8
Amados irmãos e irmãs, paz! Revestimo-nos da grande responsabilidade de anunciar o Reino de Deus re- novando nosso ardor missionário. Por essa razão selecionamos neste mês de feve- reiro artigos que os auxiliam diante dos desafios que nos cercam, recuperando nossa fé e ardor missionário. Nesse sentido, a Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Preparemo-nos para essa Campanha pedindo ao Senhor que nos tornemos sensíveis as dores desses nossos irmãos. “Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!” PASCOM Como o ano novo se torna realmente novo? Ano novo... Vida nova! Não é isso que todos dizem? Esperam? Essa renovação é muito po- sitiva! Imaginem se não houvesse essa fase esperançosa, que tédio e desânimo envol- veriam nossos dias... Pois bem. Mas ano entra, ano sai, e o que nos parece é que novidades mesmo são poucas, e um cír- culo vicioso não tão cheio de boas no- tícias insiste em nos rodear... Por que será? O que está errado em nossas metas? Vamos analisar os principais desejos de um ano novo: Paz, saúde, alegria, dinheiro, sucesso. Al- guém viu Deus aí? No vazio dessas palavras, ele se torna invisível, mas se ele vier ANTES de todas essas vontades, certamente tudo fluirá melhor que o esperado. As pessoas têm a errônea mania de achar que Deus está a par das coisas, que ele só interfere se elas vão indo muito mal ou boas demais... Acredito que um ano novo não seja isso... Ano novo, vida nova, é entender que Deus É CONOSCO, e isso nos leva a crer que a mudança que tanto esperamos (de fora) parte de NÓS MESMOS! Então, que tal seguirmos algumas dicas: - Orações e pensamentos positivos são imensamente válidos, mas, que tal praticar boas ações? - Em vez de só pedir e agradecer a Cristo, feche os olhos, respire fundo e sinta-o dentro de ti... - Deus lhe fez com tanto cuidado e amor... Já pensou em valorizar isso cuidando de seu corpo e sua saúde? - Já reparou que quando você se distancia da missa, suas semanas ficam estranhas, faltando algo? - É muito bom desligar-se do estresse e da rotina desvairada que o mundo nos impõe e viver a simplicidade maravilhosa que Deus nos concede nos amigos, nos filhos, no planeta, no pouso bonito de uma borboleta em sua casa... Que sejamos diante de Deus e do mundo a mudança que queremos, pois, mesmo sendo um, juntos, fazemos a diferença! Amanda Graziele Siqueira de Brito A Semente Paróquia São José Bragança Paulista / SP Ano IX - Edição nº 85 - Fevereiro/2014 EDITORIAL MENSAGEM DO MÊS NESTA EDIÇÃO Página 2 Página 8 Página 3 Página 4, 5, 6 e 7 Cajado do Pastor e Campanha da Fraternidade Coluna Jovem, Copa do Mundo, Dicas de Saúde, Festa de São José Agenda e Dizimistas Aniversariantes Aconteceu na Matriz e nas Comunidades Pastoral da Comunicacão PASCOM

Jornal fevereiro

Embed Size (px)

Citation preview

Amados irmãos e irmãs, paz! Revestimo-nos da grande responsabilidade de anunciar o Reino de Deus re-

novando nosso ardor missionário. Por essa razão selecionamos neste mês de feve-reiro artigos que os auxiliam diante dos desafios que nos cercam, recuperando nossa

fé e ardor missionário.Nesse sentido, a Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano.

Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Preparemo-nos para essa Campanha pedindo ao Senhor que nos tornemos sensíveis as dores desses nossos irmãos.

“Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!”

PASCOM

Como o ano novo se torna realmente novo?

Ano novo... Vida nova! Não é isso que todos dizem? Esperam? Essa renovação é muito po-

sitiva! Imaginem se não houvesse essa fase esperançosa, que tédio e desânimo envol-veriam nossos dias... Pois bem. Mas ano entra, ano sai, e o que nos parece é que novidades mesmo são poucas, e um cír-culo vicioso não tão cheio de boas no-tícias insiste em nos rodear... Por que será? O que está errado em nossas metas?

Vamos analisar os principais desejos de um ano novo: Paz, saúde, alegria, dinheiro, sucesso. Al-guém viu Deus aí? No vazio dessas palavras, ele se torna invisível, mas se ele vier ANTES de todas essas vontades, certamente tudo fluirá melhor que o esperado. As pessoas têm a errônea mania de achar que Deus está a par das coisas, que ele só interfere se elas vão indo muito mal ou boas demais... Acredito que um ano novo não seja isso... Ano novo, vida nova, é entender que Deus É CONOSCO, e isso nos leva a crer que a mudança que tanto esperamos (de fora) parte de NÓS MESMOS! Então, que tal seguirmos algumas dicas:

- Orações e pensamentos positivos são imensamente válidos, mas, que tal praticar boas ações? - Em vez de só pedir e agradecer a Cristo, feche os olhos, respire fundo e sinta-o dentro de ti...- Deus lhe fez com tanto cuidado e amor... Já pensou em valorizar isso cuidando de seu corpo

e sua saúde?- Já reparou que quando você se distancia da missa, suas semanas ficam estranhas, faltando

algo?- É muito bom desligar-se do estresse e da rotina desvairada que o mundo nos impõe e viver a

simplicidade maravilhosa que Deus nos concede nos amigos, nos filhos, no planeta, no pouso bonito de uma borboleta em sua casa...

Que sejamos diante de Deus e do mundo a mudança que queremos, pois, mesmo sendo um, juntos, fazemos a diferença!

