo.

“Vendemos as últimas qua-tro e está todo mundo atrás da camisa de goleiro”, reconhece a vendedora Heloísa Violin, que trabalha na loja do Shopping Bourbon, ao lado da nova arena alviverde, na Zona Oeste.

Não havia na unidade a expectativa de que a procura seria tão grande. Tanto é que os proprietários tiveram de solicitar novas camisetas do arqueiro de última hora. Mas os torcedores terão de esperar um tempo. “Corremos atrás do pedido desse lote, que deve chegar em quatro dias”, disse Heloísa.

Arthur Stabile [email protected]

Palmeiras

Corinthians São Paulo

Talismã na mão

Diretoria do Corinthians en-caminha contratação em

definitivo do atacante Lucca, talismã do clube paulista na conquista do Campeonato Brasileiro

Talismã do Corinthians na conquista do Campeonato Brasileiro — entrou em campo no segundo tempo e balançou as redes nas vitórias sobre Atlético-MG e Coritiba —, o atacante Lucca está próximo de ser contratado em definitivo pelo clube do Parque São Jorge.

DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 4 DE DEZEMBRO DE 2015 17esportes CORINTHIANS

Restaurante_ Fielescolhe nomeO Corinthians definiu ontem onome da rede de restaurantesdo clube que será lançada noprimeiro semestre do ano quevem. Após votação com cincoopções, a torcida do Timãobatizou a rede como Loucose Fiéis. A ideia do clube éabrir mais de cem restauran-tes logo nos primeiros anosdo novo projeto.

Zagueiro_ Saídapor empréstimoCapitão do Corinthians naconquista do CampeonatoPaulista sub-20, o zagueiroRodrigo Sam deverá ser em-prestado ao Tigres do Brasil,do Rio, para ganhar experiên-cia atuando como profissional.Parceira do Corinthians, aequipe de Xerém disputará aPrimeira Divisão do Campeo-nato Carioca em 2016.

Descanso_ Jadsonentra de fériasSuspenso da última rodadado Brasileirão após levar oterceiro cartão amarelo naderrota contra o Sport, noúltimo domingo, Jadson (foto)entrará de férias hoje. Pordecisão da comissão técnica,o camisa 10 está libertado daatividade de amanhã, a últimaantes do jogo contra o Avaí,domingo, em Itaquera.

DanielAugusto

Jr./Ag.Corinthians/28-11-2015

do TIMÃO

DIÁRIO

TalismãnamãoDiretoria do Corinthians encaminha contrataçãoem definitivo do atacante Lucca, talismã do clubepaulista na conquista do Campeonato Brasileiro

João [email protected]

TalismãdoCorinthiansnacon-quista do Campeonato Brasi-leiro—entrouemcamponose-gundo tempoebalançouas re-desnasvitórias sobreAtlético-MG e Coritiba —, o atacanteLuccaestápróximodesercon-tratadoemdefinitivopeloclubedoParqueSãoJorge.Embora o vínculo de em-

préstimodo jogador sejaválidoatémaiodopróximoano, adi-retoriadoTimão jáabriunego-ciaçãocomAntenorAngeloni,ex-presidente do Criciúma edonode65%dosdireitos eco-nômicosdeLucca.“A primeira proposta não

agradou,mastivemosumano-vaconversae ficoupróximodeumacerto.Comooempresáriodo jogador (GuilhermeMiran-da)estánaEuropa,vamosreto-mar a negociação durante apróxima semana”, explicouCláudioGomes, representantedoGrupoAngeloni, ementre-vistaaoDIÁRIO.Pelo contratodeempréstimo

assinado com o Criciúma, oCorinthians temdepagar cercadeR$8milhõespara contratar

DanielAugusto

Jr./Ag.Corinthians/1-11-2015

Luccaemdefinitivo.Noentan-to, oGrupoAngeloni aceita re-duzirumpoucoessevalorparafecharnegócio.

GAROTO-PROPAGANDA/ Emalta noCorinthians, Lucca foiescaladoparavisitaramaterni-dadedoHospital SantaMarce-linaeentregarkitsdoprogramasocialNasciFiel—oclubedooumaisdedezmil fraldasealgunskits comroupas, sapatosepro-dutosdehigiene.Apósavisita, oatacantecon-

versoucoma imprensa e falousobreaexpectativade ser con-tratadoemdefinitivopeloatualcampeãobrasileiro.“Ficomuito felizdeverqueo

meu trabalho no Corinthiansestá sendo bem feito. Tentomanter a tranquilidade emeesquecerdisso.Aeuforiaàsve-zesatrapalhaumpouco, então,tentomemanter tranquilo. Seique as pessoas que estão aomeu ladovão resolver.Omeudesejoécontinuar”,disse.Paideprimeiraviagem—afi-

lhadoatacante, Laura, nasceuna semana passada —, LuccadissequeoCorinthiansganhoumaisumatorcedora.“Nasceucorintiana.Presente

do clube, ainda não dei, masvouprovidenciar”,prometeu.

OatacanteLucca jádisputounove jogospeloCorinthianseanotou trêsgols

CampeãobrasileiropeloTimão,ele jáganhouotítulopeloCruzeiro,em2013

INESQUECÍVELAprimeira vez, a gentenunca esquece. O atacanteLucca fez o primeiro golpelo Corinthians, de voleio,na vitória por 3 a0 contraoGalo, emBeloHorizonte

LibertadorespodetergrupocomTimãoeVerdãoedições da Libertadores.Diferentemente do Corinthians,

que disputou o torneio sete ve-zes nos últimos dez anos e con-quistou o título de forma invictaem 2012, o Palmeiras não foi bemnesse período. O clube do Pales-tra Itália jogou a Libertadoresapenas três vezes e não conse-guiu passar das quartas de final.Com isso, a tendência é a de

que o Alviverde não seja um dos

n Garantidos na próxima ediçãoda Copa Libertadores, Corin-thians, campeão do Brasileirão,e Palmeiras, campeão da Copado Brasil, poderão se enfrentarlogo na fase de grupos.A partir do próximo ano, os

cabeças de chave do principaltorneio de clubes do continenteserão definidos através de umranking, baseado no desempe-nho dos times nas últimas dez

cabeças de chave, correndo riscode entrar no mesmo grupo doarquirrival — a Conmebol preten-de divulgar os cabeças de chaveaté o próximo dia 22.Caso o São Paulo conquiste

uma vaga – o Tricolor está emquatro lugar no CampeonatoBrasileiro –, a Libertadores teráa presença do trio de ferro namesma edição pela terceira vez,repetindo 2006 e 2013.

