32
15/01 a 21/01/2016 ANO 35 / Nº 1.463 SÃO PAULO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected] LAZER NAS RUAS DA REGIÃO Domingo, dia 10 de janeiro foi aberta à população mais uma rua de lazer. O espaço para diversas atividades engloba a Avenida Luís Gomes Cardim Sangirardi, entre as ruas Dona Inácia Uchôa e Ximbó. Segundo as informações da subprefeitura da Vila Mariana, a diversão foi garantida. Página 5. STUDIO Memorial de Incorporação registrado sob nº R-2 na matrícula nº M212000 no 6º R.I. em 18/11/2014. *Consulte informações no plantão de vendas. Financiamento em até 420 meses, pela Caixa Econômica Federal ou outro banco de sua preferência. Creci: 26514-J. Rua Clímaco Barbosa, 500 - Cambuci - R$ 230.000 ,00 a partir de 35,59m² 1 DORM. ESPAÇOS INTEGRADOS • COZINHA • JANTAR • ESTAR DORMITÓRIO • TERRAÇO GRILL • OPÇÃO DE VAGA DE GARAGEM www.consthruir.com.br I Fone: (11) 2061.5719 OPORTUNIDADE ÚNICA! – ÚLTIMAS UNIDADES PRONTO PARA MORAR OPORTUNIDADE ÚNICA! – ÚLTIMAS UNIDADES PRONTO PARA MORAR

Jornal ed 1463

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal ed 1463

15/01 a 21/01/2016ANO 35 / Nº 1.463 SÃO PAULO

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected]

LAZER NAS

R U A S D AR E G I Ã ODomingo, dia 10 de janeiro foi aberta à população mais uma rua de lazer. O espaço para diversas atividades engloba a Avenida Luís Gomes Cardim Sangirardi, entre as ruas Dona Inácia Uchôa e Ximbó. Segundo as informações da subprefeitura da Vila Mariana, a diversão foi garantida. Página 5.

STUDIORealização, construção e vendas:

Memorial de Incorporação registrado sob nº R-2 na matrícula nº M212000 no 6º R.I. em 18/11/2014. *Consulte informações no plantão de vendas. Financiamento em até 420 meses, pela Caixa Econômica Federal ou outro banco de sua preferência. Creci: 26514-J.Memorial de Incorporação registrado sob nº R-2 na matrícula nº M212000 no 6º R.I. em 18/11/2014. *Consulte informações no plantão de vendas. Financiamento em até 420 meses, pela Caixa Econômica Federal ou outro banco de sua preferência. Creci: 26514-J.Rua Clímaco Barbosa, 500 - Cambuci -

R$ 230.000,00a partir de

35,59m² 1 DORM.

ESPAÇOS INTEGRADOS • COZINHA • JANTAR • ESTARDORMITÓRIO • TERRAÇO GRILL • OPÇÃO DE VAGA DE GARAGEM

www.consthruir.com.br

I

Fone: (11) 2061.5719

STUDIOSTUDIORealização, construção e vendas:a partir de

35,59m² 1 DORM.I35,59m² 1 DORM.I35,59m² 1 DORM.

OPORTUNIDADE ÚNICA! – ÚLTIMAS UNIDADES PRONTO PARA MORAR

OPORTUNIDADE ÚNICA! – ÚLTIMAS UNIDADES PRONTO PARA MORAR

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

160107_consthruir_anuncio_joy_cambucy_II_24,5x4,5cm_V6.pdf 1 1/14/16 11:10 AM

Page 2: Jornal ed 1463

2 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

De Olho em Brasília

Mirna Leandro Ribeiro de Castro Editora e Jornalista Responsável (1981 - 2001)

Publicação: Editora Cambuci LTDA.Diretor e Jornalista Responsável: Roberto Casseb - MTb 31.691.Assessor Jurídico: Antonio Mário Pinheiro Sobreira.Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 - Cambuci CEP 01535-01 0 - São Paulo - Telefax (0xx11) 3341-2511 / 2157-1352 Foto: Célio SilvaImpressão: Diário de S.Paulo - Divisão GráficaCirculação: Aclimação, Cambuci, Jardim da Glória, Paraíso, Vila Monumento, Vila Mariana e Liberdade.

Tiragem: 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente Parceria Rede Bom Dia, Diário de S.Paulo e Jornal do Cambuci & Aclimação

Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados, podendo ou não concordar com eles, e nem pelo conteúdo dos anúncios publicitários.

“Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”. Foi com essa frase, dos tempos

dos ancestrais do mané do boteco da esquina, que o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, fez uma espécie de mea culpa em relação aos erros cometi-dos pelo PT, partido que há quase está a frente do consórcio político-ideológico que governo o país há quase 13 anos.

Esse reconhecimento das lambanças da era lulo-petista ocorreu na entrevista que o ministro deu ao jornal Folha de S.Paulo no início deste ano.

De perfil discreto, Jaques Wagner vem paulatina-mente ganhando projeção dentro do partido. Foi go-vernador da Bahia, ministro da Defesa já no governo de dona Dilma e agora é o poderoso da Casa Civil.

Contudo não foi apenas o perfil discreto que o fez chegar onde está agora. Jaques Wagner tem a proeza de ser hoje bem quisto tanto pelo grupo ligado ao presidente Lula, quanto pelo da atual presidenta.

Nestes tempos bicudos para o Partido dos Trabalhadores, a sua performance é mais do que es-tratégica. Tanto é que a articulista Eliane Cantanhede, do Estadão, o apelidou de “anfíbio”: se adapta em qualquer ambiente..

Bom, o fato é que na dita entrevista, o “anfíbio” acabou admitindo, ainda que discretamente (como cabe o seu perfil), que o PT no poder acabou pisando no tomate por diversas vezes. Principalmente no quesito moralidade pública, que era um tema tão caro para o PT que era oposição.

Logicamente houve muita chiadeira entre alguns companheiros, principalmente os que estão fora do aparelho do Estado. Reclamaram que foi uma lavação de roupa suja em público. “É um debate que deve ser feito internamente”, argumentou um capa preta.

Talvez. Mas a grande verdade é que de fato o PT está em débito com a opinião pública, e como disse um outro ministro, Patrus Ananias, isso pode ser fatal nas eleições municipais deste ano.

Seja por idealismo ou por puro pragmatismo mesmo, o partido deveria começar a distribuir a sandália da humildade para muitos dos seus líderes.

Os amigos do ReiBaseado no livro “All the king’s men”, de Robert

Penn Warren, o filme “A grande ilusão”, de 1949, conta a história de um simplório político do interior dos Estados Unidos que à medida que ascende ao poder acaba se corrompendo. Em 2006 foi produzida uma segunda versão, com Sean Penn e Jude Law.

É uma aula de política.

Rogério Itokazu

Meia mea culpaBairro

Bairro

Bronca

Notas

Falecimento APAM ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE CUIDADORA DE IDOSOS - A APAM (Associação Paulista de Amparo à Mulher), orga-nização sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social, está com inscrições abertas para o Curso de Cuidadora de Idosos. Trata-se de um curso básico de qualificação profissional para o desempenho da atividade de cuidadora. O curso é voltado para mulheres com idade acima de 18 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social (desemprego, subemprego, sem qualificação) e que saibam ler e escrever. Não há limite de idade para a participação, desde que haja condições físicas e psicológicas para exercer a função. No total serão oferecidas 35 vagas, mas serão realizadas até 100 inscrições, já que as interessadas passarão por entrevista com a assistente social após o encerramento do período de inscrições. Após a seleção, as aulas terão início em 5 de março e ocorrerão aos sábados, das 9h às 13h. Inscrições: Até 22/01Duração: De 05/03 a 28/05. Horário das Aulas: Sábados, das 9h às 13h. APAM Rua Dona Elisa, 133 Barra Funda- São Paulo- SP. F: (11) 3662-3115. Mais informações em http://www.apamsp.org.br e http://www.mensageiras.com.br. A APAM ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL - voltado para mulheres que não tem nenhum contato com computador. O curso é voltado para mulheres que não possuem nenhum conhecimento em informática, preferencialmente mulheres com idade acima de 30 anos. Nas aulas, serão ensinados tópicos como funcionamento do computador, programação básica e internet. No total serão oferecidas 8 vagas e as aulas começam em 5 de março, aos sábados, das 9h às 12h. Para se inscrever, basta ligar na APAM e informar o nome completo e telefone de contato. Na data agendada, a interessada deverá trazer: RG, CPF, CTPS e comprovante de residên-cia, além de 1 kg de qualquer alimento não perecível, que será revertido ao Programa de Apoio Alimentar da Associação. O curso é inteiramente gratuito e ministrado por professores voluntários. Inscrições: A partir de 18/01/16. APAM Rua Dona Elisa, 133 Barra Funda São Paulo SP. Telefone: (11) 3662-3115

Acontece na próxima segunda feira, dia 18 de Janeiro a reunião mensal do Conseg Cambuci/

Vila Monumento. A diretoria do Conselho convoca os munícipes a comparecerem no salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória da Paróquia São Joaquim, localizada na Avenida Lacerda Franco, nú-mero 02. A reunião terá início às 19h30 e contará com a presença do delegado titular do 6º DP, do coman-dante da 2ª Cia, GCM, Ilume e representantes das Subprefeituras da Sé, Vila Mariana e Ipiranga, que ouvirão as solicitações da comunidade, que envolvem problemas de segurança e questões administrativas. A participação da comunidade é muito importante. Cidadania acima de tudo. Difunda está ideia, pois quem ganha é você!

www.conseg.sp.gov.br

Aniversário da Dona Celeste

Dia 13 de janeiro a Dona Celeste de Jesus Baptista Casseb, mãe do Jornalista Roberto Casseb. Para

comemorar essa data seus quatro filhos Roberto, Sandra, Tania e Ronaldo organizaram uma festa surpresa.

Dona Celeste está com a cabeça jovem e disposição de dar inveja. Continua trabalhando diariamente em seu Atelier na produção de telas e na colocação de molduras.

Parabéns.

A Avenida Lins de Vasconcelos tem um proble-ma crônico no asfalto próximo ao Largo do

Cambuci.No local a Prefeitura tem feito constantemen-

te operação Tapa Buraco, mas que não resolve o problema.

Outra reclamação dos moradores é com o mato alto no entorno do Balneário do Cambuci. As chuvas que não param contribuiram para o crescimento da vegetação. Em alguns locais da Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho o verde está mais alto que o teto dos veículos.

As pessoas não conseguem entrar ou sair do lado do passageiro e em alguns locais a porta nem consegue ser aberta.

Estamos cobrando da Subprefeitura da Sé provi-dências urgentes para esses casos.

Buraco e mato alto

Reunião do Conseg Cambuci

Registramos com tristeza o falecimento da Sra. Solange Thomaz de Godoy no último dia 7 de

janeiro.Moradora do Cambuci na Avenida Lacerda

Franco há mais de 40 anos, Solange era viúva e deixa filhos e muitos amigos. Nasceu em 14 de janeiro de 1954 e completaria 62 anos ontem.

A Missa de 7º dia será na Paróquia São Joaquim/ Igreja Nossa Senhora da Glória, dia 17/01/2016 às 18:00hs. Av. Lacerda Franco nº2.

Adeus a Sra. Solange

Page 3: Jornal ed 1463

3CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Editorial Debate Regional Jornal do Cambuci & Aclimação - 3SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Debate Regional

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

Memória

Depois de mais de um ano sem poder cami-

nhar direito fui ao Parque da Aclimação no domingo acom-panhado de minha caçula.

O andar, para quem corria quase diariamente por lá, já foi uma alegria enorme. Encontrei alguns amigos, as-sisti um pouco de futebol no campo, mas sobretudo olhei o Parque.

Lembrei-me dos pedali-nhos e barquinhos que ha-viam por lá. Dos peixinhos e girinos que insistíamos em levar para casa e colocar numa bacia. Do pequeno cais, onde pelo menos uma vez aconteceu uma competição de miniaturas de barcos que se moviam por controle remo-to. Da luta pelo Tombamento e pela despoluição do lago. Das dezenas de shows que o Jornal promoveu na Concha Acústica. Do dia que o lago esvaziou e das 33 corridas in-fantis que o Chico comandou.

Passou um filme e a cer-teza de que aquele pedaço de verde faz parte, não só da minha, mas da vida de milha-res de pessoas que encontram paz de espírito simplesmente por estarem lá.

Vi o cercado novo que colocaram para proteger o jardim ao lado do busto de Carlos Botelho, alguns patos e marrecos passeando e crian-ças jogando bola na margem

Passeio no Parque

do lago, onde a três ou quatro anos tinha muita água.

Fora o pedaço do Parque que fica isolado do outro lado da Rua Pedra Azul, essa di-minuição do tamanho do lago me incomoda bastante. São duas questões que o poder público precisava resolver.

Estou ciente que se trata de uma prevenção contra chuvas fortes para reduzir à possibilidade de encher de água as ruas vizinhas, entre-tanto visualmente preferia o lago mais cheio. Talvez um trabalho de engenharia pu-desse resolver esse problema evitando a transformação do lago em um piscinão.

Apesar dessas reflexões e das boas lembranças o que me trouxe mais alegria foi poder caminhar e transpi-rar. Sentir um passo depois do outro e ouvir de minha caçula: “Pai vamos sentar um pouco. Estou cansada de andar...”.

Bom final de semana. Nos vemos no Parque.

13 anosEssa semana dia 5 comple-

tou 13 anos da passagem da Jornalista Mirna Leandro de Castro. Foi uma grande perda para o jornalismo comu-nitário, mas sobre tudo, para o trabalho na comunidade nas suas lutas e reivindicações.

Mirna foi pioneira no de-senvolvimento de um jorna-lismo integrado envolvendo pessoas, entidades e poder público.

Sua sensibilidade como militante social percebeu a importância de lutar pelo Tombamento do Parque da Aclimação em 1983, como forma de preservar as áreas verdes urbanas. A questão ambiental estava engatinhan-do, e começou a ter alguma importância naquela época.

Não se conformava com in-justiças e foi uma crítica con-tundente à Ditadura Militar. Entendia que a democracia era o melhor caminho para a humanidade. Foi dela a ideia de colocar na capa do Jornal do Cambuci, na metade dos anos 80, uma foto de três crianças negras comemorando o Dia das Crianças.

Essa capa teve repercussão enorme e algumas senhoras vieram até a sede do Jornal para reclamar. Uma chegou a esbravejar: “Como vocês colo-cam três negrinhos na capa do Jornal? Não vou ler mais essa porcaria”. A Mirna na maior calma respondeu: “Que bom. Pessoas como a senhora não deveriam ler nosso Jornal. Está nos fazendo um grande favor. Muito obrigada”.

Suas iniciativas eram mui-to bem pensadas e dificilmente

entrava numa luta para per-der. Sempre comentava: “O Jornal tem que ser necessá-rio na vida das pessoas. É dessa forma que vale a pena trabalhar”.

Nessa linha não descansou até o Cambuci receber uma Creche Municipal (Creche Silvia Covas). Vivia “ator-mentando” o Administrador Regional da Sé, Sr.Vitor David, para atender os pedidos do bairro relativos às enchentes, reforma de Praças, e melhorias em geral. E foi assim com todos os outros Administradores que passaram por lá.

Além de ser uma ótima profissional foi uma excelente mãe, filha e esposa. Ficou a saudade de amigos e parentes, mas a certeza que a passagem dela por aqui foi de total êxito em sua missão.

RC

Semana passada vi uma no-tícia na internet que a Globo

foi condenada a pagar R$,1,35 milhão por danos morais aos donos da Escola Base na Aclimação Icushiro Shimada e Aparecida Shimada, a profes-sora Paula Milhim Alvarenga e o seu marido, o motorista da Kombi escolar Maurício Monteiro.

