8
NOVO TELEFONE: 38 3676-3962 Venceu a mudança Unaí-MG, Outubro de 2012 | Ano 7 Valor do Exemplar 1 real NOVO TELEFONE: 38 3676-3962 3676-7776 8818-2188 9963-2188 a partir de Impressão l Co orida 26 EDIÇÃO Nº Time de primeira Com uma campanha surpreendente, o Unaí Esporte Clube não desperdiçou a oportunidade que teve e conquistou o título do 16º Campeonato Brasiliense de Futebol da 2ª Divisão. Pecuaristas de Unaí reclamam do preço pago pelo leite “Pagando para trabalhar” Confira o resultado das Eleições 2012 em todo o Noroeste de Minas Duas pessoas foram executadas na Praça da Matriz O Deputado Estadual Delvito Alves (PTB) recebeu 22.067 votos e foi eleito no dia 7 de outubro de 2012, prefeito de Unaí, consolidando assim seu prestígio político na cidade e despontando como a maior liderança política da atualidade no município. Página 5 Páginas 7 e 8 Página 3 Página 7 Páginas 5 e 6 Foto: Assessoria Delvito Alves

JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Edição digital JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

Citation preview

Page 1: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

NOVO TELEFONE: 38 3676-3962

Venceu a mudança

www.folhadeunai.com.brUnaí-MG, Outubro de 2012 | Ano 7

Valor do Exemplar

1 real

NOVO TELEFONE: 38 3676-3962

3676-77768818-21889963-2188

a partir de

Impressão

lCo orida

26 EDIÇÃO Nº

Time de primeiraCom uma campanha surpreendente, o Unaí Esporte Clube

não desperdiçou a oportunidade que teve e conquistou o título do 16º Campeonato Brasiliense de Futebol da 2ª Divisão.

Pecuaristas de Unaí

reclamam do preço pago

pelo leite

“Pagando para trabalhar”

Confi ra o resultado das Eleições 2012 em todo o Noroeste de Minas

Duas pessoas foram executadas na Praça da Matriz

O Deputado Estadual Delvito Alves (PTB) recebeu 22.067 votos

e foi eleito no dia 7 de outubro de 2012, prefeito de Unaí,

consolidando assim seu prestígio político na cidade e despontando

como a maior liderança política da atualidade no município. Página 5

Páginas 7 e 8

Página 3

Página 7

Páginas 5 e 6

Foto:

Asses

soria

Delvit

o Alve

s

Page 2: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

OUTUBRO DE 20122 OUTUBRO DE 20123 Bastidores da NotíciaEditorial

PorAndre Oliveira

Esse senhor retratado na Charge abaixo esta se tornando uma referência em relação ao combate à impunidade neste país. Graças a seu empenho em fazer a lei valer, ao condenar os acusados do “MEN-SALÃO” (todos poderosos empresários e políti cos), deixa-nos um pouco mais aliviados em saber que a justi ça começa e julgar a todos, sem exceção. Mere-cidamente o jovem Joaquim Barbosa, que saiu ainda jovem de Paracatu, alcançou o mais alto posto do Poder Judiciário, ao se tornar Presidente do STF no dia 10 de Outubro de 2012.

ANDRÉ OLIVEIRA,Chefe de Redação

Expediente

SedeRUA AFONSO PENA, 621 - BAIRRO CENTRO

CEP 38610-000 - UNAÍ-MG

Contato38 3676-3962 / 9910-7776 / 8818-2188

[email protected]

Editado por PRINT HOUSE GRÁFICA DIGITAL

Assessoria JurídicaMarília Campos de Moura

MOURA & MORAES - CONSULTORIA JURÍDICASEPN 509 - BLOCO D - SALA 412 - EDIFÍCIO ÍSIS

TELEFAX: (61) 3032-2266 / (61) 8261-1252 / (38) 8801-0202E-mail: [email protected] / [email protected]

PeriodicidadeMENSAL

CNPJ: 07.434.805/0001-92 - INSC. MUNICIPAL: 032470

As matérias assinadas e comercializadas, não refletem necessariamente a opinião do jornal. O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade dos anunciantes.

Recado dos Leitores

@folhadeunai

facebook.com/folhadeunai

[email protected]

O recado deve ser encaminhado ao

JORNAL FOLHA DE UNAÍ - Rua Afonso Pena, 621 - CEP

38610-000 - Unaí-MG ou pelos contatos ao

lado.O Jornal Folha de Unaí

se reserva o direto de recusar acusações

insultuosas ou desacompanhadas de

documentos.

Diretora ExecutivaJOANNE MEDEIROS

Chefe de RedaçãoANDRÉ OLIVEIRA

Filiado a

Memórias Unaienses

Charge

Até a próxima edição!

Joanne Medeiros

Colhendo o que plantou

O Major Elias Andrade de Oliveira vem batalhando há alguns anos para admi-nistrar o Unaí Esporte Clu-be. O presidente do time é também um patrocinador, pois diversas vezes custeou as algumas despesas da equipe. Seu trabalho acaba de ser recompensado com o título da 2ª divisão do campeonato brasiliense e o acesso a elite do futebol candango. Em 2013 os desafios serão maiores, pois as equipes adversárias

possuem melhor estrutura. “Brasília será uma das se-des da Copa, e o Unaí Es-porte estando entre os times de elite, trará mais visibi-lidade para a cidade”, res-salta Elias que espera con-tar com o apoio do Poder Público e dos empresários de Unaí. Queremos parabe-nizar toda a equipe campeã e avisar ao presidente que pode sempre contar com o apoio do Jornal Folha de Unaí na divulgação do esporte unaiense.

A presidenta da Re-pública Dilma Rousse-ff anunciou a construção de dois novos campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), nas cidades de Unaí e Janaú-ba. Cada campus acolherá 2.500 estudantes em sete cursos de graduação, no contexto das potencialida-des e vocações regionais. A regência dos cursos fi cará a cargo de 140 docentes, e as edifi cações serão cons-truídas de acordo com o projeto físico apresentado, com recursos destinados especifi camente para esse fi m. As aulas terão início em 2013 ou 2014, depois de concluídas as obras que possam bem acomodar as atividades acadêmicas no

campus-sede.A área doada em Unaí

denomina-se Fazenda San-ta Paula, de propriedade do Sr. Jorge Victor Rodri-gues. Tem uma extensão de 1.323.028,00 m2, que cor-responde a 132,30 hectares, incluindo as APPs – Área de Preservação Permanente. Está localizado à direita das margens da BR251, no sen-tido para Paracatu, distante 9 km da Prefeitura. No local será construído o Campus Universitário, Moradia Es-tudantil, Fazenda Experi-mental e provavelmente um novo Distrito Industrial.

A presidenta Dilma e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad são os principais responsáveis por esta conquista para a população da região.

Virou realidade

Fazendo a mãe feliz

Dona Celina, aos 82 anos acompanhou seu fi lho até no momento do voto, na Escola Estadual Vergílio de Melo Fran-co. O Deputado Delvito

Alves, foi eleito no dia 7 de outubro como o novo prefeito de Unaí. Tem motivos para ser uma das mães mais orgulhosas da cidade.

Reunião política na década de 70

Foto:

Asses

soria

Delvit

o Alve

s Fo

to: Ar

quivo

Jorna

l Tribu

na Fo

to: As

sesso

ria da

Presi

dênci

a da R

epúb

lica

Page 3: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

OUTUBRO DE 20122 OUTUBRO DE 20123

“...essa crise que estamos passando hoje, no momento, eu nunca

ví.”Jesus Machado,

Presidente da CAPUL

Impossivel pra mim não falar deste vestido da Sarah Jessica Parker, grande parte do meu público está acima dos 40 anos e têm inúmeras dúvidas do que pode e o que não pode com o passar dos anos. Aproveito o look da estrela para exemplificar um ótimo look festa.