Amanda Graziele Siqueira de Brito A S

emen

tePa

róqu

ia S

ão Jo

séB

raga

nça

Paul

ista

/ SP

Ano

IX -

Ediç

ão n

º 85

- Fev

erei

ro/2

014

EDITORIAL

MENSAGEM DO MÊS

NESTA EDIÇÃOPágina 2

Página 8

Página 3

Página 4, 5, 6 e 7Cajado do Pastor e Campanha da Fraternidade Coluna Jovem, Copa do Mundo, Dicas

de Saúde, Festa de São José

Agenda e Dizimistas AniversariantesAconteceu na Matriz e nas Comunidades

Pastoral da ComunicacãoPASCOM

Paróquia São José

Com esse título gostaria de iniciar nossa refle-xão desse mês, falando sobre o nosso querido Papa Francisco. Esse título faz parte de uma das tantas biografias lançadas sobre o nosso Papa. Achei mui-to bonito e significativo, por isso plagiei.

Jorge Mario Bergoglio, nosso querido e amado Papa Francisco, lendo um pouco de sua vida e de sua história, pude ver que sua vida é muito parecida com a de todos nós. Não foi perfeita e também teve alguns desvios. Ele é um Papa que, em tempos, teve namorada e que, no seu tempo livre, dançava o tango. É um Papa cuja resistência a um regime dita-torial não foi brilhante, mas que, na clandestinidade, fez o que pode para ajudar as vitimas. É um Papa que sabe andar de metro, lavar a sua roupa, fazer a sua cama, cozinhar a sua comida ou até, por vezes, servir café a quem o visita, e isso o uniu a milhões de pessoas normais.

Por isso, as pessoas normais têm hoje motivos para ficarem verdadeiramente espantadas: nós so-mos Papa!

“Aceito a eleição mesmo sendo pecador” terão sido as primeiras palavras que Jorge Mario dirigiu aos cardeais, no conclave, após a sua eleição para ser o bispo de Roma.

Ninguém sabe ao certo como é este Papa, mas não é nenhum super-homem. Sabemos, no entanto, que ele esta empenhado em que os princípios do Cristianismo sejam postos em prática na vida coti-diana e não deixados num patamar intangível.

Para ele, a reforma da Igreja, a mudança do mundo começa a um nível pequeno. É aqui que o assunto se torna para nós, gente comum, apesar de tudo desconfortável, pois não há nada que o novo Papa mais odeie do que a hipocrisia.

Estamos vivendo momentos empolgantes. Este novo Papa ora vai encantar como na sua primeira aparição na varanda do Vaticano ao se inclinar pe-dindo a benção de seu rebanho, ora nos vai inevi-tavelmente irritar com decisões impopulares. Mas o que é certo é que nos vai surpreender sempre.

Como Papa, o seu grande tema tem sido a mi-sericórdia. O que também significa ter misericórdia conosco mesmos. Significa não querer ser perfeito, não ter medo da fraqueza ou, como ele disse na sua entronização, “não ter medo da ternura”. A palavra ternura – tenerezza – foi proferida pelo menos seis vezes durante a homilia de inicio do seu pontificado.

Tudo isso não teria acontecido sem a renúncia do Papa Bento XVI ao seu ministério, fato que até ago-ra tem sido um tanto esquecido. Mas quem observar com cuidado e carinho, poderá ver que, também do ponto de vista temático, Bento preparou o terreno para Francisco.

Da sua primeira encíclica Deus Caritas Est, há uma linha direta que conduz ao Papa da misericór-dia, como no que toca também ao amor pela Criação e ao diálogo inter-religioso, Francisco pode prosse-guir uma linda de continuidade de Bento.

Que todos os cristãos e não-cristãos, possamos caminhar juntos na vivencia do amor, do perdão, da misericórdia e que possamos construir um mundo de paz.

Que as palavras de Francisco nos inspire a vi-ver a vontade de Deus - “Não devemos ter medo da bondade nem da ternura”

Que Deus abençoe a todos...

Pe. Jeferson F. MengaliPároco

Fonte: O Papa Frascisco... Quem é, o que pensa e o que o espera, de Stefan von Kempis.

A Campanha da Fraternidade deste ano foi bus-car o seu lema na Carta aos Gálatas, 5,1 –“É para a liberdade que Cristo nos libertou”. O tema da Campanha é: “Tráfico Humano e Fraternidade”. Resumindo: A morte e ressurreição de Cristo recon-quistou-nos a liberdade; como cristãos irmãos im-porta lutar para que nenhum ser humano seja escra-vizado por seu semelhante.

Participantes da Igreja de Jesus Cristo vivemos, durante todo o ano, momentos fortes que nos cha-mam à conversão. Assim, o tempo da Quaresma que se aproxima é uma oportunidade que temos de voltar-nos para nosso interior, e examinar-nos como vivemos nossas relações com os irmãos. É neste contexto que a Igreja no Brasil promove a Campa-nha da Fraternidade.

O Tema do Tráfico Humano, colocado neste ano, quer nos alertar para um dos problemas mais an-gustiantes da sociedade humana. Pois, enquanto Deus nos quer livres para podermos fazer o bem, muitos seres humanos se acham no direito de usar seus semelhantes como propriedade pessoal, trans-formando-os em objeto de uso para seus interesses egoístas.

Para compreendermos melhor toda a problemá-tica do Tráfico Humano, o texto da Campanha, na primeira parte, lança um olhar sobre a realidade de hoje e analisa as diversas modalidades do Tráfico Humano: o tráfico para a exploração no trabalho; para exploração sexual; para a extração de órgãos,

tráfico de crianças e adolescentes. O texto apresen-ta também as características do Tráfico Humano e situa o problema dentro da sociedade globalizada onde o mercado estimula um consumismo que a todos tenta escravizar e quer transformar os seres humanos em objetos de consumo. Neste contexto, todos nós conhecemos o que significou a escravi-dão humana que ainda persiste entre nós.