Para relembrar o caso, em 1994 uma mãe de aluno denunciou os diretores, a professora e o motorista da Kombi por abuso sexual com as crianças da escola no Sexto DP do Cambuci. O delegado Edécio Lemos considerou a acusação como verdade e deixou a imprensa informada sobre o ocorrido.

Jornais, rádios e TVs fize-ram um grande estardalhaço e julgaram o fato antes que a justiça analisasse a denúncia que dias depois se comprovou ser falsa.

A Escola foi depredada e os donos perderam todo o

investimento de uma vida num projeto educacional muito interessante. Paula e Maurício ficaram desemprega-dos e a vida dos quatro virou de ponta cabeça.

O Jornal do Cambuci através da Jornalista Mirna Leandro de Castro, foi o único veículo de comunicação que não pré julgou o acontecido e foi o primeiro a detectar a men-tira promovida por aquela mãe de aluno e o erro do delegado.

O c a s a l S h i m ad a , o Maurício e a professora Paula moveram processo contra o estado e os veículos de comu-nicação que noticiaram com sensacionalismo a denúncia falsa.

Com quase 22 anos de luta só agora a Globo foi con-denada. Outros veículos de comunicação esperam decisão da justiça.

O caso Escola Base é moti-vo de matéria nas Faculdades de Jornalismo de como a éti-ca na profissão precisa ser

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

sempre uma prioridade do profissional.

A Imprensa não é juiz e não pode julgar ninguém. Apesar do exemplo da Escola Base alguns veículos de co-municação ainda insistem em repetir o erro trazendo des-crédito e dúvidas sobre o ver-dadeiro papel do Jornalismo ético, informativo e opinativo com transparência aos leitores, ouvintes ou telespectadores. Que os culpados paguem por seus erros.

Transporte público e passe livre

Escola Base

O episódio de confronto entre manifestantes e a Polícia Militar essa semana na esquina da Paulista

com a Consolação mostrou mais uma vez como a truculência vence o bom senso.

Os jovens que defendem o não aumento da tarifa de transporte tem todo o direito de se manifestar. O papel

da polícia não é a de entrar em confronto com os manifestantes e sim garantir a segurança

das pessoas que ali estavam.Nem mesmo a participação dos “Mascarados” que

vão aos locais de manifestação apenas para depredar justifica a ação da PM com tanta violência

como se viu essa semana.O diálogo entre as lideranças do movimento

e o comando da Polícia precisa acontecer com bom senso de ambas as partes para que não

se repita o quebra quebra ocorrido em outras passeatas.A Democracia precisa ser defendida e o direito de

manifestação pacífica preservada. A inteligência da PM precisa ser mais eficiente em separar os baderneiros e identificá-los para que respondam por seus atos. Por outro lado as pessoas que vão para as ruas se

manifestar defendendo seu ponto de vista precisa ter a liberdade e a segurança de reivindicar seus direitos.

No momento que a agressão ao patrimônio e a integridade do cidadão é atacada a Democracia perde e corre-se o risco

de virar uma briga de rua. Isso não combina com liberdade de manifestação.

Page 4: Jornal ed 1463

4 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Notícias do Balneário

Balneário tem medalhista de ouro no Kung FuA Copa Sênior e Iniciante de

Kung Fu, realizada pela prefeitura de São Paulo, em dezembro de 2015, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera.

Foram diversos atletas de centros esportivos, e Márcio Vinicius Franco Abdalla, 28 anos, representante do Balneário do Cambuci ganhou medalha de ouro, na disputa da categoria iniciante, estilo garra de águia.

Marcio é promotor de even-tos e concilia o trabalho e a dedicação às lutas marciais. Além do kung fu, ele pratica kick boxing e a luta israelense krav maga. Ele explica que faz treinos de musculação, mas não segue dieta rigorosa. “Eu treino 2 horas por dia e duas vezes por semana”.

O a t l e t a c o n h e c e u o Balneário através de uma co-lega que indicou às aulas “Eu assistia aos filmes americanos

Zumbounelos, dança com a mo-delo Biah Lopes e música, com o cantor e compositor Haroldo de Oliveira.

Retomada do TelecentroEm breve o telecentro do

balneário será reaberto à comu-nidade. Serão aproximadamente 15 computadores com acesso à internet e impresso.

Portaria desobriga a re-alização de Exame Médico para uso das Piscinas

O secretário municipal de esportes, lazer e recreação, no uso de suas atribuições legais assinou o decreto que desobriga a realização de exame médico para utilização de piscinas públicas de centros esporti-vos e balneários. A Portarias n° 562/04 e n°1.101/15, da Secretaria Municipal de Saúde, determina a todas as unidades de SEME com piscinas:

e sempre quis lutar, então de-cidi iniciar uma nova luta, abrir horizontes e diversificar aprendizado”. Márcio finaliza explicando que a disciplina do kung fu ensina disciplina e res-peito. O Balneário oferece aulas gratuitas as terças e quintas, das 09h00 às 10h00 e das 10h00 às 11h00.

Para utilização das piscinas e aulas, o usuário deve cadastrar--se gratuitamente na secretaria do balneário, levar documento de identificação, comprovante de residência e uma foto 3x4, na Lins de Vasconcelos, 804, Cambuci, São Paulo. Telefone: 11-3209-0995

Projeto TeatralDia 23 de Janeiro, sábado

será realizado o projeto teatral com música e dança, a partir das 14h30. Serão apresentações de música com a aluna do projeto Kamilla Sena, dança do ventre, com a atriz e bailarina Jana

I–O exame médico não é obrigatório para os usuários das piscinas nos centros esportivos, balneários e minibalneários ad-ministrados por SEME e, caso exista interesse do munícipe em realizá-lo em razão de suas condições pessoais, ele deve ser orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde de referência próxima a sua residência.

II–O funcionário respon-sável pela piscina deve impe-dir aentrada de pessoas com fer imentos abertos ou com curativos de qualquer natureza, inclusive bandagem adesiva (Band-aid).

III–O tratamento químico das piscinas deve observar ri-gorosamenteas normas de vigi-lância sanitária e, também, ser constantemente monitorado, de acordo com as normas técnicas aplicáveis.

Simone [email protected]

As oficinas de dança de salão, judô, karate, kick boxing, kung fu, taekwondo e taichichuan

iniciaram dia 13 de janeiro. A grade de aulas das professoras Ana Paula e Maria Helena também está definida:

14 de Janeiro - quinta-feira8:00 aula de pilates – Maria helena9:00 aula de localizada – Maria helena9:30 aula de hidroginástica – Ana Paula14:00 aula de ginástica artistica – Ana Paula

15 de Janeiro - sexta-feira 8:00 aula de zumba – Ana Paula14:00 aula de natação – Ana PAula

26 de Janeiro - terca-feira8:00 zumba – Ana Paula14:00 natação – Ana Paula

Agenda do balneário:27 quarta-feira8:30 jazz – Ana Paula14:00 pilates – Ana Paula

28 de Janeiro - quinta-feira8:00 aula de localizada - Ana Paula9:00 aula de hidroginástica - Ana PAula14:00 ginastica artistica - Ana PAula

29 de Janeiro – sexta-feira 8:30 aula de natação - Ana Paula14:00 aula e ballet - Ana `Paula

01 de fevereiro- segunda-feira8:00 aula alongamento – Ana Paula14:00 aula de ginástica artistica – Ana Paula

02 de fevereiro - terca-feira9:00 ballet – Ana Paula

14:00 zumba – Ana Paula8:00 aula de pilates – Maria helena9:00 aula de localizada – Maria helena

03 de fevereiro - quarta-feira8:30 jazz – Ana Paula14:00 pilates – Ana Paula

04 quinta-feira8:30 aula de natação9:30 aula de hidroginástica14:00 localizada8:00 aula pilates – Maria helena9:00 aula de localizada – Maria helena

05 de fevereiro - sexta feira 8:30 aula de ginástica artistica14:00 aula de natação

Page 5: Jornal ed 1463

5CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Bairro / Rua da Lazer

Domingo, dia 10 de janeiro foi aberta à população

mais uma rua de lazer. O espaço para diversas ativida-des engloba a Avenida Luís Gomes Cardim Sangirardi, entre as ruas Dona Inácia Uchôa e Ximbó. Segundo as informações da subprefeitura da Vila Mariana, a diversão foi garantida.

“As crianças puderam an-dar de bicicleta em todo o

trecho, enquanto grupos de amigos, vizinhos e familiares aproveitavam aquele espaço de várias maneiras, alguns ca-minhavam com cachorros, ou-tros se exercitavam correndo pela avenida. Além disso, em-preendedores de artesanato

expunham seus produtos e cozinheiros ofereciam pratos e bebidas típicas da culinária brasileira e internacional”.

A adoção da PL 594 do programa “Rua aberta” foi aprovado e protocolado atra-vés de audiências públicas. Moradores de 25 das 32 sub-prefeituras se reuniram em seus bairros para debater a implantação do projeto. Na Vila Mariana a audiência ocorreu em 26 de Setembro de 2015, com a participação de 19 moradores “das três ruas apre-sentadas, duas foram rejeita-das, a Avenida Indianópolis e a Alameda Jauaperi” ex-pl ic a A nton io Ro s s e lo, Supervisor de Planejamento

e Desenvolvimento Urbano. O programa tem como

objetivo abrir para pedestres e ciclistas, ruas e avenidas de grande relevância no períme-tro de 1 a 3 quilômetros, aos domingos e feriados, das 10 às 17 horas, como forma de pro-mover uma melhor ocupação do espaço público e ampliar os espaços de lazer na capital paulista, segundo informação veiculada pela prefeitura.

O autor do projeto vere-ador e secretário municipal de cultura, Nabil Bonduski, em entrevista a TV Câmara, em 17 de setembro de 2015 explicou sobre a tendência de utilização de ruas lazer, em cidades como Paris. “Estamos

precisando de um ponto de encontro, uma cidade mais pública”, declarou.

O secretário falou que o Rio de Janeiro, por exemplo, tem a praia para que as pessoas se encontrem e que não neces-sariamente precisam ir para banhos de sol ou mar; muitos deles simplesmente usam o local como ponto de encontro social. A Avenida Paulista tema de discussões foi aprovada pela população “As audiências servem, sobretudo, para fazer mudanças e retificações.

Aqui na Paulista, por exem-plo, tivemos muitas sugestões, e é preciso tentar resolver essas questões colocadas. Isso não serve só para ouvir as pesso-as e depois não fazer nada. É ouvir as pessoas e realmente buscar soluções para as ques-tões levantadas”, afirmou o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Luiz Antônio de Medeiros, na audiência que discutiu a abertura da Avenida Paulista, no último dia 19.

O objetivo da restrição de trânsito de veículos é que as ruas, espaços públicos, rece-bam atividades esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas. Essa iniciativa in-centiva à apropriação dos espaços públicos, incentiva à comercialização de feiras de artesanato e alimentos, a va-lorização de empreendedores e artistas locais.

O programa gera inclusão cultural, geração de renda e a recuperação urbana de espa-ços degradados e sem uso. As audiências já foram realiza-das nas subprefeituras da Sé, Aricanduva, Campo Limpo, Lapa, Cidade Ademar, Pirituba, Butantã, Santo Amaro, Vila Mar ia, Vi la Gui lherme, Itaquera, Sapopemba, Ermelino Matarazzo, M´Boi Mirim, Jaçanã, Vila Prudente, Perus, Pinheiros, Freguesia do Ó, Mooca, Capela do Socorro, Penha, Santana, Itaim Paulista, Ipiranga.

Oportunidade de geração de renda

O programa “Rua Aberta” viabiliza o desenvolvimento econômico regional; pequenos empreendedores têm a possi-bilidade de comercialização de produtos e geração de renda. Para a população, a vantagem é o acesso a produtos de baixo custo. Outro ponto relevante é o fomento e desenvolvimento cultural de artistas, artesãos e profissionais do bairro que podem beneficiar-se do pro-grama. Para informações sobre regras de comercialização de artigos de artesanato e alimen-tos, entre em contato com a subprefeitura da Vila Mariana, telefone 3397-4211 ou e-mail [email protected]

Simone [email protected]

Vila MarianaTem nova rua de lazer

Descarte de lixo, entulho e depredação. Esse era o

cenário que tomava conta da Travessa Oscar Sayago de Sá Pereira, no bairro do Cambuci, em São Paulo. Motivada a contribuir para mudar essa realidade, a comunidade lo-cal em parceria com a Rede Social Cambuci e alunos do curso Produção de Eventos Artísticos e Culturais do Senac Aclimação promoveram o evento Ocupa Cambuci.

A iniciativa faz parte do projeto Cultura na Travessa e foi realizada recentemente oferecendo uma programação cultural com o objetivo de ocu-par o espaço coletivo por meio da economia criativa.

A programação levou arte, música, gastronomia e diver-são aos moradores. Grafiteiros da região e convidados pre-sentearam a via com obras que irão compor uma galeria de arte a céu aberto. A gestão

será feita de forma conjunta entre artistas e a comunidade.

Já a música ficou por con-ta do grupo Bike System e a gastronomia contou com a participação de food trucks e food bikes. Além disso, brin-cadeiras e atividades recrea-tivas mobilizaram o público infantil buscando resgatar aqueles tempos em que as ruas do bairro eram ocupa-das pelas crianças. A docente Daniela Pierangelli ressalta que o projeto foi idealizado para transformar o espaço buscando sensibilizar para a importância da revitalização do local, transformando-o em uma rua de lazer, favore-cendo a comunidade local e criando um novo espaço de convivência.

Ela conta que a organi-zação do evento foi bastante desafiadora uma vez que eram públicos muito diferentes interagindo em torno de um

mesmo objetivo e atuando paralelamente às suas ativi-dades cotidianas. “Foi um importante aprendizado para a turma, pois tiveram apenas

Projeto Cultura na Travessa do Cambuci

cinquenta dias para planejar a programação, fechar parcerias e executar a ação”.

A aluna Fernanda Tiemi relata a experiência: “foi um

desafio superado com sucesso. Vimos crianças correndo e brincando por todos os lados, grafiteiros pintando os mu-ros e percebemos que todo o esforço valeu a pena. A partir desse dia, passei a acreditar ainda mais em construções coletivas e em pequenas ações que podem transformar”.

Por sua vez, Roger Seiji Itokazu, mediador da Rede Social Cambuci, explica que o evento fez com que as pon-tes entre a educação, a co-munidade, o poder público e o espaço público fossem reconstruídas.“A educação é muito mais que conteúdo e que um espaço no mercado de trabalho. Ela reafirma o sentido de ser humano, de estar com o outro, e junto dele transformar a realidade em algo melhor”, enfatiza Roger.

Roger Seiji ItokazuDesenvolvimento Social

Senac Aclimação

Page 6: Jornal ed 1463

6 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016Bairro

Cidade

Na última terça-feira, dia 12 de janeiro, uma garota

de 12 anos foi atropelada por um motociclista, na rotatória, entre às Ruas Teodureto Souto e Senador Carlos Teixeira de Carvalho, no Cambuci.

Segundo testemunhas que estavam no local na hora do acidente, o motorista não estava em alta velocidade e a menina é quem teria passado na frente da moto. A educa-dora do Centro Comunitário da Criança e do Adolescente (CCCA), localizado na Rua Gama Cerqueira, 203 infor-mou que saiu para passear com as crianças, e que a ví-tima estava atravessando a rua, quando decidiu voltar correndo para o outro lado, no momento em que a moto estava passando.

O motorista e os mora-dores ofereceram-se para levar a vítima ao hospital, que aparentemente sofreu ferimentos leves. Outros dois casos aconteceram na noite de sábado dia 09 de janeiro, na Avenida Lacerda Franco, por volta das 09 horas da noite, na esquina com a Robertson, quando o jornal flagrou o

Atropelamentos no bairro

atropelamento de um cachor-ro, por um carro preto não identificado, que não parou para socorrer o animal.