A primeira vista já se percebe que não é um modelo jovenzi-nho, trata-se de um vestido maduro, que transmite a confiança de uma mulher de mais de 40, mas ao mesmo tempo é um modelo leve, com tecido e cor bastante atuais.

Tecido é geralmente o maior dos problemas na hora de escolher o traje de festa, deixe os velhos hábitos de lado, tafetá e veludo não são mais a moda do momento e usar uma roupa que estava em alta há 20 anos atrás, só vai fazer você parecer desatualizada. Por isso, aposte nas cores, modelagens e tecidos do momento!

Outro truque interessante é acrescentar acessórios meta-lizados, com o passar dos anos a pele vai perdendo seu brilho natural, e é aí que pegamos emprestado o brilho dos acessórios! Cabelo puxado pra trás é ótimo pra quem quer dar aquela esticada nas ruguinhas, base leve completa o make sem marcar os sinais.

Vestido de festa para mulheres acima dos 40

Agropecuária

Pecuaristas de Unaí reclamam do preço pago pelo leite

“Pagando para trabalhar”

Cerca de 27% da pro-dução de leite do Brasil sai de Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Apesar dos bons índices, pecuaristas de Unaí cobram o pagamento de melhores preços pelo produto.

Rede NacionalA reclamação dos pro-

dutores da cidade chegou até a equipe da INTERTV, afi liada da REDE GLOBO na região, que produziram uma reportagem, onde foi mostrada a realidade de alguns pecuaristas em Unaí. O produtor rural Gilmar se dedica há quinze anos na criação de gado leiteiro e para melhorar a produção investiu na compra de ani-mais e de um tanque de expansão para armazenar o produto, apesar disto não esta tendo o resultado es-perado. O litro de leite que custa 72 centavos para ser produzido é vendido por 68 centavos. “Estou tendo pre-

juízo. Estou pagando para trabalhar”, disse Gilmar.

O leite de sua proprie-dade é vendido para a Co-operativa Agropecuária de Unaí Ltda (CAPUL), que recebe por dia cerca 370 mil litros de leite e que grande parte dessa produção vem de pequenos produtores.

O Diretor Presidente da CAPUL, Jesus Machado, explica que existe uma diferença de preço para o pequeno e o grande pro-dutor, que se justifi ca por dois motivos. “Qualidade e volume, isso aí infl ui muito, porque se você jogar hoje 12 centavos no volume, mais 21 centavos na qua-lidade, somam muito. Te-nho certeza que temos que ajudar o nosso produtor a alavancar”. O leite captado pela CAPUL é destinado a ITAMBÉ, que é um dos laticínios mais importantes do país. Zuza Machado, como é conhecido, justifi ca o valor pago aos pequenos produtores, atribuindo res-ponsabilidade há uma crise.

“Toda vida que eu entendo por leite, eu sou produtor de leite há muitos anos e viemos sempre produzindo. Tem época boa, tem época ruim. Agora igual essa crise que estamos passando hoje, no momento, eu nunca vi.”

Outra realidadeDentro do mesmo mu-

nicípio, há realidades dife-rentes. Na propriedade do pecuarista Severino No-gueira, o litro do leite esta sendo vendido por 86 cen-tavos, quase 30 centavos a mais que o custo de produ-ção. A alternativa usada foi constituir uma cooperativa de pequenos produtores para aumentar o volume de leite vendido. Severino foi um dos que se associaram a nova cooperativa e o leite é repassado para a Coopera-tiva Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda (COO-PERVAP) que fica a 100 km de Unaí. Atualmente o produtor consegue até 90 centavos pelo litro do leite.

Se antes tinha prejuízos,

ago-r a j á respira aliviado. “Já esta tendo lu-cro. É bom. Está dando uma média de 28 a 32 centavos por litro de leite”, disse Severino.

Segundo a Secreta-ria de Agricul-tura, Pecuária e Abastecimento, alguns programas estão sendo desenvol-vido para beneficiar os produtores de leite, entre eles o MINASLEITE. Que assiste atualmente a 1107 fazendas mineiras, e até o fi m do ano deverá alcan-çar mais 43 propriedades. Nelas serão introduzidas práticas gerenciais, técnicas e administrativas, com o objetivo de aumentar a pro-dutividade e a qualidade do leite, diante dos crescentes custos, principalmente com a alimentação dos animais.

Sarah Jessica Parker veste Valentino Couture

por Karol Lourenço

www.karollourenco.com.br

ArtigoEleições 2012 – O primeiro voto e a cobertura

das eleições 2012 como você nunca viu

www.idadedigital.blogspot.com.br

Domingo, 7 de outubro, dia do cidadão brasileiro escolher os seus representantes mais próximos, prefei-tos e vereadores. Em Unaí, venceram Delvito Alves e Hermes Martins para ocupar as cadeiras no Executivo; na Câmara Municipal, a renovação foi a palavra, dez novidades e algumas surpresas. O eleitor unaiense pôde escolher entre 215 candidatos a vereador e 4 candidatos a prefeito, entretanto, os jovens ainda não ocupam posição de destaque entre o eleitorado. Os jovens que estiveram aptos a votar pela primeira vez em Unaí-MG foram apenas 2% do eleitorado total, ou seja, pouco mais de 1000 jovens votaram pela primeira vez decidindo o futuro de nossa cidade.

O jovem que vota pela primeira vez, assume men-talmente a vida adulta frente à urna eletrônica, já que ele não é obrigado a votar, no entanto, ele toma para si a responsabilidade de computar um voto que poderá in-fl uenciar diretamente na eleição dos representantes do povo. O Idade Digital entrevistou um jovem chamado Lucas e perguntou-o: qual a importância do primeiro voto para você? Veja a resposta: “É bom votar pela primeira vez porque assim nós conseguimos decidir o futuro da nossa cidade e também ajuda ‘a gente’ a criar responsabilidade. Sempre vinha com meu pai votar e apertava as teclas que ele mandava, mas hoje será minha cabeça que decidirá os números que mudarão Unaí”.

Portanto, eleitor jovem e os adolescentes de hoje, não percam tempo, votem com responsabilidade, com consciência, vote a partir dos 16 anos, pois so-mente assim o Brasil terá uma política mais limpa. A participação da juventude é histórica em muitas lutas e no voto não é diferente, em Unaí, a juventude está, aos poucos, ganhando o lugar dos antigos e já conhecidos políticos, com ideias novas e um jeito diferente de trabalhar, ambientado para o povo e com o povo.

Os bastidores da informação A política apresenta faces turbulentas, engraçadas,

mas que não deixam de ser séria, por isso, a política movimenta cidades, estados e até países em busca da melhoria da qualidade de vida do povo, entretanto,

hoje você conhecerá o trabalho de informação ao leitor de uma forma diferente, através da descrição do trabalho na cobertura dos fatos para trazer o melhor para você.

Com o avanço da tecnologia, a votação está sendo cada vez mais rápida e a apuração dos votos também, por isso, em pouco mais de duas horas, já é possível obter os resultados da eleição. Em Unaí, a apuração dos votos acontece no FÓRUM da cidade, com a pre-sença de diversos jornalistas e outros profi ssionais da área de comunicação. O que a maioria da população não sabe é que a contagem não ofi cial, feita pelos fi scais de campanha e pelos jornalistas, passa por um número grande de boletins de cada urna, com os votos totais para prefeito e detalhados para vereador. Sem o trabalho em equipe e a cooperação entre todos, é impossível fazer o trabalho de contagem dos extratos das urnas para informar em primeira mão aos presen-tes na porta do FÓRUM e também nos sites, canais de televisão e de rádio.