Na segunda parte, o texto da Campanha apre-senta a mensagem que a Palavra de Deus nos traz sobre o Tráfico Humano. “Diante da grandeza de sermos filhos e filhas de Deus é inaceitável que a pessoa seja objeto de exploração ou de compra e venda. É um ato de injustiça e de violência que cla-ma aos céus. É uma negação radical do projeto de Deus para a humanidade”.

Finalizando, como resposta concreta, à proble-mática do Tráfico Humano, o documento da Cam-panha da Fraternidade reafirma o compromisso da Igreja no Brasil, traz propostas para enfrentar o Trá-fico Humano, e aponta quais os canais de denúncia de casos de Tráfico Humano. Finalizando, elenca documentos informativos sobre o Tráfico Humano. Estamos diante de um desafio como cristãos: Ser advogados da justiça e defensores dos pobres.

Conrado Vasselai

2

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

SouzaSilva

CORRETORA DE SEGUROS

Souza Silva Adm. Corr. Seguros Ltda.Rua Tupi, 153 - Sala 04 - Taboão - Brag Pta - SP - CEP 12.900-290

Fone/Fax: (11) 4032-0450 / 4033-7586e-mail: [email protected]

O CAJADODO PASTOR

NÓS SOMOS PAPA!

Rua Arthur Siqueira, 29 - Bragança Paulista - [email protected]

Tel/Fax: 4033-3684

MADEIREIRABRAGANTINA

Av. José Gomes da Rocha Leal, 134 - Taboão - Bragança PaulistaTel.: (11) 4033-4048 - Fax: (11) 4033-2328

06 de Fevereiro - São Paulo Miki e companheirosFoi através do trabalho evangelizador de São Francisco

Xavier, que o Japão tomou conhecimento do cristianismo, entre 1549 e 1551. Foi também graças à coragem dos catequistas locais, como Paulo Miki e seus jovens companheiros. Miki nasceu em 1564, era filho de pais ricos e foi educado no colégio jesuíta em Anziquiama, no Japão. Posteriormente tornou-se o primeiro sacerdote jesuíta em sua pátria, conquistando inúmeras conversões com humildade e paciência. Os católicos foram expulsos do país, mas muitos resistiram e ficaram. Só que a repressão não demorou. Primeiro foram presos seis franciscanos, logo depois Paulo Miki com outros dois jesuítas e dezessete leigos terciários. Os vinte e seis cristãos sofreram terríveis humilhações e torturas públicas. Levados em cortejo de Meaco a Nagasaki foram alvo de violência e zombaria pelas ruas e estradas, enquanto seguiam para o local onde seria executada a pena de morte por crucificação. A elevação sobre a qual os vinte e seis heróis de Jesus Cristo receberam o martírio pela crucificação em fevereiro de 1597 ficou conhecida como Monte dos Mártires. Paulo Miki e seus companheiros foram canonizados pelo Papa Pio IX, em 1862. A partir do momento em que o Japão se abriu novamente aos europeus, os missionários voltaram e as igrejas voltaram a ser construídas.

3

ACONTECEU NA MATRIZ - PRIMEIRA EUCARISTIA

ACONTECEU NA MATRIZ - MISSA DE NATAL E MISSA DE ANO NOVO - PARÓQUIA SÃO JOSÉ

ACONTECEU NA COMUNIDADE CHÁCARA FERNÃO DIAS

FOTO

: Ron

din

Lege

nda:

Ilze

Cav

alla

ro B

ertin

– P

AS

CO

M

Lege

nda:

Ilze

Cav

alla

ro B

ertin

– P

AS

CO

MLe

gend

a: L

igia

V. S

pina

– G

rupo

Jov

ens

IGN

IS

No dia 08 dezembro um grupo de crianças e adultos de nossa paróquia, tiveram a alegria do primeiro encontro com Jesus na Eucaristia. Diante do mundo que vivemos, onde tantas coisas vazias e atraentes são oferecidas para nossos jovens, é emocionante presenciar essa alegria de vê-los com o coração preenchido pela fé e a presença de Jesus Cristo. Que Deus os abençoe e guie seus passos!

A missa de Natal e a de Ano Novo, foram celebradas no Centro Comunitário da USF, foi muito bom ver as famílias da Paróquia e das Comunidade juntas para celebrar momentos de tão grande significado para nós cristão. A missa de Natal foi linda, onde o Padre Jeferson ressaltou a importância de caminharmos sob a verdadeira luz, que é o próprio Cristo, na missa de Ano ele ressaltou “temos de agradecer pelos bons e maus momentos de nossas vidas”. Tudo isso vai de encon-tro, com as palavras de nosso querido Papa Francisco “se amamos a Deus e a nossos irmãos, andaremos na luz”, ou seja, a melhor maneira de estarmos junto a Cristo é caminharmos como verdadeiros irmãos, “fazendo o bem, sem olhar a quem!”

Aconteceu, no dia 21 de Dezembro de 2013, o Natal Solidário na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Chácaras Fernão Dias. Neste dia, mais de 120 crianças e 60 mães ganharam presentes e cestas básicas.

O papai Noel veio repleto de ajudantes, distribuindo alegria, carinho e muitas balas. Foi um momento marcante, onde o amor, a alegria, e a magia do natal se fez presente. Em cada rosto, víamos a expectativa pela vinda do Menino Jesus. Mas, quem ganhou o maior de todos os presentes, foram aqueles que organiza-ram esse evento. A emoção tomou conta quando o Papai Noel chegou. Lagrimas eram comuns pois, ver crianças sorrindo daquela maneira ingênua, com uma autentica felicidade é difícil de ver hoje em dia. Agradecemos a todos que colaboraram para este momento incrível! E, 2014 terá mais!