Ainda por volta da zero hora de sábado, um homem de aproximadamente 30 anos, estava caído, no meio da Avenida Lins de Vasconcelos, próximo à Rua Amarante. A vítima relatou que teria sido atropelado e deixado no local,

sem socorro. Os moradores o remove-

ram e acionaram o SAMU. O código penal caracteriza a omissão de socorro no trânsi-to, como homicídio culposo, em seu artigo 304 “Deixar o condutor do veículo, na oca-sião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo di-retamente, por justa causa,

deixar de solicitar auxílio da autoridade pública. Penas de detenção de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave. Incide também nas penas previstas neste artigo, o condutor do veícu-lo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com

ferimentos leves”. No caso de animais ví-

timas de atropelamento, a lei determina que qualquer cidadão que seja responsável por maus tratos a animais deve ser punido com multa em dinheiro e prisão por até 15 dias. De acordo com o decreto, consideram-se maus-tratos as ações aos animais que incluem todos os tipos de crueldade, abuso, permanência em lugares sem higiene ou que lhe impeçam a movimentação e trabalhos excessivos, sendo que golpe-ar, ferir, abandonar, castigar e açoitar animais também estão na lista. A lei federal 9.605?98, de crimes ambien-tais, condena todo tipo de abuso e maus-tratos contra animais, sejam eles domés-ticos, domesticados, nativos, exóticos ou silvestres. A pena contra o responsável pelas agressões varia de uma mul-ta até a detenção, que pode chegar a um ano e pode ser aumentada caso ocorra a morte do animal.

Simone [email protected]

Durante fortes chuvas em 2015, um trecho da mar-

gem do córrego Ipiranga so-freu solapamento, em frente àRua Ouvidor Peleja. No dia 31 de dezembro de 2015, a Secretaria de Infraestrutura

Obras de contenção da margem do córrego Ipiranga será requalificada

Urbana e Obras, SIURB, pu-blicou o extrato de contrato da obra.

A requalificação visa recu-perar o pavimento e executar a contenção da margem do córrego no trecho afetado, que

tem cerca de 50 metros.O valor da obra é de R$ 1,5

milhão, e o prazo é de 30 dias após a assinatura do contrato e da ordem de serviço, que foi la-vrada em 22/12/2015. Estamos iniciando os levantamentos topográficos e as sondagens no

local para elaboração do proje-to executivo e início imediato das obras.

Outras obras na regiãoA S e c r e t a r i a d e

In fraestrutura Urbana e Obras, SIURB, está com contra-to assinado e ordem de serviço para as obras de canalização de 1.600 metros do córrego Ipiranga, a execução de dois piscinões, que juntos irão ar-mazenar 310 mil metros cúbi-cos. Esta obra tem recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, num total de R$ 160 milhões. O prazo da obra é de 24 meses.

A nascente do córrego Ipiranga está localizada den-tro do Parque do Estado, zona sul. A bacia tem 23 km² de área de drenagem, com cerca de 82% urbanizado, e os 18% restantes são representados pelo Parque do Estado. Seu curso principal segue por meio de galerias, até desaguar na lagoa Aliperti, próximo da rua Dr. José Bento Ferreira. O fluxo neste ponto é direcionado por meio de galeria sob a Rodovia

dos Imigrantes, até o início do canal aberto, que fica a jusante do viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, perto da avenida Fagundes Filho. O canal aber-to tem geometrias variadas, e segue pelas avenidas Professor Abraão de Moraes, Ricardo Jafet, e Teresa Cristina, até desaguar no rio Tamanduateí, totalizando cerca de 9km.

Programa de Redução de Alagamentos (PRA 1)Na região da bacia do cór-

rego Ipiranga as seguintes obras foram concluídas: ca-nalização de um trecho em galeria do córrego Jaboticabal I; execução de sistema de gale-rias de águas pluviais e bocas de lobo na Rua Santa Cruz; e execução de sistema de gale-rias na Rua Maestro Batista Julião. Estas obras geraram um investimento de R$ 7,159 milhões.

Assessoria de Imprensa – SIURBAv. São João, 473 – 22º andarTelefones: 3337-9860 / 9861 –

celular: 55 11 94339-6213E-mails: siurbassesimprensa@

prefeitura.sp.gov.br / [email protected]

Page 7: Jornal ed 1463

7CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

O QUE É O COPI?É um lugar onde não há limites para a imaginação.Onde o conhecimento é construído coletivamente e todos aprendem o tempo todo.

Um lugar que valoriza a criatividade porque acredita que ela é a resposta para a grande maioria das questões que nos rodeiam diariamente.

Um lugar especial, que é só seu e de todos ao mesmo tempo. É um espaço de aprendizado contínuo que influencia de forma positiva a formação da personalidade.

É um espaço de troca. De criar novas amizades (muitas delas, pra a vida toda).

É um espaço de preparo. De preparo parao novo, para o inusitado.

Um lugar que prepara seu filho para desafios que ainda não existem e desafios que ele mesmo ainda irá criar.

É um espaço que valoriza o fazer para resolver, a mão na massa, a experiência, e propõe novidades o tempo todo.

Já imaginou?

Não precisa. O COPI está bem perto de você e quer te conhecer.

O colégio da imaginação, da criatividade e da nova formação do seu filho vai fazer parte da família.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2016: FUNDAMENTAL I, II e ENSINO MÉDIO TÉCNICO E REGULAR.

Saiba mais em www.copi.com.br ou ligue para (11) 3385-8000. Av. Lins de Vasconcelos, 1264 - Aclimação.

Page 8: Jornal ed 1463

8 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 15 DE JANEIRO DE 201620esportes PALMEIRAS

SobreviventesVictor Luis e Thiago Martins são únicos emprestados a voltarem ao Verdão em 2016. Outros nove já foram cedidos a novos clubes

Arthur [email protected]

AshistóriasdozagueiroThiagoMartins e do lateral-esquerdoVictor LuisnoPalmeiras aindasãopequenas. Estãoapenashádois anos no clube. Mas já étemposuficienteparase torna-rem“sobreviventes” emmeioaos jogadoresque sãoempres-tadosparaganharexperiência.Amaiorpartedosatletasque

sãoliberadosparabuscarnovosares acaba novamente cedidaparaoutrasequipes.Raramen-te, eles voltam a ganhar umasegundachance.Comadupla,ahistórianãoserepetiu.AmbosdisputaramaSérie B

do Campeonato Brasileiro noano passado, com caminhosbemdistintos. Victor teve deconviver com a ameaça de oCearáserrebaixadoatéaúltimarodada—assimcomoaconte-ceuquandoele estavanoVer-dão,masem2014. JáThiago fi-couaumpassode conseguir oacessocomoPaysandu.Apesar das campanhas dis-

tintas, osdois foramdestaquesem seus times “provisórios”.Aopontodeodiretorde futeboldoPalmeiras,AlexandreMat-tos,cravar,aindanoanopassa-do,queeles seriam, sim,apro-veitadosnaatual temporada.Conseguir retornarpara casa

tem sido algo complicado emmeio aos atletas cedidos peloAlviverde. Prova disso é queoutros nove jogadores que re-tornaramno fimde2015 já fo-ramreemprestadospara adis-puta dos estaduais. Caso dosatacantes Leandro e Vinícius(para o Coritiba), do zagueiroWellington (Ponte Preta) e domeiaTiagoReal (Vitória).A lista ficarámaior quandoo

Verdãoencontrar interessadosnos atacantesMaikon Leite eRodolphoenomeiaDiegoSou-za,criadacategoriadebase.

CALEJADOS/Apossibilidadedeteremjogadomaisvezesnoanopassadofoivistacomoumsaltonacarreirados“reforços”.“Porserjovem(22anos),pelo

quepassei,voltomaiscalejado.Tanto na vida pessoal quantonaprofissional.Aprendimuitofora, espero darmeumelhor.Essasaídaajudoumuito”, disseVictor Luis, seguidodeThiagoMartins,nareapresentação.“Precisávamos tomar essa

pancadinha, comodisseoAle-xandreMattos.E foimuitobomparamim”,apontouobeque.

Victor Luis assumiu a lateral esquerda na luta contra a queda em 2014 Revelação do Mogi Mirim, Thiago Martins chegou ao Verdão em 2013

Armaforteem2015, bolaaéreaé treinadapeloVerdão

41jogos fez, até aqui, com oPalmeiras, com um gol

Data e local de nascimento:23/6/1993, em São Paulo (SP)Altura e peso: 1,80 m e 76 kgPosição: lateral-esquerdoOutro clube: Ceará

RAIO-XVICTOR LUIS

27partidas atuou pelo Ceará,em 2015; marcou 3 vezes

1único jogo defendeu oVerdão, ainda na Série B

RAIO-XTHIAGOMARTINS

2gols o zagueiro fez com oPaysandu, em 35 partidas

Data e local de nascimento:17/3/1994, em São JoãoEvangelista (MG)Altura e peso: 1,85 m e 76 kgPosição: zagueiroOutros clubes:Mogi Mirim ePaysandu

CleitonXaviervoltouatreinarnormalmenteemcampoapósperderocoletivo,naquarta

n Mudaram alguns atletas, masuma das principais armas ofensi-vas do Palmeiras no ano passadodeverá ser mantida em 2016.As jogadas de bola alçada naárea foram treinadas pelo timetitular sob os comandos do téc-nico Marcelo Oliveira.O treinador ainda não contou

com a presença de Rafael Mar-ques no coletivo, pois ele come-

çou a fazer a pré-temporadaapenas ontem, mas trabalhouintensamente com os titulares.A formação foi mantida do treinofeito anteontem, com FernandoPrass; Lucas, Edu Dracena, VitorHugo e Zé Roberto; Arouca, Ma-theus Sales e Robinho; GabrielJesus, Dudu e Lucas Barrios.Antes disso, o time fez um

coletivo contra os reservas, jogoque terminou empatado em 1 a 1— gols de Barrios e Rodrigo, paraos suplentes, cuja escalação foiVagner; Lucas Taylor, ThiagoMartins, Roger Carvalho e VictorLuis; Rodrigo, Moisés e Régis;Allione, Mouche e Alecsandro.

Fotosde

CesarG

reco/Ag.Palmeiras

DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 15 DE JANEIRO DE 201620esportes PALMEIRAS

SobreviventesVictor Luis e Thiago Martins são únicos emprestados a voltarem ao Verdão em 2016. Outros nove já foram cedidos a novos clubes

Arthur [email protected]

AshistóriasdozagueiroThiagoMartins e do lateral-esquerdoVictor LuisnoPalmeiras aindasãopequenas. Estãoapenashádois anos no clube. Mas já étemposuficienteparase torna-rem“sobreviventes” emmeioaos jogadoresque sãoempres-tadosparaganharexperiência.Amaiorpartedosatletasque

sãoliberadosparabuscarnovosares acaba novamente cedidaparaoutrasequipes.Raramen-te, eles voltam a ganhar umasegundachance.Comadupla,ahistórianãoserepetiu.AmbosdisputaramaSérie B

do Campeonato Brasileiro noano passado, com caminhosbemdistintos. Victor teve deconviver com a ameaça de oCearáserrebaixadoatéaúltimarodada—assimcomoaconte-ceuquandoele estavanoVer-dão,masem2014. JáThiago fi-couaumpassode conseguir oacessocomoPaysandu.Apesar das campanhas dis-

tintas, osdois foramdestaquesem seus times “provisórios”.Aopontodeodiretorde futeboldoPalmeiras,AlexandreMat-tos,cravar,aindanoanopassa-do,queeles seriam, sim,apro-veitadosnaatual temporada.Conseguir retornarpara casa

tem sido algo complicado emmeio aos atletas cedidos peloAlviverde. Prova disso é queoutros nove jogadores que re-tornaramno fimde2015 já fo-ramreemprestadospara adis-puta dos estaduais. Caso dosatacantes Leandro e Vinícius(para o Coritiba), do zagueiroWellington (Ponte Preta) e domeiaTiagoReal (Vitória).A lista ficarámaior quandoo

Verdãoencontrar interessadosnos atacantesMaikon Leite eRodolphoenomeiaDiegoSou-za,criadacategoriadebase.

CALEJADOS/Apossibilidadedeteremjogadomaisvezesnoanopassadofoivistacomoumsaltonacarreirados“reforços”.“Porserjovem(22anos),pelo

quepassei,voltomaiscalejado.Tanto na vida pessoal quantonaprofissional.Aprendimuitofora, espero darmeumelhor.Essasaídaajudoumuito”, disseVictor Luis, seguidodeThiagoMartins,nareapresentação.“Precisávamos tomar essa

pancadinha, comodisseoAle-xandreMattos.E foimuitobomparamim”,apontouobeque.

Victor Luis assumiu a lateral esquerda na luta contra a queda em 2014 Revelação do Mogi Mirim, Thiago Martins chegou ao Verdão em 2013

Armaforteem2015, bolaaéreaé treinadapeloVerdão

41jogos fez, até aqui, com oPalmeiras, com um gol

Data e local de nascimento:23/6/1993, em São Paulo (SP)Altura e peso: 1,80 m e 76 kgPosição: lateral-esquerdoOutro clube: Ceará

RAIO-XVICTOR LUIS

27partidas atuou pelo Ceará,em 2015; marcou 3 vezes

1único jogo defendeu oVerdão, ainda na Série B

RAIO-XTHIAGOMARTINS

2gols o zagueiro fez com oPaysandu, em 35 partidas

Data e local de nascimento:17/3/1994, em São JoãoEvangelista (MG)Altura e peso: 1,85 m e 76 kgPosição: zagueiroOutros clubes:Mogi Mirim ePaysandu

CleitonXaviervoltouatreinarnormalmenteemcampoapósperderocoletivo,naquarta

n Mudaram alguns atletas, masuma das principais armas ofensi-vas do Palmeiras no ano passadodeverá ser mantida em 2016.As jogadas de bola alçada naárea foram treinadas pelo timetitular sob os comandos do téc-nico Marcelo Oliveira.O treinador ainda não contou

com a presença de Rafael Mar-ques no coletivo, pois ele come-

çou a fazer a pré-temporadaapenas ontem, mas trabalhouintensamente com os titulares.A formação foi mantida do treinofeito anteontem, com FernandoPrass; Lucas, Edu Dracena, VitorHugo e Zé Roberto; Arouca, Ma-theus Sales e Robinho; GabrielJesus, Dudu e Lucas Barrios.Antes disso, o time fez um

coletivo contra os reservas, jogoque terminou empatado em 1 a 1— gols de Barrios e Rodrigo, paraos suplentes, cuja escalação foiVagner; Lucas Taylor, ThiagoMartins, Roger Carvalho e VictorLuis; Rodrigo, Moisés e Régis;Allione, Mouche e Alecsandro.

Fotosde

CesarG

reco/Ag.Palmeiras

DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 15 DE JANEIRO DE 201612

esportesSÃOPAULO

Apeça

Fotosde

Jean-PaulPelissier/Reuters,M

arcosBrindicci/ReuterseMow

aPress

faltaque

Depois de contratar Mena, Lugano eKieza, São Paulo espera acertar comum volante para fechar o elenco. Entreos candidatos para a vaga, aparecemRômulo, Lucas Silva e Nestor Ortigoza

QUEMSERÁOESCOLHIDO?Lucas Silva, Ortigoza eRômulo (da esquerda paraa direita) são os principaiscandidatos da diretoria. Asnegociações podemseguiratéo início da Libertadores

NoCT,SãoPaulovenceoprimeirojogo-treinodoano

n De olho no Paulistão e na Li-bertadores, o São Paulo tenta darritmo para o seu elenco. Ontem,no CT da Barra Funda, o Tricolordisputou dois jogos-treinos.Os reservas ganharam do Na-

cional por 4 a 0 (gols de Rogério,Lyanco, Reinaldo e Marlon). Já ostitulares venceram o Juventuspor 2 a 0 (Alan Kardec e MichelBastos balançaram as redes).“Os jogadores ainda não estão

com a qualidade futebolísticamuito boa, mas é por isso queestamos trabalhando bastante napré-temporada. Este período éimportante justamente para issoe, felizmente, temos aproveitadobem”, avaliou Edgardo Bauza.