Embora o vínculo de em-préstimo do jogador seja vá-lido até maio do próximo ano, a diretoria do Timão já abriu negociação com Antenor Angeloni, ex-presidente do Criciúma e dono de 65% dos direitos econômicos de Lucca.

“A primeira proposta não agradou, mas tivemos uma nova conversa e ficou próximo de um acerto. Como o empre-sário do jogador (Guilherme Miranda) está na Europa, vamos retomar a negociação durante a próxima sema-na”, explicou Cláudio Gomes, representante do Grupo Angeloni, em entrevista ao DIÁRIO.

Pelo contrato de emprésti-mo assinado com o Criciúma, o Corinthians tem de pagar cerca de R$ 8 milhões para contratar Lucca em definitivo. No entanto, o Grupo Angeloni aceita reduzir um pouco esse valor para fechar negócio.

Garoto-propaganda/ Em alta no Corinthians, Lucca foi escalado para visitar a ma-ternidade do Hospital Santa

Marcelina e entregar kits do programa social Nasci Fiel — o clube doou mais de dez mil fraldas e alguns kits com roupas, sapatos e produtos de higiene.

Após a visita, o atacante conversou com a imprensa e falou sobre a expectativa de ser contratado em definitivo pelo atual campeão brasileiro.

“Fico muito feliz de ver que o meu trabalho no Corinthians está sendo bem feito. Tento manter a tranquilidade e me esquecer disso. A euforia às vezes atrapalha um pouco, en-tão, tento me manter tranquilo. Sei que as pessoas que estão ao meu lado vão resolver. O meu desejo é continuar”, disse.

Pai de primeira viagem — a filha do atacante, Laura, nasceu na semana passada —, Lucca disse que o Corinthians ganhou mais uma torcedora.

“Na s c e u c o r i n t i a n a . Presente do clube, ainda não dei, mas vou providenciar”, prometeu.

João Pontes

[email protected]

Questão de honraA pressão, agora, está toda em cima do São Paulo. Depois de o

Palmeiras levantar o título da Copa do Brasil, o Tricolor será o único dos quatro grandes clubes do estado que vai fechar o ano sem ser campeão. Ou seja, mais do que nunca, a classificação para a Copa Libertadores de 2016 passou a ser vista como uma questão de honra pelos torcedores. A pressão no São Paulo sempre vai existir. O torcedor quer títulos, quem trabalha no clube também quer. Os outros três grandes ganharam títulos”, reforçou o meia Ganso, que vê a possibilidade de disputar a competição continental na próxima temporada como um prêmio pelo 2015 conturbado.

“Por tudo o que passamos este ano, com trocas de treinador, troca de presidente, nosso objetivo maior se tornou a busca da Libertadores. Espero que isso possa significar o ano de mudança para o São Paulo em 2016”, completou o camisa 10. Para conseguir o objetivo, o Tricolor precisa empatar com o Goiás, neste domingo, no Serra Dourada, e torcer para o Internacional não ganhar do Cruzeiro, em casa, por sete ou mais gols de diferença.

“É difícil falar em se defender. Nós vamos ter essa preocupação, mas vamos entrar em campo para ganhar. Empatando ou perdendo, o importante é a classificação”, afirmou Ganso, que trocou o campo pelo Reffis para fazer o trabalho físico no treino de ontem, mas deverá ser titular domingo.Seca tricolor/ Este não será o primeiro ano em que a torcida do São Paulo não vê o time levantar nem um título sequer. Na realidade, as últimas temporadas não foram muito favoráveis ao Tricolor. O último triunfo do clube foi a Sul-Americana, em 2012. Antes disso, vencera o Brasileiro de 2008.Nesse período, sem contar estaduais, o torcedor viu o Corinthians ganhar dois nacionais (2011 e 2015), uma Copa do Brasil (2009), uma Libertadores (2012), uma Recopa (2013) e um Mundial (2012). Já o Santos venceu a Copa do Brasil (2010), a Libertadores (2011) e a Recopa (2012), enquanto o Verdão faturou duas Copas do Brasil (2012 e a deste ano).

José Eduardo Martins [email protected]

Page 13: Jornal ed 1459

13CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

VOTE NA ELEIÇÃO DOCONSELHO PARTICIPATIVOMUNICIPAL.

Nesse domingo

06/12d a s 8 h à s 1 7 htem eleiçãodos novos conselheiros

Domingo tem eleição para escolhernovos conselheiros. 50% das vagasserão destinadas às mulheres.

O que fazem os conselheiros:

• Priorizam as necessidades da região que eles representam junto à Prefeitura

• Fiscalizam o trabalho da Prefeitura e como o dinheiro público está sendo usado

• Informam a Prefeitura sobre o que a população de cada região precisa

As eleições acontecem em todasas regiões do município, inclusive na sua.

E você que é imigrante, venha também votar.

Leve título de eleitor e documentode identidade e apresente-os emseu local de votação.

Serão 183 pontos de votação em toda a cidade.

Para saber mais, acesse: prefeitura.sp.gov.br/relacoesgovernamentais

Santos

Efeito vice

Sem título da Copa do Brasil e sem vaga na Libertadores,

Santos leva um tombo no pla-nejamento de 2016. Para piorar, Lucas Lima deve deixar a Vila

Perder o título da Copa do Brasil e a vaga na Libertadores é só um dos problemas do Santos para o ano que vem. Além de não ter a grana, a exposição na mídia e o retorno que a disputa pela América traz com patrocínios, o Peixe ainda deve começar 2016 sem um de seus melhores joga-dores nesta temporada.

Lucas Lima, que inter-essa ao Real Madrid desde agosto, pode deixar a Vila Belmiro na virada do ano. Seu agente, Wagner Ribeiro, está em Barcelona. Vai para Madri

até segunda-feira, quando se encontrará com o presidente do clube merengue, Florentino Perez.

Os dois já mantêm contato desde agosto, quando o meia foi oferecido ao Real e agradou ao dirigente. No entanto, ele não pôde se transferir porque não havia vaga para estrangei-ros (o santista não tem passa-porte europeu).

Nesta virada de ano, o clube espanhol pretende se reforçar, trocando assim al-gumas peças do elenco. Lucas Lima está entre os nomes preferidos para o meio de campo, pelo ótimo futebol que apresentou em 2015 — com exceção, é claro, das finais da Copa do Brasil.