COMPRA - VENDA - INCORPORAÇÃO DE IMÓVEIS

ALAMEDA POLÔNIA, 34BRAGANÇA PAULISTA - SPCEP 12916-160

TEL.: (11) 4034-0543FAX: (11) 4032-0044CEL.: (11) 9989-1887

CACOCICONSULTORIA E EMPREENDIMENTOS DE IMÓVEIS LTDA.CRECI 6.414-J www.cacociimoveis.com.br

Dr. Carlos Eduardo Falleiros

Dr. Felipe M. C. V. Falleiros

CRO 22762

CRO 76451

Implante

Prótese

Ortodontia

Clínica Geral

CirurgiaR. Octaviano Machado, 26 Santa Luzia 4034-0522

ODONTOLOGIA ESPECIALIZADAODONTOLOGIA ESPECIALIZADA

Especialista em Implantodontia

4

Amigos, Mais um ano se inicia!Esta é a 1º Coluna Jovem de 2014 e estou muito feliz por continuar es-crevendo COM vocês! Este mês, vou falar sobre um tema muito interessante e que tem tudo a ver com começar algo... Começar um dia, um mês, um ano, recomeçar... Não há nada melhor que começarmos o ano com o coração limpo, vazio de todos os sen-timentos ruins. Espero que, ao terminar de ler essa Coluna Jovem, o seu coração comece a ser limpo para dar lugar a todo esse amor de Deus Pai!

A dor de uma magoaTodos nós que-

remos ser feliz, certo? Quase to-dos! Tem gente que não quer isso, por incrível que pa-reça. Conversando com um amigo, ele me disse: “Tenho medo da felicida-

de.” Eu perguntei abismada: “Por quê?” E, ele me respondeu: “Porque tenho medo de me decepcionar com quem esta me trazendo essa felicidade.”

Depois dessa conversa resolvi escrever essa Coluna Jovem, pois, tenho certeza, que tem muitas pessoas que estão passando por isso hoje ou, que já tenham passado: Foram decepcionados por al-guém.

A decepção dói, machuca, faz até o coração san-grar, deixa a gente sem dormir por noites e até che-ga a tirar nosso apetite.

Pode ter sido o namo-rado (a), um amigo (a), pai, mãe, filho, ir-mão, paren-tes... qualquer um pode nos decepcionar e, acreditem, isso é algo que, se não aprendermos

a lidar e a tratar, pode causar feridas gigantescas e mudar o nosso jeito de ser e agir por anos.

Para a pessoa nos decepcionar, é porque con-fiamos nela, porque acreditamos nela. Mas acaba-mos esquecendo uma coisa: Ela é um ser humano como nós! Nós não erramos? Então, porque ela não pode errar? E, você já parou para pensar que você também já magoou alguém? E ai, o que aconteceu? Hoje você fala com essa pessoa que você magoou? E vem a pergunta mais importante: Você pediu per-dão para ela? Oras... se você magoou alguém, por-que não pode ser magoado? Não se trata de “pagar pelo que fez”,mas sim de mostrar que, todos somos humanos e podemos errar.

Daí você fala: “Mas eu estive ao lado dela, quando mais precisou, eu ajudei, eu fiz isso, eu fiz aquilo...” É ótimo ver como ainda há seres humanos bons que estão dispostos a se sacrificarem para o bem do ou-tro, mas pense: “Você fez isso para ajudar a pessoa,

ou para se vanglo-riar?” O que você fez foi entre você e a pessoa ou foi en-tre você e Deus? Se a sua resposta for: “Foi entre eu e a pessoa.” Pois bem,ai esta a cau-sa da sua magoa.

Mas o que po-demos fazer para curar essa má-goa? Você precisa de duas coisas: perdoar a pes-soa que te magoou e, se perdoar. Enquanto você carregar, em seu coração, essa magoa, ela vai te comendo, te corroendo, tirando sua alegria, até che-gar o momento que nada mais estará bom. E é isso que você quer para o seu futuro?

E Porque se perdoar? Porque você esta confian-do mais em um ser humano do que em Deus.

Pense: quem é o ÚNICO que não nos decepcio-na? Que nos ama incondicionalmente?? DEUS! En-tão estou querendo dizer que não devo confiar mais nas pessoas? Minha resposta é NÃO! Você deve continuar confiando, só tome cuidado com o peso que você dará a essa confiança. E lembre-se que, no final, todo o bem que você fizer nunca deverá ser entre você e a outra pessoa, mas sim entre VOCÊ e DEUS!

Ligia Pires SpinaGrupo de Jovens IGNIS

Dia 14 de fevereiro se comemora o dia da ami-zade. Incrível como ultimamente temos dia para tudo. Será uma característica dos tempos moder-nos, onde tudo é tão corrido e descartável? Onde o ontem é algo muito distante e o hoje já se torna pas-sado? Será que só através de um lembrete conse-guimos manter uma relação com o nosso cotidiano?