José Eduardo [email protected]

Alémdemanter a suabase, o São Paulo jáconta comtrês refor-ços. Mesmo assim,ainda falta umapeça

para o elenco tricolor ficar co-modesejaEdgardoBauza.Após as chegadas deMena,

DiegoLuganoeKieza,otécnicoargentino espera ver o clubetrazerumvolante.Paradeixarocomandante satisfeito, a dire-toria trabalhaemtrês frentes.Compassagempela seleção

brasileira,Rômuloévistocomoboaopção.Oclube jáabriune-gociação comoSpartakMos-cou.O jogador de 25 anos temvínculocomosrussossomenteaté junho deste ano emostrainteresse emvoltar ao Brasil.Revelado peloVasco, omeio-campistaestánoSpartakdesde2012 e recebe cerca deR$ 370milpormêsdesalário.Apesar de seusvencimentos

naEuropa seremsuperiores aoquanto o Tricolor espera de-sembolsar, anegociaçãocomoatletanãoéamaiordificuldade.O problema é convencer osrussosaliberá-lonesteprimei-

ro semestre semqualquer tipodecompensação.Naverdade,oSpartak espera ganhar R$ 6,4milhõesemumaeventual res-cisão contratual. Outra opçãoseria os russos ampliarem ovínculo como jogador para, aísim, cedê-lo por empréstimoaoTricoloratéofimdoano.

CANDIDATOS/Quem tambémapareceno radar tricolor éLu-casSilva.Oex-jogadordoCru-zeiroestáemprestadopeloRealMadrid aoOlympiquedeMar-selha até ametadedoano.Re-servanaFrança, elepode toparretornar aoBrasil para voltar amostrar serviçoegarantir o seulugarnaseleçãoolímpica.No entanto, a operação para

convencerReal eOlympiquealiberá-lo não é simples.Mas oSão Paulo ainda sonha comoempréstimodesetemeses.Por fim,oargentinonaturali-

zadoparaguaioNéstorOrtigozapermanece entre os candida-tos.O jogadorde31 anos contacomoapoiodotreinador,queoindicou logo quando acertoucomoSãoPaulo. Porém,oSanLorenzo-ARGquerR$8,6mi-lhões para deixar o volanteacertarcomosbrasileiros.

Sobreviventes

Victor Luis e Thiago Martins são únicos emprestados a

voltarem ao Verdão em 2016.

Outros nove já foram cedidos a novos clubes

As histórias do zagueiro

Thiago Martins e do lateral-es-querdo Victor Luis no Palmeiras ainda são pequenas. Estão

apenas há dois anos no clube. Mas já é tempo suficiente para se tornarem “sobreviventes” em meio aos jogadores que são emprestados para ganhar experiência.

A maior parte dos atletas que são liberados para buscar novos ares acaba novamente cedida para outras equipes. Raramente, eles voltam a ga-nhar uma segunda chance. Com a dupla, a história não se repetiu.

Ambos disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado, com caminhos bem distintos. Victor teve de conviver com a ameaça de o Ceará ser rebaixado até a última rodada — assim como aconteceu quando ele estava no Verdão, mas em 2014. Já Thiago ficou a um passo de conseguir o acesso com o Paysandu.

Apesar das campanhas dis-tintas, os dois foram destaques em seus times “provisórios”. Ao ponto de o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, cravar, ainda no ano passado, que eles seriam, sim, aprovei-tados na atual temporada.

Conseguir retornar para casa tem sido algo complicado

em meio aos atletas cedidos pelo Alviverde. Prova disso é que outros nove jogadores que retornaram no fim de 2015 já foram reemprestados para a disputa dos estaduais. Caso dos atacantes Leandro e Vinícius (para o Coritiba), do zagueiro Wellington (Ponte Preta) e do meia Tiago Real (Vitória).

A lista ficará maior quando o Verdão encontrar interes-sados nos atacantes Maikon Leite e Rodolpho e no meia Diego Souza, cria da categoria de base.

Calejados/ A possibilidade de terem jogado mais vezes no ano passado foi vista como um salto na carreira dos “reforços”.

Por ser jovem (22 anos), pelo que passei, volto mais calejado. Tanto na vida pessoal quanto na profissional. Aprendi muito fora, espero dar meu melhor. Essa saída ajudou muito”, disse Victor Luis, seguido de Thiago Martins, na reapresentação. Precisávamos tomar essa panca-dinha, como disse o Alexandre Mattos. E foi muito bom para mim”, apontou o beque.

Arthur Stabile [email protected]

Depois de contratar Mena, Lugano e Kieza, São Paulo

espera acertar com um volante para fechar o elenco. Entre os candidatos para a vaga, apa-recem Rômulo, Lucas Silva e Nestor Ortigoza

Além de manter a sua base, o São Paulo já conta com três reforços. Mesmo assim, ainda falta uma peça para o elen-co tricolor ficar como deseja Edgardo Bauza.

Após as chegadas de Mena, Diego Lugano e Kieza, o técni-co argentino espera ver o clube trazer um volante. Para deixar o comandante satisfeito, a dire-toria trabalha em três frentes.

Com passagem pela seleção brasileira, Rômulo é visto como boa opção. O clube já abriu negociação com o Spartak Moscou. O jogador de 25 anos tem vínculo com os russos somente até junho deste ano e mostra interesse em voltar ao Brasil. Revelado pelo Vasco, o meio-campista está no Spartak desde 2012 e recebe cerca de

A peça que faltaR$ 370 mil por mês de salário. Apesar de seus vencimentos na Europa serem superiores ao quanto o Tricolor espera de-sembolsar, a negociação com o atleta não é a maior dificulda-de. O problema é convencer os russos a liberá-lo neste primei-ro semestre sem qualquer tipo de compensação. Na verdade, o Spartak espera ganhar R$ 6,4 milhões em uma eventual rescisão contratual. Outra op-ção seria os russos ampliarem o vínculo com o jogador para, aí sim, cedê-lo por empréstimo ao Tricolor até o fim do ano candidatos/ Quem também aparece no radar tricolor é Lucas Silva. O ex-jogador do Cruzeiro está emprestado pelo Real Madrid ao Olympique de Marselha até a metade do ano. Reserva na França, ele pode topar retornar ao Brasil para voltar a mostrar serviço e garantir o seu lugar na seleção olímpica.

No entanto, a operação para convencer Real e Olympique a

liberá-lo não é simples. Mas o São Paulo ainda sonha com o empréstimo de sete meses.

Por fim, o argentino na-turalizado paraguaio Néstor Ortigoza permanece entre

os candidatos. O jogador de 31 anos conta com o apoio do treinador, que o indicou logo quando acertou com o São Paulo. Porém, o San Lorenzo-ARG quer R$ 8,6 milhões para

deixar o volante acertar com os brasileiros.

José Eduardo Martins [email protected]

Palmeiras

São Paulo

Page 9: Jornal ed 1463

9CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016 DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 15 DE JANEIRO DE 201614esportes CORINTHIANS

Por raio!_ Avião doTimão é atingidoA delegação do Corinthianssofreu um susto durante aviagem para os Estados Uni-dos, anteontem. Pouco após adecolagem em São Paulo, umraio atingiu a asa esquerda doavião que levava o Timão paraAtlanta – o clube fez escalana Geórgia antes de seguirpara Orlando, na Flórida.

EUA_ Tite fala emreconstruçãoO técnico Tite quebrou o si-lêncio e falou pela primeiravez sobre a debandada devários jogadores importantesdo clube. “Assim como o tor-cedor, eu também sentia acada saída. Reconstruir é umdesafio. A montagem daequipe está aberta. A Chinaque vá para a China”, disse.

Mercado_ Monacoapresenta LoveArtilheiro do Timão no Brasi-leiro do ano passado, com 13gols, o atacante Vagner Love(foto) foi apresentando ontempelo Monaco, da França. “Vin-do para o Monaco, aumentamminhas chances de voltar pa-ra a seleção. Jogando bemaqui, posso me tornar o ata-cante da seleção”, disse.

Divulgação

do TIMÃO

DIÁRIO

DanielAugustoJr./

Ag.Corinthians/10-1-2016

the table Chelsea fica próximo de fechar a contratação doatacante Alexandre Pato. Vítima do Corinthians na finaldo Mundial de Clubes de 2012, clube de Londres estádisposto a pagar cerca de R$ 64 milhões pelo jogador

The proposta is onDEU NA INGLATERRA

‘THE INDEPENDENT’A publicação afirma que Chelseae Liverpool estão na briga, masPato prefere o clube de Londres.

‘METRO’O periódico informa que GilmarVeloz, agente do atacante, estáem Londres para negociar.

Guilhermecheganasegundaparaassinarpor4anos

n Apalavrado como novo reforçodo Corinthians, o meia-atacanteGuilherme vai desembarcar emSão Paulo na próxima segunda-feira para realizar exames médi-cos e assinar contrato de quatrotemporadas com o Timão.De acordo com Gültekin Gen-

cer, presidente do Antalyaspor,da Turquia, o Corinthians pagará1,3 milhão de euros (algo em tor-no de R$ 5,7 milhões) pelo atleta.Apontado como um dos desta-

ques do Atlético–MG na con-quista da Copa Libertadores de2013, o jogador chega ao Corin-thians para substituir Renato Au-gusto, negociado recentementecom o futebol chinês.

OCorinthiansgastouR$40milhõesparatrazerAlexandrePatodoMilan,em2013

João [email protected]

Derrotadona final doMundialde Clubes da Fifa, em 2012, oChelseapodeproporcionarou-tromomentodealegriaparaoscorintianos que desejam verAlexandrePatolongedoParqueSão Jorge. Segundoa imprensainglesa,oclubedeLondresestápertodecontrataroatacante.Por causa da negociação, o

jogadornãoviajoucomadele-gação do Corinthians para adisputadaFlóridaCup,nosEs-tadosUnidos.AlémdoChelsea,o Liverpool e o TianjinQuan-jian, da China, tambémestãointeressadosnofuteboldePato.“Eu acho que a chance de

negociar oAlexandrePatonospróximos dias é grande. Háuma boa possibilidade deacontecer”,comentouEduardo

Ferreira, diretor adjuntode fu-teboldoCorinthians.Embora a proposta do clube

comandadoporVanderlei Lu-xemburgo sejamuitomelhorfinanceiramente, o atacantenão ficouseduzidoematuarnaSegundaDivisão chinesa.ValelembrarquePatonuncaescon-deuodesejo de defender umagrandeequipedaInglaterra.

INFLUÊNCIA/Ex-representantedaMSI, empresa formada porgruposde investidores inglesese russos quemanteveparceriacomoCorinthiansentre2004e2007, o iraniano Kia Joorab-

chian foi escaladopela cúpulaalvinegra para tentar vender ojogadornaTerradaRainha.Deacordocomojornalbritâ-

nico “The Independent”, o Li-verpool largouna frentenane-gociação,maso jogadorbrasi-leiroprefereatuarnoChelsea.Para contratar o jogador, os

clubes da Inglaterra estariamdispostos adesembolsar até 11milhões de libras (aproxima-damenteR$64milhões).Donode60%dosdireitos econômi-cosdePato,oCorinthiansrece-beria R$ 38,4 milhões pelavenda–o restantedodinheiroficariacomopróprioatacante.Enquantoaguardaumdesfe-

chonanegociaçãocomoChel-sea, o atleta permanece trei-nandosozinhodiariamenteemdois períodos paramanter aformafísica,noCentrodeTrei-namentodoParqueEcológico.

‘THE TELEGRAPH’A publicação diz que GuusHiddink, técnico do Chelsea, querum atacante e Pato é cotado.

Alexandre Pato temcontrato com o Timãoválido até dezembro

DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 15 DE JANEIRO DE 2016 19esportes SANTOS

do PEIXE

DIÁRIO

No CT_ Dorivalescala titularesDorival Júnior comandou otreino tático de ontem sem apresença da imprensa. Mas,pela distribuição dos coletes ,foi possível ver o time titular,formado por: Vanderlei; VictorFerraz, Paulo Ricardo, Gustavoe Zeca; Alison (Renato estavana academia), Thiago Maia eLucas Lima; Gabriel, RicardoOliveira e Geuvânio.

Galhardo_ Saída delateral é alívioDaniel Guedes (foto) ficou fe-liz com a ida de Galhardo parao Anderlecht, da Bélgica. Éum concorrente a menos nabriga pela titularidade. “Estoualiviado, claro. Ele seria umcompanheiro de grupo, acei-taríamos da melhor maneirapossível. Mas aconteceu deleser transferido. Agora, eu e oVictor Ferraz vamos dar contado recado”, disse o lateral.

De volta_ StéfanoYuri quer ficarDepois de passar o ano de2015 no Recife, defendendoo Náutico, o atacante StéfanoYuri (foto) ainda poderá seremprestado para outro clube,mas pretende convencer otécnico Dorival Júnior de quemerece ficar na Vila. “Vimpara participar da pré-tempo-rada e espero ficar no Santos.Estou em busca do meulugar”, avisou o jogador.

Santos/Divulgação

Santos/Divulgação

Luciano Ribeiro / [email protected]

QuandoseapresentouaoSan-tos, no início do ano passado,depoisdecincomesesdeinati-vidade, RicardoOliveira en-controu uma grande descon-fiança. Durante a temporada,porém, surpreendeu a todos,fez 38 gols e voltou à seleçãobrasileira.Agora,adúvidavoltaa pairar no ar: será que o ata-canteconseguirárepetiradose,pertodecompletar36anos?Comamesma confiança de

2015, o centroavante lançaumdesafio aindamaior do que semanternoníveldaúltimatem-porada. Quer superar seu de-sempenhodoanopassado.“Eu queromelhorar ainda

mais.Vocêspodemesperarumcara commuita fome,muitaentrega. Esse émeu trabalho,minha função. Não abromãodenadanesse ano”, disseOli-veira, antesdo treinodeontemà tarde, noCTReiPelé. “Querocolher tudo aquilo que nãoconsegui colher ano passado.Espero que esse ano seja umanodemuitacolheitaparamimepara a instituiçãoemgeral.Otrabalho está sendobem feito,forte”, completouojogador.Ocamisa9treinouduranteas

férias evoltouemcondição fí-sica ainda melhor do que aapresentadano início de 2015(vejamais na entrevista ao la-do).Por isso,sesentemaispre-paradoparabalançaras redeseserchamadoparaaseleção.

NACIONAL/Masoprincipalob-jetivo,mesmo,éconquistarumtítulonacional.AperdadaCopadoBrasildoanopassado,paraoPalmeiras, aumentou aindamaisamotivaçãopara2016.“Semeamosmuito e colhe-

mos, tivemosumacolheitapo-sitiva,masnãoaesperada.Essegrupoestáumanomaisvelho,conseguimosamanutençãoeamargemdecrescimentoémui-togrande”, filosofou.Nos testes físicos da pré-

temporada, RicardoOliveiraestáacimadamédiaemrelaçãoao restantedoelenco. Segundoo fisiologista do Santos, LuizFernandoBarros,oatacantevaichegaraonívelque tinhaantesdas férias perto da estreia noPaulistão, contraoSãoBernar-do,dia30,naVilaBelmiro.“Amassamuscular, elepre-

cisa recuperar só umpouco,porque, mais do que perdergordura, ele perdemassa nasférias,mesmo treinando. Emmais duas semanas, chega aoníveldoanopassado”,disse.