Mesmo que queira, o Santos não pode fazer muito para evitar a saída. Dono de ap-enas 10% dos direitos econômi-cos (Doyen Sports tem 80% e Khodor Soccer, outros 10%), o Peixe já trabalha com o risco de perder o camisa 20. Tanto, que tenta, ao menos, o empréstimo de Ganso junto ao São Paulo.

Ofertas/ Além disso, o presidente Modesto Roma admitiu recentemente ter mais

propostas por Lucas Lima, entre elas uma na casa dos 20 milhões de euros (R$ 82 mil-hões). “Ficar depende só do jogador”, afirmou o dirigente.

O meia não costuma dar entrevistas, muito menos falar sobre seu futuro. Mas seu es-tafe acredita que chegou a hora de ele sair, depois de ser con-vocado pelo técnico Dunga nas últimas partidas da seleção brasileira. Ou seja, a meta que

o manteve na Vila — mesmo com uma proposta do Porto, em junho — já foi alcançada.

Wagner Ribeiro está na casa do seu maior cliente, Neymar. O próximo destino é Madri, mas ele ainda pretende ir à Itália e à Inglaterra, países que também demonstram interesse no meia do Santos.

Luciano Ribeiro / [email protected]

DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 4 DE DEZEMBRO DE 2015 15esportes SANTOS

Efeito viceSem título da Copa do Brasil e sem vaga na Libertadores, Santos leva umtombo no planejamento de 2016. Para piorar, Lucas Lima deve deixar a Vila

Luciano Ribeiro / [email protected]

PerderotítulodaCopadoBrasileavaganaLibertadoresésóumdosproblemasdoSantosparaoanoquevem.Alémdenãoteragrana, aexposiçãonamídiaeoretorno que a disputa pelaAmérica traz compatrocínios,o Peixe ainda deve começar2016semumdeseusmelhoresjogadoresnestatemporada.LucasLima, que interessa ao

RealMadriddesdeagosto,podedeixar aVilaBelmironaviradadoano.Seuagente,WagnerRi-beiro, está emBarcelona. VaiparaMadri até segunda-feira,

Gozação_ Agora,Oliveira se calaRicardo Oliveira se calou. Nãorespondeu às gozações dospalmeirenses após a final daCopa do Brasil. Mas o Santosreagiu nas redes sociais comuma enquete perguntandopor que o centroavante foimais comentado do que o tí-tulo palmeirense. Entre as op-ções está “Quero ser igual aoOliveira quando crescer”.

Consolo?_ Peixeleva 2 prêmiosO Santos perdeu o título daCopa do Brasil, mas teve o ar-tilheiro e o melhor jogador dacompetição. Pela segundavez seguida, Gabriel foi quemmais fez gols: terminou comoito. Lucas Lima, que decep-cionou nas finais, foi eleito ocraque pelo voto popular emeleição promovida pela CBFem sua página no Facebook.

Adeus_ Nílson nãoficará em 2016Visto como principal vilão naperda do título da Copa doBrasil, Nílson (foto) não vaipermanecer na Vila em 2016.Apesar de ter uma opção derenovação automática de em-préstimo junto ao Cianorte, oatacante não agradou à dire-toria alvinegra. O mesmo valepara o zagueiro Werley, quevoltará para o Grêmio.

do VERDÃO

DIÁRIO

quando se encontrará com opresidentedoclubemerengue,FlorentinoPerez.Os dois jámantêmcontato

desde agosto, quando omeiafoi oferecido aoReal e agradouao dirigente. No entanto, elenão pôde se transferir porquenãohaviavagapara estrangei-ros (o santista não tempassa-porteeuropeu).Nesta virada de ano, o clube

espanhol pretende se reforçar,trocandoassimalgumaspeçasdoelenco. LucasLimaestáen-tre os nomespreferidos para omeiodecampo,peloótimo fu-tebol que apresentou em2015—comexceção,é claro, das fi-

naisdaCopadoBrasil.Mesmoquequeira, o Santos

nãopode fazermuitoparaevi-tar a saída. Dono de apenas10%dos direitos econômicos(DoyenSportstem80%eKho-dorSoccer, outros 10%),oPei-xe já trabalha com o risco deperder o camisa 20. Tanto, quetenta, aomenos, oempréstimodeGansojuntoaoSãoPaulo.

OFERTAS/Alémdisso, opresi-denteModestoRomaadmitiurecentemente termaispropos-tas por Lucas Lima, entre elasumanacasados20milhõesdeeuros (R$ 82milhões). “Ficardepende só do jogador”, afir-

mouodirigente.Omeianãocostumadar en-

trevistas, muitomenos falarsobreseufuturo.Masseuestafeacredita que chegou ahora deele sair,depoisdeserconvoca-dopelo técnicoDunganasúlti-maspartidasda seleçãobrasi-leira. Ou seja, a meta que omantevenaVila—mesmocomumapropostadoPorto, em ju-nho—jáfoialcançada.WagnerRibeiro está na casa

do seumaior cliente,Neymar.O próximo destino éMadri,maseleaindapretende irà Itá-lia e à Inglaterra, países quetambémdemonstram interes-senomeiadoSantos.

FICOUDIFÍCILSantos pretendia utilizar avaga na Libertadores paraconvencer Lucas Lima aficar até agosto. Fora dacompetição, vai ser difícilsegurar o craque no clube

SemLibertadores,PeixevêR$20mivoarempela janela

n Sem o título da Copa do Brasile a vaga no G4 do Brasileirão, oSantos perdeu a chance de en-cher o bolso em 2016 só compremiação. No total, o clube dei-xou de brigar por aproximada-mente R$ 20 milhões até o meiodo ano que vem.Além de ter ver escapar R$ 2

milhões na final da Copa do Brasil(ficou com a metade do prêmiode R$ 4 milhões dado ao cam-peão), o Peixe não vai terminar oBrasileirão em quarto lugar, o quelhe renderia R$ 3,2 milhões. Seacabar o nacional na atual posi-ção, a sétima, o time receberáquase R$ 2 milhões a menos.A maior parte do prejuízo vem

da Libertadores. O clube desper-diçou a chance de lutar por cercade R$ 16 milhões, somando osprêmios em todas as fases até auma eventual conquista de título.A cúpula alvinegra lamenta as

perdas, mas garante que tem umplanejamento pronto tambémsem a Libertadores. Mas, comcerteza, ele será mais modesto.

Naboa,euaviseioscarasdoSantosdequepouparnoBrasileiroera tironopé.Nãomeouvirameagoraficamlamentando.SeoLucasLimasair,oDorivalvaibalançarmaisdoquecamademotel.