Amizade, será que precisamos de um dia para lembrarmos de nossas amizades? Depende do que significa para nós “amizade”. Quantos “amigos” te-mos em redes sociais, será um dia para deixarmos mensagens bonitas sobre amizade e no dia seguin-te nada mais? Amizade é uma palavra que deriva da palavra Amor, portanto amizade é algo mais que ter conhecidos. Amizade requer comprometimento, atenção, carinho, união, mas tudo de uma maneira natural, sem interesses, é uma identificação mútua, é reconhecer no outro algo de nós. Amizade é algo que não se explica, se sente. Como é bom saber que cultivamos a amizade de alguém. Toda verda-deira amizade, independente do local, data, circuns-tância que foi adquirida, tem que ter como base a trindade, duas pessoas e Deus, pois amizade envol-ve pureza, amor, alegria, que são sentimentos que nos remetem a Deus. Que sejamos sempre autênti-cos e solícitos em nossas relações, que ao final de nossa vida terrena, possamos deixar nossa marca no caminho dos outros, como nos diz Eclesiástico 48,11: “Bem aventurados os que te conheceram, e foram honrados com a tua amizade!

Jacqueline R. de Almeida CostaPascom

COLUNA JOVEM

AMIZADE

6

Rua Cel Assis Gonçalves, 323Bragança Paulista - SP

Tel/Fax: 2473-2555 - 2473-8030

Produtospara sua Saúde!

Loja Ampla e ModernaEstacionamento próprio

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo

se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

Esta competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA

(Federation International Football Association), com o objetivo de

integração entre os países.A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada

no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa por conta da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã no Rio de Janeiro teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A Seleção Brasileira teve o gosto de ser campeão mundial por mais quatro campeonatos 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 no Japão/Coréia do Sul, tornando-se a única seleção Pentacampeã do mundo.

O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;

A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;

Escolha do BrasilEm maio de 2009 o Brasil foi escolhido pela

FIFA para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 o que gerou muita alegria e comemoração aos brasileiros. Como será sede da Copa, a seleção brasileira já está automaticamente classificada para disputar a Copa de 2014.Os jogos da Copa de 2014 ocorrerão entre os dias 13 de junho (jogo de abertura) e 13 de julho (partida final).

Slogan da Copa 2014Em 29 de maio de 2012, o Comitê Organizador

Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 e a FIFA anunciaram o slogan da Copa que será: “Juntos num só ritmo’’. A frase simboliza a ideia de união de todos em torno do futebol, além da felicidade que o maior evento do futebol representa.

Bola da CopaBrazuca é o nome da bola da Copa do Mundo

de Futebol 2014. O nome foi escolhido através de uma enquete (com cerca de 1 milhão de votos) e divulgado em 2 de setembro de 2012. A empresa de materiais esportivos Adidas será a responsável pela confecção da bola.

O mascote da CopaO mascote da copa é um tatu-bola, animal típico

da caatinga, na cor amarela e com carapaça azul. Seu nome é Fuleco, que é uma combinação de Futebol e Ecologia.

O uso da tecnologiaPela primeira vez na história da Copa do Mundo

de Futebol haverá uso de tecnologia para que o árbitro possa saber se a bola entrou ou não no gol. Conhecido como Goal-Control, o sistema consiste no uso de 14 câmeras de alta velocidade, instaladas na estrutura superior do estádio. A bola será monitorada em tempo real por estas câmeras e, se cruzar a linha do gol, um aviso será enviado em 0,3 segundo para o relógio do árbitro. O sistema não necessita na utilização de chip na bola. Será o fim dos erros de arbitragem em bolas que entram ou não no gol.

Informações importantesA partida de abertura da Copa ocorrerá no Estádio

do Corinthians (em construção) em São Paulo, enquanto a partida final será realizada no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro). A partida de abertura ocorrerá em 12 de junho de 2014, enquanto a final será no dia 13 de julho de 2014.

A competição contará com a participação das seleções nacionais de 32 países.

A presidente Dilma nomeou, em 27 de julho de 2011, Pelé como embaixador da Copa do Mundo de 2014.

A seleção brasileira só jogará no estádio do

Maracanã, caso chegue a final.As cidades-sede da Copa 2014 e seus estádiosBelo Horizonte no Estádio Mineirão, Brasília

no Estádio Mané Garrincha, Cuiabá na Arena Pantanal, Curitiba na Arena da Baixada, Fortaleza no Estádio Castelão, Manaus na Arena Amazônia, Natal no Estádio das Dunas, Porto Alegre no Estádio Beira Rio, Recife no Estádio Cidade da Copa, Rio de Janeiro no Estádio do Maracanã, Salvador no Estádio da Fonte Nova, São Paulo na Arena do Corinthians.

Os 32 países classificados para a Copa de 2014 (lista final)

Brasil (país-sede, classificado sem precisar disputar eliminatórias), Japão, Austrália, Irã, Coréia do Sul, Holanda, Itália, Argentina, Estados Unidos, Costa Rica, Alemanha, Bélgica, Suíça, Colômbia, Espanha, Bósnia-Herzegovina, Rússia, Inglaterra, Chile, Equador, Honduras, Nigéria, Camarões, Costa do Marfim, Portugal, França, Grécia, Croácia, Argélia, Gana, México, Uruguai.

Outras Curiosidades Um estudo realizado pela FGV para o governo

federal revela que 600 mil turistas estrangeiros virão ao Brasil no mês da Copa do Mundo 2014. A estimativa é de que eles realizem quase dois milhões de viagens pelas cidades-sedes. Além disso, outros três milhões de brasileiros circularão pelo país, totalizando aproximadamente seis milhões de viagens.

Cerca de 15.000 jornalistas e repórteres devem estar no Brasil, o que divulgará nosso País em tempo real para cerca de 200 países de todo o mundo, tanto no rádio quanto na TV.