ENTREVISTALuiz Fernando Barros_ Fisiologista do Santos

‘Ele já mostrou do que écapaz. É bom não duvidar’

Geuvânio recuaeclubedeLuxapode tirá-lodaVila

n Na semana passada, a diretoriado Santos conversou com Geu-vânio e o convenceu a rejeitaruma proposta milionária do Tian-jin Quanjian, da China. No entan-to, a surpresa veio ontem: ojogador já aceitou o salário deR$ 1 milhão que foi oferecido.O presidente Modesto Roma Jr.

confirmou o acordo entre o atletae o clube do técnico VanderleiLuxemburgo, mas não aceitou aproposta. “Se eles querem levaro jogador, levem, mas têm depagar os valores que interessamao clube. O Santos tem uma mul-ta, de 50 milhões de euros (R$217 milhões). Se eles pagarem amulta rescisória, não tem proble-ma nenhum”, afirmou o dirigente,à Rádio Globo. O valor oferecidoao Peixe é de apenas 11 milhõesde euros (R$ 47 milhões).

Ricardo Oliveira járebateu desconfiançaem 2015 com 38 gols ea volta para a seleçãobrasileira. Agora,promete melhorar

Foco totalFoco totalFoco total

Oliveira nãotira o olho dab o l a n e mseque r notreino, no CT

IvanStorti/Santos/11-1-2016

DIÁRIO_ Como foram os tes-tes físicos do Ricardo Oliveiraneste início de ano?LUIZ FERNANDO BARROS_Ele veio melhor. É normal por-que, no ano passado, ele seapresentou após um longo pe-ríodo de inatividade (ficou cin-comeses parado em 2014). En-tão, a expectativa é de que eleatinja o auge mais rápido doque na última temporada.Por que, mesmo aos 35 anos,

ele consegue chegar tão bemfisicamente?Ele está colhendo os frutos doque plantou durante toda a suacarreira, de sempre treinar e, éclaro, tem a parte genética, que

tem influência importante. Umatleta que não nasceu comaquela característica dificil-mente vai alcançar esse nível.A potência muscular que eletem foi herdada dos pais.O Ricardo traçou a meta de

melhorar seu desempenho. Is-so é possível?Ele sai na frente este ano. Com-parando com a forma que ele seapresentou no ano passado. Etem a parte psicológica. Elesempre apostou muito nele emuita gente não acreditava.Agora, todo mundo viu do queele é capaz. Se duvidavam deleno ano passado, esse ano é bomnão duvidar.

Ricardo Oliveira já rebateu desconfiança em 2015 com

38 gols e a volta para a seleção brasileira. Agora, promete melhorar

Quando se apresentou ao Santos, no início do ano pas-sado, depois de cinco meses de inatividade, Ricardo Oliveira encontrou uma grande des-confiança. Durante a tempo-rada, porém, surpreendeu a todos, fez 38 gols e voltou à seleção brasileira. Agora, a dúvida volta a pairar no ar: será que o atacante conseguirá repetir a dose, perto de com-pletar 36 anos?

Com a mesma confiança de 2015, o centroavante lança um desafio ainda maior do que se manter no nível da última temporada. Quer superar seu desempenho do ano passado.

Eu quero melhorar ainda mais. Vocês podem esperar um cara com muita fome, mui-ta entrega. Esse é meu traba-lho, minha função. Não abro mão de nada nesse ano”, disse Oliveira, antes do treino de ontem à tarde, no CT Rei Pelé. “Quero colher tudo aquilo que não consegui colher ano pas-sado. Espero que esse ano seja um ano de muita colheita para mim e para a instituição em geral. O trabalho está sendo

The proposta is on the table

Derrotado na final do Mundial de Clubes da Fifa, em 2012,

o Chelsea pode proporcionar outro momento de alegria para os corintianos que desejam ver Alexandre Pato longe do Parque São Jorge. Segundo a imprensa inglesa, o clube de Londres está

perto de contratar o atacante. Por causa da negociação, o jogador não viajou com a delegação do Corinthians para a disputa da Flórida Cup, nos Estados Unidos. Além do Chelsea, o Liverpool e o Tianjin Quanjian, da China, também estão interessados no

futebol de Pato.“Eu acho que a chance de negociar o Alexandre Pato nos próximos dias é grande. Há uma boa possibilidade de acontecer”, comentou Eduardo Ferreira, diretor adjunto de fu-tebol do Corinthians.

Embora a proposta do

clube comandado por Vanderlei Luxemburgo seja muito me-lhor financeiramente, o atacante não ficou seduzido em atuar na Segunda Divisão chinesa. Vale lembrar que Pato nunca escon-deu o desejo de defender uma grande equipe da Inglaterra.

influência/ Ex-representante da MSI, empresa formada por grupos de investidores ingleses e russos que manteve parceria com o Corinthians entre 2004 e 2007, o iraniano Kia Joorabchian foi escalado pela cúpula alvinegra para tentar vender o jogador na Terra da Rainha.

De acordo com o jornal britânico “The Independent”, o Liverpool largou na frente na negociação, mas o jogador bra-sileiro prefere atuar no Chelsea. Para contratar o jogador, os clubes da Inglaterra estariam dispostos a desembolsar até 11 milhões de libras (aproximadamente R$ 64 milhões). Dono de 60% dos direitos econômicos de Pato, o Corinthians receberia R$ 38,4 milhões pela venda – o restante do dinheiro ficaria com o próprio atacante.

Enquanto aguarda um desfe-cho na negociação com o Chelsea, o atleta permanece treinando sozinho diariamente em dois períodos para manter a forma física, no Centro de Treinamento do Parque Ecológico.

João [email protected]

Foco total

bem feito, forte”, completou o jogador.

O camisa 9 treinou durante

as férias e voltou em condição física ainda melhor do que a apresentada no início de 2015

(veja mais na entrevista ao lado). Por isso, se sente mais preparado para balançar as

redes e ser chamado para a seleção.

Nacional/ Mas o principal objetivo, mesmo, é conquistar um título nacional. A perda da Copa do Brasil do ano passado, para o Palmeiras, aumentou ainda mais a motivação para 2016.

“Semeamos muito e colhe-mos, tivemos uma colheita po-sitiva, mas não a esperada. Esse grupo está um ano mais velho, conseguimos a manutenção e a margem de crescimento é muito grande”, filosofou.

Nos testes físicos da pré--temporada, Ricardo Oliveira está acima da média em re-lação ao restante do elenco. Segundo o fisiologista do Santos, Luiz Fernando Barros, o atacante vai chegar ao nível que tinha antes das férias perto da estreia no Paulistão, contra o São Bernardo, dia 30, na Vila Belmiro.

A massa muscular, ele pre-cisa recuperar só um pouco, porque, mais do que perder gordura, ele perde massa nas férias, mesmo treinando. Em mais duas semanas, chega ao nível do ano passado”

Luciano Ribeiro / [email protected]

Santos

Corinthians

Page 10: Jornal ed 1463

10 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

O Carrefour Property, empresa do grupo prevê a constru-ção de um Shopping Center, com 230 lojas. O projeto será

integrado a um hipermercado da rede em uma área de 44 mil metros quadrados.

A Saphir que adquiriu a antiga loja do Carrefour Cambuci, localizada na Avenida Lion, 100 demoliu a construção e já deu início às obras do hipermercado com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2016 e o Shopping Cosmopolitano em 2017.

O shopping será dividido em três pavimentos, iluminação natural, 230 lojas, 4 megalojas,cinema, games indoor, restauran-tes, 1306 vagas de garagem cobertas e 1072 descobertas.

Segundo informação dos empreendedores, o bairro em constante desenvolvimento possui influência da população das classes A, B e C, com taxa de crescimento na região superior a média da capital. O empreendimento trará revitalização e valo-rização do bairro, além de geração de empregos para a região.

Simone [email protected]

Shopping Center no Cambuci tem

inauguração prevista para 2017

Artigo

O polêmico tema da reda-ção - “A persistência da

violência contra a mulher na sociedade brasileira” - derru-bou mais de 53 mil candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (ENEM). A redu-ção brusca na comparação com os números de 2014, quando o número de redações nota zero foi de 529.374, tem uma explicação: desta vez foram separados os candidatos que deixaram a redação em bran-co dos que realmente tiraram nota zero, como explicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O número de estudantes que deixaram a redação em branco ainda não foi divulgado.

Professora Neide Coelho Boëchat, do UNIFAI – Centro Universitário Assunção, con-corda com a separação entre os dois grupos, mas se mostra mais preocupada com os que deixaram a redação em bran-co. “Isso significa que temos um contingente de pessoas que, diante de uma folha em branco, sequer sabe pensar, captar o enunciado e elaborar

Mais de 53 mil candidatos zeraram na redação do ENEM

uma linha de pensamento, uma opinião a respeito de algo. Significa que estamos forman-do uma sociedade que não pensa.” Segundo ela, diante disso, o fato de uma escrita mal feita é o de menos. “Está mais do que na hora de pensarmos em reformulação profunda no trabalho com a língua. Pensamento e linguagem não se separam. Se não há pen-samento, não há linguagem logicamente possível. O que

esse resultado nos mostra é que a situação é muito mais grave do que poderíamos esperar.”

A nota da redação é zerada quando o texto possui dese-nhos ou informações desco-nexas; o candidato escreve menos de sete linhas; desres-peita os Direitos Humanos; ou não segue o texto disser-tativo-argumentativo exigi-do. Professora Lilian Barone Ardito, do UNIFAI, concorda com Neide Boëchat: “O jovem,

hoje, não aceita prontamente o que vê na TV ou lê em al-gum local. Vai procurar em diversas fontes e se informa com mais propriedade que outrora. Porém, continua com dificuldade em ordenar essas informações e produzir sua própria crítica a respeito de um determinado assunto.”

A maior parte dos candida-tos tirou, em redação, entre 501 e 600 pontos (1.987.251 estudan-tes). De acordo com os dados

divulgados pelo MEC, quase 1,4 milhão de alunos tiraram mais de 600 pontos e outros 104 tira-ram nota mil. Pelos cálculos, o número de candidatos com nota mil na redação é o mais baixo desde 2013, e representa apenas 0,002% do total de participantes do exame.

Em 2014, foram 250 can-didatos com nota mil, mais que o dobro do registrado em 2015, e o equivalente a 0,004% dos participantes da prova no período. Em 2013, o número é ainda maior: 481 candidatos obtiveram nota mil na redação. O número é relativo a 0,009% dos participantes da prova e quase cinco vezes mais que o registrado no Enem 2015.

O ministro da Educação considerou o desempenho dos candidatos na redação do Enem como “bastante razo-ável”. Nessa edição, segundo ele, diminuiu bastante a ne-cessidade do terceiro corretor, o que mostra uma melhor capacitação dos profissionais que atuam na correção.

Fonte: Portal EBC

Page 11: Jornal ed 1463

11CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Segundo os textos sagrados da Bíblia Hebraica e do

Alcorão, tanto o povo árabe quanto o povo hebreu, esse último nos dias de hoje co-nhecido como “povo judeu “ e na Bíblia chamado de “o povo eleito por Deus “, teve em Abraão seu primeiro membro, considerado como o pai de todos os povos. Entre os patriarcas bíblicos foi o primeiro, figura central e

A Irmandade Judeu-Árabe (parte 1 de 3)

fundamental de três gran-des religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Não existem provas histó-ricas, científicas a respeito da efetiva existência de Abraão, contrapondo àquilo que se observa quanto as figuras de Jesus Cristo e Maomé, por exemplo. Não obstante, nos dias de hoje estudiosos dos textos bíblicos admitem que

provavelmente um homem chamado Abraão viveu sim na chamada “era dos patriarcas ”, ou seja, entre 2000 e 1500 a.C., tendo sido chefe de um grupo seminômade.

O patriarca era não somen-te o chefe de uma família, mas também a cabeça religiosa que impunha as leis. Dele depen-diam sua esposa, seus filhos e os filhos das famílias pró-ximas. Quando um patriarca morria, ele era sucedido por seu primogênito.

Naquela época prevalecia entre os povos a adoração a ídolos, astros e deuses petri-ficados em estátuas. Abraão introduziu a crença no mo-noteísmo; um Deus único, onipotente e onipresente.

Abraão era um homem

nômade, de posses, vindo da cidade de Ur na Mesopotâmia (hoje Iraque). No primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, se relata que por volta do ano 1950 a.C Abraão, um homem então com 75 anos de idade, vi-via com sua esposa Sara (uma mulher estéril) na cidade de

Harã (atual Turquia), quando fez um pacto com Deus:

De um lado Abraão agiria para que seu povo viesse a renunciar a todas as religiões que adoravam deuses e ídolos entalhados em pedra, o que era usual à época, para vir a respeitar a um Deus único criador do céu, da terra e de to-das as coisas vivas e não vivas.

De outro lado Esse Deus lhe prometia terra “em que jorram leite e mel“, além de descendência, não obstante a condição de sua esposa. Prometia fazer de todos os seus descendentes um gran-de povo que viveria em no-vas terras naquele instante prometidas e denominadas “Terras de Canaã“ (hoje Israel, Cisjordânia, Faixa de Gaza e partes do Líbano, Síria e Jordânia).

Para selar esse pacto ele, bem como todos os homens de sua tribo, tiveram que ser circuncisados, costume esse que deveria ser perpetuado entre os judeus, geração após geração.

Ocorre que muitos outros

Artigo

povos da época também ti-nham interesses nessa região por ser localizada entre dois grandes reinos: o Egito ao norte da África e a Babilônia (hoje sul do Iraque) na Mesopotâmia, ou seja, por ali passavam rotas comerciais importantes, além do que boa parte da terra era um local fértil e rico. Para os hebreus, no entanto, essa se tratava muito mais do que uma terra fértil e rica: era uma terra lhes fora prometida pelo próprio Deus !

Abraão foi então com sua família às Terras de Canaã, e viveu na região da atual cidade de Hebron, próxima à cidade de Jerusalém.

Na próxima edição con-taremos o desenrolar dessa história que nos mostra que, pelos Textos Sagrados desses dois povos, ambos são irmãos por um mesmo pai; Abraão.

Texto parcialmente extraí-do do livro “Israel x Palestina a história de uma Terra Santa “

Demétrio Moura Rebello(www.blogdopensador.com)

Page 12: Jornal ed 1463

12 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Ciência

Um buraco negro em rota-ção pode produzir gran-

des quantidades de energia no dispêndio de sua energia rotacional. No caso um buraco negro em rotação reduzir--se-á a um buraco negro de Schwarzschild, a configuração mínima da qual nenhuma energia adicional pode ser extraída. A formação de um bu-raco negro em rotação por uma collapsar (estrela em colapso) é talvez observada como as emis-sões de erupções de raios gama. O Interessante, é que esses Raios Gama chegam na nossa atmosfera, e geralmente são

O que é Astrofísica (Final)

Termodinâmica de um buraco negro clássicoconfundidos como objetos não identifi-cados “Discos Vo a d o r e s ”. Pois sua forma é cilíndrica e movimentação para todos os lados, e desa-parecendo em seguida. Que me desculpem os Ufologos, disco voador

não existem. Metade de minha vida fiquei olhando o espaço com meu telescópio. Parece que eles não passam por cima da minha casa.

Ufologia é o estudo de relatos, registros visuais, evidências físicas e demais fenômenos relacionados aos objetos voadores não identificados, ou OVNI. A Palavra Ufologia deriva da si-gla em inglês UFO (acrônimo de: Unidentified Flying Object) para OVNI e da palavra ????? (lo-gía), que no grego antigo quer dizer estudo, razão.