GORDIOLA SABETUDO DE TÁTICA(OU PENSA QUE SABE)

Fale com elepelo e-mail [email protected]

Fotosde

RicardoSaibun/SantosFC

Page 14: Jornal ed 1459

14 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Moda e Estética

Ciência

As técnicas de análiseNo início do século XX em

torno de 1910-1912 começou o estudo espectral das galáxias. Em torno de 1917 o astrônomo holandês Willen de Sitter demon-strou teoricamente através da relatividade geral que o Universo se expandia, faltando apenas a comprovação “prática”.

Na mesma época foi constata-do que em sua imensa maioria, as galáxias têm um desvio para o ver-melho que aumenta progressiva e proporcionalmente à distância.

Lei de Hubble-HomasonEdwin Powell Hubble e seu colega Milton L. Homason que deduziram uma relação entre a abertura angular “característica universal asso-ciada a perspectiva afastamentos de objetos distantes” e o exame espectroscópio com sua aceleração, encontrando a equação conhecida como Lei de Hubble-Homason onde: “Vm=16r”, “Vm” é a veloci-dade de afastamento da galáxia, dada em quilômetros por segundo, e “r” expressa a distância entre a Terra e a galáxia em estudo, dada em unidades de milhões de anos luz, esta descoberta é considerada o início da moderna astrofísica.

Os passos da astrofísica A Astrofísica iniciou-se no momento em que os humanos olharam para o firmamento com curiosidade científica e tentaram comparar os fenômenos celestes aos fenômenos terrestres.

Não se pode datar um início desta ciência, porém, pode-se ter uma ideia de seu desenvolvimento através dos tempos.

Abóbada celeste Acredita-se que os primeiros filósofos da Antiguidade clássica foram os precursores da astrofísica de-senvolvendo novos conceitos e estabelecendo as primeiras regras para nortear a pesquisa racional do Universo.

Tales de Mileto foi fundador da escola de Mileto. Já naquela época imaginava que o céu era uma abóbada e esta estaria dividida

O que é Astrofísica? (2)

em cinco círculos, o ártico, trópico de verão, o equador, o trópico de inverno e finalmente o antártico. Explicou o eclipse do Sol e que a Lua é por ele iluminada.

Anaximandro de Mileto, uti-lizou as proporções matemáticas e geométricas para tentar mapear a abóbada celeste, elaborou tratados sobre astronomia, cosmologia e geografia.

O conceito de abóbada celeste e o estabelecimento de um sistema de coordenadas de espaço foi uma descoberta importante que levou à astronomia esférica ou astronomia de posição, assim, as posições dos astros puderam ser determinadas e catalogadas racionalmente.

Este processo de catalogação é executado até a atualidade e continuará a ser usado, acredita-se por muito tempo.

Buraco negroDe acordo com a Teoria Geral

da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem na velocidade da luz, podem escapar. Este é o resultado da deformação do espaço-tempo, causada após o colapso gravita-cional de uma estrela, por uma matéria astronomicamente maciça e, ao mesmo tempo, infinitamente compacta e que, logo depois, de-saparecerá dando lugar ao que a Física chama de Singularidade, o coração de um buraco negro, onde o tempo para e o espaço deixa de existir. Um buraco negro começa a partir de uma superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar. O adjetivo negro em buraco negro se deve ao fato deste não refletir a nenhuma parte da luz que venha atingir seu horizonte de eventos, atuando as-sim como se fosse um corpo negro

perfeito em termodinâmica.Acredita-se, também, com base

na mecânica quântica, que buracos negros emitam radiação térmica, da mesma forma que os corpos negros da termodinâmica a temperaturas finitas. Esta temperatura, entre-tanto, é inversamente proporcional à massa do buraco negro, de modo que observar a radiação térmica proveniente destes objetos torna-se difícil quando estes possuem mas-sas comparáveis às das estrelas.

Apesar de os buracos negros serem praticamente invisíveis, estes podem ser detectados por meio da interação com a matéria em sua vizinhança Um buraco negro pode, por exemplo, ser lo-calizado por meio da observação do movimento de estrelas em uma dada região do espaço. Outra possibilidade da localização de buracos negros diz respeito à detecção da grande quantidade de

radiação emitida quando a matéria proveniente de uma estrela com-panheira espirala para dentro do buraco negro, aquecendo-se a altas temperaturas.

Embora o conceito de buraco negro tenha surgido em bases teóricas, astrônomos têm iden-tificado inúmeros candidatos a buracos negros estelares e também indícios da existência de buracos negros super maciços no centro de galáxias maciças. Há indí-cios de que no centro da própria Via Láctea, nas vizinhanças de Sagitário A*, deve haver um bu-raco negro com mais de 2 milhões de massas solares.

Jurandyr Ferrari.

Professor de Astrofísica. Do programa – Universidade Aberta

para Terceira Idade. USP. – [email protected]

Fonte: Wikipédia, Pictorial Astronomy,

Page 15: Jornal ed 1459

15CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

O deputado Vicente Cândido (PT-SP) apresentou na úl-

tima sexta-feira (27), durante encontro nacional de sindicalis-tas no Sindicato dos Químicos de São Paulo, a síntese de um projeto que a Bancada do PT ela-borou como contribuição para a retomada do desenvolvimento econômico do Brasil.

Em junho deste ano, a banca-da apresentou no 5º Congresso

Vicente Cândido apresenta a sindicalistas propostas da Bancada do PT para promover crescimento econômico do Brasil

Brasil

do PT, em Salvador (BA), um texto para discussão alertando para a necessidade de o Brasil adotar uma política fiscal “que garanta ao Estado um papel ativo e sustentável de promoção do desenvolvimento econômico socialmente inclusivo”.

“Aprimoramos o documen-to e apresentamos a outras bancadas e representantes de movimentos sociais. A proposta

foi incorporada à Resolução do Diretório Nacional do PT e apresentada ao governo federal”, explica Vicente Cândido.

Novo modelo de tributação – Para uma plateia de mais 400 sindicalistas do Brasil, o depu-tado elencou medidas que, de acordo com a bancada petista, vão “incentivar a produção, o investimento, o emprego e a ren-da, com justiça tributária para a promoção da justiça social”. Segundo o documento, para sair da crise, o Brasil deve adotar duas agendas: uma tributária e outra não tributária.