Graças ao trabalho de profi ssionais, a população é atualizada rapidamente com a contagem dos votos totais, a diferença de um candidato para o outro e enfi m, a divulgação do resultado parcial, mas que dá a vitória a um dos candidatos. Nesta eleição não foi diferente, mas pela primeira vez tivemos acesso ao FÓRUM, através do Jornal Folha de Unaí, para dar ao leitor as informações mais precisas e também mais atuais através dos vários canais do blog. Ao fi m da contagem, resta ainda buscar informações com os eleitos e então, no outro dia, a publicação é feita, de-talhada, com todos os resultados apurados e também os relatos.

O Idade Digital continu-ará na linha de frente da no-tícia, continue se inteirando de tudo que acontece na polí-tica, na educação, na cultura e no esporte de Unaí, acesse nosso blog, conheça também nosso perfi l no Facebook (fb.com/brunocidadao) e siga--nos em @brunocidadao.

Bruno de Oliveira Rocha

Page 4: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

OUTUBRO DE 20124 OUTUBRO DE 20125

O Deputado Estadual Delvito Alves (PTB), foi eleito no dia 7 de outubro de 2012, prefeito de Unaí, com 49,88% dos votos vá-lidos. O candidato concor-reu pela coligação “Aliança Popular”, que reuniu os partidos PTB, PDT, PSC, PRTB, PHS, PMN, PSB, PV e PPL.

22.067 eleitores elege-ram ele e seu vice Hermes Martins (PV) para governar o município, que possui o maior PIB agrícola de Minas Gerais e ocupa o 6º lugar na produção nacional, pelos próximos 4 anos.

Antes mesmo da confir-mação do resultado oficial, apoiadores do candidato já comemoravam a vitória no comitê central da cam-panha, na Avenida José Luiz Adjuto e pelas ruas da cidade.

O resultado As 20h38min, o TSE

divulgou o resultado final das eleições municipais em Unaí. O atual vice-prefeito Branquinho, do PSDB, fi-cou em segundo lugar, com 43,92%, somando 19.433 votos. Padre Simonides, do

PT, recebeu 5,49%, soman-do 2.431 votos e ficou em terceiro lugar. Jeová Costa, do PSOL, conquistou so-mente 0,71 % do eleitorado e obteve 313 votos.

57.890 eleitores esta-vam cadastrados para votar nas 169 seções da cidade. Houve um comparecimento de 81,60% desse eleito-rado, totalizando 47.239 votantes. A taxa de abs-tenção foi elevada, com 18,40% dos eleitores que não comparecendo para votar, perfazendo um total de 10.651 votos. Votos em branco somaram 2,03%, totalizando 961 e os votos nulos tiveram 4,31%, rece-bendo 2.034.

Próximo PrefeitoDisputando a terceira

eleição em 6 anos, Delvi-to Alves consolidou seu prestígio político na cidade e desponta como a maior liderança política da atua-lidade no município.

57 anos, advogado for-mado pela Universidade de Brasília (UnB), Delvito e sua equipe de governo assumirão a responsabi-lidade de governar uma

Delvito Alves vence em Unaícidade que passará por grandes transformações nos próximos anos. A ins-talação da Universidade Federal e da Escola Técni-ca demandarão empenho e investimentos para adequar a cidade para receber esse progresso.

Com a experiência ad-quirida como procurador--geral do município de Unaí por três vezes (1984-1988; 1993-1996; e 2005) e com sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2007-2012), Delvito será o Chefe do Poder Executivo e adminis-trará uma estrutura comple-xa, que precisa funcionar corretamente para propor-cionar melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Candidato convence seus eleitores com discurso pela mudançaDados: Tribunal Superior Eleitoral - Foto: Assessoria Delvito Alves

Nestas eleições, 210 candidatos a vereador dis-putaram uma das 15 vagas para o Poder Legislativo em Unaí. Houve uma gran-de renovação com a elei-ção de 10 vereadores, que exercerão o mandato pela

primeira vez. 4 vereadores foram reeleitos e 1 retorna à Câmara. Das 15 vagas disponíveis, as coligações que apoiaram Branquinho conquistaram 11 e as coli-gações que apoiaram Del-vito conquistaram 4 vagas.

Câmara renovada

CIDADE PREFEITO PARTIDO VOTOS RECEBIDOS VOTOS VÁLIDOS

Arinos Roberto Sales PMDB 5.964 59,50%Bonfinópolis de Minas Donizete PT 2.271 56,09%Brasilândia de Minas Marden Júnior PSD 2.958 35,46%Buritis João do Caixão PSDB 5.765 42,71%Cabeceira Grande Odilon PR 1.814 39,69%Dom Bosco João Paulo PSB 1.469 50,81%Formoso Nena PMDB 2.669 54,73%Guarda-Mor Edgar PSDB 2.462 50,67%João Pinheiro Carlos Gonçalves PSDB 13.531 49,03%Lagoa Grande Dr. Márcio PRB 2.899 50,79% Natalândia Sargento Uadir PP 1.487 58,04%Paracatu Olavo Condé PSDB 21.162 43,38%Riachinho Valmir Gontijo PTB 2.729 100%Unaí Delvito Alves PTB 22.067 49,88%Urucuia Anchieta PR 2.821 50,02%Uruana de Minas Tânia PMDB 1.453 52,44%Vazante Dr. José Benedito PHS 6.719 51,78%

Candidato Partido/Coligação Votação % Válidos THIAGO MARTINS PR - PR / PSD 1.778 3,91% ALINO COELHO PSDB - PP / PPS / PSDB 1.612 3,55% ADILSON DA SAÚDE PR - PR / PSD 1.452 3,20% EDIMILTON ANDRADE PSD - PR / PSD 1.391 3,06% ANDRÉA MACHADO PHS - PDT / PRTB / PHS / PMN / PV 1.295 2,85% ILTON CAMPOS PSDB - PP / PPS / PSDB 967 2,13% ZE LUCAS PR - PR / PSD 956 2,10% ZÉ GOIÁS PSDB - PP / PPS / PSDB 930 2,05% PETRÔNIO NÊGO ROCHA PSL - PSL / PTN / PC do B 906 1,99% DORINHA MELGAÇO PDT - PDT / PRTB / PHS / PMN / PV 879 1,94% PAULO ARARA DEM - PRB / DEM 876 1,93% LUCIANA ALVES PTB - PTB / PSB 720 1,59% EUGÊNIO FERREIRA PMDB - PMDB / PRP 672 1,48% PAULO DO SAAE PSL - PSL / PTN / PC do B 652 1,44% NETINHO DO MAMOEIRO PSB - PTB / PSB 623 1,37%

Hermes Martins e Delvito Alves são os próximos administradores da cidade

Page 5: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

OUTUBRO DE 20124 OUTUBRO DE 20125

Noroeste de Minas tem novos administradoresPrefeitos e vereadores eleitos na região vão assumir seus mandatos em 1° de Janeiro de 2013

Com uma população de pouco mais de 340.000 habitantes, o Noroeste de Minas, é composto por mais de 62 mil quilômetros quadrados, onde se concen-tra a maior área irrigada do país e a liderança na pro-dução de grãos no estado, extração de minério como ouro, zinco, além da riqueza que é a agropecuária.

Fundada em 1976 a Associação dos Municípios de Microrregião do Noro-este de Minas (AMNOR) é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por missão promover o fortale-cimento e a integração ad-ministrativa, econômica e social dos municípios mem-bros. Trabalha no fortale-cimento dos municípios, promovendo, numa visão suprapartidária, o desen-volvimento regional. Com 18 municípios associados, a AMNOR terá novos re-presentantes em 2013. O presidente e sua diretoria são eleitos anualmente. Os prefeitos das cidades que concorrem aos cargos. Geralmente há consenso na escolha da chapa.