Devido às dificuldades de

obtenção de dados confiáveis e de fácil acesso para pesqui-sadores, não constitui uma pesquisa de reconhecido cará-ter científico, constituindo-se num ramo do conhecimento no qual supostamente há o exercí-cio de vários ramos científicos para contribuição à ufologia. Todavia, nenhum estudo cien-tífico feito por pesquisadores qualificados mostrou um resul-tado que não fosse uma explica-ção mundana. A Ufologia tem sido caracterizada parcial ou totalmente como pseudosciên-cia, o que muitos ufologistas rejeitam.[6] Pseudociência é um termo que classifica estudos que alegam exemplificar os métodos e princípios da Ciência, mas que não aderem a uma metodologia científica, com a falta de evidên-cia de apoio ou plausibilidade, ou que, de outra forma, não têm estatuto científico.

De acordo com Feist que ufologia pode ser classificada como uma pseudociência, porque, segundo ele, seus seguidores afirmam que ele seja uma ciência mesmo sen-do rejeitada como sendo uma

pela comunidade científica e porque, diz ele, o campo não tem um acumulado pro-gresso científico ; ufologia não tem, na opinião do autor, avançado desde a década de 1950. Cooper afirma que o problema fundamental na ufologia não é a falta de meto-dologia científica, como muitos ufólogos têm se esforçado para atender aos padrões de acei-tabilidade científica, mas sim o fato de que os pressupostos em que a pesquisa é baseada muitas vezes são considerados altamente especulativos.

Em sua fase moderna, a Ufologia foi inaugurada em 24 de junho de 1947 com o reg isto v i sua l do pi-loto part icular Ken neth Arnold em Washington, EUA. Arnold descreveu o movimen-to dos objetos como os de “um disco lançado sobre a água”, descrição que foi erroneamen-te tomada como referência ao formato dos objetos, dando origem ao termo disco voador.

Dias depois, em julho de 1947, durante uma tempes-tade, um balão da força aérea

americana explodiu, fazendo o equipamento cair no solo. Este evento virou notícias sobre a suposta queda de um disco vo-ador, o famoso Caso Roswell.

No Brasil, pode-se ci-tar vários casos popula-res da Ufologia: Operação P r a t o , I n c i d e n t e d e Varginha, Caso Villas Boas, O Mistério das Máscaras de Chumbo, Caso Feira de Santana, Noite oficial dos óvnis, etc. acontece que as estrelas que vemos no espaço nas noites escuras e sem as lu-zes das cidades, elas levaram quatro anos para atingir sua visão com seu brilho, portan-to, estamos vendo todas as noites o retrato do passado dessas estrelas. Atente para isso. Um planeta no espaço visto ao olho nu não cintila, as estrelas cintilam. Será que ser enganado da orgasmo?

Jurandyr Ferrari. Professor de Astrofísica. Do programa –

Universidade Aberta para Terceira Idade. USP. – [email protected].

brFonte: Wikipédia, Pictorial

Astronomy, Fotos. Internet.

Page 13: Jornal ed 1463

13CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Turismo

Você já ouviu falar de Enoturismo ou Turismo Enogastronomico;

trata-se de um segmento da ativida-de turística que se baseia na viagem focada na busca no conhecimento da cultura dos vinhos da região a ser visitada. Viajar para uma região viticultora, conhecer suas vinícolas e fazer degustações, quase sempre vai de encontro à tradição gastronômica de seu povo, proporcionando ao tu-rista uma experiência extremamente gratificante. Com o crescimento constante do consumo desta bebida milenar no Brasil, l as pessoas co-meçaram a querer saber mais sobre o “Mundo do Vinho”. Apesar de termos um consumo muito menor comparado com nossos vizinhos de MERCOSUL como; Argentina, Chile e Uruguai, o interesse aumen-tou muito a partir de 1991 quando foi aberto o mercado brasileiro para a entrada dos vinhos estrangeiros.

Nessa onda cresceram no Brasil, l o número de apreciadores, asso-ciações e confrarias que se reúnem para degustar, comentar e harmo-nizar o vinho com as refeições. As importadoras começaram cada vez mais procurar melhores produtores na Europa, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e principalmente Chile, Argentina e Uruguai. Criaram lojas showroom, em geral muito charmosas com bar e restaurante no local onde os consumidores podem comprar seus vinhos com preço de rótulo, e os harmonizarem com as refeições ou simplesmente degusta-los no bar.

Os supermercados passaram a oferecer cada vez mais em suas gondolas vinhos de vários países produtores, de todos os tipos e pre-ços, com sommeliers para orientar os compradores. Feiras e eventos também cresceram para promover o vinho no Brasil.

A busca por melhores vinhos e conhecimento de como são produ-zidos e armazenados fez com que o mercado de turismo brasileiro res-pondesse com a criação de Tours de Vinhos e Tours Enogastronômicos para quase todos os países produto-res do mundo.

Hoje em dia é muito comum quando um viajante busca um des-tino que tem apelo forte em vinhos e gastronomia procurar ter uma experiência mais completa através de sabores e aromas que remetem à memoria os encantos da região.

Vemos que é uma tendência mundial no mercado de turismo de alto nível proporcionar aos clientes emoções sensoriais desencadeadas praticamente por todos os senti-dos: olfato, paladar, visão, audição e tato, já que essas experiências jamais serão esquecidas, pois para a percepção humana são experiên-cias riquíssimas entre os mundos

O encantador “mundo do vinho”

interno (subjetivo) e externo (obje-tivo). Mendoza – Argentina – Um destino inesquecível para uma viagem enogastronomica, cidade argentina a oeste do país, fica en-cravada na Cordilheira dos Andes e é responsável por 70% da produção de vinho do país.

Possui baixo índice pluvio-métrico, pois a região em que a cidade está situada é semide-sértica, sendo que a água só é encontrada nos oHYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Oasis”áHYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Oasis”sis, onde os rios que descem dos cumes dos Andes derramam suas corren-tes de água.

Foram construídos drenos e a cidade, principalmente sua região central é irrigada por canais que transformaram o visual da cidade, que hoje é muito arborizada, possui várias Praças e é de uma beleza su-ave que encanta os visitantes.

No verão a temperatura pode chegar a 40º e as montanhas nos Andes ficam com uma cor ocre e amarelada com espécies arbóreas do gênero Populus, popularmente chamada de Álamo na beira das estradas. No inverno a região fica tingida pela neve de branco. Possui estações de esqui próximas o que faz a alegria de brasileiros que gostam deste esporte.

O solo árido e o clima seco junto

com técnicas modernas de plantio fez de Mendoza a maior região pro-dutora de vinhos da América do Sul com mais de 1200 vinícolas.

Viajar para Mendoza é mergu-lhar em uma das capitais do vinho mundial e tem tudo que agrada ao turista brasileiro; paisagens belís-simas da Cordilheira dos Andes, restaurantes excelentes, bares desco-lados, hotéis para todos os gostos e a possibilidade de visitar e conhecer excelentes vinícolas.

Duas regiões produtoras devem estar no roteiro de quem visita Mendoza; Luján de Cuyo e Maipú e o Valle do Uco.

Em Luján de Cuyo e Maipú na Região Central encontramos uma infinidade de vinícolas famosas e tradicionais que atraem os amantes do vinho, podemos destacar: Catena

Zapata, Ruca Malen, Terrazas de Los Andes, Norton, Chandon, Luigi Bosca, Nieto Senetiner, Familia Zuccardi, La Rural entre muitas outras.

No Valle do Uco recomendamos visitas a Andeluna que oferece um excelente almoço harmonizado de 6 passos, a monumental Salentein, a Clos de los Siete projeto do famoso produtor francês Michel Rolland.

Dentre os Hotéis e Boutiques Wine Lodges podemos destacar o tradicional Hyatt que fica em frente a Plaza Independencia, localização mais nobre da cidade, perto de tudo, o Diplomata, o Sheraton, o Park Suítes, NH Cordilheira.

Dentre os Hotéis boutique po-demos citar na cidade o Huentala e fora da cidade os belíssimos Cavas Wine Lodge, o Entre Cielos, a Casa

de Uco e Alpasion.Experiências que a vinícolas

proporcionam como seja enólogo por um dia, aulas de culinária, poda das uvas, passeios de bike entre as vinícolas são muito interessantes.

Um passeio longo com du-ração de 10 horas chamado de Alta Montanha pode leva-lo aos pés do Aconcagua, neste passeio tem-se uma vista maravilhosa da Cordilheira dos Andes.

Dica do autor A Festa da Vindima, que come-

mora a colheita das uvas e é um dos mais bonitos eventos da Argentina ocorre agora de 02 a 06 de março de 2016, é um espetáculo lindíssimo. As origens da Festa da Vindima datam de 1936. Desde então, faz parte da vida de Mendoza e ano após ano o ritual vem à vida.

A colheita é o mais importante festival de Mendoza e do país. Nesta província da região de Cuyo, as celebrações vendimiales são parte do folclore popular, que consegue trazer enólogos e todos aqueles que trabalham durante o ano a videira e do solo para o resto da sociedade. Mendonça é um destino incrível e oferece muito por um bom preço, vale muito a pena conhecer em qualquer período do ano, você ficará encantado!

Jose Selingardi [email protected]

Turismólogo

Page 14: Jornal ed 1463

14 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Escolas e Cursos

O mundo t a uma espécie de padronização de conceitos e comportamentos, a uma tentativa de refinar as relações

humanas, as que se dão entre “cidadãos de bem” no espaço público. Refinar é a palavra do momento. A língua absorve bem essa tendência.

Há algumas décadas, depois do expediente, o “peão” ia ao boteco mais próximo encher a cara. Hoje, “colaboradores” de uma “corporação” se reúnem para o “happy hour”. Pessoas como eu se dirigiam a um restaurante para “bater uma xepa” - eu só queria mesmo voltar “trincando” para casa e dormir. Hoje se vai ao “bistrô” provar cervejas artesanais, degustar vinhos, testar a capacidade olfativa tentando decifrar o tipo de uva e, quiçá, a safra.

Sempre tomei meu cafezão reforçado para sanar a “larica”. Agora se toma um “coffee” com grãos selecionados, tipo expor-tação. Tudo virou “gourmet”. É o tal do “raio gourmetizador”, que não passa de frescura. Diante de uma piada picante, se ria doidamente. Agora, o “stand-up comedy” rejuvenesce os bons e maus costumes.

Os corpos têm de ser esbeltos, malhados. Minha pança está fora de moda; o bom gosto não permite frituras. Devemos comer grãos, comida integral, fazer implantes dentários e usar roupas de nomes que nunca ouvi falar (só conheço o Clodovil), do contrário, dificilmente se estabelece um “affaire” com alguém legal na “balada”.

Até protestar tornou-se “chic”. A moda é bater panelas de inox, produzir barulho em nome da democracia, cidadania e política, da qual nunca se participou efetivamente. Também na filosofia as coisas mudaram! Antes, quando intelectuais apare-ciam na TV (com antena de alumínio), geralmente tinham cara de loucos, usavam suspensórios, óculos de armação redonda e falavam difícil.

Hoje, são joviais, descolados e bradam na TV (HD) contra o politicamente correto, embora escondam o que há de mais reacionário e elitista. O “raio gourmetizador” atingiu parte da “intelligentsia”. O intelectual tem de ser “cult”. Pode até defen-der uma pauta conservadora (como apoiar a família e ter uma amante), mas tem de ser modernoso, estiloso.

Unhas são feitas na “esmalteria”, se lancha na “hamburgue-ria” e se compram guloseimas em “casas de bolo”. Ainda bem que o puteiro ainda se chama puteiro, casa da luz vermelha, inferninho – e não “puteria” ou “casa de prazeres” – pois é nesse antro da perdição que o que há de mais humano e nefasto aparece na forma mais rústica, desnuda da imbecilidade inerte dos que cultivam aparências goumertizadas.

Já sei, você me acha um ogro! Putz, sinto muito não ser mais “refinado”. Topa fumar narguile comigo e malhar na academia amanhã cedo? Depois tomamos um coffee-break na Confeitaria Nacional da Hipocrisia. Podemos até fazer uma “self”, mas sem biquinho.

Dr. Sidnei Ferreira de Vares, Professor dos cursos de História, Filosofia e Pedagogia do UNIFAI - [email protected]

A filosofia das frescuras

Convênio da Arquidiocese de São Paulo com o UNIFAI – Centro Universitário Assunção vai permitir aos paroquianos das regiões

episcopais da Arquidiocese um desconto de 35% nas mensalidades dos cursos de graduação da instituição, situada na Vila Mariana, próxima à Estação Santa Cruz do Metrô.

Os cursos abrangidos por essa política de descontos são: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, História, Pedagogia e Serviço Social, além dos Cursos supe-riores de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Secretariado e Gestão Financeira). No curso de Filosofia, o desconto é diferenciado: 18%, respeitada a pontualidade. Os descontos são válidos para as mensalidades durante o período de curso, mas não valem para as mensalidades referentes à matrícula e rematrícula (janeiro e julho). Para usufruir deste benefício, os paroquianos devem apresentar na Secretaria do UNIFAI uma carta da Paróquia comprovando o vínculo entre ela e o candidato ao curso. Mais informações: www.unifai.edu.br

Convênio do Unifai com Arquidiocese dá desconto

de 35% a Paroquianos

Page 15: Jornal ed 1463

15CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Escolas e Cursos

Page 16: Jornal ed 1463

16 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Restaurante

Congelados

Padaria

Comer Bem

Reinauguração do restaurante e Empório Estelita no Cambucí

O Restaurante e Empório de Massas Estelita reinaugu-

rou no último dia 11 de janeiro de 2016.

Ingredientes: 4 ovos; 1/3 xí-cara (chá) de manteiga derretida (50 g); 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado peneirado (100 g); 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó peneirado (50 g); 1 e 1/4 xícara (chá) de creme de avelã (350 g); 1 xícara (chá) de castanha de caju picadinha (140 g)

Modo de pre paro: Em uma tigela coloque os ovos, a

L o c a l i z a d o a R u a Teodureto Souto número 980, o restaurante atende clientes no café da manhã, delicioso

almoço caseiro e encomendas para festas.

A empresa passou por reforma e reestruturação completa, pois conta com a experiência de 25 anos da renomada nutricionista Dra. Simone Catelli, também mo-radora do Cambucí.

As proprietárias Cícera e a gast rônoma Camila Laurentino (foto), recebem com carinho os clientes e convidam a todos os amigos e vizinhos para as degustações do melhor cardápio da região.

Telefone para contato ou reservas: 11 3271 9311

Panelinha goianaIngredientes: 3 copos (ameri-

canos) de arroz; 1 litro de água; 2 tabletes de caldo de galinha; 500 g de linguiça de porco; 300 g de filé de peito frango cortados em cubinhos; 3 copos (americanos) de óleo; 5 espigas de milho verde picada para refogar; 300 g de pequi; 100 g de requeijão cremo-so; 2 tomates maduros cortados em rodelas; 1 vidro de palmito em conserva; 200 g de queijo mussarela fatiado; alho; cebola; pimenta; cheiro-verde; sal

Modo de preparo: Coloque em uma panela média (tipo caçarola) a linguiça e cubra com óleo. Quando a linguiça estiver frita, espere esfriar e corte em pedaços pequenos Escorra um pouco do óleo (deixe só o sufi-ciente), frite a cebola e o alho, coloque o filé de peito de frango. Quando o picadinho de filé de

frango estiver frito e douradin-ho, junte a linguiça picadinha. Coloque o milho verde e o pequi, refogue pingando água para não grudar no fundo da panela. Lave o arroz e acres-cente na panela com todos os ingredientes. Acrescente a água

Quando estiver começando a ferver, coloque os tabletes de caldo de galinha e o requeijão cremoso. Misture bem para dissolver o caldo e o requeijão, se necessário acrescente sal a gosto. Abaixe o fogo, tampe a panela e espere secar. Coloque os tomates, os palmitos e o cheiro-verde por cima e cubra com o queijo mussarela. Tampe a panela por 1 minuto, quando o queijo estiver derretido desligue o fogo e sirva. Tempo de pre-paro: 50min - Rendimento: 5 porções

Brownie de nutellamanteiga derre-tida, o açúcar, e o chocolate em pó peneirado, mis-ture. Acrescente o creme de avelã e misture bem até formar uma massa homogê-nea. Adicione a castanha de caju picadinha e

mistureEm uma forma retangular (18

cm X 28 cm) untada e polvilhada com chocolate em pó, coloque a massa. Leve para assar em forno alto preaquecido a 200ºC, por aproximadamente 25 minutos ou até firmar. Retire do forno e deixe esfriar, sirva em seguida. Tempo de preparo: 30min - Rendimento: 12 porções

Page 17: Jornal ed 1463

17CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

PizzariaAvícolaComer Bem

Carnes

Restaurante

Água

Page 18: Jornal ed 1463

18 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Logosofia Espiritismo

Saúde�

Calor e umidade, roupas de banho molhadas e falta de

higiene estão entre os fatores que levam ao problema

Verão chegando em um país tropical como o Brasil exige atenção redobrada para mantermos a saúde em dia. Doenças como as micoses são muito comuns nesse período, devido ao calor e à umidade. A Dra. Caroline Semerdjian Cividanes, dermatologista do Hospital 9 de Julho, explica quais os principais tipos e como preveni-los.