A agenda tributável inclui dez itens, como Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF); altera-ção na tributação do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) – na qual, quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos e, quem ganha pouco não paga nada e ainda recebe do Estado um complemento, como Bolsa Família, por exemplo, que representa 30 bilhões de reais no orçamento do governo (o Bolsa Família é considerado o maior programa de distribuição de

renda do mundo). Ainda no rol de medidas tributárias, está in-cluída a cobrança de IPVA sobre propriedade de barcos e aviões, entre outros.

As ações não tributáveis abrangem a venda de ativos da União; a regularização de recur-sos de residentes depositados no exterior; o aprimoramento da lei de combate à corrupção; e, por último, a cooperação com a China no financiamento de governos e empresas brasileiras, por meio do acesso a linhas de crédito oferecidas por bancos do país justamente para investir em projetos no exterior.

“Além da China, Irã e outros países da Ásia e do Oriente Médio são vistos como bons parceiros. Com o Irã, o Brasil já estabeleceu sólida cooperação no comércio bilateral. A ideia é intensificar as ações que já existem e incluir outros países no pacote de cooperação”, acres-centa Vicente Cândido.

“Com uma agenda mais ou-sada, mais arrojada, separando a crise do trabalho do dia a dia, o Brasil supera, facilmente, a difícil

situação econômica a partir do ano que vem. Essa é a conclusão da bancada”, afirma o deputado.

Tributação no Brasil e no mundo – Ao comentar algumas sugestões da bancada para a adoção de uma nova agenda fiscal, Vicente Cândido compara tributos praticados no Brasil aos usados em outros países. No caso da carga tributária sobre propriedade, por exemplo, ele mostra a distância entre a co-brança realizada pelo Brasil, que é de 1,3%, e no Reino Unido, que alcança 4,1%.

Outro exemplo na diferença de impostos se dá no caso da tributação sobre heranças e do-ações. O estudo apresentando mostra que no Chile a alíquota média é de 13% para heranças e de 18% para doações; na França, respectivamente 32,5% e 25,0%; na Inglaterra, 40% e 30%. No Japão, a alíquota média para he-ranças e doações é de 30%; e nos Estados Unidos, de 29,0%. “Não há nenhum país que aplique ta-manha generosidade no quesito heranças e doações”, assinala o deputado.

Page 16: Jornal ed 1459

16 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 17: Jornal ed 1459

17CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Am a n h ã t e m N a t a l Iluminado na praça do

Tênis Clube.A cidade de São Paulo já

começa a entrar no clima do Natal Iluminado 2015, iniciati-va da Prefeitura de São Paulo, que ilumina e decora vários pontos da capital paulista.

O Tênis Clube Paulista também entrou na festa e o evento, tem objetivo de es-treitar os laços amistosos na região. O TCP convida a to-dos para participar do Natal Iluminado de São Paulo, neste sábado, a partir das 13 horas, na Praça Tênis Clube.

Atividades: Posto volante Drogasil - Medição de pres-são e glicemia para pessoas que transitarem na pracinha; Apresentação de coral can-tando músicas natalinas.

O Natal Iluminado uma ação da Prefeitura e da Associação Comercial

Parceria com a ONG Mãos Que Ajudam; Bolo para todos os visitantes. Parceria com o Buffet Susil.

Venha comemorar. NATAL Iluminado de São Paulo

Sábado 05/12/2015Das 13h às 15h

Local: Praça Tênis Clube - Rua Gualaxos, 285

Festas

Page 18: Jornal ed 1459

18 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Descartáveis

Reflexões com Logosofia

Espiritismo

Padaria

Comer Bem

Pizzaria

Qual a importância do conhecimento na vida? Já imaginou a sua vida sem conhecimentos? Basta ver a história da humanidade,

as imensas possibilidades que nos abre cada conhecimento adquirido.Outro dia, ao ser abordado no Metrô por um jovem, aparentando

vinte anos, que me perguntava como embarcar no sentido sul, mostrei--lhe uma placa muito perto dele, onde estava escrito o que ele me perguntava. Ele agradeceu e disse que era analfabeto, que não sabia ler, por isso perguntava, o que fazia sempre que precisava orientar-se.

Esse acontecimento me fez refletir sobre a importância do conhe-cimento na condução da vida e de como eu me sentiria se estivesse no lugar desse jovem. Pensei ainda no valor que representa ser alfabetizado, ter autonomia para orientar-me por minha própria conta, bastando-me a mim mesmo.

Há assuntos até mais importantes que os exemplos citados, como os que se referem ao conhecimento do mundo interno, da própria psicolo-gia, dos pensamentos que habitam nossa mente, que devemos aprender para tomar decisões acertadas sobre a própria vida, para escolher o melhor caminho a seguir dentre vários possíveis, como por exemplo quando tenho que pensar, falar e agir sem que me persigam, depois, as consequências negativas dessas atuações.RAUMSOL, criador da Logosofia, nos ensina em um de seus livros,Exegese Logosófica, pág. 28:

“O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar.”Ignorar os pensamentos que nos levam aonde não queremos ir é também um tipo de analfabetismo. Conhecer os pensamentos que habitam nossa mente e os recursos que temos a nossa disposição é um dos tantos benefícios que o conhecimento logosófico nos oferece. Caso queira comprovar essa realidade, venha conhecer mais sobre essa nova ciência. Rua Luís Góis, 390 - Santa Cruz, todas as quartas às 20h e sábados às 19h. Tel. 5581-9907 - [email protected] - www.logosofia.net.br.

O conhecimento amplia a vida

Hoje vamos comentar o seguinte ensinamento de Jesus: “Não andeis cuidadosos pelo que haveis de comer ou de beber, nem de vestir. Olhais

para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e o vosso Pai as alimenta; não valeis vós muito mais que elas? Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, e contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Não andeis pois ansioso pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Claro que devemos nos preocupar com o que comer, com nossa vesti-menta, enfim com nossas necessidades materiais, mas não podemos fixar nossos pensamentos e toda nossa vida apenas na materialidade da vida, pois a encarnação aqui na Terra é efêmera, passa muito rápido. O corpo físico fenece, morre, mas o Espírito continua sua jornada.

Aquele que tem olhos apenas para os problemas da vida aqui na Terra, só vê misérias, mas aquele que vê com os olhos do Espírito consegue enxergar beleza ao seu redor, consegue perceber a harmonia da vida.

Disse ainda Jesus: “Buscai o Reino de Deus e a sua justiça, que tudo o mais vos será dado por acréscimo”. Ou seja, vamos cuidar de nossas necessi-dades aqui na Terra, mas nunca esquecendo que a vida do Espírito é eterna, continua após a morte do corpo físico.