Elvis Souza

HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO

São Brás foi um mártir, bispo e santo católico, venerado tanto no Oriente como no Ocidente, que viveu entre os séculos III e IV na Armênia, nasceu no seio de uma família pomposa, de pais nobres; rece-beu educação cristã, foi médico e bispo de Sebaste. Como médico usava dos seus conhecimentos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também da alma, pois se ocupava em evangelizar os pacientes. É padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua celebração em 3 de fevereiro cidades da Espa-nha e Algumas da América latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.

No tempo desse santo aconteceu uma forte per-seguição religiosa, por ordem do Imperador Diocle-cius (284-305), por isso, como santo bispo, procurou exortar seus fiéis à firmeza da Fé. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem os finais das grandes perseguições aos cristãos, muitos ain-da foram torturados e mortos na mão dos poderosos pagãos, Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo as-sim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínius, em 316.

Muitas tradições envolvem seus prodígios, gra-ças e suplício. Segundo elas, a fama de sua san-tidade rodou o mundo ainda enquanto vivia e sua morte foi impressionante. Durante o seu cativeiro, na escuridão do calabouço, obteve de presente de alguns de seus amigos um par de velas, com as quais recebia luz e calor. Por isso, na representação iconográfica, o santo aparece portando duas velas. O Bispo Brás teria sido terrivelmente flagelado e tor-turado sendo por fim pendurando em um andaime para morrer. Como isso não acontecia, primeiro lhe descarnaram os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, o dego-laram para ter certeza de sua morte.

O prodígio atribuído a ele quando era levado pre-so, para depois ser torturado, é dos mais conheci-dos. Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na gargan-ta. O santo sem nenhum instrumento, rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este levantou mila-grosamente como se nada lhe tivesse acontecido. Daí se originou a benção da garganta no seu dia.

O corpo do santo mártir ficou guardado na sua

catedral de Sebaste na Armênia, mas no ano 732 uma parte das suas relíquias foram embarcadas por alguns cristãos armênios que seguiam para Roma. Nessa ocasião uma repentina tempestade interrom-peu a viagem da cidade de Maratea, em Potenza; e ali os fiéis acolhem as relíquias do santo numa pequena igreja, que depois se tornaria sua atual ba-sílica e a localidade receberia o nome de Monte São Brás.

O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje, e em alguns locais são usadas velas nas cerimônias comemorativas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Brás levou para ele velas na prisão.

Mais recentemente, em 1983 no local da igrejinha inicial foi erguida uma estátua de São Brás, com a altura de vinte e um metros.

Suas relíquias estão atualmente, em Brusswick, Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial. Em Dubrovnik na antiga Iuguslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.

São Brás foi um homem caridoso, corajoso, de oração e pastor de almas, pois cuidava dos fieis na sua totalidade. Evangelizou com o seu testemunho. Foi preso e sofreu chantagens para renunciar à fé. Mas, por amor a Cristo e sua igreja, preferiu renun-ciar á própria vida.

Peçamos a intercessão do santo, para que a nos-sa mente, a nossa garganta, o nosso coração, nos-sa vocação e a nossa profissão possam comunicar a esse Deus, que é amor.

Wagner Raposo Pimentel

5

AUGUSTO ALBERTO ROSSI

R. Santa Clara, 1017 - CentroPABX: 4033-2021

Estacionamento Privativo para clientes

Desde1972

OAB/SP 27.126

ROSSANO ROSSIOAB/SP 93.560

ADVOGADOS

10 de Fevereiro - Dia do Atleta19 de Fevereiro - Dia do EsportistaOs atletas existem há cerca 3 mil anos, pelo me-

nos segundo provas arqueológicas como imagens e textos antigos mas não sabemos se existiram nes-se tempo profissionais pagos para praticar esporte. Mas nos Jogos Olímpicos antigos (os que inspira-ram as Olimpíadas modernas, criadas em 1896), que aconteciam em Olímpia, na Grécia, havia atle-tas que eram “patrocinados” por pessoas para trei-narem a tempo inteiro

Superação, garra, persistência e vontade de ven-cer. Talvez, essas sejam apenas algumas das carac-terísticas que uma pessoa deve ter para se tornar um atleta profissional. Além delas, muitas variáveis entram em jogo, ainda mais quando se trata de com-petições de alto rendimento, aquelas que exigirão capacidade máxima do atleta. No Brasil, fazer do es-porte uma profissão não é uma tarefa das mais fá-ceis, diga-se de passagem. É por isso que em 10 de fevereiro, Dia do Atleta Profissional, as homenagens

são voltadas para os que, diariamente, lutam não só para representar seus clubes e o nosso país em diversas competições, mas também por tornarem o esporte a sua profissão e ideal de vida.

Quando bem praticado, seguindo recomenda-ções de profissionais capacitados e preparados, o esporte traz benefícios não apenas ao corpo, mas também à mente, fortalecendo valores, como espí-rito de equipe, companheirismo, respeito, persistên-cia, cumprimento de regras, dentre outros.

E por falar em prática de esportes, você sabia que na data de, 19 de fevereiro, é comemorado o Dia do Esportista? Esta data consta na legislação brasileira e tem como intuito informar todas as pessoas sobre a importância da prática de exercícios para manter a saúde e o bem estar.

Qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, queima calorias, ajuda no condicio-namento físico e induz a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endor-

fina.Além dis-

so, melhora a auto-estima e acrescenta mais saúde e qualidade de vida às pes-soas.

P r a t i c a r algum tipo de atividade física é a melhor forma de se manter saudável. Então, deixe de lado o sedentarismo e comece a fazer algum tipo de exercício, seu corpo agradecerá.

Comece hoje, comece agora!Abraço a todos!