A AMNOR desenvolve principalmente as seguintes atribuições:

• Intercâmbio entre os

CIDADE PREFEITO PARTIDO VOTAÇÃO % VÁLIDOS

Arinos Roberto Sales PMDB 5.964 59,50%Bonfinópolis de Minas Donizete PT 2.271 56,09%Brasilândia de Minas Marden Júnior PSD 2.958 35,46%Buritis João do Caixão PSDB 5.765 42,71%Cabeceira Grande Odilon PR 1.814 39,69%Chapada Gaúcha Vicente PMDB 3.167 54,79%Dom Bosco João Paulo PSB 1.469 50,81%Formoso Nena PMDB 2.669 54,73%Guarda-Mor Edgar PSDB 2.462 50,67%João Pinheiro Carlos Gonçalves PSDB 13.531 49,03%Lagoa Grande Dr. Márcio PRB 2.899 50,79% Natalândia Sargento Uadir PP 1.487 58,04%Paracatu Olavo Condé PSDB 21.162 43,38%Riachinho Valmir Gontijo PTB 2.729 100%Unaí Delvito Alves PTB 22.067 49,88%Urucuia Anchieta PR 2.821 50,02%Uruana de Minas Tânia PMDB 1.453 52,44%Vazante Dr. José Benedito PHS 6.719 51,78%

Candidato Partido/Coligação Votação % Válidos THIAGO MARTINS PR - PR / PSD 1.778 3,91% ALINO COELHO PSDB - PP / PPS / PSDB 1.612 3,55% ADILSON DA SAÚDE PR - PR / PSD 1.452 3,20% EDIMILTON ANDRADE PSD - PR / PSD 1.391 3,06% ANDRÉA MACHADO PHS - PDT / PRTB / PHS / PMN / PV 1.295 2,85% ILTON CAMPOS PSDB - PP / PPS / PSDB 967 2,13% ZE LUCAS PR - PR / PSD 956 2,10% ZÉ GOIÁS PSDB - PP / PPS / PSDB 930 2,05% PETRÔNIO NÊGO ROCHA PSL - PSL / PTN / PC do B 906 1,99% DORINHA MELGAÇO PDT - PDT / PRTB / PHS / PMN / PV 879 1,94% PAULO ARARA DEM - PRB / DEM 876 1,93% LUCIANA ALVES PTB - PTB / PSB 720 1,59% EUGÊNIO FERREIRA PMDB - PMDB / PRP 672 1,48% PAULO DO SAAE PSL - PSL / PTN / PC do B 652 1,44% NETINHO DO MAMOEIRO PSB - PTB / PSB 623 1,37%

municípios associados pro-porcionando aos prefeitos, secretários e técnicos muni-cipais, entrosamento e troca de experiências, através das assembléias e reuniões de trabalho;

• Fórum de discussão de projetos e ações que visem o desenvolvimento econômico, social e político da região;

• Promove a articula-ção entre os municípios

associados e os órgãos do governo Federal e Estadual;

• Contribui com a me-lhoria dos serviços públi-cos através de cursos de capacitação de servidores municipais.

Arinos: Junior de Totim; Donizete, Vi Santana; Edmilson do Crispim San-tana; Alberto do Sindicato; Michirra; Nelson Pajeú; Matos; Fabim.

Bonfinópolis de Minas: Manoel do IMA; Fernanda Oliveira; Zezinho Tucano; Zé Lucio; Carlinhos da Brasi-linha; Robinho; Dada; Cabo Custódio; Reginaldo Palma.

Brasilândia de Minas: Jiló; Tom; Wilson Zica; Ronaldão; Lurdinha do Del; Clinton; Norival Silveira; Vicente da Emater; Zé do Bode.

Buritis: Jorive Bonfim; Emerson do Fórum; Branquinho; Vovozinho; Waninha da Prefeitura; Luan Cordei-ro; Gildete Esposa do Benedito; Dr. Fernando; Dide.

Cabeceira Grande: André Batista; Edilson; Darlei; Valério Cipó; Eliezer; Professora Betha; Irmão Valdete; Maria Valdiza; Daisy.

Chapada Gaúcha: Valter Verea-dor, Dorival, Pascoal, Rodrigo Sbruzzi, Rone Rodrigues, Mazinho, Aguinel do Cartório, Cloves dos Patos, Robson Meireles.

Dom Bosco: Joao Alfredo; Ro-gério; Nelson do Jandir; Chiquinho do Cartório; Joao Lima; Neguinho; Alvim; Renato da Osvanilde; Gersim.

Formoso: Leandro da Van; Anita Enfermeira; Neuri; Zé Pezão; Rosemar; Almi; Toni Mecânico; Antônio de Her-mogenes; Lucia de Edgar.

Guarda-Mor: Charles Camargos; Professor Arildo; Zé Paulo; Ernane Landa; Arnaldo Xavier; Gilmar Antônio; Mário Ferreira; Hélio Silveira; Delcio do Bar.

João Pinheiro: Celsinho; Netinho do PA; Eli Correa; Elson Barbeiro; Dudu do SESP; Geraldinho Porto; Luiz da Farmácia; Paulinho Trevo 2; Vicente Butinão; Ricardo Mendonça; Gilberto

Lereia; Eli Vaz; Miúdo.Lagoa Grande: Zé Or lando;

Denes do Laripe; Eladio Lino; Edison do Zé Marcolino; Gaspar do Barreirão; Joao Paulo Tume; Braz Capoeira; Dona Edna; Zé Abeia.

Natalândia: Ronei Professor; Eli Pereira; Serginho; Alim; Urbano; Fabi-nho; Charles Ulhoa; Eugênio Negão; Marquim do Rumão.

Paracatu: Oswaldinho da Capoei-ra; Pastor Marquinhos; Marli Ribeiro; Joãozinho Chapuleta; Joãozinho Con-tador; Eloisa Cunha; Ragos Oliveira; Greik de Oliveira; Cabo Gilvan; Profes-sor Glewton; Juscelino Carteiro; João Macedo; Zé Maria do Paracatuzinho; Marlon Gouveia; Rosival Araújo; Pro-fessor Hamilton; Cabo Camilo.

Riachinho: Lusmar Rodrigues; Henriquinho; Marlei; Carlinhos Lemos; Antônio Vila Nova; Jacó; Zezé Montijo; Saul Braga; Professora Márcia Gomes.

Unaí: Thiago Martins; Alino Co-elho; Adilson da Saúde; Edimilton Andrade; Andréa Machado; Ilton Campos; Zé Lucas; Zé Goiás; Petrônio Nêgo Rocha; Dorinha Melgaço; Paulo Arara; Luciana Alves; Eugênio Ferreira; Paulo do SAAE; Netinho do Mamoeiro.

Urucuia: Adão; Nilsinho; Edvaldo de Nelú; Jozão Caixeta; Mamédio; Jason do Sindicato; Claudimar; Inácio Professor; Tonim do Barrerin.

Uruana de Minas: Robson Re-sende; Jeremias Pereira; Fernandão; Alexsandra Martins; Juninho; Gilsão Fernandes; Zé Antônio; João Doido; Lucidio.

Vazante: Reginaldo Alves; Gilnei Cabeceira; Wilsinho do Novo Horizonte; Belchior Beca; Leo Mariano; Cezar Ezequiel; Eli Custodio; Edgar Rosa; Tião Guimaraes; Romildo do Som; Magda Morato.

