7
o remexido Jornal escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de São Bartolomeu de Messines Ano 1 … Número 5 … Edição: Núcleo Vida Activa da Escola EB 2.3 João de Deus Outubro de 2010 O que aconteceu após o 5 de Outubro À data da proclamação da República estavam construídos em Portugal 16 000 km de estradas. É publicado pelo Ministério da Justiça o Decreto que ordena a expulsão das ordens religiosas ou a passagem compulsiva dos seus elementos à vida secular. Extinção da casa militar do rei, dos títulos honoríficos de alguns corpos de tropas e do uso de coroas nos artigos de uniforme. Extinção das guardas municipais de Lisboa e Porto e criação provisória, em Lisboa e Porto, da Guarda Republicana. Inscrição da palavra "República" nos selos e todas as franquias em circulação. Abolição dos títulos nobiliárquicos, distinções honoríficas ou direitos de nobreza e antigas ordens nobiliárquicas. É aprovada a proibição do ensino da religião católica nas escolas primárias e nas escolas normais primárias, ficando o professor encarregue de leccionar aos aluno.

Jornal Escolar - Outubro

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Agrupamento

Citation preview

Page 1: Jornal Escolar - Outubro

o remexido Jornal escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de São Bartolomeu de

Messines

Ano 1 … Número 5 … Edição: Núcleo Vida Activa da Escola EB 2.3 João de Deus … Outubro de 2010

O que aconteceu após o 5 de Outubro

À data da proclamação da República estavam construídos em Portugal 16 000 km de estradas. É publicado pelo Ministério da Justiça o Decreto que ordena a expulsão das ordens religiosas ou a passagem compulsiva dos seus elementos à vida secular.

Extinção da casa militar do rei, dos títulos honoríficos de alguns corpos de tropas e do uso de coroas nos artigos de uniforme. Extinção das guardas municipais de Lisboa e Porto e criação provisória, em Lisboa e Porto, da Guarda Republicana. Inscrição da palavra "República" nos selos e todas as franquias em circulação. Abolição dos títulos nobiliárquicos, distinções honoríficas ou direitos de nobreza e antigas ordens nobiliárquicas. É

aprovada a proibição do ensino da religião católica nas escolas primárias e nas escolas normais primárias, ficando o professor encarregue de leccionar aos aluno.

A Portaria do Ministério do Fomento, Direcção-Geral do Comércio e Indústria, Repartição do Trabalho Industrial, proíbe o emprego de menores de dezasseis anos como operários junto de máquinas contínuas de fabrico de papel e de moldar telhas e ladrilhos. É nomeada uma comissão com o fim de estudar e propor ao Governo um plano geral de reorganização dos estudos. Promulgação do Decreto, com força de

Page 2: Jornal Escolar - Outubro

lei, do divórcio pelo Ministério do Justiça, Direcção-Geral dos Negócios da Justiça, definindo o casamento como um contrato, susceptível de dissolução, consagrando, ainda que

apenas teoricamente, a igualdade. Alteração do juramento dos indivíduos alistados no Exército. 1 de Dezembro é solenizado como a Festa da Bandeira Nacional.

Trabalho realizado por: Paulo Amado Santos (6ºB)

Page 3: Jornal Escolar - Outubro

página donúcleo vida activa

No sentido de propiciar a inclusão na sociedade e auxiliar a integração na vida activa, os alunos que frequentam o Núcleo Vida Activa beneficiam de um conjunto de áreas e de actividades que têm por objectivo elevar as suas capacidades cognitivas, motoras e socio-afectivas.

Áreas vocacionais internas

Jardinagem/Hortofluricultura

Já começámos a trabalhar na horta. Estava tudo cheio de ervas e arbustos. Agora temos de cavar para depois semear e plantar. Este ano já semeámos coentros.

Comércio

Em breve o Núcleo Vida Activa voltará à rua para vender os seus produtos. Este ano vamos ter surpresas.

Blog do NVA:http://utmessines.blogs.sapo.pt

Blog do Grupo de Educação Especial:

http://edespecialmessines.blogs.sapo.pt

Áreas vocacionais externas

Nas áreas vocacionais externas, os alunos experimentam e descobrem áreas profissionais e aprendem novas competências. Para este ano lectivo temos planificadas actividades com entidades parceiras que abrangem sete alunos.

Almoço de final de anoComo já vem sendo hábito, o Núcleo Vida Activa realizou no final do ano lectivo transacto, um almoço convívio entre professores e alunos.

Page 4: Jornal Escolar - Outubro

Peddy papper 2010No final do ano lectivo 2009/10. Mais precisamente em Junho, a equipa NVA & Amigos venceu a

terceira edição do Peddy papper. Uma prova pedestre de orientação para equipas, que consiste num percurso ao qual estão associadas perguntas ou tarefas correspondentes aos diferentes pontos intermédios e que podem determinar a passagem à parte seguinte do percurso, é uma actividade lúdica geralmente ligada à aquisição de conhecimentos sobre um determinado tema ou local.