Estamos aqui na Terra para trabalhar e evoluir espiritualmente. Em outras palavras, precisamos progredir não só intelectualmente, mas também espiritualmente.

Muita gente não se contenta com o necessário à sua sobrevivência, e quer ter sempre mais e mais. De repente desencarna, e tudo fica aqui, todos os bens que acumulou durante sua existência. Muitas pessoas ficam escravas de suas posses, sempre acumulando. Sabemos que a Terra possui o suficiente para ali-mentar todos os povos do mundo, mas a injustiça social ainda predomina entre nós, e o egoísmo faz com que muitos tenham uma ambição exagerada, uma ganância sem fim por dinheiro, por propriedades, etc. Essas pessoas vivem num delírio constante, tornado-se verdadeiros obcecados por bens materiais.

Muitos alimentam pensamentos de angústia e desconfiança em relação ao futuro, preocupados com o que pode acontecer consigo próprios, com sua família, com o país, esquecendo-se de que a vida é muito mais que isso. Vamos sim progredir no trabalho, dando conforto às nossas famílias, evoluindo pessoalmente e profissionalmente, mas tomando o cuidado de não fixarmos nossos pensamentos e toda nossa vida apenas no lado material da vida. Vamos refletir sobre isso. Um grande abraço e até a semana que vem.

Hilton [email protected]

Os ensinamentos de Jesus (4)

Page 19: Jornal ed 1459

19CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Pizzaria

Pizzaria Avícola

Comer Bem

CarnesRestaurante Água

Congelados

Page 20: Jornal ed 1459

20 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

As ações do Deze mbro Vermelho iniciaram em todo

o Brasil; o dia mundial da luta contra AIDS, celebrado em pri-meiro de dezembro, marca a im-portância da prevenção, redução de novas infecções e o combate à discriminação. Na última terça--feira, o Centro de Referência e Treinamento DST\AIDS SP

Dia mundial de luta contra AIDS

(CRT), realizou o teste rápido para detecção do vírus HIV e distribuição de preservativos, no vão livre do Museu de Artes de São Paulo (MASP). O evento aconteceu das 09h00 à 20h00, e dos 706 exames realizados, 8 deram positivo. O teste de fluido oral, utilizado na campanha é altamente eficaz “o Brasil segue um protocolo de diagnóstico; é realizado um teste preliminar, e em caso de resultado positivo, aplica-se um exame confirma-tório” explica a técnica do CRT Tânia. Os casos com resultado reagente são encaminhados para a rede de referência da região que o paciente reside. O Brasil apre-senta crescentes índices de novas infecções e vai na “contra mão” do controle da epidemia. Enquanto os outros países reduziram os ca-sos, o Brasil apresentou aumento de diagnósticos entre jovens e idosos. O evento contou com a presença do ativista Beto Volpe, soropositivo há mais de 20 anos, que lançou o “ebook” Morte e Vida Posithiva, uma analogia à obra de João Cabral de Melo Neto, Morte

e Vida Severina, sobre a dramática história do retirante Severino, que foge do sertão, em busca de uma vida melhor. O personagem segue acompanhado da figura da morte em toda sua peregrinação. Assim como Severino, a história de Beto mistura-se ao poema “Encontrei a morte diversas vezes e pensei em saltar da ponte da vida”, relata. A

pré venda do livro está disponível no site: http://www.kickante.com.br/campanhas/morte-e-vida--posithiva-adquira-ja-seu-livro

Conheça as formas de contágio:

O Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais expli-ca as formas de contaminação “Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser trans-mitida de várias formas:

Sexo sem camisinha - pode ser vaginal, anal ou oral.

De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação - também chamado

A Organização das Nações Unidas (ONU), através da agên-cia UNAIDS estabeleceu metas para acabar com o estigma e discriminação, desafio ainda não alcançado após 30 anos do sur-gimento da epidemia. No Brasil, a presidente Dilma sancionou a lei que constitui crime punível com pena de reclusão de um a quatro anos mais multa. A fim de garantir a igualdade de direitos, “o portador de HIV não pode ser demitido de emprego ou ter matrí-cula de ensino cancelada. Negar emprego ou trabalho, exonerar ou demitir de seu cargo em razão da sua condição de portador ou de doente também será caracterizado como crime. A lei também deter-mina que divulgar a condição do portador do HIV ou de doente de Aids, com intuito de ofender-lhe a dignidade e recusar ou retardar atendimento de saúde também se caracteriza como crime de discriminação” publicado no site do governo federal, Portal Brasil. A questão do preconceito, ainda é algo a ser resolvido, com a necessi-dade de criação de políticas públi-cas mais efetivas, principalmente no âmbito trabalhista e social, para minimizar o impacto na vida dos soropositivos. Algumas empresas ao descobrirem a sorologia posi-tiva, demitem os colaboradores, que precisam procurar assessoria jurídica para requerer a reinte-gração, baseada na Súmula 443 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que criou hipótese de estabilidade para o empregado portador de vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. “sofremos de um surto de falta de amor próprio pelo seu semelhante” desabafa Beto.

[email protected] Filadelfo

Saúde

de transmissão vertical.Uso da mesma seringa ou

agulha contaminada por mais de uma pessoa.

Transfusão de sangue conta-minado com o HIV.

Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados”.

A discriminação é tão preju-dicial quanto o vírus:

Page 21: Jornal ed 1459

21CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Saúde

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Page 22: Jornal ed 1459

22 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Pet Shop

O fim de ano está chegando e se para nós é um período de

muita alegria e festejos para nossos amiguinhos de quatro patas pode ser um período bem traumático. Isso mesmo, enquanto celebramos nem nos damos conta do estresse e riscos que eles podem passar.

Casa cheia de convidados, musicas altas, barulho de fogos de artifício, alteração de rotina, excesso de petiscos são exemplos de como o fim de ano pode afetar nossos pets.

Veja algumas dicas de como amenizar isso:

Acomode o pequeno em um local onde possa se sentir seguro e confortável durante os momentos mais agitados dos festejos.

Coloque tampões de silicone ou algodão nos seus ouvidos na

Cuidados com seu pet no fim de ano

tentativa de diminuir a intensi-dade dos barulhos.

Não ofereça alimentos da ceia e peça aos seus convidados para que façam o mesmo, dessa forma você evitará problemas como in-toxicação alimentar e/ou enterites.