Relação dos vereadores eleitos

Relação dos prefeitos eleitos

Foto: www.portalunai.com.br

Sede da AMNOR em Paracatu

Page 6: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

OUTUBRO DE 20126 OUTUBRO DE 20127

VENDE-SE: Honda Titan 125 KS, 2000/2000 cor prata à gasolina. A mesma se encontra em ótimo estado de funcionamento com pneus novos, banco e acessórios em perfeito estado, sendo o retrovisor cromado, super econômica e na compra você já leva 1 capacete e o tanque cheio. Interessados ligar para: (38) 9910-7776/ 8818-2188. Valor: R$ 2.500,00

VENDE-SE MOTOCICLETA

ou envie um e-mail para:[email protected]

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - ESTADO DE MINAS GERAIS

MAGDA ALICE DA SILVA - Oficial do Registro Civil

Faz saber que pretendem casar-se:

005524 - 03/09/2012, AILTON CLETO DOS SANTOS, divorciado, maior, operador de máquinas agrícolas, natural de Mariluz-PR, residência Rua Domingos Pinto Brochado n. 650, Unaí-MG, filho de ASCENDINO CLETO DOS SANTOS e OLINDINA MARIA DA CONCEIÇÃO; e FABÍOLA COSTA SANTOS, solteira, nascida em 20 de maio de 1993, do lar, natural de Unaí-MG, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de FILDELCINO RIBEIRO DOS SANTOS FILHO e MARIA APARECIDA FERREIRA DA COSTA RIBEIRO;

005525 - 03/09/2012, CARLOS ANTONIO DA COSTA, solteiro, maior, trabalhador agrí-cola, natural de Luziania-GO, residência Rua Dona Dezinha n. 286, Unaí-MG, filho de e CATARINA AZARIAS DA COSTA; e MAURA FRANCISCO RIBEIRO, solteira, maior, diarista, natural de Cristalina-GO, residência Rua Paineiras n. 75, Unaí-MG, filha de ANTONIO FRANCISCO RIBEIRO e HELENA ANTONIA DOS SANTOS;

005526 - 03/09/2012, LIOMAR JOVELINO DA SILVA, solteiro, maior, metalúrgico, natural de Bonfinópolis de Minas-MG, residência Rua Itaoca n. 248 A, Unaí-MG, filho de JÉSUS JOVELINO DA SILVA e MARIA DAS DORES SILVA; e UESLAINE REJANE MIRANDA, solteira, maior, técnica de enfermagem, natural de João Pinheiro-MG, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de ANTONIO MIRANDA FILHO e IRAI RITA DE SOUSA;

005527 - 03/09/2012, ARIEL MACHADO CONVEM IACK, solteiro, maior, empresário, natural de Brasília-DF, residência Avenida Governador Valadares n. 3490, Unaí-MG, filho de PAULO CONVEM IACK e NUBIA PEREIRA MACHADO; e LORRANE KELLY APARECIDA CHAVES DE OLIVEIRA, solteira, nascida em 12 de março de 1993, consultora, natural de Unaí-MG, residên-cia o mesmo do nubebte, Unaí-MG, filha de ROSIVAL DE OLIVEIRA e CLEUZA SOARES CHAVES;

005528 - 03/09/2012, MÁRCIO LAPORTI MACHADO, solteiro, maior, motorista, natural de Aracruz-ES, residência Rua Roncador n. 435 apt. 102, Unaí-MG, filho de SALVADOR LUIZ MACHADO e LOURDES LAPORTI MACHADO; e CLEUNICE GONÇALVES SIQUEIRA, solteira, maior, monitora, natural de Cristalina-GO, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de GERVASIO GONÇALVES SIQUEIRA e ALIRIA DE CAMPOS RIBEIRO;

005529 - 04/09/2012, MÁRCIO FERNANDES DA SILVA, solteiro, maior, operador de máquinas agrícolas, natural de Unaí-MG, residência Rua Presidente Bernardes n. 214 apt. 201, Unaí-MG, filho de JOÃO FERNANDES DA SILVA e MARIA CAETANO COSTA; e CRISTINA LIMA SOUZA, solteira, maior, do lar, natural de Unaí-MG, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de ALTIR ANTONIO DE SOUSA e GISLENE MARIA APARECIDA DE LIMA SOUSA;

005530 - 04/09/2012, EVALDO ROBERTO PEREIRA, divorciado por escritura, maior, leiteiro, natural de Unaí-MG, residência Rua das Flores n. 189, Unaí-MG, filho de JESUMIRO ROBERTO PEREIRA e GERMINA LIMA PEREIRA; e IVANILDA ROCHA DA SILVA, divorciada por escritura, maior, do lar, natural de Tatuapé-SP, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JOSÉ ROCHA DA SILVA e MARIA CREUZA GONÇALVES SILVA;

005531 - 05/09/2012, DANIEL JOSÉ PEREIRA, solteiro, maior, entregador, natural de Unaí-MG, residência Rua dos Jambos n. 95, Unaí-MG, filho de VOLNEY JOSÉ PEREIRA e DIVA ROSA PEREIRA; e BÁRBARA LARISSA SILVA COSTA, solteira, maior, vendedora, natural de Unaí-MG, residência Rua Arminda Rangel n. 53, Unaí-MG, filha de ANTÔNIO VIEIRA DA COSTA e EDNA MARIA SILVA LEITE;

005532 - 05/09/2012, EDMAR ALVES BENEDITO, solteiro, maior, operador de máquinas, natural de Unaí-MG, residência Rua Dona Dezinha 286, Unaí-MG, filho de CRISPIM ROSARIO BENEDITO e MARIA SANTANA ALVES DA CRUZ; e ALENCARLAS APARECIDA DA SILVA, solteira, maior, do lar, natural de Unaí-MG, residência Rua Paineiras 75, Unaí-MG, filha de JOAQUIM JULIO DA SILVA e MARIA ANTÔNIO DE FÁTIMA NASCIMENTO;

005533 - 06/09/2012, DEUSDEDE TEIXEIRA PAZ, solteiro, maior, produtor rural, natural de Unaí-MG, residência Fazenda Sucuri, Unaí-MG, filho de MANOEL TEIXEIRA PAZ e OROSITA LUIZ BRANDÃO TEIXEIRA; e SANDRA DA SILVA ALVES, solteira, maior, trabalhadora rural, natural de Unaí-MG, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de JUVELINO PINTO ALVES e MARIA LOPES DA SILVA;

005534 - 11/09/2012, MARCOS MAGALHÃES FERREIRA, solteiro, maior, engen-heiro agrônomo, natural de Goiânia-GO, residência Av. Princesa Isabel n. 709, Unaí-MG, filho de ARISTIDES GABRIEL FERREIRA e MARIA DE MAGALHÃES FERREIRA; e THAÍS DA COSTA ROCHA, solteira, maior, funcionária pública, natural de Unaí-MG, residência Rua Canabrava

n.448 ap. 202, Unaí-MG, filha de GERALDO MANGEL JOSÉ ROCHA e MARIA APARECIDA COSTA; 005535 - 11/09/2012, DURVAL PEREIRA RESENDE, divorciado por escritura, maior,

administrador, natural de Araguari-MG, residência Rua Roncador n. 271 Apt. 101, Unaí-MG, filho de JOSÉ DE SOUSA RESENDE e GUILHERMINA PEREIRA DOS SANTOS; e BELARMINA EVANGELISTA ALVES, solteira, maior, administradora, natural de Unaí-MG, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de ANTONIO EVANGELISTA BRANDÃO e ANA ALVES BRANDÃO;

005536 - 12/09/2012, OSMAR DOS SANTOS MACHADO, solteiro, maior, motorista, natural de Rondonópolis-MT, residência Rua Ari Lacerda n. 315, Unaí-MG, filho de HOMERO VIEIRA MACHADO e MARIA BATISTA DOS SANTOS; e JOANA APARECIDA DE JESUS, solteira, maior, crediarista, natural de Brasília-DF, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de FRANCISCO ALVES DE JESUS e IRENE ANTÔNIO DA SILVA;

005537 - 12/09/2012, CARLOS HENRIQUE DAYRELL ÁLVARES, solteiro, maior, advo-gado, natural de Morada Nova de Minas-MG, residência Rua Aldeia n. 240 apt. 202, Unaí-MG, filho de LUIZ CARLOS ÁLVARES RODRIGUES DE SOUZA e MARIA DAS NEVES DAYRELL ÁLVARES; e FLÁVIA LOPES DE MOURA, solteira, maior, policial militar, natural de Unaí-MG, residência Av. Delvito Alves da Silva n.161, Unaí-MG, filha de WALDEMAR PIRES DE MOURA e MARIA DE FÁTIMA LOPES MOURA;