Dulcinéia Monichetti

DICAS DE SAÚDE

Paul Wax LimpPaul Wax LimpAGORA MERCADÃO DA LIMPEZA

SUPER ECONOMIA, E NO SEU CARRINHO VÃOPRODUTOS DE LIMPEZA A PREÇOS BARATOS

PORQUE SOMOS DIFERENCIADOSAmplo Estacionamento Entrega em Domicílio

Rua Alfredo Ortenzi, 133 - Jardim São José(Próximo cabeceira da pista do aeroclube)

4032-3815 / 4033-2638 / 9916-5020

EM NOVO ENDEREÇO

UNIMAGEMUnidade de Diagnóstico por Imagem

Rua Bahia, 342 • Recreio EstorilAtibaia • SP • CEP 12944-060

Ressonância Magnética • Tomografia ComputadorizadaMamografia • Densitometria Óssea • Radiologia

Ultrassonografia • Angiografia Digital

Fones (11) 4414-5029/5030Fax (11) 4412-3267

03 DE FEVEREIRO DIA DE SÃO BRÁS

Em 16 de feve-reiro é comemora-do o dia do repórter, profissional caça-dor de notícias, que nos informa a cada dia todos os fatos ocorridos no mun-do.

Ser repórter é colher informações verdadeiras e pre-

pará-las para a divulgação, que pode ser feita atra-vés da televisão, dos jornais impressos ou de revis-tas, pelo rádio e, atualmente, pela internet.

Mas preparar uma notícia não é coisa fácil. Exige conhecimentos e técnicas específicas da área jorna-lística, além de envolver a pesquisa e a confecção da notícia.

O primeiro modelo de reportagem surgiu com a invenção da tipografia, em meados de 1440, criada

por Johan Gutemberg, onde o sistema de impressão era feito com tipos de metal e com as letras em alto relevo.

Após o período da revolução industrial, as técni-cas de impressão ganharam mais rapidez e qualida-de, aumentando as publicações.

Os noticiários em rádio chegaram ao Brasil atra-vés de Edgard Roquete Pinto, considerado “o pai do rádio”, onde o mesmo previu que o objeto se tornaria um transmissor da cultura popular. Em 1922 foi re-alizada a primeira transmissão, expondo o discurso do presidente Epitácio Pessoa sobre os cem anos da Independência.

A primeira rádio emissora foi fundada por Oscar Moreira Pinto, em 1919, a Rádio Clube de Pernam-buco, sendo seguida pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923.

Em abril de 1950, tivemos o primeiro canal televi-sivo do país, mas as transmissões com maior quali-dade só foram possíveis com a inauguração da TV Tupi. O primeiro telejornal foi apresentado em 19 de

setembro, com o nome de “Imagens do Dia”, apre-sentado por Ribeiro Filho.

Com a evolução dos meios de comunicação, chegamos à era da informatização, onde as notícias correm de forma bem mais rápida. A globalização e o acesso à internet possibilitam que, em tempo real, acompanhemos um fato acontecido do outro lado do mundo.

Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma. É ético também apresentar uma linguagem objetiva e clara, desvin-culando o jornalismo da literatura.

Com isso, consegue atingir todas as classes de leitores, levando para os mesmos os fatos ocorridos, as notícias, que são consideradas direitos de todos e, portanto, vistas como bens públicos.

Pesquisa feita no site Equipe Brasil Escola

Norma R. Lima MazochiPASCOM

No sossego de uma gruta teve início a história de nossa padroeira Nossa Senhora de Lourdes. Que-brando o silêncio com rajadas de vento, a Imaculada Conceição apareceu a jovem Bernadete, uma moça simples nascida em Lourdes. Entre as inúmeras in-vocações a Virgem Maria, existem aquelas ligadas ao lugar onde seu culto foi iniciado ou onde ocorre-ram suas aparições. A invocação a Nossa Senhora de Lourdes está incluída nesta última categoria. Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali se cons-truísse uma igreja; em outra ocasião, fez brotar água na rocha, onde de água cristalina e considerada mi-lagrosa, que ali corre desde então. No dia 11 de fevereiro comemoramos o Dia Mundial do Enfermo. Um dos pontos que mais suscita questionamentos entre as pessoas: o sofrimento. A dor nos acome-

te de diversas maneiras e, nos momentos difíceis, muitos se interrogam: Por que? Por que eu? Por que nesta hora em que eu era tão necessário? Aparente-mente, nunca vamos conseguir sondar as razões do sofrimento até as suas profundidades: dores físicas, psíquicas, mentais, a sensação de ser inútil, sentir--se alquebrado, já sem forças. A enfermidade é, de fato, uma tragédia, se a olharmos apenas em si. É uma tragédia que faz parte do nosso dia-a-dia. Pen-sar na doença como meio para a santificação pes-soal e para a redenção do mundo é algo que parece totalmente anacrônico em relação ao nosso tempo. Entretanto, toda enfermidade é um período de hu-mildade, de humilhação mesmo, que expõe nossas próprias fraquezas, submetendo-nos à dependência de outros, encarregados de cuidar de nós. É mo-

mento de nos colocarmos face-a-face com nossa finitude humana, diante do Deus vivo e verdadeiro. Experimentar nossas próprias limitações torna-nos mais humanos e, por isso mesmo, mais próximos de Deus, como Jesus revelou a São Paulo: “Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela to-talmente a minha força” (2Cor 12,9). Por outro lado, a aceitação do sofrimento não pode jamais significar um conformismo masoquista diante dos problemas. Deus nos concedeu aptidões para ser empregadas na construção do mundo e na promoção do próprio ser humano. Que o Cristo, Médico dos corpos e das almas, por intercessão de São Lucas, padroeiro dos médicos, nos abençoe a todos!