Cuidado com os enfeites na-talinos muito pequenos ou chama-tivos como luzes, eles podem engolir ou morder correndo sérios riscos de choque elétrico ou que esses materiais fiquem presos em seus estômagos/intestinos.

Caso seu mascote fique em am-bientes externos, certifique-se que não seja possível a fuga mantendo os portões bem fechados.

Em casos extremos de pets muito ansiosos, procure um

médico veterinário para que seja discutida necessidade de tran-quilizantes ou ansiolíticos.

Caso opte por hospedá-lo em um hotel, escolha um hotel de con-fiança e preferencialmente ligado ao petshop que o animalzinho costuma frequentar. Lembre-se de levar a ração e os petiscos que ele costuma comer além de sua caminha e brinquedos preferidos, assim sua hospedagem será mais tranquila.

Pet Salon, Av. Aclimação, 766. F:

3277-9207

Dr. Rodrigo RamalhoMédico Veterinário CRMV-SP 23.499

Page 23: Jornal ed 1459

23CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Serralheria Moldura

Box

Vidros

Serralheria

Mármores

Construção e Reforma Reforma

Synteko SyntekoRefrigeração

Telhados Tapeçaria

Page 24: Jornal ed 1459

24 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 25: Jornal ed 1459

25CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 26: Jornal ed 1459

26 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 27: Jornal ed 1459

27CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 28: Jornal ed 1459

28 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 29: Jornal ed 1459

29CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

C L A S S I F I C A D O S J C & ASERVIÇOS TRANSPORTE

Informática

Page 30: Jornal ed 1459

30 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

ANUNCIE JC&A

2157-1352

2157-1358

3341-2511

C L A S S I F I C A D O S J C & A

INFORMÁTICA

OPORTUNIDADES

CESTAS E FESTAS

EMPREGO

DEDETIZ AÇÃO

QUARTOS E VAGAS

IMÓVEIS VENDE-SE

IMÓVEIS LOCAÇÃO

IMÓVEIS COMERCIAIS

SERVIÇOS

A D V O G A D O

ALUGA-SE APTOAv. Lacerda Franco 3o. andar. Aluguel R$ 2200,00 + Encargos, A.u. 117m2 , 3 dorm c/ arm, sala 2 amb, coz c/ arm., 2 banheiros,q.e.,banh empr, ampla a.s, 1 vaga. Tratar 32092421 ou 996432070

KIT ALUGA-SEReformado, ótimo ambiente, R$ 1.000,00/mês. F: 3207-4303 / 97436-5937

ALUGO QUARTOCom sala cozinha e banheiro, R$ 950,00 na Rua Silveira Campos, 395. F: 3207-2394 / 98297-0791

VILA MONUMENTOPróx. ao Hirota, 1 dorm, sl, coz, área de serviço, R$ 980,00 + IPTU, água, luz, 1 mês de depósito ou fiador. F: 97308-6183

CAMBUCI CASA R$ 750,0001Dormitório, cozinha, banheiro. Fiador ou depósito. R. Mesquita, Tratar F: 11 94944-7977 (período da manhã)

SALÃO DE BELEZAAluga salas p/ acupunturista, boutique fem. ou médico na Rua Inglês de Souza. F: 5084-9357 / 3451-8524 c/ Simone

ALUGO QUARTOCozinha e banheiro para casal sem filhos. Rua Muniz de Souza, 604. F: 97276-8344 agendar horário p/ visita

HOSPEDAGEM NO CAMBUCIRua Vicente de Carvalho, 58 (Lgo. Cambuci), suítes masculinas, mobiliadas, Tv a cabo e internet, ambiente maduro e respeitoso. F: 99961-6874 / 3271-4259

ALUGO QUARTOQuarto com pia, Av. Lins esq. com rua Antonio Tavares, R$ 600,00. Tratar c/ Carmem, F.; 95255-1466 (oi) / 95131-7066 (tim)

ATENDENTE DE SUPORTESuporte para softwares via tel e online. Windows, banco de dados, acesso remoto. Seg a Sexta. CLT+Transporte. Enviar currículo p/ [email protected]

LIVROS USADOS – ANTIGOSAceito doação de livros antigos, romance, ficção, auto ajuda, etc, R. Teodureto Souto, 808, F: 3208-7894

ENCANADOR – PEDREIROEletricista e pintor. 30 anos de experiência no ramo. F: 97157-7034/2693-7940

Page 31: Jornal ed 1459

31CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015 DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 4 DE DEZEMBRO DE 201530

horóscopopor João Bidu

ÁRIES (21/3 a 20/4)Você continua com disposição paramergulhar no trabalho e levar suas ta-refas a sério. À noite, romance sérioconta com ótimas energias. Mostre aopar o quanto se importa com ele.

TOURO (21/4 a 20/5)Se você apostar no seu encanto pes-soal e na diplomacia, vai chegar maislonge. Ao invés de se estressar com al-guémou brigar por causa de bobagens,émelhor manter a calma..

GÊMEOS (21/5 a 20/6)Excesso de apego ao passado pode di-ficultar o trabalho em equipe. Seja maisflexível. Em compensação, vai se en-tender muito bem com o pessoal decasa. A Lua entra em seu paraíso astral.

CÂNCER (21/6 a 21/7)Pode resolver assuntos que exigemagilidade, pensamento rápido e comu-nicação. Mas não exagere na correria,melhor cuidar tambémdo seu corpo.Seu lado protetor fica mais evidente.

LEÃO (22/7 a 22/8)Se você gastar demais comprando tudoo que tem vontade, pode se arrepen-der. Melhor guardar seu dinheiro eaproveitar qualquer oportunidade paraengordar sua conta bancária.

VIRGEM (23/8 a 22/9)Há sinal de alguns atritos em casa, ain-da mais se você falar tudo o que vier àcabeça. Melhor concentrar sua energiacorrendo atrás dos seus interesses. Setem alguém, procure ter estabilidade.

LIBRA (23/9 a 22/10)Continue escondendo seus interesses enão terá motivos para preocupação.Mas as conversas pedem um poucomais de cautela, não revele mais do queprecisa. Seja paciente.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Bom dia para expandir seus interessese se arriscar correndo atrás de um so-nho. Só não é omelhor momento parainvestir dinheiro em um projeto que ain-da está amadurecendo.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Mostre que sabe o que está fazendo,redobre o empenho e o resultado queprocura irá chegar. Mas, para isso, evitebater de frente com outros profissio-nais. Novos amigos serão bem-vindos.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)Pode se destacar nos estudos. Mas teráque redobrar a atenção para evitar dorde cabeça em viagem ou contato compessoas que estão longe. Dê atençãomaior à aparência.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)Seu lado rebelde continua em alta,aproveite para se livrar de tudo o quetem incomodado, inclusive relaciona-mentos que só trazem dor de cabeça.Uma amizade pode chegar ao fim.