005538 - 13/09/2012, DALMIR ALVES DA SILVA, solteiro, maior, montador de forro pvc, natural de Paracatu-MG, residência Rua Ligia Versiane n. 506, Unaí-MG, filho de CLAR-ISMUNDO ALVES DA SILVA e EVA BATISTA DA SILVA; e SHEILA DIAS SANTANA, solteira, maior, operadora de caixa, natural de Unaí-MG, residência Rua Dona Dezinha 505, Unaí-MG, filha de ALBERTINO PEREIRA SANTANA e ROSIMEIRE DIAS VIEIRA;

005539 - 13/09/2012, FLAVIO FERNANDES DE LIMA, solteiro, maior, vendedor, natural de Unaí-MG, residência Rua Antonio Sena Souto n. 177, Unaí-MG, filho de e ZILMA FERREIRA DE LIMA; e ROSIMEIRE MOREIRA DO VALE, solteira, maior, vendedora autonoma, natural de Unaí-MG, residência Rua Benedito Caetano Costa n. 07, Unaí-MG, filha de FRANKLIN MOREIRA DO VALE e SEBASTIANA DE SÁ GUIMARÃES VALE;

005540 - 14/09/2012, WEMBERSON CÉSAR GONTIJO LEAL, solteiro, maior, analista de sistema, natural de Brasilandia de Minas-MG, residência Rua José do Patrocinio n. 740 apt. 202, Unaí-MG, filho de MANOEL NOBRE LEAL e TEREZINHA GONTIJO ALVES; e CRISTIANI PEREIRA CARVALHO, solteira, maior, balconista, natural de Brasília-DF, residência Rua Alcebíades Paulino n. 292, Unaí-MG, filha de JERSON GONÇALVES DE CARVALHO e ISABEL PEREIRA CARVALHO;

005541 - 17/09/2012, ANDERSON RODRIGUES BOMBONATO, solteiro, maior, ca-beleireiro, natural de Brasília-DF, residência Rua Dulce Torres Brochado n. 40, Unaí-MG, filho de VALDIR BOMBONATO e VALNÍZIA RODRIGUES REIS; e STÉFANE DE BRITO PEREIRA, solteira, nascida em 3 de janeiro de 1996, estudante, natural de Unaí-MG, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de RENATO DE PAULA PEREIRA e MARIA APARECIDA PEREIRA DE BRITO;

005542 - 18/09/2012, EDIVAN JÚNIOR GOMES VASCONCELOS, solteiro, maior,pedreiro, natural de Unaí-MG, residência Rua 21 de abril 267, Unaí-MG, filho de EDIVAN DE AREDA VASCONCELOS e GEUZILENE GOMES DE JESUS; e BÁRBARA ÁBIA RODRIGUES DIAMANTINO, solteira, nascida em 5 de maio de 1992, do lar, natural de Unaí-MG, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de SEBASTIÃO DOS REIS DIAMANTINO e MARIA APARECIDA RODRIGUES DIAMANTINO;

005543 - 18/09/2012, BRENO PEREIRA CAPRONI, solteiro, maior, auxiliar admin-istrativo, natural de Machado-MG, residência Rua Presidente Juscelino n. 56, Unaí-MG, filho de ALLAN-KARDEC LUIZ CAPRONI e MARIA WANDA PEREIRA CAPRONI; e SANDRA MARA DIAS, solteira, maior, professora, natural de Unaí-MG, residência Avenida João de Assis n. 25, Unaí-MG, filha de JOÃO ROBERTO DIAS e MARIA DOS SANTOS DIAS;

005544 - 18/09/2012, LUCAS COUTO MENDES, solteiro, maior, administrador de empre-sas, natural de Patos de Minas-MG, residência Rua Afonso Pena n. 312 apt. 103, Unaí-MG, filho de PAULO ROBERTO OLIVEIRA MENDES e MARIA DOS REIS COUTO MENDES; e KARLA KARINY ALVES DOS SANTOS, solteira, maior, administradora de empresas, natural de Unaí-MG, residência Rua José do Patrocinio n. 547 apt. 102, Unaí-MG, filha de HUGO ALVES PIMENTA e MARTA DE FATIMA SANTOS;

005545 - 19/09/2012, CARLOS ROBERTO PEREIRA DOS REIS, solteiro, maior, mecânico, natural de Unaí-MG, residência Rua Eponina Borges Pinheiro n. 55, Unaí-MG, filho de EBINÉRIO PEREIRA DOS REIS e DIOMAR SERAFIM DOS REIS; e JANAÍNA GOMES DUARTE, solteira, nascida em 4 de abril de 1992, do lar, natural de Unaí-MG, residência Rua Libio Mânica n. 96, Unaí-MG, filha de GIVALDO PEREIRA DUARTE e ELEUSA GOMES PEREIRA;

005546 - 21/09/2012, RAFAEL PEREIRA MÁXIMO, solteiro, maior, Estudante, natural de Unaí-MG, residência Rua José do Patrocinio n. 533, Unaí-MG, filho de FRANCISCO DE ASSIS

MÁXIMO e GIRLÂNIA MANGABEIRA MÁXIMO; e CICEANNY LULHI, solteira, maior, professora, natural de Sertanópolis-PR, residência Rua Celina Lisboa Frederico n. 596, Unaí-MG, filha de CICERO ZANETTA LULHI e JAINNY DILAMAR NEGRO NOGUEIRA LULHI;

005547 - 24/09/2012, JHONATHAN ALVES TEIXEIRA, solteiro, maior, auxiliar de escritório, natural de Unaí-MG, residência Rua Ulisses Campos n. 24, Unaí-MG, filho de MESSIAS ALVES TEIXEIRA e MARIA ONILVA LEITE TEIXEIRA; e CAMILA CORREA AMARAL DE OLIVEIRA, solteira, nascida em 12 de junho de 1994, estudante, natural de Unaí-MG, residência Fazenda Macaúbas, Unaí-MG, filha de DJALMA CORREA DE OLIVEIRA e CÉLIA FERREIRA DO AMARAL OLIVEIRA;

005548 - 25/09/2012, CÁSSIO FRANCISCO ARAÚJO, solteiro, maior, pintor de móveis, natural de Unaí-MG, residência Rua Amapá 210, Unaí-MG, filho de MAURI FRANCISCO DE CASTRO e IRENI ARAÚJO DE CASTRO; e VALDIRENE DAS NEVES GONTIJO, solteira, maior, mani-cure, natural de Unaí-MG, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de PEDRO PINTO GONTIJO e MARIA DAS NEVES GONTIJO;

005549 - 26/09/2012, MAXSUEL ALVES DE SOUZA, solteiro, maior, agente comunitário de saúde, natural de Unaí-MG, residência Rua Xingu n. 40, Unaí-MG, filho de ALAIR ALVES DE SOUZA e MARIA APARECIDA MARTINS DIAS; e POLIANA REIS DA SILVA, solteira, nascida em 21 de abril de 1995, estudante, natural de Unaí-MG, residência Rua Maria Diva Léles n. 275, Unaí-MG, filha de RINALDO PAULO DA SILVA e EUNETE LOPES DE OLIVEIRA;

005550 - 26/09/2012, MÁRCIO FERNANDO BARBOSA DE ALMEIDA, solteiro, maior, mecânico, natural de Unaí-MG, residência Ria Angico 168, Unaí-MG, filho de JOAQUIM NASCI-MENTO DE ALMEIDA e MARIA APARECIDA VENANCIO BARBOSA; e CLARICE VIEIRA DE SOUSA, solteira, maior, do lar, natural de Ceilândia-DF, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de e JUDITE VIEIRA DE SOUSA;