As micoses são causadas por fungos, que habitam o meio ambiente. Algumas

situações como má higiene, uso de roupas de banho mol-hadas por tempo prolongado, secagem incompleta da pele após banho facilitam a colo-nização da pele pelos fungos, causando as micoses. Prurido (coceira) e descamação são os principais sintomas, explica a Dra. Caroline.

Conheça os tipos mais comuns:Virilha: uso prolongado

de roupas de banho molha-das, roupas íntimas de tecido sintético, secagem incompleta da pele após banho. A queixa principal dos pacientes com

esse tipo de micose é a presen-ça de mancha avermelhada na região com descamação e coceira. Unhas: mais usual em pessoas com outras doenças associadas, como diabetes. O tratamento mais eficaz para a micose das unhas é o uso de medicamentos via oral, o que pode durar meses a depender da extensão do problema.

Pés: principalmente entre os dedos (conhecida como “frieira”) e nas plantas. Se caracterizam por intensa descamação, coceira com for-mação de pequenas bolinhas com líquido claro em seu interior.

Couro cabeludo: atinge mais crianças especialmente

Passamos por momentos difíceis, a humanidade

não sabe como serão seus dias futuros, há muita apreen-são, pessimismo e, sobretudo, preocupação. As notícias nos mostram hoje com grande velocidade a enorme quanti-dade de problemas que vão acumulando-se dia após dia.

O que fazer? Como resolver esses problemas? Do que a humanidade necessita?

Seria pretensão querer resolver com uma resposta

O�que�necessita�a�humanidade?

Micose:�previna�a�doença�e�aproveite�o�verãopor contaminação de areia ou de animais de estimação.

PrevençãoA melhor forma de preve-

nir as micoses é secar bem o corpo depois de tomar banho, não passar o dia com roupas molhadas, manter a higiene

adequada da pele e evitar roupas de tecido sintético. Prefira o algodão que absorve mais a transpiração.

Deve-se evitar a automedi-cação e procurar sempre um dermatologista. “Cremes para assaduras e receitas caseiras não combatem as micoses”

simples esse tão intrincado problema, mas, se o leitor nos permite, gostaríamos de dar nossa resposta, inspirados na Logosofia, ciência criada por RAUMSOL, quem nos ensina no livro Curso de Iniciação Logosófica, pág. 88, que a solução deve partir do indivíduo:

“A Logosofia sempre sus-tentou e sustenta que todo processo de melhoramento social haverá de fracassar, inevitavelmente, se antes

Bom dia amigos leitores! Na semana passada comentamos sobre o livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de

Allan Kardec, dando a conhecer os títulos dos primeiros 14 capítulos do livro. Vejam hoje os títulos dos últimos capítu-los: capítulo 15: “Fora da caridade não há salvação”; capítulo 16: “Não se pode servir a Deus e a Mamon”; capítulo 17: “Sede perfeitos”; capítulo 18: “Muitos são os chamados, poucos os escolhidos”; capítulo 19: “A fé transporta montanhas”; capítulo 20: “Os trabalhadores da última hora”; capítulo 21: “Haverá falsos Cristos e falsos profetas”; capítulo 22: “Não separeis o que Deus juntou”; capítulo 23: “Estranha moral”; capítulo 24: “Não coloqueis a lâmpada debaixo do alqueire”; capítulo 25: “Buscai e achareis”; capítulo 26: “De graça rece-bestes, de graça daí”; capítulo 27: “Pedi e obtereis”; capítulo 28: “Coletânea de preces Espíritas”.

Nosso objetivo ao divulgar os títulos dos 28 capítulos deste livro foi o de despertar a curiosidade dos leitores. Como foi exposto anteriormente, Kardec escreveu este livro com a ajuda dos Espíritos superiores, visando explicar em linguagem simples, ao alcance de todos, as passagens da Bíblia que tratam dos ensinamentos do Mestre Jesus. Nas Casas Espíritas, “O Evangelho segundo o Espiritismo” é um livro de uso constante, tanto por parte dos trabalhadores como da parte dos assistidos.

A leitura deste livro esclarece e consola ao mesmo tempo. Quem o lê com atenção, é levado a refletir sobre os eternos ensinamentos de Jesus. Infelizmente muito se fala sobre Jesus em todas as religiões, todas as crenças, porém discute-se muito sobre fatos e milagres, esquecendo-se do principal, ou seja, o conteúdo de suas palavras, seu exemplo e suas ações. Precisamos discutir menos, debater menos o que disse e exemplificou o Mestre, e tentar aplicar na nossa vida cotidiana tudo aquilo que Ele nos ensinou.

Um grande abraço e até a semana que vem.

Hilton [email protected]

não se encara o problema do indivíduo.”

Quando a melhoria parte do indivíduo, quando este contribui para o bem, defesa e superação de sua própria vida, está contribuindo também para melhorar a humanidade da qual o ser humano é a me-nor partícula.

Os efeitos benéficos da su-peração individual, do indiví-duo que melhora a si mesmo e supera suas próprias limita-ções, aparecem de imediato em seu ânimo, em seus estímulos, no resultado que produz em sua vida. Esses benefícios se es-tendem, em seguida, à família, aos amigos e à sociedade.

Com base na experimenta-ção dessa realidade em nossa própria vida, afirmamos que é disso que a humanidade pre-cisa, de homens conscientes e livres que trabalhem para o bem comum, partindo de si mesmo. Venha conhecer mais sobre a Logosofia e ampliar o entendimento sobre esse importante assunto.

Estamos na Rua Luís Góis, 390 - Santa Cruz, todas as quartas às 20h e sábados às 19h. Tel.: 5581-9907 - [email protected] - www.logo-sofia.net.br

O�Evangelho�segundo�o�Espiritismo�(3)

Page 19: Jornal ed 1463

19CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Saúde

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Page 20: Jornal ed 1463

20 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Pet Shop

Assim como os seres hu-manos, os cães são susce-

tíveis aos parasitas internos, mais conhecidos como vermes. Há diferentes tipos de vermes, sendo os mais comuns os in-testinais. Eles são transmitidos pela água, pelos alimentos, pelo contato com fezes, outros animais, entre outras formas de contágio. Abaixo segue relação de informações úteis fornecidas pela gerente técnica da Virbac (laboratório farma-cêutico veterinário), Fabiana Zerbini, sobre o tema:

Diarréia, emagrecimento progressivo, crescimento tar-dio, barriga inchada, fezes com consistência mole e às vezes com sangue, além de anemia. Há outros sintomas, mas esses são os mais comuns.

As infecções parasitárias acometem cães de todas as idades, mas usualmente são mais prevalentes em filhotes. Alguns parasitas são trans-mitidos durante a gestação e/ ou amamentação, caso a mãe tenha vermes.

O animal deve ser levado ao veterinário. Um exame de fezes detecta a presença de vermes. Após o resultado, o profissional estará apto a in-dicar o tratamento.

A vermifugação deve ser feita periodicamente. Em ge-ral, os veterinários recomen-dam de três em três meses com

Diarréia e pelagem sem brilho

reforço 15 dias após a vermifu-gação. Para o verme do coração é recomendada uma dose a cada mês. Outras precauções: higienizar com frequência os locais onde ficam os animais, sempre fazendo uso de produ-tos adequados, e não permitir o contato destes com fezes de outros animais, o que pode acontecer durante passeios em locais públicos, por exemplo.

A doença é considerada uma zoonose quando é trans-mitida de animais para seres

humanos. A infecção humana ocorre principalmente pela ingestão de ovos larvados presentes no solo poluído, em objetos do animal e em mãos contaminadas com fezes.

Cães podem ser parasita-dos por diversas espécies de vermes redondos (nematói-des) e chatos (cestóides). Os animais também podem ser contaminados por protozoá-rios (giárdia).

Opção de vermífugo A Virbac desenvolveu o

Endogard. Trata-se de um vermífugo que elimina todos os parasitas internos e previne contra o verme do coração, o Dirofilária. É palatável, pode ser administrado a filhotes

a partir da segunda semana de idade e cadelas gestantes. Auxilia também na prevenção de zoonoses.

Site: www.virbac.com.br

Page 21: Jornal ed 1463

21CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Informática

10 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Profissional Liberal

Informática

Pet Shop

Bichos LindosAmigosEssa é a dupla Spyke

e Nina a gatinha. Não se largam. Vivem brin-cando e correndo pela casa. São loucos por crianças.

Se você tem um “Bicho Lindo” em casa mande uma foto para essa seção. O email é [email protected] . É gratuito.

Você está preocupado e incomodado com o jeito

de beber de um familiar ou amigo?Saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença. A cada pes-soa que é dependente do álcool, pelo menos outras quatro são diretamente afe-tadas, seja em casa ou no trabalho. É por isso que o alcoolismo é chamado de doença da família. Todos ficam afetados pelo beber compulsivo do alcoólico e surgem muitos problemas familiares e comportamen-tos disfuncionais por conta desta convivência.

O Al-Anon é uma asso-ciação mundial de homens e mulheres que têm amigos ou

Al-anon/Al-ateen, um recurso para ajudar familiares e amigos de alcoólicos

familiares que apresentam dificuldades com a bebida. Para os adolescentes, há o Alateen, que segue as mes-mas diretrizes do Al-Anon. Ambos representam um recurso efetivo para lidar com a doença, quer ou não o alcoólico tenha procurado auxílio ou reconheça a ex-istência da sua doença.

O a non i m ato é u m princípio do Al-Anon/Alateen, por isso dizemos: “...O que você vê aqui, o que você ouve aqui, quem você vê aqui, deixe que fique aqui”. Assim, as pessoas podem desabafar sobre seus problemas, com sigilo e privacidade. A Associação é gratuita, não aceita con-tribuições de fora e não

mantém vínculos com nen-huma outra entidade. Não se envolve em política e nem em religião, cada um tem o seu Poder Superior no qual acredita. Embora muitas reuniões sejam realizadas em salas de igrejas, não há envolvimento religioso. Em reuniões regulares, os participantes compartil-ham experiências, força e esperança, tendo como base um programa que orienta a atuação da associação em todo o mundo. O objetivo é essencialmente a recuper-ação dos familiares para que possam superar os im-pactos do alcoolismo em suas vidas e desfrutarem de uma vida com qualidade, independente do alcoólico

continuar bebendo ou não. Parar de beber é uma de-cisão dele e poderá buscar ajuda em A. A. ( Alcoólicos Anônimos). A família tam-bém precisa de ajuda. Se você sente que foi afeta-do pela convivência com

um alcoólico, o Al-Anon/Alateen é para você.Venha conhecer o Grupo Al-Anon Cambuci. Nossas reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, das 20h às 22h, na Igreja Nª. Srª. da Glória (fun-dos), à Av. Lacerda Franco,

n° 02, Cambuci.É só chegar e entrar, pois estaremos esper-ando você de braços abertos.

Con su lt e t a mb é m o nosso site ou ligue para nossa cent ra l de in for-mações: www.al-anon.org.br / 11- 3228-7425

Bairro

Profissional Liberal

Page 22: Jornal ed 1463

22 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Serralheria

Gesso

Box

Vidros

Mármores

Mármores

Ar condicionadoConstrução e Reforma

Synteko

Toldos Telhados

Tapeçaria

Page 23: Jornal ed 1463

23CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Turismo

Page 24: Jornal ed 1463

24 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Page 25: Jornal ed 1463

25CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Page 26: Jornal ed 1463

26 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Page 27: Jornal ed 1463

27CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Page 28: Jornal ed 1463

28 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

C L A S S I F I C A D O S J C & ASERVIÇOS

TRANSPORTE

SERVIÇOS SERVIÇOS EDITALEDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sr. Bisp. Presidente SÉRGIO P. MATOS, convoca todos os membros da Igreja Evang Cristo é o Rei do Universo para reunirem em Assembléia Geral Extraordinária, no dia 17 de Janeiro de 2016 as 18:00hr, para falar sobre a mudança de endereço, posse de uma nova diretoria, e mudança de movimentação de conta bancária que refere o ARTG 17º. E também a mudança de publicação em Jornal em maior circulação da cidade como ref: no inciso 2° do artigo 5° que acontecerá na nossa filial na Av: Dom João VI, 1099 Jardim Santa Rita, Diadema SP 08/01/2016. Bisp Sérgio Matos - Presidente

Page 29: Jornal ed 1463

29CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

C L A S S I F I C A D O S J C & A

INFORMÁTICA

OPORTUNIDADES

CESTAS E FESTAS EMPREGO

DEDETIZ AÇÃO

QUARTOS E VAGAS

IMÓVEIS VENDE-SE

IMÓVEIS LOCAÇÃO

IMÓVEIS COMERCIAIS

SERVIÇOS

A D V O G A D O

ANUNCIE JC&A

2157-1352

2157-1358

SAÚDE

VENDE-SE SOBRADOVila Monumento, A.C. 5x30, 188m², 2 dorm, 2 salas, coz, lavanderia, quintal, edícula, 1 vaga de garagem. Valor R$ 520 mil. Falar com Tuka: 9-4741-6582

COTA CONTEMPLADA Crédito de R$ 300 Mil para imóvel, compra, construção, quitação ou capital de giro, entrada R$ 33 Mil + saldo devedor. Contato c/ proprietário Tel: 11 97017-6744

ALUGA-SE APTO1 dorm, sala, coz, A.S, banh, à 400 mts metrô Sé, R$ 850,00, direto c/ proprietário. F: 98350-7676 (TIM), c/ Lucia

IMPERDÍVEL - ALUGA-SE: CAMBUCI

Apto, c/ 97m² área útil, espaçosa sala, 2 amplos dormitórios c/arm. embutidos, ventiladores de teto, estante em mogno decorada p/biblioteca, coz. planejada c/azulejos decorados, 2 banheiros c/box, ampla área de serviço c/quarto avulso, 1 vg. R$ 1.600,00, Av. Lacerda Franco. Localizado em área nobre, tombada pelo Patrimônio Público, s/ circulação de ônibus e faixas. F: 3674.4422, R.M.F. Imobiliária

CASA – V. BRAZILINA2 dorm, sala, cozinha, banheiro, gararagem p/1 carro, R. Evolução, 509 – Alto – Aluguel R$ 950,00, Tratar F: 98723-6403

APTO – V. CLEMENTINO2 dorm, com armário embutido, sala, cozinha, banheiro, 1 vaga, R. Onze de Junho, 686, apto. 33-A, Aluguel R$ 1.200,00, F: 98723-6403

QUARTO / COZINHABanheiro e área de serviço em casa de fundos, perto do Hirota V. Monumento. F: 98094-7052 / 98681-0132

ALUGA-SE QUARTO GRANDEEm casa de família, para senhora ou moça (sozinha), que trabalhe fora ou estude, próximo ao Metrô Vergueiro. F: 3203-0397 após 18 hs

HOSPEDAGEM NO CAMBUCIRua Vicente de Carvalho, 58 (Lgo. Cambuci), suítes masculinas, mobiliadas, Tv a cabo e internet, ambiente maduro e respeitoso. F: 99961-6874 / 3271-4259

CAMBUCI CASA R$ 750,0001Dormitório, cozinha, banheiro. Fiador ou depósito. R. Mesquita, Tratar F: 11 94944-7977 (período da manhã)

ALUGO QUARTOQuarto com banheiro e pia, Av. Lins esq. com R. Antonio Tavares, R$600,00, Tratar com Carmem, F: 95255-1466 oi/ 95131-7066 tim / whatsapp

PRECISA-SE CUIDADORAp/ idosa, no período noturno, c/ referência. Entregar CV na Rua Sem. Carlos Teixeira de Carvalho, 439

PRECISA-SE DE MOTORISTAEscolar com credencial, entregar curriculum na Rua Pires da Mota, 420 – Aclimação

PRECISA-SE DE SENHOR(A) APOSENTADO(A)

para venda ambulante de picolé artesanal. Fornecemos o carrinho. Boa comissão de vendas. Residir prox Aclimação. Entrar em contato 3289-1127 ou 98144-9341

MARC - CORRETORES (AS) Faça um upgrade em sua carreira, seja um profissional qualificado e vencedor, atuando em uma empresa que é referência em inovação no mercado imobiliário, com modernas ferramentas para geração de negócios, clientes e uma maior remuneração para você. Venha fazer uma carreira de sucesso! Empresa tradicional com 39 anos no mercado em expansão, presente nos principais portais imobiliários, admite corretor(a) com garra, determinação, força de vontade, com experiência.Excelente ambiente de trabalho, ferramentas modernas, treinamentos constantes, ótima localização e infraestrutura.