PEIXES (20/2 a 20/3)Bom dia para agir em grupo ou resolverassuntos que dependem da colabora-ção de outras pessoas. Mas há sinal deatritos, ainda mais se tem alguémpró-ximo que deseja as mesmas coisas.

Cruzadas

passatempo

Soluções

Sete erros

Sudoku

O conteúdo de Passatempo é fornecido pela www.coquetel.com.br

Preencha os espaços vazios com algarismosde 1 a 9. Os algarismos não podem se repetirnas linhas verticais e horizontais, nem nosquadrados menores (3.3).

Page 32: Jornal ed 1459

32 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 04 DE DEZEMBRO DE 2015

16 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Cultural AgendaANTONY BRAXTON- DIAMOND CURTAIN WALL QUARTET (USA) – Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, amplamente citado pela crítica espe-cializada como uma das figuras mais representativas na música do século 20 e início do século 21, Braxton tem mais de 100 álbuns lançados desde os anos 1960. Utiliza elementos eletrônicos interativos ao vivo com seu conjunto e se apresenta acompanhado de Mary Halvorson (guitarra e efeitos), Ingrid Laubrock (sax tenor) e Taylor Ho Bynum (trompete, flugelhorn e trombone). Ingressos: R$ 15,00; R$ 25,00 e R$ 50,00. Local: Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93. Teatro. Limitação de dois ingressos por pessoa/espetáculo.

R A N DY WESTO N ’S A FRICA N RHYTHMS SEPTET (EUA)- Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, o pianista americado, nascido de pais jamaica-nos apresenta-se em show especial. Weston é pesquisador de ritmos afri-canos e explora a potência percussiva do piano. Para esta apresentação, será acompanhado por Talib O Kibwe (flauta e saxofone), Bill Saxton (saxofone tenor), Robert Trowers (trombone), Santi Debriano (contrabaixo), Neil

Clarke (percussão) e Vincent Bruce Ector (bateria). Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00. Local: Sesc Pompéia. Choperia. Rua Clélia, 93. Limitação de dois ingressos por pessoa.

FANTA KONATÊ, FABIANA COZZA, TIÃO CARVALHO E ANDRÉ SAMPAIO - Cantora e bailarina guineana, Fanta Konatê é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Acompanhada pela Troupe Djembedon, seu repertório apresenta tanto os tambores e instru-mentos ancestrais da África e do Brasil. Participações especiais de Fabiana Cozza, Tião Carvalho e André Sampaio. Ingressos: R$ 4,80, R$ 12,00 e R$ 24,00. Local: Sesc Bom Retiro.Teatro. Alameda Nothmann, 185.

T E AT RO – M O ST R A L AT I N O AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO MURGA MADRE - Nesta sexta feira, 08/08, às 18h00O Grupo Madre Murga (Uruguai), realiza um passeio pela

música popular uruguaia, a travessia por esse gênero incursiona na vida do homem de carnaval, suas alegrias e penas. Diferentemente do espetáculo carnavalesco, em Murga Madre não há uma multidão no palco, somente dois atores. Também, em contraposição à festa de reis, não há “coros” nem gran-de variedade de figurinos. No entanto, os dois artistas conseguem transmitir o sabor e a intensidade que a cada fevereiro se apoderam dos tablados. Direção de Fernando Toja. Dramaturgia: Pablo Routin. Local: Centro Cultural São Paulo. Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Baseado no Conto de Jeanne Marie em Adaptação

Livre e direção de Fernando Lyra Júnior .

Em uma pequena aldeia da França vive Bela, uma jovem inteligente que é con-siderada estranha pelo mora-dores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas ape-sar de todas as jovens do lu-garejo o acharem um homem bonito, Bela não o suporta, pois vê nele uma pessoa pri-mitiva e convencida. Quando o pai de Bela vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele é atacado por

A Bela e a Fera

lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um caste-lo, mas acaba se tornando pri-sioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando ne-gou abrigo a ela. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai

fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “morado-res” do castelo, que lá vivem e também foram transfor-mados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebra-do. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser

rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito. A Bela e a Fera uma linda e encantadora história adaptada, dirigida e produzida por Fernando Lyra Jr. com muita música, grandiosos cenários, lindos fi-gurinos, produção luxuosa e 07 Atores que interpretarão 15 personagens . Aos domingo as 17:30 hs

TEATRO RUTH ESCOBAR – sala Dina Sfat - Rua dos

Ingleses, 209 – Tel 3289 23 58, domingos 17:30 horas. R$ 40,00,

60 minutos, 2 anos .

Livro

No dia 28 de novembro, sábado último, nossa

equipe esteve no coquetel de lançamento do novo li-vro do nosso amigo Cesar Cruz, escritor e colaborador do JC&A. O evento ocor-reu na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, si-tuado na avenida de mesmo nome, das 15h até as 19h.

Inicialmente nossa ida ao evento era tão somente para fazer a cobertura jor-nalística, mas de repente

nos vimos num ambiente descontraído e repleto de amigos conhecidos, leitores do Cesar e de nosso jornal. O clima estava ótimo e o coquetel, com vinho e tira--gostos, completava o jeitão

Território Conquistado – Tarde de autógrafos

de encontro de amigos. A sala onde foi posta a mesa de autógrafos ficou lotada, e a fila de pessoas com o livro na mão, esperando para receber o autógrafo do Cesar, saía da sala destinada

evento, que segundo eles foi um sucesso.

ATENÇÃO: Para os leito-res e amigos do JC&A que querem adquirir o novo livro do Cesar, podem con-tatá-lo diretamente pelo email abaixo. O JC&A ne-gociou um custo especial para seus leitores. Quem escrever para o Cesar e mencionar que leu aqui a matéria de cobertura pagará apenas R$29,00 no exemplar de Território Conquistado, desconto de 12% no preço oficial, e ainda receberá o livro em casa, devidamente autografado, sem taxa de correio.

Contato com o autor: [email protected]

ao evento e serpenteava por toda a Livraria da Vila. Em certos momentos de pico a fila chegou a sair da própria livraria e avançar pelo corredor do shopping. Pela estimativa da equipe da Vila, devem ter passado cerca de 350 pessoas por lá nas 4 horas que durou o