005551 - 26/09/2012, DENIO RODRIGUES DA SILVA, solteiro, maior, des-pachante, natural de Taguatinga-DF, residência Rua Paracatu n. 996, Unaí-MG, filho de ADELSON RODRIGUES DA SILVA e MARIA IZABEL VIEIRA DE ANDRADE SILVA; e ÉRICA DA SILVA BOAVENTURA, solteira, maior, do lar, natural de Unaí-MG, residência Rua Alcino José da Rocha n. 405, Unaí-MG, filha de LÁZARO BOAVENTURA e MARIA DIVINO DA SILVA RIBEIRO;

005552 - 27/09/2012, ANDERSON FIRMO DA COSTA, solteiro, maior, eletricista, natural de Unaí-MG, residência Rua Padre Barone 103, Unaí-MG, filho de DONIZETTI FIRMO DA COSTA e ROSÂNGELA MARIA DOS SANTOS; e VANESSA DA SILVA GOMES, solteira, nascida em 29 de agosto de 1994, do lar, natural de Unaí-MG, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de ADOLFO GOMES MACIEL e MARIA DA LUZ SILVA;

005553 - 27/09/2012, LEANDRO AFONSO COSTA, solteiro, maior, vendedor, natural de Unaí-MG, residência Rua São José n.758, Unaí-MG, filho de GERALDO JOSÉ DA COSTA e JOANA D´ARC DA COSTA; e DÉBORA CRISTINA NUNES AVELAR, solteira, maior, técnica de enfermagem, natural de Unaí-MG, residência Rua Virgilio Justiniano Ribeiro n. 1416, Unaí-MG, filha de GERALDO JOSÉ DE AVELAR e ELENA MARIA NUNES;

005554 - 27/09/2012, MARIVALDO MENDES DO ROSÁRIO, solteiro, maior, vaqueiro, natural de Vila da Galeão-BA, residência Fazenda Paraiso, Unaí-MG, filho de JOSÉ AJUDA PASSOS DO ROSÁRIO e BENEDITA MENDES DO ROSÁRIO; e ALESSANDRA GONÇALVES DE ARAÚJO, solteira, maior, do lar, natural de Unaí-MG, residência o mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de KELEMENTE GONÇALVES DE ARAÚJO e ZILNICE ISIDORIO DOS SANTOS;

005555 - 28/09/2012, CLEBER COSTA DE ABREU, solteiro, maior, vidraceiro, natural de Manhuaçu-MG, residência Rua Afonso Pena n. 44, Unaí-MG, filho de JUBER DE ABREU e IRANY COSTA ABREU; e EDIVÂNIA FELIX PINTO, solteira, maior, diarista, natural de Unaí-MG, residência O mesmo do nubente, Unaí-MG, filha de ALVIM FELIX PINTO e NAMIR PEREIRA PINTO;

005556 - 28/09/2012, JAIME ARAÚJO MESQUITA, solteiro, maior, professor, natural de Unaí-MG, residência Avenida Quintino Firmino da Silva n. 72, Unaí-MG, filho de INÁCIO ARAÚJO MESQUITA e OLÍVIA DA PAIXÃO DO ESPÍRITO SANTO ARAÚJO; e MIRIAM ALVES DE ALMEIDA, solteira, maior, funcionária pública, natural de Belo Horizonte-MG, residência Rua Pedro Pereria Cardoso n. 25, Unaí-MG, filha de ORLANDO ALVES DE ALMEIDA e ELIANA ALVES DE ALMEIDA;

Apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavra o presente para ser afixado em cartório e publicado pela imprensa.

Unaí, 9 de outubro de 2012OFICIAL DO REGISTRO CIVIL

CONVITE O Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, por meio da Superintendência

Regional de Meio Ambiente e Regularização Ambiental Noroeste - SUPRAM-NOR, vem convidar os interessados a comparecer à Audiência Pública sobre a instalação da Pequena Central Hidrelétrica Fogos. de responsabilidade, da Morada Construção, terraplenagem e Pavimentação Ltda. Processo COPAM 03452/2007/001/2009, localizada nos municípios de Unaí e Uruana de Minas. A se realizar no dia 22 de outubro de 2012 as 19 horas no auditório da FACTU (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí), Rua Rio Preto, 422, Centro Unaí, MG. Informamos ainda que os estudos ambientais encontram-se à disposição dos interessados nos seguintes locais e horários:

• Prefeitura Municipal de Unaí - Praça JK S/N Centro - de Segunda a Sexta das 7 às

11:00 e das 13 às 15:30 • Câmara Municipal de Unaí - Av. Governador Valadares 594 Centro - de Segunda a

Sexta das 12:00 às 17:00 • Prefeitura Municipal. de Uruana de Minas - Av. Brasília 450 - de Segunda a Sexta

das 7:30 às 11 :30 e das 13:00 às 17:00 • Câmara Municipal de Uruana de Minas - Av. Brasília 300 - de Segunda a Sexta das

7:30(às 11:30 e das 13:00 às 17:00.

Page 7: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

OUTUBRO DE 20126 OUTUBRO DE 20127 Justiça

Empresa contrata presos em UnaíOito de dez detentos

que fizeram o curso Corte e Costura Industrial na Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior, em Unaí, região noroeste de Minas Gerais, foram contratados para trabalhar em uma em-presa de confecção de uni-formes. Este resultado veio de uma parceria firmada entre a unidade prisional e a empresa Aragem Confec-ções, que ofereceu as aulas.

Os presos trabalham de segunda a sexta, oito horas por dia, dentro da unidade prisional. Para isso, além de receberem ¾ do salário mínimo vigente por mês, o que corresponde a R$ 466, 50, há a remição de um dia de pena a cada três de tra-balho. Eli Carlos da Silva, 31 anos, é um dos detentos que foram contratados e fala sobre a oportunidade

que recebeu: “Agora posso escrever para meus familia-res e lhes contar que estou trabalhando com dignidade, pois pretendo continuar esta nova vida, de forma hones-ta, quando estiver em liber-dade”. Atualmente cerca de 12 mil presos trabalham e aproximadamente seis mil detentos estudam enquanto cumprem suas penas no sistema prisional mineiro.

Segundo o diretor de atendimento da penitenci-ária, Allan Campos, esses bons resultados vêm de um esforço de anos. “A unidade tem trabalhado para desen-volver métodos realmente eficazes para a ressociali-zação dos presos, entre eles estão as oportunidades de cursos profissionalizantes, oportunidades de trabalho e de educação”, conta.

O proprietário da Ara-

gem Confecções, Eduardo Martins, afirma que os de-tentos prestam um serviço de qualidade: “Nós ficamos muito felizes em poder con-tar com essa mão-de-obra, que é tão qualificada, pois eles têm desenvolvido o trabalho com perfeição”. A empresa já estuda a possibi-lidade de ampliar suas ins-talações dentro do próprio presídio, com a criação de uma sala destinada ao corte de tecidos e aplicação de si-lkscreen, processo pelo qual

a tinta é fixada no pano.A unidade, que já tem

divulgado junto aos em-presários de Unaí os traba-lhos desenvolvidos pelos detentos, busca novos par-ceiros: “Nós dispomos de mão-de-obra e espaço para a implantação de outras ofi-cinas”, afirma Allan. O cur-so oferecido pela Aragem Confecções teve duração de dois meses, com uma carga horária total, entre aulas teóricas e práticas, de 240 horas.

Duas pessoas foram executadas na Praça da MatrizPor volta das 22h, do

dia 06 de outubro, foi registro um Boletim de Ocorrência, onde as ví-timas acionaram a Polí-cia Militar dizendo que transitavam no veículo Gol, quando tiveram um desentendimento de trân-sito com 4 ocupantes de um veículo Parati, durante uma ultrapassagem na Rua Afonso Pena.

Após o desentendi-mento, Edinei Alves de Souza, com 24 anos de idade e Guilherme Martins e Silva, com 19 anos de idade, juntamente com ou-tros envolvidos, passaram a procurar as vítimas pela cidade. As vítimas foram

localizadas por Edinei e Guilherme quando esta-cionavam o carro na Praça da Matriz.