Jacqueline R. de Almeida CostaPASCOM

7

DIA DO REPÓRTER

11 DE FEVEREIRO - DIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Av. Antonio Pires Pimentel, 907 - Bragança [email protected]

Fone / Fax: (11) 4034-3049

SÃOCONTABILIDADE

blocos e lajes. ltda.

BIRIÇÁ Blocos e Lajes Ltda.IRMÃOS BARLETTA - CREA - 0372392

ESCRITÓRIO: (11) 4035-18789989-3388

FÁBRICA: (11) 4031-8295

Depósito: AV. DOS IMIGRANTES 4289 - JD. SÃO LOURENÇO - BRAGANÇA PAULISTA - SPMatriz: SÍTIO SÃO CLEMENTE - BAIRRO BIRIÇÁ DO VALADO - BRAGANÇA PAULISTA - SP

LAJES CONVENCIONAL E TRELIÇADA

MATRIZ e CAPELA N. S. DO BOM PARTOaniversário de nascimento

Ana Cristina Leme VieiraAntonio de Assis GonçalvesCustódia Nunes Braço Silva

Dirceu Aparecido SilvaIrany Franco de Moraes Ferreira

José Carlos AzevedoLuiz Gabriel Gomes

Neuza Maria Fernandes RossiOdete J. Rodrigues Godoy

Pergentina PereiraRoberto Bonani

Rosa Maria de JesusSilvana Maria Duccigne

Terezinha Apparecida Camargo AraújoVangeli Ferreira Pessoa

Vilmar Albertianiversário de CASAMENTO

Ana Cristina e Clóvis Vieira JúniorApparecida e Geraldo José Lopes da Silva

Geilda e Luiz FernandesIvete Pallis e Ercílio Antonio Domingues Alonso

Maria Cristina e Humberto Moura DuarteMaria Aparecida e Walter Minoru Yamada

Maria Edna e Antonio Assis GonçalvesMônica Maria e Paulo César Gomes Pinto

Regina e Adriano Aparecido FurquimRita de Cássia e Osmar Cortonês

Tania Regina e Geraldo Silva JúniorVeneranda Aparecida e Moacir Pereira

BIRIÇA DO CAMPINHOaniversário de nascimento

Ana Maria Gonçalves da LuzFrancisca de Souza Camargo

José Achiles Cypriano de SouzaMaria Luiza Nobre da Luz OliveiraMárcia Aparecida da Luz CamargoMarco Antonio Cypriano de Souza

Rosa Biasini Fonte BassoSaturnina da Silva Moraes

aniversário de casamentoMaria Terezinha e Antonio Cypriano de Souza

Terezinha e Emídio Pereira da Silva

COMUNIDADE CHÁCARAS FERNÃO DIASaniversário de nascimento

Alice Pereira de CarvalhoAntonia de Souza Pereira

Marinela B. RossettiMatusalém OliveiraRosa Cesale Artiolli

aniversário de CASAMENTOMarlene e Claudio Spina

BIRIÇA DO VALADOaniversário de nascimento

Anderson José CoutoJaqueline Cavallaro da Silva

José Benedito de SouzaRoberto Fernandes de LimaSuzete Ap. Leme Cavallaro

aniversário de CASAMENtoDiva e Luiz Petroni

Irene e Emidio Antonio Cavallaro Paulina e Carlos Donizete Cavallaro

COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIAaniversário de nascimento

Adilson Gonçalves BragançaArnaldo Souza Silva

Fernanda Cecilia Teixeira da SilvaIraci Ap. Martins dos Santos

Josenaldo Silva de FariaMaria Ivany Contell

Neuza Ap. de Toledo B. da SilvaNeide Helena de Toledo Forato

Odelia Dias Soares Santosaniversário de CASAMENToAlda Cristina e Arnaldo Souza Silva

Dia 18 – terça-feira- 20h00’ – Missa do Crisma, no Centro Comunitário

da Universidade São FranciscoDia 19 – quarta-eira

- 20h00’ – Missa da Novena Perpétua de São JoséDia 25 – terça-feira

- 20h00’ – Reza do terço dos homens.Dia 26 – quarta-feira

- 20h00’ – Hora Santa na Capela de N.Sra. do Bom Parto

Dia 05 – quarta-feira- 20h00’ – Missa de Cinzas

Dia 07 – sexta-feira- 05h00’ – Missa Penitencial e votiva ao Sagrado

Coração de JesusDia 14 – sexta-feira

- 05h00’ – Missa PenitencialDias 10 a 18 – Novena preparatória à solenidade

de São José- 10 a 14 (segunda a sexta-feira), as 20h00’

- 15 (sábado) – as 19h00’- 16 (domingo) – as 08h00’

- 17 e 18 (segunda e terça-feira), as 20h00’19/3 (quarta-feira) – dia de São JoséA Igreja permanecerá aberta o dia todo

- 08h00’ – Alvorada (queima de fogos) e reza do terço

- 12h00 – Meditação das sete dores e alegrias de São José

- 18h30’ – carreata pelas ruas do bairro- 20h00’ – missa solene em louvor a São José

Dia 21 – sexta-feira- 05h00’ – Missa Penitencial

Dia 25 – terça-feira- 20h00’ – Reza do terço dos homens.

Dia 26 – quarta-feira- 20h00’ – Hora Santa na Capela de N.Sra. do Bom

PartoDia 28 – sexta-feira

- 05h00’ – Missa Penitencial

8

AGENDA DE FEVEREIRO

AGENDA DE março

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES

PREZADO DIZIMISTACaso seu nome não esteja aqui relacionado, favor procurar um agente da Pastoral do Dízimo para atualização de seu

cadastro. Obrigado!