Página realizada por: Rodolfo Casimiro (7ºD); Vera Lopes (6ºC) e Jéssica Vicente (8ºA)

AlgarviadasO azeite

Em muitas benzeduras e mezinhas se usa o azeite, talvez relacionado os seus efeitos benéficos com o facto da Bíblia o ter tornado símbolo do Amor, que o padre usa no rito de passagem do» Mouro ao Cristão» _ o Baptório da passagem para» outra Vida».

A sua lenda é mitológica e aqui a recordamos pela sua ligação ao saber de uma mulher: Quando Cecrops fundou uma cidade quis, como é natural, dar-lhe nome. Neptuno, candidato a padrinho, levou como oferenda, sal e um cavalo selvagem. Minerva, candidata a madrinha, usou o saber e instituição feminina: domou o cavalo selvagem oferecido por Neptuno, criou uma oliveira e ofereceu ambos à cidade. Cecrops, encantado com os presentes e com as possibilidades de Minerva, escolheu esta para a madrinha em desfavor de Neptuno. A cidade nova chamava-se Atenas e a Grécia continua a ser um bom produtor de

azeite graças à instituição feminina, que lhe deu a oliveira.

Reponso de Santo António(Para achar objectos perdidos ou roubados)

Se um milagre desejaisRecorrei Santo AntónioVereis fugir o demónio

E as tentações infernais.Digam aqueles que o digam

Digam aqueles que o sãoRecupere-se o perdido (ou roubado)

Rompa-se a sua prisão.Padre Nosso, Ave Maria.

(Repete-se durante nove dias)Jéssica Vicente 8ºA

Notícias da escola

Fundação Jack PetcheyO Núcleo Vida Activa resolveu dar continuidade ao projecto de jornalismo subsidiado pela Fundação Jack Petchey.

Page 5: Jornal Escolar - Outubro

Com o dinheiro amealhado no ano lectivo 2009/10 compraram um computador portátil e uma máquina digital.

Professor Manuel GilAo fim de muitos anos de carreira e dedicação ao sistema educativo, o professor de E.V.T. - Manuel Gil aposentou-se. Em nome da escola OBRIGADO e BOA SORTE!

I Congresso CulturalNo passado mês de Agosto, os professores Filipe Mota e Pedro Santos participaram no I Congresso Cultural realizado em Arco de Baúlhe, concelho de Cabeceiras de Basto.

As tradições culturais e o progresso de Portugal foram temas debatidos pelos intervenientes.

Trabalho realizado por Rodolfo Casimiro (7ºD) e Paulo Santos (6ºB)

Soeiro Pereira Gomes

Pesquisa efectuada por Tó Zé Guia 8ºD

Nascido em Gestaçô em 1909 e foi um dos grandes nomes do neo-realismo literário em Portugal. Viveu em Espinho, dos 6 aos 10 anos de idade onde recebeu a instrução primária e onde passou o Verão nos primeiros anos da sua vida.

Era filho de agricultores e estudou na Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra, onde tirou o curso de Regente Agrícola. Quando acabou os estudos, viajou para Angola onde trabalhou mais de um ano. Quando regressou a Portugal, foi morar para Alhandra. Mas foi o seu trabalho como escritor que o tornou conhecido, sendo considerado um dos grandes nomes do realismo socialista em Portugal. Com apenas 20 anos, começou a publicar os seus escritos no jornal «O Diabo», à época uma publicação progressista que contrastava no panorama cinzento das publicações censuradas pelo fascismo. Entre os seus trabalhos conta-se a obra Esteiros, publicada em 1941, considerada a sua obra-prima, ilustrada, na sua primeira edição, por Álvaro Cunhal, antigo secretário-geral do PCP, e dedicada «aos filhos dos homens que nunca foram meninos». É uma obra de profunda denúncia da injustiça e da miséria social, que conta a história de um grupo de crianças que desde cedo abandona a escola para trabalhar numa fábrica de tijolos. Devido à condição de militante comunista, passa à clandestinidade em 1945 para evitar a repressão do regime de Salazar e continua a desenvolver o seu trabalho de militante. Soeiro Pereira Gomes acaba por ser vitima de cancro pulmonar, que se agrava pelas dificuldades da vida clandestina. Impedido, pela clandestinidade, de receber o tratamento médico que necessitava faleceu a 5 de

Page 6: Jornal Escolar - Outubro

Dezembro de 1949. Encontra-se sepultado em Espinho, terra que o acolheu durante a infância. Da sua sepultura consta a seguinte inscrição: A tua luta foi dádiva total.

Obras literárias

Esteiros (1941); Engrenagem (1951) Contos Vermelhos (Refúgio perdido, O pio dos mochos, Mais um herói); Contos e crónicas (O capataz, As crianças da minha rua, O meu vizinho do lado, Pesadelo, Companheiros de um dia , O Pástiure, Um conto, Alguém, Breve história de um sábio, Estrada do meu destino, Um caso sem importância, Última carta; Praça de Jorna (1946)

Page 7: Jornal Escolar - Outubro