Já na madrugado do dia 7 de outubro, por volta de 00h10min, os autores chegaram em uma moto-cicleta de cor escura e o carona Edinei, que estava trajando camiseta pre-ta e bermuda, desceu da moto de arma em punho e efetuou 14 disparos na direção das vítimas, que estavam em um veículo VW Gol Gol, placa JDY-5977.

A Polícia Militar foi acionada pela população que acompanhava a ocor-rência e deparou com as

Fiscalização na região noroeste de Minas aperta

cerco às ações de desmate

Em três dias, Sistema Estadual de Meio Ambien-te vistoriou mais de 50 propriedades e empreendi-mentos.

Nos dois primeiros dias, a operação realizou 30 fis-calizações e aplicou R$ 18.550,00 em multas, apre-endendo cerca de duzentos estéreis de lenha e embar-gando 12 hectares de terra.

No terceiro dia da ope-ração conjunta de fisca-lização promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA) na região noroeste de Minas foram realizadas vistorias em 22 empreendimentos, que resultaram em sete autu-ações, cinco embargos e três apreensões. As penalidades referem-se às ações de des-mate irregular, lenha e car-vão ilegais e intervenções em cursos d'água. A ação foi coordenada pelo Comitê Gestor de Fiscalização Am-biental Integrada (CGFAI).

No total, foram apli-cados R$ 24.100,00 em multas, interditados 11,3 hectares, apreendidos um caminhão utilizado no

transporte de carvão e ain-da 95 metros de carvão e 240 estéreis de lenha. As fiscalizações são realizadas em conjunto por agentes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Polícia Militar de Meio Ambiente. Ao todo são nove equipes em campo, distribuídas pe-los municípios de Paracatu, Unaí, Brasilândia de Minas e João Pinheiro.

O coordenador das ações em campo é o ge-rente de Monitoramento e Fiscalização Ambiental da Feam, Gilberto Soares, que destaca o objetivo principal desse tipo de operação: "A intenção dessas fiscaliza-ções é averiguar as condi-ções ambientais e incentivar o uso racional dos recursos naturais".

O Comitê atua em todo o Estado com ações in-tegradas, atendimento a denúncias de Ministério Público e sociedade civil e, ainda, com atividades de fiscalização setorial.

Com uma campanha surpreendente, o Unaí Es-porte Clube não desper-diçou a oportunidade que teve. A equipe Alviverde venceu o Paranoá por 2x1, gols de Hugo e Binha, e conquistou o título do 16º Campeonato Brasiliense de Futebol da 2ª Divisão. Com 8 jogos disputados no cam-peonato, o Unaí conquistou 5 vitórias, 2 empates e ape-nas uma derrota somando 17 pontos e alcançado uma excelente média de 70,83% de aproveitamento dos pon-tos disputados.

Foi a segunda-vez que o Unai conquistou o titulo da segunda divisão candanga. A primeira foi em 1997. O retorno do Verdão à elite candanga aconteceu cinco anos após o rebaixamento. O Periquito da Serra estará no Candangão 2013, no Grupo B, ao lado de Lu-ziânia, Sobradinho, Gama, Capital e Botafogo. O Gru-

po A terá o vice-campeão Brasília, Brasiliense, Cei-lândia, Brazlândia, Legião e Atlético Ceilandense. Além de Unai, o Luziânia (clube goiano) também não perten-ce ao Distrito Federal, do ponto de vista geográfico, mas faz parte dos filiados da FBF.

Agora, a equipe verde começa a pensar na primeira divisão. O presidente Elias Andrade promete um time forte, mas reconhece que falta apoio por parte dos empresários da cidade. “O apoio ainda é muito pouco. Às vezes você tem enfiar a mão no bolso, como é bas-tante comum no futebol de Brasília. Esperamos que no ano que vem tenhamos mais apoio e que façamos um grande time. Vamos segurar pelo menos uns 12 desses jogadores e contratar mais uns 13 reforços de primeiro nível, para que a gente possa fazer uma boa competição”.

A EBFlora, empresa dedicada ao estabeleci-mento, manejo e gestão de plantações florestais de Teca e Eucalipto na região de Unaí, promoveu uma ação educacional com alunos da Escola Curral do Fogo, cujo objetivo foi conscientizar crianças e adolescentes para que eles sejam multiplicadores de conceitos e das melhores práticas de conservação e desenvolvimento am-biental.

As atividades come-çaram no dia 28 de setem-bro, com aulas teóricas e práticas sobre o meio ambiente e a importância da preservação da fauna e flora. Além das aulas, os alunos participaram de uma atividade de plantio de Eucalipto na Fazenda Rancho Alegre, em Unaí, propriedade da EBFlora. Além dos técnicos da pró-pria EBFlora, as atividades contaram também com téc-nico extensionista do IEF.

Junto com as ativi-dades mencionadas foi realizado um concurso de redação com o tema:

“O futuro que queremos”. No dia 5 de outubro, foi realizada a premiação que definiu as três melhores redações.

“A ideia do projeto é trabalhar com educação social, fornecer informa-ção ambiental e educar as crianças com esses con-ceitos já a partir do ensino fundamental. Para isso, mostramos na teoria e na prática a importância das árvores e porque é neces-sário recuperar áreas de-gradadas a partir do plantio de árvores”, afirma Karina Boner, diretora da EBFlora e responsável pela ação.

O projeto foi realizado durante a semana do Dia da Árvore e beneficiou alunos entre 9 e 11 anos de idade. Os estudantes rece-beram mudas de espécies nativas com instruções para o plantio.

Sobre a EBFlora É uma empresa dedi-

cada a investimentos em negócios florestais susten-táveis. Toda a operação da EBFlora está focada em maximizar o retorno

Time de primeira

EBFlora promove projeto educacional em Unaí

dos seus investidores e acionistas. Para tanto, a empresa adota tecnologias silviculturais avançadas e práticas sustentáveis. A EBFlora acredita que a maximização do retorno aos seus investidores é um requisito básico para que seja possível atender os critérios de satisfação social e ambiental estabe-lecidos pelas comunidades locais e pela sociedade em geral.

Atualmente, todas as plantações florestais da EBFlora estão em processo de preparação para certi-ficação pelo FSC (Forest Stewardship Council) – sistema de certificação florestal de maior reconhe-

cimento em nível mundial. Desde já, a companhia se preocupa em operar dentro dos princípios e critérios do FSC. A expectativa é empresa esteja certificada com esse selo em 2012.

O escritório principal da EBFlora está locali-zado em São Paulo-SP. Complementarmente, a empresa possui um escri-tório operacional em Unaí--MG, que garante todo o apoio técnico necessário ao negócio florestal. A partir do escritório de Unaí são gerenciadas as quatro propriedades da empresa: Fazenda Rancho Alegre; Fazenda Forquilha, Fazen-da Fecha Mão e Fazenda Tampinha.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional – 28º BPM - Foto: Drika Soares

Educação Ambiental

Violência

vítimas Carlos Alberto Alves Assunção, 46 anos de idade e João Marcio Martins De Oliveira, 27 anos, já sem sinais vitais. O local foi isolado para realização de perícia.

Após o duplo homicí-dio o autor Edinei foi para

uma festa e ofereceu para dois menores a quantia de 10 mil reais para cada um, para que assumissem a autoria do delito. Outras quatro pessoas também foram conduzidas à Dele-gacia, por envolvimento no crime.

Fonte: www.seds.mg.gov.br

Fonte: www.conceptpr.com.br

Esporte

Meio Ambiente

Fonte: www.meioambiente.mg.gov.br

Foto: André Oliveira / Folha de Unaí

Page 8: JORNAL FOLHA DE UNAÍ - EDIÇÃO 26 - OUTUBRO DE 2012

Foto: André Oliveira / Folha de Unaí