RECEPCIONISTA - (MASC/FEM)Para consultório médico no Cambuci. Imprescindível conhecimentos em informática (pacote office e mídias digitais). Enviar currículo para [email protected]

LIVROS USADOS – ANTIGOSAceito doação de livros antigos, romance, ficção, auto ajuda, etc, R. Teodureto Souto, 808, F: 3208-7894

PLANOS DE SAÚDEIvan, especialista em Planos de Saúde, 20 anos de experiência. Tels: 98080-5017 (oi) / 96365-5017 (Tim) whatsapp. [email protected]. Rua Robertson, 520

ENCANADOR – PEDREIROEletricista e pintor. 30 anos de experiência no ramo. F: 97157-7034/2693-7940

Page 30: Jornal ed 1463

30 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016DIÁRIO DE S. PAULO - SEXTA-FEIRA / 15 DE JANEIRO DE 201630

horóscopopor João Bidu

ÁRIES (21/3 a 20/4)Uma viagem podemovimentar o seudia, assim como o contato com pessoasde outra cidade. Dedique-se ao traba-lho e verá o resultado. Cuidados com asaúde se refletem no visual.

TOURO (21/4 a 20/5)Cuide dos seus assuntos sem chamarmuita atenção e ouça sua intuição, queestará à flor da pele. Vale a pena refletirsobre alguns assuntos e fazer as mu-danças que achar necessárias.

GÊMEOS (21/5 a 20/6)Bommomento para correr atrás dosseus sonhos, ainda mais se contar coma ajuda dos amigos. Formar uma parce-ria pode ser a melhor maneira de che-gar ao lugar que sempre desejou.

CÂNCER (21/6 a 21/7)Sua ambição fica evidente e você nãovai poupar esforços para conquistar oque deseja. Pode se destacar, mas teráde trabalhar bastante para isso. Umaparceria também traz bons resultados.

LEÃO (22/7 a 22/8)Há boas chances de receber um dinhei-ro que não esperava hoje. A troca deconhecimento com os colegas e o oti-mismo facilitam o trabalho em grupo.Bommomento para viajar.

VIRGEM (23/8 a 22/9)Qualquer mudança temmais chance deser bem-sucedida hoje. Ouça seu sextosentido para descobrir as melhoresoportunidades. Iniciar uma reforma emcasa pode levantar o seu ânimo.

LIBRA (23/9 a 22/10)Parceria e muita conversa com os cole-gas são a chave para o sucesso. Algo li-gado ao passado pode vir à tona, masseja discreto ao lidar com o assunto. Háchance até de ter um caso amoroso.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Bom dia para mergulhar no trabalho ecuidar de tudo o que está pendente.Quanto mais se dedicar, maior será achance de engordar sua conta bancária.Aproveite para colocar o papo em dia.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Invista mais na sua aparência. Façacompras! Seu charme e sua simpatiaserão as melhores armas no trabalho.Também conta com uma dose extra desorte para conquistar o que deseja.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)O contato com os familiares ganha aproteção das estrelas. Momento favo-rável para retomar um projeto que tinhaabandonado. Pode descobrir um segre-do antigo. Vida sentimental fica agitada.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)Mudanças inesperadas podem deixarsua vida de pernas para o ar. Mas nãose preocupe, tudo indica que o resulta-do será melhor do que esperava. Colo-que o papo em dia com os amigos.

PEIXES (20/2 a 20/3)Você terá disposição de sobra para ba-talhar por um dinheiro extra se estiverprecisando. Bommomento para fazercompras. Sonhemais alto e lute por umcargo com remuneraçãomelhor.

Cruzadas

passatempo

Soluções

Sete erros

Sudoku

O conteúdo de Passatempo é fornecido pela www.coquetel.com.br

Preencha os espaços vazios com algarismosde 1 a 9. Os algarismos não podem se repetirnas linhas verticais e horizontais, nem nosquadrados menores (3.3).

Page 31: Jornal ed 1463

31CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

Em 2006 o Dr. Henrique Walter Pinotti, já falecido, publicou um livro sobre a história do Cambuci.Dr. Pinotti viveu boa parte de sua vida na Rua Backer, e tinha

um carinho muito grande pelo Bairro.Médico renomado, foi um dos que cuidou do ex-presidente

Tancredo Neves, Dr. Pinotti quis deixar um “legado e um muito obrigado”, como disse na época, ao local que passou momentos felizes de sua vida.

Sua esposa entrou em contato com o Jornal e nos doou 300 exemplares dessa obra. Os livros serão entregues às escolas da região e bibliotecas. Alguns exemplares (150) serão doados a leitores do Jornal do Cambuci e Aclimação.

Os interessados podem solicitar a publicação gratuitamente pelo email: [email protected] que entraremos em contato para que o leitor possa vir até nossa redação retirar seu exemplar.

O desaparecimento de um me-gastar do pop é sempre mo-

tivo de uma comoção global: foi assim em 1977 com Elvis Presley, em 1980 com John Lennon e em

David Bowie:o Frankenstein do rock

2009 com Michael Jackson.Mal começamos 2016 e o mun-

do se surpreende com a morte de David Bowie: o astro do rock que se tornou uma espécie de artista

multimídia e que dessa maneira redefiniu todo o cenário pop a partir da década de 1970.

A década de 1960 foram os anos da esperança e da unidade,

a década seguinte foi marcada pela confusão e pela dispersão. Bowie foi tão representativo para essa época, assim como os Beatles foram para os anos 1960.

Apesar de já em 1968 ter feito a emblemática canção “Space Oddity”, foi somente em 1972 que ele chocou o mundo com a sua persona mais famosa: Ziggy Stardust. Uma espécie de mons-tro Frankenstein do rock, Ziggy Stardust encarnava por si só todos os exageros e excessos daquela era pós-fl ower power.

As canções cheias de dor e desolação, a androginia explícita e a teatralidade de suas apresen-tações piraram a cabeça de toda uma geração. Foi a pá de cal nos anos dourados.

Mas para sobreviver Bowie teve que se reinventar constan-temente. Assim como Marcel Duchamp nas artes plásticas, o já

famoso camaleão não sossegava e sempre aparecia como uma novi-dade que desconcertava a todos.

A zona de conforto não era para ele. Experimentou de tudo: funk, disco music, som industrial, música eletrônica, jazz...

Chegou à década de 1980 como uma artista consagrado. Flertou com o cinema e assim se transformou em defi nitivo numa celebridade mundial.

Mas a fase criativa já tinha passado e a sua carreira entrou numa trajetória errante, cheia de altos e baixos. Mesmo assim os seus milhões de fãs ainda o idola-travam como nos velhos tempos.

Partiu de maneira solene e discreta. Uma ironia para um ar-tista que usava a espetacularização como o leitmotiv do seu processo criativo.

Que Deus o tenha.Rogério Itokazu

O Cambuci Outrora e Agora

Memória

Livro

m 2006 o Dr. Henrique Walter Pinotti, já falecido, publicou

Page 32: Jornal ed 1463

32 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 15 DE JANEIRO DE 2016

16 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Cultural AgendaANTONY BRAXTON- DIAMOND CURTAIN WALL QUARTET (USA) – Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, amplamente citado pela crítica espe-cializada como uma das figuras mais representativas na música do século 20 e início do século 21, Braxton tem mais de 100 álbuns lançados desde os anos 1960. Utiliza elementos eletrônicos interativos ao vivo com seu conjunto e se apresenta acompanhado de Mary Halvorson (guitarra e efeitos), Ingrid Laubrock (sax tenor) e Taylor Ho Bynum (trompete, flugelhorn e trombone). Ingressos: R$ 15,00; R$ 25,00 e R$ 50,00. Local: Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93. Teatro. Limitação de dois ingressos por pessoa/espetáculo.

R A N DY WESTO N ’S A FRICA N RHYTHMS SEPTET (EUA)- Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, o pianista americado, nascido de pais jamaica-nos apresenta-se em show especial. Weston é pesquisador de ritmos afri-canos e explora a potência percussiva do piano. Para esta apresentação, será acompanhado por Talib O Kibwe (flauta e saxofone), Bill Saxton (saxofone tenor), Robert Trowers (trombone), Santi Debriano (contrabaixo), Neil

Clarke (percussão) e Vincent Bruce Ector (bateria). Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00. Local: Sesc Pompéia. Choperia. Rua Clélia, 93. Limitação de dois ingressos por pessoa.

FANTA KONATÊ, FABIANA COZZA, TIÃO CARVALHO E ANDRÉ SAMPAIO - Cantora e bailarina guineana, Fanta Konatê é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Acompanhada pela Troupe Djembedon, seu repertório apresenta tanto os tambores e instru-mentos ancestrais da África e do Brasil. Participações especiais de Fabiana Cozza, Tião Carvalho e André Sampaio. Ingressos: R$ 4,80, R$ 12,00 e R$ 24,00. Local: Sesc Bom Retiro.Teatro. Alameda Nothmann, 185.

T E AT RO – M O ST R A L AT I N O AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO MURGA MADRE - Nesta sexta feira, 08/08, às 18h00O Grupo Madre Murga (Uruguai), realiza um passeio pela

música popular uruguaia, a travessia por esse gênero incursiona na vida do homem de carnaval, suas alegrias e penas. Diferentemente do espetáculo carnavalesco, em Murga Madre não há uma multidão no palco, somente dois atores. Também, em contraposição à festa de reis, não há “coros” nem gran-de variedade de figurinos. No entanto, os dois artistas conseguem transmitir o sabor e a intensidade que a cada fevereiro se apoderam dos tablados. Direção de Fernando Toja. Dramaturgia: Pablo Routin. Local: Centro Cultural São Paulo. Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Baseado no Conto de Jeanne Marie em Adaptação

Livre e direção de Fernando Lyra Júnior .

Em uma pequena aldeia da França vive Bela, uma jovem inteligente que é con-siderada estranha pelo mora-dores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas ape-sar de todas as jovens do lu-garejo o acharem um homem bonito, Bela não o suporta, pois vê nele uma pessoa pri-mitiva e convencida. Quando o pai de Bela vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele é atacado por

A Bela e a Fera

lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um caste-lo, mas acaba se tornando pri-sioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando ne-gou abrigo a ela. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai

fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “morado-res” do castelo, que lá vivem e também foram transfor-mados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebra-do. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser

rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito. A Bela e a Fera uma linda e encantadora história adaptada, dirigida e produzida por Fernando Lyra Jr. com muita música, grandiosos cenários, lindos fi-gurinos, produção luxuosa e 07 Atores que interpretarão 15 personagens . Aos domingo as 17:30 hs

TEATRO RUTH ESCOBAR – sala Dina Sfat - Rua dos

Ingleses, 209 – Tel 3289 23 58, domingos 17:30 horas. R$ 40,00,

60 minutos, 2 anos .

Cultural

Arte urbana desenvolvida pelo estúdio SOPA estimula cria-

tividade das crianças em janeiro. Lendas na Rua é uma instalação de arte urbana interativa, e tem como objetivo potencializar a vivência dos participantes no universo folclórico, aproximando o público de propostas de mani-festações artísticas da atualidade. Na atividade é transmitida uma releitura de figuras folclóricas conhecidas, como o Saci-Pererê, Curupira e a Mãe d’água, de-senvolvida para a educação das crianças, relacionando a música com as artes visuais.

O SOPA Art Br é formado por uma dupla de artistas con-temporâneos de São Paulo, Yuri Garfunkel, desenhista, fl autista e educadora, e o designer Bruno

“Lendas na Rua” traz releitura do folclore nacional

Mestriner. Juntos criaram o es-túdio SOPA Art Br, especializado em comunicação visual ligada à cultura, que desenvolve trabalhos artísticos nas linguagens musical e visual.

Desde 2011, o estúdio SOPA Art Br, ministra ofi cinas de con-teúdo educativo para jovens e crianças, e as atividades foram de-senvolvidas como uma potenciali-zação da proposta educativa. As ofi cinas que complementam a in-stalação Lendas na Rua iniciam-se com a apresentação de duas narrativas contadas pelos artistas, com projeções visuais e trilha sonora ambiente relacionada exclusivamente aos personagens abordados. A partir daí, é feita uma breve explicação sobre a relação de cores e sons para cada lenda. A próxima etapa é estimu-lar a criação colaborativa entre os participantes, que irão desenhar um personagem ainda não exibido, com a apreciação de cores e trilha sonora, respectivos para o conto.

Instalação: “Lendas na Rua”Com Yuri Garfunkel Dias: 14 e 15 de janeiro, quinta

e sexta, às 17h horas; Dias: 30 e

31 de janeiro, sábado e domingo, às 11h horas

Local: Sala 3, 6º Andar – Torre A (capacidade: 30 lugares); Duração: 90 minutos; Grátis; Livre

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, na Central de Atendimento.

Limitado a um ingresso por pessoa.

Horário de funcionamento da unidade: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e do-mingo e feriado, das 9h às 18h30.

Central de Atendimento: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.

Estacionamento: R$ 4,50 a primeira hora + R$ 1,50 a hora adicional (Credencial Plena: tra-balhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). R$ 10 a primeira hora + R$ 2,50 a hora adicional (outros). 200 vagas.

Sesc Vila MarianaRua Pelotas, 141, São Paulo - SP

Informações: 5080-3000sescsp.org.br

Facebook, Twitter e Instagram: /sescvilamariana

As marcas deixadas pelo movimento são inegáveis e per-cebidas até hoje, principalmente na produção cultural

de artistas da capital paulista. Por isso, não se trata de uma programação meramente saudosista. A ideia reúne diversas personalidades que fi zeram a história daquele cenário, e tam-bém novos nomes da música que buscam inspiração nos artistas que passaram pelo Lira.

Língua de Trapo e Danilo Moraes - 17/1. Domingo, às 18h

Ingressos: R$ 6,00 a R$ 20,00 - Recomendação etária: 10 anos

Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga - Telefone para informações: (11) 3340-2000

www.sescsp.org.br/ipiranga

Língua de Trapo & Danilo Moraes